ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA IMPLANTADA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE VESPASIANO/MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA IMPLANTADA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE VESPASIANO/MG"

Transcrição

1 ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA IMPLANTADA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE VESPASIANO/MG Maria da Paixão Leite COSTA Secretaria de Educação de Vespasiano Tatiana Nunes OLIVEIRA Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG Viviane de Jesus Gomes ALVES Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG RESUMO: O Projeto Político Pedagógico do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Vespasiano busca o desenvolvimento do indivíduo responsável, competente, autônomo e conscientes de seu papel como cidadão crítico e participante na comunidade, além de observar o regime de progressão parcial e continuada nos períodos letivos, propiciando conteúdos curriculares adequados à idade dos alunos e aos ciclos de desenvolvimento humano. A partir da vivência e bagagem individual adquirida pelos alunos da EJA Vespasiano implantou-se um projeto de Intervenção Pedagógica onde os saberes individuais são considerados e as defasagens são recuperadas por meio de leituras, escritas e operações conforme os conhecimentos já construídos. Utilizando-se de pesquisa de bibliográfica, convívio e participação efetiva no meio escolar da EJA no município de Vespasiano, pretende-se, através deste trabalho, realizar um estudo sobre a estratégia de intervenção pedagógica implantada em escolas municipais da cidade de Vespasiano MG. PALAVRAS-CHAVE: Intervenção pedagógica; alunos; aprendizagem. 1. Introdução Grande parcela da população mundial adulta não possui acesso ao conhecimento impresso, às novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade da vida e ajudá-los a perceber e a adaptar-se às mudanças sociais e culturais. Ponto preponderante para este fato é o baixo índice de escolaridade de grande parte de jovens e adultos. Para que a educação básica se torne equitativa, é fundamental oferecer a todas as crianças, jovens e adultos a oportunidade de alcançar um padrão mínimo de qualidade de aprendizagem.

2 A educação de Jovens e adultos (EJA) deve constituir-se de um modelo pedagógico próprio que possibilite a criação de situações pedagógicas a satisfazer às necessidades de aprendizagem de jovens e adultos que não tiveram uma adequada correlação idade/ano escolar em seu itinerário educacional. As unidades educacionais da EJA devem promover a autonomia do jovem e adulto de modo que sejam sujeitos do aprender em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver. Nela, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões de trabalho e da cultura. 2. Referencial teórico Segundo a Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, 1999, a educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto conseqüência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Torres (2002, p.5) afirma: A alfabetização é uma necessidade básica de aprendizagem fundamental e habilitadora para satisfazer outras necessidades básicas (de fato, não cabe falar de alfabetização e educação básica, como se faz geralmente, pois a primeira está contida na segunda). Mas as necessidades básicas de aprendizagem vão muito além de alfabetização. Incluem conhecimentos, informações, habilidades, valores e atitudes necessários para a tomada de consciência e o desenvolvimento pessoal, familiar, comunitário e cidadão no sentido amplo. O conteúdo, o alcance e os meios específicos para resolver tais necessidades básicas de aprendizagem devem definir-se em cada situação específica. A educação de jovens e adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso nem domínio da escrita e leitura como bens sociais e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas. A EJA torna-se uma prática transformadora que possibilita o exercício de direitos e responsabilidades além da visão crítica diante problemas individuais e coletivos propiciando a visão crítica quanto à discriminação, injustiça e desigualdades permitindo o desenvolvimento de atitudes de respeito, solidariedade e cooperação. Candau (2000) acredita que a alfabetização é um veículo pelo qual os oprimidos são equipados com instrumentos necessários para reapropriarem-se de sua história, de sua cultura e de suas práticas lingüísticas. Ser privado deste acesso é a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.

3 Torna-se nítida a necessidade do desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. Assim, para um trabalho significativo na EJA, é necessário conhecer a realidade de cada aluno, uma vez que a maioria possui defasagem educacional em distintos graus. 3. Objetivo Este trabalho tem como objetivo o estudo da estratégia de intervenção pedagógica implantada em escolas municipais da cidade de Vespasiano - MG através de uma metodologia de estimulação que conduz o aluno ao domínio da leitura e da escrita com resolução de problemas envolvendo as quatro operações. 4. Metodologia A metodologia foi desenvolvida considerando diversas fontes de pesquisa. A revisão bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e pesquisa documental se tornam peças fundamentais para a discussão e conclusão sobre a intervenção pedagógica implantada em escolas municipais de Vespasiano/MG Desenvolvimento Fundamentação legal O conselho Municipal de Educação de Vespasiano, no exercício de suas atribuições definidas pela Lei Municipal nº 721 de 24 de setembro de 2001 em observância aos artigos 205 e 208 da Constituição Federal de 1988, aos artigos 37, da Seção V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), os Pareceres CEB nº 04 de 28/01/1998, CEB nº 15 de 01/06/1988, CEB nº 11 de 10/05/2000, as Resoluções CEB nº 02 de 15/04/1998, CEB nº 03 de 23/06/1998 e CEB 01 de 05/07/2000, manifesta-se sobre a regulamentação da Educação de Jovens e Adultos no Sistema Municipal de Ensino: Art. 1º A presente Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica nas etapas de Ensino Fundamental nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial em seu artigo 5º,11º inciso V, 37º e 87º. Art. 2º - A Educação de Jovens e Adultos é oferecida em instituições escolares credenciadas pelo Sistema Municipal de Ensino, na forma das normas vigentes. Art 3º- Dependem de autorização de funcionamento nos termos da legislação vigente:

4 I - Curso de forma presencial, com freqüência obrigatória: II- Curso em regime de alternância de estudos, incluindo momentos presenciais e não presenciais. Art.4º- A idade mínima para a matrícula de curso de EJA, no Ensino Fundamental é de 15 anos completos. Art.5º- O projeto Político Pedagógico deverá contemplar, na sua organização e desenvolvimento, além dos valores, princípios e finalidades previstos nas diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: I - Situações de aprendizagem que proporcionem conhecimento do educando visando ao desenvolvimento de habilidades socialmente significativas e à construção de identidade solidárias, autônomas, competentes, responsáveis e cidadãs; II - Ambiente incentivador da curiosidade, do questionamento, do diálogo, da criatividade e da originalidade; III - Regime de progressão parcial e continuada nos períodos letivos, de forma a proporcionar condições para consecução dos objetivos fundamentais da Educação Básica; IV- Seleção de conteúdos curriculares adequados à idade dos alunos e aos ciclos de desenvolvimento humano; V- Aproveitamento de conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos por meios informais, privilegiando temas adequados á sua faixa etária; VI- Utilização de metodologias e estratégias diversificadas de aprendizagem, apropriadas às necessidades e interesse dos alunos; VII- Uso de recursos áudio-visuais, biblioteca, laboratórios e de novas tecnologias de informação e comunicação; VIII- capacitação continuada do professor para trabalhar com jovens e adultos; IX- Avaliação diagnóstica e contínua do desempenho do educando, como instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades, possibilidades e necessidades ao longo do processo de aprendizagem e de reorientação da prática pedagógica. Art.6º - Na organização curricular, deverão ser observados os componentes das seguintes áreas do conhecimento: 1- No Ensino Fundamental: segmento I e II Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Religiosa.

5 2-No segmento II deverá ser observados os componentes da área de Inglês. 1º- Os conteúdos das áreas de conhecimento deverão estar articulados com as experiências de vida do educando, em seus aspectos, tais como: saúde, sexualidade, vida familiar social, meio ambiente, trabalho, tecnologia, cultura e linguagens, podendo ser ministrados de forma interdisciplinar e transdisciplinar. 2º- A língua estrangeira moderna fará parte da organização curricular da Educação de Jovens e Adultos a partir da etapa ou período correspondente ao 6º Ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Art.7º - A jornada escolar na EJA incluirá 03 horas em sala de aula. Art. 8º - As escolas municipais de ensino fundamental cujos cursos já estejam autorizados, poderão implantar a modalidade de educação de Jovens e Adultos previstas no Art. 3º inciso I desta resolução, dependendo da autorização da SME e do CME. 1º O regimento escolar e a proposta pedagógica da instituição escolar deverão prever a organização e o funcionamento dos referidos cursos e serão enviados ao órgão competente para conhecimento e registro. Art. 9º- A oferta de educação especial na Educação de Jovens e Adultos: 1º - O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns do ensino regular. Art. 10º - Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I- Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender à suas necessidades; II- Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências. III- Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado. IV- Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artísticas, intelectual ou psicomotora.

6 Base Nacional Comum Quadro curricular A seguir, segue o quadro curricular do Ensino Fundamental EJA / 2010 segundo a Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano. 1º SEGMENTO 2º SEGMENTO ÁREAS DE (1ª a 4ª) (5ª a 8ª) CONHECIMENTO MAS MAS CH MAS MAS CH * * Múltiplas Língua : :00 Linguagens Portuguesa Artes : :00 Memória, História : :00 Tempo e Geografia : :00 Espaço Ed. Religiosa : :00 Ciências Ciências : :00 Naturais e Matemática : :00 Desenvolvi mento Lógico Corporeidade Educação Física : :00 Parte Múltiplas Inglês :00 Dive r. Linguagens TOTAL : :00 INDICADORES Duração de Módula Aula: 45 Dias Letivos Semestrais: 100 Dias Letivos Anuais: 200 Carga Horária Semestral: 300:00 MAS: Módula Aula Semanal - 20 MAS*: Módula Aula Semestral 400

7 4.2. Princípios e finalidades O projeto Político Pedagógico no Sistema Municipal de Ensino de Vespasiano deverá contemplar situações de aprendizagem que proporcionem conhecimento do educando visando o desenvolvimento de habilidades socialmente significativas e à construção de identidade solidárias, autônomas, competentes, responsáveis e cidadãs em um ambiente incentivador da curiosidade, do questionamento, do diálogo, da criatividade e da originalidade observando o regime de progressão parcial e continuada nos períodos letivos, de forma a proporcionar condições para consecução dos objetivos fundamentais da Educação Básica selecionando conteúdos curriculares adequados à idade dos alunos e aos ciclos de desenvolvimento humano realizando o aproveitamento de conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos por meios informais, privilegiando temas adequados à sua faixa etária. Esta demanda surgiu em consequência dos saberes construídos a partir das vivências dos próprios alunos, sobre Português e Matemática. Os professores possibilitam que o aluno desenvolva leituras, escritas e operações, segundo suas habilidades e conforme os conhecimentos já construídos. Nesse sentido, procura-se desenvolver a motivação, a criatividade e o raciocínio lógico, fatores essenciais para todos os indivíduos. Os objetivos permitem promover estratégias de ensino estabelecendo uma relação de coerência no aspecto cognitivo para valorizar o desenvolvimento peculiar do aluno, em um processo de construção de autonomia, responsabilidade e organização escolar; diagnosticar e acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno promovendo sua participação no processo ensino-aprendizagem; registrar e divulgar os resultados, permitindo a reformulação de aspectos passíveis de melhoramento; incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo; estimular o aluno para alcançar frequência satisfatória. Para alcançar os objetivos propostos realiza-se um diagnóstico inicial para possibilitar uma nova enturmação, desvinculada dos documentos escolares convencionais e considerando a produção cognitiva, independente da idade. Para isso, a ênfase é no nível proximal de alfabetização e o aluno é orientado sobre a importância e o funcionamento do processo. Durante o processo, os alunos permanecem itinerantes e co-responsáveis pela mudança de sala para desenvolver a autonomia e a iniciativa. Após dois trimestres de intervenção pedagógica o aluno poderá voltar à sala de origem e continuar cursando a serie na qual está matriculado. Em paralelo, são aplicadas atividades

8 que valorizem a formação da cidadania como o respeito, a colaboração, o compromisso, cumprimento da regras da escola, a assiduidade, entre outros. A eficácia da aprendizagem em sala de aula depende do conhecimento dos interesses dos alunos, da realidade sociocultural, além do amor e comprometimento de todos os envolvidos neste processo educativo. Quanto às avaliações são trimestrais respeitando as orientações da SME, e o parecer da EJA. A avaliação permite o levantamento de gráficos para o acompanhamento do desenvolvimento da turma, além de incentivar também à auto-avaliação, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade. Os alunos são incentivados à autoavaliação, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade. Dentre as atividades executadas estão: leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesia, conforme ilustra a figura 1, textos do aluno e do professor, notícias, reportagens; produção de texto coletivo e individual; montagem e escrita de pequena estrutura lingüística, jornal falado, relatório oral e escrito de experiências vividas; escritas de cartas, bilhetes, listas, anúncios, propagandas, músicas, conforme mostra a figura 2, análise e síntese de palavras significativas, leitura de livros, jornais, e revistas (em grupo ou individual), trabalhos manuais, oficinas de artes, construção de relatos e descrições, diálogos, entrevistas e reportagens surgidos nas situações cotidianas, transcrição de receitas com atividades práticas, problemas envolvendo as quatro operações e desafios matemáticos. Figura 1 - Participação da poetisa Cida Araújo no Festival de Poesia da E. M. Maria Aparecida de Barros Santos

9 Figura 2 - Festival de Poesia da E. M. Manuel da Fonseca Viana Os Resultados são encaminhados à SME, e analisados pela equipe pedagógica. Observa-se o grau acentuado de desenvolvimento intelectual e cognitivo dos educandos que integram o quadro de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Município de Vespasiano O ensino de Arte O ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que: "O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". O objetivo do ensino de artes é formar alunos dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular buscando oferecer-lhes condições para que compreendam o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, além de permitir sua inserção social de maneira mais ampla Estudo de caso O estudo de intervenção pedagógica implantada nas seguintes escolas de Vespasiano: Escola Municipal Maria Aparecida de Barros Santos e Escola Municipal Manuel da Fonseca Viana. A figura 3 ilustra a turma participante do Processo de Intervenção Pedagógica da Escola Municipal Maria Aparecida de Barros Santos que está localizada na Avenida A nº 1645 Bernardo de Souza. A diretora é a Senhora Maria Luzia Viana Figueiredo. Possui 110

10 alunos freqüentes como número total de alunos da EJA englobando 1º e 2º segmentos. Conta com 6 (seis) profissionais da educação do II segmento envolvidos no processo. Figura 3 - Turma participante do Processo de Intervenção Pedagógica da Escola Municipal Maria Aparecida de Barros Santos A figura 4 ilustra a turma participante do Processo de Intervenção Pedagógica da Escola Municipal Manuel da Fonseca Viana que está localizada na rua Sete de setembro Vila esportiva. Possui o número de telefone e endereço eletrônico emmanuelfviana@ hotmail.com. A diretora é a Senhora Regina Célia Lara Pinto. Possui 200 alunos freqüentes como número total de alunos da EJA englobando 1º e 2º segmentos. Conta com 6 (seis) profissionais da educação do I segmento envolvidos no processo. Figura 4 - Turma participante do Processo de Intervenção Pedagógica da Escola Municipal Manuel da Fonseca Viana Devido ao baixo rendimento de alguns alunos, foi aplicado o processo de intervenção pedagógica com o objetivo de melhorar o desempenho e a disciplina das turmas. Os alunos que obtiveram baixo rendimento receberão um acompanhamento onde farão a recuperação (em outras salas) dos conteúdos ou de etapas que foram perdidas devido ao tempo em que pararam de estudar e as faltas freqüentes dos mesmos.

11 Contando com a colaboração dos professores, interesse, responsabilidade e compromisso dos alunos, estes regressarão às turmas de origem de acordo com sua recuperação. Tendo em vista que o aluno chega à escola trazendo muitos saberes sobre Português e Matemática, mais especificamente, construídos a partir das suas vivências, possibilita-se a efetivação de leituras, escritas e operações segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até o momento. Considera-se também, que este processo não pode estar desvinculado de outras vivências em grupo para que o estudo seja significativo e atrativo. Nesse sentido, busca-se o desenvolvimento da motivação, criatividade e raciocínio lógico. O aluno aprende a ler e escrever devido ao estímulo do desafio em confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor. Sugere-se trabalhar com o aluno de acordo com seu interesse, isto é, com aquilo que lhe chame mais a atenção por estar relacionado ao seu cotidiano. O aluno da EJA, que não teve a oportunidade de estudar em época oportuna, enfrenta dificuldades cognitivas como: distinguir letras, sílabas e frases; aprender as convenções da língua escrita; produzir textos; efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão em exercícios escritos. Enfrenta também dificuldades no aspecto social: de relacionamento, a vergonha por voltar a estudar, a preocupação com a aceitação da Comunidade na qual está inserido, críticas constantes dos jovens que fazem parte da mesma turma, etc. Tudo isto leva o aluno adulto a faltas constantes e a evasão. São alunos que enfrentaram uma jornada árdua de trabalho, problemas financeiros, problemas em casa com o ( ou a ) parceiro (a), com filhos, vizinhos entre outros. Levando estes pareceres em consideração optou-se pela adaptação do aluno em outras salas em níveis proximais de aprendizagem que possuam semelhanças nos aspectos cognitivos sociais e afetivos. Objetiva-se assim: Promover estratégias de ensino estabelecendo uma relação de coerência no aspecto cognitivo, valorizando o desenvolvimento peculiar do aluno, em um processo de construção de autonomia, responsabilidade e organização escolar;

12 Diagnosticar e acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno promovendo sua participação no processo ensino-aprendizagem; Registrar e divulgar os resultados, permitindo a reformulação de aspectos passíveis de melhoramento; Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo; Motivar a frequência satisfatória do aluno e a permanência na escola. Após um diagnóstico inicial os resultados serão analisados, de forma a possibilitar uma nova enturmação, desvinculada dos documentos escolares convencionais e considerando a produção cognitiva, independente da idade enfatizando o nível proximal de alfabetização (aprendizagem). Nesse contexto, a orientação dos alunos sobre a importância e o funcionamento do processo possui papel fundamental em sua co-responsabilidade pela mudança de sala. Assim, os alunos poderão desenvolver a autonomia a iniciativa e o prazer em estudar. Desta forma, se o aluno obtiver um bom resultado durante o trimestre, poderá voltar a sala de origem e continuar cursando a série na qual está matriculado. Paralelamente, serão trabalhados valores essenciais para a formação da cidadania como o respeito, a colaboração, o compromisso, cumprimento da regras da escola, a assiduidade dentre outros. Ao final do trimestre, os alunos serão avaliados e reenturmados segundo os resultados alcançados nas avaliações. As avaliações serão contínuas e trimestrais respeitando as orientações da Secretaria Municipal de Educação e incluirá o levantamento de gráficos para o acompanhamento do desenvolvimento da turma. Os alunos serão incentivados à auto-avaliação, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade. Atividades propostas: Leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesia, músicas, textos do aluno e do professor, notícias, reportagens etc; Produção de texto coletivo e individual; Montagem e escrita de pequena estrutura linguística; Jornal falado; Relatório oral e escrito de experiências vividas; Escritas de cartas, bilhetes, listas, anúncios, propagandas; Análise e síntese de palavras significativas; Leitura de livros, jornais, e revistas (em grupo ou individual); Trabalhos manuais;

13 Oficinas de artes; Desenvolvimento de projetos (Festival de Poesias, Semana do teatro,jornal,etc.) Construção de relatos e descrições; Diálogos, entrevistas e reportagens surgidos nas situações cotidianas; Transcrição de receitas com atividades práticas; Problemas envolvendo a s quatro operações; Desafios matemáticos. O aluno fará inicialmente a avaliação diagnóstica, para ser enturmado. Fará avaliações contínuas para analise de progressos. No final dos trimestres, as avaliações sistemáticas nas turmas em processo de Intervenção. Em seguida, as avaliações nas salas de origem para verificação do desenvolvimento ou habilidades adquiridas e obtenção de notas para os diários. Ao final do segundo trimestre, a maioria destes alunos ficam em continuidade na intervenção ou na sala de origem. 5. Conclusões Foi aplicado questionário (Anexo I) direcionado aos professores integrantes do Processo de Intervenção na Educação de Jovens e Adultos. Segundo o questionário respondido pela professora Rosemere Aparecida Lopes Martins da Escola Municipal Manuel da Fonseca Viana o desenvolvimento do Processo de Intervenção Pedagógica em sua escola se deu após teste diagnóstico e trabalho desenvolvido em sala de aula. Os alunos com dificuldades foram encaminhados para turmas de acordo com seu nível de conhecimento. Houve melhora considerável no desenvolvimento do aluno, pois ele tem oportunidade de estudar e aprender o conteúdo de acordo com sua necessidade o que o incentiva e assim não perde o interesse. O Processo de Intervenção Pedagógica facilitou o seu trabalho em sala de aula, pois as dificuldades apresentadas pelos alunos são trabalhadas na turma de intervenção e os alunos retornam para a sala de origem bem mais interessados e participantes. Houve aceitação por parte dos alunos porque todo o processo foi apresentado e explicado aos alunos antes de sua implementação. Trabalha-se mais Português e Matemática com os alunos da Educação de Jovens e Adultos participantes do Processo de Intervenção Pedagógica, pois a maior necessidade destes alunos é aprender a ler, escrever, calcular e resolver problemas do cotidiano. O processo está atendendo as expectativas do aluno, não havendo necessidade de mudança. De 0 a 10 o trabalho de Intervenção Pedagógica que foi implantado na escola onde trabalha merece nota 8.

14 Segundo o questionário respondido pela professora Rosangela Maria da Silva Simão da Escola Municipal Maria Aparecida Barros Santos desenvolvido do Processo de Intervenção Pedagógica na sua escola se deu com o propósito de melhorar a aprendizagem dos alunos de 5ª e 6ª séries. Os alunos passaram a ter assistência paralela com a professora de artes que trabalhava com conteúdos de Português e Matemática dando, assim, um reforço nesses conteúdos. Houve uma melhora considerável no desenvolvimento do aluno. Esta melhora só não foi maior devido ao desinteresse de alguns alunos. O Processo de Intervenção Pedagógica facilitou o seu trabalho na turma que realmente mostrou interesse. Houve aceitação por parte dos alunos. Se trabalha mais Português e Matemática com os alunos da Educação de Jovens e Adultos participantes do Processo de Intervenção Pedagógica, pois estes alunos apresentam maior necessidade nestes conteúdos e desejam principalmente ler e escrever com maior desenvoltura. Como professora, mudaria a metodologia experimentando novos processos que facilitem a assimilação do conteúdo pelos alunos. De 0 a 10 o trabalho de Intervenção Pedagógica que foi implantado na escola onde trabalha merece nota 8. Referências CANDAU, Vera. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃOP DE ADULTOS, 5., 1997, Hamburgo. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/Unesco, TORRES, Rosa Maria. Aprendizaje a lo largo de toda La vida: um nuevo momento y uma nueva oportunidad para El aprendizaje y La educación básica de las personas adultas (AEBA) en los países en desarrollo. Buenos Aires: ASDI, Agradecimentos A todos os professores, alunos e equipe pedagógica das escolas: Escola Municipal Manuel da Fonseca Viana e Escola Municipal Maria Aparecida Barros Santos. A Prefeitura de Vespasiano. Ao CEFET-MG pela bolsa de estudos.

15 ANEXO I QUESTINÁRIO - INTERVENÇÃO ESCOLAR Escola Municipal: Professor (a): Turma Matéria lecionada: Data: Um trabalho de alfabetização e educação de adultos deve estar comprometido com a transformação das reais condições da vida dos educandos. Neste sentido, compreendemos essa educação só será possível se o trabalho de alfabetização iniciar-se a partir da transformação dos próprios educadores que irão trabalhar com esses Jovens e Adultos. Tais educadores devem ter a capacidade para mediar o processo de ensino e aprendizagem, onde tanto educador quanto educando aprendam em comunhão e se percebam como sujeitos na ação. Pedagogia da Autonomia (Freire, 1996) 01- Como foi desenvolvido o Processo de Intervenção Pedagógica na sua escola? 02- Em sua opinião, houve uma melhora considerável no desenvolvimento do aluno? Justifique. 03- O Processo de Intervenção Pedagógica facilitou o seu trabalho em sala de aula? Como? 04- Houve aceitação por parte dos alunos? 05- Por que se trabalha mais Português e Matemática com os alunos da Educação de Jovens e Adultos participantes do Processo de Intervenção Pedagógica? 06- O que você, como professora, mudaria neste processo? 07- Que nota, de 0 a 10, você daria para este trabalho de Intervenção Pedagógica que foi implantado na escola onde trabalha?

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente documento

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (187) 31 32 São Paulo, 124 (187) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Resolução

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica- PENOA Florianópolis, 2016.

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de conformidade

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013 Dispõe sobre a regulamentação de Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. O

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. 2.3 Justificativa pela escolha da formação inicial e continuada / qualificação profissional:

PROJETO PEDAGÓGICO. 2.3 Justificativa pela escolha da formação inicial e continuada / qualificação profissional: PROJETO PEDAGÓGICO 1 Identificação: Curso de Extensão em Navegação Marítima Básica Contextualização da(s) localidade(s) onde ocorrerá o curso: O curso será oferecido no CRPNM ( Centro de Referência em

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

RESOLVE: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO ESPECIAL RESOLUÇÃO 003, de 06 de abril de 2006. Fixa normas para a Educação Especial na Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino Teresina. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA, no uso de suas atribuições

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Prof. Msc Milene Silva Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e críticas. Função

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE HISTÓRIA, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO-OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente documento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA Estado do Paraná

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA Estado do Paraná LEI COMPLEMENTAR Nº 53/2014 DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Súmula: DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DE PROFESSOR EM CAMPOS ESPECIFICOS NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 029/2010,

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO I. INTRODUÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Compete à Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) orientar as unidades de ensino, expedindo

Leia mais

Lei n.º 1428, de 27 de Dezembro de 1999

Lei n.º 1428, de 27 de Dezembro de 1999 1 Lei n.º 1428, de 27 de Dezembro de 1999 Institui normas para a oferta da educação infantil em Creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade de acordo com o art.30 da Lei

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

DELIBERAÇÃO CME nº 01/12.

DELIBERAÇÃO CME nº 01/12. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos Rua Prof. Felício Savastano, 240 Vila Industrial SJCampos SP 12220-270 Telefone (012) 3901-2182 Fax: 3901-2037 e-mail:

Leia mais

A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL

A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS Ana Lúcia Cunha Duarte UCB duart_ana@hotmail.com Resumo: A prática investigativa desenvolvida no curso de Pedagogia do Centro de Educação,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A PROJETO DE LEI Nº 912/2011 EMENTA: ESTABELECE CRITÉRIOS PARA A INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM TURMAS REGULARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL. Autor(es): VEREADOR ELIOMAR COELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conselho de Educação do Distrito Federal

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conselho de Educação do Distrito Federal Homologado em 5/4/2013, DODF nº 71, de 8/4/2013, p. 14. Portaria nº 69, de 8/4/2013, DODF nº 73, de 10/4/2013, p. 14. PARECER Nº 46/2013-CEDF Processo nº 410.001292/2011 Interessado: Colégio La Salle -

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

Lei nº 12.796 de 04/04/2013

Lei nº 12.796 de 04/04/2013 O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO...

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO... Roteiro para elaboração de relatório parcial de estágio RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO Estudante: Orientador: Local / / SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 3 REFERÊNCIAS Identificação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

PROCESSO Nº 129/2004 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/03/2005 PARECER CEE/PE Nº 10/2005-CEB I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 129/2004 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/03/2005 PARECER CEE/PE Nº 10/2005-CEB I RELATÓRIO: INTERESSADO: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA MARIA LINS COIMBRA PROCESSO

Leia mais

Objetivo. Letras Profa. Dra. Leda Szabo. Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Prática de ensino: uma prática social

Objetivo. Letras Profa. Dra. Leda Szabo. Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Prática de ensino: uma prática social Letras Profa. Dra. Leda Szabo Prática de Ensino de Língua Portuguesa Objetivo Apresentar um breve panorama do ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Abordar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares constituem ações a serem desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Avaliação institucional: potencialização do processo ensino e aprendizagem A avaliação institucional é uma prática recente

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA 1 RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/015/2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia/Primeira Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão TEIXEIRA, Carolina Terribile; CASTRO, Maira Marchi de; SILVA, Ivete Souza da Universidade Federal de Santa Maria Departamento

Leia mais

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o SELO DE EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL ANEXO 1: METAS NORTEADORAS DO PLANO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1

O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1 O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1 FRANCISCO ALEXANDRO DE MORAIS Secretaria de Saúde do Município de Praia Grande, Brasil Introdução O ser humano,

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLARICE VANDERLEI FERRAZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS). Resumo Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO/BIBLIOTECA ESCOLAR(2002) a missão

Leia mais

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONSELHO MUNICIPAL Conselho Municipal de Educação de Praia Grande DELIBERAÇÃO Nº 02/2001 Normas regimentais básicas para as Escolas de Educação Infantil. NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários

Leia mais

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Superintendência de Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Democratização e efetividade do processo

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Pedagogia Tempo de Integralização: Mínimo: 8 semestres Máximo: 14 semestres Nome da Mantida: Centro Universitário

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Artes Visuais São as seguintes as disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais (licenciatura): Estágio Supervisionado I (ART30049) 120 horas Propõe

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME)

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (NEA) SEMED TÉCNICAS RESPONSÁVEIS: REGINA FREIRE ARNALDO DO NASCIMENTO (GESTORA AMBIENTAL) E SOLANGE ALVES OLIVEIRA (BIÓLOGA) LEI N o 9.795,

Leia mais

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Graziele Pissollatto da Costa, UFSM Ana Carolina Machado, UFSM Roberto Lopes do Nascimento Filho, UFSM Toni Pissollatto da Costa, UFSM

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ALUNOS DO 6º ANO

O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ALUNOS DO 6º ANO O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ALUNOS DO 6º ANO PLAY CHESS AS EDUCATIONAL RESOURCE FOR SCHOOL LEARNING OF 6 YEAR STUDENTS Letícia Alessandra Cavalcante-Graduanda

Leia mais