MLG MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO PÚBLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MLG MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO PÚBLICA"

Transcrição

1 MLG MAER EM LIERANÇA E GEÃO PÚBLICA

2 MLG O MLG foi concebido para gestores públicos que desejam fazer a diferença na gestão do governo; servidores talentosos que vão liderar a implementação de decisões estratégicas de governo e zelar pela qualidade e continuidade das boas políticas públicas; e profissionais que atuam em parceria com o setor público e que desejam impactar a formulação de políticas públicas. A credibilidade das instituições democráticas depende predominantemente da atuação dos gestores públicos como executores e guardiões da eficiência, da presteza e da qualidade das políticas públicas. O MLG pretende qualificar, capacitar e formar a elite do funcionalismo público brasileiro. obre o Programa O Master em Liderança e Gestão Pública é um curso de pós-graduação (lato sensu) concebido pelo CLP e que será realizado em parceria com o Instituto ingularidades. A carga horária será de 0 horas ao longo de meses. O MLG foi concebido em módulos para que os participantes possam conciliar o curso com o exercício das suas funções. O programa está estruturado em quatro módulos de uma semana intensiva e onze módulos de dois dias e meio. Uma das semanas intensivas será na Universidade de Harvard (Harvard Kennedy chool), na cidade de Cambridge, em Massachusetts-EUA. Metodologia A estratégia de ensino do CLP é baseada em uma pedagogia participativa. O objetivo é engajar os participantes em conhecimentos e experiências práticas que possam ser usadas para desenvolver liderança de pessoas e melhoria de processos na administração pública. O renomado corpo docente, composto por professores, governantes e gestores públicos, proporcionará um ambiente de reflexão e de debate; um rico intercâmbio de experiências entre os participantes, por meio de discussões de estudos de casos e de soluções práticas para os desafios da gestão pública.

3 MLG EM NÚMERO

4 MLG EM NÚMERO

5 ALUNO MLG Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme Arquiteta e Urbanista com Especialização em Gestão Estratégica de erviços e Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, com anos de experiência, desenvolvendo trabalhos para o governo municipal na cidade de Curitiba. Atualmente é uperintendente de Planejamento da ecretaria Municipal de Planejamento e Administração. Aparecida de Fátima Gavioli oares Pereira Graduada em Pedagogia (), Letras() e Bacharel em ireito (0). Atualmente é professora da UNEC/CACOAL e responde pela Coordenação do Curso de Pedagogia, é Professora do uadro de Funcionários do Estado de Rondonia, atualmente exerce o cargo de ecretária Estadual de Educação. Especialista em Metodologia e idática no Ensino uperior, Psicologia ocial, Gestão educacional. Mestre em Educação Especial pela UFM/M. Atuou também como iretora Acadêmica de IE. Bruno Bondarovsky Engenheiro de Computação com MBA em Marketing, foi empreendedor na área de tecnologia e também gestor no terceiro setor. Atua no governo da Cidade de Rio de Janeiro desde na área de planejamento e gestão. Fascinado pelas oportunidades de melhorar a vida da população a partir da aplicação coerente de políticas públicas bem elaboradas, tem experiência nos temas de ordenamento urbano e desburocratização. Possui Interesse especial nas áreas de comportamento humano, combate à corrupção e soluções disruptivas. Bruno ias Magalhaes Administrador Público, pós-graduado em Gestão de Pessoas e graduando em ireito. ete anos de experiência nas políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Atuou como uperintendente de Formação e ualificação Profissional e como uperintendente de Políticas de rabalho e Emprego. Hoje assessora a ubsecretaria de rabalho e Emprego da ecretaria de Estado de rabalho e esenvolvimento ocial de Minas Gerais. Camila Barbosa Neves Graduada em Administração Pública e Pós-graduada em Gestão Estratégica do etor Público pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Política Pública e Gestão Governamental do Estado de Minas Gerais, atuou no monitoramento de projetos e processos estratégicos, em especial do istema de efesa ocial. Atualmente é ubsecretária de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão.

6 ALUNO MLG Camilla Bridi Gomes Na ecretaria de Estado de esenvolvimento do Espírito anto, monitora impactos e gerencia implantação de projetos de infraestrutura portuária, tendo participado do curso Gestão Portuária, no Porto de Roterdã. Estudou ireito -UFE, e especializou-se em esenvolvimento Econômico Local - Academia de Governança de Haia. Antes, foi consultora da GEN - Gestão Estratégica e presidente da AIEEC no Brasil. Carla Jucá Amrein Cezar de Andrade Formada em Ciências Econômicas pela UFRJ, possui mestrado também nesta área pela UP. Assessora na ecretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (ME) no projeto de Reorganização da Rede e Expansão do urno Único. Entre suas funções está a otimização dos recursos humanos e o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no planejamento da rede. Christiane aveira Graduada em publicidade e propaganda pela UFG, MBA em Marketing pela EPM, Educação Executiva em Gestão de Negócios pela FC, Estratégias igitais e Redes ociais pela Harvard Business chool, Liderança pessoal pela Columbia Business chool. Vendeu sua agência para se dedicar ao desafio de trazer a marca Burger King para a região sul do Brasil, para onde se mudou e operou a rede como franqueada, entregando a melhor operação do país. Fundou a NORON Estratégia e Gestão para replicar o modelo de gestão para resultados em empresas privadas e setor público, alcançando lugar de destaque entre as consultorias de Goiás. Cleinils Rodrigues da ilva Formado em farmácia pela Universidade do ul de anta Catarina (UNIUL) há dez anos. rabalhou na empresa Farmácia rês Meninas de 0 a 0 como farmacêutico responsável, de 0 até hoje na empresa Farmácia Bia Pharma Gravatal como farmacêutico responsável e administrador. esde 0 até hoje, também trabalha na Farmácia Básica Municipal de Gravatal como farmacêutico responsável e gestor do setor. iogo ie Carreiro Lima Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Com 0 anos de efetivo exercício, atua atualmente como ecretário de Planejamento e Gestão do Município de Barbacena, Minas Gerais.

7 ALUNO MLG Eduardo eschamps outor em Engenharia-istemas de Energia (UFC). Pós-graduação em nível de especialização em Empreendedorismo na Engenharia. iretor do Instituto de Pesquisa ecnológicas de Blumenau. Coordenador de Colegiado de Curso e Chefe do epartamento de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Reitor da Universidade Regional de Blumenau - FURB. ecretário-adjunto da Educação do Estado de anta Catarina e atualmente ecretário de Estado da Educação de anta Catarina. Presidente do Conselho Nacional de ecretários de Estado da Educação - CONE desde fevereiro de. Erick Elysio Graduado em Economia, possui Mestrado em Economia do etor Público pela UnB. Possui anos de experiência como funcionário público, tendo passado por órgãos diversos como Ministério da Fazenda, ANEEL, NPM, Casa Civil da Presidência da República. Atualmente é Analista de Finanças e Controle do ecretaria do esouro Nacional e cedido para Prefeitura de eresina para atuar como iretor-presidente do erviço Municipal de Água e Esgoto. Eugenio José Zuliani Vereador por três mandatos, atualmente exerce o segundo mandato de prefeito da estância turística de Olímpia - P. Graduado em Gestão Pública, anos, casado, pai de filhos. Fabiana ias ampaio Graduada em ireito pela Faculdade de ireito de ão Carlos e pós-graduada em Regulação de elecomunicações pela Universidade de Brasilia - UNB. Atualmente exerce o cargo de Gerente Executiva da Presidência da Anatel, onde atua desde 0 exercendo funções como Universalização, Fiscalização e Presidência. ambém se encontra como Chefe da ecretaria do Conselho iretor. Fabio Ferraz Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV/P e bacharel em ireito pela Universidade Católica de antos. Advogado. Atual ecretário de Gestão do Município de antos, foi iretor de Habitação da Cohab/B, Chefe de Gabinete na Assembleia Legistativa do Estado de ão Paulo, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de antos e exerceu advocacia nas áreas trabalhista e previdenciária. Foi Presidente do iretório Municipal do PB de antos e fundador e primeiro coordenador da Juventude no mesmo município. Foi coordenador da Comissão do Jovem Advogado da OAB/antos e Presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de ireito de

8 ALUNO MLG Felipe Rivello Formado em Gestão Pública, é o Vereador mais jovem da região ul do Estado do Rio de Janeiro. Presidente do PB no município de Pinheiral-RJ há aproximadamente 0 anos, foi secretário estadual de formação política do PB e colunista do Jornal O PORAL. Possui diversos cursos de extensão na área pública e de liderança. Isabel Opice rabalha na ecretaria de Governo do Estado de ão Paulo, na subsecretaria de Parcerias e Inovações. Fez graduação e mestrado em economia. em grande interesse pela área de educação. Janine Almeida ilva Zaiden Engenheira civil pela UFG, pós-graduada em gerenciamento de projetos pela FGV e aperfeiçoamento em auditoria governamental. Gestora governamental desde 0, tendo atuado na coordenação do processo de elaboração e monitoramento do PPA, gerenciamento de convênios com o MPO e BI e estruturação do Escritório de Processos do Estado. Em, assumiu a uperintendência de Modernização Institucional da egplan, e atualmente é Chefe do Núcleo de Gestão de Resultados, que tem a prerrogativa de estruturar a Central de Resultados e atuação dos Executivos Públicos. Julio Lima rabalhou no setor privado por anos como consultor de tecnologia enquanto desenvolvia projetos como voluntário. Em decidiu dedicar-se integralmente a causas sociais e assumiu o papel de diretor no EO, organização internacional sem fins lucrativos que já realizou projetos em mais de 00 favelas e atualmente realiza programas de desenvolvimento comunitário em 0 comunidades do Brasil. esde Julio lidera a operação do EO no Brasil. E também é fellow da Ford Motor Company and nd treet Y, rede global formada por empreendedores sociais de nacionalidades. Laura Angélica Moreira ilva Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro - FJP; Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Bacharel em Ciências ociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC- Minas. É Coordenadora no Núcleo Central de Informação e Apoio às Políticas Estratégicas NCIAPE da ecretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. É pesquisadora (CNP) junto ao Núcleo de Estudos em egurança Pública NEP da FJP.

9 ALUNO MLG Maria ereza Paschoal de Moraes Professora da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos/P, efetiva desde 0 e atualmente ecretária Municipal de Educação dessa cidade. Advogada formada pela Fundação Eurípedes oares da Rocha, Marília/P, em 0. Intérprete de LIBRA com reconhecimento expedido pelo MEC. Renata de Araújo Rodrigues Natural de Recife, Pernambuco. Formada em Administração de Empresas (0) pela UFPE, pós-graduada em Gerenciamento de Cidades (0) pela UPE, e Gerenciamento de Projetos (0) pela UFF. Concursada da carreira Gestor Governamental, atualmente exerço o cargo de Chefe de Gabinete da ecretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Renata Motta outora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de ão Paulo. esenvolveu atividades didáticas na Escola da Cidade e na PUC-P e pesquisas na área de museus e patrimônio, com foco nos aspectos de política pública e de gestão cultural. Foi iretora do istema Estadual de Museus e atualmente é Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da ecretaria da Cultura do Estado de ão Paulo. É membro do Conselho Consultivo do ICOM Brasil, do Conselho Curador da Fundação Energia e aneamento e do Conselho eliberativo da Associação de Amigos do Centro Cultural ão Paulo. Renata Leal Formada em Relações Internacionais, atua no etor Público desde 0, notadamente, nas áreas de planejamento e de relacionamento com a iniciativa privada, tendo participado da estruturação de diversos projetos de concessões e PPPs no Governo do Estado de ão Paulo. Atualmente, é Chefe de Gabinete da P Negócios /A, empresa da Prefeitura Municipal de ão Paulo voltada ao atendimento a investidores e à estruturação de projetos de concessões e PPPs. Roberta Ricardes Pires Enfermeira de formação há anos sua atuação profissional foi em sua grande maioria na área hospitalar com pediatria, emergência e educação permanente. Há um ano e meio, assumiu um novo desafio na Área écnica da aúde da Criança do estado de ão Paulo.

10 ALUNO MLG Rodrigo Mata ortoriello Especialista em Mobilidade Urbana, atua desde como ecretário de ransporte e rânsito de Juiz de Fora-MG, município com mais de 00 mil habitantes que conta com uma frota superior a mil veículos. Atua no setor desde 0, tendo participado de vários projetos pelo País como o Plano iretor de ransporte Urbano da RMRJ e os Estudos do AV RJ-P. Ronival da ilva Virgolino Bombeiro militar, trabalha na ecretaria de Estado da Justiça e egurança Pública do Estado do Amapá, formado em contabilidade e sempre trabalhou na área administrativa financeira. Rosandra Elizabeth Padron Armada Especialista em Gestão da ualidade e de Processos. estaca-se na Administração Pública da Prefeitura de antos como gestora de projetos para avaliação sistemática de resultados em secretarias/orgãos públicos. Formada em Administração de Empresas, com ênfase no Relacionamento com o Cidadão. Pósgraduada pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, coautora de publicações na área de Gestão de Processos e Ombudsman/Ouvidoria. Autora do processo de Certificação de ualidade IO 00:0 para a Administração Municipal de antos, reconhecido pelo INMERO. hirley Carvalho antas Arquiteta e Urbanista, graduada pela UFC - CE, Mestre em esenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PROEMA / UFC - CE, outoranda em Geociências pelo IGC/Unicamp. Experiência Acadêmica no curso de Arquitetura e Urbanismo na UFC/CE e na Universidade iradentes - UNI/E. ecretária Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Itu/P desde. adeu aravalli Advogado na área de ireito Público, está no cargo de ecretário de Gabinete da Prefeitura de Birigui. Graduado em ireito pela Faculdade de ireito de Bauru. Pós Graduação em ireito Público e Regulação pela GVlaw. Especializando em Gestão Pública (UFcar).

11 ALUNO MLG atiana Perfoll Estudou até o º ano do Ensino Médio em escola pública e concluiu os estudos com bolsa em escola particular. Formada em Administração Pública na UEC, escolheu como propósito resolver problemas públicos para melhorar a vida das pessoas. É Assessora écnica no Gabinete do Prefeito de Florianópolis-C. hiago Pedrino imão Bacharel em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Integradas de ão Carlos. Pós-graduado em Ciências Criminais pelo Centro Universitário de Araras; em ireito ributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; em ireito Municipal pela Escola Paulista de ireito e em ireito Administrativo pela Universidade Candido Mendes. Advogado atuante nas áreas do ireito Público, com ênfase no ireito Municipal. Procurador-Geral da Prefeitura Municipal de Itirapina-P. Vinicius Leoni Lacerda Advogado. Auditor Público Externo do ribunal de Contas do Rio Grande do ul. Presidente do Instituto érgio Leoni. Presidente da Associação Gastronômica da Lapa.

12 OCENE MLG André Barrence Inovação e Empreendedorismo rimestre Carlos Alexandre Nascimento Finanças, Orçamento e Economia rimestre an Levy Módulo Internacional Harvard rimestre Felipe alto Finanças, Orçamento e Economia rimestre Fernando de ouza Coelho Gestão Estratégica & Governança rimestre Humberto antas Instituições & Cultura Política Brasileira rimestre Humberto Laudares Gestão de Projetos de Impacto rimestre Letícia Picolotto Avaliação e Institucionalização de Políticas Públicas rimestre Luiz Felipe d Avila Liderança Adaptativa/ Liderança & ilemas Éticos/ Liderança & Resultado, e rimestre

13 OCENE MLG Matt Andrews Módulo Internacional Harvard rimestre Oliver tuenkel Brasil no Cenário Global rimestre Patricia Ellen Inovação e Empreendedorismo rimestre Patrícia avares Articulação Institucional rimestre Ricardo Hausmanm Módulo Internacional Harvard rimestre adeu Barreto Liderança & Equipes de Alta Performance rimes tre Carolina Wigman Liderança e Comunicação rimestre Regina Berlim Liderança e Comunicação rimestre teven Kelman Módulo Internacional Harvard rimestre

14 CALENÁRIO MLG Agosto etembro Outubro Novembro ezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto etembro Outubro Aulas Presenciais - ão Paulo Módulo Internacional - Harvard, Cambridge MA Feriado Ponto Facultativo essão Inaugural

15 ICIPLINA MLG rim. isciplina Código Professor Horas Liderança e Gestão LLA Liderança Adaptativa Luiz Felipe d Avila 0 GGEG Gestão estratégica e Governança Fernando Coelho GICPB Instituições e Cultura Política Brasileira Humberto antas Liderança & Equipes EPGPI Gestão de Projetos de Impacto Humberto Laudares de Alta Performance LEPAI Articulação Institucional Patrícia avares LEAP Liderança & Equipes de Alta Performance adeu Barreto Liderança, Comunicação LCLC Liderança e Comunicação Carolina Wigman/ & Economia Regina Berlim ECFOE Finanças, Orçamento e Economia Carlos Alexandre Nascimento KG emana em Harvard 0 Liderança & Inovação LLE Liderança e ilemas Éticos Luiz Felipe d Avila IBCG Brasil no Cenário Global Oliver tuenkel IIE Inovação e Empreendedorismo André Barrence/ Patrícia Ellen Liderança & Legado LLR Liderança & Resultado Luiz Felipe d Avila Avaliação e Institucionalização de Políticas Públicas Letícia Piccolotto Banca Avaliadora + Formatura otal de Horas: 0

VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE.

VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE. MLG MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO PÚBLICA VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE. Bolsas, financiamentos, crowdfundings e patrocínios. Faça a diferença O QUE É O MLG - MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

Valores. Visão. Missão

Valores. Visão. Missão Apoio: Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB 12.6. Em relação a cada um dos administradores e membros do conselho fiscal do emissor, indicar, em forma de tabela: nome, idade, profissão, CPF ou número do passaporte,

Leia mais

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO (PSD-G) 2012.2 ARQUITETURA E URBANISMO Graduar arquitetos e urbanistas com uma sólida formação humana, técnico-científica e profissional, que sejam capazes de transformar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2012 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 002/2012 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 002/2012 CONSUNI Cria a estrutura organizacional da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT,

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas Gestão e Estratégias em Saúde e Segurança do Trabalho Ciências Sociais O curso foi desenvolvido para atender uma

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO É O NOSSO FORTE. Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal SEGUNDA OFERTA - 2013 Márcia Fonseca Coordenação Geral Alysson Cabral Coordenação de Tutoria Objetivo O Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal,

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis Compras Sustentáveis Compras Social e Ambientalmente Responsáveis Objetivo do curso 29 e 30 de Abril Apresentar e habilitar o conceito de Sustentabilidade inserindo a vertente ambiental na área de compras,

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

EMENDA Nº - CCJ (ao Projeto de Resolução nº 96, de 2009)

EMENDA Nº - CCJ (ao Projeto de Resolução nº 96, de 2009) EMENDA Nº - CCJ (ao Projeto de Resolução nº 96, de 2009) Dê-se nova redação ao art. 604 do PRS 96/2009; e ao Item 2 do Anexo I (Quadro de Pessoal do Senado Federal), que passam a vigorar com a seguinte

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a

JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a melhoria da vida das pessoas, quanto para o cometimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Os destaques de atuação do escritório Cozzolino Rocha Advogados são nas seguintes áreas: Contencioso Cível, Empresarial, Societário e Tributário.

Os destaques de atuação do escritório Cozzolino Rocha Advogados são nas seguintes áreas: Contencioso Cível, Empresarial, Societário e Tributário. PERFIL DO ESCRITÓRIO Fundado em 2001, o escritório de advocacia Cozzolino Rocha Advogados é reconhecido pela criatividade jurídica em ações judiciais complexas e artesanais, e pela dedicação pessoal dos

Leia mais

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Celso da Costa Frauches celso@ilape.edu.br Consultor educacional da Abmes e consultor sênior do

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

REPRESENTANTES ELEITOS PARA OS FÓRUNS COLEGIADOS

REPRESENTANTES ELEITOS PARA OS FÓRUNS COLEGIADOS REPRESENTANTES ELEITOS PARA OS FÓRUNS COLEGIADOS COLEGIADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Representação suplente dos servidores técnico-administrativos: Lúcia Valfride Schmidt (Unidade Florianópolis) Servidora

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006.

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Secretaria Executiva de Estado de Obras Públicas - SEOP e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS:

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: NOME: ANTÔNIO DERSEU CÂNDIDO DE PAULA Profissão: Contador Estado Civil: Separado Administrativamente Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Iraí, Estado do Rio Grande

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Fabrinni M. dos Santos, João F. Neves, M. Cristina Prata Neves, Gabrielle K. Robbs e Paschoal G. Robbs Auditoria Interna Ferramenta de verificação

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Cursos de Graduação Cursos de Pós-Graduação Campus de São Caetano do Sul Creative Design Business Engenharia Civil - Gerenciamento de Canteiro de Obras Engenharia de Alimentos Desenvolvimento de Produtos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação da criação do Centro de Referência

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL INTERESSADA: Universidade Regional do Cariri URCA EMENTA: Reconhece o Programa Especial de Formação Pedagógica ofertado pela Universidade Regional do Cariri URCA, nas áreas de Física, Matemática e Biologia,

Leia mais

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio Curso: Pecege Gestão de Marketing no Agronegócio Gestão de Marketing no Agronegócio Objetivo do Programa de Gestão de Marketing no Agronegócio O curso tem por objetivo capacitar gestores de empresas do

Leia mais

Planejamento Estratégico Institucional

Planejamento Estratégico Institucional Planejamento Estratégico Institucional Planejamento Estratégico 2011 Institucional 2012 2013 2010 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO no IFB Planejamento Estratégico Processo que define os objetivos e estratégias

Leia mais

Faculdade Monteiro Lobato

Faculdade Monteiro Lobato RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 Porto Alegre, fevereiro de 2016 I DADOS E APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES: SOCIEDADE EDUCACIONAL MONTEIRO LOBATO / 2198 Caracterização de IES: Instituição

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO Com o crescimento da internet, novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócio surgiram. A sociedade está cada vez mais conectada, acelerando

Leia mais

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE Apresentação A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO CONTROLE DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DIAGNÓSTICO E ANÁLISE NUTRICIONAL DE COLETIVIDADES EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

Unidade Ribeirão Preto -SP

Unidade Ribeirão Preto -SP Unidade Ribeirão Preto -SP Gestão Estratégica de Controladoria O papel da controladoria na gestão estratégica de uma empresa Curriculum Luís Valíni Neto Técnico Contábil Administrador de Empresas pela

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas

Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas Prof. Paulo César Crepaldi UNIFEI Coordenação Prof. Dr. Evaldo Cintra 26/02/2013 Tecnologia - Definição A palavra Tecnologia (s. f.) tem a seu significado baseado

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 1. Contexto Roteiro 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF CURSOS E VESTIBULAR DA FACULDADE SENAC - DF Valor da inscrição: R$ 20,00; Critério de avaliação: Prova de redação com dois temas propostos; Desconto Pontualidade nos cursos: Matutino 15% / Noturno 10%;(descontos

Leia mais

FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING

FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING FORMAÇÃO OFICIAL EM PERSONAL AND PERFORMANCE COACHING A INTERVIEW OFFICIAL COACHING A Interview Coaching, empresa pioneira na Formação e Certificação Oficial em coaching na região norte, tem como objetivo

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA DO

Leia mais

ÁREA DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu ISITEC

ÁREA DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu ISITEC PLANO DE TRABALHO 2016 ISITEC / SÃO PAULO / BRASIL (ATUALIZADO EM 26/01/2016) ÁREA DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu ISITEC OBJETIVOS > Estimular o aprendizado contínuo > Promover a formação em temas de vanguarda

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

CURSOS Inteligência e Estratégia na Gerência de Pessoas

CURSOS Inteligência e Estratégia na Gerência de Pessoas VIZAM CONSULTORIA ASSESSORIA E PESQUISA Rua México, 21 8º Andar, Centro - RJ OBJETIVO Mostrar para os patrões e profissionais de gestão o que eles precisam saber para não cometer erros trabalhistas. Mostrar

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica MRH MRHTEC EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Transações Imobiliárias-Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pela Escola Técnica MRH-MRHTEC, instituição sediada na

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA/PNAP 1 GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

ATA PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO CENSITÁRIA MUNICIPAL

ATA PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO CENSITÁRIA MUNICIPAL ATA PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMIÃO CENITÁRIA MUNICIPAL (INÍCIO DA ETAPA DE COLETA DE DADO DO CENO AGROPECUÁRIO E DA CONTAGEM DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO COM ATÉ 170 MIL HABITANTE) Aos 08 dias do mês de

Leia mais

CENTRO DE CUSTOS - UNISEB/ FGV/ EAD/ PARAISO EAD

CENTRO DE CUSTOS - UNISEB/ FGV/ EAD/ PARAISO EAD 1 1 CUSTO DIRETO 101 PEDAGÓGICO - DIRETO 10106 Graduação 101061 Graduação - Presencial 1010611001 Administração 1º Sem M 1010611002 Administração 2º Sem M 1010611003 Administração 3º Sem M 1010611004 Administração

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Diretor Administrativo Alexandre Bayer Botelho MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Graduação: Academia da Força Aérea - Logística. MBA em Estratégia de Negócios. Cursos de curta duração na área de Administração

Leia mais

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em GESTÃO EMPRESARIAL P á g i n a 2 1 ORGANIZAÇÃO DO CURSO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Excellence Educação Executiva CERTIFICAÇÃO - Faculdade Atenas Maranhense

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANDAMENTO NA UFG. Homeopatia Veterinária Produção Florestal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANDAMENTO NA UFG. Homeopatia Veterinária Produção Florestal 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANDAMENTO NA UFG ÁREAS CURSOS CIÊNCIAS AGRÁRIAS Homeopatia Veterinária Produção Florestal CIÊNCIAS EXATAS E DA

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Educação Química 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

Planejamento Estratégico. Planos Estratégicos.

Planejamento Estratégico. Planos Estratégicos. Planejamento Estratégico. Planos Estratégicos. 01 Perspectiva - Sociedade 01. Incrementar a interação entre a universidade e a Luiz sociedade, com relação Henrique aos impactos sociais e ambientais Avaliar

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Consórcios e Sociedades de Obras de Infraestrutura

Consórcios e Sociedades de Obras de Infraestrutura Um evento para governos e investidores em transporte, energia e infraestrutura 24 de julho de 2012 Segunda Edição Hotel Golden Tulip Paulista Plaza São Paulo - SP Aspectos Estruturais Tributos Contabilidade

Leia mais

Societário e Mercado de Capitais

Societário e Mercado de Capitais APRESENTAÇÃO Nossos Profissionais Formado por profissionais altamente qualificados para prestar serviços jurídicos em diversas áreas do direito a clientes brasileiros e estrangeiros, com pessoalidade,

Leia mais

RESUMO DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO ADMINISTRATIVO SUPERIOR DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS

RESUMO DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO ADMINISTRATIVO SUPERIOR DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS RESUMO DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO ADMINISTRATIVO SUPERIOR DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS RESOLUÇÕES / FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS DIREÇÃO ACADÊMICA Resolução Assunto / Ocorrência 01/1999

Leia mais

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados Responsabilidade Social Iniciativas associadas à promoção: da ética da cidadania da transparência do desenvolvimento sustentável Programas sociais e de

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MODULADA EM TRÂNSITO

PÓS-GRADUAÇÃO MODULADA EM TRÂNSITO PÓS-GRADUAÇÃO MODULADA EM TRÂNSITO Desde 2005, o CEAT Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito oferece, de forma pioneira, o Curso de Pós-graduação em Gestão e Normatização de Trânsito, cujo

Leia mais

IF SUDESTE MG REITORIA

IF SUDESTE MG REITORIA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES DO INSTITUTO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Leia mais

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL Isabel Cristina Adão Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 APRESENTAÇÃO A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, Internet.

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11 1 Introdução No contexto da reforma da administração do Estado, ocorrida com o fim da ditadura militar, a educação sofreu ajustamentos que se refletiram nas mudanças ocorridas na legislação durante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

Orientações sobre Avaliação e Frequência AVA - 2014/01

Orientações sobre Avaliação e Frequência AVA - 2014/01 Orientações sobre Avaliação e Frequência AVA - 2014/01 ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA ANHANGUERA VIRTUAL - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ORIENTAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA 2014/01 Vice-Presidente

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S)

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) Gilberto José Giannasi Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Marília (1987). Graduação em Engenharias pela Escola de Engenharia de Lins. Especialização

Leia mais

Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue

Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue Currículo do Curso de Trilíngue Bacharelado - Português, Francês e Inglês ATUAÇÃO O curso de Trilíngüe da UFV permite ao graduado o exercício pleno da profissão, nos termos definidos pelas leis n.º7.377/85

Leia mais

Inclusão Profissional: da teoria à prática.

Inclusão Profissional: da teoria à prática. 2 Congresso IOS de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Jovens no Mercado de Trabalho Inclusão Profissional: da teoria à prática. Data: 20 de Maio de 2011 Horário: das 08h30 às 18h30 Local: Auditório

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA

Leia mais