Regra de Rating para Multicascos 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regra de Rating para Multicascos 2015"

Transcrição

1 Regra de Rating para Multicascos 2015 FREVO Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano MOCRA Multihull Offshore Cruising & Racing Association Parte 1 POLÍTICA DA REGRA 1 Introdução 2 Política Fundamental, Língua e Definição 3 Aviso Importante Parte 2 INFORMAÇÃO GERAL 4 Administração 5 Certificados de Rating 6 Unidades de Medição Parte 3 7 Geral 8 Medição e Obediência às Regras 9 Revisão do Rating 10 Protestos de Rating 11 Regra de Regatas a Vela 51 Lastro Móvel 12 Peso Vazio 13 Comprimento da Linha d Água 14 Quilha, Bolina, Foils 15 Motor e Hélice 16 Mastreação e Velas 17 Idade 18 Navegabilidade e Segurança 19 Questões Estruturais e Equipamentos Fixos 20 Equipamento Portátil Mínimo 21 Equipamento Pessoal 22 Acomodações Mínimas 23 Fator de Correção de Tempo TCF Apêndice 1 Definições de Medição

2 A FREVO (Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano) é filiada à Federação Pernambucana de Vela e Motor (FPVM), à Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) e à MOCRA (Multihull Offshore Cruising & Racing Association). Esta regra de rating é utilizada com permissão da MOCRA, concedida em julho de 2012 por Matthew West, Hon Secretary. Os certificados são válidos apenas para regatas organizadas no Brasil. Tradução: Hans Hutzler Comissão Técnica de revisão e implantação: Flávio Lôbo, Guilherme Araújo, Hans Hutzler, Higinio Marinsalta, João Jungmann, Luis Moriel, Marcelo Soares, Renato Almeida. Parte 1 POLÍTICA DA REGRA 1.0 Introdução 1.1 O objetivo da regra é prover um rating simples e equitativo usando fatores de correção de tempo que sirvam a uma ampla gama de tipos de multicascos marinheiros com as acomodações requeridas pela regra Política Fundamental, Língua e Definições da Regra 2.1 O espírito da regra requer que proprietários e projetistas não busquem meios para reduzir artificialmente o rating de um barco, por exemplo aumentando seu desempenho sem um aumento correspondente do rating. 2.2 Qualquer referência às Regras de Regatas a Vela (RRV) referem-se à versão corrente das regras da ISAF. Qualquer referência às Regras de Equipamentos referem-se à versão corrente das Regras de Equipamentos da ISAF, que incorporam as Regras para Medição de Velas. Referência às Regras Especiais são a versão corrente das Regras Especiais para Regatas Offshore da ISAF. 2.3 A língua original da regra é o inglês, mas a versão oficial para uso pela FREVO é esta tradução ao português. O significado de qualquer palavra deve ser aquele listado no Oxford English Dictionary, no contexto em que aparece. A palavra deve (shall and must) é mandatória, a palavra pode (may and can) é permissiva. A palavra deveria (should) é recomendativa. 2.4 A regra será aberta e pública.

3 2.5 Algumas ou todas as dimensões de barcos produzidos em série podem ser padronizadas. 2.6 O Conselho Técnico da FREVO pode solicitar a pesagem ou medição de qualquer barco. 2.7 A regra provê ratings para uma ampla gama de multicascos. Qualquer exploração da simplicidade inerente da regra será desencorajada. Os autores da regra se reservam portanto o direito de fazer ajustes ou acréscimos a qualquer tempo para evitar o desenvolvimento de linhas indesejadas ou não previstas. 2.8 Deve-se referir ao Apêndice 1 para as definições e abreviações de medição. 3.0 Nota Importante 3.1 A segurança e administração de um barco, incluindo o seguro, deve ser de responsabilidade exclusiva do proprietário/competidor, que deve garantir que o barco é seguro, marinheiro e tripulado por uma tripulação suficiente em número e experiência, fisicamente apta a enfrentar mal tempo. O proprietário/competidor deve estar satisfeito quanto à integridade do casco, mastreação, velas e todo o equipamento. Ele deve garantir que todo equipamento de segurança esteja apropriadamente mantido, armazenado e válido e que a tripulação saiba onde é guardado e como usá-lo. A decisão final sobre competir ou não permanece responsabilidade única e indissociável do proprietário ou seu representante. 3.2 Nem o estabelecimento dessas regras, seu uso pela organização da regata ou tampouco a inspeção do barco de acordo com essas regras limita, de qualquer forma, a responsabilidade absoluta do proprietário/competidor. Ele deve reconhecer sua obrigação em informar isto a quaisquer terceiros que ele envolva de qualquer forma nestas regras. 3.3 Os ratings dos barcos são calculados de boa fé a partir dos dados disponíveis. A FREVO ou a MOCRA não podem aceitar nenhuma responsabilidade por erro ou por alteração na regra que o proprietário/competidor considere ter afetado de forma desvantajosa o seu barco, ou que tenha propiciado qualquer vantagem a qualquer outro barco ou proprietário/competidor.

4 Parte 2 INFORMAÇÃO GERAL 4.0 Administração 4.1 A Regra é um sistema de medição criado para classificar barcos para competição através de um número simples baseado em tempo. 4.2 A Regra será administrada pela FREVO, com permissão e sob orientação da MOCRA. 4.3 Pedidos para interpretações da Regra devem ser feitos à FREVO. As interpretações serão válidas apenas durante o presente ano e poderão ser incorporadas pelo Conselho Técnico na revisão anual da Regra. 5.0 Certificados de Rating 5.1 Certificados de Rating serão emitidos pelo Conselho Técnico da FREVO ou seus delegados, e são válidos apenas para regatas organizadas no Brasil. 5.2 Um barco não poderá ter mais do que um certificado válido a qualquer tempo. A emissão de um novo certificado automaticamente invalida o anterior. O original ou uma cópia do certificado deve ser mantida a bordo. 5.3 Certificados de rating serão emitidos no formato mostrado no Apêndice 2, com o cabeçalho da autoridade emissora e qualquer patrocínio, se for o caso. Um barco pode solicitar à autoridade de rating que endorse o seu certificado. A autoridade informará o barco de qualquer medição ou outras verificações necessárias antes de emitir um certificado com o termo ENDOSSADO. 5.4 Alterações de propriedade e/ou qualquer alteração no numeral ou nas dimensões do barco automaticamente invalidarão o certificado. Chamamos atenção para a RRV 78, Obediência às Regras da Classe, Certificados. 5.5 Quando a autoridade de rating tiver evidência razoável de que um barco não está em conformidade com seu certificado, ou que houve infração às Regras, o certificado pode ser cancelado e o proprietário será informado por escrito. Quando a autoridade tiver ciência de que um certificado foi invalidado enquanto o barco está sob jurisdição de uma comissão de regata, o assunto deve ser informado à CR. 5.6 Certificados serão válidos após o pagamento das taxas apropriadas e apenas para o ano calendário vigente. 5.7 Um aviso de regata pode especificar qual a última data para alteração de um certificado.

5 6.0 Unidades de Medida 6.1 As medidas devem ser anotadas nas unidades do Sistema Internacional (SI). As medidas lineares devem ser em metros, com duas casas decimais, à exceção das medidas da seção transversal do mastro, que devem ser com três casas decimais. O peso deve ser arredondado ao kilograma mais próximo. 7.0 Geral 7.1 O rating MOCRA é calculado como um Fator de Correção de Tempo (Time Corrector Factor - TCF) com três casas decimais. Os tempos corrigidos devem ser calculados a partir deste rating, arredondados ao segundo mais próximo. 7.2 O Conselho Técnico da FREVO pode cancelar ou suspender um certificado de um barco sem qualquer reparação quando houver uma grave infração às Regras ou quebra de boas maneiras ou esportividade. 7.3 A exibição no barco de propaganda escolhida pelo proprietário ou pessoa responsável é permitida de acordo com o Código de Propaganda da ISAF (RRV 80). 8.0 Medição e Obediência 8.1 Os dados de medição devem ser obtidos por medição direta ou derivados de outro certificado de rating. 8.2 As velas devem ser medidas de acordo com as Regras de Equipamentos da ISAF vigentes e conforme detalhado por esta Regra. 8.3 Há disponibilidade de medidores da FREVO. 8.4 É uma infração a estas Regras um proprietário ou qualquer pessoa fornecer intencionalmente informação falsa. Chamamos atenção à Regra 69, Alegações de Grave Má Conduta. 8.5 O Conselho Técnico da FREVO usará os dados fornecidos como uma base para o rating, mas se reserva o direito de alterar dados específicos ou padronizar as dimensões de barcos produzidos em série. 8.6 A FREVO pode solicitar a um proprietário que submeta seu barco à medição a qualquer momento. O barco terá seu rating reemitido baseado nos novos dados obtidos.

6 9.0 Revisão do Rating 9.1 Um proprietário pode solicitar uma revisão do rating do seu próprio barco enviando preenchido um formulário de revisão, juntamente com a devida taxa. 9.2 Qualquer pessoa que tenha interesse válido no certificado de um barco também pode solicitar uma revisão do rating, enviando preenchido um formulário de revisão, juntamente com a devida taxa. 9.3 A revisão deverá se basear em todas as evidências disponíveis. Quando necessário, os dados devem ser remedidos por um medidor autorizado. A decisão do Conselho Técnico da FREVO será final. 9.4 Para barcos produzidos em série, os dados podem ser padronizados pela autoridade. Dados padronizados não devem ser objeto de revisão ou protesto por terceiros. Mas uma revisão de rating pode ser solicitada pelo fabricante ou pela associação de classe de um barco produzido em série. Modificações nos dados padronizados devem ser declarados pelo proprietário. 9.5 Quando o TCF for revisado pela autoridade e não ficar mais do que 0.01 maior do que antes, o rating contestado será válido até a data da revisão. 9.6 Quando o TCF for revisado pela autoridade e ficar mais do que 0.01 maior do que antes, o certificado será revisto pelo Conselho Técnico da FREVO que pode recomendar a invalidez do certificado contestado desde a data da sua emissão. 9.7 Em qualquer caso, o certificado torna-se inválido se qualquer remedição favorecer o barco e diferir do certificado mais do que seja considerado aceitável ou se detalhes específicos estejam claramente errados. 9.8 Após revisão e remedição, um novo certificado pode ser emitido e poderá ser datado com a data na qual qualquer dado foi fornecido equivocadamente Protestos de Rating 10.1 Conforme permitido pelas RRV Parte 5, um protesto de rating pode ser submetido a uma Comissão de Protestos. A CP pode enviar o assunto à autoridade de rating (FREVO) com a devida taxa No caso de um protesto, os dados do barco podem ser remedidos por um medidor autorizado De acordo com as Regras de Regata, uma CP pode determinar qual parte deve pagar pelos custos de medição e emissão RRV 51, Lastro Móvel: como uma excessão à Regra 51, é permitido o uso de lastro de água.

7 12.0 Peso Vazio 12.1 O peso vazio é o peso do barco na seguinte condição seca: Completamente mastreado com todas as vergas (incluindo pau de spi se houver), estaiamento, estai de popa, estais volantes e checkstays, adriças, escotas e burro Motor instalado, ou motor de popa a bordo na posição guardado Trampolins e redes Baterias e colchões nas suas posições normais se forem utilizados em regata. O peso desses itens deve ser anotado no certificado do barco Todos os itens permanentes e itens de acomodação, sejam retiráveis ou não, incluindo tampas, camas, paineiros e mesa do salão (se usada em regata) a bordo nas suas posições normais Velas, não mais do que 1 mestra, 1 buja, um reacher (se medido), 1 balão e 1 buja de temporal Escotas de velas de proa e balões Âncoras, correntes e cabos de amarração Equipament o de segurança Utensilhos de cozinha e alimentação (veja regra 22.4) Defensas Todos os itens acima devem ser anotados no certificado e todos os itens inc;uídos no peso vazio devem estar a bordo em regata Os itens abaixo não devem estar a bordo para a pesagem: Reservas do estaiamento e adriças e outros cabos Combustível, água e o conteúdo de qualquer outro tanque. Botijões de gás de reserva devem ser removidos Comida Roupa, lençóis e objetos pessoais Ferramentas e peças reserva Equipamento solto Tripulação.

8 12.3 Quando por rasões práticas não for possível remover todos os itens e equipamentos (por exemplo combustível), é aceitável deduzir o peso deles do peso bruto. A autoridade de rating se reserva ao direito de recusar esses dados quando forem fornecidos detalhes inaquedados A autoridade de rating vai calcular o peso vazio de um barco que não tenha sido pesado baseado em informações contidas em outro certificado, dados do projetista ou qualquer outra fonte Na ausência de outra informação, o peso vazio pode ser calculado pela dedução dos itens detalhados pela regra 12.2 do deslocamento velejando do barco O peso da tripulação é um weight allowance calculado como a seguir: Peso da tripulação = (LWP - 8) x Peso mínimo da tripulação = 180, e máximo = Peso considerado = peso vazio + peso da tripulação 13.0 Comprimento medido 13.1 O comprimento dos catamarans deve ser considerado como a distância entre o Ponto de Medição Dianteiro e o Ponto de Medição Traseiro conforme mostrado no diagrama O comprimento dos trimarans deve ser considerado como: (comprimento total do casco externo + comprimento da linha d água do casco principal) / 2. O comprimento do casco externo não deve ser menos do que 80% do comprimento da linha d água do casco principal (entre os pontos de Medição Dianteiro e Traseiro) No caso de aberturas de leme etc as quinas traseiras de bombordo e boreste do casco devem ser unidas para medição Medido com o barco na condição de velejando com todos os itens incluídos quando pesado de acordo com a regra 12.

9 14.0 Quilha, Bolina, Leme e Foils 14.1 Detalhes completos da quilha, leme e outros apêndices devem ser fornecidos ao Conselho Técnico da FREVO junto com a medição Fator de quilha (AF) para bolinas = 1.0 e para quilha fixa = Fator de quilha para foils em cascos externos de curvatura constante no plano transverso = Fator de quilha para lemes com asas = Fator de quilha para barcos com foils descritos em 14.3 e 14.4 = Fator de quilha para foils capazes de levantar todos os cascos da superfície da água = Regra de Regatas a Vela 52, Força Manual, não se aplica Motor e Hélice 15.1 Barcos serão medidos com um dos abaixo: Motor de popa (isto é, um motor onde o hélice pode ser removido da água enquanto competindo) Motor de centro, incluindo eixo ou rabeta. O tipo do hélice deve ser declarado junto com a medição. O hélice deve estar a todo momento pronto para o uso, não devendo estar retraído, guardado ou suspendido Os motores devem ser capazes de produzir uma velocidade mínima em nós de 1,8 x a raiz quadrada do RL em metros (5 nós em um barco de 8 metros). Motores de popa devem estar firmemente presos no seu local normal de armazenagem para regata. Chamamos atenção para as Regras Especiais de Offshore Fator de Hélice (PF Propeller Factor): PF = 0.98 para um único hélice folding. PF = 0.97 para dois hélices folding. PF = 0.97 para um único hélice fixo. PF = 0.96 para dois hélices fixos. Hélices Feathering (de embandeirar) são medidos como hélices folding. Para motores de 16.0 popa Rig and PF=1.00 Sails 16.0 Mastreação e Velas 15.3 Fator de Mastro de Carbono (Carbon Mast Factor) - um mastro incorporando fibras de carbono deve ter: CMF = 1+ ( ( Comprimento do Mastro / Peso Medido

10 ) x ) Um mastro sem fibras de carbono = Um mastro que não gira deve ter um Fator de Rotação de Mastro (Mast Rotation Factor) MRF = 0.0 Um mastro que gira MRF = 1.00 E um Fator de Espessura do Mastro (MTF Mast Thickness Factor) MTF = 1.32 ( Max Transversal Mastro / Max proa popa do Mastro ) Área 16.1 Medida do Mastro = Comprimento do Mastro x Max proa popa do Mastro x MTF x MRF Geral Barcos com mastreações e/ou = perpendicular armações fora de padrão devem fornecer F Z 16.3 todos os detalhes de suas velas. G Y 16.4 H W Numerais de vela devem ser exibidos de acordo com a RRV 77, Identificação nas Velas Mareação de velas, gurupés e paus de spi Todas as velas devem ser armadas de acordo com a RRV 50, Envergando e Mareando Velas, com as seguintes adições RRV 54, Estais de Proa e Punhos de Amura das Velas de Proa, não se aplicam Número reserva 16.4 Vela mestra A esteira da mestra (E), largura a um quarto, meia largura e largura a três quartos devem ser determinadas de acordo com as Regras de Equipamento A área do aluamento da mestra acima dos três quartos é determinada de acordo com o diagrama. As alturas das larguras medidas da mestra serão calculadas usando as fórmulas: MHWH (Mainsail Half Width Adjusted Height): MHWH = (P/2) + ( (MHW (E/2) ) / P ) x E

11 MQWH (Mainsail Quarter Width Adjusted Height): MQWH = (MHWH/2) + ( (MQW (E+MHW)/2) / MHWH ) x (E-MHW) MTWH (Mainsail Three-Quarter Width Adjusted Height): MTWH = (MHWH+P)/2 + (((MTW MHW)/2) / (P-MHWH)) x MHW Área Curva da Esteira (Foot Round Area) = esteira x curva perpendicular da esteira x 0.66 Curva Perpendicular da Esteira é a maior distância até o fim da vela tirada a 90 graus da linha reta que liga o punho de amura e o punho de esteira. A área medida da mestra é calculada como segue: MSAM = (((MQW+E)/2) x MQWH) + (((MQW+MHW)/2) x (MHWH- MQWH)) + (((MHW+MTW)/2) x (MTWH-MHWH)) + (0,5 X (P-MTWH) x MTW) + área da curvatura da esteira + área a ré e acima da linha AE. Obs.: A localização dos pontos de medição F, G e H na valuma deve ser determinada pelas extremidades das bolsas de tala e a parte de ré da bolacha de tope. Se não existirem pontos óbvios no aluamento da valuma, então F, G e H podem ser espaçados igualmente O fator de aspecto da mestra = ((P / EC) /10.1), Onde EC = ( E + MQW ) / Área da Mestra = Area Medida da Mestra x Fator de Aspecto 16.5 Velas de proa mareadas fora do triângulo de proa Uma vela mareada fora do triângulo de proa com um SHW não menor do que 60% de SF pode ser mareada em um enrolador ou usada sem um Uma vela mareada fora do triângulo de proa com um SHW menor do que 60% mareada em um sistema de enrolar efetivo (que deve ser o meio de lançar a vela) será medida como um balão Uma vela mareada fora do triângulo de proa com um SHW menor do que 60% mareada SEM um sistema de enrolar será medida como uma buja A testa (SLU), valuma (SLE), esteira (SF) e meia-largura (SHW) do maior balão levado a bordo deve ser declarado e será exibido no certificado. Área Medida do Balão (MSAS - Measured Spinnaker Area) = (SFx((SLU+SLE)/4))+((2x(SHW-(SF/2)))x(SLU+SLE)/6) Área do Balão (RSAS - Rated Spinnaker Area) = MSAS x 0.08

12 16.6 Velas de Proa Área do Triângulo de Proa (FTA) = 0.5 x FL x LPF Área Medida da Buja (MSAJ - Measured Sail Area Jib) = (0.5 x LLJ x LPJ) + (2/3 x LFJ x LFRPJ) Área da Buja (Rated Sail Area Jib) = FTA + max (0, ( MSAJ - ( FTA x 1.30 ))) 16.7 Área Vélica Total (Total Rated Sail Area) = (Área do Mastro + Área da Buja + Área da Mestra + Área do Balão) 17.0 Bonificação por Idade (Age Allowance) 17.1 Ano da Série é o primeiro ano em que barcos deste modelo foram introduzidos. Ano de Fabricação é o ano em que esta unidade foi fabricada Idade = Ano do Certificado - ((Ano da Série + Ano de Fabricação) / 2 ) Idade Mínima = 0, e Máxima = Bonificação por Idade (AA - Age Allowance) = 1 - ( x Idade) 18.0 Navegabilidade e Segurança 18.1 A emissão de um certificado de rating não implica que um barco é necessariamente de bom projeto, seguro ou navegável. Os organizadores de Regata são recomendados a selecionar a categoria apropriada de regatas Offshore (Regras Especiais de Offshore 2.01) e especificar a categoria no Aviso de Regata e nas Instruções de Regata Características Estruturais e Equipamento Fixo: atenção aos requisitos das Regras Especiais de Offshore Seção Independente da inclusão de uma categoria de regata nas Instruções de Regata, os itens abaixo sempre devem ser levados por um multicasco quando correndo sob a regra MOCRA: Uma bomba de porão e um balde (ver Regras Especiais de Offshore 3.23) Um motor Uma bússola. (ver Regras Especiais de Offshore 3.24)

13 20.0 Equipamentos Portáteis Mínimos: atenção aos requisitos das Regras Especiais de Offshore Seção Independente da inclusão de uma categoria nas Instruções de Regata, os itens a seguir sempre devem ser levados por um multicasco quando correndo sob a regra MOCRA: 20.2 Uma âncora e o cabo apropriado (ver Regras Especiais de Offshore 4.06) 20.3 Dois sinais pirotécnicos foguetes vermelhos Equipamento Pessoal: atenção aos requisitos das Regras Especiais de Offshore Seção Independente da inclusão de uma categoria nas Instruções de Regata, os itens a seguir sempre devem ser levados por um multicasco quando correndo sob a regra MOCRA: 21.2 Coletes Salva-Vidas, um para cada tripulante apropriado (ver Regras Especiais de Offshore 5.01) 22.0 Acomodações Mínimas 22.1 Barcos com menos de 8.00m LOA devem ter um pé-direito mínimo de 1.22m sobre um comprimento de 1.35m Barcos com mais de 8.00m LOA devem ter um pé-direito mínimo de 1.50m sobre uma área de 1m 2 de cabine Devem haver pelo menos 3 camas de tamanho adequado usáveis no mar Um fogão de cozinha adequadamente montado. Combustível adequado armazenado de forma segura. Utensílhos adequados para a tripulação normal Fator de Correção de Tempo TCF (Time Correction Factor) TCF = ( 1.74 x (Comprimento Medido ) x ( Área Vélica ) x PF x AF x CMF x AA ) / ( Peso Medido )

14 APÊNDICE 1 DEFINIÇÕES DE MEDIÇÃO E Esteira da Mestra Empty Weight O peso do barco arredondado ao quilo mais próximo, nas condições de Peso Vazio, menos o peso das deduções (veja Regra 12.3). FL LFJ LFRPJ LLJ LLR LOA LPF LPJ LWP MHW MQW MTW P SF SLE Comprimento do estai de proa (Forestay Lenght) medido de onde o estai de proa encontra o convés, ou do ponto de fixação da buja no caso de gurupés, até o ponto de conexão do estai de proa na frente do mastro ou de onde o estai de proa interseciona a frente do mastro, projetado se necessário. Esteira da buja (Foot Lenght of Jib) do punho de amura ao punho de escota. Distância máxima de uma linha reta ligando o punho de amura e punho de escota à esteira da vela. O maior comprimento de testa (Longest Luff Lenght) de qualquer buja ou vela de proa. O maior comprimento de testa (Longest Luff Lenght) de qualquer vela de través (reacher), montada fora do triângulo de proa, mareada em um enrolador. O comprimento máximo do casco (Lenght Over All) excluindo gurupés e outras partes da mastreação, peças de proa ou de popa, púlpitos, qualquer leme externo ou ferragem. Distância da base do mastro perpendicular ao estai de proa. A maior perpendicular à testa de qualquer buja ou vela de proa, medida como a menor distância do punho de escota à testa. Para uma mastreação em cúter com mais de um estai de proa, LP é medido como a menor distância do ponto mais a ré do punho de escota de qualquer buja ou vela de proa armada na linha de centro do barco até o estai mais de vante. Comprimento da linha d água (Lenght of Water Plane) na condição de Peso Vazio (ver Regra 12.0). Meia-largura da vela mestra (Half Width of Mainsail), medida como a menor distância entre o ponto de meia valuma e a testa, cobrindo quaisquer curvas da valuma. Largura a um quarto (¼) da mestra, medida como a menor distância entre o ponto a ¼ da valuma e a testa, cobrindo quaisquer curvas da valuma, como acima. Largura a três quartos (¾) da mestra, medida como a menor distância entre o ponto a ¾ da valuma e a testa, cobrindo quaisquer curvas da valuma, como acima. Comprimento da testa da vela mestra. O maior comprimento da esteira de qualquer balão (Spi Foot), medida entre o punho de amura e o punho de esteira. O maior comprimento da valuma de qualquer balão (Spi Leech), medida entre

15 SLU SHW o punho de escota e o punho de tope. O maior comprimento da testa de qualquer balão (Spi Luff), medida entre o punho de amura e o punho de tope. A maior largura de qualquer balão, medida entre o ponto de meia testa e meia valuma. Deve ser > 0.6 x SF Área Curva da Esteira (Foot Round Area) = esteira x curva perpendicular esteira x 0.66 Curva Perpendicular da Esteira é a maior distância até o fim da vela tirada a 90 graus da linha reta que liga o punho de amura e o punho de esteira. Índice de Abreviações e Referência à Regra E Comprimento da Esteira (Mainsail Foot Length) 16.4 ISAF Federação Internacional de Vela (The International Sailing Federation) 8.2 LLJ Maior Comprimento da Testa da Vela de Proa (Headsail Longest Luff Length) LOA Comprimento Total (Length Overall) 13.1 LPJ Perpendicular à Testa da Vela de Proa (Headsail Luff Perpendicular Maximum Length) LPF Perpendicular ao Triângulo de Proa (Foretriangle Perpendicular) LWP Comprimento na Linha d Água (Length on Waterplane) 13.1 MQW Largura a ¼ da Mestra (Mainsail 1/4 Width) MHW Largura a ½ da Mestra (Mainsail 1/2 Width) MTW Largura a ¾ da Mestra (Mainsail 3/4 Width) MRF Fator de Rotação do Mastro (Mast Rotation Factor) 16.0 P Comprimento da Testa da Mestra (Mainsail Luff length) RRS Regras de Regatas a Vela (The Racing Rules of Sailing) 8.2 SF Comprimento da Esteira do Balão (Spinnaker Foot Length) SLE Comprimento da Valuma do Balão (Spinnaker Leech Length) SHW Meia-largura do Balão (Spinnaker Half Width) TCF Fator de Correção do Tempo (Time Correction Factor) 23

REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003

REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003 REGULAMENTO 20 CÓDIGO DE PROPAGANDA DA ISAF Edição Brasileira de Janeiro de 2003 Ver regra 79. Este apêndice não deve ser alterado por instruções de regata ou por determinações de autoridades nacionais.

Leia mais

Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 AVISO DE REGATA

Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 AVISO DE REGATA Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 28 e 29 de maio de 2016 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA 1.1 Veleiros do Sul Sociedade Náutica Desportiva AVISO DE REGATA 2. REGRAS 2.1 O evento será regido pelas regras,

Leia mais

SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR)

SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR) Aviso e Instrução de Regata SELETIVA NACIONAL - EQUIPE PARALlMPICA DE VELA (p/barco SONAR) Barco de Equipe Brasília / DF, 01 a 04 de novembro de 2012 1 ORGANIZAÇÃO O campeonato será organizado pela Confederação

Leia mais

3.2 Classes: C 30, ORC, IRC, Clássicos e Multicascos Categoria Unica

3.2 Classes: C 30, ORC, IRC, Clássicos e Multicascos Categoria Unica UBATUBA SAILING FESTIVAL- USF/ 2016 1ª ETAPA PAULISTA DE OCEANO 2016 Dias: 25, 26, 27 e 28 de Maio de 2016 Facebook: Ubatuba Sailing Festival 2016 O UBATUBA IATE CLUBE UIC convida todos os velejadores

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 45º CIRCUITO RIO - 2014 (II Copa Brasil de Vela de Oceano da ABVO) (Campeonato Brasileiro da classe ORC) 24, 30, 31 de outubro, 01 e 02 de novembro de 2014 CLASSES: ORC, IRC, S40 e RGS AVISO DE REGATA

Leia mais

1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013

1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013 1º Aviso de Regata CAMPEONATO BRASILEIRO DA CLASSE LIGHTNING 2013 DIAS 15, 16 E 17 DE NOVEMBRO YACHT CLUB SANTO AMARO GUARAPIRANGA SÃO PAULO AUTORIDADES ORGANIZADORAS Yacht Club Santo Amaro YCSA Federação

Leia mais

43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist

43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist 43 º Campeonato Norte Nordeste da Classe Optimist 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA AVISO DE REGATA 1.1. Iate Clube de Fortaleza, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC) e Confederação Brasileira

Leia mais

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA INSTRUÇÕES DE REGATA ORGANIZAÇÃO A Entidade Organizadora Clube Naval de Santa Maria, estabelece estas Instruções de Regata para a Prova do Campeonato Vela de Santa Maria 2ª PCV

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

Campeonato Nacional Access 2016

Campeonato Nacional Access 2016 Campeonato Nacional Access 2016 INSTRUÇÕES DE REGATA A autoridade organizadora constituída pelo Marina Yate Club de Albufeira e pela Associação Portuguesa da Classe Access, anuncia a realização da 1ª Prova

Leia mais

44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST

44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST 1. REGRAS 44º CAMPEONATO BRASILEIRO DE OPTIMIST 2016 Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha Associação Brasileira da Classe Optimist Confederação Brasileira de Vela 08 a 17 de janeiro de 2016 Florianópolis

Leia mais

III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS

III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS III COPA BRASIL DE VELA CLASSES OLÍMPICAS I COPA BRASIL DE VELA JOVEM CLASSES DA JUVENTUDE (RS:X M/F, Laser Radial M/F, 420 M/F, 29er M/F e Hobie Cat 16) 15 a 20 de dezembro de 2015 ORGANIZAÇÃO: PREFEITURA

Leia mais

O XVIII Circuito Oceânico de Niterói será disputado sob as seguintes Regras e Regulamentos:

O XVIII Circuito Oceânico de Niterói será disputado sob as seguintes Regras e Regulamentos: O XVIII Circuito Oceânico de Niterói será disputado sob as seguintes Regras e Regulamentos: 1. REGRAS 1.1 O Evento será regido pelas Regras conforme definidas no Regulamento de Regatas a Vela da ISAF 2013/2016

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro COPA BRASIL DE ESTREANTE 08 á 11 de janeiro de 2015 Iate Clube do Rio de Janeiro AVISO DE REGATA 1- AUTORIDADES ORGANIZADORAS Iate Clube do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Classe Optimist, Federação

Leia mais

CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA)

CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA) CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL DE VELEIROS DE OCEANO (2ª ETAPA) IR - INSTRUÇÕES DE REGATAS Período: 31 de outubro e 01 de novembro de 2015 Local: ICB Iate Clube de Brasília AUTORIDADES ORGANIZADORAS Federação

Leia mais

TEORIA. Vento Real. Quando a velocidade aumenta, o vento aparente vai-se deslocando para a proa.

TEORIA. Vento Real. Quando a velocidade aumenta, o vento aparente vai-se deslocando para a proa. TEORIA Daniel Bernoulli em 1738 demonstrou que para um dado perfil o ar circulava mais rápido de um lado que de outro. Este efeito produz uma diferença de pressão e é esta diferença de pressão é que vai

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 09 á 18 de janeiro de 2015 AUTORIDADES ORGANIZADORAS: Iate Clube do Rio de Janeiro Associação Brasileira da Classe Optimist Confederação Brasileira de Vela PATRIOCÍNIO: APOIO: INSTRUÇÕES DE REGATA 1. REGRAS

Leia mais

Escola de Vela. Aula #1. Associação Paulista de Nautimodelismo

Escola de Vela. Aula #1. Associação Paulista de Nautimodelismo Escola de Vela Aula #1 www.apnaut.com.br Sede Operacional: Tanque Guilherme Pinheiro Scott - Modelódromo do Ibirapuera - São Paulo Associação Paulista de Nautimodelismo 1 Associação Paulista de Nautimodelismo

Leia mais

REGATA FESTIVA DE ANIVERSÁRIO CIR 113 ANOS. Santos / SP.

REGATA FESTIVA DE ANIVERSÁRIO CIR 113 ANOS. Santos / SP. O CIR Clube Internacional de Regatas convida a todos os Velejadores de Oceano, Hobie Cat, Super Cat, Snipe e Classe Aberta para demais monotipos não citados anteriormente, para a a realizar-se em Santos,

Leia mais

3. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÃO

3. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÃO Anúncio de Regata A XXVIII Atlantis Cup Regata da Autonomia será disputada nos grupos Ocidental e Central da Região Autónoma dos Açores entre 28 de julho e 09 de agosto de 2016 sendo Autoridade Organizadora

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015. Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015. Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...1 3.

Leia mais

Associação Portuguesa da Classe Optimist

Associação Portuguesa da Classe Optimist GUIA PARA CAMPEONATOS Associação Portuguesa da Classe Optimist Guia para os Campeonatos da Classe Optimist As seguintes instruções foram escolhidas pela Associação Portuguesa da Classe Optimist e servirão

Leia mais

Anúncio de Regata. Um Mundo Náutico à Sua Espera www.cnhorta.org

Anúncio de Regata. Um Mundo Náutico à Sua Espera www.cnhorta.org A XXVII Atlantis Cup Regata da Autonomia será disputada nos grupos Oriental e Central da Região Autónoma dos entre 26 de julho e 04 de agosto de 2015 sendo Autoridade Organizadora o Clube Naval da Horta,

Leia mais

Termos Náuticos Básicos

Termos Náuticos Básicos Termos Náuticos Básicos Adriças: Cabos usados para levantar ou içar as velas Alheta: Parte da embarcação entre o Través e a Popa Amantilho: Cabo preso ao topo do mastro, que suporta a retranca prevenindo

Leia mais

XXIV MINI CIRCUITO RIO Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano Regra IRC (veleiros até 29,9 pés) / ABVO

XXIV MINI CIRCUITO RIO Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano Regra IRC (veleiros até 29,9 pés) / ABVO XXIV MINI CIRCUITO RIO Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano Regra IRC (veleiros até 29,9 pés) / ABVO 17 e 18 de outubro de 2015 CLASSE OCEANO até 29.9 : ORC, IRC (III e DAYBOAT) e BRA RGS CLASSES CONVIDADAS:

Leia mais

Transmissor de Vazão Mod. RTVG

Transmissor de Vazão Mod. RTVG 1. Introdução O Medidor de vazão tipo turbina é um instrumento de medição de vazão volumétrico. O elemento sensível à vazão é um rotor com um sistema de palhetas fixas, suspenso livremente sobre um eixo

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE

CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE CAMPEONATO ESTADUAL CLASSE SNIPE 24, 25 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2007 Niterói RJ - Brasil Autoridade Organizadora: Clube Naval Charitas Flotilha 477 1. REGRAS O Campeonato será disputado pelas

Leia mais

PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA

PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA PRÉ-ANÚNCIO DE REGATA 1. Organização Está a cargo do Monte Real Club de Yates de Baiona e do Angra Iate Clube com a colaboração da Real Federação Espanhola de Vela e a Federação Portuguesa de Vela, assim

Leia mais

XVI Campeonato da Flotilha Paranoá

XVI Campeonato da Flotilha Paranoá XVI Campeonato da Flotilha Paranoá 16 e 17 de maio 1ª Etapa 20 e 21 de junho 2ª Etapa Iate Clube de Brasília Brasília DF Autoridade Organizadora: Apoio: Flotilha Paranoá da Classe Star 7 Distrito da Classe

Leia mais

INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram as da FEVERS 2015

INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram as da FEVERS 2015 XXV TROFEU CAYRU DE VELA DO OCEANO XX VELEJAÇO XVII REGATA EM SOLITÁRIO 2ª Etapa Estadual de Oceano 2015 03 e 04 de Outubro 2015 INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL FOD

CAMPEONATO ESTADUAL FOD CAMPEONATO ESTADUAL FOD 03 e 04 de dezembro de 2011 INSTRUÇÕES DE REGATA 1. REGRAS: 1.1 O Campeonato será disputado sob as regras, conforme definidas nas Regras de Regatas a Vela da ISAF (RRV). 1.2 A RRV-63.7

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7 MANUAL DE INSTRUÇÕES Compact Indústria de Produtos Termodinâmicos Ltda. Fábrica: Est. BR-116 KM 152,3, 21940 Pavilhão 1 Bairro Planalto Caxias do Sul - RS - CEP 95070-070 Fone (0XX) 54-2108-3838- Fax:

Leia mais

Regata Oceânica Lisboa Funchal e Porto Santo - Lagos INSTRUÇÕES DE REGATA

Regata Oceânica Lisboa Funchal e Porto Santo - Lagos INSTRUÇÕES DE REGATA Regata Oceânica Lisboa Funchal e Porto Santo - Lagos INSTRUÇÕES DE REGATA A Autoridade Organizadora constituída pela Associação Naval de Lisboa (ANL) e pela Associação Náutica da Madeira estabelece estas

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 18, 19, 20 e 21 de abril de 2015 IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO INSTRUÇÕES DE REGATA 01 - REGRAS: 01.1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela 2013-2016

Leia mais

ISO/IEC 17050-1. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais

ISO/IEC 17050-1. Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais QSP Informe Reservado Nº 42 Janeiro/2005 ISO/IEC 17050-1 Avaliação da conformidade Declaração de conformidade do fornecedor Parte 1: Requisitos gerais Tradução livre especialmente preparada para os Associados

Leia mais

AVISO DE REGATA. 1.1. Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Federação Pernambucana de Vela e Motor e CBVela.

AVISO DE REGATA. 1.1. Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Federação Pernambucana de Vela e Motor e CBVela. 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA AVISO DE REGATA 1.1. Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Federação Pernambucana de Vela e Motor e CBVela. 2. REGRAS 2.1. O Campeonato será regido pelas regras da ISAF na tradução

Leia mais

BAIXADA BAYONA PORTO 2014

BAIXADA BAYONA PORTO 2014 BAIXADA BAYONA PORTO 2014 AVISO - INSTRUÇÕES DE REGATA ORGANIZAÇÃO A Autoridade Organizadora constituída Conjuntamente pelo Monte Real Club de Yates de Bayona e pela BBDouro, com o apoio da Douro Marina,

Leia mais

PREGULAMENTO ARRANCADÃO DE JERICOS 2015 CATEGORIA AGRICULTORES

PREGULAMENTO ARRANCADÃO DE JERICOS 2015 CATEGORIA AGRICULTORES 1.1.NORMAS TÉCNICAS PREGULAMENTO ARRANCADÃO DE JERICOS 2015 CATEGORIA AGRICULTORES As categorias da Corrida de jerico deverão seguir as normas técnicas constantes neste regulamento específico. 1.2.DEFINIÇÃO

Leia mais

AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema.

AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema. AVISO: Os exemplos contidos no HELP ONLINE são meramente ilustrativos e têm como objetivo principal ensinar o usuário a utilizar o sistema. Os casos não refletem casos reais e não devem ser utilizados

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Regulagem Snipe. Estimado velejador de Snipe:

Regulagem Snipe. Estimado velejador de Snipe: Regulagem Snipe Estimado velejador de Snipe: Muito obrigado por escolher a North Sails. Como nós também somos velejadores, realmente compartilhamos do seu entusiasmo por esse grande barco e camaradagem

Leia mais

Cortinas de Ar Série BZCAF G1

Cortinas de Ar Série BZCAF G1 www.brize.com.br Versão 04.0. Cortinas de Ar Série BZCAF G SUMÁRIO DADOS TÉCNICOS BZCAF 09C 7V G BZCAF C 7V G BZCAF 5C 7V G COMPRIMENTO (mm) 900 00 500 POTÊNCIA (W) 85/80 50/45 5/90 TENSÃO (V) 7 7 7 CORRENTE

Leia mais

Guia Rápido Monitor CFX-750

Guia Rápido Monitor CFX-750 Guia Rápido TELA EXECUTAR O CFX-750 da Trimble possui tela touch screen, onde todas as funções de trabalho e configurações são realizadas tocando-se a tela do monitor. Os ícones na tela irão alterar conforme

Leia mais

Manual de Noções Básicas de Cobrança

Manual de Noções Básicas de Cobrança Este manual tem como finalidade explicar o que é uma cobrança através de boleto bancário, o que a constitui e outras informações pertinentes a mesma. Para maiores informações entre em contato com o gerente

Leia mais

Manual de Instrução do Medidor Interno da Balança de Carga

Manual de Instrução do Medidor Interno da Balança de Carga !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Manual de Instrução do Medidor Interno da Balança de Carga Panorama Geral de Instalação A instalação da balança

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram as da FEVERS 2007

INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram as da FEVERS 2007 INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES DE REGATA Estas instruções complementam e alteram as da FEVERS 2007 REGATA 73 ANOS DO VELEIROS DO SUL CLASSES: ORC CLUB, RGS, DELTA 26, SKIPPER 21 E O DAY 23 DATA 16/12/2007 -

Leia mais

Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open)

Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open) Campeonato Brasileiro Classe Star (Júnior e Open) Brasília/DF 01 a 07 de Setembro ORGANIZAÇÃO Campeonato Brasileiro da Classe Star, será sediado e organizado pelo IATE CLUBE DE BRASÍLIA ICB. O Aviso de

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 43.9-001 Aprovação: Portaria ANAC nº 1523/SAR, de 11 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União nº 155, S/1, págs. 1-2, de 12 de agosto de 2011. Assunto: Instruções

Leia mais

CAMPEONATO SUL AMERICANO DA CLASSE J24 De 27 a 30 de novembro de 2015 Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil AVISO DE REGATA # 03

CAMPEONATO SUL AMERICANO DA CLASSE J24 De 27 a 30 de novembro de 2015 Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil AVISO DE REGATA # 03 CAMPEONATO SUL AMERICANO DA CLASSE J24 De 27 a 30 de novembro de 2015 Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil AVISO DE REGATA # 03 AUTORIDADE ORGANIZADORA: Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva

Leia mais

Coleta de produtos pré-medidos para determinação do conteúdo efetivo e/ou exame formal.

Coleta de produtos pré-medidos para determinação do conteúdo efetivo e/ou exame formal. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE MERCADORIAS PRÉ- MEDIDAS PARA REALIZAÇÃO DE EXAME QUANTITATIVO NORMA N o NIT-DIMEP-004 APROVADA EM SET/2014 N o 01/05 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade

Leia mais

Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social

Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social Regulamento para a Certificação dos Sistemas de Gestão da Em vigor a partir de 01 de abril de 2016 RINA Via Corsica 12 16128 GÊNOVA, Itália tel +39 010 53851 fax +39 010 5351000 website : www.rina.org

Leia mais

Ministério dos Transportes

Ministério dos Transportes Ministério dos Transportes Instituto Nacional de Aviação Civil INAVIC Normativo Técnico 2 Registo de Aeronaves 1/12 Índice Parte A: Generalidades.3 2.001 Aplicabilidade.3 2.003 Definições...3 2.005 Siglas/Acrónimos...4

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade

CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade 1 CONFIGURAÇÃO DO PHL82 PARA BIBLIOTECÁRIOS Belo Horizonte, 22 de maio 2009. Ilário Zandonade 1. Introdução 2. Senha 3. Permissões 4. Configurações 5. Bibliotecas 6. Calendário 7. Tipo de usuário 8. Prazos

Leia mais

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm.

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm. Nome da Modalidade: Sumô controlado por fio Número de robôs por partida: Dois (2) Duração da partida: 3 minutos Classe de peso dos robôs: 3,005 kg Dimensões dos robôs: Conforme abaixo Especificações do

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-3060D

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-3060D MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-3060D Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. Introdução... 01 2. Especificações... 02 2.1. Gerais...

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

TS-300BR. CAPACIDADE DO GUINDASTE 30.000 kg à 2,5 m

TS-300BR. CAPACIDADE DO GUINDASTE 30.000 kg à 2,5 m TADANO GUINDASTE HIDRÁULICO SOBRE RODAS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÕES N TS-300BR TS-300BR DADOS GERAIS CAPACIDADE DO GUINDASTE 30.000 kg à 2,5 m LANÇA 4 seções, 9,8 m - 31,0 m DIMENSÕES GERAIS Comprimento

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras:

O Campeonato Brasileiro é válido para as classes Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro será disputado sob as seguintes Regras: 2º AVISO DE REGATA LOCAL E DATA IlhaBela - Praia da Armação - BL3 Escola de Iatismo De 9 a 16 de Novembro de 2013. AUTORIDADES ORGANIZADORAS Confederação Brasileira de Vela - CBVela Associação Brasileira

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Políticas de troca, devolução e reembolso

Políticas de troca, devolução e reembolso Trocas e Devoluções Políticas de troca, devolução e reembolso Para que você mantenha a sua confiança e total satisfação nas compras realizadas na Marcenaria Tiradentes criamos uma Política de Troca e Devolução

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA ANIVERSÁRIO AABB 55 ANOS ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL AABB-DF 21 e 22 de fevereiro 2015

INSTRUÇÕES DE REGATA ANIVERSÁRIO AABB 55 ANOS ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL AABB-DF 21 e 22 de fevereiro 2015 INSTRUÇÕES DE REGATA ANIVERSÁRIO AABB 55 ANOS ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL AABB-DF 21 e 22 de fevereiro 2015 1 - REGRAS 1.1 - As regatas serão regidas pelas regras, tais como definidas nas Regras

Leia mais

Certificado de Qualidade do Etanol

Certificado de Qualidade do Etanol Manual do Usuário Qualidade Combustível INTRODUÇÃO. A proposta deste documento é orientar e esclarecer os agentes da cadeia Combustível na emissão do Certificado da Qualidade e no envio mensal de dados

Leia mais

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010 Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 1 CONDIÇÕES GERAIS DE SERVIÇOS Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 2 1. DISPOSIÇÕES GERAIS (a) A menos se de

Leia mais

Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico

Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico 1. Descrição e Objetivos Propõe um desafio tecnológico

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

AVISO DE REGATA. EVENTO: Mercosul Cup CLASSE: IOM LOCAL: Clube dos Jangadeiros DATA: Dias 12 a 15 de Novembro de 2016.

AVISO DE REGATA. EVENTO: Mercosul Cup CLASSE: IOM LOCAL: Clube dos Jangadeiros DATA: Dias 12 a 15 de Novembro de 2016. AVISO DE REGATA EVENTO: Mercosul Cup CLASSE: IOM LOCAL: Clube dos Jangadeiros DATA: Dias 12 a 15 de Novembro de 2016. ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL: AGVRC - Associação Gaúcha de Vela Rádio Controlada.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 julho 2008 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

5. Implementação de clientes no programa VMI

5. Implementação de clientes no programa VMI 5. Implementação de clientes no programa VMI 5.1. Requerimentos Mínimos Globais para Participação no Programa VMI A equipe de Distribuição de Combustíveis Global tem a intenção de aumentar o volume de

Leia mais

AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE

AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE AQUECEDOR A ÓLEO INSTRUÇÕES OPERACIONAIS CALDOSETTE INFORMAÇÕES IMPORTANTES Quando usar aparelhos elétricos, deve-se sempre observar precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: LEIA TODAS AS

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução... 02 2. Regras de segurança...

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO SETOR NÁUTICO

REGULAMENTO INTERNO DO SETOR NÁUTICO 1 REGULAMENTO INTERNO DO SETOR NÁUTICO Aprovado pelo Ato Deliberativo nº 003/2001 Reunião 20.06.01 Do Objetivo Art. 1º - Estabelecer norma reguladora para utilização das dependências, dos equipamentos,

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Federação Portuguesa de Vela

Federação Portuguesa de Vela Federação Portuguesa de Vela Regulamentos Desportivos (2013/2014) ÍNDICE DEFINIÇÕES, ABREVIATURAS 2 1. ESCOLAS DE VELA E CENTROS DE TREINO 4 2. LICENÇA DESPORTIVA 5 3. SEGURO DESPORTIVO E PROCEDIMENTOS

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

Ata da reunião da equipe ABVO. Data: 30/07/2015 Local: ICRJ Horário: Das 18h30 às 21h00. Presentes:

Ata da reunião da equipe ABVO. Data: 30/07/2015 Local: ICRJ Horário: Das 18h30 às 21h00. Presentes: Ata da reunião da equipe ABVO Data: 30/07/2015 Local: ICRJ Horário: Das 18h30 às 21h00 Presentes: Adalberto Casaes- 1o Vice- Comodoro Paulo Freire Dir Administrativo Christina Frediani Dir Financeira Roberto

Leia mais

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Odontoprev S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Ordinária

Leia mais

AVISO DE REGATA. 10 Campeonato Brasileiro Classe IOM

AVISO DE REGATA. 10 Campeonato Brasileiro Classe IOM EVENTO:. CLASSE: IOM LOCAL: Clube dos Jangadeiros DATA: Dias 04 a 07 de Setembro de 2015. ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL: AGVRC - Associação Gaúcha de Vela Rádio Controlada. APOIO: Clube dos Jangadeiros

Leia mais

3. TESTE DE MOTOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 3-1 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 3-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 3-1 TESTE DE COMPRESSÃO 3-2

3. TESTE DE MOTOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 3-1 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 3-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 3-1 TESTE DE COMPRESSÃO 3-2 3. TESTE DE MOTOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 3-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 3-1 TESTE DE COMPRESSÃO 3-2 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 3 O teste de compressão fornece informações importantes sobre a condição mecânica

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M03 09122011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

Régua graduada. metro e trena

Régua graduada. metro e trena A U A UL LA Régua graduada, metro e trena Um problema Silva verificou, contrariado, que os instrumentos de medição, há pouco adquiridos pela empresa, não estavam sendo bem cuidados pelos funcionários.

Leia mais

CONDIÇÕES ESPECIAIS SEGURO TERRORISMO COBERTURA DE INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS

CONDIÇÕES ESPECIAIS SEGURO TERRORISMO COBERTURA DE INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS 1. RISCO COBERTO Fica entendido e acordado que, de acordo com os termos destas Condições Especiais e com as Condições Gerais e Especificação da presente apólice, o Limite Máximo de Garantia nela estabelecido,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... - 1-2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00 REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 133 EMENDA nº 00 Título: OPERAÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS COM CARGAS EXTERNAS Aprovação: Resolução ANAC nº 174, de 9 de novembro de 2010, publicada

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na Decreto do Governo n.º 18/86 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Áustria Relativo ao Transporte Rodoviário Internacional de Passageiros e Mercadorias O Governo

Leia mais

38ª REGATA BRANCACCIO INSTRUÇÕES DE REGATA 16 de maio de 2015

38ª REGATA BRANCACCIO INSTRUÇÕES DE REGATA 16 de maio de 2015 38ª REGATA BRANCACCIO INSTRUÇÕES DE REGATA 16 de maio de 2015 REGULAMENTO 1. A Regata será realizada no dia 16 de maio de 2015 - Sábado, tendo como sede o Clube Angra dos Veleiros. 2. REGRAS A Regata será

Leia mais

CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO

CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO Documento EUREPGAP Contrato de Sub-licenciamento e Certificação (V2.3) Pag. 1 de 6 CONTRATO DE SUB-LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO para a participação como Parte Interessada de Mercado na estrutura do Sistema

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais