PLANO DE ENSINO 1º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO 1º SEMESTRE"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO 1º SEMESTRE Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Leitura e conhecimento. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e de escrita. Paradigmas da comunicação verbal. Variáveis de ordem linguística, textual e sociointerpretativa na compreensão leitora dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Relação entre o conteúdo, composição, estilo, nível linguístico e propósitos. Técnicas de leitura e produção textual. Expressão oral e escrita. OBJETIVOS: Desenvolver habilidades e competências de: Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente. Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita. Expressão oral e escrita. Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1 Leitura, compreensão, interpretação e crítica de textos de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. 2 Compreensão leitora e aprendizagem significativa. 3 Estratégias de leitura: 3.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações; 3.2 Antecipação de informações; 3.3 Realização de inferências; 3.5 Verificação de informações no texto; 3.6 Articulação de índices textuais e contextuais; 3.7 Redução de informação semântica: construção e generalização de informações. 4 Paráfrase. 5 Técnicas de leitura: 5.1 Leitura antecipada; 5.2 Leitura interrompida; 5.3 Texto lacunado; 5.4 Mapeamento: Palavras-chave e ideias-chave; Argumentação; Defesa do ponto de vista; Síntese.

2 6 Pressupostos da comunicação verbal. 7 Expressão verbal oral: 7.1 Voz; 7.2 Dicção; 7.3 Ritmo; 7.4 Entonação; 7.5 Respiração; 7.6 Gestualidade; 7.7 Empatia. 8 Estrutura da apresentação: 8.1 Introdução; 8.2 Desenvolvimento; 8.3 Conclusão; 8.4 Avaliação. 9 Prática da expressão verbal oral e escrita. 10 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal. METODOLOGIA: Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico: Aulas expositivo-dialogadas; Práticas de leitura e análise textual; Análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente; Produção de textos orais e escritos; Trabalhos individuais e em grupo; Seminários temáticos e dirigidos. AVALIAÇÃO: A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de: Leitura e análise de textos; Produções de textos orais e escritos; Trabalhos avaliativos ao longo do semestre. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1987/2005. ANDRADE, Maria Margarida de. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 5 e 9 ed. São Paulo: Atlas, 1996/2010. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 e 6 ed. São Paulo: Scipione, 1998/2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FIORIN, Jose Luiz. Lições de texto: leitura e redação. José Luiz Fiorin, Francisco Platão Savioli. São Paulo: Ática, 1996, 1997 e KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 1992, 1999, 2000 e 2004.

3 MARTINS, Dileta Silveira. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 28 e 29 ed. Porto Alegre: Prodil, 2009 e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11 ed. São Paulo: Ática, 1995 e SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre, RS: Art Med, 1998.

4 Disciplina: ANTROPOLOGIA Código: Carga Horária 30 Créditos 02 EMENTA: Estuda o ser humano, focalizando as dimensões mais importantes de seu existir no mundo: linguagem, economia, política, arte, religião. As principais determinações da cultura brasileira, no contexto da civilização tecnológica e globalizada. A concepção de homem em determinados períodos da história da humanidade e suas contribuições. Apogeu e crise do humanismo: o problema da existência e a crise da subjetividade. OBJETIVO GERAL: Analisar a importância e a especificidade da Antropologia Filosófica e as suas possibilidades para o conhecimento do ser humano acerca de si mesmo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Elucidar a relação do homem consigo mesmo e com o mundo ao seu redor nos diferentes períodos históricos. - Ressaltar o apogeu e a crise do humanismo, estudando o problema da existência e a crise da subjetividade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. A Antropologia Filosófica e suas possibilidades: 1.1 A inteligibilidade humana; 1.2 Diversos modos de inteligibilidade; 1.3 Antropologia Filosófica e inteligibilidade; 1.4 Inteligibilidade e cultura. 2. O humano antigo e medieval: 2.1 A inteligibilidade mítico-religiosa; 2.2 A inteligibilidade do ser; 2.3 A relatividade do humano. 3. O humano moderno: 3.1 A inteligibilidade moderna; 3.2 A nova posição do humano no universo; 3.3 Relações humanas: a dominação; 3.4 Antropologias científicas insuficientes. 4. Concepções antropológicas da contemporaneidade: 4.1 Idealismo alemão: concepção hegeliana; 4.2 O humano entre os pós-hegelianos; 4.3 O ser pluriversal do humano na Filosofia atual. 5. Dimensões fundamentais do humano: 5.1 O humano como ser de Cultura; cultura afro-brasileira; pluralismo étnico; 5.2 O humano como ser de Linguagem;

5 5.3 O humano como ser de Educação; 5.4 O humano como ser ético; 5.5 O humano como ser de relações. 6. Antropologias libertadoras: 6.1 Da dominação da razão: Nietzsche; 6.2 Da dominação da força: Humanismo. METODOLOGIA DE ENSINO: A disciplina desenvolver-se-á através de aulas expositivas, seminários, discussões e análises de vídeos e realização de trabalhos individuais e em grupo. AVALIAÇÃO: O discente será avaliado através de provas, resenhas, participação, envolvimento nas aulas, compromisso com o conteúdo e produção do conhecimento e elaboração de seminários. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: RABUSKE, E. Antropologia filosófica: um estudo sistemático. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1981/1995/2001/2005 e ROCHA, G.; PEREIRA, S. de F. Antropologia e Educação. São Paulo : Autêntica, VAZ, Henrique C.de Lima. Antropologia filosófica. São Paulo: Loyola, v. 1=02 v. 2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CHAUÍ, M. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, MONDIN, B. O homem, quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 1980/2005 e LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, 1993/2003. LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Abril Cultural, 2007.

6 Disciplina: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA Código: Carga Horária 30 Créditos 02 EMENTA: Formação de professores e a qualificação da educação. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente. OBJETIVOS: - Oportunizar o contato com teóricos e estudiosos da formação e dos saberes docentes, permitindo construir fundamentos consistentes para o processo de ser professor. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - A formação do professor. - Os saberes docentes. - O espaço escolar e a profissão professor. METODOLOGIA DE ENSINO: Possibilitar a fundamentação de um humano com conhecimento e competência de ser um profissional da educação. Serão desenvolvidas atividades como leituras, reflexões, análises de artigos e livros, além de pesquisas, seminários, elaboração e apresentação de trabalhos. AVALIAÇÃO: O processo avaliativo será contínuo, permanente e reflexivo, pautado pelos critérios constantes no regimento e nos objetivos conjugados à Disciplina. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 4, 8 e 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 1994/2003/2004. FAZENDA, I. (Org). Didática e interdisciplinaridade. 8 e 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998/2001/2007. MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. 5 ed. Ijuí, RS: Unijuí, NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, PAVIANI, J. Interdisciplinaridades: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs; Porto Alegre: Edições Pyr, 2005.

7 Disciplina: INTRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Código: Carga Horária 30 Créditos 02 EMENTA: Educação Física: Disciplina Acadêmica, profissão e área de estudo. Abordagens: descritiva e prescritiva da profissionalização. Formação inicial e continuada. Princípios norteadores e estrutura curricular do Curso de Educação Física da URI. OBJETIVOS: Introduzir o estudante no curso de Educação Física, especialmente nas discussões sobre o objeto de estudo da Educação Física. Esclarecer as esferas de estudo acadêmico e de prática profissional em Educação Física. Distinguir os processos de profissionalização e desprofissionalização da Educação Física, identificando as facilidades e dificuldades enfrentadas pela área. Dominar conhecimentos sobre características e perspectivas de intervenção no mercado de trabalho, selecionando possibilidades de carreira profissional na área. Familiarizar o estudante aos modelos de formação inicial e continuada em Educação Física. Esclarecer os princípios norteadores e a estrutura curricular do curso de Educação Física da URI. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução à Educação Física: 1.1. Objeto de estudo e campos de análise; 1.2. Esferas de estudo acadêmico da Educação Física; 1.3. Esferas de prática profissional em Educação Física. Unidade 2 - Profissionalização da Educação Física 2.1. Abordagens descritivas e prescritivas de uma profissão; 2.2. Processo de profissionalização da Educação Física; 2.3. Processo de desprofissionalização da Educação Física. Unidade 3 - Mercado de Trabalho em Educação Física 3.1. Diversidade dos campos de intervenção profissional; 3.2. Características do mercado de trabalho na área; 3.3. Perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional. Unidade 4 - Formação Inicial e Continuada em Educação Física 4.1. Modelos de organização curricular na formação inicial; 4.2. Cursos de pós-graduação em Educação Física: instituições, programas e áreas de concentração; 4.3. Projeto pedagógico do curso de Educação Física da URI: princípios norteadores e estrutura curricular. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros.

8 AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: HOFFMAN, S. J.; HARRIS, J. C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed, SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: Midiograf, 2001=. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVAREZ, F. V. La investigación en la enseñanza de la Educación Física. Cáceres: Universidad de Extremadura, DA COSTA, L. P. Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Araras: Topázio, KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudança. 3. Ed. Ijuí, RS: ed. UNIJUI, MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.

9 Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS I (ATLETISMO) Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estudo histórico-crítico do atletismo. Corridas, saltos e arremessos: fundamentos técnicos básicos, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do atletismo. OBJETIVOS: Identificar aspectos marcantes da história e evolução do atletismo, bem como as suas características básicas enquanto modalidade esportiva individual. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do atletismo. Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas de atletismo. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem de atletismo. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atletismo. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução ao Atletismo: 1.1. Histórico e evolução do atletismo; 1.2. Características específicas do atletismo; 1.3. Iniciação ao atletismo. Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Atletismo: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem das provas; 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4. Abordagens pedagógicas no ensino do atletismo. Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica do Atletismo: 3.1. Corridas: velocidade, meio fundo, fundo, revezamentos e marchas; 3.2. Saltos: altura, distância e triplo; 3.3. Arremessos: peso, disco e dardo. Unidade 4 - Regulamentação Básica do Atletismo: 4.1. Noções das regras básicas de atletismo; 4.2. Noções de arbitragem das provas de atletismo. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de provas de atletismo. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e autoavaliação.

10 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FERNANDES, J. L. Atletismo: corridas. 2. ed. São Paulo: EPU, FERNANDES, J. L. Atletismo: lançamentos e arremesso. 2. ed. São Paulo: EPU, FERNANDES, J. L. Atletismo: os saltos. 2. ed. São Paulo: EPU, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BARBANTI, V. J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo: Baliero, MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007/2010. MATVEEV, L. P. Treino desportivo: metodologia e planejamento. São Paulo: Phorte, MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001.

11 Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estudo histórico-crítico da ginástica. Ginástica: fundamentos básicos, estruturação de exercícios e aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Identificar aspectos marcantes da história e evolução da ginástica. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da ginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da ginástica. Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres. Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais da ginástica. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução a Ginástica: 1.1. Histórico e evolução da ginástica; 1.2. Caracterização e manifestações da ginástica. Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica: 2.1. Classificação, terminologia e definições dos exercícios ginásticos; 2.2. Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras; 2.3. Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres. Unidade 3 - Metodologia do Ensino da Ginástica: 3.1. Processo de ensino-aprendizagem de exercícios ginásticos; 3.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 3.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 3.1. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica. Unidade 4 - Tendências da Ginástica: 4.1. Estudo das tendências atuais da ginástica; 4.2 Noções básicas e organização de exercícios. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e trabalhos em grupo. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido) e autoavaliação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

12 BREGOLATO, R. Cultura corporal da ginástica. São Paulo: Ícone, v CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento: introdução à análise das técnicas corporais. São Paulo: Manole, 1992/2002/2010. RUBINI, Ercole da Cruz. Treinamento de flexibilidade: teoria à prática. Rio de Janeiro: Sprint, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ACHOUR Júnior, Abdallah. Flexibilidade e alongamento: saúde e bem-estar. 2. ed., rev. e ampl. Barueri, SP: Editora Manole, ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, COSTA, M. G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, DANTAS, Estélio H. M. Alongamento e flexionamento. Rio de Janeiro: Shape, LOPES, V. et al. Aptidões e habilidades motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, NIEMAN, D. C. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, NOGUEIRA, É. M. Alongamento para todos os esportes: 660 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, SANTOS, J. C. E. Ginástica geral. São Paulo: Fontoura, 2001.

13 Disciplina: OFICINA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE I A Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estágio de aproximação do estudante com o trabalho docente na área de atletismo e ginástica. Prática pedagógica, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação, experiências de ensino, bem como planejamentos didáticos, realização de aulas e discussão dos resultados do trabalho. OBJETIVOS: Auxiliar no amadurecimento pessoal do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos do atletismo e ginástica. Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de atletismo e ginástica desenvolvidos na disciplina de Educação Física no ensino fundamental e médio, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante. Proporcionar a oportunidade de vivência de experiências de ensino em atletismo e ginástica na disciplina de Educação Física no ensino fundamental e médio. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Experiências de Ensino de Atletismo: 1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino do atletismo; 1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos do atletismo; 1.3. Planejamento didático de conteúdos do atletismo; 1.4. Estudos individuais aplicados ao atletismo. Unidade 2 - Experiências de Ensino de Ginástica na Educação Física: 2.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de ginástica; 2.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da ginástica; 2.3. Planejamento didático de conteúdos da ginástica; 2.4. Estudos individuais aplicados à ginástica. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através da realização de estágios de prática docente, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática docente, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

14 AEBLI, H. Prática de ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1970/1982 e DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ROSE J. R. D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento: introdução à análise das técnicas corporais. São Paulo: Manole, 1992,2002/2010. COSTA, M.G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1985/2007/2010. FERNANDES, J. L. Atletismo: lançamentos (e arremessos). São Paulo: EPU, FERNANDES, J. L. Atletismo: saltos. São Paulo: EPU, FERNANDES, J. L. Atletismo: corridas. São Paulo: EPU, 2003.

15 2º SEMESTRE Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA Código: Carga Horária 30 Créditos 02 EMENTA: Reflexões sobre a produção do conhecimento, sua difusão e incorporação. Sentido e perspectiva do Ensino Universitário: a tríplice missão: ensino, pesquisa e extensão. O método científico. A produção científica. A comunidade científica. Trabalhos acadêmicos. Instrumentalização metodológica. OBJETIVOS: Instrumentalizar e orientar na adoção de um comportamento metodológico e científico na busca da construção do conhecimento, sistematizando, discutindo os fundamentos e princípios da ciência, relacionando-os com a missão da universidade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1 Metodologia Científica e a Universidade; 2 A organização da vida de estudos na Universidade; 3 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos; 4 A natureza do conhecimento:tipos e níveis; 5 Os princípios da comunicação científica; 6 Trabalhos didáticos; 7 Normatização científica; 8 Sistematização de textos e meios eletrônicos. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida a partir de exposição dialogada, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas, debates e seminários para apresentação de trabalhos. A referida metodologia tem por finalidade desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, e o debate na perspectiva de um processo social emancipador. AVALIAÇÃO: A avaliação da disciplina constituir-se-ánum processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades no comportamento metodológico e científico.será realizada através de elaboração e apresentação de trabalhos, relatórios e provas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AITA, A. L. G. et al. Instruções gerais de normatização científica. 3. ed. Frederico Westphalen, RS: URI/FW, 2004/2009. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000/2003/2004.

16 SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999/2000/2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Arts poetica, 1981/1992/1996/2007. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed., São Paulo: Atlas, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Disponível em: AZEVEDO, I. B. de. O Prazer da Produção Científica: Diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 5. ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001/2007. RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

17 Disciplina: ANATOMIA HUMANA I Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Introdução ao estudo da Anatomia. Sistemas: Tegumentar, Esquelético, Articular, Muscular, Nervoso, Endócrino, Respiratório, Digestório, Circulatório, Urinário, Genital Masculino, Genital Feminino. Órgão da visão e órgão vestíbulo-coclear. OBJETIVOS: Descrever, anatomicamente órgãos e sistemas do corpo humano citando suas principais características. Identificar as estruturas estudadas através de Atlas, peças de animais e humanas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Introdução ao Estudo da Anatomia: Histórico; Divisão da anatomia; Nomenclatura anatômica; Divisão do corpo humano; Planos e eixos; Termos de posição e direção; Plano geral de construção do corpo humano; Constituição; Fatores gerais de variação. 2. Sistema Tegumentar: Considerações gerais; Pele e anexos cutâneos glandulares e aglandulares. 3. Sistema Esquelético: Considerações gerais; Esqueleto e ossos; Diferenças sexuais da pelve óssea. 4. Sistema Articular: Considerações gerais; Articulações cartilagíneas, fibrosas e sinoviais. 5. Sistema Muscular: Considerações gerais; Variedade de músculos: Músculos cutâneos, estriados esqueléticos e lisos; Mecânica muscular. 6. Sistema Nervoso: Considerações gerais; Divisão do Sistema Nervoso: Sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e sistema nervoso autônomo. 7. Sistema Endócrino: Considerações gerais;

18 Hormônios, glândulas endócrinas: hipófise, corpo pineal, tireoide, paratireides, pâncreas, adrenais, paragânglios, ovários e testículos. 8. Sistema Respiratório: Considerações gerais; Porção condutora: nariz externo, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos; Porção respiratória: pulmões e pleura. 9. Sistema Digestório: Considerações gerais; Canal alimentar: boca, cavidade da boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos; Glândulas anexas: salivares, fígado e vias biliares, pâncreas. 10. Sistema Circulatório: Considerações gerais; Sistema cardiovascular: sangue, coração e vasos sanguíneos; Sistema linfático: linfa, vasos linfáticos e órgãos linfoides. 11. Sistema Urinário: Considerações gerais; Rins e vias urinárias. 12. Sistema Genital Masculino: Órgãos genitais externos: pênis, escroto, testículos e porção inferior do funículo espermático; Órgãos genitais internos: epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório, vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo uretrais. 13. Sistema Genital Feminino: Órgãos genitais externos: vulva ou pudendo feminino; Órgãos genitais internos: útero, tubas uterinas e ovários. 14. Órgão da Visão: Considerações gerais; Olho e acessórios. 15. Órgãos vestíbulo-coclear: Ouvido externo, médio e interno. METODOLOGIA: Aulas expositivas teóricas com uso de transparências, slides e quadro de giz; Aulas práticas; Sessões de vídeo e CD-ROOM; Trabalhos escritos e seminários de apresentação. AVALIAÇÃO: Prova teórica; Prova prática e Seminários de apresentação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 1998/2009. DANGELO, José Geraldo. Anatomia humana básica. São Paulo: Atheneu, 2000/2003. SOBOTTA, J. Atlas de anatomia humana. 21. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993/2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FREITAS, V. de. Anatomia: conceitos e fundamentos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

19 GARDNER, E.; GRAY, D. J.; RAHILLY, R. O. Anatomia: estudo regional do corpo humano. Tradução: Rogério Benevento. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, KÖPF-MAIER, Petra. Atlas de anatomia humana. 6. ed. V. ½. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994/2007. NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998/2000/2008. ROHEN, Johannes W. Anatomia Humana: Atlas fotográfico de Anatomia sistêmica regional. 5. ed. São Paulo: Manole, 1998/2002. SPENCE, Alexander P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo : Manole, TORTORA, G. J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 4. ed. São Paulo: Artmed, 2000.

20 Disciplina: FILOSOFIA A Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Introduzir o/a acadêmico/a ao estudo da filosofia, sua existência e essência, metodologia e conteúdo, através dos caminhos da reflexão crítica, ampla e profunda. Discute o que tem sido filosofia com atitudes e interpretação do mundo. Trata, ainda, da filosofia histórica e de nosso tempo, a partir da reflexão sobre questões que deem conta da contextualização do mundo contemporâneo (ética, política, justiça, solidariedade, educação, estética, relações de poder e questões pertinentes, tendo em vista a conjuntura histórica, a natureza do curso e as necessidades dos/as acadêmicos/as) bem como, introduz o estudo do movimento filosófico que sustenta as contradições do tempo presente. OBJETIVO GERAL: - Iniciar os/as acadêmicos/as nas questões filosóficas gerais com as quais se vê envolvida a Filosofia, de modo claro e sistemático, a começar pela indagação do que é a própria Filosofia e, progressivamente, abordando problemáticas específicas da disciplina. OBJETIVO ESPECÍFICOS: - Introduzir os/as acadêmicos/as na compreensão da Filosofia como reflexão acerca das condições de possibilidade da experiência humana. - Despertar nos/nas acadêmicos/as, a argumentação filosófica em favor da possibilidade da conduta ética, estética e da justiça e às questões políticas, sociaise de humanidade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Pensamento Filosófico: 1.1. Origens e características; 1.2. O valor da filosofia; 1.3. Escolas e sistemas filosóficos. 2. Filosofia do conhecimento: 2.1. O que é conhecimento; 2.2. Os diferentes tipos de conhecimento; Mito; Senso Comum; Ciência, Filosofia e Fé; A técnica e a humanidade. 3. Antropologia Filosófica: A condição humana no mundo; Concepções do homem; A natureza humana universal. 4. Ética, Estética e Justiça: 4.1. Definições e relações: ética, moral; direito, justiça; 4.2. Princípios fundamentais da ética, estética e justiça; 4.3. Concepções de ética, estética e justiça.

21 5. Filosofia Política: 5.1. O que é política; 5.2. A democracia x totalitarismo; 5.3. Concepções de política e seus principais representantes; 5.4. A política nas sociedades contemporâneas. METODOLOGIA: - Desenvolvimento das lições: estudo dos textos propostos pela Ementa; Leituras, Pesquisas, Visitas a Biblioteca, Aulas expositivas, Vídeos, Seminários, Discussões e Elaborações individuais e coletivas. - Seminário Final: Leitura e discussão de obra filosófica. Escolha Livre de, pelo menos uma: AVALIAÇÃO: - Aprofundamento extraclasse dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. - Avaliações Individuais Escritas e/ou Orais, com Trabalhos e/ou Provas Individuais e/ou Coletivas. - Contribuições com as discussões filosóficas da disciplina e capacidade de estabelecer relações, vínculos, inter e transdisciplinares dos conteúdos específicos da disciplina, com o Curso, com as demais disciplinas e com a vida (Contextualizar). - Desenvolvimento das tarefas e atividades propostas pelo Professor. - Leitura e discussão de obras filosóficas e estudos de textos e exposição de reflexões e construções, desencadeando processos de Participação e Envolvimento nas aulas com enriquecimentos e crescimentos pessoais e coletivos. - Pontualidade e Presença. - Profundidade e argumentação no desenvolvimento do raciocínio e das respostas. - Seminários. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BUZZI, A. R. Introducão ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. 18./32./39. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 1989/2004/2010. CHAUÍ, M. Convite à filosofia ed. São Paulo: Ática, 1997/2005/2006/2009/2010. HEIDEGGER, M. Introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BAUMAN, Z. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, BITTAR, E. C. B. Doutrinas e filosofias políticas: contribuições para a história das idéias políticas. São Paulo: Atlas, CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007/2010. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, SANTOS, B. de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

22 Disciplina: BIOLOGIA HUMANA Código: Carga Horária 30 Créditos 02 EMENTA: Estrutura e ultraestrutura da célula. Sistemas de membrana. Transporte por meio da membrana. Células musculares, nervosas, tecido conjuntivo. Bioenergética. Liberação e transferência de energia. Estudos dos sistemas: muscular, nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, digestório e renal. OBJETIVOS: Proporcionar uma visão geral sobre a Biologia Humana, analisando os diferentes componentes das células e sistemas. Estudar os diferentes sistemas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Célula: introdução ao estudo da célula; Sistemas de membrana: transporte através de membranas; Células musculares e nervosas; Tecido Conjuntivo; Bioenergética; Estudos células dos sistemas: muscular, nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, digestório e renal. METODOLOGIA: Aulas teórico-práticas, seminários orientados, utilizando recursos audiovisuais. AVALIAÇÃO: A avaliação compreende provas teóricas e trabalhos em grupo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999/2006/2011. DE ROBERTIS, E. M. F.; DE ROBERTIS, J. Bases da Biologia Celular e Molecular. Guanabara Koogan, 1993/2002/2005/2006. GUYTON, A. Tratado de Fisiologia Médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1992/1997/2002/2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BERNE, R. M.; LEVY, M. N. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996/2004. BRUCE, A. et al. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999/2006/2011. CHAMPE, P.; HARVEY, R. Bioquímica Ilustrada. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1996/1997/2002/2009/2010.

23 GARTNER, L. P. Atlas colorido de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995/1999/2004/2008. WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 2005.

24 Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS II (NATAÇÃO) Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estudo histórico-crítico da natação. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação. OBJETIVOS: Identificar aspectos marcantes da história e evolução da natação. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do natação. Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução à Natação: 1.1. Histórico e evolução da natação; 1.2. Características específicas da natação; 1.3. Adaptação ao meio líquido. Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem dos nados; 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino da natação. Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação: 3.1. Nado Crawl: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.2. Nado Costas: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.3. Nado Peito: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.4. Nado Borboleta: técnica da pernada, braçada e respiração; 3.5. Noções de saídas e viradas. Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação: 4.1. Noções das regras básicas de natação; 4.2. Noções de arbitragem da natação. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de natação. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e autoavaliação.

25 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LIMA, W. U. Ensinando natação. São Paulo: Phorte, 207/2009. MCLEOD, Ian. Anatomia da natação. Barueri, SP : Manole, MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. Edição revisada e ampliada São Paulo, SP : E.P.U, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CATTEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. São Paulo: Manole, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO. Regras Oficiais de Natação. Rio de Janeiro: Sprint, EVANS, Janet. Natação Total. São Paulo: Ática, GOMES, W. D. F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint, GUZMAN, Ruben. Natação: exercícios de técnica para melhoria do nado. Barueri: Manole, KRUG Dircema Franceschetto. Natação: aprendendo para ensinar. São Paulo: Allprint, MARCON, Daniel. Metodologia do ensino da natação. Caxias do Sul: EDUCS, MASSAUD, M. G. Natação, 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, TARPINIAN, Steve. Natação: um guia ilustrado de aperfeiçoamento de técnicas e treinamento para nadadores de todos os níveis. São Paulo: Gaia, VIEIRA, Silvia. O que é natação. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

26 Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA ESPORTIVA Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estudo histórico-crítico da ginástica esportiva. Fundamentos básicos e aspectos metodológicos do ensino da ginástica artística e ginástica rítmica desportiva. OBJETIVOS: Identificar aspectos marcantes da história e evolução da ginástica esportiva bem como de suas variantes de ginástica artística e rítmica desportiva. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da ginástica esportiva a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da ginástica artísticorítmica desportiva. Dominar os princípios básicos de ajuda dos movimentos da ginástica esportiva. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da ginástica artístico-rítmica desportiva. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica artístico-rítmica desportiva. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução a Ginástica Esportiva: 1.1. Histórico e evolução da ginástica artístico-rítmica desportiva; 1.2. Características específicas e tendências da ginástica esportiva. Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Ginástica Esportiva: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem na ginástica esportiva; 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas; 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica artístico-rítmica desportiva. Unidade 3 - Fundamentação Básica da Ginástica Rítmica: 3.1. Estrutura, objetivos, princípios e finalidades da ginástica rítmica; 3.2. Noções dos elementos corporais fundamentais: saltos, equilíbrios, pivôs e exercícios de flexibilidade; 3.3. Noções dos elementos corporais secundários: deslocamentos variados, balanceios, ondas, circunduções, giros e saltitos; 3.4. Manejo de aparelhos oficiais (bola, corda, maça, fita e arco) e materiais alternativos. Unidade 4 - Fundamentação Básica da Ginástica Artística: 4.1. Estrutura, objetivos, princípios e finalidades da ginástica artística; 4.2. Noções de exercícios de solo: exercícios básicos, combinações, composição de séries e ajudas; 4.3. Noções básicas de salto no cavalo: exercícios básicos e ajudas; 4.4. Iniciação aos aparelhos: exercícios básicos e ajudas na trave, barra fixa, paralelas, argolas, barras assimétricas e cavalo com ação. Unidade 5 - Regulamentação Básica da Ginástica Esportiva: 5.1. Noções das regras básicas e arbitragem da ginástica artística; 5.2. Noções das regras básicas e arbitragem da ginástica rítmica esportiva.

27 METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de festivais de ginástica. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, trabalho individual, estudo dirigido...) e autoavaliação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, LEGUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Manole, SISSI, M. Ginástica Rítmica desportiva: aprendendo passo a passo. Rio de Janeiro. Shape, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARAUJO, C.; LEBRE, E. Manual de ginástica rítmica. Porto: FCDEF-UP, ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, HOSTAL, P. Pedagogia da ginástica olímpica. São Paulo: Manole, NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V. L. Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte Editora Ltda, PÚBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica: a arte de voar com estilo. São Paulo: Phorte, VIEIRA, E. A. Ginástica rítmica desportiva. São Paulo: Ibrasa, GALLARDO, Jorge Sérgio Perez. Fundamentos básicos da ginástica acrobática competitiva. Campinas, SP : Autores Associados, 2007.

28 Disciplina: OFICINA DE EXPERÊNCIA DOCENTE II A Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Estágio de aproximação do estudante com o trabalho docente na área de natação e ginástica esportiva. Prática pedagógica, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação, experiências de ensino, bem como planejamentos didáticos, realização de aulas e discussão dos resultados do trabalho. OBJETIVOS: Auxiliar no amadurecimento pessoal do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos da natação e ginástica esportiva. Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de natação e ginástica esportiva desenvolvidos na disciplina de Educação Física no ensino fundamental e médio, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante. Proporcionar a oportunidade de vivência de experiências de ensino em natação e ginástica esportiva na disciplina de Educação Física no ensino fundamental e médio. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Experiências de Ensino de Natação: 1.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de natação; 1.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos de natação; 1.3. Planejamento didático de conteúdos da natação; 1.4. Estudos individuais aplicados à natação. Unidade 2 - Experiências de Ensino de Ginástica Esportiva: 2.1. Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de ginástica esportiva; 2.2. Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da ginástica esportiva; 2.3. Planejamento didático de conteúdos da ginástica esportiva; 2.4. Estudos individuais aplicados à ginástica esportiva. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através da realização de estágios de prática docente, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros. AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

29 AEBLI, H. Prática de ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1970/1982/2005=. DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LIMA, W. U. Ensinando natação. São Paulo: Phorte, 207/2009. MACHADO, David Camargo. Metodologia da natação. Edição revisada e ampliada São Paulo, SP : E.P.U, FAZENDA, I. C. A. (et al). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, LEGUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo: Manole, NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V. L. Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte Editora Ltda, PICONEZ, Stela C. Bertholo Coord. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 14ª. 20ª. ed. São Paulo: Papirus, 2007/2010. PÚBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica: a arte de voar com estilo. São Paulo: Phorte, VIEIRA, E. A. Ginástica rítmica desportiva. São Paulo: Ibrasa, 1994.

30 3º SEMESTRE Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA Código: Carga Horária 60 Créditos 04 EMENTA: Introdução à Fisiologia. Fisiologia celular e geral. Células sanguíneas, imunidade e coagulação sanguínea. Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo. Fisiologia cardíaca. Circulação sistêmica e pulmonar. Fisiologia dos sistemas renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino. OBJETIVOS: Entender os principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os seguintes sistemas humanos especializados: gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, hematológico, endocrinológico e reprodutivo. Reconhecer os principais distúrbios fisiológicos destes sistemas e relacioná-los aos aspectos anatômicos e clínicos. Proporcionar conhecimento básico ao ensino de 2º grau. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Introdução à fisiologia - fisiologia celular e geral: Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno; Célula e suas funções: organização e estrutura física; sistemas funcionais: endocitose; Controle genético e reprodução celular: câncer. 2. Células sanguíneas, imunidade e coagulação sanguínea: Eritrócitos. Anemia. Policitemia; Resistência do organismo à infecção - sistema de macrófagos dos tecidos, leucócitos e inflamação. Leucemias; Imunidade inata e adquirida. Alergias; Grupos sanguíneos, transfusão, transplante de tecidos e órgãos; Hemostasia e coagulação sanguínea. Hemofilia. Trombocitopenia. 3. Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo: Transporte por meio da membrana celular: difusão e transporte ativo; Potenciais de membrana e potenciais de ação; Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular. Anormalidades: hipertrofia, atrofia, rigidez cadavérica, paralisia familiar. 4. Fisiologia Cardíaca: Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição; Regulação do aparelho cardiovascular; Fisiologia dos principais distúrbios cardiovasculares. 5. Fisiologia do Sistema Circulatório, Arterial, Venoso e Sistema Linfático. Fisiologia dos principais distúrbios circulatórios periféricos. Doença de Reynaud. Arteriosclerose periférica. 6. Fisiologia Renal: Fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina;

31 Fisiologia dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares, líquido intersticial e edema; controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio; regulação do volume sanguíneo e do volume do líquido extracelular; Regulação do equilíbrio ácido-básico. Anormalidades clínicas: acidose e alcalose metabólicas e acidose e alcalose respiratórias. 7. Fisiologia Respiratória: Mecânica da ventilação pulmonar; volumes e capacidades pulmonares; volume minutorespiratório; ventilação alveolar e respiração artificial; Princípios físicos das trocas gasosas; Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais; Fisiopatologia pulmonar: enfisema pulmonar crônico, pneumonia, atelectasia, asma, tuberculose. 8. Fisiologia do sistema nervoso: Organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas, dor, dor visceral, cefaléia e sensações térmicas. Anormalidades clínicas da dor: hiperalgésica, herpes zoster, síndrome talâmica; Funções motoras da medula e dos reflexos medulares, do tronco cerebral e gânglios de base, controles córtex e cerebelo; Funções intelectuais do cérebro; Funções cerebrais do comportamento: sistema límbico, papel do hipotálamo e controle das funções orgânicas vegetativas. 9. Fisiologia do sistema digestivo: Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico; Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção; fisiologia dos principais distúrbios gastrintestinais; Metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos; funções hepáticas. 10. Fisiologia do sistema endocrinológico: Introdução à endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotálamo; hormônios das glândulas tireoide, paratireoide e suprarenal. Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireoide: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Hormônios córtico-suprarenais: funções dos mineralocorticoides e glicocorticoides. Anormalidades na secreção do córtex da suprarenal: hipoadrenalismo - doença de Addison; hiperadrenalismo - síndrome de Cushing; Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina, glucagon e diabetes mellitus. 11. Fisiologia Reprodutiva: Funções reprodutivas e hormonais no homem: espermatogênese, ato sexual masculino, testosterona, anormalidades funcionais da próstata. Hipogonadismo, hipergonadismo e tumores de próstata. Glândula pineal; Anatomofisiologia dos órgãos sexuais femininos, funcionamento hormonal: estrogênios e progesterona. Regulação do ritmo mensal na mulher. Puberdade, menarca, menopausa. Ato sexual feminino. Fertilidade feminina; Gravidez e lactação: nutrição intrauterina, função da placenta, fatores hormonais na gravidez, parto, lactação - função da prolactina e ocitocina; Anormalidades: pré-eclâmpsia e eclampsia; Fisiologia fetal e neonatal. METODOLOGIA: Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retro-projetor, projetor de slides, mapas anatômicos e eventuais peças anatômicas.

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2014 Assessoria de Desenvolvimento, conforme Parecer 2 SUMÁRIO 1ª FASE...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE 2016 ANEXO IV CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA I PERÍODO

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE 2016 ANEXO IV CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA I PERÍODO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE 2016 ANEXO IV CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA I PERÍODO BIOLOGIA CELULAR 1. Núcleo, divisão e diferenciação celulares:

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura EMENTÁRIO ANATOMIA I Ementa:. Estudo da forma, estrutura, função e localização de órgãos que compõem os sistemas que formam o aparelho locomotor: sistema esquelético, sistema articular, sistema muscular

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª DISCIPLINA: Pesquisa

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Móveis Modalidade Integrado DISCIPLINA: Educação Física

EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Móveis Modalidade Integrado DISCIPLINA: Educação Física MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

ODONTOLOGIA ANATOMIA HUMANA GERAL 1º Período / Carga Horária: 90 horas

ODONTOLOGIA ANATOMIA HUMANA GERAL 1º Período / Carga Horária: 90 horas ODONTOLOGIA ANATOMIA HUMANA GERAL 1º Período / Carga Horária: 90 horas 1. PRÉ-REQUISITO: Não há Pré-Requisitos 2. EMENTA: Conceito de Anatomia com as diversas formas de seu estudo. Conceito de normal,

Leia mais

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1º PERÍODO

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1º PERÍODO EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1º PERÍODO ANATOMIA HUMANA I Estuda a organização estrutural do corpo humano considerando-o do ponto de vista da morfologia

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Edificações Modalidade Integrado DISCIPLINA: Educação Física

EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Edificações Modalidade Integrado DISCIPLINA: Educação Física MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º PERÍODO

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º PERÍODO EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º PERÍODO CINESIOLOGIA Estudo do movimento humano a partir do conhecimento da anatomia, fisiologia neuromuscular, e mecânica

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da comunicação humana

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral:

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral: PLANO DE DISCIPLINA 1. Identificação: Departamento: Ciências Básicas (FCB) Disciplina: Fisiologia Humana Cód.: FCB00006 Período Ministrado / Semestre / Ano / Turma: 2 0 / 1ºS/2010/F1 Responsável: Prof.

Leia mais

Plano de Ensino. Ementa

Plano de Ensino. Ementa UNIVERSIDADE DO - UDESC Curso: BAC - Bacharelado em Educação Física Departamento: DEF - Educação Física Disciplina: Anatomia Código: 1ANAT Carga horária: 72 Período letivo: 2013/2 Professor: Silvia Rosane

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Os Sujeitos e a Prática Pedagógica em EJA - JP0024 PROFESSOR: Ms. Everton Fêrrêr I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60 h Carga Horária Prática: 15 h II EMENTA

Leia mais

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo.

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. BIOLOGIA HUMANA TEMAS ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. 2. Homeostasia (1) Conceito de homeostasia; Importância

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo humano,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

Anexo à Resolução CEPEC Nº. 95 DE 03 DE JULHO DE 2009 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Anexo à Resolução CEPEC Nº. 95 DE 03 DE JULHO DE 2009 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Anexo à Resolução CEPEC Nº. 95 DE 03 DE JULHO DE 2009 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA 1. ESTRUTURA CURRICULAR, CARGA HORÁRIA

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Fisiologia Humana Professor: Ricardo Marques Nogueira Filho e-mail: ricardonogfilho@ig.com.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 090/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª Série Anatomia II Educação Física A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 4º SEMESTRE

EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 4º SEMESTRE EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 4º SEMESTRE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Política educacional no contexto educacional brasileiro

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Ricardo Lucas Pacheco 37219367

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Ricardo Lucas Pacheco 37219367 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Reconhec.Port.nº 298-06/03/2009 DOU 09/03/2009-Base legal :Res.nº07/CNE-MEC/2004 e Res.nº003/CEG-UFSC/2005. Resolução 003/CEG/2005, 08/06/2005 O objetivo

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

CURSO: MEDICINA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Biológicas da Prática Médica I. Carga Horária Prática 55

CURSO: MEDICINA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Biológicas da Prática Médica I. Carga Horária Prática 55 Turno: INTEGRAL Currículo 2009 CURSO: MEDICINA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Bases Biológicas da Prática Médica I Departamento CCO Período 1 Teórica 125 Carga Horária Prática 55 Total 180 Código

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Departamento / Setor Departamento de Ciências Fisiológicas Nome da Disciplina FISIOLOGIA HUMANA E

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Currículo nº 1

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Currículo nº 1 CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Autorizado pela Resolução CEPE nº 180 de 25 de agosto de 2009. Para completar o currículo pleno do curso superior de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Professor(a): Rubia Mara Ferreira da Luz Disciplina: Educação Física Ano/Turma: 9 os C e D

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Professor(a): Rubia Mara Ferreira da Luz Disciplina: Educação Física Ano/Turma: 9 os C e D E MÉDIO 1º Trimestre Estruturante Saúde Esportes Básico Atividade Física e Exercício Físico Voleibol, Voleibol sentado e Punhobol Objetivos/justificativas Metodologia e recursos Critérios e instrumentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Farmácia Professora: Liamara Basso Dala Costa

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Farmácia Professora: Liamara Basso Dala Costa PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Farmácia Professora: Liamara Basso Dala Costa Email: liamara@uniarp.edu.br Período/ Fase: 1ª Fase Semestre:

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Semestre: 1 Quantidade de Módulos:6 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde

Semestre: 1 Quantidade de Módulos:6 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde 14 Integ. Máxima: 1 Módulo: 5º Período e Mês Início do Módulo:16/1 Numero da Página: 1 Impresso em:14/1/15 16:39:5 da Disciplina Variação TEO PRA LAB TEO PRA LAB 698 ESTUDOS TERRITORIAIS E MEIO AMBIENTE

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 9/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO 6º PERÍODO ANO: 2013.2

PLANO DE CURSO 6º PERÍODO ANO: 2013.2 PLANO DE CURSO 6º PERÍODO ANO: 2013.2 CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: Farmacologia Aplicada à Clínica Médica CARGA HORÁRIA: 36 horas PROFESSOR TITULAR: Miguel de Lemos Neto PROFESSORES: EMENTA: Compreender

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Estatística Aplicada à Educação Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estatística: história

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012 7 ANO TURMAS A e B Prof. Alexandre Magno Guimarães Ementa:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO PREPARATÓRIO 2016 / PROGRAMA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO PREPARATÓRIO 2016 / PROGRAMA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: 1. CONHECER: a) Conceitos fundamentais utilizados em Biologia; b) Os níveis de organização da matéria viva; c) A célula como a unidade morfo-funcional de todos seres vivos; d) Os

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

PLANO DE ENSINO X PLANO DE AULA

PLANO DE ENSINO X PLANO DE AULA PLANO DE ENSINO X PLANO DE AULA O plano de ensino ou programa da disciplina deve conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física. Prof.ª Sara Caixeta

Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física. Prof.ª Sara Caixeta Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física Prof.ª Sara Caixeta Objetivo: Conhecer as diferentes tendências e abordagens pedagógicas da Educação física Brasileira identificando seus fundamentos

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

PLANO DE CURSO. MÓDULO: Organização Morfo-Funcional II CARGA HORÁRIA: 420 horas/aula TOTAL DE CRÉDITOS: 21 2º PERÍODO - SEMESTRE: 2015.

PLANO DE CURSO. MÓDULO: Organização Morfo-Funcional II CARGA HORÁRIA: 420 horas/aula TOTAL DE CRÉDITOS: 21 2º PERÍODO - SEMESTRE: 2015. 1 FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA Reconhecida pelo MEC: Portaria nº 1.084, de 28 de dezembro 2007, publicada no DOU de 31 de dezembro de 2007, página 36, seção 1. PLANO DE CURSO MÓDULO: Organização

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA POPULAR ATRAVÉS DA DANÇA

EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA POPULAR ATRAVÉS DA DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA POPULAR ATRAVÉS DA DANÇA Maria do Patrocínio Freire Batista (UEPB)-patrícia.fb22@gmail.com Artur Albuquerque (UEPB) Julliana de Lucena Souto Marinho (UEPB) Thayse Borges Costa

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS OFERTADAS EM TERESINA/2015.1 EDUCAÇÃO FÍSICA

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS OFERTADAS EM TERESINA/2015.1 EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 30/2015 PREG: RELATIVO AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR, PROFESSOR ORIENTADOR E SUPERVISOR DE ESTÁGIO PARA O PARFOR/UFPI PRESENCIAL. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico em Segurança

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de

Leia mais

CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04.

CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04. CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04. Unidade ministrante: Universidade Federal do Amapá UNIFAP. PROFESSOR

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: SAÚDE DO ADULTO I Código: ENF - 206 CH Total: 90h Pré-Requisito: Nenhum Período

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Planejamento Anual - 2012 Prof. Helcio Denis - CREF 002163-G/SP - G/SP - CRP-124.184-LP 5ª série 6º ano do Ensino Fundamental II Educação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Estágio Curricular Supervisionado Atividade Física Adaptada Ementa/Bibliografia Ementa: Objetivos. Levantamento e análise das características

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) A educação primitiva. A educação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

1 A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: DELINEANDO CAMINHOS E APROXIMAÇÕES RIVAS, Noeli Prestes Padilha USP noerivas@ffclrp.usp.br CONTE, Karina de Melo USP karina_conte@yahoo.com.br

Leia mais

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA GRUPO UNIESP PROJETO NIVELAMENTO

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA GRUPO UNIESP PROJETO NIVELAMENTO FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA GRUPO UNIESP PROJETO NIVELAMENTO UMUARAMA-PR 2014 1 INTRODUÇÃO Unidade na diversidade constitui-se no desafio ao ambiente de ensinoaprendizagem contemporâneo, onde os princípios

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Bacharelado em Educação Física

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Bacharelado em Educação Física EMENTÁRIO Disciplina: Introdução à Educação Física EMENTA: Disciplina que estuda as diferentes concepções de Educação Física, assim como suas perspectivas no campo da ciência em relação à intervenção profissional.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

PRD - 2013 - Descrição das Oficinas do Ciclo 2

PRD - 2013 - Descrição das Oficinas do Ciclo 2 OFICINA 1 - PATRIMÔNIO-PROJETOS-PESQUISA E ENSINO. VAGAS: 25 Professores Responsáveis: Ana Beatriz Frazão Ribeiro, Beatriz Boclin Marques dos Santos Dias / Hora / Local: 4as. Feiras - 07/08, 14/08 e 21/08

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária:CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Farmácia Disciplina: Fisiologia I Professor(es): Patricia Fiorino DRT: 1128080 Código da Disciplina: 020.1286.3 Etapa: 2 Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO Curso: Biomedicina (17) Ano: 2013 Semestre: 2 Período: 2 Disciplina: Anatomia Humana (Human Anatomy) Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática: 30 Prática Pedagógica: 0 Aulas Compl. Tutorial:

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2015.1

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2015.1 FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2015.1 DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO Língua Portuguesa I Terças 40h 1º 9:20 as 11:00

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado O objetivo deste texto é destacar as principais atividades envolvendo o projeto pedagógico do curso de licenciatura

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 092.3202.8 CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS 2ª 02 34 2º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS

Leia mais

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS ATUAÇÕES PEDAGÓGICAS PIAIA, Thaís; RICHTER, Luciana Iniciação Científica - Curso de Ciências Biológicas financiado pelo Programa PEIPSM/UFSM Universidade Federal de Santa

Leia mais