COMPARTILHE ESTE EBOOK! MARKETING E VENDAS PARA STARTUPS - O GUIA DEFINITIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARTILHE ESTE EBOOK! MARKETING E VENDAS PARA STARTUPS - O GUIA DEFINITIVO"

Transcrição

1 MARKETING E VENDAS PARA STARTUPS - O GUIA DEFINITIVO

2 SUMÁRIO [ 03 ] SOBRE OS AUTORES [ 04 ] INTRODUÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE MONTAR UMA MÁQUINA DE MARKETING E VENDAS [ 17 ] [ 21 ] COMO O MARKETING DE CONTEÚDO PODE AJUDAR SUA EMPRESA A GERAR LEADS? MANTENHA CONTATO CONSTANTE ENTRE MARKETING E VENDAS [ 07 ] A JORNADA DO CLIENTE [ 24 ] CONVERTENDO OPORTUNIDADES EM CLIENTES [ 12 ] DEFININDO SEU CLIENTE IDEAL: PERSONAS [ 27 ] CONCLUSÃO [ 15 ] ATRAINDO SEU CLIENTE IDEAL: GERAÇÃO DE LEADS [ 29 ] SOBRE A ROCK CONTENT [ 30 ] SOBRE O STARTSE

3 3 TEXTO DESIGN DIEGO GOMES Chief Rock Content diego@rockcontent.com JÚNIOR BORNELI Startse junior@startse.com.br THIAGO SOUZA Graphic Rock Content thiago.souza@rockcontent.com REDATOR ROCK CONTENT Este conteúdo foi produzido por um dos mais de 2000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!

4 4 INTRODUÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE MONTAR UMA MÁQUINA DE MARKETING E VENDAS Primeiramente, uma pergunta: como medir a saúde do seu negócio? Quando afirmamos que as operações de uma empresa estão saudáveis, estamos alegando que o trabalho está sendo feito sem muitos obstáculos, em uma velocidade crescente e com um impacto positivo nos resultados e métricas. E o modo mais eficaz de observar como anda a saúde da sua empresa é observando dois dos seus setores mais vitais: o setor de marketing e o setor de vendas.

5 5 Isto vale ainda mais para negócios emergentes: se você faz parte de uma startup, deve se preocupar e estar constantemente atento ao modo como o marketing e as vendas estão sendo feitos na sua empresa. É muito comum para empresas que estão dando seus primeiros grandes passos que, ao escutar as principais dificuldades dos setores de marketing e de vendas e verificar os resultados de ambos, haja uma sensação de que algo não está como deveria. Seja o alcance da marca, a publicidade, a atração de novos consumidores, o crescimento e a qualidade das vendas os números que os CEOs e outros diretores de startups acabam encontrando mostra uma saúde ainda frágil. Mas você sabe qual é o diagnóstico mais comum para essas situações em que nem o marketing ou as vendas conseguem fazer seu melhor trabalho? Na maior parte das vezes, a culpa é da falta de comunicação entre os setores e tudo pode ser resolvido quando se troca o modelo de trabalho individual de ambos os grupos por um que os torne associados e colaborativos.

6 6 O marketing atrai novos consumidores para o negócio e possui completa informação sobre eles dados demográficos, de comportamento e gostos, e sobre o relacionamento com a marca. No entanto, muitas vezes, essas informações não são repassadas para os profissionais de vendas, que acabam contando muito com os números do próprio setor para tentar fechar acordos com os potenciais clientes. Também é bastante comum ver que, após a conclusão de uma compra, os responsáveis pela venda não dão um feedback de informações para o marketing. Ou seja, o desempenho de ambos é limitado porque simplesmente não há uma troca, uma conversa. Se você quer que sua startup se mantenha operante e tenha fôlego para cumprir suas metas, é preciso criar uma máquina de marketing e de vendas, em que os dois setores possam operar juntos. Esse tipo de lógica integrada recebe a alcunha de vendarketing. NESTE E-BOOK, VOCÊ APRENDERÁ SOBRE OS PRINCIPAIS PROCESSOS NECESSÁRIOS PARA COMPREENDER A FUNÇÃO DE CADA SETOR E COMO ABRIR NÃO SÓ UM DIÁLOGO ENTRE AMBOS, MAS TAMBÉM COMO INSTAURAR NA SUA STARTUP O MELHOR SISTEMA DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE, ATRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SUAS LEADS OS CONSUMIDORES EM POTENCIAL DO SEU NEGÓCIO.

7 7 A JORNADA DO CLIENTE O que há de comum entre o trabalho feito pelo marketing e o feito pelo setor de vendas? Em ambos os casos, a essência de todos os processos está no relacionamento com o consumidor e o potencial consumidor. Portanto, é preciso entender a mente, o comportamento e a necessidade de cada lead da sua startup, a partir do momento que é atraída pelo marketing e faz o primeiro contato com sua marca, até a hora que ela se torna uma freguesa do seu negócio, após lidar com os profissionais de vendas. O conceito de jornada do cliente nos ajuda a compreender todo este processo: trata-se da visão de toda a trajetória de compra analisada a partir da perspectiva do consumidor e da relação que ele mantém com seu produto/serviço e marca. Quando observamos os diferentes modos de comportamento do cliente, ao longo da sua jornada de compra, percebemos também em quais momentos eles ainda precisam ser trabalhados pelo marketing, e quais são as horas decisivas, em que ele deve ser abordado pelo setor de vendas. Aqui, falaremos das três etapas essenciais desta jornada.

8 8 DESCOBERTA E APRENDIZADO Pense nas pessoas que estão, neste momento, ouvindo falar e conhecendo pela primeira vez a sua startup. Elas estão na internet, visitando seu site ou lendo alguma publicação das redes sociais? Como elas chegaram até o seu negócio? Talvez uma pesquisa no Google sobre assuntos relacionados ao seu produto/serviço? O primeiro contato que as pessoas normalmente têm com uma empresa acontece na internet principalmente se o seu negócio envolve tecnologia e inovação, como a maioria das startups. Uma simples pesquisa no Google, por exemplo, pode fazer a primeira ligação entre um usuário comum e a sua marca. Isto é, se o seu negócio estiver adotando alguma estratégia de SEO (Otimização de Ferramentas de Pesquisa, ou seja, táticas para subir seu site nos resultados do Google), como também produzindo conteúdo online. Esta é a beleza do que chamamos de marketing de conteúdo: maneiras de atrair novos usuários para o seu negócio, de nutri-los com informações interessantes e relevantes para suas vidas até que eles se tornem potenciais consumidores prontos para o time de vendas. Ainda falaremos sobre como este tipo de estratégia guiada pelo conteúdo pode aprimorar o seu vendarketing, mas o que você precisa saber por enquanto é: o marketing de conteúdo é uma forma de atração para sua marca e educação do consumidor. Mas como se inicia a jornada do cliente? Para explicar a etapa de aprendizado e descoberta, vamos usar uma empresa imaginária: você acaba de criar uma startup, cujo produto é um aplicativo para produtores orgânicos de legumes e vegetais. Com ele, estas pessoas podem vender e entregar seus produtos com maior facilidade. Para atrair novos clientes, a sua empresa está investindo em conteúdo

9 9 digital um blog com dicas para o cultivo, conservação e entrega de legumes e vegetais, assim como orientações para melhorar os negócios. Do outro lado, está João e Maria, um casal de produtores de tomates relativamente satisfeitos com o trabalho. Eles acham que suas vendas estão diminuindo, mas pensam que isto é algo passageiro. Para oferecer tomates em uma melhor condição, sem machucados, eles começam a pesquisar no Google maneiras de cuidar e embalar a fruta e acabam esbarrando em um artigo no blog da sua startup. Esta é a descoberta. Veja bem: eles ainda não consideram entrar em um aplicativo de vendas, mas acabam visitando outros artigos em seu blog e aprendendo sobre o cultivo e conserva, e a importância de parcerias com restaurantes e empresas locais, as melhores formas de entrega etc. Com o conteúdo que consumiram, o casal de produtores descobre uma necessidade: é preciso melhorar o sistema de produção e apresentação do meu negócio e nós precisamos vender mais. CONSIDERAÇÃO Na etapa da jornada da consideração, o consumidor já não é um usuário recémchegado que ainda desconhece sua marca. Muito pelo contrário: ele sabe quem você é, se educou através do conteúdo que você e outros concorrentes produziram e, principalmente, já sabe qual é o problema que busca solucionar. Ele está em uma fase em que busca conteúdo mais específico, para sanar dúvidas menos genéricas afinal, diferentemente do usuário na fase de atração, este indivíduo conhece bem os sintomas de seu problema e agora procura por um diagnóstico, uma solução. E é aí que sua empresa entra: fornecendo acesso a um material exclusivo, em troca de informações como nome, telefone, , empresa etc. Vamos voltar ao nosso exemplo: João e Maria leram muitos artigos de diferentes sites, inclusive aqueles do site da sua startup. Eles estão bem mais educados e cientes de que podem melhorar o negócio através de diferentes iniciativas.

10 É aí que, ao final de um artigo em seu blog sobre a importância das redes sociais para produtores de alimentos orgânicos, o casal abre um link para o download de um e-book sugerido: Como colocar sua marca de produtos orgânicos online: o guia completo. Ao clicar no CTA Call to Action, ou seja, um hiperlink que convida o usuário a tomar alguma ação, eles são redirecionados para uma landing page (uma página exclusiva para o download do material). Lá, eles preenchem um formulário curto, informando nome, , tipo de produto e cidade e, ao final, podem baixar o livro. 10 Neste e-book, João e Maria aprendem sobre a importância tanto da presença online da marca deles quanto do marketing digital só é possível atrair novos consumidores a partir de uma conversa com informações relevantes. Eles também aprendem sobre os benefícios de estar em uma comunidade virtual de produtores e compradores de orgânicos, e são apresentados às facilidades do aplicativo desenvolvido pela sua startup. Enquanto isto, o seu time saberá o nome, o e outras informações básicas sobre João e Maria, e poderá enviar mais conteúdo interessante e exclusivo para o endereço deles até que eles estejam educados o suficiente e decidam que é a hora de realizar uma mudança: a compra.

11 11 DECISÃO Quando a sua lead está na fase de decisão, significa que ela está qualificada, ou seja, bem-educada e pronta para realizar uma compra ou um contrato. Ela está interessada nas opções disponíveis para ela: que produtos/serviços vão solucionar o meu problema? Qual delas tem o melhor custo-benefício e em qual delas eu terei mais retorno de investimento? Estas perguntas serão respondidas pelo seu conteúdo de decisão: informações sobre o que você comercializa, campanhas de com promoções e benefícios exclusivos, depoimentos e relatos de outros clientes, avaliações externas e testes grátis do que você tem a oferecer. Este é o ponto em que a lead é levada do marketing para o setor de vendas: em algum momento, ela precisará da assistência do vendedor. No nosso exemplo, seria o momento de João e Maria começarem a ler e estudar sobre o aplicativo oferecido pela sua startup: quais são os benefícios e no que ele supera os similares? Isto será respondido por conteúdo sobre produtos, páginas em seu site em que se explica o funcionamento e as facilidades do software e outros conteúdos específicos. Quem sabe o casal de produtores pode até realizar uma fase de teste do aplicativo ou ter uma conversa com alguém do time de vendas da sua empresa, para solucionar as principais dúvidas? Tudo isto depende dos seus recursos e do comportamento que sua lead adota na hora de decisão. O essencial é fazer com que ela lembre, considere e pesquise sobre sua marca nesta hora tão definitiva.

12 DEFININDO SEU CLIENTE IDEAL: PERSONAS 12 Toda ação, seja do seu marketing quanto do setor de vendas, precisa levar em conta as informações que sua empresa possui do consumidor médio ou dos consumidores médios. Isto é, dos principais grupos de pessoas que compartilham perfis, padrões, comportamentos e gostos em comum e que tem grande potencial de fazer negócio com a sua startup. Se você deseja montar uma máquina de vendarketing em que os dois times estejam na mesma página, é preciso entender o conceito das buyers personas ou, simplesmente, personas. Uma persona é um personagem fictício, com nome e uma descrição detalhada, que serve para falar de um grande grupo de pessoas. Apesar de ser imaginado, ele é baseado estritamente em informações reais: sua criação se deve aos dados encontrados em pesquisas com os clientes já existentes da sua empresa, e o público externo que você deseja atingir. O marketing precisa de uma buyer persona para entender a melhor linguagem, as

13 13 palavras-chave e o formato para o conteúdo produzido, além de compreender a relação que os usuários mantêm com a marca no mundo digital principalmente nas redes sociais. Já o setor de vendas se beneficia enormemente das personas para compreender qual é o comportamento destes potenciais consumidores, e como atraílos para fechar um negócio. Se o marketing supõe que o seu público-alvo é um, e os profissionais de vendas tem outra imagem do cliente médio, então, a sua startup está fadada a gerar cada vez mais erros e menos conversão. A criação de uma persona, portanto, é ideal para igualar a imagem que cada setor tem na cabeça e melhorar a unidade de tratamento tanto do marketing quanto dos vendedores. MAS COMO CRIAR UMA PERSONA? Tudo começa com a pesquisa, mas, antes dela, é preciso responder: que conhecimento eu preciso obter sobre meus clientes que será decisivo para o meu negócio? Saber o que perguntar é fundamental para que os dados sejam úteis ao final de qualquer estudo sobre o consumidor. Há, no entanto, determinadas informações que podem ser necessárias à maioria dos negócios: dados demográficos faixa etária, renda, estado civil, gênero, educação (como nível escolar), profissão e cargo, empresa, segmento da empresa, tamanho da empresa, atividades comuns no trabalho, objetivos na profissão. Além disso, há questões sobre o comportamento e sobre o gosto dos usuários o que eles fazem na internet, qual conteúdo eles procuram, quais redes sociais frequentam e quais informações gostariam de consumir, hábitos de compra online e offline, pesquisa de preços etc. Após receber um número significativo de respostas, é preciso procurar os padrões nos relatos: quais são os dados mais comuns existe uma quantidade muito grande de homens ou mulheres, uma faixa etária mais frequente, um tipo de profissão, cargo e setor de empresa que aparecem em maior quantidade ou, ainda, respostas sobre comportamento online que foram bem parecidas? Quais são as maiores necessidades das pessoas que você entrevistou e como o seu produto/serviço pode ajudá-las? Chegou a hora, portanto, de criar a persona: escolha, primeiramente, um nome. Voltemos ao exemplo da startup que oferece um aplicativo para produtores orgânicos venderem seus produtos. Uma persona poderia ser a seguinte:

14 14 ## Nome: Pedro; ## Cargo: Produtor de legumes e vegetais/feirante; ## Idade: 42 anos; ## Trabalha há quase dez anos vendendo a própria produção; ## Descrição do trabalho: Supervisão na produção dos legumes e vegetais, avaliação da qualidade dos produtos colhidos, venda final e outros processos administrativos; ## Objetivo: aumentar o número da venda mensal, aumentar o alcance do produto e da marca; ## Educação: curso técnico em Administração; ## Segmento: B2C e B2B ou seja, um negócio tanto voltado para o consumidor (Business-to-Consumer) quanto para outros negócios, como restaurantes e produtoras de alimento (Business-to- Business); #Problemas # enfrentados: falta de recursos para investir, poucos funcionários e falta de conhecimento em marketing e em vendas; ## Como minha empresa pode ajudar: atrair o alcance da marca online a baixo custo, melhorar a qualidade do produto através da educação e do conteúdo e impulsionar as vendas finais através de aplicativo. EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE MONTAR SUA BUYER PERSONA. O IMPORTANTE É QUE ELAS PRIMEIRAMENTE REFLITAM A REALIDADE DO SEU CONSUMIDOR MÉDIO OU CONSUMIDORES MÉDIOS (É POSSÍVEL TER MAIS DE UMA PERSONA) E SEJAM ACEITAS DA MESMA FORMA PELOS SETORES DE MARKETING E DE VENDAS. TAMBÉM É IMPORTANTE QUE VOCÊ ATUALIZE ESSA PERSONA E FAÇA PESQUISAS CONSTANTES QUANTO MAIS INFORMAÇÃO AVERIGUADA, MAIS OPERANTE SERÁ SUA MÁQUINA DE VENDARKETING.

15 ATRAINDO SEU CLIENTE IDEAL: GERAÇÃO DE LEADS 15 Vamos voltar à noção de leads: são aquelas pessoas que já não são simples visitantes do seu site, mas, sim, clientes em potencial que, provavelmente, já preencheram algum formulário ou interagiram de forma que mostrassem interesse na sua empresa. O conteúdo é aquilo que converte usuários comuns em leads para o seu negócio e quanto mais informação de qualidade elas consomem, mais qualificadas para o seu marketing e suas vendas elas se tornam. A geração de leads será o combustível da sua máquina de vendarketing. Portanto, o crescimento da sua startup só chega com o crescimento do número das leads ou seja, com um volume maior de tráfego no site, preenchimento de formulários, acesso a e-books e a outros materiais, endereços na lista de s, interações contínuas em redes sociais e quaisquer outras demonstrações de interesse de usuários na sua empresa.

16 16 É o bom conteúdo com informações relevantes para o consumidor que fará dele o consumidor mais inteligente possível que, primeiro, atrairá novos usuários para sua marca e construirá uma comunidade de leads em torno dela. Quanto mais infalível o conteúdo produzido pela sua startup ou seja, quanto mais elas realmente ajudarem o consumidor, maior a chance que mais pessoas vão aderir à sua empresa, se tornando potencialmente clientes. Em outras palavras, o conteúdo é uma forma de diálogo com a lead e, nesta conversa, se você não oferece nada de interessante, ela vai embora. Uma lead qualificada é a lead que possui uma identidade: ela já preencheu algum formulário com informações, já possui um histórico de interações sociais com sua marca e você já pode qualificá-la, ou seja, identificar quem é esta pessoa dentre as tantas que acessam seu site e seu conteúdo. DESTA FORMA, ALÉM DE ATRAIR E NUTRIR USUÁRIOS, O CONTEÚDO CRIADO PELO MARKETING TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DE GERAR LEADS QUALIFICADAS, ISTO É, PREPARAR UMA PRÉVIA DE INFORMAÇÕES QUE PODEM SER USADAS PELO SETOR DE VENDAS NA HORA QUE O POTENCIAL CLIENTE DECIDIR REALIZAR UMA COMPRA. E É POR ISTO QUE A GERAÇÃO DE LEADS E AS VENDAS DEPENDEM TANTO DO MARKETING DE CONTEÚDO.

17 17 COMO O MARKETING DE CONTEÚDO PODE AJUDAR SUA EMPRESA A GERAR LEADS? Antes de tudo: o seu marketing precisa ter um propósito. As estratégias de atração por conteúdo trazem, em curto e longo prazo, diversos benefícios, mas como medir se a sua estratégia está dando certo? Qual é a função do seu investimento em marketing? Para responder a essas questões, é preciso se perguntar: o que minha startup mais necessita neste momento? Talvez, a maior dificuldade da sua empresa, hoje, seja em atrair novos contratos e clientes. No entanto, aumentar a conversão ainda é um objetivo muito amplo para o seu marketing é preciso torná-lo mais palpável. É preciso ir atrás da raiz da necessidade: como aumentar a conversão da minha empresa? Talvez, se conseguir manter um tráfego crescente dentro do meu site nos próximos meses, ou um volume cada vez maior de engajamentos de fãs no Facebook ou, quem sabe, um maior número de formulários preenchidos em troca de material exclusivo? Cada função do seu conteúdo aplicada de maneira adequada trará benefícios.

18 18 APRENDA A ARTE DE USAR CTAS E VEJA O CONSUMO DE CONTEÚDO EVOLUINDO Como já explicamos, os CTAs (Calls-to-Action) são as chamadas para ação: hiperlinks e textos que convidam o usuário a ir para outra página ou a realizar uma tarefa. Quando você convida o usuário para visitar o seu novo artigo de blog nas redes sociais, você está produzindo um CTA. Chegar a um nível de maestria ao redigir CTAs saber quais são os melhores termos, as palavras-chaves, o posicionamento na página e o tom de cada texto é claramente um objetivo em longo prazo. Mas há alguns hábitos que podem transformar a maneira como um usuário comum frequenta a página da sua startup. O uso de CTAs ao fim de artigos de blog pode parecer uma mudança simples, mas tem um retorno incrível. Um tema pode levar a outro assim como um artigo de blog pode levar a outro artigo, um e-book, um anúncio de webinar, um convite à ação. Vamos voltar ao exemplo que demos anteriormente, da startup do aplicativo que reúne produtores de orgânicos e consumidores. O usuário que leu o artigo sobre a embalagem de frutos pode ser redirecionado para outro artigo sobre a importância do visual na entrega e, depois, um artigo sobre marca e redes sociais, que o convida a baixar o e-book Como colocar sua marca de produtos orgânicos online: o guia completo. Daí, além de mais visitação ao seu site, você também impulsiona a geração de leads qualificadas.

19 19 CRIE LANDING PAGES INFALÍVEIS E IMPULSIONE AS LEADS QUALIFICADAS Lembre-se: landing pages são aquelas páginas dentro do seu site que servem a somente um CTA: preencher um formulário para baixar um e-book, acessar um vídeo exclusivo ou ingressar em um webinar. O importante é que ela não tenha nenhuma distração e saiba convencer o consumidor que acaba visitando. O potencial consumidor está interessado, mas sempre precisa de informação para o convencimento. Portanto, crie uma landing page bonita, com dados objetivos sobre a ação desejada ao consumidor e os benefícios que ele terá ao realizar a ação. A página precisa ter carregamento rápido, um título que puxe a atenção e informações curtas e diretas, além de alguma imagem atrativa. Faça citações de avaliações de clientes, traga depoimentos de outros consumidores que já passaram pela landing page e mostre o impacto social. Separamos mais oito dicas para você criar uma página matadora. Caso haja alguma dúvida sobre a melhor posição ou texto para sua landing page, é possível testar. Nas principais ferramentas de desenvolvimento web para seu site, há a opção de fazer um teste A/B: criar duas versões de uma mesma página com pequenas diferenças entre si e exibir cada uma para 50% da sua audiência vendo assim, qual tem a melhor performance. O mesmo recurso também vale para marketing que falaremos a seguir. Portanto, quanto mais poder de convencimento e atração tiver a sua landing page para o consumidor, mais leads serão geradas.

20 20 CRIE CONTEÚDO INTELIGENTE PARA MARKETING E CONVERTA Muitas empresas subestimam o poder do marketing, sendo que ele pode ser o principal veículo de conversão final. Ele nutre e consegue ser a ignição necessária para uma lead se tornar um cliente da sua startup. Há diversos caminhos a se seguir para melhorar o desempenho do seu conteúdo enviado por primeiramente, crie uma automação na sua ferramenta de marketing as principais ferramentas já possuem esse recurso para enviar uma mensagem de boas-vindas e agradecimento, 24h depois de elas terem preenchido o formulário para o download de algum material específico. Mantenha listas segmentadas: separe seus s por categorias clientes, ainda não clientes, interessados em seu negócio, potenciais clientes, diferentes nichos de consumidores etc. Mantenha um fluxo frequente de campanhas de , oferecendo conteúdo relevante e informações sobre promoções e novidades do seu negócio. Você também pode usar o para as primeiras aproximações de vendas com a lead qualificada e é aí que você cria a oportunidade. CONVERTENDO SUAS LEADS EM OPORTUNIDADES Ao fim de sua jornada, o potencial cliente deve estar cada vez mais perto da decisão de compra e o papel do setor de vendas da sua startup é saber reconhecer como, quando e quais leads podem se tornar verdadeiras oportunidades. Também é preciso lembrar que, para manter a máquina de vendarketing da sua startup operando com saúde, é preciso manter um fluxo de leads qualificadas trazidas do marketing para vendas.

21 MANTENHA CONTATO CONSTANTE ENTRE MARKETING E VENDAS Para que isto aconteça, é preciso que haja uma boa comunicação entre ambos: se o marketing entregar para vendas leads não-qualificadas, elas não serão oportunidades. Da mesma forma, se o time de vendas não souber o momento certo para entrar em ação, a conversão dificilmente acontecerá. Qualquer mudança significativa no marketing seja positiva ou negativa terá consequências para vendas, e vice-versa. Portanto, mantenha os dois times sempre em contato, sempre compartilhando dados entre si e com um diálogo constante.

22 22 GARANTA QUE O MARKETING ESTEJA ENTREGANDO LEADS QUALIFICADAS Faça de tudo para que o marketing só entregue leads, de fato, qualificadas, evitando ao máximo o desperdício de oportunidades de conversão. O erro normalmente acontece quando o marketing possui uma alta urgência de entregar números altos e esquece da importância da qualidade das leads. Os profissionais de vendas acabam trabalhando com potenciais compradores que ainda não estão prontos para uma compra e acabam desistindo e regressando no funil de vendas. Sendo assim, a melhor maneira de garantir que as oportunidades cresçam assim como as leads é avaliando não só o volume das leads qualificadas mas a preparação destas leads. SAIBA O VALOR DE CADA LEAD QUALIFICADA Mesmo que o marketing consiga entregar leads que possuam qualidade e estejam prontas para o setor de vendas, ainda é preciso ter o conhecimento necessário para saber como lidar com cada uma delas. tem os recursos? Quais podem cair nas mãos de competidores? Que leads são uma boa oportunidade e quais estão fazendo você gastar tempo e dinheiro em troca de nenhum sinal positivo? É preciso priorizar e dar uma ordem de relevância para cada tipo de potencial cliente: quais são aqueles mais urgentes, que precisam realizar uma compra agora? Quais possuem o orçamento que você busca e quais não Ordene e foque nas que possuem as melhores condições para a sua empresa, gastando mais tempo investindo nas que trarão retorno e menos tempo para as que provavelmente não farão conversões.

23 23 ESTUDE ACERTOS E ERROS Se você quer que seu vendarketing seja feito da melhor forma na sua startup, é preciso buscar o conhecimento. Isto é, faça com que todos os envolvidos no marketing e nas vendas estudem e monitorem as métricas, em busca de associações: o que fez com que o número de leads qualificadas diminuísse ou aumentasse? Qual a principal dificuldade das vendas na hora de tratar com os potenciais clientes e o que aconteceu para não fecharmos uma venda? Veja os casos de sucesso também: o que foi crucial para transformar esta lead em uma oportunidade? Faça com que todo o time saiba, a todo tempo, o que está acontecendo na jornada do cliente da sua empresa. Assim, haverá menos mistério e mais mudanças.

24 24 CONVERTENDO OPORTUNIDADES EM CLIENTES Por fim, é hora de sua máquina de vendarketing gerar o principal resultado: leads convertidas em clientes da sua startup. Para isto, precisamos entender: o que faz uma venda acontecer? O que leva um potencial consumidor a se tornar um cliente? O que meu time de vendas deve confiar na hora de dialogar com estas pessoas? Precisamos voltar à jornada do cliente: ele possui um objetivo, certo? Se o seu cliente é um consumidor final, é preciso lembrar que o seu maior interesse é construir uma vida feliz, com significado e menos dispendiosa. Se seu cliente é outra empresa, lembre-se que ela é igual a sua: ela deseja construir um negócio bem-sucedido, em crescimento e admirado no setor. Então, o que o profissional de vendas deve ter em mente acima de tudo? Como garantir que as oportunidades que apareceram possam resultar em vendas?

25 25 APRENDA A SER EMPÁTICO Não existe nenhuma manipulação psicológica no ato da venda ou, ao menos, não deveria existir. A lógica, de fato, é bem simples: se a sua empresa é um ator importante para o potencial cliente e o ajuda a chegar onde ele deseja estar através do conteúdo e da orientação, ele retornará a você na hora de decidir uma compra. Portanto, o papel do setor de vendas é, simplesmente, orientar. Um bom profissional de vendas precisa ser, além de um bom analista, um bom psicólogo. Entender o que a lead qualificada busca, de quais valores ela não abre mão e, principalmente, onde ela deseja estar daqui um, dois anos. Qual é o problema desta pessoa e quais são as dúvidas e as angústias que mais pesam na sua decisão de compra? Converse com o cliente, mostre as dificuldades em chegar onde ele deseja e como seu produto/ serviço pode ajudá-lo, de fato. Se você acredita que o futuro cliente se beneficiará com a compra, ele também acreditará. MANIFESTE NOVIDADES E OPORTUNIDADES Como seres humanos, temos o hábito de temer mudanças e é isto que normalmente uma nova compra ou um contrato podem parecer para os seus potenciais clientes. Eles conhecem os benefícios, entendem bem a relevância do seu produto/serviço, mas ainda não querem ceder. Portanto, é preciso oferecê-los algo a mais: uma novidade, uma oferta, um desconto, uma oportunidade. Algo que demonstre que haverá um benefício extra, por tempo limitado esta é a motivação necessária para a maioria dos consumidores. Se você consegue traduzir o sentimento da oportunidade exclusiva seja por campanhas de ou no tratamento pessoal as chances de uma conversão serão muito grandes.

26 CONTE HISTÓRIAS E APONTE PARA OUTROS Ao final, você pode ter contato todos os benefícios reais, oferecido à lead uma ajuda e orientação vasta, mas mesmo assim há um pé atrás em toda a negociação. Uma das formas mais eficazes de melhorar este relacionamento e de dar mais confiança para este futuro comprador é através das histórias. Use exemplos reais de problemas que tiveram solução, busque casos de sucesso e, se for preciso, deixe que sua lead qualificada tenha contato com a história de clientes já existentes da sua startup. Uma história pode pôr em perspectiva e ajuda com que o indivíduo em dúvida consiga enxergar melhor o poder do seu produto/serviço e, portanto, veja menos riscos e tenha mais confiança na sua marca.

27 27 CONCLUSÃO Tanto para agir com nossos potenciais clientes ou mesmo para integrar seu vendarketing, duas coisas são fundamentais: informação e comunicação. Primeiramente, é preciso dar informação relevante a quem precisa: os setores de marketing e de vendas precisam trocar entre si os dados mais relevantes; seu marketing de conteúdo precisa produzir as melhores informações ao consumidor; enquanto isto, seu time de vendas precisa saber qual informação será mais decisiva no ato de compra. Já a comunicação diz da forma como dialogamos. Se o marketing não entende as vendas, e vice-versa, não há integração. Se o seu conteúdo produzido para o públicoalvo não chega até ele, ou não o convida a interagir, seu marketing está fadado ao fracasso. Se o profissional de vendas está mais preocupado com o dinheiro do que com a empatia, não haverá retorno algum. UMA MÁQUINA DE VENDAS E DE MARKETING E A PRÁTICA DO VENDARKETING SÓ FUNCIONA, ASSIM, COM UM BOM CÉREBRO E UM BOM CORAÇÃO. ISTO É, COM INTELIGÊNCIA PARA CONFIAR EM DADOS E CAPACIDADE DE COMPREENDER AS INTERAÇÕES E AS RELAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS: VENDAS-MARKETING E EMPRESA-CONSUMIDOR. Portanto, se estes dois órgãos estão em sintonia, a sua startup terá saúde suficiente para crescer e se tornar uma máquina de geração de leads e de clientes.

28 QUERO RECEBER UMA AVALIAÇÃO GRATUITA 28

29 29 A Rock Content é a empresa líder em marketing de conteúdo no mercado brasileiro. Nós ajudamos marcas a se conectarem com seus clientes através de conteúdo fantástico e blogs corporativos sem monotonia. Através de nosso serviço de consultoria montamos estratégias de conteúdo para nossos clientes que são executadas pelo nosso time de milhares de escritores freelance qualificados. Possuímos vários materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog do Marketing de Conteúdo.

30 30 Além de um portal de conteúdo com as novidades do mundo de empreendedorismo, startups e investimento-anjo, o StartSe é também uma plataforma que conecta empreendedores a investidores, mentores, aceleradoras, grupos de investimento e a uma rede de parceiros capazes de oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de uma startup.é um segmento do portal InfoMoney o maior site especializado em investimentos pessoais e educação financeira do Brasil que visa a desenvolver o ecossistema de startups no Brasil, incentivando e apoiando iniciativas que tornem o ambiente ainda mais atraente para a entrada de novos players no cenário.

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente GUIA PRÁTICO DA RECOMPENSA DIGITAL i Marcelo Vicente RECOMPENSA DIGITAL >> Atraindo Tráfego para Conversão...4 >> Moeda de Troca...6 >> Tipos de Recompensa Digital...8 >> Solucionando Problemas da Audiência...10

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

Oferecimento: Autor: Junior Pontes. Idealizador: André Luiz. Versão 1.0. copyright 2016 todos os direitos reservados

Oferecimento: Autor: Junior Pontes. Idealizador: André Luiz. Versão 1.0. copyright 2016 todos os direitos reservados Oferecimento: Autor: Junior Pontes Idealizador: André Luiz Versão 1.0 copyright 2016 todos os direitos reservados Sumário O que é tráfego pago? 4 Por que você deve usar? 5 Principais plataformas 6 Como

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing. Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz.

As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing. Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz. As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz. AS 5 MÉTRICAS MAIS IMPORTANTES PARA MOSTRAR A EFICIÊNCIA

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais.

sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais. sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais. introdução ao INBOUND marketing Como você já deve ter lido

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Planejamento de Marketing Digital

Planejamento de Marketing Digital .pdf [ebook] Planejamento de Marketing Digital 2012 2013 2014 2015 2016 Dicas para a leitura deste ebook Os itens do índice são todos clicáveis. Ao clicar no conteúdo de interesse você será levado para

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos A sua empresa já gera Leads com ações de Marketing Digital? Então você deve saber que não basta ter uma base cheia de contatos: é preciso

Leia mais

percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa

percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa O marketing digital está revolucionando a forma como as empresas conquistam clientes. Consumidores tornaram-se mais independentes e, segundo pesquisas na área, percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE 2 NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE Quando uma empresa vai pra internet e investe em marketing digital, essas são as 3 coisas que precisam ser feitas: 1- GERAR LEADS 2- TRANSFORMAR LEADS EM CLIENTES

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online Você já percebeu como há diversas pessoas que estão obtendo sucesso nas suas áreas de atuações quando se trata de vendas

Leia mais

Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e

Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e estruturação do seu negócio. A Base bem definida é como o

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Curso Facebook Essencial

Curso Facebook Essencial Curso Facebook Essencial No curso da Camila Porto aprenda tudo o que você precisa saber para seu negócio dar os primeiros passos no Facebook. 14h de aulas com as informações e conteúdo mais importantes

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real [Conheça o poder da internet] www.93digital.xyz 93 digital 93 digital Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar

Leia mais

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social?

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social? Diego Reeberg Já pensou em pedir dinheiro para pessoas desconhecidas financiarem um projeto que você não consegue tirar do papel? Você daria dinheiro para uma proposta que vai ao encontro de algo que você

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Networking: fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir

Networking: fazer diferente faz a diferença. Insights para pensar e agir Networking: fazer diferente faz a diferença Insights para pensar e agir Mas o que é Networking? (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo

Leia mais

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67.

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67. SOBRE A AUTORA Leticia Pietras tem 17 anos, é Empreendedora digital, fundadora do blog www.empreendedora-digital.com. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro

Leia mais

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br AVISO LEGAL Todo esforço foi feito para que este e-book fosse disponibilizado da forma mais correta, inteligível, clara e didática possível, no entanto, apesar de todo empenho nesse sentido, ainda podem

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73%

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% das Empresas Fracassam na Internet... 6... 6 Técnica

Leia mais

Como criar um perfil de destaque no LinkedIn

Como criar um perfil de destaque no LinkedIn Como criar um perfil de destaque no LinkedIn O que é o LinkedIn e como ele pode me ajudar? O LinkedIn é uma rede social on-line para profissionais. Muitas pessoas dizem que é o Facebook dos negócios. Os

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Nossa missão Contribuir com o crescimento de empresas e profissionais no Brasil, por meio da valorização do conhecimento sobre marketing digital e da disseminação

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital

Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital v Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital Graduado em Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde a academia esteve imerso no mundo do marketing

Leia mais

A Revolução No Seu Negócio

A Revolução No Seu Negócio A Revolução No Seu Negócio Copyright 2009 ATTRACTION MARKETING TRENDS 1 Saiba Como e Quais Os Benefícios... Lista Infinita de Contactos Marketing de Atracção Contactos Pré-Qualificados O Sistema Posiciona-o

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Segundo Eduardo Lapa, a gestão de conteúdo é caracterizada pelo: Conjunto de técnicas, modelos, definições e processos de ordem estratégica e tecnológica

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Internet

O Segredo do Sucesso na Internet O Segredo do Sucesso na Internet Um guia fácil para ganhar dinheiro com a venda de produtos digitais - 1 - Índice 1 - O Cliente 2 - O Produto 3 - A Página de Vendas 4 - A Divulgação 5 - O Segredo - 2 -

Leia mais

Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC

Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC INTRODUÇÃO O e-mail marketing é uma das formas mais simples e poderosas por meio da qual você pode vender seus produtos e serviços,

Leia mais

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar!

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Agora deixe-me apresentar para você! Me chamo Jhon Viana, sou empreendedor digital em série e atualmente sou CEO de 03 empresas, ambas com uma

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Conteúdo Introdução -------------------------------------------------------- 03 Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Negócios Digitais --------------------------------------------------

Leia mais

Você pode usar o e-book como quiser

Você pode usar o e-book como quiser Direito autorais Você pode usar o e-book como quiser Sem mudar o conteúdo do mesmo. INDICE Apresentação O que fazer para ganhar dinheiro na internet A minha lista sobre o que fazer para ganhar dinheiro

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O empreendedor Gustavo Caetano discute oportunidades e desafios para start-ups inovadoras no Brasil. Gustavo Caetano é presidente da Samba

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING?

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? 1 2 É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? Por que algumas empresas vendem milhões utilizando estratégias de e-mail marketing, enquanto outras não conseguem alcançar suas metas em vendas? É sobre

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

O Manual Tático do Marketing de Conteúdo

O Manual Tático do Marketing de Conteúdo O Manual Tático do Marketing de Conteúdo Um guia prático de como montar e executar uma estratégia de sucesso 2 ÍNDICE >> Como usar esse manual 3 >> A fundação de sua estratégia 5 >> Produção de Conteúdo

Leia mais

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Estamos de volta com mais um post do Fala, CMO!. A entrevistada da vez é a Paula Crespi, Head de Marketing e Produto do GuiaBolso. Acho que o cargo e

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS De uns tempos para cá, a moda do marketing digital é fazer LANÇAMENTOS, de preferência 7 em 7 (sete dígitos em sete dias)

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

E - M A I L M A R K E T I N G. dicas para criar. uma sequência. Matadora D O M I N A N D O A N E T. C O M

E - M A I L M A R K E T I N G. dicas para criar. uma sequência. Matadora D O M I N A N D O A N E T. C O M E - M L M R K E T N G 21 dicas para criar uma sequência Matadora O M N N O N E T. O M sobre o ominando a Net Foi desenvolvido para ajudar quem deseja ter uma renda extra através da internet ou um trabalho

Leia mais

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CONTEXTUALIZAÇÃO O Ministério da Saúde e diversos parceiros têm apresentado esforços para envolver toda a população

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer

Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer Por Diego Carmona* Muitas pessoas, ao contrário do que se pensa, não estão utilizando o meio online somente para se divertir. Uma grande maioria

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

BRAININ MARKETING DIGITAL DE RESULTADO

BRAININ MARKETING DIGITAL DE RESULTADO BRAININ IN MARKETING DIGITAL DE RESULTADO 75% OFF Sua empresa está em crise? Nossos clientes não estão. AUMENTE SUAS VENDAS COM MARKETING DE RESULTADOS. + + = Consultoria Web Marketing Digital SGW Flex

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por marketing de conteúdo para EAD como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por índice 03 introdução 06 como fazer: passo a passo 06 1. mapear personas 08 12 2. Organizando o conteúdo

Leia mais