A COMUNICAÇÃO COMO ESTÍMULO À MOTIVAÇÃO. Daiana Machado Goulart

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A COMUNICAÇÃO COMO ESTÍMULO À MOTIVAÇÃO. Daiana Machado Goulart"

Transcrição

1 1 A COMUNICAÇÃO COMO ESTÍMULO À MOTIVAÇÃO Daiana Machado Goulart Resumo: Este artigo tem por objetivo a compreensão da comunicação como estímulo a motivação aos colaboradores das organizações, especialmente aos da Base Academia de Ginástica Ltda. A partir disso, serão mencionadas as formas de comunicação, a motivação e a relação organização e colaborador. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com os colaboradores da Base Academia de Ginástica Ltda. e, nesse ambiente organizacional, buscou-se identificar o processo de comunicação da empresa com os seus colaboradores e a eficácia desse processo como forma de estímulo a motivação. Palavras-Chave: Comunicação, Estímulo, Motivação, Organização, Colaboradores. Introdução Sabemos que o relacionamento entre organizações e colaboradores foi modificando com o passar dos tempos: o que antigamente era comando e controle em busca de lucro, hoje abre espaço para um relacionamento de conciliação de interesses e, conforme o segmento das empresas, uma das finalidades é atrair novos clientes. Diante disso, as organizações procuram melhorar o relacionamento com seus colaboradores, visto que eles constroem à imagem da empresa na venda de seus produtos ao público consumidor, que por sua vez, é uma peça fundamental para permanência de uma empresa no mercado. Há uma consciência do valor do funcionário na vida da empresa. Diante desse contexto, buscamos compreender a comunicação como estímulo à motivação dos colaboradores da Base Academia de Ginástica Ltda., identificando o processo de comunicação da empresa com os seus colaboradores, bem como a eficiência desse processo como forma de estímulo à motivação. Hoje, mais do que nunca, uma empresa, para manter-se no mercado, deve ser competitiva e ter diferenciais. Uma empresa que pretende ter sucesso deve voltar-se para o cliente e, para isso acontecer, ela deve primeiro olhar para dentro de si mesma; precisa conhecer e reconhecer seu público interno e fazê-lo um aliado na obtenção de clientes. Visto que

2 2 esse é o público que lida diretamente com os consumidores, precisam estar satisfeitos com a empresa onde trabalham para passarem uma boa imagem do estabelecimento. Comunicação Passamos a comunicar-nos desde o momento em que estamos no ventre de nossa mãe. A comunicação é uma de suas ferramentas básicas para que possamos ser compreendidos e para que possamos compreender o outro. Segundo Schuler (2004), para que haja a comunicação é imprescindível um sistema de elementos: o emissor, o receptor, o canal, a mensagem, os processos, a composição, a interpretação e a resposta. O emissor é a fonte das informações, ou seja, ele é responsável pela emissão da mensagem, ele é quem tem uma mensagem a transmitir. O canal é o meio físico pelo qual as informações chegam até o receptor. A mensagem é a forma compreensível da informação por ocasião de seu tráfico entre emissor e receptor. O receptor, por sua vez, é aquele que recebe a mensagem emitida. Composição é o processo em que o emissor altera as informações, transformando-as em mensagem. A interpretação é o artifício para que o receptor atribua sentido à mensagem. Esse processo dá-se de acordo com a capacidade e o modo de entender do receptor, assim como suas peculiaridades e tática de interpretação. A resposta é o processo ao qual a pessoa que recebeu a informação, ou seja, o receptor teve reação ao receber a mensagem. Dessa forma, compreende-se que para que haja uma comunicação eficaz é necessário um conjunto de elementos que são inerentes a uma boa comunicação e cada qual apresenta sua importância e funcionalidade.

3 3 Para Bowditch e Buono, (1992, p. 80): De certa forma, a comunicação é o processo pelo qual conduzimos nossas vidas. Assim que dois ou mais indivíduos se reúnem, há a necessidade de comunicação entre eles, algum modo de facilitar o entendimento do que cada um quer e precisa daquela situação. Dependemos da comunicação para todos os setores de nossa vida: seja no trabalho, seja nos estudos, com a família, com o namorado, ou com os amigos. A comunicação é determinante para nossa sobrevivência, uma vez que se não soubermos nos comunicar, não seremos compreendidos, o que tornará difícil nossa convivência com outras pessoas. Precisamos do outro para nos comunicar, assim como o outro precisa de nós para ouvi-lo, cada qual precisa do outro, emissor e receptor. Ainda que de uma maneira inconsciente, muitas vezes podemos influenciar a resposta do receptor com nossas atitudes no momento de envio da mensagem. Para alguns autores, não seria uma influência, mas um estímulo, Torquato (2002, p. 182) A comunicação também é um estímulo [...] Cada tipo de comunicação, cada meio de comunicação, cada forma de comunicação apresenta estímulos diferenciados. Com base na afirmação de Torquato, o emissor da mensagem constrói significados sendo capaz de estimular o receptor à interpretação dessa mensagem, tal qual o significado que a introduziu. Sendo assim, o segredo da comunicação é a interpessoalidade, a nossa comunicação com o outro levando em consideração a maneira como nos comunicamos com ele para que compreenda o que quisemos informar. Como vimos, a comunicação é inerente ao ser humano, portanto, não seria possível entender as pessoas sem ela. Da mesma forma, seria falar de comunicação sem levar em conta as pessoas e sem considerar a maneira que elas se organizam e organizam-se entre si. Segundo Thayer (1976, p. 29), A orientação de nossas vidas e de nossas organizações depende do modo como são ou não administradas; e dirigir pessoas, dentro ou fora de organizações formais, depende basicamente da comunicação.

4 4 Precisamos da comunicação para organizar nossa vida, da mesma forma as empresas utilizam a comunicação para organizarem seus setores, suas tarefas e, principalmente, seus colaboradores. Nessa mesma linha de raciocínio Chiavenato (2004, p.20) relata: As organizações são instrumentos sociais por meio dos quais muitas pessoas combinam seus esforços e trabalham juntas para atingir propósitos que isoladamente jamais poderiam alcançar. Diante do conceito de Chiavenato, as organizações podem ser definidas como a interação de pessoas que se empenham e contribuem de forma organizada para o alcance de resultados, uma vez que sozinhas não conseguiriam atingi-lo. Logo, uma organização pode ser entendida como um processo de troca de relacionamento, de empenhos, de esforços ordenados e coordenados na busca de uma meta comum a todos. Essa busca só será possível com a compreensão e entendimento entre as partes que utilizaram a comunicação como instrumento para esse acordo. Já para Bowditch e Buono, (1992, p. 88) A comunicação organizacional é a disposição e a estrutura de como a comunicação é direcionada a pessoas específicas e grupos que dela precisam para fins de trabalho, solução de problemas, controle ou tomada de decisões. De acordo com os autores, a comunicação deve ser composta e acondicionada aos colaboradores para que eles possam compreender seu trabalho e realizá-lo da melhor maneira possível. Seria difícil exigir uma atividade de alguém que desconhece a própria atividade ou a maneira como fazê-la, por isso há necessidade de acuidade ao emitir informações corretas aos colaboradores, pois, dessa forma, além de garantir um bom desempenho dele, ainda é possível garantir um bom resultado para a empresa. As organizações ordenam recursos humanos, financeiros e materiais na busca de seus objetivos, entretanto, o caminho a ser utilizado para sua concretização é a comunicação, pois ela permeia a interligação desses recursos. A Comunicação organizacional abrange, portanto, a compreensão e o fluxo de sentidos que se dá para os dados que são coadjuvantes no artifício da comunicação e intercomunicação da organização. Dentro das organizações existem vários meios para que ela se comunique com seus públicos; entre eles está um dos mais importantes que é a comunicação administrativa. Para Andrade (apud Kunsch 2003, p. 153) comunicação administrativa é o intercambio de informações dentro de uma empresa ou repartição, tendo em vista sua maior eficiência, e o melhor atendimento ao público.

5 5 A comunicação administrativa, na visão do autor, pode ser considerada a troca de conhecimentos, documentos ou normas dentro da organização de um modo geral ou por setores garantindo seu melhor entendimento perante os colaboradores. A comunicação está dentro das pessoas e está diretamente relacionada com as tarefas de diversos tipos realizadas por elas. Por esse motivo, precisamos atentar para as redes que influenciam o fluxo e os padrões de informação que estão diretamente relacionadas com o funcionamento do sistema organizacional. Para Kunsch (2003), o sistema de informação de uma organização é dividido em formal e informal. A formal é a que condiz com as normas e políticas da empresa, que são estabelecidas e imutáveis. A informal é a que surge no decorrer do tempo de trabalho da pessoa dentro da empresa com seus colegas. Podemos dizer que são as relações sociais que se formam dentro da empresa. A comunicação formal é a comunicação utilizada pela organização como ferramenta para disseminar dados e tarefas, inculcando em seu colaborador o conhecimento sobre suas atividades dentro dela. Já a comunicação informal vem a ser aquela entre pessoas que possam ocupar o mesmo cargo ou não dentro da organização, seja para esclarecimentos de dúvidas quanto ao trabalho, seja por questões pessoais. Sendo assim, a comunicação administrativa é a comunicação da organização com seus colaboradores com a finalidade de evidenciar suas tarefas rotineiras, bem como qualquer alteração no seu procedimento e, para isso, utiliza-se das duas redes (formal e informal) para uma comunicação coesa, fluente e clara para com seus colaboradores, pois os dois processos de comunicação são determinantes para as operações, condições e relacionamentos dentro da empresa. Além da comunicação administrativa, as organizações utilizam-se também da comunicação interna. Para Torquato (2002, p. 54) a comunicação interna contribui para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e a expansão de sua linha de produtos. Segundo o autor, a comunicação interna é a possível interação da empresa com seus colaboradores, utilizando-se da comunicação para o perfeito funcionamento da organização. Uma vez que é apontado claramente o foco dos negócios, a empresa gera

6 6 credibilidade e confiança em seus funcionários, estimulando posturas interativas; mobilizando-os em prol das metas; criando um espírito de pertencer e um clima favorável para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Já para Pimenta (2002, p. 58) a comunicação dentro da empresa contribui para a definição e concretização de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre seus componentes (departamentos, áreas etc.). Sendo assim, pode-se evidenciar que as políticas da organização não são impostas, mas informadas. O funcionário tem consciência do papel que exerce no processo manutenção e crescimento da empresa. O fluxo da informação é tão natural que acaba por brotar nos colaboradores o sentimento de comprometimento, construindo, assim, o futuro da empresa. Percebemos que ela habita, sobretudo, no diálogo e na troca de informações entre a organização e colaboradores. Essa relação é fundamental na conquista da qualidade dos produtos ou serviços e da realização das metas de qualquer organização. Na verdade, todas as relações que a empresa mantém com seus variados públicos são de fundamental importância para ela. França (2004, p. 27) relata que: A base da existência dos públicos é a relação, a necessidade de troca de experiências entre as pessoas, de bens e serviços entre os grupos ou entre uma organização e os públicos dos quais ela depende para sua constituição, seu desenvolvimento e sua sobrevivência. Assim, os públicos são as pessoas que se unem para a troca de conhecimento de determinada instituição, empresa ou organização, montando uma opinião sobre o objeto de estudo, que irá interferir no crescimento desse no mercado. França (2004) revela ainda que os públicos podem ser divididos em público interno, externo e misto, porém, para este estudo, iremos deter-nos somente no público interno das organizações. De acordo com Fortes (2003, p. 72) público interno é: [...] agrupamento espontâneo, com ou sem contigüidade física, perfeitamente identificável, originário das pessoas e dos grupos

7 7 ligados a empresa por relações funcionais oficializadas, que caracterizem um empregador e o empregado. De acordo com o autor, o público interno é constituído, portanto, por trabalhadores vinculados com a organização, podendo ser os funcionários fixos, os funcionários fixos que trabalham dentro de um cliente, os funcionários temporários ou mesmo os estagiários, trainees, pois ambos realizam tarefas de acordo com a orientação da organização. As informações referentes à empresa podem ser passadas ao seu público interno por meio de vários veículos. Conforme Andrade (apud Kunsch, 2003, p. 187), existem quatro tipos de veículos: escrita, oral, auxiliar e aproximativa. Os veículos de comunicação dirigida escrita remetem-se à carta, aos ofícios, aos memorandos, aos e- mails, aos folhetos, às circulares, aos jornais internos, aos relatórios ou aos manuais da empresa. Ainda para o autor, os veículos de comunicação dirigida oral são os discursos, reuniões, conversas face a face, ou por telefone, seminários ou conferências. Já os veículos de comunicação dirigida auxiliar, para Andrade, podem ser definidos por vídeos, filmes institucionais, Internet e intranet. E, por último, na visão do autor, a comunicação dirigida aproximativa vem a ser os eventos, as comemorações, as exposições de produtos Sendo assim, as organizações precisam saber que o público interno é o público mais importante da empresa e precisa ser considerado como tal, pois a conquista ao cliente é sustentada internamente, diante do trabalho do mesmo. Motivação As pessoas diferem em capacidade comportamental, umas pensam, correm e fazem qualquer tipo de atividade mais rápido que outras. Para Chiavenato (1993) o comportamento das pessoas no trabalho ou em qualquer outro lugar é muito complexo, pois possuem vários fatores motivacionais como sentimentos, desejos e temores. O comportamento humano é movido por uma variedade de necessidades que interferem diretamente no desempenho e no resultado das tarefas executadas por essa pessoa, seja dentro ou fora de organizações.

8 8 Para Chiavenato (2004, p. 233) as necessidades são carências ou deficiências que as pessoas experimentam em um determinado período de tempo. Para o autor, existem três tipos de necessidades: as fisiológicas que são relativas ao alimento; as psicológicas que provém da auto-estima; e ainda as sociológicas vindas da necessidade de interação pessoal. O autor diz ainda que as pessoas se tornam mais suscetíveis aos esforços motivacionais quando surgem tais necessidades. As pessoas pensam e escolhem como se comportar, seguindo um comportamento que acreditam ser o melhor na busca de suas presentes necessidades, por isso muitas têm um comportamento mutável e, se influenciadas por treinamentos, passam a ser mais ágeis. Entretanto, outras são difíceis de influenciar via treinamento, pois possuem necessidades diferentes. Por isso em muitas delas o processo de persuasão precisa ser mais intenso e em outras não. A motivação abrange esses aspectos que são singulares na busca das necessidades de cada um e por ser um assunto tão complexo, não há apenas uma definição para motivação e sim várias. Esse assunto é discutido até os dias atuais, e não possui uma fórmula para tal. Autores como Shermerhorn, Hunt e Osborn (1999, pg.87) definem motivação como às forças dentro de uma pessoa responsáveis pelo nível, direção e persistência do esforço despendido no trabalho. A motivação tem a ver com um objetivo pessoal. As pessoas acreditam nele e empenham seus esforços na sua consecução, administrando profundidade, perseverança e sentido.para alguns colaboradores é preciso um envolvimento emocional com o cargo que ocupam; precisam apreciar o trabalho que realizam; contemplar o ambiente onde trabalham; ou simplesmente concordar com as normas e valores da organização onde trabalham. Para outras pessoas o trabalho tem um significado especial; não é um passatempo, mas algo com que se identifiquem e que sacie sua satisfação pessoal. Relaciona-se ver com o psicológico, com anseio, sentimentos, com realização profissional. Nesse caso, é necessário que os gestores os ajudem a definir suas idealizações de acordo com a organização. Este é um enorme desafio para os gestores: motivar cada um dos seus funcionários conforme suas necessidades individuais na busca de maior realização e, conseqüentemente, maior produtividade. Assim, na percepção Bowditch e Buono (1992), existem dois fatores motivacionais que podem ajudar a impactar de forma positiva a vida dos funcionários de uma organização: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

9 9 Motivação Intrínseca são as realizações pessoais e profissionais, o prazer que algum trabalho pode despertar em uma pessoa. Estão diretamente relacionadas à natureza do trabalho em si. É o desejo de trabalhar continuamente, pelo simples prazer de estar desempenhando uma tarefa. É o crescimento pessoal, a própria realização. Motivação Extrínseca são as recompensas obtidas pela realização de um trabalho, como salários, benefícios, elogios, promoções. É uma relação de troca, no momento em que a pessoa realiza um trabalho visando ao recebimento de uma gratificação. Dessa forma, somos motivados a trabalhar para recebermos algo em troca. É evidente que a união dessas duas formas de motivação deve ser equilibrada, pois, se motivarmos uma pessoa somente extrinsecamente, ela não sentirá o prazer pelo trabalho e somente visará ao lucro que ele pode lhe dar. Todavia, somente com a motivação intrínseca a pessoa pode sentir-se desvalorizada e desmotivada, visto que realiza sempre a mesma tarefa. Para Chiavenato (1993), as organizações somente podem alcançar seus objetivos, se as pessoas que a compõem ordenarem seus esforços para tal objetivo, entretanto essas pessoas esperam satisfazer suas necessidades pessoais. Desta forma, dá-se a relação organização com o funcionário: enquanto um oferece recompensas e incentivos em troca de empenho, o outro coopera com seu ânimo e espera alcançar seus objetivos pessoais. Como pudemos perceber, motivação não é uma descrição de personalidade, mas a implicação da interação entre a pessoa e a situação que a submerge, variando de pessoa para pessoa, com maior ou menor intensidade em determinados momentos. É um processo complexo, desafiador e necessário para as organizações, pois, para alcançar seus objetivos, as organizações precisam de pessoas que trabalhem com afinco e desempenhem um excelente trabalho. Para tanto, é necessário que as organizações consigam identificar os fatores que motivam seus trabalhadores, levando em consideração que cada pessoa possui necessidades e fatores motivacionais distintos, e, por isso, terão contribuições diferentes para com a organização. Além disso, as integrações das organizações e de seus funcionários fundamentam-se na influência e na sintonia, conforme indicam as teorias da motivação que segundo Chiavenato (2004), estão divididas em três grupos: as de conteúdo (que falam das necessidades específicas das pessoas); as de processo (analisam e descrevem como o comportamento é ativado); e as teorias de reforço (baseadas no comportamento bem ou mal sucedido).

10 10 As teorias da motivação por conteúdo, conforme Bowdith e Buono (1992) permitem uma melhor compreensão do estímulo à motivação do comportamento dos indivíduos diante de suas necessidade. Podemos considerar a teoria de Abraham H. Maslow como a mais conhecida das teorias motivacionais, ao qual se denomina Hierarquia das Necessidades. Essa teoria baseia-se no grau de importância e na influência das necessidades do comportamento humano. As necessidades fisiológicas constituem o nível mais baixo das necessidades, mas de grande importância, como fome, sede, sono, calor, frio. São necessidades que, se não forem satisfeitas, administram o comando do comportamento. Caso elas estejam satisfeitas, a pessoa passa a se preocupar com as necessidades de segurança, ou seja, a busca de estabilidade, de fuga do perigo não só em situações que põe em risco sua vida, como também alguns momentos de incerteza sobre sua permanência no seu cargo. De acordo com sua teoria, Maslow relata que as pessoas só passam a buscar a perfeição de uma necessidade de nível superior quando a imediatamente inferior estiver satisfeita de modo pleno. Após surge a Teoria de ERC (existência, relacionamento e crescimento) de Clayton Alderfer, ao qual reduziu a teoria de Maslow para três níveis. A teoria da existência refere-se às necessidades fisiológicas e de segurança, ou seja, comida, sexo, água, sono, autonomia, liberdade e abrigo. A segunda refere-se às necessidades sociais e de estima extrínseco que vêm a ser a família, amigos grupos sociais, salários, benefícios e elogios. E por último, a teoria que se refere às necessidades de auto-realização e estima intrínseco, que, por sua vez, correspondem à educação, à religião, aos passatempos e às realizações pessoais e profissionais. Logo, surge a teoria dos dois fatores de Herzberg, ao qual Chiavenato (2004) relata que a teoria de Herzberg está baseada em dois fatores que estão associados com a motivação das pessoas no trabalho: fatores higiênicos (extrínsecos) e fatores motivacionais (intrínsecos). Posteriormente David McCleland propõe a teoria das necessidades adquiridas: realização, poder e afiliação. A primeira necessidade as pessoas sentem anseio de fazer da melhor maneira os desafios para chegar ao objetivo; a segunda, as pessoas gostam de influenciar as pessoas a sua volta e por último a de filiação, onde as pessoas têm o desejo de ser amando, de ser aceito.

11 11 Já as teorias de processo da motivação, segundo Bowdith e Buono (1992), foram criadas com o intuito de compreender como a motivação conduz o comportamento dos indivíduos e estão divididas em teoria da Eqüidade de Adams onde os indivíduos comparam remuneração, aumentos, cargos e benefícios com o seu esforço, desprendido, com sua competência e com sua experiência e os relacionam com os benefícios recebidos pelas outras pessoas. Quando há um equilíbrio nessas comparações, é porque há eqüidade, mas, se um indivíduo acha que esta sendo menos recompensado, chamamos de iniqüidade. Há ainda na teoria de processo a teoria da expectância, que segundo Casado (2002), esta teoria de Victor Vroom propõe que as pessoas façam suas escolhas de acordo com eventos psicológicos presentes em seu comportamento. A expectativa é o grau que a pessoa acredita ou espera de seus objetivos de acordo com sua escolha. E, por último, as teorias de reforço, que de acordo com Bowdith e Buono (1992), as teorias da motivação de reforço tratam do comportamento humano durante um período de tempo. Consideramos nas teorias de reforço a teoria de Condicionamento Operante de Skinner, que segundo Chiavenato (2004), revela que o reforço no comportamento é essencial. O trabalhador que executa uma tarefa e obtém êxito, procura repetir a atitude na espera de um novo êxito. Desta forma, podemos perceber que a motivação gera produtividade e, conseqüentemente, satisfação, visto que somos convidados a executar uma tarefa, realizamo-la e obtemos eficácia, além do mérito estamos satisfeitos com nosso desempenho e procuramos realizar mais tarefas para obter novamente esse sentimento de satisfação. Nessa teoria, o comportamento positivo reforçado vai ocorrer novamente e ser particularmente efetivo. Relação Organização e Colaborador Para demonstrar a hipótese levantada de que a comunicação age como estímulo a motivação, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou como método o estudo de caso, cujo objeto de estudo foi a Base Academia de Ginástica Ltda. Nesse ambiente organizacional, buscou-se identificar o processo de comunicação da empresa com os seus colaboradores e a eficiência desse processo como forma de estímulo a motivação.

12 12 Conforme citado por Torquato (2002), a comunicação é vista como um estímulo. Através dela o emissor consegue estimular o receptor a assumir determinadas ações. No caso da Academia, esse instrumento é de grande importância, pois a comunicação administrativa interna e a comunicação interpessoal acabam por gerar um comportamento intencional nos colaboradores. Assim, fica claro que a comunicação é essencial para as organizações, pois elas precisam comunicar os processos operacionais, bem como suas normas para aqueles que irão trabalhar nelas. Além disso, a relação interpessoal que irá estabelecer-se também é essencial para o bom funcionamento da organização. A Base Academia comunica de forma clara as funções a serem exercidas pelos seus colaboradores. Além disso, oferece um ambiente de trabalho agradável e bons relacionamentos internos. Por meio de entrevistas aos colaboradores da Academia, pode se verificar a eficácia desse processo de comunicação como estímulo à motivação dos colaboradores. Percebeu-se que alguns acreditavam que havia uma intenção da Base de motivar através de comunicação. Já outros acreditavam que a intenção de motivação não era feita pela comunicação, mas pelas tarefas diárias. Um terceiro grupo achava que o estímulo à motivação era o profissionalismo, e para outros seriam os benefícios oferecidos pela academia. Houve, ainda, aqueles que diziam que as relações humanas garantiam a motivação. O comportamento das pessoas no trabalho ou em qualquer outro lugar é muito complexo, pois elas possuem vários fatores motivacionais como sentimentos, desejos e temores, conforme citado anteriormente por Chiavenato (2004). Ou seja, a necessidade da pessoa irá influenciar sua percepção no momento em que ela acontecer. Entretanto, a comunicação está presente em todos os fatores citados, pois as tarefas diárias precisam ser bem informadas para que sejam realizadas com êxit; o profissionalismo sem dúvida necessita da boa comunicação; as relações humanas não seriam possíveis sem ela; e os benefícios podem estar relacionados com o cargo, que foi conquistado através do êxito em suas tarefas, ou ainda nas necessidades do momento daquela pessoa.

13 13 Considerações Finais Ao final deste artigo, que teve como objetivo geral compreender a comunicação como estímulo à motivação aos colaboradores da Base Academia de Ginástica Ltda., podemos dizer que ele foi alcançado. A academia, conforme a resposta às entrevistas estimula seus colaboradores de maneira diferenciada. É indispensável que as organizações consigam identificar os estímulos que levam à motivação dos seus colaboradores, considerando que cada pessoa possui carências motivacionais distintas. Essa identificação de estímulos de cada indivíduo só será possível através da comunicação. Ela é a peça-chave para que as organizações consigam manter seus colaboradores satisfeitos e motivados. É por meio dela que a organização apresentará a seu colaborador suas normas, seus processos, sua missão, sua situação no mercado e seu objetivo a ser alcançado. Dessa forma, o colaborador ficará bem informado, sentirá sua carga de responsabilidade sobre o papel que virá a desempenhar e sentir-se-á comprometido com tal tarefa. Assim, quando a organização alcançar sua meta por meio do seu trabalho senti-se-rá satisfeito pessoal e profissionalmente, o que acarretará no seu comportamento futuro, conforme a teoria de condicionamento e reforço operante. Portanto, com este artigo concluí-se que a motivação é um elemento essencial para os colaboradores trabalharem comprometidos com a organização, e que o instrumento para o estímulo à motivação é, sem dúvida, a comunicação. Referencial teórico BOWDITCH, James L., BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, CASADO. Tânia. A motivação e o trabalho. In: FLEURY, Maria tereza Leme (Coord.). As pessoas na organização. 4 ed. Vários autores. São Paulo: Gente, p CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo; Makron Bokks, 1993.

14 14 FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2. ed.. São Paulo. Summus, FRANÇA, Fabio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Paulo. Yendis, KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores. São Paulo: Alínea, SCHERMERHORN JR., John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, SCHULER, Maria (Coord.). Comunicação estratégica. São Paulo: Atlas, THAYER, Lee Osborne. Comunicação: Fundamentos e sistemas, na administração, nas relações interpessoais. São Paulo: Atlas, TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 17 - Teorias Contingenciais de Liderança Para STONER e FREEMAN (1985; 350) a abordagem contingencial é a visão de que a técnica de administração que melhor

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

O DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL O DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL A Motivação : a força geradora do comportamento Quando nos interrogamos sobre a razão pela qual o indivíduo age de determinada maneira, estamonos a interrogar pelos motivos,

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

TEORIA COMPORTAMENTAL. Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações.

TEORIA COMPORTAMENTAL. Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações. TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações. Teoria Comportamental Um dos temas fundamentais é a Motivação Humana, pois para explicar

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Andréia Santos da SILVA 2 Tiago da Cruz Carvalho CALADO 3 Ítala Clay de Oliveira FREITAS 4 Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM RESUMO Desenvolvido por

Leia mais

TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO APLICADAS A EMPRESAS

TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO APLICADAS A EMPRESAS TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO APLICADAS A EMPRESAS Rogéria Lopes Gularte 1 Resumo: No presente trabalho procuramos primeiramente definir o que é motivação, e como devemos nos comportar com as diferentes necessidades,

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula de Motivação Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Teorias da Motivação? As teorias sobre a motivação, que explicam desempenho das pessoas

Leia mais

Psicologia Organizacional MOTIVAÇÃO HUMANA

Psicologia Organizacional MOTIVAÇÃO HUMANA Psicologia Organizacional MOTIVAÇÃO HUMANA Profa. Márcia R.Banov Teorias Motivacionais Teoria das Necessidades, A. Maslow Teoria dos dois Fatores, F. Herzberg Teoria da Eqüidade, J.S.Adams Teoria do Reforço,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAIS Roberto César 1 OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAIS Os objetivos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders)

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders) Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto FAE S. J. dos Pinhais Projeto e Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Recursos Humanos Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Carlos Alberto Pereira Soares (UFF) carlos.uff@globo.com Wainer da Silveira e Silva, (UFF) wainer.uff@yahoo.com.br Christine Kowal Chinelli

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O

QiDEIA C O M U N I C A Ç Ã O QiDEIA CREATE WHAT YOU SEE. CREATE WHAT YOU FEEL. CREATE WHAT YOU HAVE NEVER SEEN. JUST CREATE. NATHAN SAWAYA QUEM SOMOS A Qideia é uma agência de comunicação, vocacionada para a estratégia e implementação

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Instrutor Cap OZEAS FERREIRA ABORDAGEM GERAL SOBRE GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVO DA DISCIPLINA A DISCIPLINA BUSCA DEMONSTRAR

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

7 COMUNICAÇÃO INTERNA / ADMINISTRATIVA

7 COMUNICAÇÃO INTERNA / ADMINISTRATIVA 40 7 COMUNICAÇÃO INTERNA / ADMINISTRATIVA Examinando a Comunicação Organizacional podemos observar que a Comunicação Mercadológica está voltada para o relacionamento entre a empresa e o público externo

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE Augusto César de Aguiar CUÉLLAR 1 Victor Dutra MARTINS 2 Roberta Gomes CAVALCANTE 3 RESUMO: As empresas atualmente têm sofrido

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA DALCAR NA CIDADE DE BACABAL MA MOURA, Íthalo Bruno Grigório de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

O que uma empresa necessita para manter seus funcionários motivados?

O que uma empresa necessita para manter seus funcionários motivados? O que uma empresa necessita para manter seus funcionários motivados? A empresa deve ser pensada como organização social, humana. Além das relações decorrentes das tarefas, ocorrem outros relacionamentos

Leia mais

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no Estudo Liderança de equipes Damáris Vieira Novo Psicóloga organizacional, mestre em administração, professora da FGVe consultora em gestão de pessoas dvn.coach@hotmail.com A indústria do petróleo e seus

Leia mais

3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Gestão de Pessoas e de Competências MOTIVAÇÃO.

Gestão de Pessoas e de Competências MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO. O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES E DE ATIVIDADES DE FORMA GERAL TEM COMO BASE O COMPROMISSO, A DEDICAÇÃO E O ESFORÇO DE SEUS INTEGRANTES. 1 MOTIVAÇÃO. PRIMEIRAS ABORDAGENS: Marcadas pela busca

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua A Ciência e a Arte de Ser Dirigente Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1 INTRODUÇÃO Este tema traz a tona uma grande questão que vamos tentar responder nestas poucas paginas, ser um dirigente requer grande

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO A motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos).

Leia mais

Alguns conceitos e definições

Alguns conceitos e definições Alguns conceitos e definições Introdução A preocupação das organizações com temas associados à ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento econômico e sustentável vem aumentando a cada dia. Empresas

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CONDIÇÕES DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RETEP PRESS, MOSSORÓ

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 FERREIRA, Marilise 2 ; GRASSI, Marilia G. 3 ; OLIVEIRA, Vânia F. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Desenvolvimento e Capacitação de Servidores Públicos

Desenvolvimento e Capacitação de Servidores Públicos Desenvolvimento e Capacitação de Servidores Públicos I-Organização da Administração Pública A vida da sociedade organizada pressupõe uma organização racional do trabalho, constituída de uma hierarquia

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

Motivação: Empresarial e Escolar

Motivação: Empresarial e Escolar Motivação: Empresarial e Escolar ISEP 2003/2004 Introdução à gestão aluno: Filipe Costa numero: 1020525 turma: 2ID Introdução A motivação como factor fundamental que dita a produtividade de uma pessoa

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

5. LIDERANÇA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES

5. LIDERANÇA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 5. LIDERANÇA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES A conceituação de poder varia de acordo com o contexto em que se está inserido. São pessoas que exercem poder e este é exercido sobre alguém, portanto, neste caso

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas tradicionais de avaliação de desempenho ; Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS?

A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS? A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS? Ana Carolina Gimenes Figueiredo Graduanda em Administração - Universidade

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

A legitimação acadêmica do campo do jornalismo empresarial. Fonte: Suzi Garcia Hantke

A legitimação acadêmica do campo do jornalismo empresarial. Fonte: Suzi Garcia Hantke A legitimação acadêmica do campo do jornalismo empresarial Fonte: Suzi Garcia Hantke anos 1970, os jornais e revistas empresariais pairavam sob um domínio misto, em que relações públicas, jornalistas e

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

Health Innovation. 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br

Health Innovation. 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br Health Innovation 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br Inovação na Saúde Um vasto território a ser explorado Ainda há uma longa estrada a ser percorrida quando o assunto

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais