NOSSA VOZ Boletim Informativo da Chapa da Oposição - ITABERAf - N 9 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOSSA VOZ Boletim Informativo da Chapa da Oposição - ITABERAf - N 9 3"

Transcrição

1 > NOSSA VOZ Boletim Informativo da Chapa da Oposição - ITABERAf - N 9 3 VAMOS LER NESTE NUMERO A HISTORIA DO NOSSO SINDICATO I- FUNDAÇÃO II- COMEÇO DO TRABALHO III- INTERVENÇÃO IV- CRESCIMENTO DA UNIÃO V- ELEIÇÕES VI- O PLANO DA OPOSIÇÃO

2 01 APRESENTAÇÃO N9 3 Companheiros, este i o boletim NOSSA VOZ Ne ste boletim, vamos lembrar bem rápido as coisas mais importantes que aconteceram em nosso sindicato desde que foi fundado até hoje. E nós estamos todos esperando que muitas coisas boas estão para acontecer. Mas muitas coisas boas mesmo só vâo acon tecer se nós trabalhadores unir as nossas forças. É isto que a Oposição Sindical esta que- rendo. Vamos nos unir, organizar para construir um sindicato do jeito que nós precisamos e queremos. Vamos nos alembrar de coisas boas que fi^ zemos juntos. Lembrar também das vezes que fomos enganados, que é pra gente não se es- quecer. Vamos fazer mais forte a Oposição e va- mos votar na Chapa 2. Mas o mais importante mesmo é todos nos' se organizar para exigir o que precisamos e queremos. Vamos juntos fazer um sindicato do povo.

3 02. DIRETORIA EFETIVOS LONGUINHO MACHADO DE BRITO HÉLIO GONÇALVES DE LIMA MÁRCIO EUDES TEIXEIRA SUPLENTES JOSÉ CAETANO DE OLIVEIRA (PERERINHA) DELCIDES MATHIAS JOSÉ LOPES MINEIRO CONSELHO FISCAL EFETIVOS ANTÔNIO JOSÉ DE CASTRO (ULISSES) SAMUEL RODRIGUES VASCONCELOS JOÃO BATISTA ROSA SUPLENTES JOÃO JOSÉ DOS SANTOS ELCIO JOSÉ TEIXEIRA FRANCICOS TAVARES DE SA DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS MÁRCIO EUDES TEIXEIRA ANTÔNIO JOSÉ DE CASTRO (ULISSES) SUPLENTES HÉLIO GONÇALVES DE LIMA JOSÉ CAETANO DE OLIVEIRA (PERERINHA) ivbsso Plano de Trabalho l 9 ) Sindicato livre - pelejando de acordo com a vontade da nossa classe. Z 1?) Delegacias sindicais nos patrimônios e lugares mais povoados como: Retiro, Santa Rita, Lobeira, Guerrinha, São Benedito e outros. 3') Melhor Assistência Médica e Dentaria. 4?) Organizar uma FARMÁCIA no Sindicato 5?) Que o Sindicato fique aberto aos sábados, domingos e feriados. 6 9 ) Construir o nosso salão de reuniões e mais depressa possível. 7*) Melhores condições de trabalho. 8 9 ) Lutar para ficar na roça e não ser preciso mudar todo ano. 9') Garantir a defesa dos nossos direitos. E queremos um advogado no nos so Sindicato. IO 9 )Reforma Agrária - de acordo com as decisões do III Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais. II 9 )Por melhores salários 12 9 )Lutar contra a Carestia 13 9 )Por melhores preços dos nossos produtos.

4 . 03 HISTORIA DO NOSSO SINDICATO I- FUNDAÇÃO O nosso sindicato jâ tem uma idade de quase dez anos. Nesses anos todos muita coisa boa aconteceu. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaberaí foi fundado em Os companheiros se movimentaram no município todo, e no dia' da fundação, muitos companheiros se ajuntaram e a festa foi das me- lhores,

5 04 II- COMEÇO DO TRABALHO No começo, muitos companheiros tinham medo de fazer a carteai rinha e participar do Sindicato. Depois todos enxergaram que o Sindicato ê uma ferramenta de união muit boa prâ defender os direitos da nossa classe. A união foi aumentando, hoje nós jâ somos mais de treis mil (3.000) associa- dos. No começo o nosso sindicato era muito pobre, mas com a união de todos, conseguimos a nossa casa própria, Ambulatório de medico e dentista, convênio com o hospital, laboratório e Defesa dos nossos direitos. PRIMEIRA DIRETORIA Logo que o Sindicato foi reconhecido, nós escolhemos a pri- meira diretoria do Sindicato e foi um tempo muito bom. Quem ê que não se lembra, de Samuel, João Paulino, Antônio Citoni, Antônio Mineiro, Tota e do Dito, sim, esses companheiros jun to com outros, faziam parte da Primeira Diretoria do Sindicato, e ti nha ainda suplentes muito conhecidos como Candinho, Antônio Ulisses e outros. O Seu Dito como todos conhecem foi o presidente. Todo mundo' gostou muito do jeito de trabalho da primeira diretoria. Nesse tempo, tudo que o Sindicato ia fazer era decidido na Assembléia. E quando aparecia um companheiro prejudicado, todos jun- tavam e acudiam. Nesse tempo também, muitos companheiros que foram prejudica- dos pelos patrões foram defendidos pelo Sindicato e receberam seus direitos. DIFICULDADES Mas nem tudo correu bem, porque tinham outros de fora que queriam um sindicato que cuidasse só de doenças e de dentes. E a dificuldade começou foi quando deu um problema com o João Fagundes (conhecido por João Machado). Esse problema aconteceu na^fazenda Lajes do Ubirajara Caiado em Americano do Brasil em companheiro João Machado sofreu muito. Tomaram a roça dele, mandaram prender na penitenciaria. Neste problema muitos companheiros do Nosso Sindicato deram' o apoio, e trouxeram o João e família prâ morar em Itaberai. E abriram processo contra o Ubirajara, mas a diretoria da FEDERAÇÃO nao quis apoiar porque o Fazendeiro era grande.

6 > 05 A FEDERAÇÃO e a união dos Sindicatos do Estado. Mas tem muitos diretores que não apoiam o trabalhador nas suas necessidades mai ores. ^ A A Pois ê, a FEDERAÇÃO so levou o processo pra frente depois de muita peleja dos companheiros do nosso Sindicato naquele tempo. Mas enrolaram tanto e mexeram no nosso Sindicato que depois 1 seu João desanimou com a FEDERAÇÃO, e passou o processo para um advo gado particular. Sem apoio da Federação e de mais ninguém, o processo esta ca minhandõ com preguiça sem uma decisão até hoje. Desde esse tempo que nossa primeira diretoria ficou bem fir- me ao lado da classe, começou aparecer outros que não gostaram. III- INTERVENÇÃO qanm manda aqü.1 no òindá.cato òou eu. / '' : Pois e, e foi assim que a primeira diretoria caminhou, com a ajuda de todos conseguimos ate comprar um laboratório que funciona até hoje no nosso sindicato.

7 06 A Mas chegou o fim do tempo de mandato da primeira diretoria,' e ai i diretoria da FEDERAÇÃO não queria que a diretoria do nosso ' Sindicato continuasse. Então aconteceu uma cois:i interessante. 0 Seu Dito procurou' a Delegacia do Trabalho e a Diretoria da FEDERAÇÃO, prã saber como ' r azia prâ encaminhar as eleições. E eles deram uma orientação dizenio que a lei de eleições tinha mudado. E que com a nova lei não dava mais tempo de fazer eleições. Orientaram o Dito prá esperar mais uns dias e fazer um ofício dizendo que não tinha dado prâ fazer eleições e que precisava ' de mais tempo. 0 Dito fez assim, e eles responderam colocando outras pessoas prâ dirigir o Sindicato. Ai neste caso nos precisamos ver 2 coisas: A primeira c que' a tal lei não tinha mudado ainda: Enganafiam o V-cto. A segunda ê que a DIRETORIA DA FEDERAÇÃO é quem orienta as ' eleições de quase todos os Sindicatos do Estado de Lloiâs. E de todas as eleições que a FEDERAÇÃO orientou, a única que deu errado foi a nossa. Isto aconteceu no inicio de 197S. Vofique. òzkõ. que. &o em lta.bzn.az acontíceu ai>ilm? Daí prã cã, todos os representantes do nosso Sindicato foram escolhidos DE CIMA PARA BAIXO, nomeados pelo Ministério do Trabalho. Isso tem o nome de INTERVENÇÃO: Pois e, neste tempo de intervenção que começou em 26 de fev reiro de 1975 e vai até hoje. NC5S TIVEMOS OS SEGUINTES PRESIDENTES: l 9 ) Irany Silva- funcionário da Delegacia Regional do Traba-' lho. Dirigiu o Sindicato até 15 de Abril de ) Jorge Estite Soad Bessil, foi funcionário da Prefeitura' Municipal de Itaberaí, junto com Irany Silva e Ivarceres de Fátima ' Alv( r Pacheco. Eles dirigiram o Sindicato desde Abril de 1975 até o começo de Neste tempo todo, não teve nem reuniões do Sindicato 3') Antônio Beraldo de Morais, que junto com José Rodrigues' Vidigal e Benedito Rosa da Silva, lavradores, foram nomeados DE CIMA PARA BAIXO, e estão dirigindo o Sindicato até hoje.

8 07 IV- CRESCIMENTO DA UNIÃO Passaram quase 5 anos, com o nosso Sindicato em Intervenção. Nós todos, associados, ê quem paga de tudo com nossas mensalidades. Mas não tivemos neste tempo direito nem de votar para esco- lher a diretoria do Sindicato. Nos a vida jâ é sofrida, e se o nosso Sindicato não defende nos, a vida fica mais sofrida ainda. Por isso temos muito reclame do Sindicato neste tempo. O atendimento medico ficou bem pior do que era antes. Agora, todo mundo reclama que prã arrancar dente perde 2 ou 3 viagens, e ainda tem de ficar na Sede do Sindicato desde meia-noi^ te e mesmo assim, tem dia que jã esta lotado. Muitos preferem gas-' tar Cr$ 300,00 do que ficar esperando. A mesma coisa ê com a doença, agora a doença esta proibida 1 de chegar de noite, sábado e domingo. 0 danado e que a doença não' obedece lei, e cada vez que ela chega fora de hora o companheiro chia em quinhentão. Na defesa dos nossos direitos ê que a dificuldade e maior. Falta prã nos todo tipo de recursos. Depois, e o nosso dinheiro não aparece. Muitas vezes todos' pediram prã fazer um salão de reuniões, e foi até aprovado em assem biéia. Mas veio a resposta que não podia e que não tinha dinheiro. E quanto tempo, ninguém pretou conta onde foi gasto o di- nheiro do nosso Sindicato. So a poucos dias, em junho, é que foi é que foi apresentado as contas, mas foi só por cima, ninguém entendeu onde é mesmo que o dinheiro foi gasto. E é assim que aparecem reclames, mas ninguém dorme não. Muitas vezes todos reclamam, juntos na Assembléia, exigin- do eleições, exigindo melhor assistência médica, e assim por diante Também muitos abaixo-assinados foram feitos até que agora estão che gando as eleições.

9 08 NASCEU UMA GRANDE UNIÃO Durante todo este tempo, desde a época que nasceu o Sindica to, e durante os tempos de intervenção, uma grande união nasceu no meio de nós - Nasceu a OPOSIÇÃO SINDICAL. Logo que chegou a notícia das eleições, muitos sócios se juntaram e escolhemos 12 representantes para registrar a chapa d" o posi ção. A nossa chapa foi registrada e recebeu o n 9 concorrendo as eleições do Sindicato. 2, e estamos V - ELEIÇÕES EMPO DE CRESCER Nossa união vem aumentando dia a dia, nestes tempos de elei ções, muita gente jâ entrou na união da oposição sindical. Eleições e tempo de trabalhar também, por isto todos que ' são candidatos e muitos que apoiam, estão andando no município, prá tudo que ê canto. A chapa 1 também esta andando, tem ate taxi para' andar. Quem esta pagando as corridas de taxi, ninguém sabe ainda.de ve ser dinheiro do Sindicato. E eles ainda falam que a Chapa 2 não' vai longe porque não tem recursos. Mas a Oposição Sindical e grande, e sabendo que precisa de dinheiro, todos quizeram colaborar e a campanha da Oposição está ' sendo feita, com recursos ajuntado da colaboração em dinheiro e man timentos de muitos companheiros. E nossa união ficou maior. Hoje em quase todo canto, bairros e povoados do município ' tem uma Comissão ou turminha da Oposição. Nossa organização também cresceu.

10 09 E discussão também cresceu, uns dizem que vão votar na chapa 1 outros vão votar na chapa 2. 0 povo esta dizendo que a maioria vai votar na chapa 2. 0 povo falou, tá falado. VI - 0 PLANO DA OPOSIÇÃO O Sindicato e nós trabalhadores unidos, e isto ê a princi-' pai coisa que queremos. Queremos um sindicato que seja a união das nossas forças ' para melhorar as condições de viver. A força da nossa classe e muito grande, e se nois juntar esta força, nos vamos conseguir de tudo que precisamos. 0 plano de trabalho da Oposição esta na página 2. Então vamos explicar melhor cada ponto. Queremos explicar também que este plano não ê uma promessa, ' conforme o Presidente do Sindicato está falando nas assembléias, e ' diz ele que nós não vamos dar conta disto. Então convém explicar, que nem chapa 1 nem a 2, sozinha vai conseguir fazer nada. Mas o trabalho da chapa 2 é feito com o esforço de todos.quem vai fazer é todos associados, a diretoria vai só obedecer as decisões bom lembrar que nosso plano foi tirado dos reclames dos com panheiros.

11 10 - Uamoò então explicai o plano: CONSTRUIR UM SINDICATO LIVRE Nós todos enxergamos que precisamos de um sindicato livre on- de ninguém de fora da classe fica mandando. Por isto nos estamos buscando junto com todos os companheiros organizar um sindicalismo que peleje conforme a precisão e vontade de todos os companheiros. Esta' foi a principal decisão do 3'? Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais. Esse congresso aconteceu em maio deste ano e tinha mais de 1500 trabalhadores representando Sindicatos do Brasil inteiro, o nosso com panheiro Antônio José de Castro (Ulisses) esteve lá representando nós. DELEGACIAS SINDICAIS Muitos companheiros que moram longe reclamam que estão sentin do muita dificuldades de participar das Assembléias do Sindicato. Mui^ tos companheiro so vem na casa do nosso sindicato quando precisam de atendimento, ou quando vem pagar a mensalidade. Isto ê muito importan te mas não é tudo. 0 sindicato não é saúde, nem so pagamento de mensa lidados. A ferramenta melhor para resolver o problema da participação 1 de quem mora longe ê a Delegacia Sindical. Todo lugar que tem mais de trinta associados juntos seria bom organizar uma. Prá ver como organi_ zar direitinho, ê só pedir o livrinho n' 1 da CONTAG, prâ diretoria ' do sindicato ou se lã não tiver peçam prós companheiros da chapa 2. A Delegacia Sindical ê um jeito do sindicato se enraizar em todos os cantos do Município. O sindicato ê que nem arvore, quanto mais profundas são as ra ízes, mais forte e vida mais longa terã. MELHOR ASSISTÊNCIA MÉDICA E DENTÁRIA Tratamento das doenças, hospital, tratamento de dentes, são ' direitos que todos nos temos. Nos pagamos o Funrural é prâ ter estes 1 direitos. De tudo que ê produção da terra e que é vendido, um tanto ' por cento, que vai de 2 e meio até 41 vai pro FUNRURAL, que é pra eus tear estas despesas de médico, hospital, dentista, indenização de aci dentes de trabalho, aposentadoria, auxilio funeral... Quem é que planta e colhe e produz de tudo? é nós lavradores. Por isto esse direito nós temos porque pagamos. Só que o reclame aqui de todos os trabalhadores é de que a ' assistência não tâ atendendo nossas necessidades do jeito que precisa mos

12 11 Problema de médico e dentista é o maior reclame dos sócios do nosso sindicato. Bom, sindicato não ê Funrural, mas nós temos que lutar juntos prá ter de verdade um direito que pagamos. Por isto, a Oposição Sindical, esta disposta a lutar prâ ter uma melhoria neste atendimento. Vamos lutar juntos prâ melhorar. Neste ponto do FUNRURAL, é bom lembrar que a aposentadoria ' ' não ê um presente que recebemos, mas sim, uma pequena devolução do nosso suor.derramado a vida inteira. ORGANIZAR UMA FARMÁCIA NO SINDICATO Remédio esta muito caro. Conseguir uma receita anda difícil. Depois que arranja a receita, como é que arranja o remédio? Só se fizer igual naquela musica: 0 caboclo adoece Mão tem jeito de tuatã. Panha ^olka e Kaiz fai* todo t-ípo de chã. Aòi-im me-ómo 4em dlnhella ffiocufia. o Hospital Ele não vat atendido?on.qae não pode paga VfiocuKa o òeu dlnelto ktkavíò do FUWRURAL Sa-c de lã &5 com a receita Remédio não tem ptã dã SÓ òe úetivea a receita E dã ph.o doente toma Esta é uma coisa que não é fácil, mas não é impossível, basta juntar nois tudo e se organizar que nois consegue. Tem muito sindicato no Brasil, que já conseguiram uma pequena farmácia, foi so juntar' os companheiros e conseguiram. Se outros conseguiram nós também podemos conseguir. É, que nem o plano do Sindicato ficar aberto todos os dias.bas^ ta nois se unir e ver o jeito.

13 12 t SALÃO DE REUNIõES Esta sim, é uma coisa que precisamos o mais depressa que pu- der. Pode ser um salão simples, feito ate em MUTIRÃO. Mas que seja nosso. Depois se for preciso nois se ajunta e melhora o salão. MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO 0 jeito de nois trabalhar, anda meio duro. Tem dia que tem serviço, outro dia já não tem. 0 problema maior ainda, e que não se encontra trabalho, e quando encontra e na maior dificuldade. Roça, tá so acabando, cada ' dia e mais capim que entra no lugar das roças, e aí está danado por-' que onde entra capim sai a roça e entra o boi e sai o trabalhador. É por isto que as invasões das beiras de Itaberai estão crescendo cada dia mais. E a maior parte de nos sem terra, tem que mudar de lugar todo ano, é por causa deste problema. Tem até lei que ajuda um pouco, mas não está sendo respeitada. E nós estamos acostumados a pensar que so tem lei prâ nos respeitar. E as leis pro rico respeitar eles compram com dinheiro. So que, nós estamos lutando e precisamos fazer do nosso Sindicato um lugar prá nóis se unir e descobrir o jeito de arranjar uma for ça grande prá melhorar as condições de trabalho. Ter segurança de roça e morada, e conseguir a terra em nossas' mãos. POR MELHORES SALÁRIOS Os trabalhadores da cidade já estão fazendo greve, prâ me lho-' rar o ganhame.

14 13 E nõ6 aqui? Sesiã que, o que. ganhamo* pofi dia. de tn.aba.lho eó-tã ' dando pfiã v-lve.*.? Dizem por aí que muitos companheiros jâ estão ganhando 70 a 80 cruzeiros por dia. Muitos ainda estão ganhando 50 a 60 cruzeiros. Será que dâ? E se fosse 100 cruzeiros ainda é pouco, trabalhar o dia inteirinho, prá comprar um quilo de carne, ê duro não e? - Juntando tudo isto, O QUE A GENTE GANHA E POUCO, 0 QUE NOS' VENDEMOS É BARATO MAS O QUE NÕS COMPRA E CARO. - Por isto, nos da Oposição Sindical, convidamos todos os com panheiros, prã nós se unir no nosso Sindicato, e lutar juntos prá re solver estes problemas da nossa classe. - E muito problema prã um dia so, mas devagar, resolvendo um de cada vez, vai chegar o dia de nos resolver o problemão. - So que tem gente que não acredita. Ate a diretoria atual do nosso Sindicato fala que não tem jeito de resolver certos problemas. E muito triste que eles pensam assim, mas eles so pensam assim porque não confiam na força de todos nos. FINAL Bom companheiros, as eleições estão chegando e vão passar. Mas a nossa luta do dia dia continua. E nois precisa arranjar mais jeitos de se defender das nossas' dificuldades. uni ao Vamos lutar pela vitoria nas eleições. Mas vamos lutar pro nosso Sindicato ficar bem forte na nossa A Oposição Sindical deve crescer cada dia mais. OPOSIÇÃO SINDICAL-ITABERAI SETEfIBRO VOTE NA OPOSIÇÃO

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA

cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 1 CAPA cartilha direitos humanos layout:layout 1 2008-09-05 13:42 Página 2 TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI* *Artigo 5º da Constituição Brasileira

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) APRESENTAÇÃO A formação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a participação atuante das comunidades são imprescindíveis para o desenvolvimento rural. É função dos Conselhos

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal Sobral-CE, 17 de março de 2004 Meu caro governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, Meu caro companheiro

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai

Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai Histórias do Velho Testamento Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 04: Obedeça ao Senhor Josué obedece, o muro cai O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão Uma História de Cão Nuno Júdice Ilustrações de Evelina Oliveira Era uma vez era uma vez. E era uma vez quantas vezes era uma vez. Às vezes é que não podia ser uma vez. Numa dessas vezes encontrei um cão.

Leia mais

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO HQ se lga! i CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO Defender a CONSTITUINTE é um erro! Erro, por que? A direita vai aproveitar uma Constituinte

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Copenhague-Dinamarca, 01 de outubro de 2009 Bem, primeiro dizer a vocês da alegria de poder estar

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO. FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO...

PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO. FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO... CADÊ O BRASIL RICO? FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO... PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO.... E AQUI, DINHEIRO SOBRANDO NO FIM DO MÊS. DESTE

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

ALUNO DO IE IE em greve desde segunda. Paralisação do instituto bem produtiva, pois proporcionou a participação de vários alunos e foi bem proveitosa.

ALUNO DO IE IE em greve desde segunda. Paralisação do instituto bem produtiva, pois proporcionou a participação de vários alunos e foi bem proveitosa. ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ALUNOS DA COMPUTAÇÃO MESA DA ASSEMBLEIA Expõem a proposta da assembleia e explica o funcionamento da mesma. (INFORMES) ALUNO DO IE IE em greve desde segunda. Paralisação do

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 TESOUREIRO 41 ANOS DE TRABALHO Empresa Horizonte Nascido em Itapipoca, Ceará Idade: 76 anos Esposa: Maria Pinto de Oliveira Praciano Filhos: Lucineide Eu entrei na Empresa

Leia mais

Este testemunho é muito importante para os Jovens.

Este testemunho é muito importante para os Jovens. Este testemunho é muito importante para os Jovens. Eu sempre digo que me converti na 1ª viagem missionária que fiz, porque eu tinha 14 anos e fui com os meus pais. E nós não tínhamos opção, como é o pai

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 15, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-em-angola-ativista-e-detido-na-entrada-doparlamento

Leia mais

Não deixem nenhuma criança Em suas terras trabalhar Lhes digo com segurança Melhor pra elas é estudar

Não deixem nenhuma criança Em suas terras trabalhar Lhes digo com segurança Melhor pra elas é estudar EMPREGADO VERSOS EMPREGADOR Você empregador Cumpra o seu dever Registre o trabalhador E aperreio não vai ter Ele será seu defensor E vai fazer você crescer A carteira eu entrego Pra ter tudo anotado Ninguém

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO TÉCNICA DOS SAMBAS. Autor Samba Melodia Letra Enredo Total

FICHA DE AVALIAÇÃO TÉCNICA DOS SAMBAS. Autor Samba Melodia Letra Enredo Total FICHA DE AVALIAÇÃO TÉCNICA DOS SAMBAS Autor Samba Melodia Letra Enredo Total Cosminho Santa Marta Grupo Bom Clima Jorginho, Luizão e Paulo Sunga Mauro Montezuma e Tota Nego Wando e Sidimar Paulo e Rafael

Leia mais

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3.

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 7º ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Considere as afirmações I.

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

6+3=2 8+2=4 12 + 4 = 3. Nesses exemplos, os resultados podem ser facilmente confirmados pela multiplicação, que é a operação inversa da divisão.

6+3=2 8+2=4 12 + 4 = 3. Nesses exemplos, os resultados podem ser facilmente confirmados pela multiplicação, que é a operação inversa da divisão. Três pequenas associações resolveram organizar uma festa para arrecadar fundos. "Somaremos nossos esforços e dividiremos os lucros", afirmou um dos presidentes. Pois bem, a festa aconteceu e foi um sucesso.

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm

Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm Variação de preços na faixa de um a 2,5 salários mínimos acumula alta de 11,22% em 12 meses, acima dos 10,48% do IPCA. Desprotegida, população vê a renda

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Lagoa/Humaitá. Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada

Lagoa/Humaitá. Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada Lagoa/Humaitá Nome: F1 Idade: 78 Estado Civil: viúva Escolaridade: 2º grau completo Sexo: F Profissão: aposentada Vazamento causado pelo apartamento em cima do seu. Pelo neto que é advogado. Solução do

Leia mais

GRITO CONTRA AS DROGAS

GRITO CONTRA AS DROGAS 7.º A GRITO CONTRA AS DROGAS As drogas são boas no início mas no fim, apanhas o vicio. Ficas intoxicado não te preocupes eu estou ao teu lado. Não tomes drogas ou ficas nas lonas não queiras ficar pedrado

Leia mais

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro A Rainha, o guarda do tesouro e o papel que valia muito ouro Há muito, muito tempo atrás, havia uma rainha que governava um reino chamado Portugal. Essa rainha chamava-se D. Maria I e como até tinha acabado

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais