MANIFESTO BRASIL BEYOND

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANIFESTO BRASIL BEYOND"

Transcrição

1 MANIFESTO Outubro 2014 Todas as imagens contidas neste documento são meramente ilustrativas e não podem ser reproduzidas.

2 MANIFESTO 01. O projeto: uma oportunidade de reposicionar o Brasil 02. O processo: uma marca feita com pesquisa e engajamento 03. Os desafios 04. Ferramentas de gestão estratégica Brasil Beyond 05. Como o Brasil Beyond ganha vida: conceito e marca 06. Papel da marca e pontos de contato 07. Manual técnico da marca Brasil Beyond 08. Expressões Brasil Beyond: linguagens verbal, visual, tridimensional e diretrizes de animação 09. Materializações Brasil Beyond 10. Diretrizes de Experiência Brasil Beyond

3 01 O PROJETO: UMA OPORTUNIDADE DE REPOSICIONAR O

4 ESTRATÉGIA Que projeto é esse? Até o início desse projeto, o Brasil não tinha uma marca única, forte e consistente para representá-lo no âmbito de negócios.

5 ESTRATÉGIA O foco de Brasil Beyond é o universo de negócios internacionais. A Apex-Brasil encomendou uma pesquisa de percepção de imagem em 16 países estratégicos e complementou esse estudo com entrevistas qualitativas para entender os atributos mais adequados e a melhor estratégia para reposicionar o Brasil no universo dos negócios internacionais. Uma marca com foco em reposicionar o Brasil no âmbito de negócios internacionais.

6 A PLATAFORMA Nossa plataforma deve: Estar ancorada em grandes verdades do país. Ser flexível para atender às demandas de diversos setores - negócios e suas áreas específicas. Reforçar o que o Brasil já entrega hoje e resolver gaps de percepção de imagem. Ser simples e direta para ser facilmente compreendida, ao redor do mundo, por várias culturas. Construir significado tanto para o público interno quanto para o externo.

7 02 O PROCESSO: UMA MARCA FEITA COM PESQUISA E ENGAJAMENTO

8 PROCESSO Como foi o nosso processo? Pesquisas Millard Brown e Brand Analytics. ORIENTADO POR PESQUISA A Apex-Brasil escolheu construir essa plataforma orientada por pesquisas que avaliaram a percepção do Brasil em relação a outros países, os atributos que o Brasil já entrega, mas ainda não são reconhecidos, e os atributos que precisam ser construídos para fortalecer a imagem da marca Brasil no âmbito de negócios internacionais.

9 PROCESSO Como foi nosso processo? REALIZADO EM PARCERIA COM OS COMPLEXOS PARTICIPAÇÃO DO COMPLEXOS NA CONSTRUÇÃO DA PLATAFORMA MARCA A Apex-Brasil escolheu também engajar todos os setores que ela representa para que a plataforma contemple os desafios e as oportunidades de cada um deles. Numa série de reuniões com a participação dos complexos, foram avaliadas as relações de troca de valor entre a marca Brasil Beyond e os atributos de cada segmento.

10 ORIENTADOR DA MARCA O orientador da marca Brasil Beyond:

11 ORIENTADOR DA MARCA O pilar FLEXIBILIDADE PLANEJADA fala das competências brasileiras, do nosso jeito de fazer. Somos criativos por natureza, por isso estamos sempre buscando soluções únicas: somos abertos e atentos ao mundo e temos grande capacidade de conectar, sintetizar, evoluir. Atuamos de forma planejada, com seriedade para buscar os melhores resultados. Sabemos nos adaptar e atuar com flexibilidade, tirando partido dos problemas e transformando-os em parte do processo, naturalmente.

12 ORIENTADOR DA MARCA O pilar INOVAÇÃO INSPIRADORA é o pilar que destaca nossa forma original de inovar. Aprendemos a conviver com a diversidade e a ter contato com muitos e diferentes pontos de vista. Esta soma de saberes nos ajuda a olhar de uma forma ampla e multiplicar as possibilidades de desenvolver soluções. Buscamos sempre um olhar original para propor novas formas de projetar, resolver e atuar que inspiram, dão exemplo, viram referência.

13 ORIENTADOR DA MARCA O pilar EMPREENDEDORISMO EFICIENTE é o pilar que destaca nosso jeito de se relacionar com todos os stakeholders. Ser eficiente é fazer bem-feito, com atenção aos detalhes e o máximo de cuidado. Temos uma grande capacidade de fazer acontecer. Atuamos com determinação, superando desafios e indo além das dificuldades. Somos comprometidos com a qualidade das nossas entregas e das nossas relações com todos os stakeholders.

14 ORIENTADOR DA MARCA O pilar ATUAÇÃO SUSTENTÁVEL é o pilar que lança um olhar para o futuro, para a perenidade da nossa atuação no mundo. Somos uma grande nação, uma potência que reúne a maior biodiversidade do planeta, somada a uma mistura única de sabedoria tradicional com tecnologia de ponta. Atuamos em interdependência com o mundo, considerando as pessoas, o planeta, o todo. Temos um compromisso com a perenidade e somos responsáveis por desenhar o futuro.

15 05 COMO GANHA VIDA: CONCEITO E MARCA

16 De um lado, uma nação reconhecida mundialmente por sua exuberância, simpatia e recursos naturais.

17 Do outro, um país forte e produtivo com histórias relevantes de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade ainda pouco conhecidas pelo mundo.

18 CONCEITO Como usar o conceito: Em eventos setoriais ou multissetorias e ações de caráter mais negocial, o conceito deve explorar apenas a dimensão da surpresa, construindo de forma mais pragmática e imediata a percepção de um Brasil Beyond. Bem-vindo ao Brasil que vai além. A dimensão da surpresa compreende histórias de inovação e sustentabilidade, de competência, capacidade realizadora e força produtiva. O Brasil da inteligência criativa, do refinamento estético, da cultura urbana, da arte e da gastronomia. O Brasil forte, inovador e contemporâneo. A dimensão da surpresa pode ser materializada de múltiplas formas, em imagens e textos, interações e experiências que construam, com inspiração e impacto, a ideia de que o Brasil real é o Brasil que vai além.

19 A MARCA Uma marca sensorial, versátil, multilayer, construída com volume e planos, com curvas e retas que remetem à bandeira brasileira, capaz de revelar, além do Brasil já conhecido, o Brasil que vai além.

20

21

22 06 PAPEL DA MARCA E PONTOS DE CONTATO

23 PAPEL DA MARCA A marca Brasil Beyond assume papéis diferentes, de acordo com o objetivo da comunicação. Multissetoriais A marca Brasil Beyond identifica os diferenciais de cada complexo, seleciona suas principais competências e dá destaque a temas, iniciativas, programas e cases do Brasil que vai além.

24 PAPEL DA MARCA A marca Brasil Beyond assume papéis diferentes, de acordo com o objetivo da comunicação. Setoriais Brasil Beyond constrói valor para os setores, buscando os diferenciais de cada um e selecionando dados, soluções e empresas orientadas pelos pilares e atributos do Brasil que vai além.

25 PONTOS DE CONTATO Quando estiver presente em ações multissetoriais e setoriais apoiados pela Apex-Brasil, a plataforma Brasil Beyond deve apresentar um conceito que surpreenda, mostre o Brasil que vai além. MULTISSETORIAIS E SETORIAIS O que é o Brasil que vai além? Cada segmento, com apoio das associações, deve construir os critérios de excelência Brasil Beyond. Estes critérios devem levar em consideração o cenário competitivo, as tendências do segmento, as soluções apresentadas pelas empresas brasileiras e seus diferenciais competitivos. Os temas, dados e cases devem ser específicos de cada segmento.

26 07 MANUAL TÉCNICO DA MARCA

27 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal _ Cor A marca em Pantone deve ter prioridade na aplicação em impressos. Caso não seja possível imprimir a marca com as cores da escala Pantone, use a versão em policromia (indicação CMYK no nome do arquivo). Em materiais digitais e vídeos, utilize a versão para tela (indicação RGB no nome do arquivo). Quando a marca for reproduzida em tecido, tinta, adesivo, bordados, entre outros, deve-se usar os Pantones indicados como referência de cor. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura principal cor: BrasilBeyond_cmyk.ai BrasilBeyond_cmyk.eps BrasilBeyond_cmyk.jpg BrasilBeyond_cmyk.png

28 MANUAL TÉCNICO Cores da marca _ Pantone AMARELO Pantone 143C VERDE Pantone 363C BLACK 100% (multiply no dégradé)

29 MANUAL TÉCNICO Cores da marca _ CMYK e RGB AMARELO C0 M35 Y85 K0 R230 G179 B51 VERDE C75 M0 Y100 K15 R87 G135 B61 BLACK (Multiply no dégradé) C0 M0 Y0 K100 R32 G32 B30

30 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal _ Cor sobre fundos coloridos Quando aplicada sobre fundos coloridos, a assinatura principal da marca Brasil Beyond ganha nova versão com outline em seu ícone, além do lettering branco (indicação LINE no nome do arquivo). Deve-se buscar usar cores de fundo que possuam bom contraste e que garantam a legibilidade da marca. Assinatura principal cor: BrasilBeyond_cmyk_line.ai BrasilBeyond_cmyk_line.eps BrasilBeyond_cmyk_line.jpg BrasilBeyond_cmyk_line.png

31 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal _ Cor sobre imagens Quando aplicada sobre imagens, a assinatura principal da marca Brasil Beyond ganha nova versão com outline em seu ícone, além do lettering branco (indicação LINE no nome do arquivo). Para aplicação da marca sobre imagens, deve-se buscar áreas homogêneas e arejadas e, assim garantir bom contraste e a preservação da integridade da marca.

32 MANUAL TÉCNICO 2x Assinatura Principal _ Área de proteção 2x A área de proteção resguarda a marca de ruídos que possam comprometer a sua integridade. A linha pontilhada no diagrama ao lado determina a área de proteção da marca em relação a outras marcas. x 2x 2x

33 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal Vertical A marca em Pantone deve ter prioridade na aplicação em impressos. Caso não seja possível imprimir a marca com as cores da escala Pantone, use a versão em policromia (indicação CMYK no nome do arquivo). Em materiais digitais e vídeos, utilize a versão para tela (indicação RGB no nome do arquivo). Quando a marca for reproduzida em tecido, tinta, adesivo, bordados, entre outros, deve-se usar os Pantones indicados como referência de cor. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura principal vertical cor: BrasilBeyond_vertical_cmyk.ai BrasilBeyond_vertical_cmyk.eps BrasilBeyond_vertical_cmyk.jpg BrasilBeyond_vertical_cmyk.png

34 0,65 cm 2 cm MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal Vertical_ Redução máxima A perfeita legibilidade da marca deve ser sempre preservada no momento da reprodução. O exemplo ao lado apresenta o limite máximo de redução que a marca pode alcançar sem abrir mão de sua legibilidade.

35 2x 2x x 2x 2x MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal Vertical_ Área de proteção A área de proteção resguarda a marca de ruídos que possam comprometer a sua integridade. A linha pontilhada no diagrama ao lado determina a área de proteção da marca em relação a outras marcas.

36 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal _ COR _TRAÇO A versão cor traço deve ser utilizada apenas quando houver limitações técnicas para a aplicação da versão principal cor. Por exemplo, em bordados ou em materiais com impressão em duas cores apenas. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura principal cor traço: BrasilBeyond_traco_cor.ai BrasilBeyond_traco_cor.eps BrasilBeyond_traco_cor.jpg BrasilBeyond_traco_cor.png

37 MANUAL TÉCNICO Assinatura Principal _ PB _ Traço A versão PB traço deve ser utilizada apenas em processos de impressão que não suportem as outras versões da marca, como hot stamping e relevo, por exemplo. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura principal pb traço: BrasilBeyond_traco_pb.ai BrasilBeyond_traco_pb.eps

38 MANUAL TÉCNICO Assinatura Selo Horizontal_Cor A marca em Pantone deve ter prioridade na aplicação em impressos. Caso não seja possível imprimir a marca com as cores da escala Pantone, use a versão em policromia (indicação CMYK no nome do arquivo). Em materiais digitais e vídeos, utilize a versão para tela (indicação RGB no nome do arquivo). Quando a marca for reproduzida em tecido, tinta, adesivo, bordados, entre outros, deve-se usar os Pantones indicados como referência de cor. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura selo horizontal cor: BrasilBeyond_cmyk_hor_selo.ai BrasilBeyond_cmyk_hor_selo.eps BrasilBeyond_cmyk_hor_selo.jpg BrasilBeyond_cmyk_hor_selo.png

39 MANUAL TÉCNICO Assinatura Selo Horizontal_ Redução máxima A perfeita legibilidade da marca deve ser sempre preservada no momento da reprodução. 0,8 cm O exemplo ao lado apresenta o limite máximo de redução que a marca pode alcançar sem abrir mão de sua legibilidade. 2 cm

40 MANUAL TÉCNICO Assinatura Selo Vertical _ Área de proteção 2x 2x A área de proteção resguarda a marca de ruídos que possam comprometer a sua integridade. A linha pontilhada no diagrama ao lado determina a área de proteção da marca em relação a outras marcas. x 2x 2x

41 MANUAL TÉCNICO Assinatura Selo Vertical_Cor A marca em Pantone deve ter prioridade na aplicação em impressos. Caso não seja possível imprimir a marca com as cores da escala Pantone, use a versão em policromia (indicação CMYK no nome do arquivo). Em materiais digitais e vídeos, utilize a versão para tela (indicação RGB no nome do arquivo). Quando a marca for reproduzida em tecido, tinta, adesivo, bordados, entre outros, deve-se usar os Pantones indicados como referência de cor. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Assinatura selo vertical cor: BrasilBeyond_cmyk_ver_selo.ai BrasilBeyond_cmyk_ver_selo.eps BrasilBeyond_cmyk_ver_selo.jpg BrasilBeyond_cmyk_ver_selo.png

42 MANUAL TÉCNICO Assinatura Selo Vertical_ Redução máxima A perfeita legibilidade da marca deve ser sempre preservada no momento da reprodução. O exemplo ao lado apresenta o limite máximo de redução que a marca pode alcançar sem abrir mão de sua legibilidade. 2 cm 0,8 cm

43 MANUAL TÉCNICO x 2x 2x Assinatura Selo Vertical _ Área de proteção A área de proteção resguarda a marca de ruídos que possam comprometer a sua integridade. A linha pontilhada no diagrama ao lado determina a área de proteção da marca em relação a outras marcas. 2x 2x

44 MANUAL TÉCNICO Usos proibidos Nunca distorça a marca. Nunca incline ou rotacione a marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere o ícone da marca. Nunca altere a cor da marca. Nunca altere a cor da marca.

45 MANUAL TÉCNICO Usos proibidos Nunca distorça a marca. Nunca incline ou rotacione a marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere o grafismo da marca. Nunca altere a cor da marca. Nunca altere a cor da marca.

46 MANUAL TÉCNICO Usos proibidos Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca incline ou rotacione a marca. Nunca altere a relação entre os elementos da marca. Nunca altere a cor da marca.

47 08 EXPRESSÕES

48 LINGUAGEM VERBAL Para escrever e falar em nome da marca Brasil Beyond, é preciso entender o Brasil que queremos projetar. É preciso captar as histórias de um país que surpreende pela força além da ginga, pela inteligência criativa além da paixão, pela capacidade de entrega além da inspiração. A linguagem verbal de Brasil Beyond é: Surpreendente Convidativa Contextualizadora

49 LINGUAGEM VERBAL Surpreendente Exemplos: WHAT S BRAZIL S HIGH-END TECHNOLOGY? A singular talent to deliver ingenious solutions on demand From local discoveries to global achievements From small components to aircrafts From planning to development BRAZILIAN AEROSPACE SOLUTIONS GOES

50 LINGUAGEM VERBAL Convidativa Exemplos: Aprofunde o olhar. Imagine a capacidade de realização além da alegria. Experimente a cultura além do ritmo. Bem-vindo ao Brasil que vai além.

51 LINGUAGEM VERBAL Contextualizadora Exemplos: Brasil. Protagonista mundial na produção de energia renovável. Pesquisa científica avançada. Manipulação genética da cana-de-açúcar. Mais desempenho industrial. Menos impacto ambiental. Um país que vai além de sua imensa biodiversidade para gerar novas soluções para o mundo.

52 LINGUAGEM VERBAL Contextualizadora Exemplos: A propaganda brasileira, que movimenta anualmente cerca de R$ 45 bilhões e está entre as mais premiadas do planeta, é apenas um dos exemplos desse Brasil que vai além. A Mormaii, marca que nasceu nos anos 70 do sonho de um brasileiro apaixonado pelo mar, hoje fabrica mais de 5 mil produtos esportivos com reconhecida qualidade internacional. A Novo Mel, marca que criou uma linha inovadora de produtos gourmet, hoje exporta mel com sabores varietais da floresta brasileira para países como Cingapura, China, Canadá e Estados Unidos.

53 LINGUAGEM VERBAL Usos proibidos

54 LINGUAGEM VERBAL Usos proibidos Construções muito subjetivas, que não entregam o conceito de forma clara, confundindo o público. Exemplos: FASHION FASHION

55 LINGUAGEM VERBAL Usos proibidos Títulos que tragam ideias parecidas no lugar dos contrapontos, dificultando a compreensão do conceito que queremos construir. Exemplos: ORIGINALITY CREATIVITY INNOVATION TECHNOLOGY

56 LINGUAGEM VERBAL Usos proibidos Abordagens pejorativas dos atributos que o Brasil já construiu no mundo. Exemplos: ENDLESS PARTY CLICHÊS

57 LINGUAGEM VISUAL A linguagem visual de Brasil Beyond é o conjunto de ingredientes a partir dos quais a marca ganha corpo e abre caminhos para ressignificar o Brasil no mundo. Formas, tipografia, texturas, cores e imagens que, juntas, criam um universo de expressão inspirador e único, contrapondo curvas e retas, emoção e precisão. A combinação desses ingredientes cria um vocabulário gráfico único e ao mesmo tempo flexível, oferecendo múltiplas possibilidades e construindo um convite para aprofundar o olhar e enxergar, além do Brasil já conhecido, o Brasil que vai além.

58 GRAFISMOS Grafismos Brasil Beyond: Os grafismos Beyond são um dos principais elementos da linguagem visual. Eles derivam das formas da marca Brasil Beyond. Sua função na Linguagem Visual é ajudar a criar, graficamente, narrativas que contam histórias do Brasil que vai além. Exemplos de grafismos Beyond:

59 GRAFISMOS Passo a passo da construção dos grafismos Beyond: Construção básica dos grafismos Beyond: Os grafismos Beyond são construídos através da soma de planos, gradientes e curvas. A diagonal do grafismo define a existência de dois planos: o plano da frente e o plano que está atrás sendo revelado. É a diagonal, portanto, que estabelece o limite para os encontros de imagens e de cores. Utilize o grafismo Beyond como base; Posicione-o sobre um fundo de cor; Você pode inserir uma imagem na máscara específica; Regule o tamanho da máscara para refinar o grafismo. Sombra sobre a cor Sombra sobre a imagem Templates de grafismos Beyond: Degrade_padrao_Beyond.ai

60 GRAFISMOS Grafismo como suporte para máscaras de imagem: Tipos de grafismos Brasil Beyond: Existem duas opções de utilização do grafismo Beyond: como suporte para máscaras de imagens ou como mosaicos com áreas de cor. Grafismo como mosaico com áreas de cor: Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua os grafismos.

61 GRAFISMOS Grafismos Brasil Beyond como suporte para máscaras de imagem: Os grafismos Beyond são usados para mostrar imagens do Brasil já conhecido e para revelar imagens do Brasil que vai além. Esta sensação de desvelamento é criada a partir do uso de máscaras de imagem.

62 GRAFISMOS Tipos de máscaras de suporte para imagem em dois momentos: O conceito Brasil Beyond em duas dimensões: 1 Brasil já conhecido (menor destaque) Brasil que queremos revelar (maior destaque) O grafismo Brasil Beyond pode ser usado com duas imagens contrapostas, relacionando o Brasil já conhecido com o Brasil que queremos revelar. Se a construção for feita em dois tempos, deve-se priorizar como destaque a imagem que representa o Brasil que vai além. 2 Brasil já conhecido (menor destaque) Brasil que queremos revelar (maior destaque) Templates de grafismos Beyond: Grafismo_Beyond_1.ai Grafismo_Beyond_2.ai

63 GRAFISMOS Tipos de máscaras de suporte para imagem em um momento: O conceito Brasil Beyond em uma dimensão: 3 Os grafismos Brasil Beyond também são suporte para momentos que exigem compreensão rápida, mostrando apenas imagens que representam o Brasil que vai além. 4 5 Templates de grafismos Beyond: Grafismo_Beyond_3.ai Grafismo_Beyond_4.ai Grafismo_Beyond_5.ai

64 GRAFISMOS Possibilidadades de flexibilização dos grafismos Beyond: Redimensionamento da máscara do grafismo Beyond: Flexibilização dos grafismos como máscaras de imagem: Sombra sobre a cor Sombra sobre a imagem As máscaras dos grafismos Beyond podem ser rotacionadas e redimensionadas. Ao redimensionar o grafismo, observe que a sombra deve permanecer sempre com o mesmo tamanho: apenas a máscara de imagem deve ser redimensionada. Sempre rotacione os grafismos respeitando os ângulos ortogonais (0º, 90º, 180º, -90º). 1 2 Rotação do grafismo Beyond:

65 GRAFISMOS Possibilidadades de flexibilização dos grafismos Beyond: Rebatimento em grafismo Beyond horizontal: Flexibilização dos grafismos como máscaras de imagem: Os formatos dos grafismos Beyond podem ser mais horizontais ou verticais, dependendo da necessidade. Para isso, as formas e as máscaras podem ser escalonadas proporcionalmente ou rebatidas. 1 2 Aumento da área de foto em grafismo Beyond horizontal: Aumento da área de cor em grafismo Beyond horizontal: 1 2 3

66 GRAFISMOS Possibilidadades de flexibilização dos grafismos Beyond: Rebatimento em grafismo Beyond vertical: Flexibilização dos grafismos como máscaras de imagem: Os formatos dos grafismos Beyond podem ser mais horizontais ou verticais, dependendo da necessidade. Para isso, as formas e as máscaras podem ser escalonadas proporcionalmente ou rebatidas Aumento da área de foto em grafismo Beyond vertical: Aumento da área de cor em grafismo Beyond vertical: 1 2 3

67 GRAFISMOS Exemplos de mosaicos com áreas de cor: Grafismos Brasil Beyond como mosaico com áreas de cor: 1 Os grafismos também podem ser usados como módulos, dentro de máscaras, para criar mosaicos decorativos. Os módulos podem ser monocromáticos, com duas cores ou com transições de cor sobre fotos. 2 Use os módulos em diferentes ângulos, sempre respeitando os ângulos ortogonais (0º, 90º, 180º, -90º). Templates de grafismos Beyond: Mosaico_Beyond_1.ai Mosaico_Beyond_2.ai

68 GRAFISMOS Usos proibidos Os exemplos abaixo ilustram modos incorretos que nunca devem ser utilizados. Para garantir a integridade das expressões, use sempre as artes-finais digitais contidas neste manual. Quando houver encontro entre fotos, imagens ou cores, o grafismo deve estar no limite entre os dois. Alterar o grafismo original. Alterar os ângulos originais da marca. Utilizar mais de uma cor ou imagem dentro do mesmo plano.

69 GRAFISMOS Usos proibidos Os exemplos abaixo ilustram modos incorretos que nunca devem ser utilizados. Para garantir a integridade das expressões, use sempre as artes-finais digitais contidas neste manual. Montagens derivadas da forma original, mas que fujam do conceito e se distanciem da forma Brasil Beyond não são recomendadas. Não cropar o grafismo Beyond de forma a deixá-lo sem reconhecimento. As máscaras devem suportar imagens que sangrem completamente dentro da forma Além disso, após as imagens serem mascaradas, elas devem comunicar claramente o conteúdo sem perda de áreas importantes.

70 CORES O verde, o amarelo e o branco são as cores primárias e devem estar sempre presentes na identidade institucional Brasil Beyond. VERDE Pantone 363C C75 M0 Y100 K15 R87 G135 B61 AMARELO Pantone 143C C0 M35 Y85 K0 R230 G179 B51 BRANCO C0 M0 Y0 K0 R255 G255 B255

71 IMAGENS As imagens utilizadas nas peças de comunicação da marca Brasil Beyond devem possuir atributos técnicos que reforcem a ideia de alta tecnologia, bom acabamento e apuro visual. As imagens devem ter cores vivas e bom contraste. Este é um ingrediente fundamental para trazer alegria e calor para os layouts, atributos positivos reconhecidos mundo afora que reforçam a associação com o Brasil. Em conjunto com os outros ingredientes da linguagem, as imagens são essenciais para trazer o tom desejado para a nossa comunicação.

72 IMAGENS As imagens Brasil Beyond devem reforçar os atributos do seu Brandirection : seriedade adaptabilidade diversidade originalidade qualidade determinação interdependência compromisso

73 IMAGENS Para materializar o conceito Beyond em dois momentos, exploramos atributos do Brasil já reconhecido em contraponto ao Brasil que vai além. O uso de duas imagens contrapostas, ou a utilização de apenas uma imagem que retrate o conceito Beyond, ilustra e ajuda na compreensão da mensagem, relacionando o Brasil já conhecido com o Brasil que queremos revelar. Partindo de temas conhecidamente brasileiros, como o calor humano, a natureza exuberante, o carnaval, entre outros, exploramos atributos proprietários, mas ainda pouco associados ao país, como qualidade, inteligência logística, tecnologia, potência etc. Brasil já conhecido (atração) Brasil que vai além (O que queremos revelar. Maior ênfase no layout) Inovação criativa além da paixão O Brasil além da natureza exuberante O Brasil além do céu azul

74 IMAGENS O uso de texturas possibilita criar um repertório visual mais gráfico de cada setor exportador. A partir de cortes macros nas imagens, cada setor ganha um repertório de texturas fotográficas específico. Exemplo de como cropar as imagens pra uso em texturas: Exemplo de textura derivado do Setor Aeroespacial. Exemplo de textura derivado do Setor de Café. Este recurso cria um padrão entre os setores, e permite a utilização de imagens mesmo que elas não tenham a qualidade ideal. As texturas fotográficas podem ser exploradas em feiras e peças gráficas em geral. Exemplo de texturas aplicadas na Linguagem gráfica:

75 IMAGENS Atributos técnicos Escolhidas as imagens a partir das diretrizes, verifique se estas possuem os pré-requisitos técnicos de visualização e reprodução. Veja o quadro abaixo: Tipo de uso Resolução Padrão de cor Formatos Exemplos Impressão offset 300 dpi CMYK PSD/TIFF/JPG/RAW/PDF Cartazes, Folders, Cartões etc. Impressão digital para médios formatos 150 dpi CMYK/RGB JPG/TIFF/PDF Banners, Cartazes etc. Impressão digital para grandes formatos (acima 2 m) 72 dpi CMYK/RGB JPG/TIFF/PDF Painéis, Banners, peças de grande formato etc. Visualização digital 72 dpi RGB JPG/PNG Convites digitais, Sites, videos, APPS etc. A resolução deve ser referente ao tamanho de impressão/visualização da imagem final utilizada.

76 IMAGENS Usos proibidos Imagens que destacam atributos não favoráveis ao conceito Beyond. Exemplo: sujeira, falta de cuidado ou capricho. Imagens lavadas ou sem cores. Imagens com baixa qualidade técnica e sem refino.

77 TIPOGRAFIA A tipografia é um importante recurso de identidade visual. Mais do que simplesmente registrar a linguagem verbal, o elemento tipográfico deve reforçar a estratégia da marca. São duas as famílias tipográficas da marca Brasil Beyond. Trouxemos a Co Text e a Lexia, ambas fontes desenvolvidas pela foundry Dalton Maag.

78 TIPOGRAFIA A fonte Co Text A Co Text é uma fonte não serifada que, assim como o Brasil, possui importantes contrastes. Seu desenho alterna cantos curvos e retos e traz, além de simpatia, precisão e eficiência. A fonte é utilizada na marca na sua versão regular e bold. Aa Co text light, regular e bold ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq Consulte seu gestor de marca sobre o uso das fontes da tipografia Brasil Beyond.

79 TIPOGRAFIA Como usar Co Text regular, Co Text bold. A Co Text deve ser aplicada em títulos conceituais que desdobrem o. Pode também ser aplicada em pequenos textos, como cases e eventuais destaques. Co Text light, Co Text bold. NATURE EXUBERANCE CARNIVAL PASSION GORGEOUS NATURE Co Text bold, Co Text light. Fanem. Tecnologia neonatal nascida no Brasil e abraçada pelo mundo. Co Text regular, Co Text bold. Além da alegria contagiante e extraordinária receptividade, existe um país forte, comprometido e determinado, capaz de levar para o mundo soluções criativas e relevantes de negócio. A Fanem, empresa de equipamentos médicos, que revolucionou o tratamento neonatal com a tecnologia Super Led, adotada hoje nos principais hospitais de referência no mundo, é apenas um dos exemplos desse Brasil além das expectativas. With innovation and quality, Brasil goes Beyond.

80 TIPOGRAFIA A fonte Lexia A Lexia é uma fonte serifada e traz sofisticação e seriedade para a linguagem. Na sua versão itálica, traz leveza e fluidez para as composições. A versão não itálica possui boa leitura e deve ser utilizada apenas em textos longos. Aa Lexia Italic light, regular, bold e xbold ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQZabcdefghijklmnopq Lexia light, regular, bold e xbold Consulte seu gestor de marca sobre o uso das fontes da tipografia Brasil Beyond. Aa ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq ABCDEFGHIJKLMNOPQabcdefghijklmnopq

81 TIPOGRAFIA Como usar A Lexia italic é a tipografia para chamadas e títulos inspiracionais. Entra no meio de um texto corrido ou ainda numa abertura de capítulo. Funciona como um respiro, uma pausa. Lexia regular, Lexia Xbold Italic Lexia Thin Lexia regular, Lexia Xbold Italic Imagine a cultura além do ritmo Apronfunde o olhar. Imagine a inovação criativa além da paixão

82 TIPOGRAFIA Como usar A Lexia italic é a tipografia para longas leituras. Seu desenho traz sofisticação e seriedade, além de possuir ótima legibilidade. Deve ser aplicada em peças que necessitam de grandes massas de textos como, por exemplo, relatórios e projetos editoriais em geral. Lexia light, regular, bold e xbold 1. Duis aute irure dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit. 2. Lorem ipsum Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip. Sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

83 TIPOGRAFIA Usos proibidos CARNIVAL PASSION GORGEOUS NATURE Em títulos conceituais, a fonte aplicada deve ser a Co Text, a mesma da marca Brasil Beyond. Fanem. Tecnologia neonatal nascida no Brasil e abraçada pelo mundo. Além da alegria contagiante e extraordinária receptividade, existe um país forte, comprometido e determinado, capaz de levar para o mundo soluções criativas e relevantes de negócio. A Fanem, empresa de equipamentos médicos, que revolucionou o tratamento neonatal com a tecnologia Super Led, adotada hoje nos principais hospitais de referência no mundo, é apenas um dos exemplos desse Brasil além das expectativas. Para textos curtos, como é o caso do case no exemplo ao lado, a fonte aplicada deve ser a Co Text, a mesma da marca Brasil Beyond. With innovation and quality, Brasil goes Beyond.

84 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO

85 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Vinheta institucional Brasil Beyond A vinheta Brasil Beyond é um convite para aprofundar o olhar e descobrir o Brasil que vai além. A vinheta sempre se inicia no fundo amarelo, o mesma cor do amarelo da marca, e termina da mesma forma, permitindo a sua repetição. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: VINHETA RAM.mov

86 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Parte 1: assinatura Brasil Beyond Vinheta institucional Brasil Beyond A construção da vinheta é composta por três etapas: Parte 1: assinatura Brasil Beyond. Parte 2: mosaicos. Parte 2: mosaicos Parte 3: transição da imagem do Brasil conhecido para a imagem do Brasil que vai além (essas imagens podem ser alteradas de acordo com o assunto tratado). Para exemplificar uma situação de vinheta, usamos o tema de biodiversidade e biotecnologia, mas essa pode ser usada com qualquer outro assunto. Apenas substituindo as imagens e mantendo sua estrutura. Parte 3: transição entre imagens com diagonal de cor Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca.

87 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Assinatura Brasil Beyond: Parte 1: Assinatura Brasil Beyond A assinatura da Marca Brasil Beyond parte da animação do seu grafismo: Tela na cor amarela (imagem 01). O contorno branco do grafismo surge lentamente e a transição circular começa a mostrar o verde Beyond. O logotipo da marca começa a surgir por animação de transparência letra a letra (imagens 02, 03, 04 e 05) A assinatura da marca finaliza quando a diagonal atinge o ângulo de 45º, revelando completamente o verde Beyond. O contorno se fecha juntamente com a última letra a ser revelada por transparência (imagem 06) Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: ASSINATURA RAM.mov

88 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Exemplo de mosaico: Parte 2: Mosaicos O mosaico tem a função de fazer a transição entre cenas. O exemplo mostra a transição da assinatura da marca Brasil Beyond (imagem 04) para uma imagem (imagem 09) Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: MOSAICOS_RAM.mov

89 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO 01- Módulo base: Parte 2: Mosaicos - estrutura A construção dos mosaicos é composta por três etapas: Módulo base, construído a partir da animação do grafismo da marca em fundo transparente (imagem 01). Módulos em fila e com ângulos retos distintos sobre o fundo transparente (imagem 02). Composição feita por conjunto de fileiras (módulos em fila) com tempos de animação distintos sobre o fundo preto (imagem 03) Módulos em fila: 03 - Composição de fileiras de módulos: Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: MODULO BASE MOSAICO.mov MOSAICOS_FILA.mov COMPOSICAO_MODULOS.mov

90 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Parte 2: Mosaico - composição e tons A composição de mosaicos se inicia em um canto da tela, percorrendo-a até sair no seu lado oposto. (imagem 01). Os mosaicos não somente se apresentam na sua forma original, mas tonalizados de acordo com as cores institucionais da marca ou com os tons da imagem a ser revelada (imagem 02). Os mosaicos surgem sempre com uma leve transparência sobre o outro, que já está formado, dando um meio tom inicial à composição que inicia. (imagem 03) 03 Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: MOSAICOS_RAM.mov

91 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Exemplo da transição entre imagens com diagonal de cor: Parte 3: Transição entre imagens com diagonal de cor A transição entre imagens também pode ser feita através de um bloco de cor que tenha o mesmo ângulo interno do grafismo Beyond. Surge um bloco amarelo a 90º à direita da tela que começa a fazer um movimento circular para a esquerda até atingir 45, empurrando e reduzindo a imagem inicial para o canto superior esquerdo da tela (imagens 02, 03 e 04) Surge uma outra imagem em maior destaque do lado direito dentro do grafismo Beyond (imagens 03, 04, 05 e 06) O texto aparece em transparência no bloco de cor entre as imagens (imagem 06). Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: TRANSICAO_IMAGENS_RAM.mov

92 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Vinhetas ambiente O intuito dessas vinhetas é valorizar o grafismo da marca, porém com um aspecto mais abstrato, dando tonalidade ao ambiente. Além disso, traz iluminação através das cores e de sua repetição. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca. Animação assinatura da marca: VINHETA_AMBIENTACAO_MARCA RAM.mov

93 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Paleta de cor para videografismo Qualquer que seja a peça de vídeo, é fundamental respeitar a paleta e configuração de cor do monitor e do software a ser utilizado. Use os arquivos digitais fornecidos. Nunca altere ou reconstrua a marca.

94 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Usos proibidos Os usos proibidos se aplicam também ao uso incorreto da marca, mostrado no capítulo de marca. Não posicionar a marca diferentemente do centro da tela. Não rotacionar a marca em relação à tela. Grafismo que separa a imagem Brasil para a imagem Beyond deve ter sempre o mesmo eixo de inclinação (paralelas). Não utilizar o recurso de transição da imagem Brasil para a imagem Beyond com os mosaicos.

95 DIRETRIZES DE ANIMAÇÃO Usos proibidos Os usos proibidos se aplicam também ao uso incorreto da marca, mostrado anteriormente. Nunca recortar o módulo numa proporção que não respeite o grafismo da marca. Não rotacionar em ângulos que não sejam retos. Os mosaicos não podem ter efeitos de layer (multiply, overlay etc) ou sobreposição por opacidade. Outro exemplo com efeito de sobreposição de layers por opacidade em toda a plenitude da animação.

96 5º PRÊMIO APEX-

97 5º PRÊMIO APEX-

98 5º PRÊMIO APEX-

99 5º PRÊMIO APEX-

100 5º PRÊMIO APEX-

101 5º PRÊMIO APEX-

102 5º PRÊMIO APEX- Convite

103 BRANDCENTER

104 Folder BRICS

105 POSTAL 01 POSTAL 02 5º PRÊMIO APEX- Residual (Postal Lenticular)

106 LAYOUTS INSTITUCIONAIS

107 LAYOUTS INSTITUCIONAIS

108 LAYOUTS INSTITUCIONAIS

109 LAYOUTS INSTITUCIONAIS

110

111

112 Exemplo Comunicação

113 FEIRA DO LIVRO Residual

114

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Assinatura Visual Aplicação com outras marcas Em locais onde a marca da será centro vertical, respeitando uma mesma distância da assinatura colocada junto a outras marcas, distância equivalente a 2 vezes

Leia mais

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional

Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Grupo Educacional Manual da Marca Grupo Educacional Unis Grupo Educacional Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho

Leia mais

MÍDIAKIT Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário

MÍDIAKIT Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário Publicidade: Formatos / Ubicações / Tarifário CONTATO Roberto Ribas roberto@proautores.com Formatos de Banners GS: Todas as páginas do site 480x120 pix 920x100 pix Mini Banner 455x100 pix 320x100 pix 220x240

Leia mais

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar

Logo. O que procura? Onde? Para? Mais opções. Pesquisar Ecrã inicial Logo O que procura? Onde? Para? Mais opções Pesquisar Clicar nas setas puxa os empreendimentos Pesquisa Publicar Banca Área Pessoal 1 Iniciar sessão Iniciar sessão: Email Password Iniciar

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica

Índice. O manual de identidade visual. A família tipográfica Índice 1 I. I. O manual de identidade visual 2 2.2. A família tipográfica 3 3.3. 3.1 3.1 3.2 3.2 3.3 3.3 3.4 3.4 3.5 3.5 3.6 3.6 Convenções sobre a utilização do logótipo A cor no logótipo Comportamento

Leia mais

Olá. Milton Bueno Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias. Ike Weber Comunicação Institucional

Olá. Milton Bueno Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias. Ike Weber Comunicação Institucional 1 2 Olá Este material foi desenvolvido especialmente para tornar nossa parceria cada vez mais forte e próxima. O Sistema Fiep está passando por um grande alinhamento da sua comunicação institucional em

Leia mais

Guia de padronização de marca

Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Guia de padronização de marca Este é o guia de uso da logomarca Ábaco. Nele mostraremos como se deve aplicar a marca e seu símbolo, prevendo diversos padrões de utilização

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 Gran Viver Urbanismo, maior Loteadora de Minas. A Gran Viver Urbanismo, maior loteadora de Minas é uma empresa do Grupo Seculus. Os principais

Leia mais

Diretrizes para gestão da marca

Diretrizes para gestão da marca Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Marca Apresentação...04 Cores Institucionais...06 Família Tipográfica...07 Reprodução da Marca...08 Usos Incorretos...10 Redução da Marca...11 Versões Monocromáticas...12

Leia mais

Como podemos compartilhar arquivos na Internet?

Como podemos compartilhar arquivos na Internet? WEB Como podemos compartilhar arquivos na Internet? Alice Bob Para ser mais específico Lorem ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Este é o manual de identidade visual da GTB do Brasil. Ele traz importantes informações sobre como deve ser utilizada a marca e o logotipo. Como o próprio nome sugere,

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins MANUAL DE APLICAÇÃO Logomarca do Governo do Estado do Tocantins Introdução Através deste manual, apresentamos a nova logomarca do Governo do Tocantins e todas as variantes para a sua aplicação. Assim,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal

Manual de Uso da Marca do Governo Federal Manual de Uso da Marca do Governo Federal SECOM/PR-2005 Manual de Uso da Marca Apresentação BRASIL, UM PAÍS DE TODOS. De um lado, sincretismo, diversidade, variedade. De outro, união, afinidade, integração.

Leia mais

Manual de uso de marca

Manual de uso de marca Manual de uso de marca Sumário Introdução...03 Versão Preferencial...04 Padrão Cromático...05 Tipografia...06 Margem de segurança...07 Versão tons de cinza...08 Aplicações sobre fundos...09 Uso Incorreto...10

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Brasília Novembro de 2014 Sistema Indústria Manual de Aplicação de Marca Sumário Introdução...7 1. Missão e Visão do Sistema Indústria...9

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso

Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da marca do Governo do Estado de Mato Grosso Manual de Identidade Visual e Aplicação da Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso Este manual foi desenvolvido

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL 1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção À urgência Manual de Identidade Visual Versão 1.0 / Abr. 2012 As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população

Leia mais

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores.

Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. Atenção: Esse produto pode ser pago pelos seus fornecedores. E AGORA? ACERTOU, ESTAMOS FALANDO DA FORMA COMO SE PROMOVE UMA MARCA HOJE. A realidade SEU CLIENTE ENTRA NO SEU ESTABELECIMENTO NEM TE CUMPRIMENTA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca Manual de aplicação da marca IT- MKT-001-COM Data 15/08/2014 versão 02 SumárioApresentação 3 A marca 4 Memorial descritivo... 5 Versão preferencial... 6 Padrões cromáticos... 7 Versões positiva/negativa...

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23 GECOM - 2014 / 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA...05 MARCA COM SLOGAM...06 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA COM SOLOGAN...07 USOS INCORRETOS...08 DIAGRAMA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Manual de Identidade Visual Normas padrão para construção e uso correto da marca. Todas informações são desenvolvidas de acordo com a necessidade da empresa. Agência yep! -

Leia mais

Livro da marca. Logomarca

Livro da marca. Logomarca Livro da marca Logomarca 1 Este livro apresenta as regras de aplicaçnao do logotipo Brastemp. Para o pleno entendimento do seu Conceito, Diretrizes e contexto de aplicação recomendamos a leitura prévia

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

Manual de Uso da Identidade Visual

Manual de Uso da Identidade Visual Manual de Uso da Identidade Visual Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade visual de uma empresa, produto ou serviço. Para que a METISA - Metalúrgica Timboense S.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Abril de 2014

Manual de Identidade Visual. Abril de 2014 Manual de Identidade Visual Abril de 2014 ÍNDICE 03 Para que serve este manual? 04 O logotipo 06 Variações do logotipo 07 Escala cromática 08 Fundos preferenciais 09 Malha construtiva 10 Área de não-interferência

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização

I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações. 2º Painel - Transparência da Fiscalização I Seminário de Fiscalização, Infrações e Sanções em Telecomunicações 2º Painel - Transparência da Fiscalização Evolução do Acesso à Informação - Sociedade Adaptação do homem a um novo paradigma de sociedade

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual www.luteranos.com.br Índice Apresentação Símbolo Oficial Malha Estrutural Padrão Cromático Positivo/Negativo Margem de Segurança Aplicação sobre fundos de cor Tipografia Versões

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs

Leia mais

Manual de Identidade Visual Corporativa

Manual de Identidade Visual Corporativa Manual de Identidade Visual Corporativa SUMÁRIO A Marca Cores 3 Aplicações 5 Slogan 8 Área de reserva 10 Versão P&B 12 Aplicações incorretas 14 Tipografia Estilos e padrões 16 CORES E PADRÕES 3 CORES A

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO :::... A Associa ção Horizontes, apresenta seu manual de aplicação de marca e com ele pretende consolidar o bem mais valioso que uma empresa ou instituição possui:

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O Manual de Identidade Visual é uma ferramenta que indica o uso correto da marca O não cumprimento das regras pode acarretar em distorções, interferências e erros nas diversas

Leia mais

EMPRESA APTIDÕES 70% 80% 85% 75% ESPAÑOL 100% PORTUGUÊS 50% FRANÇAIS 90% ENGLISH WEB APPS DESIGN

EMPRESA APTIDÕES 70% 80% 85% 75% ESPAÑOL 100% PORTUGUÊS 50% FRANÇAIS 90% ENGLISH WEB APPS DESIGN PORTFOLIO EMPRESA A Frenetikódigo Software Unipessoal, Lda. é uma empresa de programação informática que desenvolve softwares de gestão para empresas e autarquias, web, aplicações móveis e outras ferramentas

Leia mais

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8 Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este manual foi elaborado com a finalidade de orientar a aplicação da marca da Compugraf em peças gráficas impressas e digitais. Para tanto, contém normas técnicas de uso do

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010 A marca O símbolo transmite brasilidade e a fluidez da Eletrobras, além de representar a evolução constante e o movimento contínuo e dinâmico da empresa rumo ao futuro. Em suas cores, temos o azul, representando

Leia mais

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes A marca comemorativa de 60 anos da Ufes, através do símbolo que representa o infinito, baseia-se no conceito de continuidade, de olhar para o

Leia mais

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual SUMÁRIO 1.0 A MARCA 03 3.0 Aplicações 17 1.1 Introdução 1.2 Apresentação da marca 1.3 Padrão cromático gradiente 1.4 Padrão cromático alternativa 1.5 Padrão tipográfico 1.6 Marca em tons de cinza / p&b

Leia mais

Manual de Marca e Identidade Visual

Manual de Marca e Identidade Visual Manual de Marca e Identidade Visual 1 MARCA Desenho da marca A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual Índice do nosso manual 1.Nosso Logo 1.1. Apresentação...3 1.2. Versões...4 Logo A Aplicações...5 Cores...6 Logo B Aplicações...7 Cores...8 Logo C Aplicações...9 Cores...10 1.3.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual O Manual Este Manual tem como objetivo estabelecer um conjunto de regras para aplicações da marca da Casa Hope, garantindo sua integridade e fidelidade com a instituição junto

Leia mais

INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS

INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS Como líderes do instituto neste momento histórico, voltamos nosso olhar para Maria, aurora dos novos tempos, nos quais encontramos inspiração para descobrir como as atitudes

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009 16 a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. 17 Marca Dinâmica e evolutiva, a marca Bematech é formada pelo símbolo e logotipo. Suas elipses simbolizam a essência de uma empresa empreendedora.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Manual de Identidade Visual Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Menu 1. A nova marca Castrolanda 2. Marca Castrolanda - versões oficiais 3. Cores oficiais

Leia mais

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada

Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Manual de Identidade Visual ASA Versão simplificada Recife 2013 Copyright 2013, ASA Manual de Identidade Visual ASA Responsáveis técnicos Edson Figueiredo

Leia mais

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013

Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Manual de uso das marcas do Ministério do Esporte ASCOM/ ME- 2013 Assinatura do Ministério do Esporte A marca deve ser preservada e apresentada sempre em conformidade com o padrão e normas deste manual.

Leia mais

Manual de utilização do selo

Manual de utilização do selo Manual de utilização do selo Introdução O manual do selo Empresa Parceira da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia a parceira, compreendendo padrões e regras de

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA RESOLUÇÃO N o 04/2011 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Regulamenta a utilização e aplicação da Marca UFU. O CONSELHO

Leia mais

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura Tamanho mínimo: y = 5 cm largura (y) > 5 cm O tamanho mínimo para o logotipo com assinatura é de 5 cm de largura. Essa regra é a mesma tanto para o logotipo

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

THE BRAND GUIDE BOOKLET

THE BRAND GUIDE BOOKLET THE BRAND GUIDE BOOKLET APRESENTAÇÃO 1ª Edição Março de 2015 A experiência de uma pedalada perfeita só pode ser intensificada por uma bicicleta perfeita. Audax foi criada por almas aventureiras que entendem

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

DSG 1005: Procedimentos para G2

DSG 1005: Procedimentos para G2 DSG 1005: Procedimentos para G2 1. Datas importantes 11 de junho: entrega dos desenhos técnicos, fluxogramas e wireframes/modelos e bonecas, segunda 18 de junho: entrega dos manuais de produção (relatório

Leia mais

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional Identidade Visual 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional ÍNDICE Introdução A Marca A Tipografia Um pouco da História... 03 Diagrama da Estrutura 04

Leia mais

Manual de normas - AREANATejo Índice 02

Manual de normas - AREANATejo Índice 02 Índice 02 1.1 Logótipo da AREANATejo 1.2 Grelhas de construção 1.3 Cor 1.4 Tipografia Oficial 1.5 Reduções Máximas do Logótipo 1.6 Comportamentos a uma cor 1.7 Comportamento Cromático sobre Fundo de Cor

Leia mais

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. IDENTIDADE MÚLTIPLA 03. MARCA INSTITUCIONAL 01. VERSÕES INSTITUCIONAIS 02. PATRIMÓNIO MUNDIAL 03. NOVAS VERSÕES 04. ESPAÇO

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

GUIA DE Identidade Visual

GUIA DE Identidade Visual Texto GUIA DE Identidade Visual UNA-SUS Guia de Identidade Visual 1 Index Apresentação Malha Construtiva Símbolo Tipograma Símbolo + Logotipo Arejamento Aplicações Preto e Branco Horizontais Verticais

Leia mais

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 1 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL pág 2 Um projeto de identidade visual envolve muito mais do que somente o desenho de símbolos e logotipos. A marca e suas aplicações são reflexos da cultura corporativa

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO OBJETIVO DO MANUAL 1ASSINATURA ESCALA DE CORES TIPOGRAFIA DE APOIO 2APLICAÇÃO COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL PEÇAS GRAFICAS 2.1 Arejamento/Proteção 2.2 Redução

Leia mais

O uso correto do texto alternativo

O uso correto do texto alternativo O uso correto do texto alternativo Tradução livre do texto Appropriate Use of Alternative Text [http://webaim.org/techniques/alttext/] O texto alternativo é, como o nome diz, uma alternativa aos elementos

Leia mais