Manual Joomla! Step by Step

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Joomla! Step by Step"

Transcrição

1 Manual Joomla! 1 Manual Joomla! Step by Step WebMarketing & Comércio Electrónico Teresa Guarda & Filipe Pinto

2 2 Joomla! JOOMLA! O Joomla! é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL. É um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a (em 01 de Setembro de 2010); a sua última versão legada é a O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, tendo recebido o "Linux Awards". O que é um CMS Um CMS é um sistema gestor de websites, portais e intranets, que integra as ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real. Necessitando apenas de um computador ligado à Internet. Tem uma interface e modo interacção simples e intuitiva. Para casos simples (criar e publicar): não necessita de programação de código, permite estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação, permite criar a estrutura de suporte para publicação e disponibilização de conteúdos na web, permite criar e gerir conteúdos, permite integrar e automatizar os processos que suportam a distribuição de conteúdos na net. Ciclo de vida dos conteúdos

3 Manual Joomla! 3 O Joomla! é utilizado para a construção desde sites simples, blogs até complexos portais empresariais, como é o caso de sites de: Empresas de pequeno porte Pessoais Governamentais Intranet e Extranet corporativa Educacional Comércio Electrónico Portal de comunidades Sites de revistas Sites de jornais Sites académicos Termos mais utilizados Nos termos mais utilizados devemos referenciar o Front End e o Back End. 1. Front End Front End é o próprio site, ou seja, é o local acedido pelos visitantes e/ou utilizadores. 2. Back End O Back End é a área administrativa que também pode ser chamado de painel de controlo ou painel de administração. É onde todas as configurações do site são realizadas.

4 4 Joomla! Características O Joomla é baseado a 100% em software livre, apresentando as seguintes características: Código aberto (Licença GPL); Sistema simples de fluxo de aprovação; Arquivo para conteúdo não utilizados (Lixo); Gestão de banners; Sistema de publicação para o conteúdo; Sumário de conteúdo no formato RSS; Procura optimizada (qualquer palavra registada); Frontend já traduzido em várias línguas; Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes; Hierarquia para grupos de utilizadores; Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados); Editor de conteúdo WYSIWYG; Sistemas de índices de avaliação; Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções). Compatibilidade com versão anterior Níveis de acesso Baseado em regras ACL (Access Control List) o Joomla oferece aos utilizadores 6 níveis de acesso, sendo eles os seguintes: Super Administrador Administrador Gestor para o Back End Director Editor Autor Utilizador registado para o Front End

5 Manual Joomla! 5 INSTALAR JOOMLA! LOCALMENTE Para instalar o Joomla! Localmente é necessário ter instalado o servidor, neste optou-se pelo WampServer, devido à sua estabilidade e facilidade de instalação. A versão actual do WampServer é 2.0i conforme o site do Fabricante ( Requisitos para a instalação do Joomla: Possuir um servidor web (apache) Sistema bases de dados (mysql) Linguagem (PHP) Instalar o Joomla! Para que possamos instalar o Joomla! precisaremos do pacote de instalação do mesmo, que está disponível para download na sua ultima versão (1.5.18) Por default instalámos o WampServerno diretório c:\wamp, dentro desse directório existe uma pasta com o nome WWW que é a pasta a ser acedida quando digitamos a url Siga os seguintes passos: 1. Aceda à pasta c:\wamp e crie uma pasta com o nome joomla (pode ser um nome da sua preferência, neste caso vamos usar o sugerido).

6 6 Instalar Joomla! Localmente 2. Com o arquivo compactado contendo a instalação do Joomla (Joomla_ Stable- Full_Package), iremos extrair todos os arquivos para dentro da pasta c:\wamp\www\joomla ficando da seguinte maneira: 3. No seu browser escreva e automaticamente seremos redireccionados para a instalação do Joomla.

7 Manual Joomla! 7 4. Na primeira janela iremos seleccionar o idioma de instalação. Após seleccionar nosso idioma Português (PT-PT) clicamos no botão «Seguinte» que se encontra na canto superior direito. 5. Certifique-se que a verificação se a pré-instalação está com todos os itens indicando SIM, como na imagem abaixo. Para prosseguir clique em «Seguinte».

8 8 Instalar Joomla! Localmente 6. Na janela da Licença, clique em «Seguinte». 7. Passemos para a parte mais importante da instalação do Joomla, que é a configuração da Base de Dados. Vamos necessitar das informações criadas anteriormente: Nome do Servidor, Utilizador, Password e Nome da Base de Dados. 7.a) Coloque suas configurações conforme a imagem abaixo:

9 Manual Joomla! 9 7.b) Clique em «Seguinte» 8. Passamos para as configurações de FTP, por se tratar de um servidor web loca pode deixar as configurações com o Default ou seja FTP desactivado conforme imagem abaixo e clique o botão «Seguinte». 9. Chegámos finalmente à configuração do nosso site joomla, onde iremos definir o nome do site, o do administrador do site e também a password para o administrador. Estes dados poderão ser alterados posteriormente. a. No exemplo atribua o nome de Joomla Start ao site, nos campos de e password atribua um válido e uma password que seja do meu agrado.

10 10 Instalar Joomla! Localmente b. Mais baixo, existe um item perguntando se deseja ou não realizar a instalação de dados de exemplo. Como estamos instalando a partir do zero é muito recomendado que estejamos instalando os dados, para isso simplesmente clique no botão Clique para instalar os dados de exemplo. Feito isso: Clique em «Seguinte» para finalizar a instalação do Joomla. 10. Aparece uma mensagem de parabéns. Mas ainda não está tudo pronto.

11 Manual Joomla! Para que comece a funcionar precisamos ir até a pasta onde estão os arquivos do Joomla e alterar o nome da pasta Installation. Alteer o nome da pasta Installation para Installation_, pois caso tenha algum problema futuramente e precise de reinstalar o Joomla, basta renomear novamente a pasta para Installation possibilitando assim a reinstalação completa do Joomla. ACESSO FRONT END DO SITE JOOMLA Neste momento para ter acesso ao site Joomla basta clicar no canto superior direito no botão Ou em alternativa, na barra de endereço do seu browser escrever O resultado será:

12 12 Acesso Back End do site Joomla Este é um dos temas Default do Joomla. Deve estar a questionar-se, porquê tantos conteúdos se ainda não inserimos nada? Este é um conteúdo que vem por default para que possamos ir ajustando conforme as nossas necessidades. ACESSO BACK END DO SITE JOOMLA Na barra de endereço do seu browser escrever O resultado será: Vamos entrar como administrador do site: 1. Escreva no nome de utilizador admin 2. Na password a que definíu anteriormente.

13 Manual Joomla! Clique em «Login» ou pressione a tecla «Enter»

14 14 Traduzir o Inteface de Admiistração do Joomla TRADUZIR O INTEFACE DE ADMIISTRAÇÃO DO JOOMLA Pretende-se a tradução do interface de administração do joomla para Português PT, para tal, aceda ao seu site Joomla em modo administrador, ter em atenção que o WampServer tem que estar a funcionar. Passos a seguir: 1. Precisamos agora, do pacote de tradução pt-pt_joomla_lang_admin De seguida, iremos utilizar um dos menus superiores. Clique em Extensions -> Install / Uninstall 3. Em Package File aponte para o local onde fez o download do ficheiro 4. Clique em «Upload File & Install» Se tudo ocorreu bem, lhe aparecerá uma mensagem igual a exibida na mensagem abaixo:

15 Manual Joomla! Para activarmos a tradução devemos ir até Extensiona -> Language Manager Em Administrator aparece agora também o português: Após seleccionado, devemos clicar sobre a estrelinha superior direito para activar o idioma seleccionado. que se encontra no canto

16 16 Traduzir o Site do Joomla TRADUZIR O SITE DO JOOMLA Pretende-se a tradução do site do joomla para Português PT, para tal, aceda ao seu site Joomla em modo administrador. Passos a seguir: 1. Precisamos agora, do pacote de tradução pt-pt_joomla_lang_site _pacote.e_v1_cjpt. 2. De seguida, iremos utilizar um dos menus superiores. Clique em Extensions -> Install / Uninstall 3. Em Package File aponte para o local onde fez o download do ficheiro Se tudo ocorreu bem, lhe aparecerá uma mensagem igual a exibida na mensagem abaixo: 4. Para activarmos a tradução devemos ir até Extensões-> Gestor Idiomas Em Site aparece agora também o português: Após seleccionado, devemos clicar sobre a estrelinha superior direito para activar o idioma seleccionado. que se encontra no canto PAINEL DE CONTROLO

17 Manual Joomla! 17 Serve para adicionar novos artigos Serve para administrar os artigos já publicados. Serve para Administrar a Página Inicial do Joomla (parte a que os visitantes têm acesso). Serve para Administrar as secções já criadas / criar novas secções. Serve para Administrar as categorias já criadas / criar novas categorias. Serve para Administrar todo o conteúdo multimédia do site (vídeos, imagens, áudio, arquivos, etc..). Serve para Administrar os menus do site. Serve para Administrar os idiomas do Site e do Painel Administrativo. Serve para Administrar os utilizadores registados / criar novos utilizadores. Serve para Administrar as configurações do Joomla. HIERARQUIA DO JOOMLA Os conteúdos do Joomla são organizados numa hierarquia de três níveis: Secções, Categorias e Conteúdos. É recomendado que planeie a estrutura do seu site, de forma a evitar problemas futuros de reorganização. Para além dos três níveis, há também o conteúdo estático que serve como

18 18 Hierarquia do Joomla documentação caso tenha tiver um texto com política de privacidade, Sobre a Empresa ou outro texto que não precisa ser modificado ou gerido. Podemos considerar a secção como sendo o tema abrangente. Dependendo do conteúdo geral do seu site, pode criar uma secção para Blogs, ou ser mais específico e criar uma secção de Marketing. Dentro deste tema abrangente, terá alguns assuntos específicos e isto pode ser representado pela categoria. Vamos utilizar o exemplo da secção de Marketing, abaixo desta poderíamos criar uma categoria de Web Marketing, Geo Marketing e Mobile Marketing. Serão três categorias dentro de uma secção. Por último, o conteúdo será o texto a ser escrito e publicado. Marketing Esta é a forma de gerir os textos escritos no Joomla. Esta divisão é utilizada para uma boa navegação do site e também para definir parâmetros de acesso ou estilo específico para cada secção. Web Marketing Organizando esta hierarquia vai poder utilizar os recursos disponíveis do Joomla de forma adequado Geo Marketing Mobile Marketing

19 Manual Joomla! 19 GESTÃO DE SECÇÕES, CATEGORIAS E ARTIGOS Criar secções As secções e categorias são os itens fundamentais para que tenhamos um site bem organizado. Para as criar, aceda ao seu site Joomla em modo administrador, ter em atenção que o WampServer tem que estar a funcionar. Para criar uma secção, clique sobre o botão «Secções» para aceder à área de gestão de secções, onde estarão todos os itens já criados anteriormente ou existentes. Neste caso existem apenas as pré-definidas Iremos criar uma secção chamada Marketing. Siga os seguintes passos: 1. Para criar uma nova Secção, clicar sobre o botão «Novo» que se encontra no canto superior direito.

20 20 Gestão de secções, categorias e artigos Aparece a seguinte janela, que passo a descrever: Título: Utilizamos para colocar o nome da Secção. Alternativo: Geralmente por opção própria insiro o mesmo conteúdo que o Titulo sem acentuação (iremos ver mais adiante quando tratarmos de URLs amigáveis). Publicado: Se a Secção estará Publicada ou não. Nivel de acesso: Trata-se de uma hierarquia na qual definimos quem terá acesso a determinada secção. Imagem: Podemos seleccionar uma imagem que identificará a secção. Posição da Imagem: Refere-se à posição da imagem seleccionada na opção Imagem (item superior) na qual veremos mais adiante também. Descrição: Se deseja ter algo mais organizado, insira uma breve descrição.

21 Manual Joomla! Preencha os campos como indicado na imagem seguinte: 3. Clique em «Guardar»

22 22 Gestão de secções, categorias e artigos Ao guardar somos automaticamente redireccionados para a área administrativa de secções onde está sendo exibida uma mensagem de Secção guardada: Criar categorias Tendo a Secção criada vamos criar 3 novas categorias que fazem parte da secção Marketing. Para tal: 1. No menu clique em sobre Site -> Painel de Controlo

23 Manual Joomla! No painel de controlo clique sobre a opção Categorias. 3. Clique sobre o botão «Novo» 4. No título escreva Web Marketing 5. Na secção escolha a opção Marketing 6. Guarde as alterações 7. Crie mais duas categorias (na secção Marketing), uma de nome Geo Marketing e outra de nome Mobile Marketing. Mover categorias De forma a facilitar a organização das secções e categorias que já estavm criadas anteriormente, vamos mover todas as categorias, com excepção das que acabámos de criar, para a secção About Joomla!, para tal: 1. Seleccione todas as categorias a mover:

24 24 Gestão de secções, categorias e artigos 2. Clique no botão «Mover» 3. Seleccione a categoria About Joomla! 4. Clique em «Guardar»

25 Manual Joomla! 25 Eliminar artigos Vamos eliminar os artigos excedentários, para tal: 1. No menu seleccione Artigos -> Gestor de artigos 2. Seleccione todos os artigos 3. Elimine-os clicando em «Lixeira» Esvaziar lixeira de artigos Ao enviar os artigos para a lixeira, eles ficam guardado no lixo, sendo possível a sua posterior recuperação. Para esvaziar a lixeira: 1. No menu seleccione Artigos -> Lixeira de artigos 2. Seleccione todos os artigos e clique em «Eliminar» 3. Confirme a eliminação: Eliminar categorias Vamos eliminar todas as categorias com excepção das por si criadas. No gestor de categorias, seleccione-as e elimine-as. Caso ainda tenha caregorias com artigos, primeiro terá que os enviar para a lixeira, e de seguida eleminá-los da lixeira.

26 26 Gestão de secções, categorias e artigos E o resultado: Criar Artigos Para criar um novo artigo clicar sobre o botão «Criar Artigo» no painel de controlo.

27 Manual Joomla! Campos componentes do artigo Titulo: campo para inserir o título do artigo, o título que será publicado. Alternativo: Por sugestão, deixe tudo em minúsculas e substituo o espaço por ( veremos para que serve mais adiante ). Secção: Selecionaremos a secção pretendida. Publicado: Como o próprio nome diz, se deseja que esse artigo esteja visível ou não para os visitantes do site. Página Principal: Selecionando a opção não, o artigo não será destacado na página principal do site, aparecerá apenas se clicarmos num determinado menu ou item que tenhamos definido em Secção e Categoria. Selecionando a opção sim, além de aparecer numa determinada secção/categoria aparecerá também na página principal página principal. Categoria: Selecionaremos a categoria pretendida.

28 28 Gestão de secções, categorias e artigos 2. Editor de texto Área para realizarmos a edição de texto, imagens, tabelas, etc.. É a parte principal da inserção/edição de artigos. Que tem as seguintes funções: Coloca a negrito o texto seleccionado. Coloca a itálico o texto seleccionado. Sublinha o texto seleccionado. Rasura o texto seleccionado. Opções de alinhamento de texto seleccionado. Inserção de marcas de parágrafo. Numeração de parágrafos. Diminuir avanços. Aumentar avanços. Inserir Hiperligações Remover um Hiperligações Serve para Inserir Ancoras

29 Manual Joomla! 29 Serve para Inserir/Editar Imagens mediante url Limpar código fonte (HTML) Botão de Ajuda Serve para adicionar o artigo mediante utilização de programação HTML Estes botões servem para algumas opções mais avançadas, inserção de linhas verticais, subscripts, caracteres especiais. Logo abaixo do editor: Imagem: Serve para realizar upload de uma imagem para o servidor ou seleccionar uma já existente. Quebra de Pagina: Inserir quebra de página. Continuar: Inserir uma hiperligação no estilo Leia Mais, utilizada quando há uma introdução chamando ao artigo. Alternar Editor: Ao clicar o editor irá alterar entre Editor Visual e Editor de Código (HTML).

30 30 Gestão de secções, categorias e artigos 3. Parâmetros do artigo Autor: Como o próprio nome diz, quem criou o artigo. Pseudónimo do autor: Caso tenha retirado o artigo de alguma fonte externa ou um outro autor que não seja membro da administração do site tenham enviado/criado pode inserir seu nome aqui. Nível de acesso: Se o artigo será aberto para todos os visitantes ou apenas os utilizadores registados terão acesso ao mesmo Data de Criação: Data em que o artigo foi criado. (editável) Iniciar Publicação: Data em que o artigo entrará em vigor.) Este campo é importante já que podemos selecionar a data em que o artigo será publicado. Terminar publicação: Data em que o artigo deverá sair de publicação, ou se permanecerá sempre publicado. Passemos à explicação dos Parâmetros do Artigo através da criação do mesmo, preencha os campos como indicado na página que se segue:

31 Manual Joomla! 31 Para alterarmos o nome, o pseudónimo e a data devemos alterar os seguintes campos: No Front End do site o artigo irá aparecer referenciado da seguinte forma:

32 32 Gestão de secções, categorias e artigos 4. Parâmetros avançados Passemos para os parâmetros avançados. Vamos fazer alterar o parâmetro Exibir título para Não: Exibir Título: Usar Geral Sim Não Seleccionando as opções Usar Geral e Sim o Titulo do artigo será exibido. Seleccionando a opção Não o Titulo do artigo não será exibido.

33 Manual Joomla! 33 Títulos com Hiperligação: Usar Geral Sim Não Seleccionando as opções Usar Geral e Sim o Titulo estará no formato de Hiperligação ou seja, ao clicar sobre o título será redireccionado ao artigo em questão. Seleccionando a opção Não o Titulo permanecerá da forma normal (sem Hiperligação). Texto Introdutório: Usar Geral Ocultar Exibir O texto introdutório é responsável por exibir ou não uma pequena introdução na parte frontal do site (seria como uma descrição breve do artigo, noticia, etc..). Temos as seguintes opções: Seleccionando as opções Usar Geral / Exibir o texto introdutório será exibido na parte frontal do site. Seleccionando a opção Ocultar o texto introdutório não será exibido na parte frontal. Nome da secção: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando as opções Usar Geral e Ocultar o nome da secção não será exibido. Seleccionando a opção Exibir o Nome da secção correspondente ao artigo será exibido. Hiperligação no nome da secção: Usar Geral Sim Não Seleccionando as opções Usar Geral e Sim o Nome da secção será disponibilizado como Hiperligação fazendo com que o visitante que clicar sobre o nome será redireccionado a uma listagem de todos os artigos / conteúdos referentes aquela secção. Seleccionando a opção Não o nome da secção será exibido de maneira normal, sem hiperligação. Nome da Categoria: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando as opções Usar Geral e Ocultar o nome da categoria não serão exibidos. Seleccionando a opção Exibir o Nome da categoria correspondente ao artigo será exibido.

34 34 Gestão de secções, categorias e artigos Hiperligação no nome da categoria: Usar Geral Sim Não Seleccionando as opções Usar Geral e Sim o Nome da secção será disponibilizado como Hiperligação fazendo com que o visitante que clicar sobre o nome será redireccionado a uma listagem de todos os artigos / conteúdos referentes aquela categoria. Seleccionando a opção Não o nome da categoria será exibido de maneira normal, sem hiperligação. Avaliação de artigos: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando as opções Usar Geral e Ocultar não será exibido um item onde permite os membros darem uma nota avaliando o conteúdo do artigo / conteúdo em questão. Seleccionando a opção exibir terá o item exibido. Nome de autor: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando as Opções Usar Geral e Exibir o Nome do autor do artigo será exibido. Seleccionando a opção Ocultar o nome do Autor não será exibido. Data e Hora de Criação: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando Usar Geral e Exibir a data e hora da criação do artigo / conteúdo será exibido. Seleccionando Ocultar a Data e hora não será exibido. Data e Hora de Modificação: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando as opções Usar Geral e Exibir será exibida uma Data e Hora no final de seus artigos / conteúdo constando os dados da ultima actualização / edição realizada. Seleccionando a opção Ocultar Não será exibido a Data e Hora de Modificação

35 Manual Joomla! 35 Ícone PDF: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando Usar Geral e Exibir será exibido um ícone de PDF no canto superior direito que te permite converter o artigo em questão em um arquivo PDF (Adobe). Seleccionando Ocultar não será exibido tal ícone em questão. Ícone de Impressão: Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando Usar Geral e Exibir será exibido um ícone de impressão no canto superior direito que lhe permite imprimir o artigo em questão. Seleccionado Ocultar não será exibido tal ícone em questão. Ícone de Usar Geral Ocultar Exibir Seleccionando Usar Geral Exibir será exibido um ícone no canto superior direito que lhe permite enviar um aos seus amigos informando sobre tal artigo em questão. Seleccionando Ocultar não será exibido o ícone em questão. Exemplo das opções acima: Idioma do conteúdo: Lista os idiomas que temos instalado (Conforme informações anteriores sobre tradução do joomla). Referências chave: Uma palavra-chave para identificar o artigo / conteúdo em questão. Texto alternativo a continuar: Refere-se ao Texto introdutório. 5. Informação de metadados As Informações de Metadados são informações para os motores de pesquisa (Google, Yahoo, etc..).

36 36 Gestão de secções, categorias e artigos Descrição: Insira uma descrição breve sobre o artigo / conteúdo. Palavra-chave: Insira palavras que possam identificar o artigo / conteúdo (as mesmas funções que as tags ) Robôs: Palavras-chave para os robôs de busca Autor: Nome do autor do artigo / conteúdo

37 Manual Joomla! 37 Inserir imagem Antes de inserir a imagem, coloque o cursor na linha abaixo do último parágrafo. Para inserir uma imagem, abaixo do corpo do artigo clique no botão, deve então: 1. Clicar em «Carregar» 2. Seleccione a imagem emarkting.jpg da pasta em que guardou 3. Clique no botão «Iniciar carregamento» 4. Seleccione a imagem 5. Clique no botão «Inserir» 6. Alinhe a imagem ao centro 7. Não se esqueça de guardar o artigo.

38 38 Menus MENUS Para gerir os menus, no painel de controlo seleccione a opção Menus. Ficando disponibilizado o Gestor de Menus. Eliminar menu No gestor de menus elimine os menus Resources, Example Pages e Key Concepts. Para tal, seleccione-os individualmente e elimine-os. Alterar título Para alterar as especificações de menu: 1. Clique sobre o menu Main Menu para alterar o título para Menu Principal e acertar a descrição

39 Manual Joomla! Guarde as alterações em «Guardar». Gerir itens do menu Para gerir os itens do menu principal, clique em itens de menu. Aparece o gestor de itens de menu referente ao menu principal:

40 40 Menus Vamos reaproveitar o menu e fazer algumas alterações: 1. Edite o iten Home 2. Altere os campos título e alternativo como indicado: 3. Guarde as alterações 4. Edite o item User Menu 5. Faça as seguintes alterações: 6. Guarde as alterações

41 Manual Joomla! Elimine os itens indicados do menu principal, pode recuperá-los posteriormente em caso de necessidade: Criar menu Passemos à criação do menu Marketing: 1. Clique em «Novo» 2. Preencha como indicado: 3. Guarde o menu

42 42 Menus Criar iten de menu Para criar um iten no menu Marketing: 1. Seleccione na linha do iten Menu principal, o icon da coluna Itens de Menu 2. Clique em «Novo» que se encontra no canto superior direito, aparecendo todas as opções existentes. 3. Clique em Artigos 4. Seleccione Categoria\Visualização de categoria em lista O Joomla possui 4 grandes grupos de ítens de menu: Hiperligação Interna: O grupo permite ter acesso a artigos, secções, categorias e componentes. O primeiro ítem do grupo é Artigos. Ao clicar na opção Artigo terá acesso a todas as possibilidades de links relacionados a conteúdo. Todos os outros itens a partir de Contatos são relativos a componentes. Hiperligação Externa: Utilizado para criar links para websites externos e ou conteúdos específicos. Por exemplo, uma hiperligação para o Facebook será um link para um website externo.

43 Manual Joomla! 43 Separador: Este Item cria um separador no menu. Alternativo: Este Item de Menu Item cria uma ligação a um Item de Menu existente. Isto levará à configuração de parâmetros do Item de Menu alvo. 5. Preencha como indicado e não de se esqueça de guardar: No menu é mostrada a hierarquia: Na prévisualização poderá verificar as alterações:

44 44 Menus 6. Repita os passos antriores (do ponto 2 ao 5) para criar o iten Geo Marketing:. 7. Repita os passos antriores (do ponto 2 ao 5) para criar o iten Mobile Marketing: Clique em Ordenar para ordenar a ordem do itens e clique na disquete para guardar as alterações.

45 Manual Joomla! 45 Activar módulos Já criamos o menu Marketing, mas se previsualizarmos o site não aparece publicado. Existe uma justificação, o joomla baseia se em módulos, ao criarmos um novo menu, é criado automaticamente um módulo do tipo mod_mainmenu que ao ser criado fica desactivado por defeito. Para activar o módulo, seleccione no menu Extensões -> Gestor de Módulos. Localize o nome Marketing e clique sobre o ícone em vermelho, que o irá activar.

46 46 Menus Repare que o menu não tem nenhum item! E o nome que aparece é menumkt. Alterar nome do módulo Vamos alterar o nome do módulo menumkt: 1. Clique sobre o nome módulo 2. Altere o título para Marketing

47 Manual Joomla! Guarde as alterações. 4. Edite o Main Menu e altere o título para Menu Principal. 5. Edite o User Menu e altere o título para Menu Utilizador. 6. Toque a ordem do menu Marketing com o Menu Principal.

48 48 Menus Criar ligação externa Vamos criar uma ligação externa como novo item do menu Marketing, para tal, deve voltar ao editor de menus: 1. Cicar em Items do menu 2. Clique em «Novo» 3. Seleccione Hiperligação Externa 4. Preencha como indicado: 5. Guarde as alterações 6. Repite os pontos 2, 3 e 4 mas desta vez para a hiperligação externa

49 Manual Joomla! Prévisualize e experimente a hiperligação, pode verificar que passa de imediato para o site especificado. Activar o artigo na página principal No gestor de artigos active o artigo Web Marketing clicando em Criar ligação externa embebida no site Se pretendermos que a página do Google apareça embebida no site devemos fazer as seguintes alterações: 1. Edite o item 2. Clique em «Mudar Tipo»

50 50 Menus 3. Seleccione a opção Embrulho Web 4. Altere os parâmetros: 5. Guarde as alterações 6. Visualize e experimente 7. Faça a mesma alteração para a hiperligação externa MKT Portugal Menu Top Para gerir o menu de topo siga os seguintes passos: 1. Em Menus seleccione a opção Top Menu 2. Envie para a lixeira os itens indicados:

51 Manual Joomla! Edite o item About Joomla e faça as seguintes alterações: a. Altere o título e o nome alternativo: O resultado será: UTILIZADORES Para que possamos criar, editar, excluir utilizadores teremos no painel de controlo seleccionar a área de membros. Note que temos apenas 1 utilizador registado, o Administrador (admin).

52 52 Utilizadores Criar novo utilizador Para criarmos um novo utilizador: 1. Clicar em «Novo». Analisemos os detalhes do utilizador: Nome: Nome completo do utilizador Nome de Utilizador: Nome abreviado, apelido, ou simplesmente um nome qualquer com o qual o utilizador irá fazer login. válido do utilizador Nova Senha: Registar a Senha Verificar Senha: Digitar novamente a senha para confirmação Grupo: Selecionar a qual grupo o utilizador irá pertencer Bloquear Utilizador: se o utilizador está bloqueado no sistema ou não. Receber s do sistema: Se o utilizador irá receber s do sistema.

53 Manual Joomla! 53 O Joomla trabalha com a seguinte hierarquia de utilizadores: Registado: Um utilizador registado é um utilizador com ACL (Access Control List) com permissão para ver conteúdos restritos, porém sem nenhum acesso ao Backend do Joomla!. Autor: Um Autor é um utilizador Joomla! com ACL que permite ver conteúdos restritos, criar conteúdos. Editor: Um Editor é um utilizador Joomla! com ACL que permite ver conteúdos restritos, criar e editar conteúdos. Director: Um Publisher (ou Director) é um utilizador Joomla! com ACL que permite ver conteúdos restritos, criar, editar e publicar conteúdos. Administração área pública Gestor: Um Joomla! Manager ou Gestor pode publicar conteúdos como o Director e tem acesso ao Backend para gerir medias, menus, conteúdos, página inicial, componentes e ajuda. Administrador: Um Joomla! Administrator ou Administrador além de todas as funções do gestor pode gerir utilizadores, módulos, plugins, instalar/desinstalar extensões e checkin global. Super Administrador: Um Joomla! Super Administrator ou Super-Administrador além de todas as funções do Administrador pode gerir configurações, idiomas, templates, instalador de templates, instalador de idiomas e em massa.

54 54 Utilizadores Logo de seguida a nossa direita temos os Parâmetros do utilizador em questão: Idioma do Site: Idioma que o utilizador em questão utilizará no momento que fizer o login no site. Editor do utilizador: Define qual será o editor que o utilizador irá utilizar. Se não sabe qual escolher deixe como Default. Site de ajuda: Define de onde o Joomla irá buscar ajuda caso tenham duvidas. Fuso horário: Como o próprio nome diz, é onde definiremos o fuso horário padrão em nosso caso Lisboa. 2. Preencha os dados como indicado:

55 Manual Joomla! Guarde as alterações Menu Autenticação dos utilizadores Agora vamos ver os itens de menu relacionado com os utilizadores, passando pela autenticação, registo, recuperação de utilizador, reposição e utilizadores. No âmbito da autenticação, iremos criar uma página onde os utilizadores poderão aceder e realizar o login de uma forma simples e directa. Para tal: 1. No gestor de menus, no menu de utilizador, seleccione Itens de Menú 2. Clique em «Novo» 3. Selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Autenticar -> Visualização padrão de autenticação. 4. No Titulo escreva Autenticação e em Alternativo escreva autenticacao.

56 56 Utilizadores 5. Passemos para a configuração Básica dos Parâmetros que nesse caso são muitas e veremos por partes. Exibir o título da página de autenticação: Caso deseje exibir ou ocultar o título dado à página de autenticação. Título da página de inicio de sessão: Caso tenha selecionado a opção Exibir (item anterior) digite o título que deseja exibir aqui. Caso tenha selecionado a opção Ocultar pode deixar a mesma em branco. Endereço de Redirecionamento de Inicio de Sessão: Refere-se à página que será carregada após efectuada a autenticação. Observação: Se deixada em branco utilizará automaticamente a página principal de seu site / blog. Mensagem de inicio de Sessão em JS (JavaScript): Caso selecionada a opção e exibir, o utilizador ao fazer login tem acesso a uma pequena janela informando que a sessão foi inicializada com sucesso. Caso seja selecionada a opção Ocultar a mesma não exibirá nenhuma mensagem de confirmação.

57 Manual Joomla! 57 Descrição de inicio de sessão: Caso seja selecionada a opção de exibição, será exibido um texto introdutório que deverá ser inserido no campo abaixo. Caso seja selecionada a opção ocultar o mesmo não será exibido. Texto Descritivo de inicio de sessão: Caso selecione a opção exibir do item acima, você deve inserir uma pequena descrição ou introdução sobre a área restrita. Imagem de inicio de sessão: Selecione uma imagem que será exibida na página de autenticação de usuário. Lembrando que você pode estar inserindo sua imagem dentro da pasta ( images/stories ). Alinhar imagem de inicio de sessão: Caso selecione alguma imagem de inicio de sessão informe se a deseja alinhada a sua Esquerda ou Direita. Exibir o Titulo da página de fim de sessão: Exibe ou oculta o título da página ao finalizar a sessão.

58 58 Utilizadores Titulo da página de fim de sessão: Caso seja selecionada a opção exibir (item acima) insira aqui o título, caso não deixe- em branco mesmo. Endereço de Redirecionamento de fim de sessão: Insira um endereço para onde o c será encaminhado após a finalização da sessão, caso deixe em branco ele será redirecionado para a página principal do site / blog. Mensagem de fim de sessão em JS (JavaScript): Caso selecionada a opção e exibir, ao fazer logout abre-se uma pequena janela informando que a sessão foi finalizada com sucesso. Caso seja selecionada a opção Ocultar a mesma não exibirá nenhuma mensagem de confirmação. Descrição de fim de sessão: Caso seja selecionada a opção de exibição, será exibido um texto de despedida que deverá ser inserido no campo abaixo. Caso seja selecionada a opção ocultar o mesmo não será exibido. Texto Descritivo de fim de sessão: Caso selecione a opção exibir do item acima, deve inserir uma pequena despedida. Imagem de fim de sessão: Selecione uma imagem que será exibida na página de autenticação de utilizador. Alinhar imagem de fim de sessão: Caso selecione alguma imagem de inicio de sessão informe se a deseja alinhada à Esquerda ou Direita. 6. Após inseridas todas as configuração apenas nos resta guardar. Registar Utilizador O registo do utilizador é feito através do preenchimento de um formulário com os dados do utilizador. Para tal: 1. No painel de controlo clicar em Menus 2. No menu de utilizador seleccione Itens de Menú 3. Seleccione «Novo»

59 Manual Joomla! Seleccione a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Registrar -> Visualização padrão de registro. 5. No Titulo escreva Visualização Dados 6. Em Alternativo escreva visualizacao-dados: 7. Guarde as alterações Recordar utilizador O item recordar tem a função de nos lembrar qual é nosso nome de utilizador (Login), mostra um campo solicitando o que utilizou para se registar no site e enviará seu nome de utilizador (login) para o indicado. Para criar este item: 1. No painel de controlo clique em Menus 2. No menu utilizador clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo» 4. Seleccionare a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Recordar -> Visualização padrão de recuperação. 5. No Titulo escreva Recuperação e em Alternativo de recuperacao 6. Guarde as alterações Repor utilizador O item de Menu Repor tem praticamente a mesma função que o item anterior (Recuperação) mas neste item recuperarmos nossa palavra de acesso. Após a inserção do item ele mostrará uma página contendo um campo onde inserimos nosso endereço de (o mesmo utilizado no registo) e receberemos a palavra passe que tinhamos definido no registo.

60 60 Utilizadores 1. No painel de controlo clique em Menus 2. No menu utilizador clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo» 4. Seleccionare a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Repor -> Visualização padrão de reposição. 5. No Titulo escreva Reposição e em Alternativo de reposicao 6. Guarde as alterações 7. Elimine o item Your Details do menu de utilizador 8. Edite o menu Logout e altere os campos Título e Alternativo para Sair Menu utilizador O primeiro item, Visualização padrão de utilizador é uma página exibindo um texto de boas vindas. 1. No painel de controlo clique em Menus 2. No menu utilizador clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo» 4. Seleccionare a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Utilizador -> Visualização padrão de utilizador. 5. No Titulo escreva Utilizador e em Alternativo de utilizador 6. Terminando a configuração dos detalhes passamos a configuração Básica dos Parâmetros, que é apenas uma caixa de texto onde deverá digitar o texto contendo boas vindas ao seu visitante.

61 Manual Joomla! Como a mensagem só deve aparecer aos utilizadores registados seleccione a opção Registado: 8. Guarde as alterações Formulário de Utilizador. Este item de menu permite ao utilizador editar os detalhes da sua conta, alterar a palavra passe, indicar preferências de idioma para o site e área de administração, bem como o fuso horário. Nota: Utilizadores com permissões de publicação poderão ainda escolher o seu editor. Utilizadores com direitos de administração poderão ainda escolher o site de ajuda para utilização na área de administração. Siga os seguintes passos: 1. No painel de controlo clique em Menus 2. No menu utilizador clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo»

62 62 Utilizadores 4. Seleccionare a opção Hiperligação Interna -> Utilizador -> Utilizador -> Visualização de formulário de utilizador. 5. No Titulo escreva Formulário e em Alternativo formulario 6. Seleccione a opção Registado 7. Guarde as alterações 8. Pré-visualize o site e entre como convidado: O resultado será:

63 Manual Joomla! 63 MENU PESQUISAR O item pesquisar é simples de configurar e pode poupar tempo ao seu visitante, já que o mesmo terá a opção de realizar pesquisas encontrando assim de forma mais directa o que ele procura no site / blog. Siga os seguintes passos: 1. No painel de controlo clique em Menus 2. No menu principal clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo» 4. Seleccionare a opção Hiperligação Interna -> Pesquisar -> Pesquisar -> Pesquisar. 5. No Titulo escreva Pesquisar e em Alternativo pesquisar 6. Seleccione a opção Registado 7. Nos Parâmetros Básicos, temos 2 itens de configuração: Utilizar áreas de pesquisa: São áreas especificas onde queremos, se pretendemos pesquisar apenas dentro dos artigos, nos favoritos, nas categorias, nas secções, etc. Sim: Caso deseje utilizar as áreas de pesquisa, serão exibidas algumas caixas para marcação semelhantes às da imagem abaixo onde poderá seleccionar a área que deseja pesquisar. Não: Caso não deseje exibir as áreas de pesquisa. Exibir data de criação: Exibir: Caso deseje exibir será apresentada data e a hora de criação do artigo. (Esta configuração pode ser alterada dentro do artigo criado). Ocultar: Oculta a exibição de data e hora da criação do artigo.

64 64 Menu Pesquisar As configurações dos Parâmetro de Componentes têm 2 configurações que influenciarão apenas a exibição dos resultados: Reunir estatísticas de pesquisa: Serve para reunir as estatísticas de pesquisa, permitindo ver as pesquisas realizadas pelos visitantes, e com esses dados poder ver o assunto de maior índice de buscas. 8. Para activar as estatísticas seleccione Sim 9. Guarde as alterações 10. Pré-visualize e faça o lgin como convidade, pode ver que a opção Pesquisar fica visivel: Visualizar as estatísticas Para visualizar as estatísticas no menu principal seleccione Componentes -> Pesquisar. Enquanto não realizarem nenhuma pesquisa e a configuração estiver desativada não será exibida nenhuma estatística.

65 Manual Joomla! 65 MENU INQUÉRITOS Uma das formas para ter um feedback simples e eficiente de todos os visitantes que acedam ao site / blog, podemos utilizar o Inquérito. O inquérito é uma pergunta onde o visitante poderá escolher uma (ou mais) respostas, sendo uma forma simples de feedback directo dos visitantes. O inquérito é uma página onde esses resultados serão exibidos na forma de um gráfico. Para podermos utilizar o inquérito, temos que o criar primeiro. Para tal: 1. No menu principal seleccione Componentes -> Inquéritos 2. Clique em «Novo»

66 66 Menu Inquéritos A zona de detalhes tem os seguintes campos: Titulo: Aqui iremos inserir a pergunta a qual desejamos atribuir a nosso inquérito. Alternativo: iremos atribuir um nome ao inquérito (em letras minúsculas ) Temporizador: Quantidade de tempo (em segundos) em que o mesmo visitante poderá votar. Publicado: se deseja que esse inquérito seja publicado (activado) ou não. A zona de opções é a zona onde iremos configurar as possíveis respostas que estarão disponíveis aos visitantes, existem 12 opções para respostas:

67 Manual Joomla! Vamos fazer a seguinte pergunta: Como classifica o layout do site?: 4. Nas opções escrever as respostas: 5. Guarde as alterações 6. No gestor de menus, e no menu principal seleccione Itens de Menu 7. Cique em»novo» 8. Selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Inquéritos ->Inquérito -> Aspecto do inquérito. 9. No título escreva Inquérito 10. Em alternativo escreva inquerito 11. Nos parâmetros escolha o inquérito: 12. Guarde as alterações

68 68 Menu Inquéritos Mover itens para o menu de topo Mova o inquérito para o menu de topo: a. No menu principal selecione o Inquerito b. Clique em Mover c. Selecione topmenu: d. Clique em Mover

69 Manual Joomla! 69 TEMAS Os temas redefinem o layout do site, sendo fáceis de instalar e sendo também personalizáveis. Instalar tema Para alterar o tema do seu site deve seguir os seguintes passos: 1. No menu principal seleccionar Extensões -> Instalar \ Desinstalar

70 70 Temas 2. Clique em «Procurar» para selecionar o temas a instalar 3. Escolha o tema indicado: 4. Clique em «Abrir» 5. Clique em «Enviar Ficheiro & Instalar» 6. Se tudo correr bem aparece a mensagem:

71 Manual Joomla! 71 Alterar tema Para alterar o tema activo no menu seleccione Extensões -> Gestor de Temas, de seguida: 1. Seleccione o tema que acabou de instalar 2. Clique em «Padrão» 3. E já está:

72 72 Temas Editar tema Nem todos os temas são editáveis, como é o caso do que acabou de escolher. Para poder fazer alterações no tema. volte a tornar padrão o tema JA_Purity, e execute as seguintes tarefas: 1. Clique em Editar 2. Personalize como indicado na imagem abaixo: 1. Guarde as alterações 2. Pré-visualize

73 Manual Joomla! Edite novamente o tema e no tipo de logótipo escolha Imagem 4. Guarde as alterações 5. Pré-visualize Repare que a imagem é a do Joomla. Teremos que substituir a imagem do tema.

74 74 Disponibilizar inquérito na página inicio Alterar logótipo Para alterar o logótipo do temas, deve realizar os seguintes passos: 1. Primeiro necessitamos de um logótipo 2. Vamos utilizar a imagem logo.png 3. Aceda à sua pasta c:\wamp\www\joomla\templates\ ja_purity\images 4. Substitua a imagem logo.png existente pela sua nova imagem 5. Pré-visualize DISPONIBILIZAR INQUÉRITO NA PÁGINA INICIO Para disponibilizar o inquérito que criou na página de entrada, siga os seguintes passos: 1. No menu principal seleccione Extenções->Gestor de Módulos 2. Edite a opção Polls 3. Mude o título para Inquério

75 Manual Joomla! Nos parâmetros do módulo altere o inquérito como indicado: 5. Guarde as alterações DESACTIVAR A PUBLICIDADE Para desactivar a publicidade, siga os seguintes passos: 1. No menu principal seleccione Extenções->Gestor de Módulos 2. Seleccione a opção Advertisement 3. Desactive a opção 4. Guarde as alterações

76 76 Alterar título de Who s online ALTERAR TÍTULO DE WHO S ONLINE Para alterar o título do módulo Who's Online, siga os seguintes passos: 1. No menu principal seleccione Extenções->Gestor de Módulos 2. Edite a opção Who's Online 3. Mude o título para Quem está online 4. Guarde as alterações POSICIONAMENTO DOS MENUS NO FRONT END Para ver o posicionamento dos menus no site, na barra de endereços escreva:

77 Manual Joomla! 77 Será apresentada o posicionamneto dos mesmos:

78 78 Integração com outros Serviços INTEGRAÇÃO COM OUTROS SERVIÇOS O Joomla, através da sua vasta plataforma de extensões oferece aos administradores diversas ferramentas para a integração da plataforma com diversos serviços da Internet (Flickr, GoogleMaps, Facebook, Youtube, etc.) Flickr galeria de imagens O Flickr é um site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite aos seus utilizadores criarem álbuns para armazenamento das suas fotografias e entrarem em contacto com fotógrafos de diferentes locais do mundo. 1. Instalar extensão Para instalar a extensão do Flickr, siga os seguintes passos: 1.,No menu principal seleccione Extensões -> Instalar/Desinstalar 2. Clique em «Procurar» 3. Seleccione o ficheiro content_flickralbum zip 4. Clique em «Enviar ficheiro & Instalar» 2. Configurar extensão Para configurar a extensão é necessário ter conta no yahoo. Para tal: 1. Aceda ao site 2. Clique na hiperligação Sign Up 3. Preencha o formulário de registo para criar a sua conta. 4. No menu principal seleccione Extensões -> Gestor de plugins 5. Edite o plugin:

79 Manual Joomla! Precisa de obter agora a chave para Flickr API Key, aceda ao endereço 7. Clique na hiperligação 8. Entre na sua conta Yahoo: 9. Clique em Solicitar uma chave não comercial. 10. Preencha os dados e clique em «Enviar» 11. Copie a chave e cole-a nos parâmetros do plugin em Flickr API Key. 12. Guarde as alterações 13. Active o plugin

80 80 Integração com outros Serviços 3. Personalizar o seu url flickr Para personalizar o seu url fi7lickr, siga os seguintes passos: 1. Aceda ao seu Yahoo, e abra do da Flickr 2. Clique na hiperligação Adicione o ícone de exibição 3. Clique na hiperligação Escolha seu URL personalizado do Flickr 4. Preencha com oseu apelido 5. Passe para a etapa 3 preencha os dados, e termine o processo. 6. Agora já pode fazer o upload das suas imagens. 7. Obtenha o seu ID: a. Vá para o endereço para obter o flickid b. Preencha o seu nome de utilizador (parte final) c. Será apresentado o seu USer ID que será algo parecido com: @N00 d. Clique me «Find» e. copie ID

81 Manual Joomla! Crie um novo artigo de nome Natureza, escolha a secção Marketing e categoria Web Marketing, e escolha uma das formas abaixo para exibir as imagens do seu álbum de fotos do flickr: {flickr-album} Type=Photoset, User= @N06, Photoset= {/flickralbum} {flickr-album} Type=Photoset, Photoset= {/flickr-album} ADICIONAR COMPONENTES Galeria de imagens Esta opção serve para utilizar as galerias de imagem locais do Joomla: 1. No menu principal seleccione Site -> Gestor de média 2. Escreva Galeria1 à esquerda de «Criar Pasta» 3. Clique em «Criar Pasta» 4. Clique na pasta Galeria1 5. Clique em «Procura» e carregue todas as imagens da pasta Leafs, ou então cole-as em c:\wamp\www\joomla\images\stories\galeria1

82 82 Adicionar componentes 1. Instalar pluginn Para instalar o plugiin Simple image gallery plugin: 1. Seleccione Extensões -> Instalar \ Desinstalar 2. Escolha o ficheiro plugin_jw_sig-v1.2.1r2_j1.5.zip: 3. Clique em «Enviar Ficheiro & Instalar» 4. Seleccione Extensões -> Gestor de plugins 5. Selecione o item Simple image Gallery plugin 6. Active-o: 7. Para adicionar a galeria basta criar um artigo e escrever no editor anotaçao indicada: {gallery}galeria1{/gallery}

83 Manual Joomla! 83 YouTube Procure no Youtube um vídeo sobre web marketing, depois siga os seguintes passos: 1. Após escolher o seu vídeo clique em Incorporar para obter o código para incorporar o vídeo no Joomla 2. Copie o código 3. Edite o seu artigo Web Marketing? 4. Clique em «HTML» 5. Abra duas linhas em branco 6. Cole na última linha o código 7. Guarde as alterações Agregador de notícias - RSS RSS Feed é abreviatura de Really Simple Syndication, uma tecnologia baseada em XML que permite sites organizar e distribuir conteúdos por meio de um endereço URL específico, que é interpretado/lido por agregadores (softwares e sites de serviços online) de Feeds. Um feed é um determinado conteúdo que é entregue a um utilizador através de um website especial ou pelo uso de um software chamado "news aggregator". Esta é uma forma de comunicação "push" com o utilizador, que não tem de ir buscar informação (pull) a determinado website para conhecer os novos conteúdos. Um bom exemplo de feed são os

84 84 Adicionar componentes "RSS Feeds" disponíveis em muitos blogs, que permitem que os utilizadores subscrevam esse serviço e sejam notificados sempre que o autor do blog faz um novo post. De seguida iremos criar um feed para o blog Marketing e inovação. Deve seguir as indicações dadas. [ 1. Criar categoria Suponha que quer disponibilizar no site você diversos conteúdos (externos) como por exemplo, noticias de portais, sem ter que ir ao site e copiar o conteúdo e publicar no site/blog. Para resolver esta o Joomla criou o Agregador de Noticias. Conhecem os famosos RSS (Feeds), quesão alguns items que controlam RSS Externos de forma prática e eficiente. Vamos criar uma categoria e um Sinal dentro do componente de Agregador de Sinais. Primeiro iremos criar a categoria, para tal: 1. Seleccione o menu o menu Componentes -> Agregador de Sinais Categorias 2..Clique em «Novo» 3. Guarde as alterações

85 Manual Joomla! Criar sinal Criada a Categoria, agora iremos criar o sinal. Para tal: 1. Clique em Componentes -> Agregador de Sinais -> Sinais 2. Clique em «Novo» Nome: Nome que identificará tal Sinal Web ( Marketing e Inovaçãono nosso exemplo) Alternativo: Nome que será dada ao url Categoria: Selecionaremos a qual categoria esse Sinal Web irá pertencer Hiperligação: Link para o Feed ( Número de Artigos: Quantidade de artigos que serão exibidos Tempo em Cache: Tempo do Cache (optimiza a velocidade de exibição) 3. Preencha como indicado e guarde as alterações 3. Criar novo item Como já temos a categoria e o Sinal web criadas, só falta criar o item de Menu. Para tal: 1. No Painel de controlo seleccione Menus

86 86 Adicionar componentes 2. No menu principal clique em Itens de Menú 3. Clique em «Novo» 4. Selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Agregador de Noticias -> Sinal individual -> apresentação de sinal individual Preencha como indicado: 5. No parâmetros básico seleccione: 6. Guarde as alterações

87 Manual Joomla! 87 GoogleMaps Para inserir mapas no Joomla! deve seguir os seguintes passos: 1. Instalar a extensão: plugin_googlemap_j n.zip a. No menu principal seleccionar Extensões -> Instalar/Desinstalar b. Seleccionar o plugin: c. Clique em «Enviar ficheiro & Instalar» 2. No menu principal seleccionar Extensões -> Gestor de plugins a. Edite o plugin GoogleMaps b. Clique na hiperligação Click here to have a key

88 88 Adicionar componentes c. Para obter a chave em PT/apis/maps/signup.html (é necessário ter conta no google) e depois preencher a informação requisitada. d. Quando estamos a desenvolver o site localmente no My Web Site URL escrever Para as outra situações deve indicar o endereço do seu web site. e. Clique em f. Caso não o tenha feito anteriormente, faça o login da sua conta Google g. Copie a chave, e cole-a nos parâmetros do plugin no iten Google API key

89 Manual Joomla! 89 h. Acerte os seguintes parâmetros: i. Active o plugin Suponha que precisamos de um mapa que identifique a cidade de Leiria. Para utilizar o GoogleMaps siga os seguintes passos: 1. No Google clique na hiperligaçâo Mapas 2. Em pesquisar mapas escreva: Leiria 3. Clique em Hiperligação 4. Do código copiado apenas precisamos da latitude e longitude 5. Crie um novo documento

90 90 Adicionar componentes 6. Faça as seguintes alterações: a. Título: Mapas b. Alternativo: mapas c. Secção: Marketing d. No editor clique em «HTML» e escreva o código indicado: e. Clique em «Update» f. Guarde as alterações g. Pré-visualize Newsletters Pretende-se gerir de forma eficiente m número ilimitado de subscrições, e organizá-las em mailing lists, com o objectivo de enviar newsletters personalizadas. Para tal, vamos utilizar a extensão AcyMailing. Siga os seguintes passos: 1. Instale a extensão com_acymailing_starter_ zip.

91 Manual Joomla! A opção Utilizadores é o local onde pode adicionar contactos às saus mailing lists: 3. Seleccione a opção Gestão de Listas e verifica que já existe uma criada de nome NewsLetters: a. Edite a mailing list Newsletters

92 92 Adicionar componentes b. Preencha como indicado: c. Guarde as alterações 4. Seleccione a opção Templates e a active o tema Clean White Pink 5. Vamos agora cria uma Newsletter: a. Seleccione Newsletter b. Clique em «Novo» c. Faça as alterações indicadas: Nota: Não elimine os Tags (tudo o que esta entre chavetas {}).

93 Manual Joomla! 93 Pode verificar que a newsletter será enviada para a mailing list Newsletters d. Guarde as alterações e. Para enviar a NewsLetter clique em «Pré-visualizar \ Enviar»

94 94 Banners BANNERS O banner é a forma publicitária mais comum na internet, muito usado em publicidades para divulgação de sites na Internet que pagam pela sua inclusão. É criado para atrair um utilizador a um site através de um link. Apesar de todos os tipos de sites serem susceptíveis de ter banners, são os sites com maior tráfego e conteúdo de interesse que atraem os maiores investimentos de anunciantes. Os banners são geralmente imagens desenvolvidas em formato jpg ou gif, ou animações em Java, Shockwave ou Flash. Um banner pode ter várias dimensões, sendo a mais conhecida a de 468x60 pixels. Estas imagens frequentemente tem uma forma alongada, na horizontal ou na vertical. O banner é mostrado todas as vezes que a página que o contém é aberta pelo navegador. Isso é definido tecnicamente como "impressão". Geralmente, ao clicar sobre o banner, o utilizador é redireccionado para a página do anunciante. O clique do utilizador no banner recebe o nome técnico "click through". Em muitos casos, esse redireccionamento é gerido por um servidor (central ad server). Quando se coloca o click through 1 em relação ao número de impressões obtém-se um valor denominado click through rate (CTR), que mede o número de vezes que alguém clicou no banner em relação ao número vezes que foi exibido (impressões). Essa taxa pode variar muito dependendo da campanha, mas os valores normais situam-se em torno de 0,1% e 1%. Muitos utilizadores consideram este tipo de publicidade um incómodo, porque desviam a atenção da página e consomem parte da banda de ligação. As últimas versões dos navegadores, incluem opções para desactivar popups 2 ou bloquear imagens de sites seleccionados. Um outro método para eliminar a presença de banners é utilizar um servidor proxy com o bloqueio activado. 1 Percentual de cliques que um banner ou outro elemento publicitário produziu. É calculado dividindo-se o número de cliques pelo número de exibição do banner ou outro elemento publicitário. 2 Janela extra que se abre no navegador ao visitar uma página web ou seguir uma hiperligação específica. A pop-up é utilizada pelos criadores do site para abrir alguma informação extra ou como meio de publicidade.

95 Manual Joomla! 95 Objectivos do Banner Um banner tem dois grandes objectivos, o primeiro é atrair a atenção do cliente e o segundo, induzir ao clique. Os banners com animação e interactivos têm mais hipóteses de atingir esses objectivos. O clique no banner é apenas metade do caminho. O site onde o visitante for remetido deverá ser eficiente para levar o cliente a realizar a acção desejada: realizar uma compra, preencher um formulário, registar-se, subscrever uma Newsletter, etc., o que vai depender de outras variáveis como o produto, o preço, a qualidade do site, entre outros. Tipos de Banner Existem vários tipos de banners, sendo de referir: 1. Banner estático Foi o primeiro tipo de banner a ser utilizado na Internet, sendo este composto por imagens fixas. São de fácil criação, mas, com todas as inovações utilizadas actualmente parecem envelhecidos, e ultrapassados. Por isso geram um número inferior de respostas quando comparado aos animados e interactivos. 2. Banner animado Este tipo de banner possui algum tipo de acção, tendo mais frames, consegue veicular mais informação e ter mais impacto visual do que um banner estático. Geram um número maior de respostas do que os banners estáticos. 3. Banner interactivo O banner envolve o utilizador, e de alguma forma, faz com que haja interacção directa, por exemplo: preencher um formulário, responder a uma pergunta, etc.

96 96 Banners Formatos mais comuns Existem os seguintes formatos de banners: Leaderboard (728 x 90 px) Full Banner (468 x 60 px) Half Banner (234 x 60 px) Vertical Banner (120 x 240 px) Square Button (125 x 125 px) Micro Button (88 x 31 px) Skyscraper (120 x 600 px) Wide Skyscraper (160 x 600 px) Large Rectangle (336 x 280 px) Formas de potenciar a CTR Algumas das formas utilizadas para potencializar a taxa de click through de um banner são as seguintes: Formular perguntas, Comunicar oferta grátis, Uso de layout e cores iguais às do navegador (browser), Uso de recursos apelativos. Criar banners no Joomla Para criar banners (faixas) no Joomla tem que criar pelo menos uma categoria e um cliente. 1. Criar categoria Para criar uma categoria seleccione: 1. Componentes -> Publicidade \ Categorias 2. Clique em «Novo» a. Preencha como indicado:

97 Manual Joomla! 97 b. Guarde as alterações 2. Criar cliente Para criar uma categoria seleccione: 1. Componentes -> Publicidade \ Clientes 2. Clique em «Novo» a. Preencha como indicado: b. Grave as alterações

98 98 Banners 3. Criar faixas As faixas estão guardadas na pasta C:\wamp\www\joomla\images\banners, e têm as dimensões 468X60. Para criar uma faixa seleccione: 1. Copie a imagem webmkt_banner1.png para a pasta C:\wamp\www\joomla\images\banners. 2. Componentes -> Publicidade \ Faixas 3. Clique em «Novo» a. Preencha como indicado:

99 Manual Joomla! 99 b. Guarde as alterações 4. Activar faixa Para tornar a faixa publicitária visivel: 1. Edite o módulo Banner, e nos parâmetros do módulo altere o Cliente e a Categoria para Web Marketing: 2. Pode seleccionar a zona em que pretende que apareça o banner (para ver a psoição dos menus na barra de endereços do seu browser escreva ): 3. Guarde as alterações 4. Pré-visualize

100 100 Banners Beneton Movie GIF É conveniente ter autonomia na criação dos banners. Para tal, vamos utilizar a aplicação gratuita Beneton Movie GIF. Pretende-se começar por uma abordagem funcional da aplicação. 1. Instalação Existe um leque alargado de aplicações para a criação de banners, tendo recaído a escolha numa aplicação gratuita de nome Beneton Movie GIF. A instalação da aplicação é intuitiva, deve seguir os seguintes passos: 1) Execute o ficheiro bmg.exe a. Clique em «Ok» b. Clique em «Next»

101 Manual Joomla! 101 c. Clique em «Next» d. Clique em «Next»

102 102 Banners e. Clique em «Next» f. Clique em Accept e de seguida em «Next»

103 Manual Joomla! 103 g. Clique em «Install» e de seguida em «Finish»

104 104 Banners 2. Interface 1. Barra de ferramentas 3. Janela de efeitos 2. Janela de pré-visualização 4. Linha de tempo Barra de ferramentas A barra de ferramentas é a barra no topo da janela, que apresenta as principais funções através de botões. Para ver o que cada botão faz, basta passar o cursor sobre eles, e uma caixa de ajuda será activada. Janela de pré-visualização É aqui que se vê o frame seleccionado ou toda a animação. Se os frames forem suficientemente pequenos, pode aplicar-lhe o zoom. Pode também modificar o frame seleccionado(s): propriedades (atraso e transparente) e mudar a cor de fundo para visualização.

105 Manual Joomla! 105 Janela de efeitos A Janela Efeitos mostra todos os efeitos que podem ser aplicadas no BMG. Possui duas sessões: os efeitos normais e os efeitos de animação. Linha de tempo Está localizada na parte inferior da janela do BMG. Mostra os frames na ordem em que aparecem na animação, bem como as principais funções de edição de imagens. Quando a animação tem mais de 5 frames, pode percorrer a linha do tempo com a barra de deslocamento, dos botões de deslocamento, e roda do rato.

106 106 Banners 3. Adicionar frames Existem diversas formas de adicionar frames, através do carregamento de ficheiros, da adição ou inserção de frames em branco, Carregar ficheiros É a maneira tradicional de adicionar frames. Remove a animação actual e adiciona os frames de um ficheiro (pode ser qualquer formato suportado, animado ou não). Se pretender manter a animação e adicionar-lhe frames, deve usar a opção adicionar ou inserir frames. Adicionar ou inserir frames em branco Existe diferença entre adicionar e inserir frames. Adicionando coloca os frames no final da animação, e inserindo coloca os frames antes do frame seleccionado. Pode adicionar e inserir as imagens em branco ou frames de um ficheiro. Frames em branco são frames vazios de uma cor personalizada, são usados para criar animações a partir do nada. Adicionar conjunto de imagens Esta função insere um conjunto de imagens. Por exemplo se tiver imagens com nome igual variando a numeração img01, img02, img03 img12, pode indicar o intervalo de imagens a serem inseridas.

107 Manual Joomla! 107 Caso 1 Adicionar conjunto de imagens Neste exercício vamos adicionar um conjunto de imagens que estão na pasta frames, nomeadas e numeradas de Img_1 a Img_11. Faça o download do ficheiro frames.zip 1. Adicionar conjunto de imagens Para adicionar determinado conjunto de imagens: 1. Seleccione a opção indicada na imagem: a. Preencha a janela como indicado: b. Clique no botão para especificar a localização dos mesmos.

108 108 Banners c. Seleccione a pasta frames d. Clique em «Ok» e novamente em «Ok» e. Pode verificar que foram inseridas 11 frames, sendo a dimensão de cada de 320X240: f. Clique no botão para ver a sequência das imagens. Pode verificar que em falta está a definição de atrasos (delays) na passagem de imagem para imagem. 2. Definir atrasos Para definir atrasos «delays» em todos os frames de uma vez só, siga os seguintes passos: 1. Seleccione todos os frames: a. Seleccione o frame 1 b. Use a barra de deslocamento para visualizar o último (frame 11) c. Pressione a tecla «Shift» e clique no frame Altere o Delay para 6

109 Manual Joomla! 109 a. Repare que em todos os frames fica a duração dos Delays: 3. Criar gif animado Com base nos frames existente pode crir um gif animado. Para tal: 1. Seleccione a opção Save animation as GIF:

110 110 Banners a. Clique em «Ok» b. E guarde-o na pasta frame com o nome Img_anim:

111 Manual Joomla! 111 c. Caso tudo corra bem aparece a mensagem: d. Pode testar o gif que acabou de criar no seu browser: i. Clique o boto direito do rato sobre o gif Img_anim ii. Seleccione a opção Abrir com iii. Escolha o Internet Explorer

112 112 Banners Caso 2 Animação de texto Vamos começar a criar um Full Banner (468 x 60 px) de raiz. 1. Clique em New Project 2. Clique em «Yes» 3. Clique em adicionar frame em branco 4. Defina as propriedades como indicado: 5. Clique em «Ok»

113 Manual Joomla! Seleccione o frame 1 e edite-o: a. No editor em baixo, clique na opção de Text b. Acerte os parâmetros como indicado: c. Clique em «Ok»

114 114 Banners d. Escreva o texto e clique em «Ok»: e. Centre o texto no frame: f. Feche e guarde as alterações

115 Manual Joomla! Vamos aplicar um efeito de animação. 8. Seleccione o separador Animated effects e clique em Moving path 9. Clique em «Predefined path» e escolha a opção «Enter from left»

116 116 Banners 10. Seleccione a opção Selected frame(1) and stretch to 11. Escreva 8 no número de frames 12. Clique em «Ok» 13. Teste a animação, pode verificar que está muito rápida. Seleccione todos os frames e mude o atraso (delay) para Guarde o GIF animado para que passe apenas uma vez a animação:

117 Manual Joomla! Guarde a animação com o nome webmarketing. 16. Crie um novo frame em branco após o frame 8, mantendo os parâmetros apresentados. 17. Edite o frame 9: a. Insira o texto & com as seguintes características: b. Alinhe à esquerda:

118 118 Banners c. Guarde e feche 18. Aplique o efeito Shrink/grow: 19. Preencha os parâmetros: 20. Edite o frame 13: a. Comércio Electrónico, com as seguintes características: b. Centre o texto no frame c. Guarde e saia do frame

119 Manual Joomla! Seleccione o separador Animated effects e clique em Moving path 22. Clique em «Predefined path» e escolha a opção «Enter from left» 23. Seleccione a opção Selected frame(1) and stretch to 24. Escreva 8 no número de frames

120 120 Banners 25. Clique em «Ok» 26. Teste a animação, pode verificar que está muito rápida. Seleccione o intervalo de frames, do frame 13 ao 22 e mude o atraso (delay) para Guarde o GIF com o nome WbmktCE Caso 3 Transições Pretende-se neste exercício criar um Leaderboard (728 x 90 px)vamos recorrer a 3 imagens existentes na pasta banner. Faça o download do ficheiro banner.zip 1. Insira as 3 imagens (deixe a aplicação ajustar para o maior tamanho possível). deve clicar em «yes» 2. Aplique um atraso (delay) de 30 cs a cada um dos frames. 3. Edite o frame 1: a. Escreva o texto Abra as suas asas como indicado: i. Cor: Preto ii. Tipo de Unicode MS iii. Estilo do tipo de letra: Negrito iv. Tamanho: 24

121 Manual Joomla! 121 b. Clique o botão direito do rato sobre o texto e seleccione Enable transparency, para tornar o fundo transparente, caso contrário ficará a preto: c. Posicione no frame como indicado: d. Insira novamente o mesmo texto, desta vez com a cor branco. e. Defina o fundo como transparente. f. Posicione o texto como indicado: g. Guarde as alterações e feche o editor.

122 122 Banners 4. Aplique uma transição entre os frames 1 e 2: a. Seleccione o frame 1 b. Nos efeitos de animação seleccione Transition c. Acerte os requisitos: d. Clique em «Ok» 5. Aplique uma transição entre os frames 7 e 8: a. Seleccione o frame 7 b. Nos efeitos de animação seleccione Transition c. Acerte os requisitos:

123 Manual Joomla! 123 d. Clique em «Ok» 6. Aplique uma transição entre os frames 13 e 1: a. Seleccione o frame 13 b. Nos efeitos de animação seleccione Transition c. Acerte os requisitos: d. Clique em «Ok» 7. Guarde o ficheiro com o nome banner1. 8. Pré-visualize no seu browser.

124 124 Banners Caso 4 Efeitos normais Faça o download do ficheiro webmkt.zip. Num novo projecto insira as imagens img0 e img1. Aplique as seguintes alterações: 1. Aplique um atraso de 20 cs aos frames 2. Aplique o seguinte efeito de transição: 3. Clique o botão direito do rato sobre o frame 7. Copie (Copy) e cole após o frame (Paste after). 4. Edite o frame 8: a. Aplique uma linha vermelha fina como indicado na imagem: b. Guarde as alterações e feche o editor.

125 Manual Joomla! Aplique ao frame o efeito normal Blur: 6. Pré-visualize o resultado. 7. Guarde o GIF com o nome mail. Crie um novo projecto, no qual deverá inserir a imagem img2. Aplique as seguintes alterações: 1. Duplique o frame 2. Pretende-se alterar a cor do globo. Edite o frame 2: a. Mude a cor de preenchimento para vermelho: b. Pretende-se preencher o globo com linhas verticais e horizontais cruzadas. Deve clicar na opção preenchimento de fundo e seleccionar a opção Cross.

126 126 Banners c. Para aplicar o fundo, clique agora o botão esquerdo dentro do globo.

127 Manual Joomla! 127 d. Guarde e feche o editor. 3. Vamos aplicar o efeito normal Color blend ao frame 2, definindo como cor personalizada o vermelho: 4. Aplique aos 2 frames um atraso de 2 cs. 5. Pré-visualize. 6. Guarde o GIF com o nome globo. Com base nos conhecimentos adquiridos crie um novo banner, o qual deverá colocar no seu site.

128 128 Facebook no Joomla! FACEBOOK NO JOOMLA! Milhões de utilizadores utilizam a rede socia Facebook diariamente, e outros tantos inscrevemse nesta no mesmo período. O Facebook torna bastante fácil a ligação entre os seus visitantes e os conteúdos do nosso site através da sua própria estrutura. O que pode ser executado através da criação de uma página de fãs que é direccionada para o site. Para integrar o Facebook no Joomla! siga os seguintes passos: 1. Tem que criar uma conta no Facebook: a. No seu browser escreva o endereço b. Preencha o formulário: c. Faça o registo 2. Faça o login no Facebook a. Clique em cima à direita na opção Perfil b. Procure em baixo à esquerda a hiperligação Criar um cartão de visita c. Clique em Cartões de Visita de Página d. Seleccione a hiperligação Página

129 Manual Joomla! 129 e. Podemos criar uma página comunitária ou uma página oficial para a empresa, neste caso optou-se pela página comunitária, atribua o nome e clique em «Criar Página Comunitária»: f. Repare que após criar a página, na barra de endereço, o final do endereço é um número o ID, o qual vai ser necessário mais à frente para configurar o módulo do Facebook. g. Copie esse número. 3. Faça o download do módulo facebook like box 4. Aceda ao backend do seu site e seleccione no menu principal a opção Extensões-> Instalar\Desinstalar a. Instale o módulo:

130 130 Facebook no Joomla! b. No menu principal a seleccione a opção Extensões-> Gestão de módulos c. Edite o módulo Facebook Like Button i. Altere o título para Facebook, active o módulo e mude-lhe a posição para a direita: ii. Nos parâmetros cole o número que copiou anteriormente: iii. Guarde as alterações.

131 Manual Joomla! 131 SEO SEO significa Search Engine Optimization, a optimização de páginas para melhorar as suas posições nos rankings dos motores de busca. Desde que os utilizadores da internet se habituaram a fazer pesquisas em motores de busca, o SEO ganhou um papel de grande importância para quem pretende ganhar dinheiro na Net. Saber optimizar um site para os motores de busca, é garantia de uma fonte continua e gratuita de tráfego altamente qualificado. Actualmente, optimizar para motores de busca é quase sinónimo de optimizar para o Google, uma vez que o domínio do Google é tão imenso, que não há qualquer dúvida sobre o primeiro alvo de qualquer SEO. Activar Seo no joomla Para activar o SEO no joomla, siga os seguintes passos: 1. No menu principal selecione Site - > Configuração Geral 2. Á direita, em Configurações de SEO seleccione a opção Sim em: a. URL s amigáveis b. Adicionar sufixo a URL s

132 132 SEO Pronto seu site terá URL s amigáveis 3. Aceda ao site AdWords, e em Encontrar palavras chave digite s suas keywords e escolha as principais.

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Instruções para gerenciamento dos sites em Joomla (versão 1.5.3) Níveis: Editor e Administrador Junho/2008 Í N D I C E Usuários

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 Sistema de armazenamento e criação de conteúdos 9 4.1 Criar

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Guia Prático de Utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla 3.4.1

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is Tutorial para wik.is Esse documento inclui os passos e sugestões para estabelecer um wiki site para o Curso Essencial do Programa Intel Educar ou para sua própria turma. Essas instruções se aplicam para

Leia mais

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações:

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações: Desenvolvimento de Site Rápido DSR Plataforma Wordpress O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 13 de maio de 2013. Primeira Edição RC2

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 13 de maio de 2013. Primeira Edição RC2 Apostila de WordPress Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima 13 de maio de 2013 Primeira Edição RC2 Copyright (C) 2013 USPGameDev A edição mais recente pode ser encontrada em:

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação Gestão de Conteúdos DotNetNuke Módulos - II Inserção de conteúdos nos módulos Módulo de Text/HTML Módulo de Sre-Notícias Módulo de Sre-Formação Conteúdos dos módulos Na lição: Módulos-I já foi dito que

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

PBworks - Um novo nome para o mesmo grande serviço

PBworks - Um novo nome para o mesmo grande serviço PBworks - Um novo nome para o mesmo grande serviço Versão resumida e traduzida pelo Google tradutor extraída do site: http://pbworks.com/content/whypbworks Por que mudou o seu nome para PBworks? Foram

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress)

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e publicar uma página de Internet (Webpage) na Web 2.0 usando o programa Wordpress. A produção e publicação

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES

JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES JOOMLA V3.2 PARA INICIANTES Material desenvolvido para uso no ensino da plataforma Joomla para alunos de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Autor: Daniel Picon Versão 1.1 -

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira JOOMLA O que é Joomla CMS? O Joomla é um Sistema de Administração de conteúdos (CMS Content Manager

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta...

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta... Índice Índice... 1 Apresentando o Nextsite... 3 Recursos... 4 Recursos Opcionais... 6 Componentes externos... 7 Gerenciando sua conta... 8 Visualização Geral... 9 Central de mensagens... 12 Minha conta...

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror 7. Gestão de ficheiros em X Window 7.1. O Konqueror 1 O Konqueror O ambiente gráfico KDE do Linux possuí um programa, denominado Konqueror (Figura 1.95), que além de ser um navegador Web, é também um gestor

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP?

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? 1) Acessar ao frontend www.sp.unmp.org.br/administrator Colocar o nome de utilizador e a senha para entrar Depois clicar no autenticar e você vai acessar

Leia mais

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7 DIRETO Manual do Usuário PROCERGS Divisão 7 Este documento foi produzido pela PROCERGS Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Sobre

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle i Índice Índice de Figuras 3 Introdução 4 Parte I - Acesso à Plataforma 5 1 - Entrar na Plataforma 6 1.1 - Alterar a senha 7 Parte II - Utilização da Plataforma

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Novo projeto com NetBeans A partir de hoje, vamos trabalhar com projetos no NetBeans

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos PAGINANAHORA www.paginanahora.pt Bem-vindo ao Sistema e Gestão de Conteúdos! A partir deste sistema de backoffice poderá editar e personalizar o conteúdo

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO NOVO SITE DO CETAC.MEDIA (CENTRO DE ESTUDOS DAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO) http:// blogs.ua.pt/cetacmedia (URL temporário) MANUAL DE UTILIZAÇÃO ÍNDICE Apresentação geral do site 3 Menus 3 Post:

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Tutorial para inscrição on-line

Tutorial para inscrição on-line Tutorial para inscrição on-line Programa de Pós-Graduação em Educação Processo de Seleção Mestrado e Doutorado Rio de Janeiro 1 Prezados Candidatos, Tentamos descrever aqui os passos necessários para se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa Colégio Imperatriz Leopoldina Formação de Professores 2010 Movie Maker Fazer download de vídeos no You Tube O Movie Maker permite a edição de vídeos que estejam publicados no You Tube. É preciso fazer

Leia mais