Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos 2009-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Recursos Humanos

2 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL: EMPRESA DE SANEAMENTO DE VOLTA REDONDA, UM ESTUDO DE CASO. Aluno: INÁCIO, Flávia Gurgel. Orientador: SILVA, Elisa Mabel Vieira. A comunicação é um importante mecanismo dentro da eficiência organizacional, pois ela é o processo pelo qual a informação faz intercambio, e por onde é compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento de tais pessoas. A organização que não se comunica não existe para uma grande parcela da sociedade. Principalmente nos dias de hoje em que o mercado é altamente competitivo. O que diferencia uma organização da outra é exatamente a maneira como ela se relaciona com seu público e a imagem que estes têm dela. Desta forma este artigo desenvolver-se-á através de um estudo de caso realizado na empresa de saneamento, com a finalidade de identificar qual a importância da comunicação na eficiência de tal organização. E é dentro deste contexto que esta pesquisa busca compreender os tipos de comunicação utilizados na organização e sua contribuição para a eficiência e competitividade. Palavras-chave: Comunicação; organização; eficiência; competitividade.

3 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: A RELEVÂNCIA DO CAPITAL HUMANO. Aluno: LIMA, Jaqueline Ângela. Orientador: SANTOS, Zilda Maria Contesini dos. A globalização tem provocado inúmeras transformações no cenário econômico, havendo uma busca incessante em torno de novos mercados, produtos, negócios e competências que supram as necessidades das organizações em acompanhar a velocidade e a dinâmica das mudanças mundiais. O fenômeno das rápidas e intensas mudanças das empresas é mundial. Como parte dessas mudanças, sugere-se hoje novo olhar sobre o capital humano. Há essa necessidade, pois as organizações precisarão buscar ferramentas que venham ser utilizadas como vantagens competitivas e para isso, ela terá que primeiramente, fortalecer e desenvolver alianças empresariais e trabalhar com os seus funcionários de modo que estes sejam parceiros em todas as ocasiões. E para isso, os administradores atuais, deverão ser mais flexíveis e atentos às novas demandas por inovações, tecnologias, investir em conhecimentos para que o seu pessoal possa adquirir um desenvolvimento profissional com criatividade e novas visões, entendendo que são ativos organizacionais que podem fazer com que a organização em que fazem parte obtenha grande sucesso, e conseqüentemente, como parceiro desta, tenha o conhecimento que também alcançará o sucesso pessoal almejado. Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância do capital humanos nas organizações e algumas ferramentas que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento desse capital humano. Este artigo foi inicialmente elaborado através de pesquisas bibliográficas através de livros e artigos. Na segunda etapa foi realizado uma entrevista estruturada a fim de comprovar o objetivo desse artigo. Palavras-chave: Capital humano; motivação; cultura organizacional; liderança; treinamento; desenvolvimento.

4 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS Aluno: SILVA, Felipe Souza da. Orientador: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos. De acordo com as perspectivas do mercado atual, a Avaliação de Desempenho consiste num dos principais instrumentos para a estratégia da organização no que diz respeito a gestão de pessoas. Diante dessa necessidade, o objetivo principal desse estudo consiste em verificar a ferramenta de Avaliação de Desempenho como fator motivacional na gestão de pessoas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo cuja amostra constituída por colaboradores e gestores de um centro médico localizado no município de Volta Redonda-RJ. Para avaliar a percepção dos respondentes, utilizou-se questionários apresentando questões que abordavam os fatores de Avaliação de Desempenho e Motivação dentro da empresa referida. O estudo inicia-se descrevendo os conceitos, as justificativas, os responsáveis, os objetivos, os benefícios, as abrangências, as vantagens e limitações, os requisitos e metodologias da Avaliação de Desempenho, posteriormente, apresenta as definições de motivação e suas principais teorias motivacionais, relacionando a Avaliação de Desempenho e Motivação. De acordo com a pesquisa, concluiu-se que tanto colaboradores e quanto gestores percebem que a Avaliação de Desempenho traz resultados positivos quanto à qualificação e reconhecimento do colaborador e contribui para o desenvolvimento da organização. Obtivemos um resultado significativo em relação à pesquisa apesar da empresa escolhida não utilizar esse instrumento com os seus colaboradores. Percebe-se que eles acreditam que a Avaliação de Desempenho seja um fator motivacional para a gestão de pessoas dentro de uma organização. Palavras-chave: Avaliação; Desempenho; Motivação; Qualidade; Desenvolvimento.

5 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A GESTÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO EM EMPRESA DE PROMOÇÃO DE EVENTOS Aluno: JUNIOR, Celso Luis Oppelt. Orientador: MERABET, Daniel de Oliveira Barata. O mercado atual tem apresentado disputas cada vez mais acirradas, fazendo com que empresas busquem continuamente um diferencial competitivo. Empresas de pequeno e médio porte apresentam algumas deficiências quando se trata de modelos de gestão, então processos não formais são adaptados de acordo com a visão de cada líder. Este trabalho trata a gestão de projetos como uma estratégia competitiva, enriquecido com dados empíricos adquiridos através de uma entrevista com o diretor da Open Eventos. Do ponto de vista acadêmico, existem poucos trabalhos focalizando a efetiva contribuição dos modelos acima para a gestão dos projetos no setor estudado. Além disto, o foco de análise destes modelos está nos processos internos à organização. Nota-se pelo estudo que empresas atuantes neste setor, como a estudada parece gerir de uma forma muito próxima a gestão de projetos, mas nada formal, auxiliando a aplicação desse modelo de gestão, que se torna o objetivo deste estudo. Palavras-chave: Gestão de Projetos; Estratégia Competitiva; Diferencial Competitivo; Empresas de pequeno e médio porte;

6 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO ESTRATÉGIA NO REFINAMENTO DOS TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES Aluno: SALES, Tatiana Barbosa de. Orientador: REIS, Patrícia Nunes Costa. Partindo da hipótese de que uma empresa para se manter competitiva no mercado globalizado, precisa buscar estratégias de forma contínua, torna-se necessário estabelecer um programa gerencial que promova a permanente capacitação de seus atores organizacionais. Com base nesta assertiva, este artigo visa promover estudos sobre conceitos, modelos, características e relevância de Treinamento e do Desenvolvimento no contexto empresarial. Por este trabalho foram avaliadas duas empresas da região através de pesquisa estruturada, direcionando o resultado para a realidade atual visando proporcionar à essas corporações reflexões sobre procedimentos de atualização conceitual do tema abordado. Palavras-chave: Treinamento; Desenvolvimentos Levantamento; Planejamento; Execução; Avaliação.

7 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A APLICABILIDADE DOS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO DE PESSOAL EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA Aluno: BOTELHO, Flávia Borges. Orientador: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos. Atualmente às pessoas tentam realizar seus objetivos pessoais e profissionais através das organizações e por outro lado às empresas precisam de profissionais qualificados para o cumprimento da tarefa organizacional. Nesse contexto, a área de Recursos Humanos desempenha uma função de extrema importância na organização de uma empresa. Esta função consiste em exercer um mecanismo adequado com a finalidade de encontrar um profissional apto às exigências da empresa. Assim sendo, este artigo tem como objetivo verificar os instrumentos mais utilizados no processo de seleção de pessoal em uma empresa de transporte urbano no Município de Volta Redonda. Para a verificação destes instrumentos foi feita uma pesquisa e aplicada em uma empresa do ramo de transporte urbano no Município de Volta Redonda a fim de verificar a aplicação destes instrumentos de seleção na empresa. Palavras-chave: seleção; instrumentos; aplicabilidade.

8 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA A PARTIR DA DÉCADA DE 70. Aluno: SANTOS, Flávia Faria. Orientador: FARIA, Lucimeire Cordeiro da Silva. De acordo com estudos da autora Probst, vemos que as mulheres vêm lutando para ver as leis que favorecem as mulheres serem realmente colocadas em prática e respeitadas na integra como licença maternidade, estabilidade pelo seu estado de gravidez, amamentação e jornada de trabalho. O objetivo final desta pesquisa será, identificar a situação atual e o nível de discriminação da mulher no mercado de trabalho no município de Volta Redonda. De acordo com vários autores, no mercado de trabalho atual, estamos vendo as mulheres se qualificarem cada vez mais e melhor, a discriminação ainda existe, mas, com a melhor qualificação e o crescimento da disputa no mercado, a tendência é a diminuição desta discriminação infundada. Estudos da autora Tatiane, relatam bem esta melhora na relação da mulher com a sociedade. A metodologia utilizada para atingir os objetivos traçados nesta pesquisa será bibliográfica, com o levantamento dos principais debates sobre o assunto abordado e Pesquisa de Campo realizada de forma aleatória, no município de Volta Redonda, com setenta e três mulheres com a utilização de um questionário estruturado. Conforme os resultados encontrados, verificou-se que das mulheres entrevistas no município de Volta Redonda, as mesmas não sofrem ou não sofreram discriminação em sua inserção no mercado de trabalho, e identificou-se também que a política de cargos e salários adotados pelas organizações são as mesmas entre homens e mulheres. Palavras-chave: Mulheres; Discriminação; Mercado de Trabalho; Inserção; Preconceito.

9 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO Aluno: BARCELAR, Cristiane Alves. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares. Atualmente as organizações estão cada vez mais buscando a inovação e o aprendizado contínuo. Procurando obter uma cultura que enfatiza o compartilhamento de conhecimento, novas idéias, espírito de equipe e valorização do trabalhador. Com isso, buscam utilizar ferramentas dentro da gestão de pessoas para desenvolver seus funcionários bem como a própria empresa. E umas das ferramentas que as empresas estão implantando será o foco desse artigo, que é a Avaliação de Desempenho tendo a finalidade de demonstrar as formas de avaliar o desempenho. Serão feitos questionamentos a respeito do processo de avaliação do desempenho na organização, o método de avaliação utilizado pela empresa e análise da uniformidade do processo de avaliar o desempenho dentro da organização, permitindo aos gestores analisar a ferramenta de avaliação de desempenho de forma eficaz, possibilitando melhorias tanto para empresa quanto aos seus colaboradores. Palavras-chave: avaliação de desempenho; recursos humanos e gestão de pessoas.

10 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A ADAPTABILIDADE DA CULTURA COMO FATOR ESTRATÉGICO DE SUCESSO ORGANIZACIONAL. Aluno: CIPRIANO, Sibila Guilherme. Orientador: REIS, Patrícia Nunes Costa. A premissa básica deste artigo é desenvolver estudos referentes à essência da adaptabilidade da cultura como fator estratégico, com foco no ambiente organizacional harmonioso favorecendo um bom entrosamento da corporação entre os stakeholders, pautada nas crenças e valores, transformando em vantagem competitiva necessária ao fortalecimento da gestão empresarial num cenário cada vez mais competitivo e dinâmico. As organizações têm sido alvos da atenção dos pesquisadores em comportamento organizacional, no que se atribui e consequentemente, as formas de gerenciá-las. A gestão da cultura organizacional torna-se, hoje um dos mais importantes desafios gerenciais, a empresa queria garantir a sua sobrevivência e efetividade. Palavras-chave: Cultura Organizacional; Estratégia; Ambiente Organizacional.

11 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE VIDA NO TRABALHO Aluno: Alexssandra Verissimo da Silveira. Orientador: OLIVEIRA, Gilmar Gonçalves de. O presente artigo endereça a questão da importância dos programas de qualidade de vida no trabalho, propondo a aplicabilidade de programas que visam tornar o ambiente de trabalho mais agradável e tratam da saúde física e psicológica dos colaboradores, fazendo com que se sintam motivados e satisfeitos para desempenhar suas tarefas diárias, o que consequentemente fará aumentar a produtividade. Para tanto adotou-se pesquisa de campo com utilização de questionário através de perguntas fechadas, buscando analisar se as empresas da área hospitalar localizadas na Região Sul Fluminense se utilizam dos programas de qualidade de vida no trabalho. O texto desenvolve abordagem teórica formalmente instituída por conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho, programas de bem-estar e suas vantagens. Por fim, o artigo questiona os resultados na aplicabilidade dos programas de qualidade de vida no trabalho com foco na motivação e aumento da produtividade. Palavras-chave: Qualidade; Produtividade; Motivação; Benefícios; Satisfação.

12 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SUCESSO DA EMPRESA Aluno: ALVES, Meire Lucy Oliveira. Orientador: OLIVEIRA, Gilmar Gonçalves de. Este trabalho apresenta um breve estudo de implantação da Qualidade de Vida no Trabalho conceituando e enfatizando sua importância, após pesquisa realizada em empresas localizadas na cidade de Volta Redonda. Portanto, isso é necessário para que as empresas tenham em seus colaboradores, uma força de trabalho verdadeiramente preparada para enfrentar uma árdua rotina de trabalho na qual o mercado globalizado impõe. Aborda-se também a importância da preservação da saúde e da educação como instrumentos promotores da qualidade de vida. Enfim, este estudo tratará da qualidade de vida como ferramenta de gestão, para realização do sucesso pessoal e organizacional. Palavras-chave: Qualidade; Saúde; Educação; Desenvolvimento; Relacionamento.

13 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO Aluno: DOMINGUES, Marcelo Vial. Orientador: OLIVEIRA, Gilmar Gonçalves de. O objetivo deste trabalho é conhecer e avaliar as vantagens e as dificuldades da formação de equipes de alto desempenho; como estas equipes são formadas; os vários tipos de equipes; a comunicação na equipe; quando uma equipe se torna uma equipe de alto desempenho; conflitos existentes nas equipes e como tratá-los através da liderança. Os resultados desta revisão bibliográfica sugerem que equipes de alto desempenho podem levar as organizações a um nível de performance máximo, desde que as condições ideais para o seu desenvolvimento estejam presentes. Equipes de alto desempenho são um investimento de longo prazo e exigem da organização que planeja implantá-las, um comprometimento maior do que o simples desejo de ter equipes como parte da sua estrutura. Palavras-chave: Equipes de alto desempenho; Equipes; Administração de Recursos Humanos.

14 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO O PAPEL DO COACHING NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Autora: ZERBONE, Ângela Fátima Pereira. Orientador: OLIVEIRA Gilmar Gonçalves de. O objetivo do estudo visa apresentar o papel do coaching no desenvolvimento de equipes. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas tendo como desenvolvimento do trabalho, as diferenças entre grupo e equipe, conceituação de lideranças e suas classificações e posteriormente a conceituação, significados, objetivos do coaching e sua aplicabilidade dentro da organização. De acordo com os resultados, pode-se afirmar que desenvolver pessoas através do coaching traz resultados positivos para a organização. Palavras-chave: Equipe; Coaching; Liderança; Feedback.

15 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA PERCEPÇÃO DE FUTUROS GESTORES DE RECURSOS HUMANOS Aluno: SOUZA, Cátia Henriqueta Araújo de. Orientador: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos. O objetivo principal deste trabalho consiste em avaliar a percepção e importância do tema Qualidade de Vida no trabalho para futuros gestores de recursos humanos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com questões fechadas sobre o tema Qualidade de Vida no Trabalho. O estudo apresenta a definição, o histórico, os modelos e os programas de Qualidade de Vida no Trabalho, Obteve-se resultados importantes quanto a percepção dos respondentes quanto aos fatores preponderantes e determinantes da Qualidade de Vida no Trabalho para o indivíduo e seus reflexos dentro de uma organização. De acordo com a pesquisa conclui-se a importância da implantação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações percebidas pelos futuros profissionais da área de Recursos Humanos, dentro de uma visão parcial e restrita. Palavras-chave: Qualidade de Vida; Programas; Desempenho.

16 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS Aluno: LEAL, Luciene Correia. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares. O presente artigo visa mostrar que há muitos anos as pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) vêm buscando igualdade de direitos com os não deficientes. A lei federal 8213/91 fixa a obrigatoriedade de reserva de vagas para deficientes, essas vagas são para pessoas com deficiência, porém, habilitadas. Mas as empresas esquecem esse programa e as pessoas não reclamam seus direitos. Diz-se que os PNE são tratados de forma assistencialista e que essa reserva de vagas fere o princípio da igualdade. Mesmo com a existência de leis, a inclusão de deficientes no mercado de trabalho ainda é um desafio, além do preconceito, os empregadores queixam-se da falta de mão-de-obra qualificada. Poucos completam o 2º grau, uma dificuldade a mais para sua entrada no mercado. Diante de tudo, fica evidente a necessidade de uma mudança de mentalidade de empregados e empregadores. As empresas precisam cumprir a lei de cotas, mas precisam de pessoas qualificadas para os cargos disponíveis, por isso, é necessária uma parceria entre as organizações, entidades de ensino e a sociedade. A maioria das pessoas portadoras de necessidades especiais não possui conhecimento sobre a lei de cotas, não sabe o que ela assegura em termos de direitos dentro da sociedade. Palavras-chave: deficiência; empresas; sociedade; mercado de trabalho; PNE.

17 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA OS COLABORADORES DO NÍVEL OPERACIONAL NAS INDÚSTRIAS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Aluno: FREITAS, Gisele. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares. O grande desafio das organizações modernas é o de valorizar e reconhecer o seu capital humano oferecendo meios para o desenvolvimento do mesmo apoiando e incentivando na conquista de novos desafios e realizações pessoais e profissionais. O presente artigo tem como finalidade compreender como as organizações desenvolvem programas motivacionais voltados para o nível operacional. A organização deve mostrar ao funcionário sem receio a importância de cada um dentro de uma equipe, além de esclarecer que todos são ferramentas fundamentais para o sucesso organizacional, tendo como objetivo comum o alcance da excelência. Para verificação destes itens, foi elaborada uma pesquisa e aplicada em duas empresas do setor industrial: TUVIBRA Industrial e Construtora S/A e Saint-Gobain Canalização a fim de verificar os programas motivacionais desenvolvidos e seu impacto. Palavras-chave: Motivação; organização; colaborador.

18 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES Aluno: ASSIS, Naira Silva de. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares. O presente artigo apresenta a questão da importância da qualidade de vida no trabalho dentro das organizações, que quando integrada na empresa proporciona uma maior socialização por parte dos funcionários, criando um ambiente de trabalho favorável, integração com superiores, com colegas de trabalho, visando sempre à compreensão das necessidades dos funcionários. A qualidade de vida no trabalho se preocupa com aspectos importantes que são os fatores motivacionais, autoestima e auto-realização, o bem-estar do colaborador, segurança no trabalho e com a eficácia organizacional, focalizada no potencial humano. Um programa adequado de qualidade de vida no trabalho busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo. Para tanto se adotou pesquisa de campo com utilização de questionário através de perguntas fechadas, buscando analisar se os colaboradores de uma empresa privada de Volta Redonda possuem qualidade de vida dentro da organização em que trabalham. O texto desenvolve o conceito de qualidade de vida no trabalho, sua importância dentro da organização, programas de melhoria na qualidade de vida no trabalho e doenças causadas por sua carência. Sendo assim, o artigo questiona a importância e a influencia da qualidade de vida no trabalho nos processos de clima organizacional, ambiente saudável, motivação e entre outros que são refletidos na produtividade e saúde dos colaboradores. Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; organizações; ambiente favorável; programas de melhoria; produtividade.

19 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO OS DESAFIOS PARA INSERÇÃO DO PROFISSIONAL A PARTIR DOS 40 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO Aluno: FERREIRA, Daniele Parreira. Orientador: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos. A finalidade deste artigo foi identificar os desafios para inserção do profissional a partir dos quarenta anos no mercado de trabalho. Com o aumento do desemprego, os profissionais passam a se preocupar e buscar maneiras para se inserirem no mercado de trabalho ou até mesmo de se manterem. No cenário, em que nos encontramos aonde predominam a competitividade, velhos valores foram abandonados e novos paradigmas incorporados. No entanto, empresas buscam profissionais com habilidades e competências tais como: capacidade de liderança, de solucionar problemas, postura ética, entusiasmo, dinamismo, determinação, dentre outras. Por outro lado, os profissionais cada vez mais devem se qualificar, buscando sempre a empregabilidade através de cursos, especializações, procurando sempre ser empregável. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para pesquisa de campo foi aplicado questionários com perguntas abertas e fechadas com trinta profissionais ativos ou não no mercado de trabalho a fim de levantar questões referentes à inserção dos mesmos nas organizações. Pode-se concluir através da pesquisa que, o principal fator da exclusão destes indivíduos é a discriminação a faixa etária, mais com isso descobriu-se que a falta de qualificação igualmente prejudica na entrada dos mesmos no mercado de trabalho. Palavras-chave: Mercado de Trabalho; Perfil do Profissional; Empregabilidade.

20 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE CUSTEIO ABC EM 7 FABRICANTES DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO E AUTOPEÇAS DO BRASIL Aluna: CROQUE, Rita de Cássia. Orientadora: FARIA, Lucimeire Cordeiro da Silva Faria. O ponto em questão desta monografia foi demonstrar as vantagens e desvantagens da aplicação do sistema de custeio baseado em atividades (Custeio ABC) nas empresas fabricantes automobilísticas e autopeças do Brasil. A aplicabilidade de um método de custeio que seja ideal para a empresa é fundamental, pois resulta em suas precificações. Para apresentar esta discussão foi empregada a metodologia de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Esta pesquisa foi realizada em 75 empresas obtendo resposta de 7 empresas do setor automobilístico e autopeças. Pode-se notar que nenhuma das empresas utiliza o sistema de custeio ABC podendo concluir que as vantagens deste sistema apresentadas pelas corporações é por ser mais justo em sua precificação e por ter um rateio mais correto, porém é um sistema muito oneroso, complexo e demorado, por este motivo não é utilizado nas empresas. O objeto apresentado é intrínseco a toda a sociedade, aos empresários e as academias escolares. O custeio ABC por sua forma de rateio considerar os custos de acordo com as atividades exercidas para a elaboração do produto, o transforma em um método mais justo, porém também traz consigo suas desvantagens, pelo sistema não conter uma uniformidade em relação aos termos de determinação das atividades e das bases de alocações dos custos, faz com que leve muito tempo para ser empregado o que o torna um método oneroso e um quanto raro nas empresas, porém se estes termos forem aplicados corretamente a empresa pode tirar muitos proveitos, além da precificação ser mais coerente, mostra aos administradores formas de atenuar ou até mesmo eliminar seu custos, tornando um gerenciamento mais apropriado as corporações. Palavras-chave: ABC; custeio; vantagens; desvantagens; automobilístico.

21 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO FATOR MOTIVACIONAL DE ALAVANCAGEM ORGANIZACIONAL. Aluno: FREITAS, Pablo. Orientador: REIS, Patrícia Nunes Costa. A motivação é uma peça muito importante para o desenvolvimento tanto de funcionários quanto da empresa, porém para quem ela é mais interessante, a quem ela causa mais falta, em que momento deve se fiscalizar o que o colaborador espera da empresa onde trabalha, quais são os motivos para que ele, o colaborador queira estar e permanecer cada dia mais na empresa ajudando-a a desenvolver e, procurando também desenvolver-se com ela não se pode apenas contratar e esquecer do funcionário como se fosse algo inútil e descartável deve-se sempre mantê-lo o mais próximo possível ainda mais nos tempos contemporâneos onde vem se firmando com o crescimento da economia mundial antigas e novas teorias para motivar funcionários, que cada vez mais exigem dos locais aonde irão prestar seus serviços. Com base nisto foi desenvolvido uma pesquisa que mencionasse qual o fator motivacional que os colaboradores estão à procura. O artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo estruturada. O trabalho sugere à reflexão por parte da alta gerência em buscar dentre as teorias apresentadas, uma que ajuste à sua forma de gestão, evidenciando que o colaborador necessita ser valorado, respeitado e se sentir motivado à concepção de seus objetivos, visando alcançar equilíbrio emocional, que a curto prazo resultará em benefícios positivos para as corporações. Palavras-chave: Motivação; fator motivacional; teorias motivacionais; colaborador.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA DALCAR NA CIDADE DE BACABAL MA MOURA, Íthalo Bruno Grigório de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE. Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues²

O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE. Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues² 439 O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues² Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma entrevista realizada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização.

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização. Roteiro de Apoio Análise da Sustentabilidade Institucional Antonio Luiz de Paula e Silva alpsilva@fonte.org.br 1 O presente documento apresenta uma série de perguntas para ajudar no levantamento de dados

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PROFISSIONAIS FORMANDOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS DA FACIAP CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

RELATÓRIO EXECUTIVO. 1. Objetivos da pesquisa (geral e específicos).

RELATÓRIO EXECUTIVO. 1. Objetivos da pesquisa (geral e específicos). RELATÓRIO EXECUTIVO Este relatório executivo mostra resumidamente a pesquisa realizada pelo mestrando JOSÉ BEZERRA MAGALHÃES NETO, com forma de atender à exigência acadêmica como requisito complementar

Leia mais

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck Gestão de RH Prof: Roberto Huck Treinamento Roteiro da Teleaula 1. Cenário atual; 2. Conceito de Treinamento e Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; 4. Mútuo

Leia mais

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA Paloma Cristina Gadens de Almeida UNICENTRO, CAPES palomagadens@gmail.com

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

4. BANCO DE COMPETÊNCIAS PROPOSTA DE UMA FERRAMENTA DE APOIO À DECISÃO DE CAPACITAÇÃO DE RH

4. BANCO DE COMPETÊNCIAS PROPOSTA DE UMA FERRAMENTA DE APOIO À DECISÃO DE CAPACITAÇÃO DE RH 4. BANCO DE COMPETÊNCIAS PROPOSTA DE UMA FERRAMENTA DE APOIO À DECISÃO DE CAPACITAÇÃO DE RH 1. INTRODUÇÃO Gilson da Silva Cardoso Antonio Carlos Francisco Luciano Scandelari O mundo está experimentando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software Módulo 1 SCE186-ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª Rosely Sanches rsanches@icmc.usp.br CONSTRUÇÃO Planejamento do Codificação Teste MANUTENÇÃO Modificação 2003 2 Planejamento do Gerenciamento CONSTRUÇÃO de Codificação

Leia mais

O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais

O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais O papel das Relações Públicas Estratégicas em contextos Interculturais Fernanda Navarro Frizzi Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: ferfrizzi@hotmail.com Sonia Aparecida Cabestré Universidade

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ana Caroline Alves Flávia Temponi Góes** Resumo Neste trabalho apresento um estudo acerca

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Professora Mestranda Elaine Araújo E o profissional de RH... Como deve mergulhar na abordagem da Gestão do Conhecimento? Qual sua contribuição

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Relatório Percepção das Consultoras acerca do cenário e práticas de Gestão de Pessoas (RH) do Tribunal de Contas

Relatório Percepção das Consultoras acerca do cenário e práticas de Gestão de Pessoas (RH) do Tribunal de Contas Relatório Percepção das Consultoras acerca do cenário e práticas de Gestão de Pessoas (RH) do Tribunal de Contas (Produto 2) TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Cartilha Primeiros Passos``

Cartilha Primeiros Passos`` Cartilha Primeiros Passos`` A diretoria de gestão de pessoas da Colucci Consultoria Jurídica Júnior preparou para você que se inscreveu no processo seletivo, um manual que contêm uma explicação mais elaborada

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. René Descartes Dualismo: Corpo e mente Cogito ergo sun O trabalho deu origem as organizações

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Estudo dos Recursos Humanos na Administração Pública: motivação dos funcionários do Horto Florestal de São Vicente um estudo de caso.

Estudo dos Recursos Humanos na Administração Pública: motivação dos funcionários do Horto Florestal de São Vicente um estudo de caso. II SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Palestrante: Selma Serrano Amaral Graduada em Turismo; Pós-graduada em Administração Turística, em Gestão Universitária

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Área temática: Educação Eixo temático: Educação, Comunicação e Extensão Responsável pelo Trabalho: Salette Marinho de Sá 1 Autores participantes:

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência. 1 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Leandro Henrique Borges RESUMO O presente trabalho visa a importância da avaliação periódica de desempenho na administração pública para

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES Neste módulo, estudaremos como ocorre a reestruturação financeira nas empresas, apresentando um modelo de planejamento de revitalização, com suas características

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino A escola e a gestão do conhecimento Entender as instituições educacionais pressupõe compreendê-las e colocá-las em relação

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ Rosimeyre Gomes da Silva

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO?

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? A temática da inclusão, no mercado de trabalho, tem suscitado vários debates nos mais diversos espaços de discussão organizados por empresas,

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo:

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: 05/07/1988 Marcelo Ponzoni Cristiane Lança Ponzoni São Paulo e Ribeirão Preto Sede Própria com 700m2 C O M U N I C

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais