BIOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES"

Transcrição

1 BIOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES Dr. Pablo Allard Decano de Arquitetura e Arte da Universidad del Desarrollo e Assessor Sênior de Políticas e Reconstrução Urbana do Ministério da Habitação e Urbanismo do Governo do Chile O Dr. Pablo Allard é Decano de Arquitetura e Arte da Universidad del Desarrollo e Assessor Sênior de Políticas e Reconstrução Urbana do Ministério da Habitação e Urbanismo do Governo do Chile. Também é diretor da Urbánica Consultores e sócio na NUEVA VIA Consulting, que elaborou e desenvolveu a proposta para a rodovia Santiago-Lampa e o teleférico Tobalaba-Ciudad Empresarial. Dr. Allard foi coordenador nacional do Urban Reconstruction Program do Ministério da Habitação e Urbanismo do Chile, de março de 2010 a agosto de Nesta função, supervisionou os esforços de reconstrução de mais de 900 cidades e aldeias destruídas pelo terremoto e tsunami que atingiram a zona central do Chile, em fevereiro do ano passado. Entre 2005 e 2009, Dr. Allard foi criador e diretor-executivo do Observatorio de Ciudades UC (OCUC), que fornece serviços aos membros dos setores público e privado que orientam os processos decisórios urbanos e territoriais. Seu trabalho na OCUC incluiu coordenar a força-tarefa que avaliou cenários para a reconstrução da cidade de Chaitén e a transferência de seus residentes após a erupção do vulcão de mesmo nome, em Além disso, Dr. Allard criou um parque hidráulico inovador para a recuperação urbana de Zanjón de la Aguada, uma área com mais de 500 acres de terra pós-industrial, abandonada no centro de Santiago do Chile. Também foi consultor e investigador para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e o Harvard University Center for Design Informatics. Em 2008, Dr. Allard integrou da diretoria de especialistas independentes, formada pelo Ministério do Transporte, para desenvolver um relatório incluindo mais de 50 propostas para melhorar o sistema de transporte de Santiago. Além disso, foi membro-fundador do programa social de habitação Elemental e diretor da competição habitacional mundial com o mesmo nome. Dr. Allard é membro do comitê editorial das revistas ARQ e Foco 76 e autor de muitos artigos especializados. Foi editor dos livros Market and City: The Challenges of an Urban Country e TAG: The New Culture of Mobility in Chile. Ele também escreve uma coluna semanal para a La Tercera e participa do painel Radio Duna. Dr. Pablo Allard tem mestrado e doutorado em Urbanismo pela Harvard University.

2 Johnny Araya Monge Prefeito da Cidade de São José, Costa Rica e Co-Presidente da Associação das Cidades e Governos Locais Unidos Johnny Araya Monge é Prefeito da Cidade de São José, Costa Rica e atualmente cumpre seu terceiro mandato. O prefeito Monge também é Co-Presidente da Associação das Cidades e Governos Locais Unidos. Antes de começar seu primeiro mandato como prefeito, atuou como executivo municipal de 1991 a 1998 e, antes disso, como autoridade eleita para o Conselho Municipal de São José. O prefeito Monge começou sua carreira profissional como produtor de sorgo e arroz no Instituto Nacional de Metereologia da Costa Rica; criador de gado em São Carlos, Costa Rica e gerente de projetos em Ganadera el Coyol. Entre suas nomeações internacionais estão Co-Presidente da Ibero-American Capital Cities Union, presidente da Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais e fundador e membro do comitê executivo da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos. O prefeito Monge é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidad de Costa Rica. Também concluiu o Program for Mayors of Latin America and the Caribbean na Harvard University. Dr. Guruduth Banavar Vice-Presidente Global e Diretor de Tecnologia da IBM para o Setor Público Dr. Guruduth Banavar é Vice-Presidente Global e Diretor de Tecnologia da IBM para o Setor Público. Nesta função, é responsável por prover liderança técnica, com foco particular nas iniciativas Smarter Cities da IBM. Anteriormente, Dr. Guruduth Banavar foi diretor da IBM Research na Índia, onde foi responsável pela criação de um laboratório de pesquisas preeminente nas áreas de serviços e computação móvel. Também desenvolveu o laboratório de pesquisas em Bangalore e o IBM Research Collaboratory com a Indian School of Business, em Hyderabad. Além desta função, Dr. Banavar foi diretor de tecnologia para a IBM India e sul da Ásia. Antes, trabalhou no IBM Thomas J. Watson Research Center por dez anos. Suas áreas de especialidade incluem ciência de serviços, computação difundida, sistemas distribuídos e modelos de programação. Dr. Guruduth Banavar publicou mais de 40 trabalhos de pesquisa e tem mais de 25 patentes nos Estados Unidos. Atua nos conselhos consultivos de organizações governamentais, educacionais e industriais internacionais.

3 David Bartlett Vice-Presidente da IBM de Soluções para a Indústria David Bartlett é Vice-Presidente da IBM de Soluções para a Indústria. Nesta função, lidera a iniciativa Smarter Buildings da IBM, ajudando clientes a criarem cidades, campi, edifícios corporativos, zonas comercias, hospitais e regiões verdes com melhor relação custo-benefício. David é defensor do uso de análise de dados para melhorar a forma como as construções trabalham e para reduzir práticas que desperdiçam energia. Anteriormente, gerenciou divisões internacionais e também equipes de desenvolvimento de software e computação autonômica da IBM. David Bartlett é bacharel em Biologia e Química pela State University of New York; tem mestrado em Ciências da Computação da University of Minnesota e um mestrado em Administração de Empresas da University of North Carolina. Também tem uma certificação de mestrado e certificação de indústria em Gerenciamento de Projetos da The George Washington University. Dr. Néstor Bercovich Coordenador do elac (Plano de Ação Regional para a Sociedade da Informação na América Latina e Caribe), ECLAC Dr. Néstor Bercovich é Coordenador do Plano de Ação Regional para a Sociedade da Informação (elac2015) na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Nesta posição, trabalha na Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial. Anteriormente, Bercovich ocupou posições em várias instituições nacionais e internacionais e é responsável por publicações em áreas que vão de inovação tecnológica e competitividade ao desenvolvimento de clusters e sistemas de inovação nacional. Também é o co-autor de National Systems of Innovation Supporting Technical Advance in Industry: The Case of Argentina; Outsourcing and Software Clusters in Argentina and Brazil; e Knowledge Cities: A Taxonomy for Analyzing Software and Information Service Clusters. Bercovich, economista, tem mestrado em Economia pela Université Paris 8, além de doutorado em Ciências Sociais pelo El Colégio Mexiquense.

4 Jim Breyer Sócio da Accel Partners Jim Breyer é sócio da Accel Partners, uma firma mundial de capital de risco e empresas em crescimento. Jim já investiu em mais de 30 empresas de internet, mídia e tecnologia que concluíram ofertas públicas ou incorporações bem-sucedidas. Também é o principal ou segundo investidor em várias empresas privadas como Brightcove, Etsy, Facebook (da qual é o presidente fundador do Compensation Committee) e Legendary Pictures. Outras funções incluem gerente de projetos de investimento em empresas de internet internacionais, como Renren e Vostu e presidente do Stanford Engineering Venture Fund. Jim ficou com o primeiro lugar na Midas List (Forbes) dos investidores em tecnologia de ponta, e a Fortune o nomeou o investidor mais inteligente em tecnologia e também uma das 10 pessoas mais inteligentes no setor tecnológico. Jim já foi consultor de gestão na McKinsey & Company e ocupou posições em gerência e marketing de produtos na Apple, Inc. e na Hewlett-Packard. Ele é membro do conselho diretor da Wal-Mart Stores, Inc., onde integra a Comissão de Planejamento Estratégico e Finanças e também o Comitê de Operações de Tecnologia. Na Dell, Inc., é membro do conselho diretor e presidente do Comitê Financeiro; ele também integra o Conselho Consultivo de Incubação, o Comitê de Desenvolvimento de Liderança e Compensação e o Comitê de Governança Corporativa e Nomeação. Breyer foi eleito para a diretoria da News Corporation em outubro de É bacharel em Ciência pela Stanford University e tem um mestrado em Administração de Empresas pela Harvard University, onde foi nomeado um Baker Scholar. Erik Camarano Presidente do Movimento Brasil Competitivo Erik Camarano é Diretor Presidente do Movimento Brasil Competitivo. Anteriormente, Camarano foi Secretário-Geral do Estado do Rio Grande do Sul ( ); secretário executivo das Câmaras Setoriais ( ), Economista-Chefe da Agenda 2020 ( ); diretor da Pólo RS Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul ( ); consultor financeiro para a Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul ( ); e consultor financeiro para a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul ( ). Além disso, ele lecionou economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( ). Camarano trabalhou na Noruega de 2001 a Ele também foi consultor de negócios, consultor financeiro e palestrante, além de ter lecionado várias disciplinas, entre estas macroeconomia, economia internacional e economia matemática. Ele escreveu vários artigos e teve livros publicados, entre eles The International Crisis and Its Impacts in Rio Grande do Sul e The Economics of the Real Plan e também o Report on the First Deliberative Polling in Rio Grande do Sul State: Career Reform. Erik Camarano, economista, é formado pela Universidade de São Paulo e tem doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5 Álvaro Batista Camilo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo Álvaro Camilo é Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo desde Anteriormente, era comandante geral da região central da capital. Em sua função atual, Comandante Camilo coordena uma equipe de mais de homens e mulheres que fornecem proteção para os 645 municípios de São Paulo. Usando uma frota de aproximadamente veículos, 23 helicópteros, 426 embarcações e 400 cavalos, sua força policial realiza mais de 35 milhões de intervenções por ano. Comandante Camilo administra um orçamento anual de R$ 7,4 bilhões e tem tido êxito em manter a redução da taxa de crimes do estado. Ele também é presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Comandante Camilo é graduado em Administração de Empresas, Ciências Policiais e Segurança e Ordem Pública, além de ter mestrado e doutorado no ramo. Também tem MBA em Tecnologia da Informação. Mark Cleverley Diretor Global de Soluções de Segurança da IBM para Administração Pública Mark Cleverley é Diretor Global de Soluções de Segurança da IBM para Administração Pública. Nesta função, assiste governos locais, regionais e nacionais em todo o mundo com transformações através de tecnologia. Mark presta assessoria a clientes governamentais e equipes da IBM sobre as potencialidades, os desafios e as melhores práticas no uso em evolução de novas tecnologias e a forma como elas podem afetar escolhas estratégicas e políticas. Suas áreas de especialidade incluem segurança pública, gerenciamento de emergência e situações relacionadas às de crise e segurança. Mark foi diretor de estratégias para a Global Government Industry da IBM, onde focou em novas tecnologias e seu impacto no setor público, especificamente governo eletrônico e, mais recentemente, mídia social, computação em nuvem e iniciativas Smarter Cities da IBM. Antes de sua posição como diretor de estratégias, Mark Cleverley foi responsável por clientes nas divisões de segurança pública e justiça da IBM na Europa, Oriente Médio e África. Antes disso, chefiou projetos de inovação através de tecnologia nas indústrias de petróleo, aviação e serviços financeiros na Europa Ocidental, Estados Unidos e Rússia. Os projetos cobriam de consolidação de centros de dados europeus à implementação de sistemas centrais de companhias aéreas. Mark escreveu extensamente sobre assuntos tecnológicos como o uso da tecnologia smarter planet (planeta mais inteligente) para ajudar países em desenvolvimento; computação em nuvem, Web 2.0, mundos e portais virtuais no governo e infraestrutura tecnológica. Também atuou como editor do Police Journal da IBM, que circulava para organizações policiais em todo o mundo. Mark Cleverley tem um diploma duplo em Psicologia e Filosofia pela University of Oxford.

6 Professor Luciano Coutinho Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Nascido em Pernambuco, Luciano Coutinho é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Unicamp. Possui mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e foi professor visitante nas Universidades de Paris XIII, do Texas, do Instituto Ortega y Gasset e da USP, além de professor titular na Unicamp. Formou-se em Economia pela USP e, durante o curso, recebeu o prêmio Gastão Vidigal como melhor aluno de Economia de São Paulo. Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ter extensa produção de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Seus estudos acadêmicos sempre tiveram como temas principais a política industrial e o lado real da economia. Entre 1985 e 1988, foi Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, participando da estruturação do Ministério e da concepção de políticas voltadas a áreas de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro. Até assumir a Presidência do BNDES, era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional e perícias econômicas. Bruno V. Di Leo Gerente Geral da IBM para Mercados em Crescimento Bruno Di Leo é Gerente Geral da IBM para Mercados em Crescimento, uma organização global localizada em Xangai. É responsável pelo sucesso dos negócios da IBM em economias de grande crescimento na Ásia e Pacífico, América Latina, Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África. Esses mercados abrangem mais de 140 dos 170 países nos quais a IBM opera, 85% da população mundial e 60% do crescimento mundial em tecnologia da informação. Bruno Di Leo foi gerente geral da IBM para o nordeste da Europa, que incluía o Reino Unido, Irlanda, países nórdicos, Alemanha, Suíça e Áustria, assim como a Europa Oriental, Rússia, Oriente Médio e África do Sul. Anteriormente, ocupou outros cargos executivos, incluindo o de gerente geral em Serviços de Tecnologia da IBM para o sudoeste da Europa, gerente geral da IBM América Latina e gerente geral da IBM Brasil. Ele ingressou na IBM em 1975 como representante técnico de software. Bruno Di Leo é graduado em Administração de Empresas pela Ricardo Palma University e pós-graduado pela Escuela Superior de Administración de Negocios, ambas no Peru.

7 Pablo Escudero Pérez Diretor-Geral do Centro Integrado de Seguridad y Emergencias de Madrid (CISEM) Pablo Escudero Pérez é Diretor-Geral do Centro Integrado de Seguridad y Emergencias de Madrid. Ocupa esta posição desde 2004 e supervisiona, entre outras funções, a vice-gerência geral de tecnologia de informação e o Centro Integrado de Seguridad y Emergencias de Madrid, que é o centro de comando da cidade para respostas de emergência. Pablo tem mais de 12 anos de experiência profissional no ramo de segurança e ocupou posições no metrô de Madrid e em uma das maiores empresas de segurança na Espanha, onde foi diretor de recursos e finanças. No início de sua carreira trabalhou para a Accenture. Pablo também leciona no programa de mestrado em Gestão Geral na Universidad Carlos III, de Madrid, e é instrutor de Administração de Empresas para a The Open University Business School, na Espanha. É graduado em Economia pelo Instituto Católico de Administración y Dirección de Empresas, tem um mestrado em Gestão Pública da Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas Business School e um mestrado em Gestão Geral da IESE Business School, da University of Navarra. Pablo Pérez também é pós-graduado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Nick Fairholme Diretor de Cobrança para Prevenção de Engarrafamento e Controle de Tráfego da Transport for London Nick Fairholme é Diretor de Cobrança para Prevenção de Engarrafamento e Controle de Tráfego (CC&TE) da Transport for London, onde é responsável pela implementação e operação da London Congestion Charging and Low Emission Zone, pela rede de recarga de veículos elétricos de Londres, e a imposição da lei de crimes de tráfego, incluindo a Olympic Route Network durante os Jogos de Antes da atual função, Nick foi diretor-adjunto de CC&TE onde foi responsável por implementar uma gama de projetos e programas, incluindo o esquema London Cycle Hire, o Congestion Charging Re-Let Programme, a London Low Emission Zone, e Digital Traffic Enforcement System.

8 Marcelo Haddad Diretor Executivo da Rio Negócios Marcelo Haddad é Diretor Executivo da Rio Negócios, agência de promoção de investimentos para o Rio de Janeiro. Nesta função, é responsável por atrair e facilitar investimentos internos para a cidade. Anteriormente, Marcelo Haddad foi diretor de projetos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde gerenciou a revitalização da área portuária do Rio de Janeiro. Antes disso, atuou como gerente geral na ADT Security Services Brazil, uma subsidiária da Tyco International Company, e ocupou funções executivas seniores em várias outras empresas, incluindo HSBC, Citibank e PepsiCo. Marcelo Haddad é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especializado em Gestão de Negócios na Harvard Business School. Marcela Hernando Prefeita da Cidade de Antofagasta, Chile Marcela Hernando é Prefeita da Cidade de Antofagasta, no Chile. Começou seu mandato em 2008 e é a primeira mulher a ser eleita para o cargo. Anteriormente, a prefeita Marcela Hernando foi governadora da Segunda Região. Antes disso, foi secretária regional do Ministério da Saúde para a região de Antofagasta. Enquanto ocupava esta posição, também foi diretora do Serviço de Saúde de Antofagasta. Outras funções anteriores incluem: diretora-adjunta do Serviço de Saúde em Antofagasta, primeira-secretária e depois vice-presidente da Regional de Antofagasta da Escola de Medicina e diretora de atendimento médico básico do Serviço de Saúde de Antofagasta, na Segunda Região. Como diretora de atendimento médico básico, a prefeita Marcela Hernando ajudou a prevenir a propagação da cólera na Segunda Região e desempenhou papel ativo no fornecimento de serviços de saúde depois da propagação da doença para outras áreas de Antofagasta. Começou sua carreira médica em Antofagasta, onde era clínica geral nos consultórios de Corvallis e Centro Sur. A prefeita Marcela Hernando foi professora de pós-graduação e criou um programa de mestrado em Administração de Empresas bem-sucedido, com foco em saúde, na Universidad Andrés Bello, em Antofagasta. Também escreveu artigos para uma ampla gama de publicações. A prefeita Marcela Hernando graduou-se pela Universidad de Chile, onde estudou Medicina. Também tem pós-graduação em Saúde Pública pela Xavier Bichat Faculty, University of Paris; mestrado em Gestão pela Universidad Católica del Norte; mestrado em Gestão Pública pela University of Barcelona; mestrado em Gestão Comercial e de Marketing pela IEDE; e mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela Universidad Adolfo Ibáñez.

9 Professor W. Richard Janikowski Diretor do Centro de Pesquisa e Criminologia Comunitária e Professor Associado do Departamento de Criminologia e Direito Criminal, The University of Memphis O Professor W. Richard Janikowski é Diretor do Centro de Pesquisa e Criminologia Comunitária e Professor Associado do Departamento de Criminologia e Direito Criminal, na The University of Memphis em Memphis, Tennessee. Além disso, é parceiro de pesquisa para a estratégia Blue CRUSH da Secretaria de Polícia de Memphis, que foca em áreas de alta criminalidade na cidade e fornece apoio de pesquisa para a Operation: Safe Community, um esforço para a redução de crimes liderado pela Memphis Shelby Crime Commission. Professor Janikowski também é o principal investigador para a Memphis Project Safe Neighborhoods Initiative. Professor Janikowski também trabalhou em vários outros projetos com o Memphis Police Department, o United States Attorney s Office for the Western District of Tennessee, o Shelby County Sheriff s Office e muitos outros órgãos encarregados pelo cumprimento da lei. Também atuou como consultor e instrutor para o National Institute of Justice and Bureau of Justice Assistance do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Professor Janikowski é membro da Academy of Criminal Justice Sciences, da The American Society of Criminology e da Southern Criminal Justice Association. Também fez inúmeras palestras e treinou oficiais da polícia em áreas como análise de crime e política de solução de problemas. Professor Janikowski tem trabalhos publicados sobre questões relacionadas a procedimentos e leis criminais e criminologia. É co-autor de Legality and Illegality e atualmente está concluindo um livro sobre procedimento criminal constitucional. Outros interesses de pesquisa estão nas colaborações entre órgãos de justiça criminal locais, estaduais e federais para reduzir a violência e o crime de gangues, no o impacto de experiências da primeira infância sobre a futura criminalidade. W. Richard Janikowski é detentor de vários prêmios, incluindo o Excellence in Engaged Scholarship Award e o Arts and Sciences W. Russell Smith Award for Teaching Excellence, da The University of Memphis. Dr. Jorge Gerdau Johannpeter Presidente do Conselho de Administração da Gerdau Dr. Jorge Gerdau Johannpeter é Presidente do Conselho de Administração da Gerdau, posição que ocupa desde Sob sua liderança, a Gerdau cresceu de uma produtora de aço com seis usinas e uma capacidade total instalada de aproximadamente três milhões de toneladas de aço para uma empresa internacional com fábricas em 14 países, operações nas Américas, Europa e Ásia e uma capacidade instalada de mais de 25 milhões de toneladas. Dr. Johannpeter é um defensor da eficiência gerencial e da qualidade nos setores público e privado. Foi o coordenador da Ação Empresarial e é membro-fundador do Movimento Brasil Competitivo. Ele preside a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo federal e o Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Uma de suas funções de liderança executiva é a de membro do conselho diretor do Instituto Aço Brasil, que presidiu por dois mandatos. Dr. Jorge Gerdau Johannpeter também é membro do Conselho de Administração da Petrobras, do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da diretoria consultiva do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies, na Harvard University.

10 Elly Keinan Gerente Geral da IBM para a América Latina Elly Keinan é Gerente Geral da IBM para a América Latina. Nessa posição, é responsável por liderar a estratégia, crescimento de negócios e desenvolvimento de talentos da empresa, em 20 países por toda a América Latina. Anteriormente, Elly foi gerente geral do Systems and Technology Group para Mercados em Crescimento da IBM, onde tinha a responsabilidade de aumentar os negócios em economias de alto crescimento em toda a Ásia e Pacífico, América Latina, Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África. Antes disso, foi gerente geral e diretor de operações da IBM Japão. Elly ocupou várias outras posições executivas na IBM, entre elas, gerente geral de Sectors para o nordeste da Europa, Oriente Médio e sul da África e vice-presidente mundial de Storage Systems Sales and Operations. Elly Keinan tem bacharelado em Ciências da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute e mestrado em Administração de Empresas, com ênfase em negócios internacionais, pela University of Miami. Jerson Kelman Presidente do Grupo Light S.A. Jerson Kelman é Presidente do Grupo Light S.A., posição que ocupa desde Antes, Jerson foi diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de 2005 a 2008, e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, de 2001 a Também atuou como pesquisador no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, diretor de estudos e projetos na Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas e como consultor para o World Bank. Além disso, foi fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica, no qual diagnosticou a crise energética do Brasil em É membro do conselho da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro. É professor de recursos hídricos no COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde Também é autor dos livros Desafios do Regulador e Cheias e Aproveitamentos Hidroelétricos e escreveu muitos trabalhos técnicos, capítulos de livros e artigos de jornal. Recebeu vários prêmios, incluindo o King Hassan II Great World Water Prize do World Water Council. Jerson Kelman é graduado em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Engenharia Civil pelo COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Colorado State University.

11 Colin Lim Diretor do Grupo de Licenciamento de Veículos e Tráfego da Land Transport Authority Singapore Colin Lim é Diretor do Grupo de Licenciamento de Veículos e Tráfego da Land Transport Authority de Cingapura. Nessa posição, ele é responsável pelo registro, licenciamento e tributação de veículos e pela execução da legislação veicular. Colin também regula a rede de transporte público de Cingapura, que consiste no sistema de transporte de massa, ônibus e táxis, responsável por mais de 6,5 milhões de viagens diariamente. Além disso, também supervisiona a promoção e segurança do transporte público. Anteriormente, Colin trabalhou para a IBM no Reino Unido, liderando localmente os Sistemas de Transportes Inteligentes para a Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico. Antes de ingressar na IBM, serviu no Singapore Administrative Service, órgão governamental, e também ocupou posições nos ministérios de Políticas Internas, Transporte e Trabalho de Cingapura. Colin Lim frequentou a The London School of Economics e a University of Oxford. Marcos Maran Presidente da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC) Marcos Maran é presidente e fundador da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), uma organização sem fins lucrativos com mais de 400 membros. A ABRAFAC foi fundada em 2004 para compartilhar conhecimento e representar e desenvolver os interesses de profissionais e empresas da indústria de gerenciamento de facilities do Brasil. Marcos foi diretor secretário e diretor tesoureiro da associação. Alem disso, foi coordenador da primeira pesquisa do setor de facilities do Brasil. Marcos tem mais de 20 anos de experiência na operação e manutenção de edifícios de alto nível em todo o Brasil. Ele foi gerente de Manutenção, Serviços Públicos e Construção do Centro Empresarial de São Paulo (CENESP), pioneiro em gerenciamento de facilities e do conceito de edifícios inteligentes. O CENESP abriga escritórios comerciais e um shopping que se estende por metros quadrados, incluindo metros quadrados de espaço verde. O complexo também hospeda aproximadamente 70 empresas e 80 lojas e é utilizado por uma média de pessoas por dia. Palestrante frequente em seminários, workshops e aulas, Marcos discursa sobre vários assuntos, entre eles sistemas de ar condicionado, contratos de serviço, manutenção de edifícios é gerenciamento de facilities. É graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em Gerenciamento de Manutenção pelo Centro Universitário da FEI. Marcos Maran também tem MBA em Gerenciamento de Facilities e mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

12 Sergio Tomás Massa Prefeito da Cidade de Tigre, Grande Buenos Aires, Argentina Sergio Tomás Massa é Prefeito da Cidade de Tigre. Foi eleito para o cargo pela primeira vez em 2007 e reeleito para seu segundo mandato em outubro de Durante seu primeiro mandato, o prefeito Massa afastou-se por 1 ano para atuar como chefe de gabinete, após sua nomeação para a posição pela presidência. Anteriormente, foi diretor executivo da Administración Nacional de la Seguridad Social, que é responsável pela concessão e emissão de aposentadorias e pagamentos de pensões, auxílios para famílias e auxílio-desemprego para trabalhadores. Naquela posição, lançou um plano de reorganização e incorporou sistemas de gerenciamento modernos que melhoraram a eficiência do sistema de seguridade social. Enquanto era diretor executivo, também atuou como deputado federal. Antes disso, prefeito Massa foi secretário de Welfare and Social Security para a Câmara de Deputados de Buenos Aires, vice-presidente da Comissão de Consumidores e da Comissão Geral Legislativa, e deputado estadual em Buenos Aires. O prefeito Sérgio Massa estudou Direito na University of Belgrano. Dr. Ronald Melton Engenheiro Sênior de Sistemas de Potência da Pacific Northwest National Laboratory Dr. Ronald Melton é Engenheiro Sênior de Sistemas de Potência da Pacific Northwest National Laboratory. Tem mais de 30 anos de experiência em sistemas de engenharia aplicados a desafios interdisciplinares e recentemente atuou como chefe técnico em segurança cibernética para sistemas de controle industrial usados em infraestruturas críticas. Como parte de suas responsabilidades na Pacific Northwest National Laboratory, Melton é administrador do GridWise Architecture Council, com foco na promoção e habilitação de interoperabilidade entre as muitas entidades que interagem com os sistemas de distribuição de energia dos Estados Unidos. Também é Diretor de Projetos para o Pacific Northwest Smart Grid Demonstration Project, que mantém a liderança da região no desenvolvimento e implementação de tecnologia de rede inteligente. Melton foi o principal autor do System Protection Profile for Industrial Control Systems, que foi inicialmente preparado para o National Institute of Standards and Technology e subsequentemente atualizado para o Department of Homeland Security. É membro sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers e da Association for Computing Machinery. Ronald Melton obteve bacharelado em Engenharia Elétrica pela University of Washington e mestrado e doutorado em Ciência da Engenharia pelo California Institute of Technology.

13 Nelson José Hübner Moreira Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nelson José Hübner Moreira é Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Iniciou nessa função em 2009, momento em que retorna para ANEEL, já que antes havia trabalhado como assistente para a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, de 2000 a Anteriormente, ocupou várias posições no Ministério das Minas e Energia no Brasil, incluindo a de ministro temporário de Minas e Energia, em 2007 e 2008, secretário-executivo para a então ministra e atual presidente Dilma Roussef, de 2005 a 2008, e chefe de gabinete, de 2003 a Ele também integrou o Departamento de Política Energética e foi Diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Nelson José Hübner Moreira começou sua carreira na Companhia Energética de Brasília como diretor de distribuição. É graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Claudia Fan Munce Diretora-Gerente do Grupo de Capital de Risco e Vice-Presidente de Estratégia Corporativa da IBM Claudia Fan Munce é Diretora-Gerente do Grupo de Capital de Risco da IBM, desde Além disso, é Vice-Presidente de Estratégia Corporativa. Claudia Fan Munce ingressou na Divisão de Pesquisas da IBM em 1985 e tem ocupado muitas posições técnicas e comerciais de liderança. Também atua como presidente do comitê consultivo corporativo da National Venture Capital Association e é membro do comitê da Latin American Venture Capital Association. O Grupo de Capital de Risco da IBM procura construir relações estratégicas com empresas de capital de risco e empresas de seu portfólio, concentrando-se em mercados em crescimento e em tecnologias emergentes. A missão do Grupo de Capital de Risco é promover um ecossistema de inovação que una toda a gama de recursos e competências da IBM à dos parceiros de capital de risco e à de outros motivadores de inovação importantes, para maximizar oportunidades de crescimento. Claudia Fan Munce tem mestrado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Santa Clara University e MBA pela Stanford University.

14 Wagner Bittencourt de Oliveira Ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República Federativa do Brasil Wagner Bittencourt de Oliveira é Ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República Federativa do Brasil. Wagner começou sua carreira em 1975 no Banco Nacional de Desenvolvimento e em 2006 tornou-se diretor de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projeto. Também ocupou posições como superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste. Wagner Bittencourt de Oliveira é engenheiro e graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Carlos Roberto Osorio Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil Carlos Roberto Osorio é Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Cidade do Rio de Janeiro. Desde que assumiu a liderança do departamento, criado pelo prefeito Eduardo Paes em 2010, Carlos Roberto vem desenvolvendo novas estratégias para aperfeiçoar a eficiência e a capacidade de resposta da prefeitura, além de ter lançado várias iniciativas de conservação, iluminação pública e saneamento. Antes, Carlos Roberto Osorio desempenhou um papel chave na organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio e, como Secretário Geral do Comitê Olímpico Brasileiro, no planejamento da candidatura bem sucedida do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos em 2016.

15 Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil O prefeito Eduardo Paes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 14 de novembro de Formado em Direito pela PUC-Rio, iniciou sua carreira pública cedo, aos 23 anos, quando, em 1993, assumiu a Subprefeitura de Jacarepaguá e da Barra. Em 1996, aos 27 anos, elegeu-se vereador, com a maior votação do Brasil naquele ano. Foi eleito deputado federal duas vezes. Na primeira, em 1998, foi o mais votado do Rio. Em 2000, assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em 2002, Eduardo Paes retornou à Câmara dos Deputados para o seu segundo mandato como deputado federal. Em 2007, ano dos Jogos Pan-Americanos, foi nomeado Secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. E em 1º janeiro de 2009, tomou posse como Prefeito do Rio. Em quase três anos de governo, tem liderado uma verdadeira transformação da cidade nas mais diferentes áreas: Educação Acabou com a aprovação automática, ampliou o ensino para a primeira infância com a criação dos EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil) e adotou o regime integral em comunidades carentes através das Escolas do Amanhã. Saúde Expandiu a atenção básica com a criação das Clínicas da Família, que já levaram o programa de saúde da família para 1,6 milhão de pessoas, aumentando em mais de sete vezes a cobertura existente no início do governo. Transportes Deu início a uma revolução na mobilidade urbana com os projetos de implantação do Bilhete Único Carioca o mais barato do Brasil e de quatro corredores expressos de ônibus articulados os BRTs (Bus Rapid Transit) Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil que ligarão as principais regiões da cidade até as Olimpíadas. Meio Ambiente Construiu o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, um dos mais modernos do mundo para o tratamento do lixo, substituindo o Aterro de Gramacho um dos maiores passivos ambientais da Região Metropolitana. A meta da cidade é reduzir em 8% a emissão de gases do efeito estufa até Em dezembro de 2010, Paes inaugurou o Centro de Operações Rio, reconhecido como um dos centros de monitoramento mais modernos do mundo. O espaço integra cerca de 30 órgãos com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no seu dia a dia e, em especial, durante grandes eventos ou situações de emergência. Com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, o Centro de Operações Rio abriga o maior telão existente na América Latina, com 80 metros quadrados. Ao todo, 400 funcionários e 450 câmeras de monitoramento trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana a fim de antecipar soluções e minimizar ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre riscos e medidas urgentes a serem tomadas em casos de emergências como, por exemplo, chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. Além disso, desde 2009, o prefeito começou um ambicioso projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio: o Porto Maravilha, com a recuperação urbanística de uma importante área abandonada da cidade com mais de 5 milhões de metros quadrados. Investimentos que somam 8 bilhões de reais já estão fazendo renascer a área do Cais do Porto, transformando-a em um polo de negócios, turismo e lazer. Entre os equipamentos culturais em obras ali, estão o Museu do Amanhã, projeto do premiado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e o Museu de Arte do Rio. As boas práticas de gestão implementadas na administração Paes renderam ao Rio de Janeiro reconhecimento internacional. A cidade conquistou o grau de investimento de uma das mais renomadas agências de classificação de risco, foi apontada como uma das metrópoles que melhor reagiram à crise financeira internacional e foi a primeira no mundo a firmar diretamente uma operação de crédito com o Banco Mundial para o desenvolvimento econômico e social. Como prefeito, Eduardo Paes foi um dos líderes da campanha que fez do Rio de Janeiro a cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, os primeiros Jogos na América do Sul. Hoje, em parceria com os governos estadual e federal, trabalha intensamente para que os Jogos Olímpicos e a Copa de 2014 evento que também conta com protagonismo do Rio deixem um importante legado para a cidade e melhore a qualidade de vida de todos os cariocas. Eduardo Paes é casado e pai de dois filhos.

16 Samuel J. Palmisano Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da IBM Sam Palmisano é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da IBM. Foi nomeado Diretor Executivo em 2002 e Presidente em Começou sua carreira na IBM em 1973, em Baltimore, Maryland. Desde então, Sam Palmisano ocupou uma série de posições de liderança durante sua carreira na IBM, incluindo a de vice-presidente sênior para os grupos de Sistemas Empresariais e de Sistemas Pessoais. Sam Palmisano desempenhou um papel chave na criação e liderança dos Serviços Globais da IBM, ascendendo a vice-presidente sênior e construindo a maior e mais diversificada organização de serviços de tecnologia da informação na indústria. Também atuou como diretor de operações na IBM Japão. Tornou-se presidente e diretor de operações em Sam Palmisano é formado pela The Johns Hopkins University. Em reconhecimento ao seu papel de liderança como co-presidente da Iniciativa de Inovação Nacional do Council on Competitiveness e também por suas muitas realizações empresariais, Sam Palmisano recebeu o título honorário de Doutor em Letras do Rensselaer Polytechnic Institute, em Em 2006, recebeu o título de Membro Honorário da London Business School. Sam Palmisano é também detentor de vários prêmios empresariais, incluindo o Prêmio de Liderança Empresarial de Destaque do Atlantic Council, em 2009, e a primeira Taça Deming, oferecida em 2010 pelo Centro W. Edwards Deming para Qualidade, Produtividade e Competitividade da Columbia Business School. Também é membro eleito da American Academy of Arts and Sciences. Christiane Pelajo Editora e Âncora do Jornal da Globo (Rede Globo) Christiane Pelajo é Editora e Âncora do Jornal da Globo, transmitido pela Rede Globo. Anteriormente apresentava as edições noturnas dos programas Em Cima da Hora e Pelo Mundo, da Globo News. Ao longo de sua carreira como jornalista, Christiane Pelajo fez coberturas ao vivo para plantões jornalísticos sobre assuntos importantes e indivíduos de destaque, incluindo Diana, a Princesa de Gales e o Papa Bento XVI. Também cobriu as Copas do Mundo da FIFA de 1998 e 2006, entrevistou candidatos a eleições presidenciais e produziu reportagens especiais para os Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, e para os Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, na Grécia. Christiane Pelajo graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17 Ricardo Pelegrini Gerente Geral da IBM Brasil Ricardo Pelegrini é o Gerente Geral da IBM Brasil e ocupa essa posição desde Anteriormente Pelegrini foi o gerente geral de Global Technology Services da IBM Itália. Também foi o vice-presidente do setor de Serviços Financeiros da IBM na América Latina e, antes disso, diretor do setor de Serviços Financeiros no Brasil, onde era responsável por gerenciar os segmentos de bancos, seguros e mercados financeiros. Além dessas funções de liderança nos setores de Serviços Financeiros da IBM, Pelegrini foi o diretor de e-business no Brasil, onde liderou toda a estratégia e vendas para comércio eletrônico, gestão de relacionamento com o cliente, planejamento de recursos empresariais, gestão de cadeia de suprimentos e soluções de inteligência em negócios. As responsabilidades de sua primeira posição na empresa incluíam liderar o segmento industrial da IBM no Brasil, focando nas áreas de eletro-eletrônicos e autopeças e impulsionando os negócios da IBM em todas as linhas de produtos e serviços. Pelegrini participou do IBM Management Acceleration Program ocorrido nas sedes da empresa na América Latina e em todo o mundo, onde focou em consultoria de indústria e gestão de mercado. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing. Marcus Regueira Sócio-Fundador da FIR Capital Marcus Regueira é Sócio-Fundador da FIR Capital, uma gestora brasileira de Venture Capital que investe em pequenas e médias empresas. Nos mais de 25 anos de experiência internacional em mercados de capitais, Marcus representou muitas multinacionais e corporações brasileiras em transações de incorporação, aquisição e joint-ventures em tecnologia. Foi também diretor e vice-presidente de grupos de investimentos bancários, subscrições e mercados de capitais em instituições financeiras no Brasil e nos Estados Unidos. Marcus é membro da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, a qual serviu como seu presidente de 2006 a Também é fundador e membro do Instituto Hartmann Regueira, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao empreendedorismo de impacto social no Brasil, e membro do C.E.S.A.R., um centro de excelência em desenvolvimento de tecnologia da informação. Marcus Regueira tem MBA pela The Wharton School da University of Pennsylvania.

18 Jeffrey A. Rhoda Gerente Geral Global da IBM para Educação e Administração Pública Jeff Rhoda é Gerente Geral Global da IBM para Educação e Administração Pública para o mundo todo, onde é responsável pelo desempenho, estratégia e parcerias estratégicas no setor. Anteriormente, Jeffrey foi vice-presidente de vendas do Setor Público para Mercados em Crescimento na IBM. Nessa posição liderou vendas a clientes governamentais, da área de saúde e de educação na América Latina, Austrália e Nova Zelândia, Europa Central e Oriental, Rússia, Oriente Médio, África e Ásia. Jeffrey também liderou iniciativas da IBM no apoio ao estímulo econômico e programas Smarter Cities nestas regiões. Ele passou mais de 25 anos no Setor Público com a IBM em áreas que incluem vendas, marketing, canais e ibm.com. Como diretor de Governo Eletrônico Global, Jeffrey supervisionou a estratégia e as alianças estratégicas da IBM, e uma ampla gama de soluções de governo eletrônico. Além disso, liderou a iniciativa Sales Eminence nos 147 países dos Mercados em Crescimento na IBM. A iniciativa é uma das três prioridades integradas e foca no desenvolvimento de uma força de vendas profissional que tem aptidões mais valorizadas no mercado de trabalho e pelos clientes da empresa. Jeffrey também é membro da equipe executiva que liderou a transformação da própria IBM, desempenhando papel chave no desenvolvimento e implementação do ibm.com, o canal direto da IBM que combina os recursos de call center e Web da empresa. Jeffrey Rhoda é bacharel em Ciências pela Robert H. Smith School of Business na University of Maryland, College Park. Virginia (Ginni) M. Rometty Vice-Presidente Sênior e Executiva do Grupo de Vendas, Marketing e Estratégia da IBM Ginni Rometty é Vice-Presidente Sênior e Executiva do Grupo de Vendas, Marketing e Estratégia. Em 2 de janeiro de 2012 assumirá a posição de Presidente e Diretora Executiva. Como líder de vendas mundiais da IBM, é responsável pela receita, lucros e satisfação dos clientes nos 170 mercados globais nos quais a IBM faz negócios. Nessa função, é responsável pelos resultados mundiais da IBM, que excederam US$ 99 bilhões em Também é responsável por liderar a estratégia global da companhia e pelas funções de marketing e comunicações. Anteriormente, Ginni foi vice-presidente sênior da IBM Global Business Services. Durante seu mandato, liderou a integração bem-sucedida da PricewaterhouseCoopers Consulting, construindo uma equipe mundial de mais de consultores de negócios e especialistas em serviços. Ginni Rometty ocupou outras posições em negócios de serviços da IBM, incluindo gerente geral da IBM Global Services Americas, onde foi responsável por liderança estratégica, operações e relacionamento com clientes. Também atuou como gerente geral de estratégia, marketing e operações de vendas para a IBM Global Services no mundo todo. Antes de ingressar na IBM Global Services, ela foi gerente geral do Global Insurance and Financial Services Sector da IBM. Também orientou as prioridades dos Insurance Research Centers da IBM em Hawthorne, N.Y.; Zurique, Suíça e Yamato, Japão, assim como o desenvolvimento de soluções de seguro da IBM em todo o mundo. Ginni Rometty é bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, com honra ao mérito, pela Northwestern University.

19 Kenneth Schwartz Professor Favrot e Reitor da Tulane School of Architecture, Tulane University Kenneth Schwartz é Professor Favrot e Reitor da Tulane School of Architecture. Como arquiteto, projetista comunitário, planejador e educador, foca na força construtiva que o urbanismo progressista e a arquitetura podem desempenhar na reconstrução de cidades. Anteriormente, Schwartz atuou como professor, chefe de departamento e decano associado na University of Virginia. Também foi o co-fundador da Schwartz-Kinnard, Architects. Ao longo de sua carreira ele também lecionou na Cornell University, na Syracuse University e na Princeton University. Em reconhecimento às suas contribuições para a educação arquitetônica, foi eleito membro do American Institute of Architects. Schwartz foi honrado com vários prêmios e o amplo reconhecimento da indústria. Foi nomeado um dos 25 principais educadores arquitetônicos nos Estados Unidos pela Design Intelligence Magazine e recebeu o prêmio anual Alumni Association Distinguished Professor Award da University of Virginia, que é a maior honra dada a um membro do corpo docente de uma universidade. Com sua empresa Schwartz-Kinnard, Architects, Schwartz também ganhou quatro competições nacionais de design e, por um de seus planos diretores com o Renaissance Planning Group, recebeu um Charter Award do Congress for the New Urbanism. É arquiteto e mestre em Arquitetura pela Cornell University. Paul Smitton Diretor de Desenvolvimento Internacional da Qantas Loyalty, Qantas Airways Paul Smitton é Diretor de Desenvolvimento Internacional da Qantas Loyalty, que opera o programa Frequent Flyer da Qantas Airways. Nesta função, é responsável por levar o modelo de negócios Qantas Frequent Flyer para outras companhias aéreas ao redor do mundo. Paul ingressou na Qantas Airways em 2008, chefiando a função de marketing e análises como membro da equipe que transformou o programa Qantas Frequent Flyer em um negócio de US$ 2 bilhões. Anteriormente, Paul foi diretor-administrativo na International Customer Loyalty Programmes (ICLP), uma consultoria em marketing de fidelização na qual supervisionava operações na Europa Central e norte da Ásia; e era também responsável pelo setor vertical global para companhias aéreas. Antes de ingressar na ICLP, Paul foi gerente geral de marketing de relacionamento no Commonwealth Bank of Australia e gerente geral para a Índia e chefe de fidelidade na Virgin Atlantic Airways, onde liderou o relançamento do Frequent Flyer Program. Paul começou sua carreira na indústria de companhias aéreas na Air New Zealand, onde foi nomeado diretor de marketing para o Reino Unido e Irlanda. Sua primeira posição na empresa foi como estagiário e nela desenvolveu, lançou e gerenciou o Airpoints, o primeiro programa de milhagens da empresa. Paul Smitton é graduado em Comércio pela The University of Auckland.

20 F. Michael Valocchi Vice-Presidente, Sócio e Líder para o Setor de Energia e Serviços de Utilidade Pública, Serviços de Negócios Globais da IBM Michael Valocchi é Vice-Presidente e Sócio, além de Líder para o Setor de Energia e Serviços de Utilidade Pública, da unidade de Serviços de Negócios Globais da IBM. Nesta função, Michael é responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias do setor prestando consultoria, assim como desenvolvimento e direção da liderança intelectual e estratégia de soluções do setor dentro da empresa. Anteriormente, Michael foi sócio de Estratégia de Negócios da IBM Global Services e da PricewaterhouseCoopers Consulting. Michael tem 25 anos de experiência junto a clientes no setor de energia e utilidades públicas e expertise em questões de finanças, estratégia, operacionais e regulatórias. Ele implementou com sucesso soluções em incorporações e aquisições, gestão comercial e de risco, controle de custos, reestruturação financeira, estratégias de ativos e regulatórias, além de estudos para entrada no mercado. Como líder intelectual nas áreas de capacitação do cliente e transformação de modelos de negócios, Michael já escreveu sobre pontos de vista do setor, artigos sobre liderança e papers, entre eles Switching Perspectives: Creating New Business Models for a Changing World of Energy, Lighting the Way: Understanding the Smart Energy Consumer e Plugging in the Consumer. Já compareceu em vários programas de televisão para discutir sobre energia mais inteligente e cidades mais inteligentes e também contribui frequentemente em artigos para publicações como o The Wall Street Journal, The New York Times e The Financial Times. Já foi nomeado pelo Earth2Tech para a lista dos mais importantes Movers and Shakers do SmartGrid do Networked Grid 100. Michael também participa do The Energy and Utilities Project Executive Board for Kyoto Publishing, do Interconnectivity Committee e do World Energy Council. Michael Valocchi é bacharel em Contabilidade pela Saint Joseph s University. Ankie van der Zanden Analista Forense do Centro de Conhecimento e Perícia de Análise Inteligente de Dados do Netherlands Forensic Institute Ankie van der Zanden é Analista Forense do Centro de Conhecimento e Perícia de Análise Inteligente de Dados do Netherlands Forensic Institute. Nessa função, desenvolve modelos computacionais que reconhecem elementos suspeitos e outros de relevância em dados não estruturados para auxiliar organizações de segurança pública. Ultimamente, Ankie van der Zanden também tem feito pesquisas com foco em análise de textos. Começou sua carreira como analista forense na força policial regional em Amsterdã, cuja eficiência e eficácia ajudou a aperfeiçoar, contribuindo para a implementação de um sistema de policiamento inteligente. Esse modelo colaborativo se baseia no aperfeiçoamento de operações de inteligência, além de policiamento para resolução de problemas voltados para a comunidade. Ankie van der Zanden tem mestrado em Matemática e Informática pela VU University Amsterdam.

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 3 } 1. INTRODUÇÃO: PARQUE TECNOLÓGICO CAPITAL DIGITAL - PTCD Principal polo de desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Distrito Federal, o PTCD

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

PGQP. Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Qualidade Gestão Inovação Competitividade Sustentabilidade

PGQP. Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Qualidade Gestão Inovação Competitividade Sustentabilidade PGQP Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Qualidade Gestão Inovação Competitividade Sustentabilidade visão das lideranças A Excelência de qualquer organização depende da sinergia entre três fatores:

Leia mais

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo

Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Hamilton Beach Brands, Inc. Perfil dos integrantes do comitê executivo Gregory H. Trepp Presidente e CEO Gregory H. Trepp é presidente e CEO da Hamilton Beach Brands, Inc., e também CEO da The Kitchen

Leia mais

Perfil corporativo Amadeus IT Group S.A. 75 mil agências "Your technology partner" Segmentos de clientes atendidos Provedores de viagens: Companhias

Perfil corporativo Amadeus IT Group S.A. 75 mil agências Your technology partner Segmentos de clientes atendidos Provedores de viagens: Companhias Perfil corporativo Amadeus IT Group S.A. A Amadeus é a principal parceira de tecnologia para o mercado global de viagens e turismo. Provê soluções de TI, distribuição e conteúdo que auxiliam seus clientes

Leia mais

Reunião da Qualidade RS - 48a Edição. Inovação e Cidades Inteligentes. Planeta Mais Inteligente: www.ibm.com/smarterplanet/br/pt/

Reunião da Qualidade RS - 48a Edição. Inovação e Cidades Inteligentes. Planeta Mais Inteligente: www.ibm.com/smarterplanet/br/pt/ Planeta Mais Inteligente: www.ibm.com/smarterplanet/br/pt/ Siga a IBM no Twitter: YouTube Canal IBM: www.twitter.com/ibmbrasil www.youtube.com/ibmbrasil Reunião da Qualidade RS - 48a Edição Inovação e

Leia mais

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS VESTIBULAR 2015/1 SELEÇÃO PARA CURSOS TECNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA Aprovado

Leia mais

Liderança Feminina. Que tipo de clima as altas executivas geram em suas equipes? Setembro/2009

Liderança Feminina. Que tipo de clima as altas executivas geram em suas equipes? Setembro/2009 Liderança Feminina Que tipo de clima as altas executivas geram em suas equipes? Setembro/2009 Sobre o Hay Group Hay Group é uma consultoria global em gestão que trabalha com líderes para transformar estratégias

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015.

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015. APRESENTAÇÃO A Biossplena - Projetos Ecodinâmicos é uma empresa que atua há cinco anos no Brasil, desenvolvendo e assessorando projetos para EMPREENDIMENTOS URBANÍSTICOS, com foco nas comunidades planejadas,

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA

SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA SEM FRONTEIRAS NA AMÉRICA LATINA Case vencedor do VII Prêmio ANATEC na categoria B2B Serviços BANCA ASSINATURA CUSTOMIZADA PORTFÓLIO A maior provedora de conteúdo de economia, negócios e finanças da América

Leia mais

IBM Solutions Center São Paulo

IBM Solutions Center São Paulo IBM Solutions Center São Paulo IBM Solutions Center A IBM está estabelecida há mais de 90 anos no Brasil e é um dos grandes motores do desenvolvimento da tecnologia de informação aplicada aos negócios.

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER A WIPRO NO BRASIL O Brasil esteve sob o foco da Wipro desde 2006, quando a companhia iniciou as suas

Leia mais

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral Imprensa São Paulo, 16 de junho de 2015 Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral O estudo foi baseado em uma pesquisa realizada

Leia mais

Valores diferenciados para associados/funcionários do Sinduscon/RS

Valores diferenciados para associados/funcionários do Sinduscon/RS MBA Contabilidade & Direito Tributário. Parceria: IPOG/Sinduscon-RS O IPOG em parceria com o CRC-RS, traz à Porto Alegre o MBA em Contabilidade & Direito Tributário, que já é sucesso, com mais de 20 turmas

Leia mais

Visão para o Rio Rede das Redes Projetos Transformadores / Negócios

Visão para o Rio Rede das Redes Projetos Transformadores / Negócios PROJETO 2015-2017 O Projeto Associação Comercial do Rio de Janeiro 2015 2017 consiste em um conjunto de conceitos, diretrizes e convergências de ações que vão orientar a atuação da ACRio para os próximos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

Veículo: Valor Online Data: 29/04/09

Veículo: Valor Online Data: 29/04/09 Veículo: Valor Online Data: 29/04/09 Cresce procura por gestores de risco Em tempos de crise, os gestores de risco estão sendo garimpados pelas empresas como pedras raras. Segundo a consultoria Michael

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Serviços Editoriais da Emerald

Serviços Editoriais da Emerald Serviços Editoriais da Emerald Produção, Hospedagem & Disseminação Emerald Group Publishing 29/10/2014 www.emeraldgrouppublishing.com Sobre a Emerald Group Publishing Editora independente Mais de 320 colaboradores

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS 2010.2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro

Leia mais

4, 5 e 6 de novembro - 2008. O Maior Encontro Sobre Investimentos e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Latino Americano

4, 5 e 6 de novembro - 2008. O Maior Encontro Sobre Investimentos e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Latino Americano O Maior Encontro Sobre Investimentos e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Latino Americano 4, 5 e 6 de novembro - 2008 São Paulo - Transamérica Expo Center www.cityscapelatinamerica.com.br 3,000 participantes

Leia mais

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 ESTUDA NO CORAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Obtenha uma educação global no meio dos EUA, na primeira universidade de Wisconsin. Desde 1846, a Carroll

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Luiz Ildebrando PIERRY 28/4/2009

Luiz Ildebrando PIERRY 28/4/2009 Luiz Ildebrando PIERRY 28/4/2009 Estrutura da AQRS/PGQP 2009/2010 CONSELHO SUPERIOR CONSELHO FISCAL CTSA CTSA CONSELHO DIRETOR SECRETARIA EXECUTIVA Comitês Setoriais Comitês Regionais Org. com Termo de

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes 12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ALAVANCANDO COMPETITIVIDADE" HitendraPatel INDIA Diretor do Centro de Excelência em Inovação e Liderança de Cambridge.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

Conferencistas. Cristovam Buarque

Conferencistas. Cristovam Buarque Conferencistas Cristovam Buarque É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1966, e Doutor em Economia, pela Sorbonne, Paris, em 1973. É professor da Universidade de Brasília

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

Investe São Paulo. Campinas, 17 de março de 2015

Investe São Paulo. Campinas, 17 de março de 2015 Investe São Paulo Campinas, 17 de março de 2015 Missão Ser a porta de entrada para novos investimentos e a expansão dos negócios existentes, gerando inovação tecnológica, emprego e renda. Promover a competitividade

Leia mais

Rio de cara nova. Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos

Rio de cara nova. Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos Rio de cara nova Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos por Ernesto Neves 01 de Agosto de 2011 Fonte: Revista Veja Rio Cidade do Rock O terreno de 250 mil metros quadrados

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

27/09/2011. Integração Econômica da América do Sul: Perspectiva Empresarial

27/09/2011. Integração Econômica da América do Sul: Perspectiva Empresarial 27/09/2011 Integração Econômica da América do Sul: Perspectiva Empresarial Estrutura da apresentação Perspectiva empresarial Doing Business 2011 Investimentos Estrangeiros e Comércio Exterior Complementaridade

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

Criatividade e identificação de oportunidades

Criatividade e identificação de oportunidades Criatividade e identificação de oportunidades Como identificar oportunidades de negócios Inscrições até 17 de Julho Criatividade e identificação de oportunidades À distância, ao vivo De $380 a $540 8h

Leia mais

SERVIÇOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO ETICOM: ASSOCIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES DA ANDALUZIA

SERVIÇOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO ETICOM: ASSOCIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES DA ANDALUZIA ETICOM: ASSOCIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES DA ANDALUZIA ASSOCIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES DA ANDALUZIA SERVIÇOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO 1 SERVIÇOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras

Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras nº 342 outubro 2014 Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras Odebrecht 70 anos: projetos que contribuem para melhorar as opções de mobilidade urbana das comunidades Odebrecht Infraestrutura Brasil

Leia mais

Desenvolvimento de educação técnica e científica para a operação de centros de PD&I no Brasil. Carlos Arruda, Erika Barcellos, Cleonir Tumelero

Desenvolvimento de educação técnica e científica para a operação de centros de PD&I no Brasil. Carlos Arruda, Erika Barcellos, Cleonir Tumelero Desenvolvimento de educação técnica e científica para a operação de centros de PD&I no Brasil Carlos Arruda, Erika Barcellos, Cleonir Tumelero Empresas Participantes do CRI Multinacionais Instituições

Leia mais

O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as

O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as O Movimento INOVA, nasceu em 2007 a partir do interesse e da necessidade da sociedade em fomentar na América Latina um movimento para discutir as principais oportunidades geradas pela inovação em prol

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Inteligência Competitiva Uma Solução Estratégica. Jaime Quesado

Inteligência Competitiva Uma Solução Estratégica. Jaime Quesado VII Encontro da PASC Plataforma Activa da Sociedade Civil 2 de Março de 2011 Sala do Senado da Reitoria da UNL Inteligência Competitiva Uma Solução Estratégica Jaime Quesado Patrocinadores Globais Inteligência

Leia mais

Gestão de projetos. Da ideia ao resultado. Inscrições até 10 de Julho

Gestão de projetos. Da ideia ao resultado. Inscrições até 10 de Julho Gestão de projetos Da ideia ao resultado Inscrições até 10 de Julho Gestão de Projetos À distância, ao vivo De $640 a $840 16h Julho a Agosto Módulos 1. A geração do projeto 2. Viabilidade e visibilidade

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL

MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL Data de realização: 25/06 a 03/07/2016 Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Carvalho de Mello Convênio..................... 3 Apresentação..................... 3

Leia mais

SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS

SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS VISÃO GERAL DE CAPACIDADES SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS AT-RISK International oferece Análise de Riscos, Proteção, Consultoria, Investigações e Treinamento em Segurança, nas Américas,

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Grupo PTV em expansão internacional - também na América do Sul PTV inaugura sua própria filial no Brasil Karlsruhe/São Paulo, 15/10/2015. Os especialistas em transportes do Grupo PTV estão expandindo ainda

Leia mais

TECNOLOGIA PARA OS DESAFIOS DO BRASIL

TECNOLOGIA PARA OS DESAFIOS DO BRASIL TECNOLOGIA PARA OS DESAFIOS DO BRASIL Consultoria, tecnologia e outsourcing indracompany.com INDRA NO BRASIL UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DE CONSULTORIA E TECNOLOGIA DO PAÍS BRASIL. PRINCIPAL MERCADO INTERNACIONAL

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Utilizando a Inteligência Competitiva para Tomar Decisões

Utilizando a Inteligência Competitiva para Tomar Decisões Utilizando a Inteligência Competitiva para Tomar Decisões São Paulo, 9 de outubro de 2006. 0 Apresentação da MKM Consulting 1 Mauro Martins Sócio Diretor da MKM Consulting MKM Consulting Mauro Martins

Leia mais

PMI e FUTEBOL. Project Management Institute. Making project management indispensable for business results.

PMI e FUTEBOL. Project Management Institute. Making project management indispensable for business results. Making project management indispensable for business results. Project Management Institute Global Operations Center Fourteen Campus Boulevard, Newtown Square, PA 19073-3299 USA TEL: +1-610-356-4600 FAX:

Leia mais

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO

MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO MACRO AMBIENTE DA INOVAÇÃO Ambiente de Inovação em Saúde EVENTO BRITCHAM LUIZ ARNALDO SZUTAN Diretor do Curso de Medicina Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo SOCIEDADES CONHECIMENTO

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância

A Escola. Com uma média de 1.800 alunos por mês, a ENAP oferece cursos presenciais e a distância A Escola A ENAP pode contribuir bastante para enfrentar a agenda de desafios brasileiros, em que se destacam a questão da inclusão e a da consolidação da democracia. Profissionalizando servidores públicos

Leia mais

Características. Carga horária 36 horas presenciais.

Características. Carga horária 36 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso A indústria de Private Equity e Venture Capital está em pleno desenvolvimento no Brasil, no ano de 2013 os investimentos foram de R$ 17,6 bilhões representando 0,37% do

Leia mais

BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland

BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland A BHMS Business & Hotel Management School está localizada na cidade de Lucerna e é membro do grupo suíço de escolas

Leia mais

VOCÊ SABE DO QUE É FEITO NOSSO SUCESSO?

VOCÊ SABE DO QUE É FEITO NOSSO SUCESSO? MBA... VOCÊ SABE DO QUE É FEITO NOSSO SUCESSO? PÓS-GRADUAÇÃO MBA - LL.M. - MASTER - PÓS-GRADUAÇÃO ENTRE OS 5 MELHORES DESTINOS PARA CURSAR MBA, SEGUNDO A Marketing Direito Gestão Esportiva Finanças e Controladoria

Leia mais

Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do

Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do regime internacional sobre mudanças climáticas Brasília,

Leia mais

21 a 23. novembro 2012. 13h00 20h30 São Paulo - Brasil www.itechfair.com.br

21 a 23. novembro 2012. 13h00 20h30 São Paulo - Brasil www.itechfair.com.br 21 a 23 novembro 2012 13h00 20h30 São Paulo - Brasil www.itechfair.com.br O Grupo Cipa Fiera Milano O Grupo A organização da itech - Feira Internacional de Tecnologia da Informação, é do Grupo Cipa Fiera

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Cisco Systems Incorporation

Cisco Systems Incorporation Cisco Systems Incorporation 1. Principais Características Matriz: Cisco Systems Inc. Localização: São José, Califórnia, Estados Unidos Ano de fundação: 1984 Internet: www.cisco.com Faturamento (2000):

Leia mais

I WORKSHOP FNCC. Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat. Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras

I WORKSHOP FNCC. Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat. Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras I WORKSHOP FNCC Repensando o Futuro das Cooperativas Financeiras Constituição do Núcleo de Cooperativismo Prof. João Carlos Douat Quem somos : Criado em 2012, é um espaço de estímulo e promoção da interlocução

Leia mais

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO)

Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Tipos de Escritórios de Projeto (PMO) Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de

Leia mais

Apresentação institucional

Apresentação institucional Apresentação institucional 2010 Institucional Quem somos Nossos valores Áreas de atuação Equipe Parcerias Contato Quem somos Sociedade de advogados com foco de atendimento em direito empresarial, compreendendo

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil

Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Instituição privada dedicada a promover negócios em ciências da vida no Brasil Biominas Brasil tem 21 anos de experiência na criação e desenvolvimento de empresas de ciências da vida. A Biominas Brasil

Leia mais

EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA OPERACIONAL (PTO)

EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA OPERACIONAL (PTO) EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 CONCESSÃO PARA AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS AEROPORTOS INTERNACIONAIS BRASÍLIA CAMPINAS GUARULHOS EDITAL DO LEILÃO Nº 2/2011 ANEXO 9 DO CONTRATO PLANO DE TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

AGENDA A CONFIRMAR* Minneapolis - MN. OptumLabs https://www.optum.com/optumlabs.html. University of Minnesota - School of Public Health

AGENDA A CONFIRMAR* Minneapolis - MN. OptumLabs https://www.optum.com/optumlabs.html. University of Minnesota - School of Public Health Minneapolis - MN OptumLabs https://www.optum.com/optumlabs.html AGENDA A CONFIRMAR* OptumLabs é o primeiro centro aberto e colaborativo de pesquisa e inovação da indústria de Healthcare. Através dos mais

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS. INTERNET pesquisa em direito e tecnologia E SUAS POSSIBILIDADES NA CIDADE 24 E 25 DE SETEMBRO

NOVAS TECNOLOGIAS. INTERNET pesquisa em direito e tecnologia E SUAS POSSIBILIDADES NA CIDADE 24 E 25 DE SETEMBRO NOVAS TECNOLOGIAS INTERNET pesquisa em direito e tecnologia E SUAS POSSIBILIDADES NA CIDADE 24 E 25 DE SETEMBRO 2015 TEXTO DE APRESENTAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO SOBRE O INTERNETLAB POR QUE FAZER ESSE EVENTO?

Leia mais

Características. Carga horária 24 horas presenciais.

Características. Carga horária 24 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso No Brasil, 7a maior economia mundial em 2013, a qualidade de ativos de infraestrutura é comparável à de países com PIB muito inferior. O governo brasileiro já reconhece

Leia mais

Mão-de-obra qualificada, flexibilidade

Mão-de-obra qualificada, flexibilidade > TECNOLOGIA INFORMÁTICA Negócio oportuno Empresas criam centros no Brasil para desenvolver softwares e aplicativos destinados ao mercado mundial DINORAH ERENO ILUSTRAÇÕES BUENO Mão-de-obra qualificada,

Leia mais

IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia

IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia CF1208 IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia Carlos Arruda, Afonso Cozzi, Érika Penido e Guilherme Souza Introdução A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo,

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO 2014 GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE O modelo de Gestão da Sustentabilidade do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é focado no desenvolvimento de

Leia mais

Características. Carga horária 24 horas presenciais.

Características. Carga horária 24 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso As organizações que apresentam melhores resultados financeiros, são nitidamente as que aprendem a lidar com as incertezas de forma proativa. Em mercados em constante mudança

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE

NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE A GESTÃO DE PAGAMENTO WWW.CYBERSOURCE.COM BRASIL@CYBERSOURCE.COM COMO SER MAIS EFICIENTE, RÁPIDO E SEGURO PARA QUE OS CLIENTES PREFIRAM COMPRAR

Leia mais

TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31

TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31 TRANSFORMANDO O RIO! ADVANCING ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION 04/11/2013 1/31 QUEM SOMOS Empresa pública, vinculada ao gabinete do Prefeito; Criada em agosto de 2011 para coordenar os projetos da Prefeitura

Leia mais

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Exportações de açúcar da empresa devem aumentar 86% na safra 2009/2010 A Copersucar completa

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Wi-Fi, Saúde e Segurança

Wi-Fi, Saúde e Segurança Wi-Fi, Saúde e Segurança O Wi-Fi está no centro da experiência conectada de hoje. Utilizado em 25% dos lares em todo o mundo 1, o Wi-Fi continua se expandindo como a tecnologia escolhida para redes tradicionais

Leia mais

Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France

Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France Reed Exhibitions Alcantara Machado & Reed Expositions France Estrutura do grupo Reed Elsevier REED EXHIBITIONS Alcance Global 500 eventos por ano 43 países 43 setores da economia 7 milhões de visitantes

Leia mais

crescimento nos últimos cinco anos. Desde 1995, as vendas cresceram num total de 85%. A maior parte das vendas da GE no ano 2000 ocorreram em seu

crescimento nos últimos cinco anos. Desde 1995, as vendas cresceram num total de 85%. A maior parte das vendas da GE no ano 2000 ocorreram em seu GENERAL ELECTRIC A General Electric Company é uma empresa diversificada, atuando em vários segmentos, sempre com o compromisso declarado de alcançar liderança mundial em cada um de seus negócios. Atualmente,

Leia mais

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS www.prochile.gob.cl O Chile surpreende pela sua variada geografia. Suas montanhas, vales, desertos, florestas e milhares de quilômetros de costa, o beneficiam

Leia mais

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8.

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. 12.6. Administradores e membros do conselho fiscal 12.7. Membros dos comitês

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis

Ciclo de Debates Jardim Botânico. Finanças sustentáveis Ciclo de Debates Jardim Botânico Finanças sustentáveis Data: 13 de junho de 2012 Horário: de 13h às 18h30 Local: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico Rio de Janeiro Objetivo: Discutir a sustentabilidade no

Leia mais