V Questão Clínica / Mérito: O sling uretral masculino constitui uma alternativa eficaz no tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "V Questão Clínica / Mérito: O sling uretral masculino constitui uma alternativa eficaz no tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia?"

Transcrição

1 Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 48/06 Tema: Sling uretral masculino

2 I Data: 22/11/2006 II Grupo de Estudo: Dra. Sandra de Oliveira Sapori Avelar Dra. Célia Maria da Silva Dra. Izabel Cristina Alves Mendonça Dra. Lélia Maria de Almeida Carvalho Dr. Lucas Barbosa da Silva Dra. Silvana Márcia Bruschi Kelles Bibliotecária Mariza Cristina Torres Talim III Tema: Sling uretral masculino: tratamento da incontinência urinária pósprostatectomia. IV Especialidade(s) envolvida(s): Urologia V Questão Clínica / Mérito: O sling uretral masculino constitui uma alternativa eficaz no tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia? VI Enfoque: Tratamento

3 VII Introdução: A incontinência urinária é sintoma de múltiplas condições clínicas. No homem, a ocorrência de incontinência urinária pós-prostatectomia (incontinência urinária de stress) é uma condição que se tornou freqüente desde o aumento no diagnóstico de câncer de próstata através da dosagem regular de PSA. A incontinência urinária é mais freqüente após a prostatectomia radical, mas pode ocorrer também após a ressecção transuretral de próstata. A incidência reportada varia de 5% a 60% dos casos de prostatectomia radical (1,2) sendo esta ampla variação atribuída aos diferentes critérios usados para a definição da condição. Além do mais, tende a ser mais freqüente e mais importante nos primeiros meses após a prostatectomia, com melhora espontânea e muitas vezes completa após este período. A prostatectomia radical e a ressecção transuretral de próstata implicam em riscos de lesão do esfíncter uretral, sendo esta a razão primária da incontinência urinária nestas condições, ainda que possa coexistir algum grau de disfunção do músculo detrusor da bexiga (1). Independentemente da causa, a incontinência urinária é um sintoma extremamente desconfortável, com sérias implicações sobre a qualidade de vida. Várias formas de tratamento têm sido propostas e incluem a abordagem conservadora, com manobras diversas de fortalecimento do assoalho pélvico, treinamento fisioterápico, alterações do estilo de vida, estimulação elétrica etc, até a abordagem cirúrgica. O valor dos vários tipos disponíveis de tratamento conservador permanece incerto (4) e geralmente são indicados nos casos de incontinência leve (1) e precocemente após a prostatectomia. As formas mais graves e persistentes de incontinência urinária de stress pósprostatectomia requerem geralmente tratamento cirúrgico (1,5). O padrão-ouro, nestes casos, é o implante do esfíncter urinário hidráulico. Esta modalidade cirúrgica, entretanto, envolve uso de material de alto custo, exige treinamento técnico por parte da equipe envolvida e destreza manual por parte do paciente. Além disto, os riscos de complicações como infecção e erosão

4 uretral não são desprezíveis; a falência do mecanismo, exigindo substituição, oscila em torno de 25% em cinco anos (5). Nos últimos anos vêem sendo desenvolvidas e testadas técnicas cirúrgicas alternativas para o tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia, entre elas o uso de substâncias expansoras peri-uretrais e o uso de slings uretrais (1,5). A injeção peri-uretral de substâncias expansoras é um método reconhecido de tratamento da incontinência urinária. Seu valor terapêutico, entretanto, é limitado pelo baixo índice de sucesso (variando de 8 a 20%) e pela efetividade temporária, requerendo múltiplas injeções (6). O colágeno é uma das substâncias utilizadas nestas injeções e tem custo elevado (1). Os slings uretrais masculinos têm conquistado popularidade usando o mesmo conceito de compressão uretral que os slings femininos, de uso já consagrado. Testados no final da década de 1970 por Kaufman, foram reintroduzidos por Schaeffer e colaboradores, que fizeram modificações na técnica cirúrgica, na década de 1990 (1,6). Os slings uretrais masculinos oferecem como vantagens, em relação ao esfíncter urinário artificial, o custo mais baixo, técnica cirúrgica mais simples e o fato de dispensar o manuseio, pelo paciente, para permitir a micção. VIII Metodologia: 1. Bases de dados pesquisadas: Bireme, Biblioteca Cochrane, Pub Med, Ovid. 2. Descritores (DeCS) utilizados: slings uretrais masculinos, incontinência urinária pós-prostatectomia. 3. Desenhos dos estudos procurados: Metanálises, revisões sistemáticas; ensaios clínicos controlados e randomizados, série de casos.

5 4. População incluída: homens adultos portadores de incontinência urinária após prostatectomia. 5. Período da pesquisa: 1998 a Resultado: uma metanálise, uma revisão sistemática e sete séries de casos. IX Revisão Bibliográfica: Procedimento com sling bulbo-uretral masculino para tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia radical (1) Este é um estudo pioneiro ao qual se reportam vários autores de estudos posteriores sobre o mesmo assunto. Trata-se de uma série de casos, de 64 pacientes, no período de agosto/1992 a novembro/1996, submetidos a tratamento cirúrgico para incontinência urinária pós-prostatectomia radical, utilizando sling bulbo-uretral no Stanford University Hospital e no Northwestern Memorial Hospital. Os pacientes tinham idade média de 67,9 anos e um período médio de incontinência após a prostatectomia de 35 meses. Todos os pacientes eram considerados portadores de incontinência urinária grave (necessitavam de mais de cinco fraldas por dia em 66% dos casos e os demais uma média de 4,7 fraldas ao dia). Utilizou-se prótese de material sintético, ancorada ou suportada por alças no músculo reto abdominal, numa técnica cirúrgica que exige abordagens perineal e abdominal. Após um follow up médio de 18 meses, 41 pacientes (64%) encontravam se secos ou com melhora importante da incontinência (definida como redução de no mínimo 50% no número de fraldas usadas por dia e não necessitando de mais que duas fraldas ao dia).

6 Foi necessário realizar reajustes da tensão do sling sobre a uretra em 17 pacientes (27%) totalizando 23 procedimentos de reajustes. Após os reajustes, o índice de sucesso atingiu 75% dos pacientes. A radioterapia realizada previamente ao procedimento de implante do sling demonstrou, neste estudo, ser um fator que desfavorece o sucesso deste dispositivo. Outros fatores não alcançaram importância estatística como preditores de insucesso, como idade, tempo de existência ou gravidade da incontinência urinária. As complicações incluíram: infecção em dois pacientes (3%) que levou à remoção do sling obrigatoriamente; erosão uretral em cinco pacientes (7,8%) que ocorreu, sobretudo, entre os primeiros casos submetidos ao tratamento; retenção urinária em um paciente, além de dor e parestesia na região perineal e na genitália nas primeiras semanas de pós-operatório. Segundo os autores, os índices de erosão uretral, infecção e revisão cirúrgica são semelhantes aos observados com o esfíncter urinário artificial. Os autores concluem que o sling bulbo-uretral masculino é um dispositivo eficaz, durável, seguro e de custo bem menor em relação ao esfíncter artificial, no tratamento de pacientes portadores de incontinência urinária grave pósprostatectomia, ainda que considerem necessário um período mais longo de seguimento (follow up). Sling masculino para a incontinência urinária de stress: um estudo prospectivo (2). O autor publica uma série de 21 casos de pacientes portadores de incontinência urinária, submetidos a implante de um sling de material sintético, que utilizou âncora óssea (ramos descendentes do osso púbico) através de técnica cirúrgica bem menos invasiva com incisão perineal. Os pacientes haviam sido submetidos a prostatectomia radical (18 casos) ou a prostatectomia transuretral (02 casos) e um deles era portador de incontinência urinária por deficiência neurogênica secundária a meningocele. Três pacientes haviam sido submetidos à radioterapia previamente.

7 O período de follow up foi, em média, doze meses. Após o sling, dezesseis pacientes (76%) recuperaram completamente a capacidade de conter a urina; três pacientes (14%) apresentaram melhora substancial (ou seja, incontinência de pequena monta, com uso de no máximo uma fralda ao dia); um paciente (5%) teria alcançado melhora moderada (até duas fraldas ao dia) e um paciente (5%) não manifestou qualquer melhora. O tratamento prévio com radioterapia não interferiu nos resultados nesta série de casos. Além do critério de número de fraldas por dia, os pacientes foram avaliados através de um questionário específico, confeccionado pela Universidade da Califórnia, com validade reconhecida para avaliação da qualidade de vida nos portadores de câncer de próstata. Houve melhora estatisticamente significante nos índices de qualidade de vida para todos os pacientes no pós-operatório de acordo com as respostas a este questionário. Não houve complicações cirúrgicas. O autor supõe que a ausência de compressão circunferencial da uretra possibilita preservar a irrigação sanguínea da mesma, tanto arterial quanto venosa, o que previne a erosão uretral. O autor também considera a simplicidade técnica, que dispensa incisão suprapúbica como uma vantagem importante e, embora, enfatize a necessidade de períodos de seguimento mais longos, considera o procedimento muito promissor do ponto de vista de custo-efetividade no tratamento da incontinência urinária de stress. O sling masculino para incontinência urinária: determinação urodinâmica e subjetiva (3). Trata-se de uma publicação do mesmo autor do estudo anterior, utilizando a mesma casuística, agora com um follow up médio de 25 meses. Além dos critérios de número de fraldas por dia e respostas ao questionário da UCLA, como índices de avaliação pós-operatória do sling masculino, o autor inclui dados de estudo urodinâmico (sobretudo a pressão de extravasamento

8 retrógrada). Os resultados indicam melhora da incontinência urinária de acordo com todos estes critérios, em mais de 70% dos pacientes. Há manutenção dos resultados favoráveis já observados com um ano de seguimento, em período maior de follow up (25 meses). Tratamento conservador da incontinência urinária pós-prostatectomia (4). Trata-se de uma metanálise que incluiu dez estudos que avaliam o tratamento conservador da incontinência urinária pós-prostatectomia. Os estudos incluídos nesta metanálise utilizaram intervenções variadas e foram considerados de qualidade moderada pelos revisores. A efetividade das medidas não invasivas sobre a incontinência urinária permanece inconclusiva, sendo que geralmente graus mais graves e de maior duração exigem tratamento cirúrgico. O benefício mais promissor advém do treinamento dos músculos do assoalho pélvico associado ao biofeedback quando aplicado precocemente no pósoperatório da prostatectomia radical. Os revisores concluem que, como o problema é extremamente incômodo e comprometedor da qualidade de vida, as técnicas de manejo conservador formam parte do tratamento e devem ser tentadas nos casos mais precoces e menos graves. Incontinência após prostatectomia radical: opções de tratamento cirúrgico (5). Trata-se de uma revisão com descrição das opções cirúrgicas de tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia. Agentes expansores: utilizados através de injeções transuretrais. Constituem uma forma de tratamento minimamente invasiva, mas com resultados desapontadores, requerendo múltiplas injeções que resultam em índices muito baixos de eficácia (cerca de 17% com duração de 11 meses em média).

9 Esfíncter urinário artificial hidráulico ( AMS800 ): constitui a abordagem cirúrgica mais bem sucedida no tratamento da incontinência urinária de stress severa, após a cirurgia prostática radical. Os índices de continência social alcançam até 87% e os índices de satisfação do paciente até 96%, em um trabalho com 47 pacientes seguidos durante período médio de 36 meses. Existem riscos de infecção e erosão de uretra. Os resultados satisfatórios tendem a decair com o passar do tempo (necessidade de revisão em cinco anos maior que 25%) Slings bulbo-uretrais :Os autores desta revisão consideram esta opção como eficaz e de longa duração. Dividem os slings em dois tipos, com âncora óssea e com âncora na fáscia do músculo reto abdominal. Ambos os tipos têm índices de sucesso, quanto à cura ou melhora importante da incontinência, em torno de 70% dos casos. A dor perineal é um problema significante no pós-operatório, embora geralmente desapareça no período de 4 a 6 semanas. Há riscos de infecção e erosão uretral. Os autores questionam a falta de consenso com relação à melhor prótese e também com relação ao material utilizado na confecção das mesmas. Existem próteses que empregam material sintético e outras que empregam material biológico. Não se sabe se há superioridade de uma sobre a outra no que diz respeito à eficácia, durabilidade e menor índice de complicações (sobretudo risco de erosão de uretra). Os autores concluem que o esfíncter urinário artificial ainda é a melhor opção para se tratar a incontinência urinária grave pós-prostatectomia. Satisfação do paciente e eficácia clínica do novo sling perineal masculino com âncora óssea (6). Estudo retrospectivo envolvendo 46 pacientes submetidos a implante de sling uretral para tratamento de incontinência urinária pós-prostatectomia, entre maio de 2001 e abril de 2004.

10 Utilizaram-se slings com âncora óssea, (ramos descendentes do púbis), confeccionados com diferentes materiais: 8 com material absorvível e 38 com material não absorvível. Foi observado que os slings confeccionados com material absorvível apresentavam maior índice de falência em 3 a 6 meses. Com um seguimento médio de 24 meses, os autores determinaram a efetividade do procedimento através do estabelecimento do controle total ou parcial da micção (pacientes secos ou necessitando de pequeno número de fraldas por dia) e através da resposta a um questionário validado pela Universidade da Califórnia (UCLA). No pré-operatório, três pacientes foram classificados como portadores de incontinência leve (uma ou duas fraldas por dia); 33 pacientes com incontinência moderada (3 a 5 fraldas/dia) e10 com incontinência grave ( mais de cinco fraldas/dia). No pós-operatório, dezessete pacientes tornaram-se secos (37%) e outros dezessete (37%) manifestaram apenas incontinência leve, totalizando 74% de pacientes curados ou melhorados, segundo os autores. De acordo com as respostas ao questionário, 59% dos pacientes encontravam-se completamente satisfeitos com o procedimento, enquanto 11% estavam parcialmente satisfeitos. Os autores consideraram o índice de satisfação como a soma destes dois grupos, ou seja, 70% de satisfação. As limitações deste estudo, segundo os próprios autores, seriam o fato de ser retrospectivo e com follow up reduzido. Consideram que o material do sling tem importância na efetividade do procedimento e não foram capazes de determinar se outros fatores, como radioterapia, também poderiam influenciar. Consideram o sling mais uma ferramenta disponível no tratamento da incontinência urinária, uma alternativa ao esfíncter artificial, mas não um substituto deste último. Considerações do GTAS: Um dos critérios mais comumente usados nos estudos com sling uretral masculino para determinação da gravidade da incontinência urinária é o número de fraldas utilizadas por dia. É um critério subjetivo e que carece de

11 consenso, uma vez que, o número de fraldas utilizadas por dia que indica grau leve num estudo pode ser considerado como de gravidade moderada em outros. Por exemplo, alguns autores estabelecem que o uso de uma ou duas fraldas por dia é incontinência leve, enquanto outros só consideram leve a incontinência que exige no máximo uma fralda ao dia. O mesmo pode ser citado com relação aos outros graus. Outra inconsistência, observada neste estudo é que, na comparação entre os graus de incontinência no pré e pós-operatórios, os autores não especificam como ocorreu a migração de um grau para outro. Por exemplo, quantos pacientes do grupo de incontinência severa no pré-operatório permaneceram nesta condição no pós-operatório e quantos migraram para um grau menos grave. Isto poderia contribuir para esclarecer em que grau de incontinência urinaria o sling seria mais eficaz. Em vez disto, os autores consideram geralmente como sinal de efetividade os pacientes secos (que não necessitam de fraldas) no pós-operatório e somam a estes aqueles com incontinência leve (máximo de duas fraldas/dia). Ora, se a incontinência urinária definida como leve é critério de sucesso ou de eficácia do procedimento, os portadores deste grau de distúrbio no pré-operatório não deveriam ser incluídos no estudo. Sling masculino ajustável para tratamento da incontinência urinária após prostatectomia: fase 3 de um estudo multicêntrico (7) Referência do solicitante Estudo que incluiu 48 pacientes considerados portadores de incontinência urinaria moderada ou grave, de mais de um ano de duração após a prostatectomia (19 pacientes usavam, em média, 5 fraldas/dia e outros 29 pacientes necessitavam de clamp peniano ou um cateter com condon). Nenhum paciente havia sido submetido à radioterapia. Os pacientes foram submetidos a tratamento cirúrgico com implante de um sling com âncora na fáscia dos músculos retos abdominais (sistema ARGUS) em seis diferentes centros médicos, no período de abril/2003 e setembro/2004.

12 O sistema Argus é confeccionado com material sintético, radiopaco e constituído de um dispositivo de espuma de silicone para compressão da uretra bulbar e duas colunas cônicas, que são passadas com ajuda de agulhas, do períneo para a parede abdominal e aí ajustado de forma a manter uma pressão sobre a uretra. Almejou-se atingir uma pressão de extravasamento retrógrado de 45 cm H 2 0 para alcançar continência. Em um follow up médio de 7,5 meses, 35 pacientes (73%) alcançaram controle completo da micção e estavam secos; outros cinco pacientes (10%) apresentaram melhora significativa (definida como incontinência esporádica, com necessidade de no máximo uma fralda/dia). Oito pacientes (17%) não alcançaram melhora. Houve três perfurações de uretra durante o procedimento cirúrgico (6%) que foram resolvidas com o reposicionamento das agulhas utilizadas para passar as colunas do períneo para a parede abdominal supra-púbica. Foi necessário remover o sling em 5 pacientes (10%): três devido à infecção e dois devido à erosão de uretra. A dor pélvica foi morbidade considerável no pós-operatório recente (21%) com melhora após um a dois meses. Os autores consideram que o curto período de follow up impossibilita prever a durabilidade deste dispositivo, além de não se saber as conseqüências sobre o trato urinário da existência de uma resistência fixa ao fluxo urinário. O baixo custo do dispositivo e o alto índice de sucesso no curto prazo, com um índice de complicações semelhante àquele observado com o esfíncter urinário artificial tornam o sling uretral com âncora na fáscia abdominal uma opção atraente no tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia. Considerações do GTAS: Apesar do curto período de follow up, os critérios de seleção dos pacientes neste estudo foram melhor definidos, bem como os critérios de melhora mais rígidos, configurando mais confiabilidade aos

13 resultados e contribuindo para definir os pacientes que poderiam se beneficiar do procedimento. O sling masculino para incontinência pós-prostatectomia: follow up médio de 18 meses (8). Estudo em que se fez o acompanhamento de 38 pacientes, de um total de 42 pacientes submetidos a tratamento de incontinência urinária pósprostatectomia, no período de março/2002 a outubro/2003. Utilizou-se um sling de âncora óssea, de material sintético (InVance Male Sling system American Medical Systems). A classificação da gravidade da incontinência urinária no pré-operatório foi determinada de acordo com o número de fraldas necessárias por dia: incontinência leve (até três fraldas/dia); incontinência moderada (quatro a seis fraldas/dia) e grave (mais de seis fraldas/dia). O índice de sucesso no pós-operatório foi estabelecido como a não necessidade absoluta de fraldas ou de no máximo uma fralda/dia. Entre os pacientes incluíram-se oito previamente submetidos à radioterapia (21%) e quatro pacientes que já haviam sido submetidos à tentativa de tratamento através do uso de esfíncter artificial, sem alcançar sucesso (10,5%). Os portadores de incontinência leve no pré-operatório totalizaram 18 pacientes (47%); os portadores de incontinência moderada, oito pacientes (21%) e os portadores de incontinência grave, doze pacientes (32%). Os resultados observados foram: - Do total de 38 pacientes acompanhados, quinze (39,5%) preencheram critérios de sucesso, sendo que destes apenas seis (15,8%) estavam completamente secos em 18 meses. - O grau de severidade da incontinência no pré-operatório influenciou os resultados, de forma que entre os portadores de incontinência severa nenhum alcançou sucesso no pós-operatório; entre os portadores de incontinência classificada como moderada 50% tornaram-se continentes e entre os portadores de incontinência leve, 67% tornaram-se continentes.

14 - O índice de sucesso apresentou tendência a decair ao longo do tempo, ou seja: nos primeiros seis meses, 25 dos 38 pacientes (65,8%) encontravam-se completamente secos e em dezoito meses, este índice era de 39,5% (15 dos 38 pacientes). - Entre os pacientes submetidos à radioterapia, apenas um tornou-se socialmente continente e, entre aqueles que já haviam usado o esfíncter artificial, nenhum dos pacientes alcançou sucesso terapêutico. Esta observação, entretanto, não alcançou significância estatística. - As complicações compreenderam infecção em três casos, com erosão de uretra em um caso e dor perineal no pós-operatório precoce (até 3 ou 4 meses). Este estudo mostra um índice de sucesso inferior àquele observado com outros estudos, com índice de complicações semelhante. O pequeno tamanho da amostra não permitiu que fatores, possivelmente indicativos de mau prognóstico, como radioterapia e uso de esfíncter artificial previamente, alcançassem significado estatístico. Ainda assim, os autores consideram que o sling pode ser uma boa opção terapêutica em casos selecionados. Observação do GTAS: Este estudo usou o mesmo critério de número de fraldas necessárias por dia como indicador de gravidade da incontinência urinária, entretanto, o número de fraldas que, em outros estudos, significaria incontinência pelo menos moderada (três ao dia) aqui foi classificada como incontinência leve. Novamente chama atenção a falta de consenso quanto a este critério entre os diferentes autores. Os aspectos que merecem atenção são os diferentes resultados com graus diferentes de incontinência e a queda nos índices de sucesso com o decorrer do tempo. Fica a dúvida quanto à diferença de efetividade entre os slings que utilizam âncora óssea e aqueles que utilizam a fáscia dos músculos retos abdominais.

15 Este estudo foi patrocinado pelo fabricante do sling utilizado, que é também o fabricante do esfíncter urinário artificial ( American Medical Systems ). Tratamento da incontinência após prostatectomia utilizando um dispositivo minimamente invasivo: terapia de continência ajustável(9). Este ensaio que incluiu 117 pacientes portadores de incontinência urinária pósprostatectomia e utilizou um dispositivo diferente do sling. Trata-se de uma prótese constituída de dois balões de silicone a serem implantados de cada lado da uretra, imediatamente abaixo da bexiga, mimetizando a próstata e que são conectados a um reservatório de titânio implantado na bolsa escrotal, através de dois tubos (ProAct, Uromedica). Os ajustes da pressão que os dois balões exercem sobre a uretra são feitos através de punção do reservatório implantado na bolsa escrotal, controlando o seu volume. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no período de setembro/1999 a julho/2004, utilizando incisão perineal mínima, em 117 pacientes, com idade média de 70 anos, com período médio de incontinência pós-prostatectomia maior que um ano em 87% dos casos. O follow up médio foi de 13 meses. A técnica cirúrgica exige treinamento, tendo sido observada incidência maior de complicações per-operatórias entre os primeiros 40 pacientes. Entre os 117 pacientes, 36 não alcançaram resultado satisfatório (31%) de acordo com critério de diminuição de fraldas usadas ao dia (seis fraldas no préoperatório para duas, em média, no pós-operatório). A morbidade per-operatória mais freqüente foi perfuração da bexiga, que diminuiu com o refinamento técnico. No pós-operatório, a complicação mais grave foi a migração intra-uretral ou para o interior da bexiga dos balões, sendo que a irradiação prévia e abordagens repetidas sobre a uretra para tratamento de estenose anastomótica são fatores que propiciam esta complicação. A vantagem desta prótese inclui, além de técnica cirúrgica simples, a possibilidade de ajustes na tensão exercida pelos balões sobre a uretra, sem

16 necessitar de nova abordagem cirúrgica, utilizando-se apenas anestesia local e agulha. Considerações do GTAS: Este estudo emprega uma prótese diferente dos slings para tratamento da incontinência urinária. Apresenta uma casuística maior em relação aos outros trabalhos, com índice de sucesso semelhante. O sling perineal masculino: comparação de diferentes materiais (10) Este estudo consiste numa série de casos e comparou slings confeccionados com diferentes materiais. Efetivamente, dezesseis pacientes tratados com um sling de material biológico (Pelvicol, C.R. Bard, Inc.) foram comparados com outros dezesseis que receberam um sling de material sintético (American Medical Systems ). Ambos os slings utilizaram âncoras ósseas. O follow up médio foi de 18 meses para o sling de material biológico e de 14 meses para o sling de material sintético. A gravidade da incontinência de acordo com o número de fraldas necessárias no pré-operatório não pareceu influenciar nos desfechos. Os slings de material sintético mostraram melhores resultados que aqueles de material biológico. No grupo tratado com sling de material biológico, após 12 meses, nove (56%) encontravam-se curados e 5 (31% ) significativamente melhorados, ou seja, com redução de pelo menos 50% no numero de fraldas usadas ao dia. No grupo tratado com sling de material sintético, 14 (87%) encontravam-se curados e dois (13%) com melhora significativa da incontinência, após doze meses. Considerações do GTAS: Este estudo tem como mérito a tentativa de esclarecer um dos problemas que se referem aos slings que é a possível diferença na qualidade da prótese de acordo com o material empregado na sua confecção. A amostra é pequena e limita a possibilidade de conclusões

17 definitivas, mas representa uma indicação a ser melhor esclarecida em outros estudos. Sling perineal masculino com aponeurose autóloga e fixação óssea descrição de uma técnica modificada (11). Esta publicação compreende apenas a descrição de uma nova técnica em que o sling usado sobre a uretra bulbar é retirado da fáscia do músculo reto abdominal. Utilizam-se âncoras ósseas. O autor considera que o material autólogo poderia levar a índices menores de erosão de uretra. Esta hipótese necessita ser testada em estudos futuros. Considerações do GTAS: Este estudo foi incluído nesta bibliografia apenas para ilustrar a diversidade de materiais e de técnicas compreendidas nesta forma de tratamento da incontinência urinária masculina que é o sling uretral. Ainda não há definições ou consensos sobre o valor das diferentes técnicas e dos diferentes materiais empregados. X- Levantamento de custos: Custo do sling artificial ARGUS, da Promedon (Registro ANVISA: , liberado no DOU de 07 de agosto de 2006, vencimento em 27/04/2010): R$ 7.667,00 conforme cotação do solicitante em setembro de Custo do sling In Vance Male Sling System da MAS (importado, sem registro na ANVISA) Custo do esfíncter artificial AMS 800 registro ANVISA , vencimento 21/05/2009: R$ ,00 Fonte: Auditoria Farmacêutica em dezembro de 2006.

18 XI Considerações do GTAS: A incontinência urinária pós-prostatectomia é uma condição clínica incômoda, que interfere enormemente com a qualidade de vida. Tornou-se mais freqüente com o aumento do diagnóstico e intervenção sobre neoplasia de próstata. Desta forma, pode ser considerado um problema médico com implicações sociais muito importantes, merecendo empenho por parte dos profissionais da saúde na sua solução. O esfíncter urinário artificial, que vem sendo utilizado há mais de trinta anos, é o tratamento-padrão dos casos mais graves de incontinência. Entretanto, tem custo muito elevado e índice considerável de disfunção ao longo do tempo. As revisões por falência do mecanismo alcançam mais de 25% em cinco anos (1,5). A procura por opções eficazes e de menor custo para tratamento desta condição levou ao desenvolvimento dos slings uretrais masculinos, utilizando um princípio semelhante àquele dos slings usados no tratamento da incontinência de stress feminina. Os slings masculinos vêem ganhando espaço desde o estudo de Schaeffer, publicado em Os diversos estudos, desde então, mostram índices de sucesso em torno de 70 a 75% dos casos, sendo o risco de complicações semelhante àquele observado com o esfíncter artificial. Os estudos, entretanto, têm amostras pequenas e são séries de casos, não comparativos. Não se dispõe de estudos comparativos entre o esfíncter urinário artificial, considerado como tratamento padrão e os slings bulbo-uretrais masculinos. Não há ainda consenso sobre em que situações de incontinência os slings seriam melhor indicados, bem como as contra-indicações ao seu uso. Embora alguns estudos apontem a radioterapia prévia como indicativa de mau prognóstico (1), outros apontam os graus mais graves de incontinência urinária como também preditores de insucesso (8). Em relação aos dispositivos disponíveis no mercado, não há consenso se aqueles que utilizam fixação ou âncoras na fascia dos músculos retos

19 abdominais (1,7) se equivalem ou não em eficácia àqueles que utilizam âncoras ósseas (2,3,6). Existe a possibilidade de que as técnicas sejam equivalentes em relação à capacidade de promover continência urinária e à durabilidade deste efeito, tudo dependendo do aprimoramento técnico e da familiarização por parte das diferentes equipes cirúrgicas com uma técnica individual. Há dúvidas, também, quanto aos materiais utilizados, embora alguns estudos apontem os materiais sintéticos como mais duradouros (10). Chama atenção a falta de estudos ou ensaios com resultados de seguimentos mais prolongados, embora os primeiros estudos com emprego desta prótese já tenham completado dez anos(1). Há indícios de que, como acontece com o esfíncter artificial, a duração da eficácia desta prótese no controle da incontinência urinária diminua com o passar do tempo (6). Não se conhece ainda, o índice de substituição para os slings (para o esfíncter artificial este está em torno de 25% em cinco anos). Novamente a falta de estudos comparativos, impede que se saiba se, ainda assim, o sling poderia substituir o esfíncter urinário em determinadas situações sem implicar em maiores riscos ou prejuízos para o paciente. Como pontos positivos, a maioria dos trabalhos mostra que este dispositivo é eficaz em pelo menos 70% dos pacientes em seguimentos de até vinte e cinco meses (3); a técnica cirúrgica é mais simples e não há exigência de habilidades manuais por parte do paciente para acionar o mecanismo, como ocorre com o esfíncter artificial. Além disto, o sling tem um custo muito inferior ao do esfíncter artificial e não impede o uso futuro deste se houver insucesso com o sling. A questão tem ainda como fator de complexidade, a dificuldade em quantificar a severidade da incontinência, além de ser muito difícil estabelecer o grau de desconforto que a incontinência provoca em diferentes pacientes. Os estudos que incluem questionários sobre qualidade de vida tentam resolver, ou pelo menos minimizar este problema e os dados publicados são favoráveis ao sling (6).

20 Apesar dos indícios de efetividade em vários estudos publicados, faltam estudos com acompanhamento maior dos pacientes, faltam definições sobre o melhor material a ser empregado e mesmo não está claro o benefício de sua utilização em comparação com outros para tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia masculina. XII - Parecer do GTAS: O GTAS não recomenda, no momento, incorporação do sling artificial masculino como opção no tratamento da incontinência urinária pósprostatectomia. XIII - Bibliografia 1 Schaeffer, Anthony J.; Clemens, J. Quentin; Ferrari, Michelle; Stamey, Thomas A. The male bulbourethral sling procedure for post-radical prostatectomy incontinence. The Journal of Urology, Vol. 159(5). May Comiter, Craig V. The male sling for stress urinary incontinence: a prospective study. The Journal of Urology,Vol.167, Feb 2002, Ullrich, Nathan F. E.; Comiter, Craig V. The male sling for stress urinary incontinence: urodynamic and subjective assessment. The Journal of Urology, Vol. 172, July 2004, Hunter KF, Moore KN. Cody DJ, Glazener CMA. Conservative management for postprostatectomy urinary incontinence (Cochrane Review). In Cochrane Library, Issue 1,2006. Oxford: Update Software. 5 Klingler, Christoph H. and Marberger M. Incontinence after prostatectomy: surgical treatment options. Current Opinion in Urology 2006, 16: Atul D. Rajpurkar, Rahmi Onur, Ajay Singla. Patient Satisfaction and Clinical Efficacy of the New Perineal Bone-Anchored Male Sling. European Urology 47(2005)

21 7 Salomon V. Romano et all. An adjustable male sling for treating urinary incontinence after prostatectomy: a phase III multicentre trial. British Journal of Urology, 97(2006) Erick P. Castle, Paul E. Andrews, Nancy Itano, Donald E. Novicki, Scott K. Swanson and Robert G. Ferrigni. The male sling for post-prostatectomy incontinence: mean followup of 18 months. The Journal of Urology, Vol.173, May 2005, Willelm A. Hubner, Oliver M. Schlarp. Treatment of incontinence after prostatectomy using a minimally invasive device: adjustable continence therapy. British Journal of Urology,96 (2005) Armem H. Dikranian, Joseph H. Chang, Eugene Y.Rhee, Sherif R. Aboseif. The Male Perineal Sling: Comparison of Sling Materials. The Journal of Urology, Vol.172, August 2004, Luis A.S. Rios, Rodrigo T. Tonin, Renato Panhoca, Osmar E.R. de Souza, Limírio L. da Fonseca Filho, Demerval Mattos Jr. Male perineal Sling with autologous aponeurosis and boné fixation Description of a technical modificacion. Int. Braz, J. Urol. 2003; 29:

Incontinência Urinária Pós Prostatectomia: Os Slings Masculinos Tem Resultados Consistentes?

Incontinência Urinária Pós Prostatectomia: Os Slings Masculinos Tem Resultados Consistentes? Incontinência Urinária Pós Prostatectomia: Os Slings Masculinos Tem Resultados Consistentes? Flavio Trigo Rocha DIVISÃO DE UROLOGIA HCFMUSP Núcleo Avançado de Urologia -NAU HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS Slings

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário de Evidências sobre o uso de sling masculino sintético para incontinência urinária de estresse pósprostatectomia

Leia mais

RR 449 /2014. Sling suburetral para cirurgia de incontinência urinária

RR 449 /2014. Sling suburetral para cirurgia de incontinência urinária 05/08/2014 RR 449 /2014 Sling suburetral para cirurgia de incontinência urinária SOLICITANTE : Dr. Wellington Reis Braz Juiz de Direito da 2º Vara Cível NÚMERO DO PROCESSO: 0362.14.006639-4 SOLICITAÇÃO/

Leia mais

Qual o tamanho da próstata?

Qual o tamanho da próstata? É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo).

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA 1) Um histograma construído a partir de informações amostrais de uma variável

Leia mais

Número do processo: 0376319-21.2013.8.13.0105 Réu: Estado de Minas e Município de Governador Valadares

Número do processo: 0376319-21.2013.8.13.0105 Réu: Estado de Minas e Município de Governador Valadares NTRR 229/2013 Solicitante: Juiz Anacleto Falci Data: 26/11/2013 Medicamento Material x Procedimento Cobertura Número do processo: 0376319-21.2013.8.13.0105 Réu: Estado de Minas e Município de Governador

Leia mais

TÍTULO: REABILITAÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFERIOR PÓS PROSTATECTOMIA: PROMOVENDO A CONTINÊNCIA URINARIA.

TÍTULO: REABILITAÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFERIOR PÓS PROSTATECTOMIA: PROMOVENDO A CONTINÊNCIA URINARIA. TÍTULO: REABILITAÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFERIOR PÓS PROSTATECTOMIA: PROMOVENDO A CONTINÊNCIA URINARIA. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Um sistema, três opções

Um sistema, três opções O sistema Safyre Adjustable Sling é um sistema para o tratamento minimamente invasivo da incontinência urinária feminina de esforço em casos de hipermobilidade uretral ou DEI (Deficiência Esfincteriana

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO Rosângela Alves Almeida Bastos - Universidade Federal da Paraíba- email: rosalvesalmeida2008@hotmail.com Maria das Graças Melo Fernandes

Leia mais

Data: 07/04/2014 NTRR 67/2014. Medicamento x Material Procedimento Cobertura

Data: 07/04/2014 NTRR 67/2014. Medicamento x Material Procedimento Cobertura NTRR 67/2014 Solicitante: Juiz Alex Matoso Silva Município de Itaúna - MG Número do processo: 0338.14.003128-1 Data: 07/04/2014 Medicamento x Material Procedimento Cobertura TEMA: Pegvisomanto para acromegalia

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

SOLUÇÕES AVANÇADAS QUE RESTAURAM A QUALIDADE DE VIDA MASCULINA

SOLUÇÕES AVANÇADAS QUE RESTAURAM A QUALIDADE DE VIDA MASCULINA SOLUÇÕES AVANÇADAS QUE RESTAURAM A QUALIDADE DE VIDA MASCULINA UM SISTEMA AJUSTÁVEL INOVADOR DUAS ABORDAGENS EFETIVAS PARA TRATAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO MASCULINA Uma solução versátil que

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO ANÁLISE DOS INDICADORES DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CIRÚRGICO Thatianny Tanferri de Brito PARANAGUÁ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás ttb.paranagua@gmail.com;

Leia mais

Tema: NIVOLUMABE EM ADENOCARCINOMA MUCINOSO DE PULMÃO ESTADIO IV

Tema: NIVOLUMABE EM ADENOCARCINOMA MUCINOSO DE PULMÃO ESTADIO IV Nota Técnica 2015 NATS HC UFMG Solicitante: Renato Martins Prates Juiz Federal da 8ª Vara Seção Judiciária de Minas Gerais Nº Processo: 41970-36.2015.4.01.3800 Data 20/08/2015 Medicamento X Material Procedimento

Leia mais

Folheto para o paciente

Folheto para o paciente Folheto para o paciente Quimioembolização Transarterial com Eluição de Fármaco (detace) de tumores hepáticos: Uma opção minimamente invasiva para o tratamento de tumores hepáticos Diagnóstico do hepatocarcinoma

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Prolapso dos Órgãos Pélvicos

Prolapso dos Órgãos Pélvicos Prolapso dos Órgãos Pélvicos Autor: Bercina Candoso, Dra., Ginecologista, Maternidade Júlio Dinis Porto Actualizado em: Julho de 2010 No prolapso dos órgãos pélvicos, a vagina e os órgãos adjacentes, uretra,

Leia mais

BIOESTATÍSTICA: ARMADILHAS E COMO EVITÁ-LAS

BIOESTATÍSTICA: ARMADILHAS E COMO EVITÁ-LAS ESTATÍSTICA BIOESTATÍSTICA: ARMADILHAS E COMO EVITÁ-LAS Carlos Alberto Mourão Júnior * Introdução Neste artigo procuramos enfocar alguns pontos críticos referentes à bioestatística que devem ser levados

Leia mais

Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos

Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos O prolapso de órgão pélvico é uma condição muito comum, principalmente em mulheres maiores de quarenta anos. Estima-se que a metade das mulheres que têm filhos

Leia mais

Tema: Boceprevir para tratamento da hepatite viral crônica C associada a cirrose hepática

Tema: Boceprevir para tratamento da hepatite viral crônica C associada a cirrose hepática Data: 15/10/2012 Nota Técnica 02/2012 Solicitante: Dr. José Augusto Lourenço dos Santos Juiz de Direito da 2.ª Vara Cível de Timóteo/MG Medicamento x Material Procedimento Cobertura Tema: Boceprevir para

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30

Leia mais

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS- UFBA - HUPES

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS- UFBA - HUPES DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Pesquisador: PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP Título da Pesquisa: IMPACTO DE EXERCÍCIOS BASEADOS NO PILATES SOLO VERSUS EXERCÍCIO AERÓBICO NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA,

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA MINA DE URÂNIO EM CAETITÉ, LAGOA REAL E LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA NO ESTADO DA BAHIA

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA MINA DE URÂNIO EM CAETITÉ, LAGOA REAL E LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA NO ESTADO DA BAHIA ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA MINA DE URÂNIO EM CAETITÉ, LAGOA REAL E LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA NO ESTADO DA BAHIA ESTUDO CONDUZIDO PELO CENTRO DE SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

Leia mais

MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina

MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina MS777: Projeto Supervisionado Estudos sobre aplicações da lógica Fuzzy em biomedicina Orientador: Prof. Dr. Laécio C. Barros Aluna: Marie Mezher S. Pereira ra:096900 DMA - IMECC - UNICAMP 25 de Junho de

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

FINASTIL (finasterida)

FINASTIL (finasterida) FINASTIL (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FINASTIL finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida acondicionados em embalagem

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema EASY GLASS Easy Glass Resumo O Easy Glass é um projeto desenvolvido para implantar a manutenção dos pára-brisas dos veículos ferroviários, cujo objetivo consiste na implantação de um guindaste de coluna

Leia mais

A QUALIDADE DOS PLANOS DE DISCIPLINAS

A QUALIDADE DOS PLANOS DE DISCIPLINAS A QUALIDADE DOS PLANOS DE DISCIPLINAS AUTORES Dr. Sérgio baptista Zacarelli Antônio Joaquim Andrietta Eduardo de Camargo Oliva Joaquim Celo Freire Silva José Tunibio de Oliveira Dr. Laércio Baptista da

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

TEMA: Ácido hialurônico para tratamento da cistite intersticial

TEMA: Ácido hialurônico para tratamento da cistite intersticial NTRR 124/2014 Solicitante: Juiza Mônika Alessandra Machado Gomes Alves Data: 01/07/2014 Medicamento x Material Procedimento Cobertura Número do processo: 060049781-88.2014 Réu: Estado de Minas Gerais TEMA:

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

Cateter intravascular com dispositivo de segurança Análise de custo-efetividade

Cateter intravascular com dispositivo de segurança Análise de custo-efetividade Cateter intravascular com dispositivo de segurança Análise de custo-efetividade I. Elaboração final: março 2008 II. Autores: Alvaro Koenig III. Previsão de revisão: não há IV. Tema: Uso de cateteres intravasculares

Leia mais

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders REVISÃO META-ANALÍTICA DO USO DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Publicado: Am J Psychiattry

Leia mais

Duodenoscópios e os Riscos do Reprocessamento Incorreto

Duodenoscópios e os Riscos do Reprocessamento Incorreto Duodenoscópios e os Riscos do Reprocessamento Incorreto O Food and Drug Administration (FDA) emitiu um Comunicado de Segurança a respeito do design de duodenoscópios para colangiopancreatografia endoscópica

Leia mais

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO

PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO 1 PERFIL DOS RADIOLOGISTAS NO BRASIL: análise dos dados INTRODUÇÃO O Brasil conta hoje, com 254.886 médicos em atividade profissional (CFM, 2003). O contingente de radiologistas é da ordem de 5388, o que

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Aula 1. Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Aula 1. Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aula 1 Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno econômico de um projeto, com base em

Leia mais

Índice. 1. Os preços dos planos de saúde são controlados? 2. Como funcionam as regras de reajuste. 3. Quais as regras de reajuste dos planos

Índice. 1. Os preços dos planos de saúde são controlados? 2. Como funcionam as regras de reajuste. 3. Quais as regras de reajuste dos planos Índice FenaSaúde na Redação Reajuste dos Planos de Saúde Apresentação 6 1. Os preços dos planos de saúde são controlados? 8 2. Como funcionam as regras de reajuste dos planos de saúde? 3. Quais as regras

Leia mais

HIPOSPÁDIAS. Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO

HIPOSPÁDIAS. Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO HIPOSPÁDIAS Herick Bacelar Antonio Macedo Jr INTRODUÇÃO Hipospádia resulta de um desenvolvimento anormal do pênis que é definido como um meato uretral ectópico proximal a sua posição normal na glande,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1

MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1 MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1 Roseli Fistarol Krüger 2, Lucinéia Felipin Woitchunas 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação 2 Aluna do Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ,

Leia mais

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32 O tamanho do pênis é alvo de grande interesse para muitas pessoas. Alguns consideram um pênis grande ser um sinal de masculinidade. Esse tipo, que se tornou com o passar dos tempos uma forma de insegurança

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO - HERNIORRAFIA ABDOMINAL

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO - HERNIORRAFIA ABDOMINAL TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO - HERNIORRAFIA ABDOMINAL PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCSADEMT02-P UMA AVALIAÇÃO INTERNA DA MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA: OPINIÃO DOS PROFESSORES E MONITORES SOBRE O PROGRAMA. Antonio Fernandes Maia Filho (2), Aflaudizio Antunes de Oliveira (1),

Leia mais

Data: 23/12/2013. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2.

Data: 23/12/2013. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2. NTRR 261/2013 Solicitante: Drª. Juliana Mendes Pedrosa Juiza de Direito - Itambacuri Numeração: 0327.13.002932-2. Data: 23/12/2013 Medicamento Material Procedimento x Cobertura TEMA: Artrodese de coluna

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Doença de Behçet Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? O diagnóstico é principalmente clínico. Pode demorar entre um a cinco

Leia mais

Marcelo c. m. pessoa

Marcelo c. m. pessoa Marcelo c. m. pessoa CRM 52670502 CIRURGIA PLASTICA INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO MÉDICO-ESPECIALIZADO SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO Eu, identidade número expedida por, solicito e autorizo ao

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM - FFOE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DENF PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET ENFERMAGEM UFC IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM

Leia mais

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008 PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 1 Introdução A ISO 9001:2008 e o Processo de Transição da SGS ICS A International Organization for Standardization (ISO) publicou,

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Regulamento de Estágios Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) de alunos dos cursos superiores da Universidade Positivo. Aprovado pela Resolução n o 53

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR

USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR USO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (CCIP) EM ATENÇÃO DOMICILIAR BRITO, G. A.Carvalho GOMES, M. Ribeiro Silva MONTAGNER, J. Atenção Domiciliar Unimed Campinas ADUC Introdução A terapia venosa

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA (SBCP) COMISSÃO DE ENSINO E APERFEIÇOAMENTO MÉDICO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA (SBCP) COMISSÃO DE ENSINO E APERFEIÇOAMENTO MÉDICO SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA (SBCP) COMISSÃO DE ENSINO E APERFEIÇOAMENTO MÉDICO PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ESPECIALIDADE DE COLOPROCTOLOGIA Abril de 2010 À Comissão Nacional de Residência

Leia mais

natureza do projeto e da aplicação métodos e ferramentas a serem usados controles e produtos que precisam ser entregues

natureza do projeto e da aplicação métodos e ferramentas a serem usados controles e produtos que precisam ser entregues Modelo De Desenvolvimento De Software É uma representação abstrata do processo de desenvolvimento que define como as etapas relativas ao desenvolvimento de software serão conduzidas e interrelacionadas

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA Depois da sua segunda edição em 2015, o Fórum da Cidadania está de volta no dia 28 de Maio de 2016, em local a anunciar. Esta iniciativa, promovida pelo Pelouro dos Direitos

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍCAS E ECONÔMICAS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Adaptado às normas do Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFES

Leia mais

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA

INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora azevedof.oliveira@gmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

RELATÓRIO. Participantes

RELATÓRIO. Participantes RELATÓRIO Da audiência pública para discutir o cenário do fornecimento de órteses e próteses no Brasil, realizada, no dia 7 de julho de 2009, conjuntamente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela

Leia mais

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar.

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar. Figura 11a - Posição inicial: 1ª posição paralela. Figura 11b - demi-plié: 1ª posição paralela. Figura 12a - Posição inicial: 2ª posição paralela. Figura 12b- Demi-plié: 2ª posição paralela. 35 Figura

Leia mais

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Marcelo Firer Museu Exploratório de Ciências Unicamp Este texto apresenta o processo de formação básica de monitores do projeto Oficina Desafio,

Leia mais

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 Bruna Faccin Camargo 2, Jaciara Treter 3, Daniel Knebel Baggio 4. 1 Artigo de Conclusão do Curso em Ciências Contábeis 2 Aluna do Curso de

Leia mais

Despesas com a Educação

Despesas com a Educação Despesas com a Educação Heraldo da Costa Reis Coordenador de ensino ENSUR/IBAM Prof. UFRJ Preliminarmente, veja-se o que dispõe o art. 212 da Constituição da República, a seguir transcrito: Art. 212 A

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Capítulo 2 Usabilidade... 24 2.1 Definição de usabilidade... 25 2.2 Resumo... 39 2.3 Leitura recomendada... 39

Capítulo 2 Usabilidade... 24 2.1 Definição de usabilidade... 25 2.2 Resumo... 39 2.3 Leitura recomendada... 39 Prefácio... IX Lista de Siglas e Abreviaturas... XIII Lista de Figuras e Quadros... XVI Capítulo 1 Portal web... 1 1.1 Definição de portal web... 3 1.2 Portal corporativo... 8 1.3 Resumo... 22 1.4 Leitura

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória.

Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória. Como Superar a Disfunção Erétil (DE) e a Ejaculação Precoce (EP). Maximen Urologia Especializada O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória. Mensagem Importante

Leia mais

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software Módulo 1 SCE186-ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª Rosely Sanches rsanches@icmc.usp.br CONSTRUÇÃO Planejamento do Codificação Teste MANUTENÇÃO Modificação 2003 2 Planejamento do Gerenciamento CONSTRUÇÃO de Codificação

Leia mais

AUTISM IN PINK: Avaliação de Competências e Identificação de Necessidades

AUTISM IN PINK: Avaliação de Competências e Identificação de Necessidades AUTISM IN PINK: Avaliação de Competências e Identificação de Necessidades Autores Richard Mills Sylvia Kenyon Data 23 de dezembro de 2013 Este projeto foi financiado com o apoio do Programa Lifelong Learning

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

Survey de Satisfação de Clientes 2009

Survey de Satisfação de Clientes 2009 Survey de Satisfação de Clientes Fevereiro de 2010 Índice 1. Sumário Executivo 4 2. Metodologia 6 3. Estratificação da Amostra 7 4. Classificação das pontuações 8 5. Apresentação de Resultados das Urgências

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 435/2014

RESPOSTA RÁPIDA 435/2014 RESPOSTA RÁPIDA 435/2014 SOLICITANTE Dra. Daniele Viana da Silva Juíza de Direito da comarca de Ervália NÚMERO DO PROCESSO 0013469 50.2014.8.13.0240 DATA 28 de julho de 2014 SOLICITAÇÃO Recebi um pedido

Leia mais

finasterida Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Comprimidos revestidos 5 mg

finasterida Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Comprimidos revestidos 5 mg finasterida Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Comprimidos revestidos 5 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO finasterida Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Finasterida comprimido revestido

Leia mais

I Data: 18/03/03. II Grupo de Estudo:

I Data: 18/03/03. II Grupo de Estudo: Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 013/03 Tema: Mapeamento Cerebral I Data: 18/03/03 II Grupo de Estudo: Adolfo Orsi Parenzi Clemilda de Alvarenga Coelho Elen Cristina Queiroz Rezende Pinto

Leia mais