Fasci-Tech FRAMEWORK PARA INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS MÓVEIS BASEADO EM REDE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fasci-Tech FRAMEWORK PARA INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS MÓVEIS BASEADO EM REDE SOCIAL"

Transcrição

1 FRAMEWORK PARA INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS MÓVEIS BASEADO EM REDE SOCIAL Renan Shin Iti Matsushita 1 Prof. Dr. Desiré Nguessan 2 Resumo: A popularização dos dispositivos móveis é cada vez mais evidente, tornando-se um recurso quase indispensável para as pessoas, independentemente de classe social ou idade. Percebe-se, nesta área, um vasto campo a ser pesquisado e evoluído, para que um dia possa-se alcançar o objetivo da computação ubíqua. Diante deste desafio, este artigo aborda um framework seguro e confiável que está sendo desenvolvido para serviços de computação móvel, cujo objetivo principal é oferecer um conjunto de serviços integrados baseado em redes sociais. Palavras-chave: Computação ubíqua; integração de serviços; redes sociais; Android; NoSQL. Abstract: The popularization of mobile devices is increasingly evident, becoming an almost indispensable resource for people, regardless their social class or age. Thus, there is a vast field to be researched and developed, so that one day the goal of ubiquitous computing can be achieved. Facing this challenge, this article discusses a secure and reliable framework that is being developed for mobile computing services, whose main objective is to offer an integrated set of services based on social networks. Keywords: Ubiquitous computing; Service Integration; Social networks; Android; NoSQL. 1. Introdução A computação móvel (nômade e ubíqua) ainda está longe de atingir seu objetivo, que consiste em permitir ao grande público beneficiar-se das Novas Tecnologias de 1 Aluno de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da FATEC-São Caetano do Sul. 2 Professor da FATEC-São Caetano do Sul (Orientador do Trabalho).

2 Informação e Comunicação (NTIC), conforme definido pelo seu precursor Mark Weiser (1991). O paradigma proposto por Weiser é o acesso à informação de qualquer lugar a todo instante. O avanço e popularização dos dispositivos móveis crescem com extrema rapidez. Afirma Lecheta (2010), com base em pesquisa do Open Handset Alliance, que quase metade da população mundial possui um aparelho celular, sendo duas vezes mais populares que aparelhos televisores e três vezes mais populares que a internet. Com isso, é evidente a importância de ser pesquisada e melhorada a área de computação móvel. Ao se desenvolver aplicações móveis, o número crescente das tecnologias disponíveis aumenta; consequentemente, a complexidade dos recursos também é ampliada, devendo ser repassada aos usuários de forma transparente. Aponta Fiorese (2005), que alguns fatores devem ter atenção especial, entre eles, a facilidade de utilização. A tendência do uso das redes sociais, não apenas no âmbito pessoal, mas também em questões empresariais, faz-se uma nova realidade ao contexto atual. Cross e Thomas (2009) relatam a importância e o poder das redes sociais, além de seu impacto positivo na questão da melhoria de desempenho profissional. Um diferencial de atuais redes sociais é a disponibilidade de serviços úteis que pode-se oferecer aos usuários. Apesar de diariamente serem criadas novas tecnologias e recursos modernos para usuários de dispositivos móveis, não há uma disponibilização integrada desses serviços em um único framework. A tecnologia evolui, mas não há o cuidado devido para que os serviços criados sejam disponibilizados de forma integrada. Kalakota (2002) descreve o investimento para a integração de serviços como excessivamente alto, e, talvez, este seja um motivo de não haver um nível satisfatório desta integração.

3 A partir dos fatores citados, como a integração de serviços, redes sociais e tecnologias móveis em alta ascensão, este trabalho descreve uma solução que está sendo implementada: um framework para serviços móveis que reunirá diversos serviços, como o envio de mensagens SMS sem tarifação, geolocalização de usuários, integração entre clientes e empresas, todos disponibilizados num estilo de rede social. Para a implementação, foi escolhida inicialmente a plataforma Google Android, que, além de ser aberta, facilita o desenvolvimento e disponibilização de softwares em questões legais, sendo uma plataforma que está em extremo crescimento no mercado. 2. Plataforma Android O Google Android, segundo Lecheta (2008), é uma plataforma aberta e livre baseada em Linux. Envolvido no seu desenvolvimento também está o Open Handset Alliance (OHA), que é constituído por grandes empresas do mercado de dispositivos móveis, como Motorola, Samsung, LG, Sony Ericsson, entre outras. O OHA ainda constitui-se de empresas de outros ramos da tecnologia, como ASUS, Intel e Garmin. Lecheta ainda menciona que o objetivo inicial do OHA era criar uma plataforma aberta e única, para satisfazer os consumidores finais, permitindo flexibilidade e modernidade de aplicações empresariais. O Android possui uma linguagem de programação semelhante à linguagem Java, que é bastante conhecida e utilizada pelos programadores. Possui uma diferença principal em relação ao Java tradicional, pois, enquanto o Java produz um bytecode para ser executado pela máquina virtual Java (JVM), a plataforma Android converte esse bytecode num arquivo de extensão.dex (Dalvik Executable), que é executado pela máquina virtual Dalvik, customizada para dispositivos móveis.

4 Depois de obtido o arquivo.dex compilado, cria-se o arquivo que de fato é uma aplicação Android, com a extensão.apk (Android Package File), que possui compactados o arquivo.dex, arquivos XML de leiaute e configurações, arquivos de imagens, bibliotecas e qualquer outro arquivo que seja necessário para a execução do programa, como, por exemplo, um arquivo.java de um serviço específico a ser instanciado pela aplicação (MEIER, 2009). A utilização da plataforma Android foi selecionada para este trabalho pela disponibilidade e suporte às novas tecnologias, como acesso à tecnologia 3G, suporte a geolocalização GPS (Global) e aplicações multimídia. Possui suporte também a todas aplicações mais tradicionais para celulares, como envio de torpedos SMS, realização de chamadas telefônicas, modificação da agenda de contatos. O diferencial é que todas as aplicações podem ser integradas à sua aplicação, abrindo inúmeras possibilidades para que desenvolvedores criem aplicações personalizadas: por exemplo, pode-se criar discagem para contatos específicos através de gestos realizados por toque na tela do dispositivo. O crescimento da utilização de dispositivos com a plataforma Android está em notável destaque em relação às outras plataformas. Pode-se explicar esse fenômeno pelas suas particularidades, que possibilitam que até mesmo os usuários modifiquem o sistema do celular, como excluir ou adicionar elementos da tela ou até mesmo modificar configurações de hardware, como aplicação de overclock no processador do dispositivo e customização de utilização da memória interna. Para o desenvolvimento das aplicações, os programadores podem contar com o SDK (Software Development Kit) Android, que contém as APIs para dar apoio à implementação, e também um emulador para possibilitar ao programador testar seu software sem possuir um dispositivo com Android.

5 A facilidade de publicação de aplicativos também é um forte atrativo para os desenvolvedores e para os usuários de Android. Os desenvolvedores podem facilmente publicar no Android Market, que é uma loja virtual livre, com aplicativos pagos e gratuitos. Existem também outras lojas de aplicações Android disponíveis, como Amazon App Store, SHOP4APPS etc. Os usuários têm uma grande vantagem com esta facilidade de publicação, pois, quanto mais os desenvolvedores produzem aplicações, maior é a variedade de serviços que podem ser adquiridos sem custo ou por uma pequena cobrança. 3. Neo4J Neo4J é um banco de dados do tipo NoSQL (Not only SQL) baseado em grafos. Possui uma estrutura extremamente abstrusa, mas, com isso, ganha em performance e requer menor poder de processamento para requisições complexas. Quando se trata de redes sociais, há diversas vantagens para a utilização de NoSQL em relação aos bancos de dados relacionais. Especificamente, os banco de dados NoSQL baseados em grafos possuem um desempenho significativamente melhor para executar buscas de relacionamentos entre dados cadastrados, diminuindo o número de requisições e comandos para encontrar dados relacionados. Para realizar buscas, em um banco de dados relacional, deve-se navegar em diversas tabelas, muitas delas desnecessariamente, para encontrar todos os que são desejados. Já no Neo4J, a busca realizada percorre apenas as entidades relacionadas, definida previamente a profundidade da busca realizada, economizando processamento e melhorando a performance do tempo de resposta. A mobilidade da estrutura dos registros também é um fator positivo no banco de dados Neo4J. Os dados são registrados no formato de chave-valor, ou seja, pode-se acrescentar propriedades aos dados registrados sem que haja a necessidade de modificar

6 tabelas, como acontece nos bancos de dados relacionais. Por exemplo, para acrescentar uma propriedade idade em um banco de dados relacional, deve-se adicionar uma coluna à tabela, modificando assim a estrutura do banco de dados, ocupando talvez, espaços desnecessários e aumentando o tempo de resposta das requisições. Para a mesma situação, utilizando-se o Neo4J, apenas seria adicionada a chave idade ao registro que solicitar com o valor desejado, como, por exemplo, idade = 30. Outro fator relevante em relação ao Neo4J é a possibilidade de acesso através de HTTP, podendo integrar diversas tecnologias diferentes para acesso ao banco, permitindo assim uma maior liberdade de escolha da tecnologia utilizada para o cliente. Uma vantagem de utilização do Neo4J em relação a outros bancos de dados, inclusive NoSQL, é a garantia de atender as propriedades do ACID (Atomicidade, Consistência, Integridade e Durabilidade), fator altamente analisado na escolha de um banco de dados. Apesar de aparentar em primeiro momento uma solução ideal para todos os problemas relacionados à persistência de dados, os bancos NoSQL também possuem suas desvantagens. Uma delas é a complexidade com que os dados ficam armazenados. Do ponto de vista dos usuários, isso é transparente. Porém, exige um conhecimento mais amplo por parte do desenvolvedor. Sua estrutura também fica pouco legível para monitoramento quando os dados precisam ser visualizados como um todo, pois, com o grande número de nós e relacionamentos entre si, a visualização da estrutura aparenta uma enorme teia de aranha. Para solucionar isso, é preciso realizar buscas pontuais. Outro ponto que pode-se considerar negativo é o número de requisições suportadas. Na versão estável atual (1.4), o Neo4J suporta até um bilhão de requisições simultâneas. Tratando-se de uma pequena rede social, esse número é mais do que o suficiente. Mas se acontecer de a rede crescer em uma enorme proporção, esse fator deve ser levado em conta, podendo ser solucionado integrando-se com outros bancos de dados, por exemplo.

7 3. Framework iti Como proposta de integração, decidiu-se criar um framework para dispositivos móveis que possibilite a integração de serviços móveis modernos e de forma segura, baseada em rede social. Este framework, denominado iti (Integração da Tecnologia da Informação), propõe disponibilizar diversos serviços numa só plataforma, como o de envio de torpedos SMS através da internet, geolocalização de usuários, criação de perfis pessoais e profissionais virtualmente, oferecimento de produtos e serviços aos usuários e interconexão destes por meio de rede social. Por exigir diversos recursos tecnológicos modernos, escolheu-se inicialmente o desenvolvimento do framework na plataforma Android. A partir disso, a plataforma iti foi dividida em três fases de desenvolvimento: Análise, Projeto e Implementação/ Testes. Na fase de análise, foram definidos estudo de viabilidade, abstração de requisitos funcionais e não funcionais e o cronograma do projeto. Foram documentados os artefatos para serem utilizados nas etapas posteriores. Durante a fase de projeto, estipulou-se a estrutura dos dados, a arquitetura e detalhes do software e a caracterização da interface. A diagramação do projeto foi realizada nesta fase do projeto com auxílio da ferramenta CASE Microsoft Visio Na atual fase, implementação/testes, está em andamento a codificação do projeto. Para auxiliar nesta etapa, estão sendo utilizados a IDE Eclipse HELIOS, o plugin ADT (Android Development Tools) versão e o SDK (Software Development Kit) r12 para Android. Os testes estão sendo realizados em um dispositivo Samsung Galaxy 5 com a versão de Android (GingerBread) desenvolvido pela MadTeam.

8 O framework iti pretende disponibilizar uma variedade de serviços tecnológicos integrados, que possam ser agregados ao cotidiano das pessoas, sem exigir do usuários um conhecimento avançado de tecnologia. Há o intuito de facilitar a disponibilidade, usabilidade e a instalação do iti para que haja uma maior aceitação dos usuários e possibilite a qualquer pessoa que tenha um pouco de noção de tecnologia utilizá-lo. 5.1 Detalhes do funcionamento da plataforma iti A plataforma iti possui três partes distintas para serem implementadas: Cliente, Servidor de autenticação e controle e o Servidor de dados dos usuários. No cliente, a implementação está sendo realizada através de um aplicativo (apk) desenvolvido que pode ser instalado em dispositivos com o sistema Android. Este aplicativo contém as telas para o usuário acessar a plataforma e suas funcionalidades. Também há a tela de login, onde deve ser inserido o usuário e senha cadastrados para que sejam autenticados no servidor, possibilitando o acesso à plataforma e aos dados permitidos dos usuários. Primeiramente foi implementada uma estrutura básica para o cliente, e ao longo do tempo serão adicionadas as funcionalidades criadas para a plataforma. Deste modo, pode-se disponibilizar o aplicativo aos usuários em um menor prazo, e, conforme forem desenvolvidas as funcionalidades, estas serão disponibilizadas por meio de atualizações, como acontecem na maioria das aplicações para Android. Na parte do Servidor de autenticação e controle, há um dispositivo para que os usuários acessem apenas o conteúdo para o qual possuem permissões, para que a privacidade seja mantida. Foi instalado um servidor Apache na versão 7.0, onde fica a lógica de segurança do framework. Nele, serão instalados arquivos desenvolvidos em JSP (Java Server Pages), que serão responsáveis pela busca de usuários cadastrados e validação da senha dos mesmos. Os dados de autenticação dos usuários (login e senha)

9 estão armazenados em um banco de dados criado em MySQL, que também está instalado na mesma máquina do servidor de autenticação, porém, sendo executado pelo WampServer. Se as informações enviadas pelo cliente para a autenticação de usuário forem validadas, é criada uma sessão para acesso à plataforma e as requisições poderão ser feitas a partir do motor de acesso de informações, que acessará os dados permitidos registrados no Servidor de dados dos usuários. Este motor é uma aplicação Java, que também será executada no servidor Apache. O Servidor de dados dos usuários está instalado em outra máquina, executando o banco de dados Neo4J versão 1.4, que é atualmente a versão mais estável disponibilizada. Ele armazena apenas as informações registradas dos usuários, grupos e relacionamentos entre si e fica em uma rede local, podendo ser acessado exclusivamente pelo motor de acesso instalado no servidor de controle, preservando as informações cadastradas dos usuários. O acesso é realizado através de requisições HTTP baseadas em uma arquitetura REST, isolando o banco de dados e apenas permitindo o acesso às informações por meio de ações GET, PUT e DELETE. Com esta arquitetura, é preservada a estrutura dos dados dos usuários, partindo da premissa de que a visualização da estrutura dos dados torna-se restrita. A figura 1 ilustra como é realizada a segurança dos dados dos usuários na arquitetura do framework, com as setas numerando a ordem que os dados percorrem.

10 Figura 1. Segurança do framework iti A complexidade da arquitetura da plataforma foi elaborada com o intuito de restringir ao máximo o acesso indevido de informações e possibilitar a preservação da privacidade dos dados dos usuários. 6. Resultados

11 O projeto está em fase de implementação, com a estrutura da plataforma na parte do cliente concluída, servidor de dados dos usuários em execução e autenticação dos usuários, restando apenas concluir o motor de busca dos dados destes e adição de funcionalidades na aplicação cliente. A figura a seguir mostra a interface do framework iti. As capturas da tela foram realizadas em um celular Samsung Galaxy 5 com a versão 2.3: Figura 2. Imagens do framework no dispositivo cliente

12 A funcionalidade de envio de torpedos SMS gratuitos via internet também já está implementada, uma vez que não possui dependência de dados do usuário para que fosse adicionada. 7. Conclusão As perspectivas da plataforma iti são de agregar valor aos usuários como uma ferramenta disponível no cotidiano, por se tratar de uma tecnologia para computação móvel, e também, disponibilizar uma aplicação efetivamente usual, sem exigir muito conhecimento tecnológico dos usuários. Assim, este trabalho contribui para que novas perspectivas do uso da tecnologia sejam criadas e para evidenciar os benefícios que ela pode oferecer aos usuários. Espera-se colocar, até o final do ano de 2011, a plataforma em funcionamento, para que seja disponibilizada e aperfeiçoada de acordo com as necessidades e oportunidades de funcionalidades a serem agregadas. Referências: CROSS, R.; THOMAS, R. J. Redes Sociais: como empresários e executivos de vanguarda utilizam para obtenção de resultados. Traduzido por Carlos Szlak. São Paulo: Editora Gente, FIORESE, V. Wireless - Introdução Às Redes De Telecomunicação Móveis Celulares. Rio de Janeiro: Brasport, KALAKOTA, R.; ROBINSON, M. E-BUSINESS: Estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, LECHETA, R. R. Google Android : Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2ª Edição. São Paulo: Novatec Editora, MEIER, R. Professional Android Application Development. Indianapolis: Wiley Publishing Inc., 2009.

13 OPEN HANDSET ALLIANCE. Industry Leaders Announce Open Platform for Mobile Devices. Disponível em Acessado em 22/08/2011 às 2:20 horas. WEISER, M. The computer for the 21st century. Scientific American. Califórnia: Palo Alto Research Center, 1991, p

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Wenner S. Santos*, Marcos Silvano Orita Almeida* *COINT / UTFPR, Campo Mourão, Brasil e-mail: wenner.santos@hotmail.com Resumo/Abstract

Leia mais

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS Joaldo de Carvalho Wesley Oliveira Irlei Rodrigo Ferraciolli da Silva Rodrigo Clemente Thom de Souza INTRODUÇÃO O mundo está dominado pelos dispositivos móveis. A cada

Leia mais

Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas

Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas 264 Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas Maria Helena Franciscatto 1 Adriana Soares Pereira 1 Roberto Franciscatto 1 Liliana Maria Passerino 2 1 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Colégio

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Introdução a Banco de Dados Aula 03 Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Arquiteturas de Banco de Dados Arquiteturas de BD - Introdução Atualmente, devem-se considerar alguns aspectos relevantes

Leia mais

SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1

SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1 615 SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1 Guilherme Paulo de Barros 2, Arthur Lemos 3, Heber Fernandes Amaral 4 Resumo: Nos dias atuais, com a popularização

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa 1. IDENTIFICAÇÃO TÍTULO TMCAP Tecnologia Móvel para Captura e Armazenamento

Leia mais

GUIA RÁPIDO - Bulletino Administrador -

GUIA RÁPIDO - Bulletino Administrador - GUIA RÁPIDO - - versão 1.0 Introdução A Dzign-e orgulhosamente apresenta o Bulletino, um sistema desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre Organização e seus membros. O Sistema Bulletino

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DE CONDOMÍNIOS OSMAR CARLOS RADTKE FILHO Prof. Orientador:

Leia mais

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a teoria por trás dos padrões na construção de aplicações Web. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre

Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre Desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem a Distância Utilizando Software Livre Fabrício Viero de Araújo, Gilse A. Morgental Falkembach Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - PPGEP Universidade

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DE PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ONLINE: IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIOS ARMAZENÁVEIS

APERFEIÇOAMENTO DE PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ONLINE: IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIOS ARMAZENÁVEIS APERFEIÇOAMENTO DE PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ONLINE: IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIOS ARMAZENÁVEIS Marina Pasquali Marconato Mancini CER, DEs, UFSCar 1 2 Anderson Luiz Ara-Souza

Leia mais

2 Fundamentação Conceitual

2 Fundamentação Conceitual 2 Fundamentação Conceitual 2.1 Computação Pervasiva Mark Weiser define pela primeira vez o termo Computação Ubíqua ou Computação Pervasiva (Ubiquitous Computing) em (10). O autor inicia o trabalho com

Leia mais

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva

Estudo de Viabilidade. GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores. Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Estudo de Viabilidade GMon Sistema de Gerenciamento de Monitores Curso: Ciências da Computação Professora: Carla Silva Recife, 20 de Janeiro de 2012 1 Sumário 1. Motivação... 3 2. Problema identificado...

Leia mais

Máquinas Virtuais: Windows 2008 Server

Máquinas Virtuais: Windows 2008 Server Máquinas Virtuais: Windows 2008 Server André Luiz Silva de Moraes chameandre@gmail.com Faculdade Senac http://www.senacrs.com.br Feira das Oportunidades 04 de Maio de 2011 1 / 11 1 Conceitos Básicos Definições

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE Carlos Eduardo SARTORELI 1 Nairemilia KUCHAUSKI 2 Alves Uno RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas diferenças existentes entre três sistemas

Leia mais

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android O que é computação Móvel Acesso à informação a qualquer lugar, a qualquer momento. O que é computação Móvel Tecnicamente: Processamento

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Introdução Dados Informações Banco de Dados Conceitos Básicos em Bancos de Dados Definição BD - Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de BD Programa de Aplicação

Leia mais

APLICATIVO PARA OFERTA E OBTENÇÃO DE CARONAS NA PLATAFORMA ANDROID

APLICATIVO PARA OFERTA E OBTENÇÃO DE CARONAS NA PLATAFORMA ANDROID UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO APLICATIVO PARA OFERTA E OBTENÇÃO DE CARONAS NA PLATAFORMA ANDROID João Paulo Conceição Prof. Jacques Robert Heckmann, Orientador

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA FACILITADOR VIRTUAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Campina Grande-

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Leugim Corteze Romio Universidade Regional Integrada URI Campus Santiago-RS leugimcr@urisantiago.br Prof.

Leia mais

Banco de Dados Orientado a Objetos

Banco de Dados Orientado a Objetos Banco de Dados Orientado a Objetos MODELAGEM, ANÁLISE, PROJETO e CLASSIFICAÇÃO Interação combinando lógica, através de objetos que contém os dados. Estes divididos conforme seus tipos e métodos (classe),

Leia mais

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor.

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. Modelo Cliente/Servidor Por HIARLY ALVES Fortaleza - CE Apresentação. O mais famoso tipo de arquitetura utilizada em redes de computadores

Leia mais

Projetando sem fio na H-312

Projetando sem fio na H-312 Projetando sem fio na H-312 PEE-COPPE Projetando sem fio na H-312 Os projetores Epson PowerLite X24+ das salas A, B, C e D da H-312 possuem adaptadores WiFi, e isto permite o seu uso sem fio. Dependendo

Leia mais

5.1. Análise Comparativa

5.1. Análise Comparativa 5 Conclusões O objetivo desta dissertação foi apresentar o ambiente de autoria Composer, o qual é voltado para a criação de programas NCL, versão 3.0, para TV digital interativa. Da mesma forma que no

Leia mais

2 Gerenciamento de Log 2.1 Definições básicas

2 Gerenciamento de Log 2.1 Definições básicas 2 Gerenciamento de Log 2.1 Definições básicas Os logs são fontes riquíssimas de informação e são gerados pelos servidores e pelas aplicações conforme eventos significativos acontecem. Em [1], log é definido

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA COMPARAÇÃO DE PROVEDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DESDE UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES 1

UMA PROPOSTA PARA COMPARAÇÃO DE PROVEDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DESDE UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES 1 UMA PROPOSTA PARA COMPARAÇÃO DE PROVEDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DESDE UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES 1 Igor G. Haugg 2, Rafael Z. Frantz 3, Fabricia Roos-Frantz 4, Sandro Sawicki 5. 1 Pesquisa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos

Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Diego Cordeiro Barboza 1, Júlio César da Silva 2 1 UNIFESO, Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, diego.cbarboza@gmail.com

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Self-Service como vantagem competitiva

Self-Service como vantagem competitiva Self-Service como vantagem competitiva Com a alteração do comportamento do consumidor as empresas têm de criar novas vantagens competitivas para continuar relevantes no mercado em que atuam, ao mesmo tempo

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA NO SETOR DE VÍDEO LOCADORAS 1 INTRODUÇÃO

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA NO SETOR DE VÍDEO LOCADORAS 1 INTRODUÇÃO SOFTWARE DE GERENCIAMENTO PARA UMA EMPRESA NO SETOR DE VÍDEO LOCADORAS Daniel Virginio dos Santos 1, Gustavo Kimura Montanha 2 1 Informática para Negócios, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, daniel.virginio92@gmail.com.

Leia mais

SERÁ QUE SABES TUDO SOBRE SMARTPHONES?

SERÁ QUE SABES TUDO SOBRE SMARTPHONES? SERÁ QUE SABES TUDO SOBRE SMARTPHONES? O FABULOSO MUNDO DOS SMARTPHONES Os telemóveis tornaram-se num equipamento essencial no dia-a-dia, tendo a sua evolução mais recente, os smartphones, chegado a um

Leia mais

Desenvolvimento de uma aplicação embarcada em celular visando controle de robô via Wi-Fi

Desenvolvimento de uma aplicação embarcada em celular visando controle de robô via Wi-Fi Desenvolvimento de uma aplicação embarcada em celular visando controle de robô via Wi-Fi Bruno Henrique Andrade Cruz 1 Josué Fernandes Dall Agnese 1 Bruno José Fagundes 1 Marcelo Teixeira Bastos 1 Rolf

Leia mais

Objetivos Específico

Objetivos Específico Banco de Dados Ementa (DBA) Conceitos Gerais sobre Banco de Dados Instalação e configuração da Ferramenta de Banco de Dados. Elaboração de projeto de Banco de Dados. Implementação do projeto de Banco de

Leia mais

Sistema Datachk. Plano de Projeto. Versão <1.0> Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s

Sistema Datachk. Plano de Projeto. Versão <1.0> Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s Plano de Projeto Versão Z u s a m m e n a r b e i t I d e i a s C o l a b o r a t i v a s 2010 2 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autores 07/04/2010 1.0 Criação da primeira versão do Plano

Leia mais

2ª Edição Ricardo R. Lecheta

2ª Edição Ricardo R. Lecheta Google Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK 2ª Edição Ricardo R. Lecheta Novatec capítulo 1 Introdução ao Android 1.1 Introdução O mercado de celulares está crescendo cada

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O HIBERNATE Rafael Laurino GUERRA, Dra. Luciana Aparecida Martinez ZAINA Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID 1 RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO Dado, Informação e Conhecimento DADO: Estímulos captados pelos sentidos humanos; Símbolos gráficos ou sonoros; Ocorrências registradas (em memória, papel, etc.); Indica uma situação

Leia mais

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Organex Serviços de Software LTDA ( Organex ) estabelece nestes Termos de Uso e Política de Privacidade as condições para utilização do site www.organex.com.br

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Desenvolvimento de um Caderno de Campo para Plataformas Móveis utilizando PhoneGap

Desenvolvimento de um Caderno de Campo para Plataformas Móveis utilizando PhoneGap Desenvolvimento de um Caderno de Campo para Plataformas Móveis utilizando PhoneGap Maicon Anderson Mattos da Silva 1, Casiane Salete Tibola 2, Jose Mauricio Cunha Fernandes 2, Jaqson Dalbosco 1, Rafael

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Unidade II 3 MODELAGEM DE SISTEMAS 1 20 A fase de desenvolvimento de um novo sistema de informação (Quadro 2) é um momento complexo que exige um significativo esforço no sentido de agregar recursos que

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa

SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa Prof. Marcelo de Sá Barbosa CLUSTER: Um cluster é um conjunto de computadores independentes conectados por rede que formam um sistema único através do uso de software. Um cluster, ou aglomerado de computadores,

Leia mais

Software Livre e Engenharia Elétrica

Software Livre e Engenharia Elétrica Software Livre e Engenharia Elétrica Diego Cézar Silva de Assunção Henrique Ribeiro Soares José Rubens Guimarães Vilaça Lima Pedro Dias de Oliveira Carvalho Rafael Viegas de Carvalho Carlos Gomes O software

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema

Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema Março/2015 Página 1 de 17 Projuris Enterprise Projuris Enterprise é um sistema 100% Web, com foco na gestão de contencioso por empresas ou firmas

Leia mais

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo 1 Versão: 2.0 Manual do Usuário Integrador de Notícias de Governo Envolvidos: Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

6 Ferramenta de Apoio ao Processo de Desenvolvimento de Sistemas Multi-Agentes

6 Ferramenta de Apoio ao Processo de Desenvolvimento de Sistemas Multi-Agentes 6 Ferramenta de Apoio ao Processo de Desenvolvimento de Sistemas Multi-Agentes A ferramenta MAS-ML Tool surgiu com o objetivo de viabilizar o processo de desenvolvimento proposto na Seção anterior, implementando

Leia mais

7 Mudanças Realizadas

7 Mudanças Realizadas 7 Mudanças Realizadas Este capítulo tem o objetivo de detalhar as mudanças realizadas no ambiente de trabalho da equipe estudada. Ele cita as alterações no produto de software utilizado pela equipe, que

Leia mais

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Objetivo O objetivo do projeto é especificar o desenvolvimento de um software livre com a finalidade de automatizar a criação de WEBSITES através do armazenamento

Leia mais

Sistemas Distribuídos Processos I. Prof. MSc. Hugo Souza

Sistemas Distribuídos Processos I. Prof. MSc. Hugo Souza Sistemas Distribuídos Processos I Prof. MSc. Hugo Souza Até agora vimos a organização como um todo dos SDS, com o mapeamento estrutural e suas devidas características descritas em elementos, regras, conceitos,

Leia mais

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE MARCOS LEÃO 1, DAVID PRATA 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: leão@uft.edu.br PIBIC/UFT

Leia mais

Arquitetura de processadores: RISC e CISC

Arquitetura de processadores: RISC e CISC Arquitetura de processadores: RISC e CISC A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Computação Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos 2o. Semestre / 2014 Prof. Jesus Principais questões no projeto de um sistema distribuído (SD) Questão de acesso (como sist. será acessado)

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede

Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede Eduardo Perez Pereira 1, Rodrigo Costa de Moura 1 1 Centro Politécnico Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Félix da Cunha, 412 - Pelotas

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas Conteúdo Programático Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP Conteúdo Programático Nomenclatures

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Acadêmico: Maicon Machado Orientador: José Carlos Toniazzo

Acadêmico: Maicon Machado Orientador: José Carlos Toniazzo Acadêmico: Maicon Machado Orientador: José Carlos Toniazzo Tema; Delimitação do Problema; Hipóteses ou questões de pesquisa; Objetivos; Justificativa; Revisão Bibliográfica; Cronograma; Referências. Desenvolver

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Documento de Especificação de Requisitos

Documento de Especificação de Requisitos Sistema Móvel de Diário Escolar (SIMDE) Documento de Especificação de Requisitos Versão 3 Índice 1 PREFÁCIO... 4 2 INTRODUÇÃO... 5 3 GLOSSÁRIO... 6 4 DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DO USUÁRIO... 7 5 ARQUITETURA

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

GNU Image Manipulation Program, mais conhecido pelo acrônimo GIMP.

GNU Image Manipulation Program, mais conhecido pelo acrônimo GIMP. 3 Ferramentas de Autoria em Multimídia Autoria multimídia é a criação de produções multimídia tais como filmes e apresentações. Estas produções buscam interação com o usuário (aplicações interativas).

Leia mais

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Android Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Universidade Federal de Santa Catarina November 18, 2008 Agenda 1 Introdução 2 Dalvik 3 Linux 2.6 Introdução

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa Colégio Imperatriz Leopoldina Formação de Professores 2010 Movie Maker Fazer download de vídeos no You Tube O Movie Maker permite a edição de vídeos que estejam publicados no You Tube. É preciso fazer

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

ruirossi@ruirossi.pro.br

ruirossi@ruirossi.pro.br Dispositivos Móveis Plataformas Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Contexto o Presença massiva dos celulares 1,5 bilhões de televisores 1 bilhão de pessoas

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE

MANUAL DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO IDE ECLIPSE T1011 GUILHERME RODRIGUES Ano 2015 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IDE ECLIPSE. Neste documento aborda como instalar e configurar a IDE eclipse para

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem.

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem. APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Claudiléia Gaio Bandt 1 ; Tiago Heineck 2 ; Patrick Kochan 3 ; Leila Lisiane Rossi 4 ; Angela Maria Crotti da Rosa 5 INTRODUÇÃO Este artigo descreve

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Web Design

Tópicos de Ambiente Web Web Design Tópicos de Ambiente Web Web Design Professora: Sheila Cáceres Historia As primeiras formas comunicativas foram mediante elementos visuais. Embora o surgimento da linguagem falada, a linguagem visual continuou

Leia mais

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais