CARREIRÓDROMO, CAVALHÓDROMO E CONGÓDROMO: LUGARES DE FESTA EM GOIÁS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARREIRÓDROMO, CAVALHÓDROMO E CONGÓDROMO: LUGARES DE FESTA EM GOIÁS"

Transcrição

1 CARREIRÓDROMO, CAVALHÓDROMO E CONGÓDROMO: LUGARES DE FESTA EM GOIÁS Carlos Eduardo Santos Maia Doutor em Geografia Professor da UFJF-MG carlmaia@yahoo.com Maria Elisabeth Alves Mesquita Soares Doutoranda em Geografia UFG-GO Professora da rede estadual de educação de Goiás Professora da UNIFAN geoelisabeth@gmail.com Raquel Lage Tuma Doutoranda em Geografia UFG-GO tuma.raquel@gmail.com RESUMO Os espaços festivos, espaços usados e criados para realização de festas, merecem uma maior reflexão, sendo esses espaços essenciais para a realização de festas que refletem costumes, tradições e modos de vida de determinadas sociedades. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre os espaços festivos, ambientes que se tornaram lugares de festas, os quais foram construídos e montados exclusivamente para abrigar festas tradicionais que ocorrem em diversas cidades. Daremos enfoque aos espaços com sufixo ódromo, a fim de apontar os lugares de festa com uso específico para a realização das manifestações populares e apresentar estes lugares. O recorte espacial desta pesquisa é o estado de Goiás, e os lugares de festas são os conhecidos como carreiródromo (lugar do desfile de carros de bois em Trindade-GO), cavalhódromo (lugar da apresentação das cavalhadas em Pirenópolis-GO) e congódromo (lugar da Congada em Catalão-GO). Palavras-chave: Espaço; lugar; carreiródromo; cavalhódromo; congódromo. INTRODUÇÃO Os novos rituais festivos tomam formas diversas e avançam sobre diferentes lugares e espaços. Gravari-Barbas (2011, p. 208)

2 Com essa sentença de Gravari-Barbas inicia-se a discussão que se propõe aqui, espaços festivos que se tornam os lugares das festas, e foram criados especificamente para isso, até seus nomes. Foram batizados para festa a que se propõem. Por diferentes motivos, várias festas saíram das ruas e foram para locais fechados, ora construídos especificamente para a festa, ora utilizando espaço com outras finalidades, criando assim novos espaços festivos e construindo outra tradição: festar em espaços fechados. Espaços fechados geralmente são pagos e com horários mais rigorosos de funcionamento, com regras para entrada e saída, limitando também o sujeito que entra na festa, esse deverá ter condições para pagar a entrada e, possivelmente, um mendigo/maltrapilho não entrará na festa. Maia (1999), quando buscou interpretar a dimensão espacial das festas populares brasileiras, percebeu que várias utilizam de espaços durante a ocorrência da festa, espaços esses que depois possuíam outras funções. As festas agropecuárias, por exemplo, saíram das ruas e foram para os Parques de Exposição Agropecuária e os rodeios que eram em currais montados na cidade foram para as grandes arenas fixas dentro desses parques, como a gigantesca arena de Barretos- SP. A Oktoberfest, em Blumenau-SC, tem um espaço específico para acontecer, e antes era nas ruas da cidade. As festas religiosas também saíram das ruas e foram para os salões paroquiais, isso no caso das católicas. E as outras religiões começaram a investir em espaços maiores e chácaras para realizarem os seus eventos. O processo de reprodução do espaço urbano vai se constituindo eliminando pontos de encontros, o lugar da festa, trajando os rituais e seus mistérios, eliminando referenciais, destruindo a memória social e fragmentando o espaço e as relações entre os indivíduos através da descaracterização de bairros inteiros (CARLOS, 1993, p. 308). Muitas festas utilizam os clubes sociais como os de maçonaria, Rotary Clubs, Lions Club, Clubes de bancários, Jóqueis Clubes, Clubes particulares, Associações e Casas de Cultura e outras foram para galpões particulares, alugados ou emprestados. Tem também as festas que saíram da rua e foram para os ginásios de esporte. Isso é bem recorrente no estado de Goiás,desde a década de 1980, quando

3 os governantes espalharam ginásios por todo o Estado, em especial o governo de Iris Resende. Continuando nos locais esportivos tem-se também os estádios de futebol, autódromo e clubes de jóqueis (montagem a cavalos) que frequentemente recebem festas. As necessidades de espaço mudaram, tanto em função dos requisitos da produção como da circulação, mais exigente de rapidez. Por isso, a cada dia que passa, mais o espaço tem que ser preparado de maneira particular para cada tipo de produção, como aponta Santos (1994, p. 48). A partir dos novos usos dos espaços urbanos e uma centralidade na preocupação com o trânsito, várias cidades brasileiras já possuem Centros de Convenções ou, como no caso de Goiânia, há o Centro de Cultura e Convenção e muitas festas vão para esses locais. A cidade, a tal qual era, deixa de ser lugar adequado para a produção moderna, sendo necessário acrescentar outras áreas, técnicas e cientificamente construídas para responder, deliberadamente a esses reclamos precisos. Isso se dá ao mesmo tempo em que novas vias de circulação têm que ser criadas para que a produção possa escoar rapidamente (SANTOS, 1994, p. 48). Existem também as casas de shows, que não realizam somente shows que não deixam de ser festas, mas também alugam para promoções de festas, como as temáticas (havaiana, fantasia, brega, halloween). Aliado a isso, vários empresários montaram espaços para festas (infantil e adulto) e esses estão espalhados pelas cidades, porém, recebem festas que antes eram realizadas nas residências, festas particulares e não as de rua, entretanto, há importância de citá-los nesse momento. Todos esses espaços festivos citados não trazem somente o sentido de restringir, organizar o espaço, mas também exclui e delimita um território, e mais exalta o poder vigente, como diz Sack (1986). E complementa Maia (1999, p. 206): O poder público este agente, na forma de governos, geralmente interfere na produção do espaço da festa estabelecendo limites para a sua localização, horário de ocorrência e formas de ocupação do espaço (áreas de estabelecimento de comércio temporário, mafuás, bandas de música, etc). Os governos também divulgam e subvencionam determinadas festas ou alguns de seus eventos, utilizando para isso das secretarias de turismo.

4 O judiciário geralmente é acionado para disciplinar determinados aspectos das festas ou coibir excessos, o que não raro é acompanho de conflitos com os participantes. Como exemplo, cita-se a Cidade de Aparecida de Goiânia Região Metropolitana de Goiânia. Em meados do século 20, a Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida era feita na Igreja e na praça, com o crescimento do público e emancipação da cidadezinha, a festa foi para as ruas próximas à igreja. Nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida é 12 de outubro, porém, nesta cidade a festa é em maio, aniversário de emancipação da cidade. Na década de 1980, a festa foi levada pelo prefeito para uma grande avenida recém-construída, a festa de barraquinhas ganhou uma maior dimensão e outro nome. A Festa de Maio, tinha rodeio de arena itinerante, shows e uma exposição de produtos produzidos na cidade. As novenas, missas e procissões também foram para a rua. Nesse período, o desfile cívico também teve um novo espaço, essa avenida. Nos anos 1990, a associação industrial da cidade se incorporou à festa e a mesma também deixou de ser Festa de Maio para ser a Feira da Indústria e Comércio, e a festa religiosa foi para o ranchão e virou uma festa a parte, mas ainda sim, na rua. E, em 1999, foi criado um espaço com capacidade para 150 mil pessoas, o Rodeio Show de Aparecida de Goiânia. Esse é o novo espaço festivo da cidade, a Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, a Festa de Maio e a Feira de Indústria e Comércio saíram da rua, é preciso pagar para entrar, pagar pra ver os shows, pagar para ver o rodeio e pagar pra rezar. Então a Festa de Maio deixa de existir, a Feira vai para dentro do Rodeio Show e uma espetacularização é criada dentro do espaço festivo, um torneio de rodeio, agora já internacional. Os controladores do espaço urbano são capazes de recriar, reorganizar a festa através da modificação dos espaços festivos. É o que Gravari-Barbas (2011, p. 216) chama atenção nesta afirmação: Superando os códigos, os rituais e o sentido, muitas vezes inclusive religioso, que elas carregavam até então, as festas se tornaram eventos acionáveis à vontade pelos atores locais. Elas tendem assim a se autonomizar e a escapar das mãos daqueles que delas ocupavam tradicionalmente para tornar-se um instrumento nas mãos de atores que tem outras competências e preocupação.

5 A descrição das mudanças do espaço festivo da cidade de Aparecida de Goiânia nos traz grandes reflexões sobre a dinâmica de produção e uso dos espaços festivos no urbano. Entre as reflexões discute-se, a seguir, sobre os espaços criados e denominados especificamente para as festas que geralmente trazem o sufixo ódromo. O sufixo grego dromo significa pista/lugar de corrida, como é usado nas palavras autódromo, aeródromo, kartódromo e hipódromo. No português foi criado um novo uso do sufixo, com o sentido de espaço coletivo e,daí, surgiram os termos sambódromo, camelódromo e fumódromo (OVERMUNDO, 2013). Nesse último sentido é que esses espaços festivos foram batizados e criados. Bumbódromo, sairódromo e cirandódromo são cenários e palcos para espetáculos especializados. Quando se transferem para esses lugares, o Boi-Bumbá, o Sairé (os botos) e a Ciranda perdem um pouco da consistência lúdica: a brincadeira torna-se um ato que exige de todos extremo desempenho profissional. Seus foliões esmeram-se para fazer um espetáculo tecnicamente perfeito; eles não podem falhar diante do público. Então, se passam a sofrer a pressão do público pagante, é evidente que adotem modificações para agradá-lo (NOGUEIRA, 2005, p. 67). Sendo assim, nesta pesquisa trataremos sobre os lugares de festas com o sufixo ódromo, com enfoque a estes espaços criados e montados no estado de Goiás. DE ESPAÇOS FESTIVOS PARA LUGARES DE FESTA EM GOIÁS Afora os citados existe também o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Sena, que também é usado para festas, contudo seu nome está vinculado a sua função principal, receber os autos veículos. Na obra O homem e a terra, Dardel (2011) considera espaços construídos aqueles que são obra do homem e que, para ele, se distinguem em qualidade e significado. O homem constrói espaços que lhe servem de comunicação, como as estradas, ruas e linhas férreas capazes de criar rotas que desfazem o espaço e que,

6 assim, podem recriá-lo ou reagrupá-lo. Esta rota reconstruída acaba por dar-lhe mais um sentido, como o de direção. Nesta perspectiva de construção do homem, refletimos os espaços das cidades criadas e recriadas por ele, por exemplo: casas, centros comerciais, patrimônios arquitetônicos, espaços de lazer e de festas. Estes espaços de festas muitos são construídos especificamente para um determinado uso, a pensar: o salão para festas infantis, que possuem características e equipamentos próprios para os seus usuários; o salão para festas de casamento, festas de 15 anos ou jantares empresariais; salões de entidades ou de clubes sociais, que são destinados para diversos tipos de eventos; além de estádios, ginásios de esportes, casas de shows, entre outros; e, destacamos aqui, os espaços com sufixos ódromo, sambódromo, bumbódromo, forródromo, quadrilhódromo, carreiródromo, cavalhódromo e congódromo. No tópico 3 e 4 trataremos sobre os ódromos citados. O espaço transforma-se em lugar à medida que adquire definição e significado (TUAN, p. 151). Partindo dessa afirmação do autor, trataremos a seguir sobre o conceito de lugar a fim de buscar a definição e os significados e representações dos espaços criados para as festas e, em seguida, mais especificamente os lugares de festas com sufixo ódromo, os quais surgiram para um uso específico. O conceito de lugar tem diversas abordagens em diferentes ciências sociais e humanas. Tuan (1983, p. 179) considera também que o lugar pode ter diversas definições, entre elas: lugar é qualquer objeto estável que capta a nossa atenção. Se o espaço é, sem dúvida, uma simultaneidade de estórias-atéentão, lugares são, portanto, coleções dessas estórias, articulações dentro das mais amplas geometrias do poder do espaço. Seu caráter será um produto dessas interseções, dentro desse cenário mais amplo, e aquilo que delas é feito. Mas também dos não-encontros, das desconexões, das relações não estabelecidas, das exclusões. Tudo isso contribui para a especificidade do lugar (MASSEY, 2009, p. 190). Tuan (1983) aponta que muitos lugares possuem pouca notoriedade visual, entretanto são extremamente significantes para alguns indivíduos e grupos. O autor diz que não são conhecidos através do olho crítico ou da mente, mas sim emocionalmente. E, ainda, considera que a arte e a arquitetura buscam a visibilidade. São tentativas de dar forma sensível aos estados de espírito,

7 sentimentos e ritmos da vida diária. A maioria dos lugares não são criações deliberadas, pois são construídas para satisfazer necessidades práticas (TUAN, 1983, p. 184). Neste contexto, fazemos um paralelo e refletimos que espaços criados para realização de festas que são fixos, como o cavalhódromo e o carreiródromo e, ainda, os espaços que são móveis e montados no período, como o congódromo fazem parte desta visibilidade a experiência a qual acontece em suas respectivas festas. Consideraremos, aqui, os espaços que foram alterados para a comunidade, cujos foram criados para uso específico pelo governo, os quais se tornaram lugares de festa. Neste estudo daremos o enfoque aos lugares de festa com sufixo ódromos no estado de Goiás. ÓDROMOS COMO LUGARES DE FESTA Muitos destes lugares criados para festas são oriundos de políticas a fim de utilizá-los como ferramentas com o intuito de beneficiar ou valorizar entidades e partidos. A cidade que recebe espaços como estes também ganham em virtude das possibilidades de promoção da festa, trazendo visitantes para a cidade, proporcionando geração de renda para a comunidade em geral através da atividade turística. Em outros estados são contemplados com outros espaços que foram construídos com o intuito de realização de festas com sufixo ódromo, como o Sambódromo, Bumbódromo, Quadrilhódromo e Forródromo. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a construir um Sambódromo, localizado na Avenida Marquês de Sapucaí. A obra foi projetada pelo arquiteto renomado Oscar Niermayer e inaugurada em Primeiramente teve o nome de Avenida dos Desfiles, depois Passarela do Samba e, hoje, Passarela Professor Darcy Ribeiro, mas popularmente conhecido como Sambódromo. É um espaço destinado para o desfile de escolas de samba, que possui uma extensa passarela de cerca de 700 metros de comprimento. Entretanto já recebeu outros tipos de eventos, como shows de música, ópera, cultos e até mesmo eventos esportivos, de motociclismo e mega rampa de skate. Para as Olimpíadas de 2016 está previsto que a passarela do samba sediará algumas competições, tais como a chegada da

8 maratona e as provas de tiros com arco. Existem outros sambódromos no Brasil, por exemplo, na cidade de São Paulo, Bauru (inaugurado antes da capital Paulistana, em 1990), Paulínia e Macapá. O Bumbódromo foi criado em 1988 para a realização do Festival de Parintins que acontece na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Em formato de arena, possui arquibancadas divididas igualmente em azul e vermelho, em virtude da disputa entre dois dos grupos folclóricos, denominados Boi Garantido, azul e branco, e Boi Caprichoso, vermelho e branco. Os Quadrilhódromos, muito conhecidos no Nordeste brasileiro, são lugares para receber as competições das quadrilhas das tradicionais festas juninas. São espaços semelhantes como as quadras de esporte, nos quais muitas vezes são montados palcos e arquibancadas para maior apreciação e conforto para o público. O Forródromo, também tradicionalmente utilizado pelos nordestinos, mais especificamente pelos paraibanos, como é o caso de Campina Grande, que devido à amplitude e importância da Festa de São João para a cidade, possui um espaço com palco para shows, pista de dança e apresentações de forró. Em 1986 foi inaugurado o Parque do Povo para a realização desta imensa festa, que, em 2006, já chegou a registrar 1,2 milhão de participantes. O local possui seu original Forródromo, denominado Pirâmide do Povo, devido à sua forma de arquitetura geométrica, e conta 42 mil metros quadrados, conforme afirma Nóbrega (2007). Dessa maneira, focaremos nossa pesquisa para refletir sobre os espaços de festas criados no estado de Goiás, os quais surgiram devido às tradições que estão enraizadas em sua população. Os eventos acontecem em várias cidades do Estado, entretanto, algumas criaram espaços próprios em virtude da amplitude e importância que se tem dado a estas tradições folclóricas, como é o caso das Romarias, Cavalhadas e Congadas. Carreiródromo O carreiódromo é o termo que surgiu para definir o lugar onde acontecem os desfiles dos carros de bois (Figura 01). Este espaço recebeu o nome de Carreiródromo Municipal Ada Ciro, criado em É um lugar que foi construído pelo governo municipal, com arquibancadas e camarotes para a realização deste desfile, o qual ocorre na semana das novenas de adoração, durante a Festa de

9 Trindade na Romaria do Divino Pai Eterno, todo mês de junho, na cidade de Trindade, em Goiás, localizada a 18 km de Goiânia. Para este evento, são centenas de carreiros, alguns percorrem cerca de cem quilômetros para chegar à cidade, advindos de diversos lugares do Estado. D Abadia e Almeida (2009) apontam que, segundo os organizadores da festa, em 2008 obtiveram 258 carros de bois comandados por seus carreiros. No dia do desfile, fazem uma romaria, guiados por um carro alegórico, pelas ruas de Trindade até o carreiródromo, onde é realizado o desfile oficial mediante centenas de pessoas. E, segundo D Abadia e Almeida (2009, p. 75), os carreiros se apresentam com os carros carregados, com seus objetos de viagem, pessoas da família e as faixas identificando a procedência. As autoras descrevem que o carreiro conduz o seu carro de boi auxiliado por uma segunda pessoa denominada de guia que comanda os bois ora chamando-os para andar, ora fazendo-os parar (2009, p. 75). Ainda, conforme as autoras esses desfiles promovem uma (re)significação do uso do carro de boi; a (re)apropriação das ações (práticas) cotidianas também é transformada em festa (2009, p. 75). Cavalhódromo O Estádio Múltiplo Uso Arena das Cavalhadas, conhecido popularmente como cavalhódromo é o lugar onde ocorrem as Festas das Cavalhadas, que encenam as guerras entre mouros e cristãos, na cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás. Este espaço foi construído também pelo governo do estado, para realizar a representação da festa com o intuito de oferecer mais conforto, como também comportar uma maior presença de público durante estas representações (Figura 02). Inaugurado parcialmente em 30 de março de 2006, o cavalhódromo foi construído em área fora do perímetro tombado do município e conta com 16,79 mil metros quadrados de terreno e 6,99 mil metros quadrados de área construída. A obra integra-se ao contexto arquitetônico da cidade, onde foram utilizadas pedras de Pirenópolis e elementos modernos. E, em março de 2012, as obras da reforma do Estádio foram retomadas com a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Superintendência de Obras e Recuperação do Patrimônio, com recursos do Tesouro Estadual, o custo foi de um milhão e setecentos mil reais,

10 conforme Diário Oficial n , de 28 de março de 2012, segundo dados obtidos por meio da Agência Goiana de Comunicação (2013). O Estádio Múltiplo Uso é versátil e também pode ser utilizado para outras atrações durante o ano todo. O local possui cinco pavimentos e pode servir para realização de cursos ou como prática de futebol e outras modalidades esportivas, com vestiários, bares, sanitários públicos, tribuna para autoridades, alojamentos, sala de administração, cabine de rádio, camarins e um galpão coberto, o qual fica sob a arquibancada, para a realização de feiras e eventos em geral (SEPLAN, 2013). Os cinco pavimentos estão divididos em: 1) sala para exposições e feiras; 2) área administrativa, a saber: espaços destinados à Associação das Cavalhadas e Secretaria de Esporte e Lazer, sala de reuniões e vídeos, manutenção, copa, sala de imprensa, sala técnica e outras dependências; 3) salão de exposições e recepções, enfermaria e posto policial; 4) espaço para 103 cadeiras, camarotes e serviço de bar; 5) seis cabines de rádio e televisão e sanitários. As arquibancadas têm capacidade para 2 mil pessoas, o camarote das famílias conta com 107 lugares e o camarote especial possui lugares para 110 pessoas, conforme dados divulgados em abril de 2012, pela Agência Goiana de Comunicação (2013) (Figuras 03 e 04). Congódromo As congadas são festas de cunho afro-brasileiras, na qual a dramatização é envolta pela disputa pelo poder de dois reinados africanos. A congada tem como padroeiros São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, e seus devotos saem em cortejo em sinal de sua religiosidade. Uma de suas manifestações ocorre durante a Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Catalão, a cerca de 260 quilômetros da capital de Goiás. Nos anos de 2008 e 2009, para a realização desta Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, foi montada uma estrutura com palanques e arquibancadas no estacionamento da Igreja Nova Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus. Esta estrutura é denominada de congódromo (Figura 05), pois é o lugar onde acontece a apresentação final dos ternos e a entrega da coroa, construída com recursos do município e do governo estadual, conforme Costa (2010).

11 Os grupos saem pelas ruas da cidade em visita aos moradores e 22 ternos de congo desfilam por todos os bairros até o momento da entrega da coroa aos novos festeiros, a qual ocorre no congódromo, com a participação de 15 mil pessoas, entre visitantes e dançadores, segundo dados divulgados pelo Jornal Diante do Fato (2013). O público presente acompanha o desfile em devoção e seu agradecimento a Nossa Senhora do Rosário pela festa, por cerca de seis horas. CONSIDERAÇÕES Estas festas promovem uma visibilidade cada vez maior e agrega prestígio e diversos significados à comunidade local e visitantes, propiciando também os relacionamentos sociais, divertimento e descontração aos participantes. Existem muitas críticas por diversos pesquisadores e população quando à criação destes espaços específicos, que vão desde a perda da característica da festa por mudar do local tradicionalmente já realizado em anos anteriores para um lugar, o qual se julga que muitas vezes não é apropriado para a necessidade real da festa; até a espetacularização da festa que era do e para o povo e passa a ser, muitas vezes, restrita a certo número de participantes, embora a capacidade seja para milhares de pessoas, o que avalia não ser ainda o mais adequado. Mesmo com espaços privados, fechados o sentido da festa faz o mero espaço se materializar em lugar, lugar festivo e o sentido da festa como produção de memória e de identidade no tempo e nos espaços sociais (GUARINELL, 2001, p. 972) continua a existir e a tradição se recria e esses lugares serão agora os lugares tradicionais da festa. REFERÊNCIAS AGÊNCIA GOIÂNA DE COMUNICAÇÃO. Retomadas as obras do Cavalhódromo de Pirenópolis. Disponível em < Acesso em set

12 COSTA, Carmen Lúcia. Cultura, religiosidade e comércio na cidade: a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão Goiás. São Paulo, (Tese) D ABADIA, Maria Idelma Vieira; ALMEIDA, Maria Geralda. Festas religiosas e pósmodernidade. Geonordeste (UFS), Ano XX, n. 2. p DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, DIANTE DO FATO. Hoje é feita a entrega da coroa para os novos festeiros. Disponível em < Acesso em set MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, NÓBREGA, Zulmira. Apontamentos sobre o lúdico em maior São João do mundo. III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicação: UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, mai SEPLAN. Investimentos incrementam o turismo. Disponível em < Acesso em set TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

13 ANEXOS Figura 01: Espaço Festivo -Carreiródromo Fonte: Festas Populares IESA/UFG, 2013 Figura 02: Cavalhódromo de Pirenópolis Fonte:

14 Figura 03: Arquibancada do Cavalhódromo Fonte: Figura 04: Arquibancada do Cavalhódromo Fonte: 438/

15 Figura 05:Congódromo Fonte:

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Marlene Flauzina OLIVEIRA Mestranda em Geografia - Programa de Pós-Graduação Campus Jataí/UFG mflauzina@hotmail.com Eguimar

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar 20 a 24 de setembro de 2010 Fundamentos metodológicos da teoria piagetiana: uma psicologia em função de uma epistemologia Rafael dos Reis Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Programa de Pós-Graduação em Filosofia FAPESP

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP)

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Fontes e Arquivos A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Rodrigo Modesto Nascimento * O objetivo do artigo é divulgar os resultados da pesquisa que procurou analisar as formas de relação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 Marcelo Bispo (1) Projetista Industrial Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES Caio

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1280 OS HISTORIADORES, SEUS LUGARES E SUAS REGIÕES: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA UNICENTRO SOBRE A REGIÃO PARANAENSE Darlan Damasceno Universidade Estadual de Londrina Resumo.

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES

A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES Letícia Menezes Panciera Dr. Márcio Violante Ferreira 2 RESUMO No presente trabalho foram desenvolvidas situações-problemas envolvendo o

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Ana Paula Alves Baleeiro Orientadora, profª Ms. da Faculdade Alfredo Nasser apbaleeiro@yahoo.com.br Jonatas do Nascimento Sousa Graduando

Leia mais

- Deptº de Marketing -TV Bahia. Rua Aristides Novis nº 123 Federação. Tel.: (71) 3203-1207 -

- Deptº de Marketing -TV Bahia. Rua Aristides Novis nº 123 Federação. Tel.: (71) 3203-1207 - O Projeto Uma viagem para revelar as raízes das tradições dos festejos juninos e os grandes eventos que movimentam o interior da Bahia, seu impacto no cotidiano e economia locais. Em um mês na estrada,

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância e necessidade do uso de tecnologias no trabalho escolar

Leia mais

Palavras-chave: Etnocenologia, Folias do Divino, Ritos espetaculares.

Palavras-chave: Etnocenologia, Folias do Divino, Ritos espetaculares. O mestre morreu. Viva o novo mestre. Jorge das Graças Veloso Programa de Pós-Graduação em Artes VIS/IdA UnB. Professor Adjunto Doutor em Artes Cênicas UFBA. Ator, diretor, dramaturgo, professor/unb. Resumo:

Leia mais

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco. VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO?

CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO? CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO? Autor(a): Fernando Antonio Pereira Leite Coautor(es): Fernanda Guarany Mendonça Leite Email: fernando.leite1@gmail.com Este trabalho está

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES

DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES DIÁLOGO COM A CULTURA A PARTIR DO ENSINO SOBRE FITOTERAPIA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE FACULDADES PARTICULARES Karla Lourrana Cavalcante Pontes (1); Maria Janielly de Oliveira Costa Alves (2); Mayrla

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

Danilo Munhoz Alves Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio danilomunhoz@globo.com. 1 - Introdução

Danilo Munhoz Alves Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio danilomunhoz@globo.com. 1 - Introdução Sistema Modal de Transportes no Município do Rio de Janeiro: a modernização dos eixos de circulação na cidade carioca para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. 1 - Introdução Danilo

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Patrimônio Cultural pode ser entendido como um conjunto de coisas de seres humanos. Coisas de gente, criadas para facilitar a vivência em grupo

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

SANTA MARIA GOLFE CLUBE

SANTA MARIA GOLFE CLUBE [DIGITE O NOME DA EMPRESA] SANTA MARIA GOLFE CLUBE SMGC APRESENTAÇÃO [Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento.

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO

Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO Nome: Exercícios de Revisão RECUPERAÇÃO FINAL/ 2015 8º ANO Componente de Geografia Série e Turma: 8º (A) (B) Data: Professora: Ana Lúcia Questão 01 (UEFS 2012.2) Sobre as consequências da queda do regime

Leia mais

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP - 2007

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP - 2007 IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO São Paulo - SP - 2007 MEMORIAL Sítio e Programa. Linha, Cubo, Praça e Árvore O projeto arquitetônico para o Complexo Unida parte de duas condicionantes

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CORPORAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE - PARAÍBA Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Professor

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte Silvana Iunes Centro Universitário de Brasília silvanaiunes@gmail.com Resumo: de jogos matemáticos elaborados por alunas da disciplina de Fundamentos

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS. A festa é do povo

Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS. A festa é do povo Salvador da Bahia Leitura: atividades RESPOSTAS A festa é do povo 1. 2. A) O casamento na roça faz parte dos festejos juninos e antigamente era considerado um sacramento, já que em muitos locais isolados

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA Pré-Curso www.laercio.com.br APOSTILA 09 Colégio Militar 6º ano PROVA CMBH SIMULADA PRÉ-CURSO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão TEIXEIRA, Carolina Terribile; CASTRO, Maira Marchi de; SILVA, Ivete Souza da Universidade Federal de Santa Maria Departamento

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR

MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR MUDANÇAS SOCIOESPACIAIS NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO GRUPO ARREP DO BAIRRO SANTA LUIZA-PONTA GROSSA-PR Anna Paula Lombardi - ap.lombardi@hotmail.com Pablo Fernando Silva Fabelis Manfrom Pretto

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais

Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais Coloque seu time em campo por uma comunidade melhor! O mês de Março começou com a divulgação do Edital para

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- 2010

FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- 2010 FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- 2010 A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Prefeitura Municipal de Elói Mendes, dão as boas-vindas a todos os Profissionais da educação, autoridades

Leia mais

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. Amanda Pathiely Serrânia Faria UFG/FEFD 1 Orientador e Coautor: Prof. Dr. Alexandre Ferreira UFG/FEFD 2 Graduanda do curso de Licenciatura

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CAXIAS, KJ, 29 DE JANEIRO DE 1958.

Leia mais

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Ana Paula Cavalcanti e Renata Cristine de Sá Pedrosa Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FACP/UPE paulacav@cnen.gov.br Introdução

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida O que é seguro? 6 O que é Seguro-Saúde? 6 Como são os contratos de Seguro-Saúde? 7 Como ficaram as apólices antigas depois da Lei nº 9656/98? 8 Qual a diferença

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo Palavras-chave

TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo Palavras-chave TV UFBA uma experiência em processo Área Temática: Comunicação Marise Berta de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA) Resumo: A comunicação se propõe abordar o espaço de produção de uma televisão universitária,

Leia mais

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Graziele Pissollatto da Costa, UFSM Ana Carolina Machado, UFSM Roberto Lopes do Nascimento Filho, UFSM Toni Pissollatto da Costa, UFSM

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META S AO PLN 0002 / 2007 - LDO Página: 2133 de 2393 ESPELHO DE S DE INCLUSÃO DE META AUTOR DA 34560001 1216 Atenção Especializada em Saúde 8535 Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde Unidade

Leia mais

INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS SOCIAIS

INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS SOCIAIS INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS SOCIAIS Ana Carla Noli Agente Local de Inovação atuante na região metropolitana de Goiânia do Programa ALI (0-0), licenciada em Letras com experiência na área de marketing e atendimento

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros.

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros. Início: A gaúcha Flávia Machado é especialista em tingir cabelos de loiro. Depois de se mudar para Campinas, abriu um pequeno salão em casa, com ajuda do marido, Fábio Mariuzzo. Objetivo: aumentar a clientela.

Leia mais

TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES

TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES Inês Barbosa de Oliveira O desafio de discutir os estudos e as práticas curriculares, sejam elas ligadas à educação de jovens e adultos ou ao

Leia mais

Filosofia O que é? Para que serve?

Filosofia O que é? Para que serve? Filosofia O que é? Para que serve? Prof. Wagner Amarildo Definição de Filosofia A Filosofia é um ramo do conhecimento. Caracteriza-se de três modos: pelos conteúdos ou temas tratados pela função que exerce

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório e devem ser preenchidos seguindo as seguintes orientações:

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório e devem ser preenchidos seguindo as seguintes orientações: Introdução Este manual destina-se a orientar o preenchimento do Formulário de Eventos do Turismo, cujo conteúdo integrará o Calendário Nacional de Eventos Turísticos. Ressalta-se que o Calendário será

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais