A crítica como matriz da grande ficção machadiana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A crítica como matriz da grande ficção machadiana"

Transcrição

1 1 A crítica como matriz da grande ficção machadiana Haron Jacob Gamal (doutorando em literatura brasileira pela UFRJ) Resumo: A comunicação tentará mostrar como Machado de Assis empregou na ficção o que observou como crítico, sobretudo levando-se em consideração o que escreveu sobre o Primo Basílio, de Eça de Queirós. O livro de ficção escolhido como contraponto às concepções críticas de Machado será o romance Dom Casmurro. Tentaremos mostrar a construção da personagem Luísa, de Eça, e Capitu, de Machado. Palavras-chaves: Machado de Assis, crítica machadiana, crítica e romances machadianos Em Dom Casmurro há trechos em que o autor não deixa de apresentar algumas questões sobre literatura, alguns aspectos da vida brasileira e personagens que representam pessoas típicas da época retratada. Tudo isso, de certo modo, contribui para estabelecer questões a respeito da cultura brasileira, do modo de vida na segunda metade do século XIX, do próprio país e, sobretudo, da natureza humana. A literatura fala de si própria O primeiro e o segundo capítulos do romance, além da importância que apresentam no contexto geral da narrativa, também são instigantes porque têm como tema a própria literatura. No primeiro, há uma passagem curiosa: o protagonista vai no trem da Central e é interpelado por "um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu" (MACHADO DE ASSIS, 1979, Vol. I, p. 809). O mesmo rapaz conversa com ele sobre os assuntos do dia, considerando tempo e política, e acaba por pedir a Bento Santiago que ouça seus versos. Descobrimos, então, o próprio Dom Casmurro representando o papel de crítico literário! O segundo capítulo se inicia com o narrador explicando os motivos que o levaram a escrever o livro. Descreve a casa em que mora, que é perfeita réplica daquela em que viveu na infância e na adolescência; a seguir, completa: "o meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência"(p. 810), o que na verdade não conseguiu: "Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui" (p.810). No parágrafo seguinte, o narrador diz não sentir falta desse passado, mas que conserva "alguma recordação doce e feiticeira"(p.810).

2 2 Diz o verdadeiro motivo de estar escrevendo o livro: "Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro."(p.810). Aqui, faz menção a outros assuntos que poderia ter abordado, todos relacionados a algum tipo de saber, mas alega "não me acudiram as forças necessárias."(p. 810) Daí em diante, põe-se a contar algumas passagens dos tempos idos. É interessante observar que a literatura, no caso a escritura de um romance, é colocada como algo mais fácil de ser executado do que qualquer outro tipo de obra escrita. É claro que se trata de fina ironia; não do narrador, mas sim do próprio Machado. A construção de um romance, por mais simples que seja o que não é o caso em Dom Casmurro requer tanto ou mais trabalho e cuidado como qualquer outro tipo de texto, mesmo que científico, além de exigir talento do escritor. Em um de seus textos críticos, Machado afirma: Não se fazem aqui (falo sempre genericamente) livros de filosofia, de lingüística, de crítica histórica, de alta política, e outros assim, que em alheios países acham fácil acolhimento e boa extração; raras são aqui essas obras e escasso o mercado delas. (Machado de Assis, 1979, v. III, p.804, ) O próprio autor diz que essas palavras não desmerecem o romance, muito pelo contrário, porque exige qualidades de quem o escreve. Outro fato relevante é o grande efeito produzido por esse artifício narrativo que é a criação desse personagem-narrador, que escreve suas lembranças num tempo distante dos fatos acontecidos e num momento em que já não é a mesma pessoa. Seus comentários revelam alguém que já não experimenta o mesmo entusiasmo a respeito do que viveu e a respeito de quem foi. Machado, ao criar esse narrador, aborda talvez de modo indireto a própria literatura, proporcionando-nos um memorialismo às avessas. Em primeiro lugar, é o personagem-narrador que relembra o próprio passado; e, em segundo, esse personagem não é o mesmo. Ao voltar no tempo, ele já não se identifica com aquele mundo; o próprio narrador vive um período irreconciliável àquele que retrata. Outro elo entre o romance analisado e os textos críticos do autor é a tentativa muito bem sucedida por sinal de fazer o que ele nomeou de "romance puramente de análise". Não se pode deixar de observar que a análise da natureza humana se dá, sobretudo, a partir do próprio protagonista; o narrador, ao se referir a comportamentos de outros personagens, acaba por revelar mais que tudo sobre si mesmo.

3 3 O escritor como homem de seu tempo e de seu país A literatura de Machado de Assis abre novos caminhos para a representação do nacional porque vem mostrar que existem outras formas de pensar a brasilidade. O indianismo de Gonçalves Dias e José de Alencar, o romance regionalista ou histórico deste último já não são as únicas representações daquilo que se poderia chamar, naquele momento, de literatura brasileira. Durante grande parte da narrativa, teremos, como cenário, o que poderíamos chamar de reconstituição do Brasil no Segundo Império, com os costumes da época e seus valores. Dom Casmurro pode ser considerado uma narrativa em que há também a preocupação com a recuperação física e moral de um tempo que já se foi; isso se dá porque o próprio narrador, ao resgatar algumas vivências do passado, reconstitui toda uma época que, mesmo para ele, não mais existe. Estabelecendo um paralelo entre os textos críticos do autor e os de ficção, sobretudo quando diz naqueles: "o que se deve exigir do escritor [...] é certo sentimento íntimo que o torne homem de seu tempo e de seu país (vol. III, p. 804), retiramos alguns exemplos, no romance, que atestam a afirmativa. O primeiro deles são dois capítulos em que o narrador nos apresenta o personagem José Dias. O agregado era um tipo de pessoa comum nas casas de famílias mais abastadas, na época; de modo geral era alguém de classe social inferior e que procurava a sobrevivência entre os mais ricos. O aparecimento de J. Dias se deu na fazenda do pai de Bento Santiago. Dizia ser médico homeopata e até mesmo chegou a curar alguns escravos, contudo era um charlatão. Mesmo depois de ter confessado a verdade, é convidado a continuar morando com a família de Bentinho. O pai do protagonista até mesmo lhe deixa de herança uma apólice. José Dias não só conseguiu se estabelecer ali, como se fez ouvir dentro da própria família. É um personagem caricatural tanto no modo de vestir, como no de falar: José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias; não as havendo, servia a prolongar as frases [...] (p.812). Era lido, posto que de atropelo, o bastante para divertir ao serão ou à sobremesa, ou explicar algum fenômeno [...](vol. I, p. 814).

4 4 O personagem Pádua, pai de Capitu, é outro típico representante do homem comum, funcionário público, que tenta sobreviver em meio às contradições da segunda metade do século XIX. Sua casa, obtida através de um golpe de sorte um meio bilhete de loteria (p. 825), se situa ao lado da dos integrantes da família Santiago, mas ele não pertence à mesma classe social dessa família. Através dele, pode-se perceber um outro tipo de brasileiro: aqueles que não são privilegiados mas, ao mesmo tempo, também não são agregados, como é o caso de José Dias. Pádua era um empregado em repartição dependente do Ministério da guerra (vol. I, p. 825). Seu trabalho mostra como funcionava a burocracia do Império e como esta proporcionava meios de vida a algumas pessoas da população. No capítulo, O administrador interino (p. 825) há um saboroso relato sobre o pai de Capitu. Além de sabermos mais sobre o funcionamento da repartição onde trabalhava, Machado já nos apresenta pequena investigação sobre a natureza humana. O fato se dá quando o personagem assume um cargo interino que julgava seu por tempo indeterminado, passa a receber mais e a usufruir de um modo de vida mais confortável. Quando o chefe retorna, porém, e novamente tem de voltar ao posto anterior, Pádua não quer perder a pose e ameaça suicidar-se. O peso da opinião dos conhecidos o atormenta. Ele, que galgara alguns degraus acima da condição ordinária inclusive com sapatos de verniz, sente a vaidade ferida. No fim do capítulo, tudo se resolve não só devido à intervenção de D. Glória, mãe de Bentinho, como também pela presença de amigos. Mais tarde, a interinidade se transformara em motivo de orgulho, porque é citada por ele em conversas informais como referência temporal aos fatos que lhe ocorreram à volta. O cargo provisório, mesmo que exercido e findo, ainda lhe proporcionava uma ponta de orgulho. O capítulo sobre Tio Cosme é outro exemplo do modo de vida de quem trabalhava, agora em meio às profissões ligadas à Justiça. É importante observar que o bacharel em direito já é uma figura importante no Brasil, desde o Império, e Machado não deixa de apontá-lo. Tio Cosme emite algumas opiniões sobre a vida política contemporânea a ele e sobre a anterior, a da Regência, no caso a do Governo Feijó: Governou como a cara dele. (p. 812)

5 5 O personagem revela quase sempre bom-humor e também opina sobre assuntos inerentes à religiosidade, como a promessa da irmã: [...] Mas, olhe cá, mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? (p. 812). Essa mesma religiosidade, presente de modo geral nos brasileiros, permeia grande parte do romance. Além da promessa de D. Glória, há a freqüência do padre Cabral, como amigo da família e professor de Bentinho, à residência dos Santiago; encontramos referências ao meio eclesiástico, como a padres, bispos e até ao papa. Bentinho, durante a infância, brinca de celebrar missas com Capitu; e, por fim, a solução arranjada para livar o personagem da carreira sacerdotal é interessante porque se percebe as acomodações religiosas em meio às necessidades de não desagradar a classe dominante, que proporcionava boas doações à Igreja. No romance, grande parte de tudo que compõe o Brasil está presente. Temos até mesmo o Imperador a interceder, embora de modo imaginário e na mente do narrador, a favor de nosso herói. Há, portanto, todo um painel do tempo. Paixões e caracteres Pelo que respeita à análise de paixões e caracteres (vol. III, p. 805) como pleiteava Machado, o capítulo XII, Na varanda, é revelador. Bentinho se põe a descobrir, depois das palavras de José Dias, o envolvimento afetivo com a amiga Capitu. É interessante a personificação de elementos da natureza: um coqueiro velho, está a conversar e opinar, assim como pássaros, borboletas e uma cigarra ; na verdade, contudo, é o próprio protagonista que está a dialogar consigo sobre a descoberta do amor e de seus sentimentos pela menina (p ) Os capítulos 31, 33, 37 e 38 traçam a personalidade de Capitu. Nessas passagens quase não se nota um descolamento (ou afastamento) dos fatos narrados (enunciado), por parte do narrador. Aqui, não é o ensimesmado e velho Casmurro, já contaminado pelo ranço do passar dos anos, mas alguém embevecido com a descoberta do amor. Os pequenos gestos e artimanhas de Capitu nos auxiliam a compreender a construção da personagem. Em alguns momentos, o narrador ressalta atitudes que revelam algum caráter ardiloso da menina ainda na fase adolescente. Mas a narrativa em primeira pessoa torna tudo suspeito; o que se pode constatar é o caráter complexo e ambíguo (Machado o utiliza como mais alta literatura) que o autor estabelece através

6 6 das palavras do narrador. A metáfora olhos de ressaca poupa a Bento Santiago explicações maiores sobre a adolescente. E há de se sublinhar que a metáfora marítima revela toda a insegurança dele, que teme se ver arrastado. Daí que a definição atribuída a Capitu define mais que tudo o temor do narrador em se ver dominado e levado pela incerteza ou, talvez melhor dizendo, pela intempérie do caráter feminino. Ele não admite ser conduzido: [...] Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Trazia não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como uma vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía dela vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. (vol. I, p. 843) suplício. No mesmo parágrafo, há dois vocábulos reveladores, são eles: felicidade e Quantos minutos gastamos naquele jogo. Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração da felicidade e dos suplícios. (vol. I, p. 843) Nessa passagem, as duas palavras que são de significados contrários se referem ao que experimentou Bentinho naquele momento; o personagem percebe o perigo em que se encontra, mas não deixa de se sentir atraído. Há também, nas linhas que se seguem, uma genial referência a Dante: [...] Há de dobrar o gozo aos bem aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade de delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores dos condenados ao inferno. Esse outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar poetas. (vol. I, p. 843) Tais divagações discutem a complexidade da natureza humana, que não deixa de ser contraditória. Do mesmo modo, podemos observar que a felicidade e suplício também dão o tom de todo o livro. Não podemos negar que Dom Casmurro seja uma narrativa de um relacionamento amoroso que transita nessa via. A referência a Dante impregna a obra de atmosfera universal, já que é oportuna, embora o narrador diga que não está a emendar poetas. O argumento apresentado por Machado é pequena pérola que dá ao romance foros de literatura universal. O sensual em Dom Casmurro Machado de Assis, ao criticar Eça em O primo Basílio, diz que um dos principais problemas deste romance é a personagem Luísa. O autor brasileiro a

7 7 nomeia de títere, alguém manipulado totalmente pelos outros, personagem que não possui músculos ou nervos. Pelo contrário, as personagens machadianas primam pela personalidade. A principal criação feminina em Dom Casmurro, Capitu, demonstra determinação desde a idade juvenil. Grande parte da trama para que Bentinho se veja livre do seminário é arquitetada por ela e, durante todo o tempo em que ele se vê no colégio, a moça cumpre bem um papel muito político, que é o de conquistar a simpatia de D. Glória. ( Intimidade p. 877). Se há alguém que, em determinado momento, se deixa levar é o narrador. Ele não age diretamente, não quer ferir a mãe, espera por pessoas como José Dias, que não é de total confiança. Mas não podemos dizer que esse narrador é uma marionete. Ele tem certeza de que foi traído (ao menos para ele) e toma atitudes extremas, que resultam no exílio de Capitu e do filho. O caráter inexplicável de algumas atitudes das personagens machadianas comprova o aprofundamento do romance de análise. Percebe-se isso em dois momentos. O primeiro ocorre no capitulo em que Capitu não se defende da acusação de adultério, aceitando passivamente o exílio; o segundo, quando Sancha aperta a mão de Bento Santiago de modo sensual e enigmático. Machado aproveita alguns enigmas relativos à própria natureza humana que talvez nunca tenham sido decifrados e os utiliza sem também os tentar decifrar ou nos dar respostas. Ao criticar O primo Basílio, de Eça, o autor brasileiro diz que há na narrativa um certo sensualismo e que este é a medula do romance; não perdoa as cenas cruas que focalizam as personagens. O que nos interessa para finalizar essa apreciação é o modo como o universo das sensações se dá em Dom Casmurro. Entende-se aqui, aliás, sensações como percepções ligadas aos sentidos físicos. No romance de Machado há, em primeiro lugar, os beijos que Capitu proporciona a Bentinho; o primeiro ocorre quando este acaba de pentear-lhe os cabelos; o segundo, num momento em que o pai da moça está prestes a entrar no cômodo onde os dois se encontram. Vejamos o primeiro em: O penteado (cap. 33): Levanta, Capitu! Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim, a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e... Grande foi a sensação do beijo; (vol. I, p. 844)

8 8 A cena revela a descoberta de algo novo, algo ainda inefável para a idade que tem Bentinho. A passagem não resvala num sensualismo vulgar, mas mostra a descoberta do amor, de um sentimento que vai torná-lo ainda mais próximo à amiga. [...] Capitu ergueu-se rápida, eu recuei até a parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles clarearam vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso, atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas... (vol. I, p. 844) São poucas as vezes em que o tocar de corpos apresenta-se na narrativa machadiana e quando isso acontece é porque trata-se de passagem que, se suprimida, faria muita falta no universo do romance. A cena do beijo consagra a determinação e personalidade de Capitu, características fundamentais na construção da personagem e no desenrolar da intriga, enquanto mostra um Bento Santiago ainda ingênuo e sem a possibilidade de domínio do próprio destino. O final do capítulo 37, "A alma é cheia de mistérios", focaliza novamente outro beijo dado por Capitu a Bentinho. A cena se desenvolve de modo muito parecido com a anterior, só que aqui é o narrador que de mãos dadas à menina tenta beijá-la. Mas ela não cede, pelo menos por momentos, fazendo-o apenas quando o pai está na iminência de surpreendê-los. [...] Capitu, antes que o pai acabasse de entrar, fez um gesto inesperado, passou a boca na minha boca, e deu de vontade o que estava a recusar à força. Repito, a alma é cheia de mistérios. (vol. I, p. 849) No trecho, não só há um reforço à personalidade de Capitu, como encontramos insinuações do narrador de que a moça é plena de ardis; a inteligência dela suplanta as habilidades desse mesmo narrador, o que vai dar margem a que, mais tarde, quando Capitu já for sua esposa, se pense de forma desabonadora em relação a ela. Os capítulos 102 e 103 tratam da lua de mel dos dois. Machado investe nesses capítulos não com a intenção de nos relatar a intimidade do casal, não há sequer uma cena de beijo entre eles. Apresenta-nos o cenário da Tijuca, como de ideal acolhimento para tal tipo de retiro; mostra-nos a natureza se alternando entre chuva e sol. E o máximo de o que se poderia chamar de sensualismo aproximação física que se dá entre eles é o momento em que Capitu tem entre as mãos o rosto de Bentinho. Mas na verdade trata-se de um gesto de mais pura inocência. O ambiente é tão familiar que, em plena lua de mel, eles recebem a visita de José Dias.

9 9 Pelo menos outros três momentos poderiam ser apontados como de sensualismo no romance. O primeiro está no capítulo 105, Os braços (p. 910), em que o narrador sente ciúmes dos braços nus de esposa, durante os bailes que freqüentam. Capitu acaba por dizer a ele que passará a sair com os braços cobertos. Mas é o ciúme do narrador que já se põe a crescer logo após estarem casados e viverem a felicidade dos primeiros anos. O outro episódio que revela o sensual é a qualificação que Bento dá ao olhar de Capitu quando ela olha o defunto Escobar, já no caixão e prestes a ser levado. Diz Bento: Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã. (vol. I, p. 927) Além de aqui haver a volta dos olhos de ressaca, talvez o que mais insinue o elemento sensual seja o vocábulo "tragar". Mais uma vez é importante salientar que tudo é dito por alguém que é parte interessada nessa narrativa; assim, tudo que poderia ser chamado de sensual, torna-se necessário para acentuar a natureza do personagem-narrador, um ser mergulhado em um ciúme doentio. Por último, temos o episódio a que já nos referimos; o do olhar e toque de mãos entre Bento e Sancha (cap. 118, A mão de Sancha ), no dia anterior à tragédia. Pode-se perceber através desse capítulo todo um desdobramento mental do narrador a respeito do significado dos gestos da mulher do amigo. Tal passagem é importante porque embaralha as concepções de Santiago a respeito de insinuações amorosas e possíveis traições, o que nos leva a tornar suspeita a interpretação dele à respeito da possível traição da esposa.

10 10 Conclusão Através desses trechos da obra de ficção de Machado de Assis, percebe-se a realização de tudo aquilo que o autor especulou nos seus escritos de crítica literária. É indiscutível que o escritor brasileiro tenha como obra maior os romances sobretudo os publicados num período em que predomina o amadurecimento de sua obra, mas não deixa de ser interessante perceber que Machado conseguiu realizar no árduo terreno da crítica literária um receituário e uma preparação, para que ele próprio atingisse a realização plena, tornando-se um autor que atuou com sucesso em praticamente todos os campos da escrita. O que imprimiu como modelo de obra de arte a ser perseguida, perseguiu-o ele próprio, com empenho e genialidade. Da mesma forma, não se pode dizer que o autor brasileiro deixou de lado as cores de seu país. Talvez o que não perceberam alguns de seus críticos é que ele tenha dado a elas contornos universais. Referências bibliográficas: MACHADO DE ASSIS. Obras Completas. Org. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, vol. I. MACHADO DE ASSIS. Obras Completas. Org. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, vol. III.

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE CINEMA E PÓS-MODERNIDADE Clarissa Souza Palomequé Urbano 2010 www.lusosofia.net Covilhã, 2009 FICHA TÉCNICA Título: Cinema e Pós-modernidade: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e os relacionamentos

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO MEIER, Heinrich. Carl Schmitt & Leo Strauss. The Hidden Dialogue. Including Strauss s Notes on Schmitt s Concept of the Political & Three Letters from Strauss

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

O MUNDO É A CASA DO HOMEM

O MUNDO É A CASA DO HOMEM O MUNDO É A CASA DO HOMEM Nichan Dichtchekenian Há dois motivos principais que me levam a fazer esta apresentação: O primeiro é fazer um esclarecimento e uma defesa da Fenomenologia, buscando, este esclarecimento,

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

junho/june 2012 - Revista O Papel

junho/june 2012 - Revista O Papel sérgio brito Por Luiz Bersou, diretor do Instituto Épico de Administração : luizbersou@bcaconsultoria.com.br Gestão por Ponto Flutuante H Gráfico 1 enry Ford, diz a história, propunha-se a fabricar carros

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores

Gestão de Pessoas. É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores Gestão de Pessoas É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores 1 Gestão de Pessoas Acalme-se. Já não é necessário comer um quilo de sal pra conhecer profundamente as pessoas com

Leia mais

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras. A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo,

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS 9-11 Anos UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA É A AUTORIDADE FINAL CONCEITO CHAVE A BÍBLIA ORIGINOU- SE COM DEUS E NÓS PODEMOS OLHAR PARA ELA COMO

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

Nome: Diurno Curso: Matrícula: Período: Prova Amarela Sala:

Nome: Diurno Curso: Matrícula: Período: Prova Amarela Sala: Nome: Diurno Curso: Matrícula: Período: Prova Amarela Sala: Livro: O marido Perfeito Mora ao Lado 1-Raquel conhecia Marcos desde a infância porque: a) Raquel e Marcos eram primos de primeiro grau. b) a

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Aula 3.1 Conteúdo: Elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo, ação, narrador. Conto: conceitos e características LÍNGUA PORTUGUESA

Aula 3.1 Conteúdo: Elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo, ação, narrador. Conto: conceitos e características LÍNGUA PORTUGUESA 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo, ação, narrador. Conto: conceitos e características 3 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

a psicologia e o seu dinheiro

a psicologia e o seu dinheiro a psicologia e o seu dinheiro entenda os fatores psicológicos que afetam sua relação com o dinheiro e tenha uma vida melhor Claudio Bastidas Novatec CAPÍTULO 1 Parabéns, você já superou um problema! Deus

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

Semeadores de Esperança

Semeadores de Esperança Yvonne T Semeadores de Esperança Crônicas de um Convite à Vida Volume 11 Crônicas de um Convite à Vida Livre d IVI Convidados a Viver PREFÁCIO Estou comovida por escrever este prefácio : tudo o que se

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos.

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 23 24 25 _Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 26 27 Joe Navalha, 2013 28 TEXTO POR CAIO BASTOS Restam duas opções, ao se deparar com

Leia mais