Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros"

Transcrição

1 Página 1 de 19 Word > Mala direta Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos Ocultar tudo É possível usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta modelo que é enviada a muitos clientes ou uma folha de etiquetas de endereço. Cada carta ou etiqueta tem o mesmo tipo de informações, no entanto o conteúdo é exclusivo. Por exemplo, nas cartas ao seus clientes, cada carta pode ser personalizada para abordar cada cliente pelo nome. As informações exclusivas em cada carta ou etiqueta provêm de entradas em uma fonte de dados. O processo de mala direta inclui as seguintes etapas gerais: 1. Definir o documento principal. O documento principal contém o texto e os gráficos que são os mesmos para cada versão do documento mesclado. Por exemplo, o endereço de retorno ou a saudação em uma carta modelo. 2. Conectar o documento a uma fonte de dados. Uma fonte de dados é um arquivo que contém as informações a serem mescladas em um documento. Por exemplo, os nomes e os endereços dos destinatários de uma carta. 3. Refinar a lista de destinatários ou os itens. O Microsoft Office Word gera uma cópia do documento principal para cada item, ou registro, no seu arquivo de dados. Se o seu arquivo de dados for uma lista de correspondência, esses itens serão provavelmente destinatários da sua correspondência. Se você quiser gerar cópias apenas para determinados itens no seu arquivo de dados, poderá escolher quais itens (registros) incluir. 4. Adicionar espaços reservados, chamados campos de mala direta, ao documento. Ao realizar a mala direta, os campos da mala direta são preenchidos com informações de seu arquivo de dados. 5. Visualizar e completar a mesclagem. É possível visualizar cada cópia do documento antes de imprimir todo o conjunto. Você pode usar comandos na guia Correspondências para executar uma mala direta. DICA Também é possível realizar uma mala direta usando o painel de tarefas Mala Direta, que lhe orienta etapa por etapa pelo processo. Para usar o painel de tarefas, no grupo Iniciar Mala Direta na guia Correspondências, clique em Iniciar Mala Direta e, em seguida, clique em Assistente Detalhado de Mala Direta.

2 Página 2 de 19 Definir o documento principal 1. Inicie o Word. Um documento em branco abre por padrão. Deixe-o aberto. Se escolher fechá-lo, os comandos na próxima etapa não estarão disponíveis. 2. Na guia Correspondências, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Iniciar Mala Direta. 3. Clique no tipo de documento que deseja criar. Por exemplo, é possível criar: Um conjunto de envelopes O endereço de retorno é o mesmo em todos os envelopes, mas o endereço de destino é exclusivo em cada um. Clique em Envelopes e, em seguida, especifique suas preferências para o tamanho do envelope e a formatação do texto na guia Opções de Envelopeda caixa de diálogo Opções de Envelope. Um conjunto de etiquetas de endereço Cada etiqueta mostra o nome e o endereço da pessoa, mas o nome e o endereço em cada etiqueta é exclusivo. Clique em Etiquetas e, em seguida, especifique suas preferências para o tipo de etiqueta na caixa de diálogo Opções de Etiqueta. Um conjunto de cartas modelo ou s O conteúdo básico é o mesmo em todas as cartas ou mensagens, mas cada um contém informações específicas ao destinatário individual, como nome, endereço ou outra informação. Clique em Cartas ou s para criar esses tipos de documentos. Um catálogo ou diretório O mesmo tipo de informação, como nome e descrição, é mostrado para cada item, mas o nome e a descrição em cada item é exclusivo. Clique em Diretório para criar esse tipo de documento.

3 Página 3 de 19 Reiniciar uma mala direta Se você precisar para de trabalhar em uma mala direta, poderá salvar o documento principal e reiniciar a mesclagem posteriormente. O Microsoft Office Word mantém a fonte de dados e as informações dos campos. Se você estava usando o painel de tarefas Mala Direta, o Word retornará ao local onde parou no painel de tarefas ao reiniciar a mesclagem. 1. Quando você estiver pronto para reiniciar a mesclagem, abra o documento. O Word exibe uma mensagem que pede para você confirmar se deseja abrir o documento, que executará um comando SQL. 2. Como esse documento está conectado a uma fonte de dados e você deseja recuperar os dados, clique em Sim. Se estivesse abrindo um documento que não soubesse estar conectado a uma fonte de dados, você poderia clicar em Não para impedir possíveis acessos mal-intencionados aos dados. O texto do documento, junto com quaisquer campos inseridos, aparece. 3. Clique na guia Correspondências e reinicie seu trabalho. Parte superior da página Conectar o documento a uma fonte de dados Para mesclar informações em seu documento principal, é necessário conectar o documento a uma fonte de dados, ou a um arquivo de dados. Se você ainda não tiver um arquivo de dados, poderá criar um durante o processo de mala direta. Escolha um arquivo de dados 1. Na guia Correspondências, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Selecionar Destinatários. 2. Siga um destes procedimentos: Se você quiser usar sua Lista de contatos no Outlook, clique em Selecionar a partir dos Contatos do Outlook. Dicas para trabalhar com a lista Contatos do Microsoft Outlook Conectar-se a sua pasta Contatos do Outlook é normalmente um processo direto, mas algumas vezes é possível encontrar um problema. Aqui estão as soluções para os problemas comuns que podem ocorrer:

4 Página 4 de 19 Não consigo encontrar a pasta Contatos do Outlook para conectá-la. Recebo mensagens de erro sobre clientes de e tabelas. Não consigo me conectar à pasta Contatos do Outlook em Pastas Públicas. Desejo usar meu catálogo de endereços do Outlook Express como minha pasta Contatos, mas não consigo me conectar a ele. Não consigo encontrar a pasta Contatos do Outlook Pode ser necessário ativar a propriedade Mostrar esta pasta como catálogo de s no Outlook, ou alterar seu perfil de usuário do Outlook. Ative a propriedade Mostrar esta pasta como catálogo de s 1. No Microsoft Office Outlook, no menu Ir, clique em Contatos. 2. Clique com o botão direito do mouse na pasta Contatos que contém as informações que deseja usar para uma mala direta e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Na guia Catálogo de endereços do Outlook, verifique se a caixa de seleção Mostrar esta pasta como catálogo de s está marcada e, em seguida, clique em OK. Voltar às dicas do Outlook Altere o seu perfil de usuário do Outlook Um perfil de usuário do Outlook é um grupo de contas de e catálogos de endereço. Normalmente, é necessário apenas um perfil mas se você compartilhar seu computador com outra pessoa ou usar catálogos de endereço diferentes para objetivos diferentes, poderá definir mais de um perfil. Se, quando você iniciar sua mala direta, estiver usando um perfil que não inclui a pasta Contatos que você deseja usar, essa pasta não estará disponível. Para alternar para um perfil de usuário diferente, reinicie o Outlook. Quando for solicitado por um

5 Página 5 de 19 perfil, escolha o perfil que inclui a pasta Contatos que deseja usar na mala direta. Se você não for solicitado por um perfil e souber que possui mais de um, convém configurar o Outlook de modo que ele faça essa solicitação. Para fazer isso: 1. Feche o Outlook. 2. No Painel de controle, alterne para modo de exibição clássico e clique em Clique em Mostrar Perfis. 4. Para que seja solicitado que você selecione um perfil sempre que iniciar o Outlook, clique em Escolher perfil a ser usado e clique em OK. Voltar às dicas do Outlook Recebo mensagens de erro sobre clientes de e tabelas Se você tentar se conectar à sua pasta Contatos durante uma mala direta no Word e o Outlook não estiver definido como seu programa de padrão no Windows Internet Explorer, uma mensagem de erro com a seguinte afirmação será exibida: "Não há um cliente de padrão ou o cliente de atual não pode realizar a solicitação de mensagens. Execute o Microsoft Office Outlook e defina-o como o cliente de padrão". Para evitar receber essa mensagem durante uma mala direta, faça o seguinte: 1. Saia do Word. 2. No menu Ferramentas do Internet Explorer, clique em Opções da Internet e, em seguida, clique na guia Programas. 3. Em , clique em Microsoft Office Outlook e, em seguida, clique em OK. Inicie o Word novamente, abra seu documento de mala direta e conecte-se à sua pasta Contatos do Outlook. Voltar às dicas do Outlook Não consigo me conectar a uma pasta Contatos do Outlook em Pastas Públicas Se você iniciar uma mala direta no Word e tentar conectar-se a uma pasta Contatos do Outlook em Pastas Públicas, uma mensagem de erro afirmando o seguinte será exibida: "A operação não pode ser concluída devido a falhas na caixa de diálogo ou no mecanismo de banco de dados. Tente novamente mais tarde." Se você tentar novamente mais tarde, receberá a mesma mensagem de erro.

6 Página 6 de 19 Para usar uma pasta Contatos de Pastas Públicas como o arquivo de dados para sua mala direta, é necessário iniciar a mala direta pelo Outlook. Voltar às dicas do Outlook Desejo usar meu catálogo de endereços do Outlook Express como minha pasta Contatos Não é possível conectar-se a esse tipo de catálogo de endereços diretamente durante uma mala direta. Em vez disso, exporte seu catálogo de endereços do Outlook Express como um arquivo de texto.csv e, em seguida, conecte-se a ele dessa maneira. Exporte seu catálogo de endereços do Outlook Express: 1. Inicie o Microsoft Outlook Express. 2. No menu Arquivo, aponte para Exportar e clique em Catálogo de Endereços. 3. Na caixa de diálogo Ferramenta de Exportação de Catálogo de Endereços, clique em Arquivo de Texto (Valores Separados por Vírgula) e clique em Exportar. 4. Na caixa Salvar arquivo exportado como, digite um nome de arquivo para seu arquivo exportado e, em seguida, clique em Pesquisar. 5. Na caixa de diálogo Salvar Como, na lista Salvar em, escolha onde deseja salvar o arquivo e, em seguida, clique em Salvar. É muito útil salvar arquivos de dados na pasta Minhas Fontes de Dados na sua pasta Meus Documentos. É nesse local que o Word procura primeiro pelos arquivos de dados quando você pesquisa por eles durante uma mala direta. 6. Clique em Avançar. Marque as caixas de seleção ao lado dos campos que deseja exportar e, em seguida, clique em Concluir. OBSERVAÇÃO Quando você está decidindo quais campos exportar, pense nas cartas modelo ou s ou etiquetas que pretende criar com a mala direta. Por exemplo, se você nunca inclui apelidos ou sites pessoais em seus documentos mesclados, não exporte esses campos. 7. Quando a mensagem de conclusão da exportação for exibida, clique em OK. 8. Para fechar a caixa de diálogo Ferramenta de Exportação de Catálogo de Endereços, clique em Fechar e, em seguida, saia do Outlook Express. Quando estiver de volta no Word executando sua mala direta e chegar à etapa que precisa se conectar a um arquivo de dados, clique na opção Usar uma lista existente e procure o arquivo.csv que acabou de exportar. Antes do arquivo ser aberto, você pode receber uma solicitação para selecionar qual caractere separador irá separar uma coluna de outra na sua lista de endereços. Clique em Vírgula e, em seguida, clique em OK.

7 Página 7 de 19 Voltar às dicas do Outlook Se você tiver uma planilha do Microsoft Office Excel, um banco de dados do Microsoft Office Access ou outro tipo de arquivo de dados, clique em Usar Lista Existente e, em seguida, localize o arquivo na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados. Para o Excel, é possível selecionar os dados a partir de qualquer planilha ou intervalo nomeado dentro de uma pasta de trabalho. Para o Access, é possível selecionar os dados de qualquer tabela ou consulta (consulta: um meio de encontrar todos os registros armazenados em uma fonte de dados que atende a um conjunto de critérios definidos por você. As consultas podem conter operadores, aspas, marcas, caracteres curinga e parênteses para facilitar sua pesquisa.) definido no banco de dados. Para outro tipo de arquivo de dados, selecione o arquivo na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados. Se o arquivo não estiver listado, selecione o tipo de arquivo apropriado ou selecione Todos os Arquivos na caixa Arquivos do tipo. Em uma mala direta, você pode usar os seguintes tipos de arquivos de dados: Programas de banco de dados de camada única baseados em arquivos, para os quais você instalou um driver deprovedor OLE DB (banco de dados OLE: uma arquitetura de banco de dados de componente que implementa acesso eficiente a rede e à Internet para vários tipos de fontes de dados, incluindo dados relacionais, arquivos de correio, arquivos sem formatação e planilhas.) ou ODBC (ODBC (Conectividade Aberta de Banco de Dados): um método padrão de compartilhamento de dados entre bancos de dados e programas. Os drivers ODBC usam SQL para obter acesso a dados externos.) (vários desses drivers são fornecidos com o Microsoft Office). Um arquivo HTML que tem uma tabela única. A primeira linha da tabela deve conter nomes de colunas e as outras linhas devem conter dados. Catálogos de endereços eletrônicos: Catálogo de endereços do Microsoft Outlook Lista de Contatos do Microsoft Schedule+ 7.0 Qualquer lista de endereços semelhante criada com um sistema de mensagens compatível com o padrão MAPI (MAPI: a especificação da interface Microsoft que permite que diferentes aplicativos de mensagens e grupo de trabalho (incluindo , correio de voz e fax) trabalhem através de um único cliente.) como, por exemplo, o Microsoft Outlook. Um documento do Microsoft Word. O documento deve conter uma única tabela. A primeira linha da tabela deve conter títulos e as outras linhas devem conter os registros que deseja mesclar. Você também pode usar uma fonte de cabeçalho (fonte de cabeçalho: um documento que contém a linha do cabeçalho (ou registro do cabeçalho) a ser usada com a fonte de dados especificada para um documento principal de mala direta.) como uma fonte de dados. Qualquer arquivo de texto que tenha campos de dados (campo de dados: uma categoria de informação que corresponde a uma coluna de informação em uma fonte de dados. O nome de cada campo de dados é listado na primeira linha (linha de título) da fonte de dados. "CEP" e "Sobrenome" são exemplos de nomes de campos de dados.) separados (ou

8 Página 8 de 19 delimitados) por caracteres de tabulação ou vírgulas e registros de dados (registro de dados: um conjunto completo de informações relacionadas que corresponde a uma linha de informações da fonte de dados. Todas as informações sobre um cliente em uma lista de endereçamento são exemplos de registro de dados).separados por marcas de parágrafos. Dicas para formatação de dados no Excel Se o seu arquivo de dados for uma planilha do Excel que inclui porcentagens, valores de moeda ou códigos postais, você poderá preservar a formatação numérica dos dados usando o Intercâmbio Dinâmico de Dados para se conectar à planilha do Excel pelo Word. Por exemplo, é possível certificar-se de que um código postal de cinco dígitos de de seu arquivo de dados não seja exibido como o número 7865 (sem o zero à esquerda). Antes de se conectar à planilha, faça o seguinte no Word: 1. Clique no Botão do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opções do Word. 2. Clique em Avançado. 3. Vá até a seção Geral e marque a caixa de seleção Confirmar conversão de formato de arquivo ao abrir. 4. Clique em OK. 5. Com o principal documento da mala direta aberto, no grupo Iniciar Mala Direta da guia Correspondências, clique em Selecionar Destinatários e, em seguida, clique em Usar Lista Existente. 6. Localize a planilha do Excel na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados e clique duas vezes nela. 7. Na caixa de diálogo Confirmar a Fonte de Dados, clique em Planilhas do MS Excel por meio do DDE (*.xls) e, em seguida, clique em OK. OBSERVAÇÃO Se você não vir Planilhas do MS Excel por meio do DDE (*.xls), marque a caixa de seleção Mostrar Tudo. 8. Na caixa de diálogo Microsoft Office Excel, para Nome ou intervalo de células, selecione o intervalo de células ou a planilha que contenha as informações que deseja mesclar e, em seguida, clique em OK. OBSERVAÇÃO Para impedir o questionamento sempre que abrir um arquivo de dados, você pode desativar a opção Confirmar conversão ao abrir após ter se conectado à planilha. Se você ainda não tiver um arquivo de dados, clique em Digitar uma nova lista e, em seguida, use o formulário aberto para criar sua lista. A lista é salva como um arquivo de banco de dados (.mdb) que pode ser usado novamente. OBSERVAÇÃO Se você instalou o Microsoft Office System 2007 (em vez de instalar apenas o Microsoft Word), também poderá usar o Microsoft Query para construir uma consulta (consulta: um meio de encontrar todos os registros armazenados em uma fonte de dados que atende a um conjunto de critérios definidos por você. As consultas

9 Página 9 de 19 podem conter operadores, aspas, marcas, caracteres curinga e parênteses para facilitar sua pesquisa.) e recuperar os dados que deseja de uma fonte de dados externa (fonte de dados externa: uma fonte de dados que contém os dados aos quais um usuário deseja obter acesso: por exemplo, uma lista do Microsoft Excel ou um banco de dados do Microsoft Access.). Parte superior da página Refine a lista de destinatários ou os itens Ao conectar-se com um determinado arquivo de dados, talvez você não queira mesclar as informações de todos os registros desse arquivo de dados em seu documento principal. Para estreitar a lista de destinatários ou usar um subconjunto dos itens no seu arquivo de dados, faça o seguinte: 1. Na guia Correspondências, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Editar Lista de Destinatários. 2. Na caixa de diálogo Destinatários da mala direta, siga um destes procedimentos: Selecione registros individuais Esse método é mais útil se sua lista for pequena. Marque as caixas de seleção ao lado dos destinatários que deseja incluir e desmarque as caixas de seleção ao lado dos destinatários que deseja excluir. Se souber que deseja incluir apenas alguns registros na sua mala direta, poderá desmarcar a caixa de seleção na linha de cabeçalho e, em seguida, selecione apenas os registros que deseja. Da mesma forma, se quiser incluir a maior parte da lista, marque a caixa de seleção na linha de cabeçalho e, em seguida, desmarque as caixas de seleção para os registros que você não deseja incluir. Classificar registros Clique no título da coluna do item pelo qual deseja classificar. A lista classifica em ordem alfabética ascendente (de A a Z). Se você deseja uma classificação mais complexa, clique em Classificar em Refinar lista de destinatários e escolha suas preferências de classificação na guia Classificar Registros da caixa de diálogo Filtrar e Classificar. Por exemplo, é possível usar esse tipo de classificação se quiser que os endereços dos destinatários sejam organizados em ordem alfabética com base no sobrenome dentro de cada CEP e que os CEPs sejam listados em ordem numérica. Filtrar os registros Isso é útil se a lista contiver registros que você sabe que não deseja ver ou incluir na mala direta. Após filtrar a lista, poderá usar as caixas de seleção para incluir e excluir registros. Para filtrar os registros, faça o seguinte:

10 Página 10 de Em Refinar lista de destinatários, clique em Filtrar. 2. Na guia Filtrar Registros da caixa de diálogo Filtrar e Classificar, escolha o critério que deseja usar para o filtro. Por exemplo, para gerar cópias de seu documento principal somente para os endereços que listam Austrália como o país/região, clique em País ou Região na lista Campos, Igual a na lista Comparação e Austrália na lista Comparar a. 3. Para refinar o filtro ainda mais, clique em E ou Ou e, em seguida, especifique mais critérios. Por exemplo, para gerar cópias do seu documento principal somente para negócios em Munique, filtre os registros dos quais o campo Cidade contiver Munique e dos quais o campo Nome da Empresa não estiver em branco. Se você usar Ou em vez de E nesse filtro, sua mala direta incluirá todos os endereços de Munique assim como todos os endereços que incluem um nome de empresa, independentemente da cidade. OBSERVAÇÃO Se você instalou o software de validação de endereço, poderá clicar em Validar endereços na caixa de diálogo Destinatários de Mala Direta para validar os endereços do seu destinatário. Parte superior da página Adicionar espaços reservados, chamados de campos de mala direta, ao documento Após conectar o seu documento principal a um arquivo de dados, você estará pronto para digitar o texto do documento e adicionar espaços reservados que indicam onde as informações exclusivas aparecerão em cada cópia do documento. Os espaços reservados, como endereço e saudação, são chamados de campos de mala direta. Os campos no Word correspondem aos títulos da coluna no arquivo de dados selecionado. As colunas em um arquivo de dados representam as categorias de informações. Os campos que você adiciona ao documento principal são espaços reservados para essas categorias. As linhas em um arquivo de dados representam os registros de informações. O Word gera uma cópia do

11 Página 11 de 19 documento principal para cada registro ao realizar uma mala direta. Ao colocar um campo no seu documento principal, você indica que deseja uma determinada categoria de informação, como nome ou endereço, para aparecer nesse local. OBSERVAÇÃO Ao inserir um campo de mala direta no documento principal, o nome do campo é sempre cercado por sinais de divisas (). Esses sinais de divisas não aparecem nos documentos mesclados. Eles apenas ajudam a distinguir os campos no documento principal do texto normal. O que ocorre ao mesclar Ao mesclar, as informações da primeira linha no arquivo de dados substitui os campos no seu documento principal para criar o primeiro documento mesclado. As informações da segunda linha no arquivo de dados substituem os campos para criar o segundo documento mesclado e assim por diante. Trabalhando com campos: Exemplos

12 Página 12 de 19 É possível adicionar qualquer título de coluna de seu arquivo de dados ao documento principal como um campo. Isso possibilita a flexibilidade ao criar cartas modelo, etiquetas, s e outros documentos mesclados. Por exemplo: Suponha que você esteja criando uma carta para notificar o comércio local que eles foram selecionados para inclusão no seu guia anual da cidade. Se o seu arquivo de dados contiver uma coluna Empresa com o nome de cada comércio com o qual deseja entrar em contato, você poderá inserir o campo «Empresa» em vez de digitar o nome de cada empresa individual. Imagine que você envia s trimestralmente ao seus clientes alertando sobre novos produtos e ofertas especiais. Para personalizar essas mensagens para os seus melhores clientes, é possível adicionar uma coluna AnotaçãoPessoal ao seu arquivo de dados no qual é possível digitar anotações como "Senhorita Miller, o novo objeto é exatamente o que você estava procurando". Ao colocar um campo «AnotaçãoPessoal» no documento principal, é possível incluir essas anotações na parte inferior de determinadas mensagens. Suponha que sua lista de correspondência seja para assinantes do seu newsletter e seu arquivo de dados inclui uma coluna, chamada DataDeExpiração, para armazenar a data que cada assinatura expira. Se você colocar um campo «DataDeExpiração» na etiqueta do documento principal antes de executar a mesclagem, cada assinante receberá sua própria data de expiração na etiqueta de sua correspondência. É possível combinar os campos e separá-los com marcas de pontuação. Por exemplo, para criar um endereço, é possível configurar os campos no seu documento principal desta forma: «Nome» «Sobrenome» «Endereço» «Cidade», «Estado» «Código postal» Para as coisas que você usa freqüentemente, como blocos de endereço e linhas de saudações, o Word fornece campos de composição que agrupam um número de campos. Por exemplo: O campo Bloco de Endereço é uma combinação de diversos campos, incluindo o nome, o sobrenome, o endereço, a cidade e o código postal. O campo Linha de Saudação pode incluir ou mais campos de nome, dependendo do sua escolha de

13 Página 13 de 19 saudação. É possível personalizar o conteúdo de cada um desses campos de composição. Por exemplo, no endereço, é possível selecionar um formato de nome formal (Sr. Joshua Randall Jr.); na saudação, é possível usar "Para" em vez de "Caro". Mapeie os campos de mala direta para o seu arquivo de dados Para verificar se o Word pode localizar uma coluna no seu arquivo de dados que corresponda a cada endereço ou elemento de saudação, talvez seja necessário mapear os campos de mala direta no Word para as colunas no seu arquivo de dados. Para mapear os campos, clique em Coincidir Campos no grupo Gravar & Inserir Campos da guia Correspondências. A caixa diálogo Coincidir Campos é aberta. Os elementos de um endereço e de uma saudação estão listados na esquerda. Os títulos da coluna de seu arquivo de dados estão listados à direita. O Word pesquisa pela coluna que coincide com cada elemento. Na ilustração, o Word compara automaticamente os dados da coluna Apelido com Sobrenome. Mas o Word não foi capaz de comparar outros elementos. A partir desse arquivo de dados, por exemplo, o Word não pode comparar Nome. Na lista à direita, é possível selecionar a coluna de seu arquivo de dados que corresponda ao elemento na esquerda. Na ilustração, a coluna Nome agora corresponde a Nome. Não tem problema que Título de Cortesia, Identificador Exclusivo e Nome do Meio não correspondam. Seu documento de mala direta não precisa usar todos os campos. Se você adicionar um campo que não contém dados de seu arquivo de dados, ele aparecerá no documento mesclado como um espaço reservado vazio normalmente uma linha em branco ou um campo oculto.

14 Página 14 de 19 Digite o conteúdo e adicione os campos 1. No documento principal, clique no local onde deseja inserir o campo. 2. Use o grupo Gravar & Inserir Campos na guia Correspondências. 3. Adicione uma das das seguintes ações: Bloco de endereço com nome, endereço e outras informações 1. Clique em Bloco de endereço. 2. Na caixa de diálogo Inserir Bloco de Endereço, selecione os elementos do endereço que deseja incluir e os formatos que deseja e, em seguida, clique em OK. 3. Se a caixa de diálogo Coincidir Campos aparecer, talvez o Word não tenha sido capaz de localizar algumas informações que precisa para o bloco de endereço. Clique na seta ao lado de (não coincidente) e, em seguida, selecione o campos de sua fonte de dados que corresponda ao campo necessário para a mala direta. Linha de saudação 1. Clique em Linha de saudação. 2. Selecione o formato da linha de saudação, que inclui a saudação, o formato do nome e a pontuação que se segue. 3. Selecione o texto que deseja exibir em casos onde o Microsoft Word não pode interpretar o nome do destinatário, por exemplo, quando a fonte de dados não contiver nome ou sobrenome para um destinatário, mas apenas um nome de empresa.

15 Página 15 de Clique em OK. 5. Se a caixa de diálogo Coincidir Campos aparecer, talvez o Word não tenha sido capaz de localizar algumas das informações necessárias para a linha de saudação. Clique na seta ao lado de (não coincidente) e, em seguida, selecione o campo de sua fonte de dados que corresponda ao campo necessário para a mala direta. Campos individuais É possível inserir informações de campos individuais, como o nome, número de telefone ou a quantidade de contribuição de uma lista de doadores. Para adicionar rapidamente um campo de seu arquivo de dados ao documento principal, clique na seta ao lado de Inserir Campo de Mesclagem e, em seguida, clique no nome do campo. Para obter mais opções de inserção de campos individuais no documento, faça o seguinte: 1. Na guia Correspondências, no grupo Gravar e Inserir Campos, clique em Inserir Campo de Mesclagem. 2. Na caixa de diálogo Inserir Campo de mesclagem, execute uma das seguintes ações: Para selecionar campos de endereço que corresponderão automaticamente aos campos da fonte de dados, mesmo que os campos desta não tenham o mesmo nome de seus campos, clique em Campos de Endereço. Para selecionar os campos que sempre pegam os dados diretamente de uma coluna no seu arquivo de dados, clique em Campos de Banco de Dados. 3. Na caixa Campos, clique no campo desejado. 4. Clique em Inserir e, em seguida, clique em Fechar. 5. Se a caixa de diálogo Coincidir Campos aparecer, talvez o Microsoft Word não tenha sido capaz de localizar algumas informações necessárias para inserir o campo. Clique na seta ao lado de (não coincidente) e, em seguida, selecione o campo de sua fonte de dados que corresponda ao campo necessário para a mala direta. OBSERVAÇÃO Se você inserir um campo da lista Campos de Banco de Dados e, depois, alternar para uma fonte de dados que não possua uma coluna com o mesmo nome, o Word não conseguirá inserir as informações de campo no documento mesclado. Campos personalizados dos contatos do Outlook A única maneira de incluir campos de contato personalizados em seu documento principal é iniciar a mala direta a partir do Outlook. Primeiro, configure um modo de exibição de seus contatos com os campos que deseja usar na mesclagem. Em seguida, inicie a mala direta. Após escolher as configurações que deseja, o Word irá abrir automaticamente e você poderá completar a mesclagem. Defina um modo de exibição de seus contatos que inclua os campos personalizados

16 Página 16 de Nos Contatos do Outlook, no menu Exibir, aponte para Modo de Exibição Atual e, em seguida, clique em Lista de Telefones. 2. Clique com o botão direito do mouse no título da coluna e, em seguida, clique em Seletor de Campos. 3. Na lista suspensa na parte superior da caixa de diálogo Seletor de Campos, selecione Campos do usuário na pasta. 4. Arraste o campos que deseja para adicionar a partir da caixa de diálogo até os títulos da coluna. Uma pequena seta vermelha ajudará você a colocar o campo no local que deseja. OBSERVAÇÃO É possível adicionar um novo campo na caixa de diálogo Seletor de Campos clicando em Novo na parte inferior. 5. Após você adicionar todos os seus campos personalizados ao modo de exibição, feche a caixa de diálogo Seletor de Campos. 6. Para remover um campo que não deseja incluir na mala direta, clique no nome do campo no título da coluna no modo de exibição Lista de Telefones e arraste-o do título da coluna. Execute a mala direta a partir do Outlook 1. Nos Contatos do Outlook, selecione os contatos individuais pressionando SHIFT e clicando para selecionar um intervalo ou pressionando CTRL e clicando para selecionar individualmente. Se quiser incluir todos os contatos visíveis no momento no modo de exibição, não clique em nenhum contato. 2. No menu Ferramentas, clique em Mala Direta. 3. Se você selecionou contatos individuais para incluir na mala direta, clique em Somente contatos selecionados. se quiser incluir todos os contatos visíveis no momento no modo de exibição, clique em Todos os contatos no modo de exibição atual. 4. Se você configurou o modo de exibição Lista de Telefones de modo que ele exiba exatamente os campos que deseja usar na mala direta,clique em Campos do contato no modo de exibição atual. Caso contrário, clique em Todos os campos do contato para tornar todos os campos de contato disponíveis na mala direta. 5. Se você quiser gerar um novo documento principal para a mala direta, clique em Novo documento. Caso contrário, clique em Documento existente e clique em Pesquisar para

17 Página 17 de 19 localizar o documento para usar como o documento principal. 6. Se você quiser salvar os contatos e os campos que selecionou, para que possam ser usados novamente, marque a caixa de seleção Arquivo permanente e, em seguida, clique em Pesquisar para salvar o arquivo. Os dados são salvos em um documento do Word como dados delimitados por vírgula. 7. Selecione quaisquer opções de mesclagem que deseje: Cartas Modelo Prepare um lote de cartas para um envio de mala direta em massa. Etiquetas de Correspondência Configure as etiquetas de endereços para um envio de mala direta em massa. Envelopes Configure os envelopes para o envio de mala direta em massa. Catálogo Crie um único documento que contenha um catálogo ou uma lista de endereços. Novo Documento Gere documentos mesclados, que podem ser editados individualmente no Word. Impressora Envie documentos mesclados diretamente para a impressora padrão. Gere documentos mesclados criados para serem s. Quando estiver pronto para completar a mesclagem no Word, na guia Correspondências no grupo Concluir, clique em Concluir & Mesclar e, em seguida, clique em Enviar s. A linha Assunto é preenchida com o texto que você digitou na caixa de diálogo Contatos de Mala Direta no Outlook. 8. Clique em OK. Quando o documento abre no Word, na guia Correspondências, no grupo Gravar & Inserir Campos, clique na seta ao lado de Inserir Campo de Mesclagem e, em seguida, clique nos campos que deseja adicionar ao documento. OBSERVAÇÕES Não é possível digitar caracteres de campo («») manualmente ou usar o comando Símbolo no menu Inserir. É necessário usar a mala direta. Se os campos mesclados aparecerem entre chaves, como { MERGEFIELD Cidade }, então o Microsoft Word exibirá os códigos de campo (código de campo: espaço reservado que mostra onde irão aparecer as informações especificadas de sua fonte de dados; os elementos de um campo que geram um resultado de campo. O código de campo inclui os caracteres de campo, o tipo de campo e instruções.) em vez dos resultados de campo (resultados de campo: texto ou elementos gráficos inseridos em um documento quando o Microsoft Word executa instruções de um campo. Quando você imprime o documento ou oculta códigos de campo, os resultados de campo substituem os códigos de campo.). Isso não afeta a mesclagem, mas para exibir os resultados em vez dos campos, clique com o botão direito do mouse no código de campo e, em seguida, clique em Alternar Códigos de Campo no menu de atalho. Formatar dados mesclados Programas de banco de dados e de planilhas, como o Microsoft Office Access e o Microsoft Office Excel, armazenam

18 Página 18 de 19 as informações que você digita em células como dados sem formatação. A formatação que você aplica no Access ou no Excel, como fontes e cores, não é armazenada com os dados sem formatação. Quando você mescla informações a partir de um arquivo de dados para o documento do Word, você está mesclando os dados sem a formatação aplicada. Para formatar os dados no documento, selecione o campo de mala direta e formate-o, da mesma forma que faria com qualquer texto. Verifique se a seleção inclui os sinais de divisas () que cercam o campo. Parte superior da página Visualizar e completar a mesclagem Após adicionar os campos ao documento principal, você está pronto para visualizar os resultados da mesclagem. Quando estiver satisfeito com a visualização, poderá concluir a mesclagem. Visualizar a mesclagem É possível visualizar seus documentos mesclados e fazer alterações antes de realmente completar a mesclagem. Para visualizar, faça um dos seguintes no grupo Visualizar Resultados da guia Correspondências: Clique em Visualizar Resultados. Passe pelas páginas de cada documento mesclado usando os botões Próximo Registro e Registro Anterior no grupo Resultados da Visualização. Visualize um documento específico clicando em Localizar Destinatário. OBSERVAÇÃO Clique em Editar Destinatário no grupo Iniciar Mala Direta na guia Correspondências para abrir a caixa de diálogo Destinatários da Mala Direta, na qual é possível filtrar a lista ou limpar destinatários se você vir registros que não deseja incluir. Concluir a mesclagem É possível imprimir os documentos mesclados ou modificá-los individualmente. É possível imprimir ou alterar tudo ou um subconjunto dos documentos. Imprimir os documentos mesclados

19 Página 19 de Na guia Correspondências, no grupo Concluir, clique em Concluir e Mesclar e, em seguida, clique em Imprimir Documentos. 2. Escolha se deseja imprimir todo o conjunto de documentos, somente a cópia que está visível no momento, ou um subconjunto do conjunto, especificado pelo número do registro. Alterar cópias individuais do documento 1. Na guia Correspondências, no grupo Concluir, clique em Concluir e Mesclar e, em seguida, clique em Editar Documentos Individuais. 2. Escolha se deseja editar todo o conjunto de documentos, somente a cópia visível no momento ou um subconjunto do conjunto, especificado pelo número do registro. O Word salva as cópias que deseja editar em um único arquivo, com uma quebra de página entre cada cópia do documento. Salvar o documento principal Lembre-se de que os documentos mesclados que você salva são separados do documento principal. É uma boa idéia salvar o próprio documento principal se você planeja usá-lo para outra mala direta. Ao salvar o documento principal, você também salva sua conexão com o arquivo de dados. Na próxima vez que abrir o documento principal, será solicitado a escolher se deseja que as informações do arquivo de dados sejam mescladas novamente no documento principal. Se você clicar em Sim, o documento abrirá com as informações do primeiro registro mesclado. Se clicar em Não, a conexão entre o documento principal e o arquivo de dados será interrompida. O documento principal se tornará um documento padrão do Word. Os campos serão substituídos pelas informações exclusivas do primeiro registro. Parte superior da página

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1

Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1 Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1 Sede das Américas Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706 EUA http://www.cisco.com Tel.: +1 408 526-4000

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 Índice a) Access 97 b) Iniciando o Access c) Passo- a- passo d) Tabelas e) Exercício f) Consultas g) Passo- a- passo h) Formulários i) Passo- a- passo j)

Leia mais

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença.

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Tutorial Report Express Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Índice Apresentação Pág. 3 Passo 1 Pág. 4 Instalação do MasterDirect Integrações Passo 2 Pág. 8 Exportar clientes Linha Contábil

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7 DIRETO Manual do Usuário PROCERGS Divisão 7 Este documento foi produzido pela PROCERGS Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Sobre

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - PROVA DE MATEMÁTICA: Questão 23: Não ficou explícito, no comando da questão O número de possibilidades de

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Assinatura ainda não verificada

Assinatura ainda não verificada Assinatura ainda não verificada Adobe Reader versão 9 Atenção! Se Assinatura não válida for apresentado no painel de assinaturas do documento PDF significa que a assinatura ainda não foi verificada. Siga

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS 29 de abril de 2014 Fiery Driver para Mac OS 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press. Guia de impressão

Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press. Guia de impressão Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press Guia de impressão 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico com o Grupo Doméstico Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Treinamento de Administrador. Zoho CRM

Treinamento de Administrador. Zoho CRM Treinamento de Administrador Zoho CRM Objetivos Apresentar os principais recursos do CRM a fim de propiciar ao administrador do sistema autonomia para: Criar e alterar campos; Acrescentar, renomear e customizar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

MANUAL DE GABINETES SAJ/SG5

MANUAL DE GABINETES SAJ/SG5 MANUAL DE GABINETES SAJ/SG5 Seção de Implantação de Sistemas Divisão de Sistemas Judiciais de Segundo Grau Diretoria de Tecnologia da Informação DTI/TJSC suporte: saj2grau@tjsc.jus.br Índice: Página 1.

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac Abril de 2015 Inicialização rápida O Novell Filr permite que você acesse facilmente todos os seus arquivos e pastas do desktop, browser

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

LOGSOFT SISTEMAS. Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0. Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013

LOGSOFT SISTEMAS. Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0. Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013 LOGSOFT SISTEMAS Manual do Usuário: Aplicativo LogFinanças versão 1.1.0 Compatível com Microsoft Excel 2007 com SP3 / 2010 / 2013 Sistemas Operacionais Windows XP / Vista / 7 / 8 / 8.1 LOGFINANÇAS CONTROLE

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) IBM

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) IBM Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) IBM Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos do sistema........... 1 Código de autorização.......... 1 Instalando...............

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Mais configuração OptraImage

Mais configuração OptraImage 1 fax Personalizarconfiguraçõesdecópia...2 Definirmanualmenteasinformaçõesbásicasdofax...3 Criardestinospermanentesdefax...5 Alterarasconfiguraçõesderecebereenviarfax...7 Ajustarasopçõesdeenviodefax...8

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Guia de Inicialização para a Web

Guia de Inicialização para a Web Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para a Web Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter os números

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

FedEx Ship Manager Software. Guia do Usuário

FedEx Ship Manager Software. Guia do Usuário Guia do Usuário 1 Bem-vindo! O que é o software FedEx Ship Manager? Simplifique e agilize o gerenciamento de remessas importantes via FedEx com o software FedEx Ship Manager (FSM). As ferramentas de produtividade

Leia mais

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO Aula 5 - Microsoft Office (Word, Powerpoint) - Parte I Olá pessoal, meus cumprimentos!!! Vamos à quinta do curso! Hoje veremos a série inicial de questões relacionadas ao pacote Microsoft Office, com foco

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 Sumário Prefácio: Prefácio...vii Capítulo 1: Apresentação do MozyPro...9 Capítulo 2: Noções básicas sobre os Conceitos do MozyPro...11 Noções básicas

Leia mais

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva

Word 2007. Enviado por: Reginaldo José da Silva Word 2007 Enviado por: Reginaldo José da Silva O que há de novo no Microsoft Office Word 2007 O Microsoft Office Word 2007 ajuda-o a produzir documentos com aparência profissional oferecendo um conjunto

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais