METODOLOGIA DE ENSINO: UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC-CRICIÚMA/SC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA DE ENSINO: UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC-CRICIÚMA/SC."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR LEONEL LUIZ PEREIRA METODOLOGIA DE ENSINO: UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC-CRICIÚMA/SC. CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2008.

2 LEONEL LUIZ PEREIRA METODOLOGIA DE ENSINO: UM ESTUDO DA DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC-CRICIÚMA/SC. Monografia Apresentada à Diretoria de Pós- Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, para obtenção do título de especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Orientador: Prof Msc. Adilson Pagani Ramos. CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2008.

3 Dedico esta monografia a minha esposa, que apoiou e soube compreender minhas ausências e aos meus filhos, Leonardo e Letícia.

4 AGRADECIMENTOS A DEUS, por ter me dado força, saúde e coragem, para enfrentar as dificuldades da vida. A minha esposa e meus filhos pelo amor e compreensão. Aos colegas de curso, pelas amizades construídas. Aos professores do curso de Didática Metodologia do Ensino Superior, pela socialização do conhecimento. Ao meu amigo e orientador Profº Msc. Adilson Pagani Ramos, pelos ensinamentos passados. E, por fim, agradeço a todos aqueles que direta ou indiretamente, colaboraram para a realização de nosso objetivo. Que DEUS ilumine a todos!

5 RESUMO A contabilidade como ciência social tem um papel de grande importância para sociedade, pois, o profissional da contabilidade quando no uso de sua real função e ética, contribui para seu desenvolvimento. Diversas são as áreas de atuação deste profissional, e, uma das principais é a Perícia Contábil. Porém, nota-se que atualmente poucos procuram explorá-la. Assim, o presente trabalho através de uma pesquisa exploratória, com os acadêmicos da última fase do segundo semestre de 2004 do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC procurou levantar a causa de tal desinteresse, abordando: A carga horária e a forma metodológica de ensino aplicada à disciplina de Perícia. Após análise dos dados levantados contatou-se que, para a Perícia Contábil ser mais explorada, duas mudanças devem ocorrer e estão ligadas diretamente ao plano de ensino: onde 60,87% dos entrevistados apontam que devem ser mostrados com mais situações práticas, a importância e o mercado da Perícia Contábil e levar os acadêmicos a contatos diretos com o que acontece no campo de trabalho, ainda, com 69,57%, constatou-se a carga horária da disciplina deva ser elevada. Baseado no que foi analisado e pesquisado percebe-se que o curso de Ciências Contábeis da UNESC, deve elevar a carga horária da disciplina, bem como incrementar o plano de ensino. Sugere-se então que o plano de ensino contemple: Interpretações de decisões judiciais, análise das peças processuais, levantamento de haveres (cálculos), mercado de trabalho e responsabilidades do Perito. Quanto à carga horária sugere-se que seja elevada para 108 créditos, a exemplo da disciplina de Auditoria Contábil. Isto certamente contribuirá para ampliar o conhecimento dos acadêmicos e será um diferencial para o próprio curso de Ciências Contábeis. Palavras-chave: Perícia Contábil. Metodologia de ensino. Carga horária.

6 LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1: Idade com que as pessoas estão ingressando na Universidade Gráfico 2: Porque a escolha pelo Curso de Ciências Contábeis Gráfico 3: Satisfação dos acadêmicos com a Grade Curricular Gráfico 4: Satisfação dos acadêmicos com relação a carga horária das disciplinas do curso de Ciências Contábeis Gráfico 5: Satisfação dos acadêmicos com relação à carga horária da disciplina de Perícia Contábil Gráfico 6: Opinião dos acadêmicos com relação à carga horária necessária para a disciplina de Perícia Contábil Gráfico 7: Opinião dos acadêmicos com relação à metodologia aplicada à disciplina de Perícia Contábil Gráfico 8: Opinião dos acadêmicos com relação à metodologia x carga horária para despertar o interesse pela área da Perícia Contábil Gráfico 9: Opinião dos acadêmicos sobre o que está faltando para despertar o interesse pela área da Perícia Contábil... 44

7 LISTA DE ABREVIATURAS CFC - Conselho Federal de Contabilidade NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade NBC P2 - Normas Profissionais do Perito NBC T13 - Normas Técnicas sobre a Perícia Contábil

8 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO Justificativa do Trabalho Objetivos do Trabalho Geral Específico Estrutura de Apresentação do Trabalho A HISTÓRIA DA CONTABILDIADE Contabilidade do Mundo Antigo Contabilidade do Mundo Medieval Contabilidade do Mundo Moderno Contabilidade do Mundo Científico EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENSINO SUPERIOR PERÍCIA Seus Conceitos e Algumas Classificações Perito Contador Conceitos de Perito Evolução Histórica da Perícia APRESENTAÇÃO DOS DADOS DE ESTUDO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS ANEXOS APÊNDICES... 83

9 8 1 INTRODUÇÃO Sabe-se que o campo de atuação do profissional contábil é amplo, porém, ainda pouco explorado. No entanto observa-se um processo de mudança desta situação. Os cursos de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior estão procurando preparar profissionais cada vez mais capacitados e conscientes da importância do constante aprimoramento e aperfeiçoamento profissional. O que a sociedade realmente precisa são de profissionais altamente qualificados, tendo em vista a alta competitividade e sua responsabilidade para com esta. O verdadeiro profissional amplia seus horizontes de conhecimentos nas diversas áreas, e procura estar informado de tudo o que acontece, principalmente naquela de sua formação, pois, as mudanças ocorrem muito rapidamente. A formação universitária habilita o acadêmico para o desempenho da sua profissão. O desenvolvimento das suas habilidades ocorre com o efetivo exercício dela. O crescimento profissional é mérito do esforço individual. Apesar dos esforços das Instituições Ensino Superior no sentido de capacitar seus acadêmicos, nota-se que algumas áreas de atuação do profissional da contabilidade ainda são pouco exploradas, dentre eles cita-se o campo da Perícia Contábil, cujo mercado de trabalho é amplo, exigente e competitivo.

10 9 Foi com propósito de não saber exatamente por que este importantíssimo ramo da contabilidade ainda é pouco explorado, que se procurou desenvolver este estudo. 1.1 Justificativa do trabalho O que se pretende com esta pesquisa é diagnosticar se a carga horária e a forma metodológica de ensino aplicada à disciplina de Perícia do curso de Ciências Contábeis da UNESC - Criciúma/SC, é suficiente para fazer despertar nos acadêmicos do curso o interesse pela exploração deste ramo da contabilidade, fazendo assim, com que este possa ser mais difundido e conhecido. Nota-se que atualmente poucos profissionais procuram explorá-lo. Assim, a idéia deste pesquisador é de realmente contribuir para que isso aconteça e de que cada vez mais novos profissionais surjam nesta área, pois, assim, seu reconhecimento e valorização crescerão ainda mais. A contabilidade como ciência social tem um papel de grande importância para sociedade, pois, o profissional da contabilidade quando no uso de sua real função e ética, contribui para o desenvolvimento da sociedade em geral. Entende-se que um dos principais ramos da contabilidade é a Perícia Contábil. Segundo a resolução 858/99 do Conselho Federal de Contabilidade, perícia é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria,

11 10 indagações, arbitramento, avaliação ou certificação uma vez que, o papel do profissional da área é de extrema importância, tendo em vista que seu trabalho tem como foco o patrimônio das pessoas. Este profissional atua como auxiliar da justiça. Art. 139 do código civil São Auxiliares do juízo, o oficial de justiça, o perito... É com base neste ramo da contabilidade e na relevância do papel do profissional da contabilidade que se resolveu estudar como se dá preparação, seu despertar para exploração deste ramo da contabilidade. Ramo este que ainda tem muito a ser explorado e que ainda é carente de profissionais realmente capacitados. Com base nas colocações anteriores, procurou-se estudar dentro do curso de Ciências Contábeis da UNESC - CRICIÚMA/SC, a disciplina de Perícia Contábil, conhecendo sua ementa, seu objetivo, o conteúdo programático e a metodologia de ensino aplicada. Através deste estudo será possível encontrar algumas respostas ou até mesmo contribuir para que este ramo da contabilidade venha ou passe a ser mais explorado, difundido. E, desta forma, os futuros acadêmicos verão a disciplina como uma grande oportunidade de negócio. O que realmente se buscou estudar e entender são as razões pelas quais os profissionais da contabilidade não buscam conhecer o ramo da perícia contábil. Como norte na descoberta de respostas, traçou-se algumas questões que servirão de orientação: do curso que escolheram? a) Os atuais acadêmicos de Ciências Contábeis realmente gostam b) Tem consciência da opção pelo Curso de Ciências Contábeis?

12 11 c) As importâncias dos diversos ramos da contabilidade estão sendo discutidas pelos professores e acadêmicos? d) A metodologia atualmente aplicada na disciplina de Perícia Contábil e a carga horária estão estimulando o interesse dos acadêmicos? Assim, pretende-se responder de forma clara, a pesquisa, mas, provisoriamente algumas respostas poderiam ser dadas. a) Ao longo dos cinco anos de vida acadêmica, pode-se verificar através de muitas conversas com colegas do curso que, suas intenções eram meramente a procura pelo título de formação em nível superior, não existia por parte de alguns qualquer afinidade e atração pelo curso escolhido. b) Observa-se que atualmente os jovens estão chegando mais cedo às universidades, ou seja, entre os 16 e 18 anos, fase em que seus pensamentos não estão totalmente voltados para o senso de responsabilidade. c) Pelo que se pode observar durante a vida acadêmica, alguns dos professores não comentam o assunto. Com base nesta vivência pode-se dizer que tal abordagem deveria ser mais discutida, a fim de orientar e esclarecer os acadêmicos sobre a importância do curso e da profissão escolhida, seus ramos de atuação, fazendo inclusive um comparativo das oportunidades de mercado. d) Neste momento não se pode comentar a respeito desta indagação, pois, a resposta somente será encontrada ao final das investigações. E, exclusivamente com base nos resultados, se chegará à conclusão, podendo-se então se for necessário, contribuir para que a metodologia atual possa ser

13 12 aprimorada e que a carga horária venha a ser ampliada. Fazendo assim com que os acadêmicos se sintam mais atraídos pela Perícia Contábil. Com estas simples indagações, pode-se verificar que muito há de ser ainda respondido e descoberto com a pesquisa, mas, uma certeza é real e verdadeira: a procura por métodos que passam contribuir para fazer com que os acadêmicos procurem conhecer e passam a se interessar por este ramo da contabilidade. 1.2 Objetivos do trabalho Geral Estudar a metodologia de ensino aplicado na disciplina de Perícia Contábil, no curso de Ciências Contábeis da UNESC Criciúma/SC Específicos Identificar se a metodologia aplicada à disciplina de Perícia Contábil, na UNESC Criciúma está sendo suficiente para despertar no aluno o interesse, pela área de Perícia Contabil; Reconhecer a satisfação dos acadêmicos em relação à disciplina; Levantar sugestões para a ementa; Analisar se o total de carga horária é suficiente para provocar o interesse dos acadêmicos.

14 Estrutura de Apresentação do Trabalho O trabalho está organizado em cinco capítulos, com os assuntos fundamentais, organizados de forma clara, simples e objetiva. No primeiro capítulo apresenta-se a introdução e considerações do tema investigado e define o escopo do trabalho. No segundo capítulo trará a história da contabilidade em alguns de seus mundos, enfatizando suas formas de aplicação e evolução ao longo da história. O terceiro capítulo abordará a evolução histórica do currículo do curso de ciências contábeis no ensino superior, contemplando suas adaptações ao mundo moderno. O quarto capítulo apresentará uma breve explanação sobre a Perícia Contábil, seus conceitos, classificação e trará a tona o Perito Contábil. O quinto e último capítulo tratará do enfoque principal do trabalho, onde será apresentando o resultado da pesquisa realizada e algumas sugestões para a ementa da disciplina de Perícia Contábil, no curso de Ciências Contábeis da UNESC. Pretende-se com este trabalho, contribuir para o emprego de novas metodologias de ensino na disciplina de Perícia Contábil do curso de Ciências

15 14 Contábeis da UNESC, e, desta forma, também fazer com que os acadêmicos passem a pesquisar, estudar e desenvolver a atividade da Perícia Contábil. 2 A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Apesar da origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada. Com a produção da riqueza por parte do homem foram surgindo técnicas para controlar e preservar os seus bens. Dessa maneira inicia-se a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:

16 Contabilidade do Mundo Antigo Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, ou seja, o Livro do Ábaco ou do cálculo, da autoria de Leonardo Pisano. A Contabilidade empírica praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficiente de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adaptado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seus primeiros desenhos e gravações. perdurou por vários séculos. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que

17 16 Os súmeros-babilônios, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas. Uruk foi uma das mais antigas e importantes cidades da Babilônia. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes. Embora rudimentar, o registro, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta, "Matrizes", por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo. Esta evolução permitiu que, paralelamente à aplicação, se pudesse demonstrar, também, a sua origem. Na antiga Mesopotâmia, mais precisamente da cidade de Ur, encontram-se, em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Isto significa que, há anos antes de Cristo, o homem já considerava fundamental apurar os seus custos. O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos. Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos sofreram nova sintetização,

18 17 agrupando-se vários períodos, o que lembra o diário, o balancete mensal e o balanço anual. Já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas, aplicando-se, empiricamente, o Princípio da Competência. Reconhecia-se a receita, a qual era confrontada com a despesa. Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a anos antes de Cristo. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário revestia-se de tal importância, que a contagem do boi, divindade adorada pelos egípcios, marcava o inicio do calendário adaptado. Inscreviam-se bens móveis e imóveis, e já se estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros. As "Partidas de Diário" assemelhavam-se ao processo moderno: o registro iniciava-se com a data e o nome da conta, seguindo-se quantitativos unitários e totais, transporte, se ocorresse, sempre em ordem cronológica de entradas e saídas. Pode-se citar, entre outras contas: "Conta de Pagamento de Escravos", "Conta de Vendas Diárias", "Conta Sintética Mensal dos Tributos Diversos", e outras.

19 18 Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usava como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata. Os gregos, baseando-se em modelos egípcios, anos antes de Cristo, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo, anualmente, a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária. inexistente. Quanto aos romanos, a documentação neste período é quase 2.2 Contabilidade do Mundo Medieval Este período que foi de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, e outras. Assim tornava o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

20 19 Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica", devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, e outras, que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros. A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo, como conseqüência das necessidades da época, o livro-caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se, inicialmente, a pessoas. O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a conseqüência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. No século X, apareceram as primeiras corporações na Itália, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital", representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária. O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adaptação de

21 20 outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos. 2.3 Contabilidade do Mundo Moderno Período que foi de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. Este período moderno foi à fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período: Em 1493, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália; Em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; Em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. FREI LUCA PACIOLI escreveu: Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria

22 21 contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá, impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano"; sobre correções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc. Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada: "Per", mediante o qual se reconhece o devedor; "A", pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que primeiro deve vir o devedor e depois o credor, prática que se usa até hoje.

23 22 A obra de Pacioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. 2.4 Contabilidade do Mundo Científico Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. Apresentam, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche ", inicia a nova fase; e Fábio Bésta, escritor veneziano. Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir três escolas do pensamento contábil: a primeira, chefiada por Francesco Villa, foi a Escola Lombarda; a segunda, a Escola Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni; e a terceira, a Escola Veneziana, por Fábio Bésta. Embora o século XVII tivesse sido o berço da era científica e Pascal já tivesse inventado a calculadora, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos. Naquela época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em Francesco Villa extrapolou os conceitos tradicionais de Contabilidade, segundo os quais escrituração e guarda livros poderiam ser feita s

24 23 por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a Contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a matéria administrada, ou seja, o patrimônio. Era o pensamento patrimonialista. Foi o inicio da fase científica da Contabilidade. Fábio Besta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou muito perto de definir Patrimônio como objeto da Contabilidade. Foi Vicenzo Masi, seguidor de Fábio Besta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu Patrimônio como objeto da Contabilidade. Teve, sobretudo, o mérito incontestável de chamar atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão. Os defeitos da escola Européia tiveram como base, o peso excessivo da teoria, sem demonstrações práticas, sem pesquisas fundamentais: a exploração teórica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência ao invés de dar vazão á pesquisa séria de campo e de grupo.

25 24 3 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENSINO SUPERIOR A contabilidade existe deste os tempos primórdios da civilização, porém, durante um longo período foi tida como a arte da escrituração mercantil. A primeira escola de contabilidade no Brasil se deu na forma de comércio, cujo nome era: Fundação Escola de Comércio Alvares Penteada, seu surgimento foi em 1902, como Escola Prática de Comércio. O Decreto Federal N.º 1399 de Janeiro de 1905, reconheceu de forma oficial os diplomas expedidos pela Escola Prática de Comércio e imediatamente providenciou a organização dos cursos, dividindo-os em dois: um geral e outro Superior. Muitas disciplinas do curso Superior normalmente eram tratadas nos programas da escola, isto fez com que em 1908 naquela mesma fundação fosse criado o Curso Superior de Ciências Comerciais. Em 1931 os Cursos de Contabilidade propriamente ditos foram criados, através do Decreto N.º , o qual instituiu o Curso Técnico de Contabilidade, este curso teria a duração de dois anos e formaria guarda-livros, um outro curso foi criado para formar Peritos Contadores, cuja duração seria de três anos. Em 1943 o mesmo Decreto criou o Curso Superior de Administração e Finanças da Faculdade de Ciências Econômicas, mais tarde estes cursos foram transformados em cursos médios, garantindo aos formandos o título de Técnico em Contabilidade. No ano de 1945 foi criado o Curso Superior de Ciências Contábeis e Atuariais pela Lei N.º 7.988, sendo que a primeira turma só iniciou em No ano seguinte surgiu o Conselho Federal de Contabilidade e a Faculdade de Economia e

26 25 Administração da Universidade de São Paulo, estes contribuíram extraordinariamente para a qualidade do ensino Superior de Contabilidade. Em 1951, a Lei N.º desmembrou os curso de Ciências Contábeis e Atuariais, tornando independente o Curso de Ciências Contábeis, isto possibilitou que os concluintes recebam o título de Bacharel em Contabilidade. Juntamente com todas estas mudanças o currículo do curso sofreu algumas modificações, a Escola Prática de Comércio apresentava seu currículo em três anos, o qual estava assim dividido: No primeiro ano disciplinas de Língua Portuguesa, Francês, Inglês ( ou Alemão ), Aritmética, Álgebra, Geometria e Contabilidade com noções gerais de escrituração mercantil. No segundo ano o aluno dava continuidade aos idiomas iniciados e Contabilidade, sendo que nesta última dava ênfase ao Comércio, Finanças, além de Estenografia e Desenho, entrava também em Estudos Geral de Mercadorias. Já no terceiro ano, o aluno tinha Geografia Econômica e Comercial ( incluindo Legislação Industrial, Marítima, com especialidade aduaneira e falência ), Economia Política e Finanças, que englobava desde Estatística até Análise do Sistema Monetário, Operações de Câmbio e Bolas de Valores. Com a criação do Curso de Ciências Contábeis e Atuariais em 1945 a duração do curso passou para quatro anos e seu currículo modificado, assim definido: Primeiro ano: Análise Matemática, Estatística Geral e Aplicada, Contabilidade Geral, Ciência da Administração e Economia.

27 26 Segundo ano: Matemática Financeira, Ciências das Finanças, Organização e Contabilidade Industrial, Contabilidade Agrícola e Instituições do Direito. Terceiro ano: Matemática Atuarial, Organização e Contabilidade Bancária, Finanças das Empresas, Técnica Comercial e Instituições de Direito Civil e Comercial. Quarto ano: Organização e Contabilidade de Seguro, Contabilidade Pública, Revisões e Perícia Contábil, Instituições de Direito Social, Legislação Tributária e Fiscal. Em 1962 uma outra reforma no currículo foi promovida, também significativa, esta estabelecia o currículo mínimo, dividindo o curso em ciclo de formação básica (Matemática, Estatística, Direito e Economia) e ciclo de formação profissional (Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial, Contabilidade de Custos, Auditoria e Análise de Balanços, Técnica Comercial, Administração e Direito Tributário). A próxima reforma no currículo ocorreu 30 anos mais tarde, através da Resolução N.º 3 do Conselho Federal de Educação, a qual fixou os conteúdos mínimos e a duração dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, ainda fixando normas para as Instituições de Ensino Superior elaborarem e planejarem os currículos plenos para os curso de Contabilidade, definindo também o perfil do profissional que estas Instituições deveriam formar, visando estimular o conhecimento teórico e prático, permitindo o competente exercício da profissão. Assim, cada Instituição de Ensino definiria o perfil do aluno a ser formado respeitando os indicativos da resolução e as peculiaridades de cada região. Sobre o planejamento curricular, TANIA (2000) escreve, planejamento curricular visa a

28 27 construir valores e conhecimentos indispensáveis para a formação qualificada e competente do futuro profissional. O currículo pleno é elaborado por disciplinas e outras atividades acadêmicas de forma a atingir o perfil do aluno por ela traçado, as disciplinas deverão ser distribuídas em categorias de conhecimento. Sobre o planejamento curricular. As categorias do conhecimento ficaram distribuídas em três: I- Conhecimentos de Formação Geral de natureza humanística e social, nesta categoria são obrigatórias as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Ciências Sociais, Ética Geral e Profissional e outras obrigatórias e eletivas, a critério da instituição, tais como: Noções de Psicologia, Filosofia da Ciência, Cultura Brasileira e outras. II- Conhecimentos de Formação Profissional, este por sua vez é subdividido em: a) Conhecimentos obrigatórios de formação profissional básica: Administração Geral, Economia Direito Aplicado (Incluindo Legislação Societária, Comercial, Trabalhista e Tributária), Matemática e Estatística. b) Conhecimentos obrigatórios de formação profissional específica: Contabilidade Geral, Teoria da Contabilidade, Análise das Demonstrações Contábeis, Auditoria, Perícia Contábil, Administração Financeira e Orçamento Empresarial, Contabilidade Pública, Contabilidade e Análise de Custos. c) Conhecimentos eletivos a critérios da Instituição, (Contabilidade Gerencial, Sistemas Contábeis, Contabilidade Aplicada,), dentro da Contabilidade Aplicada são sugeridas nesta resolução disciplinas abrangendo atividade: agrícolas,

29 28 de seguro, extrativas, sociedades cooperativas, sociedades de previdência privada, instituição de previdência privada, atividade imobiliária, entidades sindicais, sociedades em cota de participações, entre outras. III- Conhecimentos ou Atividade de formação complementar, subdividido em: a) Conhecimentos obrigatórios de formação instrumental: Computação. b) Atividades obrigatórias de natureza prática, a critério da Instituição como: Jogos de Empresas, Laboratório Contábil, Estudos de Casos, Trabalhos de Fim de Curso, Estágio Supervisionado e outros. A resolução estudada ainda estabelece que o curso de graduação em Ciências Contábeis terá duração mínima de horas/aulas que serão integralizadas em um máximo de 7 (sete) anos em um mínimo de 4 (quatro) anos no caso de cursos diurnos e de 5 (cinco) anos para cursos noturnos. Como se vê, toda evolução histórica tanto do curso de Ciências Contábeis como de seu currículo, percorreram mais de 70 anos, até chegar a um modelo de currículo que integralize os conhecimentos cognitivos, as teorias e as práticas. Modelo este que deve ser aperfeiçoado e trabalhado constantemente, pois, a escola atual tem a obrigação de quebrar o paradigma da transmissão do conhecimento e de provocar em seus alunos o saber pelo gostar a busca constante pela pesquisa, alunos conhecedores de suas obrigações perante a sociedade a qual pertencem, isto fará com que sejam profissionais críticos e criativos, com idéias inovadoras e de transformação.

30 29 Como se pode observar a disciplina de Perícia Contábil passou a fazer parte do curricular do curso de Ciências Contábeis, a partir Resolução N.º 3 do Conselho Federal de Educação, a partir desta, as Instituições de Ensino Superior passam a elaborar suas grades curriculares, contemplando as categorias do conhecimento estabelecidas. Baseado na referida Resolução o Curso de Ciências Contábeis da Unesc Criciúma/SC adequou à matriz curricular, passando esta a contemplar a disciplina de Perícia Contábil, atendendo o que dispõe a categoria II, letra b, como se vê no anexo A: A partir de partir de janeiro de 2004, uma nova matriz curricular foi aprovada, conforme Resolução N.º 90/2003, anexo B, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Cabe aqui informar que a nova matriz curricular, veio a atender a solicitação feita pelo Ministério da Educação e do Desporto, conforme Edital 04/97, anexo C. Com a nova proposta da matriz curricular a disciplina de Perícia passou a denominar-se Perícia Contábil e Investigação, conforme se observa na matriz curricular, anexo D. Diante do que foi visto quanto à contemplação da Perícia nas grades curriculares, como área do conhecimento para formação do Profissional de Contabilidade, cabe então comentar sobre Perícia.

31 30 4 PERÍCIA 4.1 Seus Conceitos e Algumas Classificações A Perícia pode ser utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento humano, como: medicina, direito, engenharia, agrimensura, entre outras. Muitas são as definições encontradas para Perícia nesta pesquisa bibliográfica; chegou-se a encontrar autores que a definem em mais de uma forma, isto leva a crer em sua grande relevância. CABRAL 1 este espetacular doutor no assunto, traz em sua obra vários conceitos, dentre eles o que melhor faz compreender é perícia é a diligência efetuada por perito, a fim de esclarecer ou evidenciar fatos que envolvam necessariamente o saber do especialista. GONÇALVES 2 define: é o exame hábil de alguma coisa realizada por pessoa habilitada ou perito, para determinado fim, judicial ou extrajudicial. Conforme a Resolução do CFC N.º 858/99 3 Perícia Contábil é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagações, arbitramento, avaliação ou certificação. 1 CABRAL, Alberto Franqueira. Curso de perícia contábil judicial e extrajudicial. Rio de Janeiro: Unigranrio, p GONÇALVES, Reynaldo de Souza. Peritagem contábil. Rio de Janeiro: Forense, p.7. 3 Anexo D - NBC T 13

32 31 Como se vê, muitos são os conceitos sobre Perícia. Pode-se chegar à conclusão que Perícia é a demonstração de dados que foram solicitados ou não pela justiça, os quais a princípio eram fatores conflitantes entre as partes envolvidas, sendo que estas demonstrações ajudarão a definir e resolver. Ao longo da pesquisa foram encontrados vários tipos de Perícias, porém, os comentários serão sobre àquelas que são as mais usuais. judiciário. Perícia Judicial é aquela que tramita no âmbito do poder Supõe-se que em um determinado processo, o juiz após ouvir as partes, verificar os documentos acostados nos autos, ouvir as testemunhas, ainda não se sinta capaz de sentenciar sem antes fazer uma Perícia, pois, precisa verificar de fato a prova cabal a fim de não cometer injustiça. Apesar do juiz ter uma assessoria, da qual poderia utilizar neste momento, isto nem sempre ocorre, em virtude do grande número de processos que tramitam nas Varas Judiciais e do enorme fluxo de atividades deste grupo de assessores. Deixando o juiz de utilizar os serviços de seus assessores é imprescindível à assistência de uma pessoa, então, ele nomeia o perito. Segundo BUENO 4 perito é o sabedor, hábil, prático, que por sua vez tem por finalidade e responsabilidade a função de verificar os fatos, as provas periciais, com a maior e absoluta competência e seriedade, o qual gerará condições para o prosseguimento do processo.

33 32 Segundo CABRAL 5 A perícia contábil consiste no meio pelos quais pessoas habilitadas, capacitadas e de idoneidade moral, assumem o compromisso de bem e fielmente desempenhar os deveres de seu cargo, na forma e sob as penas da lei. Perícia Extrajudicial É aquela que se dá fora do âmbito do poder judicial, ou seja, não tem a presença da pessoa do juiz, é por vontade das partes. Neste caso, o perito realiza seu trabalho a fim de esclarecer a parte que o contratou. 4.2 Perito Contador O Perito Contador é um profissional em busca da verdade, em busca do levantamento de provas periciais. É o sujeito ativo da Perícia Contábil, que afinal é exclusivamente sua. A palavra perito deriva do latim peritus, do verbo perior, que quer dizer o saber por experiência, experimentar. (grifo nosso) Conceitos de Perito Perito é a pessoa hábil, competente ou especialista em determinada matéria. O resultado de seu trabalho é expresso através do laudo, isto quando foi nomeado perito oficial do juiz. 4 BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, p CABRAL, op. cit. p

34 33 O CFC através da NBC P 2, anexo F, traz o seguinte conceito de perito é o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria pericial. O saudoso jurista Moacyr Amaral Santos apud Ornelas, deixou a seguinte definição de perito 6 (...) é uma pessoa que, pelas qualidades especiais que possui, geralmente de natureza cientifica ou artística, supre as insuficiências do juiz no que tange à verificação ou apreciação daqueles fatos da causa que para tal exijam conhecimentos especiais e técnicos (...). 4.3 Evolução Histórica da Perícia Quando se fala em Perícia, parece que se trata de algo novo, moderno, mas, não foi isto que se observou ao longo desta pesquisa, pois, muitos são os vestígios encontrados. Observam-se indícios de Perícia desde o início da civilização, entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava o papel de: juiz, legislador e executor.( grifo nosso ) Na índia, existiam vários problemas para as demarcações dos limites de terras. Foi neste período em que se configurou o árbitro, cujo seu papel era o de fixar tais limites a fim de tentar evitar os confrontos diretos entre as partes envolvidas, fazendo assim, que tal situação não acabasse em guerra, desta forma agindo ao mesmo instante como perito e juiz.

35 34 Na velha civilização do Egito também são encontrados muitos vestígios sobre Perícia, ficando ainda mais evidenciados com o seguinte fato: Um rei Egípcio chamado Sesóstris havia compartilhado suas terras com os súditos. A distribuição dos lotes de terras era feita por sorteios e os limites se davam pelos acidentes topográficos naturais. Fixavam-se apenas os tributos, os quais eram pagos com as colheitas tiradas da terra. Porém, quando a terra era alagada em conseqüência do aumento do nível de água de algum rio, as pessoas que se achavam lesadas procuravam o rei para expor as dificuldades em pagar os tributos. O rei por sua vez enviava um especialista em geometria e agrimensura, para fazer a mensuração da diminuição do lote de terra; a conseqüência era a imediata redução dos tributos, proporcionalmente à perda obtida. Na Grécia antiga com o surgimento das instituições jurídicas, já se recorria ao conhecimento de pessoas especializadas. Por volta do século XI, com o surgimento dos princípios do direito Romano e da influência da igreja, começaram aparecer os primeiros vestígios de Perícia. A figura do perito ainda era associada a do árbitro. O perito só teve sua figura desvinculada do árbitro após a idade média, com o desenvolvimento jurídico ocidental. A partir do século XVII, a figura foi criada definitivamente; sua finalidade era de auxiliar a justiça. 6 ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 2.ed. São Paulo: Atlas, p. 42.

36 35 A Perícia Contábil Judicial foi introduzida no Brasil em 1939, pelo Código do Processo Civil, em seus artigos e Estes dois artigos regulavam a Perícia, nomeação do perito pelo juiz e indicação pelas partes. Mas, somente no segundo Código do Processo Civil Lei N.º 5.869/73, é que a Perícia realmente passou a ter uma legislação clara, ampla e aplicável. Outras leis também estão incluídas no conjunto de atividades periciais, como, as leis trabalhistas e o direito comercial. Segundo FONSECA et al 9 A Perícia Contábil foi legalizada no Brasil, em 1946, com o decreto-lei 9.295/46 10, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e definiu as atribuições do contabilista. Como se viu a Perícia não é algo novo, pois mais de 50 anos se passaram depois da sua legalização e um pouco mais tarde passou a fazer parte do currículo do curso superior. Apesar de tantos anos de história nota-se que os profissionais da contabilidade ao se graduarem não exploram com entusiasmo o ramo da Perícia Contábil. Baseado no que foi aqui fundamentado, passa-se a seguir encontrar resposta para o objetivo geral que é: Estudar a metodologia de ensino aplicada a disciplina de Perícia Contábil, no curso de Ciências Contábeis da UNESC Criciúma/SC. Para diagnosticar a metodologia usou-se um questionário com nove questões objetivas e uma discursiva com objetivo de sugestão. Foi aplicado para 23 entrevistados. O resultado é apresentado a seguir. 7 Art. 208 São admissíveis em juízo, todas as espécies de prova reconhecidas nas leis civis e comerciais. 8 Art. 254 Na Perícia, para prova de fato que dependa de conhecimento especial, as partes poderão formular quesitos, nos cinco (5) dias seguintes à nomeação do perito, admitindo-se quesitos suplementares até a realização da diligência. 9 FONSECA, Alice Aparecida da Silva et al. A Perícia Contábil. RBC, Brasília, v. 29, n. 123, Maio/Jun

37 36 5 APRESENTAÇÃO DOS DADOS DE ESTUDO A primeira questão a ser respondido pelos entrevistados foi: Com que idade você ingressou na Universidade? Analisando o gráfico abaixo se observa que a concentração de idade para ingresso na Universidade está na faixa dos 16 a 20 anos, totalizando 65,22% dos entrevistados. Significando dentro de uma normalidade e com aproximadamente 20 ou 24 anos, estes acadêmicos estariam se formam. Sendo que único contato com a disciplina que aborda o assunto aconteceria somente do semestre anterior ao da conclusão do curso, período em que estão preparando projeto e definindo tema elaboração e para defesa do trabalho de conclusão do curso ,43 34,78 Entrevistados Percentual ,39 17, a 18 anos 19 a 20 anos 20 a 22 aos acima de 22 Gráfico 1: Idade com que as pessoas estão ingressando na Universidade Fonte: Autor 10 Anexo G - Decreto - Lei 9.295/46. Outra questão abordada na pesquisa foi: Por que escolheu o curso de Ciências Contábeis?

38 37 Dentre as opções proposta na pesquisa e após análise dos dados, as quais estão dispostas no gráfico abaixo, pode-se afirmar que existem dois fatores preponderantes para a escolha do curso, que são: a identidade dos alunos com o curso e também por ser um dos cursos que oferece melhores oportunidades de mercado, estes dois fatores totalizaram 100% dos entrevistados, sendo o primeiro com 47,83% e o segundo com 52,17%. Pensando nisto o curso deve propiciar ao máximo e levar aos acadêmicos dos diversos ramos de atuação dos profissionais da contabilidade, e um desses é a Perícia Contábil Identifica-se com o Curso 47, ,00 0 0,00 A pedido dos pais A pedido de amigos Melhores oportuniades de mercado 52,17 Entrevistados Percentual Gráfico 2: Porque a escolha pelo Curso de Ciências Contábeis Fonte: Autor Como terceira questão abordada foi: A grade curricular do curso de Ciências Contábeis em sua opinião é:

39 38 O resultado da pesquisa demonstra que a maioria dos acadêmicos, ou seja, 60,87% têm a grade curricular do curso de Ciências Contábeis como boa, porém, na contra mão, 26,09% demonstram que a grade curricular é regular, como se pode observar no gráfico abaixo, diante dos números cabe um estudo maior sobre o que pode ser melhorado. Sugere-se aqui também opinião de alunos egressos ,87 Entrevistados Percentual 30 26, , Excelente 0,00 3 Ótima Boa 6 Regular Gráfico 3: Satisfação dos acadêmicos com a Grade Curricular Fonte: Autor A quarta questão diz respeito à carga horária das disciplinas do curso de Ciências Contábeis, as quais na maioria dos acadêmicos, ou seja, aproximadamente 74% estão satisfeitos com a carga horária, considerando-a como sendo boa. Porém, quase 22% classificam como regular. Tal percentual demonstra que se precisa de maneira mais aprofundada apurar as causas da insatisfação.

40 ,91 Entrevistados Percentual , ,00 1 Excelente Ótima 4,35 Boa 5 Regular Gráfico 4: Satisfação dos acadêmicos com relação a carga horária das disciplinas do curso de Ciências Contábeis Fonte: Autor A partir da quinta questão da pesquisa entra-se diretamente ao objeto do estudo, procurando desta forma respostas para os questionamentos levantados. Então, como quinta questão pergunta-se: A carga horária da disciplina de Perícia Contábil em sua opinião é: Como demonstram os números, grande parte dos acadêmicos classificou a carga horária da disciplina como regular, pode-se então concluir que deve haver uma adaptação na grade curricular na intenção de aumentar a carga horária da disciplina.

41 ,52 Entrevistados Percentual , Excelente 0,00 2 Ótima 8,70 Gráfico 5: Satisfação dos acadêmicos com relação à carga horária da disciplina de Perícia Contábil Fonte: Autor 8 Boa 13 Regular Como sexta questão indagou-se: Em sua opinião qual o N.º de carga horária necessária para que haja maior discussão, a respeito deste importante ramo da contabilidade? Os números mostram que, para que haja maior discussão a cerca deste importante ramo da contabilidade, deve-se aumentar a carga horária da disciplina. É o que se tem como lógico, pois, quanto maior for à discussão, e abordagem demonstrando que a Perícia Contábil é uma grande fatia do mercado, certamente o interesse dos acadêmicos tende a crescer.

42 horas aulas 0, horas aulas 69, horas aulas 30,43 Entrevistados Percentual Gráfico 6: Opinião dos acadêmicos com relação à carga horária necessária para a disciplina de Perícia Contábil Fonte: Autor O sétimo questionamento foi em relação à metodologia de ensino, onde, perguntou-se: A metodologia de ensino aplicada na disciplina e Perícia Contábil atualmente é? Neste questionamento nota-se que existe grande divisão de opiniões, onde as opiniões, boa e regular, estão muito próximas, isto demonstra que se deve fazer algum ajuste na metodologia para fazer com que as opiniões do tipo regular sejam no mínimo boas. Isto certamente contribuirá para o despertar dos acadêmicos em relação a este ramo da contabilidade.

43 Excelente 0,00 6 Ótima 26,09 39, Boa Regular 34,78 Entrevistados Percentual Gráfico 7: Opinião dos acadêmicos com relação à metodologia aplicada à disciplina de Perícia Contábil Fonte: Autor Como oitavo questionamento perguntou-se: A metodologia aplicada e a carga horária da disciplina de Perícia Contábil são suficientes para despertar no aluno o interesse pela área? Neste questionamento os números mostram que praticamente metade dos acadêmicos entende como sendo suficientes e a outra metade como não sendo suficientes para despertar o interesse pela área da Perícia Contábil. O que demonstra uma contradição com relação ao gráfico seis, quando opinaram de forma unânime que a carga horária atual não é suficiente, isto leva a refletir que realmente se deve aumentar a carga horária da disciplina e buscar algum ajuste na metodologia de ensino.

44 43 Entrevistados ,91 69,57 Percentual Sim Não Gráfico 8: Opinião dos acadêmicos com relação à metodologia x carga horária para despertar o interesse pela área da Perícia Contábil Fonte: Autor O último questionamento feito para diagnosticar o objeto da pesquisa foi: O que está faltando para isso acontecer? A palavra acontecer neste questionamento significa: Para fazer com que os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UNESC, realmente se despertem e passem a explorar um dos mais importantes ramos da contabilidade que é a Perícia Contábil. Dentre as alternativas colocadas os números apontam que, para fazer com que os acadêmicos despertem para o interesse pela área da Perícia Contábil, duas mudanças devem ocorrer e estão ligadas diretamente ao plano de ensino, que são: mostrar com mais situações práticas a importância e o mercado da Perícia Contábil e levar os acadêmicos a contados diretos com o que acontece no campo de trabalho, demonstrando seu papel e sua importância para com a sociedade.

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando,

Leia mais

A História da Contabilidade

A História da Contabilidade A História da Contabilidade A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O currículo, ora alterado, será implantado no início do ano letivo de 2001, para os matriculados na 5ª série.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O currículo, ora alterado, será implantado no início do ano letivo de 2001, para os matriculados na 5ª série. RESOLUÇÃO CONSEPE 54/00 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, REGIME SERIADO ANUAL, TURNO NOTURNO, DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA.

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL?

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL? Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA Conhecer os aspectos práticos da auditoria operacional Entender as etapas da auditoria operacional Compreender o funcionamento do planejamento

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

COMPORTAMENTO ÉTICO NA PROFISSÃO CONTÁBIL

COMPORTAMENTO ÉTICO NA PROFISSÃO CONTÁBIL COMPORTAMENTO ÉTICO NA PROFISSÃO CONTÁBIL Osvaldo Américo de Oliveira Sobrinho Professor Universitário osvaldo.sobrinho@hotmail.com Ida Pereira Bernardo Rondon Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

???? OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA

???? OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA Aula 1- Auditoria Professor : Marco Fernandes Dalponte www.dalmaf.com.br Marco.fernandes@dalmaf.com.br OBJETIVOS DESTA AULA Apresentar o plano da disciplina Conhecer os principais conceitos relativos à

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Situações especiais em relação ao Fundo de Comércio nas Sociedades Simples

Situações especiais em relação ao Fundo de Comércio nas Sociedades Simples Situações especiais em relação ao Fundo de Comércio nas Sociedades Simples Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresentamos uma brevíssima análise sobre situações especiais em relação ao fundo

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Contabilidade. Origem da Contabilidade. Sônia Maria de Araújo

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Contabilidade. Origem da Contabilidade. Sônia Maria de Araújo CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 01 Contabilidade Origem da Contabilidade Sônia Maria de Araújo Governo Federal Ministério da Educação Projeto Gráfico Secretaria de Educação a Distância SEDIS equipe sedis

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada.

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada. ENTENDENDO A LÓGICA DA CONTABILIDADE I - OBJETIVO O objetivo fim deste projeto é ensinar Contabilidade para aqueles que querem e precisam aprender, fazer um concurso público, ou simplesmente, aumentar

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Perícia Contábil. Preparatório para o Exame de Suficiência em Contabilidade

Perícia Contábil. Preparatório para o Exame de Suficiência em Contabilidade Preparatório para o Exame de Suficiência em Contabilidade Perícia Contábil Professor Remo Dalla Zanna 1 BLOCO 1 Legislação: NBC TP 01 CPC Código de Processo Civil 2 Instrutor: Remo Dalla Zanna 2 Perícia

Leia mais

b) Possibilitar a conscientização na hora da opção pela disciplina; c) Conhecer a importância da disciplina para o curso;

b) Possibilitar a conscientização na hora da opção pela disciplina; c) Conhecer a importância da disciplina para o curso; Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Disciplinas Pontuação 20 Pontos Contabilidade Básica II Salomão Dantas Soares Economia Ivaldo Dantas Métodos Quantitativos Aplicados Francisco de Assis Matemática Financeira -

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento de

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014 ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014 Jéssica Lino Borges 1 geminhas_lin@hotmail.com Ana Lúcia Cardoso 2 anc@unesc.net

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Contabilistas NBC T 13.2 Aprovação Orientador Empresarial RESOLUÇÃO CFC 1.021, DE 18 DE MARÇO DE 2005 - DOU 22.04.2005 (Íntegra) Aprova

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria Aline Fernanda de Oliveira Castro Michelle de Lourdes Santos A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Terminologias Introdutórias de Custo: Uma Pesquisa Exploratória Na Universidade Federal de Pernambuco Nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração

Terminologias Introdutórias de Custo: Uma Pesquisa Exploratória Na Universidade Federal de Pernambuco Nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração Terminologias Introdutórias de Custo: Uma Pesquisa Exploratória Na Universidade Federal de Pernambuco Nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração Christianne Calado Vieira de Melo Lopes Julie Nathalie

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

ÉTICA HUMANA E O CUIDADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM PROFESORES DA DISCIPLINA

ÉTICA HUMANA E O CUIDADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM PROFESORES DA DISCIPLINA ÉTICA HUMANA E O CUIDADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM PROFESORES DA DISCIPLINA Heraldo Simões Ferreira 1 Felipe Nogueira Catunda 2 Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Fortaleza Ceará Brasil.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Ambiental da IES tem por missão a graduação de Engenheiros Ambientais

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A OUTORGA DE DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A OUTORGA DE DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A OUTORGA DE DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO DE INGRESSO - PROVIMENTO OU REMOÇÃO EDITAL 001 20913 CECPODNR

Leia mais

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO

RECEITA BRUTA ( ) Deduções de Receitas = RECEITA LÍQUIDA ( ) Custos = LUCRO BRUTO ( ) Despesas = LUCRO LÍQUIDO MÓDULO V CONTABILIDADE GERENCIAL FATOS CONTÁBEIS QUE AFETAM A SITUAÇÃO LÍQUIDA INTRODUÇÃO Neste módulo iremos fazer uma abordagem sobre os elementos que ocasionam as mutações na situação patrimonial líquida.

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES ARTIGO 1º As atividades socioeducativas desenvolvidas pela Associação Projeto Cuidado- APJ,reger-se-ão pelas normas baixadas nesse Regimento e pelas

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Sofia Muniz Alves Gracioli Uni-FACEF 1 Paulo de Tarso Oliveira Uni-FACEF 2 Introdução

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93 M I N I S TÉ R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Recredenciamento do corso de pós-graduação em Química, com área de

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: UM INSTRUMENTO AO PROCESSO DECISÓRIO Priscila Rubbo 1 Paulo Roberto Pegoraro 2 Resumo: O demonstrativo do fluxo de caixa tem como finalidade a projeção das entradas e saídas

Leia mais

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 2013.02 AUDITORIA INTERNA Prof. Esp. Ailton Nóbrega www.profailtonnobrega@gmail.com www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 01. APRESENTAÇÃO Buscando complementar as informações trabalhadas em sala de aula

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.051/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.051/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.051/05 Aprova a NBC P 2.6 Responsabilidade e Zelo. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, Considerando que as Normas Brasileiras

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ Rosimeyre Gomes da Silva

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

*Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Piauiense. E-mail: jeffersonramelo@hotmail.com

*Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Piauiense. E-mail: jeffersonramelo@hotmail.com INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE: Perspectivas históricas e visão atual. Jefferson Ricardo do Amaral Melo* RESUMO Atualmente, percebe-se um ritmo acelerado e um número crescente de inovações tecnológicas no

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Raquel Alves de Oliveira, Vânia Galindo Massabni ESALQ - USP Eixo: 03 Ciências Agrárias Resumo O presente trabalho trata a respeito do projeto desenvolvido

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais