e Saúde no IERB. 6) Revista TUBO & Cia. contará com um artigo de capa da INSPEBRAS. 7) Obras com atuação direta da INSPEBRAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e Saúde no IERB. 6) Revista TUBO & Cia. contará com um artigo de capa da INSPEBRAS. 7) Obras com atuação direta da INSPEBRAS."

Transcrição

1 Ano I, número 2 (Mar./2014) Nesta edição: Introdução 1) INSPEBRAS fortalece estrutura operacional. 2) Início da temporada 2014 dos cursos de soldagem ER e TIG. 3) Sede recebe visita de representantes da Petrobras. 4) Participação na TUBOFAST Joinville. 5) INSPEBRAS participará do fórum de QSMS - Qualidade Segurança, Meio Ambiente e Saúde no IERB. 6) Revista TUBO & Cia. contará com um artigo de capa da INSPEBRAS. 7) Obras com atuação direta da INSPEBRAS. Para cancelar o recebimento desta NewsLetter, favor enviar um para newsletter@inspebras.com.br com o Assunto: CANCELAR ENVIO. INTRODUÇÃO A segunda edição do Newsletter da INSPEBRAS começa destacando os reforços estratégicos que a empresa recebeu nesta virada do ano assim como o início da temporada anual de cursos de formação de soldadores em Eletrodo Revestido e TIG. O CENTRO DE SOLDAGEM - INSPEBRAS tem recebido diversos visitantes, sendo que neste último mês, por exemplo, recebemos nove representantes da PETROBRAS, oriundos de várias áreas da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). Sua visita e os principais assuntos discutidos estão cobertos nesta Newsletter que também descreve dois eventos setoriais que terão participação direta de nossa empresa. Finalmente mostramos ações em duas frentes de trabalho desenvolvidas pela INSPEBRAS : difusão do conhecimento, através de publicações técnicas, e as obras de engenharia, onde nossos colaboradores estão atuando. Desejamos a todos uma boa leitura.

2 1) INSPEBRAS FORTALECE ESTRUTURA OPERACIONAL Devido ao grande crescimento da empresa nestes últimos meses, a estrutura operacional da INSPEBRAS foi expandida e fortalecida, gerando cinco grandes áreas de atuação: Para consolidar os negócios da empresa nestas cinco grandes áreas a INSPEBRAS conta agora com um setor de consultoria técnica especializada e duas gerências estratégicas: uma gerência executiva e outra para administração de contratos. Na liderança de cada uma das três novas áreas foram selecionados profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação, cujos perfis profissionais aliam engajamento, dinamismo, perseverança e experiência. Assim sendo, a presença destes novos colaboradores, reforça a cultura de agilidade, rapidez e precisão nos serviços e soluções oferecidos pela INSPEBRAS aos seus clientes e parceiros. Na foto acima aparecem, da esquerda para a direita em pé: e Rodrigo Antunes Sampaio (Diretor Operacional - externo); Guilherme Geada Sampaio (Diretor Comercial); Fabio Pirillo Bueno (Diretor Operacional - interno); Heretiano Dalmácio Sampaio Jr. (Diretor Administrativo). Sentados da esquerda para a direita: João Rodrigues dos Santos Jr. (Gerente de Contratos); Willy Ank de Morais (Consultor Técnico) e Davi Nelson Burghi Barboza (Gerente Executivo). Para conhecer melhor estes novos colaboradores, a equipe da Comunicação - INSPEBRAS preparou um resumo com algumas informações relevantes de cada um destes profissionais:

3 Técº em Metalurgia, Engº Metalurgista, Mestre e Doutorando em Engª Metalúrgica e de Materiais Tem 16 anos de experiência em ensino e pesquisa no ensino superior e 14 anos de experiência industrial no desenvolvimento e adequação, análise de falhas e caracterização de ligas metálicas. Participante em diversas revistas e associações técnicas como coordenador, editor e instrutor de treinamentos técnicos especializados. Publicou dois livros e 90 artigos em revistas e Congressos no setor metal-mecânico. Willy Ank de Morais Na INSPEBRAS é Consultor Técnico e assim responsável pelas análises e consultorias técnicas da empresa e divulgação para o meio técnico-científico. Maiores detalhes: Linkedin e Currículo Lattes. willyank@inspebras.com.br Davi Nelson Burghi Barboza Engenheiro Mecânico e MBA (Gerenciamento de Projetos - FGV) Atua a 12 anos em serviços de manutenção, paradas preventivas e construção de novos projetos nas áreas Petroquímica e Siderurgica. Gerenciou serviços de manutenção de fornos, caldeiras, tubulações, tanques e equipamentos em geral. Foi gerente da interligação de processos e utilidades da carteira de diesel da Refinaria Pres. Bernardes (RPBC) e na fabricação e montagem de estruturas metálicas. Na INSPEBRAS é Gerente Executivo, atuando na captação e estruturação de projetos e serviços. Maiores detalhes: Linkedin. daviburghi@inspebras.com.br Técnico em Metalurgia e estudante de Engenharia de Produção Possui 18 anos de experiência no planejamento e coordenação de obras de construção e montagem industriais. Especializado na elaboração de orçamentos e propostas, assim como no planejamento, programação, acompanhamento e fechamento de serviços técnicos industriais. Atua diretamente nos setores mecânico, siderúrgico e petroquímico. João Rodrigues dos Santos Jr. Na INSPEBRAS é Gerente de Contratos responsável pela gestão física e financeira dos contratos da empresa. joao.rodrigues@inspebras.com.br

4 2) INÍCIO DA TEMPORADA 2014 DOS CURSOS DE SOLDAGEM ER E TIG A temporada 2014 dos cursos de treinamentos e formaçaõ de soldadores da INSPEBRAS iniciou no dia 3 de Fevereiro com uma turma do curso de Eletrodo Revestido (ER) em Chapas. Neste mês mais duas turmas foram iniciadas: outra para o curso de Eletrodo Revestido e outra para o curso TIG (Tungsten Inert Gas) para Chapas. Estes cursos, promovidos pela INSPEBRAS, possuem três grandes diferenciais em relação aos demais cursos disponíveis no mercado: 1. É um curso que realmente forma soldadores prontos para o trabalho. A principal característica dos cursos da INSPEBRAS é o grande peso das aulas práticas, mais de 80% da duração do curso o aluno opera individualmente uma máquina de solda elétrica, não apenas realizando a solda, mas também dando acabamento e inspecionando a solda obtida. Graças a este grande peso das aulas práticas e o foco nas atividades de soldagem de maneira completa, os participantes desenvolvem as técnicas e habilidades necessárias para executar tarefas de soldagem no dia-a-dia. 2. Comodidade das instalações. Durante as aulas práticas cada aluno utiliza o seu próprio BOX de soldagem dentre os 18 Boxes disponíveis no CENTRO DE SOLDAGEM - INSPEBRAS. Para isso cada curso de formação de soldadores da INSPEBRAS possui um número limita de apenas 18 participantes, assim sempre os participantes poderão ter o seu próprio espaço para o seu desenvolvimento pessoal. 3. Possibilidade de aproveitamento como mão de obra. Os alunos formados no CENTRO DE SOLDAGEM - INSPEBRAS, possuem características diferenciadas e desempenho reconhecidamente superior em atividades de solda, pois foram preparados individualmente para tal. Com esta certeza, o setor de Projetos & Serviços da INSPEBRAS tem selecionado mão de obra entre os concluintes do curso de solda ER-Chapas, TIG-Chapas e TIG-ER Tubulações nas suas diversas frentes de trabalho. Isso quando disponíveis, pois muitos acabam sendo empregados em outras empresas ou setores, quando não passam a trabalhar por conta própria.

5 O calendário dos cursos do primeiro semestre de 2014 está disponível na página da INSPEBRAS. As inscrições devem ser feitas pela internet e maiores informações podem ser obtidas diretamente pela página da INSPEBRAS ou através dos telefones: ou

6 3) SEDE RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA PETROBRAS A INSPEBRAS mantém suas portas abertas para receber visitantes que queiram conhecer a empresa, suas instalações e serviços, assim como para uma conversa técnica. Recentemente, no final de fevereiro, a empresa teve o prazer de receber a vista de três grupos de representantes da PETROBRAS, oriundos da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) - Cubatão. Durante a visita, os profissionais que foram acompanhados pela Diretoria da empresa, tiveram a oportunidade de conhecer especialmente o CENTRO DE SOLDAGEM - INSPEBRAS. Nestas visitas foram apresentadas a história da INSPEBRAS e sua evolução nos oitos anos de existência da empresa. Os visitantes puderam conhecer a infraestrutura montada para o atendimento das mais diversas demandas na formação, capacitação, certificação e prestação de serviços envolvendo soldagem. Também foram apresentados alguns dos projetos de expansão da empresa e as suas perspectivas futuras. Os visitantes saíram com uma ótima impressão do que viram, especialmente pela organização e estrutura montada no CENTRO DE SOLDAGEM - INSPEBRAS, que em apenas dois anos de funcionamento permitiu um grande crescimento da empresa, nas suas mais diversas áreas de atuação. Para esta notícia, a separou as fotos oficiais do encontro, que sempre são feitas para registrar os visitantes: A INSPEBRAS e seus colaboradores têm prazer em receber de acolher visitantes. Durante as visitas não só é apresentada a empresa e sua estrutura, mas também podem ser discutidas e compartilhadas informações técnicas. Para marcar uma visita na INSPEBRAS basta entrar em contato com a Diretoria Comercial da empresa através de (guilherme@inspebras.com.br) ou telefone ( ou ).

7 4) PARTICIPAÇÃO NA TUBOFAST JOINVILLE A INSPEBRAS atua na difusão do conhecimento técnico científico e apoia variados eventos no setor metal-mecânico. Um destes eventos é a feira TUBOFAST - Feira e Congresso do Setor de Tubos e Acessórios, que tem sido promovida em locais estratégicos no país pelo Grupo CIPA FIERA MILANO. Serão quatro edições da TUBOFAST, que ocorrerão nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Santa Catarina. Em cada edição participam os principais compradores de tubos, componentes e acessórios de cada estado, selecionados entre os estados com maior potencial. A INSPEBRAS irá oferecer no dia 8 de Agosto, através de seu setor de Consultoria Técnica, um mini-curso entitulado: União soldada de tubulações de aço com qualidade: técnicas, desafios e soluções. O curso abordará os diferentes tipos de aço e suas aplicações e ilustrará como suas particularidades geométricas e químicas influenciam nos processos de na união por soldagem. Também serão exemplificados, através de casos práticos, os possíveis problemas que podem ocorrer durante e após a soldagem destes componentes e as soluções para evitar que estas uniões falhem. A edição da TUBOFAST de Santa Catarina será realizada em Joinville, que é o município mais populoso e industrializado de Santa Catarina, estado que detém o segundo PIB industrial per capita do país. A cidade é o terceiro pólo industrial da região Sul, com destaque para os setores metalmecânico, têxtil, plástico, metalúrgico, químico e farmacêutico. Acima fotos típicas de Joinville: influência cultural, vocação industrial e uma vista parcial da cidade.

8 5) INSPEBRAS PARTICIPARÁ DO FÓRUM DE QSMS - QUALIDADE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE NO IERB Dentro das atividades da INSPEBRAS visando a difusão do conhecimento técnico, colaboradores da empresa oferecerão no dia 10 de Abril uma palestra dentro do Fórum de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) do IERB (setor de Implementação de Empreendimentos da Refinaria Presidente Bernardes). Este evento terá como objetivo disseminar recomendações básicas na qualidade da solda (Cuidados na execução da solda pré e pós aquecimento, Controle de temperatura, Tratamento térmico, END, etc.) para as lideranças das contratadas da PETROBRAS com ênfase na relação entre produtividade, qualidade e segurança dos serviços. O conteúdo da palestra estará disponível, após a sua apresentação, para acesso aos interessados na Coluna Willy Ank, parte da página da INSPEBRAS na internet. 6) REVISTA TUBO & CIA. CONTARÁ COM UM ARTIGO DE CAPA DA INSPEBRAS Também como forma de divulgação técnica e do conhecimento, a área de Consultoria Técnica da INSPEBRAS está preparando um trabalho para a Revista Tubo & Cia. O trabalho será entitulado Técnicas e cuidados na soldagem de tubos - Recomendações práticas e simples para unir tubos através de soldagem com qualidade, segurança e eficiência que deverá ser publicado na edição de Maio de 2014, revista esta que irá circular na feira da Mecânica O artigo descreverá e exemplificará como as particularidades dos diferentes tipos de tubos devem ser consideradas durante a soldagem destes. Apesar de ser nítida a influência da composição química no desempenho da solda, outras condições menos lembradas, como a posição de soldagem, tipo de acoplamento e espessura das peças a serem unidas; podem gerar sérios problemas de desempenho imediato ou futuro da junta soldada. A separou algumas informações sobre a Revista Tubo & Cia: Publicação bimestral, direcionada para o setor de tubos, conexões, válvulas, acessórios e componentes, os quais são utilizados nos mais diversos segmentos: indústria automobilística, construção, petrolífera, moveleira, na condução de gás, água e energia, dentre outros. Aborda com precisão as tecnologias e inovações deste mercado que utiliza diversas matériasprimas tais como aço, concreto, cerâmica e poliolefinico. A Revista circula cotidianamente entre Diretores, gerentes, compradores, técnicos, arquitetos, engenheiros, controllers, projetistas, supervisores, dentre outros profissionais com poder de decisão e/ou especificação e entidades do setor. O conteúdo do trabalho também estará disponível, após a sua publicação, para acesso aos interessados na Coluna Willy Ank, parte da página da INSPEBRAS na internet.

9 7) OBRAS COM ATUAÇÃO DIRETA DA INSPEBRAS Como parte integrante da Newsletter da INSPEBRAS serão divulgadas os locais de atuação dos colaboradores da empresa nas suas diversas frentes de trabalho. Aproximadamente 100 colaboradores contratados pela empresa estão atuando em três frentes de obras, todas localizadas na UO-BS (Unidade Operacional da Bacia de Campos) - PETROBRAS em Santos (SP), conforme mostrado nas fotos a seguir: Visão final da UO-BS (Unidade Operacional da Bacia de Campos) PETROBRAS em Santos (SP). À esquerda Torre I e à direita o átrio de entrada. A separou uma rápida descrição dos clientes parceiros da INSPEBRAS, assim como uma descrição suscinta das obras e do envolvimento de seus colaboradores: CONSTRUCAP, uma das dez maiores construtoras basileiras. 73 colaboradores da INSPEBRAS estão atuando na montagem de linhas de RACI (Redes de Água para Combate a Incêndios). Destes 31 são encanadores e 20 são soladores (TIG/ER). ACTS (Air Conditioning), empresa que desenvolve soluções de integração, montagem, operação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, elétricos, hidráulicos, proteção contra incêndio e automação. 14 coladoradores da INSPEBRAS estão montando o Sistema de refrigeração da Torre I (ar condicionado) e CAG Central de Água Gelada (linhas de água gelada-tubulações e estruturas, bombas e torres de resfriamento). Exemplo de juntas soldadas, já inspecionadas e testadas que foram produzidas por colaboradores da INSPEBRAS na Torre 1 da UO-BS (Unidade Operacional da Bacia de Campos) - PETROBRAS em Santos (SP).

10 LANIK, empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas estruturais. 10 colaboradores da INSPEBRAS atual na montagem do átrio de entrada das torres que será constituída de uma estrutura metálica espacial. Exemplo de uma seção da estrutura espacial do futuro Átrio da UO-BS (Unidade Operacional da Bacia de Campos) - PETROBRAS em Santos (SP). Reunião dos colaboradores da na frente de obras na Torre 1 da UO-BS (Unidade Operacional da Bacia de Campos) - PETROBRAS em Santos (SP)..

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO Resumo Executivo - Pesquisa 1 Apresentação O CBCA Centro Brasileiro da Construção em Aço, no ano em que completa 10 anos de atividades, e a ABCEM Associação

Leia mais

MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.

MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. CONSTRUÇÃO SERVIÇOS INDUSTRIAIS JAHU RENTAL Fundada em 1952, a Mills tornou-se líder na prestação de serviços e soluções de engenharia nas

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO Rafael Ribeiro Rocha

RELATÓRIO DE ESTÁGIO Rafael Ribeiro Rocha INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Rafael Ribeiro Rocha Fortaleza, Ceará, 10 de abril de 2009 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

Artigo Técnico: Startup de Elevadores

Artigo Técnico: Startup de Elevadores Artigo Técnico: Startup de Elevadores Problemas enfrentados no início de operação de elevadores instalados em edifícios existentes modernização ou substituição dos equipamentos em edificações habitadas.

Leia mais

NOVABOARD. Portfolio de Palestras e Treinamentos - 2013. Estratégia Gestão Carreira RH Liderança Pessoas

NOVABOARD. Portfolio de Palestras e Treinamentos - 2013. Estratégia Gestão Carreira RH Liderança Pessoas Portfolio de Palestras e Treinamentos - 2013 Estratégia Gestão Carreira RH Liderança Pessoas Descritivo Palestras e mini CV atualizado 06Abr2013 Pg 1 Arthur Lavieri Liderança e Carreira por quem vive as

Leia mais

Sistema Firjan Diretoria de Educação. Aprendizagem SENAI - RJ

Sistema Firjan Diretoria de Educação. Aprendizagem SENAI - RJ Aprendizagem SENAI - RJ O Caráter Estratégico da Aprendizagem no Contexto Atual Missão institucional e contrapartida do compulsório Crescimento Industrial, desenvolvimento e inclusão Retorno para as empresas

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Andrade Gutierrez Experiência em Contratos EPC

Andrade Gutierrez Experiência em Contratos EPC Andrade Gutierrez Experiência em Contratos EPC 3º WORKSHOP NACIONAL DO PROMINP Promoção: Participação: Painel 4: Obtenção de conteúdo local na implantação de projetos de investimentos: Experiência Refino

Leia mais

Natural: 4. Metrologia Científica e Industrial Objetivo(s) do Programa

Natural: 4. Metrologia Científica e Industrial Objetivo(s) do Programa PRH 34 - Formação de Engenheiros nas Áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do Petróleo e Gás Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Reitor: Prof. Lucio José

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM Know-How no Segmento Industrial de Siderurgia A Eutectic Castolin acumulou vasto conhecimento dos principais setores industrias do Brasil e possui um programa

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

A EMPRESA. Construção de Prédio Anexo Queiroz Galvão - Rio das Ostras / RJ (Civil e instalções) BR-Petrobrás Distribuidora / Duque de Caxias R.

A EMPRESA. Construção de Prédio Anexo Queiroz Galvão - Rio das Ostras / RJ (Civil e instalções) BR-Petrobrás Distribuidora / Duque de Caxias R. A EMPRESA A Engeprime foi constituída a partir da necessidade de profissionalização dos serviços de infraestrutura predial e industrial, de forma a atender a demanda de serviços provenientes da crescente

Leia mais

I - RELATÓRIO: 7137/2013, de 04/11/2013 PARECER CEE/PE Nº 113/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 21/10/2013

I - RELATÓRIO: 7137/2013, de 04/11/2013 PARECER CEE/PE Nº 113/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 21/10/2013 INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA SER MAIS - RECIFE/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICO EM MECÂNICA E TÉCNICO

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

CURSOS ONLINE CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO

CURSOS ONLINE CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO CURSOS ONLINE CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO A Quem se destina Este curso, constituído de dois módulos, destina-se à Técnicos, Engenheiros e Gerentes que atuam nas áreas de operação, manutenção, montagem ou inspeção

Leia mais

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.1 Programa de Gerenciamento Ambiental CAPA 5.1 - Programa de Gerenciamento Ambiental ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1/11 1.1. Ações já Realizadas... 2/11 2. Justificativa... 4/11

Leia mais

PRÁTICAS, FUNÇÕES E TÉCNICAS DE RECURSOS HUMANOS

PRÁTICAS, FUNÇÕES E TÉCNICAS DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÂO Como as pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõem as organizações, devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível, já que falhas nesse processo podem comprometer

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos

Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos e passa por franca expansão. Desde 2007, a companhia está sob o comando da empresária Valéria Correa, com experiência de 15 anos no

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais De todas as especialidades da Engenharia, pode-se dizer que a Engenharia Mecânica é das mais amplas e diversificadas. Ela se envolve com instalações industriais, máquinas e equipamentos

Leia mais

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR I Unidade I: Manual da Primeira Etapa 0 1 Atividade Interdisciplinar Manual da Primeira Etapa SUMÁRIO Introdução... 03 1. Objetivos da Atividade 05 Interdisciplinar... 2. Metodologia...

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários TURNO: Noturno DISCIPLINA: Gestão Mercadológica de Vendas SEMESTRE: 3º semestre

Leia mais

Mercedes-Benz inova com atendimento diferenciado a clientes de Sprinter

Mercedes-Benz inova com atendimento diferenciado a clientes de Sprinter Nova Sprinter Mercedes-Benz inova com atendimento diferenciado a clientes de Sprinter Informação à Imprensa Data: 4 de junho de 2012 Com a inauguração do inédito conceito de Van Center (loja exclusiva

Leia mais

PROFFISSIONAL DA ÁREA DE ENGENHARIA

PROFFISSIONAL DA ÁREA DE ENGENHARIA ROBERTO AUGUSTO DOS REIS Rua Roberval Froes, 390 apto 74B - Jd Esplanada II - São José dos Campos SP - 12242-460 Fone: (012) 3209-8488 / (12) 8246-7399 E-mail: roberto.engenharia@yahoo.com.br PROFFISSIONAL

Leia mais

1.IF BAIANO Campus Uruçuca

1.IF BAIANO Campus Uruçuca 1.IF BAIANO Campus Uruçuca O IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, criado em 2008, pela Lei Federal 11.892, é uma instituição de educação superior, básica e profissional,

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Soldagem: - Grande aplicação nas atividades industriais que existem no mundo moderno: construção naval, ferroviária, aeronáutica e automobilística,

Leia mais

EnerSolar + Brasil e Ecoenergy se destacam no mercado de energia renovável

EnerSolar + Brasil e Ecoenergy se destacam no mercado de energia renovável EnerSolar + Brasil e Ecoenergy se destacam no mercado de energia renovável Até 2040, o Brasil deverá atrair cerca de US$ 300 bilhões em investimentos para a geração de energia, segundo dados Bloomberg

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica WSI Energia Químico Petroquímico Papel & Celulose Siderurgia www.weldingservices.com Criando Integridade Mecânica Visão Geral A Aquilex WSI é fornecedora líder de serviços de recondicionamento e reparos

Leia mais

BRASMETAL WAELZHOLZ, UMA EQUIPE DEDICADA AO CLIENTE. KEIPER - UMA PARCERIA DE QUASE 20 ANOS

BRASMETAL WAELZHOLZ, UMA EQUIPE DEDICADA AO CLIENTE. KEIPER - UMA PARCERIA DE QUASE 20 ANOS BRASMETAL WAELZHOLZ, UMA EQUIPE DEDICADA AO CLIENTE. KEIPER - UMA PARCERIA DE QUASE 20 ANOS CENTRAL DE ATENDIMENTO Nossa missão: Encantar o cliente A Brasmetal Waelzholz, como é de conhecimento de todos,

Leia mais

TR Tanque Flash. 1. Termo de garantia. 2. Informações gerais de segurança. 3. Informações de segurança específicas do produto

TR Tanque Flash. 1. Termo de garantia. 2. Informações gerais de segurança. 3. Informações de segurança específicas do produto 1.753.000.080 IM-D176-01 BR Rev.00 TR Tanque Flash Manual de Instalação e Manutenção 1. Termo de garantia 2. Informações gerais de segurança 3. Informações de segurança específicas do produto 4. Informações

Leia mais

Implantação de Obras

Implantação de Obras Gerenciamento de Projetos Implantação de Obras Planejamento Administração de Empresas Orçamentação Contratos Marketing Apoio Técnico www.bethonico.com.br APRESENTAÇÃO Desde o ano 2000, a Bethonico Planejamento

Leia mais

6. VALIDAÇÃO DO MODELO

6. VALIDAÇÃO DO MODELO Cap. 6 Validação do modelo - 171 6. VALIDAÇÃO DO MODELO Definição da pesquisa Contextualização (Cap. 2) Metodologia (Cap. ) Revisão da Literatura (Cap. 3) Construção do Método (Cap. 5) Validação do método

Leia mais

CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO

CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO Trabalho a quente Prevenção e Combate a Incêndios Movimentação de Cargas CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO TRABALHO A QUENTE 03 TRABALHO A QUENTE O que é trabalho a

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

AV: Carlos Gomes de sá, nº335, sala 101, ED. Centro Empresarial Plus Office Mata da Praia - Vitória - ES Cep: 29066-040 Tel: + 55 27 2104-0845 /

AV: Carlos Gomes de sá, nº335, sala 101, ED. Centro Empresarial Plus Office Mata da Praia - Vitória - ES Cep: 29066-040 Tel: + 55 27 2104-0845 / SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 03 JUSTIFICATIVA 04 OBJETIVO 05 OBJETIVO ESPECÍFICO 05 PÚBLICO ALVO 06 RESULTADOS ESPERADOS 08 TURISMO CAPIXABA 09 LOCAL DO EVENTO 10 PROGRAMAÇÃO 10 DADOS DA INSTITUIÇÃO REALIZADORA

Leia mais

CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA

CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA http://www.conelengenharia.com.br 10-11-2015 1 A EMPRESA A CONEL ENGENHARIA é uma empresa fundada em 2004, cujo SGI Sistema de Gestão Integrada é Certificado nas

Leia mais

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS FOCO EM INICIATIVAS E OPORTUNIDADES PARA ASSOCIADOS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTES Mais do que representar legitimamente

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI O caráter multifinalitário de um SIG tem por concepção a geração de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, relacionada aos aspectos

Leia mais

Assistente de Tecnologia da Informação e Técnico em Instrumentação. Descrição e Requisitos

Assistente de Tecnologia da Informação e Técnico em Instrumentação. Descrição e Requisitos Vitória, 20 de Maio de 2014. A Selecta, empresa de Recrutamento e Seleção, divulga as vagas de emprego em aberto, com destaque para: Analista Financeiro, Assistente Contábil, Assistente de Tecnologia da

Leia mais

Na casa da minha vida, só cerâmica

Na casa da minha vida, só cerâmica Na casa da minha vida, só cerâmica Anicer lança campanha para promover o produto cerâmico A Anicer deu início a uma campanha publicitária com ênfase nas mídias digitais para valorização do produto cerâmico.

Leia mais

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Na hora de reduzir os custos da sua reforma, não adianta só subtrair. É preciso também somar experiência. ampla. Construções & Reformas

Na hora de reduzir os custos da sua reforma, não adianta só subtrair. É preciso também somar experiência. ampla. Construções & Reformas Na hora de reduzir os custos da sua reforma, não adianta só subtrair. É preciso também somar experiência. Quem Somos Ampla é uma empresa focada em execução de obras com estrutura própria e qualidade. Oferecemos

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 10 de Dezembro de 2010 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração

Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração MISSÃO, VISÃO E VALORES Visão Ser uma associação reconhecida nacional e internacionalmente, como referência do setor brasileiro da construção

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS - PRINCIPAIS DIRETRIZES E DESAFIOS. Flávio Terra Barth 1

GESTÃO INTEGRADA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS - PRINCIPAIS DIRETRIZES E DESAFIOS. Flávio Terra Barth 1 GESTÃO INTEGRADA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS - PRINCIPAIS DIRETRIZES E DESAFIOS Flávio Terra Barth 1 Resumo - A Lei Federal 9.433, de 8 de janeiro de 1997 sobre a Política e o Sistema Nacional de Recursos

Leia mais

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa Rua Júlia da Costa, 229. Colônia Dona Luiza. Ponta Grossa/ PR CEP: 84001-970 Plano de Estágio do Curso Técnico em Segurança do Trabalho 1. Identificação

Leia mais

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Que tal ser voluntário da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016? A Greenbuilding Brasil não seria o sucesso que é sem a colaboração de

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS Terceirização Logística no Brasil - 2014 -

Brochura - Panorama ILOS Terceirização Logística no Brasil - 2014 - Brochura - Panorama ILOS Terceirização Logística no Brasil - 2014 - Apresentação A terceirização de atividades logísticas no Brasil tem sido motivada pela redução de custos e melhoria nas operações logísticas.

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ

Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ 08/04/2015- (Carga Horária: 3 horas) Código 2- Minicurso: Introdução à programação VBA para a Engenharia Química - Prof. Dr. José Nilton Silva (UFCG) Descrição:

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75 Sumário Prefácio...IX Apresentação...XI Capítulo 1 O Comércio internacional no pós-guerra...1 Capítulo 2 O Departamento de comércio exterior...5 Capítulo 3 Métodos de comércio exterior...7 Capítulo 4 Agentes

Leia mais

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Resenha Crítica: Qual a relação entre competitividade, gestão do conhecimento e tecnologia da informação? Paulo Fernando da Silva Para discutirmos a relação

Leia mais

NOVO SISTEMA DE BANCO DE DADOS NO SITE DA RUMO ENGENHARIA

NOVO SISTEMA DE BANCO DE DADOS NO SITE DA RUMO ENGENHARIA INFORMATIVO Ano 01 - Edição 01 - Março/Abril 2015 NOVO SISTEMA DE BANCO DE DADOS NO SITE DA RUMO ENGENHARIA ÍNDICE: Editorial - pág. 02 Destaque Capa - pág. 03 Treinamentos - pág. 03 Notícias - pág. 04

Leia mais

ecologia verde aquecimento solar arquitetura retrofit certificação reaproveitamento projetos desenvolvimento sustentável

ecologia verde aquecimento solar arquitetura retrofit certificação reaproveitamento projetos desenvolvimento sustentável verde ecologia aquecimento solar arquitetura certificação retrofit reaproveitamento projetos desenvolvimento sustentável Mercado green building Diversos setores da economia mundial estão tomando iniciativas

Leia mais

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1 Introdução Este relatório tem como objetivo mostrar e registrar as atividades realizadas por mim, Julio Cesar Bertolotti, bolsista do PIBID Física da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), desde

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO PORTARIA N. 2, DE 08 DE MAIO DE 1984 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT Autor DEOGLEDES MONTICUCO, profissional com mais de 50 anos de atuação na Indústria da Construção, Automobilística, Colonização, Comércio, Educação e Consultoria, nas áreas

Leia mais

PROJETO MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO CARIRI PARAIBANO

PROJETO MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO CARIRI PARAIBANO PROJETO MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO CARIRI PARAIBANO PEREIRA, Katucha Kamilla Marques. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA / UFPB.

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL

A EVOLUÇÃO DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL A EVOLUÇÃO DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL 1. Aspectos gerais A geração de lixo urbano no Brasil está em torno de 140,000 ton/dia, sendo que a estimativa dos órgãos

Leia mais

http://10.0.10.25/wpro/control/termoaberturactrl.php?opc=imprimir... Justiça Educacional Plano de Projeto

http://10.0.10.25/wpro/control/termoaberturactrl.php?opc=imprimir... Justiça Educacional Plano de Projeto 1 de 6 27/10/2011 15:49 Justiça Educacional Plano de Projeto 1. Escopo do projeto Objetivo do projeto Nos dias atuais o Magistrado tem sido exigido a exercer um novo papel na sociedade, e para isso, é

Leia mais

Curso Técnico em Eletromecânica

Curso Técnico em Eletromecânica Curso Técnico em Eletromecânica Edição 2011-1 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE ARARANGUÁ

Leia mais

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Marcelo Firer Museu Exploratório de Ciências Unicamp Este texto apresenta o processo de formação básica de monitores do projeto Oficina Desafio,

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM Petróleo Exploração & Produção Know-How no Segmento Industrial de Exploração & Produção de Petróleo Visão: Gerar soluções antidesgaste visando o aumento da

Leia mais

Cogeração A Gás Natural

Cogeração A Gás Natural Cogeração A Gás Natural 1- Definição A co-geração é definida como o processo de produção combinada de calor útil e energia mecânica, geralmente convertida total e parcialmente em energia elétrica, a partir

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS DIRETORIA GERAL e DIRETORIA DA SEDE 16 DIRETORIA DA SEDE A Diretoria da Sede, vinculada à Direção Geral, funcionou no ano de 2000 sob a responsabilidade do Prof. Ramos Albuquerque Nóbrega e no período

Leia mais

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) em parceria com o IBRACON (Instituto dos Auditores

Leia mais

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança

Leia mais

CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 ANÁLISE DO PORTAL. educarede.org.br

CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 ANÁLISE DO PORTAL. educarede.org.br CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 www.educarede.com.br - 1 ANÁLISE DO PORTAL educarede.org.br Trabalho apresentado como aproveitamento da disciplina AM540 Multimeios e Educação, sob orientação do Prof. Dr.

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais