Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2006.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2006."

Transcrição

1 1 Rio de Janeiro, 29 de setembro de Edital de Seleção de tutores para o Curso de Aperfeiçoamento: Negociação do Trabalho no SUS. A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz, tornam pública, por meio deste Edital, as Normas para o processo de seleção de tutores para o Curso de Curso de Aperfeiçoamento: Negociação do Trabalho no SUS: Objetivo do Curso: O Curso de Aperfeiçoamento em Negociação do Trabalho no SUS, com carga horária de 180 horas, tem por objetivo desenvolver oportunidades educativas e informativas para gestores públicos e privados e trabalhadores de saúde no sentido de potencializar sua capacidade de negociação do trabalho em saúde, tendo como premissa os princípios e diretrizes do SUS e melhoria da qualidade dos serviços prestados, visando a consolidação e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS- SINNP-SUS.

2 2 1. Público Alvo: Profissionais envolvidos no processo de negociação no âmbito do SUS, indicados pelas entidades sindicais de trabalhadores que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS - MNNP-SUS e por gestores públicos e prestadores privados de saúde que compõem a MNNP-SUS, em um total de 240 (duzentos e quarenta) indicações, sendo 50% por entidades sindicais e 50% por gestores públicos e prestadores privados de saúde, conforme Plano de Trabalho, aprovado pela Portaria GM/MS nº 251 de 27/06/05, publicada no DOU de 05/06/05, Seção 1, Fls Pré requisitos a) Ser indicado por entidades sindicais de trabalhadores que compõem a MNNP- SUS ou por gestores públicos e prestadores privados de saúde que compõem a MNNP-SUS; b) Ter formação superior e prática profissional generalista. c) Ter experiência em processos educativos e condução de grupos; d) Ter noções e manuseio básico de informática e busca na internet; e) Ter disponibilidade e acesso fácil a recursos ágeis de conectividade via internet; f) Entender da área de negociação; g) Ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar ao curso; h) Ter disponibilidade para realizar deslocamentos por outras regiões do país. 3. Número e Distribuição de vagas: 80 vagas, distribuídas na forma abaixo: Região Nº de Tutores Centro-Oeste 8 Nordeste 26 Norte 16 Sudeste 20 Sul 10 Total 80. As vagas não preenchidas poderão ser redistribuídas a critério da Comissão de Seleção 4. Formação de tutores Os candidatos selecionados participarão de um Curso de Atualização em Formação Pedagógica em EAD na modalidade presencial, de 40 horas, previsto para a segunda quinzena de novembro, em local a ser definido. A ausência nesta atividade acarretará desligamento do tutor.

3 3 5. Estrutura do Curso: O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade à distância com previsão de um momento presencial, com atividades distribuídas em 06 (seis) unidades de aprendizagem. Caberá ao tutor o acompanhamento de um grupo de até 25 alunos, durante o desenvolvimento do curso. As despesas com transporte, hospedagem e alimentação, durante os momentos presenciais serão de responsabilidade do curso. O tutor poderá receber a colaboração de convidados com expertise na área de negociação, aqui discriminados como orientadores de aprendizagem. 6. Inscrição Cada candidato deverá efetivar sua inscrição via internet por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do EAD e do envio da documentação comprobatória para EAD/ENSP/FIOCRUZ - no endereço abaixo, no período de 02/10/2006 a 31/10/2006, sendo esta última a data final para postagem da documentação. (recomenda-se forma de postagem por SEDEX). As instituições que estejam efetuando a indicação devem enviar a listagem nominal dos candidatos, para o endereço abaixo discriminado no prazo supra estipulado: Endereço para envio dos documentos: EAD/ENSP/FIOCRUZ Curso de Aperfeiçoamento: Negociação do Trabalho em Saúde - Seleção de Tutores: Educação a Distância Caixa Postal Cep Rio de Janeiro - RJ Observação: A data do carimbo postal valerá como comprovação do cumprimento do prazo estipulado no item 6 do Edital. 7. Documentos para a inscrição e seleção: a) b) c) d) e) f) g) h) i) Cópia autenticada do diploma registrado (frente e verso); Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF (frente e verso); Duas fotos 3x4 coloridas; Cópia autenticada da Certidão de Casamento (caso haja mudança de nome em relação A algum documento); Curriculum Vitae, devidamente comprovado; Memorial conforme especificações no corpo deste edital Documento oficial fornecido por entidades sindicais de trabalhadores que compõem a MNNP-SUS ou por gestores públicos e prestadores privados de saúde que compõem a MNNP-SUS, que comprove a indicação; Declaração do candidato se comprometendo e disponibilizando com a atividade de tutoria, incluindo os encontros presenciais, trabalhos a distância, conforme modelo do Anexo I; Declaração do candidato informando sua habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, utilizando os programas para

4 4 navegação na Internet, editores de texto e sistema operacional, conforme modelo do Anexo I; j) Declaração da chefia da instituição ao qual está vinculado, liberando-o para realizar as atividades a distância, com carga horária de 20.horas semanais, conforme modelo do Anexo II; k) Declaração da chefia da instituição ao qual está vinculado disponibilizando ao candidato o uso de computador e o acesso aos recursos de conectividade para a realização das atividades do curso, conforme modelo do Anexo II; l) Declaração da chefia da instituição ao qual está vinculado liberando o candidato para participação nos encontros presenciais, conforme modelo do Anexo II m) Outros documentos se necessário, que comprovem os critérios de indicação. Observações: A documentação apresentada pelos candidatos selecionados e não selecionados não será devolvida. Ao inscrever-se na Seleção o candidato estará reconhecendo sua aceitação das normas estabelecidas neste Edital. Não será cobrada taxa de inscrição. 8. Seleção: O processo de seleção para tutor do Curso de Aperfeiçoamento: Negociação do Trabalho no SUS consistirá de análise curricular e Avaliação de Memorial. Será realizado por meio de uma comissão composta pelo Ministério da Saúde, ENSP/FIOCRUZ e representação indicada pelas entidades sindicais de trabalhadores que compõem a MNNP-SUS, não cabendo recurso. A lista dos candidatos selecionados será divulgada nos site a partir de 17 de novembro de Análise curricular: A comprovação da experiência profissional relatada no Currículo (ou memorial) se dará com a apresentação dos seguintes documentos: diplomas, declarações, certificados, certidões, cópias de publicações em diários oficiais e textos de informativos oficiais/institucionais, listagem de produções e/ou publicações com a respectiva referência bibliográfica, cópia da folha da publicação com referência bibliográfica constando os dados do candidato como autor do trabalho. OBS: As cópias de documentos comprobatórios, não autenticados, deverão apresentar o registro de conferência com o original assinado por funcionário público devidamente identificado (nome e matrícula legíveis). 8.2 Análise do Memorial: relato de sua trajetória profissional, em até 500 palavras, focalizando a atuação nas atividades nas quais está/esteve envolvido:

5 5 a) Experiência em movimentos sociais/sindicais b) Experiência em atividades de gestão do trabalho c) Experiência em processos de negociação como gestor e/ou representante dos trabalhadores d) Experiência em Processos Educativos Pontuação dos quesitos 8.1 e 8.2: Itens Percentual Memorial 70% a) Experiência em movimentos 20% sociais/sindicais b) Experiência em atividades de 20% gestão do trabalho c) Experiência em processos de 20% negociação como gestor e/ou representante dos trabalhadores d) Experiência em Processos 10% Educativos Currículo 30% 9 Critério de Desclassificação: Será considerado desclassificado o candidato que deixar de atender aos itens deste Edital. 10- Critério de Desempate: a) Maior pontuação curricular geral b) Maior pontuação no memorial. c) Idade mais avançada. Observações Finais: Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção. A ENSP/FIOCRUZ poderá fazer alterações neste Edital.

6 6 ANEXO I DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE E HABILIDADE (letras h; e i do item 7 do Edital) Eu..., declaro para fins de participação no Curso... do EAD/ENSP/FIOCRUZ, ter inteiro comprometimento e disponibilidade para atuar e desenvolver as atividades como tutor, participando dos encontros presenciais e trabalhos a distância e dedicando o tempo estabelecido no Edital. Declaro, ainda, possuir todas as condições de habilidade para utilização de computadores e recursos de conectividade, utilizando os programas previstos no Edital. Local, data e assinatura do candidato

7 7 ANEXO II DECLARAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL (letras j; k; l do item 7 do Edital) Declaro que o docente/profissional..., matrícula nº..., está liberado para realizar as atividades a distância, com carga horária de... horas semanais, assim como, para participar dos... (nº) encontros presenciais previstos no Curso de... Declaro, ainda, que o mesmo terá a sua disposição um computador, com as configurações exigidas pelo Edital, assim como, o acesso aos recursos de conectividade para a realização das atividades do curso. Informo está ciente de que se trata de um curso de caráter formativo cujo processo de certificação dependerá de aproveitamento acadêmico demonstrado. Local, data e assinatura (constatando o nome e matrícula do chefe do departamento da instituição ao qual o candidato está vinculado). Obs: O documento deve ser em papel timbrado com firma reconhecida.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Rio de Janeiro, em 07 de julho de 2014 Saúde do Trabalhador e Ecologia H uman a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDITA L PARA S E L EÇÃ O D E T U TOR E S A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP),

Leia mais

1. DO OBJETO: 2. DO OBJETIVO:

1. DO OBJETO: 2. DO OBJETIVO: 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE E GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E TECNOLÓGICOS EM SAÚDE DA EAD/ENSP/FIOCRUZ EM PARCERIA COM

Leia mais

Curso de Especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde

Curso de Especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde 1 Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2012. Curso de Especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES (PROFESSORES-PESQUISADORES)

Leia mais

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2015 Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr)

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr) Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2016. ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr) EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde

Leia mais

Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos

Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos Rio de Janeiro, 06 de janeiro de 2012 Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 2009. CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REGIÃO SUDESTE A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo

Leia mais

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2015 Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (CEES)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (CEES) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA Edital n.º 04/2012- NESC/UFRN Regulamenta o processo de admissão de alunos para o curso de Especialização

Leia mais

3.1 Anexo I: Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde em Saúde; 3.2 Anexo II: Vigilância Sanitária.

3.1 Anexo I: Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde em Saúde; 3.2 Anexo II: Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2009 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES DE CURSOS DA EAD/ENSP/FIOCRUZ INSERIDOS NO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC) A Educação

Leia mais

Gestão da Saúde da Pessoa Idosa

Gestão da Saúde da Pessoa Idosa Rio de Janeiro, em 03 de novembro de 2014 Gestão da Saúde da Pessoa Idosa CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO P R O C E S S O S E L E T I V O P A R A A S V A G A S D E A L U N O S A Escola Nacional de Saúde Pública

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VICE-REITORIA/CENTRO BIOMÉDICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Edital Nº 02/2014 Processo Seletivo de Tutores para o Curso

Leia mais

1. Objeto: 2. Objetivo:

1. Objeto: 2. Objetivo: 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES LOCAIS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE E GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E TECNOLÓGICOS EM SAÚDE DA EAD/ENSP/FIOCRUZ EM PARCERIA

Leia mais

EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE EDITAL Nº 09/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) por meio da Escola

Leia mais

Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2016. Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio

Leia mais

EDITAL N 02/12/UNA-SUS/UFCSPA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL N 02/12/UNA-SUS/UFCSPA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL N 02/12/UNA-SUS/UFCSPA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de

Leia mais

A v a l i a ç ã o e m S a ú d e

A v a l i a ç ã o e m S a ú d e Rio de Janeiro, 8 de junho de 2015 A v a l i a ç ã o e m S a ú d e CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CHAMADA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSISTAS 03/2015 A Escola de Administração da Universidade

Leia mais

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Rio de Janeiro, 04 de junho de 2012 S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS 1 Rio de Janeiro, 02 de maio de 2016 GESTÃO EM SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM MOMENTOS PRESENCIAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2014. Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA Nº 01/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA Nº 01/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SAÚDE PÚBLICA Nº 01/2014 O Diretor Geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Rio de Janeiro, em 04 de outubro de 2012 S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública

Leia mais

C U R S O D E Q U A L I F I C A Ç Ã O D E G E S T O R E S D O S U S REGIÃO SUDESTE. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

C U R S O D E Q U A L I F I C A Ç Ã O D E G E S T O R E S D O S U S REGIÃO SUDESTE. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 2010 C U R S O D E Q U A L I F I C A Ç Ã O D E G E S T O R E S D O S U S CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES REGIÃO SUDESTE Rio de Janeiro, São Paulo

Leia mais

Curso de Especialização Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências

Curso de Especialização Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências Rio de Janeiro, 29 de abril de 2016 Curso de Especialização Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PROGESUS

INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PROGESUS INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PROGESUS A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca /FIOCRUZ, o Conselho de Secretários

Leia mais

EDITAL Nº 46/2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL MODALIDADE EAD

EDITAL Nº 46/2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL MODALIDADE EAD EDITAL Nº 46/2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL MODALIDADE EAD O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES E CONSELHEIROS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES E CONSELHEIROS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 2009 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES E CONSELHEIROS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Leia mais

EDITAL N 59 DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL N 59 DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL N 59 DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL MODALIDADE EAD O Instituto Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Educação Núcleo de Educação a Distância Edital de Seleção de Tutores Presenciais UAB II/SEED/MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Educação Núcleo de Educação a Distância Edital de Seleção de Tutores Presenciais UAB II/SEED/MEC EDITAL Nº011/2009 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA AS CIDADES PÓLOS Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do NEAD, torna público, por meio deste EDITAL, o processo de seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL Oferta ENSP Regular - Anual CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL Coordenação: Gíssia Gomes Galvão Célia Regina de Andrade Serviço de Gestão Acadêmica:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II

Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II Rio de Janeiro em 27 de outubro de 2010 Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz ENSP/FIOCRUZ,

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU CHAMADA PÚBLICA 02/2010 Processo Seletivo simplificado para contratação de tutores a distância temporários. O Núcleo de Educação a Distância NEAD da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o

Leia mais

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr) EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr) EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 206 ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua ecr) EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES R E T I F I C A Ç Ã O D O

Leia mais

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 2015 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E A L U N O S A Escola Nacional

Leia mais

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL N PROPPG 008-2016

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE

EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO

Leia mais

ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Rio de Janeiro, em 19 de maio de 2014. ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE C U R S O D E E S P E C I A L I Z A Ç ÃO E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E E S

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a

E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a Rio de Janeiro, em 05 de dezembro de 2014 E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a CURSO DE APERFEIÇOAMENTO P R O C E S S O S E L E T I V O D E A L U N O S P A R A P R E E N C

Leia mais

E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E A L U N O S

E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E A L U N O S Rio de Janeiro, em 19 de dezembro de 2014 Gestão de Redes de Atenção à Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E A L U N O S A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da

Leia mais

Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público

Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público Rio de Janeiro, em 08 de junho de 2015 Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

Edital para Seleção de Preceptores

Edital para Seleção de Preceptores Edital para Seleção de Preceptores Centro Colaborador: Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Processo Seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática

Leia mais

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Rio de Janeiro, em 20 de abril de 2012 S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública

Leia mais

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Rio de Janeiro, 18 de abril de 2012 S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS A Escola Nacional de Saúde Pública

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense 1 Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, em 12 de maio de 2014. Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde

Leia mais

Modalidade Semipresencial Edital Simplificado de Abertura nº 02/2016

Modalidade Semipresencial Edital Simplificado de Abertura nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) Inscrição de discentes para o Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DA EAD/ENSP/FIOCRUZ OFERTADOS NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DA EAD/ENSP/FIOCRUZ OFERTADOS NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC) 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DA EAD/ENSP/FIOCRUZ OFERTADOS NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC) A Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Leia mais

Chamada para seleção de candidatos para o curso de Especialização em Saúde Coletiva.

Chamada para seleção de candidatos para o curso de Especialização em Saúde Coletiva. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - 2015 Chamada para seleção de candidatos para o curso de Especialização em Saúde Coletiva. I. Apresentação A FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, entidade pública criada e

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA A REGIÃO CENTRO-OESTE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA A REGIÃO CENTRO-OESTE Rio de Janeiro em 24 de julho de 2009 CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA A REGIÃO CENTRO-OESTE A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação

Leia mais

2.1. Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde

2.1. Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde EDITAL DE SELEÇÃO DE ESPECIALIZANDOS PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESPECIALIZANDOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM: GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS, GESTÃO DA CLÍNICA NAS REGIÕES DE SAÚDE;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNA-SUS CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL Nº 03/2014 UNA-SUS/UFMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNA-SUS CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL Nº 03/2014 UNA-SUS/UFMA CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL Nº 03/2014 UNA-SUS/UFMA A UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UNA-SUS/UFMA, no uso de suas atribuições legais, comunica aos interessados

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS Rio de Janeiro, em 27 de janeiro 2014. A p o i o M a t r i c i a l n a A t e n ç ã o B á s i c a c o m ê n f a s e n o s N ú c l e o s d e A p o i o à S a ú d e d a F a m í l i a ( N A S F ) CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE.

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) INSTITUTO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - IATS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO SEXUALIDADE, PREVENÇÃO DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

CURSO DE FORMAÇÃO SEXUALIDADE, PREVENÇÃO DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS. GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEE GERÊNCIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA OPERACIONAL DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS GERÊNCIA

Leia mais

Gestão de Redes de Atenção à Saúde

Gestão de Redes de Atenção à Saúde Rio de Janeiro, em 16 de outubro de 2015 Gestão de Redes de Atenção à Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso das suas atribuições,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 24/2013, de 11 de outubro de 2013

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 24/2013, de 11 de outubro de 2013 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 24/2013, de 11 de outubro de 2013 Seleção de Orientadores de Aprendizagem do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS

EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública

Leia mais

EDITAL Nº 1, DE 3 DE JANEIRO DE 2013.

EDITAL Nº 1, DE 3 DE JANEIRO DE 2013. EDITAL Nº 1, DE 3 DE JANEIRO DE 2013. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização

S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização Rio de Janeiro, em 09 de abril de 2014 S a ú d e d o T r a b a l h a d o r e E c o l o g i a H u m a n a Curso de Especialização P R O C E S S O S E L E T I V O P A R A A S V A G A S D E A L U N O S A

Leia mais

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas.

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº01/2014 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação a Distância Programa Universidade Aberta do Brasil UAB 2014 Seleção Simplificada de Tutores

Leia mais

EDITAL N 07 / 2014 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL N 07 / 2014 PROGRAD/CIPEAD EDITAL N 07 / 2014 PROGRAD/CIPEAD CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO MODALIDADE A DISTÂNCIA - TURMA 2014 A Universidade Federal do Paraná (UFPR) - torna pública as normas que

Leia mais

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec EDITAL Nº 01/2016 e-tec A, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Coordenação de Tecnologia na Educação, do da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso das suas atribuições,

Leia mais

e)são Paulo Balneário São Francisco

e)são Paulo Balneário São Francisco EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA POLO DE APOIO PRESENCIAL DA UAB DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM: ESPORTES E ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),

Leia mais

C u r s o d e Q u a l i f i c a ç ã o d e G e s t o r e s d o S U S - I I

C u r s o d e Q u a l i f i c a ç ã o d e G e s t o r e s d o S U S - I I Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2010 C u r s o d e Q u a l i f i c a ç ã o d e G e s t o r e s d o S U S - I I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO P R O C E S S O D E S E L E Ç Ã O P A R A V A G A S D E A L U N

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

EDITAL N o 02/ 2015 1. OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL N o 02/ 2015 1. OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PROPPi FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FEUFF COORDENADORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA - CEAD EDITAL N o 02/ 2015 A Universidade Federal

Leia mais

CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS

CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS Rio de Janeiro em 20 de julho de 2009 CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ALUNOS CHAMADA PARA VAGAS REMANESCENTES PARA OS ESTADOS DE ALAGOAS, BAHIA, MARANHÃO,

Leia mais

EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ SESA, CNPJ: 76.416.866/000-40

Leia mais

Edital 01/2016 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 01/2016 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 01/2016 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/1 PARA INGRESSO EM CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/1 PARA INGRESSO EM CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÕNIA CAMPUS VILHENA DEPARTAMENTO DE ENSINO EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ POLO SANTA INÊS

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ POLO SANTA INÊS INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ POLO SANTA INÊS EDITAL Nº 01/ 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS, PARA A FUNÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL, PARA ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/BA, NO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ, a Universidade Federal do Espírito

Leia mais

C u r so em Gestão de R ed e s de Atenção à Saúde

C u r so em Gestão de R ed e s de Atenção à Saúde Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 2013 C u r so em Gestão de R ed e s de Atenção à Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E D I T A L P A R A S E L E Ç Ã O D E A L U N O S UFs: ACRE, AMAZONAS, AMAPÁ, PARÁ, RONDÔNIA,

Leia mais

G e s t ã o e m S a ú d e

G e s t ã o e m S a ú d e Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2012. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA EAD/ENSP/FIOCRUZ OFERTADOS NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/SEED/MEC) G e s t ã o e m S a ú d e E D I T A L P A R A S E

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público

Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público DEVIDO À GREVE DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ PODERÁ HAVER ALGUMA DIFICULDADE EM EVENTUAL CONTATO TELEFÔNICO E POSSÍVEIS ATRASOS NAS RESPOSTAS AOS E-MAILS PARA SANAR DÚVIDAS SOBRE ESSE PROCESSO SELETIVO.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ACESSIBILIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2º semestre / 2014

CHAMADA PÚBLICA 2º semestre / 2014 Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas CHAMADA PÚBLICA 2º semestre / 2014 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR NA ÁREA DA INFECTOLOGIA Coordenação: Eunes de Castro Milhomem,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO IUA nº. 002 de 22/01/2016 O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA IPC Coimbra/Portugal e a Faculdade Einstein, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 006 de 14/10/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico torna público, para conhecimento

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ANÁLISE ESPACIAL E GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: Christovam Barcellos e Mônica Magalhães Objetivos do Curso Introduzir conceitos básicos

Leia mais

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014.

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. A Universidade Federal de Roraima-UFRR, por meio da Comissão Permanente de Vestibular CPV, torna público o Processo Seletivo Simplificado, para

Leia mais

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014.

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MJ CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD-UNB PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL Nº 008/2013 CEAD-UNB, DE 25 DE JULHO DE 2013 A diretora

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS REITORIA EDITAL PARA A SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS TÉCNICOS DO PROGRAMA E-TEC BRASIL

Leia mais