A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO PARA O ANO DE 2006.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO PARA O ANO DE 2006."

Transcrição

1 A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO PARA O ANO DE Everson Kapusniak (UEPG/ eversonkapusniak@gmail.com), Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg (UEPG/ cleise@uepg.br) Área temática: Métodos quantitativos para a economia regional. Resumo A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar o processo de transformação na produção e no emprego para o setor de Indústria de construção civil, bem como comparar o desempenho setorial deste com os demais setores participantes do setor Industrial no ano de A presente pesquisa propõe-se ainda a identificar se o setor de Indústria de construção civil é um setor-chave de produção na economia paranaense. O setor de Indústria de construção civil apresenta algumas diferenças em relação aos demais setores da economia, tais como baixa produtividade e competitividade que dificultam o seu desempenho. Este não foi identificado como um setor-chave de produção na economia paranaense, apresentando valores relativamente baixos tanto nas suas ligações para frente quanto para trás. Para os multiplicadores de produção e emprego do tipo I e do Tipo II, os resultados foram pouco significativos uma vez que o setor apresentou um dos menores valores para ambos. A geração de empregos total, composta pela soma dos empregos diretos, indiretos e induzidos mostrou-se superior a média dos demais setores. Isso deve-se principalmente a geração de empregos diretos em que o setor apresentou um forte desempenho. Palavras-chave: Indústria de Construção Civil, Mercado de trabalho, Economia Paranaense, Insumo-produto. Abstract This research aims to analyze the process of transformation in production and employment in the sector of construction industry, as well as to compare the performance of this sector with other sectors that partake in the Industrial sector in This research proposes to identify if the sector of the construction industry is a key sector of production in Paraná s economy. This sector presents some differences in relation to other sectors of the economy, such as low productivity and competitiveness that hinder its performance. The sector was not identified as a key sector of production in Paraná s economy, with relatively low values in both its forward and backward linkages. As to the Type I and Type II of the production and employment multipliers, these results were least significant because the values of the two

2 multipliers were little. The generation of full employment, as the sum of direct, indirect and induced jobs was superior to the average of other sectors. This is mainly due to the generation of direct employment in the sector that presented high performance. Key-words: Construction Industry, Labor market, Paraná s economy, Input-output. 1 - Introdução Uma matriz de insumo-produto permite identificar para um determinado período de tempo o fluxo de bens e serviços de uma economia, por meio da análise das relações intersetoriais. Dessa forma, segundo Paulani (2007) o objetivo de uma matriz de insumoproduto é demonstrar as relações entre os diversos setores da economia no que diz respeito à produção. Nesse sentido: A matriz insumo-produto implica a desagregação por ramo de atividade, de vários dos agregados presentes num sistema usual de contas nacionais, particularmente aqueles que aparecem na conta de produção. Mas, além do valor adicionado e da demanda final, a desagregação atinge também a demanda intermediária. (PAULANI e BRAGA, 2001, p. 66) De acordo com Hilgemberg (2003), pode-se analisar a estrutura setorial da economia por meio dos multiplicadores derivados da matriz insumo-produto, que permitem avaliar qual o efeito de uma variação na demanda final sobre variáveis econômicas como renda, emprego, produção, etc. A partir de uma análise de insumo-produto é possível mostrar a evolução da importância dos componentes da demanda total na oferta setorial de postos de trabalho e também as características gerais do emprego para a Indústria de construção civil no ano de 2006 no Estado do Paraná. A qualidade da mão de obra empregada no setor é em sua grande maioria considerada desqualificada. Cabe destacar também que a Indústria de Construção Civil apresenta um elevado número de trabalhadores informais, que não podem ser identificados a partir da matriz insumo-produto. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe comparar o desempenho deste setor com o restante do Setor Industrial no período proposto, sob a ótica do modelo de Insumo- Produto e determinar se o setor de estudo é um setor-chave de produção para a economia paranaense no período proposto. Assim, se o setor for identificado como um setor-chave na economia permitirá verificar que mais investimentos podem promover um maior desenvolvimento econômico e social para o Estado do Paraná.

3 Para tanto, Serão utilizados os dados das matrizes de insumo-produto do Paraná para o ano de 2006, calculadas pelo Instituto Econômico de desenvolvimento Econômico e social (IPARDES). Dessa forma, serão calculados os multiplicadores de produção e emprego, além dos indicadores de Hasmussen-Hirschman para verificar se setor é um setor chave de produção na economia. 2 - Revisão de Literatura O setor de construção civil passou por um período de grandes transformações nos últimos anos, com intenso crescimento econômico, tornando-se assim um propulsor para a economia brasileira. O Paraná destaca-se na composição do PIB brasileiro por apresentar um elevado grau de atração de novas empresas e também de grandes investimentos industriais, além disso, foi um dos estados que apresentou entre 2005 e 2007 um maior crescimento acumulado anual. (SEBRAE, 2010) De acordo com Kureski (2011) quando a economia passa por um momento de baixo crescimento econômico e alto desemprego a indústria de Construção Civil é estimulada por meio de políticas públicas de investimento em infraestrutura e moradia, o que gera principalmente uma redução do nível de desempregados. Assim: A atividade da construção civil tem grande importância econômica não apenas pelo elevado volume de recursos financeiros que mobiliza e por seu forte potencial gerador de empregos, mas também por sua capacidade de contribuir com o dinamismo de muitos segmentos industriais e de serviços. (BREITBACH, p. 1, 2009). O setor de Indústria de Construção Civil de acordo com Tupich (1996) se diferencia dos demais setores que compõem a indústria em razão de suas características específicas tais como baixa produtividade, baixa qualidade e atraso tecnológico. Ainda segundo Tupich (1996), o setor é prejudicado em termos de competitividade uma vez que esta é relacionada com a diferenciação do produto. No caso da construção civil, diferentemente dos demais setores, a produção não é seriada e sim representada por um único produto. O mercado de insumos em que o setor opera apresenta um elevado grau de concentração, caracterizando assim uma estrutura oligopolista em que a demanda varia, mas a alteração do preço muitas vezes não acontece. Tupich (1996) destaca também que a mão de obra empregada na construção civil é ainda em grande parte desqualificada, uma vez que apresenta quase nenhum grau de escolaridade. Outro ponto que merece atenção é o fato de que grande parte dos trabalhadores e de empresas do ramo da construção civil são informais, de acordo com o SEBRAE (2010) o valor chega a 77% para as empresas e 38% para os trabalhadores.

4 A Indústria segundo o IPARDES (2010) foi o setor que apresentou maior incremento relativo em termos de ocupação, com um crescimento médio de 2,7% ao ano no período de 1995 a Entre os seus segmentos, a indústria de transformação foi a que apresentou um maior crescimento. Os segmentos de construção civil, indústria extrativa e serviços industriais de utilidade pública apresentaram taxas médias anuais de -0,2%, 0,9% e 2,1% respectivamente. 3 - Procedimentos Metodológicos Para a realização da pesquisa, são utilizados os dados das matrizes de insumoproduto do Paraná para o ano de 2006, disponíveis no site do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Para tanto, são calculados os indicadores de Hasmussen-Hirschman para identificar quais são os setores-chave de produção na economia, os multiplicadores de produção e emprego que medem o efeito de uma variação na demanda final sobre as variáveis de interesse, bem como os índices puros de ligação que medem a participação setorial na economia Multiplicadores de produção e de emprego Os multiplicadores de produção e emprego podem se divididos em multiplicadores do tipo I que levam em consideração os efeitos diretos e indiretos de uma de uma unidade adicional na demanda final; e multiplicadores do tipo II que levam em consideração também os efeitos induzidos, decorrentes da endogeneização do consumo das famílias. O multiplicador de produção do tipo I para o setor é dado pela equação (1): (1) Onde é um elemento da matriz inversa de Leontief. Dessa forma, o resultado do multiplicador mostra a alteração da produção da economia como um todo necessária para satisfazer a variação de uma unidade na demanda final do setor. O multiplicador de emprego do tipo II dado pela equação (2), fornece de acordo com Hilgemberg (2003) o número de pessoas empregadas (ou desempregadas) em decorrência de uma variação na demanda final do setor.

5 (2) Onde é o coeficiente de empregos (em número de pessoas) por unidade monetária produzida e é o montante de empregos diretos gerados no setor. Os multiplicadores de produção e emprego do tipo II dados respectivamente pelas equações (3) e (4), apresentam a mesma interpretação dos multiplicadores do tipo I, mas levam em consideração o consumo das famílias. (3) Onde é um elemento qualquer da matriz (4) Em que é o número de empregos gerados por unidade monetária produzida e é o montante de empregos diretos gerados no setor j Índices de Hasmussen-Hirschman Segundo Guilhoto (2004), pode-se determinar a partir desses indicadores quais os setores que apresentam os maiores efeitos sobre o resto do sistema econômico, bem como se o setor tem ligação mais forte para frente ou para trás. A equação (5) representa o Índice de poder de dispersão ( ) que mede os efeitos de encadeamento para trás do setor, ou seja, quanto o setor demanda dos demais setores. Representa assim, o adicional total na produção da economia para atender ao aumento de uma unidade na demanda final do setor. (5) Da mesma forma, o Índice de sensibilidade à dispersão ( ) representado pela equação (6) mede o poder de encadeamento para frente do setor. Nesse sentido, fornece a quantidade de produtos demandada de outros setores pelo setor em questão.

6 (6) Os setores denominados chave são aqueles em que os Índices de Poder de Dispersão e de Sensibilidade à Dispersão são maiores do que Abordagens GHS: Índices puros de ligação De acordo com Fernandes e Rocha (2010), este método foi desenvolvido por GUILHOTO et al (1994) através de algumas modificações do método elaborado por Cella (1984) e Clements (1990). Nesse sentido, Hilgemberg (2003) ressalta que o método foi desenvolvido com o objetivo de minimizar as limitações dos índices de ligação para frente e para trás. Dessa forma, os Índices puros de ligação revelam a importância de um setor para o resto da economia em termos da produção de cada setor, e também da interação deste com outros setores. forma: O cálculo desses indicadores tem como base uma matriz A, definida da seguinte (7) Onde é matriz dos coeficientes diretos de insumo do setor j, é a matriz dos coeficientes diretos de insumo do resto da economia, representa a matriz de insumos diretos que foram compradas do setor j pelo resto da economia e representa a matriz de insumos diretos do resto da economia que foram comprados pelo setor j por: Considerando matriz A descrita acima, a matriz inversa de Leontief é representada (8) Em que: (9) representa a interação que o setor j possui com ele mesmo; (10) representa a interação do restante da economia com ela mesma;

7 (11) representa a quantidade produzida pelo setor j que é necessária para atender as suas próprias necessidades e as do resto da economia; e (12) representa o quanto o resto da economia deve produzir para o setor j para que este possa atender suas necessidades. Partindo de e utilizando a notação desenvolvida em (8) obtém-se: (13) De tal forma que determina o valor da importação de origem do setor que seria necessária para que o resto da economia realizasse sua produção dada a demanda. E determina a importação do resto da economia necessária para que o setor possa atender a sua demanda final. (GUILHOTO, HEWIGS e SONIS, 1998 apud HILGEMBERG, 2003, p. 32) Com base nas notações descritas acima, temos os índices puros de ligação para trás (IPBL), para frente (IPFL) e total (IPTL) descritos respectivamente pelas equações (14), (15) e (16). (14) (15) (16) O Índice puro de ligações para trás (IPBL) mede o impacto puro na economia da produção do setor sobre a produção do setor (não são consideras a demanda do setor por seus próprios insumos e também a demanda do resto da economia por insumos do setor ), o Índice puro de ligações para frente (IPFL) mede o impacto puro da demanda por insumos do setor na produção total do resto da economia enquanto que o Índice puro total de ligações (IPTL) representa a soma dos dois índices anteriores. Guilhoto (2004, p.40) ressalta que o método além de permitir a identificação dos setores-chave da economia, possibilita identificar também as suas fontes de variação, uma vez que é possível isolar o efeito setor/região na economia em vários componentes.

8 4 - Resultados e discussão Os resultados apresentados para os oito macro-setores estão descritos nas tabelas abaixo foram obtidos através da média aritmética dos setores que o compõem. Dessa forma, o macro-setor de agropecuária é composto pelos setores de agricultura, silvicultura e exploração florestal, pecuária e pesca e defensivos agrícolas. O macro-setor da indústria química é composto por produtos químicos, fabricação de resinas e elastômeros, produtos farmacêuticos, perfumaria, higiene e limpeza, tintas, vernizes, esmaltes e lacas e produtos e preparados químicos diversos. O macro-setor da indústria agregada é composto por alimentos e bebidas, produtos do fumo, têxteis, artigos de vestuário e acessórios, artefatos de couro e calçados, produtos de madeira (exclusive móveis), papel e gráfica, artigos de borracha e plástico, máquinas para escritório e equipamentos de informática, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, material eletrônico e equipamentos de comunicação, aparelhos/instrumentos médico-hospitalar, medida e óptico, fabricação de aço e derivados, metalurgia de metais não-ferrosos, produtos de metal (exclusive máquinas e equipamentos), máquinas e equipamentos (inclusive manutenção e reparos), eletrodomésticos e móveis e produtos das indústrias diversas. Ainda no que tange a composição dos macro-setores, temos o macro-setor de construção civil que é composto pela indústria de construção civil e de cimento; e o macrosetor de serviços que é composto pelos setores de automóveis, camionetas e utilitários, caminhões e ônibus, peças e acessórios para veículos automotores, outros equipamentos de transporte, eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, comércio e serviços de manutenção e reparação, transporte, armazenagem e correio, serviços de informação, intermediação financeira e seguros, serviços imobiliários e aluguel, serviços de alojamento e alimentação, serviços prestados às empresas, educação e saúde mercantil, administração pública e outros serviços. De acordo com os resultados apresentados na Tabela 1 o macro-setor de construção civil apresentou no ano de 2006 uma participação no Valor Bruto de Produção, no Valor Adicionado Bruto e no Emprego de cerca de 3,8, 4,6 e 6,1% respectivamente. Para ambos os resultados, mostrou um participação superior a dos macro-setores de extrativa mineral (exceto combustíveis), outros produtos de minerais não-metálicos e indústria química. Cabe destacar que a Indústria de construção civil ainda apresenta uma grande quantidade de trabalhadores informais, pouco especializados e que não podem ser identificados por meio desta análise. O macro-setor de serviços destacou-se com a maior participação para as três variáveis em análise, enquanto a indústria agregada apresentou a segundo maior para o

9 Valor Bruto de Produção e para o Valor Adicionado Bruto. O setor de agropecuária apresentou a segunda maior participação em termos de emprego para o ano de De forma desagregada, a Indústria de construção civil apresentou um valor de produção correspondente a cerca de 3,50% do total da economia, sendo o décimo primeiro com maior participação. Entretanto, pela ótica do valor adicionado a participação foi de 4,09%, correspondente ao nono maior valor obtido. Tabela 1 - Participação dos macro-setores no valor bruto de produção, valor adicionado bruto e emprego Setor VBP VAB Emprego 1 Agropecuária 8,43% 8,37% 19,60% 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) 0,26% 0,25% 0,11% 3 Outros produtos de minerais não-metálicos 0,60% 0,48% 0,67% 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 6,45% 1,51% 0,11% 5 Indústria química 2,5% 0,9% 0,4% 6 Indústria agregada 23,4% 13,9% 11,3% 7 Construção civil 3,8% 4,6% 6,1% 8 Serviços 54,5% 70,1% 61,6% Total 100,00% 100,00% 100,00% Fonte: Dados da pesquisa. Na tabela 2 são apresentados os resultados obtidos para os multiplicadores de produção. Assim, para o multiplicador de produção do tipo I, o macro-setor de construção civil mostrou um valor de 1,95, relativamente inferior ao dos demais. Destacam-se com os maiores valores os macro-setores de agropecuária e indústria agregada com 2,75 e 2,73 respectivamente. Para os multiplicadores de produção do tipo II, o valor obtido para o macro-setor de construção civil é de 6,35, superior apenas ao de extrativa mineral (exceto combustíveis) com apenas 6,32. Destacaram-se os macro-setores de agropecuária e indústria química com os maiores valores. Analisando os resultados obtidos por setor, os multiplicadores de produção do tipo I revelam que o valor da produção adicional necessário para atender a uma unidade adicional na demanda final para o setor de Indústria de construção civil é de 2,11, sendo menor do que 2,56 que representa a média dos demais setores que compõem a economia. Ainda em relação ao multiplicador de produção do tipo I, o valor máximo obtido foi de 3,52 e o valor mínimo de 1,11 respectivamente para os setores de caminhões e ônibus e serviços imobiliários e aluguel. Para os multiplicadores de produção do tipo II, a Indústria de construção civil apresentou um valor de 6,85, sendo assim como nos multiplicadores de produção do tipo I, inferior a maioria dos demais setores analisados.

10 Tabela 2 - Multiplicadores de Produção do Tipo I e do Tipo II Setor Tipo I Tipo II 1 Agropecuária 2,75 7,97 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) 2,20 6,32 3 Outros produtos de minerais não-metálicos 2,36 7,04 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 2,93 7,44 5 Indústria química 3,09 7,69 6 Indústria agregada 2,73 7,51 7 Construção civil 1,95 6,35 8 Serviços 2,15 7,01 Fonte: Dados da pesquisa. A tabela 3 mostra os resultados obtidos para os multiplicadores de emprego do tipo I e do tipo II para o macro-setor de refino de petróleo e coque e outros combustíveis, destaca-se os valores de forma diferenciada (muito superiores aos obtidos pelos demais setores) uma vez que não foi possível a identificação das diferenças nos valores obtidos a partir da matriz disponibilizada. Dessa forma, o macro-setor de construção civil apresentou um valor de 10,04 para os multiplicadores de emprego do tipo I e 65,40 para os multiplicadores de emprego do tipo II. O resultado obtido para ambos é inferior somente ao do setor de refino de petróleo e coque e outros combustíveis. O bom desempenho do macro-setor de construção civil devese principalmente a Indústria do cimento. Os multiplicadores de emprego do tipo I demonstram ainda, de forma desagregada, um valor de 1,46 para o setor de Indústria de construção civil. Esse valor representa o valor da mão de obra que precisa ser empregada para atender a uma variação de uma unidade adicional na demanda final do setor. Apenas sete dos quarenta e nove setores da economia paranaense apresentaram um desempenho inferior a este no ano de Já os multiplicadores de emprego do tipo II, mostram um valor de 3,95 para o setor de Indústria de construção civil, sendo superior a apenas cinco dos quarenta e nove setores da economia paranaense. O menor valor obtido para esse multiplicador foi de 2,36 correspondente ao setor de outros serviços.

11 Tabela 3 - Multiplicadores de Emprego do Tipo I e do Tipo II Setor Tipo I Tipo II 1 Agropecuária 7,41 27,68 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) 3,32 12,75 3 Outros produtos de minerais não-metálicos 1,86 5,73 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 197,54 780,54 5 Indústria química 8,85 35,74 6 Indústria agregada 5,18 20,01 7 Construção civil 10,04 65,40 8 Serviços 6,34 28,25 Fonte: Dados da pesquisa. De acordo com os indicadores de Hasmussen-Hirschman, dos oito macro-setores apresentados na tabela 4, apenas o de agropecuária e o de refino de petróleo e coque e outros combustíveis foram identificados como setores-chave na economia paranaense. O macro-setor de construção civil apresentou índices de 0,76 e 0,55 respectivamente para trás e para frente, sendo assim, não foi identificado como um setor-chave de produção na economia paranaense. Analisando os quarenta e nove setores da economia paranaense de acordo com os mesmos indicadores, mas de maneira individual, foram identificados como setores acima da média da economia os seguintes setores: alimentos e bebidas; refino de petróleo e coque; produtos químicos; fabricação de resina e elastômeros; artigos de borracha e plástico; produtos de metal (exclusos máquinas e equipamentos); máquinas, aparelhos e materiais elétricos e peças e acessórios para veículos automotores. A Indústria de construção civil apresentou índices de 0,54 e 0,83 respectivamente para frente e para trás, não sendo identificada assim como um setor-chave de produção. Tabela 4 - Índices de ligação para trás e para frente - Hasmussen-Hirschman Setor Trás Frente 1 Agropecuária 1,08 1,09 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) 0,86 1,71 3 Outros produtos de minerais não-metálicos 0,92 0,77 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 1,15 1,65 5 Indústria química 1,21 0,94 6 Indústria agregada 1,07 0,80 7 Construção civil 0,76 0,55 8 Serviços 0,84 1,20 Fonte: Dados da pesquisa. Os índices de ligação puro normalizados mostram a participação de cada setor na formação do valor bruto de produção da economia. Através dele, pode-se observar através da tabela 5, que os macro-setores que apresentaram a maior participação no ano de 2006

12 foram os de serviços, refino de petróleo e coque e outros combustíveis e agropecuária. O macro-setor de construção civil apresentou um índice de 1,04 obtendo assim a quarta colocação. De forma desagregada, pode se destacar a participação dos setores de agricultura, silvicultura e exploração florestal, alimentos e Bebidas, refino de petróleo e coque, automóveis, camionetas e utilitários e administração pública com índices de 2,84, 5,15, 3,31, 4,38 e 2,87. A Indústria de construção civil apresentou o oitavo maior valor obtido, com um índice de 1,89. Tabela 5 - Índices de ligação puro normalizados para trás, para frente e total Setor Trás Frente Total 1 Agropecuária 0,66 2,14 1,40 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) -2,45 2,56 0,05 3 Outros produtos de minerais não-metálicos -0,33 0,90 0,28 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 1,89 1,59 1,74 5 Indústria química -0,31 0,61 0,15 6 Indústria agregada 0,88 0,52 0,70 7 Construção civil 1,64 0,43 1,04 8 Serviços 1,86 1,44 1,65 Fonte: Dados da pesquisa. O macro-setor de construção civil de acordo com a tabela 6 gerou 19,06 empregos diretos, 15,02 empregos indiretos e 86,53 induzidos por um milhão de reais investido. Nesse sentido, quanto à geração de empregos totais apresentou o sétimo maior valor, com 120,61 empregos gerados em 2006, resultado superior apenas ao do macro-setor de extrativa mineral (exceto combustíveis) com 109,55 empregos gerados. Destacam-se com o maior número de empregos gerados os macro-setores de agropecuária, indústria agregada e serviços. Analisando os setores individuais quanto à geração de empregos diretos, a Indústria de construção civil apresentou o oitavo maior valor obtido, com 37,38 empregos gerados. Em comparação com a média dos demais setores o resultado foi bem expressivo uma vez que esta foi de apenas 18,43. Quanto a geração de empregos indiretos e induzidos, esta apresentou-se menor do que a média dos demais setores. A geração de empregos total, composta pela soma dos empregos diretos, indiretos e induzidos mostrouse superior a média dos demais setores. Isso deve-se principalmente a geração de empregos diretos em que o setor apresentou um forte desempenho.

13 Tabela 6 - Empregos Diretos, Indiretos, Induzidos e Totais gerados por R$ 1 milhão Setor Diretos Indiretos Induzidos Total 1 Agropecuária 34,44 28,36 102,61 165,40 2 Extrativa mineral (exceto combustíveis) 8,59 19,92 81,04 109,55 3 Outros produtos de minerais não-metálicos 23,82 20,58 92,09 136,49 4 Refino de petróleo e coque e outros combustíveis 3,21 36,38 88,67 128,26 5 Indústria química 6,39 28,06 90,47 124,92 6 Indústria agregada 17,17 29,66 99,19 146,03 7 Construção civil 19,06 15,02 86,53 120,61 8 Serviços 23,78 18,86 95,48 138,12 Fonte: Dados da pesquisa. 5 - Considerações finais O setor de Indústria de construção civil não apresentou um papel tão significativo na economia paranaense no ano de 2006 se comparado aos demais setores que a compõem. Além de apresentar uma baixa participação no valor bruto de produção e no valor adicionado bruto da economia em relação aos setores de agropecuária e serviços, apresentou também níveis relativamente baixos de emprego. Ressalta-se que a Indústria de construção civil apresenta um elevado número de empregos informais e de pouca especialização que não podem ser identificados por meio da matriz de insumo-produto, assim como apresentado na revisão de literatura. Os resultados obtidos quanto aos Multiplicadores de produção do Tipo I e do Tipo II revelam para o setor um valor menor do que a média dos demais setores da economia. Destacando-se com os maiores valores os seguintes setores: Indústria agregada, agropecuária e serviços. Os Multiplicadores de emprego do Tipo I e do Tipo II também apresentaram valores relativamente baixos para o setor, sendo que o bom resultado exposto na tabela dos macro-setores assim como destacado no texto deve-se à Indústria do cimento. Quanto à geração de empregos total no ano de 2006, composta pelos empregos diretos, indiretos e induzidos, o setor de Indústria de construção civil mostrou-se superior a média dos demais setores. Isso se deve principalmente a geração de empregos diretos em que o setor apresentou um bom desempenho. O setor de Indústria de construção civil apresentou também um baixo poder de encadeamento tanto nas suas ligações para trás quanto nas suas ligações para frente, nesse sentido não foi considerado como um setor-chave de produção no período proposto. Esse fraco desempenho deve-se em grande parte as características específicas desse setor

14 como as perdas de produtividade relacionadas à qualificação da mão de obra e a baixa competitividade. O presente estudo permite apenas este tipo de análise uma vez que os dados obtidos são de apenas um ano. A existência de novas matrizes do Paraná possibilitaria para os anos subsequentes um novo tipo de análise, uma vez que poderiam ser feitas comparações do setor de Indústria de construção civil com os demais setores e com ele mesmo ao longo dos anos. Referências BREITBACH, Áurea Correa de Miranda. Indústria da construção civil - a retomada. Indicadores Econômicos FEE, v. 37, n. 2, FERNANDES, Cândido Luiz de Lima; ROCHA, Raoni Bonato da. XIV SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA. Os Setores-Chave da Economia de Minas Gerais: uma análise a partir das matrizes de insumo-produto de 1996 e Minas Gerais, GUILHOTO, J. J. M. Análise de insumo-produto: teoria e fundamentos. FEA. São Paulo, TUPICH, Cleise Maria de Almeida. A eficiência técnica de produção da indústria de construção civil entre a região sul e as outras regiões do Brasil no ano de 1990: uma análise comparativa. Dissertação de mestrado Universidade Federal do Paraná, Curitiba, HILGEMBERG, Cleise Maria de Almeida Tupich. Efeitos da Abertura Comercial e das Mudanças Estruturais sobre o emprego na economia brasileira: uma análise para a década de Tese de doutorado Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Nota Técnica Ipardes: O Paraná na Primeira Década do Século XXI, Curitiba, n.20, dez Disponível em: < Acesso em: 07 de abril de KURESKI, Ricardo. Produto interno bruto, emprego e renda do macrossetor da construção civil paranaense em Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p , jul./set

15 LEONTIEF, Wassily. A economia do insumo-produto. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, p. (Coleção Os economistas) PAULANI, Leda Maria; BRAGA, Márcio Bobik. A Nova Contabilidade Social. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, P PAULANI, Leda Maria. A Nova Contabilidade Social: uma introdução a macroeconomia. 3ª edição. São Paulo: Saraiva, SEBRAE. Produto de Inteligência Setorial. Panorama Regional da Construção Civil no Paraná. Projeto: Outsourcing de Inteligência Setorial do SEBRAE/PR - Unidade de Gestão Estratégica. Fevereiro de 2010.

Câmbio, Competitividade e Investimento

Câmbio, Competitividade e Investimento Câmbio, Competitividade e Investimento Lucas Teixeira (BNDES) Laura Carvalho (EESP) Introdução Questão: a desvalorização cambial resolverá o problema de perda de competitividade e de compressão de margens

Leia mais

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços Arroz em casca 15,72 30,25 Milho em grão 15,21 32,16 Trigo em grão e outros cereais 15,70 32,66 Cana-de-açúcar 15,47 32,68 Soja em grão 15,83 33,01 Outros produtos e serviços da lavoura 14,10 31,31 Mandioca

Leia mais

Coeficiente de exportações líquidas da indústria de transformação cai abaixo de zero

Coeficiente de exportações líquidas da indústria de transformação cai abaixo de zero COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 3 Número 4 outubro/dezembro de 2013 www.cni.org.br Coeficiente de exportações líquidas da indústria de transformação

Leia mais

EMPRESAS DO BRASIL E NORDESTE Ano IV N O 20

EMPRESAS DO BRASIL E NORDESTE Ano IV N O 20 O nosso negócio é o desenvolvimento EMPRESAS DO BRASIL E NORDESTE Ano IV N O 20 ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE Superintendente José Narciso Sobrinho Ambiente de Estudos, Pesquisas

Leia mais

RESULTADOS DOS INDICADORES EMPRESARIAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PESQUISA DA ATIVIDADE ECONÔMICA PAULISTA PAEP/2001

RESULTADOS DOS INDICADORES EMPRESARIAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PESQUISA DA ATIVIDADE ECONÔMICA PAULISTA PAEP/2001 RESULTADOS DOS INDICADORES EMPRESARIAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PESQUISA DA ATIVIDADE ECONÔMICA PAULISTA PAEP/2001 Indicadores Setoriais de Inovação Indústria A Paep 2001 pesquisou um universo de 41

Leia mais

Inter-regional sistem south-rest of Brazil: income generation and regional interdependence

Inter-regional sistem south-rest of Brazil: income generation and regional interdependence MPRA Munich Personal RePEc Archive Inter-regional sistem south-rest of Brazil: income generation and regional interdependence Umberto Antonio Sesso Filho and Joaquim José Martins Guilhoto and Antonio Carlos

Leia mais

TAXA DE CÂMBIO EFETIVA REAL Nota Metodológica

TAXA DE CÂMBIO EFETIVA REAL Nota Metodológica TAXA DE CÂMBIO EFETIVA REAL Nota Metodológica (Atualizada em março de 2015) Foram construídas quarenta e três taxas de câmbio efetivas reais, sendo trinta e seis taxas de exportação e sete taxas de importação.

Leia mais

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo.

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo. ANO 4 NÚMERO 31 OUTUBRO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1-CONSIDERAÇÕES INICIAIS O gerenciamento financeiro do governo, analisado de forma imparcial, se constitui numa das

Leia mais

Tema IV. Tópicos Especiais de Finanças Públicas

Tema IV. Tópicos Especiais de Finanças Públicas Tema IV Tópicos Especiais de Finanças Públicas Tópicos Especiais de Finanças Públicas Menção Honrosa Rozane Bezerra de Siqueira * José Ricardo Bezerra Nogueira ** Evaldo Santana de Souza *** Alíquotas

Leia mais

AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS

AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS AS MELHORES OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS O setor de serviços é, tradicionalmente, a principal porta de entrada no mercado de trabalho. Responsável por aproximadamente 60% do produto interno

Leia mais

Boletim Informativo Emprego em Guarulhos: Panorama de 2014. Análise de Dezembro de 2014

Boletim Informativo Emprego em Guarulhos: Panorama de 2014. Análise de Dezembro de 2014 Boletim Informativo Emprego em Guarulhos: Panorama de 2014. Análise de Dezembro de 2014 2 Boletim Informativo - Emprego em Dezembro de 2014 Janeiro de 201 Análise e Redação Dr. Devanido Damião Suporte

Leia mais

PIB DO ESTADO DE RONDÔNIA 2007

PIB DO ESTADO DE RONDÔNIA 2007 PIB DO ESTADO DE RONDÔNIA 2007 Para o ano de 2007, o Produto Interno Bruto PIB do Estado de Rondônia apresentou um crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior, ficando assim com 16ª a colocação no ranking

Leia mais

Estrutura Produtiva e Evolução da Economia de São Paulo

Estrutura Produtiva e Evolução da Economia de São Paulo Estrutura Produtiva e Evolução da Economia de São Paulo Este boxe apresenta a estrutura da economia paulista e sua evolução nos últimos dez anos, comparando-as com a do país. Gráfico 1 PIB Variação real

Leia mais

INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS EM C,T&I NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS EM C,T&I NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Coordenação Geral de Inovação Tecnológica INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS EM C,T&I NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS

Leia mais

A especialização do Brasil no mapa das exportações mundiais

A especialização do Brasil no mapa das exportações mundiais 10 set 2007 Nº 36 A especialização do Brasil no mapa das exportações mundiais Por Fernando Puga Economista da SAE País tem maior difersificação em vendas externas em nações onde predominam recursos naturais

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL 54% 75% 79% 58% Utilização de serviços terceirizados pela indústria brasileira TERCEIRIZAÇÃO

SONDAGEM ESPECIAL 54% 75% 79% 58% Utilização de serviços terceirizados pela indústria brasileira TERCEIRIZAÇÃO Ano 7 Número 02 abril de 2009 www.cni.org.br TERCEIRIZAÇÃO Utilização de serviços terceirizados pela indústria brasileira 54% das empresas industriais utilizam serviços terceirizados 75% das empresas contratantes

Leia mais

ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Ralf Majevski Santos 1 Flávio Tongo da Silva 2 ( 1 Ralf_majevski@yahoo.com.br, 2 ftongo@bitavel.com) Fundamentos em Energia Professor Wanderley

Leia mais

Fevereiro/2014. Cenário Econômico: Piora das Perspectivas de Crescimento. Departamento t de Pesquisas e Estudos Econômicos

Fevereiro/2014. Cenário Econômico: Piora das Perspectivas de Crescimento. Departamento t de Pesquisas e Estudos Econômicos Fevereiro/2014 Cenário Econômico: Piora das Perspectivas de Crescimento Departamento t de Pesquisas e Estudos Econômicos 1 Retrospectiva 2013 Frustração das Expectativas 2 Deterioração das expectativas

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

Saneamento: oportunidades e ações para a universalização

Saneamento: oportunidades e ações para a universalização Saneamento: oportunidades e ações para a universalização Rodrigo Sarmento Garcia Especialista de Políticas e Indústria Gerência Executiva de Infraestrutura Brasília, 03 de outubro de 2014 Sumário da apresentação:

Leia mais

PROJETO INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: DINÂMICA ECONÔMICA E DESIGUALDADES REGIONAIS NO PARANÁ *

PROJETO INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: DINÂMICA ECONÔMICA E DESIGUALDADES REGIONAIS NO PARANÁ * 1 Outubro 2009 PROJETO INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: DINÂMICA ECONÔMICA E DESIGUALDADES REGIONAIS NO PARANÁ * O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento

Leia mais

BOLETIM DE CONJUNTURA INDUSTRIAL

BOLETIM DE CONJUNTURA INDUSTRIAL GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) BOLETIM DE CONJUNTURA INDUSTRIAL 3º TRIMESTRE DE 2011 Fortaleza-CE

Leia mais

Construção civil mineira: dinâmica e importância para a economia estadual

Construção civil mineira: dinâmica e importância para a economia estadual Construção civil mineira: dinâmica e importância para a economia estadual Luciene Pires Teixeira * Marília Fernandes Maciel Gomes ** Antônio Braz de Oliveira e Silva *** Resumo: Procura-se identificar

Leia mais

Saldo de Empregos Celetistas Cearense - Fevereiro de 2014

Saldo de Empregos Celetistas Cearense - Fevereiro de 2014 Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

ECONOMIA. Prof. João Artur Izzo

ECONOMIA. Prof. João Artur Izzo ECONOMIA Prof. João Artur Izzo Definição de Economia Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE OS SERVIÇOS E OS EFEITOS MACROECONÔMICOS DA SUBSTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL AO INSS POR UMA CMF

CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE OS SERVIÇOS E OS EFEITOS MACROECONÔMICOS DA SUBSTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL AO INSS POR UMA CMF CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE OS SERVIÇOS E OS EFEITOS MACROECONÔMICOS DA SUBSTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL AO INSS POR UMA CMF CNS/FESESP RELATÓRIO - ANO 2004 São Paulo, 4 de setembro de 2007 EQUIPE Diretor

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA O que a macroeconomia analisa? Analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como: renda, produto nacional, nível geral de preços, nível

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

ESTRUTURA DO MACROSSETOR - 1998

ESTRUTURA DO MACROSSETOR - 1998 DA IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO CONTEXTO ECONÔMICO NACIONAL O segmento da construção como um todo é significativo na economia do país, e preponderante na de Belo Horizonte, seus efeitos são bem mais

Leia mais

ECONOMIA PARANAENSE Evolução do emprego e renda na economia brasileira e paranaense: 2003-2007

ECONOMIA PARANAENSE Evolução do emprego e renda na economia brasileira e paranaense: 2003-2007 ECONOMIA PARANAENSE Evolução do emprego e renda na economia brasileira e paranaense: 2003-2007 1. Introdução Marcio José Vargas da Cruz * Luciano Nakabashi ** Beatrice Aline Zimmermann *** O objetivo do

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO. Profa.: Enimar J. Wendhausen

CONTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO. Profa.: Enimar J. Wendhausen CONTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO Profa.: Enimar J. Wendhausen TEORIA MACROECONÔMICA A partir da teoria macroeconômica foram empregados esforços para a construção de um sistema

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE OS SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E A OFERTA DE VAGAS E CURSOS DAS PRINCIPAIS MODALIDADES DE ENGENHARIA NO BRASIL

RELAÇÃO ENTRE OS SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E A OFERTA DE VAGAS E CURSOS DAS PRINCIPAIS MODALIDADES DE ENGENHARIA NO BRASIL RELAÇÃO ENTRE OS SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E A OFERTA DE VAGAS E CURSOS DAS PRINCIPAIS MODALIDADES DE ENGENHARIA NO BRASIL Fernando A. Azevedo Pereira fernando.antonio@engenharia.ufjf.br Dayane

Leia mais

PAINEL 16,0% 12,0% 8,0% 2,5% 1,9% 4,0% 1,4% 0,8% 0,8% 0,0% 5,0% 3,8% 2,8% 3,0% 2,1% 1,0% 1,0% -1,0%

PAINEL 16,0% 12,0% 8,0% 2,5% 1,9% 4,0% 1,4% 0,8% 0,8% 0,0% 5,0% 3,8% 2,8% 3,0% 2,1% 1,0% 1,0% -1,0% Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ASSESSORIA ECONÔMICA PAINEL PRINCIPAIS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA Número 58 1 a 15 de setembro de 2010 PIB TRIMESTRAL Segundo os dados

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação

Coeficientes de Exportação e Importação Coeficientes de Exportação e Importação Resultados do 1º trimestre de 2012 DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior Roberto Giannetti da Fonseca Diretor Titular Maio de 2012 1.

Leia mais

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados EMPREGO FORMAL 3 o trimestre de 2015 Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os empregos formais celetistas no Estado de São Paulo, no

Leia mais

Região Zona da Mata. Regional Dezembro 2013

Região Zona da Mata. Regional Dezembro 2013 O mapa mostra a divisão do estado de Minas Gerais para fins de planejamento. A região de planejamento Zona da Mata engloba a Fiemg Regional Zona da Mata. Região Zona da Mata GLOSSÁRIO Setores que fazem

Leia mais

Análise do mercado de trabalho

Análise do mercado de trabalho Análise do mercado de trabalho 1 Introdução Esta análise tem como propósito a apresentação do desempenho do mercado de trabalho brasileiro no primeiro trimestre de 2010 com base, principalmente, nos indicadores

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO 2 PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO Nos últimos anos, várias medidas adotadas

Leia mais

Unidade de Gestão Estratégica. Perfil Socioeconômico. Regional Noroeste

Unidade de Gestão Estratégica. Perfil Socioeconômico. Regional Noroeste Unidade de Gestão Estratégica Perfil Socioeconômico Regional Noroeste Sebrae em Goiás Conselho Deliberativo Pedro Alves de Oliveira Presidente Diretoria Executiva Igor Montenegro Diretor Superintendente

Leia mais

PANORAMA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA

PANORAMA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA PANORAMA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA 5ª Edição Última atualização 17 de Dezembro de 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 1. A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL... 6 1.1. Evolução da Participação da

Leia mais

Evolução da FBCF Empresarial em valor Taxa de Variação Anual

Evolução da FBCF Empresarial em valor Taxa de Variação Anual Inquérito de Conjuntura ao Investimento Inquérito de Abril de 2011 08 de Julho de 2011 Revisão em baixa das expectativas de investimento empresarial em 2011. De acordo com as intenções manifestadas pelas

Leia mais

2 PIB MINEIRO CRESCE AINDA MENOS DO QUE O BRASILEIRO Prof. Flávio Riani

2 PIB MINEIRO CRESCE AINDA MENOS DO QUE O BRASILEIRO Prof. Flávio Riani ANO 4 NÚMERO 30 SETEMBRO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS A divulgação do crescimento do PIB brasileiro no primeiro semestre desse ano, além de

Leia mais

WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO. Onde estão os Riscos?

WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO. Onde estão os Riscos? WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO Onde estão os Riscos? No Futuro... que pode ser duvidoso e nos forçar a mudanças... Nas Mudanças... que podem ser inúmeras e nos forçam a decisões...

Leia mais

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados EMPREGO FORMAL 3 o trimestre de 2014 Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os empregos formais celetistas no Estado de São Paulo, no

Leia mais

Quadro 1 - Intercâmbio Comercial de Serviços por Setor CNAE - Brasil e Argentina

Quadro 1 - Intercâmbio Comercial de Serviços por Setor CNAE - Brasil e Argentina Ficha 02 - Estatísticas de Comércio Exterior de - Argentina Quadro 1 - Intercâmbio Comercial de por Setor CNAE - e Argentina CORRENTE DE COMÉRCIO ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA SALDO Argentina Argentina

Leia mais

Investimento em educação pública e o impacto no PIB Paranaense Luiz Philippe dos Santos Ramos (UEPG) luiz.sr@hotmail.com

Investimento em educação pública e o impacto no PIB Paranaense Luiz Philippe dos Santos Ramos (UEPG) luiz.sr@hotmail.com Investimento em educação pública e o impacto no PIB Paranaense Luiz Philippe dos Santos Ramos (UEPG) luiz.sr@hotmail.com Resumo: Quando se fala em aumento dos gastos públicos em educação são pensados no

Leia mais

Nível de Atividade: Investimento Desaba e Arrasta o PIB Trimestral

Nível de Atividade: Investimento Desaba e Arrasta o PIB Trimestral 6 análise de conjuntura Nível de Atividade: Investimento Desaba e Arrasta o PIB Trimestral Brasileiro Vera Martins da Silva (*) As perspectivas sombrias sobre a economia brasileira se confirmaram e houve

Leia mais

Evolução da FBCF Empresarial Taxa de Variação Anual

Evolução da FBCF Empresarial Taxa de Variação Anual Inquérito Qualitativo de Conjuntura ao Investimento Inquérito de Outubro de 2006 31 de Janeiro de 2007 TAXA DE VARIAÇÃO DO INVESTIMENTO PARA 2006 REVISTA EM BAIXA Os resultados do Inquérito ao Investimento

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Eduardo Pereira Nunes Elisio Contini Apresentação à Diretoria da ABAG 13 de setembro de 2000 - São Paulo O PROBLEMA Controvérsias sobre contribuição

Leia mais

Produto Vendas Custo da matéria-prima

Produto Vendas Custo da matéria-prima Conceitos básicos de economia A economia pode ser subdividida em dois grandes segmentos: - Macroeconomia: trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação, comportamento e relações

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1

Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1 Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 1 Fernanda De Negri Luiz Ricardo Cavalcante No período entre o início da década de 2000 e a eclosão da crise financeira internacional, em 2008, o Brasil

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Expectativas de crescimento do investimento empresarial em 2016 Revisão em baixa do investimento em 2015

Expectativas de crescimento do investimento empresarial em 2016 Revisão em baixa do investimento em 2015 Inquérito de Conjuntura ao Investimento Inquérito de Outubro de 2015 29 de janeiro de 2016 Expectativas de crescimento do investimento empresarial em 2016 Revisão em baixa do investimento em 2015 De acordo

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais 30 de Setembro de 2015 2º Trimestre 2015 Contacto (s): José Fernandes Próxima edição: 31 Dezembro 2015 Joses.Fernandes@ine.gov.cv Nataniel Barros Nataniel.L.Barros@GOVCV.gov.cv

Leia mais

PAINEL. US$ Bilhões. nov-05 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

PAINEL. US$ Bilhões. nov-05 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ASSESSORIA ECONÔMICA PAINEL PRINCIPAIS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA Número 68 1 a 15 de fevereiro de 211 ANÚNCIOS DE INVESTIMENTOS De

Leia mais

SÉRIE 2013, Nº 05 - MESORREGIÃO SUL CATARINENSE

SÉRIE 2013, Nº 05 - MESORREGIÃO SUL CATARINENSE SÉRIE 2013, Nº 05 - MESORREGIÃO SUL CATARINENSE GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO DITE SISTEMA NACIONAL

Leia mais

Indicadores Conjunturais

Indicadores Conjunturais Ano 25 número 07 agosto 2010 Indicadores Conjunturais SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - DEPARTAMENTO ECONÔMICO Resultados de Julho de 2010 Vendas Industriais página 04 O resultado

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil de contratação de mão de obra temporária pelos varejistas para o final de

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro Tema: Emprego

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro Tema: Emprego Boletim de Conjuntura Econômica Outubro Tema: Emprego Brasil Atinge mais de 2 milhões de Emprego em 2010 Setor de Serviços lidera com 35% dos empregos Gerados no período Em setembro foram gerados 246.875

Leia mais

Relações econômicas do Ceará com o Brasil e os principais setores geradores de emprego e renda na economia

Relações econômicas do Ceará com o Brasil e os principais setores geradores de emprego e renda na economia Relações econômicas do Ceará com o Brasil e os principais setores geradores de emprego e renda na economia Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima 1 Joaquim José Martins Guilhoto 2 1 - Introdução Apesar

Leia mais

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GOVERNO Orçamento Cidadão 2015 Os recursos públicos do Estado são recursos públicos do povo e para o povo, condição que dá ao cidadão o direito de saber como

Leia mais

Informativo PIB Trimestral

Informativo PIB Trimestral Informativo PIB Trimestral v. 1 n. 1 abr. jun. 2010 ISSN 2178-8367 Economia baiana cresce 10,4% no segundo trimestre e acumula alta de 10,0% no 1º semestre No segundo trimestre de 2010, a economia baiana

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

COMENTÁRIOS. Em maio, o emprego na indústria recuou 0,5% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, oitavo resultado negativo

COMENTÁRIOS. Em maio, o emprego na indústria recuou 0,5% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, oitavo resultado negativo COMENTÁRIOS PESSOAL OCUPADO ASSALARIADO Em maio, o emprego na indústria recuou 0,5% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, oitavo resultado negativo consecutivo, levando a uma

Leia mais

Ceará: Resultados do Produto 9 Interno Bruto (PIB) 2008

Ceará: Resultados do Produto 9 Interno Bruto (PIB) 2008 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG) INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) Ceará: Resultados do Produto 9 Interno Bruto (PIB) 2008 1. ECONOMIA

Leia mais

Atualização do Estudo sobre a Carga Tributária no Setor de Serviços e Impactos da Desoneração da Folha de Pagamentos na Economia Brasileira

Atualização do Estudo sobre a Carga Tributária no Setor de Serviços e Impactos da Desoneração da Folha de Pagamentos na Economia Brasileira 2 Atualização do Estudo sobre a Carga Tributária no Setor de Serviços e Impactos da Desoneração da Folha de Pagamentos na Economia Brasileira Confederação Nacional dos Serviços - CNS Federação de Serviços

Leia mais

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016 PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais Ano 6. Nº 1. Março 2016 Recessão econômica impacta os investimentos O ano de 2015 foi marcado por incertezas econômicas e crise política que contribuíram

Leia mais

Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste.

Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste. LICENCIATURA EM ECONOMIA MACROECONOMIA II LEC 206 (2006-2007) Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Duração: 60 minutos Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis

Leia mais

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO NORTE

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO NORTE Elaboração de Estudo sobre a Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Nacional e nas Unidades da Federação Sebrae Nacional Participação Dezembro de 2014 das Micro e Pequenas Empresas na Economia

Leia mais

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS Fernanda Micaela Ribeiro Theiss Prof. Ademar Lima Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 561) 14/05/2012 RESUMO

Leia mais

Análise dos investimentos industriais previstos para a Bahia por Territórios de Identidade e setores de atividade econômica entre 2008 e 2012

Análise dos investimentos industriais previstos para a Bahia por Territórios de Identidade e setores de atividade econômica entre 2008 e 2012 ARTIGOS Análise dos investimentos industriais previstos para a Bahia por Territórios de Identidade e setores de atividade econômica entre 2008 e 2012 Fabiana Karine S. Andrade* Os investimentos industriais

Leia mais

Atualização de Estudo sobre Carga Tributária

Atualização de Estudo sobre Carga Tributária Confederação Nacional de Serviços - CNS Federação dos Serviços de São Paulo FESESP Atualização de Estudo sobre Carga Tributária Relatório Técnico sobre Carga Tributária Rio de Janeiro, 20 de junho de 2011

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO AUDIÊNCIA PÚBLICA 23/11/2011

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO AUDIÊNCIA PÚBLICA 23/11/2011 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO AUDIÊNCIA PÚBLICA 23/11/2011 PwC 1 PwC 2 2.7 2.5 Setor automotivo Fumo Multiplicador 2.3 Couros Borracha e Plástico 1.9 Metalurgia e Siderurgia

Leia mais

Economia 2º Período. Fundamentos de Macroeconomia (Aula-V) 19/10/2014. Fundamentos de Macroeconomia. Fundamentos de Macroeconomia. Prof.

Economia 2º Período. Fundamentos de Macroeconomia (Aula-V) 19/10/2014. Fundamentos de Macroeconomia. Fundamentos de Macroeconomia. Prof. (Aula-V) 19/10/2014 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Economia 2º Período Noções de Contabilidade Nacional e Cálculo do PIB Professor : Johnny Luiz Grando Johnny@unochapeco.edu.br 5. Noções

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO DA QUEDA NA DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE VIA MATRIZ DE CONTABILIDADE SOCIAL PARA OS ANOS DE 2004 E 2009

DECOMPOSIÇÃO DA QUEDA NA DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE VIA MATRIZ DE CONTABILIDADE SOCIAL PARA OS ANOS DE 2004 E 2009 DECOMPOSIÇÃO DA QUEDA NA DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE VIA MATRIZ DE CONTABILIDADE SOCIAL PARA OS ANOS DE 2004 E 2009 Rafael Perez Marcos Carlos Roberto Azzoni Joaquim José Martins Guilhoto

Leia mais

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Presidente: Armando de Queiroz Monteiro Neto. Diretoria Executiva Diretor: José Augusto Coelho Fernandes

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Presidente: Armando de Queiroz Monteiro Neto. Diretoria Executiva Diretor: José Augusto Coelho Fernandes CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Presidente: Armando de Queiroz Monteiro Neto Diretoria Executiva Diretor: José Augusto Coelho Fernandes Diretor de operações: Marco Antonio Reis Guarita SERVIÇO BRASILEIRO

Leia mais

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados EMPREGO FORMAL Franca 4 o trimestre de 2015 Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os empregos formais celetistas no Estado de São Paulo,

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015 DADOS GERAIS DO ESTADO DA RORAIMA Total Part % Brasil Part % Região Área Total - km² 224.118 2,64% 5,82% População - mil (1)

Leia mais

Formalização das relações de trabalho

Formalização das relações de trabalho PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO MAIO DE 2015 Formalização das relações de trabalho SÚMARIO EXECUTIVO O aumento da proporção de ocupações com relações de trabalho formalizadas,

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA - SEF DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DIOR NOTA EXPLICATIVA: A DIOR não é a fonte primária das informações disponibilizadas neste

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 1º Trimestre de 2015 Coordenação de Contas Nacionais 29 de maio de 2015 Tabela Resumo Principais resultados do PIB a preços de mercado

Leia mais

sociais (7,6%a.a.); já os segmentos que empregaram maiores contingentes foram o comércio de mercadorias, prestação de serviços e serviços sociais.

sociais (7,6%a.a.); já os segmentos que empregaram maiores contingentes foram o comércio de mercadorias, prestação de serviços e serviços sociais. CONCLUSÃO O Amapá tem uma das menores densidades populacionais, de cerca de 2,6 habitantes por km 2. Em 1996, apenas três de seus 15 municípios possuíam população superior a 20 mil habitantes e totalizavam

Leia mais

Conjuntura Dezembro. Boletim de

Conjuntura Dezembro. Boletim de Dezembro de 2014 PIB de serviços avança em 2014, mas crise industrial derruba taxa de crescimento econômico Mais um ano de crescimento fraco O crescimento do PIB brasileiro nos primeiros nove meses do

Leia mais

BREVE ANOTAÇÕES SOBRE O PAYBACK

BREVE ANOTAÇÕES SOBRE O PAYBACK BREVE ANOTAÇÕES SOBRE O PAYBACK! O Payback na análise de investimentos! Quais as limitações do Payback! Quais as vantagens do Payback! Possíveis soluções para utilização adequada do Payback Paulo Dragaud

Leia mais

IMPA P C A T C O T O D O CUST S O T O BRA

IMPA P C A T C O T O D O CUST S O T O BRA IMPACTO DO CUSTO BRASIL E DO CÂMBIO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA (2004/2010) Janeiro/2011 IMPACTO DO CUSTO BRASIL E DO CÂMBIO E NA INDÚSTRIA BRASILEIRA (2004/2010) O CUSTO BRASIL E O CÂMBIO Custo Brasil Indústria

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

Correspondência entre a CNAE e a CNAE 1.0 (sintética)

Correspondência entre a CNAE e a CNAE 1.0 (sintética) Correspondência entre a CNAE e a CNAE 1.0 (sintética) A tabela de correspondência, a seguir, indica apenas os códigos que sofreram alterações na CNAE 1.0. Todas as classes não listadas têm o mesmo conteúdo

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

Te xt os p a ra Di scu ssã o

Te xt os p a ra Di scu ssã o Te xt os p a ra Di scu ssã o N 38 Secretaria do Planeamento e Gestão Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser Matriz de Insumo-Produto inter-regional Rio Grande do Sul- Restante do Brasil

Leia mais

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE GEPETIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE 32,1% das empresas da indústria de transformação não aumentaram sua produtividade nos últimos 5 anos. Na indústria da construção este percentual sobe para 46,9%. 25% das

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

Indústrias Químicas - Orgânicas

Indústrias Químicas - Orgânicas Indústrias Químicas Orgânicas UTFPR Campus Toledo Tecnologia em Processos Químicos Processos Industriais Orgânicos INDÚSTRIA QUÍMICA As indústrias químicas envolvem o processamento ou alteração de matérias-primas

Leia mais

7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido

7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido Os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE - O CUSTO, A MOEDA,... 10, 7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido DOIS PERÍODOS CONTÁBEIS Alguns serviços,

Leia mais

CONSUMO DE ENERGIA, EMISSÕES DE CO2 E A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO

CONSUMO DE ENERGIA, EMISSÕES DE CO2 E A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO CONSUMO DE ENERGIA, EMISSÕES DE CO2 E A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO Marco Antonio Montoya, Cássia Aparecida Pasqual, Ricardo Luis Lopes e Joaquim José

Leia mais

AULAS 03 E 04 A linguagem dos projetos

AULAS 03 E 04 A linguagem dos projetos 1 AULAS 03 E 04 A linguagem dos projetos Ernesto F. L. Amaral 11 e 13 de setembro de 2012 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Cohen, Ernesto, e Rolando Franco. 2000. Avaliação de Projetos

Leia mais