Gonga. O Quotidiano, 2002 (pormenor) Acrílico sobre tela. 80x57,5 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gonga. O Quotidiano, 2002 (pormenor) Acrílico sobre tela. 80x57,5 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra"

Transcrição

1 Gonga. O Quotidiano, 2002 (pormenor) Acrílico sobre tela. 80x57,5 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra

2 Alex Fernando Alvim Paulo Capela Tchalê Figueira Gonga Márcia Matonse Miro Estêvão Mucavele Malangatana Valente Ngwenya Miguel Petchkovsky Reinata Sadimba Shikhani Viteix Alex Nasceu em 1974 em Luanda, Angola. Formou-se, com distinção, na Willem de Kooning Academy of Art and Architecture, em Roterdão, em Entre 1997 e 1998 frequentou aulas em Granada, Espanha, na Alonso Faculdad de Bellas Artes, através do programa de intercâmbio Sócrates. No ano 2000 era já pós-graduado na Minerva Academy, na Holanda. Fernando Alvim Nasceu em 1963, em Luanda, Angola. Tendo vivido até aos 24 anos na sua cidade natal emigrou, em 1987, para Bruxelas onde ainda hoje vive e trabalha. Sobretudo entre 1992 e 1997 desenvolveu igualmente actividade artística em Luanda. Em 1997 dedicou-se ao projecto Memórias Íntimas Marcas e, na sequência desta experiência, desenvolveu o Centro de Arte Africana Contemporânea, operacional desde 1998 em várias áreas. Um ano depois, em 1999, dedicou-se a CAMOUFLAGE, o braço europeu deste Centro em Bruxelas. Nesse mesmo ano tornou-se administrador da Hans Bogatzke Collection of Contemporary African Art e iniciou ainda o projecto SOSO propondo sistemas culturais experimentais para as cidades africanas. Tendo participado em mais de 50 exposições internacionais e produzido mais de 10 filmes, Fernando Alvim detém um papel de destaque na promoção da arte e da cultura africanas, ocupando-se de projectos como Costa Reis Compilação de Arte Africana Actual (2000 em parceria com Rui Costa Reis), Gela Uanga war and art of elsewhere (2001 filme produzido em parceria com Valérie van Nitsen), NEXT FLAG reexistência cultural generalizada (2002 em parceria com Simon Njami) e ainda TACCA Territórios de Arte e Cultura Contemporânea Africana (2003). Presentemente, Fernando Alvim ocupa-se do projecto Mbutu Muande visionary nation iniciado em 2000 e que irá desenvolver, em Luanda, até ao ano 2005.

3 Fernando Alvim. Disarmed Race, 1985 Técnica mista, termos, 2 slides de texto, 2 projectores de slides. 200x150 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra Paulo Capela Paulo Capela, nascido em 1947, é um artista singular. Congolês de origem, refugiado em Luanda e naturalizado angolano em 1990, é um exemplo notável de sincretismo artístico. A sua obra autodidacta é composta por instalações, desenhos e aguarelas, expressando na sua fina percepção uma mistura de arte popular com arte moderna, de arte religiosa com política. Tchalê Figueira Nasceu em 1953 em S. Vicente, Cabo Verde. Aos 17 anos, em 1970, fugindo à incorporação militar e em plena ditadura fascista, emigrou para a Holanda onde permaneceu quatro anos, tendo-se depois fixado em Basel, na Suíça. Aí permaneceu onze anos e, entre 1976 e 1979, frequentou a Escola de Belas Artes (Schule für Gestaltung Basel). Em 1985 regressou ao Mindelo onde ainda hoje vive e trabalha. Dinamizador da cultura africana e artista multifacetado, desenvolve ainda actividades nas áreas da Música e da Literatura, sendo a intervenção social, o despertar de consciências, os desfavorecidos da sociedade e a degradação da figura humana vítima dessas preocupações e condicionamentos, os principais temas que aborda. O artista afirma ter influências várias no seio do Expressionismo como as de Oskar Kokoschka e Kirschener e reconhece-se na influência de grandes nomes da Arte Moderna Europeia como Pablo Picasso, Fernand Léger e Francis Bacon. Gonga Nasceu em 1964 em Uíje, Angola. Estudou no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural, em Luanda, e trabalhou no Atelier de Escultura da Escola Nacional de Artes Plásticas, inserindo-se no meio das Artes Plásticas do Grupo da UNAD. A sua obra polivalente expressa-se nas áreas do Desenho, da Aguarela, da Pintura e da Escultura e foi exposta por diversas

4 Viteix. Sem título, s.d. Tinta da China sobre papel. 32x23,7 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra vezes em Angola e em países estrangeiros. Está representado em colecções na Alemanha, em Portugal, no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil. Márcia Matonse Nasceu em 1967, em Moçambique. Desde 1996 que podemos ver a sua obra em exposições colectivas. Entre 1998 e 1999, participou em exposições no Núcleo de Arte, no Maputo e, em 1999, esteve presente na Bienal TDM, também no Maputo. Miro Nasceu em 1965, no Maputo. Concluiu o curso de Artes Gráficas da Escola de Artes-Visuais. É membro da Cooperativa Arte Feliz, do Núcleo de Arte e da Gate Foundation. A sua obra foi, em várias ocasiões, premiada, nomeadamente, pela Bienal TDM com o 1º prémio para Pintura - pela Anual MNA com o 1º prémio para Pintura e pela Anual Musart-TDM 97 com o 1º prémio para Desenho. Está representado em várias colecções particulares, nacionais e estrangeiras. Faleceu em 2002, aos 37 anos. Estêvão Mucavele Nasceu em 1941, em Manjacaze, Maússe (Moçambique), no seio de uma família de camponeses. Estudou numa escola de missionários católicos, mas não foi além do 3º ano da instrução primária. Aos 16 anos, contratado pela Wenella, trabalhou nas minas da África do Sul, local de eleição dos Moçambicanos em busca de melhores condições económicas. Aí permaneceu até 1958, data em que aceitou o emprego de encarregado de limpezas de uma galeria de arte em Joanesburgo, onde se manteve até Aos 25 anos, em 1966, na Cidade do Cabo começou a desenhar, a pintar e a frequentar exposições e galerias de arte. Em 1968 realizou a sua primeira exposição individual e, três anos mais tarde, passou a dedicar-se a tempo inteiro à arte. Em 1975, por ocasião da Independência, regressou a Moçambique onde continuou a pintar, sobretudo em parceria com outros pintores. Enfrentou dificuldades na obtenção de tintas e telas dedicando-se, consequentemente, em exclusivo ao desenho.

5 Tchalê Figueira. Sem título (T. 9), 1990 Grafite sobre papel. 38x27 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra A sua obra, bem recebida pela crítica e caracterizada por paisagens encantadas e repetições seriais e monocromáticas, está representada no Museu Nacional de Arte do Maputo e ainda em colecções privadas e públicas em Moçambique e também em Portugal, África do Sul e Itália. Malangatana Valente Ngwenya Nasceu em 1936, em Matalana, Marracuene (Moçambique). Filho de um mineiro, estudou nas escolas da Missão Suíça, em Matalana, e da Missão Católica de Ntsindya, em Bulaze. Mudou-se para Maputo cidade onde, para além de continuar os estudos, trabalhou como criado doméstico e empregado do bar do Núcleo de Arte. Foi nesta altura que começou a realizar os seus primeiros desenhos, utilizando pedras e areia. Em 1958, no Núcleo de Arte, conheceu o pintor português Zé Júlio que o levou a participar, no ano seguinte, numa exposição colectiva. Três anos depois expôs, pela primeira vez, individualmente e, em 1971, depois de uma segunda exposição, obteve uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, nas áreas da gravura e da cerâmica. Entre 1980 e 1985, foi director do Departamento de Artesanato de Moçambique. Ainda em 1981 fundou, juntamente com Ivone Maomane, a escola Vamos Brincar, com o intuito de promover as artes visuais junto das crianças. Entre vários outros prémios que lhe foram atribuídos destaca-se o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em A sua obra caracteriza-se pelo realismo fantástico dos temas, das formas e da cor, pela invocação do caos e da emoção. As suas telas figuram por inúmeros museus e colecções particulares de todo o mundo. Para além da pintura, da escultura e da cerâmica, o artista dedica-se ainda à música, à dança, ao teatro e à poesia.

6 Estêvão Mucavele. Montanhas de Moçambique, 2001 Óleo sobre madeira. 63x76 cm (díptico) Laura Castro Caldas e Paulo Cintra Miguel Petchkovsky Nasceu em 1956, em Andrade, Angola. Estudou em Portugal entre 1971 e 1977 e, entre 1987 e 1992, na Gerrit Rietveld Academie, em Amsterdão, cidade onde ainda hoje vive e trabalha. Desde 1991 é presidente da MONDO, African Filmmakers Foundation, tendo participado, como director e assistente de direcção, em vários documentários sobre Angola. A sua obra multifacetada conta com intervenções nas áreas do Cinema, do Vídeo, do Documentário, da Fotografia e da Pintura, tendo exposto em Lisboa, Amesterdão, Haia, Roterdão, Hanover, Varsóvia, Copenhaga, Maputo e São Paulo. Reinata Sadimba Nasceu em 1945, na aldeia de Nemu, distrito de Mueda, em Cabo Delgado (Moçambique). Recebeu a educação tradicional da etnia Maconde no seio da qual contacta pela primeira vez com o fabrico de objectos utilitários em barro, passando depois a utilizá-los apenas como suporte de elementos estéticos e desenvolvendo uma escultura em cerâmica. Em 1972, como consequência da luta armada, ingressou na FRELIMO. Entre 1980 e 1992 fixou-se na Tanzânia, para onde emigrou devido à guerra. Participou activamente em vários workshops de cerâmica, nomeadamente na cidade do Maputo em 1993, 1995 e 1998 e ainda em Londres, em Shikhani Nasceu em 1934, na região de Muvesha, distrito de Marracuene (Moçambique), no seio de uma família de camponeses. Pastor até aos 16 anos, começou a dedicar-se à escultura no Núcleo de Arte, tendo tido como mestre o escultor português Lobo Fernandes. Aos 29 anos, em 1963, tornou-se assistente do Professor Silva Pinto, escultor na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque e, em 1970, começou também a dedicar-se à Pintura. Três anos mais tarde, veio para Lisboa como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde expôs individualmente.

7 Alex. Just another self-created mirror, 2001 Acrílico sobre tela. 170x280 cm Laura Castro Caldas e Paulo Cintra Entre 1976 e 2002 radicou-se na Beira onde executou vários murais em baixo-relevo e foi professor de Desenho, entre 1976 e Em 1982 foi bolseiro na União Soviética. Fixou-se a partir de 2002 no Maputo. A sua obra, próxima da tradição figurativa africana e densa em mensagem social e política, encontra-se patente em várias colecções particulares nacionais e internacionais. à Associação Internacional de Críticos de Arte e à Direcção da Sociedade dos Direitos dos Autores Angolanos. Desenvolveu a sua obra nos campos do Desenho, da Aguarela e da Pintura recorrendo à escrita, a sinais e formas abstractas e a impressões por manchas estampadas. Esta expressão plástica altamente comunicativa e onde os caminhos de leitura nunca se esgotam vê o seu autor morrer aos 53 anos, a 10 de Maio de 1993, em Luanda. Viteix Nasceu em 1940, em Luanda, Angola. Estudou Artes Plásticas em Angola, Portugal e França, tendo concluído, em Paris, a Licence e a Maitrise em Artes Plásticas. Em 1983, defendeu a sua tese de Doutoramento de 3º Ciclo em Estética sobre Artes Plásticas de Angola. Ao nível do seu dinamismo e acção de promotor cultural destaca-se o facto de ter sido membro fundador da União Nacional de Artistas Plásticos de Angola, da qual, entre 1987 e 1989, foi Secretário-Geral. Enquanto membro pertenceu ainda

8 Mais a Sul Artistas de África na Colecção da Caixa Geral de Depósitos 17 Jan 30 Mar 04 Culturgest Porto 9 Galeria aberta das 10h00 às 18h00 Encerrada aos domingos. Edifício Caixa Geral de Depósitos, Avenida dos Aliados nº 104, Porto Informações culturgest@cgd.pt Coordenação Culturgest Investigação biográfica Raquel Ribeiro dos Santos Layout da exposição António Sequeira Lopes e Susana Sameiro Culturgest, uma casa do mundo.

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT A Galeria MI (Magia Imagem) iniciou a sua actividade em 1996, junto à Av. de Roma, em Lisboa, onde

Leia mais

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos VERÃO 2011 WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos Oficina de BD Neste workshop não se faz apenas banda desenhada: faz-se um fanzine de banda desenhada! Vamos criar uma história com base no teu imaginário

Leia mais

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte. Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt E-mail: biblioteca@iscte.pt Com a actividade Arte na Biblioteca

Leia mais

Rodrigo Alzamora. Entre sombras

Rodrigo Alzamora. Entre sombras Rodrigo Alzamora Entre sombras Oriente, 2013 Acrílico s/ tela, 100x81 cm (capa) Ao longo dos últimos cinco anos a obra de Rodrigo Alzamora tem mantido, entre diferenças, os seus dois estilos : O das

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA AGOSTO MMVII TÍTULO: AUTO-RETRATO TÉCNICA: FOTOGRAFIA Nº DE FOTOS : 10 AUTO-RETRATO

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA AGOSTO MMVII TÍTULO: AUTO-RETRATO TÉCNICA: FOTOGRAFIA Nº DE FOTOS : 10 AUTO-RETRATO EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA AGOSTO MMVII TÍTULO: AUTO-RETRATO TÉCNICA: FOTOGRAFIA Nº DE FOTOS : 10 AUTO-RETRATO Durante muitos anos dediquei-me profissionalmente à fotografia em todas as fases de pequenas

Leia mais

xposição Pintura "outras formas de olhar" outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

xposição Pintura outras formas de olhar outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço exposição colectiva "outras formas de olhar" Maria Emília Milheiro Teresa Rodarte xposição Pintura Lucinda Barrinha Manuela Reis outubro2008 galeria municipal Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Leia mais

CHARTERS DE ALMEIDA 2015

CHARTERS DE ALMEIDA 2015 CHARTERS DE ALMEIDA 2015 TEXTOS CARLOS PINTO DE ABREU JOÃO LÁZARO DESIGN INÊS MATOS FOTOGRAFIA ESCULTURA CAROLINA VARELA EDIÇÃO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VÍTIMA 2015 CHARTERS DE ALMEIDA 2015 Neste

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

GRACINDA CANDEIAS RETROSPECTIVA DOS ANOS 70 A 2010

GRACINDA CANDEIAS RETROSPECTIVA DOS ANOS 70 A 2010 GRACINDA CANDEIAS RETROSPECTIVA DOS ANOS 70 A 2010 O Beijo (capa) 1. Das 4 estações em corpo de mulher, 1978 Técnica mista s/ tela, tríptico, 50x50 cm / cada ANOS 70 2. Sem título, 1983 Acrílico s/ lona,

Leia mais

LISBOA. Em Lisboa é que nascem as gaivotas. Que pena meu amor o mar não ser Um copo de água pura. De água para A sede que em Lisboa eu vi nascer.

LISBOA. Em Lisboa é que nascem as gaivotas. Que pena meu amor o mar não ser Um copo de água pura. De água para A sede que em Lisboa eu vi nascer. EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS Abril MMVIII TÍTULO: IMPRESSÕES DE LISBOA TÉCNICA: DIGITAL MEDIA Nº DE QUADROS : 18 PREÇO : NEGOCIÁVEL NOTA : Originais em formato digital concebidos em alta resolução. Todas

Leia mais

Para um desenvolvimento solidário - Um desafio coletivo Exposição Solidária de Artistas Plásticos da CPLP

Para um desenvolvimento solidário - Um desafio coletivo Exposição Solidária de Artistas Plásticos da CPLP Para um desenvolvimento solidário - Um desafio coletivo Exposição Solidária de Artistas Plásticos da CPLP 5 a 30 de Maio de 2014. Sede da CPLP Palácio de Penafiel Abel Júpiter Tchong Freitas da Silva Timor

Leia mais

Arte e solidariedade aos olhos das crianças

Arte e solidariedade aos olhos das crianças Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Plano de Atividades Componente de Apoio à Família 2012/2013 Arte e solidariedade aos olhos das crianças Se a criança não receber a devida atenção, em geral,

Leia mais

Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes. Algumas considerações estratégicas

Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes. Algumas considerações estratégicas Projecto de criação de uma escola de Gestão das Artes Algumas considerações estratégicas António Jorge Monteiro Abril de 1992 2 I. A História II. O Mercado III. Os Cursos IV. Os Professores V. Os Alunos

Leia mais

Artistas Convidados exposição 2014 30

Artistas Convidados exposição 2014 30 Artistas Convidados exposição 2014 30 Daniel Antunes Pinheiro Nascido em Moçambique, vive e trabalha em Lisboa. É professor auxiliar da Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa na graduação de arte

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Centro de Estudos Volte Face

Centro de Estudos Volte Face Centro de Estudos Volte Face Curriculum Vitae HISTÓRIA A história do Projecto Volte Face Medalha Contemporânea é recente, pois é fundado no ano lectivo de 1997/1998, na Cadeira de Medalhística da Faculdade

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 3 7 Anos ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?//////////////////////////////////3 CAIXA MÁGICA////////////////////////////////////////////////////4 CASINHA, CASARÃO, ONDE É QUE ELES VIVERÃO?////////////////////////////5

Leia mais

Rua Soares dos Reis, 612 4400-313 Vila Nova de Gaia 223 752 119 969 607 812 http://www.casa.fmleao.pt/

Rua Soares dos Reis, 612 4400-313 Vila Nova de Gaia 223 752 119 969 607 812 http://www.casa.fmleao.pt/ Rua Soares dos Reis, 612 4400-313 Vila Nova de Gaia 223 752 119 969 607 812 http://www.casa.fmleao.pt/ Naan novos artistas artistas novos é um projeto que visa divulgar a produção artística de novos artistas

Leia mais

Eliana Teixeira Filipa Loff Antónia Loff APRESENTAM-NOS A ARTE COMO INSPIRAÇÃO. Espaço Cultura do Edifício AXA janeiro 2015 AXA.

Eliana Teixeira Filipa Loff Antónia Loff APRESENTAM-NOS A ARTE COMO INSPIRAÇÃO. Espaço Cultura do Edifício AXA janeiro 2015 AXA. Antónia Loff APRESENTAM-NOS A ARTE COMO INSPIRAÇÃO Espaço Cultura do Edifício AXA janeiro 2015 AXA Corações em Acção Exposição coletiva de pintura de 3 artistas: Antónia Loff Eliana Moreira Teixeira nasceu

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010)

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) Nunca foste a Peniche, Nunca viste o farol, Nunca viste as Penicheiras A fazer renda ao sol. J. Leite de Vasconcelos, Cancioneiro Popular

Leia mais

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 Census 2014 Angola Informação Geral:- Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 A República de Angola vai efectuar, de 16 a 31 de Maio de 2014, o Recenseamento Geral da População e Habitação, aquela

Leia mais

Projectos Transversais e Inovadores

Projectos Transversais e Inovadores Ic Projectos Transversais e Inovadores Projecto Arquivo Digital de Arte Portuguesa Iniciativas directas 293 785 Total 293 785 Proveitos 117 514 A Fundação Calouste Gulbenkian, através da Biblioteca de

Leia mais

Raimundo Cela um mestre brasileiro

Raimundo Cela um mestre brasileiro CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS Exposição Raimundo Cela um mestre brasileiro Ação Educativa entre 12 de junho e 24 de julho de 2016 Raimundo Cela, Jangada rolando para o mar, 1950. Óleo sobre

Leia mais

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu 1 Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu Jorge Lima (*) Eurydice é a rede de informação sobre a educação na Europa, criada por iniciativa da Comissão Europeia

Leia mais

José Luís Dopico Orjais (Musicólogo) Apresentação Musicada de Cantos Lusófonos, Cancioneiro galego portuguêsbrasileiro.

José Luís Dopico Orjais (Musicólogo) Apresentação Musicada de Cantos Lusófonos, Cancioneiro galego portuguêsbrasileiro. PROGRAMA Sextafeira,29deJulho 10h00 AberturadoEvento. RecepçãoecredenciaçãodosconvidadoseparticipantesnoPaláciodaBrejoeira. 10h30 AlvarinhodeBoas vindas. DiscursosOficiais EntregadosprémiosdoConcursodeImagem

Leia mais

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO 12ª Classe 2º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO Área de Ciências Económico-Jurídicas Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Introdução ao Direito - 12ª Classe EDITORA: INIDE IMPRESSÃO:

Leia mais

Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos)

Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos) Proposta de reformulação da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade ESMAE-IPP (aumento para 60 créditos) Claire Binyon, Hugo Cruz e Sónia Passos 1. Evolução da Pós-Graduação em Teatro e Comunidade na ESMAE

Leia mais

Tiago Feijoo Natureza científica

Tiago Feijoo Natureza científica Tiago Feijoo Natureza científica Agosto Setembro Tiago Feijoo Natureza científica Pintura científica por Tiago Feijoo O interesse do Tiago pelo conhecimento médico-científico é previsível, dada a sua incansável

Leia mais

JORNAL DA EREBAS. Editorial. Quem foi Vergílio Ferreira? Lançamento do JORNAL DA EREBAS!

JORNAL DA EREBAS. Editorial. Quem foi Vergílio Ferreira? Lançamento do JORNAL DA EREBAS! 1 JORNAL DA EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) V O L U M E 1, E D I Ç Ã O 1 I 6 D E Z E M B R O 2 0 1 5 Trimestral JORNAL DA EREBAS Escola Secundária Vergílio Ferreira

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Lucinda Maria Correia Lucas dos Santos Lopes Data de Nascimento: 20.07.1963 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo

Leia mais

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade O projecto SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL acompanha o OUT.FEST Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, e procura, através de uma abordagem artística

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Endereço electrónico Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS. Exposição de motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS. Exposição de motivos PROPOSTA DE LEI N.º 151/IX APROVA O REGIME DA RESPONSABILIDADE PENAL DAS PESSOAS COLECTIVAS Exposição de motivos Vários instrumentos de direito convencional comunitário, assim como diversas decisões-quadro

Leia mais

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011.

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. ALICE SOUSA DALILA CUNHA GRAÇA ALMADA MARCO SOUSA A exposição colectiva COMPOSIÇÕES é a concretização

Leia mais

Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015

Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015 Conferência / Exposições - 7 e 8 de Maio 2015 Arquitetura, Design e Acústica. 7 de Maio 18 horas (Sede da Ordem dos Arquitetos) A Acústica em Portugal por Porfírio e António Pardal Monteiro Conferência:

Leia mais

Tax News Flash n.º 7/2015 Construir o futuro

Tax News Flash n.º 7/2015 Construir o futuro 8 de Outubro de 2015 Tax News Flash n.º 7/2015 Construir o futuro Aprovação do Regulamento do Procedimento para a Realização do Investimento Privado realizado ao abrigo da Lei do Investimento Privado em

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009. Palácio Nacional da Ajuda Lisboa

Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009. Palácio Nacional da Ajuda Lisboa Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009 Palácio Nacional da Ajuda Lisboa Palácio Nacional da Ajuda APRESENTAÇÃO O Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda, iniciado em 1796, veio substituir

Leia mais

CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL

CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL 2º Candidato: JOSÉ ANTÓNIO GOMES tem 57 anos e é Professor na Escola Superior de Educação do Porto. É Escritor, contando com diversas obras publicadas com o nome literário

Leia mais

Gramática do Português, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)

Gramática do Português, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa) A publicação da Gramática do Português resulta de um projecto realizado a convite e sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Consiste numa obra em três volumes, de que apresentamos hoje os dois

Leia mais

Vanda Vilela. Curriculum Vitae

Vanda Vilela. Curriculum Vitae Vanda Vilela. Curriculum Vitae Nasceu em Lisboa em 1968. Vive e trabalha em Lisboa. Formação Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 1995. Curso de Introdução ao Cinema de Animação,

Leia mais

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa da União Europeia na área de Ciência e Tecnologia Construir o futuro da Ciência e da

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014 2015 GRUPO: 110 1.º Ciclo

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014 2015 GRUPO: 110 1.º Ciclo ATIVIDADE Recepção aos alunos do 1ºano CALENDARIZAÇÃO Promover uma boa integração na escola, explicando e mostrando, ao pormenor, as instalações e a dinâmica da escola. 1º ano ATIVIDADE Receção aos alunos

Leia mais

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SERIGRAFIA M_EIA

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SERIGRAFIA M_EIA PRIMEIRA EDIÇÃO DE SERIGRAFIA M_EIA Após dez anos de existência o M_EIA edita sua primeira colecção de serigrafia de autores cúmplices deste projecto, cúmplices da cultura e das artes no país. São eles,

Leia mais

As casas fabricantes de papel-moeda contratadas pelo BNU

As casas fabricantes de papel-moeda contratadas pelo BNU «PAPEL-MOEDA» As casas fabricantes de papel-moeda contratadas pelo BNU O Banco de Portugal sempre teve na sua organização um serviço de estamparia, que concebeu e fabricou várias das notas e das cédulas

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. b. Promover a contribuição das artes e humanidades,

Leia mais

Polícia e o Natal das Crianças

Polícia e o Natal das Crianças Nº 4 - Março 2010 Assinatura de Protocolo - SES da PN e SS da PSP Polícia e o Natal das Crianças A o longo de muitos anos, o Serviço Social vem programando, conjuntamente com as unidades policiais e serviços,

Leia mais

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC 1 Sumário Executivo 1 - A China em África 1.1 - Comércio China África 2 - A China em Angola 2.1 - Financiamentos 2.2 - Relações Comerciais 3 - Características

Leia mais

Programa de Estágios Internacionais da IAESTE

Programa de Estágios Internacionais da IAESTE IAESTE International Association for the Exchange of Students for Technical Experience Associação Internacional para a Permuta de Estudantes do Ensino Superior para Experiência Prática A IAESTE é uma organização

Leia mais

JURISTA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA MAR 2010 - PRESENTE. Regente da Cadeira de Direito Comercial, do 4º ano da licenciatura em Direito.

JURISTA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA MAR 2010 - PRESENTE. Regente da Cadeira de Direito Comercial, do 4º ano da licenciatura em Direito. MAIA DO VALE, SOFIA NASCIDA A 11.08.1977 JURISTA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PROFESSORA UNIVERSITÁRIA MAR 2010 - NA FACULDADE DE DIREITO JOSÉ EDUARDO DO SANTOS Huambo, Angola Regente da Cadeira de Direito

Leia mais

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE CULTURA DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS SEÇÃO ADMINISTRATIVA DE ARTES VISUAIS 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos Regulamento O Secretário de Cultura,

Leia mais

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Introdução Este trabalho foi-nos proposto na aula de Área de Projecto pela Professora. Pretendemos

Leia mais

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 FESTA DO VINHO PRODUTOS REGIONAIS & TURISMO DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 Índice Parcerias 3 Breve Caracterização 4 Edição 2011 5 Edição 2010 7 Edição 2009 9 Edição 2008 10 Edição

Leia mais

A ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS EM PORTUGAL. 1550 João de Deus faleceu em Granada, na Casa dos Pisa, Espanha, e 8 de Março.

A ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS EM PORTUGAL. 1550 João de Deus faleceu em Granada, na Casa dos Pisa, Espanha, e 8 de Março. 1 História de S. João de Deus S. João de Deus história A ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS EM PORTUGAL 1495 João Cidade Duarte nasceu em Montemor-o-Novo. 1550 João de Deus faleceu em Granada, na Casa

Leia mais

CONCURSO. "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS

CONCURSO. Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS CONCURSO "Mudanças Climáticas em Cabo Verde: suas causas, consequências e estratégias de mitigação FOTOGRAFIA PAGINA FACEBOOK OBRAS PLASTICAS Abertura: 17 de Junho de 2015 Prazo limite para se candidatar:

Leia mais

Revisor Oficial de Contas, desde 1990.

Revisor Oficial de Contas, desde 1990. 1. Dados pessoais Nome: Vitor Manuel Batista de Almeida Data de nascimento: 14 de Julho de 1956 Naturalidade: Lisboa Residência: Calçada das Lages, Lote 3, Nº 61-A, 14º C 1900-291 Lisboa Telefone casa:

Leia mais

Together We Create Value

Together We Create Value Together We Create Value APRESENTAÇÃO DA MUNDISERVIÇOS LISBOA 2015 A história da MundiServiços carateriza-se por um percurso de inovação e de investimento na excelência dos seus serviços, assim como por

Leia mais

AS COMUNIDADES PORTUGUESAS NO BRASIL NO PRESENTE

AS COMUNIDADES PORTUGUESAS NO BRASIL NO PRESENTE AS COMUNIDADES PORTUGUESAS NO BRASIL NO PRESENTE Francisco Knopfli CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE PORTUGUESA NO BRASIL De acordo com os elementos disponíveis quando era embaixador em Brasília (2001) a população

Leia mais

INICIATIVA EMPREGO 2009

INICIATIVA EMPREGO 2009 INICIATIVA EMPREGO 2009 SUPORTE LEGAL: Portaria 129/2009 de 30 de Janeiro CONCEITO DE ESTÁGIO Formação prática em contexto laboral, que visa a inserção ou reconversão de desempregados para a vida activa,

Leia mais

WORKSHOP DE DANÇA INCLUSIVA ORIENTADO POR ANA RITA BARATA COMPANHIA CIM

WORKSHOP DE DANÇA INCLUSIVA ORIENTADO POR ANA RITA BARATA COMPANHIA CIM WORKSHOP DE DANÇA INCLUSIVA ORIENTADO POR ANA RITA BARATA COMPANHIA CIM DIAS/HORÁRIOS 24 e 25 de Outubro > 14h às 17h Apresentação final dia 25 de Outubro às 18h NºPARTICIPANTES Mínimo 8 / Máximo 20 Nota

Leia mais

PROGRAMA GEODATA FOMENTO HABITACIONAL E PROMOTORES URBANISTICOS

PROGRAMA GEODATA FOMENTO HABITACIONAL E PROMOTORES URBANISTICOS PROGRAMA GEODATA FOMENTO HABITACIONAL E PROMOTORES URBANISTICOS Referência GDT_20150607_PUFH Versão 3 Data 07 de Junho de 2015 META-INFORMAÇÃO: Título Fomento Habitacional e Promotores Urbanísticos Data

Leia mais

A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento A Arte do Renascimento Estas duas pinturas têm o mesmo tema mas são muito diferentes. Porquê? Nossa Senhora e Criança (Idade Média) Nossa Senhora e Criança (Renascimento) Surgiu em Itália: Séc. XV (Quattrocento)

Leia mais

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados.

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados. .. FICHA TÉCNICA Revestimentos com design Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007 nº 33 Revestimentos com design 01 Cada vez mais as empresas de revestimentos cerâmicos procuram parcerias com arquitectos, designers

Leia mais

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE MINISTROS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) Lisboa, 29 de Agosto de 2009 DECLARAÇÃO FINAL Os Ministros responsáveis

Leia mais

Quem Foi Pablo Picasso?

Quem Foi Pablo Picasso? FICHA Nº3 Pablo PICASSO Quem Foi Pablo Picasso? Você está para conhecer como surgiram os desenhos, pinturas e esculturas de Picasso. Quem foi esse homem? Picasso era um homem baixinho, gordo e muito inteligente.

Leia mais

A República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia, doravante designadas «as Partes»:

A República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia, doravante designadas «as Partes»: Decreto n.º 3/2006 Aprova o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática e Popular da Argélia nas Áreas da Educação, do Ensino Superior e da Investigação Científica, da Cultura,

Leia mais

É precisamente nestas alturas que temos de equacionar todos os meios possíveis para tornar viáveis, nomeadamente, os museus.

É precisamente nestas alturas que temos de equacionar todos os meios possíveis para tornar viáveis, nomeadamente, os museus. Museus Novos produtos para novos públicos António Ponte Paço dos Duques de Bragança PORTO, 2011-11-07 Ao iniciar esta apresentação quero agradecer o convite que nos foi endereçado para apresentar a situação

Leia mais

Paulo Canilhas nasceu em 1969, em Almada, onde reside e trabalha.

Paulo Canilhas nasceu em 1969, em Almada, onde reside e trabalha. PAULO CANILHAS Atelier Rua José Malhoa, nº 32, Vale Milhaços 2855-465 Corroios pcanilhas@gmail.com www.paulocanilhas.org www.facebook.com/paulo.canilhas.atelier Paulo Canilhas nasceu em 1969, em, onde

Leia mais

de Direito que oferecem.

de Direito que oferecem. In-Lex O RETRATO DO ANUÁRIO ADVOCACIA SOCIETÁRIA PORTUGUESA JÁ está representada EM 60 PAÍSES São 152 sociedades, maioritariamente de pequena e média dimensão, integram mais de 3.400 advogados, prestam

Leia mais

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada 23 de Outubro, 21h30, Sala Principal, M6 Entrada gratuita Sobre a Banda da Armada Segundo fontes históricas, já na primeira metade do século

Leia mais

Metas de Aprendizagem Pré-escolar Expressões. Introdução

Metas de Aprendizagem Pré-escolar Expressões. Introdução Metas de Aprendizagem Pré-escolar Expressões Introdução A apresentação das metas para as Expressões baseia-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar integrando, as Expressões Motora.

Leia mais

EXPRESSIONISMO FAUVISMO CUBISMO SÉC. XX

EXPRESSIONISMO FAUVISMO CUBISMO SÉC. XX EXPRESSIONISMO FAUVISMO CUBISMO SÉC. XX História da Arte Profª Natalia Pieroni IDADE CONTEMPORÂNEA LINHA DO TEMPO - HISTORIOGRAFIA Período PRÉ-HISTÓRIA Origens do homem até 40000 a. C IDADE ANTIGA 40000

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura Decreto lei n.º 7/03 de 6 de Junho Considerando a criação do Ministério da Cultura através do Decreto Lei n.º 16/02, de 9 de Dezembro; Convindo garantir o seu funcionamento de acordo

Leia mais

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS!

Deixe o Mundo entrar em sua casa. Faça parte da maior família do mundo, A FAMÍLIA AFS! PROGRAMA AFS O que é a Intercultura - AFS Portugal? A Intercultura AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos CURRICULUM VITAE Mário José Ferreira Cintra, nasceu em 1954, em Ferragudo, Concelho de Lagoa. Filho de José da Encarnação Correia Cintra, já falecido, marinheiro/pescador e de Liberdade das Dores Ferreira

Leia mais

Marcela Navascués À meia-luz do Amor

Marcela Navascués À meia-luz do Amor instalação 19 05 07 07 Póvoa de Santa Iria Marcela Navascués À meia-luz do Amor ano 2012 I N F O R M A Ç Õ E S [Patente] Galeria Municipal de Exposições Palácio Quinta da Piedade Instalação À meia- luz

Leia mais

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram 4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das

Leia mais

NCE/10/00921 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00921 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00921 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Leiria

Leia mais

joaocarlosssoliveira@gmail.com

joaocarlosssoliveira@gmail.com CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada OLIVEIRA, JOÃO CARLOS SALVADOR DA SILVA DE LARGO DO CORPO SANTO, Nº28, 4º ESQ 1200-129 LISBOA PORTUGAL Correio electrónico joaocarlosssoliveira@gmail.com

Leia mais

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Começo por agradecer a todos terem vindo a este seminário. Em especial à Senhora Secretária de Estado que muito nos honra com a sua presença

Leia mais

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE

Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva CURRICULUM VITAE FEVEREIRO 2003 I. Dados Pessoais Nome: Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Silva Local e Data de Nascimento: Lisboa, 13 de Setembro

Leia mais

Workshops e Conferências SPOT. Workshop I Saúde Sexual e Reprodutiva. 1 Período da manhã 1 período da tarde Horário:

Workshops e Conferências SPOT. Workshop I Saúde Sexual e Reprodutiva. 1 Período da manhã 1 período da tarde Horário: Workshops e Conferências SPOT Workshop I Saúde Sexual e Reprodutiva e 20 N.º de sessões: 1 Período da manhã 1 período da tarde 10h00 11h30 14h00 15h30 Entidade Promotora: Instituto Português da Juventude,

Leia mais

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO O Secretário de Cultura e Turismo no uso de suas atribuições legais e considerando as disposições da Lei Municipal nº 5.901/82 e posteriores

Leia mais

Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola)

Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola) Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola) Senhor Governador da Huíla Senhor Reitor da Universidade Agostinho Neto Senhor Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Senhor Vice-Reitor da

Leia mais

História. Perfil Sócioeconômico e Cultural dos Vestibulandos e Ingressados: 2000-2003

História. Perfil Sócioeconômico e Cultural dos Vestibulandos e Ingressados: 2000-2003 Perfil Sócioeconômico e Cultural dos Vestibulandos e Ingressados: 2000-2003 História 1 Em que tipo de estabelecimento de ensino você cursou (ou cursa) o Ensino Médio? Todo em escola pública 41,8 40,6 44,7

Leia mais

HISTÓRIA DA FILOSOFIA:

HISTÓRIA DA FILOSOFIA: CATÁLOGO ÁREA: Filosofia Política TEMA: O conceito de luta de classes em Marx HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Filosofia contemporânea INTERDISCIPLINARIDADE: Sociologia, História e Artes (música) TRANSVERSALIDADE:

Leia mais

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE 1. CARACTERIZAÇÃO DE CABO VERDE 1.1 Aspectos físicos f e demográficos Situado no Oceano Atlântico, a cerca

Leia mais

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PESQUISA A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino MARIA APARECIDA DE SOUZA SÃO PAULO, 12 DE MARÇO DE 2013. Agência

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

MEU BRASIL BRASILEIRO. Fui ao Brasil pela primeira vez para assistir ao Carnaval. do Rio. Era o tempo de Salazar em Portugal e em que se falava

MEU BRASIL BRASILEIRO. Fui ao Brasil pela primeira vez para assistir ao Carnaval. do Rio. Era o tempo de Salazar em Portugal e em que se falava MEU BRASIL BRASILEIRO por Mário Soares Fui ao Brasil pela primeira vez para assistir ao Carnaval do Rio. Era o tempo de Salazar em Portugal e em que se falava ainda de Getúlio Vargas no Brasil. Tempos

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

AGENDA DE MARÇO DE 2015

AGENDA DE MARÇO DE 2015 AGENDA DE MARÇO DE 2015 O Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes tem como um dos seus objetivos a plena integração na comunidade de que faz parte. Surge assim como natural a divulgação das suas atividades,

Leia mais