UNIVERSIDADE DO ESTADOP DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADE INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO ESTADOP DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADE INSTITUTO DE PSICOLOGIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADOP DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADE INSTITUTO DE PSICOLOGIA EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA DELIBERAÇÃO: 018 / 2010 PROCESSO: 5948/DAA/2007

2 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA NÚCLEO BÁSICO E INTERFACES PSI PSICOLOGIA E PROCESSOS BÁSICOS I PSI Introdução aos Métodos de Pesquisa em Psicologia Orientações teóricas, objeto e métodos investigativos da Psicologia. Cognitiva. Introdução ao estudo dos processos cognitivos básicos: percepção, atenção, memória e aprendizagem. Processos emocionais e motivacionais. Métodos de conhecimento a pesquisa científica. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Variáveis. Definições e Classificação. Definições operacionais e constitucionais. Métodos de pesquisa em psicologia e ética de pesquisa. IFCH ANTROPOLOGIA CULTURAL V PSI EMERGENCIA E CONSTITUIÇÃO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA A Antropologia como campo de conhecimentos. A relação da Antropologia com as outras ciências humanas. O etnocentrismo, a relativação e o estudo da diferença. A noção de cultura. Temáticas de reflexão antropológica. CH - 60 H 3 Cr A hegemonia da explicação teológica na Idade Média e a nova compreensão do problema alma-corpo: o racionalismo e o mecanicismo. O empirismo e associacionismo britânico. Wulf e a Psicologia Racional e Empírica. A crítica de Kant à Psicologia Racional. A psicologia alemã: a consciência, processos psicofisiológicos e processos psicossociais. A psicologia francesa e a psicopatologia. O projeto de uma nação moderna e os primeiros laboratórios de psicologia experimental no Brasil. O estruturalismo norte-americano. O movimento pragmatista. O funcionalismo norte-americano, europeu e brasileiro:.a importância da educação para a construção de uma nova nação. Radecki e a proposição da oficialização da psicologia no Brasil.

3 IFCH FILOSOFIA E PSICOLOGIA PSI NORMAL E PATOLÓGICO CH - 30 H 2 Cr A filosofia em geral; Introdução ao filosofar ; Relação entre filosofia e ciência; A Filosofia e as Ciências Humanas; a Psicologia e a Filosofia; a Fenomenologia. CH - 60 H 3 Cr A articulação entre o indivíduo e seu corpo, os aspectos somáticos e psíquicos. Os pontos cruciais da relação entre o profissional de saúde e seu paciente. A construção da subjetividade em função das experiências corporais traumáticas e ansiogênicas. Noções básicas de psicopatologia e fenômenos psicossomáticos. PSI SOCIEDADE CONTEMPORÂNEIDADE E SUBJETIVIDADE PSI FUNDAMENTOS DA CLÍNICA O contexto da modernidade: indivíduos, grupos e identidade. Perspectivas estrutural-funcionalistas e interacionistas de sociedade. Transformações sociais contemporâneas e análise de categorias que as configuram: trabalho, consumo, tempo/espaço, biotecnologias, meios de comunicação de massa, sociabilidades. Relações de poder. Norma e desvio. Processos de subjetivação em curso na contemporaneidade. O surgimento da clínica. Filosofia da clínica. Peculiaridades do olhar para o sujeito na clínica.

4 PSI PSICOLOGIA E BASES DO PENSAMENTO COGNITIVO- COMPORTAMENTAL PSI PESQUISA QUANTITATIVA EM PSICOLOGIA CH - 30 H 2 Cr Os behaviorismos radical e metodológico e os modelos de condicionamento; modelos mediacionais de aprendizagem; aprendizagem vicária e a teoria da auto-eficácia de Bandura; a teoria do processamento da informação e sua relação com os modelos comportamentais;modelos de abordagem cognitivo-comportamental; aplicações das abordagens cognitivo-comportamentais na psicologia clínica e na psicologia da saúde. CH - 30 H 2 Cr Demonstrar a importância da pesquisa quantitativa nas diferentes etapas para a pesquisa em psicologia. PSI VERTENTES FILOSÓFICAS DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO PSI PSICOLOGIA E BASES DO PENSAMENTO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL O conceito de Filosofia e o conceito de Ciência; relações entre Filosofia e Ciência: a Filosofia da Ciência, a História da ciência e a Epistemologia; o problema do conhecimento e as teorias do conhecimento; Epistemologia: origens, conceito e repercussões no pensamento contemporâneo; Paradigma: origem, conceito e repercussões no pensamento contemporâneo; o paradigma galileico-newtoniano e o surgimento das Ciências Sociais e Humanas; as ciências da Natureza e as ciências do Espírito. CH - 30 H 2 Cr A questão do conhecimento e a Fenomenologia; psicologia da Consciência: William James; Wilhelm Dilthey e a psicologia descritiva; Psicologia Fenomenológica e a Escola de Wurzbourg: Franz Brentano; Henri Bergson e os dados imediatos da consciência; Edmund Husserl e a Fenomenologia; influências da Fenomenologia na Psiquiatria e na Psicologia. A Filosofia da Existência em oposição ao essencialismo: Sören Aabye Kierkegaard. A junção da Fenomenologia à Filosofia da existência.

5 PSI A PSICOLOGIA DO SÉCULO XX À CONTEMPORANEIDADE PSI PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA CH - 60 H 3 Cr A psicologia aplicada e o comportamentalismo nos Estados Unidos e seus reflexos em São Paulo. O movimento gestaltista. A fenomenologia no Rio de Janeiro. A psicanálise: do núcleo original vienense à difusão. A psicanálise nas primeiras décadas do século XX no Brasil: a questão racial, a higiene social. A industrialização brasileira, o movimento dos testes e a psicologia do trabalho. A regulamentação da profissão de psicólogo e dos cursos de psicologia no Brasil. A crise da psicologia. A difusão da psicanálise no Rio de Janeiro. A psicologia clínica e suas diversas abordagens. O movimento institucionalista. O movimento antipsiquiátrico e da saúde mental. A luta antimanicomial no Brasil. A teorização sobre a subjetividade e produção de subjetividade. A aproximação da psicologia com as disciplinas da ciência social. Os novos campos de prática. CH - 30 H 2 Cr Demonstrar a importância da pesquisa qualitativa nas diferentes etapas para a pesquisa em psicologia. PSI PSICOLOGIA E PERSONALIDADE IFCH Sociologia Geral VII Conceitografia. Questões históricas, filosóficas e metodológicas. As principais idéias constitutivas: no modelo psicodinâmico; na abordagem sociopsicanalítica culturalista; na teoria dos tipos e traços; na questão mente-corpo; na perspectiva fenomenológico-existencialista européia, na vertente existencial-humanista americana; na orientação comportamental; no modelo cognitivista de personalidade; na visão oriental do Zen-budismo; na psicologia transpessoal. Perspectivas atuais. O contexto histórico do surgimento da Sociologia. A Sociologia como ciência social. Escolas sociológicas clássicas. Tópicos especiais em Sociologia Contemporânea.

6 PSI TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERAPICAS PSI PSICOLOGIA E BASES DO PENSAMENTO PSICANALÍTICO As origens da idéia moderna de tratamento psíquico -A Psicanálise e a abordagem do inconsciente -A clínica psíquica e a psicopatologia CH - 30 H 2 Cr Lust, Princípios, angústia, pulsões na filosofia e na literatura do século XIX. A importância das teorias de Darwin, Marx, Hegel, Husserl e Janet. A psiquiatria clássica como fundamento da psicanálise. A clínica da histeria em Charcot. A linguagem nos fundamentos da clínica psiquátrica no século XIX PSI PSICOLOGIA E APRENDIZAGEM PSI PSICOLOGIA SOCIAL: HISTÓRIA E ATUALIDADE Discussão do conceito de aprendizagem. Principais teorias e pressupostos filosóficos. Behaviorismos. Aprendizagem social. Abordagens construtivistas. O desenvolvimento humano e a aprendizagem. Aprendizagem cognitiva e aprendizagem motora. Origens, emergência e transformações da Psicologia Social. A vertente psicológica da psicologia social nos Estados Unidos: individualismo, experimentalismo, microteorização. Os campos de estudo da socialização, das atitudes sociais, da influência social. A crise da psicologia social psicológica e o advento de novas perspectivas na Europa, na América Latina, no Brasil. O panorama contemporâneo.

7 PSI PSICOLOGIA E BASES DO PENSAMENTO GESTÁLTICO PSI PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO CH - 30 H 2 Cr Psicologia da Gestalt. Os neo-gestaltistas. Holismo. A perspectiva fenomenológica-existencial. Contribuições no campo das artes, da propaganda e da clínica. Módulos ou domínios específicos; ontogênese e evolução; natureza e cultura; a história dos estudos psicológicos sobre desenvolvimento e as perspectivas atuais; concepções de desenvolvimento - a contribuição de J. Piaget. de L. S. Vygotsky, perspectiva sociocultural e evolucionista, o modelo de sistemas de desenvolvimento; o papel do contexto e a noção de nichos de desenvolvimento; desenvolvimento ontogenético e o ciclo vital; a pesquisa em psicologia do desenvolvimento - métodos, tendências e evidências de estudos contemporâneos; a psicologia do desenvolvimento e suas aplicações. PSI PSICOLOGIA CLINICA E SAÚDE MENTAL IBRAG Neuroanatomia Funcional CH - 30 H 2 Cr Constituição do campo da saúde mental: breve história da loucura e da psiquiatria. A reforma psiquiátrica. Psicologia clínica nos serviços de saúde mental. Introdução geral à anatomia. A neuroanatomia no contexto da anatomia geral. Alguns aspectos da filogênese e ontogênese do sistema nervoso. Divisão e organização geral do sistema nervoso. Neuroanatomia funcional da medula espinhal, das estruturas encefálicas e do S. N. periférico.

8 PSI PSICOPATOLOGIA PSI TEORIA PSICANALÍTICA I O que é um diagnóstico e qual sua importância? Métodos de abordagem diagnóstica. Funções psíquicas e suas alterações. Nosologia na história clínica psiquiátrica. Crises, episódios e síndromes. A descoberta freudiana: sonhos e desejo. A divisão do sujeito na psicanálise. As tópicas freudianas. Conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, pulsão, transferência e repetição. IBRAG Fisiologia III PSI PSICOLOGIA SOCIAL: PROCESSOS SOCIOCOGNITIVOS CH - 60 H 3 Cr Membrana biológica: Estrutura e Composição. Bioeletrogênese e o impulso nervoso. Transmissão sináptica. Circuitos neuronais. Somestesia: características dos receptores e estrutura do tegumento; interpretação psíquica das sensações; vias somestésicas e córtex somestésico; terminologia e síndromes somestésicas. Fisiologia da dor. Fisiologia muscular. Controle motor: sistema piramidal, sistema extrapiramidal e cerebelo. Sistema nervoso autônomo. Hipotálamo. Características gerais das glândulas e hormônios. Fisiologia hipofisária e Distúrbios hipofisários. Glândula pineal e o sistema temporizador circadiano: a melatonina. Tireóide e distúrbios da função tireoidiana. Paratireóides e o metabolismo do cálcio. Glândula supra-renal. Anormalidades adrenais e distúrbios psiquiátricos. Pâncras endócrino: insulina, glucagon e Diabetes mellitus. Elementes da fisiologia cardiovascular. Elementos da fisiologia digestiva. Elementos da fisiologia urinária. Fisiologia genital feminina. Fisiologia genital masculina. Ciclo sonovigília e eletroencefalograma; transtornos do sono. Distúrbios elétricos do cérebro epilepsias. Fisiologia do sistema límbico e emoção. Fisiologia da memória e aprendizado. Fisiologia do estado ansioso: Transtorno ansiosos e ansiolíticos. Fisiologia do estado de estresse. Perspectivas da psicologia social psicológica: consistência cognitiva, atribuição de causalidade, cognição social. A constituição histórica de vertentes sociológicas da psicologia social. O interacionismo simbólico e a perspectiva da construção social da realidade. A psicologia social européia e o campo de estudo das representações sociais. A emergência de uma psicologia social da memória. Apropriação, desenvolvimento e aplicações da psicologia social sociológica no Brasil.

9 PSI GRUPOS E INSTITUIÇÕES PSI ÉTICA O grupo como objeto de saber e campo de práticas. Perspectivas grupalistas e institucionalistas. A análise institucional francesa. Os grupos operativos e a psicologia institucional. Práticas grupalistas e institucionalistas no Brasil. O pensamento ético na prática psicológica; ética, moral e moralidade; doutrinas éticas fundamentais na tradição ocidental e na tradição oriental; o bem e o mal; liberdade, autonomia e responsabilidade; ética na pesquisa; ética profissional; temas contemporâneos e os dilemas éticos na modernidade. PSI DESENVOLVIMENTO DOS ANOS INICIAIS E ESCOLARES PSI ESTAGIO BÁSICO CH - 60 H 3 Cr Visão geral dos principais modelos de desenvolvimento fundados na noção de estágio: o modelo de desenvolvimento cognitivo de Piaget, o modelo de desenvolvimento da personalidade de H. Wallon e a oposição entre a dialética de Wallon e a perspectiva lógico-biológica de Piaget. O contraponto da perspectiva sócio-histórica de Vigotski. O estudante de Psicologia e seu papel social. A participação do psicólogo na sociedade e sua formação.perspectivas futuras da atuação profissional do psicólogo. A interdisciplinaridade e afinidade da profissão do psicólogo com outros campos do saber. As especialidades dentro da psicologia e sua atuação no campo do trabalho, seus objetivos, atividades e participação social. Responsabilidades éticas, sociais e de cidadania diante da profissão e do relacionamento com outras profissões afins. O Conselho de Psicologia e sua atuação sócio cultural.

10 Ênfase Cognição e Personalidade PSI TERCEIRA IDADE: IDENTIDADE E SOCIEDADE PSI PSICOLOGIA E PROCESSOS BASICOS II A gerontologia e suas afinidades com outros campos do saber. Os aspectos bio-psico-sociais do envelhecimento e da velhice. A psicoterapia com pacientes idosos e sua especificidade. Finitude e morte. CH - 60 H 3 Cr A Psicologia Cognitiva Contemporânea: o paradigma do processamento da informação. Limites e contribuições. As principais investigações teórico-empíricas sobre a percepção, a organização do conhecimento, a memória, o pensamento e a linguagem. Representação mental, pensamento e inteligência. PSI NEUROPSICOLOGIA DA COGNIÇÃO HUMANA PSI PSICOLOGIA E DEFICIÊNCIA Antecedentes históricos, principais conceitos e métodos. Lateralização cerebral de funções. Plasticidade cerebral e plasticidade funcional. Neuropsicologia Cognitiva e Psicologia Cognitiva. Neuropsicologia da percepção, da atenção, do movimento, da memória, da linguagem e do pensamento: bases cerebrais e principais quadros clínicos.avaliação neuropsicológica e reabilitação. Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e os aspectos psico-socias da deficiência. Preconceito, estigma, estereótipos e valores. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Intervenções psicológicas, avaliação, diagnostico, estimulação precoce. Orientação familiar, sexual educacional e laboral. Prevenção de deficiências na contemporaneidade. Contribuições das abordagens teóricas de Piaget Vygostsky, Wallon, Mannoni, Gfeuertein, Inhelder.

11 PSI DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE PSI PSICOLINGÜÍSTICA Adolescência como período do desenvolvimento humano. Aspectos psico-sociológicos característicos segundo as principais teorias. Antropologia Cultural e Adolescência. Psicolingüística, lingüística e Psicologia da Linguagem. Tipos e funções da linguagem. Linguagem: aquisição, percepção; compreensão, produção e articulação. Abordagens teóricas. Linguagem e atividades psicológicas: leitura e escrita. Distúrbios da linguagem. PSI MEMÓRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Eletivas da ênfase em Cognição e Personalidade CH - 60 H 3 Cr Os processos de codificação, armazenamento e recuperação da informação. A representação mental. Teorias da aquisição de conceitos. Teorias da memória (curto e longo prazo): estrutura e processo. Resolução de problemas, transferência de conhecimento e tomada de decisões. Os raciocínios dedutivo e indutivo. O princípio de representatividade. A criatividade. PSI PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA Um olhar evolucionista para a psicologia; Ambiente de adaptação evolutiva; Mecanismos de mudança evolutiva; Seleção sexual e reprodução; Arquitetura da mente, cognição e emoção: uma visão evolucionista; Comportamento social: cooperação e formação de coalizões; Investimento parental; Perspectiva da psicologia evolucionista sobre a brincadeira.

12 PSI PSICOTERAPIA ESTRATÉGICA E TANATOLOGIA PSI PSICOLOGIA E PERCEPÇÃO O conteúdo pode variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. A natureza da percepção. Sensação, percepção e cognição. Percepção visual; auditiva, olfativa, tátil, espacial e cinestésica. Processamento de informação e operações sensoriais. Atenção: natureza, fatores, relação com a percepção e tomada de consciência. Principais perspectivas teóricas. PSI PSICOLOGIA E INTELIGÊNCIA PSI PSICODIAGNÓSTICO Discussão do conceito de inteligência: O fator G, os fatores de grupo, os conceitos de inteligência fluida e cristalizada, as inteligências múltiplas. Inteligência e aprendizagem. Teorias da inteligência. As medidas da inteligência. Altas Habilidades e déficits de inteligência. Inteligência artificial. Caracterização do processo psicodiagnóstico; sua evolução; o questionamento do modelo médico; o uso dos testes; a influência da teoria e técnica psicanalítica;entrevista inicial;transferência e contratransferência, momentos do psicodiagnóstico; processo descritivo e compreensivo de situações que põem em jogo as defesas do ego. Conceito de projeção e de técnicas projetivas; Projeção em Freud, em M.Klein, imaginário infantil, suas funções do imaginário. Anamnese e entrevista inicial; o jogo diagnóstico; a hora d jogo diagnóstico,seus objetivos,análise dos indicadores do jogo diagnóstico; o brincar da criança neurótica, psicótica e normal. O grafismo da figura humana; da família; Haus, Tree and Person (H.T.P.); análise e interpretação dos resultados, o conceito de imaginário na criança; o teste de apercepção infantil ; entrevista de devolução; o informe psicodiagnóstico; psicodiagnóstico das dificuldades de aprendizagens.

13 PSI PSICODIAGNÓSTICO BASES PSICOFISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO PSI PSICOMETRIA Principais perspectivas teóricas e metodológicas em psicofisiologia..a psicofisiologia dos processos motivacionais e emocionais. Emoção e Estresse. Emoção e Cognição. Construção de questionários e sua utilização na pesquisa; elaboração dos itens; tratamento estatístico. Construção de Escalas de Atitude; elaboração de itens; análise dos itens; validade e fidedignidade das Escalas. Construção de Escalas de Avaliação do Desempenho; lavantamento, definição e graduação; dos atributos de uma escola; análise dos itens; validade da avaliação de desempenho. PSI PSICOLOGIA, EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO PSI CULTURA, EXPRESSÃO E ARTE A natureza das emoções: fisiologia das respostas emocionais, raiva e agressão, prazer e felicidade; ansiedade; conseqüências da ansiedade. Emoção e saúde: relações psicossomáticas, aprendizagem e desenvolvimento emocional. Motivação: definição e teorias de motivação. Característica do comportamento motivado, motivos biossociais e psicossociais. Arte como produção humana. Condições especiais da criatividade e personalidade.

14 IBRAG Psicofarmacologia (opt.) PSI PERSONALIDADE E CULTURA Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do comportamento; técnicas de pesquisa em psicobiologia com ênfase em Psicofarmacologia Clínica; mecanismos neuroanatômicos, histoquímicos e neurofisiológicos da ação dos fármacos; neurotransmissores centrais; a sinapse; receptores centrais; neuroendocrinologia; teorias bioquímicas das doenças mentais; farmacologia geral; vias de administração, absorção, distribuição e biotransformação e eliminação de drogas; classificação dos psicofármacos. Propiciar ao aluno a compreensão, dentro do projeto da modernidade atual na sua fase hipermoderna, da lógica de funcionamento da Cultura do Consumo como referência para construção de novos processos de subjetivação. PSI Tópicos Especiais em Psicologia I (opt.) PSI CINEMA E PSICOLOGIA O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. Estudo do filme como objeto de pesquisa. Diferença entre filme e cinema. Principais diretores do cinema brasileiro. O cinema e a história da Psicologia.Estudos diferenciados sobre teorias de filme. Analise e conteúdo fílmico. Análise e teoria filmica. Principais diretores nacionais Glauber Rocha Walter Salles Junior.

15 PSI PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA PSI Tópicos Especiais em Psicologia II (opt.) Ensino e aprendizagem: Diferentes concepções; o erro do ponto de vista construtivista; A escrita: um bem cultural; A leitura: Decodificação e compreensão; Psicologia: prevenção, diagnóstico e atendimento. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. PSI PSICOPEDAGOGIA PSI Tópicos Especiais em Psicologia III(opt.) Aspectos históricos e conceituais da Psicopedgogia. Psicopedagaogia preventiva e terapêutica. Dificuldades de Aprendizagem. Diagnóstico psicopedagógico. O processo corretor: intervenção. Psicopegdagogia: a família, a escola e o trabalho. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto.

16 PSI Tópicos Especiais em Psicologia VIII (opt.) PSI Tópicos Especiais em Psicologia I V(opt.) O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. PSI Tópicos Especiais em Psicologia IX (opt.) PSI Tópicos Especiais em Psicologia V (opt.) O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto.

17 PSI Tópicos Especiais em Psicologia VI (opt.) PSI Tópicos Especiais em Psicologia X (opt.) O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. PSI Tópicos Especiais em Psicologia VII(opt.) PSI Tópicos Especiais em Psicologia XI (opt.) O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto.

18 PSI Estágio Especifico I Alfabetização e Compreensão da Linguagem PSI Tópicos Especiais em Psicologia XII (opt.) CH - 30 H 1 Cr Estágio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. PSI Estágio Especifico II Alfabetização e Compreensão da Linguagem PSI Tópicos Especiais em Psicologia XIII (opt.) Estagio Especifico I Alfabetização e Compreensão da Linguagem, Bases do Pensamento Psicológico II, Memória e Resolução de Problemas. Introdução a alfabetização; Conceitos funcionais para aquisição da leitura e escrita; A fonetização e a escrita parcialmente alfabética; A leitura e escrita alfabética; O aprendizado da língua e o desenvolvimento da consciência fonológica; Metodologias de intervenção.dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, Metodologias de intervenção. O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto.

19 PSI Tópicos Especiais em Psicologia XIV(opt.) PSI Estágio Especifico III Alfabetização e Compreensão da Linguagem O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. Estagio Especifico II - Alfabetização e Compreensão da Linguagem, Bases do Pensamento Psicológico II, Memória e Resolução de Problemas. A Compreensão da Linguagem escrita, modelo teórico para compreensão de textos 1, metodologia de identificação de identificação da proficiência da compreensão e Intervenção 1 PSI Tópicos Especiais em Psicologia XV (opt.) PSI Estágio Especifico IV Alfabetização e Compreensão da Linguagem O conteúdo poderá variar, de semestre para semestre, conforme as opções de cursos oferecidas pelos professores deste Instituto. Estagio Especifico III - Alfabetização e Compreensão da Linguagem, A Compreensão da Linguagem escrita, modelo teórico para compreensão de textos, metodologia de identificação de identificação da proficiência da compreensão e Intervenção.

20 PSI Estágio Especifico IV - Neuropsicologia da Cognição Humana PSI Estágio Especifico V Alfabetização e Compreensão da Linguagem Estágio Especifico III - Neuropsicologia da Cognição Humana Avaliação neuropsicológica; Objetivos. Questões e hipóteses / Fundamentos e Procedimentos. Instrumentos na avaliação Neuropsicológica. Estagio Especifico IV - Alfabetização e Compreensão da Linguagem, Produção de textos; O desenvolvimento do esquema narrativo; O desenvolvimento do esquema argumentativo; O desenvolvimento do esquema ficcional, Metodologias de intervenção PSI Estágio Especifico V - Neuropsicologia da Cognição Humana PSI Estágio Especifico I - Neuropsicologia da Cognição Humana Estágio Especifico IV- Neuropsicologia da Cognição Humana Interpretação na Avaliação Neuropsicológica. Avaliação quantitativa e qualitativa. Reabilitação Cognitiva. CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário.

21 PSI Estágio Especifico II - Neuropsicologia da Cognição Humana PSI Estágio Especifico I - Psicodiagnóstico Estágio Especifico I - Neuropsicologia da Cognição Humana Cérebro: conceitos básicos / funções intelectuais: o conceito da inteligência; classes das funções intelectuais / funções nãointelectuais: personalidade; variáveis emocionais; funções executivas. Disfunções cerebral e organicidade / Córtex cerebral e comportamento: organização lateral; organização longitudinal. CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. PSI Estágio Especifico III - Neuropsicologia da Cognição Humana PSI Estágio Especifico II - Psicodiagnóstico Estágio Especifico II - Neuropsicologia da Cognição Humana Comparação entre medidas padrão e medidas individuais / avaliação de déficits diretos e indiretos das funções cerebrais. Estágio Especifico I - Psicodiagnóstico Discussão sobre conceitos fundamentais do psicodiagnóstico infantil. Análise de entrevistas e anamnese. Aplicação e levantamento de testes de inteligência e de personalidade (WAIS, WISC III, RO, CAT, TAT). O Bender na criança e no adulto. O grafismo. O psicodiagnóstico diferencial.

22 PSI Estágio Especifico II - Psicoterapia Estratégica PSI Estágio Especifico III - Psicodiagnóstico Estágio Especifico I- Psicoterapia Estratégica A gênese, a contextura lógica e o conteúdo da psicoterapia estratégica. A abordagem de M. Erickson e sua influência histórica. Do planejamento dos estados (atual e desejado); Recursos e obstáculos. Técnicas, teorias e sistemas complementares. Da cartografia e dinâmica do psiquismo/ Os estados de consciência. Os referenciais epsitemológicos e psicoterápicos: o diamante de Erickson, o sistem SCORE, a T.A. I., os cinco níveis lógicos, Técnicas e protocolos de segurança. O genograma e a linha do tempo. Estágio Especifico II - Psicodiagnóstico Recursos básicos de psicodiagnóstico; passos de um psicodiagnóstico, alguns tipos específicos de avaliação psicológica (neuro psicológica; de personalidade sob enfoque projetivo; avaliação da família). Análise e síntese de resultados. PSI Estágio Especifico III - Psicoterapia Estratégica PSI Estágio Especifico IV - Psicodiagnóstico Estágio Especifico II - Psicoterapia Estratégica A integração de técnicas específicas e suas aplicações. Psicodramatização / hipnose / O uso do corpo na terapia. Contribuições de áreas afins. (TCC, AT, NLP, EMDR, SE). Questões éticas e problemas específicos no treinamento dos terapeutas / A questão do segredo: pactos e contratos. Estágio Especifico III- Psicodiagnóstico Teste Bender, indicadores cognitivos e emocionais e transtornos europsicológicos do desenvolvimento infantil e no adolescente, Teste Bender no adulto. Problemas específicos da adolescência (gravidez precoce e drogas).

23 PSI Estágio Especifico V - Psicodiagnóstico PSI Estágio Especifico IV - Psicoterapia Estratégica Estágio Especifico IV - Psicodiagnóstico Teste Bender, indicadores cognitivos e emocionais e transtornos europsicológicos do desenvolvimento infantil e no adolescente, Teste Bender no adulto. Problemas específicos da adolescência (gravidez precoce e drogas). Estágio Especifico III - Psicoterapia Estratégica Artilharia pesada: as zonas do batedor e os recursos do psicoterapeuta / sobrevivendo na terapia / O processo de vitimização / A psicossomática / Improvisação / Intervenções críticas / consultoria. O Universo, a vida e a morte. / O luto / As metáforas. PSI Estágio Especifico I - Psicoterapia Estratégica PSI Estágio Especifico V - Psicoterapia Estratégica CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. Estágio Especifico IV - Psicoterapia Estratégica O Simulador de Estados específicos de Consciência (Laboratório de sensibilidade): aprendendo sobre os sintomas do cliente / Técnicas avançadas em Hipnoterapia e Entrelaçamento Cognitivo-Emocional de Recursos / Negociação Interpsíquica e Intrapsíquica (Processos Dissociativos /Casais e Família).

24 PSI Estágio Especifico V - Terapia Cognitivo-Comportamental PSI Estágio Especifico I - Terapia Cognitivo-Comportamental Estágio Especifico IV - Terapia Cognitivo- Comportamental Continuação dos procedimentos clínicos; Prevenção de recaída. CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário PSI Estágio Especifico I - Psicopedagogia PSI Estágio Especifico II - Terapia Cognitivo-Comportamental CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. Estágio Especifico I - Terapia Cognitivo-Comportamental Conceituação cognitiva; técnicas cognitivo-comportamentais; manejo da resistência na relação terapêutica. Investigação das crenças subjacentes ao(s) problema(s) clinico(s). Formulação de hipóteses.

25 PSI Estágio Especifico III - Terapia Cognitivo-Comportamental PSI Estágio Especifico II- Psicopedagogia Estágio Especifico II - Terapia Cognitivo- Comportamental Prática na aplicação das técnicas cognitivas e comportamentais Estágio Especifico I - Psicopedagogia Fundamentos práticos da psicopedagogia, configuração clínica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e código de ética do psicopedagogo, diagnostico psicopedagógico, a operacionalização, o jogo e o grafismo no tratamento psicopedagógico. PSI Estágio Especifico IV - Terapia Cognitivo-Comportamental PSI Estágio Especifico III - Psicopedagogia Estágio Especifico III - Terapia Cognitivo- Comportamental Manejo da resistência; identificação dos transtornos de personalidade; técnicas experiênciais: abordagens aos esquemas. Estágio Especifico II - Psicopedagogia Configuração clinica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e o código de ética do psicopedagogo, diagnóstico psicopedagógico, a operacionalização e a interpretação, o jogo o grafismo no tratamento psicopedagógico. A questão da violência e a aprendizagem. A exploração sexual infantil e as conseqüências para a aprendizagem. Os castigos físicos, maus tratos, abandono. O problema da adoção.

26 PSI Estágio Especifico III - Terapia cognitivo-comportamental para grupos aplicado a depressão III PSI Estágio Especifico IV- Psicopedagogia Pré-requisitoEstágio Especifico II - Terapia cognitivo-comportamental para grupos Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). Estágio Especifico III - Psicopedagogia Fundamentos práticos da psicopedagogia, configuração clínica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e código de ética do psicopedagogo, diagnostico psicopedagógico, a operacionalização, o jogo e o grafismo no tratamento psicopedagógico. Intervenção em escolas para orientação de professores. Pesquisa dos problemas de aprendizagem mais comuns observados nos anos de escola fundamental PSI Estágio Especifico IV - Terapia cognitivo-comportamental para grupos - aplicado a depressão IV PSI Estágio Especifico V - Psicopedagogia Pré-requisitoEstágio Especifico III- Terapia cognitivo-comportamental para grupos Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). Estágio Especifico IV - Psicopedagogia Fundamentos práticos da psicopedagogia, configuração clínica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e código de ética do psicopedagogo, diagnostico psicopedagógico, a operacionalização, o jogo e o grafismo no tratamento psicopedagógico. O problema das violências, maus-tratos, abandono e castigo físico. A família e suas implicações e suas implicações no desempenho escolar e a família da criança deficiente mental.

27 PSI Estágio Especifico I - Terapia cognitivo-comportamental para grupos PSI Estágio Especifico V - Terapia cognitivo-comportamental para grupos aplicada a transtornos alimentares V CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. Pré-requisitoEstágio Especifico IV - Terapia cognitivo-comportamental para grupos Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). PSI Estágio Especifico II - Terapia cognitivo-comportamental para grupos aplicado a ansiedade II PSI Estágio Especifico I - Memória e Resolução de Problemas Pré-requisitoEstágio Especifico I - Terapia cognitivo-comportamental para grupos Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário.

28 PSI Estágio Especifico I - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica PSI Estágio Especifico II - Memória e Resolução de Problemas CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. Estágio Especifico I - Memória e Resolução de Problemas Principais estudos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem e a sua aplicação no contexto escolar. PSI Estágio Especifico II - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica PSI Estágio Especifico III - Memória e Resolução de Problemas Estágio Especifico I - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). Estágio Especifico II - Memória e Resolução de Problemas Estudos clássicos e contemporâneos sobre os aspectos sóciocognitivos do envelhecimento. Memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem e o envelhecimento humano.

29 PSI Estágio Especifico IV - Memória e Resolução de Problemas PSI Estágio Especifico III - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica Estágio Especifico III - Memória e Resolução de Problemas Estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que focalizam a influência do afeto na cognição. Estágio Especifico II - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). PSI Estágio Especifico V - Memória e Resolução de Problemas PSI Estágio Especifico IV - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica Estágio Especifico IV - Memória e Resolução de Problemas Estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que focalizam a influência do afeto na cognição de idosos. Estágio Especifico III - Terapia cognitivocomportamental para dependência quimica Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual).

30 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI Estágio Especifico V - Terapia cognitivo-comportamental para dependência quimica TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) Estágio Especifico IV - Terapia cognitivocomportamental para dependência quimica Diagnóstico e problemas associados à nicotina e a substâncias que causam dependência de um modo geral. Identificação dos sistemas neurais envolvidos na dependência química e na motivação e como podem interferir no tratamento. Considerações conceituais sobre o processo de deixar de fumar. Apresentação do modelo teórico de intervenção e seus pressupostos. A compreensão do tabagismo como problema de saúde pública e formas de avaliação dessa dependência. Apreciação dos aspectos básicos da entrevista inicial, formulação clínica e autoregistros. Apresentação do programa para deixar de fumar: tratamento passo a passo (em atendimento de grupos e em atendimento individual). PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 V (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário.

31 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 1 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

32 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

33 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 V (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 2 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 V (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 3 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

34 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 V (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

35 PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 I (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 4 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 II (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

36 PSI Estágio Especifico III Abordagem Existencial-Humanista na Clínica PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) Estágio Especifico II Abordagem Existencial- Humanista na Clínica O desenvolvimento histórico da Psicologia Existencial- Humanista. As principais contribuições do Existencialismo, da Fenomenologia e do Humanismo à clinica Psicológica: Daseinsanálise, Psicanálise Existencial. Abordagem Centrada na Pessoa, a Clínica Psicológica em Soren Kierkegaard. TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 III (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) PSI Estágio Especifico IV Abordagem Existencial- Humanista na Clínica PSI TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 V (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE) Estágio Especifico III Abordagem Existencial- Humanista na Clínica O desenvolvimento histórico da Psicologia Existencial- Humanista. As principais contribuições do Existencialismo, da Fenomenologia e do Humanismo à clinica Psicológica: Daseinsanálise, Psicanálise Existencial. Abordagem Centrada na Pessoa, a Clínica Psicológica em Soren Kierkegaard. TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTÁGIO 5 IV (COGNIÇÃO E PERSONALIDADE)

37 PSI Estágio Especifico I Abordagem Existencial-Humanista na Clínica PSI Estágio Especifico V Abordagem Existencial-Humanista na Clínica CH - 30 H 1 Cr Estagio Básico Abordagem teórico-metodológica de entrevistas individuais de triagens, de práticas grupais em sala de espera e de trabalho comunitário. Estágio Especifico IV Abordagem Existencial- Humanista na Clínica O desenvolvimento histórico da Psicologia Existencial- Humanista. As principais contribuições do Existencialismo, da Fenomenologia e do Humanismo à clinica Psicológica: Daseinsanálise, Psicanálise Existencial. Abordagem Centrada na Pessoa, a Clínica Psicológica em Soren Kierkegaard. PSI Estágio Especifico II Abordagem Existencial-Humanista na Clínica PSI MONOGRAFIA I Estágio Especifico I Abordagem Existencial- Humanista na Clínica O desenvolvimento histórico da Psicologia Existencial- Humanista. As principais contribuições do Existencialismo, da Fenomenologia e do Humanismo à clinica Psicológica: Daseinsanálise, Psicanálise Existencial. Abordagem Centrada na Pessoa, a Clínica Psicológica em Soren Kierkegaard. CH - 90 H 6 Cr 156 créditos Metodologia da pesquisa e o trabalho monográfico de final de curso de graduação. Pesquisa bibliográfica no campo dos Fundamentos da Psicologia e suas intersecções. Aplicação das habilidades adquiridas no decorrer do curso de Psicologia. Projeto e relatório de pesquisa. Elaboração do projeto de monografia.

38 PSI TEORIA PSICANALÍTICA II PSI MONOGRAFIA II Teoria da técnica. O complexo de Édipo. Neurose e psicose. A foraclusão e a linguagem. O real, simbólico e o imaginário, os três registros do sujeito em psicanálise. CH - 90 H 6 Cr 156 créditos Elaboração, redação e apresentação do trabalho monográfico de final do curso de Psicologia. Ênfase Psicologia e Saúde PSI CLÍNICA PSICANALÍTICA I PSI PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA E EXISTENCIALISMO Condições histórico-discursivas da criação do dispositivo psicanalítico. A pré-história da hipnose e sua caracterização em Freud. Distinção entre hipnose rememorativa e persuasiva. O abandono da hipnose e a associação livre. A entrada da transferência.o masoquismo e a pulsão de morte e suas conseqüências na direção da análise. Transferência e repetição elaboração. O analista e seu ato, seu lugar e sua operação. Direção do tratamento e final da análise. O movimento Fenomenológico e o Existencialista: contexto histórico. Idéias-chave. Origens do Existencialismo: as idéias-chave de Kierkegaad. Origens da Fenomenologia: husserl e a Fenomenologia como ontologia e método. A Fenomenologia e a Análise Existencialista: Heigegger, Merleau-Ponty e Satre. A Psicopatologia Fenomenológica e a Análise Existencial: Jarspers, J.H Van den Berg, Binswanger e Medard Boss. O Existencialismo Moderno de Satre e a Psicologia. A perspectiva Existencial-Humanista: Rollo May e Carl Rogers.

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Análise Experimental do Comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas: comportamentos consciente, memória, pensamento e linguagem.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B108478 EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º PS578- CONTROVÉRSIAS NA PSICOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: PS272 PS272- PSICOLOGIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE TEMAS GERADORES DE TENSÃO NO SABER PSICOLÓGICO. PRÁTICA INTENSIVA E ESTRUTURADA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: PSICOLOGIA BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS

Leia mais

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite)

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Nível I - 26 créditos Fundamentos Epistemológicos e História da Psicologia Ementa: Caracterização dos diferentes paradigmas de ciência e suas repercussões

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03 Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS SERIADO ANUAL - NOTURNO

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 10 Colegiado: - UFRB Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCS145 - CULTURA E - Ativa desde: 01/06/2006 CCS182 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA - Ativa desde: 19/12/2007 - HISTORIA DA - Ativa -,CIÊNCIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM 1 SOA079 Fundamentos de Análise Sociológica 4 60 60 0 OB OB OB 1 PSI041 Métodos Quantitativos em Psicologia 4 60 60 0 OB OB OB 1 FIL029 Introdução

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014 Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional Ano Letivo 2013/2014 Professor Mário Miguel Ferreira Lopes PRIMEIRO PERÍODO MÓDULO 1: DESCOBRINDO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA Atualmente os ambientes educacionais não estão mais localizados somente nas Escolas e/ou Instituições de ensino. Muitas organizações,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015 PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU Ano: 2014/2015 1 - JUSTIFICATIVA A hospitalização pode ser experienciada como um dos momentos mais delicados e difíceis do processo do adoecer. Isso porque

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos: Objetivo

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS14102 - Sociologia - Ativa desde: PS14103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS14104 - Fundamentos

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO Currículo Novo - 2011/01 - Noturno ÊNFASE: PROCESSOS INSTITUCIONAIS DE INTERVENÇÃO ÊNFASE: PROCESSOS PSICOTERÁPICOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria 1 PORTARIA Nº 095/2008 PROGRAD/UFPR, 28 de novembro 2008. Aprova o Ajuste Curricular do Curso de Psicologia, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, aplicável a Resolução 11/08-CEPE. A PRÓ-REITORIA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA

EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA A história das idéias psicológicas. A psicologia filosófica ou pré-científica. A constituição da psicologia como ciência: características

Leia mais

Quadro Geral de Disciplinas do PPGP

Quadro Geral de Disciplinas do PPGP Quadro Geral de s do PPGP Obrigatórias CR CH Metodologia de Pesquisa 4 60 Metodologias Específicas - Linha Psicanálise: teoria e clínica 4 60 Metodologias Específicas - Linha Psicologia e Sociedade 4 60

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 57/2011 Altera a Resolução nº. 56/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa;

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa; Setor de Estudos: Fundamentos Teóricos Metodológicos da Psicologia 1. Conhecimentos popular, filosófico, religioso, artístico e científico: relações, construções, dificuldades e desafios do pesquisador;

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde 1º PERÍODO HR Antropologia Epistemologia e História da Psicologia I Filosofia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1.1.1 Matriz Curricular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1º TRE Anatomia Humana e Fisiologia 20 Bases Filosóficas da Psicologia

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) ANATOMIA HUMANA CH 102 (2372) Estudo morfológico dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano, com ênfase para os

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE

Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia 1 Fundamentos Epistemológicos e Históricos Ciência e Profissão Práticas profissionais 36

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AM076- ANTROPOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CS013 CS013- ANTROPOLOGIA CAMPOS DA ANTROPOLOGIA. PROBLEMAS E CONCEITOS BÁSICOS: CULTURA, ETNOCENTRISMO, ALTERIDADE E RELATIVISMO. NOÇÕES DE MÉTODOS/PRÁTICAS

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

Faculdade de Medicina UFRGS Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal

Faculdade de Medicina UFRGS Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal Faculdade de Medicina UFRGS Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal Disciplina: Med 8834 - Psiquiatria Roteiro de Estudo de Caso Prof. Aristides Volpato Cordioli 1. DADOS DA IDENTIDADE DO PACIENTE

Leia mais

Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado

Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGP/UFSC compreendem um conjunto de disciplinas obrigatórias

Leia mais

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde.

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde. 1º PERÍODO ANATOMIA HUMANA Unidade I - Anatomia sistemática-generalidades - Nomenclatura anatômica. Sistema ósseo. Articular. Muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema digestivo. Sistema

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 Matriz Curricular SERVIÇO SOCIAL MATRIZ CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: ( VOLTA REDONDA) Titulação: BACHAREL Habilitação: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 91.01.001 Versão: 1 Turno: Integral (OB) Carga horária obrigatória: 3580 (O) Carga

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO NO CICLO DE VIDA

O DESENVOLVIMENTO NO CICLO DE VIDA O DESENVOLVIMENTO NO CICLO DE VIDA Estágio Pré-natal Concepção ao Nascimento Formação da estrutura e órgãos corporais básicos; O crescimento físico é o mais rápido de todos os períodos; Grande vulnerabilidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO Leitura e Produção de Textos 2 40 Métodos para Normalização de Trabalhos Acadêmico- 2 40 Científicos Dinâmica de Grupo e Relações Humanas 4 80 Neuroanatomia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO As Docentes Responsáveis: 1º Periodo Unidade

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 31 ANEXO VI EMENTÁRIO EMENTAS: DISCIPLINAS POR PERÍODO RECOMENDADO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRIMEIRO PERÍODO HDI0123 HFC0065 HFC0067 HFE0068 HFE0051 HFE0054 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 10/2010 ALTERAÇÃO DO QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

Consulta Psicológica 10. Anamnese 10. Elaboração de Perfil Profissiográfico 10. Avaliação de Desempenho Escolar e Aprendizagem 10

Consulta Psicológica 10. Anamnese 10. Elaboração de Perfil Profissiográfico 10. Avaliação de Desempenho Escolar e Aprendizagem 10 TABELA DE HONORÁRIOS SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIANDRADE VIGÊNCIA: jan a jul de 2016 Referência: Sindypsi Paraná (10% do valor da tabela mínima) Valor a ser pago por hora aos atendimentos solicitados ao

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia Estrutura Curricular do Curso de Psicologia 1º Período Bases Culturais da Psicologia - Bases Sociais da Psicologia - Leitura e Produção de Texto - 57 Fundamentos da Anatomia Humana - História da Psicologia

Leia mais

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA Áreas de concentração: O presente programa está organizado em duas áreas de concentração, cada uma das quais contemplando três linhas de pesquisa nas quais se distribuem

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE Matriz Curricular 1º SEMESTRE Leitura e Redação Científica 2 36 Neurociências I 6 108 Teorias e Sistemas em Psicologia 4 72 História da Psicologia 2 36 Metodologia de Pesquisa Aplicada a Psicologia 2 36

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

ESTÁGIOS ESPECÍFICOS ÊNFASE: PROCESSOS CLÍNICOS E SAÚDE MENTAL

ESTÁGIOS ESPECÍFICOS ÊNFASE: PROCESSOS CLÍNICOS E SAÚDE MENTAL ESTÁGIOS ESPECÍFICOS O estágio específico, previsto como atividade obrigatória a partir do sétimo semestre do Curso de é compreendido na perspectiva de continuidade da formação básica definida no Núcleo

Leia mais

1º período. Carga Horária. Nome da Disciplina. créditos. Ementa

1º período. Carga Horária. Nome da Disciplina. créditos. Ementa 1º período EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 60 4T Análise das tendências atuais da educação a distância contextualizando-as. Aspectos históricos da Educação a Distância (EAD) no Brasil. A operacionalização da EAD.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO. Psicologia da Personalidade I

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO. Psicologia da Personalidade I 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS: 04 (4T-0P)

DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professor (es): Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo humano,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Nome da disciplina: Introdução Ao Serviço Social Descrição: A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUC0044- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: PSIC0001 PSIC0001- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO A ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO DA CRIANÇA E

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:26:55 Curso : PSICOLOGIA

Leia mais

Grade Curricular. CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- Grade curricular anos 2010/2011

Grade Curricular. CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- Grade curricular anos 2010/2011 Grade Curricular CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- Grade curricular anos 2010/2011 1º Semestre 1 Anatomia I Obrig. 4 68 2 Introdução à Metodologia da Pesquisa Obrig. 3 51 3 Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional

Leia mais

ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988(Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 24/01/2013 15:10. Centro de Ciências da Educação

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 24/01/2013 15:10. Centro de Ciências da Educação /1/13 15:1 Centro de Ciências da Educação Curso: 166 Educação Especial (Noturno) Currículo: 11/ 1 EDU.175.-1 Educação Inclusiva Educação Inclusiva: contextualização histórica, fundamentos e concepções.

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

Relatório de Versão Curricular - UFF

Relatório de Versão Curricular - UFF Curso: ( VOLTA REDONDA) Desdobramento: Código: 1 - T: BACHAREL - H: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Currículo: 91.01.001 Versão: 2 Criada em 04/03/2013 por GILMAR DE ALMEIDA LIMA Última modificação em 16/08/2013

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ºANO 1º SEMESTRE:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ºANO 1º SEMESTRE: CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ºANO 1º SEMESTRE: Identidade Profissional do Especialista em Prevenção e Tratamento em Adições História e Filosofia da profissão do especialista em Adições; Papéis, funções e relacionamento

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2014 Assessoria de Desenvolvimento, conforme Parecer 2 SUMÁRIO 1ª FASE...

Leia mais

REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO - PSICOLOGIA

REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO - PSICOLOGIA Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades Instituto de Psicologia REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO - PSICOLOGIA 2007 1 Plano Político Pedagógico do Curso de Psicologia

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 1 PERÍODO 01 Modelos Teóricos da Psicologia 04 04-80 02 Psicologia: Ciência e Profissão 02 02-40 03 Antropologia 02 02-40 04 Sociologia

Leia mais

ENADE 2009. Conteúdos para a preparação dos seminários

ENADE 2009. Conteúdos para a preparação dos seminários ENADE 2009 Conteúdos para a preparação dos seminários Caros colegas O Paulo organizou um levantamento dos conteúdos da prova do ENADE 2006 e dos ENC de 2000 a 2003. Os seminários estão previstos (ou planejados)

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PSICOLOGIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

PSICOLOGIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC PSICOLOGIA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: PSICOLOGIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo Base legal

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓLOGO NÚCLEO COMUM (continua)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓLOGO NÚCLEO COMUM (continua) MATRIZ CURRICUAR DO DE PSICOOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓOGO NÚCEO COMUM (continua) DISCIPINA RESPONSÁVE PRÉ-REQUISITO T P CHTS NÚCEO NATUREZA Aconselhamento Psicológico Psicologia _ 64-64 NC OBR Análise

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ENFERMAGEM BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 08

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO

Leia mais

Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008.

Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008. Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008. Altera a estrutura curricular 2006.1 do Curso de Psicologia. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE, no uso das atribuições

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA ÍNDICE Leitura e Interpretação de Textos...2 Didática I...2 Psicologia da Educação...2 História da Educação...2 Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa...3

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais