PROJETO DNA SEM FRONTEIRAS - MARKETING VERDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DNA SEM FRONTEIRAS - MARKETING VERDE"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO Tecnologia/Inovação PROJETO DNA SEM FRONTEIRAS - MARKETING VERDE ESTRATÉGIAS PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E DE INSERÇÃO DIGITAL M.SC Rogério Dias Regazzi Mestre em Metrologia e Qualidade Industrial PUC-Rio Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental Engo Mecânico e de Instrumentação e Automação Pós-Graduado em Prédios e Soluções Sustentáveis Diretor 3R Brasil Tecnologia Ambiental (uma das Empresas Fundadora da Rede Petro Rio) Diretor Isegnet.com.br e Especialista em Acústica e Vibrações, Normalização e Gestão Ex Diretor e Sócio da Gaveasensors hoje pertencente ao Grupo Lupatec Parceiro da Empresa Incubada Ativa PUC-Rio / Tecnologia Rede Mesh 3R Ativa e TEL: / Meio Ambiente Livros editados como autor: - Perícia e Avaliação de Ruído e Calor - Passo a Passo - Soluções Práticas de Instrumentação e Automação (Utilizando a Programação Gráfica LabVIEW) Integração do conhecimento Multidisciplinar Vejo nas soluções sustentáveis a realização do que há de melhor na natureza Acesso remoto

2 INTEGRAÇÃO DIGITAL E SOCIAL ATRAVÉS DE CELULARES Através de SELOS e DNA VERDE (códigos) integrados a produtos com a solução 3R+Sustentável por meio da tecnologia Microsoft Tag Para o projeto foram registras as URLs e Marcas: acessoecologico.com / acessosemfronteira.com / acessoverde.com / bluebordertime.com / consultaeco.com / consultaecologica.com / digitalborderstamp.com / digitalecodesign.com / dnadoecodesign.com / dnadoecodesign.com.br / dnasemfronteiras.com / dnasemfronteiras.com.br / dnaverde.com.br / dnaverde.com / ecoacesso.com / estampaverde.com / fronteiraverde.com / greenbordertag.com / greenbordertime.com / greenecostamp.com / greenecotag.com / olharsemfronteiras.com / olharsemfronteiras.com.br / temposemfronteira.com / temposnovos.com / 3rbrasil.com /3rled.com / 3rled.com.br / Lightecodesign.com / Lightecodesign.com.br (LED).

3 PROPOSTA: DNA SEM FRONTEIRAS Missão: Promover a imagem das empresas parceiras fornecendo soluções integradas de grande impacto ambiental e social através de uma marca digital, com foco no marketing verde e na inovação tecnológica, ampliando a inserção digital pela mídia digital. Visão Mudar o paradigma da comunicação, de integração e da escolha do consumidor criando uma nova opção para decisão sobre produtos e serviços com rastreabilidade ambiental, social e confiabilidade. Tornando o DNA SEM FRONTEIRAS um selo de etiquetagem socioambiental com inclusão digital SEM FRONTEIRAS, de Auto-Declaração e/ou de Segunda Parte e/ou de Terceira Parte nos próximos 3 anos. Política Criar novas perspectivas de consumo através da informação e educação, atender ao mercado de publicidade, comunicação e de tecnologia de informação através de selos verdes digitais como um DNA da tecnologia e da sustentabilidade, buscando continuamente a inovação e a competitividade com promoção do conhecimento e informação com inserção social, superando os novos desafios e tornando nossos clientes parceiros desse processo.

4 PREMISSA: EMPRESAS COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE DEVEM FORNECER: Tendências: adotar soluções inovadoras com o conceito do ecodesign, trabalhar na redução de matéria prima pelo reaproveitamento e diminuição de resíduos, atuando na formação de um mercado global de carbono com adoção de metas de redução de emissões absolutas, compatíveis e comparáveis, além de uma proteção efetiva do meio ambiente e da propriedade intelectual para garantir os investimentos maciços em tecnologias e soluções verdes. Produtos especializados com... Foco na prevenção, saúde e qualidade de vida; Foco na nacionalização e promoção de APL(s); Foco na exportação e criação de divisas; Foco no diferencial tecnológico; Foco na customização das soluções de medição; Foco na pesquisa de novas fronteiras tecnológicas; Foco na capacitação e integração de mão de obra; Foco na Automação e Acesso remoto; Foco no cliente parceiro; Foco na inclusão digital;

5 MARCAS DE CONFORMIDADE Marca de Produtos e Serviços: usada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa; Marcas de Certificação: Uusada para atestar a conformidade de um peoduto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada Marca Coletiva: aquela usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade Trabalhar a marca com o DNA sem fronteiras com o ecodesign e a arte, permitindo o acesso a informação sobre o produto ou serviço através do emprego das imagens em seus produtos na mídia impressa, televisonada de forma inovadora e participativa; como pinturas em outdoor, vinhetas de novelas, dentre outros.

6 TENDÊNCIAS DIGITAIS ATUAIS Projetos mais interessantes e contraste entre seus focos... a) GADGETS Design, multimídia com programas e serviços proprietários com grande inovação tecnológica e mudança de paradigma (Apple) Venda de serviços e royaltis... Não atinge a baixa renda... b) Gadgets Abertos com promoção da integração digital através de tecnologia aberta, integração entre redes e dispositivos de leitura e medição (Google) venda de publicidade e expectativas do mercado; c) Integração de produtos: caixa de som no bocal de lâmpadas padronizadas, controle remoto com celular, localização 3D através de câmeras e GPS integrado, acesso remoto e seguro; d) Realidade Aumentada e Processamento nas Núvens. FOCO: Promoção da integração digital com apelo tecnológico e inovação focado na multimídia e convergência de funcionalidades de um produto com maior tempo de bateria, novos materiais e preservação do meio ambiente (Greenwash).

7 EXPANSÃO DIGITAL E MARKETING VERDE-2RS (Verde, Reconhecido e com Responsabilidade Social) Nosso objetivo: INTEGRAÇÃO DIGITAL E SOCIAL Oito em cada 10 empresas vão ampliar o uso da mídia digital em A rotulagem ambiental é uma tendência mundial e atrelada a uma marca digital, promove a inserção digital e social através da publicidade da empresa. O marketing verde é a ferramenta capaz de integrar políticas e conteúdo com grande visibilidade e portanto o foco das soluções microsoft tag que estamos propondo. A solução microsoft tag foi desenvolvida para aumentar as possibilidades da integração digital com o processamento, guarda e controle da informação nas núvens, uma tendência da arquitetura digital mundial. Processo de certificação verde promovem políticas de divulgação de produtos que atendem a uma especificação ou regulamentação.

8 EXPANSÃO DIGITAL Nós vemos as tecnologias verdes como um negóciochave do século 21.Quando se trata de tecnologias ambientais relacionadas à ecoeficiência, percebemos que os investimentos muitas vezes se pagam pela redução de custos que proporcionam à empresa. Em outros casos, é uma aposta que faz sentido para companhias que querem se adiantar à mudanças no ambiente regulatório ou ao aumento de custos de energia e das commodites (matérias prima). Detectamos, particularmente, um enorme potencial de expansão para tecnologias relacionadas ao ecodesign, a integração digital e a soluções ecoeficiêntes. Criação de marcas que refletem essas tendências e que ao mesmo tempo proporciona a integração digital: promovendo o conhecimento, a automação, o acesso remoto e o marketing verde.

9 TECNOLOGIA: MICROSOFT TAG NOVA VISÃO COM NOSSO PROJETO... Estratégia publicitária da nossa solução Com desenhos e logos especiais que compõem produtos e etiquetas inserimos os tags/tangramas explicativos, isto é, imagens que se transformam em textos dinâmicos com ajuda de celulares, permitindo que o consumidor conheça a origem, a melhor utilização, o suporte e o descarte do produto. Uma iniciativa sem fronteiras, sustentável e com inserção digital. Marcas, Certificação e Meio Ambiente agregam valor as estratégias das empresa e possibilitam promover arranjos produtivos locais (APL), isto é, o regionalismo. Então, estamos propondo selos de auto-declaração de produto com o nosso DNA Verde, possibilitando a interação com o produto e a obtenção da informações pelo celular, garantindo também o atendimento as questões regulatórias. Permite através de parcerias com operadoras e Governos a inserção digital. Ao apontar a câmera do celular para um dos selos do projeto DNA SEM FRONTEIRAS do programa 3R+Sustentável há o acesso a informação presente na WEP, de forma livre e sem ônus para o usuário ou consumidor.

10 ESTRATÉGIAS COM O MICROSOFT TAG? Sistema desenvolvido pela Microsoft que disponibilizou para a 3R Brasil a versão Beta com possibilidade de uso de 5000 Tags durante 2 anos. Não há exclusividade nem garantias de continuidade dos serviços por ser uma versão beta em processo de avaliação e divulgação. Necessidade de parcerias. Foi idealizado inicialmente como ferramenta digital para uso exclusivo com celular facilitando o uso do mesmo como a inserção de URL(s) para obter informação. Está sendo usada por empresa como ferramenta de autenticação chamada de Digital Nanometer Access (empresa Suiça). A Microsoft não viu o potencial para o marketing verde e a inclusão social quando atrelado o tag a uma marca onde são promovidas as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, rotulagem ambiental e informações como a origem, aplicação e descarte do produtos. Uma tendencia mundial e de regulação para atender a questões Legais e Ambientais.

11 EXPANSÃO DIGITAL NA MIDIA E NOSSAS APLICAÇÕES

12

13 TEXTO DE ROGÉRIO REGAZZI PARA CADEIRA ZODY...

14 APLICAÇÕES:

15 AS TENDÊNCIAS X NOSSAS SOLUÇÕES COM A TECNOLOGIA MICROSOFT TAG Os japoneses estão promovendo o fornecimento de publicidade através de códigos de barras, tentando agregar a imagem da empresa as barras em diversos formatos. A solução que estamos propondo vai na mesma direção e agrega as questões ambientais e sociais, utilizando uma ferramenta mais moderna e de fácil aplicação na marca das empresas, inclusive a utilização de padrões de cores. Conforme o padrão é possível abrir automaticamente no celular, ao apontar a câmera, uma página da internet, passar dados e informação para a agenda do celular, acionar programas ou até mesmo telefonar automaticamente A abrangência das soluções que estamos integrando vão de encontro com a missão, visão e política do DNA sem fronteiras, onde estamos promovendo com outras empresa soluções de acesso remoto e automação residencial e industrial. Inclusive parcerias em Portugal. Estamos em processo de eleboração com parceiros do site consultaecológica e acessoverde, onde o usuário terá todas as informação ambientais e de consumo de um escritório na cidade (edificio Av Central-RJ) onde haverá automação, acesso remoto e soluções ecodesign acessadas também via Tags especiais, e, forte presença de empresas patrocinadoras que estão investindo em mídia digital e verde. Temos o ineditimos nestas aplicações e como tudo indica o desenvolvimento e práticas sustentáveis serão a estratégia competitivas das empresas nos próximos anos.

16 Baixe no Celular o programa do site: acione o mesmo e oponte a câmera para as figuras:

17 Convergência das Áreas - SSMA

18 PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E NECESSIDADES: O QUE É GREENWASH? Greenwash é uma expressão nova já muito utilizada no exterior para falar de empresas que assumem uma falsa posição ambiental. São aquelas pessoas ou corporações que dizem estar comprometidas com a sustentabilidade sem ter ao menos conhecimento do que se trata, isto é, sem respaldo técnico ou visão sistêmica do todo. Tudo para tentar agregar a palavra responsabilidade social e ecologia à sua imagem. Produtos reciclados de baixo desempenho com dificuldade de aplicação e descarte não são soluções sustentáveis. Deve-se conhecer a eficiência energética do processos e o ciclo de vida do produto que podem ser auto-declaratórios; fazendo referências a regulamentos técnicos e normas técnicas reconhecidas. Há a necessidade de divulgação das práticas e soluções sustentáveis através de selos verdes e da promoção do conhecimento através da inserção digiral. Valorizar os 3R reduzir, reutilizar e reciclar com novas formas de divulgação. Permitir o acesso as classes C e D.

19 TENDÊNCIAS O EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL DEVE: a) usar recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração na habitação; b) usar materiais que não comprometam o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes e que contribuam para tornar seu estilo de vida cotidiano mais sustentável (por exemplo, o usuário de embalagens descartáveis deveria usar produtos reciclados a partir dos materiais que ele mesmo usou); c) resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantação (consumo de água e energia); d) promover saúde e bem-estar aos seus ocupantes, moradores e preservar ou melhorar o meio ambiente. e) Promover a inserção digital e o conhecimento.

20 MICROSOFT TAG MARKETING VERDE PROPOSTO O Marketing Ambiental pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratégica visando desenvolver uma cultura de comunicação capaz de integrar políticas e conteúdos de marketing ao ecodesign. Estamos inovando propondo marcas, logo e objetos particulares de grande visibilidade agregado a embalagens e produtos das empresas, tendo o acesso a informação através do tag um dos diferenciais tecnológicos. Também realizamos a adequação ambiental e desenvolvemos soluções publicitárias alternativas com o uso de materiais provenientes dos processos de fabricação e descarte de empresas transformado-os, por exemplo: em jóias a partir de tijolo, cimento, pedras e materiais especiais, e, obras de arte, integrando arte e mídia através de artistas e designers. Aplicamos o DNA digital em camisetas fios pet, gravatas de lona pet e em luminárias especiais chamadas de LED (Light Ecological Design - 3R) especiais com materiais plásticos.

21 INVESTIMENTO BUSCAMOS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE COM PROCESSO DE EXECUÇÃO EM ETAPAS Agregamos a marca digital do cliente a nossa estratégia de rotulagem ambiental. Adequamos as necessidades legais e ambientais com uma política de melhoria contínua quando comparado com produtos anteriores ou quando aplicado no mesmo novas soluções com apelo ambiental ou social. Promovemos a mídia digital através de sites abertos em celulares onde são passadas, além do foco verde, informações, promoções de vendas e sorteios incentivando a interação com o consumidor e usuário que acessa informações úteis pela marca digital desenvolvida por nós. Promover a marca como um DNA digital evitando falsificações e informando detalhes sobre o produto. Permitir que usuários de outras linguais possam entender sobre o produto, possibilitando a escolha e correta utilização do mesmo em qualquer lugar do mundo. Alterar o conteudo quinzenalmente. Fornecer o número de acessos.

22 INVESTIMENTO FORMAS DE AGREGAR VALORES Contratação do projeto: DNA sem fronteiras: Adequação ao DNA Verde, logo e/ou marcas digitais; Agregar a embalegem do produto, valor cobrado em % por embalagem; Promoção da divulgação das marcas digitais; Desenvolver controle de acesso e alteração através de servidores e programas proprietários que rodam no celular utilizando o API do Microsoft Tag e a marca da empresa. Atualizações das informações e redirecionamento dos links. Campanhas publicitárias com o DNA sem fronteira. Criação de bonecos e bolsas, por exemplo, que passam a informação sobre produtos e serviços através das imagens e que também promovem a educação através de disputas de prémios e campanhas publicitárias

23 MA e RS - Acreditação e Selos para Edificações (Green Building) Foco: Sistemas de Gestão (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção Civil. O pioneiro U.S Green Building Council certifica edificações que minimizem seus impactos no meio ambiente, durante a construção e depois de finalizado. Em território nacional: O GBC Brasil dissemina o selo LEED - Leadership in Energy and Environmental Design que avalia o design do prédio, a qualidade de viver e trabalhar nele e os seus impactos sobre o meio ambiente tanto em relação ao uso de recursos naturais quanto no que se refere a materiais utilizados e descarte correto. Mais próxima da realidade brasileira, o selo Aqua Alta qualidade Ambiental, lançado pela Fundação Vanzollini e inspirado no selo francês HQE, é o primeiro a levar em conta as especificidades do Brasil ao atestar processos sustentáveis no planejamento, construção e operação do edifício. A certificação leva em conta 14 critérios que podem ser divididos em quatro grupos: eco-construção, gestão de recursos, conforto: que vai do visual ao olfativo e saúde. Nota: USGBC foi criado nos USA em 1993 e apresentou oficialmente o LEED em 1999 adaptado do BREAM (sistema Ingles lançado em 1992).

24 INEDITISMO X ACESSO FORMAS DE AGREGAR VALORES Projeto: DNA sem fronteiras: Inicialmente apenas clientes com acesso a internet por celular poderão participar: promoção da inserção digital e do ineditismos atrelado a marca. Convergência das soluções portáteis: estimam-se que dentre 2 a 4 anos as tecnologias estarão concentradas em equipamentos hand-held e o acesso a intenet pelo celular irá ultrapassar as outras forma de navegação na grande rede. Pode-se através do ineditismo promover a inserção digital através da regulação da permissão do acesso a qualquer usuário que apontar com a câmera do celular uma marca/selo digital pertencente a campanha de promoção do conhecimento sustentável. A empresa 3R Brasil fornecerá a licença de utilização das ferramentas desenvolvidas em parcerias com os seus parceiros em cada área de atuação, tendo um contrato com a Microsoft para explorar este nicho de mercado.

25 INEDITISMO X ACESSO FACILIDADE DE ACESSO AOS PLUG-INS Projeto: DNA sem fronteiras: Programa da própria Microsoft enviado por SMS ou já integrado no celular (parceria com operadora) Contratação de programas proprietário e abertos desenvolvidos para as empresas com foco em excelência em SSMA-RS. Organização de Campanhas Verde do DNA Verde/Selos digitais, com soluções ecodesign. Integração com o dia a dia do usuário, inclusive operação de equipamentos locais ou remotos, leitura de indicadores de consumo ou gastos, acesso a suporte e garantias dentre outros serviços. Fomento e divulgação de investimentos e novos produtos. Promoção de campanhas promocionais fomentando o acesso e a troca de paradigma através desta mídia digital. Integração com programas de TV, Grandes Redes de Supermercados, hoteis e empresa de brinquedo (DNA Verde).

26 Como os Selos Verdes podem ajudar? (Projeto 3R+) Para fazer as melhores escolhas no ato da compra, além de qualidade e preço, é preciso avaliar a maneira como os produtos foram desenvolvidos para não incentivar a agressão ao meio ambiente atuando na promoção da segurança e saúde, da responsabilidade social. Por isso, é imprescindível saber e educar sobre o que os selos verdes realmente certificam e o que são auto-declarações de conformidade o que as empresas devem se preocupar além dos lucros tendo o consumidor como fiscalizador e demandante deste processo. Um dos aspectos mais difundidos da sustentabilidade é a economia de energia, que ganhou selos brasileiros que avaliam diferentes setores, como eletrodomésticos, consumo de combustível e construções; com vantagens que beneficiam o bolso e o planeta. Os selos digitais suprem a demanda das empresa por divulgação e maior inserção digital (todas as classes), informando aos consumidores sobre investimentos em inovação e tecnologias limpas, sobre suas práticas, serviços e produtos.

27 Selos Verdes Demanda por Credibilidade e Informação

28 EXEMPLO DE FERRAMENTAS INTERATIVAS Como resultados da aplicação dos Selos (LED/DNA/Verde/Ecodesign) neste ano no Morar Mais RJ, foi apresentado pela 3R Brasil duas soluções eco-design integradas a textos e programas na internet: os quadros da artista plástica Neide de Sá executados a partir de filtro de ar de carro reutilizado, onde os ideogramas (triângulos e losangulos) formam o código para acesso automático e rápido a sites específicos pela câmera do celular, e, a estação de tratamento de esgoto (ETE) com tecnologia da área naval que permitiu através do celular, quando direcionado sua câmera para a figura de um formigueiro, a verificação do consumo de energia da ETE, o acesso ao manual operacional e o acionamento remoto das luzes do jardim; usando equipamentos industriais robustos da NI e wireless Zigbee com a tecnologia nacional chamada de Rede Mesh 3R Ativa.

29 Integração, Parcerias e Abrangência Microsoft Inserção verde e social através dos selos e tecnologias de acesso e utilização de Gadgets. Certificadoras e programas como o Procel Edifica. Empresas de base tecnológicas pertencente a Programas de Fomento, Institutos e Universidades; Empresas com produção verde e mão de obra social, além de grandes fornecedores de produtos e serviços V+2RS (Verde, Reconhecido e com Responsabilidade Social); Fornecedores de Gadgets compatíveis com a estratégia proposta; Operadoras de Redes Móveis e Governos: inserção ambiental, regional e social com novas formas de comercialização dos acessos aos selos e etiquetas do projeto DNA sem Fronteiras; Programa Minha Casa Minha Vida (processo construtivo, práticas sustentáveis e informações técnicas importantes).

30 QUAL O MOMENTO? Um dos indicadores para se homologar um empreendimento é a proximidade entre os fornecedores de produtos e serviços para a execução do mesmo. Um ponto atualmente bastante explorado pelo BNDES, SEBRAE, ONIP, FIRJAN e Petrobras que estão investindo pesado nesta área, devido principalmente as previsão de falta de recursos e do aumento da poluição devido ao alto crescimento da China e da Índia. Então, há a necessidade da visão sistêmica do todo que pode ser incorporada nos selos inteligentes do projeto 3R+ dentre outras soluções Eco-design que estamos fomentando junto as universidades e aplicadas como prova de conceito na Mostra Morar Mais por Menos, tornando-se um modelo em si para aplicações de soluções sustentáveis com a integração e resposta do público.

31 Como os Selos Verdes podem ajudar? Neste sentido através de alianças e reconhecimento mútuo formam-se importantes marcas e selos de conformidade que facilitam a escolha do consumidor, além de fomentar a exportação e disseminação do produto em novos mercados. Também neste contexto pode-se trabalhar com propostas ainda não regulamentadas mas com reconhecimento mútuo através de auto-declarações ou selos privados. Estamos propondo, por exemplo, através do projeto 3R+ a rotulagem verde como: o Selo LED Light Eco Design, o DNA do Ecodesign e o Selo 3R Follow coordenado por Rogério Dias Regazzi, onde o diferencial tecnológico e a inovação impactam diretamente no poder de escolha do consumidor e na inclusão digital.

32 INTEGRANDO SOLUÇÕES DO ECODESIGN NO MARKETING VERDE Incentivos para participação de incubadoras, órgãos de fomento e empresas que possuem contato com as universidades na mesma região, formando redes e clusters, é muito importante. Desta forma, podemos em conjunto obter recursos pouco explorados, mas disponíveis pelos órgãos reguladores onde a triangulação entre universidade, incubadora, especialistas e desenvolvedores é fundamental e muito bem vista para a aplicação imediata programas de fomento a inovações, e, do regionalismo, agregando valor aos produtos e serviços locais, mas um ponto para a sustentabilidade. No nosso caso estamos ainda integrando os arquitetos que terão sempre uma relação de ganha-ganha quando aplicados nos produto a declaração de conformidade presentes nos seus espaços descritos através de textos na internet com interação direta com o cliente.

33 Interatividade no CASA COR Espaço da Arquiteta Rachel Marques com os tags de Rogério Regazzi

34 PORQUE SAIR NA FRENTE? Devido ao ineditismo proposto e a velocidade que hoje as tecnologias são aplicadas e transformadas, temos que nos comprometer para implementar os selos inteligentes proposto pelo Engo Rogério Dias Regazzi, onde é possível inserir o DNA do Ecodesign; integrando parceiros e patrocinadores de forma inovadora. Devemos trazer para este projeto operadoras de celular, órgãos de fomento, instituições, empresas e universidades com temas não apenas relacionados as questão de marketing e novos produtos, mas sim ao desenvolvimento de APL - Arranjos Produtivos Locais e a valorização do produto nacional, com o uso da tecnologia da informação (TI) verde (processamento nas nuvens), focado no selo verde como apresentado na proposta estilizada do selo empregado acima por Regazzi como prova de conceito no Morar Mais 2009, no Rio de Janeiro.

35 Quais os pontos fundamentais? O Eco-design é, acima de tudo, um novo conceito. Pode ser desenvolvido através de materiais de uso freqüente e corriqueiro, a partir dos quais serão criados novos objetos que, ao serem modificados, terão um novo conceito e utilidade. Esta tendência de design é essencialmente futurista e tem como objetivo preservar o planeta para as gerações futuras; Devem-se estabelecer políticas, metas, visão e missão da proposta de eco-design; Deve-se identificar os pontos fortes e fracos relacionados as mudanças propostas; Deve-se fomentar a valorização do regionalismo com soluções modelo de baixo custo e qualidade; Deve-se preservar os aspectos culturais e históricos da população local; Deve-se utilizar materiais e recursos abundantes da região; Deve-se implementar um marketing verde para a divulgação das soluções propostas. REF. Prof. Dra. Suzana Gueiros

36 O que é Eco-design? Eco-design é o termo usado como uma tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos nãorenováveis ou minimizem o impacto ambiental. É visto geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável. Aqueles que defendem esta filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pela Engenharia e Design convencional e pela indústria, que desconsideravam os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente. Preocupando-se com o ciclo de vida dos produtos (extração, industrialização, transporte, comercialização, consumo/utilização e descarte).

37 UMA NECESSIDADE? OU UM MODISMO? EXEMPLOS DE SELOS: O resultado não é de curto prazo onde se estabelece valores e ganhos imediatos relacionados às soluções e processos socioambientais. Há expectativas do governo, de bancos, organizações, empresas e instituições em relação ao esgotamento dos recursos naturais e alterações climáticas impactantes na economia global. O assunto tratado necessita de regulamentações técnica e de gestão sem modismos, consagradas e centradas na certificação, nas declarações de conformidade, ciclo de vida, eficiência energética e capacitação de recursos humanos. A proposta dos selos inteligentes do projeto 3R+ (DNA sem Fronteiras) podem ser facilmente integradas nos ambientes e nos produtos como na mostra Morar Mais por Menos, agregando valor aos espaços, inovando, balizando o mercado, formando opinião e facilitando a integração com o público, além de promover a inclusão social.

38 Interatividade na CASA COR Rachel Marques, Jorge Oliveira, Rogério D. Regazzi e Hans Donner

39 Necessidade de Formar e Informar

40 INOVANDO NA FEIRA CONSTRUIR COM AS SOLUÇÕES ECODESIGN Uma oportunidade de conquistar novos clientes num espaço especialmente criado para facilitar o acesso de consumidores, construtoras e escritórios de arquitetura aos produtos, serviços e soluções ecoeficientes com o selo DNA Verde

41 Recursos e Incentivos O BNDES abre financiamento para hotéis sustentaveis para Copa do Mundo, porém a certificação fica por conta do INMETRO. (Fonte RJTV 2ª Edição) - BNDES abre linha de crédito para hotéis das cidades-sedes da Copa Uma linha de crédito de R$ 1 bilhão foi anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção ou reforma de hotéis nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de No Rio de Janeiro, devem ser construídos 6 mil novos quartos para atender os turistas que vem para a Copa. Segundo o BNDES, os hotéis serão classificados por energeticamente eficientes ou sustentáveis. Os maiores incentivos serão para os hotéis sustentáveis, que, além de terem a preocupação com a energia, devem ter processos para economizar água, tratar o lixo e ter um bom relacionamento com as comunidades vizinhas. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai cuidar da certificação

42 EXEMPLO DE FERRAMENTAS INTERATIVAS PROPOSTAS Benchmarketing de sites remotos, interativos e informativos / acessados pelos selos e outras formas digitais propostas no projeto 3R+ / automação e instrumentação.

43 AUTO-DECLARAÇÃO NA WEB E INTERATIVIDADE

Estado da Técnica Gravação binaural dos eventos;

Estado da Técnica Gravação binaural dos eventos; Nosso Olhar sem Fronteiras, com Sustentabilidade e Inovação V+2RS (Verde, Reconhecido e com Responsabilidade Social) Estado da Técnica Gravação binaural dos eventos; Radio com inserções do som 3D com VJ

Leia mais

tecnologia Zigbee e acesso remoto. Modelo Hipotético (sem câmera)

tecnologia Zigbee e acesso remoto. Modelo Hipotético (sem câmera) Projeto VeículoCarbonoSocial (Medição em Tempo Real CO2, CO, LEL no Metano) Programa ASSESSO VERDE Restaurante, Espaços Públicos fechados, Metro e Petróleo e Gás Sistema/Estação de monitoramento da qualidade

Leia mais

PROJETO 3R é JOIA Rogério Dias Regazzi & Silvia Blumberg. Case Agenda Ambiental Água e Resíduos

PROJETO 3R é JOIA Rogério Dias Regazzi & Silvia Blumberg. Case Agenda Ambiental Água e Resíduos PROJETO 3R é JOIA Rogério Dias Regazzi & Silvia Blumberg Case Agenda Ambiental Água e Resíduos Subprojetos ou Famílias: Amor Concreto / Canteiro de Jóias / A Jóia do Lixo / O resíduo é Jóia / Ser Responsável

Leia mais

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis A Produção de Empreendimentos Sustentáveis Arq. Daniela Corcuera arq@casaconsciente.com.br www.casaconsciente.com.br A construção sustentável começa a ser praticada no Brasil, ainda com alguns experimentos

Leia mais

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas Câmara dos Deputados Grupo de Pesquisa e Extensão - Programa de Pós-Graduação - CEFOR Fabiano Sobreira SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Valéria Maia SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Elcio Gomes NUARQ-CPROJ-DETEC Jacimara

Leia mais

ARQUITETANDO O FUTURO

ARQUITETANDO O FUTURO ARQUITETANDO O FUTURO Arq. Emílio Ambasz T J D F T ASSESSORIA DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA Objetivos do TJDFT Cumprir o mandamento constitucional de defesa e preservação do meio ambiente para as

Leia mais

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS Com o objetivo de melhorar a eficiência energética das edificações no país foi criada a etiquetagem de eficiência energética de edificações do INMETRO, como

Leia mais

21/03/2012. Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental

21/03/2012. Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental Arquitetura e Urbanismo Tópicos Especiais em Preservação Ambiental Prof. João Paulo O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações.

Leia mais

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future "Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças Visão de mercado do GBC para conduzir Brasil a adoção (Sonho

Leia mais

Qualificação Profissional (Capacitação)

Qualificação Profissional (Capacitação) Qualificação Profissional (Capacitação) M.SC Rogério Dias Regazzi Mestre em Metrologia e Qualidade Industrial PUC-Rio Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental Engo Mecânico e de Instrumentação e

Leia mais

Regulamento da Categoria 1: Ação Social: Cuidado com o Meio Ambiente e Bem-Estar

Regulamento da Categoria 1: Ação Social: Cuidado com o Meio Ambiente e Bem-Estar Regulamento da Categoria 1: Ação Social: Cuidado com o Meio Ambiente e Bem-Estar PARTICIPANTES Empresas ou organizações não-governamentais (ONGs) legalmente constituídas no Brasil. PRÉ-REQUISITOS Poderão

Leia mais

O mercado da Construção Sustentável e as oportunidades com as crises hídricas e elétricas

O mercado da Construção Sustentável e as oportunidades com as crises hídricas e elétricas O mercado da Construção Sustentável e as oportunidades com as crises hídricas e elétricas Engº. Marcos Casado Diretor Técnico Comercial Sustentech Coordenador MBA Construções Sustentáveis INBEC/UNICID

Leia mais

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COLÓQUIO EMPREGOS VERDES E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS 20.08.2009

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL

CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL CERTIFICAÇÃO LEED O QUE CERTIFICA E COMO E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL Introdução: A tendência de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente estão tomando conta de diversos setores

Leia mais

Projetando um. Futuro Sustentável.

Projetando um. Futuro Sustentável. Projetando um Futuro Sustentável. UMA NOVA FORMA DE PENSAR. UMA NOVA FORMA DE PENSAR O TODO. UTILITASfuncional Todo projeto tem a finalidade de transformar ideias e necessidades dos clientes em resultados

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Técnicas passivas; Técnicas ativas.

Técnicas passivas; Técnicas ativas. Definição: a conservação de energia deve ser entendida como a utilização de uma menor quantidade de energia para a obtenção de um mesmo produto ou serviço através da eliminação do desperdício; Técnicas

Leia mais

UMA VISÃO SISTÊMICA SOBRE A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO. por Roberto de Souza presidente do CTE Centro de Tecnologia de Edificações

UMA VISÃO SISTÊMICA SOBRE A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO. por Roberto de Souza presidente do CTE Centro de Tecnologia de Edificações UMA VISÃO SISTÊMICA SOBRE A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO por Roberto de Souza presidente do CTE Centro de Tecnologia de Edificações Nos últimos cinco anos, a sustentabilidade vem ganhando força significativa

Leia mais

Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia Solar para Aquecimento de Água

Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia Solar para Aquecimento de Água Seminário: COPA DO MUNDO DE 2014 NORMATIZAÇÃO PARA OBRAS SUSTENTÁVEIS Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Sustentabilidade das Edificações Utilizando Energia

Leia mais

Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios

Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios Instrumentos de Classificação e Certificação de Edifícios A certificação muitas vezes é um incentivo necessário para implementação de práticas sustentáveis pelo mercado. Isso porque quantifica e confere

Leia mais

Solange Nogueira Gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações ELETROBRÁS / PROCEL

Solange Nogueira Gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações ELETROBRÁS / PROCEL Solange Nogueira Gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações ELETROBRÁS / PROCEL O PROCEL EDIFICA e a Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Projeções de Consumo de Eletricidade

Leia mais

Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a construção sustentável

Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a construção sustentável Seminário: Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a construção sustentável Hugo da Costa Rodrigues Filho Hugo da Costa Rodrigues Filho Associação Brasileira de Cimento Portland,

Leia mais

Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça), fundada em 1947 (normatização de 140 países)

Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça), fundada em 1947 (normatização de 140 países) A SÉRIE ISO 14.000 A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE NORMALIZAÇÃO (ISO) ISO => Internacional Organization for Standardization Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça),

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Latina Eletrodomésticos participa da Eletrolar 2011

Latina Eletrodomésticos participa da Eletrolar 2011 Latina Eletrodomésticos participa da Eletrolar 2011 A Latina Eletrodomésticos estará presente na 6ª edição da Eletrolar 2011, maior feira latino-americana de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática,

Leia mais

TECNOLOGIAS E PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

TECNOLOGIAS E PRODUTOS SUSTENTÁVEIS TECNOLOGIAS E PRODUTOS SUSTENTÁVEIS ENGº. MARCOS CASADO Gerente Técnico LEED Tópicos a serem abordados: Objetivos Conceitos: ECOPRODUTOS - Produtos recomendados - Produtos corretos - Produtos aceitáveis

Leia mais

ROBERTO DE SOUZA. Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção

ROBERTO DE SOUZA. Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção ROBERTO DE SOUZA Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção SUSTENABILIDADE www.cte.com.br Roberto de Souza roberto@cte.com.br Empresa atuando há 19 anos na cadeia

Leia mais

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=23&cod=687

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=23&cod=687 Página 1 de 5 Sexta-feira, 16 de Abril de 2010 Login: Senha: Entrar Início IBDA Fórum de Discussão Eventos Artigos Notícias Boletins Anuncie Colabore Links Vídeos Cadastre-se Sustentabilidade é uma das

Leia mais

Políticas Públicas Resíduos e Reciclagem. Sérgio Henrique Forini

Políticas Públicas Resíduos e Reciclagem. Sérgio Henrique Forini Políticas Públicas Resíduos e Reciclagem. Sérgio Henrique Forini O lixo é conhecido como os restos das atividades humanas considerados inúteis, indesejáveis e descartáveis. No entanto, separado nos seus

Leia mais

Garrafas PET: Um lixo que Virou Moda nas Coleções Malwee

Garrafas PET: Um lixo que Virou Moda nas Coleções Malwee Malwee Malhas LTDA. Jaraguá do Sul (SC) Garrafas PET: Um lixo que Virou Moda nas Coleções Malwee Categoria Tecnologias Socioambientais 1. Sobre a organização participante: Razão social: - Malwee Malhas

Leia mais

...VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA

...VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA REVISTA AU REFERÊNCIAS DE APLICAÇÃO DE PISO ELEVADO O CHÃO QUE VOCÊ PISA......VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ IMAGINA 1- Quais as principais diferenças entre pisos elevados para áreas internas e externas? E

Leia mais

Agenda CRI Minas Inovações Ambientais 04Out2012 Nova Lima/MG

Agenda CRI Minas Inovações Ambientais 04Out2012 Nova Lima/MG Agenda CRI Minas Inovações Ambientais 04Out2012 Nova Lima/MG Conceitos e Premissas Evolução Tecnológica: Impacto Social Ambiental Conceitos e Premissas Esforço Governamental políticas e ações de mercado

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

superações o espetáculo das bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC O esporte como protagonista da sustentabilidade

superações o espetáculo das bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC O esporte como protagonista da sustentabilidade SET/OUT 2013 ANO II Nº 07 R E V I S TA A REVISTA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL o espetáculo das O esporte como protagonista superações da sustentabilidade bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC Retrofit

Leia mais

Gestão Ambiental Aplicada à Construção de Edifícios

Gestão Ambiental Aplicada à Construção de Edifícios Gestão Ambiental Aplicada à Construção de Edifícios AULA 4 -CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Introdução Pesquisas mostram que edifícios sustentáveis reduzem em 30% o consumo de energia, em

Leia mais

Diretrizes de Sustentabilidade Carelink

Diretrizes de Sustentabilidade Carelink 1 Para a, o que é sustentabilidade? É a forma mais eficaz para alcançarmos resultados consistentes, buscando soluções integradas que envolvam aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais, de

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

Em 2012, a Abril Mídia lançou a 1ª edição do HOTEL PRO, uma publicação focada nas necessidades da indústria hoteleira.

Em 2012, a Abril Mídia lançou a 1ª edição do HOTEL PRO, uma publicação focada nas necessidades da indústria hoteleira. Em 2012, a Abril Mídia lançou a 1ª edição do HOTEL PRO, uma publicação focada nas necessidades da indústria hoteleira. Um grande sucesso editorial, ela vai agora para a segunda edição (com lançamento em

Leia mais

MARKETING VERDE E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL

MARKETING VERDE E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL MARKETING VERDE E-BOOK GRATUITO DESENVOLVIDO PELA SITE SUSTENTÁVEL Introdução: O marketing verde já não é tendência. Ele se tornou uma realidade e as empresas o enxergam como uma oportunidade para atrair

Leia mais

Rede de Sustentabilidade Ambiental

Rede de Sustentabilidade Ambiental Rede de Sustentabilidade Ambiental A. O que está acontecendo no planeta? B. Quais os efeitos? C. Quem pode mudar? D. O que é preciso fazer? O que está acontecendo no 1.Característica da população mundial

Leia mais

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Referência Tecnologia da Informação para Gestão : Transformando os negócios na Economia Digital. Bookman, sexta edição, 2010. 2 FAZENDO NEGÓCIOS NA

Leia mais

Energia, Sustentabilidade e Certificação na Construção

Energia, Sustentabilidade e Certificação na Construção Energia, Sustentabilidade e Certificação na Construção Introdução Segundo relatório do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) o setor de construção responde por 40% do consumo mundial

Leia mais

Sistema Construtivo Tecverde A fábrica de Casas. José Márcio Fernandes Sócio Diretor Tecverde COMAT

Sistema Construtivo Tecverde A fábrica de Casas. José Márcio Fernandes Sócio Diretor Tecverde COMAT Sistema Construtivo Tecverde A fábrica de Casas José Márcio Fernandes Sócio Diretor Tecverde COMAT Data: 22/maio/2014 Distribuição da população no Brasil Distribuição da população no Brasil Produtividade

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

Brasil Food Trends 2020 Usando as tendências para alavancar a indústria de alimentos e bebidas

Brasil Food Trends 2020 Usando as tendências para alavancar a indústria de alimentos e bebidas Brasil Food Trends 2020 Usando as tendências para alavancar a indústria de alimentos e bebidas Marco Simões Vice-Presidente Tendências e pesquisas Nossas pesquisas corroboram os dados da pesquisa BFT Tendências

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Exemplos de projetos e políticas públicas

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Exemplos de projetos e políticas públicas MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Exemplos de projetos e políticas públicas Pegada ecológica Imagem: Jornal Bahianorte Evolução da Pegada Ecológica Imagem: miriamsalles.info Nosso padrão de produção Imagem:

Leia mais

7 a 10 de Abril de 2011 Centro de Convenções Sulamérica Rio de Janeiro RJ BRIEFING DO EVENTO

7 a 10 de Abril de 2011 Centro de Convenções Sulamérica Rio de Janeiro RJ BRIEFING DO EVENTO 7 a 10 de Abril de 2011 Centro de Convenções Sulamérica Rio de Janeiro RJ BRIEFING DO EVENTO SUSTENTABILIDADE UM BOM NEGÓCIO Pesquisa do IPC Marketing Editora indica que o consumo dos brasileiros deve

Leia mais

LNet Mobility WIRELESS SOLUTIONS

LNet Mobility WIRELESS SOLUTIONS LNet Mobility WIRELESS SOLUTIONS INTRODUÇÃO: Entende-se por Mobilidade a possibilidade de poder se comunicar em qualquer momento e de qualquer lugar. Ela é possível graças às redes wireless, que podem

Leia mais

FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME

FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME Junho/2013 Diretoria de Sustentabilidade Linda Murasawa Brasil SANTANDER NO MUNDO 102 milhões DE CLIENTES 14.392 AGÊNCIAS 186.763 FUNCIONÁRIOS Dezembro de

Leia mais

Construção Civil e Sustentabilidade

Construção Civil e Sustentabilidade CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO RECONHECIDA NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE EM 16 DE SETEMBRO DE 2010 Estudo técnico Edição nº 07 maio de 2014 Organização:

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, às vésperas de completar seu primeiro ano de

Leia mais

A EMPRESA COMO MODELO DE SUSTENTABILIDADE. Barbara Augusta PAULETO¹ RGM 071257 Fabiane Aparecida RODRIGUES¹ RGM 072625

A EMPRESA COMO MODELO DE SUSTENTABILIDADE. Barbara Augusta PAULETO¹ RGM 071257 Fabiane Aparecida RODRIGUES¹ RGM 072625 A EMPRESA COMO MODELO DE SUSTENTABILIDADE Barbara Augusta PAULETO¹ RGM 071257 Fabiane Aparecida RODRIGUES¹ RGM 072625 Renato Francisco Saldanha SILVA² Ailton EUGENIO 3 Resumo Muitas empresas mostram ser

Leia mais

Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a. sustentabilidade da construção civil

Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a. sustentabilidade da construção civil Sistemas construtivos à base de cimento. Uma contribuição efetiva para a sustentabilidade da construção civil A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL É TEMA DESTE SÉCULO, E PORQUE NÃO DIZER DESTE MILÊNIO REDUZA REUTILIZE

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

JT INVEST INVESTIMENTO PROGRAMADO JOAL TEITELBAUM

JT INVEST INVESTIMENTO PROGRAMADO JOAL TEITELBAUM JT INVEST INVESTIMENTO PROGRAMADO JOAL TEITELBAUM O ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA JOAL TEITELBAUM O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum foi fundado em 24 de outubro de 1961 e dedicase, desde então, à construção

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO 1.1. O objetivo deste Termo de Referência é disponibilizar aos interessados em atender a solicitação de propostas da PPP ESPLANADA SUSTENTÁVEL

Leia mais

Conheça os espaços disponíveis em nosso portal para divulgação de sua marca, serviços e produtos.

Conheça os espaços disponíveis em nosso portal para divulgação de sua marca, serviços e produtos. O relacionamento próximo e de qualidade da sua empresa com nossa mídia 100% digital é um dos mais poderosos instrumentos de competitividade para divulgação de sua marca. Nossa missão junto a esta mídia

Leia mais

Apresentação do produto Versão Premium 9.0 (GMPE)

Apresentação do produto Versão Premium 9.0 (GMPE) Apresentação do produto Versão Premium 9.0 (GMPE) Qual a importância que o relacionamento com os clientes tem para a sua empresa? Goldmine CRM é para as empresas que atribuem importância máxima à manutenção

Leia mais

Se Ligue na Rede: um Caminho para a Sustentabilidade

Se Ligue na Rede: um Caminho para a Sustentabilidade SANEPAR Curitiba (PR) Se Ligue na Rede: um Caminho para a Sustentabilidade Categoria Controle da Poluição 1. Sobre a organização participante: Razão social: - 76484013000145 Nome fantasia: - SANEPAR Setor

Leia mais

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto 38 a. ASSEMBLEIA & 1º FORUM ANUAL 21 de Maio de 2010 NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto Arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira anabiazzi@uol.com.br

Leia mais

Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável. Versão 1 Julho 2012 Rio de Janeiro

Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável. Versão 1 Julho 2012 Rio de Janeiro Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável Versão 1 Julho 2012 Rio de Janeiro Sumário 1 OBJETIVOS E ESTRUTURA 3 2 NOSSOS REQUERIMENTOS 7 2.1 REQUERIMENTOS GERAIS 7 2.2 PLANETA 8 2.3 PESSOAS 11 2.4 PROSPERIDADE

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social. Aline Camargo Luciane Padilha Aragon Patrícia Lima da Silva

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social. Aline Camargo Luciane Padilha Aragon Patrícia Lima da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Aline Camargo Luciane Padilha Aragon Patrícia Lima da Silva Porto Alegre 2008 Aline Camargo Luciane Padilha Aragon

Leia mais

ÍNDICE PERFIL COMUNICAÇÃO COM UM PENSO A MAIS NOSSA FORMA DE PENSAR DIFERENCIAL O QUE FAZEMOS RELAÇÃO DE COMPETÊNCIAS METODOLOGIA GRÁFICO METODOLÓGICO

ÍNDICE PERFIL COMUNICAÇÃO COM UM PENSO A MAIS NOSSA FORMA DE PENSAR DIFERENCIAL O QUE FAZEMOS RELAÇÃO DE COMPETÊNCIAS METODOLOGIA GRÁFICO METODOLÓGICO ÍNDICE PERFIL COMUNICAÇÃO COM UM PENSO A MAIS NOSSA FORMA DE PENSAR DIFERENCIAL O QUE FAZEMOS RELAÇÃO DE COMPETÊNCIAS METODOLOGIA GRÁFICO METODOLÓGICO ESTRUTURA ORGANOGRAMA TALENTOS SINCRONIZANDO IDEIAS

Leia mais

Eficiência energética em construções na cidade de SP 15.04.2010

Eficiência energética em construções na cidade de SP 15.04.2010 Eficiência energética em construções na cidade de SP 15.04.2010 Estado de São Paulo Fonte: SSE SP Potencial de redução: 7,9% energia elétrica Potencial de redução: 6,6% petróleo & gás Estado de São Paulo

Leia mais

Ecológico. Arranha-céu. O retrofit de um dos principais ícones norte-americanos. bate-papo Com Vitorio Panicucci, da Clavi Incorporações

Ecológico. Arranha-céu. O retrofit de um dos principais ícones norte-americanos. bate-papo Com Vitorio Panicucci, da Clavi Incorporações Mar/Abr 2015 ANO III Nº 16 R E V I S TA A REVISTA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Arranha-céu Ecológico O retrofit de um dos principais ícones norte-americanos bate-papo Com Vitorio Panicucci, da Clavi Incorporações

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. TERCEIRIZAÇÃO, OUTSOURCING, INFRAESTRUTURA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SITES, AUDITORIAS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. OneIT A gente trabalha para o seu crescimento. Rua Bento Barbosa, n 155, Chácara Santo

Leia mais

Governança Corporativa, Responsabilidade Ambiental e Social. Prof. Wellington

Governança Corporativa, Responsabilidade Ambiental e Social. Prof. Wellington Governança Corporativa, Responsabilidade Ambiental e Social Prof. Wellington APRESENTAÇÃO AULA 1 Wellington Prof de pós-graduação na USJT desde 2003 Sócio diretor da WP projetos e produções Coordenador

Leia mais

Categoria Franqueador Pleno

Categoria Franqueador Pleno PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2013 Dados da empresa FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Razão Social: Astra Rio Saneamento Básico Ltda Nome fantasia: Astral Saúde Ambiental

Leia mais

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito.

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito. Ecologicamente correto Economicamente viável Socialmente justo Culturalmente aceito. ENERGIA SEGURANÇA ETE FIBRA-ÓTICA DADOS TELEFONIA PAVIMENTAÇÃO VIAS PROJETADAS GÁS ETA SINALIZAÇÃO EQUIP. URBANOS ACESSIBILIDADE

Leia mais

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO OBJETIVO A campanha teve por objetivo implantar na Instituição a cultura da responsabilidade

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br Soluções em Software para Medicina Diagnóstica www.digitalmed.com.br NOTA DE AGRADECIMENTO Primeiramente, agradecemos pela sua receptividade em conhecer as nossas soluções, afinal, é sempre uma imensa

Leia mais

CAU/SP. Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

CAU/SP. Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo CAU/SP Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo Estudo para implantação do SGA, PE e A3P Sistema de Gestão Ambiental do CAU/SP Programa de Ecoeficiência do CAU/SP Agenda Ambiental na Administração

Leia mais

Rumo à Cidade Sustentável: promovendo a sustentabilidade urbana e a qualidade de vida na produção da Habitação de Interesse Social.

Rumo à Cidade Sustentável: promovendo a sustentabilidade urbana e a qualidade de vida na produção da Habitação de Interesse Social. Rumo à Cidade Sustentável: promovendo a sustentabilidade urbana e a qualidade de vida na produção da Habitação de Interesse Social. Júnia Santa Rosa Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Separação dos resíduos recicláveis Coleta seletiva no pátio Separação dos resíduos no laboratório Central de resíduos e estação de tratamento de esgoto Capacitação

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

- Projeto & Concepção - Solicitação de Acesso - Venda de Equipamentos - Instalação - Conexão com Distribuidora. Campinas

- Projeto & Concepção - Solicitação de Acesso - Venda de Equipamentos - Instalação - Conexão com Distribuidora. Campinas A Blue Sol Energia Solar visa disseminar a tecnologia fotovoltaica e o conhecimento sobre os temas no Brasil promovendo, portanto, uma fonte limpa, renovável e inesgotável de energia, alinhada com a crescente

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

Prof. Juliano Heinzelmann Reinert

Prof. Juliano Heinzelmann Reinert Prof. Juliano Heinzelmann Reinert 1 Juliano Heinzelmann Reinert, M.Sc., MBA, COBIT, CCTT. Professor (pós-graduação em governança e GP), Instrutor/consultor pela BEWARE (sul), Sócio-diretor de empresa PROJECT

Leia mais

DESIGN PARA TODAS AS EMPRESAS

DESIGN PARA TODAS AS EMPRESAS A S DA TO AS N AS ES PR EM G SI DE R PA DESIGN PARA TODAS AS EMPRESAS BRASÍLIA - DF 2012 2012. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução

Leia mais

NERGIA LIMPA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: O Sol promovendo sustentabilidade e segurança energética para o Brasil

NERGIA LIMPA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: O Sol promovendo sustentabilidade e segurança energética para o Brasil ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: O Sol promovendo sustentabilidade e segurança energética para o Brasil Geração distribuída e centralizada, leilões e incentivos fiscais contribuem para geração de energia solar

Leia mais

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação A Dinâmica da Terra é uma empresa onde o maior patrimônio é representado pelo seu capital intelectual. Campo de atuação: Elaboração de estudos,

Leia mais

Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Brasil. Resumo - Resultados Parceiros Brasil

Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Brasil. Resumo - Resultados Parceiros Brasil Pesquisa Energy Efficiency Indicator 2011 Resultados - Parceiros Resumo - Resultados Parceiros Agosto de 2011 Introdução A quinta edição da pesquisa anual Energy Efficiency Indicator, analisou a opinião

Leia mais

ABERTURA: Dia 17 de outubro de 2011, às 9h. Local: Auditório Master do Galpão da Cidadania

ABERTURA: Dia 17 de outubro de 2011, às 9h. Local: Auditório Master do Galpão da Cidadania A iniciativa do Sebrae consiste numa intensa programação para micro e pequenas empresas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá entre 17 e 21 de outubro de 2011. O tema principal da Semana

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

Infraestrutura inteligente

Infraestrutura inteligente Produtos e Soluções Infraestrutura inteligente www.relatorioanual2014.com.br/infraestruturainteligente A concentração de pessoas nas grandes cidades é uma tendência das últimas décadas, que deve permanecer

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil

Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil Materiais Ecológicos e Tecnologias Sustentáveis para Arquitetura e Construção Civil é o primeiro curso no Brasil

Leia mais

Trilhando o caminho para alcançar edifícios sustentáveis de alta performance e cidades inteligentes

Trilhando o caminho para alcançar edifícios sustentáveis de alta performance e cidades inteligentes Trilhando o caminho para alcançar edifícios sustentáveis de alta performance e cidades inteligentes Paradigmas modernos Relevância da eletricidade na vida / produção Mais produtos conectados Mais energia

Leia mais

Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios.

Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios. Conhecer o cenário de atuação de micro e pequenas empresas é fundamental para subsidiar estratégias de atuação do Sebrae junto a esses negócios. Só assim é possível identificar oportunidades de melhorias

Leia mais

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental Eco Houses / Casas ecológicas Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental IDHEA - INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA Conceito:

Leia mais

Salão de Negócios e. Fabricação de Acessórios do Vestuário, exceto para segurança e proteção.

Salão de Negócios e. Fabricação de Acessórios do Vestuário, exceto para segurança e proteção. Salão de Negócios e Empreendedorismo Inovador Fabricação de Acessórios do Vestuário, exceto para ç, p segurança e proteção. A MARCA Missão Oferecer aos seus clientes adornos a partir da fabricação, comercialização

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

Economia de Energia. Na Modernização de elevadores

Economia de Energia. Na Modernização de elevadores Economia de Energia Na Modernização de elevadores Importância do Elevador O elevador é o equipamento mais importante do edifício. Moradores de prédios passam em média meia hora por semana dentro do elevador.

Leia mais