ANEXO 1. Regras de segurança numa aula prática de Química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO 1. Regras de segurança numa aula prática de Química"

Transcrição

1 i ANEXO 1 Regras de segurança numa aula prática de Química

2 Regras de segurança numa aula prática de Química ii Usar sempre uma bata de algodão, de mangas compridas, na altura dos joelhos e fechado; Usar calçados fechados, de preferência, em couro ou similar; Não usar os aventais de laboratório, as luvas, os óculos de protecção ou outras vestimentas fora do laboratório; Não usar lentes de contacto no laboratório, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos; Usar óculos protectores de segurança durante todo o período de trabalho no laboratório; Guardar os objectos pessoais como bolsas, blusas, etc, em armários, de preferência em áreas externas ao laboratório; Não usar relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório; Seguir correctamente o roteiro de aula e usar sempre materiais e equipamentos adequados; Não beber, comer ou fumar no laboratório; Caminhar com atenção e nunca correr no laboratório; Não levar a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos; Brincadeiras são absolutamente proibidas nos laboratórios; Receber visitas apenas fora do laboratório, pois elas não conhecem as normas de segurança e não estão adequadamente vestidas; Em caso de acidentes, manter a calma e chamar o professor ou o técnico responsável; Todo o acidente com reagentes deve ser limpo imediatamente protegendo-se se necessário. No caso de ácidos e bases devem ser neutralizados antes da limpeza; Após a experiência, todo o material deve ser cuidadosamente desmontado e limpo; Antes de sair do laboratório, verificar se as torneiras de água e de gás estão fechadas, bem como se os aparelhos utilizados estão desligados; Antes de manipular qualquer reagente, deve-se tomar conhecimento das suas características com relação à toxicidade, inflamabilidade e explosividade; Usar a capela sempre que trabalhar com solventes voláteis, produtos tóxicos e reacções perigosas, explosivas ou tóxicas;

3 iii Nunca testar amostras ou reagentes pelo sabor. E os odores devem ser verificados com muito cuidado; As substâncias inflamáveis devem ser manipuladas em locais distantes de fontes de aquecimento; Não jogar reagentes ou resíduos de reacções na pia. Os resíduos devem ser depositados num frasco de descarte; Ter cuidados especiais quando manipular substâncias com potencial carcinogênico; Os reagentes e soluções utilizados devem ser claramente identificados. As soluções devem apresentar data de preparo, validade e o nome do analista que as preparou; Ao final de cada aula, as vidrarias utilizadas durante o trabalho de laboratório devem ser esvaziadas nos frascos de descarte, lavadas convenientemente com água ou outro solvente apropriado e arrumadas em local próprio; Vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas devem ser descartadas, avisando previamente o professor e/ou o responsável pelo laboratório;

4 iv ANEXO 2 Algumas técnicas básicas de trabalho laboratorial

5 v Algumas técnicas básicas de trabalho laboratorial I- Verter um líquido para um tubo de ensaio 1- Retirar a tampa do frasco, colocando-a entre os dedos. 2- Pegar no frasco, mantendo a tampa entre os dedos, com rótulo virado para cima. 3- Verter cuidadosamente o líquido para o tubo de ensaio, colocando a boca do frasco em contacto com uma vareta limpa. II- Colocar um reagente sólido num tubo de ensaio ou num balão de vidro 1- Com uma espátula de meia cana, retirar uma pequena quantidade de sólido do frasco. 2- Introduzir a espátula no tubo de ensaio e virá-la. III- Dissolver um sólido no tubo de ensaio 1- Colocar o sólido no tubo. 2- Com um esguicho de água destilada, adicionar água gradualmente, agitando suavemente o tubo. IV- Aquecer um tubo de ensaio 1- Segurar o tubo de ensaio com uma pinça. 2- Inclinar ligeiramente o tubo e aquecê-lo na parte superior e média do líquido, agitando-o muito ligeiramente de modo possibilitar um aquecimento uniforme. V- Dobrar um papel de filtro Dobrar como mostra a figura. As dobras não devem ser vincadas.

6 VI- Filtrar uma suspensão vi 1- Montar o funil no suporte e colocar num copo sob o funil, conforme mostra a figura. 2- Verter o líquido a filtrar, encostando a saída do recipiente a uma vareta ligeiramente inclinada. VII- Pesar uma pequena quantidade de um reagente sólido 1- Colocar uma pequena quantidade do reagente num papel dobrado, agitando o respectivo frasco ou utilizando uma espátula. 2- Colocar outro papel dobrado numa balança e medir a respectiva massa. 3- Transferir o sólido para o papel dobrado colocado sobre a balança, batendo suavemente com um lápis, até se atingir a massa desejada. VIII- Inserir um tubo de vidro numa rolha 1- Lubrificar o tubo e a rolha com água ou glicerina, de preferência. 2- Segurar na rolha com uma mão e no tubo com a outra, com os dedos a cerca de 2 cm da rolha. 3- Proteger a mão que segura no tubo com um pano ou uma toalha. 4- Rodar e empurrar o tubo cuidadosamente. 5- Limpar qualquer excesso de água ou glicerina com o pano.

7 vii IX- Utilização do bico de Bunsen 1- Ao trabalhar, deve utilizar-se chama azulada, que se obtém com a entrada de ar aberta. 2- A chama azulada proporciona uma temperatura mais alta e não suja os objectos que aquece. X- Medir o volume de um líquido com uma proveta 1- Transferir uma quantidade inferior à desejada para a proveta. 2- A leitura é feita no menisco inferior da superfície do líquido, colocando a proveta ao nível dos olhos. 3- Adicionar o líquido restante até perfazer a quantidade desejada. XI- Medir o volume de um líquido com uma pipeta graduada 1- Com uma pera de sucção fixada na pipeta, retirar lentamente uma quantidade ligeiramente superior à desejada. 2- Acertar o volume pelo traço da pipeta, controlando a saída de líquido com o dedo. 3- Verter o líquido para o recipiente desejado, abrindo a abertura superior da pipeta.

8 viii ANEXO 3 Vidrarias e Outros Equipamentos de Laboratório

9 Vidrarias e Outros Equipamentos de Laboratório ix Almofariz com pistilo Usado na trituração e pulverização de sólidos. Balão de fundo chato Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reacções com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com rede de amianto. Balão de fundo redondo Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a rotaevaporador. Balão volumétrico Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório. Becker É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reacções entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efectuar reacções de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a Rede de Amianto.

10 x Bureta Aparelho utilizado em análises volumétricas Cadinho Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, por isso pode ser levado directamente ao Bico de Bunsen. Cápsula de Porcelana Peça de porcelana usada para evaporar líquidos das soluções. Condensador Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos. Dessecador Usado para guardar substâncias em atmosfera com baixo índice de humidade. Erlenmeyer Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reacções entre soluções.

11 xi Funil de Buchner Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de Filtro em conjunto com o Kitasato. Funil de separação Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extracção líquido/líquido. Funil de Haste longa Usado na filtração e para retenção de partículas sólidas. Não deve ser aquecido. Kitasato Utilizado em conjunto com o Funil de Buchner em filtrações a vácuo. Pipeta graduada Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida. Pipeta volumétrica Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida.

12 xii Proveta ou Cilindro graduado Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida. Tubo de ensaio Empregado para fazer reacções em pequena escala, principalmente em testes de reacção em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado directamente sob a chama do Bico de Bunsen. Vidro de Relógio Peça de Vidro de forma côncava, é usada em análises e evaporações. Não pode ser aquecida directamente. Anel ou Argola Usado como suporte do funil na filtração. Balança Digital Para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão. Bico de Bunsen É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Em sua substituição usam-se as placas de aquecimento.

13 xiii Estante para tubo de ensaio É usada para suporte dos tubos de ensaio. Garra de Condensador Usada para prender o condensador à haste do suporte ou outras peças como balões, erlenmeyers etc. Pinça de madeira Usada para prender o Tubo de ensaio durante o aquecimento. Pinça metálica Usada para manipular objectos aquecidos. Pisseta ou Frasso lavador Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.

14 xiv Suporte universal Utilizado em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral. Rede de Amianto Suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo Bico de Bunsen. Tripé Sustentáculo para efectuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a Rede de Amianto.

15 xv ANEXO 4 Experiências de laboratório

16 Fichas de actividades experimentais xvi Experiência 1: Propriedades dos elementos da Tabela Periódica - reactividade dos elementos do grupo 1. Reagentes: Li, Na, K, água e Fenolftaleína Materiais: 3 balões volumétricos de 50 ml. Procedimento: 1- Corte pequenos pedaços de Li, Na e K e deixe-os por alguns minutos expostos ao ar. 2- Verifique que a colaração dos metais torna-se rapidamente esbranquiçada, devido à rápida formação de camada de óxido em suas superfícies. 3- Encha os 3 balões com água e adicione separadamente uma pequena amostra do metal em cada um deles. 4- Observe a reacção que ocorre imediatamente. Os metais alcalinos são extremamente reactivos e reagem violentamente com a água, originando os respectivos hidróxidos. 5- Comprove a formação dos hidróxidos deitando algumas gotas de fenolftaleína sobre as soluções e observando-se a colaração rósea que elas adquirem. 6- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002

17 xvii Experiência 2: Propriedades dos elementos da Tabela Periódica - reactividade dos elementos do grupo 2. Reagentes: Mg, mármore em pó (CaCO 3 ), água e Fenolftaleína Materiais: Pinça metálica Vidro de relógio Bico de Busen e cadinho Tubo de ensaio Procedimento: 1- Aquecer com auxílio da pinça metálica, um pedaço de magnésio metálico colocada sobre o vidro de relógio e observe a formação de óxido de magnésio. 2- Adicione o resíduo da combustão em um tubo de ensaio com água. Agite e deita algumas gotas de fenolftaleína. A solução tornar-se-á rósea, pois em reacção com água, o óxido de magnésio forma o hidróxido.do respectivo metal. 3- Aquecer no cadinho uma pequena quantidade em pó (carbonato de cálcio). O calor irá decompor o carbonato. 4- Deixe o cadinho esfriar e teste a formação de óxido de cálcio pela adição de água ao cadinho. 5- Adicione algumas gotas de fenolftaleína e observe coloração rósea, que indicará a formação do hidróxido de cálcio. 6- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002

18 xviii Experiência 3: Propriedades dos elementos da Tabela Periódica - reactividade dos elementos do grupo 17 Reagentes: Soluções de cloreto de sódio 0,1 M; brometo de sódio 0,1M; iodeto de sódio 0,1 M; cloro ou água de cloro; bromo ou água de bromo e iodo ou água de iodo. Materiais: 1 comboplate 6 propettes de colo fino 3 microespátulas de plástico. Procedimento: 1- Com uma propette limpa deite 3 gotas de solução aquosa de cloreto de sódio em cada uma das cavidades B1, B4 e B7. 2- Com uma propette limpa deite 3 gotas de solução aquosa de brometo de sódio em cada uma das cavidades B2, B5 e B8. 3- Com uma propette limpa deite 3 gotas de solução aquosa de iodeto de sódio em cada de iodeto de sódio em cada uma das cavidades B3,B6 e B9. 4- Com uma propette limpa deite 5 gotas de solução aquosa de cloro em cada uma das cavidades B1 a B3. Mexa cada uma das soluções com uma espátula limpa e observe as mudanças de cores nas soluções. 5- Com uma propette limpa deite 5 gotas de solução aquosa de bromo em cada uma das cavidades B4 a B6. Mexa cada das soluções com uma espátula limpa e observe as mudanças de cores nas soluções. 6- Com uma propette limpa deite 5 gotas de solução aquosa de iodo em cada uma das cavidades B7 a B9. Mexa cada uma das soluções com uma espátula limpa e observe as mudanças de cores nas soluções. 5- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002.

19 Experiência 4: Estrutura das substâncias - solubilidade das substâncias. xix Reagentes: acetona, palhetas de iodo, álcool etílico, sulfureto de carbono, enxofre e água. Materiais: 8 tubos de ensaio 2 suportes para tubos de ensaio 1 espátula Procedimento: 1- Em quatros tubos de ensaio deita um pouco de iodo e nos outros quatros deita um pouco de enxofre. 2- Coloca os tubos que contêm iodo num suporte e os que contêm enxofre noutro suporte. 3- A um dos tubos do primeiro suporte adiciona uma pequena quantidade de água, a outro uma pequena quantidade de álcool etílico, a outro sulfureto de carbono e, ao outro, acetona. 4- Procede de igual modo com os tubos do segundo suporte. 5- Agite cada um dos tubos, observa e regista as tuas conclusões. 6- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: MENDONÇA, Lucinda e RAMALHO. Quuímica 2, No Mundo em Transformação, 9º Ano de Escolaridade. Texto Editora

20 Experiência 5: Estrutura das substâncias - Condutibilidade da corrente eléctrica de sais. xx Reagentes: Sulfato de cobre (II) e água desionizada. Materiais: 1 pilha de 4,5 V ou 6,0 V. 1 voltímetro 2 eléctrodos de grafite Fios de ligação e crocodilos 1 gobelé de 100 ml 1 vareta de vidro 1 lâmpada Papel de filtro + - Procedimento: 1- Monte correctamente o circuito eléctrico conforme indica a figura acima. 2- Com os dois terminais dos fios de ligação, toca em dois pontos da superfície do cristal de sulfato de cobre (II) e observa que o voltímetro não acusa a passagem da corrente eléctrica. 3- Substitui o cristal de sulfato de cobre (II) por uma solução aquosa do mesmo sal e verificarás que ao contrário da primeira situação, o voltímetro indica a passagem da corrente. 4- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: CRUZ, Maria Natália; MARTINS, Anabela e MARTINS, Isabel Pinheiro. À Descoberta da Química, Ciências Físico-Químicas, 2º volume, 9º Ano de Escolaridade. Porto Editora

21 Experiência 6: Ligações intermoleculares - Sublimação do iodo. xxi Materiais: 1 gobelé de 100 ml 1 vidro de relógio 1 lamparina 1 tripé com rede 1 espátula Fósforos Palhetas de iodo Gelo Procedimento: 1- Coloca algumas palhetas de iodo no gobelé e tapa-o com vidro de relógio onde se coloca previamente um pouco de gelo. 2- Aquece suavemente o gobelé com a ajuda da lamparina e observa a rápida sublimação do iodo, o que indica uma fraca força intermolecular. 4- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: MACIEL, Noémia e MIRANDA, Ana. Eu e a Química, Físico- Químicas, 9º Ano de Escolaridade. Porto Editora

22 xxii Experiência7: Reacção química - Preparação de um indicador caseiro e verificação do ph de algumas substâncias. Material: Comboplate microespátula de plástico micropipetas panela fósforos coador Reagentes: vinagre incolor, Sprite, água de sabão, repolho roxo e água destilada. Procedimento: 1- Corte pequenos pedaços de repolho roxo, coloque-os numa panela pequena e acrescente água destilada até cobri-los. 2- Ponha a panela ao lume e deixe ferver até que a água seja reduzida à metade do volume inicial 3- Com o auxílio de um coador separe a solução obtida dos fragmentos sólidos de repolho. 4- Introduza nas cavidades A1 a A3 10 gotas de vinagre, Sprite e água de sabão, respectivamente. 5- Adicione gotas da solução de repolho em cada cavidade e misture com a ajuda da microespátula. 6- Registe a cor de cada uma das soluções. 7- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002.

23 Experiência 8: Reacção química - Reacção do ferro com a solução de sulfato de cobre. xxiii Material: Comboplate micropipeta microespátula de plástico Reagentes: limalha de ferro e solução de sulfato de cobre Procedimento: 1- Com a ajuda da micropipeta, introduza dez gotas de solução aquosa de sulfato de cobre numa cavidade do comboplate. 2- Introduza a limalha de ferro na solução da cavidade. 3- Observe as transformações ocorridas na cavidade. 4- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: CRUZ, Maria Natália; MARTINS, Anabela e MARTINS, Isabel Pinheiro. À Descoberta da Química, Ciências Físico-Químicas, 2º volume, 9º Ano de Escolaridade. Porto Editora

24 xxiv Experiência 9: Reacção química - Reacção do nitrato de chumbo (Pb(NO3)2(aq)) com iodeto de sódio (NaI (aq)). Material: Comboplate micropipeta microespátula de plástico Reagentes: solução de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2 (aq) ) [0,50 M], solução de iodeto de sódio (NaI (aq)) [0,50 M] e água. Procedimento: 1- Com a ajuda de uma micropipeta, deite 2 gotas de nitrato de chumbo nas cavidades A1 a A5 conforme se indica na tabela. 2- Com outra micropipeta adicione gotas de iodeto de sódio nas cavidades A1 a A5 de forma a obter em cada uma 12 gotas de mistura. Cavidade A1 A2 A3 A4 A5 Gotas de Pb(NO 3 ) [0,50 M] Gotas de NaI [0,50 M] Com a ajuda de uma microespátula, agite o conteúdo de cada cavidade. 4- Coloque água quente num contentor de plástico até uma altura de 1,5 cm. Faça flutuar o comboplate em água quente durante cinco minutos. 5- Retire o comboplate e deixe repousar cerca de 5 minutos. 6- Após cinco minutos, utilize uma pequena régua graduada para medir a altura aproximada do precipitado que se forma em cada cavidade. 7- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002.

25 Experiência 10: Reacção química - Reacção entre bromo, ciclohexano e hex-1-eno. xxv Reagentes: Solução de bromo, ciclcohexano e hex-1-eno. Material: 1 comboplate 3 propettes de colo fino 2 microespátulas de plástico Procedimento: 1- Com uma propette, deite 5 gotas de ciclohexano na cavidade A1. 2- Com uma propette, deite 5 gotas de hex-1-eno na cavidade A3. 3- Com uma propette limpa, junte 5 gotas de solução de bromo em cada uma das cavidades e observe o que acontece. 4- Mexa bem o conteúdo de cada cavidade com uma microespátula limpa e observe o que acontece. 5- Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: GFICA e UNESCO. EXPERIÊNCIAS DE MICROCIÊNCIA, módulos avançados de aprendizagem.2002.

26 xxvi Experiência 11: Soluções - Preparação de 100 cm 3 de uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha), com concentração 150 g/dm 3. Reagentes: cloreto de sódio (NaCl) e água Materiais: balança vidro de relógio espátula gobelé vareta balão volumétrico de 100 cm 3 esguicho. Procedimento: 1- Pesar, num vidro de relógio, 15,0g de cloreto de sódio (NaCl). 2- Com ajuda de uma espátula, transferir a amostra pesada do cloreto de sódio (NaCl) para um gobelé e, com uma vareta, dissolvê-la num pouco de água. 3- Passar a pequena quantidade de solução preparada para um balão graduado de 100 ml; deitar um pouco mais de água no gobelé para remover completamente todo o resíduo de cloreto de sódio; transferir também essa água para o balão e homogeneizar a mistura. 4- Com um esguicho, acrescentar mais água ao balão até perfazer o volume pretendido que, neste caso, é de 100 cm 3. A solução obtida vai apresentar a concentração de 150 g/dm Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: MACIEL, Noémia e MIRANDA, Ana. Eu e a Química, Físico- Químicas, 9º Ano de Escolaridade. Porto Editora

27 Experiência 12: Reacção química - Reacção do cobre com oxigénio. xxvii Reagentes: Dióxido de magnésio em pó, solução aquosa recente de peróxido de hidrogénio 10%, cobre em pó, álcool metílico para a microlamparina e água da torneira. Material: 1 comboplate 1 tampa 1 1 tampa 2 2 tubos de silicone ( 4 cmx4 mm) 1 seringa 2 ml 2 microespátulas de plástico 1 tubo de combustão de vidro 1 propette de colo fino 1 microlamparina 1 caixa de fósforos Procedimento: 1- Usando a extremidade em forma de colher da microespátula, deite 1 espátula rasa de dióxido de magnésio em pó na cavidade F6 da comboplate. 2- Encha até ¾ a cavidade F1 com água da torneira e feche bem a cavidade com a tampa 2. Certifique-se que o orifício na tampa está virado para dentro. Feche bem a cavidade F6 com a tampa Ligue um dos tubos de silicone ao tubo de ligação na tampa 1. Ligue o outro tubo de silicone ao tubo de ligação na tampa Segure o tubo em posição horizontal e use a ponta estreia de uma microespátula limpa para colocar uma pequena quantidade de pó de cobre no meio do tubo. 5- Mantenha o tubo de vidro horizontal e ligue um dos seus extremos ao tubo de silicone na tampa 1. Ligue o outro extremo ao tubo de silicone na tampa Encha a seringa com 0,5 ml de solução recente de peróxido de hidrogénio a 10%. Adapte a seringa à entrada de seringa na tampa 1 na cavidade F6

28 xxviii 7- Acenda a microlamparina e coloque-a afastada da comboplate. 8- Adicione muito lentamente com a seringa o volume de 0,5 ml de peróxido de hidrogénio a 10% na cavidade F6 9- Depois de algumas bolhas se terem libertado através da água na cavidade F1, coloque a chama da microlamparina a meio do tubo de vidro, onde foi colocado o cobre em pó. Observe o que acontece no tubo de vidro, onde foi colocado o cobre em pó. Observe o que acontece no tubo de vidro durante o aquecimento. 10- Pare o aquecimento do cobre ao fim de 5 minutos, ou depois de o cobre ter mudado de aspecto. Apague a microlamparina. 11- Se vir que a água está a ser aspirada da cavidade F1 para o tubo de vidro, desligue a tampa 2 da cavidade F Elaborar o relatório dos trabalhos efectuados. Referência Bibliográfica: CAVALEIRO, M. Neli; DIAS, Fernando e RODRIGUES, M. Margarida. O Mundo da Química 2, 9º Ano de Escolaridade. Porto. Edições Asa

29 xxix ANEXO 5 Questionário

30 Questionário xxx Ensino da Química no 2º Ciclo do Ensino Secundário em Cabo Verde Responda, com objectividade, as questões que se seguem colocando, em cada grupo, no quadrado à esquerda um dos números de 1 a Sempre 2 - Quase sempre 3 - Às vezes 4 - Poucas vezes 5 Nunca I. PLANIFICAÇÕES Participa em todas as planificações elaboradas pelo seu colectivo? Os conteúdos são planificados em função dos objectivos relevantes? Os elementos do seu colectivo discutem previamente os conteúdos antes de os planificar? Nas planificações, levam - se em conta os recursos disponíveis na escola e as socio-económicas dos discentes? condições Indique sugestões para melhoria do processo II. MANUAIS Os manuais de Química existentes em Cabo Verde são adequados aos conteúdos relevantes do programa utilizado? Existem manuais de Química na biblioteca da sua Escola? Os alunos possuem manuais de Química que utilizam para estudar os conteúdos leccionados nas aulas? Os alunos possuem hábitos de estudar nos manuais de Química? III. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Participa em todas as coordenações pedagógicas do seu colectivo? A coordenação é feita de forma individual? Na coordenação o coordenador leva em conta as preocupações colocadas pelos professores do grupo de disciplina? Os professores com mais experiência mostram-se disponíveis em colaborar com os menos experientes? Indique sugestões para melhoria do processo IV. OBSERVAÇÃO DE AULAS O coordenador faz visita às aulas? As recomendações feitas após às visitas são acatadas? Os professores vêem como benéfico a observação às aulas?

31 O coordenador convida os professores para assistir as suas aulas? xxxi Indique sugestões para melhoria do processo V. ELABORAÇÃO DE TESTES Os testes são elaborados no grupo de disciplina? Os testes são elaborados tendo em conta os objectivos traçados na planificação dos conteúdos? Os professores levam em conta a linguagem utilizada na elaboração dos testes, de modo a facilitar a compreensão das questões? Os testes são elaborados tendo em conta o tempo para a sua execução? Indique sugestões para melhoria do processo VI. AULAS DE RECUPERAÇÃO Há aulas de recuperação para os alunos que possuem dificuldades na aprendizagem? As aulas de recuperação são dadas no final de cada conteúdo? Dá-se atendimento personalizado aos alunos nas aulas de recuperação? Após as aulas de recuperação, os alunos que tinham dificuldades conseguem acompanhar de forma normal os conteúdos seguintes? Indique sugestões para melhoria do processo VII. ACTIVIDADES LABORATORIAIS Existem materiais laboratoriais e reagentes disponíveis para realização de experiências no laboratório da sua escola? Realiza experiências propostas no programa da Química? Depois da realização das experiências os alunos assimilam os conteúdos correspondentes com maior facilidade? Se nunca realizou actividades laboratoriais com os seus alunos, indique as principais razões: VIII. VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIO Realiza com os seus alunos visitas de estudos à(s) fábrica(s) onde há ligação entre as actividades da fábrica com os conteúdos leccionados? Há intercâmbio de relações entre os seus alunos com os das outras escolas? Acha que o intercâmbio/visita de estudo é uma das formas para melhorar a qualidade do Ensino da Química?

32 xxxii A realização de visitas de estudo/intercâmbio está sendo bem explorada pelas escolas para melhorar a qualidade do ensino da Química? 1 - Quais os conteúdos de Química leccionados no 2º ciclo do Ensino Secundário oferecem maiores dificuldades aos alunos? Que estratégias utilizou para ultrapassar tais dificuldades? O que se deve fazer para melhorar a qualidade do Ensino da Química no 2º ciclo do Ensino Secundário?

33 xxxiii ANEXO 6 Análise e formas de abordagem do programa da Química do 9ºano de escolaridade

34 xxxiv Análise e formas de abordagem do programa da Química do 9ºano de escolaridade De acordo com as análises feitas no programa do 9ºano e tendo em conta que alguns conteúdos servem de pré-requisitos para outros, propormos a seguinte sequencialização dos mesmos: Constituição dos átomos (evolução dos modelos atómicos) Raio atómico Organização dos elementos químicos Tabela Periódica (sua evolução) Periodicidade Grupos e Períodos Variação do raio atómico Variação do raio iónico Ligações químicas (introdução) Ligações covalentes Ligações iónicas Ligações metálicas Características das ligações Estrutura e geometria molecular Estrutura dos sólidos e dos líquidos Hidrocarbonetos Ligações intermoleculares Ligações de hidrogénio Importância dos compostos de carbono Massa molecular Mole Unidade de substância Massa molar Volume molar Símbolos químicos

35 Fórmulas químicas, significado qualitativo e quantitativo Misturas heterogéneas e homogéneas (soluções) Concentração de solução Fundamentos das reacções químicas Equações químicas Cálculos baseados em equações químicas Mudanças de estado Equilíbrio de fases Transferência de energia Reacções químicas Estado de equilíbrio Alteração do estado de equilíbrio (lei de Le Chatelier) Ácidos/bases Reacções de ácido-base Ácidos fortes (fracos) Bases fortes (fracos) Grau de ionização (dissociação) Constantes de ionização (ka e kb) Autoionização da água Constantes de ionização da água Ácidos prolipróticos Acidez (alcalinidade) de uma solução ph Hidrólise Conceito de oxidação-redução Número de oxidação Reacções de oxidação-redução (redox) Pilhas electroquímicas xxxv O tempo lectivo atribuído à disciplina de Química no 9ºano (3 tempos semanais) é muito pouco para a abordagem de todos os conteúdos propostos de forma que os discentes possam

36 xxxvi atingir todos os objectivos preconizados. Somos da opinião que os alunos deveriam concluir o 2º Ciclo do Ensino Secundário com conhecimentos básicos de Química para a vida e não só, dada a amplitude da sua aplicação. Tendo em conta a necessidade de uma maior sistematização de aulas teórico-práticas neste nível de escolaridade, propomos que a Química fosse uma disciplina bianual no 2º Ciclo do Ensino Secundário. Desta forma haveria tempo suficiente para uma melhor abordagem dos conteúdos programáticos com os alunos na sala de aula e no laboratório, contribuindo, assim, para a melhoria do nível de saída dos mesmos no referido ciclo. Para uma melhor abordagem dos conteúdos programáticos do 9ºano, propomos metodologias mais adequadas, tais como métodos heurístico, sintético-análitico, demonstrativo, experimental, racional e observação. Os métodos propostos podem ser aplicados em diversos casos, conforme o conteúdo a ser tratado. Assim vai se analisar o método a usar em cada situação, ou combinação deles, visto que não existe um método de eficácia absoluta.

MANUAL DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

MANUAL DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO MANUAL DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO VIDRARIAS ALMOFARIZ COM PISTILO BALÃO DE FUNDO CHATO BALÃO DE FUNDO REDONDO BALÃO VOLUMÉTRICO BECKER BURETA CADINHO CÁPSULA DE PORCELANA CONDENSADOR DESSECADOR

Leia mais

MATERIAIS DE LABORATÓRIO QUÍMICO

MATERIAIS DE LABORATÓRIO QUÍMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL) MATERIAIS DE LABORATÓRIO QUÍMICO VIDRARIAS ALMOFARIZ COM PISTILO Usado na trituração e pulverização de sólidos. BALÃO DE FUNDO CHATO Utilizado como recipiente

Leia mais

VIDRARIAS VIDRARIAS OUTROS EQUIPAMENTOS ALMOFARIZ COM PISTILO BALÃO DE FUNDO CHATO. Usado na trituração e pulverização de sólidos.

VIDRARIAS VIDRARIAS OUTROS EQUIPAMENTOS ALMOFARIZ COM PISTILO BALÃO DE FUNDO CHATO. Usado na trituração e pulverização de sólidos. VIDRARIAS ALMOFARIZ COM PISTILO BALÃO DE FUNDO CHATO BALÃO DE FUNDO REDONDO BALÃO VOLUMÉTRICO BECKER BURETA CADINHO CÁPSULA DE PORCELANA CONDENSADOR DESSECADOR ERLENMEYER FUNIL DE BUCHNER FUNIL DE DECANTAÇÃO

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO (principais vidrarias) ALMOFARIZ COM PISTILO Usado na trituração e pulverização de sólidos. BALÃO DE FUNDO CHATO Fundo Chato Utilizado como recipiente para conter líquidos ou

Leia mais

EEEP MARLY FERREIRA MARTINS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

EEEP MARLY FERREIRA MARTINS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS EEEP MARLY FERREIRA MARTINS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS I. NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO 1. É aconselhável o uso da bata e de sapatos fechados. 2. Mantenha o laboratório e sua bancada sempre limpa e livre

Leia mais

3) Erlenmeyer Devido ao gargalo estreito é usado para agitar soluções e dissolver substâncias.

3) Erlenmeyer Devido ao gargalo estreito é usado para agitar soluções e dissolver substâncias. VIDRARIAS E MATERIAIS DIVERSOS DE LABORATÓRIO Professora: Juliana Rovere 1) Béquer É usado para dissolver substâncias, efetuar reações e aquecer líquidos sobre tela de amianto, pois é feito de vidro pyrex,

Leia mais

Autor: Carlos Disciplina/matéria: química experimental/orgânica Assunto: Materiais de laboratório. Página : 1

Autor: Carlos Disciplina/matéria: química experimental/orgânica Assunto: Materiais de laboratório. Página : 1 Página : 1 Página : 2 Página : 3 Página : 4 Almofariz e Pistilo: Aparelho usado na trituração e pulverização de sólidos. Anel ou Argola: Empregado como suporte do funil de filtração simples ou do funil

Leia mais

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química

Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química Regras Básicas de Segurança Em Laboratórios de Química O que deve ser sempre lembrado é que: A segurança depende de cada um. É importante que o pessoal se habitue a trabalhar com segurança fazendo com

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA E APARELHAGEM UTILIZADA EM LABORATÓRIO Objetivo: Explicação das normas básicas de segurança no laboratório. Aula teórica com retroprojetor, transparências e demonstração de algumas

Leia mais

Colégio João Paulo I

Colégio João Paulo I Colégio João Paulo I Laboratório de Química Roteiros de aulas práticas I Prof.: Cristiano Alfredo Rupp 1 Índice: NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Pág. 3 EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS MAIS UTILIZADOS

Leia mais

Manual de segurança no laboratório

Manual de segurança no laboratório 1 - Para iniciar os trabalhos! Deves ler atentamente as instruções das actividades experimentais antes de as relizares. Sempre que tiveres dúvidas sobre as actividades experimentais deves consultar o teu

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica 2. SOLUÇÕES

Departamento de Química Inorgânica 2. SOLUÇÕES 2. SOLUÇÕES I. INTRODUÇÃO Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais componentes, sendo que estes estão misturados uniformemente em nível molecular. Em nosso cotidiano temos diversos exemplos de

Leia mais

APL 12º ano: SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO ALIMENTAR Protocolo experimental a microescala

APL 12º ano: SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO ALIMENTAR Protocolo experimental a microescala Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO APL 12º ano: SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO ALIMENTAR Protocolo experimental a microescala

Leia mais

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2005. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2005. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Efeitos da composição em temperaturas de fusão e de ebulição Química 12º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Actividades de Projecto Laboratorial Janeiro 2005 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL)

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL) A segurança no laboratório de química Os laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que sejam tomadas certas precauções. Todos aqueles que trabalham em laboratório

Leia mais

SULFATO FERROSO HEPTAIDRATADO Ferrosi sulfas heptahydricus

SULFATO FERROSO HEPTAIDRATADO Ferrosi sulfas heptahydricus SULFATO FERROSO HEPTAIDRATADO Ferrosi sulfas heptahydricus FeSO 4.7H 2 O 278,01 06404.02-0 Fe 55,85 Sulfato ferroso heptaidratado Contém, no mínimo, 98,0% e, no máximo, 105,0% de FeSO 4.7H 2 O. DESCRIÇÃO

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

Preparação de Soluções

Preparação de Soluções Colégio Paulo VI Preparação de Soluções TÉCNICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA I Ana Filipa Sousa nº2 10ºA Abril 2002 2 ÍNDICE Nomenclatura 4 1. Introdução x 2. Teoria e Método x 3. Material x 4. Produtos x

Leia mais

Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO Química Fundamental Informações Gerais Data: 29 de Fevereiro de 2012 NORMAS DE SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO Funcionamento do Laboratório Dependendo da atividade prática, os alunos encontrarão

Leia mais

M A T E R I A I S D E L A B O R A T Ó R I O. Prof. Agamenon Roberto

M A T E R I A I S D E L A B O R A T Ó R I O. Prof. Agamenon Roberto M A T E R I A I S D E L A B O R A T Ó R I O Prof. Agamenon Roberto Prof. Agamenon Roberto MATERIAS DE LABORATÓRIO 2 TUBO DE ENSAIO: Tubo de vidro fechado em uma das extremidades, empregado para fazer reações

Leia mais

NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA NORMAS BÁSICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA NORMAS GERAIS O trabalho em laboratório exige concentração. Não converse desnecessariamente, nem distraia seus colegas. NORMAS PESSOAIS Adaptar-se

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

Principal material de laboratório e a sua função Balão de Erlenmeyer/matrás Gobelé/copo Balão de fundo plano Proveta Balão volumétrico Caixa de Petri Kitasato Balão de destilação Vidro de relógio Tubos

Leia mais

ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO Lembre-se que o microscópio utilizado em nosso laboratório possui uma entrada especial para uma câmera de vídeo. Parte Mecânica: Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio

Leia mais

AL 0.1 10º ano Separar e purificar DESSALINIZAÇAO DE ÁGUA SALGADA

AL 0.1 10º ano Separar e purificar DESSALINIZAÇAO DE ÁGUA SALGADA Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO AL 0.1 10º ano Separar e purificar DESSALINIZAÇAO DE ÁGUA SALGADA 1. REAGENTES Reagentes - Solução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PROCESSO Nº 23502.000008.2014-24

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA www.fabianoraco.oi.com.br Equipamentos de Laboratório de Química 1 EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA Prof. Fabiano Ramos Costa Química Não se Decora, Compreende! Equipamentos de Laboratório de Química

Leia mais

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1

Experimento. Técnicas de medição de volumes em Laboratório. Prof. Honda Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Página 1 Experimento Técnicas de medição de volumes em Laboratório Objetivo: Conhecer os materiais volumétricos e as técnicas de utilização desses materiais. I. Introdução teórica: Medir volumes de líquidos faz

Leia mais

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq

NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul NORMAS INTERNAS DA UTILIZAÇÃO DO HERBÁRIO DO CÂMPUS DE AQUIDAUANA - UFMS/CPAq Define as normas internas

Leia mais

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 10 2 3 6 4 5 15 8 7 9 14 16 11 12 1 13 18 17 19 20 Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 PORTOGUÊS Espresso 3000 1) Interruptor geral 2) Luz de aviso de funcionamento ON: máquina ligada 3) Luz

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 D. O.U. 14/06/2002 MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Eunápolis BA 2009 1.

Leia mais

Determinação de cloretos em produtos de origem animal por argentometria

Determinação de cloretos em produtos de origem animal por argentometria Página 1 de 9 1 Escopo Este método tem por objetivo determinar o teor de cloretos ou cloretos em NaCl de produtos de origem animal. 2 Fundamentos O ensaio fundamenta-se na reação do nitrato de prata com

Leia mais

Laboratório de Química

Laboratório de Química Roteiros de aula prática Laboratório de Química 2º ano E.M Professor: Emanoel Costa Disciblina: Laboratório de Química Disponível em: www.santoinacio.com.br Colégio Santo Inácio Av. Desembargador Moreira,

Leia mais

SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 01: ORGANIZANDO O LABORATÓRIO TÓPICO 03: ORGANIZAÇÃO LABORATORIAL O laboratório, seja de uma indústria, de um centro de pesquisa ou de uma instituição de ensino

Leia mais

Laboratório de Química Orgânica. Orgânica e Farmacêutica. Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo QOI - 02/03 1

Laboratório de Química Orgânica. Orgânica e Farmacêutica. Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo QOI - 02/03 1 Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica NORMAS GERAIS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA Com colaboração da Dr.ª Sara Cravo 1 Laboratório de Química Orgânica 2 QOI - 02/03 1 1) Não entre no laboratório

Leia mais

04-10-2013. Sumário APL

04-10-2013. Sumário APL Sumário Módulo inicial Unidade temática 0 Segurança em laboratórios de química O laboratório de química.. Regras de segurança no laboratório. Símbolos de perigo e outros sinais. Planificação da AL 0.1

Leia mais

a) DNER-ME 051/94 - Solo-análise granulométrica;

a) DNER-ME 051/94 - Solo-análise granulométrica; MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

Certificado de Garantia. Modelo Controle. Manual Do Usuário. Umidificador Ultrasônico UMV-1200 UMV-1200 Nº

Certificado de Garantia. Modelo Controle. Manual Do Usuário. Umidificador Ultrasônico UMV-1200 UMV-1200 Nº Certificado de Garantia. Modelo Controle UMV-1200 Nº A Planatc garante o equipamento adquirido contra possíveis defeitos de fabricação pelo período de 3 meses, a partir da data da aquisição. - Assistência

Leia mais

Nome dos participantes: André Luz, Diogo Rodrigues, Filipe Duarte, Paulo Costa, Rita Martins

Nome dos participantes: André Luz, Diogo Rodrigues, Filipe Duarte, Paulo Costa, Rita Martins Titulo do video: O princípio de Le Chatlier Nome dos participantes: André Luz, Diogo Rodrigues, Filipe Duarte, Paulo Costa, Rita Martins Professor responsável: Dina Albino Contactos: e-mail - f188@esjd.pt

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DA ÁREA DE SAÚDE I. Objetivos do Regulamento dos Laboratórios Especializados da Área de Saúde 1. Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

A.L. 1.1 AMONÍACO E COMPOSTOS DE AMÓNIO EM MATERIAIS DE USO COMUM

A.L. 1.1 AMONÍACO E COMPOSTOS DE AMÓNIO EM MATERIAIS DE USO COMUM A.L. 1.1 AMONÍACO E COMPOSTOS DE AMÓNIO EM MATERIAIS DE USO COMUM QUÍMICA 11.ºANO QUESTÃO-PROBLEMA A publicidade anuncia adubos e produtos de limpeza amoniacais: o que terão de comum estes materiais? A

Leia mais

Manual de Métodos de Análises de Bebidas e Vinagres

Manual de Métodos de Análises de Bebidas e Vinagres 1. MÉTODO Titulométrico (Método Eynon Lane) 2. PRINCÍPIO Os açúcares redutores reagem com os íons cúpricos da solução de Fehling, reduzindo-se a íons cuprosos, sob a ação do calor em meio alcalino. Ao

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ATIVIDADES LABORATORIAIS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ATIVIDADES LABORATORIAIS LABORATÓRIO DE QUÍMICA ATIVIDADES LABORATORIAIS EMENTA QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA Elementos químicos e as propriedades periódicas; ligações químicas; algumas funções orgânicas e inorgânicas; reações

Leia mais

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2.

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2. QUÍMICA 37 B Sabendo-se que a amônia (N 3 ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água o diclorometano (C Cl ) não possui isômeros Sua molécula apresenta polaridade, devido

Leia mais

Manual de Segurança do Laboratório de Química

Manual de Segurança do Laboratório de Química Manual de Segurança do Laboratório de Química Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul 1 INTRODUÇÃO O Manual de Segurança do Laboratório de Química foi elaborado com o objetivo de fornecer

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201

Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201 Universidade de São Paulo Instituto de Química Proposta de experimento didático para a disciplina QFL 3201 Larissa Ciccotti São Paulo 2010 A disciplina Química das Águas (QFL 3201) contou com cinco aulas

Leia mais

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Nº 02

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Nº 02 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Nº 02 23 INTRODUÇÃO AO TRABALHO NO LABORATÓRIO QUÍMICO 1 OBJETIVOS Apresentar ao aluno os princípios de segurança e bom funcionamento do laboratório de Química, bem como, a elaboração

Leia mais

E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O

E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O E X P E R I Ê N C I A S D E 1º A N O PROF. AGAMENON ROBERTO < 2007 > Prof. Agamenon Roberto 1º ANO EXPERIÊNCIAS 2 1ª e 2ª EXPERIÊNCIAS DESTILAÇÃO SIMPLES E DESTILAÇÃO FRACIONADA OBJETIVO: Mostrar como

Leia mais

TÉCNICAS DE COLHEITA DE AMOSTRAS

TÉCNICAS DE COLHEITA DE AMOSTRAS TÉCNICAS DE COLHEITA DE AMOSTRAS Nota vestibular. O estudo de edifícios e de instalações, visando determinar a situação existente em relação à produção de aerossóis contaminados com legionelas, deverá

Leia mais

Por exemplo a água salgada é uma substância ou uma mistura? A água salgada é uma mistura de duas substâncias: a água e o cloreto de sódio.

Por exemplo a água salgada é uma substância ou uma mistura? A água salgada é uma mistura de duas substâncias: a água e o cloreto de sódio. Sumário Correção do TPC. Soluto, solvente e solução. Composição qualitativa e quantitativa de soluções concentração de uma solução. saturadas. Exercícios de aplicação. Ficha de Trabalho Soluto, solvente

Leia mais

PROF. ROSSONI QUÍMICA

PROF. ROSSONI QUÍMICA 01 - (UECE) Às vezes, a filtração simples é muito lenta, como no caso da mistura água e farinha. Para acelerá-lo, utiliza-se o método de filtração a vácuo, conforme a figura a seguir. Assinale a opção

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES LABORATORIAS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES LABORATORIAS NOME DA ATIVIDADE LABORATORIAL: 1.2. UM CICLO DE COBRE Será possível reciclar uma substância usando processos químicos com rendimento 100%? OBJETIVOS: Entender a possibilidade de reciclar um metal por

Leia mais

TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES

TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES LEIA ESTE MANUAL CUIDADOSAMENTE ANTES DE INSTALAR, GUARDE O PARA FUTURAS REFERENCIAS DADOS TÉCNICOS Modelo: TRC 095 Saída Padrão: 280mllh Volume de

Leia mais

Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008

Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008 Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008 1. Objectivos: Compreensão de uma emulsão de escurecimento directo. Melhorar a técnica de espalhar uniformemente

Leia mais

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Carbono é um elemento cujos átomos podem se organizar sob a forma de diferentes alótropos. Alótropos H de combustão a 25

Leia mais

Guia do Professor. Olá Professor(a)! Este Guia tem por finalidade ajudar você a conduzir as atividades propostas para o estudo da Eletrólise!

Guia do Professor. Olá Professor(a)! Este Guia tem por finalidade ajudar você a conduzir as atividades propostas para o estudo da Eletrólise! Olá Professor(a)! Este Guia tem por finalidade ajudar você a conduzir as atividades propostas para o estudo da Eletrólise! O vídeo Eletrólise faz parte do Programa A Química nossa de cada dia, Foi produzido

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

Preparação de 100 ml de uma solução aquosa de concentração. Preparação 250 ml de uma solução aquosa de dicromato de

Preparação de 100 ml de uma solução aquosa de concentração. Preparação 250 ml de uma solução aquosa de dicromato de Físico Química A Relatório da actividade prático - laboratorial Preparação de 100 ml de uma solução aquosa de concentração 0,02 dm -3, cujo soluto foi dicromato de potássio e Preparação 250 ml de uma solução

Leia mais

H = +25,4 kj / mol Neste caso, dizemos que a entalpia da mistura aumentou em 25,4 kj por mol de nitrato de amônio dissolvido.

H = +25,4 kj / mol Neste caso, dizemos que a entalpia da mistura aumentou em 25,4 kj por mol de nitrato de amônio dissolvido. Lei de Hess 1. Introdução Termoquímica é o ramo da termodinâmica que estuda o calor trocado entre o sistema e sua vizinhança devido à ocorrência de uma reação química ou transformação de fase. Desta maneira,

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

DUTOS E CHAMINÉS DE FONTES ESTACIONÁRIAS DETERMINAÇÃO DE DIÓXIDO DE ENXOFRE. Método de ensaio

DUTOS E CHAMINÉS DE FONTES ESTACIONÁRIAS DETERMINAÇÃO DE DIÓXIDO DE ENXOFRE. Método de ensaio CETESB DUTOS E CHAMINÉS DE FONTES ESTACIONÁRIAS DETERMINAÇÃO DE DIÓXIDO DE ENXOFRE Método de ensaio L9.226 MAR/92 SUMÁRIO Pág. 1 Objetivo...1 2 Documentos complementares...1 3 Aparelhagem...1 4 Execução

Leia mais

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Purificação do Éter Etílico Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Solventes orgânicos possuem diferentes graus de pureza; Em alguns casos, pode-se utilizar solventes com pequenas

Leia mais

Actividade Experimental 1.3 Determinação da Capacidade Térmica Mássica

Actividade Experimental 1.3 Determinação da Capacidade Térmica Mássica Actividade Experimental 1.3 Determinação da Capacidade Térmica Mássica 1.Que significa dizer que a capacidade térmica mássica do alumínio é 900 Jkg 1 K 1? 2.Se fornecermos a mesma quantidade de energia

Leia mais

Determinação de açúcares redutores em lactose, açúcares não redutores em sacarose e amido em produtos lácteos por oxidimetria

Determinação de açúcares redutores em lactose, açúcares não redutores em sacarose e amido em produtos lácteos por oxidimetria Página 1 de 9 1 Escopo Este método tem por objetivo determinar açúcares redutores em lactose, açúcares não redutores em sacarose e amido em amostras de leite e derivados por titulometria de oxidação (método

Leia mais

FISPQ nº: 0008 Ultima Revisão: 08/11/2014

FISPQ nº: 0008 Ultima Revisão: 08/11/2014 1. Informação do Produto Nome do produto : Código do produto : 0008 Empresa : Jenifer Martins de Souza (MV Química / Lubrificantes Brasil) Rua José Carlos, 44 Jandira - SP Cep: 06608-330 Fone: (11) 3280-4707

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

Aula 4 MATERIAIS REAGENTES. Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho Beatriz

Aula 4 MATERIAIS REAGENTES. Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho Beatriz Aula 4 MATERIAIS REAGENTES META Apresentar as principais vidrarias e utensílios em um laboratório químico e conhecer suas aplicações. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: identifi car as principais

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

4. Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes

4. Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes 21 4. Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes 1 Objetivos O propósito deste experimento é o da preparação de uma solução aquosa diluída de um ácido forte, pelo método da diluição de soluções

Leia mais

Propriedades Coligativas

Propriedades Coligativas 1. Introdução Propriedades Coligativas Algumas propriedades do solvente mudam quando um soluto é dissolvido nele para formar uma solução. O ponto de congelamento da água salgada, por exemplo, é menor que

Leia mais

Higiene e Segurança nos Laboratórios do DAN

Higiene e Segurança nos Laboratórios do DAN 27 de maio de 2014 Higiene e Segurança nos Laboratórios do DAN Anabela Coelho e Carla Mota Encontros com Ciência do DAN Agenda Estagiários (manuais de acolhimento) Laboratório Química Laboratório Microbiologia

Leia mais

ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA UMIDADE PELO MÉTODO EXPEDITO ( SPEEDY )

ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA UMIDADE PELO MÉTODO EXPEDITO ( SPEEDY ) ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO EXPEDITO ( SPEEDY ) DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVO...3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES...3 4. DEFINIÇÕES...4 5. APARELHAGEM E MATERIAL...4

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Pag. 1/6 Número de Telefone de Emergência Centro de Informação Anti-Venosos (CIAV): 808 250 143 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação da substância: Nome do Produto: INCKGROU- Incrementador

Leia mais

Z6 Resumo das informações mais importantes

Z6 Resumo das informações mais importantes Z6 Resumo das informações mais importantes Z6 Resumo das informações mais importantes J Este manual breve não substitui o Manual de instruções Z6. Primeiro, leia e respeite as instruções de segurança e

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL Ca 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL Ca Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Histologia do Centro de Práticas Laboratoriais (CPL)

Regulamento do Laboratório de Histologia do Centro de Práticas Laboratoriais (CPL) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CENTRO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS Regulamento do Laboratório de Histologia do Centro de Práticas Laboratoriais (CPL) Dispõe sobre

Leia mais

MATÉRIA Química II. Helder

MATÉRIA Química II. Helder Valores eternos. TD Recuperação ALUNO(A) MATÉRIA Química II PROFESSOR(A) Helder ANO SEMESTRE DATA 1º 1º Jul/2013 TOTAL DE ESCORES ---- ESCORES OBTIDOS ---- 1. Numa solução saturada temos: a) uma soluçâo

Leia mais

AGENTE DESENTUPIDOR DE CANALIZAÇÕES

AGENTE DESENTUPIDOR DE CANALIZAÇÕES 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE IDENTIFICAÇÃO: APRESENTAÇÃO: FORNECEDOR: DESISTARK Agente fortemente ácido destinado ao desentupimento de canalizações de esgoto. Desicosmo Desinfestação,

Leia mais

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins Local de Trabalho 1 Manter o local de trabalho sempre limpo. 2 Não obstruir as vias de circulação. 3 Desimpedir as saídas de emergência e escapatórias. 4 Arrumar materiais ordenadamente e não demasiado

Leia mais

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa 1 Designação comercial da substância e identificação da empresa Identificação do nome do rótulo/designação comercial Utilização da substância/preparação Cosméticos/Cuidado pessoal Para emergência química

Leia mais

Simulador de Química Reações de dupla-troca

Simulador de Química Reações de dupla-troca Lista de exercícios A seguir, apresentamos uma série de exercícios relacionados ao tema de reações de dupla- -troca. Na primeira parte, estão atividades baseadas no conteúdo multimídia Simulador de Química

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM ALIMENTOS 1 INTRODUÇÃO

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM ALIMENTOS 1 INTRODUÇÃO DETERMINAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM ALIMENTOS 1 INTRODUÇÃO A maioria das vitaminas não pode ser fabricada pelo corpo, por isso é necessário obtê-las a partir dos alimentos. A vitamina D é uma exceção,

Leia mais

NEBULIZADOR COMPRESSOR

NEBULIZADOR COMPRESSOR MANUAL DE INSTRUÇÕES medcarer NEBULIZADOR COMPRESSOR Modelo: NEB-C130 CNP 6146514 0434! ANTES DE USAR, LER COM ATENÇÃO O MANUAL DE INSTRUÇÕES medcare NEBULIZADOR COMPRESSOR MODELO: NEB-C130 I N S T R U

Leia mais

Substância : Ácido Fosfórico Nº CAS: 64-18-6

Substância : Ácido Fosfórico Nº CAS: 64-18-6 ÁCIDO FOSFÓRICO 85% Página 1 de 8 1. Informação do Produto Nome do produto : Ácido Fosfórico 85% Nome Químico : Ácido Fosfórico 85% Código interno do produto : 001.011 026 002.133 Empresa Corpo de Bombeiros

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120. Bedienungsanleitung Manual de instruções

Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120. Bedienungsanleitung Manual de instruções Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120 Bedienungsanleitung Manual de instruções Antes de conectar Agradecemos-lhe por haver adquirido este sistema de reprodução de multimédia. Para utilizar este

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra LISTA 1 NÍVEL 1 01. (UEMA) Das três fases de uma substância, a que possui menor energia cinética é a fase, cuja característica é apresentar. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são: a) Sólida

Leia mais

Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber

Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber Página 1 de 7 1 Escopo Este método tem como objetivo descrever os procedimentos para o ensaio Determinação de Lipídios em Leite Fluido pelo Método de Gerber. É aplicável para leite fluido in natura ou

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2. Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento.

ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2. Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento. ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2 Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento. Aviso Importante Certifique-se de verificar o nível de óleo como é descrito a seguir: 1. Nível

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx www.philco.com.br 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 Manual de Instruções www.philco.com.br/faleconosco.aspx INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Título do Vídeo: Nome dos participantes: Professor responsável: Escola Secundária José Saramago - Mafra. Blood Crystals Saramago On the Rocks

Título do Vídeo: Nome dos participantes: Professor responsável: Escola Secundária José Saramago - Mafra. Blood Crystals Saramago On the Rocks Título do Vídeo: Blood Crystals Saramago On the Rocks Nome dos participantes: Ana Margarida Pedro Braz (E-mail: anabraz96@gmail.com) Catarina Isabel Santos Andrade (E-mail: catarina_smile@hotmail.com)

Leia mais