OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:"

Transcrição

1 OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Desenvolver estratégias leitoras: extrapolar as informações do texto após relacionar dados presentes nele, antecipar o desenvolvimento de uma história por meio do levantamento de hipóteses e inferências; Identificar a ideia principal de um texto informativo; Identificar as características do gênero poético; Conhecer e diferenciar as orações subordinadas adjetivas nas formas desenvolvida e reduzida; Reconhecer o valor semântico e sintático e empregar adequadamente os pronomes relativos; Desenvolver estratégias leitoras: identificar a idéia principal de um texto informativo; Identificar as partes que compõem um artigo de opinião, verificando aspectos como a verossimilhança e a ironia; Conhecer e empregar orações subordinadas adverbiais, identificando o valor semântico das conjunções adverbiais por meio da interpretação de período. Ler, compreender e interpretar textos e propostas de redação, relacionando-os a conceitos das várias áreas do conhecimento além da própria experiência de mundo -, utilizando-se dos mecanismos estruturais dos elementos da narrativa; Compor textos dos gêneros com coesão, possibilitando o encadeamento de palavras, frases/orações, períodos e parágrafos, empregando adequadamente as normas gramaticais de acordo com a língua escrita e a variedade linguística correspondente ao tipo de produção solicitada; Produzir textos coerentes, estabelecendo sequências de ideias, progressão argumentativa e/ou narrativa para que se obtenha o todo textual; Desenvolver a sensibilidade de observação da realidade na construção do raciocínio na produção escrita, ampliando a capacidade criativa e imagética, bem como a habilidade de argumentar sobre diferentes assuntos, respeitando a opinião alheia. Objetivos de aprofundamento: Reconhecer e usar o intertexto como fator de textualidade; Comparar textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos formais, sintáticos e semânticos utilizados pelo autor na produção de sentidos. Será atribuído aprofundamento ao aluno que extrapolar os objetivos essenciais, estabelecendo relações entre diferentes informações nos mais diversos gêneros textuais, confrontando opiniões e pontos-de-vista, apresentando nível de conteúdo e abstração avançados, aplicando estrutura e linguagem adequadas aos gêneros

2 textuais trabalhados. Orações subordinadas adjetivas; Pronome relativo; Orações subordinadas adverbiais; Poemas; Artigo de opinião; Texto teatral.

3 MATEMÁTICA Resolver equações biquadradas e irracionais; Aplicar o teorema de Tales na resolução de situações-problema; Utilizar o conceito de semelhança de triângulos para resolver situações problema; Aplicar as relações métricas do triângulo retângulo no cálculo de medida de segmento; Aplicar o Teorema de Pitágoras em situações-problema variadas. Objetivos de Aprofundamento: Identificar, em situações problema, as informações ou variáveis relevantes e utilizálas como estratégias de resolução utilizando o teorema de Tales; Identificar, em situações- problema, as informações ou variáveis relevantes e utilizá-las como estratégias de resolução aplicando os conceitos de semelhança nas figuras planas; Utilizar os conhecimentos geométricos de espaço e forma para deduzir as relações métricas no triângulo retângulo e aplicá-las na resolução de situações problema. Segmentos proporcionais Teorema de Tales; Semelhança de Triângulos; Relações métricas nos triângulos retângulos.

4 HISTÓRIA Compreender as características políticas, econômicas, sociais e culturais da democracia brasileira entre 1945 e 1964; Compreender as características políticas, econômicas, sociais e culturais da ditadura militar no Brasil entre 1964 e Objetivos de aprofundamento: Analisar as contradições e modificações econômicas e sociais do processo político brasileiro entre 1945 e 1964; Analisar as contradições e modificações econômicas e sociais do processo político brasileiro entre 1964 e O segundo governo Vargas; Lott garante a posse de JK; Governo JK: 50 anos em 5 ; Governo Jânio Quadros; O governo João Goulart e o golpe militar; A montagem da ditadura; Cultura popular e resistência política; Luta armada e radicalismo político; Milagre Econômico; Ufanismo e futebol; A lei da anistia e o processo de abertura.

5 GEOGRAFIA Compreender o processo histórico que resultou na atual configuração dos Estados Unidos como potência hegemônica mundial; Identificar os principais aspectos do espaço urbano dos EUA; Compreender os principais fatores que fazem do Canadá um dos países com os melhores indicadores sociais do mundo; Identificar a subordinação econômica do Canadá aos EUA. Objetivos de aprofundamento: Analisar a subordinação econômica que os países desenvolvidos manifestam sobre os países desenvolvidos. Confecção, leitura e interpretação de mapas, gráficos e tabelas; Laboratório de informática para uso de pesquisas e desenvolvimento de projetos; Leitura de vários textos voltados a assuntos atuais, comparando a leitura do livro didático aos acontecimentos presentes no espaço; Apresentação de vídeos; Atividades extra-classes Trabalho de campo; Aulas expositivas; Aulas participativas; Debates e seminários; Projetos (portal educacional entre outros); Leituras de textos, laboratório de informática.

6 QUÍMICA Reconhecer o átomo enquanto elemento formador de moléculas e constituinte de matéria e as partículas das quais é formado, relacionando os principais elementos químicos às suas principais aplicações; Conhecer os principais elementos químicos, identificando-os na composição dos seres vivos e do meio ambiente como um todo e compreendendo sua classificação segundo a tabela periódica. Objetivo de Aprofundamento: Relacionar as propriedades dos elementos com os critérios adotados para a construção do modelo atual da tabela periódica, reconhecendo, nela, características e aplicações dos principais elementos químicos. Átomo: estrutura, identificação e modelos atômicos; Os elementos químicos, suas características e aplicações; Classificação periódica dos elementos químicos.

7 FISICA Objetivos essenciais: Compreender conceitos e aplicações de energia no cotidiano, reconhecendo o papel fundamental deste conceito para diversas atividades humanas relacionadas a produção de materiais, energia elétrica e avanços tecnológicos; Compreender conceitos de termologia, reconhecendo este fenômeno em processos do cotidiano através da interpretação de escalas de temperatura, dilatação dos corpos, propagação de temperatura relacionado-os com formas de propagação do calor e a dilatação dos corpos; Compreender fenômenos relacionados ás ondas sonoras reconhecendo os diferentes tipos de onda e como ocorre sua propagação. Objetivos de Aprofundamento: Estabelecer relações entre conceitos fundamentais da propagação do som com equipamentos médicos e de engenharia. Energia Mecânica o A energia se transforma; o Como medir a energia?; o Energia mecânica: potencial e cinética; o A conservação da energia mecânica; o Potência e trabalho. Temperatura e Calor o Termologia, o que é?; o Temperatura; o Escalas termométricas; o Como o calor se propaga; o Calor latente e mudança de estado. As Ondas e o Som o As ondas não carregam matéria; o Dois tipos de ondas: mecânicas e eletromagnéticas; o Elementos de uma onda; o As ondas sonoras.

8 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Conhecer e planejar uma instalação, uma expressão contemporânea, baseado no trabalho de Adriana Varejão; Realizar experiências práticas tendo por base a linguagem corporal teatro, explorando dramática e visualmente os conhecimentos sobre o período da ditadura no Brasil, mais especificamente a década de setenta. Objetivos de aprofundamento: Relacionar o trabalho da artista com a sua produção, ambos com a intenção de serem públicos; Refletir sobre as propostas cênicas, a partir das possibilidades dos movimentos em grupo. Instalação; Arte contemporânea; Música de protesto no Brasil; Diálogo entre a obra cinematográfica do filme: Mary e Max e a linguagem do teatro; Obras públicas contemporâneas; Processo criativo de Adriana Varejão.

9 EDUCAÇÃO FÍSICA Participar de Jogos de Voleibol adaptados e recreativos compreendendo que o esporte pode ser praticado de formas alternativas e não somente como no modelo tradicional; Analisar e compreender a transformação do esporte em espetáculo televisivo e suas consequências durante evento copa do mundo; Compreender a importância e participar de manifestações culturais. Objetivos de aprofundamento: Desenvolver habilidades motoras mais complexas específicas da modalidade esportiva de Voleibol aplicando os fundamentos e a regras do jogo de Voleibol, adquirindo noções de arbitragem; Participar de manifestações culturais entendendo sua importância na sociedade. Mídias: Significados/sentidos predominantes no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico: emagrecimento, definição e aumento da massa muscular; O esporte como negócio; Significados/sentidos predominantes no discurso das mídias sobre o esporte: vitória ou derrota, rendimento máximo e recompensa extrínseca e intrínseca; Esporte - Voleibol: Praticar os fundamentos em jogos pré desportivo (saque, recepção-passe, levantamento, ataque, bloqueio, defesa), favorecendo assim atividades lúdicas. Megavolei jogo semi cooperativo Jogo de voleibol utilizando o sistema 5X1 Noções de arbitragem.

10 ENSINO RELIGIOSO Refletir sobre o impacto das novas tecnologias de comunicação na sociedade; Analisar criticamente a questão da privacidade das redes sociais; Discutir as relações entre os sistemas de comunicação e a religião. Objetivos de Aprofundamento: Refletir sobre a influência que as novas tecnologias trazem nas relações humanas (público e privado); Analisar a importância que a mídia pode exercer na propagação das religiões. Ética na era digital; Privacidade na internet; Religião nas novas mídias.

11 INGLÊS MORE 4 Estrutura linguística (Writing): Reconhecer situações, aplicando as estruturas gramaticais e o vocabulário estudados; Compreensão de Texto (Reading): Demonstrar entendimento da mensagem textual a partir da leitura de gêneros variados, aplicando a compreensão através da escrita; Comunicação (Listening, Speaking): Demonstrar compreensão por meio da produção oral e escrita. Objetivo de Aprofundamento: (Writing, Reading,Listening and Speaking) Utilizar as quatro habilidades linguísticas, por meio de informações nos mais diversos gêneros textuais, apresentando suas opiniões. Conteúdos Programáticos: More 4 English In Mind 1 Grammar So X Such Phrasalverbs Voz passiva no presente e passado (revisão) Make, let e be allowed to Will X won t para previsões Questiontag (revisão) Could, might e may para especulação Vocabulário Adjetivos com ED e -ING Gêneros literários Eventos culturais Comida Emoções Movimento corporal Grammar Have to / don t have to Countable and uncountable nouns Comparative and Superlative Present Continous for future arrangements Vocabulário Trabalho e dinheiro Comida e bebida Atividade de férias

12 ESPANHOL NÍVEL 2: Elaborar e apresentar trabalho cujo conteúdo seja focado no aspecto linguístico e baseado nos temas relacionados aos mesmos; Demonstrar entendimento de textos simples por meio de questões de múltipla escolha; Empregar as estruturas gramaticais e léxicas estudadas, revelando propriedade dos conceitos. Objetivo de aprofundamento: Inter relacionar os conhecimentos relativos ao entendimento de textos e ao emprego das estruturas gramaticais e léxicas, demonstrando clareza, coesão e coerência textuais. El pretérito perfecto de indicativo; El particípio; Estar + particípio; Haber + particípio; Los estados físicos y anímicos; Expresiones temporales que van generalmente con pretérito perfecto; Tareas de casa; Profesiones; El reparto de las tareas domésticas; Algunos verbos irregulares en pretérito indefinido; Perífrasis estar + gerundio en pasado; Perífrasis empezar a, terminar de, dejar de + infinitivo, seguir + gerúndio; Marcadores temporales que indican un tiempo terminado y acompañan generalmente al pretérito indefinido; Comparativos: más que ; Adjetivos comparativos cultos: mejor, peor, mayor, menor; Pronombres posesivos; Indefinidos alguno (algún); ninguno (ningún)...

13 ESPANHOL NIVEL 3 Objetivos Esssenciais: Elaborar e apresentar trabalho cujo conteúdo seja focado no aspecto linguístico e baseado nos temas relacionados aos mesmos; Demonstrar entendimento de textos de mediana complexidade por meio de questões de múltipla escolha; Empregar as estruturas gramaticais e léxicas estudadas revelando propriedade dos conceitos. Objetivo de Aprofundamento: Inter relacionar os conhecimentos relativos ao entendimento de textos e ao emprego das estruturas gramaticais e léxicas, demonstrando clareza, coesão e coerência textuais.. Objetos y aparatos domésticos; Manual de instrucciones; Presente Indicativo irregulares; El Imperativo; El futuro simple - regulares e irregulares; Uso de antes de/después de + infinitivo; Hablar de cine; Contraste muy/tan y mucho/tanto; El carácter; Relaciones personales; Estados de ánimo; Conectores para ordenar el discurso: primero, segundo, por un lado, por otro lado

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO Ano: 3º ANO Disciplina: História Professor Responsável: Wladson Quiozine OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO 1. Retomar os aspectos essenciais do conteúdo programático da disciplina de História do Ensino

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes

Curso Profissional 11º ano. Módulo III Lugares e Transportes Curso Profissional 11º ano Módulo III Lugares e Transportes 1. Competências visadas (a desenvolver no aluno) Compreensão oral: - Compreender o suficiente para resolver necessidades concretas, desde que

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 9º ANO / 3º TRIMESTRE 2015

MANUAL DO ALUNO 9º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 Português (Gramática) Filosofia MANUAL DO ALUNO 9º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR BLOCO I - DATA: 18/09/2015 PORTUGUÊS, HISTÓRIA, INGLÊS E FILOSOFIA Leitura

Leia mais

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos;

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos; PLANO DE AULA 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO CONTEÚDO ESTRUTURANTE: O DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIALMENTE Professora: Rosangela Manzoni Siqueira CONTEÚDOS BÁSICOS: RETOMADA DOS GÊNEROS TRABALHADOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Números reais - potências e radicais. Números reais - potências e radicais

Números reais - potências e radicais. Números reais - potências e radicais MATEMÁTICA MATEMÁTICA Números reais - potências e radicais Potenciação. Propriedades da potenciação. Radiciação. Propriedades dos radicais. Equações e Sistemas de equações do 2º grau Equações e sistemas

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA. 9 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h.

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA. 9 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. C A M 03 04 C A M RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 a PROVA MATEMÁTICA 1 DATA: 07/12/2015 Potências e Radicais Cálculo Algébrico (Fatoração e Produtos Notáveis) Equações do 2

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8ª série OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Estabelecer relações entre fenômenos naturais e modelos científicos;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO 3º TRIMESTRE 2013

ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO 3º TRIMESTRE 2013 COMPONENTE CURRICULAR:Língua Inglesa PROFESSOR (A): Vera Beatriz Monte Blanco SÉRIE: 8ª séries ENSINO FUNDAMENTAL TURMA: 81 - Past Perfect; Simple Past; indefinite pronouns; compounds; - Simple Past; Past

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALGARVE Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO METAS Domínios/ Conteúdos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: LÍNGUA ESTRANGEIRA

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 Prezado (a) candidato (a), Saúde e Paz! Ao fazer a opção pelo Colégio Padre Eustáquio, você está escolhendo uma escola confessional, católica, que se orienta

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE TURMA: 2º ano - 221 PERÍODO: 24/02 a 24/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Biologia Cláucia Brentano Estabelecer o entendimento das relações evolutivas entre cada filo

Leia mais

1º Simulado de Redação 3ª série do Ensino Médio

1º Simulado de Redação 3ª série do Ensino Médio 1º Simulado de Redação 1. (Manga!/2014) Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio

CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio CESEP Centro de Serviços educacionais do Pará Coordenação do Ensino Médio PLANO DE CURSO/2015 PROFESSORA: NATÁLIA SILVA OLIVEIRA DISCIPLINA: REÇÃO SÉRIE: 2º ANO Competência 1: Demonstrar domínio da norma

Leia mais

COLETIVO VOLEIBOL e FUTSAL ESPORTE AVALIAÇÃO CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ESTRUTURAN TES METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

COLETIVO VOLEIBOL e FUTSAL ESPORTE AVALIAÇÃO CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ESTRUTURAN TES METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professora: PAULA LUÍZA SCHAFER KARPINSKI Disciplina: Educação Física Ano: 2015 Período: 1ºTRIMESTRE Série: 9º Ano C e D ESTRUTURAN TES CONTEÚDO BÁSICO ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA

Leia mais

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Compreender informação factual e explicações Compreender instruções e orientações

Leia mais

Plano de recuperação final 3º ano E.M.

Plano de recuperação final 3º ano E.M. Plano de recuperação final 3º ano E.M. Avaliação: 0 (zero) a 10 (dez): serão aplicados no mínimo dois instrumentos de avaliação com conteúdo referente ao ano letivo e de acordo com orientações de cada

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo

Leia mais

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar texto Analisar imagens Identificar os elementos do Teatro de Vaudeville e do Musical Burlesque Relacionar o Teatro de Vaudeville com o Musical Burlesque Identificar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens / Parte Diversificada Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

Roteiro de recuperação da 2ª etapa/2015 LÍNGUA PROTUGUESA

Roteiro de recuperação da 2ª etapa/2015 LÍNGUA PROTUGUESA Ensino Fundamental II - Ano: 9º Professora: Iara Martins dos Santos Estudos linguísticos: LÍNGUA PROTUGUESA Orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais. Ordem direta e indireta das orações.

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 1 EDUCAÇÃO INFANTIL O TEMPO PASSA... Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 4 do Livro do Aluno. NATUREZA

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões

Leia mais

Conhecendo o Aluno com Deficiência Múltipla

Conhecendo o Aluno com Deficiência Múltipla I - [FICHA DE AVALIAÇÃO SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA] Usar letra de forma É importante considerarmos que o aluno com deficiência múltipla da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro possui

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1. Fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1. Fevereiro de 2013 PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1 Fevereiro de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade discutiremos a importância do planejamento das atividades, da organização

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e suas tecnologias Disciplina: Arte carga horária: 80 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 7º ano / Ensino Fundamental Área: Linguagem códigos e

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO Português: Interpretação de textos; Sinônimos; Tipos de frases; Discurso direto e indireto; Sentido conotativo e sentido denotativo; Variedades linguísticas,

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL para o 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Abordagem linguístico-gramatical: Leitura e interpretação dos diferentes gêneros textuais. Reconhecimento e identificação das características

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Interdependência da vida. *Níveis de organização. *Dinâmica das populações. *Relações Ecológicas. O Movimento dos Materiais e da Energia na

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Planificação a longo prazo para o 7º ano de escolaridade. Língua Estrangeira I PLANIFICAÇÃO ANUAL Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém - 135513 Escola Secundária Padre António Macedo Grupo Disciplinar / Disciplina: Ano Letivo: 2014-2015 Ciclo de Ensino: Ano de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS (em minutos) POR DISCIPLINA 9º ANO DE ESCOLARIDADE - ANO LECTIVO 2012-2013

CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS (em minutos) POR DISCIPLINA 9º ANO DE ESCOLARIDADE - ANO LECTIVO 2012-2013 CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS (em ) POR DISCIPLINA 9º ANO DE ESCOLARIDADE - ANO LECTIVO 2012-2013 DISCIPLINAS Português AULAS PREVISTAS (em ) 9ºA 9ºB 7275 7150 Conteúdos Temáticos Interpretação / análise

Leia mais

INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2

INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2 INTEGRAÇÃO E MOVIMENTO- INICIAÇÃO CIENTÍFICA E.E. JOÃO XXIII SALA 15 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Ana Lúcia Teixeira de Araújo Durigan Nelcy Aparecida de Araújo Realização: Apresentação do

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP.

COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP. COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 901 E 902 PROFª:JARILIA MAIA RODRIGUES CONTEÚDO ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP. 12 =

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016 Período: 1.º Ano Número total de aulas previstas: 39 Competências Compreensão oral: compreender textos orais, de natureza diversificada e de acessibilidade adequada ao Compreensão escrita: compreender

Leia mais

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Goiás

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I história Unidade 1 A vinda da família real portuguesa para o Brasil Os desdobramentos sociais, políticos e econômicos da independência do Brasil Os aspectos históricos do início do Império brasileiro O

Leia mais

HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA

HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA LYSNE NÔZENIR DE LIMA LIRA, 1 HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ 2 1. Introdução Este trabalho foi criado a partir da experiência

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) Processo Avaliativo Unidade Didática PRIMEIRA UNIDADE Competências e Habilidades Aperfeiçoar a escuta de textos orais - Reconhecer

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Unidade I- O Modernismo e o Moderno Frase, oração e período; Período simples e período composto.

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso DIREITO

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PORTUGUÊS E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA Professora Márcia Cristiane da Silva Galindo Carga horária semanal Abril 18 Carga horária semanal Maio- 62 Teórica Curso

Leia mais

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Química: André 1ª Série (M1, M2, M3 e M4) 1 Distribuição eletrônica e tabela periódica. 2 Números quânticos. 3 Ligações químicas. 4 Nox e balanceamento.

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ENSINO SECUNDÁRIO Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos PLANIFICAÇÃO ANUAL INGLÊS MÓDULOS 7, 8 e 9 12º ANO TURMA F ANO LETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II O programa das matérias do 2º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL

OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL Shirley Silva VIEIRA, Dayan Orlando de FREITAS, Jéssica SALVADOR, Mateus Vinícius Ferreira

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro. Exame de equivalência à frequência de Inglês 05 3.º Ciclo do Ensino Básico Informação Exame de Equivalência à Frequência. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame de equivalência

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO Caro Aluno, Segue o roteiro de estudo para as provas desta etapa. Estas, serão aplicadas a partir da terceira aula, havendo normalmente as primeiras aulas, tanto para o

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTES 9º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista Temática da Etapa: Romero Brito Portinari Peça Teatral Valores da 3ª Etapa Avaliação 1 12 PONTOS 10 PONTOS 18 PONTOS Calendário

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã.

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã. 6º ANO/EF VESPERTINO Prof. RAFAEL - Língua, Código, Língua padrão, não padrão e interlocutores; - Substantivo; - Classificação dos substantivos: primitivos e derivados; simples e compostos; comuns e próprios;

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula, através de atividades esportivas, artísticas e culturais. Conheça cada uma das modalidades

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Professor Mário Antonio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Inglesa Série:

Leia mais