BRUNO CÉLIO DA SILVA FRANCISCO UBIRATAN FERREIRA DE CAMPOS AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DA MANDÍBULA E CANAL MANDIBULAR NA REGIÃO DE FORAME MENTUAL ATÉ A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BRUNO CÉLIO DA SILVA FRANCISCO UBIRATAN FERREIRA DE CAMPOS AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DA MANDÍBULA E CANAL MANDIBULAR NA REGIÃO DE FORAME MENTUAL ATÉ A"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA BRUNO CÉLIO DA SILVA FRANCISCO UBIRATAN FERREIRA DE CAMPOS AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DA MANDÍBULA E CANAL MANDIBULAR NA REGIÃO DE FORAME MENTUAL ATÉ A REGIÃO DO TRÍGONO RETROMOLAR, ATRAVÉS DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS Itajaí (SC) 2007.

2 2 BRUNO CÉLIO DA SILVA FRANCISCO UBIRATAN FERREIRA DE CAMPOS AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DA MANDÍBULA E CANAL MANDIBULAR NA REGIÃO DE FORAME MENTUAL ATÉ A REGIÃO DO TRÍGONO RETROMOLAR, ATRAVÉS DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS Trabalho de Conclusão de Curso apresentando com requisito parcial para obtenção do titulo de cirurgião-dentista do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Prof. Emerson Alexandre Sgrott Itajaí (SC) 2007.

3 3 Folha de aprovação ( o setor de apoio à pesquisa faz esta folha e insere no momento da encadernação)

4 4 Dedicamos nosso trabalho aos nossos pais Célio Manoel da Silva e Bernadete Maria Silveira da Silva, Luciano Bellix de Campos, Eliana Severini Ferreira, por nos ensinarem valores simples, mais essenciais, como honestidade, educação, respeito, bem como por terem proporcionado condições para realização de nossos estudos e pelo carinho, amor, incentivo dado por essa longa jornada que tivemos.

5 5 AGRADECIMENTOS Agradecemos inicialmente a Deus, por ter nos concedido o dom da vida. Agradecemos nossos pais sem os quais não teria conseguido alcançar esta vitória. Agradecemos aos irmãos que acreditaram e apoiaram em todas as etapas e formas possíveis. Agradecemos ao orientador, Professor Emerson Alexandre Sgrott, pela paciência, pela sabedoria em orientar, e pelos conhecimentos transmitidos. Agradecemos ao Professor Henry Stuker no qual não mediu esforços para nos ajudar na parte de bioestatística. Agradecemos a Professora Elisabeth Bottan, pelo incentivo à pesquisa. Agradecemos ao Professor Ricardo Heusi, e aos técnicos Adilson e Cleber pelas imagens cedidas. A todos, muito obrigado!

6 6 O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. (Cora Coralina)

7 7 AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA DA MANDÍBULA E CANAL MANDIBULAR NA REGIÃO DE FORAME MENTUAL ATÉ A REGIÃO DO TRÍGONO RETROMOLAR, ATRAVÉS DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS Bruno Célio da Silva e Francisco Ubiratan Ferreira de Campos Orientador : Emerson Alexandre Sgrott Coorientador: Ricardo Heusi Coorientador: Henry Stuker Resumo: Os efeitos do cigarro sobre os tecidos do corpo humano são notoriamente conhecidos e expostos pela literatura médica, na cavidade bucal esses efeitos também estarão presentes em nível de tecidos moles e de tecidos duros. Esse osso será um sitio receptor de um pino de titânio, que ira sustentar dentes para o lado mastigatório. O objetivo desse trabalho foi avaliar em nível de tomografias computadorizadas as alterações do osso mandibular em pacientes fumantes comparando com pacientes não fumantes. Para a realização desse estudo, foram selecionadas 30 tomografias computadorizadas (TC) varredura helicoidal, na Clinica São Lucas (Itajaí), de sujeitos, de ambos os gêneros divididos em 15 fumantes e 15 não fumantes com indicação para implantodontia, mediante autorização expressa do responsável pela clínica. Para o tratamento e tomadas das medidas digitalizadas, foi utilizado o software image J. Para análise, foram realizados cortes de 2-2mm, partindo do primeiro corte após o forame mentual, como ponto 0, totalizando dez cortes coronais de mandíbula para cada lado. De acordo com as análises e com os resultados obtidos nesta pesquisa, podemos concluir que o osso mandibular não apresenta modificações na sua estrutura e forma entre os dois grupos estudados; que os componentes internos do osso, cortical e canal mandibular, não apresentaram forma, tamanho e localização diferentes e que a altura da crista alveolar não foi diferente entre os grupos estudados. Palavras-chave: Anatomia, Tomografia, Mandíbula, Implante dentário.

8 8 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA Mandíbula Canal mandibular Artigos MATERIAIS E MÉTODOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DISCUSSÃO CONCLUSÃO...38

9 9 1 INTRODUÇÃO O metabolismo ósseo é alto, principalmente quando se refere aos fatores externos (químicos), como tabagismo, sendo cruciais na nutrição dos tecidos que entram em contato com seus componentes. Todas estas condições são relevantes quando da colocação de implantes dentários, pois, é preciso quantidade de osso suficiente, tanto em altura quanto espessura, e também uma boa qualidade desse osso para suportar as próteses osseointegradas. Daí porque se afirmar a importância de o cirurgião-dentista conhecer a localização do canal mandibular e a anatomia da mandíbula, para planejamento e instalação de implantes dentários. Para um bom planejamento, temos que reconhecer a anatomia óssea da mandíbula utilizando guias cirúrgicos e observando a disposição dos marcos ósseos no interior do osso mandibular. Considerando-se que o implante dentário é uma opção clínica que está, cada dia mais presente, no consultório odontológico, é necessário que mais estudos sejam realizados no sentido de favorecer o índice de sucesso desta técnica. Por se tratar de uma temática recente, as publicações ainda são escassas, principalmente em mandíbulas edêntulas posteriormente, tendo em vista a colocação de implantes dentários. Diante da relevância da temática e a necessidade de mais estudos específicos, pretende-se realizar uma investigação com o objetivo de descrever a morfologia do canal mandibular, através de tomografias computadorizadas (TC), em indivíduos fumantes e não fumantes.

10 10 2 REVISÃO DE LITERATURA 2.1 Mandíbula Du Brul e Sicher (1997) afirmaram que a mandíbula é um osso em forma de ferradura, formado de um corpo robusto e de suas porções ascendentes para trás e para cima, os ramos. O corpo mandibular possui a apófise alveolar (osso alveolar). Na extremidade do ramo, existem duas apófises: a anterior, muscular, é a apófise coronóide e a posterior, articular, é a apófise condilar (côndilo). O bordo posterior do ramo e o bordo inferior do corpo se encontram e formam o ângulo mandibular (ângulo goníaco). De acordo com Moore (2001), a mandíbula é um osso em forma de U com processos alveolares que abrigam os dentes mandibulares. Na altura dos segundos pré-molares logo abaixo temos os forames mentuais para o nervo e vasos mentuais. A protuberância mentual é uma elevação triangular de osso abaixo da sínfise da mandíbula, a região onde as metades da mandíbula se fundem. Fígun e Garino (2003) relataram que a mandíbula é um osso ímpar e móvel, situado nas partes inferior e posterior da face, aloja os dentes inferiores e, com o osso hióide, forma o esqueleto do soalho da boca. Articula-se por meio de estruturas moles aos dois ossos temporais e permite a realização de vários movimentos cujos eixos se localizam no nível da articulação temporomandibular, em ambos os lados. A origem da mandíbula deriva-se do esqueleto visceral

11 11 (primeiro arco branquial). Sua ossificação é membranosa e se realiza ao lado da cartilagem de Meckel, que desaparece. De acordo com Madeira (2003), a mandíbula possui duas lâminas, uma interna e outra externa, que são muito mais fortes e resistentes do que as da maxila, que caracteriza toda a compacta óssea mandibular. Ao nível dos prémolares, a lâmina alveolar externa apresenta as duas corticais unidas, geralmente sem a presença de osso esponjoso entre elas. No lado interno, por conta da linha miloióidea, é observada a presença de uma certa quantidade de osso esponjoso, entre a cortical óssea e alveolar, devido ao posicionamento oblíquo destes alvéolos em relação ao corpo da mandíbula. Na região dos dentes molares, é observado a se.paração entre direção do corpo da mandíbula e a inclinação dos alvéolos que se deslocam cada vez mais para lingual, bem como o aparecimento de estruturas como a linha oblíqua externa. Com isto se nota que a cortical óssea externa vai se tornando cada vez mais espessa sendo que a região de maior espessura é a do terceiro molar. Por isso entre a cortical óssea alveolar e a superfície óssea externa é evidente a presença de grande quantidade de tecido esponjoso. Devido ao espessamento da lâmina alveolar externa e ao deslocamento dos alvéolos para lingual, a lâmina alveolar interna se apresenta bastante delgada, não havendo, portanto, tecido ósseo esponjoso interposto entre as duas corticais.

12 Canal mandibular Segundo Sicher (1977), o canal mandibular tem início no buraco mandibular ou forame mandibular onde se localizam os vasos e nervos alveolares inferiores; o canal mandibular é curvo para baixo e para diante seguindo depois um trajeto horizontal, abaixo das raízes dos molares; quando chega na região de prémolares, ele se divide em dois canais de calibres diferentes: o canal incisivo, estreito, continua na direção do canal mandibular para a linha mediana, e o canal mentual, mais amplo, voltado lateral, superior e posteriormente, se abrindo no canal mentual. Conforme Sicher e Du Brul (1991), o canal mandibular abriga o nervo alveolar inferior e vasos sanguíneos; tem inicio no forame mandibular, curva-se inferior e anteriormente e toma um curso horizontal abaixo das raízes dos molares até a região de pré-molares onde se divide em dois. No entender de Johnson (1999), o canal da mandíbula corre para baixo e para frente em direção ao corpo da mandíbula e depois continua diretamente para a frente logo abaixo das raízes dos dentes. Luz e Sgrott (2005) afirmaram que o canal mandibular começa no forame mandibular e termina bifurcando-se no espaço entre os pré-molares inferiores dentro do osso. O canal principal termina próximo aos dentes pré-molares, na face vestibular da mandíbula.

13 Artigos Butterfield et al. (1997) relataram que a avaliação exata da morfologia do nervo alveolar e da posição do canal alveolar inferior é crítica na fase de planejamento para a terapia do implante dental. Este estudo examinou a exatidão e o valor da tomografia na avaliação de mandíbulas para colocação de implantes. Sete pessoas analisaram o osso cortical mandibular e o canal alveolar inferior nas imagens tomográficas feitas no exame de cinco mandíbulas em cinco ocasiões separadas por 5 semanas. Nos traçados das mandíbulas selecionadas foi feita uma varredura em um computador e avaliados para oito critérios da medida. Estatisticamente, os significativos estavam atuais para as diferenças entre as estruturas anatômicas percebidas e reais dentro do plano avaliado da seção. Estes resultados demonstraram que a instabilidade dimensional inerente da tomografia linear limita severamente seu papel diagnóstico e clínico na avaliação do local do implante. Cavalcanti et al. (2002) relataram que para determinar a precisão e a exatidão (3D) tridimensional da tomografia computadorizada, é necessário analisar em medidas de corte espiral (medidas lineares de tomografia computadorizada - TC), baseada do forame mental para implantes dentais, in vitro, e a sua precisão, in vivo. Utilizaram cinco cabeças de cadáveres, por tomografia computadorizada, com fatias axiais grossas de 0,5 milímetro (0,5mm/0.5 s da alimentação da tabela) em reconstrução de um intervalo de 0,5 milímetro. As séries de dados da imagem foram transferidas a uma estação de trabalho do computador. Usando gráficos de computador os dados foram analisados com em volume 3D usando o software

14 14 Vitrea1. Foram feitas medidas lineares eletrônicas da margem superior do forame mentual à crista do processo alveolar. Os tecidos moles foram removidos e as medidas físicas foram feitas usando um digitador eletromagnético de 3 SpaceTM (Polhemus, Colchester, VT, EUA) com um computador pessoal que funciona com Windows 98. As mesmas medidas de 15 pacientes que usam a mesma metodologia, foram executadas e a precisão foi analisada. Pôde ser concluído que a imagem latente da espiral TC 3D permite medidas altamente exatas para a colocação do implante dental na proximidade do forame mentual. O software dos gráficos de computador é apropriado para o planejamento na implantodontia. A arquitetura óssea e as posições anatômicas podem ser vistas claramente através da TC, sendo considerada uma modalidade importante, sendo rápido o exame, reproduzindo com alta qualidade e confiança. TC espiral que usa um volume 3D onde a técnica, permite uma exatidão e uma precisão mais elevadas da medida do que apenas uma medida em 3D. A combinação da exploração da TC e de reprodução 3D é estabelecida para aplicações durante o planejamento do implante dental fornecendo informações valiosas. Isto torna possível formular um diagnóstico e um planejamento mais exato do tratamento. Jacobs et al. (2002) avaliaram através de uma varredura espiral por tomografia computadorizada a aparência, a posição e a localização do canal incisivo comparando com outros marcos anatômicos da mandíbula. Foram analisados 230 varreduras espiral por tomografia computadorizada feitas para o planejamento da colocação do implante da mandíbula posterior. Todos os exames foram feitos num mesmo padrão. Imagens de secção transversal axial, panorâmica foram analisadas com cuidado. Através de um escala padrão para

15 15 avaliação de 0-4, pode-se visualizar o canal incisivo e de outros marcos anatômicos. Com o auxílio de um paquímetro digital foi medido o diâmetro vertical e vestibulolingual do contorno exterior e o diâmetro do contorno interno do canal incisivo. Foi observado que um canal incisivo era identificado em 93% dos casos sendo que 22% tinham boa visibilidade. O canal mandibular, o forame mentual, o forame lingual e os laços anteriores aparecem em 98 de 100 imagens. Pode-se concluir que o canal incisivo podia ser detectado na maioria das varreduras da tomografia computadorizada espiral. A visualização do canal incisivo e a presença do retorno do nervo alveolar inferior demonstraram o valor potencial da imagem de secção transversal da mandíbula anterior para finalidades do planejamento. Jacobs et al. (2002) relataram em outro estudo que para determinados procedimentos cirúrgicos (por exemplo, colocação dos implantes), uma localização exata do canal mandibular é de importância máxima para evitar os ferimentos ao canal mandibular. O alvo do estudo atual foi avaliar, nos cadáveres frescos humanos, a exatidão da tomografia espiral convencional para a localização do canal mandibular. Por meio da unidade multifuncional de Cranex TOMEA, as fatias tomográficas foram feitas em exame em 3 posições diferentes na mandíbula posterior esquerda (distal ao forame mental). Com um paquímetro digital, as medidas foram executadas nas tomografias e nas seções do osso nos três locais: 1) distância da crista ao canal mandibular, 2) altura total do osso e 3) largura do osso. A distância do canal mandibular no rebordo superior variou de 1,05 a 0,10 milímetros e no rebordo inferior de 0,30 a 1,36 milímetros. O mesmo número do excesso e do rebordo inferior ocorreu para a altura do osso (1,14 a 0,14 milímetros e 0,15 a 1,40 milímetros, respectivamente). A largura do osso marcou no rebordo

16 16 superior, variando de 1,40 a 0,12 milímetros, enquanto o rebordo inferior variou de 0,25 a 1,35 milímetros. Brosk, et al (2003) pesquisaram o uso de cantileveres anteriores, implantosuportados, com parafuso retido na mandíbula. Foram analisados treze pacientes edêntulos. Cada paciente tinha sido restaurado com uma dentadura completa na maxila e uma prótese parafuso-retido implante-suportado mandibular, suportada por 5 implantes. Com auxílio de um estilete de medição de precisão 3D da Faroarm, foram feitas as medidas nos moldes dos implantes dentais da propagação anteroposterior e cantileveres anteriores e posteriores. Os dados foram analisados usando uma análise de variação para comparar próteses com os parafusos frouxos com as próteses sem parafusos frouxos, para cada uma de 3 medidas do resultado: comprimento de cantilever anterior, comprimento da propagação cantilever, e anteroposterior. Os cantileveres do implante são usados na clínica com o objetivo necessário de sustentação, estética e oclusão. Os cantileveres anteriores em prótese parafusada, implante suportado mandibular, pareceu comum, porém, variando de acordo com a técnica de colocação do implante e do projeto individual da prótese. Kuzmanovic et al. (2003) relataram que o tratamento em pacientes de implantes dentários é freqüentemente complicado pelo desconhecimento estendido ao laço anterior do nervo mentual. O alvo desse estudo foi determinar a correlação entre a interpretação visual do panorama radiográfico e a dissecação anatômica encontrada em amostras cadavéricas. Radiografias panorâmicas das 22 amostras cadavéricas que foram selecionadas aleatoriamente foram tiradas usando o Scanora e interpretadas por dois observadores calibrados. O retorno do

17 17 nervo alveolar inferior foi somente identificado em seis tomadas panorâmicas. Havia uma correlação positiva significante entre ambos os observadores da radiografia e entre os dois programas radiográficos usados. Cinqüenta por cento dos laços interiores do canal mentual foram mal interpretados pelos observadores com dois programas radiográficos e 62% do retorno do nervo alveolar inferior anatomicamente identificados não foram observados radiograficamente. Clínicos não deveriam confiar em radiografias panorâmicas para identificar o laço anterior do nervo mentual nos planejamentos para tratamentos de implantes. Mas, um guia seguro de 4mm, partindo do mais interno ponto do forame mentual, é recomendado para planejamentos de tratamentos de implantes, com base em nossas pesquisas anatômicas. Liman et al. (2003) pesquisaram as variações anatômicas do nervo alveolar inferior e descreveram que a simetria bilateral só não foi observada em 2 dos 20 casos dissecados. Foi concluído neste estudo que a variação anatômica bilateral deste nervo é rara. Portanto o conhecimento das variações anatômicas desta região não só é importante para anestesia local adequada, mas também importante para diagnósticos de patologias bucais e na parte cirúrgico, como por exemplo, a implantodontia. Nesse estudo Hanazawa et al. (2004) utilizaram TC e as imagens panorâmicas de 142 terceiros molares mandibulares impactados que foram avaliados na perspectiva de observar o relacionamento do dente com o canal mandibular. Estas interpretações foram correlacionadas com os objetivos intraoperatórios. A sensibilidade e especificidade das 2 modalidades em predizer a exposição do nervo alveolar inferior,na extração foram calculados e comparados.

18 18 O critério diagnosticado para imagens panorâmicas foi definido usando a análise logística multivariável da regressão. A TC mostrou-se significativamente superior às imagens panorâmicas em predizer a localização neurovascular na cirurgia de exodontia dos terceiros molares impactados na mandíbula. Este estudo confirmou a utilidade clínica da TC para a avaliação pré-operatória em cirurgias dessa natureza. Takeda et al. (2004) estudaram através de tomografia computadorizada a posição e curso do canal mandibular e sua relevância para a divisão de osteotomia sagital no ramo mandibular, em 35 pacientes classe III de origem esquelética. Eles mediram o canal de forma a obterem a total densidade da mandíbula pelo centro do canal mandibular, o diâmetro do canal mandibular interno, a porção do espaço de medula óssea entre o canal mandibular externo e o osso cortical lateral e mediano do ramo mandibular. Os vários cursos que o canal mandibular pode ter na região de ramo em pacientes classe III foram divididos em sete tipos, nos quais a maioria freqüentemente se observava o espaço de medula óssea entre o canal de mandibular e superfície interna do córtex lateral era presente. Este tipo de caminho pelo ramo apresenta menos riscos de dano para o nervo durante cirurgia, e foi achado em 77,1% dos casos. Vasconcelos et al. (2004) relataram em seu artigo, que o tabaco tem sido freqüentemente citado como um fator de diminuição do poder da cicatrização das feridas e aumento das complicações pós-operatórias e que muitos cirurgiões têm observado empiricamente que os pacientes que fumam têm aumento da ocorrência de deiscência na ferida operatória, e conseqüentemente infecção. O alvo desse estudo foi uma avaliação sobre o uso de tabaco e sua relação com o

19 19 prognóstico de implantes dentários. Pesquisas feitas por outros autores, citados em seu artigo, descrevem que o efeito do fumo na cavidade bucal é um fator que aumenta a perda óssea, referindo uma associação entre o cigarro e as complicações relacionadas à colocação de implantes. É importante analisar fatores de risco que estão associados ao uso de implantes na reabilitação bucal de pacientes desdentados total ou parcial. O primeiro fator é a quantidade e a qualidade de osso na maxila e mandíbula, e o segundo fator é o uso do tabaco. Os autores citaram que o uso do tabaco aumenta o risco de perda do implante. Estudos feitos permitiram analisar que falhas nos implantes colocados na maxila antes da colocação da carga funcional foram significante maior em fumantes do que não fumantes, ou seja, existe uma preocupação de esperar perfeita osseointegração em pacientes fumantes antes da colocação de cargas funcionais. Os autores do artigo, concluíram que a perda dos implantes não está associado apenas ao uso do cigarro mas também à higiene oral adequada, à quantidade e qualidade de osso, à estabilidade primária do implante e de sua superfície. Não existe contra indicação absoluta na indicação de implantes em pacientes fumantes, porém, é de se esperar alteração na cicatrização, e conseqüentemente maior risco de perda de implantes. Nesses pacientes é recomendado o controle da higiene oral e deve-se motivá-los à cessação do uso do tabaco. Ben Eiseman et al. (2005) utilizaram o ultra-som para medir o fluxo de sangue nas extremidades, e quantificar o fluxo do sangue da mandíbula a fim de determinar o papel da isquemia, nos casos de atrofia da crista alveolar da mandíbula e da perda do dente em pessoas idosas. A atrofia da crista alveolar inferior da mandíbula é uma disfunção comum nas pessoas idosas. Sua

20 20 associação com a perda dos dentes requer freqüentemente atenção com a adequada fixação da prótese, que é associada freqüentemente com a aterosclerose cerebral e cardiovascular, mas suas causas são desconhecidas, e nenhum meio de prevenção é eficaz. A atrofia é o melhor significado para esta patogenia e é usado neste relatório. A lesão de atrofia é aproximadamente quatro vezes mais extensa na mandíbula que na maxila. Neste estudo, foram incluídos apenas aquelas presentes na mandíbula. Os autores sugerem que a aterosclerose, nos ramos principais que fornecem a inervação alveolar da mandíbula, pode ser o significado da patogenia nesta lesão. Nesta pesquisa, foi descrito que métodos do ultra-som de Doppler podem ser usados medindo o fluxo periférico do sangue arterial, podendo ser adaptados para o uso intra-oral no fluxo de medição ao ramo alveolar da mandíbula, que é o local da perda oral principal do osso nas pessoas idosas edêntulas. As teorias a respeito da patogenia da atrofia de mandíbula nas pessoas idosas edêntulas, já vêm de longa data, desde Embora a mandíbula esteja envolvida, a crista alveolar parece ser o local onde se inicia a atrofia do osso, porque tal atrofia segue a extração total dos dentes da mandíbula; portanto, supõe-se que a atrofia é sua causa. Este pode ser um raciocínio falso porque tal extração extensa pode produzir a trombose na artéria alveolar inferior adjacente (AAI) que causa, por sua vez, a isquemia e a atrofia da crista alveolar. A hipótese da atrofia ignora também o fato que ela pode preceder a perda do dente, e nem a atrofia nem a perda do dente ocorrem quando as maxilas cicatrizam após algum ferimento. Apesar da associação comum da reabsorção alveolar mandibular e da perda do dente com aterosclerose

21 21 generalizada, a insuficiência arterial foi ignorada pela maior parte como sendo causal. Miloro et al. (2005) estudaram através de radiografia panorâmica a distância entre o terceiro molar inferior ao canal alveolar inferior (CAI). Os resultados deste estudo indicam que os terceiros molares erupcionados são geralmente mais distantes do CAI do que os terceiros molares impactados. Também, os impactados mesioangular são encontrados geralmente mais inferior do que outros terceiros molares mandibulares impactados. Os impactados horizontais, verticais, e distoangulares não mostraram nenhuma diferença estatística significativa na distância do CAI em radiografias panorâmicas. Com esta informação, os terceiros molares mandibulares impactados são mais passiveis de se localizarem em uma posição que possa colocar o nervo alveolar inferior em risco. As imagens deste estudo foram examinadas apenas por uma pessoa, o qual executou as medidas, a fim de evitar erros. A fim ajudar a esclarecer esta limitação, foi executada uma avaliação da exatidão para determinar a quantidade de variação dentro das medidas feitas pelos exames radiograficos em horas diferentes. Isto mostrou que as medidas eram exatas dentro de milímetro. Nenhuma tentativa foi feita de comparar os lados nos mesmos pacientes, sendo que cada dente foi examinado individualmente. Os pesquisadores concluíram que a distância média dos terceiros molares mandibulares erupcionados ao canal alveolar inferior é 0,88 milímetro. Esta distância era significativamente diferente de dentes não erupcionados. Os valores médios para dentes não erupcionados indicaram que a parcela mais inferior de todos os dentes medidos estava abaixo da beira superior do canal (valores negativos) como segue: mesioangular (20,97 milímetros), vertical (20,61

22 22 milímetros), distoangular (20,31 milímetros), e horizontais (20,24 milímetros). A incidência da paralisia do nervo alveolar inferior era 3,33% (18/541), geralmente associado com a impactação mesioangular (20,66 milímetros) em pacientes fêmeas. Jacobs et al. (2006) utilizaram imagens de ressonância magnética de alta resolução como uma alternativa muito útil para a identificação microanatômica de feixes dos nervos e vasos nos ossos da maxila. Susarla e Dodson (2007) pesquisaram a importância da imagem latente através de estudos tomográficos computadorizados (TC) do nervo alveolar inferior (NAI), para paciente com risco de ferimento do nervo durante a extração do terceiro molar inferior. Embora os ferimentos do nervo alveolar inferior sejam pouco freqüentes, é considerada uma causa da aflição significativa para pacientes. Os objetivos específicos foram avaliar o risco para ferimento do nervo alveolar inferior após a extração do terceiro molar no qual perceberam um risco elevado. Foram avaliados 46 dentes, e em cada um desses, usados imagem latente 3D de tomografia computadorizada avaliando o risco de ferimento do NAI em dentes impactados. Na maioria dos casos (aproximadamente 70%), os estudos em 3D da imagem latente forneceram bastante informação para mudar a classificação do risco aumentado para ferimento de NAI pela radiografia panorâmica ao risco baixo para ferimento de NAI. Todos os dentes na amostra com baixo risco foram extraídos; assim como os dentes com risco aumentado que tinham algum tipo de patologia associada. Os pesquisadores recomendam a fim de reduzir em 50% as lesões do NAI, que se façam estudos por tomografias computadorizadas, e concluem que o trabalho não tem por intenção sugerir que a

23 23 TC está indicada para todos os pacientes que se submetem à avaliação do terceiro molar ou ao tratamento.

24 24 3 MATERIAIS E MÉTODOS Para a realização desse estudo, foram selecionadas 30 tomografias computadorizadas (TC) varredura helicoidal, na Clinica São Lucas (Itajaí), de sujeitos, de ambos os gêneros divididos em 15 fumantes e 15 não fumantes com indicação para implantodontia, mediante autorização expressa do responsável pela clínica. Para o tratamento e tomadas das medidas digitalizadas, foi utilizado o software image J. Para análise, foram realizados cortes de 2-2mm, partindo do primeiro corte após o forame mentual, como ponto 0, totalizando dez cortes coronais de mandíbula para cada lado. Figura 1-Mandíbula com cortes

25 25 As medidas foram realizadas por um único observador com a intenção de manter o padrão para todas as medidas realizadas evitando erros. Com relação às medidas da mandíbula e do canal mandibular, foram estabelecidas os seguintes padrões: AB Distância da margem superior da mandíbula (topo do rebordo alveolar da região de forame mentual até a entrada do canal mandibular) até a base da mandíbula, obtida pela união do ponto mais alto da margem superior com o ponto mais baixo da base. AC Distância da margem superior da mandíbula (topo do rebordo alveolar da região de forame mentual até a entrada do canal mandibular) até o teto do canal mandibular, obtido pelo ponto mais alto do teto do canal com o ponto mais alto da margem superior. DB Distância da base da mandíbula até o assoalho do canal mandibular, obtida pela união do ponto mais baixo do assoalho do canal com o ponto mais baixo da base. EF Distância da parede lingual do canal mandibular, até a parede lingual da mandíbula, obtida em linha reta cortando o canal mandibular na metade. GH Distância da parede vestibular da mandíbula até a parede vestibular do canal mandibular, obtida em linha horizontal que passa pelo centro do canal mandibular. HF Distância lateromedial (vestíbulolingual, espessura da mandíbula), obtida por uma linha horizontal que passa pelo centro do canal mandibular.

26 26 Figura 2. Pontos Base. Figura 3 - Medida AB em corte tomográfico frontal da mandíbula.

27 27 Figura 4 - Medidas AC e DB em corte tomográfico frontal da mandíbula Figura 5 - Medidas EF e GH em corte tomográfico frontal da mandíbula. Figura 6 - Medida HF em corte tomográfico frontal da mandíbula. Também foram avaliadas as medidas referentes à espessura da cortical, de acordo com os seguintes padrões:

28 28 A - Distância da margem superior da mandíbula (topo do rebordo alveolar da região de forame mentual até a entrada do canal mandibular) até a cortical óssea. B - Distância da base da mandíbula, até a cortical óssea. F - Distância da parede lingual da mandíbula, até a cortical óssea. H - Distância da parede vestibular da mandíbula até a cortical óssea. As medidas foram distribuídas em grupos conforme as seguintes características: pacientes fumantes e não fumantes, e foi aplicado o teste T. Foi realizado um estudo descritivo sobre as características morfológicas e efetuada uma análise estatística. Os dados foram anotados em tabelas, segundo os grupos constituídos: fumante e não fumante.

29 29 4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS De acordo com as imagens observadas em tomografia computadorizada da região mandibular, observamos os seguintes resultados expostos abaixo: Médias relacionadas aos pacientes não fumantes: Medidas Cortes lado esquerda a-b 22, , , , , , , ,569 18, ,30827 a-c 11, , , , , , , , ,657 10,2458 d-b 7, , , , , , , , ,094 5, e-f 3, , , , , , ,3905 3, ,056 3,1026 g-h 3, , , ,9 4, , , , ,238 4,0736 h-f 9, , ,2328 9,817 9, , , , , , A 4, , , , ,168 2, , , ,556 3,0234 B 4, , ,591 3, ,672 3, , ,812 3, , F 2, , , , , , , , , , H 2,633 2,557 2, , , , ,852 3,092 2, , Tabela 1 -Média das medidas realizadas nos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado esquerdo a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (a-c) Linear (h-f) Linear (d-b) a-b = -0,219x + 21,904 a-c= -0,0838x + 11,562 h-f = 0,0451x + 9,3309 d-b = -0,1253x + 7, Gráfico 1 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado esquerdo.

30 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (g-h) Linear (b) Linear (e-f) Linear (a) Linear (h) Linear (f) g-h= 0,0567x + 3,5518 b = -0,0351x + 3,9531 e-f = -0,0299x + 3,6574 a = -0,0867x + 4,1075 h = 0,0099x + 2,6238 f = -0,0042x + 2, Gráfico 2.- Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado esquerdo. Medidas Cortes lado direito a-b 27, , , , , , , , , ,15664 a-c 10, , , , , , ,315 9,411 9,646 9, d-b 6, , , , , ,1926 5, , , ,2395 e-f 3, , , , ,851 3,297 4,098 3, ,3015 3, g-h 2, , ,71 3, ,8445 4,5932 4, , , , h-f 8, , , , , , , , , , a 3, , , , ,3625 3,191 2, , , , b 3, , , , , ,3841 3, , , , f 2, , , , , ,3043 2, , , , h 2, , , , , ,981 3, , , , Tabela 2 - Média das medidas realizadas nos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado direito.

31 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (a-b) Linear (a-c) Linear (h-f) Linear (d-b) a-b= -0,4209x + 24,131 a-c = -0,1176x + 11,595 h-f = 0,0635x + 8,9091 d-b = -0,1255x + 7, Gráfico 3 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado direito. 5 4 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (a-b) Linear (g-h) Linear (e-f) Linear (b) Linear (a) Linear (h) Linear (f) g-h = 0,0671x + 3,2693 e-f= 0,0077x + 3,2993 b = -0,036x + 3,6567 a= -0,0463x + 3,6083 h= 0,0409x + 2,3768 f = -0,0155x + 2, Gráfico 4 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes não fumantes do lado direito.

32 32 Médias relacionadas aos pacientes fumantes: Medidas Cortes lado esquerdo a-b 22, , , , , , , , , ,80225 a-c 12, , , , ,2765 9, , , ,424 10,43492 d-b 7, , , , , , ,9455 5, , , e-f 3, , , , , , , , , , g-h 3, , , , , , , , , , h-f 8, , , , , , , , , ,45367 a 3, , , , , , , , , , b 3, , , , , , , , , ,01566 f 2, , , , , , , , , , h 2, , , , , , , , , , Tabela 3 - Média das medidas realizadas nos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado esquerdo. 25 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (a-c) Linear (h-f) Linear (d-b) a-b = -0,2103x + 21,513 a-c= -0,1004x + 11,425 h-f-= 0,0689x + 8,999 d-b = -0,0981x + 7, Gráfico 5 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado esquerdo

33 a-b a-c d-b e-f g-h f h-f h a Linear (a-b) b Linear (g-h) Linear (b) Linear (h) Linear (e-f) Linear (f) Linear (e-f) Linear (a) g-h = 0,0756x + 3,5108 b= -0,0052x + 3,3551 a= -0,0592x + 3,618 h= 0,0344x + 2,3054 e-f = -0,0052x + 3,3551 f = -0,0066x + 2, Gráfico 6 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado esquerdo. Medidas Cortes lado direito a-b 21, , , , , , , , , ,34885 a-c 12, , , , , , , , , , d-b 6, , , , , , ,8595 5, ,4495 4,982 e-f 3, , , ,9285 3, , , , , , g-h 2, , , , ,284 4, , , , , h-f 8, ,752 8, , , , ,408 10, ,5175 8, a 3,71 3, , ,12 3,091 3, , , , , b 3, , , , , , , , , , f 2, ,1035 2, ,9245 1, ,957 1,9585 1, , , h 2, , , , , , , , , , Tabela 4 - Média das medidas realizadas nos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado direito.

34 34 25 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f h Linear (a-b) Linear (a-c) Linear (h-f) Linear (d-b) a-c= -0,1314x + 11,925 a-b= -0,2254x + 21,672 h-f = 0,0619x + 8,8267 d-b = -0,0978x + 7, Gráfico 7 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado direito. 5 4 a-b a-c d-b e-f g-h h-f a b f Linear (d-b) h Linear (g-h) Linear (a-b) Linear (e-f) Linear (a-c) Linear (a) Linear (h) Linear (b) Linear (f) g-h= 0,0648x + 3,3772 e-f= -0,0109x + 3,3255 a= -0,0374x + 3,5654 h= 0,0262x + 2,3582 f = -0,0288x + 2,2422 b= -0,0424x + 3, Gráfico 8 - Linha de tendência das médias dos cortes coronais em mandíbula em pacientes fumantes do lado direito

35 35 5 DISCUSSÃO De acordo com os resultados obtidos na nossa pesquisa, observamos que a mandíbula humana não apresentou modificações ósseas nos pacientes analisados na pesquisa. Vasconcelos et al. (2004), mencionaram que o efeito do fumo na cavidade bucal é um fator que aumenta a perda óssea, referindo uma associação entre o cigarro e as complicações relacionadas à colocação de implantes, porém, em nosso estudo não foram observadas diferenças estatisticamente relevantes entre o grupo de fumantes e não fumantes. Os autores ainda mencionam que não existe contra-indicação absoluta na instalação de implantes em pacientes fumantes e que esta condição atua como segundo fator de risco principal após a instalação do implante e não durante o planejamento. Concordamos com o autor, pois de acordo com nossas análises estatísticas, observamos que não há uma perda substancial entre os dois grupos estudados, antes da instalação dos implantes. Jacobs et al. (2002) relataram que para determinados procedimentos cirúrgicos (por exemplo, colocação dos implantes), uma localização exato do canal mandibular é da importância máxima para evitar os ferimentos ao feixe neurovascular, analisando através de tomografia convencional as imagens. Em nosso trabalho observamos que estas medidas são muito próximas da real por não ocorrerem distorções nas imagens de tomografia computadorizada, quando comparadas com radiografias panorâmicas nas quais Hanazawa et al. (2004) evidenciaram que a TC mostrou-se significativamente superior às imagens

36 36 panorâmicas em predizer a localização neurovascular na cirurgia de exodontia dos terceiros molares impactados na mandíbula. Este estudo confirmou a utilidade clínica da TC para a avaliação pré-operatória em cirurgias dessa natureza, e que em nossa opinião deve ser aplicada para os casos de implantes dentários, com o mesmo objetivo. No trabalho de Liman et al. (2003), as variações anatômicas do nervo alveolar inferior foram avaliadas sendo encontrada a simetria bilateral nos sujeitos da amostra. Concordamos com esses resultados já que em nossa pesquisa essa simetria também foi observada. Susarla e Dodson (2007) pesquisaram a importância da análise de imagem por TC, do NAI, para pacientes com risco de ferimento do nervo durante a extração de terceiros molares impactos na mandíbula. Levando-se em consideração a prerrogativa de se obter o máximo de conhecimento da área onde o cirurgião-dentista vai intervir, e com os dados apresentados em nossa pesquisa, concordamos com os autores que a analise prévia por TC é em alguns casos imprescindível para que o índice de insucesso seja diminuto ou nulo. Desta forma, a literatura tem apresentado poucas referências frente a resposta metabólica intrínseca no osso em fumantes. Mesmo assim, este trabalho apresentou um caráter informativo onde quando fumamos, os produtos metabólicos estarão prejudicando sim a homesotase de tecido duro e mole mas, que o metabolismo ósseo, lento em nível cortical deverá ser bem mais demorado os seus efeitos frente à toxicidade do cigarro. Sugerimos outros trabalhos que observem em níveis trabecular e cortical, detectando em imagens, estas alterações em pacientes que fumam em tempos

37 37 acima de 10 e 20 anos e também pacientes recém tratados com implantes osseointegrados.

38 38 6 CONCLUSÃO De acordo com as análises feitas em 15 mandíbulas de indivíduos fumantes e 15 mandíbulas de indivíduos não fumantes e com os resultados obtidos nesta pesquisa, podemos concluir que o osso mandibular não apresenta modificações na sua estrutura e forma entre os dois grupos estudados; que os componentes internos do osso, cortical e canal mandibular, não apresentaram forma, tamanho e localização diferentes e que a altura da crista alveolar não foi diferente entre os grupos estudados.

39 39 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUTTERFIELD, K. J. et al. Linear tomography's clinical accuracy and validity for presurgical dental implant analysis. Oral Maxillofac Radiol, v. 08, p , Aug BROSKY, M.E. et al. The anterior cantilever in the implant-supported screw-retained mandibular prosthesis. J Prosthet Dent, v.89, p , Mar CAVALCANTI, M.G.P.; RUPRECHT, A.; VANNIER, M.W. 3D volume using multislice cut for dental implants. Dentomaxillofac Radiol, v.31, p , July DALLEY, A. F.; MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clínica. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2001. p Du BRUL, E.L. ;SICHER, H.Anatomia bucal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p Du BRUL,;E.L. SICHER, H. Anatomia oral. 8. ed. Artes Médicas p EISEMAN, B.; JOHNSON, J. Ultrasound measurement of mandibular arterial blood supply: techniques for defining ischemia in the pathogenesis of alveolar ridge atrophy and tooth loss in the elderly?. J Oral Maxillofac Surg, v.63, p.28-35, FÍGUN, M.E.; GARINO, R. R. Anatomia Odontológica Funcional e Aplicada. São Paulo, Artmed, HANAZAWA, T. et al. Radiologic measurements of the mandible: a comparison between CT-reformatted and conventional tomographic images. Clin Oral Implan Res, v. 15, p , JACOBS, R. et al. Appearance, location, course, and morphology of the mandibular incisive canal: an assessment on spiral CT scan. Dentomaxillofac Radiol, v.31, p , July 2002 JACOBS, R. et al. Appearance of the mandibular incisive canal on panoramic radiographs. Surg Radiol Anat, p , 2002.

40 40 JACOBS, R. et al. Localisation of the mandibular canal using conventional spiral tomography: a human cadaver study. Clinic Oral Implant, v.12, p , JACOBS, R. et al. Neurovascularization of the anterior jaw bones revisited using high-resolution magnetic resonance imaging. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod, v. 20, p.1-11, JOHNSON, D.R.; MOORE, W.J. Anatomia para estudantes de odontologia. 3. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan p KUZMANOVIC, D.V. et al. Anterior loop of the mental nerve: a morphological and radiographic study. Clinic Oral Implant. v.14, p , LEVINE, M. H. et al. Inferior alveolar nerve canal position: a clinical and radiographic study. J Oral Maxillofac Surg, p , LUZ, H. P. da; SGROTT, E. A. Anatomia da cabeça e do pescoço: Noções para a prática médica e odontológica. Itajaí: Univali, MADEIRA C.M. Anatomia da face: Bases anátomo-fincionais para a prática odontológica. 4. ed.são Paulo. Sarvier p MILORO, M. et al. Radiographic proximity of the mandibular third molar to the inferior alveolar canal. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod, v.100, p , Nov SICHER, H.; TANDLER, J. Anatomia para dentistas. São Paulo. Atheneu, p SUSARLA, S.M. et al. Preoperative computed tomography imaging in the management of impacted mandibular third molars. Preoperative Ct Imaging, p.83-88, VASCONCELOS, B. C. E. et al. Controvérsias sobre implantes dentais em fumantes. Odontologia Clinica Científica, v. 3(2), p , maio/ago UCKAN, S. Rare ocular and cutaneous complication of inferior alveolar nerve block. J Oral Maxillofac Surg, p , 2006.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira

Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira CUSTO BIOLÓGICO DA BOA INFORMAÇÃO Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira O custo-benefício das imagens em 3D é um dos pontos principais do SROOF-2012 e tema de justificado interesse da Odontologia. A

Leia mais

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO 1 IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS PORQUE PODEM SER COLOCADOS QUANDO PODEM SER COLOCADOS COMO

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL Autora: Nelma Maria de Freitas Agradecimentos: Imagem Radiologia de Itajaí, Dr. Élio Giácomo Papaiz (in memorian). Dr.

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum.

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 1 O que é o pectus? Os pectus são deformidades da parede do tórax e ocorrem devido a um crescimento

Leia mais

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO 1. Quais as funções do esqueleto? 2. Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. 3. Quais são as células ósseas e como

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

TN, Emerson Siraqui TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO TÓRAX

TN, Emerson Siraqui TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO TÓRAX TN, Emerson Siraqui TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO TÓRAX SCOUT Posição do paciente: paciente em DDH, com a cabeça para o gantry e os MMSS, elevados acima da cabeça. Radiografia digital em AP. Técnica: 100

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição V setembro de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

Conceitos Básicos de Desenho Técnico

Conceitos Básicos de Desenho Técnico Conceitos Básicos de Desenho Técnico 1. Utilização Das Ferramentas E Papel De Desenho 1.1. Ferramentas de Desenho 1.1.1. Apresentação O Desenho Arquitetônico uma especialização do Desenho Técnico, o qual

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

O Nosso Corpo Volume XXIV O Ouvido Parte 2

O Nosso Corpo Volume XXIV O Ouvido Parte 2 O Nosso Corpo Volume XXIV um Guia de O Portal Saúde Outubro de 2010 O Portal Saúde Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright O Portal Saúde, todos os direitos

Leia mais

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia Técnicas radiográficas Divididas em dois grandes grupos: Técnicas Intraorais Profª Paula Christensen Técnicas Radiográficas Técnicas Extraorais Técnicas

Leia mais

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Úmero Proximal. Sistema de Placa Úmero Proximal

Úmero Proximal. Sistema de Placa Úmero Proximal Indicações Fraturas de 2, 3 e 4 fragmentos. Fraturas reconstituíveis da cabeça do úmero. Fraturas Patológicas. Indicações especiais tais como Pseudo-artroses e Osteotomias de correção. 1 Propriedades do

Leia mais

No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano.

No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano. No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano. Essa estratégia foi deixada para trás. Atualmente, o software de rede é altamente

Leia mais

1 Introdução maligno metástase

1 Introdução maligno metástase 1 Introdução Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões

Leia mais

MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS A ÓLEO E ACRÍLICAS. Aluno: Paulo Leite Pinto Orientador: Paulo costa Ribeiro Co-orientador: Hélio Ricardo Carvalho

MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS A ÓLEO E ACRÍLICAS. Aluno: Paulo Leite Pinto Orientador: Paulo costa Ribeiro Co-orientador: Hélio Ricardo Carvalho MEDIDAS MAGNÉTICAS DE PINTURAS A ÓLEO E ACRÍLICAS Aluno: Paulo Leite Pinto Orientador: Paulo costa Ribeiro Co-orientador: Hélio Ricardo Carvalho Introdução A impressão digital magnética de pinturas é obtida

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão O tipo de compressão gerada por um parafuso é designado compressão interfragmentária

Leia mais

TELE ORTHOPANTOMOGRAPH OP300. Uma plataforma para todas as suas necessidades. OP300. Sistema de imagem digital panorâmica

TELE ORTHOPANTOMOGRAPH OP300. Uma plataforma para todas as suas necessidades. OP300. Sistema de imagem digital panorâmica OP300 Sistema de imagem digital panorâmica Sistema de imagem digital cefalométrica Sistema de imagem digital Cone Beam 3D TELE Uma plataforma para todas as suas necessidades. ORTHOPANTOMOGRAPH OP300 1

Leia mais

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta Gráficos estatísticos: histograma Série Software ferramenta Funcionalidade Este software permite a construção de histogramas a partir de uma tabela de dados digitada pelo usuário. Gráficos estatísticos:

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

"SISTEMAS DE COTAGEM"

SISTEMAS DE COTAGEM AULA 6T "SISTEMAS DE COTAGEM" Embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. A cotagem do desenho técnico deve tornar

Leia mais

Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br O SISTEMA DIGESTÓRIO

Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br O SISTEMA DIGESTÓRIO Professora: Edilene biologolena@yahoo.com.br O SISTEMA DIGESTÓRIO O SISTEMA DIGESTÓRIO A DIGESTÃO A digestão é o conjunto das transformações, mecânicos e químicos, que os alimentos orgânicos sofrem ao

Leia mais

Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças

Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças INFORMAÇÃO AO PACIENTE Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças O sistema de crescimento guiado eight-plate quad-plate INTRODUÇÃO As crianças necessitam de orientação

Leia mais

O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão.

O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão. ESTATÍSTICA INDUTIVA 1. CORRELAÇÃO LINEAR 1.1 Diagrama de dispersão O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Óptica Geométrica. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Dr. Edalmy Oliveira de Almeida

Óptica Geométrica. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Dr. Edalmy Oliveira de Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Rua Almino Afonso, 478 - Centro Mossoró / RN CEP: 59.610-210 www.uern.br email: reitoria@uern.br ou Fone: (84) 3315-2145 3342-4802 Óptica Geométrica Dr. Edalmy

Leia mais

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Autores: Cynthia de Freitas Real (Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul,

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Lentes. Parte I. www.soexatas.com Página 1

Lentes. Parte I. www.soexatas.com Página 1 Parte I Lentes a) é real, invertida e mede cm. b) é virtual, direta e fica a 6 cm da lente. c) é real, direta e mede cm. d) é real, invertida e fica a 3 cm da lente. 1. (Ufg 013) Uma lente convergente

Leia mais

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Ricardo José Fernandes da Costa

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Ricardo José Fernandes da Costa Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Ricardo José Fernandes da Costa Relevâncias da tomografia computadorizada cone beam na implantodontia. CURITIBA 2014 Ricardo José Fernandes

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses Testes de Hipóteses Os problemas de inferência estatística tratados nas aulas anteriores podem ser enfocados de um ponto de vista um pouco diferente: ao invés de se construir intervalos de confiança para

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Tomografia Computorizada Dental

Tomografia Computorizada Dental + Universidade do Minho M. I. Engenharia Biomédica Beatriz Gonçalves Sob orientação de: J. Higino Correia Tomografia Computorizada Dental 2011/2012 + Casos Clínicos n Dentes privados do processo de erupção

Leia mais

RETALHOS LIVRES PARA O COTOVELO E ANTEBRAÇO

RETALHOS LIVRES PARA O COTOVELO E ANTEBRAÇO RETALHOS LIVRES PARA O COTOVELO E ANTEBRAÇO Mário Yoshihide Kuwae 1, Ricardo Pereira da Silva 2 INTRODUÇÃO O antebraço e cotovelo apresentam características distintas quanto a cobertura cutânea, nas lesões

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

Importância do exame radiográfico

Importância do exame radiográfico Exames e Indicações Importância do exame radiográfico O exame radiográfico de rotina associado ao exame clínico é a maneira mais efetiva de se obter o índice diagnóstico de 100% de cárie (segundo Estevam

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Laços Fortes e Fracos

Laços Fortes e Fracos Laços Fortes e Fracos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti A Força de Laços em Redes de Larga Escala Para estudar laços fracos e fortes, foi feita uma pesquisa usando dados reais de uma companhia

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

LISTA DE INTERVALO DE CONFIANÇA E TESTE DE HIPÓTESES

LISTA DE INTERVALO DE CONFIANÇA E TESTE DE HIPÓTESES Monitora Juliana Dubinski LISTA DE INTERVALO DE CONFIANÇA E TESTE DE HIPÓTESES EXERCÍCIO 1 (INTERVALO DE CONFIANÇA PARA MÉDIA) Suponha que X represente a duração da vida de uma peça de equipamento. Admita-se

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral. Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS

Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral. Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS Página propositalmente em branco Este foi o melhor investimento que fiz em toda

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Caminhões basculantes. Design PGRT

Caminhões basculantes. Design PGRT Informações gerais sobre caminhões basculantes Informações gerais sobre caminhões basculantes Os caminhões basculantes são considerados como uma carroceria sujeita à torção. Os caminhões basculantes são

Leia mais

NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO

NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO NORMA Nº 003/2016 PARA EXECUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTE ODONTOLÓGICO As normas descritas abaixo deverão ser seguidas por todos os beneficiários e profissionais da especialidade de Implante Odontológico

Leia mais

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 Podemos considerar como

Leia mais

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral

Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Maio/Junho 2010 Caso Clínico Carga imediata de arco oclusal pleno com implantes Seven e Mistral Di Alberti L, Donnini F, Camerino M, Di Alberti C, Rossi G, Perfetti G, Dolci M, Trisi P do Department of

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais 3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das

Leia mais

S I F Õ E S. Coroamento

S I F Õ E S. Coroamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA HIDRÁULICA APLICADA AD174 006. Prof. Raimundo Nonato Távora Costa S I F Õ E S 01. Definição: Denominam-se sifões os condutos forçados parcialmente,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Marcelo c. m. pessoa

Marcelo c. m. pessoa Marcelo c. m. pessoa CRM 52670502 CIRURGIA PLASTICA INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO MÉDICO-ESPECIALIZADO SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO Eu, identidade número expedida por, solicito e autorizo ao

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. Aula 03

DESENHO TÉCNICO. Aula 03 FACULDADE DE TECNOLOGIA SHUNJI NISHIMURA POMPÉIA - SP DESENHO TÉCNICO Aula 03 Prof. Me. Dario de A. Jané DESENHO TÉCNICO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO Normas Instrumentos Folhas (dobra, moldura,

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família AULA 12 - AJUSTAMENTO DE CURVAS E O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS Ajustamento de Curvas Sempre que desejamos estudar determinada variável em função de outra, fazemos uma análise de regressão. Podemos dizer

Leia mais

Artroscopia do Cotovelo

Artroscopia do Cotovelo Artroscopia do Cotovelo Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Artroscopia é uma procedimento usado pelos ortopedistas para avaliar, diagnosticar e reparar problemas dentro

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W José Waldomiro Jiménez Rojas, Anderson Fonini. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

FARINGE. Rinofaringe. Orofaringe. Hipofaringe. Esôfago. Laringe. Traquéia

FARINGE. Rinofaringe. Orofaringe. Hipofaringe. Esôfago. Laringe. Traquéia OROFARINGE Os tumores de cabeça e de pescoço totalizam 4,5% dos casos de diagnósticos de câncer. Uma importante fração dos tumores malignos da região da cabeça e pescoço se localiza primeiramente na orofaringe.

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Os dados devem ser apresentados em tabelas construídas de acordo com as normas técnicas ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

Revista do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro Ano XXX - nº 02- Fevereiro de 2013

Revista do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro Ano XXX - nº 02- Fevereiro de 2013 Revista do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro Ano XXX - nº 02- Fevereiro de 2013 10 CAPA Tire suas dúvidas so O avanço na profissão tem sido responsável pelo aprimoramento de técnicas para

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2013 Nome: PARTE 1 BIOESTATÍSTICA, BIOÉTICA E METODOLOGIA 1) Um histograma construído a partir de informações amostrais de uma variável

Leia mais

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial.

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial. Tipos de Câncer Saber identifi car sinais é essencial. O QUE É CÂNCER É uma doença cuja característica principal é o crescimento acelerado e desordenado das células, as quais têm grande potencial para

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica A UU L AL A Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. Aula 03

DESENHO TÉCNICO. Aula 03 FACULDADE DE TECNOLOGIA SHUNJI NISHIMURA POMPÉIA - SP DESENHO TÉCNICO Aula 03 Prof. Me. Dario de A. Jané DESENHO TÉCNICO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO Normas Instrumentos Folhas (dobra, moldura,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A A U L A 11 11 Corte total Introdução Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- tro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos. Se

Leia mais

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Administração n.º 47, vol. X III, 2000-1.º, 263-271 BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Iong Chi Seng, Lao Chon Pio e Lao Sok Chi* A Câmara Municipal

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 13 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Vai e avisa a todo mundo que encontrar que ainda existe um sonho

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais