Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico"

Transcrição

1 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em informática HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: ANALISE DE PROGRAMAÇÃO C.H. Semanal: 2,5 Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação. Atividades Identificar demanda de mercado. Elaborar anteprojeto. Projeto conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico. Definir critérios de navegação. Definir interface de comunicação e interatividade. Dimensionar vida útil de sistema e aplicações. Trabalhar em equipe.

2 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Selecionar aplicativos para atender as necessidades do projeto. 1 Utilizar adequadamente os softwares aplicativos de gerenciamento de projetos. 1 Ferramentas de apoio para desenvolvimento de projetos. Ferramentas de Apoio: Visio. 2 Identificar e utilizar aplicativos para elaboração e gerenciamento de projetos 2 Implementar projetos utilizando ferramentas adequadas. 2 Operação das ferramentas de apoio. 3 Documentar o(s) projeto(s).

3 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Utilizar adequadamente os softwares aplicativos de gerenciamento de projetos. Implementar projetos utilizando ferramentas adequadas. Utilizar adequadamente os softwares aplicativos de gerenciamento de projetos. Implementar projetos utilizando ferramentas adequadas. Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Ferramentas de apoio para desenvolvimento de projetos. Ferramentas de Apoio: Visio. Competência nº1 Operação das ferramentas de apoio. Competência nº2 Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de softwares básicos e simulações; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de softwares básicos e simulações; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 04/02 a 19/04 22/04 a 02/07 Documentar o(s) projeto(s).

4 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de O aluno demonstrou que consegue Projetar e desenvolver modelagem de Idéias detectar as necessidades do sistemas e diagrama de fluxo de dados a Demonstrações Exercícios usuário (cliente) através dos partir da ferramenta, utilizando Práticas, seguidas de Selecionar aplicativos para Criatividade relatórios apresentados com os adequadamente os seus recursos. relato (oral ou escrito). atender as necessidades do Interesse critérios pré estabelecidos. projeto. Identificar e utilizar aplicativos para elaboração e gerenciamento de projetos Projetar e desenvolver modelagem de sistemas e diagrama de fluxo de dados a partir da ferramenta, utilizando adequadamente os seus recursos. Demonstrações Práticas, seguidas de relato (oral ou escrito). Assimilação do Conteúdo Compreensão Relacionamento de Idéias Exercícios Criatividade Interesse O aluno demonstrou que consegue detectar as necessidades do usuário (cliente) através dos relatórios apresentados com os critérios pré estabelecidos.

5 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apostila elaborada pelo professor: Análise e projeto de sistemas; Estudos de casos: diversos Cardoso, Caíque; UML na prática do problema ao sistema, editora Ciência Moderna,2003. Celina, Sônia; Apostila: Análise e projeto orientados a obejtos com UML. Viana, Simone Maria; Apostila: Fundamentos da engenharia de software, Medeiros, Ernani; Desenvolvendo software com UML 2.0, editora Makron Books, VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica, palestras e mini cursos. VIII Assinatura: Data: 03/02/2013 Luís Alexandre Boyago dos Santos IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria CETEC n.º10, de 06/01/2009 Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: / /2013.

6 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: técnica de nível médio de técnico em informática Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE II C.H. Semanal: 5,0 Professor: ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação. Atividades: Codificar programas orientados a objetos e estruturados. Compilar programas orientados a objetos e estruturados. Testar programas orientados a objetos e estruturados. Documentar sistemas e aplicações orientados a objetos e estruturados. Definir interface de comunicação e interatividade. Definir padronizações de sistemas e aplicações.

7 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Utilizar compiladores e ambientes de 1 1 desenvolvimento na elaboração de Desenvolvimento de software. 1 sistemas. 2 Avaliar resultados de teste dos programas orientados a objetos Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a objetos, aplicando-a no desenvolvimento de software Executar procedimentos de testes de programas. Redigir instruções de uso dos programas implementados. Aplicar as técnicas de programação (orientada a objetos). 2 Ambientes de desenvolvimento de programas -Linguagem de apoio: Java J2SE Swing, com Banco de Dados SQL Server Ferramenta de apoio: IDE NetBeans 7

8 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Utilizar compiladores e ambientes de desenvolvimento na elaboração de sistemas. Base Tecnológica: Ambientes de desenvolvimento de programas Desenvolvimento de Software Competência:2 Apresentação dos conceitos básicos da Máquina Virtual e Linguagem. Utilização de exercícios propostos, que apresentem a análise do problema e solicitem de resolução a partir de desenvolvimento de software. 04/02 a 07/03 Executar procedimentos de testes de programas. Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência:1 Avaliação de participação em classe e trabalhos em classe, incentivando a necessidade de teste dos programas desenvolvidos para apresentação ao professor. 11/03 a 04/04 Redigir instruções de uso dos programas implementados. Aplicar as técnicas de programação (orientada a objetos). Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência:2 Base Tecnológica: Desenvolvimento de Software Competência:2 Avaliação da organização do material, incentivando a utilização de comentários nos programas desenvolvidos. Apresentação do conceito de aplicações multicamada. Exercícios propostos, apresentando a necessidade de criação de cada camada da aplicação. Exercícios completos com a utilização de todas as camadas da aplicação, acessando banco de dados. Exercícios propondo a criação de CRUD. 08/04 a 23/05 27/05 a 02/07

9 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Competência Avaliar resultados de teste dos programas orientados a objetos Distinguir e avaliar linguagens de programação orientada a objetos, aplicando-a no desenvolvimento de software. Indicadores de Domínio Executar procedimentos de testes de programas. Redigir instruções de uso dos programas implementados. Aplicar técnica de programação orientada a objetos. Instrumentos de Avaliação Trabalhos realizados em Classe para entrega ao professor em meio eletrônico. Critérios de Desempenho Funcionamento adequado do programa apresentado. Clareza na interface. Criatividade na resolução do problema. Padronização de código. Organização de fontes. Padronização de nomenclatura de projetos, classes e variáveis. Utilização de comentários no código. Evidências de Desempenho Capacidade de desenvolver os exercícios propostos durante o semestre em classe, durante o período da aula. Trabalhos entregues na data, atendendo aos critérios de desempenho.

10 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Tutorial Java Swing disponibilizado pela Oracle. Utilização de modelo de aplicação multicamada. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Revisão do conteúdo durante o período letivo, aplicado a todos os alunos (com rendimento satisfatório e insatisfatório) VII Outras Observações/Informações Semana Tecnológica VIII Identificação: Nome do professor: ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO Assinatura: Data: 03/02/2013 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data:

11 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: técnica de nível médio de técnico em informática Qualificação: técnica de nível médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: Ética, Cidadania e Qualidade C.H. Semanal: 2,5 Professor: Evandro Jardim dos Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Identificar a estrutura e funcionamento da Gestão Empresarial na Informática. Executar tarefas de suporte técnico, apoio e treinamento aos usuários. Atividades: Demonstrar criatividade. Agir com paciência. Demonstrar iniciativa e receptividade. Especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização. Definir cronograma de trabalho. Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente. Distribuir tarefas. Manter sigilo. Expressar-se oralmente. Trabalhar em equipe.

12 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Ética, Cidadania e Qualidade Módulo: III

13 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Analisar os Códigos de Ética Profissional, as regras e regulamentos organizacionais 2. Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional. 3. Promover a imagem da organização percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controles adequados a cada situação. 4. Trabalhar em equipe e cooperativamente valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. 5. Reconhecer e prever situações de risco ou desrespeito à saúde pessoal, social e ambiental e selecionar procedimentos que possam evitá-las. 1. Participar e ou/ coordenar equipes de Trabalho 2. Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional 3. Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais. 4. Estabelecer relações de respeito mútuo entre fornecedor/produtor/ empregador/empregado/ parceiro/colaborador / concorrente 5. Participar e ou coordenar equipes de trabalho. 6. Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. 7. Promover a imagem da organização. 1. Higiene e Segurança no Trabalho 2. Relações interpessoais - cliente 3. Saúde social e ambiental 4. Gestão empreendedora e qualidade 5. Ética Profissional, regras e regulamentos organizacionais. 6. Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal. 7. Critérios de imagem pessoal e organizacional 8. Código de Defesa do Consumidor.

14 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Ética, Cidadania e Qualidade Módulo: III Habilidade Participar e ou/ coordenar equipes de Trabalho Promover a imagem da organização Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional Aplicar a Legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais Participar e ou/ coordenar equipes de trabalho Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais Estabelecer relações de respeito mútuo entre fornecedor/produtor/ empregador/empregado/ parceiro/colaborador / concorrente Bases Tecnológicas Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal(2,3, 4) Relações Interpessoais Cliente(2,3, 4) Critérios de imagem pessoal e organizacional(2, 3 e 4) Gestão empreendedora e qualidade(2, 3 e 4) Ética Profissional, regras e regulamentos organizacionais(1) Código de Defesa do Consumidor(1) Saúde Social e ambiental(5) Higiene e Segurança no Trabalho(5) Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês - Aula dialogada - Exercícios sobre o tema De 06/02 a 27/02 - Aula dialogada - Trabalho Individual/grupo De 06/03 a 17/04 - Aula dialogada -Trabalho individual/grupo De 24/04 a 22/05 - Aula dialogada - Trabalho em grupo De 29/05 a 02/07

15 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Ética, Cidadania e Qualidade Módulo: III Competência Instrumentos de Critérios de Evidências de Indicadores de Domínio (por extenso) Avaliação Desempenho Desempenho Analisar os Códigos de Ética Participar e ou/ coordenar Exercícios individuais e Participação Interpretar o Código de Profissional, as regras e equipes de Trabalho em grupo interesse Ética e as regras regulamentos organizacionais Material de Apoio organizacionais, respeitando-as. Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional. Promover a imagem da organização percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controles adequados a cada situação. Trabalhar em equipe e cooperativamente valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. Reconhecer e prever situações de risco ou desrespeito à saúde pessoal, social e ambiental. Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais. Estabelecer relações de respeito mutuo entre fornecedor/produtor/ empregador/empregado/ parceiro/colaborador / concorrente Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. Promover a imagem da organização Provas em duplas sob consulta ao material de apoio Avaliação individual Exercícios individuais, e em grupo Relatórios Avaliação individual. Exercícios individuais e em grupo Exercícios individuais, e em grupo Relatórios Avaliação individual. Assimilação de conteúdo Atividade individual Participação interesse Compreensão- Criatividade Cooperação Participação interesse Material de Apoio Assimilação conteúdo Participação Relacionamento idéias Participação Criatividade de de Estar atualizado sobre as inovações tendo em vista melhorar o desempenho próprio e o da organização. Promover a imagem da organização, trabalhando em equipe, cooperativamente. Promover a interação entre as equipes no desempenho de suas funções Zelar pelo integridade física da equipe no desempenho de suas funções

16 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Quadro negro; Retroprojetor; Microcomputador: Biblioteca: Livros didáticos e específicos. Bibliografia: Revistas, jornais e periódicos: Jornais: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo; Diário do Oeste, O Impacto, Oeste Notícias. Revistas; Veja, Exame, Isto é, Você S/A, Marketing, Publicidade e Propaganda, Pequenas Empresas Grandes Negócios, HSM Management, entre outras Internet; Guia da Internet. São Paulo: Centro Paula Souza, 2012 e 2013 Livros: KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 7 edição. Rio de Janeiro. LTC, livros Técnicos e Científicos Editora S/A, MARTINS, Petrônio. LAUGENI, Fernando. Administração da Produção. 1 ed. São Paulo: Saraiva, WOOD Jr, Thomaz. Mudança Organizacional. 3 ed. São Paulo: Atlas, CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, FORTE, Charles David; RAMIREZ, Paulo. Gestão Empresarial. São Paulo: Centro Paula Souza, 2006 VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) A recuperação contínua deverá ser inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula e decorre da avaliação diagnóstica do desempenho do aluno, constituindo intervenções imediatas, dirigidas às dificuldades específicas, assim que estas forem constatadas.

17 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC VII Identificação: Nome do professor: Evandro Jardim dos Santos Assinatura: Data: 15/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: Anderson Luciano Berengue O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data:

18 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS III C.H. Semanal: 2,5 Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Executar tarefas de suporte técnico, apoio e treinamento aos usuários. Analisar e operar os serviços e funções dos sistemas operacionais. Selecionar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos..

19 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 2 Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras. Selecionar o sistema operacional de acordo com as necessidades do usuário. 1 2 Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção Funções e serviços de sistema operacional. (Vide anexo: Ferramentas de Apoio) Instalação e configuração do Sistema Operacional Administração do Sistema Operacional 3 Verificar o funcionamento integral dos equipamentos e softwares do sistema de informação, interpretando orientações dos manuais. 4 Administração de redes

20 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção. Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Funções e serviços de sistema operacional. (Vide anexo: Ferramentas de Apoio) Instalação e configuração do Sistema Operacional Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 04/02 a 22/03 25/03 a 19/04 Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção. Administração do Sistema Operacional Administração de redes Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com apoio de apostilas, revistas e pesquisas na internet; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 22/04 a 02/07

21 Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras. Selecionar o sistema operacional de acordo com as necessidades do usuário. Verificar o funcionamento integral dos equipamentos e softwares do sistema de informação, interpretando orientações dos manuais. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais identificando as vantagens e limitações de cada opção. Administração do Sistema Operacional Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores. Instalação e configuração do Sistema Operacional Funções e serviços de sistema operacional. Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores. Administração de Redes Avaliação escrita Estudo Dirigido Participação Interesse Avaliação Prática Avaliação escrita Estudo Dirigido Participação Interesse Avaliação Prática Avaliação escrita Estudo Dirigido Participação Interesse Avaliação Prática Clareza de idéias Senso crítico Clareza de idéias ( oral e escrita ) Participação Clareza de idéias ( oral e escrita ) Participação Senso crítico Ser capaz de descrever com clareza e com fidelidade fatos e argumentos fundamentados. Fontes consultadas com coerência e organização nas informações selecionadas. Capacidade de reflexão e discussão de conceitos. Capacidade de trabalhar na contradição e na incerteza. Projeto abrangendo necessidades reais.

22 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apostilas Foca Linux Redes e Servidores Linux Conteúdo apostilado fornecido pelo professor. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica, palestras e mini cursos. VIII Assinatura: Data: 03/02/2013 Luís Alexandre Boyago dos Santos IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 10, de Nome do coordenador(a): Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: / /2013.

23 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em informática Qualificação: Técnico em Informática Módulo: III Componente Curricular: Programação de Computadores II C.H. Semanal: 5 Professora: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti

24 I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: 1- Instalar, codificar, compilar programas e sistemas de informação. 2- Prover sistemas de rotinas de segurança 3- Executar tarefas de suporte técnico, apoio e treinamento aos usuários Atividades: Desenvolver sistemas e aplicações 1- Desenvolver interface gráfica 2- Codificar programas orientados a objetos 3- Compilar programas orientados a objetos 4- Testar programas orientados a objetos Implantar Sistemas e aplicações 1- Instalar programas orientados a objetos Projetar sistemas e aplicações 1- Definir interface de comunicação e interatividade Planejar etapas e ações de trabalho 1- Definir padronizações de sistemas e aplicações Demonstrar competências pessoais 1- Manter sigilo 2- Trabalhar em equipe

25 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Programação de Computadores II Módulo:III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Compreender a orientação a objetos 1 1 e sua aplicação em programação. 2 Integrar sistemas 2 Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. 2 Programação de computadores: Linguagem de apoio: Delphi Avançado; Criar Aplicações Complexas com formulários. Criar consultas e relatórios. 3 Executar procedimentos de testes de programas. 3 Elaborar projetos completos com o Delphi. 4 Redigir instruções de uso dos programas implementados 4 Aplicação de conceito cliente/servidor: Desenvolvimento de um sistema

26 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Programação de Computadores II Módulo:III Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. Executar procedimentos de testes de programas. Programação de computadores: Linguagem de apoio: Delphi Avançado; Criar Aplicações Complexas com formulários. Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores. 04/02 a 28/02 Redigir instruções de uso dos programas implementados Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. Executar procedimentos de testes de programas. Criar consultas e relatórios. Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores. 01/03 a 01/04 Redigir instruções de uso dos programas implementados

27 Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação da solução de problemas. Executar procedimentos de testes de programas. Redigir instruções de uso dos programas implementados Elaborar projetos completos com o Delphi. Aplicação de conceito cliente/servidor: Desenvolvimento de um sistema Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores. 02/04 a 02/07

28 IV - Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Programação de Computadores II Módulo:III Competência Compreender a orientação a objetos e sua aplicação em programação. Integrar sistemas Compreender a orientação a objetos e sua aplicação em programação. Integrar sistemas Indicadores de Domínio Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais Executar casos e procedimentos de teste de programas. Instrumento(s) de Avaliação Atividades prática em grupo. Atividades prática em grupo. Critérios de Desempenho - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse Evidências de Desempenho Apresentação dos resultados dos exercícios práticos. Solução adequada dos exercícios propostos Apresentação da implementação do estudo de caso (sistema final- TCC).

29 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores e o software Delphi 6.0. Conteúdo apostilado fornecido pelo professor Sonnino,Bruno Desenvolvendo Aplicações com o Delphi 6 Editora Makron Books. Apostila - Ensino de Informática Editora Komedi. Cristovão, Leandro Impressão com Delphi Editora Visual Books. Braga,William- Borland Delphi 6- Editora Alta Books. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professor: Ms. Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Assinatura: Data: 01/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria CETEC n.º10, de 06/01/2009 Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 01/02/2013

30 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em informática Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET C.H. Semanal: 5,0 h/a Professor: ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 4- Utilizar aplicativos e linguagens na elaboração de documentos, planilhas, apresentações e páginas na Web. 5- Desenvolver programas e aplicação para Web (Internet, Extranet e Intranet) 6- Executar tarefas de suporte e apoio à Web Sites. Atividades: Codificar programas estruturados. Desenvolver interface gráfica. Alterar sistemas e Web Sites. Atualizar informações gráficas e textuais em Sistemas Web. Monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações Web Publicar Web Sites.

31 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Analisar programas de aplicação a 1 partir da avaliação das 1 Programações para Web necessidades do usuário. 1 2 Desenvolver programas e aplicação para Web (Internet, Extranet e Intranet) 2 3 Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares na resolução de problemas analisando seu funcionamento. Simular procedimentos de funcionamento do programa elaborado. Redigir instruções de uso dos programas implementados Estrutura de páginas de Internet Formatação de páginas Criação de formulários Introdução à criação de páginas dinâmicas

32 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Módulo: III Habilidade 1 - Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares na resolução de problemas analisando seu funcionamento. Bases Tecnológicas e Competências* 1 - Programações para Web 3 - Formatação de páginas 4 - Criação de formulários 5 - Introdução à criação de páginas dinâmicas Competência: 2 Procedimento Didáticos Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. Cronograma / Dia e Mês 04/02 a 04/ Simular procedimentos de funcionamento do programa elaborado. 2 - Estrutura de páginas de Internet Competência: 1 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 08/04 a 09/ Redigir instruções de uso dos programas implementados. 3 - Formatação de páginas Competência: 2 Aulas expositivas com uso do quadro e atividades práticas em laboratório de informática, resolução de exercícios propostos individualmente ou em grupo, em classe ou extraclasse. 13/05 a 02/07

33 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Módulo: III Competência Analisar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. Indicadores de Domínio Saber usar corretamente as linguagens HTML e PHP de acordo com as necessidades do usuário. Instrumentos de Avaliação Exercícios práticos Prova Prática Estudo de caso Critérios de Desempenho - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse Evidências de Desempenho - Apresentação satisfatória dos resultados dos exercícios práticos e prova prática. - Apresentação da implementação do estudo de caso. Desenvolver programas e aplicação para Web (Internet, Extranet e Intranet) Saber criar e editar páginas em HTML de acordo com os padrões web. Saber codificar sistemas web utilizando a linguagem PHP que atendam a necessidade do usuário. Exercícios práticos. Prova escrita Trabalho Prático (Criar um CRUD de um sistema acadêmico.) - Compreensão - Relacionamento de idéias - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Apresentação satisfatória dos resultados dos exercícios práticos e prova escrita - Apresentação satisfatória do resultado do trabalho prático.

34 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec V Material de Apoio Didático para Aluno Laboratório de Informática com microcomputadores. Soares, Walace. PHP 5 CONCEITOS, PROGRAMAÇÃO E INTEGRAGAÇÃO COM BANCO DE DADOS. Editora Érica. Silva, Maurício Samy Criando sites com HTML : sites de alta qualidade com HTML e CSS. São Paulo Editora Novatec, Conteúdo apostilado fornecido pelo professor. Softwares PHP, Apache, Mysql, Notepad ++. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Outras Observações/ Informações FEIRA TECNOLÓGICA VIII Identificação: Nome do professor(a): ADRIANO DE OLIVEIRA CIPRIANO Assinatura: Data: 03/02/2013 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria CETEC n.º10, de 06/01/2009 Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data:

35 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFOMÁTICA Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo: III Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Informática C.H. Semanal: 2,5 Professor: Paula Regina Garcia Zanini I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações. - Documentar sistemas e aplicações orientados a objetos e estruturados. - Atualizar documentações de sistemas e aplicações. - Elaborar anteprojeto. - Projeto conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico. - Compor equipe técnica. - Definir cronograma de trabalho. - Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente. - Definir padronizações de sistemas e aplicações. - Especificar atividades e tarefas. - Trabalhar em equipe. - Homologar sistemas e aplicações junto a clientes.

36 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Todas as Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas previstas no Plano de Curso para este Componente Curricular deverão ser lançadas nos campos abaixo) Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Informática Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 1. Articular o conhecimento científico e 1 1. Consultar catálogos e manuais de 1 1. Referencial teórico: pesquisa e tecnológico numa perspectiva fabricantes e de fornecedores de serviços compilação de dados, produções interdisciplinar. técnicos. científicas etc Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3. Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4. Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3. Utilizar, de modo racional, os recursos destinados ao projeto. 4. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5. Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: definições, terminologia, simbologia etc. 3. Definição dos procedimentos metodológicos: Cronograma de atividades; Fluxograma do processo 4. Dimensionamento dos recursos necessários Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físicofinanceiro. 6. Avaliar de forma quantitativa e 6 6. Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais Identificação das fontes de recursos 6. Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação

37 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec qualitativa o desenvolvimento de projetos Análise dos dados: interpretação, explicação e especificação Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas Sistemas de gerenciamento de projeto Formatação de trabalhos acadêmicos.

38 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Informática Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. 2. Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3. Utilizar, de modo racional, os recursos destinados ao projeto. 1. Referencial teórico: pesquisa e compilação de dados, produções científicas etc. Competência 1 2. Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: definições, terminologia, simbologia etc. Competência 2 3. Definição dos procedimentos metodológicos: Cronograma de atividades; Fluxograma do processo Competência 3 Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Elaboração de um projeto: etapas. Avaliação pelo interesse, participação, realização da proposta de trabalho. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Elaboração de um projeto: cronograma. Avaliação pelo interesse, participação, realização da proposta de trabalho. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Elaboração de um projeto: infraestrutura. Avaliação pelos trabalhos realizados individuais e/ou grupos. 04/02/2013 a 28/02/ /03/2013 a 15/03/ /03/2013 a 05/04/ Utilizar, de modo racional, os recursos destinados ao projeto. 4. Dimensionamento dos recursos necessários. Competência 4 Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Elaboração de um projeto: ferramentas. Avaliação pelo interesse, participação, realização da proposta de trabalho. 08/04/2013 a 18/04/2013

39 4. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 4. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5. Identificação das fontes de recursos Competência 5 6. Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação Competência 6 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Avaliação pelo interesse, participação individual e do grupo, realização da proposta de trabalho. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; 19/04/2013 a 30/04/ /05/2013 a 16/05/ Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas. 5. Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas. 6. Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 6. Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 7. Análise dos dados: interpretação, explicação e especificação. Competência 7 8. Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas. Competência 1, 9. Sistemas de gerenciamento de projeto. Competência 1, Formatação de trabalhos acadêmicos. Competência 1 Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Técnicas de coletas de informações. Avaliação pela entrega dos Capítulos e prazos estipulados cumpridos. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Avaliação pelo interesse, participação individual e do grupo, realização da proposta de trabalho. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Avaliação pelo interesse, participação individual e do grupo, realização da proposta de trabalho. Aula expositiva e prática nos computadores do laboratório; Avaliação pela entrega da proposta de trabalho e prazos estipulados cumpridos. 17/05/2013 a 29/05/ /06/2013 a 11/06/ /06/2013 a 20/06/ /06/2013 a 02/07/2013

40 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Informática Módulo: III Competência (por extenso) 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2. Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3. Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4. Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5. Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físicofinanceiro. Indicadores de Domínio 1.Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. 2.Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. 3.Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. 4.Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. 5.Preencher formulário de etapas do trabalho e dos dados obtidos. Instrumentos de Avaliação 1.Observação direta; Resolução dos exercícios propostos; Avaliação prática da proposta. 2.Observação e verificação de atividades práticas propostas. 3.Observação e verificação de atividades práticas propostas. 4.Observação direta; Resolução dos exercícios propostos; Avaliação prática da proposta. 5.Observação e verificação de atividades práticas propostas. Critérios de Desempenho 1. Alunos interagidos e participativos; 2.Cumprimento de metas e prazos; 3. Grupo comprometido, organizado; 4. Coesão, atitude e assiduidade; 5. Realização das propostas, interesse, atitude, participação. 6. Clareza, prazos e metas dentro da proposta de trabalho; 7.Grupo comprometido, organizado, atingindo metas e objetivos propostos. Evidências de Desempenho 1.Execução de atividades e avaliações propostas. 2.Apresentação atividades propostas. de práticas 3.Execução de atividades e avaliações propostas. 4.Execução de atividades e avaliações propostas. 5.Execução de atividades e avaliações propostas. 6.Execução de atividades e avaliações propostas. 7. Apresentação de atividades práticas propostas.

41 Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec 6. Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. 7. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas. 6.Preenchimento do formulário de etapas do trabalho e dos dados obtidos; 7.Preenchimento do formulário de etapas do trabalho e dos dados obtidos; 6.Observação direta; Resolução dos exercícios propostos; Avaliação prática da proposta. 7.Observação direta; Resolução dos exercícios propostos; Avaliação prática da proposta.

42 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Manual de normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Internet. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Contínua: atendimento individualizado, trabalhos individuais, em sala de aula e exercícios extraclasse. VII Identificação: Nome do professor: Paula Regina Garcia Zanini Assinatura: Data: 01/02/2013. VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria CETEC n.º10, de 06/01/2009 Coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 01/02/2013.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. ÍNDIA VANUÍRE CÓDIGO: 136 MUNICÍPIO: TUPÃ EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO HABILITAÇÃO PROFISSIONAL:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º semestre Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 1º semestre ETEC Dr. Júlio Cardoso Código: 078 Município: Franca/SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DETÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 203 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em informática para internet

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 6 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: DR. JÚLIO CARDOSO Código: 78 Município: Franca - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Eletrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E India Vanuire Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico Etec:Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Administração Central Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Doutor Júlio Cardoso Código: 078 Município: Franca EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Etec Monsenhor Antônio Magliano Plano de Trabalho Docente 2014 Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 059 Município: CASA BRANCA - SP Eixo Tecnológico: SAÚDE, AMBIENTE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Área Profissional: INDÚSTRIA Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MECÂNICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: INFRAESTRUTURA Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Série:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 23 Etec de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales EE Dom Artur Horthuis Eixo Tecnológico:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Área de conhecimento: MATEMÁTICA Componente Curricular: MATEMÁTICA Série:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC na Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC na Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA- SP Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO - EXTENSÃO INDIA VANUIRE Código: 9136 Município: TUPÃ Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Componente Curricular: Desenho Auxiliado por Computador II

Plano de Trabalho Docente 2012. Componente Curricular: Desenho Auxiliado por Computador II Plano de Trabalho Docente 2012 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091.01 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Perfil Profissional do Módulo de Especialização Técnica em Java com Websphere e Rational

Perfil Profissional do Módulo de Especialização Técnica em Java com Websphere e Rational Perfil Profissional do Módulo de Especialização Técnica em Java com Websphere e Rational Perfil: Desenvolvem e operam sistemas em Linguagem de Programação Java (JEE); configuram servidores de aplicação;

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo I (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2010 MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Sem certificação técnica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 1º Semestre. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 1º Semestre. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 1º Semestre Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec: ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III 1 Semestre/2010 MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TEMAS Teórica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2011 Centro Paula Souza 2011 Centro Paula Souza 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais