Endomarketing: os desafios na formação de equipes conscientemente comprometidas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Endomarketing: os desafios na formação de equipes conscientemente comprometidas."

Transcrição

1 Endomarketing: os desafios na formação de equipes conscientemente comprometidas. Maria de Lourdes Nunes¹ Ana Cláudia Souza² ¹Docente de Gestão Comercial - Unibalsas (Faculdade de Balsas) - marialnunes.49@gmail.com ²Dicente de Administração - FIAMA - Faculdade de Amambai/MS - marialnunes@gmail.com RESUMO O presente tem como finalidade abordar sobre uma estratégia atual da administração: o Endomarketing. Que tem como definição a aplicação de técnicas e princípios do marketing, voltadas para dentro das empresas. Busca fazer uma análise sobre essa ferramenta e as consequentes melhorias na gestão empresarial, em especial a gestão de pessoas, com a implantação de projeto e ações do endomarketing que levem a consolidação de uma base cultural voltada ao comprometimento dos funcionários com o desenvolvimento da empresa. Atualmente a valorização, a motivação e a capacitação dos colaboradores tem sido o diferencial para que as empresas se destaquem da concorrência. Portanto, o investimento feito, principalmente no tocante a potencializar os recursos humanos, traz resultados positivos para as empresas, uma vez que não só melhora a qualidade de vida dos funcionários, mas, sobretudo o relacionamento interno, o comprometimento desses colaboradores com as causas e objetivos da empresa, e consequentemente, melhores índices de produtividade e lucratividade. Palavras chave: Endomarketing. Estratégia. Comunicação. Cliente Interno. INTRODUÇÃO O endomarketing é uma estratégia da Administração preocupada com as questões do marketing no ambiente interno. Procura adaptar estratégias e ferramentas do marketing tradicional, utilizados pelas empresas para potencializar as relações de negócios em seu ambiente externo. Ele une as estratégias de marketing aos conceitos de recursos humanos, para a conquista e motivação dos colaboradores de uma empresa. É a ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada na melhoria do clima organizacional, facilitando a relação entre o líder e o seu

2 colaborador, fortalecendo e construindo relacionamentos duradouros dentro da empresa e com os clientes. (CASTRO, 2007) Devido à concorrência acirrada, as organizações necessitam cada vez mais reavaliar suas estratégias e implantar ferramentas que aliem qualidade no clima organizacional e satisfação ao cliente, passando a ver seus colaboradores como seus primeiros clientes e buscando a sua fidelização. Nesse contexto, Gronroos (1993, p.279) afirma que tanto bens quanto serviços e campanhas específicas de marketing externo têm que ser vendidos aos colaboradores antes de serem colocados externamente no mercado. Portanto, as empresas que investem primeiramente em suas equipes, conquistando sua confiança e comprometimento para com as políticas internas, garantem a possibilidade de melhores resultados com relação à fidelização do cliente externo. Sendo assim, o presente artigo objetiva desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre as ferramentas disponibilizadas para a implementação do endomarketing de uma organização, avaliando se a aplicação da filosofia do marketing interno é, de fato, uma ferramenta valiosa capaz de elevar a sua capacidade competitiva e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida no trabalho. Endomarketing O endomarketing é visto como uma ferramenta de extrema importância para a empresa, pois ele busca tornar o colaborador aliado, fortalecendo relacionamentos, compartilhando objetivos, fazendo com que ele acredite que o seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa. É necessário que o colaborador se sinta motivado e esteja satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ele se comprometa com o cumprimento de metas e alcançar os objetivos dentro da empresa. Para isso, as empresas devem desenvolver ações focadas no bem estar de seus colaboradores, o que consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. De acordo com Gronroos (1993, p.279), toda a empresa ou qualquer organização tem um mercado interno de funcionários que deve receber a primeira atenção..

3 Atualmente a formação de uma equipe conscientemente comprometida com a missão e objetivos empresariais é um grande desafio para os empreendedores, visto que a grande parte dos funcionários não se compromete com os objetivos da empresa firma KERIN, (2003, p.67). As constantes mudanças no mercado consumidor, com o surgimento de novos concorrentes, é preciso buscar e desenvolver estratégias inteligentes para que uma empresa se mantenha no mercado, é devido a essa necessidade que muitas estão voltando a sua atenção para os seus colaboradores, buscando conhecer as suas necessidades e preferências, percebendo assim que funcionários motivados, satisfeitos com ambiente de trabalho, desempenham suas funções com mais dedicação e competência. É cada vez mais comum as empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para os clientes e acabam esquecendo-se de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos, e é pensando nesses colaboradores e no quantos estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no Endomarketing. (RIOS, 2009 p. 85) O endomarketing foi desenvolvido como uma maneira de criar programas para reter o seu primeiro cliente: o cliente interno. Tem por objetivo motivar os funcionários de modo que eles se sintam parte integrante da empresa e importante para ela devido ao seu trabalho. Ele quem deve saber a relevância do lugar onde trabalha e conhecer o seu próprio valor, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho em equipe. O principal objetivo do endomarketing é gerenciar os recursos humanos e implementar programas internos de ações, de forma que os empregados se sintam motivados a assumir o comportamento de marqueteiros de plantão (GRONROOS, 1993, p. 283). As empresas devem deixar de lado os velhos hábitos e costumes, e construir uma nova base cultural e desenvolver o hábito da comunicação em todos os níveis e departamentos.

4 A Administração de Recursos Humanos é responsável pelos colaboradores da organização, tendo como objetivo mantê-los desempenhando suas atividades de maneira eficiente e gerando os resultados esperados pela empresa.. CHIAVENATO (2010, p. 158) define que: Administração de Recursos Humanos (ARH) consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite ás pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionado direta ou indiretamente com o trabalho. A sobrevivência e o sucesso de uma organização dependem do esforço e desempenho dos colaboradores da organização, devido a isso é de suma importância oferecer a esses funcionários condições agradáveis de trabalho, fornecendo as ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções. A administração de pessoas tem como objetivo buscar e manter pessoas qualificadas e competentes, que contribuirão com o sucesso da empresa. Ela é responsável pelo capital humano da organização. CHIAVENATO (2010, p. 158) afirma que a Administração de recursos Humanos significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável.. Para que a ARH gere os resultados esperados é preciso ver os colaboradores como os responsáveis pela existência da empresa, como parceiros que tomam decisões visando o cumprimento de metas. Avanços tecnológicos, mudanças comportamentais, competitividade acirrada entre organizações, será a marca dos novos tempos. Uma das principais e atuais preocupações das empresas é atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, propiciando, significativos resultados, para posteriormente buscar alternativas e conquistar os clientes externos. É preciso atenção com relação aos funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, pois trarão à empresa, uma sensação de descontentamento e incapacidade. Nessa ótica, as empresas cada vez mais, têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos.

5 De acordo com BEKIN (2006,) o endomarketing é "fruto da necessidade de definir uma nova área de ação e investigação". E acrescenta: "é uma criação brasileira que emergiu de uma necessidade de ressintonizar e reorientar objetivos de modo a reformular o lado interno da empresa". SIMÕES (2001, p.6) argumenta que as primeiras definições de marketing interno referem-no como uma filosofia: de gerenciamento que considera os empregados como clientes internos e os empregos como produtos oferecidos para satisfazer suas necessidades e desejos e direcionar os objetivos da organização. Desta forma, o produto está fortemente orientado para o reconhecimento dos empregados e para a sua valorização. A visão e o conceito de endomarketing como nível estratégico da empresa é um dos pontos fundamentais na eficácia de seu processo. Endomarketing é um reflexo positivo da forma como uma empresa encara sua comunicação interna, pois um funcionário bem informado sobre sua empresa é um vetor de expansão do seu marketing. A prática do endomarketing, embora tenha como principal objetivo a satisfação interna, também visa o cliente externo. Em ambos os aspectos ele requer investimentos mesmo que o objetivo final seja o lucro. Além disso, é um diferencial para as empresas que buscam destaque no mercado, pois estão valorizando seus próprios colaboradores, otimizando sua força de trabalho e ainda conquistando potenciais clientes. Definição de endomarketing Endo vem do grego e quer dizer ação interior ou movimento para dentro, sendo assim o Endomarketing quer dizer marketing para dentro. Ou seja, é toda ação de marketing que tem por objetivo satisfazer as necessidades do público interno da organização, fazendo com que estes se tornem comprometidos e motivados. O endomarketing tem como fundamento a noção de que os colaboradores constituem o primeiro mercado interno para as organizações. BEKIN (2006, p. 47) afirma que, Endomarketing são ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e

6 governamentais e do terceiro setor, observando condutas e responsabilidades comunitária e ambiental. O endomarketing não é apenas uma técnica, mas carrega consigo concepções de relações humanas, relações de troca e de administração estratégica. É um tema que recebe contribuições de várias áreas do conhecimento, tendo como objetivo de mobilizar toda a organização para o atendimento às necessidades do cliente externo. O endomarketing funciona como um processo holístico de gerenciamento, que visa integrar as múltiplas funções da organização de duas formas: primeiro, assegurando que os empregados de todos os níveis da organização participem ativamente no contexto de um ambiente que se volta para a preocupação com o cliente; segundo, assegurando que todos os envolvidos sejam preparados e estejam suficientemente motivados para atuar de forma orientada na prestação de serviços (GRONROOS, 1990 p.145). Ele visa o encantamento e a satisfação do seu cliente interno, procurando sempre se adaptar as suas necessidades para motivar e conquistar os seus funcionários, dessa forma fazendo que eles se dediquem mais as suas funções, aumentando a sua produtividade, pois se sentirão essenciais para o sucesso da empresa. Conceito O endomarketing é conceituado por BEKIN ( 2006, p. 47) como Um processo cujo o foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, pare implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e sociedade. Apoiado em B2B e ERM, como opções empregam-se comunicação interna pessoal, imprensa, eletrônica ou digital. Evolução do endomarketing O mundo mudou, logo, o conceito de sucesso foi redefinido - tanto pelas organizações quanto pelos colaboradores. A multiplicidade de tarefas e as exigências dos clientes exigem e surge a necessidade de se trabalhar em equipe, um conceito muito debatido no mundo na

7 atualidade. Se o gestor deseja que a empresa cresça e se estabeleça, ele deve empenhar-se continuamente para aperfeiçoar processos competitivos, mas, além de tudo propiciar novas habilidades em seus colaboradores, além de saber exercer ações sobre o clima grupal. Neste contexto, o Marketing Interno tem sido muito explorado, a fim de motivar equipe para eliminar insatisfações, desinteresse, apatia e irritação dos colaboradores que impactam a produtividade e são repassados para os clientes, sem se esquecer de que os grupos possuem necessidades próprias que perpassam, às vezes, as necessidades individuais e que também precisam de um direcionamento. O endomarketing é uma área recente do marketing, que está tendo uma aceitação notória pelas organizações, devido à preocupação das mesmas em se manterem no mercado e para isso é necessário buscar novas estratégias para ter seu diferencial diante das empresas concorrentes, BEKIN (2006) O endomarketing é voltado ao seu público interno e a integração deles com os objetivos da organização um processo gerencial, que visa à valorização. Os funcionários começam a ser vistos como essenciais para o sucesso da empresa, os primeiros clientes dos produtos ou serviços que a organização tem a oferecer. De acordo com CUNHA (2007), endomarketing apoia-se na ideia de que uma boa imagem solidificada junto ao cliente interno aumenta a chance de sucesso nas ações de marketing junto ao público externo. As empresas que estão aplicando ações de endomarketing obtêm como resultado uma equipe comprometida e motivada, além de melhor produtividade e qualidade de vida no trabalho, provando que as pessoas trabalham com qualidade e são mais produtivas, quando percebem que a empresa respeita seus valores e dão importância ao seu trabalho. Qualquer projeto de endomarketing estabelece um forte componente de comunicação integrada, ou seja, comunicação nos dois sentidos estabelece uma base de relacionamento interpessoal que desenvolve positivamente a autoestima das pessoas, facilita a pratica da empatia e da afetividade (CERQUEIRA, 1994, p. 51). Complementando a afirmação acima, IDERIKA et al (2009, p.2) o endomarketing é um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura do marketing interno da empresa. O objetivo é facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa

8 ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações e assim integrar a noção de "cliente" nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos. O endomarketing e a gestão de pessoas Em seu trabalho, MINTZBERG diz: A estratégia diz respeito tanto à organização quanto ao ambiente (...), ou seja, a organização usa a estratégia para lidar com as mudanças nos ambientes (...) mas o coração da formulação estratégica é o trabalho conceitual feito pelos líderes.. No entendimento de ANSOFF (1991. p.50), existem questões estratégicas que afetam o desempenho, a continuidade, a missão, os valores, clientes, financiamentos e a administração de pessoas, de forma que a atenção dos gestores deve estar voltada para todo o contexto que possa prejudicar o alcance dos objetivos da empresa. O relacionamento entre a empresa e seus colaboradores vem sofrendo constantes mudanças, passando a valorizar cada vez mais o diálogo direto entre ambas as partes, utilizando do endomarketing como ferramenta para a fidelização dos clientes internos, ou seja, os funcionários. Este novo cenário implica na necessidade de um novo enfoque da gestão de pessoas, voltado para a oferta de treinamento, orientação em relação à qualidade total e reforma do sistema de recompensas que premia a participação voluntária e a inovação. Aliás, estes são os produtos por meio dos quais se espera o engajamento dos empregados na empresa. (SIMÕES, 2001, p.37) As empresas estão buscando que seus funcionários abracem as causas da empresa, que eles se sintam responsáveis pelo seu sucesso, não tendo apenas a necessidade de receber salário, mas ser reconhecido pela sua participação no sucesso da corporação.

9 Assim como ocorre no marketing, em relação aos clientes externos, também no Endomarketing faz-se necessária uma análise do perfil, das necessidades e das expectativas do público interno. Endomarketing como estratégia empresarial Para que a implantação do endomarketing tenha sucesso é preciso que as empresas passem a ver seus funcionários como parceiros, e não como empregados. A falta ou má qualidade na comunicação dentro da organização contribui para um serviço ruim e não confiável. Todos devem conhecer as suas tarefas, e procurar fazê-las com excelência, sabendo como seus resultados se relacionam aos dos outros e aos objetivos gerais da empresa. Os clientes externos absorvem uma imagem negativa das organizações, via de regra, por intermédio de contatos com telefonistas indiferentes, recepcionistas mal preparadas, vendedores sem diplomacia e funcionários que não perdem uma chance de falar mal da própria empresa, o que deixa uma má impressão generalizada e, em muitos casos, irreversível da empresa (CUNHA, 2007, p.58). O endomarketing tem como estratégia empresarial a função de mostrar uma empresa mais próxima das pessoas, a valorização do seu quadro de funcionários, fazendo com que eles sintam que a sua participação no crescimento da empresa é valorizada, ele é uma eficaz e moderna ferramenta para garantir o comprometimento dos empregados com os objetivos das organizações. BEKIN (2010, p. 133), complementando o pensamento do autor acima citado, afirma também que as [...] empresas consigam competir e aguentar as pressões impostas pelo mercado sua mentalidade tem que mudar. Os esforços de endomarketing, se bem coordenados, podem funcionar perfeitamente. Como contribuição, segue abaixo o resumo de alguns objetivos que podem ser contemplados em um projeto de endomarketing, dentre eles:

10 criar um sistema de avaliação coletiva, por área de trabalho, visando à premiação de cada um dos seus componentes em função dos resultados obtidos por todos; aperfeiçoar os índices de produtividade, qualidade, segurança no trabalho, limpeza, ordem, etc.; avaliar, através da mensuração dos resultados, quais áreas necessitam de maior ajuda e acompanhamento técnico e operacional; gerar, em toda empresa, o espírito de unidade de time sadio com capacidade de realizar bem o seu trabalho, aceitando sempre novos desafios. Para que os clientes internos sintam-se satisfeitos dentro da organização é preciso motivá-los, assim estes passarão a vender uma excelente imagem da organização, atingindo resultados satisfatórios. Formação de equipes eficazes Para a eficiência do endomarketing, a formação e conscientização da equipe de colaboradores é o ponto principal, e a construção e formação de equipes é uma estratégia que agrega valor, pois os colaboradores passam a ajudar a construir a empresa com responsabilidade e compromisso pelos objetivos próprios e empresariais. KATZENBACH E SMITH (2003) listam os seguintes requisitos para a construção de equipes eficazes: Devem ser pequenas o bastante em termos de número de pessoas; Os membros devem ter níveis adequados de habilidades complementares; Devem ter um propósito verdadeiramente significativo; Devem ter uma ou mais metas específicas; A equipe e seus membros devem estabelecer um enfoque claro para o seu trabalho; Os membros devem ter um senso de mútua responsabilização. Sem liderança de equipe (ao contrário da tradicional liderança de cima para baixo), as equipes serão improdutivas. Outro obstáculo potencial é a resistência individual de trabalhar em equipes. A importância que as questões abordadas acima representam no contexto da gestão de pessoas é inconteste, uma vez que, formar e desenvolver uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, porque o trabalho em equipe é a base de sustentação para a implantação do endomarketing e vale destacar que: uma equipe eficaz, é a reunião de pessoas com objetivos comuns, conhecimentos complementares, comprometidas com metas e objetivos. (CHIAVENATO, 2010)

11 Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. São inúmeros os benefícios trazidos pelo trabalho realizado por uma equipe bem afinada, onde as experiências são compartilhadas, e os conhecimentos e a competência de cada um são utilizados de forma inteligente. RESULTADOS E DISCUSSÃO Conforme o embasamento teórico dos diversos autores utilizados neste estudo, percebeu-se que o endomarketing como estratégia de motivação e reconhecimento dos esforços dos colaboradores, pode ser considerado como uma nova ferramenta no âmbito das empresas, a fim de construir e consolidar o bom relacionamento com este público o funcionário ou colaborador com o objetivo de atrair bons resultados para a empresa. O processo de globalização tem exigido que as empresas revejam seus conceitos com relação ao tratamento dispensado às suas equipes, não apenas no tocante ao reconhecimento financeiro, mas, sobretudo com os aspectos que envolvem o ambiente de trabalho, possibilidades de ascensão hierárquica, elo de ligação entre metas da empresa e seus clientes externos e a preocupação com a comunicação interna, uma vez que um funcionário bem informado sobre sua empresa é um vetor de expansão do seu marketing, como afirma um dos autores analisados. Sugere-se ainda que o endomarketing deva ser aplicado na empresa, na forma de projetos e ações que levem a consolidação de uma base cultural voltada ao comprometimento dos funcionários com o desenvolvimento da empresa. Dentre as diversas metodologias a serem usadas pelas empresas, discute-se a inserção de programas de capacitação e de interação dos colaboradores nos processos produtivos da empresa, para que ele se sinta valorizado e importante para a empresa, se comprometendo-se em representá-la com qualidade e excelência objetivando a formação de equipes conscientes e comprometidas com a organização. Comprovou-se também ao longo deste estudo, que a metodologia e resultados positivos da implantação do processo de endomarketing vão depender da postura de cada

12 empresa. Porém, independentemente do tamanho e complexidade das organizações, exige-se igualmente alguns cuidados como: ter consciência da real necessidade de uma postura consistente, positiva, disciplinadas e obediente com relação aos passos que devem ser desenvolvidos para uso desta estratégia administrativa. Dentre os autores pesquisados, destacou-se: Como passo inicial, fazer o diagnóstico das necessidades internas; Ainda, a empresa deve reconhecer quem são seus clientes internos e dispensar um tratamento respeitoso, pois esta conduta agrega valores que são insubstituíveis, fortalecendo o grau de comprometimento da equipe com todas as políticas da empresa; Avaliar o sistema de comunicação interna para as devidas adequações, a fim de atender eficientemente ao projeto de endomarketing; Formar equipe de colaboradores dentre os diversos setores da empresa para serem multiplicadores das estratégias determinadas, tais como: premiações, condução de reunião de avaliações para realinhamento das políticas implantadas, ouvidoria do projeto, avaliação do grau de comprometimento dos líderes e liderados, apresentação de resultados, dentre outros; Avaliar e aperfeiçoar, se for o caso, os índices de produtividade, qualidade, segurança no trabalho, limpeza, ordem, etc.; Avaliar, através da mensuração dos resultados, quais áreas necessitam de maior ajuda e acompanhamento técnico e operacional; Avaliar o impacto positivo ou negativo na cultura organizacional, uma vez que o endomarketing é uma quebra de paradigma muito forte no ambiente interno. Finalmente, a importância do endomarketing como ferramenta para o desenvolvimento e formação de pessoas, segundo as teorias apresentadas, se baseia em assegurar: melhores estratégias de gerenciamento de pessoal, melhor adequação das políticas de desempenho pessoal e grupal, facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos duradouros e de confiança entre os clientes internos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo essas relações, inserindo a noção de cliente nos processos internos da estrutura organizacional, propiciando melhoria na qualidade de produtos, serviços, comunicação e acima de tudo, relacionamento humano digno e respeitoso.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a presente pesquisa, pode-se verificar que em toda a literatura consultada sobre o endomarketing como estratégia empresarial na formação das equipes eficazes, não se encontrou um modelo pronto e finalizado que possa ser implementado sem dar a devida atenção às peculiaridades de cada empresa. Algumas orientações são muito operacionais, e que já fazem parte do cotidiano das empresas, a exemplo do espírito de comprometimento e integração tanto do ponto de vista dos colaboradores, como da organização, uma comunicação interna eficaz. O comprometimento torna-se cada vez mais importante nos dias atuais devido à grande competitividade do mercado o que exige uma perfeita integração das metas da empresa com os objetivos dos funcionários para o crescimento da organização. As orientações voltadas para as políticas de formação do conhecimento, estas se consideram mais complexas, porque exige naturalmente maior investimento financeiro, tempo e competências específicas, a exemplo das grandes organizações que constituem as Faculdades Corporativas para formação intelectual dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos. Desta forma, entende-se que o processo de implantação do endomarketing é viável, possível e necessário, contribuindo para o fortalecimento das empresas. Por outro lado, entende-se também que o endomarketing não apresenta a cura para todos os males da empresa, mas terá papel de grande utilidade sob o ponto de vista da: valorização das equipes (o recurso mais importante) em todas as situações, minimizando os aspectos negativos e fortalecendo os aspectos positivos da relação de trabalho, gerando um clima de satisfação generalizado e de comprometimento, além de melhorar o sistema de comunicação entre níveis hierárquicos e do conhecimento informacional sobre a empresa. Vale ressaltar, que talvez pelo caráter bibliográfico que sustenta o presente artigo as sugestões apresentadas sobre o tema em estudo, possam transparecer simples teorias, por outro lado, as ênfases ressaltadas sobre a importância de colaboradores comprometidos, não é algo novo no contexto da gestão de pessoas, muito pelo contrário, é um setor empresarial que

14 recebe atenção especial de longa data de outras disciplinas da administração, a exemplo da psicologia, filosofia, sociologia, antropologia etc. Enfim, se a empresa decidir utilizar o endomarketing como um processo estratégico de fortalecimento do marketing interno e externo, precisa lançar mãos das sugestões apresentadas, a fim de conseguir maior grau de comprometimento organizacional, uma vez que uma equipe confiante nas metas da empresa a melhoria no desempenho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANSOFF, H. Igor. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: um ciclo de entrevistas com Saul Fangaus Bekin. São Paulo: Makron Books, Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson, CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: Educação e Cultura para a Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, Introdução a Teoria Geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, CUNHA, Marcio Freitas. Endomarketing: Ferramenta de Estratégia para Atingir uma Satisfação Interna Disponível em < gia-para-atingir-uma-satisfacao-interna/13508/> Acesso em: 10 de maio Sem paginação. DINIZ, Laura. O Endomarketing como estratégia de encantamento do cliente interno Disponível em

15 < estrategia_de_encantamento_do_cliente_interno> Acesso em 10 de maio de Não paginado. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, GRONROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Serviços. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, KATZENBACH, J. R.; SMITH, D. K. Equipes de Alta Performance: conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Rio de Janeiro: Campus.2000 MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, PONCE, Felícia A. Urbina. Marketing Interno: um estudo de caso no setor de franqueado do ramo de perfumaria e cosméticos nas cidades de São Paulo e Osasco. São Paulo, Tese (Doutorado em Administração) RIOS, Mariana. Endomarketing vai além da motivação Disponível em< Acesso em: 10 de maio SIMÕES, Ana Flávia Rodrigues de L. Endomarketing: Fundamentação Teórica e Aplicação Prática de um Projeto. São Paulo Disponível em: < Acesso em: 10 de maio 2011.

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA DALCAR NA CIDADE DE BACABAL MA MOURA, Íthalo Bruno Grigório de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Liderança Organizacional

Liderança Organizacional Liderança Organizacional Mauricio Lima Competência 07 Desenvolvimento de Recursos, Finanças e Legislação Corporativa Fundamentação Teórica Entre as atividades mais importantes do líder está a responsabilidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência. 1 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Leandro Henrique Borges RESUMO O presente trabalho visa a importância da avaliação periódica de desempenho na administração pública para

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO

DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem como objetivo abordar o tema voltado para a avaliação do desempenho humano com os seguintes modelos: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, métodos

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing

Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Administrador Vendedor Palestrante Professor de Marketing Gustavo Malavota Módulo Consultoria Diretor de Planejamento Experiência Profissional: SENAC-Rio em 2007 como especialista e coordenador

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Cartilha Primeiros Passos``

Cartilha Primeiros Passos`` Cartilha Primeiros Passos`` A diretoria de gestão de pessoas da Colucci Consultoria Jurídica Júnior preparou para você que se inscreveu no processo seletivo, um manual que contêm uma explicação mais elaborada

Leia mais

Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável

Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável Responsabilidade social e o processo de desenvolvimento sustentável IIDA, T.S. 1 ; SAIZ-MELO, P.G. 2 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL, shoiti. tiida@gmail.com; 2 Embrapa Soja Na atualidade, ações

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho

A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho (*) Karine Luiza Rezende Silva Araújo e (**) Marco Antônio Vieira Gomes 1. INTRODUÇÃO: A Gestão por Competências

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Atuação estratégica dos departamentos jurídicos Marco Antonio P. Gonçalves A atuação estratégica de departamentos jurídicos é um dos principais temas de interesse dos advogados que

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CONDIÇÕES DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RETEP PRESS, MOSSORÓ

Leia mais

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras.

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras. RH SENSÍVEL RH é uma área sensível à mentalidade que em geral predomina nas organizações. A gestão de RH abrange aspectos como a cultura organizacional, satisfação no trabalho e talento. Isis Corrêa Como

Leia mais

www.projetode redes.co m.br www.redesde com p uta dores. com. br

www.projetode redes.co m.br www.redesde com p uta dores. com. br Outras Apostilas em: www.projetode redes.co m.br www.redesde com p uta dores. com. br Centro Universitário Geraldo di Biase 1. Governança Corporativa A Governança Corporativa tem sido objeto de vários

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE Augusto César de Aguiar CUÉLLAR 1 Victor Dutra MARTINS 2 Roberta Gomes CAVALCANTE 3 RESUMO: As empresas atualmente têm sofrido

Leia mais

GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE SOFTWARE: GARANTIA DE QUALIDADE MPS.BR

GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE SOFTWARE: GARANTIA DE QUALIDADE MPS.BR GESTÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE SOFTWARE: GARANTIA DE QUALIDADE MPS.BR Andressa Silva Silvino 1 Jadson do Prado Rafalski 2 RESUMO O objetivo deste artigo é analisar

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA?

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? São os passos que fazem os caminhos. MÁRIO QUINTANA Para chegar a um destino, é preciso dar o primeiro passo. Muitas vezes, preocupados com o dia a dia,

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

Resultados, Sustentabilidade, Desempenho, Foco. Sim, sabemos que a sua organização quer chegar lá. Mas você sabe o melhor caminho?

Resultados, Sustentabilidade, Desempenho, Foco. Sim, sabemos que a sua organização quer chegar lá. Mas você sabe o melhor caminho? Resultados, Sustentabilidade, Desempenho, Foco. Sim, sabemos que a sua organização quer chegar lá. Mas você sabe o melhor caminho? Nossa Empresa A MasterQual é uma consultoria brasileira que tem como principal

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas tradicionais de avaliação de desempenho ; Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP Feitosa, R. 1, Santos, J. 2, Lourenção, P. 3 123 Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Univap

Leia mais

Licenciatura em Comunicação Empresarial

Licenciatura em Comunicação Empresarial Resumo Este artigo tem como objectivo principal fazer uma breve análise da comunicação do pessoal-mix de uma organização, as vantagens de uma boa comunicação entre os mais variados sectores de actividade

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

A importância do líder para os projetos e para as organizações.

A importância do líder para os projetos e para as organizações. Instituto de Educação Tecnológica Pós-Graduação Gestão de Projetos - Turma nº150 21 de Agosto e 2015 A importância do líder para os projetos e para as organizações. Dêmille Cristine da Silva Taciano Analista

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 Índice 1. Regulamento, Procedimento e Programação em Recursos Humanos...3 2. Aprendizagem...3 3. Como melhorar a aprendizagem...5 4. Avaliação

Leia mais

ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS. Prof. Marcio R. G. de Vazzi

ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS. Prof. Marcio R. G. de Vazzi ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS Prof. Marcio R. G. de Vazzi UMA PEQUENA REVISÃO TEORIA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS Organização: É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004 6.3b Plano de Internacionalização

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ)

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ) Página : 1 / 8 4.1 Introdução 4.2 Explicações Básicas sobre a Política Empresarial 4.3 Metas da Empresa 4.4 Diretrizes da Empresa 4.5 Sistema de Gerenciamento de (Sistema GQ) Página : 2 / 8 4.1 Introdução

Leia mais

O Marketing e suas áreas...

O Marketing e suas áreas... O Marketing e suas áreas... Business-To-Business (B2B) refere-se a mkt de produtos e serviços p/ organização, De Consumo produtos e serviços p/ uso pessoal ou doméstico, De Relacionamento conceito recente

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais