Remoção do aparelho fixo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Remoção do aparelho fixo"

Transcrição

1 Remoção do aparelho fixo Paulo Eduardo Guedes Carvalho Flávio Augusto Cotrim-Ferreira Danilo Furquim Siqueira CAPÍTULO 18 INTRODUÇÃO Independentemente do modelo ou material constituinte do aparelho fixo, a etapa de remoção dos braquetes e das bandas vem coroar o sucesso da fase ativa do tratamento ortodôntico. Este é o momento de apresentar ao paciente a solução clínica obtida para sua queixa inicial, enfatizando os ganhos que o tratamento ortodôntico proporcionou, o que fica nítido quando se compara o resultado com a documentação inicial; é uma fase de grande expectativa, tanto para o paciente quanto para os seus familiares, principalmente no caso de jovens. A partir deste momento nota-se o ganho estético alcançado, tanto no que se refere ao alinhamento e relacionamento dental, como à harmonia facial, e o paciente estará livre da interferência visual dos recursos ortodônticos fixos. Quando retira o aparelho e expõe os resultados finais da correção, o profissional deve enfatizar ao paciente a conquista de uma oclusão eficiente mais estável e fisiológica com a plenitude da eficácia mastigatória. Muitas vezes, este aspecto é deixado em segundo plano pelo paciente, que geralmente se preocupa mais com os valores estéticos do que com os funcionais. A remoção do aparelho desempenha um importante papel no aspecto emocional do paciente. Assim sendo, é uma fase que deve ser amplamente valorizada pelo ortodontista, que estará simultaneamente estimulando o aspecto psicológico do paciente e divulgando a relevância do tratamento realizado. Nos casos que necessitarão de reabilitação oral, as melhorias das posições dentárias e da oclusão, realizadas pelo tratamento ortodôntico, fornecem condições para a efetivação dos procedimentos restauradores e protéticos complementares. Entretanto, é muito importante que antes da remoção do aparelho fixo, o paciente seja avaliado pelo profissional que dará continuidade ao tratamento reabilitador. A avaliação do reabilitador é indicada para prever possíveis dificuldades clínicas que possam ser solucionadas com alguma movimentação ortodôntica adicional. Ela é comum nos casos que demandam instalação de implantes osteointegrados pós-tratamento ortodôntico, quando o aumento da divergência do longo eixo das raízes dos dentes vizi-

2 614 Vellini / Cotrim / Ferreira nhos ao espaço protético, além de facilitar o trabalho de implantação do dispositivo, permite a utilização de implantes mais calibrosos e que forneçam melhor prognóstico de osteointegração. A remoção do aparelho fixo pode ser realizada em múltiplas etapas ou em uma única sessão, de acordo com os procedimentos que veremos a seguir. PROCEDIMENTOS PRÉ-REMOÇÃO Conforme descrito no capítulo anterior, devemos realizar uma análise criteriosa, não apenas da estética facial, como da dinâmica da oclusão e das condições de higidez do periodonto, previamente à remoção do aparelho (Fig. 18.1) / Análise das condições de ajuste oclusal e sanidade bucal como passo prévio à retirada do aparelho. Detalhes, como uma inclinação dental incorreta ou uma ameia gengival mais aberta, podem ser de simples correção com o aparelho fixo, enquanto tendem a se tornar situações de difícil solução após sua retirada. Daí a razão de o paciente ser consultado quanto à sua satisfação acerca do tratamento, consentindo ou não na retirada do aparelho (Fig. 18.2).

3 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos / Desgaste interproximal para redução da ameia gengival antes da remoção do aparelho. A presença de condições de saúde bucal satisfatórias representa um facilitador na etapa de remoção do aparelho, proporcionando melhor campo de trabalho ao ortodontista, com menor incômodo ao paciente. Antes de se iniciar a remoção dos braquetes e das bandas, deve-se verificar a presença, a condição e a localização de restaurações realizadas anteriormente ao início do tratamento. Este procedimento alerta o ortodontista sobre os cuidados a serem tomados em dentes já fragilizados, reduzindo o risco de acidentes. A ausência de lesões por cáries extensas ou restaurações infiltradas, que possam facilitar a ocorrência de perda de estrutura do dente no momento de remoção dos acessórios ortodônticos fixos, torna o procedimento de remoção mais simples e seguro. Entretanto, quando o risco está presente, deve ser compartilhado com o paciente antes do início do procedimento. A presença de placa bacteriana crônica, gengivite e acúmulo de cálculo dentário torna a remoção do aparelho fixo e do remanescente de adesivo dos dentes uma tarefa difícil e bastante desconfortável para o paciente e para o profissional. A retirada mecânica dos acessórios potencializa a ocorrência de sangramentos que causarão sensação dolorosa, gosto desagradável e possível contaminação dos tecidos e reduz o campo de visão do profissional. Nos casos em que as condições periodontais e de higienização bucal não são satisfatórias, deve-se orientar e motivar o paciente a melhorar este quadro antes do dia da remoção.

4 616 Vellini / Cotrim / Ferreira REMOÇÃO DE BANDAS As bandas ortodônticas, apesar de muitas vezes poderem ser substituídas por acessórios colados, ainda apresentam grande aplicabilidade, devido a sua resistência e estabilidade. Costumam estar mais presentes nos dentes molares, assim como associadas a aparelhos soldados, como distalizador intrabucal, arco lingual, disjuntor maxilar, botão palatino e barra transpalatina. A remoção de bandas ocorre com instrumental específico, particularmente alicate saca-banda posterior (n o 347), que possui uma ponta plástica ou de borracha, a ser usada como apoio sobre a face oclusal do dente bandado, e uma ponta ativa em lâmina com forma plana, que pressiona o anel em direção oclusal, promovendo seu deslocamento (Fig. 18.3). A B 18.3 / Remoção de bandas em A, e de tubo colado em B, com alicate n o / Retirada do cimento de ionômero residual com o auxílio de instrumental extrator de cálculos. Deve-se tomar cuidado com o uso desse alicate, posicionando a ponta ativa adequadamente, de forma a evitar a lesão da borda gengival, muito próxima à cervical da banda. A realização de pressão alternada entre as faces vestibular e lingual de cada anel a ser removido e a acomodação da ponta de apoio apenas sobre a estrutura dental evitam o traumatismo indesejável. Após a retirada da banda, segue-se com a remoção do cimento de preenchimento, normalmente ionomérico (resinoso ou não). Para tanto, pode-se utilizar instrumental extrator de cálculo ou assentador-removedor de banda, eliminando-se os fragmentos maiores de cimento, porém de modo suave e cuidadoso para se evitar riscos na superfície do esmalte (Fig. 18.4). A remoção dos resíduos remanescentes de cimento deve ser realizada com auxílio de brocas multilaminadas de carbide em baixa rotação, após o ressecamento do cimento com jato de ar, tornando-o mais visível e quebradiço. Após a remoção dos resíduos de cimento, os dentes devem ser polidos com solução aquosa de pedra-pomes e taça de borracha convencional, ou com pontas de borracha abrasiva de baixa rotação, como veremos adiante.

5 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 617 REMOÇÃO DE BRAQUETES Após a realização do tratamento corretivo, o ortodontista precisa remover o braquete e seu adesivo sem, contudo, danificar a estrutura do esmalte dental. Para tanto, deve empregar instrumental adequado, de boa procedência e operado de modo correto e cuidadoso, reduzindo o desconforto momentâneo do paciente e os riscos de lesão das estruturas dentárias e gengivais. A retirada convencional de braquetes metálicos se dá com alicates específicos, com destaque para três tipos principais, que serão descritos a seguir. O primeiro, conhecido como alicate removedor de braquete (n o 346), possui duas pontas ativas que se apoiam na interface braquete-superfície de esmalte, gerando uma força de compressão entre suas pontas ativas. Este instrumento permite certa torção do acessório, gerando outro componente de cisalhamento. Além de causar certo desconforto, pode ocorrer alguma agressão à estrutura do esmalte durante seu uso. Uma opção semelhante é o alicate de corte de amarrilho (n o 151): deve-se fazer pressão com as pontas ativas na interface braquete-dente, como se vê na Figura Além de favorecer a perda precoce do corte do alicate, é preciso tomar cuidado para que as extremidades pontiagudas não causem lesões à superfície dental; A B 18.5 A e B / Remoção de braquete com alicate n o 346 e de corte de amarrilho n o 151. O segundo tipo de instrumental parte do pressuposto de que o braquete metálico sofre certa deformação (cerca de 20%) quando está sob pressão. Assim, costuma ocorrer uma falha na interface adesivo-braquete, o que reduz a tensão sobre a superfície de esmalte. Baseando-se nesta característica, diversos autores propõem o uso de alicates que possam fazer compressão nas aletas dos braquetes, gerando deformação de sua estrutura e, consequentemente, provocando seu desprendimento. Os alicates mais comumente empregados são o de How (n o 110) e o Weingart (n o 120), ambos utilizados na compressão mesiodistal das aletas, potencializando a deformação e reduzindo ao máximo o estresse sobre a superfície dental (Fig.18.6).

6 618 Vellini / Cotrim / Ferreira Deste modo, a liberação do braquete é rápida, fácil e com menor desconforto ao paciente, além de ser um método que apresenta maior segurança na preservação da estrutura dental. Em contrapartida, também mostra alguma desvantagem, uma vez que ocorre a ruptura na interface braquete-compósito; o remanescente de adesivo a ser removido será maior e também existe a impossibilidade de reaproveitamento do braquete, que ficará bastante deformado após sua retirada. A B C 18.6 / (A) Alicates How (n o 110) e (B) Weingart (n o 120) removendo braquete. Em C, o mecanismo de ação destes alicates que, pela compressão mesiodistal das aletas, deforma a estrutura metálica dos braquetes.

7 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 619 O terceiro e mais indicado método para a remoção de braquetes metálicos emprega alicates que imprimem sobre eles força de tração (Fig. 18.7). Providos de uma ponta metálica que enlaça uma das aletas do braquete e duas pontas plásticas que se apoiam nas superfícies gengival e oclusal do esmalte, oferecem a forma mais adequada e segura para a remoção deste acessório ortodôntico colado. Nota-se, clinicamente, mínima deformação do braquete, o que favorece a recolagem em caso de seu reposicionamento, e baixo desconforto por parte do paciente. Neste método, a totalidade da resina costuma permanecer aderida ao esmalte / Alicate saca-braquete metálico Unitek.

8 620 Vellini / Cotrim / Ferreira No caso da remoção de braquetes cerâmicos não há deformação estrutural significante sob pressão, visto que o material é rígido e friável, dificultando sobremaneira esta etapa do tratamento, e potencializando o risco de lesão à superfície de esmalte. As técnicas de remoção de braquetes metálicos, na maior parte, não mostram a mesma eficiência para os braquetes cerâmicos, com alto índice de quebra no corpo do braquete ou ruptura na interface adesivo-esmalte. Fraturas de esmalte têm sido associadas à descolagem de braquetes cerâmicos, e a interface atingida costuma ser a esmalte/ compósito. Estas dificuldades são mais intensas naqueles braquetes que possuem retenção química em suas bases. A retirada de grande parte dos braquetes cerâmicos, segundo a indicação de seus fabricantes, deve ser realizada por alicates ou instrumental específico para cada marca de aparelho estético, conforme a sua composição, áreas de ruptura e modo de retenção da base (química e/ou mecânica) (Fig. 18.8). Existem métodos auxiliares, que em um futuro próximo, poderão auxiliar na remoção dos braquetes cerâmicos. A eletrotermia, executada por um aparelho elétrico que transfere calor ao braquete com o objetivo de amolecer o adesivo e, consequentemente, soltar o acessório sob menor força, tem sido bastante estudada, evidenciando um horizonte positivo de uso rotineiro. Entretanto, ainda se observa certa imprecisão nos efeitos que este aquecimento pode trazer aos tecidos dentários, principalmente quanto a um potencial dano pulpar. O mesmo cuidado se faz necessário no que se refere ao emprego de laser de gás carbônico (CO 2 ) ou nd:yag para a descolagem de braquetes cerâmicos. Este método tem se mostrado viável e eficiente; entretanto as consequências sobre a temperatura intrapulpar ainda precisam ser mais bem avaliadas. Quando da fratura de braquetes de cerâmica durante a descolagem é comum a presença de resíduos deste material junto ao esmalte, necessitando ser removido por meio de brocas. A retirada dos restos cerâmicos deve ser realizada com instrumentos rotatórios diamantados de alta rotação, sob refrigeração com água, tomando cuidado para não lesionar a superfície do esmalte.

9 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 621 A B C D E F 18.8 / Sequência para remoção de braquete cerâmico (A). Em B e C, retirada do excesso da resina proximal com broca multilaminada. Em D a F alicate removendo o braquete cerâmico após fratura longitudinal deste.

10 622 Vellini / Cotrim / Ferreira REMOÇÃO DOS RESÍDUOS RESINOSOS A adequada retirada do aparelho fixo requer, além da remoção dos acessórios ortodônticos, a cuidadosa e completa retirada dos remanescentes de compósito que permaneceram aderidos à superfície de esmalte (Fig. 18.9). Este procedimento não é fácil de ser realizado devido à coloração semelhante do esmalte e do compósito comumente usado, além da proximidade da estrutura gengival. De qualquer forma, essa deve ser uma etapa bastante criteriosa, uma vez que deixar restos de adesivo nos dentes dos pacientes é totalmente inaceitável. Este procedimento necessita de tempo e destreza, não podendo ser executado sem o devido cuidado. A B 18.9 A e B / Resíduo de compósito após a retirada dos braquetes. Observar, que de forma ideal, ele permanece aderido ao esmalte. Entre os meios de remoção do adesivo, os alicates raspadores específicos com ponta de vídia ou titânio e os alicates saca-braquete representam uma forma rápida de se retirar quantidades espessas de resina. A ponta plástica apoia-se na superfície oclusal ou incisal, enquanto a ponta metálica raspa os restos resinosos, que devem ser removidos aos poucos. Não é aconselhável que se tente retirar grandes quantidades de adesivo em um só golpe. No entanto, mesmo utilizado de modo criterioso, este método é considerado um dos mais danosos às estruturas dentais, pois pode causar depressões no esmalte; por isso deve ser evitado. O uso do raspador periodontal manual ou do extrator de cálculo pode ser menos iatrogênico e mais eficiente como auxiliar na remoção dos restos de resina, porém também pode causar prejuízo ao esmalte. A maneira mais aceita para a remoção do remanescente resinoso do esmalte é a utilização de brocas carbide tungstênio lisas e multilaminadas, com até 12 lâminas, preferencialmente em baixa rotação (Fig 18.10). Elas devem ser aplicadas de modo intermitente, como um pincel, alcançando-se o esmalte sem, no entanto, danificá-lo. O momento em que se dá a completa eliminação da resina é facilmente notável, desde que se trabalhe em campo seco, visto que o aspecto fosco do adesivo sendo cortado pela broca contrasta nitidamente com o brilho do esmalte.

11 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos / Remoção de resíduos de compósito com broca multilaminada tronco cônicas de carbine e ponta arredondada ( Jet kk 2158 ou Komet H22GK ).

12 624 Vellini / Cotrim / Ferreira Uso de alta rotação é possível, mas deve ocorrer de modo ainda mais cuidadoso e, mesmo assim, haverá maior remoção de esmalte dental e menor lisura da superfície remanescente. Menores velocidades com menor vibração sobre o elemento dental podem ser obtidas com contra-ângulo redutor (Fig ) / Contra-ângulo redutor (Kavo-Koncept 1:5). REMOÇÃO DO APARELHO DE SUPERFÍCIES ARTIFICIAIS (RESTAURAÇÕES E COROAS) A presença de faces vestibulares em resina, tanto de restaurações diretas, coroas provisórias ou coroas Veneer, requerem mais cuidado na remoção dos resíduos resinosos. Esta pode ser feita de modo semelhante ao realizado em estrutura natural, entretanto com grande cuidado, uma vez que o adesivo e a superfície de resina são, na verdade, o mesmo material. Portanto, esta eliminação passa a se comportar como uma escultura da face vestibular. A eventual retirada excessiva de material poderá levar à necessidade de troca da restauração ou peça protética. As faces metálicas apresentam baixa adesividade, sendo necessária a bandagem do dente. Os principais cuidados durante a remoção do aparelho fixo são a preservação da integridade do metal e o novo polimento da superfície, que pode ser feito com pontas de borracha abrasivas específicas para este fim. Já as superfícies em porcelana são cada dia mais comuns na rotina clínica de um ortodontista. No procedimento de colagem, a porcelana tem sua superfície asperizada com pontas abrasivas e/ou jateadas com óxido de alumínio, tratadas com ácido fluorídrico e silanizadas. Além do dano no preparo da superfície, a adesão obtida é de tal magnitude que a remoção dos braquetes costuma causar prejuízos irrecuperáveis a estas estruturas, como trincas e fraturas. Estes danos podem ser minimizados e mascarados com polimento pós-remoção, empregando-se pontas de borracha específicas para polimento de porcelana. O paciente deve estar ciente desses fatos.

13 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 625 POLIMENTO E ACABAMENTO Após a eliminação dos resíduos resinosos, é indicada a finalização do procedimento de remoção do aparelho, realizando-se o acabamento da superfície de esmalte, por meio de um polimento dental. Recomenda-se que, antes do início do polimento, seja realizada a secagem completa dos dentes para verificação detalhada de possíveis resíduos ainda remanescentes. Quando presentes, estes podem ser retirados com discos de lixa de acabamento, em granulações média, fina e ultrafina, sempre em baixa rotação. O acabamento pode ser feito com solução de branco de Espanha e taça de borracha comum, ou com ponta de borracha específica para polimento de esmalte, obtendo-se desta maneira melhores resultados (Fig ). Um polimento complementar pode ser realizado com pasta apropriada e minifeltro, sempre aplicados com materiais novos e em boas condições. A B A e B / Acabamento da superfície do esmalte com borracha de polimento (Shofu Ceramisté). Antes mesmo da instalação dos recursos de contenção, o ortodontista deve fazer um exame físico minucioso das estruturas dentais e periodontais, visando ao diagnóstico de possíveis lesões de cáries iniciais ou alterações gengivais com acúmulo de cálculos. A identificação destas indesejáveis alterações permitirá que seja solicitado que o paciente retorne para acompanhamento clínico. De qualquer forma, é recomendável indicar um enxaguatório bucal à base de flúor por todo o período de contenção. O clareamento dental é cada dia mais desejado pelos pacientes, principalmente no momento de remoção do aparelho fixo. Orientar e ponderar sobre esta conduta junto ao paciente e seus responsáveis é interessante.

14 626 Vellini / Cotrim / Ferreira Leituras sugeridas Bennett CG, Shen C, Waldron JM. The effects of debonding on the enamel surface. J Clin Orthod. 1984;18(5): Bishara SE, Fehr DE. Comparisons of the effectiveness of pliers with narrow and wide blades in debonding ceramic brackets. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1993;103(3): Bishara SE, Olsen ME, Vonwald L, Jacobsen JR. Comparison of the debonding characteristics of two innovative ceramic bracket designs. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1999;116(1): Bishara SE, Trulove TS. Comparisons of different debonding techniques for ceramic brackets: an in vitro study. Part I. Background and methods. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990;98(2): Bishara SE, Trulove TS. Comparisons of different debonding techniques for ceramic brackets: an in vitro study. Part II. Findings and clinical implications. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990;98(3): Chevitarese O, Ruellas ACO. Braquetes ortodônticos: como utilizá-los. São Paulo: Santos; Coley-Smith A, Rock WP. Distortion of metallic orthodontic brackets after clinical use and debond by two methods. Br J Orthod. 1999;26(2): Crooks M, Hood J, Harkness M. Thermal debonding of ceramic brackets: an in vitro study. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1997;111(2): Dovgan JS, Walton RE, Bishara SE. Electrothermal debracketing: patient acceptance and effects on dental pulp. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1995;108(3): Frauches MB, Chevitarese O. Descolagem de braquetes metálicos: efeito sobre a topografia do esmalte. Rev SBO. 1993;2(4): Habibi M, Nik TH, Tabassom T. Comparison of debonding characteristics of metal and ceramic orthodontic brackets to enamel: an in-vitro study. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2007;132(5): Hirayama J, Martins DR, Picosse LR, Cotrim-Ferreira FA, Scavone Jr H, Liberti EA. Aspecto do esmalte dental após a remoção de braquete cerâmico com auxílio de laser CO2. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2001;55(6): Howell S, Weeks WT. An electron microscopic evaluation of the enamel surface sub-sequent of various debonding procedures. Autr Dent J. 1990;35(3): Kagetsu S. An in vitro investigation of the methods of bracket removal and their effects on the enamel surface. J Dent Res. 1987;66(1 suppl):295. Klocke A, Kahl-Nieke B. Effect of debonding force direction on orthodontic shear bond strength. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2006;129(2): Lee YK, Lim YK. Three-dimensional quantification of adhesive remnants on teeth after debonding. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008;134(4): Ma T, Marangoni RD, Flint W. In vitro comparison of debonding force and intrapulpal temperature changes during ceramic orthodontic bracket removal using a carbon dioxide laser. Am J Orthod Dentofacial Ortop. 1997;111(2): Manchen DE. Legal aspects of orthodontic practice: risk management concepts. Ceramic bracket update. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990;98(2): McLaughlin RP, Bennett JC, Trevisi HJ, editores. Mecânica sistematizada de tratamento ortodôntico. São Paulo: Artes Médicas; Mercadante MMN, Martins DR, Villa N, Scavone Jr H, Cotrim-Ferreira FA. Comportamento da polpa dental humana frente à descolagem de braquetes cerâmicos com laser CO2 in vivo. Rev Dental Press Ortodon Ortoped Facial. 2003;8(1): Minura H, Deguchi T, Obata A, Yamagishi T, Ito M. Comparison of different bonding materials for laser debonding. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1995;108(3): Mizrahi E. Orthodontic bands and directly bond brackets: a review of clinical failure rate. J Dent Res. 1982;11(3): Odegaard J, Segner D. Shear bond strength of metal brackets compared with a new ceramic bracket. Am J Orthod Dentofacial Orthop 1988;94(2): Oliver RG, Pal AD. Distortion of edgewise orthodontic brackets associated with different methods of debonding. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1989;96(1): Osorio R, Toledano M, Garcia-Godoy F. Enamel surface morphology after bracket debonding. J Dent Child. 1998;65(5): Rueggeberg FA, Lockword PE. Thermal debracketing of orthodontic resins. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1990;98(1): Rueggeberg FA, Lockword PE. Thermal debracketing of single crystal sapphire brackets. Angle Orthod. 1992;62(1): Ruellas ACO, Chevitarese O. Comparação da percepção de dor e desconforto devido à descolagem de braquetes metálicos por dois métodos diferentes. Rev SBO. 1996;3(2): Ruellas ACO, Chevitarese O. Efeitos sobre a topografia do esmalte de dois métodos de descolagem de braquetes metálicos (in vivo). Rev CRO-MG. 1997;3(1):1-5. Santos-Pinto A, Santos-Pinto L, Simplício H, Bonifácio KC, Nunes VM. Remoção de resina residual do esmalte dentário após descolagem de acessórios ortodônticos: avaliação de duas técnicas. Ortodon Gaúcha. 2001; 5(1):42-8. Sheridan JJ, Brawley G, Hastings J. Electrothermal debracketing part 1: an in vitro study. Am J Orthod. 1986;89(1):21-7. Sheridan JJ, Brawley G, Hastings J. Electrothermal debracketing part 2: an in vitro study. Am J Orthod. 1986;89(2): Smith SC, Walsh L, Taverne AA. Removal of orthodontic bonding resins residues by CO2 laser radiation: surface effects. J Clin Laser Med Surg. 1999;17(1):13-8. Smith SC. Laser ablation of orthodontic bonding resins. J Dent Res. 1999;78(5):952. Strobl K, Bahns TL, Willhan L, Bishara SE, Stwalley WC. Laser aided debonding of orthodontic ceramic brackets. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1992;101(2): Sylvester E. Thermal debonding of ceramic brackets. J Clin Orthod. 1991;25(12):748. Takla PM, Shivapuja PK. Pulpal response in eletrothermal debonding. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1995;108(6): Tocchio RM, Williams PT, Mayer FJ, Standing KG. Laser debonding of ceramic orthodontic brackets. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1993;112(3): Tonial AP, Bizetto MP. Aspectos técnicos e conservadores na remoção de braquetes e resina remanescente do esmalte dentário. Ortodont Gaúcha. 2000;4(1): Tormin ACF. Estudo comparativo de métodos de polimento do esmalte dental após desgaste com instrumentos rotatórios abrasivos [dissertação]. São Paulo: Universidade da Cidade de São Paulo; Vucovich ME, Wood DP, Daley TD. Heat generated by grinding during removal of ceramic brackets. Amer J Orthod Dentofac Orthop 1991;99(6): Williams JK, Isaacson KG, Cook PA, Thom AR. Fixed orthodontic appliances: principles and practice. London: Butterworth-Heinemann; Williams OL, Bishara SE. Patient discomfort levels at the time of debonding: a pilot study. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1992;101(4): Winchester LJ. Methods of debonding ceramic brackets. Br J Orthod.1992;19(3): Zachrisson BU. Bonding in orthodontics. In: Graber TM, Swain BF, editors. Orthodontic current principle and technique. St. Louis: Mosby; Zarrinnia K, Eid NM, Kehoe MJ. The effect of different debonding techniques on the enamel surface: an in vitro study. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1995;108(3):

REMOÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS CERÂMICOS COM LASER. Anael Carlos Rodrigues

REMOÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS CERÂMICOS COM LASER. Anael Carlos Rodrigues REMOÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS CERÂMICOS COM LASER Anael Carlos Rodrigues Universidade do Vale do Paraíba Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Av. Shishima Hifumi, 2911 - Urbanova anaelroiz@hotmail.com

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina Série Aparelhos Ortodônticos barra transpalatina INTRODUÇÃO A barra transpalatina (BTP) tem sido aplicada na mecânica ortodôntica de forma crescente e em muitas situações clínicas. Isto pela característica

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS . PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO 474 UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO Fábio André Werlang 1 Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO

Leia mais

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico 5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico de Jesus Djalma Pécora com a colaboração de Eduardo Luiz Barbin; Júlio César Emboava Spanó; Luis Pascoal Vansan e Ricardo Novak Savioli

Leia mais

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho BRÁQUETES Aparelho Arco E-1886E Partes do aparelho Aparelho Arco E -1886 APARELHO PINO E TUBO - 1912 Arco Cinta -1915 Aparelho Edgewise - 1925 Braquete original Os primeiros bráquetes eram.022 de uma liga

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil Enforce - Sistema Multiuso de Cimentação Adesiva, com Flúor Desde que foi lançado no Brasil, o sistema de cimentação adesiva Enforce com Flúor passou a fazer parte do dia-adia dos profissionais que realizam

Leia mais

Parâmetros de corte. Você só vai saber a resposta, se estudar esta aula. Os parâmetros

Parâmetros de corte. Você só vai saber a resposta, se estudar esta aula. Os parâmetros Parâmetros de corte Na aula passada, você aprendeu que usinagem é todo o processo de fabricação pelo qual o formato de uma peça é modificado pela remoção progressiva de cavacos ou aparas de material. Você

Leia mais

Fragmento CerâmiCo em incisivo Central: abordagem estética e UltraConservadora

Fragmento CerâmiCo em incisivo Central: abordagem estética e UltraConservadora Visão Clínica Fragmento CerâmiCo em incisivo Central: abordagem estética e UltraConservadora Ceramic fragment in central incisor: Aesthetic approach and ultraconservative Carlos Marcelo Archangelo*, José

Leia mais

Cuidados dentários em cães e gatos

Cuidados dentários em cães e gatos Anátomo-Fisiologia Estrutura do dente (fig. 1) Cuidados dentários em cães e gatos Externamente divide-se em duas áreas: coroa (superfície para fora da junção com a margem gengival) e a raiz (porção para

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

Kit de Teste GrandTEC

Kit de Teste GrandTEC Kit de Teste GrandTEC Cara Utilizadora, Caro Utilizador, Este Kit de Teste foi criado para que possa experimentar num modelo a aplicação das tiras GrandTEC, confeccionadas em fibra de vidro impregnadas

Leia mais

! 1. Alterar forma e/ou cor vestibular dos dentes; 2. Realinhar dentes inclinados para lingual. Restaurações estéticas anteriores diretas.

! 1. Alterar forma e/ou cor vestibular dos dentes; 2. Realinhar dentes inclinados para lingual. Restaurações estéticas anteriores diretas. Restaurações estéticas anteriores diretas. O crescente desenvolvimento de materiais resinosos e técnicas adesivas, possibilita o planejamento e execução de restaurações de resina composta na dentição anterior.

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

Fechamento de Diastemas Unitários com Resinas Compostas: um tratamento conservador, reversível e estético

Fechamento de Diastemas Unitários com Resinas Compostas: um tratamento conservador, reversível e estético Fechamento de Diastemas Unitários com Resinas Compostas: um tratamento conservador, reversível e estético Frederico dos Reis GOYATÁ Leonardo Fernandes da Cunha*, Rafaella Caramori Saab**, Juliana de Souza

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 7 a 11 de outubro de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Caso Selecionado Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Carlos Eduardo Francischone O caso clínico apresentado mostra resultados estéticos e funcionais excelentes,

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral.

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral. Instrução de Uso Tubos Os Tubos tem por finalidade transferir os esforços de: Arcos Intra e extra orais; Molas e Elásticos; Distalizadores; Barras transpalatinas e Quad Helix ; Placas Lábioativas. Promovem

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Aura: Um novo conceito restaurador, para simplificar a técnica de uso de resinas compostas. Marcos de Oliveira Barceleiro

Aura: Um novo conceito restaurador, para simplificar a técnica de uso de resinas compostas. Marcos de Oliveira Barceleiro Aura: Um novo conceito restaurador, para simplificar a técnica de uso de resinas compostas Marcos de Oliveira Barceleiro Especialista, Mestre e Doutor em Dentística UERJ Professor Associado da Universidade

Leia mais

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte TRATAMENTO ENDODÔNTICO Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte O D O N T O LO G I A E S T É T I C A R E S TAU R A D O R A O que é tratamento endodôntico? É a remoção do tecido mole que se encontra na

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

Ca C t a álo t g álo o g de Pr de P o r du o t du o t s o

Ca C t a álo t g álo o g de Pr de P o r du o t du o t s o Catálogo de Produtos Unimatrix Sistema de matrizes seccionais pré-formadas, para restaurações de Classe II. Maior facilidade na reconstrução do ponto de contato; A convexidade das matrizes foi especialmente

Leia mais

Travas e vedantes químicos

Travas e vedantes químicos A U A UL LA Travas e vedantes químicos O mecânico de manutenção de uma empresa de caminhões tentava eliminar, de todas as formas, um vazamento de óleo que persistia na conexão de um manômetro de um sistema

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 37. Em relação à resina composta para restaurações indiretas, é CORRETO afirmar:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 37. Em relação à resina composta para restaurações indiretas, é CORRETO afirmar: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 37 QUESTÃO 17 Em relação à resina composta para restaurações indiretas, é CORRETO afirmar: a) Sua composição química é bem diferente das resinas compostas de uso

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

CELTRA CAD E DUO. Porcelana/Cerâmica Odontológica. Instruções de Uso. Apresentação. Composição. Indicações de Uso.

CELTRA CAD E DUO. Porcelana/Cerâmica Odontológica. Instruções de Uso. Apresentação. Composição. Indicações de Uso. Apresentação 5365410005 - CELTRA Cad FC LT A1 C14 (6PCS); ou 5365410011 - CELTRA Cad FC LT A2 C14 (1PCS) ; ou 5365410021 - CELTRA Cad FC LT A3 C14 (1PCS) ; ou 5365410025- CELTRA Cad FC LT A3 C14 (6PCS)

Leia mais

Afiação de ferramentas

Afiação de ferramentas A UU L AL A Afiação de ferramentas Após algum tempo de uso, as ferramentas de corte geralmente se desgastam, apresentando trincas ou deformações na forma e nas propriedades. Devido a este desgaste, as

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 ATENÇÃO Sob nenhuma circunstância abrir ou inspecionar os componentes internos do aparelho. Se for necessária uma inspeção, por favor, contate

Leia mais

ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA

ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA Rua Itapicuru, 495 Perdizes CEP 05006-000 São Paulo SP Fone (11) 3670-1070 www.oraltech.com.br INFORMAÇÕES GERAIS ALL BOND 3

Leia mais

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 8 Introdução: As Rodas Laminadas EXL e EXL Roloc Scotch-Brite para rebarbação

Leia mais

HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0.

HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0. HD 100 P 06.0.43510 Hohenstein P Cobertor elétrico Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo 1. Volume de fornecimento... 3 1.1 Descrição do aparelho...

Leia mais

Comparação clínica da efetividade da colagem dos braquetes ortodônticos com duas resinas fotopolimerizáveis

Comparação clínica da efetividade da colagem dos braquetes ortodônticos com duas resinas fotopolimerizáveis Comparação clínica da efetividade da colagem dos braquetes ortodônticos com duas resinas fotopolimerizáveis Clinical comparison of the effectiveness of orthodontic brackets bonding with two light-activated

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil 1 DIAGNÓSTICO 1.1 Consulta Clínico 1.2 Consulta Especialista 1.3 Condicionamento em Odontologia para crianças

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA Cirurgia Oral A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

Diagnóstico - Primeira Consulta. Radiologia ou Radiografia

Diagnóstico - Primeira Consulta. Radiologia ou Radiografia Diagnóstico - Primeira Consulta Consulta Inicial: É a primeira consulta feita com o cirurgião-dentista, com o objetivo de diagnosticar as patologias presentes e estabelecer o tratamento a ser feito. Exame

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO 1. DIAGNÓSTICO 1.1- ANAMNESE 1.2- EXAMES COMPLEMENTARES 1.3- AVALIAÇÕES CLÍNICA 1.1. ANAMNESE História

Leia mais

Ponto de Contato. Conjugando Procedimentos Restauradores Indiretos e Diretos: Mimetizando Materiais Restauradores à Estrutura Dental

Ponto de Contato. Conjugando Procedimentos Restauradores Indiretos e Diretos: Mimetizando Materiais Restauradores à Estrutura Dental Ponto de Contato Conjugando Procedimentos Restauradores Indiretos e Diretos: Mimetizando Materiais Restauradores à Estrutura Dental Conjugating direct and indirect restorative procedures: Restorative materials

Leia mais

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão O tipo de compressão gerada por um parafuso é designado compressão interfragmentária

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04. 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05

1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04. 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05 Sumário 1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05 3 - Características do produto 06 4 - Funcionamento

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

Mudança. manual de montagem. Estante Divisória. ferramenta chave philips. tempo 1 hora e 30 minutos. tempo 1 hora. montagem 2 pessoas

Mudança. manual de montagem. Estante Divisória. ferramenta chave philips. tempo 1 hora e 30 minutos. tempo 1 hora. montagem 2 pessoas manual de montagem montagem 2 pessoas ferramenta martelo de borracha Mudança Estante Divisória ferramenta chave philips tempo 1 hora e 30 minutos ferramenta parafusadeira tempo 1 hora DICAS DE CONSER VAÇÃO

Leia mais

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa.

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa. Mauro A Dall Agnol UNOCHAPECÓ mauroccs@gmail.com Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Dentística I Terapêutica ou protética; Simples, composta

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Faculdade de tecnologia de Americana. Trabalho de Tecnologia Têxtil I Profº Agnaldo. Gaiolas Têxteis

Faculdade de tecnologia de Americana. Trabalho de Tecnologia Têxtil I Profº Agnaldo. Gaiolas Têxteis Faculdade de tecnologia de Americana Trabalho de Tecnologia Têxtil I Profº Agnaldo Gaiolas Têxteis Nome: R.A. Eduardo Alexandre de Araújo 072015 Marcio Benedito de Souza 072027 Guilherme Jordão Pavani

Leia mais

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst TÉCNICA DIRETA. 1. Radiografia inicial para determinação da possibilidade de confecção de pino/núcleo. 2. O dente

Leia mais

Estudo Comparativo da Força Adesiva de Quatro Materiais para Colagem de Braquetes

Estudo Comparativo da Força Adesiva de Quatro Materiais para Colagem de Braquetes Artigo Inédito Estudo Comparativo da Força Adesiva de Quatro Materiais para Colagem de Braquetes A Comparative Study of Brackets Bond Strength with for Bonding Agents Nadya Galvão Bengtson Resumo O objetivo

Leia mais

Produtos Devcon. Guia do Usuário. Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo

Produtos Devcon. Guia do Usuário. Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo 1 Produtos Devcon Guia do Usuário Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo 2 Guia do Usuário Kit Devcon para reparo de vazamentos em transformadores a óieo Prefácio 3 Preparação da

Leia mais

MANUTENÇÃO EM MANCAIS E ROLAMENTOS Atrito É o contato existente entre duas superfícies sólidas que executam movimentos relativos. O atrito provoca calor e desgaste entre as partes móveis. O atrito depende

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Procedimentos de montagem e instalação

Procedimentos de montagem e instalação Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P

Leia mais

AULA 34 PROCESSO DE RETIFICAÇÃO: SELEÇÃO E CUIDADOS

AULA 34 PROCESSO DE RETIFICAÇÃO: SELEÇÃO E CUIDADOS AULA 34 PROCESSO DE RETIFICAÇÃO: SELEÇÃO E CUIDADOS 265 34. PROCESSO DE RETIFICAÇÃO: SELEÇÃO E CUIDADOS 34.1. Introdução Para obter uma boa operação de usinagem em retificação, alguns cuidados devem ser

Leia mais

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES IMPORTANTES As instruções de segurança devem sempre ser seguidas para reduzir riscos. É importante ler com cuidado todas as

Leia mais

Instruções complementares. Centragem. para VEGAFLEX Série 80. Document ID: 44967

Instruções complementares. Centragem. para VEGAFLEX Série 80. Document ID: 44967 Instruções complementares Centragem para VEGAFLEX Série 80 Document ID: 44967 Índice Índice 1 Descrição do produto 1.1 Vista geral... 3 1.2 Centragens... 3 2 Montagem 2.1 Informações gerais... 10 2.2 Estrelas

Leia mais

Avaliação dos efeitos de três métodos de remoção da resina remanescente do braquete na superfície do esmalte

Avaliação dos efeitos de três métodos de remoção da resina remanescente do braquete na superfície do esmalte A r t i g o I n é d i t o Avaliação dos efeitos de três métodos de remoção da resina remanescente do braquete na superfície do esmalte Karine Macieski*, Roberto Rocha**, Arno Locks***, Gerson Ulema Ribeiro****

Leia mais

EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo

EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo O treinamento de trabalhadores, voltado para a conscientização sobre os perigos existentes em suas áreas de trabalho, reduz ao mínimo

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Verticalização de Molares

Verticalização de Molares Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Verticalização de Molares Prof.: Paulo César Principais causas 1. Perdas precoce de molares decíduos Principais causas 2. Anodontia de 2 pré-molares !"#$"$%&'()*(+,($%-"%.+/0.+"123!

Leia mais

Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. manual do usuário Placa Ethernet Intelbras Modelo Impacta 16/68/140/220 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Ethernet Impacta é um acessório que poderá

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem: - Grande aplicação nas atividades industriais que existem no mundo moderno: construção naval, ferroviária, aeronáutica e automobilística,

Leia mais

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Ao manusear correntes de motosserra, sempre há o risco de acontecer pequenos cortes nos dedos e na própria mão. Ao romper uma corrente,

Leia mais

CORTE DOS METAIS. Prof.Valmir Gonçalves Carriço Página 1

CORTE DOS METAIS. Prof.Valmir Gonçalves Carriço Página 1 CORTE DOS METAIS INTRODUÇÃO: Na indústria de conformação de chapas, a palavra cortar não é usada para descrever processos, exceto para cortes brutos ou envolvendo cortes de chapas sobrepostas. Mas, mesmo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

Manual de cuidados pré e pós-operatórios

Manual de cuidados pré e pós-operatórios 1. Anatomia O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração

Leia mais

Sugestão de um protocolo simples e eficiente para a remoção de braquetes ortodônticos

Sugestão de um protocolo simples e eficiente para a remoção de braquetes ortodônticos Artigo Inédito Sugestão de um protocolo simples e eficiente para a remoção de braquetes ortodônticos Dickson Martins da Fonseca*, Fábio Henrique de Sá Leitão Pinheiro**, Simone Fujiwara de Medeiros***

Leia mais

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA Prémio Ortodontia 2015 TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA ARTIGO VENCEDOR RESUMO Os traumatismos em dentição decídua poderão afetar a dentição permanente, afetando

Leia mais

Colagem de braquetes em esmalte condicionado com Transbond Plus Self Etching Primer

Colagem de braquetes em esmalte condicionado com Transbond Plus Self Etching Primer Dica Clínica Colagem de braquetes em esmalte condicionado com Transbond Plus Self Etching Primer Fábio Lourenço Romano*, Américo Bortolazzo Correr**, Maria Beatriz B. A. Magnani***, Darcy Flávio Nouer****,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE USO

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE USO MANUAL DE INSTRUÇÕES DE USO PRINCIPIO FISICO A atividade elétrica do músculo cardíaco cria um campo elétrico no volume condutor que envolve o coração. Há fluxos de corrente iônica (movimento de cargas

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda

Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda Liz F Castro Neto lfcastroneto@gmail.com Dênis de Almeida Costa denis.costa@fatec.sp.gov.br 1. Resumo Na soldagem de união, a

Leia mais