1. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG"

Transcrição

1

2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG, oferta a especialização de pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Logística. 1. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - FATESG A velocidade das informações e os contínuos avanços da tecnologia geram um cenário onde a capacitação profissional e a difusão de conhecimentos são fundamentais. Este é o papel e a competência da- Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG: capacitar os trabalhadores da indústria, para que os profissionais e as empresas acompanhem a evolução e as exigências do mercado. As demandas do mercado de trabalho estão em constante processo de transformação, o que exige a capacitação continuada para que seja possível lidar com novos desafios. MBA EM GESTÃO DA LOGÍSTICA OBJETIVOS DO CURSO Geral Implantar e desenvolver, em ambientes pedagógicos da Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG, a especialização profissional na área da Logística, visando à capacitação de recursos humanos demandados pelo mercado atual de trabalho, com base no perfil de competências estabelecidas, resultando em ações de planejamento, supervisão, orientação e avaliação de atividades de gestão, por meio da utilização de métodos, técnicas e habilidades específicas, garantindo ao aluno melhores condições de empregabilidade. Específicos Adequar as habilidades técnicas dos profissionais às novas tendências de gestão de processos, através de uma visão sistêmica, multidisciplinar, científica e prática. Apresentar as novas metodologias e ferramentas disponíveis aliando a informação teórica e técnica a aplicações práticas. Promover o desenvolvimento tanto dos profissionais quanto de suas empresas, focalizando a visão sistêmica, liderança e o comprometimento com a qualidade e produtividade.

3 2. JUSTIFICATIVA O crescimento observado na circulação de mercadorias no âmbito regional e a especialização necessária para atender essa demanda, exigem a capacitação de executivos e técnicos que saibam gerenciar processos, atendendo aos conceitos e métodos que produzam a melhoria da qualidade e da produtividade nas organizações que buscam competitividade. No atual cenário de competição, com necessidades de operações globalizadas e integradas, as empresas estão cada vez mais em busca da competitividade através da eficiência e eficácia nos seus processos. Isso motiva as empresas a buscarem nas operações de processos as condições que favoreçam a redução dos custos em toda a cadeia de suprimentos. A necessidade de sistemas de informações altamente eficientes que possam interligar todos os processos de uma operação. A possibilidade de ofertas de cursos de Pós-Graduação em MBA em Gestão, com ênfase em Logística, visa preencher uma lacuna regional no que tange a essa área específica do conhecimento. Em decorrência de todas essas circunstâncias, e de haver demanda por esses novos profissionais, julga a Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG ser de fundamental importância a estruturação de um curso de pós-graduação que prepare os alunos atendendo a esse novo perfil requerido pelo mercado, com amplo aproveitamento dos estudos realizados, bem como de outras habilidades e competências adquiridas no trabalho. 3. PÚBLICO-ALVO Profissionais graduados com diploma de nível superior, encarregados, supervisores, coordenadores, gerentes, diretores, consultores e executivos, que atuem em empresas industriais ou de serviços, e desejem obter uma visão integrada da gestão de empresas quanto aos Processos de suprimentos, Produção e distribuição na Logística, Gestão Ambiental e Qualidade. 4. TRABALHO DE CONCLUSÃO Será elaborada uma monografia, aonde os temas serão propostos em conjunto pelos alunos e orientador, tendo graus de dificuldade semelhantes. As monografias deverão ser completas e serão apresentadas para uma banca avaliadora em Março/2018.

4 5. NÚMERO DE VAGAS Mínimo de 25 e máximo de CARGA HORÁRIA DO CURSO 360hs em sala de aula, sendo 10hs de orientação aos TCC. PERÍODO E PERIODICIDADE DO CURSO Início do curso: 26 de Agosto de 2016 Término do curso: 23 de Março de meses (Aulas em dois finais de semana por mês). Sexta-Feira das 18h30 às 22h30; Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h, com intervalo das 12h às 13h; ESTRUTURA CURRICULAR: 360HS + 10HS (ORIENTAÇÃO E DEFESA) DISCIPLINA C/H EMENTA Pensamento Logístico; Estratégias modernas; Gestão Estratégica de Operações Os serviços como elementos diferenciadores de atividades industriais. A definição e os objetivos da Gestão de Operações; O enfoque sistêmico da Produção; Objetivos estratégicos das operações; A interação com o marketing, produção e finanças. Competitividade, qualidade, produtividade e desempenho Métodos Estatísticos Métodos Estatísticos: estatística descritiva e suas aplicações na Gestão da Produção; modelos probabilísticos e suas aplicações na Gestão da Produção; análise de regressão e sua aplicação na Gestão da Produção; análise de correlação e sua aplicação na Gestão da Produção; séries temporais e sua aplicação na Gestão da Produção. Pesquisa Operacional: programação linear: formulação de problemas e aplicações na Gestão da Produção; método Simplex e sua aplicação na Gestão da Produção; modelos de Transporte e sua aplicação na Gestão da Produção; teoria dos grafos e sua aplicação na Gestão da Produção.

5 Pesquisa Operacional Modelos de Problemas de otimização; Conceitos de decisão; Programação Linear; Teoria das filas; Simulação de Monte Carlo; Risco e Incerteza. Gestão da Cadeia de Suprimentos Logística e estratégia competitiva; Dimensão do serviço ao cliente; Análise da velocidade evolutiva da cadeia; O efeito Forrester, projeto das redes de suprimentos; A dinâmica da rede de suprimentos; Modelos de relacionamento entre elos; Indicadores de desempenho em redes de suprimentos, novas ferramentas - ECR, VMI, etc. Redes Colaborativas Topologias e Formas de Redes Colaborativas; Gestão de Redes de Cooperação Empresarial; Gestão do Desempenho em Redes Colaborativas. Gestão da Qualidade NBR ISO Logística e Distribuição; Planejamento da Produção; Metodologia da Pesquisa Científica 36 H Conceitos básicos em metodologia; O planejamento da pesquisa; O problema da pesquisa e sua formulação; Coleta análise e interpretação dos dados; O relatório de pesquisa e sua elaboração; Pesquisa qualitativa / quantitativa; Estudos exploratórios; Descritivos, aplicados e que verificam hipóteses e causas; Planejamento da pesquisa; Normas de administração; Referências bibliográficas. Ergonomia e Segurança no Trabalho Fundamentos da Ergonomia: origem, evolução, conceitos e vertentes da ergonomia; Fundamentos da Fisiologia do Trabalho: o comportamento do homem no trabalho; a fisiologia do trabalho muscular; antropometria; biomecânica ocupacional; Fundamentos da Psicologia do Trabalho: sensação, percepção e tratamento da informação; comunicações do ser humano no trabalho; competências do ser humano no trabalho. Análise Ergonômica dos Postos de Trabalho: o estudo do posto de trabalho sob o enfoque ergonômico; a análise ergonômica da demanda; a análise ergonômica das tarefas prescritas e realizadas; o diagnóstico em ergonomia; Condições Técnicas de Trabalho: dimensionamento de espaços e planos de trabalho; dimensionamento de assentos e cadeiras; dispositivos manuais, eletrônicos, mecanizados e de controle e comando de trabalho; Condições Ambientais de Trabalho: aspectos térmicos, acústicos, vibratórios, lumínicos e de qualidade do ar. Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho: segurança do trabalho em um sistema de produção; sistema de gestão da segurança e da saúde no trabalho: BS Ergonomia de Sistemas de Produção: a gestão ergonômica de um sistema de produção; modelagem ergonômica de um sistema de produção.

6 Planejamento e Programação da Produção Fundamentos do Planejamento e Controle da Produção: conceito de Planejamento e Controle da Produção; as atividades do Planejamento e Controle da Produção: previsão de carteira de pedidos, planejamento agregado da produção, programa mestre de produção, planejamento das necessidades de materiais, controle de estoques, programação da produção, planejamento e controle da capacidade, controle da produção; o processo hierárquico de planejamento e controle da produção. Construção de Cenários e Análise de Previsão de Demanda: a construção de cenários; técnicas estatísticas aplicadas à previsão de demanda; Planejamento Agregado da Produção: o planejamento agregado da produção; as políticas alternativas de capacidade: capacidade constante, acompanhamento de demanda e gestão sobre a demanda; o processo de escolha da abordagem de planejamento e controle da capacidade. Planejamento Mestre da Produção: elaboração do Plano Mestre da Produção: arquivo padrão do PMP; análise da capacidade de produção no horizonte de médio prazo do planejamento. Sequenciamento e Emissão de Ordens de Produção: sequenciamento de ordens de serviço em sistemas contínuos e de produção em massa; sequenciamento nos processos de produção repetitivos em lotes; regras básicas de sequenciamento; emissão e liberação de ordens de produção. Administração de Estoques: classificação ABC de estoques; tamanho do lote de reposição; custos de estoques; lote econômico; modelos de controle de estoques: ponto de pedido e revisões periódicas; estoques de segurança. Planejamento e Controle de Projetos: gerenciamento de projetos; técnicas de planejamento e controle de projetos: cronogramas de barras e técnicas de planejamento em redes; diagramação de redes de planejamento, determinação de datas e folgas de atividades, caminho crítico de projetos, cronogramas de atividades, orçamentação de projetos e controle de custos, aceleração de atividades, nivelamento e restrições de recursos, sistemas informatizados de gerenciamento de projetos. Gestão de Compras A gestão de compras: a função de compras; centralização e descentralização; negociações; contratos de aquisição; análise de propostas; cadastro de fornecedores; avaliação de fornecedores. Das compras às parcerias na cadeia de suprimentos: evolução, compras e logística, cadeias de suprimento, tendências na relação entre fornecedores e compradores, desenvolvimento de fornecedores, early supplier involvement, outsourcing terceirização. Tipos de parcerias na cadeia de suprimentos: planejamento e gestão colaborativa (EDI, ECR, VMI, CR, CPFR), in plant representatives, tecnologia da informação e da comunicação (TIC) na SCM. Gestão da Distribuição Ciclo do Pedido do cliente; Canais de distribuição; Características dos produtos; Escolha do transporte; Serviço ao cliente e mensuração do nível de serviço; Tecnologia de informação aplicada às operações de distribuição; Custos da distribuição física; Roteirização. Gestão de Estoques e Armazenagem Modelos e técnicas de gestão de estoques; Planejamento do arranjo físico e dos fluxos internos; Tipos de arranjo físico; Planejamento do sistema de Movimentação e Armazenagem de Materiais; Equipamentos e tecnologias de MAM. Custos em Armazenagem

7 Logística Reversa Conceito, desafios e importância da logística reversa; Planejamento da logística reversa na empresa; Sistemas de suprimento produção, distribuição e retorno de pós-vendas; Sistema de produção e operações de reaproveitamento de resíduos; Logística reversa como estratégia para recuperar receitas e agregar valor aos produtos e serviços; Importância da gestão dos processos de logística reversa para preservação ambiental; O gestor de operações e o processo de gestão com ênfase em logística reversa; O processo de tomada de decisão com foco na satisfação do cliente e a sustentabilidade; Estratégia de operações para minimizar custos e maximizar satisfação dos clientes e; Logística reversa como ferramenta de satisfação e fidelização de clientes. Transportes Introdução aos Transportes: conceitos básicos, modais e tecnologia; Dimensionamento de frota, ciclo veicular, função de produção; Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte de Carga com Enfoque Logístico; Multimodalidade, Intermodalidade e Terminais de Carga; Custos e Fretes. Desenvolvimento de Pessoas Sistemas integrados de planejamento e gestão de pessoal; Subsistema de recrutamento e seleção de pessoal; Subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal; Subsistema de manutenção de pessoal, subsistema de avaliação, remuneração e controle de pessoal; Subsistema de prevenção e qualidade de vida no trabalho. Qualidade e Produtividade. Desenvolvimento de talentos e competências, gestão de mudanças da cultura empresarial. Experiências avançadas em gestão de RH. Tecnologias de Comunicação e Informação Conceitos básicos de Tecnologia da Informação (TI); Classificação e Requisitos dos Sistemas de Informação; Exemplos de Sistemas de Informação Logística; Impactos Estratégicos da TI e alinhamento estratégico entre TI e o negócio; Negócios na era digital e comércio eletrônico; Níveis de engajamento no comércio eletrônico: B2B, B2C, B2G, E- procurement. Logística Internacional Logística Global; Mudanças nos ambientes político/legal; Opções de transporte global; Intermediários estratégicos e influências governamentais; Incoterms. Avaliação de Desempenho Introdução à Avaliação Desempenho Metodologias de Avaliação Desempenho Metodologias estruturadas de Avaliação do Desempenho Logístico Aplicações e Estudos de Casos

8 Gestão da Frota e Legislação Transportes; conceitos básicos, modais e novas tecnologias. Planejamento e operação de Sistemas de Transporte de Cargas com ênfase em logística reversa. Legislação Transito e procedimentos para o Transporte cargas de diferentes tipos de resíduos perigosos. Preparação para emergências aplicada ao Transporte e a logística reversa. Logística Multimodal, Intermodal, Terminais de Carga. Custos, Fretes e Terceirização de Transportes. Dimensionamento, Ciclo de vida e manutenção de Frota. Renovação de frota de caminhões e a reciclagem automotiva como um diferencial na logística reversa das empresas de transporte de cargas. TOTAL= 360hs TRABALHO DE CONCLUSÃO Projeto de Logística: Desenvolvimento e Defesa dos 10 h Trabalhos de Conclusão Aulas de assessoramento ao desenvolvimento ao TCC Apresentação de defesa dos TCC. CORPO DOCENTE O corpo docente é formado por Especialistas, Mestres e Doutores, com experiência acadêmica e profissional relevante na área do curso, conforme tabela abaixo: Gestão da Logística Docente Cargo Gestão Estratégica de Operações D.Sc. Dobson Borges Diretor - Simeon Estratégia e Desenvolvimento Métodos Estatísticos D.Sc. Carlos Manoel Taboada Pesquisa Operacional M.Sc. Silvana do Socorro, Gestão da Cadeia de Suprimentos D.Sc. Ricardo Luiz Machado Redes Colaborativas M.Sc. Ricardo Alexandre Soares Gestão da Qualidade Esp. Claudinei Paulino Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina Docente da Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial - FATESG Coordenador do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas da PUC Sócio/Diretor do Grupo Buteko's holding Supervisão de Operações da Petrobrás Transportes S/A (TRANSPETRO).

9 Metodologia da Pesquisa Científica Ergonomia e Segurança no Trabalho D.Sc. Alzino Furtado de Mendonça D.Sc. Ana Regina de Aguiar Dutra Professor de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) da Faculdade Alves Faria (ALFA) Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina Planejamento e Programação da Produção Gestão de Compras D.Sc. Ricardo Luiz Machado Esp. Victor Sampaio Gestão da Distribuição D.Sc. Ricardo Luiz Machado Gestão de Estoques e Armazenagem Esp. Victor Sampaio Logística Reversa Esp. Elmer Peres Anacleto Transportes M.Sc. Patrícia Vilela Margon, Desenvolvimento de Pessoas M.Sc. Rodrigo Barbosa Campos Tecnologias de Comunicação e Informação Logística Internacional Avaliação de Desempenho Gestão da Frota e Legislação Orientação de Artigo ScB. Ezequiel Gouveia Borges M.Sc. Gabriel Segalis M.Sc. Lúcio Ismael De Alvarenga M.Sc. Patrícia Vilela Margon, Docentes da Turma Coordenador do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas da PUC Gerente Geral de Operações Logísticas na BR Home Centers (Tend Tudo Mat. De Construção) Coordenador do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas da PUC Gerente Geral de Operações Logísticas na BR Home Centers (Tend Tudo Mat. De Construção) Gerente Geral Regional Centro Oeste da YPE Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Diretor executivo proprietário na Longanikron Assessoria Empresarial e Pesquisa Presidente da Associação Brasileira de Logística - ABRALOG Centro- Oeste Consultor do Centro Internacional de Negócios/RJ e da Confederação Nacional da Indústria CNI Superintendente da Superintendência de Logística da SANEAGO - (SULOG) Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

10 Do período e valor das inscrições: Inscrições: 25/04/2016 até 28/06/2016 Valor: R$ 100,00 Inscrições após 29/06/2016 até 05/08/2016 Valor: R$150,00 Matrícula 08 a 12/08/2016 O valor pago na inscrição será revertido em desconto na primeira parcela do candidato aprovado. Do critério de seleção dos candidatos: - Análise curricular e entrevista Da forma de realização das inscrições: Pela internet (site mediante preenchimento do requerimento de inscrição e pagamento da taxa de inscrição, devendo o candidato enviar o currículo para o do Coordenador Técnico, indicado no item 16 deste edital. Na FATESG, mediante preenchimento do requerimento de inscrição e pagamento da taxa de inscrição, devendo o candidato enviar o currículo para o do Coordenador Técnico, indicado no item 16 deste edital. INFRAESTRUTURA FÍSICA Sala de aula, climatizada, com cadeiras, recursos didáticos: projetor multimídia (datashow) e Quadro branco interativo. COORDENAÇÃO Técnica: Alessandro Caetano Neves Fone: (62) Coordenação Acadêmica e Administrativa: alessandrocn.senai@sistemafieg.org.br Elizabeth Maria de Souza

11 Fone: (62) INVESTIMENTO 20 parcelas de R$ 440,00. A partir da segunda parcela, para os pagamentos efetuados até o dia 10 de cada mês, será concedido desconto de 10%, a título de pontualidade. Goiânia, Abril de Comissão de Seleção

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PRÁTICAS DE GESTÃO COM PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PRÁTICAS DE GESTÃO COM PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM PRÁTICAS DE GESTÃO COM PESSOAS A Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial FATESG, oferta a especialização de pós-graduação Lato Sensu MBA em Práticas de

Leia mais

Descrição Gestão Logística Objetivos

Descrição Gestão Logística Objetivos Descrição O crescimento observado na circulação de mercadorias no âmbito regional e a especialização necessária para atender essa demanda, exigem a capacitação de gestores e técnicos que saibam gerenciar

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 1 - JUSTIFICATIVA A gestão do fluxo de valor agregado pelas organizações exige contemplar toda a cadeia de suprimentos de forma a identificar e

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRUTURAS DE AÇO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRUTURAS DE AÇO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRUTURAS DE AÇO A de Goiânia, em parceria com PRZ Engenharia de Estruturas, com o apoio da ABECE e da ABCEM, trazem para Goiânia/GO a terceira edição do curso de pós-graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS Disciplina TURMA 2015/2 Segunda e Quarta - Unidade BUENO COORDENADOR: Profa. Camen Rizzotto da Trindade CH

Leia mais

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO Ingresso agosto 2010 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Franquias. Carga Horária e Duração

Pós-Graduação em Gestão de Franquias. Carga Horária e Duração Pós-Graduação em Gestão de Franquias Público - Alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Público-alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

Pós Graduação em Gestão de Franquias

Pós Graduação em Gestão de Franquias Pós Graduação em Gestão de Franquias Público - alvo Indicado para profissionais, gestores, consultores e empreendedores ligados direta e indiretamente com negócios de franchising. Objetivo do Curso Preparar

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Índice Quem é o Gestor de Negócios?... Qual a duração do curso?... Quais os objetivos do curso?... E os campos de atuação?...

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL

MBA GESTÃO EMPRESARIAL MBA GESTÃO EMPRESARIAL 1. APRESENTAÇÃO Ter uma gestão competente é diferencial para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Para isso, os gestores necessitam cada vez mais de conhecimentos

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Apresentação CAMPUS IGUATEMI Previsão agosto Turma 10 --> Inscrições em Breve *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESEMVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

MBA EM GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

MBA EM GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: Marcos Hollerweger COORDENAÇÃO DA FACULDADE: Jehan Carla Zunino Luckmann COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: Luciana

Leia mais

Especialização em Negócios e Finanças

Especialização em Negócios e Finanças Especialização em Negócios e Finanças Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Nova Turma -->Turma02 *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em

Leia mais

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Aplicada às Organizações da Pos Global visa à formação profissional de

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios de Varejo

MBA em Gestão de Negócios de Varejo MBA em Gestão de Negócios de Varejo Início em 28 de Abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 23.760,00 À vista com desconto: R$ 21.859,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO EM SAÚDE Unidade

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc.

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. 1 OBJETIVOS: Conduzir

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2014 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão e Marketing Digital é um curso destinado às empresas

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e)

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) : CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresaria (EMP); Meio-Ambiente, Petróleo

Leia mais

Objetivo do Curso. Oportunidade. Carga horária e duração. Processo Seletivo

Objetivo do Curso. Oportunidade. Carga horária e duração. Processo Seletivo Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Público-alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO LEGISLATIVA 1. OBJETIVO DO CURSO Esse curso tem por objetivo a formação

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS GESTÃO PÓS-MBA EMPRESARIAL 2016 TURMA 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-MBA EM INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL TURMA 07 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O Pós-MBA é um programa de ensino estruturado para profissionais experientes

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11 Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás Projeto IV.11 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: MARCOS HOLLERWEGER COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: RONALDO

Leia mais

MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais

MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais Pós-graduação lato sensu MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais 8ª turma Organização Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Código: 150 Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas.

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO O presente curso é composto de quatro módulos, a saber: MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO IV Gestão de Pessoas para Logística, com duração de 220 horas. Gestão Empresarial

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS Função: Gestão de Atividades Financeiras 1. Analisar índices e projeções financeiras.

Leia mais

Pós-Graduação em Design Estratégico

Pós-Graduação em Design Estratégico Pós-Graduação em Design Estratégico Público-alvo Indicado para profissionais com formação em Design, Arquitetura, Moda ou gestores e empreendedores que estejam buscando novas formas de gestão orientadas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA

Leia mais

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida!

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Pósgraduação 2016 O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Estamos na era do conhecimento: não existe mais data para encerrar os estudos para atender a um mercado em constantes mudanças. Para

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF Valor da inscrição: R$ 20,00; Critério de avaliação: Prova de redação com dois temas propostos; Desconto Pontualidade nos cursos: Matutino 15% / Noturno 10%;(descontos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma)

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS EM PARCERIA COM O SENAI CRICIÚMA DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE: Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Automação A Faculdade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR JÚNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil Coordenação Acadêmica: Pedro de Seixas Corrêa, MSc OBJETIVOS: O curso de pós-graduação lato sensu MBA

Leia mais

MÓDULO II - Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE PROCESSOS OPERACIONAIS

MÓDULO II - Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE PROCESSOS OPERACIONAIS II. 1 PROCESSOS DE SUPRIMENTOS Função: Processos Operacionais de Suprimentos 1. Analisar os diversos tipos de fornecedores quanto às suas características produtivas, técnicas, tecnológicas e econômicas,

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL SEJAM BEM-VINDOS CALOUROS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Carga horária total do curso: 2800 horas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing e Design Digital

Pós-Graduação em Marketing e Design Digital Pós-Graduação em Marketing e Design Digital Início em 30 de abril de 2016 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 18.130,00 À vista com desconto: R$ 16.679,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis e SENAI/SC em São José EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis e SENAI/SC em São José EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis e SENAI/SC em São José EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis,

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e)

MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) MBA em Tecnologia da Informação: Executivo (MBTI-e) CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresaria (EMP); UNIDADE: CENTRO: Centro

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

UNIVERSIDADE CORPORATIVA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUADA SUBPROGRAMA ESPECIALIZAÇÃO ESTRATÉGICA - CURSO FECHADO

UNIVERSIDADE CORPORATIVA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUADA SUBPROGRAMA ESPECIALIZAÇÃO ESTRATÉGICA - CURSO FECHADO UNIVERSIDADE CORPORATIVA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUADA SUBPROGRAMA ESPECIALIZAÇÃO ESTRATÉGICA - CURSO FECHADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Procedimentos para Participação A Universidade

Leia mais

Funções de uma Organização. Funções de uma Organização. Áreas Funcionais. Áreas Funcionais. Áreas Funcionais FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VI

Funções de uma Organização. Funções de uma Organização. Áreas Funcionais. Áreas Funcionais. Áreas Funcionais FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VI Funções de uma Organização FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VI As funções representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organização. Cada função é realizada dentro de uma organização

Leia mais

Habilidades Técnicas Gerenciais

Habilidades Técnicas Gerenciais Habilidades Técnicas Gerenciais Objetivos Discutir e desenvolver a habilidade de liderança de pessoas, a partir do contexto gerencial, com ênfase na motivação e comprometimento das equipes, refletindo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com 1. Introdução Após décadas de incontáveis promessas sobre como aumentar à produtividade e qualidade de software,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2016 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva: (51) 3218-1380

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

MBA Executivo em Saúde

MBA Executivo em Saúde ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 MBA EXECUTIVO

Leia mais

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais Tempo de realização do MBA: 18 meses Investimento: R$179,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF) Ou Investimento: R$ 219,00 (acesso ao portal na internet,

Leia mais

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção1) Segunda a sexta 9h às 21h Sábado 9h às 13h candidato@espm.br www.espm.br

Leia mais

Oportunidades em Destaque:

Oportunidades em Destaque: Oportunidades em Destaque: Cargo: COORDENADOR DE TI Código da Vaga: 2199 Salário: R$ 2.200,00 Horário: Comercial (Segunda a sábado) PRINCIPAIS ATIVIDADES: CRIAR E ACOMPANHAR ROTINAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1121 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1121 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 02/02/2012-17:41:41 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1121 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1.

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DOCENTE IMED Com objetivo de consolidar sua missão de proporcionar um centro de excelência acadêmica para formação de sujeitos capazes de compreender e transformar a realidade

Leia mais

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

REGULAMENTO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

REGULAMENTO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 1 OBJETIVO Definir as premissas para captação, seleção e contratação de recursos humanos, objetivando suprir as demandas das vagas previstas no Instituto Sócrates Guanaes ISG, incluídas aquelas oriundas

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

Área: Educação. Curso: Especialização lato sensu em Gestão Educacional. Apresentação: Público alvo: Objetivo: Carga horária: Horário:

Área: Educação. Curso: Especialização lato sensu em Gestão Educacional. Apresentação: Público alvo: Objetivo: Carga horária: Horário: Área: Educação Curso: Especialização lato sensu em Gestão Educacional Apresentação: A Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) por meio da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação oferece o Curso de

Leia mais

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre)

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Aplicações da Estatística na Transmitir conceitos e técnicas de gestão de projetos, relevantes desde a concepção, desenvolvimento e entrega dos resultados

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE 2015/1 EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº.

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE 2015/1 EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº. EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº. 1/2015 A FACULDADE MURIALDO, localizada em Caxias do Sul, torna pública a abertura do processo seletivo de

Leia mais

MBA 2010 - Gestão de Projetos

MBA 2010 - Gestão de Projetos MBA 2010 - Gestão de Projetos Objetivos O objetivo do MBA em Gestão de Projetos é formar e desenvolver quadros gerenciais para empresas privadas, públicas e terceiro setor, especializados na gestão de

Leia mais

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Projeto Básico (pdf) A Gerência de Sistemas GESIS, da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento e Documentação- GGCON, tem como objetivo Implantar

Leia mais