MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ TER UNIMED.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ TER UNIMED."

Transcrição

1 UNIMED-BH Informativo Unimed-BH ) ano 2 ) meses ( jul., ago. e set./2010 ) número 4 ) 4 MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ TER UNIMED. acesse

2 Mais vida para nossas praças A Unimed-BH e a Prefeitura se uniram para cuidar da saúde de Belo Horizonte. A Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, será revitalizada e os moradores do bairro Grajaú serão presenteados com uma nova praça, batizada de Praça da Saúde. Esses projetos serão entregues para a população até o final deste ano. Os dois espaços serão equipados com aparelhos de ginástica e brinquedos para estimular a prática de atividades físicas. Na Praça Floriano Peixoto, a reforma já começou. A revitalização prevê a ampliação dos passeios para a criação de uma pista de caminhada, a instalação de aparelhos de ginástica apropriados para idosos e de brinquedos para crianças com deficiência e a reforma daqueles já existentes. A melhoria da iluminação e do projeto paisagístico completa o trabalho. O Instituto Unimed-BH, entidade sem fins lucrativos que conduz o Programa de Responsabilidade Social da Cooperativa, pretende utilizar os dois espaços para ações de promoção da saúde, e também para eventos culturais, no caso da Praça Floriano Peixoto. A missão do Instituto é transformar vidas a partir da promoção da saúde, buscando a melhoria consciente e continuada da qualidade de vida, através da mobilização de médicos cooperados, colaboradores, clientes e parceiros da Unimed-BH. Expediente: Diretor-Presidente: Helton Freitas / Diretor de Provimento de Saúde: Luiz Otávio Andrade / Diretor Administrativo-Financeiro: Paulo Pimenta de Figueiredo / Diretor Comercial: Orestes Miraglia Júnior / Coordenação: Gestão de Marketing Unimed-BH / Projeto Gráfico: Lápis Raro / Produção editorial: BH Press Comunicação

3 Fale com o médico por telefone Antes de se deslocar até uma unidade de pronto-atendimento, ligue para o Alô Saúde e ouça os aconselhamentos dos médicos de plantão. Você conhece o Alô Saúde? O serviço oferece orientações médicas 24 horas por dia, todos os dias, ao custo de uma ligação local. Basta ligar para No primeiro contato, você recebe informações sobre o que fazer antes mesmo de sair de casa. Basta se identificar como cliente da Unimed-BH e responder às perguntas do atendente. O serviço conta com uma equipe médica apta a esclarecer dúvidas, orientar sobre o uso de medicações já prescritas e situações que possam gerar pânico, como a suspeita de gripe suína. Ela pode, ainda, recomendar uma consulta com seu médico assistente e até mesmo a ida ao pronto-atendimento. GRIPE OU RESFRIADO? DENGUE OU DOR LOMBAR?, TEM DUVIDAS,, OUE SO UM MEDICO PODE TIRAR, Diante de um problema de saúde, muitas vezes a gente não sabe o que fazer. No caso de não encontrar o seu médico, ligue para o Alô Saúde*: Do outro lado da linha, vai ter um médico treinado, pronto para escutar e orientar você em qualquer situação. Além de esclarecer dúvidas 24 horas por dia, todos os dias da semana, os médicos do Alô Saúde vão indicar qual é a conduta mais adequada para cada caso, fazendo o encaminhamento para o seu médico ou para outros serviços de saúde, se necessário. Use sem contraindicações. * Este serviço visa a orientação do paciente, não substitui a consulta médica, não faz diagnóstico e está de acordo com as convenções mundiais de telemedicina e com protocolos científicos de atendimento. Um médico por perto 24 horas. Ao acionar o Alô Saúde Unimed, você não tem custo adicional em seu plano de saúde. Paga apenas o custo de uma ligação local, de acordo com a tabela de sua operadora.

4 Hospital Unimed: Avenida do Contorno, (em frente à Praça Floriano Peixoto) Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG, telefone: (31)

5 Totalmente pronto para atender você O Hospital Unimed está em pleno funcionamento. Com a abertura do Pronto-Socorro, em maio, os clientes Unimed-BH passaram a contar com o maior hospital privado de Minas Gerais voltado ao atendimento de urgências e emergências. São 250 leitos, incluindo os 20 exclusivos do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Com localização privilegiada, o Hospital permite acesso fácil a partir de vários pontos da cidade. Toda essa estrutura contribui para que a Unimed-BH ofereça a seus clientes uma rede de serviços cada dia mais integrada, abrangente e qualificada. Quando e como utilizar? O Hospital Unimed presta atendimento de urgência e emergência em uma estrutura apropriada e planejada para receber casos clínicos e cirúrgicos de média e alta gravidade, além de internações clínicas e cirurgias eletivas. Clientes da Rede Preferencial encontram no Hospital completo Centro de Radiologia e Exames, além de atendimento para casos de urgência e emergência no Pronto-Socorro, cirurgias neurológica, de quadril e de coluna. Quando é preciso continuar o tratamento (como uma internação, por exemplo), o cliente é encaminhado a outra unidade da rede própria ou credenciada especializada no tipo de cuidado que ele precisa. Lembre-se: O Pronto-Socorro é para casos de urgência e emergência. Antes de se deslocar a uma unidade dessa natureza, ligue para o Alô Saúde Unimed no e converse com um médico de plantão. Se a situação não é de gravidade, o ideal é procurar o seu médico de confiança ou uma das unidades ambulatoriais da Unimed-BH (Núcleos de Atenção à Saúde e Centros de Promoção da Saúde). Assim, você fica mais tranquilo e garante o atendimento a quem realmente precisa ir ao Pronto-Socorro. Conheça o Hospital 250 leitos de internação, sendo 20 de terapia intensiva Centro Cirúrgico com 12 salas Centro de Radiologia e Exames Prontuário eletrônico 11 andares, sendo 4 exclusivos para internação Heliponto Duas lanchonetes Espaço Família Auditório Pronto-Socorro Capacidade para 18 mil atendimentos por mês 20 consultórios 32 leitos de observação, sendo 8 pediátricos Área específica para pediatria Sala de emergência Atendimento prioritário (Protocolo de Manchester) de acordo com o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento. Centro de Radiologia e Exames Raio X, ultrassonografia e ecocardiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia.

6 Diabético de bem com a vida O diabetes se caracteriza pela dificuldade em regular os níveis de glicose no sangue. Esse descontrole glicêmico rompe o equilíbrio necessário para o bom funcionamento do nosso corpo causando complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal (mau funcionamento dos rins), má circulação, amputações e problemas de coração. Manter-se informado e praticar os cuidados para o controle do diabetes são atitudes essenciais para ter uma vida saudável e longe das complicações. A Unimed-BH oferece serviços específicos aos clientes portadores de diabetes e a quem precisa esclarecer dúvidas sobre a doença. Para participar, não é necessário encaminhamento médico. Basta se dirigir aos locais indicados (veja na página seguinte) ou agendar pelo Clínica do Diabético A Clínica do Diabético é um espaço exclusivo da Unimed-BH para clientes portadores de diabetes. Por meio de informações sobre o uso correto dos medicamentos, a aplicação de insulina e o uso do glicosímetro, além de um plano de cuidados individualizado, o cliente conta com apoio ao tratamento indicado. Outra iniciativa importante é o cuidado com os pés do paciente diabético. Para as crianças, a Clínica do Diabético promove atividades lúdicas para explicar o que é a doença e como controlá-la.

7 LOCAIS HORÁRIO DE ATENDIMENTO Centro de Promoção da Saúde (Rua Paracatu, 600, Barro Preto) De segunda a sexta-feira, das 7h às 20 horas; aos sábados, das 7h às 12 horas. Unidade Unimed de Contagem (Av. Babita Camargos, 1.695, Cidade Industrial) Às terças-feiras, das 8h às 10h30; às sextas-feiras, das 8h às 10h30 e das 16h às 20 horas. Núcleo de Atenção à Saúde Contorno (Av. do Contorno, 2.983, Santa Eifgênia) De segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas; aos sábados, das 8h às 11 horas. Grupo de Atenção ao Diabético É uma atividade desenvolvida no Centro de Promoção da Saúde por uma equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, enfermeiro, educador físico e nutricionista. Os integrantes do grupo, orientados por esses profissionais, compartilham informações e experiências de convívio com o diabetes e participam de ações de educação para a saúde e de estímulo ao autocuidado e à autonomia. Programa de Atenção ao Diabetes Esse programa é desenvolvido nos consultórios por endocrinologistas, clínicos, nefrologistas, cardiologistas e geriatras da Unimed-BH, que estabelecem um plano de retornos programados e de ações de promoção da saúde para o cliente diabético. Além disso, o cliente é também acompanhado pela Central de Telemonitoramento, que tem por objetivo intensificar, por meio de contatos telefônicos, o autocuidado e incentivar a adesão aos tratamentos propostos. Você sabia? Fique atento aos fatores de risco para reduzir a sua chance de desenvolver diabetes: obesidade, sedentarismo, pressão alta e colesterol elevado. Para quem tem mais de 45 anos, ou tem algum diabético na família, o risco é maior. No site da Unimed-BH, você encontra mais informações sobre o diabetes. Acesse e clique em Saúde Sempre On-line.

8 O Guia Médico da Unimed-BH faz plantão 24 horas no site No site da Unimed-BH, você pode consultar a lista completa e atualizada de médicos, unidades de prontoatendimento, hospitais, laboratórios e clínicas especializadas que você precisa. Acesse Mais uma facilidade da Unimed-BH para você ter saúde sempre. Cálcio é importante em todas as idades Você sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no nosso organismo? Ele está presente, principalmente, nos ossos lembre-se de que os dentes também fazem parte desse grupo. Por isso, a falta dele pode causar osteoporose, doença que deixa os ossos porosos e fracos. Entre suas funções, está a atuação na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos e na regulação do ritmo cardíaco. A alimentação é a principal fonte de cálcio, portanto fique de olho nos alimentos ricos neste mineral: leite e seus derivados, vegetais como espinafre, brócolis, mostarda em folhas e couve manteiga, semente de gergelim, ervas desidratadas, amêndoas, quiabo e outros. O consumo adequado de cálcio, especialmente na infância e na juventude, é fundamental para a formação de um esqueleto saudável e forte. Mas só um médico ou nutricionista pode indicar a suplementação alimentar, por meio de cápsulas e afins. Neste caso, são necessários a prescrição e o acompanhamento de um profissional. Sugerido pela leitora MAURA LOPES. Envie você também sua sugestão de matéria. SUGESTÃO DO LEITOR O ácido fosfórico, presente nos refrigerantes escuros (à base de cola), é considerado um ladrão de cálcio, pois alguns estudos sugerem que ele aumenta a excreção do mineral pela urina. Por isso, consumir tais bebidas em excesso pode afetar a presença de cálcio no organismo.

9 Use seu plano de saúde com sabedoria Seu plano de saúde Unimed-BH tem qualidade e benefícios únicos. Mas, para que você possa utilizá-lo da melhor forma, é importante observar sempre as dicas e orientações a seguir. Usar seu plano com consciência só traz benefícios - para você, para sua família e para todas as outras pessoas que também têm Unimed-BH. Acesso aos serviços Toda vez que for a uma consulta ou fizer um exame, tenha em mãos o cartão de cliente Unimed-BH e também o documento de identidade com foto. No caso de crianças, é necessário apresentar a documentação do responsável. Pronto-Atendimento Esse é um serviço dedicado ao atendimento de urgência e emergência. Aqui, o cliente é acolhido por profissional qualificado, que prioriza o atendimento de acordo com a gravidade de cada caso. A Unimed-BH oferece também serviço de aconselhamento médico pelo telefone Ligue sempre que precisar de orientação. Consultas médicas Escolha um médico e agende a consulta. Caso não possa comparecer, desmarque com, no mínimo, 6 horas de antecedência. Assim, o médico poderá receber outros clientes. DICAS ÚTEIS É BOM SABER: Se você não tiver certeza de qual especialista consultar, procure um clínico geral ou ligue para o Alô Saúde Unimed no Escolha um médico de sua confiança. Evite consultar diversos médicos pelo mesmo motivo. Procure esclarecer todas as dúvidas que tiver sobre sua saúde durante a consulta. Fique atento ao prazo para a consulta de retorno (30 dias). Dessa forma, você garante que a coparticipação referente a essa consulta não seja cobrada em seu plano de saúde. Antes de assinar uma guia médica ou qualquer outro documento, leia-o atentamente. Se tiver algum exame recente, leve-o à consulta, mesmo que não tenha sido pedido pelo médico que vai atendê-lo. Guarde bem os exames. O seu histórico é fundamental para os médicos avaliarem a sua condição de saúde. Caso perca algum resultado, o laboratório poderá fornecer a 2ª via. Procure o pronto-atendimento somente em casos de urgência e emergência. Não o utilize para consultas de rotina.

10 Internações A lista dos hospitais da rede credenciada está disponível no Guia Médico que você recebeu ou no Guia Médico on-line em nosso site onde você poderá também saber mais informações sobre a área de atuação da Unimed-BH. Para internações de urgência e emergência, o atendimento é feito mediante a apresentação do cartão de cliente Unimed-BH e do documento de identidade. Na área de atuação da Unimed-BH, o prestador de serviço solicita a autorização do procedimento. Já para os clientes atendidos fora da área de atuação da Unimed-BH, a solicitação é feita na Unimed local. Autorização de procedimentos Todas as solicitações podem ser feitas via É gratuito, rápido e fácil, mas fique atento: Para alguns procedimentos, é preciso uma perícia médica na sede da Unimed-BH. As autorizações serão concedidas de acordo com a cobertura do contrato firmado com o cliente. Canais de comunicação A Unimed-BH está sempre perto de você. Confira: É BOM SABER: Unidisk : você pode entrar em contato com a Unimed-BH, gratuitamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para solicitar autorização de exames e procedimentos médicos, atendimento de urgências e emergências médicas, esclarecimento de dúvidas ou ainda marcar e cancelar consultas nos serviços próprios (Centros de Promoção da Saúde e Núcleos de Atenção à Saúde). No site através do link Fale Conosco, você pode fazer sua reclamação, crítica ou elogio, e solucionar suas dúvidas. Dr. Você: diversos serviços próprios da Unimed-BH e alguns hospitais da rede credenciada têm cabines com telefones para você se manifestar. Um canal direto entre você e a Unimed-BH.

11 Conheça melhor os planos Unimax, Unipart Flex e Unifácil Flex Seja qual for o plano, todos os clientes da Unimed-BH têm acesso à rede própria, ao Programa de Promoção da Saúde e a todos os demais benefícios da Cooperativa. A diferença está, basicamente, na rede de atendimento, adaptada à necessidade de cada cliente. Confira a seguir o que cada plano Unimed tem de especial e compare, no quadro abaixo, a cobertura, a rede, a acomodação e a forma de pagamento dos três tipos de plano. Unimax O Unimax é a assistência à saúde da forma tradicional. Por uma mensalidade fixa, você e sua família têm acesso à rede ampla Unimed-BH, podem agendar suas consultas diretamente nos consultórios dos nossos mais de médicos cooperados e contam ainda com a maior e melhor rede credenciada de Minas Gerais. Unipart Flex É o plano da Unimed-BH que oferece ao cliente três combinações de valores de mensalidades e coparticipação. Com ele, você tem acesso à rede ampla Unimed-BH e agenda suas consultas diretamente nos consultórios dos médicos cooperados. O Unipart Flex é um plano coparticipativo. Você paga uma mensalidade fixa e participa com um valor em consultas, exames e internações de acordo com a tabela definida para o seu plano. Unifácil Flex Com três opções de mensalidade e coparticipação, no Unifácil Flex você paga uma quantia fixa reduzida e participa com CARACTERÍSTICAS / OPÇÕES Cobertura Rede Acomodação Pagamento um pequeno valor nas consultas, exames e internações, segundo tabela predefinida. É uma ótima oportunidade de contar com a qualidade Unimed-BH e ainda fazer economia. As consultas são agendadas diretamente no e realizadas nos três Núcleos de Atenção à Saúde e nos dois Centros de Promoção da Saúde da Unimed-BH, com localização em BH e Contagem. Além disso, os clientes Unifácil Flex contam com uma rede de médicos exclusivos para atendimento ao plano em Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Santa Bárbara, Santa Luzia e Vespasiano - uma solução inteligente para minimizar os custos. Diferenciais Unimed-BH Compare os produtos Serviços via internet. Acesso à Rede Própria e aos Programas de Promoção da Saúde Unimed-BH. Atenção Pré-Hospitalar 24 horas com atendimento num raio de até 60 km do Centro de Belo Horizonte. Unidisk (SAC) horas por dia, sete dias por semana, recebendo 100% das solicitações de autorização dos procedimentos médicos, marcando e cancelando consultas e exames na rede Própria Unimed-BH. Alô Saúde Unimed: orientação médica 24 horas por dia pelo Unibaby: auxílio de uma enfermeira que fornece à mãe orientações sobre os primeiros dias de vida da criança. Atendimento nacional em casos de urgência e emergência. Produtos e serviços opcionais Odontologia: planos com cobertura de procedimentos do rol da ANS. Aeromédico: aeronaves equipadas para transporte em UTI aérea. PRODUTOS UNIFÁCIL FLEX UNIPART FLEX UNIMAX Ambulatorial Obstétrica Hospitalar Preferencial Ampla Enfermaria Apartamento Mensalidade fixa Mensalidade fixa + coparticipação É BOM SABER:

12 Viva com saúde O friozinho do inverno é ideal para pratos quentes. Confira esta receita da sopa de tomate com manjericão. Uma refeição saborosa e saudável. Sopa de Tomate com Manjericão Ingredientes - 1 colher (chá) de margarina light - 1 cebola média picada - 2 dentes de alho picados - 500g de tomates sem pele e sem sementes maduros, picados - 4 xícaras (chá) de água filtrada - 2 colheres (sopa) de manjericão picado (pode ser desidratado) - Sal e pimenta a gosto Modo de Preparo Aqueça a margarina light em uma panela média, junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado e a água. Deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Tempere a gosto e sirva. Para consultar outras receitas saudáveis, acesse clique no link Saúde Sempre On-line e entre em nosso Livro de Receitas. UNIMED-BH Fale conosco O que você achou do Saúde Sempre? Dê sua opinião sobre este canal de comunicação da Unimed-BH com seus clientes, o Saúde Sempre. Entre em contato conosco e conte as suas impressões sobre os temas escolhidos, a maneira como eles foram abordados e o que você gostaria de ler nas próximas edições. Com a sua opinião, o Saúde Sempre vai ficar cada vez melhor. Acesse o site clique no link Fale Conosco e selecione o assunto Informações para Newsletter Saúde Sempre

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns!

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns! Colaboradores da Oceanair e Avianca Prezado Cliente, Parabéns! A sua empresa tem contrato com a Unimed Paulistana e isso quer dizer que você é um cliente UNIMED. Significa também que seu plano de saúde

Leia mais

PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Bem-vindo a Unimed-BH Mais de 39 anos de mercado Mais de 4.800 cooperados com 93% de avaliação positiva com a Unimed-BH* Mais

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ ESSE É O PLANO CUIDAR DE VOCÊ ESSE É O PLANO BREVE Hospital Unimed Av. Deusdedit Salgado, 3.865 Bairro Salvaterra - Juiz de Fora PLANOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA São três opções Unimed Mix, Unimed Flex e Unimed Sem Coparticipação.

Leia mais

Plano de Saúde ASSUFEMG UNIMED/BH UNIPART/FLEX

Plano de Saúde ASSUFEMG UNIMED/BH UNIPART/FLEX Plano de Saúde ASSUFEMG UNIMED/BH UNIPART/FLEX A ASSUFEMG, após extensas negociações com a UNIMED-BH, conseguiu uma proposta de Plano de Saúde, denominada UNIPART/FLEX, extremamente atraente tanto para

Leia mais

GRM-COM-014/08 MISSÃO

GRM-COM-014/08 MISSÃO GRM-COM-014/08 MISSÃO "Proporcionar serviços de cuidados com a saúde, de qualidade, inovadores e humanizados, a preços justos, de forma ética, valorizando o trabalho médico e os colaboradores APRESENTAÇÃO

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

Esse assunto sempre merece atenção

Esse assunto sempre merece atenção Sua saúde sempre ) Esse assunto sempre merece atenção Quais são os seus motivos para viver com saúde? Reunir a família em um almoço de domingo? Curtir o cinema ao lado da pessoa amada? Sentir orgulho dos

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

www.saudepas.com.br ANS - n.º 40924-3

www.saudepas.com.br ANS - n.º 40924-3 SAÚDE PAS www.saudepas.com.br ANS - n.º 40924-3 SAÚDE PAS A SUA REDE PREFERENCIAL! - MÉDICOS - LABORATÓRIOS - CLÍNICAS DE IMAGENS Nesta Rede, utilize apenas seu cartão do Saúde PAS (e documento de identificação)

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

Seja bem-vindo à família SIDESC!

Seja bem-vindo à família SIDESC! Seja bem-vindo à família SIDESC! Agora nós fazemos parte da sua vida e estamos muito felizes por isso. Nossa maneira de retribuir é oferecer PROTEÇÃO para você e sua família, com benefícios especiais em

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801 LEI N.º 3808, DE 04 DE MAIO DE 2012. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, ABERTURA DE VAGAS E ALTERAÇÃO NO ANEXO I D, DAS LEIS MUNICIPAIS Nº 2.099/2003 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2003 E 2875,

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL COMPLETO PLANO INDIVIDUAL COPARTICIPATIVO

PLANO INDIVIDUAL COMPLETO PLANO INDIVIDUAL COPARTICIPATIVO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS - ALMG PESQUISA DE PREÇOS DE PLANO DE SAÚDE INDIVIDUAL E FAMILIAR REALIZADA EM BELO HORIZONTE ENTRE OS DIAS 22 E 24 DE AGOSTO DE GOLDEN CROSS** ESSENCIAL PLANO INDIVIDUAL

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Manual de orientação ao paciente para internação

Manual de orientação ao paciente para internação Manual de orientação ao paciente para internação Aos nossos clientes O Hospital São José agradece a sua preferência por nossos serviços. Esperamos que sua estada em nossas dependências seja rápida e tranqüila,

Leia mais

Este plano possui cobertura médica em todo o Brasil para urgência e emergência na forma de reembolso. Ubatuba

Este plano possui cobertura médica em todo o Brasil para urgência e emergência na forma de reembolso. Ubatuba Este plano possui cobertura médica em todo o Brasil para urgência e emergência na forma de reembolso. Veja onde estão localizados os Núcleos de Atendimento Unimed Fácil: De segunda a sexta-feira, das 8h

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Cuidar de você e de quem você ama. #esseéoplano

Cuidar de você e de quem você ama. #esseéoplano UNIMED JUIZ DE FORA E UFJF Cuidar de você e de quem você ama. #esseéoplano A VIDA É MELHOR QUANDO VOCÊ ESTÁ BEM ACOMPANHADO. E ISSO INSPIRA A UNIMED A ESTAR SEMPRE AO SEU LADO. 1 Quais são os tipos de

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores ATO CONVOCATÓRIO 008 2014 OBJETO: Credenciamento de Examinadores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de

Leia mais

Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras

Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras Rua Virgilio de Melo Franco, 465 - Tabajaras MODALIDADE DO PLANO LICITADO E COBERTURAS O Plano licitado é o Ambulatorial Hospitalar com Obstetrícia Coletivo Empresarial, com atendimento em Rede Própria

Leia mais

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7

Manual do Prestador SEPACO. Autogestão. ANS - no 41.696-7 Manual do Prestador Autogestão ANS - no 41.696-7 SEPACO Prezado prestador, Este manual tem como objetivo formalizar a implantação das rotinas administrativas do Sepaco Autogestão, informando as características

Leia mais

Institucional Invest Oral

Institucional Invest Oral Institucional Invest Oral A INVEST ORAL Fundada em 2003, por nosso sócio fundado Dr. Fabio Loriato Calmon ; possui grande expertise conquistada ao longo de seus 11 anos de existência; Uma empresa operadora

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

MEI 2015 DECLARAÇÃO DE RENDA 17 DICAS PARA VOCÊ NÃO TER DOR DE CABEÇA COM A SUA DECLARAÇÃO DE RENDA

MEI 2015 DECLARAÇÃO DE RENDA 17 DICAS PARA VOCÊ NÃO TER DOR DE CABEÇA COM A SUA DECLARAÇÃO DE RENDA DECLARAÇÃO DE RENDA MEI 2015 17 DICAS PARA VOCÊ NÃO TER DOR DE CABEÇA COM A SUA DECLARAÇÃO DE RENDA Por Alexandre João da Silveira Consultor Contador credenciado do SEBRAE-SC Fique atento no passo a passo

Leia mais

Em prédios Públicos. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos

Em prédios Públicos. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos A Copasa desenvolve em todo o estado de Minas Gerais uma série de ações para prover água de qualidade

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Leia com atenção e fique atento a todas as datas do processo. Saia na frente e boa sorte!

APRESENTAÇÃO. Leia com atenção e fique atento a todas as datas do processo. Saia na frente e boa sorte! APRESENTAÇÃO Descomplicando o ProUni é um guia que detalha o edital do Programa Universidade para Todos, o ProUni, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo integrais e parciais para candidatos

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO 1 Semestre 2011 Apresentação: Prezado(a) aluno(a), Este manual foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante o processo de realização do estágio curricular,

Leia mais

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular

Pagamento via Celular. Guia Prático. Cartão Ecopag. Pagamento via Celular Pagamento via Celular Guia Prático Cartão Ecopag Pagamento via Celular VALIDADE MARCELO TELLES 08/15 Parabéns! Agora você já pode dizer para todo mundo que tem um fantástico cartão de crédito e pagamento

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

Conheça seus direitos!

Conheça seus direitos! TELEfONiA Conheça seus direitos! Câmara Municipal de Caxias do Sul - Rua Alfredo Chaves, 1.323, B. Exposição Caxias do Sul/RS - Fone: (54) 3218.1600 - Site: www.camaracaxias.rs.gov.br Fonte: Código de

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO Com o objetivo de tornar o processo de autorização, faturamento e pagamento dos atendimentos odontológicos mais eficiente, recomendamos a leitura completa e minuciosa

Leia mais

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES Guia do Al-Anon G-9 PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES O que são reuniões em Instituições? São reuniões que se realizam em hospitais, instituições penais e correcionais, juizados, clínicas

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

COMUNICADO. Autorização Prévia do Plano de Saúde ELETROBRAS/CEPEL/ELETROS Nova Lista Unificada e Novo Procedimento

COMUNICADO. Autorização Prévia do Plano de Saúde ELETROBRAS/CEPEL/ELETROS Nova Lista Unificada e Novo Procedimento COMUNICADO CARTA ES - 386/11 Autorização Prévia do Plano de Saúde ELETROBRAS/CEPEL/ELETROS Nova Lista Unificada e Novo Procedimento Prezados Credenciados, Com o intuito de adotar as melhores práticas,

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

AUMENTAR SEU DESEMPENHO.

AUMENTAR SEU DESEMPENHO. Bem Vinda inda! O tempo para você as vezes parece curto? Identificar os DESPERDÍCIOS de tempo, como ações improdutivas: redes sociais, conversas longas, dormir demais... ajuda a AUMENTAR SEU DESEMPENHO.

Leia mais

Luiz Fernando Neves Diretor Comercial e de Relacionamento Institucional. Sintonia com o mercado: experiência com pequenas e microempresas

Luiz Fernando Neves Diretor Comercial e de Relacionamento Institucional. Sintonia com o mercado: experiência com pequenas e microempresas Luiz Fernando Neves Diretor Comercial e de Relacionamento Institucional Sintonia com o mercado: experiência com pequenas e microempresas Vídeo 1-45 anos Unimed-BH: grandes números 5.684 médicos cooperados

Leia mais

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos?

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos? Muito obrigada por baixar nosso e-book. É muito gratificante saber que nosso conteúdo pode inspirar as pessoas a alcançarem mais saúde, mais conhecimento e melhor qualidade de vida através da nutrição

Leia mais

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER?

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? FIQUE ATENTO! A operadora é obrigada a divulgar os planos de saúde que comercializa em sua página na internet. 1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? Individual ou Familiar

Leia mais

NORMATIVO SARB 003/2008 1. CONCEITO

NORMATIVO SARB 003/2008 1. CONCEITO O Conselho de Auto-Regulação Bancária, com base no art. 1 (b), do Código de Auto-Regulação Bancária, sanciona as regras abaixo dispostas, formalizando preceitos comuns a todas as signatárias da auto-regulação

Leia mais

Guia para desfrutar o conforto do gás natural

Guia para desfrutar o conforto do gás natural Guia para desfrutar o conforto do gás natural Índice Canais de atendimento... 3 Leitura e faturamento... 4 Informações sobre Serviços... 6 Serviços de pós-venda... 7 Outros tipos de serviços... 8 Urgência...

Leia mais

Para não cair, a melhor dica é se prevenir.

Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Um projeto para cuidar de quem cuidou de nós por muito tempo. Uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30%

Leia mais

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria,

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria, Introdução Quando escrevi Rose Elliot s Complete Vegetarian Cookbook, em 1985, as culinárias vegetariana e vegan não eram tão populares e não estavam em posição de destaque como atualmente. Hoje em dia,

Leia mais

Encontrar a oportunidade de franquia perfeita para você! Esse é o nosso negócio!

Encontrar a oportunidade de franquia perfeita para você! Esse é o nosso negócio! Encontrar a oportunidade de franquia perfeita para você! Esse é o nosso negócio! Escolher a franquia ideal pode ser uma das decisões mais difíceis que você já fez......deixe-nos torná-la mais fácil. Quem

Leia mais

COPARTICIPAÇÃO MÉDICA E MELHORIAS NA. Clique para editar os estilos do texto mestre ASSISTÊNCIA

COPARTICIPAÇÃO MÉDICA E MELHORIAS NA. Clique para editar os estilos do texto mestre ASSISTÊNCIA COPARTICIPAÇÃO MÉDICA E MELHORIAS NA ASSISTÊNCIA JULHO/2013 REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Aumento da Rede credenciada MÊS DE REFERÊNCIA Dez/11 Dez/12 CLINICA 508 653 CLINICA ODONTOLÓGICA 42 41 HOSPITAL 161

Leia mais

3. QUEM PODE PRESTAR O SERVIÇO DE RADCOM?

3. QUEM PODE PRESTAR O SERVIÇO DE RADCOM? 1. O QUE É RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA? A Radiodifusão Comunitária RadCom é o serviço de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), operado em baixa potência (25 watts ERP) e que tem por finalidade

Leia mais

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL PF no. 007/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Ministério da Educação Universidade Federal da Grande Dourados Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Dourados/MS Janeiro de 2016 1. EQUIPE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE:

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COM INTERNAÇÕES AGENDADAS PREZADO CLIENTE: Pensando em seu bem-estar e tranquilidade, preparamos este guia rápido com informações úteis para sua internação, tornando

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO. Versão resumida. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção;

REGULAMENTO NÚCLEO. Versão resumida. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção; REGULAMENTO NÚCLEO Versão resumida ETAPAS I. Cadastro de dados específicos do programa; II. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção; O Núcleo é uma rede com atividades contínuas

Leia mais

ALIMENTOS IN NATURA A BASE DE SUA ALIMENTAcAO

ALIMENTOS IN NATURA A BASE DE SUA ALIMENTAcAO FAcA DOS Prefira sempre consumir os alimentos na sua forma mais natural possível, como foram retirados da natureza. Lembre-se também de variar sua alimentação. Abuse das frutas, verduras e legumes, de

Leia mais

Pesquisa de Satisfação da Qualidade de Atendimento dos serviços oferecidos aos prestadores da operadora

Pesquisa de Satisfação da Qualidade de Atendimento dos serviços oferecidos aos prestadores da operadora Pesquisa de Satisfação da Qualidade de Atendimento dos serviços oferecidos aos prestadores da operadora Julho de 2011 OBJETIVO Avaliar a satisfação da qualidade do atendimento dos serviços oferecidos aos

Leia mais

8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 8 atitudes radicais que você deve evitar para emagrecer Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Olá seja bem vindo ao ebook da Piccola Italia Bangu! Ficamos orgulhosos com seu interesse

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO ADJUNTO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE ASSESSORIA DE ANÁLISE E ESTATÍSTICA GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 SUMÁRIO 1. ACESSO... 05 1.1 Alterar

Leia mais

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS A avaliação é importante? Muito importante. Ela é fundamental para

Leia mais

PERÍODO DE INSCRIÇÕES 01/04/2013 a 05/04/2013 RESULTADO FINAL 11/04/2013 MATRÍCULA DOS ESPECIALIZANDOS SELECIONADOS 12/04/2013

PERÍODO DE INSCRIÇÕES 01/04/2013 a 05/04/2013 RESULTADO FINAL 11/04/2013 MATRÍCULA DOS ESPECIALIZANDOS SELECIONADOS 12/04/2013 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA - 2013 Incentivo à formação médica e Educação Continuada Oportunidade: Hospital Unimed Unidade Contorno abre seleção para Especialização Médica

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a:

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a: REGULAMENTO 1. OBJETIVO Este instrumento tem por objetivo regular a participação do CANDIDATO no processo de seleção da Fundação Estudar para o Imersão, de acordo com os termos e condições adiante expostos.

Leia mais

BB Seguro Vida Empresa Flex. Guia do Seguro e Serviços

BB Seguro Vida Empresa Flex. Guia do Seguro e Serviços BB Seguro Vida Empresa Flex Guia do Seguro e Serviços Olá, seja bem-vindo! Parabéns pela contratação do BB Seguro Vida Empresa Flex. Com ele, você e seus funcionários estão muito mais seguros. Neste Guia

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Dúvidas mais frequentes

Dúvidas mais frequentes Dúvidas mais frequentes Plano regulamentado e não regulamentado O que é a Lei 9656/98? A lei 9656/98 foi criada em junho de 1998 para proporcionar aos consumidores a cobertura assistencial definida pela

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado Numa daquelas confusões da vida, Juliana pagou a parcela mínima do cartão de crédito e usou o

Leia mais

Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados

Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados Guia de inscrição para o centro de testes computadorizados Este guia de inscrição do IBLCE para um centro de testes computadorizados é para aqueles que: precisam marcar uma data para prestar seu exame

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia.

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia. Agenda A agenda é o coração de qualquer clinica estética, já que trata-se de uma peça fundamental para organizar seu trabalho diário. Entretanto, dentro de FLOWww a agenda ganha um destaque ainda mais

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

NOVOS INVESTIMENTOS NA REDE CREDENCIADA

NOVOS INVESTIMENTOS NA REDE CREDENCIADA Informativo do Santa Casa Saúde Edição 01 Bl Belo Horizonte, Jan/2008 - Fev/2008 SAÚDE SEGURA: PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA TODA A VIDA. Santa Casa Saúde mantém o programa Saúde Segura com o intuito de promover

Leia mais

D. Morbidade Horário de Início : :

D. Morbidade Horário de Início : : D. Morbidade Horário de Início : : Agora vou perguntar sobre doenças crônicas e infecciosas. Vou fazer perguntas sobre diagnóstico de doenças, uso dos serviços de saúde e tratamento dos problemas. D1 D2

Leia mais

PLANO DE SAÚDE REAL GRANDEZA - ELETRONUCLEAR PERGUNTAS & RESPOSTAS

PLANO DE SAÚDE REAL GRANDEZA - ELETRONUCLEAR PERGUNTAS & RESPOSTAS PLANO DE SAÚDE REAL GRANDEZA - ELETRONUCLEAR PERGUNTAS & RESPOSTAS CARTÃO SAÚDE Tendo em vista a disponibilização da carteira do Plano Médico, como será realizada a comprovação para filhos universitários

Leia mais

NORMATIVO SARB 003/2008, revisto e atualizado em 14 de maio de 2015.

NORMATIVO SARB 003/2008, revisto e atualizado em 14 de maio de 2015. NORMATIVO SARB 003/2008, revisto e atualizado em 14 de maio de 2015. O Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN institui o NORMATIVO DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO

Leia mais

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum B. Braun Avitum Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal Avitum B. Braun Avitum. Sempre com Paixão. Paixão pela Vida Pois fazer a vida ficar melhor é o melhor de tudo Pois não há nada melhor

Leia mais

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR de formação PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR 16 HORAS Página 1 de 11 INTRODUÇÃO O Programa de Treino de Competências Básicas de Gestão Doméstica Economia Alimentar

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais