Monitores de vídeo CRT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Monitores de vídeo CRT"

Transcrição

1 14 Monitores de vídeo CRT Na história da evolução dos monitores, uma união de idéias inovadoras à utilização das propriedades químicas de determinados elementos propiciaram a produção em massa destes utilíssimos periféricos. Iremos apresentar e explicar nesta matéria os dois tipos de monitores que são bem conhecidos atualmente e que apresentam tecnologias totalmente diferentes. Os monitores convencionais (CRT - Tubo de Raio Catódico), foram inventados há décadas atrás, e o sistema de raio catódico ainda antes, por volta de 1897, pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun, que o aplicou na fabricação de um oscioscópio. Mais ou menos 20 anos depois, dois russos apresentaram um sistema televisivo usando um tubo de raio catódico Braun. A partir de então, e cada vez mais, este sistema foi sendo desenvolvido e melhorado até chegar aos monitores CRT de hoje, Mas se engana quem acha que o cristal líquido é uma descoberta moderna. Entre os anos de 1849 e 1888 pesquisadores e cientistas de diversas áreas descobriram que determinadas matérias orgánicas, à uma certa temperatura, apresentavam um quarto estado que se situava entre o sólido e o líquido. A descoberta foi atribuida formalimente ao botânico austriaco Friedrich Reinitzer que, após congelar um sumo de cenoura e observar seu derretimento, curiosamente notou a apresentação de uma fase intermediária antes da totalmente liquida, onde o sumo se comportava como um liquido, mas apresentava algumas estruturas cristalinas. À este estado, Otto Lehman denominou de cristal liquido. Porém somente muito tempo depois, por volta da década de 60, é que foi descoberta uma importante característica deste material. Descobriu-seque o cristal líquido reagia à cargas elétricas modificando seu alinhamento molecular. Desta forma, este material faz o redirecionamento da luz que passa por sua estrutura. Desde esta descoberta, uma série de pesquisas foram feitas até que, nos anos 70, foi criado o primeiro visor LCD, e esta idéia de utilização continua a ganhar vida. Primeiramente, aparecendo em pequenos displays como calculadoras e relógios, mas logo ganhou uma utilidade muito mais ampla, com o surgimento dos primeiros monitores LCD.

2 Este capítulo visa explicar os conceitos dos monitores de vídeo do tipo "Tubo de Raios Catódicos", mais conhecidos como "Monitores CRT" (Cathode Ray Tube). Tratam-se de dispostivos com funcionamento semelhante ao de uma TV, mas cujo objetivo é servir de meio de comunicação visual entre o computador e o usuário. Um monitor tradicional, também conhecido como do tipo CRT (tubo de raios catódicos), possui basicamente um tubo de vidro, iniciando por uma parte mais estreita e terminando em uma bem ampla, onde fica a chamada tela - No interior deste tubo náo existe ar. Na parte mais estreita situam-se três canhões disparadores de elétrons (no caso de monitores coloridos, um para cada cor: vermelho, azul e verde), um aquecedor, e anéis de desvio. Na parte maior temos o ânodo e uma camada de fósforo. Os monitores de vídeo têm sua tela baseada em um tubo, o CRT citado anteriormente. A tela deste tubo é composta por camadas de fósforo, que é atingida por elétrons através de "disparos" feitos por um canhão localizado no início do tubo. Quando o elétron encontra o fósforo, uma luz é gerada naquele ponto. Basicamente, é isso que faz com que a imagem apareça na tela do monitor. Para gerar as imagens, o canhão percorre toda a extensão da tela, ponto por ponto, linha por linha. Como cada ponto de luz tem duração curta e a imagem precisa ser constantemente atualizada, esse processo, conhecido como varredura, é repetido a todo instante. FUNCIONAMENTO Um aquecedor, situado na parte traseira do canhão, aquece uma placa de metal de carga negativa, chamada cátodo. Com esta ação ocorrendo, os elétrons têm energia suficiente para se liberarem do cátodo que, por se tratar de uma placa de metal, possui elétrons livres. Porém, para que se locomovam em direção a tela, um campo magnético de alta voltagem, propiciado pelo chamado ânodo (de carga positiva), conduz os elétrons por meio da atração de cargas opostas em velocidades surpreendentes (aproximadamente a um décimo da velocidade da luz). Como o ânodo se situa próximo a tela, os elétrons são puxados nesta direção. Ainda na parte estreita do tubo, a nuvem de elétrons que acabaram de se soltar deve, antes de chegar ao fósforo, passar entre duas placas chamadas de foco, que possuem a mesma carga dos elétrons (negativa), fazendo com que os mesmos se comprimam ao centro, formando um raio mais fino. Como sabemos, este raios de elétrons disparados são incolores, ou seja, não produziriam as cores necessárias para formar uma imagem. Desta forma, no final da parte mais larga do tubo, onde seriam as costas da tela, existe uma camada de pequenos pontos do elemento fósforo. Uma propriedade deste elemento é que, quando ativado por elétrons, produz luminosidade. Diferentes tipos de fósforo produzem diferentes cores, então é preciso posicioná-lo em trios, de forma a unir as cores primárias: vermelho, verde e azul. Estes pontos de cores diferentes

3 são conhecidos como triades e estão tão próximos que a visão humana não consegue captar a diferença, fazendo com que acreditemos que a luz vem sempre do mesmo ponto. Logo, o raio de elétrons vai percorrendo (ou varrendo) a tela, ativando os pontos necessários, começando de cima para baixo e da direita para a esquerda até que a tela esteja totalmente concluída, depois, o feixe retorna para cima, iniciandoa operação novamente e repetindo-a diversas vezes por segundo. Este feito é viabilizado por meio dos chamados anéis de desvio que, através de magnetismo, desviam o feixe para a posição desejada. Para que haja precisão em relação a qual ponto o raio deva atingir, existem alguns tipos de painéis colocados anterionnente à camada de fósforo, no intuito de servir como uma peneira, forçando o raio a chegar do outro lado mais precisamente, sem atingir outros pontos de fósforo indesejadamente. TÉCNICAS PARA REPRODUÇÃO DE IMAGEM shadow mask aperture-grille slot mask SHADOW MASK A shadow mask funciona de forma simples. Constituída de uma camada metálica cheia de pequenos buracos, esta placa faz com que o raio se esprema para passar e atingir o fósforo, de forma a impedir que os elétrons atinjam outros pontos, fazendo com que o feixe atinja o mais precisamente possível o pixel desejado. Um problema que ocorre com esta técnica é que, ao passar pelos furos, o raio de elétrons é diminuído, perdendo parte de sua potência. Neste caso, a energia que irá atingir o fósforo é um pouco menor, fazendo com que a imagem tenha sua intensidade reduzida. Devido à este fato, outras técnicas para se peneirar o raio tiveram de ser desenvolvidas.

4 APERTURE-GRILLE Já nos anos 60 a Sony, importante companhia no ramo eletro-eletrônico, introduziu o seu inovador tubo Triniton. Este tubo utiliza uma placa com aberturas verticais, permitindo que mais energia chegasse ao fósforo, não prejudicando assim, a intensidade da imagem. Neste conceito, não existem pontos de cores separados, estes são divididos em barras verticais e ininterruptas de fósforo. Nos dias de hoje, a aperture-grille é a técnica mas utilizada em monitores de vídeo, sendo que alguns poucos ainda usam a shadow Mask. SLOT MASK Esta máscara reuniu os pontos fortes das anteriormente citadas, utilizando o conceito de barras de fósforos para uma maior exposição do elemento ao feixe de elétrons, que foram emprestados aperture-grille, e o de utilizar segmentações ou furos para fazer a peneiração do feixe, como na shadow mask. A slot mask não consegue permitir um brilho tão intenso como a aperture-grille, porém é mais estável que esta e mais brilhante do que a shadow mask. Esta idéia foi copiada de uma tecnologia utilizada em monitores para TV em meados dos anos 70 produzida pelas empresas RCA e Thorn. Freqüência horizontal O canhão citado acima, possui 3 feixes de cores, que trabalham em conjunto e ao mesmo tempo: um feixe verde, um feixe vermelho e um feixe azul (a combinação destas cores geram as outras). A intensidade deste canhão é medida em MHz. Geralmente, os monitores possuem essa intensidade (também conhecida por largura de banda, banda passante ou dot rate) entre 100 MHz e 200 MHz. O canhão percorre a tela do monitor com esses três feixes e realiza esse processo constantemente, da seguinte forma: o canhão percorre a tela em forma de linhas (daí o nome de horizontal), começando de cima para baixo e da esquerda para direita. Quando uma linha é terminada, o canhão parte para a outra. Quando todas as linhas tiverem sido percorridas, ele volta para o início e repete o processo. É claro que você não percebe que o monitor faz isso, pois esse processo ocorre de maneira extremamente rápida.

5 Chamamos de freqüência horizontal o número de linhas que o canhão do monitor consegue percorrer por segundo. Assim, se um monitor consegue varrer 35 mil linhas, dizemos que sua freqüência horizontal é de 35 khz. Freqüência vertical Você pode ter imaginado que se existe uma freqüência horizontal, existe uma vertical. E, de fato, existe. Esta freqüência consiste no tempo em que o canhão leva para ir do canto superior esquerdo para o canto inferior direito da tela. Assim, se a freqüência horizontal indica a quantidade de vezes que o canhão consegue varrer linhas por segundo, a freqüência vertical indica a quantidade de vezes que a tela toda é percorrida pelo canhão por segundo. Se é percorrida, por exemplo, 56 vezes por segundo, dizemos que a freqüência vertical do monitor é de 56 Hz. Resolução dos monitores Você já sabe que a imagem do monitor é formada pela varredura do canhão sobre as linhas com pontos (também chamado de pixels) do monitor. Mas quantas linhas o monitor tem? Bem, para saber isso, você pode consultar seu computador para conhecer a resolução. Caso a resolução seja, de por exemplo, 800x600, significa que a tela possui 800 linhas na vertical e 600 linhas na horizontal. É como se fosse uma matriz. Para exemplificar, imagine que cada ponto é uma célula do Excel, localizada por sua linha e coluna. Atualmente, as resoluções mais encontradas são: 640x480, 800x600, 1024x768 e 1280x1024. É claro que existem outras resoluções. Elas são aplicadas conforme a necessidade. Por exemplo, uma jogo pode requerer uma resolução menor, como 320x200. Quanto maior for a resolução, maior será o espaço visível na tela, pois o tamanho dos pontos diminui. Tamanho dos monitores Existem monitores de vários tamanhos, sendo os mais comuns os de 14", 15", 17" e 19" (lê-se o símbolo " como polegadas). Essa medida em polegadas indica o tamanho da tela na diagonal, como mostra a ilustração a seguir: Vale citar que a carcaça do monitor encobre a borda da tela, por isso, num monitor de 15", por exemplo, a área visível é de geralmente 14". Nos monitores mais simples há uma curvatura na tela. Existem, no entanto, telas planas, que possuem uma visualização mais confortável aos olhos humanos. Esses monitores (também conhecidos como monitores tela-plana) contam com um processo de fabricação diferente e mais caro, todavia a popularização desse tipo fez com que seu preço ficasse quase que equivalente aos monitores convencionais. Dot Pitch O Dot Pitch é o termo utilizado para referenciar os pontos no monitor. Lembrando, o canhão trabalha com 3 feixes de cores. Na tela, a camada de fósforo gera a cor correspondente ao feixe através da intensidade da corrente elétrica. Cada ponto da tela consegue representar somente uma cor a cada instante. Cada conjunto de 3 pontos, sendo um vermelho, um verde e

6 um azul, é denominado tríade. Dot Pitch é, basicamente, a distância entre dois pontos da mesma cor. Quanto menor esta distância melhor a imagem. O Dot Pitch é medido em milímetros. Para uma imagem com qualidade, o mínimo recomendado é o uso de monitores com Dot Pitch igual ou menor que 0,28 mm. O Efeito Flicker Quando um monitor trabalha com uma freqüência vertical menor que 56 Hz, pode ocorrer o efeito Flicker (ou cintilação), onde uma sombra parece percorrer constantemente a tela, fazendo com que esta pareça estar piscando. Em alguns monitores, esse problema começa a ocorrer a partir de 60 Hz. Para resolver isso pode-se aumentar as freqüência vertical e horizontal do aparelho, claro, seguindo as orientações do manual para evitar danos. Quando isso não é possível, pode-se recorrer a um truque conhecido por "varredura entrelaçada" ou "entrelaçamento", onde o canhão do tubo de imagem percorre a tela primeiro através das linhas pares e em seguida através das linhas ímpares. Esse recurso faz com que a freqüência vertical dobre e o Flicker não ocorra, mas as imagens geradas acabam tendo menos definição.

7 Monitores LCD (Liquid Crystal Display) Cada vez mais populares, os monitores LCD (Liquid Crystal Display - Monitores de Cristal Líquido) já são considerados por muitos indispensáveis ao uso do computador. Não é para menos: além de ocuparem menos espaço, consomem menos energia e são mais confortáveis aos olhos. Nas próximas linhas são mostrados e explicados detalhes da tecnologia LCD, de forma que você possa conhecer suas vantagens e seus diferenciais em relação aos tradicionais monitores CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de raios catódicos). Tecnologia LCD A tecnologia LCD não é empregada apenas nos monitores para computador. No mercado, é possível encontrar dispositivos portáteis (como consoles móveis de games, telefones celulares, calculadoras, câmeras digitais e handhelds) cuja tela é oferecida em LCD. Além disso, vale lembrar que notebooks utilizam esse padrão há anos. Isso acontece porque a tecnologia LCD permite a exibição de imagens monocromáticas ou coloridas e animações em praticamente qualquer dispositivo, sem a necessidade de um tubo de imagem, como acontece com os monitores CRT. Como indica o nome, as telas de LCD são formadas por um material denominado cristal líquido. As moléculas desse material são distribuídas entre duas lâminas transparentes polarizadas. Essa polarização é orientada de maneira diferente nas duas lâminas, de forma que estas formem eixos polarizadores perpendiculares, como se formassem um ângulo de 90º. A grosso modo, é como se uma lâmina recebesse polarização horizontal, e a outra, polarização vertical. As moléculas de cristal líquido são capazes de orientar a luz. Quando uma imagem é exibida em um monitor LCD, elementos elétricos presentes nas lâminas geram campos magnéticos que induzem o cristal líquido a "guiar" a luz que entra da fonte luminosa para formar o conteúdo visual. Todavia, uma tensão diferente pode ser aplicada, fazendo com que as moléculas de cristal líquido se alterem de maneira a impedir a passagem da luz.

8 Em telas monocromáticas (comuns em relógios, calculadoras, etc), as moléculas assumem dois estados: transparentes (a luz passa), opaco (a luz não passa). Para telas que exibem cores, diferentes tensões e filtros que trabalham sobre a luz branca são aplicados às moléculas. A luz do dispositivo, por sua vez, pode ser oriunda de lâmpadas especiais (geralmente fluorescentes) ou então de leds. É válido frisar que, no caso de dispositivos LCD com lâmpadas, estas têm durabilidade finita. No mercado, é possível encontrar monitores LCD cujas lâmpadas duram 20 mil horas, 30 mil e até 50 mil horas. A coisa mais importante que você precisa saber sobre a tecnologia LCD é que as telas LCD têm uma resolução fixa. Esta resolução é chamada resolução nativa, resolução máxima ou simplesmente resolução, e você deve configurar o seu computador com esta resolução, caso contrário três coisas podem acontecer, a depender do modelo do seu monitor: 1. A imagem não será nítida; ficará sem definição. Você poderá ver muitas áreas quadradas sem nenhuma definição. 2. O monitor centralizará a imagem na nova resolução, diminuindo o tamanho da imagem e deixando um espaço preto entre a imagem e a borda da tela. Por exemplo, se a configuração nativa é 1280x960 e você diminuiu a resolução para 800x600, isto significa que existem 480 fvb pixels sobrando na horizontal ( ) e 360 pixels sobrando na vertical ( ). A imagem será centralizada e haverá 240 pixels apagados (pretos) acima e abaixo da imagem e 180 pixels apagados (pretos) nos lados da imagem. 3. O monitor tentará "esticar" a imagem para que o espaço preto ao redor dela não apareça, preenchendo toda a tela. Isto é feito através de uma técnica chamada interpolação, que não é 100% perfeita e você sentirá que a imagem tem melhor qualidade (definição) quando a tela é configurada em sua resolução nativa, apesar de os elementos na tela (ícones, letras, etc) ficarem menores. Em geral você sentirá que a imagem está ligeiramente "fora de foco" quando o monitor não está configurado para trabalhar em sua resolução nativa. Por causa desta característica inerente aos painéis de LCD você terá de escolher um monitor LCD que tenha uma resolução que seja mais confortável para você. A maior resolução nem sempre é a melhor. Com resoluções maiores você tem mais espaço na tela (em outras palavras, você pode ter mais coisas na tela ao mesmo tempo) apesar de os ícones e letras

9 ficarem menores. Portanto, para o usuário médio um monitor com uma resolução alta nem sempre pode significar um melhor produto. Vai depender da aplicação. Se você usa o computador apenas para navegar na internet, escrever s, usar uma planilha de eletrônica e um processador de textos, provavelmente você quer um monitor com uma resolução baixa, já eles são mais baratos e não fará com que seus ícones e letras fiquem pequenos. Mas se você trabalha com aplicações profissionais como edição de vídeos e imagens, então você provavelmente quer um monitor de alta resolução e tela grande. Se você curte jogos, você deve comprar um monitor compatível com a resolução que você quer jogar, caso contrário o jogo ficará sem nitidez. Em outras palavras, configure o seu jogo para rodar na resolução nativa (ou seja, na resolução máxima) do seu monitor. Todos os jogadores sabem que quando você aumenta a resolução do jogo o desempenho diminui (porque existirão mais pixels para serem desenhados na tela). Se seu jogo está rodando com um desempenho muito baixo, isto significa que está na hora de você fazer um upgrade da sua placa de vídeo. Você pode diminuir a resolução do jogo para aumentar o desempenho, mas como explicamos, você reduzirá a qualidade de imagem. Tipos de LCD A tecnologia LCD é dividida em tipos. A seguir são citados três: TN (Twisted Nematic): é um tipo encontrado nos monitores LCD mais baratos. Nesse tipo, as moléculas de cristal líquido trabalham em ângulos de 90º. Monitores que usam TN podem ter a exibição da imagem prejudicada em animações muito rápidas; STN (Super Twisted Nematic): é uma evolução do padrão TN, capaz de trabalhar com imagens que mudam de estado rapidamente. Além disso, suas moléculas têm movimentação melhorada, fazendo com que o usuário consiga ver a imagem do monitor satisfatoriamente em ângulos muitas vezes superiores a 160º; GH (Guest Host): o GH é uma espécie de pigmento contido no cristal líquido que absorve luz. Esse processo ocorre de acordo com o nível do campo elétrico aplicado. Com isso, é possível trabalhar com várias cores.

10 Monitores TFT (Thin Film Transistor) ou Matriz Ativa Um tipo de tela muito encontrado no mercado é o TFT, sendo usado inclusive em notebooks. Essa tecnologia tem como principal característica a aplicação de transistores em cada pixel. Assim, cada unidade pode receber uma tensão diferente, permitindo, entre outras vantagens, a utilização de resoluções altas. Por outro lado, sua fabricação é tão complexa que não é raro encontrar monitores novos que contém pixels que não funcionam (os chamados "dead pixels"). Essa tecnologia é muito utilizada com cristal líquido, sendo comum o nome TFT- LCD (ou Active Matrix LCD) para diferenciar esse equipamentos. Há também um tipo denominado "Matriz Passiva" (DSTN - Double Super Twist Nematic), atualmente usado em dispositivos portáteis, já que esse tipo de tela tem ângulo de visão mais limitado e tempo de resposta maior. Para monitores, esse padrão já não é recomendado. Tamanho da tela e resolução Com a popularização dos monitores LCD, é cada vez mais comum encontrar no mercado aparelhos de tamanhos maiores do que os tradicionais monitores de 14" ou 15" (lê-se o símbolo " como polegadas). Até pouco tempo atrás, os monitores LCD de 17" eram os mais comuns, não sendo raro encontrar modelos de 19". Em relação à resolução, os monitores LCD trabalham com taxas satisfatórias, mas há uma ressalva: é recomendável que o monitor trabalhe com a resolução que recebe de fábrica. Isso porque a exibição da imagem será prejudicada, caso uma taxa diferente seja usada. Por exemplo, pode acontecer de o monitor deixar uma borda preta em torno da imagem em resoluções menores que o padrão ou, ainda, o aparelho pode esticar a imagem, causando estranheza a quem vê. Além disso, tentar trabalhar com resoluções maiores é praticamente impossível. Dispositivos com LCD Tempo de resposta O tempo de resposta é uma característica que interessa em muito a quem deseja utilizar o monitor LCD para rodar jogos ou assistir vídeos. Isso porque estas são aplicações que exigem mudança rápida do conteúdo visual. Se o monitor não for capaz de acompanhar essas mudanças, atrasará a alteração de estado de seus pixels, causando efeitos indesejados, como "objetos fantasmas" na imagem ou sombra em movimentos. Tempo de resposta (ou desempenho): este parâmetro mede o tempo que a tela leva para mudar um pixel de desligado (preto) para ligado (branco). Este tempo é medido em milissegundos e quanto menor, melhor. Em monitores de vídeo com um tempo de resposta alto você verá a tela sem nitidez em animações rápidas (tais como jogos) e em movimentos rápidos na reprodução de vídeos. Atualmente é fácil encontrar monitores de vídeo com tempo

11 de resposta na casa dos 5 ms ou menor, e você deve comprar um monitor com tempo de resposta de pelo menos 5 ms. Se você curte jogos, um monitor de 2 ms ou menos é recomendado. Contraste e brilho O Brilho - este parâmetro indica o quão bem você poderá ver imagens na sua tela em ambientes muito claros. Esta característica é medida em uma unidade chamada candela por metro quadrado (cd/m2) e quanto maior, melhor. Para um ambiente de escritório típico, um monitor de vídeo com brilho de 300 cd/m2 ou 400 cd/m2 é mais do que o suficiente, mas você precisará de um número muito maior do que este caso o seu monitor seja exposto diretamente aos raios solares ou se você for trabalhar em ambientes externos. Em relação ao brilho, o ideal é o uso de monitores que tenham essa taxa em, pelo menos, 250 cd/m² (candela por metro quadrado). Taxa de contraste: mede a diferença de brilho entre a quantidade de branco máxima e a quantidade de preto máxima que o monitor consegue gerar. Quanto maior este fator, melhor, já que você poderá distinguir mais cores (ou seja, melhor qualidade de imagem). Um monitor LCD com taxa de contraste de 600:1, por exemplo, é melhor do que um monitor com taxa de contraste de 400:1. Os monitores atualmente disponíveis no mercado têm taxas de contrastes entre 400:1 e 1000:1. Existe ainda uma característica similar a esta chamada Taxa de Contraste Dinâmica ( DC ou Dynamic Contrast Ratio ) que apresenta valores maiores, veja abaixo. Alguns fabricantes anunciam a taxa de contraste dinâmica do monitor em vez da sua taxa de contraste estática. Você não pode comparar taxa de contraste dinâmica com taxa de contraste estática. Por exemplo, um monitor com taxa de contraste estática de 5000:1 terá qualidade superior se comparado a um monitor com taxa de contraste dinâmica de 5000:1. Taxa de contraste dinâmica (DC): monitores com este recurso reduzirão o brilho da lâmpada presente atrás do painel LCD de acordo com a imagem que estiver sendo mostrada de modo a melhorar a taxa de contraste. Note que isto é um macete para aumentar a qualidade da imagem que não muda a verdadeira taxa de contraste do monitor (estática). Como explicamos, você não pode comparar valores dinâmicos (DC) com valores estáticos; eles são incompatíveis. Um monitor com taxa de contraste de 1000:1 terá uma qualidade de imagem melhor do que um monitor com taxa de contraste dinâmica de 2000:1 mas com taxa de contraste de apenas 400:1. Alguns fabricantes anunciam apenas a taxa dinâmica, especialmente quando o monitor tem uma taxa de constraste dinâmica alta porém uma baixa taxa de contraste estática. Quando você se deparar com anúncios de monitores exibindo uma taxa de contraste medida em milhares, você pode apostar que o fabricante está falando de taxa de contraste dinâmica, não da taxa real (estática). Portanto compare taxa de contraste estático com taxa de contraste estático e taxa de contraste dinâmico com taxa de contraste dinâmico. A taxa de contraste dinâmica é um recurso desejável, mas quando comparamos monitores com a mesma taxa dinâmica, compre aquele que tiver a maior taxa de contraste real. Ângulo de visão: dependendo do ângulo entre o usuário e a tela, o usuário não conseguirá ver o conteúdo dela. O ângulo de visão indica o ângulo máximo que o usuário pode estar em relação ao monitor e ainda ver o conteúdo da tela. Normalmente dois valores são atribuídos a este parâmetro: um ângulo horizontal e outro vertical. Alguns modelos têm ainda um ângulo de visão superior diferente do ângulo de visão inferior. Como a maioria dos usuários ficará exatamente em frente ao monitor, este parâmetro não faz muito sentido para a maioria deles. Mas dependendo da aplicação (por exemplo, você vai pendurar um monitor na parede para

12 exibir informações para as pessoas que estão passando ou algo do gênero) este parâmetro pode ser muito importante. Conexões: os monitores LCD podem usar dois tipos de conexões, VGA (usando um plugue chamado D-Sub) ou DVI-D. O primeiro é um tipo de conexão analógica, enquanto que o segundo é um tipo de conexão digital e por essa razão oferece melhor qualidade de imagem. Você deve usar a conexão DVI-D para conectar seu monitor no micro, mas você é limitado pelo tipo de conexão disponível em seu micro. Atualmente todas as placas de vídeo oferecem duas saídas, com placas de vídeo simples e intermediárias normalmente oferecendo uma saída VGA e uma saída DVI e placas de vídeo topo de linha oferecendo duas saídas DVI. A menos que você tenha um micro simples com vídeo on-board e que ofereça apenas uma saída VGA, você deve usar a saída DVI. Concentrador USB: Alguns monitores possuem um concentrador (hub) USB embutido. Este dispositivo não tem nada a ver com a conexão do monitor ao micro mencionada acima. Este dispositivo é adicionado ao monitor para facilitar a vida de quem tem mouse, teclado, webcam, câmeras digitais e outros dispositivos USB na mesa de trabalho. Assim em vez de você ter vários cabos partindo da sua mesa até o seu PC e ocupando várias portas USB do micro, você conecta tudo nas portas USB do monitor, partindo apenas um cabo USB do seu monitor até o seu PC. Vantagens e desvantagens No decorrer do artigo, é possível notar as vantagens dos monitores LCD, porém vale a pena frisá-las melhor: :: Um monitor LCD é muito mais fino que um monitor CRT, ocupando menos espaço físico; :: Um monitor LCD é mais leve que um monitor CRT, facilitando seu transporte; :: A tela de um monitor LCD é, de fato, plana. Os modelos CRT que possuem essa característica têm, na verdade, uma curvatura mínima; :: Aárea de exibição de um monitor LCD é maior, já que nos monitores CRT a carcaça cobre as bordas do tubo de imagem. Isso não ocorre em aparelhos com LCD; :: O menor consumo elétrico e a total ausência de cintilação (flickering), mesmo com a taxa de atualização configurada em 60 quadros por segundo (60 Hz); :: Há pouca ou nenhuma emissão de radiação. Quanto às desvantagens: :: Os monitores LCD têm mais limitação no uso de resoluções variadas (já explicado neste artigo); :: O ângulo de visão de um monitor LCD é mais limitado, porém isso só ocorre em modelos antigos ou de qualidade inferior. Os modelos atuais trabalham com ângulos maiores; :: Monitores TFT-LCD podem ter pixels que não funcionam ou não alteram de cor (os chamados "dead pixels"). Todavia, isso é cada vez menos freqüente; :: O preço dos monitores LCD é ligeiramente superior aos monitores CRT, porém estão com preços cada vez mais acessíveis. Monitores LCD widescreen Já é comum encontrar no mercado monitores LCD na categoria widescreen. Mas, o que isso significa? Monitores desse tipo são mais largos, o que os tornam uma excelente opção para a visualização de filmes (muitas produções em DVD suportam esse formato), para a manipulação de planilhas longas, para trabalhos de tratamento de imagens, para edição de vídeos, para jogos, entre outros.

13 Via de regra, um monitor pode ser considerado widescreen quando tem um aspect ratio superior a 4:3. Isso quer dizer que a proporção da tela é uma unidade de medida maior na largura para cada três unidades de medida na altura. Para efeitos comparativos, bastaria uma tela ter aspect ratio de 4:4 (ou 1:1) para ser considerada quadrada. O monitor visto abaixo tem aspect ratio de 16:10, portanto, é widescreen: A aquisição de monitores LCD widescreen tem se mostrado vantajosa, pois os valores de venda são próximos aos dos monitores LCD "normais". Além disso, também já é possível encontrar com facilidade notebooks cujas telas são widescreen, o que demonstra que essa é uma tendência de mercado. Note, no entanto, que um monitor de 19" widescreen não é, necessariamente, maior que um monitor de 19" "normal", por exemplo. O que acontece nos monitores widescreen é que, a grosso modo, suas laterais são mais afastadas, mas a distância entre as extremidades superior e inferior não aumentam na mesma proporção. Assim, a área de um monitor 19" widescreen não é, necessariamente, maior que a área de uma tela 19" "normal", como alguns pensam. Tamanho da Tela e Relação de Aspecto O tamanho da tela que é o tamanho da tela medido na diagonal, em polegadas não tem nada a ver com resolução. Ou seja, uma tela maior não garante uma resolução maior. Na verdade é muito comum vermos monitores LCD grande com resoluções que são menores do que as usadas em monitores menores. Se você encontrar um monitor grande mais barato do que um monitor menor você pode apostar que o monitor menor tem uma resolução maior. Isto não significa que o monitor menor é melhor do que o monitor maior; isto dependerá da aplicação. Pessoas que estão procurando por mais espaço na tela (para trabalhar com edição de vídeos e imagens, por exemplo) preferirão um monitor com resolução maior (mesmo que ele seja um monitor menor ) enquanto que usuários normais podem querer telas maiores com uma resolução menor, já que a resolução menor manterá os ícones e letras em um tamanho razoável. Claro que resolução menor aqui é uma comparação com a resolução mais alta usada por outros monitores. É sempre bom mencionar que você pode aumentar o tamanho dos seus ícones e letras no painel de controle do Windows. A relação de aspecto é a relação entre os lados verticais e horizontais do monitor. Os monitores CRT e os primeiros (e mais baratos) monitores LCD tinham uma relação de aspecto de 4:3 (ou seja, 1,33), o que significa que o lado horizontal tem um comprimento que é 1,33 (4:3) vezes o lado vertical, e o lado vertical tem um comprimento que é 0,75 (3:4) vezes o lado horizontal. Atualmente relações de aspecto widescreen estão se tornando mais populares, com relações de aspecto de 16:9 ou 16:10.

14 Na tabela abaixo nós listamos as relações de aspectos e suas resoluções mais comuns. Monitores com diferentes relações de aspectos podem rodar resoluções de outras relações de aspecto adaptando as mesmas. Relação de Aspecto Resoluções Comuns 640x x x768 4:3 (1,33) 1280x x x x1536 5:4 (1,25) 1280x :9, 5:3 (1,66) 1280x x720 16:9 (1,77) 1920x x x x900 16:10 (1,60) 1680x x x1600 Finalizando Os monitores LCD atuais se mostram bem mais vantajosos que os tradicionais aparelhos CRT. Além disso, os preços desse tipo de equipamento são cada vez mais acessíveis e a tecnologia é aperfeiçoada com o passar do tempo. Por isso, se você pretende adquirir um novo monitor, não hesite: prefira um com a tecnologia LCD. Alguns modelos já são tão avançados que podem, por exemplo, sintonizar sinais de TV, fazendo com que o aparelho sirva tanto como monitor quanto como televisor.

15 Display de Plasma O display de plasma é um display cuja luz de cada elemento é emitida de um plasma criado por uma descarga elétrica. As dimensões desta descarga estão no alcance de 100 micrometros a uma pressão de algumas centenas de Torrs, e a tensão aplicada entre os eletrodos está no alcance de V. Na configuração mais simples, o display de plasma consiste em duas placas de vidro, cada qual com eletrodos paralelos depositados em sua superfície. As placas são lacradas juntas com seus eletrodos no ângulo direito, e o espaço entre as placas é preenchido com uma mistura gasosa rarefeita. Cada pixel na intersecção de uma linha e uma coluna de eletrodos pode ser iluminado independentemente quando o pulso de voltagem é aplicado entre os dois eletrodos. O pulso de voltagem é direcionado para a quebra do gás e para a formação do plasma fracamente ionizado que emite visibilidade ou luz UV. No display de plasma ac os eletrodos são cobertos com uma camada de dielétrico. As camadas de dielétrico são cobertas com uma camada de óxido de magnésio ( MgO ). A função do filme de óxido de magnésio é proteger as camadas de dielétrico e diminuir a descarga de tensão relacionada ao grande coeficiente de emissão eletrônica secundário do óxido de magnésio sob um bombardeio de íons de neon. Relacionado ao carregamento de dielétrico, a descarga é transiente e a duração do pulso é na ordem de 20ns em condições típicas ( xenon - neon mistura gasosa a 600 Torrs).

16 A emissão de luz é localizada na interface da bainha do plasma e movida para o catodo ao mesmo tempo que a bainha se contrai. A máxima emissão de luz segue o movimento da interface da bainha do plasma. O plasma se espalha no lado do anodo por causa do carregamento da superfície dielétrica. O campo radial induzido perto a superfície dielétrica no lado do anodo pelo carregamento do dielétrico contribui para aquecimento eletrônico e emissão de luz no movimento de emissão de luz, a escala de cor é diferente para cada estrutura. O display de plasma também trabalha como matriz ativa, e sua grande vantagem em relação ao display LCD é que o display de plasma possui uma tecnologia viável para displays maiores. O monitor de plasma possui resoluções mais baixas, um display de plasma comum possui 800 por 600 pixels de resolução. E, como todo display de matriz ativa, os monitores de plasma necessitam de cartões adaptadores especiais, o adaptador permite para uma faixa de 16 por 9 de taxa que é requerida para preencher a tela. Porém esse display ainda é muito caro. O mercado para os displays coloridos de plasma entrou em nova era. Performance, tamanho, e custos destes displays podem agora justificar os bilhões de dólares de investimento. Várias firmas japonesas de consumidores de eletrônicos estão fabricando televisores com tela diagonal de tamanho variando de 21 a 42. Uma empresa japonesa ( Fujitsu ) desenvolveu, com painéis de plasma e um computador, um telão para decoração de interiores denominado de Plasma Vision Art. Este telão é como um quadro de pintura pendurado na parede. Curiosidade: A Panasonic começou a comercializar o Maior Monitor de Plasma do Mundo, com nada mais nada menos 103 polegadas, o maior ecrã de plasma do mundo sem sobras de dúvidas, com resolução full hd (1080p), taxa de contraste: 5.000:1, resolução: 1,920 x 1,080 pixels, o monitor pesa num total de 342 kg com os pedestais e com um consumo de energia que chega a 1550 W.

Atualmente trabalha como Analista de Suporte em Telecomunicações no Teleco.

Atualmente trabalha como Analista de Suporte em Telecomunicações no Teleco. Painel de Plasma Esse tutorial apresenta os conceitos básicos da tecnologia empregada em painéis de plasma e suas principais características. Anderson Clayton de Oliveira Graduado em Engenharia Elétrica

Leia mais

Monitores. Introdução

Monitores. Introdução Monitores Introdução Até os dias de hoje, o principal método para exibição de vídeos em computadores é o tradicional monitor CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos). Comparando de uma forma grosseira,

Leia mais

Televisores e Monitores de Plasma e LCD

Televisores e Monitores de Plasma e LCD Televisores e Monitores de Plasma e LCD Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói RJ Brasil msfreitas1@oi.com.br Resumo. Este artigo descreve o

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor.

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor. Capítulo 5 Placas de vídeo Visão geral das placas de vídeo Esta placa está presente em todos os PCs, exceto nos que possuem placas de CPU com os circuitos de vídeo embutidos. A maioria dos PCs produzidos

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF)

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF) 15 Conectores de Vídeo Existem vários tipos de conexões de vídeo que você pode encontrar no PC e em aparelhos eletrônicos como TVs, aparelhos de DVD e videoprojetores. Apesar de a finalidade geral desses

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I Unidade II O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Prof. Célio Conrado 1

Prof. Célio Conrado 1 O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de E/S). Todo objeto que faz parte do sistema e tem por

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097 Monitores Universidade da Beira Interior Tecnologias de Computadores Prof.Pedro Araújo Trabalho realizado por: -Diogo Fernandes nº27097 -Gonçalo Paiva nº26743 -Tiago Silva nº27144 Introdução Com o aparecimento

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

aceitável. A própria imagem nestes monitores apresenta uma qualidade inferior, devido ao baixo contraste. Os LCDs de matriz ativa já apresentam uma

aceitável. A própria imagem nestes monitores apresenta uma qualidade inferior, devido ao baixo contraste. Os LCDs de matriz ativa já apresentam uma Monitores O monitor tem uma importância vital, pois em conjunto com a placa de vídeo forma o principal meio de comunicação entre a máquina e nós. Os factores que diferenciam os inúmeros modelos de monitores

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

Artigo Descrição Núm. do artigo Cabo de conexão universal Cabo de conexão, fêmea-fêmea, universal

Artigo Descrição Núm. do artigo Cabo de conexão universal Cabo de conexão, fêmea-fêmea, universal Cabos Os cabos de tomada que se utilizam são especialmente robustos, fabricados por Amphenol (serie C 16 1/7pin) ou Binder (serie 693/7pin) para as balanças WL 103 e Fischer (tipo 104/4pin) para a WL 104.

Leia mais

CAPÍTULO 4 Interface USB

CAPÍTULO 4 Interface USB Interfaces e Periféricos 29 CAPÍTULO 4 Interface USB Introdução Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses até

Leia mais

Alguma das vantagens e desvantagens dos computadores ópticos é apresenta a seguir.

Alguma das vantagens e desvantagens dos computadores ópticos é apresenta a seguir. Computação Óptica Introdução Um dos grandes obstáculos para aprimorar o desempenho dos computadores modernos está relacionado com a tecnologia convencional dos semicondutores, que está alcançando o seu

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG QUESTÃO 01 Em uma corrida de Fórmula 1, o piloto Miguel Sapateiro passa, com seu carro, pela linha de chegada e avança em linha reta, mantendo velocidade constante Antes do fim da reta, porém, acaba a

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas LIGADORES DE VIDEO: VGA, DVI, S-VIDEO E COMPONENTE VIDEO José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

CONGRESSO SET 2012 FUCAPI

CONGRESSO SET 2012 FUCAPI CONGRESSO SET 2012 FUCAPI CONGRESSO SET 2012 TECNOLOGIA DE TELAS PARA RECEPTORES DE TV Características da FUCAPI FUCAPI é uma abreviatura para Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica;

Leia mais

Placas-mãe, uma breve introdução

Placas-mãe, uma breve introdução Placas-mãe, uma breve introdução Artigo de Carlos E. Morimoto Publicado em 27/08/2007. A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

Leia mais

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Fig. 1: Arranjo do experimento P2510502 O que você vai necessitar: Fotocélula sem caixa 06779.00 1 Rede de difração, 600 linhas/mm 08546.00 1 Filtro

Leia mais

Trabalho sobre No-breaks

Trabalho sobre No-breaks Trabalho sobre No-breaks Grupo: Leandro Porto Cristiano Porto Diego Martins Diogo Rubin Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica.

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração:

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 OBJETIVAS E COMPOSIÇÃO Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 - AS LENTES: As objetivas são comumente chamadas de lentes,

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

A capacidade de carga total com uso moderado é de aproximadamente 80% após 300 ciclos.

A capacidade de carga total com uso moderado é de aproximadamente 80% após 300 ciclos. Segurança da bateria A HP encara a segurança com muita seriedade e disponibiliza Material Safety Data Sheets (MSDS) (Fichas de dados de segurança de material; em inglês) que fornecem informações gerais

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET 1 SEJA BEM-VINDO à net! Caro cliente, Este guia foi desenvolvido para você conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços NET que estão à sua disposição. Aproveite

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Monitores Profissionais LFD

Monitores Profissionais LFD Monitores Profissionais LFD A linha de Monitores LFD (Large Format Display) com tamanhos de 32, 40, 46" e 55 dispõe de alto MTBF, dissipação de calor interno, tecnologia de prevenção anti-marcas, bloqueio

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre cartões de memória

Tudo o que você precisa saber sobre cartões de memória Tudo o que você precisa saber sobre cartões de memória Conheça os diferentes tipos de cartões de memória existentes e saiba o que levar em consideração antes de adquirir um modelo. SD, minisd, microsd,

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação

Tecnologias e Sistemas de Informação Tecnologias e Sistemas de Informação Tecnologias de computadores Trabalho realizado por: Carlos Aguilar nº 27886 Miguel Xavier nº 26705 Bruno Esteves nº 26975 ECRÃS Introdução Servem basicamente para mostrar

Leia mais

Cirurgia Minimamente Invasiva, agora totalmente ao seu alcance. Solução Completa em Videocirurgia de Alta Definição

Cirurgia Minimamente Invasiva, agora totalmente ao seu alcance. Solução Completa em Videocirurgia de Alta Definição Cirurgia Minimamente Invasiva, agora totalmente ao seu alcance Solução Completa em Videocirurgia de Alta Definição A Covidien é uma empresa dedicada em difundir a utilização de técnicas cirúrgicas minimamente

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

3B SCIENTIFIC PHYSICS

3B SCIENTIFIC PHYSICS 3B SCIENTIFIC PHYSICS Osciloscópio didático U8481350 Instruções para o uso 01/08 CW/ALF Entradas: 1 Tensão anódica 2 Tensão catódica 3 Tensão de Wehnelt 4 Tensão de aquecimento (0) 5 Tensão de aquecimento

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Montagem da Barra de LEDs Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Introdução a Organização de Computadores Aula 4

Introdução a Organização de Computadores Aula 4 1 Subsistemas de Memória 4.1 Introdução A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por esse sistema, para que as informações

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

O não cumprimento dessas instruções bem como as de todo!manual e termo de garantia acarretará a perda total da mesma.

O não cumprimento dessas instruções bem como as de todo!manual e termo de garantia acarretará a perda total da mesma. Manual do Usuário Manual do Usuário 1 A GPTRONICS desenvolve soluções em produtos eletrônicos microcontrolados. É uma empresa 100% nacional, inovadora e focada na satisfação de seus clientes. Oferece um

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons Elétrica Quem compõe a instalação elétrica - quadro de luz - centro nervoso das instalações elétricas. Deve ser metálico ou de material incombustível, e nunca de madeira (na sua parte interna ou externa).

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos

TIPOS DE termômetros. e termômetros ESPECIAIS. Pirômetros ópticos Pirômetros ópticos TIPOS DE termômetros e termômetros ESPECIAIS A ideia de construir um pirômetro óptico surgiu em meados do século XIX como consequência dos estudos da radiação dos sólidos aquecidos.

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR2 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Como o próprio nome indica, a memória

Leia mais

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Quase todos nós vamos precisar de óculos um dia (a menos que a tecnologia médica promova a substituição deste artefato por alguma outra coisa tecnológica,

Leia mais

Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²)

Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²) Especificação técnica do Video Wall do Tipo I (5m²) 1. Esta Especificação destina-se a orientar as linhas gerais para o fornecimento de equipamentos. Devido às especificidades de cada central e de cada

Leia mais

CRONÔMETRO MICROPROCESSADO

CRONÔMETRO MICROPROCESSADO O equipamento possui um display de alta resolução e 6 botões: CRONÔMETRO MICROPROCESSADO www.maxwellbohr.com.br (43) 3028-9255 LONDRINA PR 1 - Introdução O Cronômetro Microprocessado é um sistema destinado

Leia mais

SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630

SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630 SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630 Generalidades: Os novos sistemas de deteção de armaduras da série PM da Proceq empregam

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador

A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador A Evolução Gráfica nos Jogos de Computador Henrique Costa Nos últimos trinta anos, assistimos uma evolução tecnológica que permitiu aos jogos de computador passarem de uma simples modulação de sinal de

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Documento técnico. No melhor da iluminação Os desafios da iluminação mínima

Documento técnico. No melhor da iluminação Os desafios da iluminação mínima Documento técnico No melhor da iluminação Os desafios da iluminação mínima Índice 1. Introdução 3 2. O quebra-cabeça da sensibilidade de luz 3 3. Não seja enganado! 5 4. Como fazer a escolha mais inteligente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

Sistema de Detecção de Vazamento de Gás

Sistema de Detecção de Vazamento de Gás Manual do Sistema Blockgas SB330 CB530 SB330 SB80 atende normas: NBR16186 de 06/2013 NBR16069 de 04/2010 NR 36 Apresentação do sistema: Composto por 3 módulos de equipamentos eletrônicos e 1 software de

Leia mais

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764 Manual do Usuário A GPTRONICS está capacitada a fabricar produtos de excelente qualidade e oferecer todo o suporte técnico necessário, tendo como objetivo

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

N1Q1 Solução. a) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro usando somente peças do tipo A; a figura mostra duas delas.

N1Q1 Solução. a) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro usando somente peças do tipo A; a figura mostra duas delas. 1 N1Q1 Solução a) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro usando somente peças do tipo A; a figura mostra duas delas. b) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro com peças dos tipos A e B, com pelo

Leia mais

Potência, uma coisa mais que complicada Parte V

Potência, uma coisa mais que complicada Parte V Potência, uma coisa mais que complicada Parte V Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Cálculo de potência necessária em um ambiente fechado No artigo anterior, disponível em http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180,

Leia mais

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente.

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente. Lentes Esféricas Lente é todo meio transparente limitado por duas superfícies curvas ou uma curva e uma plana. São encontradas em lupas, microscópios, telescópios, máquinas fotográficas, projetores, filmadoras,

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta *

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * 40 Capítulo VI Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * A ABNT NBR 15749, denominada Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 01

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 01 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 01 Histórico da Fotografia A fotografia surgiu do desejo do homem retratar o mundo a sua volta. Desde os primórdios, com a

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR (DOUBLE DATA RATING) José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução A memória DDR (Double

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor De olho nos seus OLHOS! Síndrome da visão do computador Índice Vista Vermelha, embaçada e

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA CAPÍTULO VINTE TRÊS ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais longa.

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) GABARITO NÍVEL 1 (Cada questão vale 1 ponto sendo que cada

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Beats Pill. Conheça a Beats Pill

Beats Pill. Conheça a Beats Pill Beats Pill Conheça a Beats Pill Não seja escravo do seu aparelho de som Ambiente Externos e Viagens Negócios Lar Você pode levar a Pill nas próximas férias para poder amplificar suas músicas favoritas.

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

Câmera Digital. Autor: Darllene Negri Nicioli

Câmera Digital. Autor: Darllene Negri Nicioli Câmera Digital Autor: Darllene Negri Nicioli 2 OBJETIVO Têm como objetivo este trabalho mostrar o princípio de funcionamento geral de uma câmera digital até as vantagens e desvantagens do produto final,

Leia mais

4 A UM PASSO DO TRAÇO

4 A UM PASSO DO TRAÇO 4 A UM PASSO DO TRAÇO Coleção Fascículo 4 A um passo do traço Índice A um passo do traço...05 Capriche na dosagem...09 Rodando o traço... 14 Depois das matérias-primas, os ajustes finais...16 Corrigindo

Leia mais

Introdução à Organização de Computadores Entrada e Saída. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007

Introdução à Organização de Computadores Entrada e Saída. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Introdução à Organização de Computadores Entrada e Saída Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Tópicos Processadores Memória Principal Memória Secundária

Leia mais

Lista de exercícios 04 Modelos atômicos incluindo Böhr - Revisão

Lista de exercícios 04 Modelos atômicos incluindo Böhr - Revisão Lista de exercícios 04 Modelos atômicos incluindo Böhr - Revisão Observação teórica - Os postulados de Böhr A partir das suas descobertas científicas, Niels Böhr propôs cinco postulados: 1 o.) Um átomo

Leia mais