Como criar uma APP (Mobincube)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como criar uma APP (Mobincube)"

Transcrição

1 Como criar uma APP (Mobincube) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e disponibilizar uma APP (Aplicação) usando o programa Mobincube. A produção de uma APP constitui uma competência informática avançada. Por conseguinte, pressupõe-se que as competências básicas e intermédias já tenham sido adquiridas e estejam sedimentadas. O módulo aborda os seguintes assuntos: O que é o Mobincube; Como criar uma conta no Mobincube; Como criar uma APP no Mobincube; Como adicionar uma loja à Aplicação; Como alterar o aspeto da Aplicação; Como publicar a Aplicação. O que é o Mobincube O Mobincube é um programa de desenvolvimento de software que existe na Internet e que permite criar Aplicações de qualquer tipo (educacionais, de entretenimento, de produtividade...). Como se trata de um programa que existe na Internet, não tem de o instalar no seu computador. Basta criar uma conta online (o Monincube permite inscrições grátis). Como criar uma conta no Mobincube

2 Para criar uma conta no Mobincube, deverá começar por entrar no espaço web do programa: Uma vez na página de entrada do programa deve clicar em Cadastre-se grátis (ou Free sign up) - ver Figura 1. Figura 1 - ecrã de entrada no Mobincube Entrará numa página de boas-vindas, onde deve preencher a ficha de adesão com os seus dados: nome de utilizador, palavra passe e direção de correio eletrónico. Finalmente, deve cliar no botão Criar conta (Create Account). Note bem: também pode aceder ao Mobincube a partir das redes sociais. Porém, por questões de segurança, é preferível criar uma conta.

3 Também por razões de segurança, o programa Mobincube enviará uma mensagem de confirmação da criação de conta para a direção de correio eletrónico que indicou. Deve então ir ao seu e seguir as instruções fornecidas na mensagem recebida para validar a sua conta no Monincube (clicar no link fornecido na mensagem). Note bem: como esta mensagem de confirmação de criação de conta é uma mensagem automaticamente gerada, o seu correio eletrónico pode considerar que se trata de correio não desejado. Por isso, caso a mensagem de confirmação de conta no Mobincube não lhe apareça na caixa de entrada do seu , procure-a no SPAM porque pode ter sido direcionada para aí. Após ter confirmado a sua conta no Mobincube, deve voltar à página de entrada do programa e clicar em Login (ver Figura 1). A seguir, autentique-se com o nome de utilizador e a palavra passe que definiu quando se registou e clique em Iniciar sessão. Como criar uma APP no Mobincube Tendo já iniciado sessão no Mobincube, clique no botão + Criar uma nova APP (Create a new App) - ver Figura 2. Figura 2 - Botão + Criar uma nova APP (Create a new App)

4 Seguidamente verá surgir um ecrã que lhe pede para dar um nome à sua APP e que deverá preencher (Note que a qualquer momento poderá alterar este nome). Por baixo encontra duas opções: ou opta por usar um formato pré-definido (Wizard), ou opta por criar a sua APP a partir do zero - neste caso escolhe uma aplicação em branco (Blank) - Ver Figura 3. Figura 3 - Opções de criação: formato pré-definido (Wizard) ou em branco (Blank) Neste tutorial vamos escolher uma aplicação em branco (Blank) - para escolher, basta clicar no botão Criar (Create) que se encontra por baixo de cada opção (Ver figura 3). O ecrã seguinte é a página central do programa e tem o aspeto que pode ver na imagem 4.

5 Inserir uma imagem com o ecrã central do program - faz falta aqui para dar uma visão geral. Figura 4 - Ecrã central do Mobincube De entre as opções deste ecrã, clique no botão Alterar dados (Modify data) para personalizar a informações da sua aplicação. No ecrã que então surge (Ver figura 5) pode alterar o nome inicialmente dado à aplicação. Deve ainda escolher a Língua (Language) que será usada (neste caso o Português), a Categoria em que a aplicação de inscreve (neste caso, Educação) e escrever uma breve descrição da App que vai fazer. O campo Informação da Versão (Version Information) permite-lhe atualizar os dados / as informações das várias versões da APP que for realizando ao longo do tempo. O botão Editar ícone (Edit Icon) permite escolher uma imagem que servirá de capa (ou ícone) da Aplicação. Essa imagem pode ser pesquisada na Internet, ou pode carregar uma imagem que tenha arquivada no seu computador. Quando tiver terminado de preencher esta ficha, deve clicar em Gravar (Save).

6 Figura 5 - Ficha com os dados da versão da Aplicação Poderá então dar início à construção da sua Aplicação. Comece por clicar no botão Edição (Edit), que encontra no menu superior do ecrã (Ver figura 6). Figura 6 - Menu superior do ecrã, com a opção Edição (Edit) assinalada A aplicação funciona com vários ecrãs. Cada ecrã apresentará as informações que escolher aí colocar.

7 Para mais informações sobre as funções específicas de cada ecrã e os botões que permitem estabelecer diferentes ligações, consulte as Notas Informativas que se encontram no final deste tutorial. Para adicionar ou modificar ecrãs à sua aplicação deve recorrer às opções que se encontram no menú lateral (ver Figura 4??) e selecionar a opção que se encontra no topo. Barra lateral. Opção a selecionar. Figura 7 - Opções do menu lateral Com esta opção selecionada, poderá ver todos os ecrãs da aplicação e respetivos nomes. No caso de uma aplicação nova, esta só terá o ecrã inicial, que será também o ecrã principal, ao qual deverão ser adicionados novos ecrãs, cada qual com sua funcionalidade.

8 Ao ecrã principal, por defeito, é dada a designação de Mainscreen. Para alterar este nome para "Ecrã principal" deve clicar no botão ao lado que tem o símbolo da roda dentada e de seguida no lápis (ver figura 8). Figura 8 - Botão com o símbolo da roda dentada e opções a que dá acesso Verá surgir uma caixa de texto onde deve escrever o novo nome do ecrã e seguidamente clicar em ok (ver figura 9). Note bem que carateres especiais, como acentos e pontuação, podem causar erros ao executar a aplicação, logo não devem ser utilizados ao dar nome aos ecrãs.

9 Figura 9 - Renomeação do ecrã principal Para adicionar mais ecrãs, deve clicar no símbolo + e seguidamente preencher o campo de texto com o nome pretendido, clicando seguidamente em ok (ver figura 10). Figura 10 - campo de texto para dar nome a um ecrã Deverá ainda atribuir um tipo ou uma funcionalidade aos ecrãs existentes. Pode escolher, por exemplo, Lista de opções (option list) e seguidamente clicar em ok para confirmar a sua opção (Ver figura 11).

10 Figura 11 - atribuição de uma função a um ecrã Seguidamente deve optar pelo modo de edição da Lista de opções (Option List) para poder começar a compor essa lista (ver figura 12): Figura 12 - ecrã "lista de opções" em modo de edição

11 Para adicionar opções deve clicar no sinal + que se encontra no topo do ecrã. Seguidamente será necessário preencher 3 campos com informação (ver figura 13): - Text - onde deverá escrever a designação da opção (ex: website ESES) - Action - o tipo de ação que a opção realizará (ex: Open URL) - Destination - o destino da ação (para a ação "Open URL" o destino será o URL a abrir, logo o website da ESES: Com esta informação, a primeira opção da lista de opções está criada. Figura 13 - Informação a preencher para uma opção da lista de opções Para criar mais opções, procede-se da mesma maneira. Para este tutorial, criaremos mais duas opções, uma designada "Contactos" e outra "Facebook" às quais não atribuímos nenhuma ação. O ecrã principal, de tipo "lista de opções" terá agora o aspeto que pode ver na figura 14.

12 Figura 14 - Ecrã principal de tipo "Lista de opções" Seguidamente, há que criar ecrãs para associar às várias opções criadas na lista de opções do ecrã principal. Para tal, primeiro terá de selecionar a primeira opção do menu do lado direito do ecrã (ver figura 7) Seguidamente deve clicar no botão com o sinal de +. E finalmente deve dar ao ecrã o nome da opção "Contactos". Deve proceder do mesmo modo para criar outro ecrã a que dará o nome de "Facebook". Feito isto, terá os ecrãs tal como pode ver na Figura 15. Note que quando o tipo de ecrã não está definido, esse ecrã ficará marcado com um ponto de interrogação (tal como se verifica com o ecrã "facebook").

13 Figura 15 - Ecrã principal e ecrãs criados No caso do ecrã "contactos", este foi definido também como uma lista de opções (option list), seguindo o procedimento já explicado. Porém, neste caso, ao entrar no ecrã que solicita informações, são adicionadas duas novas opções (sem nenhuma ação, por enquanto): Telefone e (ver figura 16). Figura 16 - Opções do ecrã "Contactos"

14 Seguidamente, na opção "Telefone" já será identificada uma ação (action) - neste caso "Call" (telefonar) e em destino (destination) será colocado o número de telefone para onde ligar, sem esquecer de o fazer preceder por + e o indicativo do país (ex: ). Na opção , a ação (action) será "Open URL" e em destino (destination) coloca-se o endereço de pretendido com o prefixo mailto: (ex: ) Para definir a função do ecrã Facebook, clicamos novamente no botão com a imagem da roda dentada e selecionamos a primeira opção (à esquerda do lápis) - ver figura 17. Figura 17 - Definindo a funcionalidade do ecrã "Facebook" Seguidamente escolhemos o modo "Facebook". Finalmente, basta colocar o ID da página de facebook com a qual se pretende estabelecer a ligação (neste caso: EscolaSuperiordeEducacaodeSantarem) - ver figura 18.

15 Figura 18 - Estabelecendo ligação ao Facebook Outra funcionalidade que pode ser atribuída a um ecrã é a funcionalidade "Web". A diferença entre a funcionalidade "Open url" e a funcionalidade "Web" é a seguinte:

16 - O modo open url abre o link da página com a aplicação predefinida do utilizador, por exemplo: Google Chrome, Firefox, Safari, sendo portanto os links visualizados através de outra aplicação. - O modo web incorpora a página, não saindo da aplicação, não havendo, portanto, aplicações externas para visualizar o link. A página aparecerá em branco, no entanto isto é normal, apenas aparecerá corretamente ao testar a aplicação no dispositivo de destino. Para se obter a funcionalidade Web, no campo ação (action) haverá que escrever "Go to screen" e no campo Destino (Destination) haverá que escrever, por exemplo, browser ou Youtube (ver figura 19). Figura 19 - Ecrãs que realizam diferentes ações Como adicionar uma loja à aplicação O Mobincube permite adicionar uma loja à sua aplicação. Para tal, deve criar um novo ecrã (de acordo com o procedimento já explicado), ao qual dará o nome de Loja. Seguidamente, deve atribuir uma função a esse ecrã. Deve fazer como já foi explicado: clicar no botão com a roda dentada e, a seguir, escolhe a primeira opção, da esquerda. No menu de escolha do tipo de ecrã selecione Loja (Shop):

17 Após selecionar a opção Loja (Shop) terá de preencher os campos relacionados com o pagamento (ver figura 20). Figura 20 - Campos a preencher para a opção Loja (Shop) Note que os pagamentos que a Monincube permite são efectuados pelo sistema Paypal. Por conseguinte, deverá ter uma conta neste serviço. - No campo API Username deve escrever o seu do paypal. - No campo API Password escreve a sua password do paypal. - No campo Signature indica o nome que pretende que apareça no pagamento (por exemplo, se indicar um nome, como António Silva, verá que os seus pagamentos serão efetuados a António Silva). - No campo Euro ( ) definimos o tipo de moeda (neste caso será o Euro - ). Para adicionar à loja o anúncio dos produtos que pretende vender, estando ainda no ecrã da loja, que acabou de criar, deve descer na página até encontrar os campos que vê na figura 21:

18 Figura 21 - Campos a preencher para adicionar um produto à loja Para adicionar um produto à loja, tem de preencher todos os campos desta ficha: - No campo Select deve colocar uma imagem do produto; - No campo Product name especifique o nome do produto; - No campo Reference deve indicar a referência do produto (Note que a referência deve ser única para cada produto, pois é essencial para a boa organização desses produtos); - No campo Price introduza o preço do seu produto em unidades (ex: se o produto custar 5 euros, deve escrever simplesmente 5); - No campo Description apresente uma descrição do produto; Termine a adição do produto clicando no botão Add. Se pretender adicionar mais produtos, repita estes passos para cada produto que adicionar. Como alterar o aspeto da aplicação O Mobincube permite alterar vários elementos a fim de personalizar a sua aplicação.

19 Querendo mudar o tipo de letra da sua aplicação, comece por selecionar a opção Propriedades da App (App properties) - um botão com duas rodas dentadas que se encontra no menu do lado direito do ecrã - a segunda opção a contar de cima no menu (ver figura 22): Figura 22 - Destaque para o botão Propriedades da App (App properties) No ecrã seguinte, selecione o ícone T (de Texto) e escolha a fonte e o tamanho que desejar (ver figura 23). Figura 23 - Opções de estilo de letra

20 Para modificar a cor de fundo, deve clicar no botão Propriedades do ecrã (Screen properties) - é a terceira opção do menu do lado direito do ecrã (ver figura 24). Figura 24 - Destaque para o Botão Propriedades do ecrã (Screen properties) Seguidamente deve selecionar a opção Cor de fundo (Background color) e definir aí a cor de fundo para a sua aplicação clicando em cima do quadrado que tem a cor atual. Caso prefira ter uma imagem de fundo, clique na opção Imagem de fundo (Background image) - Ver figura 25.

21 Figura 25 - Opções "cor de fundo" e "Imagem de fundo" Se quiser alterar as cores do calendário da App, deve começar por selecionar a opção Propriedades da App (App properties). Seguidamente, selecione a opção Desenho do Calendário (Calendar design) o ícone é a penúltima opção. Poderá aí modificar as cores conforme desejar (ver figura 26).

22 Figura 26 - Opções de cor para o calendário Como publicar a aplicação Terminada a aplicação, deve visualizar o aspeto com que esta ficou. Para tal, selecione a opção Pre-visualizar (Preview) na barra de menu superior (ver figura 27). Figura 27 - Botão Visualizar (Preview) Pode ainda escolher o ambiente em que pretende efetuar a pre-visualização, Android ou ios. Para escolher o ambiente Android deve clicar no botão pedir (Request) - ver figura 28.

23 Figura 28 - Pedir Pre-visualização em ambiente Android Seguidamente verá surgir uma janela com a informação que vê na Figura 29: Figura 29 - Pedido de versão de demonstração

24 Deve clicar em Sim (Yes) para dar início ao processo que demorará normalmente entre 2 e 5 minutos. Seguidamente poderá aceder à sua aplicação com o seu smartphone, através de um link ou da leitura de um QR Code (Ver figura 30). Figura 30 - link e QR Code de acesso a uma aplicação Uma vez descarregada e instalada a aplicação no smartphone, pode testá-la. Se verificar que há elementos a melhorar, basta que regresse à opção Edição (Edit) e realize as alterações desejadas. Para tornar a verificar como ficou, deve repetir a Pré-visualização seguindo os passos já explicados.

25 Quando estiver satisfeito com a sua aplicação, poderá publicá-la. Para tal, deve selecionar a opção Publicar (Publish) que se encontra no menu superior (ver figura 31). Figura 31 - Opção Publicar (Publish) Terá que aceitar as condições de utilização clicando em Ok (Ver figura 32).

26 Figura 32 - Aceitação das condições de utilização Deverá ainda aguardar a produção da aplicação (Ver figura 33). Figura 33 - Publicação da Aplicação Depois de publicada a aplicação, as opções de partilha são múltiplas: Android e HTML5 (Ver figura 34), Android (Ver figura 35), iphone e ipad (Ver figura 36) ou Windows Phone (Ver figura 37).

27 Figura 34 - Android e HTML5

28 Figura 35 - Android

29 Figura 36 - iphone e ipad

30 Figura 37 - Windows Phone Note bem que quantas mais forem as plataformas nas quais partilhar a sua aplicação, tanto maiores serão as possibilidades de chegar a um público mais vasto. Notas Informativas (alguns botões do Mobincube) Botão que permite criar uma lista de opções no ecrã.

31 ?????? - Botão que permite adicionar texto, vídeos, tabelas, texto online (disponíveis em websites) e separadores. Botão que permite adicionar uma imagem, ocupando metade do ecrã e realiza a ação que escolhermos (ir para um url, fazer uma chamada, etc.).?????? - Botão que permite adicionar eventos/compromissos num calendário. Botão que permite incorporar uma página web Outros botões que permitem estabelecer ligações, nomeadamente com o facebook, com o twitter, com o Google + ou com o Youtube (entre outros):

32

Mobincube. Navegar até ao website www.mobincube.com e carregar em Free sign up.

Mobincube. Navegar até ao website www.mobincube.com e carregar em Free sign up. Mobincube Navegar até ao website www.mobincube.com e carregar em Free sign up. Como criar uma conta? Inserir um nome de utilizador, password e email, de seguida clicar em Create Account. Nota: Por razões

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress)

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e publicar uma página de Internet (Webpage) na Web 2.0 usando o programa Wordpress. A produção e publicação

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Centro de Instrução Técnica. Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância

Centro de Instrução Técnica. Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância Centro de Instrução Técnica Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância Índice Introdução... 3 Contactos do Suporte... 3 1. Ferramentas Básicas... 4 1.1 Autenticação... 4 1.2

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY Registrar Adicionar uma câmera comum Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Configurar Serviços Web em Câmeras EOS Configurar Serviços

Leia mais

Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral

Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS P.R.R.H Manual de Utilização e-rh para Servidor em Geral (Módulo Recadastramento) 1 SUMÁRIO 1. SEÇÃO - INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 1.1.

Leia mais

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free!

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! TUTORIAL WEEBLY 1- Entre no site do Weebly: www.weebly.com 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! 3- Irão aparecer algumas

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum

Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum Investigadores Responsáveis: Maribel Santos Miranda e Professor Doutor António Osório Instituto Estudos da Criança Universidade do Minho http://www.nonio.uminho.pt/arcacomum

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AutoCAD WS M

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

PROSPECT. Manual do Utilizador

PROSPECT. Manual do Utilizador PROSPECT Manual do Utilizador 1 Tabela de Conteúdos 1. INTRODUÇÃO...3 1.1 O QUE É O PROSPECT?... 3 2. ANTES DE COMEÇAR: DICAS PARA AJUDÁ-LO COM A SUA CANDIDATURA...4 3. ACESSO E SUBMISSÃO DE UMA CANDIDATURA

Leia mais

Utilização do Sistema de Impressão da UBI

Utilização do Sistema de Impressão da UBI Utilização do Sistema de Impressão da UBI UTILIZADORES COM SISTEMA OPERATIVO MAC OS E CONTA @UBI.PT Para utilizar o novo sistema de impressão disponibilizado pela UBI é necessário ter saldo positivo na

Leia mais

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA. Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA. Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos Índice Geral 1. Apresentação... 3 2. Como aceder a plataforma Moodle da

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL EDUCACIONAL

TUTORIAL DO PORTAL EDUCACIONAL TUTORIAL DO PORTAL EDUCACIONAL O Portal Educaional Faculdade Fátima é uma ferramenta para uso do aluno. Atualizar dados de cadastro, realizar matrículas online, obter informações sobre a vida acadêmica,

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos PAGINANAHORA www.paginanahora.pt Bem-vindo ao Sistema e Gestão de Conteúdos! A partir deste sistema de backoffice poderá editar e personalizar o conteúdo

Leia mais

Brainloop Secure Dataroom versão 8.30 App QR Code Scanner para ios e Android Guia rápido

Brainloop Secure Dataroom versão 8.30 App QR Code Scanner para ios e Android Guia rápido Guia rápido Brainloop Secure Dataroom Versão 8.30 Direitos autorais Brainloop AG, 2004-2016. Todos os direitos reservados. Versão do documento 1.3. Todas as marcas registradas, citadas neste documento

Leia mais

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is

Intel Teach Program Essentials Course. Tutorial para wik.is Tutorial para wik.is Esse documento inclui os passos e sugestões para estabelecer um wiki site para o Curso Essencial do Programa Intel Educar ou para sua própria turma. Essas instruções se aplicam para

Leia mais

MANUAL DE REGISTO E ADESÃO AOS SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL. Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora

MANUAL DE REGISTO E ADESÃO AOS SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL. Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora MANUAL DE REGISTO E ADESÃO AOS SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL Índice I Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 II Procedimentos inerentes à correta

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0

Manual de Gerenciamento da Loja Virtual. versão 2.0.0 Sumário Manual de Gerenciamento da Loja Virtual 1. Iniciando o Gerenciamento... 4 2. Cadastros... 6 2.1. Categorias*... 6 2.2. Atributos*... 7 2.3. Produtos... 9 2.3.1. Exemplo de Cadastro de novo produto:...

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa

Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa Passo-a-passo para Professores Galeria de Fotos Windows Live Obtenha a Galeria de Fotos Windows Live 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-photo-gallery

Leia mais

Manual Encarregado de Educação

Manual Encarregado de Educação Manual Encarregado de Educação Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem Município Lousã Data: 01/10/2015 Versão: 02 Índice 1 Introdução... 1 2 Área de Encarregado de Educação... 1 2.1 Módulo Área Pessoal...

Leia mais

Programa EAD-EJEF. Como Navegar neste Site

Programa EAD-EJEF. Como Navegar neste Site Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF Programa de Educação a Distância do TJMG EAD - EJEF Programa EAD-EJEF Como Navegar neste Site

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Manual do Fénix. Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso. Candidatura Online para o 2.

Manual do Fénix. Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso. Candidatura Online para o 2. Manual do Fénix Portal Secretaria da Escola Portal Conselho Científico Portal Direcção de Curso Candidatura Online para o 2. º Ciclo SI (Versão 1.0) Maio 2011 Este manual tem como objectivo auxiliar na

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Roomle M a n

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

BEM VINDO ao Claro MDM

BEM VINDO ao Claro MDM BEM VINDO ao Claro MDM Guia Rápido de Configuração do Claro MDM - Light Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Gerenciamento de Dispositivos Móveis disponíveis no mercado. Preparamos um guia

Leia mais

Manual Primeiro Acesso

Manual Primeiro Acesso Manual Primeiro Acesso 1 - Atualização do ambiente Moodle Visando oferecer mais recursos para alunos e professores o ambiente de aprendizagem Moodle foi atualizado para sua versão mais recente, com isso

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Instruções de acesso à Base Atneia

Instruções de acesso à Base Atneia Instruções de acesso à Base Atneia Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Atneia que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

MANUAL DATAPRONERA INSTRUÇÕES DE USO

MANUAL DATAPRONERA INSTRUÇÕES DE USO MANUAL DATAPRONERA INSTRUÇÕES DE USO Versão 1.0 - Preliminar Setembro / 2012 Índice ACESSO AO DATAPRONERA... 3 Navegadores Compatíveis... 3 LOGIN NO DATAPRONERA... 3 CADASTROS... 4 Pessoa Física... 4 CURSOS...

Leia mais

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Viasoft para melhor atender seus clientes está aperfeiçoando as suas ferramentas de atendimento. O Chat Online, já conhecido e utilizado pela

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

ESTSP.013.MA.04.04. Manual de configuração VPN (Virtual Private Network) para acesso remoto aos recursos eletrónicos da ESTSP

ESTSP.013.MA.04.04. Manual de configuração VPN (Virtual Private Network) para acesso remoto aos recursos eletrónicos da ESTSP Manual de configuração VPN (Virtual Private Network) para acesso remoto aos recursos eletrónicos da ESTSP Manual de configuração VPN (Virtual Private Network) para acesso remoto aos recursos eletrónicos

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária)

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) http://curriculum.degois.pt Março de 2012 Versão 1.5 1 Introdução O objectivo deste guia é auxiliar o utilizador

Leia mais

Utilização do console WEB do DokCT-e. [Version 17/01/2013]

Utilização do console WEB do DokCT-e. [Version 17/01/2013] Utilização do console WEB do DokCT-e [Version 17/01/2013] Índice Sobre o DokCT-e.................................................................... 1 Primeiro Passo - Efetuar o Login......................................................

Leia mais

Utilização do console WEB do DokNF-e. [Version 17/01/2013]

Utilização do console WEB do DokNF-e. [Version 17/01/2013] Utilização do console WEB do DokNF-e [Version 17/01/2013] Índice Sobre o DokNF-e.................................................................... 1 Primeiro Passo - Efetuar o Login......................................................

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas Instruções para o participante no Curso de e-learning CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.2 Aceder ao e-learning Saúde Mental 4 2.3 Introdução do seu

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Alunos DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com Nosso

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

1ª Edição Outubro de 2007

1ª Edição Outubro de 2007 1 Ficha Técnica Título: Manual de utilização da ELGG - Aluno Autoria: Célia Tavares Direcção Pedagógica e Técnica: Paula Peres Copyright: Projecto de Apoio On-line 1ª Edição Outubro de 2007 O Manual de

Leia mais

Portal de Vendas Online

Portal de Vendas Online Portal de Vendas Online Manual do Representante Versão 1.0 Manual do Representante 2 Sumário Introdução ao Portal da Dorma... 3 Fluxo de Vendas... 3 Fluxo de Cadastro ou Alteração de Cliente... 4 Orientações

Leia mais

Introdução à aplicação Web

Introdução à aplicação Web Introdução à aplicação Web A aplicação Web SanDisk +Cloud é uma interface com base na Web para aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta. Com a aplicação Web poderá reproduzir música, ver filmes, ver

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor 20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor Manual do Utilizador Professor... 1 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 2. Autenticação... 6 2.1. Criar um registo na LeYa Educação... 6 2.2. Aceder ao

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Serviço de Atendimento Online. Manual de ajuda para uma melhor utilização dos programas de apoio ao serviço de atendimento online: Messenger

Serviço de Atendimento Online. Manual de ajuda para uma melhor utilização dos programas de apoio ao serviço de atendimento online: Messenger Serviço de Atendimento Online Manual de ajuda para uma melhor utilização dos programas de apoio ao serviço de atendimento online: Messenger Índice Messenger Dicas de utilização... 3 1. O que é... 3 2.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FINANX

MANUAL DO SISTEMA FINANX MANUAL DO SISTEMA FINANX www.meusoft.com.br Indice Item Descrição Pg 1. Objetivo e Principais Funcionalidades 3 2. Para acessar e instalar a aplicação 4 3. Conhecendo o FinanX 6 3.0 Tela inicial de LOGIN

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação Gestão de Conteúdos DotNetNuke Módulos - II Inserção de conteúdos nos módulos Módulo de Text/HTML Módulo de Sre-Notícias Módulo de Sre-Formação Conteúdos dos módulos Na lição: Módulos-I já foi dito que

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Moderador

Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Moderador M A N U A L D O U S U Á R I O Adobe Connect Manual de Início Rápido para o Moderador Este manual fornece instruções para Moderadores de Reuniões sobre como: Integrar sua conta de áudio conferência Reservationless-Plus

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0

PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0 PORTAL DE ATENDIMENTO Manual do Usuário VERSÃO 2.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. ABRIR CHAMADO... 4 4. CONSULTAR CHAMADOS... 7 5. RESPONDER A UMA SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO...

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE INFORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA (Art.21.º do Decreto-Lei n.º22/2014, de 11 de fevereiro) 6 de julho de 2015 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Objetivo... 5 1.2 Contactos Úteis...

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

ÍNDICE DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE...1 ESPECIFICAÇÕES...1 MANUAL DE UTILIZADOR DE AC INTELIGENTE CUIDADOS...1 SOLUÇÃO TÉCNICA...2

ÍNDICE DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE...1 ESPECIFICAÇÕES...1 MANUAL DE UTILIZADOR DE AC INTELIGENTE CUIDADOS...1 SOLUÇÃO TÉCNICA...2 CS336U-WIFI(MD) 202000104587 ÍNDICE DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE...1 MANUAL DE UTILIZADOR DE AC INTELIGENTE ESPECIFICAÇÕES...1 CUIDADOS...1 SOLUÇÃO TÉCNICA...2 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO...4 UTILIZAÇÃO DA APP...13

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA Seleção de projetos culturais Orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Guia Prático de Utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla 3.4.1

Leia mais

Openshot Video Editor Instalação e Configuração

Openshot Video Editor Instalação e Configuração Openshot Video Editor Instalação e Configuração Adriana Mello Guimarães Luís Pinheiro Nuno Fernandes Índice 1. INTRODUÇÃO... 1 2. INSTALAÇÃO PARA SISTEMAS WINDOWS... 2 2.1. OBTER O OPENSHOT... 2 2.2. INSTALAR

Leia mais

DHL IMPORT EXPRESS ONLINE

DHL IMPORT EXPRESS ONLINE DHL IMPORT EXPRESS ONLINE GuIa DE usuário RaPIDaMENTE VOCÊ PODE PREPaR E CONTROLaR SuaS REMESSaS COM TODOS OS DETaLHES E VISIBILIDaDE DO ENVIO COM a FERRaMENTa DHL IMPORT EXPRESS. DHL IMPORT EXPRESS é

Leia mais

Youtube Sign Up Sign Up Upload

Youtube Sign Up Sign Up Upload Youtube Através de sites que hospedam vídeos é possível permitir que estes sejam assistidos no seu blog. No YouTube, por exemplo, você pode fazer isso, basta apenas efectuar um registo e fazer o Upload

Leia mais

1 MANUAL DO CANDIDATO 2016-17

1 MANUAL DO CANDIDATO 2016-17 1 MANUAL DO CANDIDATO 2016-17 (Aconselha-se que utilize preferencialmente os browsers Firefox 3+, Safari ou Chrome ) 1.1 Acesso à plataforma Para iniciar o processo de candidatura o candidato deverá aceder

Leia mais

ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG

ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG Elaborado por Márcia Azevedo Professora Formadora / Multiplicadora NTE Municipal de Campinas - 2010 - ÍNDICE Criando um blog... 3 Conhecendo as opções

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO NOVO SITE DO CETAC.MEDIA (CENTRO DE ESTUDOS DAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO) http:// blogs.ua.pt/cetacmedia (URL temporário) MANUAL DE UTILIZAÇÃO ÍNDICE Apresentação geral do site 3 Menus 3 Post:

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!

Leia mais

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade.

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade. Introdução Na contabilidade pública para permitir a aquisição de um bem ou serviço existem, entre outras obrigações, o cabimento e o compromisso. O cabimento prévio corresponde a um encargo provável, a

Leia mais