arquitetura da informação em agências digitais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "arquitetura da informação em agências digitais"

Transcrição

1 arquitetura da informação em agências digitais

2 1 dados importantes 2 componentes da a.i. 3 fases e ferramentas 4 equipe envolvida 5 livros recomendados

3 dados importantes

4 Cinco exabytes( Mbytes) de informação nova foram produzidos no mundo apenas no ano de 2002, o equivalente a 800 MB para cada habitante da terra. UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT BERKELEY (2003) Em fevereiro de 2007 existiam mais de 108 milhões de websitesna Internet, surgindo mais de 1 milhão de novos websitespor mês. NETCRAFT ( 2007) Uma edição do TheNewYork Times em um dia de semana contém mais informação que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. WURMAN (1991)

5 Cinco exabytes( Mbytes) de informação nova foram produzidos no mundo apenas no ano de 2002, o equivalente a 800 MB para cada habitante da terra. UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT BERKELEY (2003) Em fevereiro de 2007 existiam mais de 108 milhões de websitesna Internet, surgindo mais de 1 milhão de novos websitespor mês. NETCRAFT ( 2007) Uma edição do TheNewYork Times em um dia de semana contém mais informação que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. WURMAN (1991)

6 Cinco exabytes( Mbytes) de informação nova foram produzidos no mundo apenas no ano de 2002, o equivalente a 800 MB para cada habitante da terra. UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT BERKELEY (2003) Em fevereiro de 2007 existiam mais de 108 milhões de websitesna Internet, surgindo mais de 1 milhão de novos websitespor mês. NETCRAFT ( 2007) Uma edição do TheNewYork Times em um dia de semana contém mais informação que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. WURMAN (1991)

7 Cinco exabytes( Mbytes) de informação nova foram produzidos no mundo apenas no ano de 2002, o equivalente a 800 MB para cada habitante da terra. UNIVERSITY OF CALIFORNIA AT BERKELEY (2003) Em fevereiro de 2007 existiam mais de 108 milhões de websitesna Internet, surgindo mais de 1 milhão de novos websitespor mês. NETCRAFT ( 2007) Uma edição do TheNewYork Times em um dia de semana contém mais informação que o comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII. WURMAN (1991)

8 Desordem Exemplo de um ambiente de informação não planejado. Biblioteca desorganizada. As informações estão todas ali. Quem desenvolveu e quem comprou sabe, mas o usuário não.

9 Desordem Exemplo de um ambiente de informação não planejado. Biblioteca desorganizada. As informações estão todas ali. Quem desenvolveu e quem comprou sabe, mas o usuário não.

10 Ordem Exemplo de um ambiente de informação planejado. Biblioteca que divide os livros por: -tema; -sobrenome e nome do autor; -título do livro. É um processo da AI chamado categorização.

11 Ordem Exemplo de um ambiente de informação planejado. Biblioteca que divide os livros por: -tema; -sobrenome e nome do autor; -título do livro. É um processo da AI chamado categorização.

12 Onde eu compro um liquidificador?

13 Onde eu compro um liquidificador?

14 Escolha saudável

15 Empréstimo ou financiamento?

16 Empréstimo ou financiamento?

17 A forma segue a função O princípio do design funcionalista resume a necessidade da AI. Yamanote-Tóquio O trabalho do arquiteto é evidenciar as informações mais importantes e retirar as que não são necessárias.

18 A forma segue a função O princípio do design funcionalista resume a necessidade da AI. Usuário - Moradores de Tóquio; - Viajantes; - Turistas. Conteúdo - Seqüência e a identidade das paradas; - A linha circunda a cidade de Tóquio. Contexto -Para o usuário não importa as voltas e curvas que o trem faz; - Em Tóquio o Palácio Imperial é um importante ponto de referência; -O desenho lembra o símbolo Yin-Yang em alusão as culturas orientais.

19 15 75

20 componentes da a.i.

21 Pilares da A.I. AI Contexto

22 A arquitetura de informação afeta diretamente os custos de encontrar uma informação e de não encontrá-la, os custos de construção e manutenção dos web sites, os custos de treinamentos de funcionários e até a valorização da marca. MORVILLE( 2004) Cerca de 53% das causas de insucesso das vendas de um web site de comércio eletrônico são porque o usuário simplesmente não conseguiu encontrar o item que procurava. VIVINDECE RESEARCH Nas empresas os custos relativos a busca de informação inexistente, falha em encontrar informação existente ou recriar informação não encontradaédaordemde15milhõesdedólares. IDC(2001)

23 A arquitetura de informação afeta diretamente os custos de encontrar uma informação e de não encontrá-la, os custos de construção e manutenção dos web sites, os custos de treinamentos de funcionários e até a valorização da marca. MORVILLE( 2004) Cerca de 53% das causas de insucesso das vendas de um web site de comércio eletrônico são porque o usuário simplesmente não conseguiu encontrar o item que procurava. VIVINDECE RESEARCH Nas empresas os custos relativos a busca de informação inexistente, falha em encontrar informação existente ou recriar informação não encontradaédaordemde15milhõesdedólares. IDC(2001)

24 A arquitetura de informação afeta diretamente os custos de encontrar uma informação e de não encontrá-la, os custos de construção e manutenção dos web sites, os custos de treinamentos de funcionários e até a valorização da marca. MORVILLE( 2004) Cerca de 53% das causas de insucesso das vendas de um web site de comércio eletrônico são porque o usuário simplesmente não conseguiu encontrar o item que procurava. VIVINDECE RESEARCH Nas empresas os custos relativos a busca de informação inexistente, falha em encontrar informação existente ou recriar informação não encontradaédaordemde15milhõesdedólares. IDC(2001)

25 A arquitetura de informação afeta diretamente os custos de encontrar uma informação e de não encontrá-la, os custos de construção e manutenção dos web sites, os custos de treinamentos de funcionários e até a valorização da marca. MORVILLE( 2004) Cerca de 53% das causas de insucesso das vendas de um web site de comércio eletrônico são porque o usuário simplesmente não conseguiu encontrar o item que procurava. VIVINDECE RESEARCH Nas empresas os custos relativos a busca de informação inexistente, falha em encontrar informação existente ou recriar informação não encontradaédaordemde15milhõesdedólares. IDC(2001)

26 fases e ferramentas

27 fase de pesquisa

28 fase de pesquisa Pesquisar e analisar as informações sobre os usuários, suas necessidades e o seu ambiente para definir o escopo e os requisitos do projeto.

29 Reunião objetivo do negócio requisitos de implementação análise de tarefas

30 o que deve ser feito entender o objetivo do negócio coletar o briefing conhecer o status atual identificar o público-alvo tomar um café com o cliente

31 o que deve ser feito entender o objetivo do negócio coletar o briefing conhecer o status atual identificar o público-alvo tomar um café com o cliente feito isso...

32 Benchmark análise da concorrência pontos fracos, fortes testes

33 ferramentas excel power point análise crítica testes com usuários google trends

34 Click heat

35 Click heat

36 ferramentas blog.robotreplay.com/

37 Cronograma

38 ferramentas Ms Project

39 Eye tracking comportamento do usuário psicologia cognitiva

40 Eye tracking

41 Eye tracking

42 Eye tracking

43 Eye tracking

44 Eye tracking

45 Eye tracking

46 Eye tracking

47 47 75

48 Eyetracking gaze plot

49 Eye tracking permanência

50 Eye tracking permanência

51 ferramentas é melhor terceirizar o serviço...

52 fase de concepção

53 fase de concepção Fase eminentemente criativa com o objetivo de conceber a visão macro da solução.

54 Card Sorting taxonomia linguagem do usuário sistema de rotulação

55 Card Sorting

56 Card Sorting

57 ferramentas cartões preenchidos cartões em branco caneta

58 Paper prototype testar os protótipos em papel com usuários para verificação de consistência e funcionalidades

59 ferramentas balsamiq mockups iplotz Axure MS Visio papel

60 nesta etapa... definir o sistema de organização o sistema de busca o de navegação e de rotulação

61 fase de especificação

62 62 75

63 fase de especificação Detalhar a visão macro da solução em documentos e diagramas que explicam como construir o web site.

64 Sistemas de navegação e rotulação

65 wireframe baixa fidelidade

66 wireframe média fidelidade

67 ferramentas Microsoft visio Axure iplotz Balsamiq mockups

68 ferramentas Microsoft visio -> Axure iplotz Balsamiq mockups

69 mais documentações controle de vocabulário gestão de conteúdo análise heurística

70 equipe envolvida

71 equipe envolvida Pesquisa -AI; - Planejamento; - Atendimento; Concepção -AI; - Planejamento; -Diretor de Arte; - Redator web; Especificação -AI; - Redator Web; -DA; -GP. - GP Programação. Implementação -AI; -DA - Designers; - Estruturador CSS; -GP; - Atendimento. Avaliação -AI; - Planejamento; -GP; - Equipe de desenvolvimento.

72 livros recomendados

73 livros recomendados Information Architecture for the World Wide Web Louis Rosenfeld Peter Morville Projetando websites Jackob Nielsen Projetando websites com usabilidade Jackob Nielsen Hoa Loranger Design para a internet Felipe Memória Não me faça pensar Steve Krug

74 7475

75 obrigado José Roberto N. Junior Outubro de 2009 zerojunior zerojr etc zerojunior créditos de trabalhos apresentados: agência VM2 (

Arquitetura de Informação de Websites. 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com

Arquitetura de Informação de Websites. 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Arquitetura de Informação de Websites 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Vivemos a era da explosão da informação Existe um tsunami de dados que bate sobre as praias do mundo civilizado. É um maremoto

Leia mais

Arquitetura de Informação de websites

Arquitetura de Informação de websites Arquitetura de Informação de websites Guilhermo Reis www.guilhermo.com Você consegue assimilar toda a informação que precisa? 2 1 3 Vivemos a era da explosão da informação Existe um tsunami de dados que

Leia mais

Arquitetura da Informação. A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento

Arquitetura da Informação. A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento A relação da Arquitetura da Informação com a Usabilidade na era do conhecimento Rodrigo Medeiros Tecnólogo em Sistema para Internet Faculdade Marista Especialista em arquitetura da Informação pela Jump

Leia mais

Arquitetura de Informação de websites

Arquitetura de Informação de websites Arquitetura de Informação de websites Apresentação Gil Barros Design e implementação de interfaces digitais desde 96 design gráfico > html perl/lingo > php/sql/flash usabilidade > arquitetura de informação

Leia mais

Arquitetura de Informação - 2

Arquitetura de Informação - 2 Arquitetura de Informação - 2 Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação (AI): Objetivo: Compreender os vários cenários em que o design de informação

Leia mais

Arquitectura de Informação

Arquitectura de Informação Arquitectura de Informação Saul Wurman, criou o termo em 1976. Foi usado para design impresso: mapas guias e atlas. Posteriormente para layouts e outros campos do design. Morville e Rosenfeld, autores

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão Interface Homem-Computador Aula: Prototipação Professor: M.Sc. Flávio Barros flathbarros@gmail.com Prototipar...... desenvolver e testar interfaces antes

Leia mais

Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira

Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira Informação Usabilidade não é apenas o usuário conseguir usar o produto! Cinco atributos da usabilidade (NIELSEN, 1993): 1. Facilidade de aprendizagem 2.

Leia mais

Arquitetura da Informação x Design de Websites. 2007 Guilhermo Reis www.guilhermo.com

Arquitetura da Informação x Design de Websites. 2007 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Arquitetura da Informação x Design de Websites 2007 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Vivemos a era da explosão da informação 2 3 Breve Histórico RICHARD SAUL WURMAN Criou o termo Arquitetura de Informação

Leia mais

Webdesign Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign

Webdesign Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign Webdesign Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Tópicos da Aula 1. Design 2. Importância do

Leia mais

ArquiteturadaInformação. Lílian Simão Oliveira

ArquiteturadaInformação. Lílian Simão Oliveira ArquiteturadaInformação Lílian Simão Oliveira Informação O queé usabilidade? Usabilidade é a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançarobjetivosespecíficoscom efetividade,

Leia mais

Usabilidade e Arquitectura de Informação

Usabilidade e Arquitectura de Informação Usabilidade e Arquitectura de Informação a construção da experiência do utilizador O que é a Usabilidade O que é a Arquitectura de Informação Como pensar a web A experiência do utilizador Pensar como um

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

Implementação. Quanto custa um erro de software?

Implementação. Quanto custa um erro de software? Implementação Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Quanto custa um erro de software? O míssil de guerra Patriot, usado como parte do sistema estratégico de defesa dos EUA ( Star Wars ), do governo de Ronald

Leia mais

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso <Pedro Ivo Medeiros de Azevedo> 1. INTRODUÇÃO

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso <Pedro Ivo Medeiros de Azevedo> 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO As vendas do comércio eletrônico brasileiro batem recordes todos os anos. De acordo com a revista INFO

Leia mais

Wireframes Desenho de Iteração. Henrique Correia. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Wireframes Desenho de Iteração. Henrique Correia. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 1 Wireframes Desenho de Iteração Henrique Correia Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Sistemas Hipermédia - 1º ano Mestrado Ensino da Informática 11 de Outubro de 2011 2 Wireframes Introdução

Leia mais

Sistemas Hipermédia. sh@di.fc.ul.pt 2011/2012 FCUL Departamento de Informática Carlos Duarte. Horários, Corpo docente

Sistemas Hipermédia. sh@di.fc.ul.pt 2011/2012 FCUL Departamento de Informática Carlos Duarte. Horários, Corpo docente Sistemas Hipermédia sh@di.fc.ul.pt 2011/2012 FCUL Departamento de Informática Carlos Duarte Horários, Corpo docente T 5ª-feira, 16h30-1830, sala 6.2.49 TP1 5ª-feira, 18h30-20h00, sala 6.2.49 TP2 6ª-feira,

Leia mais

2009 Guilhermo Reis www.guilhermo.com. www.youtube.com/watch?v=jo3rl2kxb4g

2009 Guilhermo Reis www.guilhermo.com. www.youtube.com/watch?v=jo3rl2kxb4g Arquitetura de Informação e Usabilidade 2009 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Guilhermo Reis Impacta São Paulo março/2009 Mais um atendimento do Help Desk... www.youtube.com/watch?v=jo3rl2kxb4g 1 Nós somos

Leia mais

Card-sorting é melhor que buraco

Card-sorting é melhor que buraco 1 de 10 10/3/2008 11:56 Blog Arquitetura da Informação Multimídia Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao mês! Publicações Sobre o autor Listas de discussão card sorting cartão taxonomia classificação

Leia mais

Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign

Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign Webdesign Fluxo de Desenvolvimento do Webdesign Apresentação, Fluxo de Desenvolvimento e Arquitetura da Informação Apresentação Thiago Miranda Email: mirandathiago@gmail.com Site: www.thiagomiranda.net

Leia mais

Cartões. na mesa. Descubra como o usuário classifica e organiza as informações

Cartões. na mesa. Descubra como o usuário classifica e organiza as informações 50 :: Webdesign Cartões na mesa Descubra como o usuário classifica e organiza as informações Ambientes para inclusão de vídeos, álbuns de fotos, blogs, microblogging, podcasts, redes de relacionamento

Leia mais

Arquitetura de Informação para Web

Arquitetura de Informação para Web Arquitetura de Informação para Web Aula introdutória sobre Arquitetura de Informação para Web na ECA - USP Guilhermo Almeida dos Reis reis@guilhermo.com www.guilhermo.com Novembro / 2004 Agenda Definições

Leia mais

USANDO O DESIGN THINKING PARA TRANSFORMAR SEU TIME E SUA EMPRESA: A EXPERIÊNCIA DA TOTVS. Fábio Miranda e Glauber Gallego

USANDO O DESIGN THINKING PARA TRANSFORMAR SEU TIME E SUA EMPRESA: A EXPERIÊNCIA DA TOTVS. Fábio Miranda e Glauber Gallego USANDO O DESIGN THINKING PARA TRANSFORMAR SEU TIME E SUA EMPRESA: A EXPERIÊNCIA DA TOTVS Fábio Miranda e Glauber Gallego MAS O QUE É INOVAÇÃO? INOVAÇÃO INOVAÇÃO NEGÓCIOS Financeiramente Viável TECNOLOGIA

Leia mais

Estudo de Caso Bicicletada Curitiba

Estudo de Caso Bicicletada Curitiba Estudo de Caso Bicicletada Curitiba Tópicos Principais Análises de contexto de uso Testes de usabilidade Categorizações de conteúdo Fluxogramas de navegação Protótipos de baixa fidelidade (wireframes)

Leia mais

Introdução. O que é Arquitetura de Informação O que é Usabilidade Processos, Metodologias e Entregáveis Competências

Introdução. O que é Arquitetura de Informação O que é Usabilidade Processos, Metodologias e Entregáveis Competências Introdução O que é Arquitetura de Informação O que é Usabilidade Processos, Metodologias e Entregáveis Competências Definindo: Navegação O hipertexto da Web aplica a possibilidade de saltos a partir

Leia mais

USABILIDADE NA WEB E EM INTERFACES. Tutora: Aline Yuri Ieiri (UAB UFABC - PACC)

USABILIDADE NA WEB E EM INTERFACES. Tutora: Aline Yuri Ieiri (UAB UFABC - PACC) USABILIDADE NA WEB E EM INTERFACES. Tutora: Aline Yuri Ieiri (UAB UFABC - PACC) Definição do conceito O que é Usabilidade? Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem

Leia mais

Introdução à IHM. Capítulo 1 Adaptado por: Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela. Barbosa e Silva 2010

Introdução à IHM. Capítulo 1 Adaptado por: Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela. Barbosa e Silva 2010 A Introdução à IHM Capítulo 1 Adaptado por: Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela As TICs no CoIdiano (1/3) Em que áreas as TICs estão presentes na vida pessoal e profissional das pessoas? Comércio

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca 22291-090 Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) 3683-3786 +55 (21) 97917-0110 CURSOS DE VERÃO USER EXPERIENCE, UX como construir experiências digitais que combinam necessidades dos usuários com objetivos de negócio COORDENAÇÃO Laura Lessa CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS. Marisa Bräscher Fernanda de Souza Monteiro

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS. Marisa Bräscher Fernanda de Souza Monteiro ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS Marisa Bräscher Fernanda de Souza Monteiro 1 OI objeto informacional Para ser organizada, a informação precisa ser descrita uma descrição é um enunciado

Leia mais

Experiência Profissional. Paixões. Formação Acadêmica. Guilhermo Reis. Consultor de Arquitetura de Informação e Usabilidade

Experiência Profissional. Paixões. Formação Acadêmica. Guilhermo Reis. Consultor de Arquitetura de Informação e Usabilidade Arquitetura de Informação e Usabilidade 2009 Guilhermo Reis www.guilhermo.com Guilhermo Reis São Paulo março/2009 Quem sou eu? 2 Experiência Profissional Formação Acadêmica Paixões Guilhermo Reis Consultor

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

USER EXPERIENCE. Luis Felipe Fernandes. UX Academy. www.uxacademy.com.br! www.uxacademy.com.br!

USER EXPERIENCE. Luis Felipe Fernandes. UX Academy. www.uxacademy.com.br! www.uxacademy.com.br! UX USER EXPERIENCE Luis Felipe Fernandes UX Academy UX Como criar websites e aplicativos que, além de atraentes, são fáceis de usar e atendem às necessidades do usuário. LUIS FELIPE FERNANDES o Alto Alegre

Leia mais

Recepção de novos servidores: orientações para gestores. DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015

Recepção de novos servidores: orientações para gestores. DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015 Recepção de novos servidores: orientações para gestores DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015 1 Recepção de novos servidores: orientações para gestores Livia Psicóloga - DDRH 2 Qual o verdadeiro sentido da existência

Leia mais

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Nossa missão Contribuir com o crescimento de empresas e profissionais no Brasil, por meio da valorização do conhecimento sobre marketing digital e da disseminação

Leia mais

WE DESIGN YOUR COMPANY

WE DESIGN YOUR COMPANY WE DESIGN YOUR COMPANY hi! Conceito Ideia ZYRGON Portugal, a agência de comunicação e de novas tecnologias. Trabalha em áreas como branding, design gráfico, design editorial, design de produto, publicidade,

Leia mais

Resenha. Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário (Luiz Agner, Rio de Janeiro, Quartet Editora, 2006, 173 p.

Resenha. Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário (Luiz Agner, Rio de Janeiro, Quartet Editora, 2006, 173 p. Resenha Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário (Luiz Agner, Rio de Janeiro, Quartet Editora, 2006, 173 p.) Thiago de Andrade Marinho 1 Ergodesign e Arquitetura de Informação:

Leia mais

Por que escolher a Life?

Por que escolher a Life? COACH SOLUTIONS Por que escolher a Life? Criatividade Por que escolher a Life? Com boas ideias, podemos fazer mais com menos. A criatividade envolve, chama a atenção e, claro, vende. Por que escolher a

Leia mais

Plano de Formação Promovida - 2009

Plano de Formação Promovida - 2009 * da e de RH à Não se aplica 39 19-01-2009 16-02-2009 2ª, 4ª e 6ª 09:30/12:30 Jan-09 à * Não se aplica 39 19-01-2009 16-02-2009 2ª, 4ª e 6ª 19:00/22:00 à Não se aplica 39 26-01-2009 20-02-2009 2ª, 4ª e

Leia mais

Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann Conteúdo 1 - O que é design (gráfico)? professor Rafael Hoffmann Objetivo da aula - Conhecer melhor e consolidar o significado do termo design. Objetivo da aula É muito mais difícil falar sobre algo do

Leia mais

GED E ECM. Bruno Velaz. Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. 21/09/2011 1

GED E ECM. Bruno Velaz. Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. 21/09/2011 1 GED E ECM Maximizando resultados com ECM e GED para pequenas e médias empresas. Bruno Velaz Diretor de Operações TI Microsoft Taugor Corporation 21/09/2011 1 Agenda Apresentação Objetivo O que é Gestão

Leia mais

Somos uma Agência de Comunicação na medida certa para sua empresa.

Somos uma Agência de Comunicação na medida certa para sua empresa. Somos uma Agência de Comunicação na medida certa para sua empresa. Quem Somos A NC5 COMUNICAÇÃO INTEGRADA é uma agência de comunicação especializada no atendimento às pequenas e médias empresas. Com planejamento

Leia mais

CONSULTORIA ACADÊMICA

CONSULTORIA ACADÊMICA Podemos fazer seu trabalho sim, tratamos a negociação da Seguinte forma; qualquer alteração e/ou solicitação do orientador será feita sem custo adicional, mandamos uma prévia (DEMO) da monografia até ao

Leia mais

A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos

A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos 2 Receite um livro A importância de recomendar a leitura 3 Promoção do desenvolvimento infantil por meio da leitura Distintas áreas do

Leia mais

Arquitetura de Informação e Engenharia Semiótica: um estudo de caso do website da Unimed João Pessoa

Arquitetura de Informação e Engenharia Semiótica: um estudo de caso do website da Unimed João Pessoa GT8 - Informação e Tecnologia Modalidade de apresentação: Pôster Arquitetura de Informação e Engenharia Semiótica: um estudo de caso do website da Unimed João Pessoa Lílian Viana Teixeira Cananéa Universidade

Leia mais

Notas sobre o curso Information Architecture www.webmonkey.com --- 08/98

Notas sobre o curso Information Architecture www.webmonkey.com --- 08/98 Notas sobre o curso Information Architecture www.webmonkey.com --- 08/98 1. Arquitetura da Informação 1_1. Importância da Arquitetura da Informação AI: Arquitetura da Informação / Information Architecture.

Leia mais

WebDesign. Eu uso, Tu usas, Nós usamos..

WebDesign. Eu uso, Tu usas, Nós usamos.. WebDesign Eu uso, Tu usas, Nós usamos.. Conceito de usabilidade É a facilidade de uso que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica. Porque usabilidade

Leia mais

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues Faccat Faculdades Integradas de Taquara Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento e Assessoria em Comunicação Profª Me. Taís Vieira ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material

Leia mais

Sessão de Esclarecimento. Curso de Webdesign

Sessão de Esclarecimento. Curso de Webdesign Sessão de Esclarecimento Curso de Webdesign Alguns factos: A industria de serviços de Webdesign representa um mercado de $24B apenas nos EUA. Todos os meses são publicados cerca de 16M novos websites.

Leia mais

Princípios do Design Gráfico. Prof. Luis Felipe

Princípios do Design Gráfico. Prof. Luis Felipe Princípios do Design Gráfico Prof. Luis Felipe 1 2 ESTRUTURA DA CRIAÇÃO NAS AGÊNCIAS DIRETOR DE CRIAÇÃO EQUIPE DE CRIAÇÃO VP DE CRIAÇÃO DIRETOR DE CRIAÇÃO EQUIPE DE CRIAÇÃO DIRETOR DE CRIAÇÃO EQUIPE DE

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

A MELHOR COZINHA É A SUA

A MELHOR COZINHA É A SUA A MELHOR COZINHA É A SUA Dizem que cozinhar é uma arte, e se isso realmente for verdade o cozinheiro ou cozinheira precisará de um bom palco para demonstrar seus dotes culinários. A cozinha geralmente

Leia mais

Mauricio Barbosa e Castro

Mauricio Barbosa e Castro Mauricio Barbosa e Castro A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto. O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia variam muito, conforme a natureza do produto (título,

Leia mais

Documento Descritivo do Mecanismo de Busca. Preparação do Portal para indexação

Documento Descritivo do Mecanismo de Busca. Preparação do Portal para indexação Documento Descritivo do Mecanismo de Busca Este documento visa esclarecer as regras que serão executadas pelo mecanismo de busca para a recuperação de informações a partir de uma palavra e/ou expressão

Leia mais

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO O que é e para que serve? Arquitetura de Informação O que é e para que serve? ONDE ESTOU? DE ONDE VIM? PARA ONDE VOU? Arquitetura de Informação O que é É a arte e a ciência de

Leia mais

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Motivação Motivação Motivação Roteiro Introdução Papéis e Responsabilidades Construindo um site

Leia mais

Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com

Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com Redação para Meios Eletrônicos Prof.: Raquel Susin susin.raquel@gmail.com Contrato Pedagógico Ementa Conhecimentos para o cotejo (comparação) da produção textual (verbal e nãoverbal) em peças multi/hipermídiaticas.

Leia mais

Treinamento de Administrador de Grupo

Treinamento de Administrador de Grupo Resumo do Treinamento Funções de Indexação Este é um breve resumo das funções em um programa de indexação e como elas trabalham juntas. Administrador de Grupo O Administrador de Grupo supervisiona o programa

Leia mais

SOFTWARE PARA DESIGN DE PROTÓTIPOS

SOFTWARE PARA DESIGN DE PROTÓTIPOS SOFTWARE PARA DESIGN DE PROTÓTIPOS Vanessa Romankiv Curitiba 2012 SUMÁRIO 1.Introdução 2. Objetivos: 2.1 Geral 2.2 Específicos 3. Metodologia 4. Resultados 2/19 1. INTRODUÇÃO Indústria de software tem

Leia mais

O Bretail é uma metodologia proprietária para a integração de ferramentas criativas e estratégicas para a comunicação.

O Bretail é uma metodologia proprietária para a integração de ferramentas criativas e estratégicas para a comunicação. Visão [ep-i-gram] 1. Uma composição poética de curtas dimensões. 2. Pequena composição, que termina por um pensamento engenhoso. 3. Dito mordaz; referência crítica. O Bretail é uma metodologia proprietária

Leia mais

UML e a Ferramenta Astah. Profa. Reane Franco Goulart

UML e a Ferramenta Astah. Profa. Reane Franco Goulart UML e a Ferramenta Astah Profa. Reane Franco Goulart História da UML o Percebeu-se a necessidade de um padrão para a modelagem de sistemas, que fosse aceito e utilizado amplamente. o Alguns esforços nesse

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL CENTRADO NO USUÁRIO BASEADO NA INTERNET APLICADO EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL CENTRADO NO USUÁRIO BASEADO NA INTERNET APLICADO EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL CENTRADO NO USUÁRIO BASEADO NA INTERNET APLICADO EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 05/2005 137-TC-C5 Sergio Ferreira do Amaral Faculdade de Educação da UNICAMP

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos:

Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Metodologia de Gerenciamento de Projetos: O que é e Como implantar Novembro de 2011 Prof. Wankes Leandro O que é Metodologia? 2 Um conjunto ou sistema de método, princípios e regras para regulamentar uma

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

Como a Gestão de Conteúdo traz mais qualidade e rentabilidade em projetos de engenharia e construção Por Daniel Klafke

Como a Gestão de Conteúdo traz mais qualidade e rentabilidade em projetos de engenharia e construção Por Daniel Klafke Como a Gestão de Conteúdo traz mais qualidade e rentabilidade em projetos de engenharia e construção Por Daniel Klafke Na era digital, conhecimento é vital. E os documentos são o DNA do conhecimento Richard

Leia mais

_aplicando ux design em. projetos digitais cases da Catarinas Design

_aplicando ux design em. projetos digitais cases da Catarinas Design _aplicando ux design em projetos digitais cases da Catarinas Design Esse ebook tem o objetivo de mostrar que é possível inserir UX design na sua empresa, startup ou projeto. Neste material apresentamos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI MODELO PARA REDAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DISCIPLINA: MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVA PROFA. Dra. MARINA BANDEIRA, Ph.D. MARÇO 2014 1 MODELO PARA REDAÇÃO DOS TRABALHOS

Leia mais

Processo de Criação de Cronogramas Prazo

Processo de Criação de Cronogramas Prazo Nome do de Criação de Cronogramas Número do Prazo - Informações sobre o Documento Nome do Projeto: Centro de Custo: 05.10..02.XX Gerente do Projeto: Versão do Documento: 0.0 Método de Revisão de Qualidade:

Leia mais

Design de IHC: Cenários de Projeto

Design de IHC: Cenários de Projeto 1 Design de IHC: de Projeto Aula 14 09/05/2012 2 Da aula passada: 1. Definição dos Grupos de Trabalho Quais são? 2. Visita ao Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro 3. Levantamento Informal de questões

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Prova 2. Olá! Meu nome é João. Sou professor da Universidade X. Eu queria de te dar os parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito dele.

Prova 2. Olá! Meu nome é João. Sou professor da Universidade X. Eu queria de te dar os parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito dele. INF1303 Introdução a Interação Humano-Computador Turma: 3VB, das 19 até 21 horas Professor: Bruno Santana da Silva Data: 09/05/2006 Aluno: Matrícula: Prova 2 Cenário da Prova: Site da SBC Suponha que você

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

Você tem um sonho...

Você tem um sonho... Você tem um sonho... Divulgar mais sua empresa. Ter mais clientes? Vender mais? Um site pode ajudar... O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE TER UM SITE? 1. É preciso ter a noção exata de qual produto/serviço

Leia mais

Engenharia de Software Tema da Aula Definição e Especificação de Requisitos I - Conceitos. Exercício

Engenharia de Software Tema da Aula Definição e Especificação de Requisitos I - Conceitos. Exercício Tema da Aula Definição e Especificação de Requisitos I - Conceitos Prof. Cristiano R R Portella portella@widesoft.com.br Exercício Em grupo de 4 alunos (2 desenvolvedores e 2 usuários), simular uma reunião

Leia mais

Seminário FESPSP São Paulo: a cidade e seus desafios 05 a 09 de outubro de 2015 GT 6 - Informação e ambientes digitais: organização e acesso

Seminário FESPSP São Paulo: a cidade e seus desafios 05 a 09 de outubro de 2015 GT 6 - Informação e ambientes digitais: organização e acesso Seminário FESPSP São Paulo: a cidade e seus desafios 05 a 09 de outubro de 2015 GT 6 - Informação e ambientes digitais: organização e acesso ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E USABILIDADE EM INTERFACES: ESTUDO

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

TOR/FNDE/DIRTE/CGDES Nº 048/2013

TOR/FNDE/DIRTE/CGDES Nº 048/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇAO E PROJETOS EDUCACIONAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

Leia mais

A importância da arquitetura da Informação no desenho de websites

A importância da arquitetura da Informação no desenho de websites A importância da arquitetura da Informação no desenho de websites 2008 Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Enquanto isso no caixa eletrônico... 1 3 De volta para casa... flickr.com/photos/lukeamotion/2142857770

Leia mais

Título: Objetivos Autora: Luciana de Lima Edição: LICIE 2014.1

Título: Objetivos Autora: Luciana de Lima Edição: LICIE 2014.1 Título: Objetivos Autora: Luciana de Lima Edição: LICIE 2014.1 O que significa a palavra Latim OBJECTIVUS OBJETIVO? De OBJECTUM algo colocado à frente (dos olhos, da mente) Verbo OBICERE apresentar, opor,

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software (Cap 6 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Requisitos funcionais e não funcionais

Leia mais

Concepção. Guilhermo Reis www.guilhermo.com. Objetivo da fase de Concepção

Concepção. Guilhermo Reis www.guilhermo.com. Objetivo da fase de Concepção Concepção Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Objetivo da fase de Concepção O objetivo da fase de Concepção é definir as regras de organização e apresentação dos conteúdos e serviços do website e o seu

Leia mais

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles

LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles LONDRES Sessão de planejamento do GAC para a reunião em Los Angeles Quinta feira, 26 de junho, 2014 08:00 a 08:30 ICANN Londres, Inglaterra CHAIR DRYDEN: Bom dia a todos. Vamos começar com a nossa agenda.

Leia mais

WEB E WEB APPLICATION CMS JOOMLA PROPOSTA WEBSITE. Índice. Página:1

WEB E WEB APPLICATION CMS JOOMLA PROPOSTA WEBSITE. Índice. Página:1 WEB E WEB APPLICATION CMS JOOMLA PROPOSTA WEBSITE Índice Tópico Página Página:1 1. Introdução 3 1.1 Finalidade do documento 3 1.2 Metodologia 3 1.3 Modelo do Ciclo de vida do projeto 3 1.4 Finalidade e

Leia mais

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Como identificar? 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 O que é ser dono de seu próprio negócio? Você já refletiu sobre isso? Qual as suas expectativas? A oportunidade

Leia mais

COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA?

COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA? COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA? 1 - Através da Internet acesse a página Web www.caixaexchange.com e o link Entrada Caixaexchange. 2 - Ao entrar na tela de início introduza o Nome do Utilizador e a Senha

Leia mais

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS 0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR

Leia mais

5. Ler cuidadosamente as mensagens de correio electrónico;

5. Ler cuidadosamente as mensagens de correio electrónico; Segundo o Guia para ambientes de aprendizagem digitais quer alunos, quer professores, precisam de novas competências ao nível da literacia digital à medida que cada vez mais recursos estão presentes na

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15

Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15 Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15 Ano Lectivo: 2007/2008 Índice Introdução O que é a psicologia O que é a psicologia clínica Entrevista Conclusão Bibliografia Pág.3 Pág.4 Pág.5 Pág.7 Pág.9

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Controle e execução do projeto Objetivos - Desenvolvimento da equipe - Controle do gerenciamento de mudanças - Monitorar o progresso

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS i

A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS i A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS i Raimunda Fernanda dos Santos Aluna de Graduação em Biblioteconomia da UFRN/Natal/RN-Brasil nanda_florania@hotmail.com

Leia mais

Guilherme Vicentini. Resumo. Especializações. Experiência

Guilherme Vicentini. Resumo. Especializações. Experiência Guilherme Vicentini Gestão de tecnologia da informação e web designer na Imobiliária Sousa guii_vicentini@hotmail.com Resumo Habilidades: Pacote MACROMEDIA (Flash, Fireworks e Dreamweaver) HTML, XML, CSS.

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Web Design. Tecnologia em Produção multimídia

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Web Design. Tecnologia em Produção multimídia PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Web Design Tecnologia em Produção multimídia JUN/ 2012 2 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Análise de Tarefas. Análise Hierárquica de Tarefas

Análise de Tarefas. Análise Hierárquica de Tarefas Análise de Tarefas Em IHC, a análise de tarefas pode ser utilizada em diferentes momentos do desenvolvimento de software, destacando-se três atividades: (a) análise da situação atual (apoiada ou não por

Leia mais

INSTRUÇÕES SOBRE UTILIZAÇÃO DA MACRO

INSTRUÇÕES SOBRE UTILIZAÇÃO DA MACRO 2 INSTRUÇÕES SOBRE UTILIZAÇÃO DA MACRO Objetivo: Este roteiro tem como finalidade orientar quanto à instalação e utilização de Macro que objetiva facilitar a geração de planilhas para cálculos em processos

Leia mais