SURGIMENTO E CRESCIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SURGIMENTO E CRESCIMENTO"

Transcrição

1 INTERNET Wagner de Oliveira

2 SURGIMENTO E CRESCIMENTO Grande teia que integra máquinas/redes de todos os tipos e tamanhos; Interliga redes distintas ligadas por roteadores através do protocolo TCP/IP para compartilhar informações; Crescimento dos usuários, mundialmente: 567 milhões em Atualmente há cerca de 1 bilhão. Previsão de chegar a 2 bilhões em 2012.

3 SURGIMENTO E CRESCIMENTO Final de 60: ARPA (Advanced Reseach and Projects Agency), mais tarde foi chamada ARPANET. Universidade da Califórnia em Los Angeles Universidade da Califórnia em Santa Bárbara Arpanet Instituto de Pesquisa de Stanford Universidade de Utah

4 SURGIMENTO E CRESCIMENTO Inicio de 80: Unix/(TCP/IP) interligou várias universidades com o ARPANET. 1985: NSF (National Science Foudation) interligou seus supercomputadores formando a NSFNET. 1986: NSFNET conecta-se ao ARPANET e passou a ser chamada de Internet.

5 SURGIMENTO E CRESCIMENTO 1989: Comunidade acadêmica Rio-São Paulo (Fadesp + LNCC/UFRJ) se liga a Internet e o Ministério da Ciência e Tecnologia criou o RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que passou a coordenar o acesso a Internet no Brasil. 1993: A Internet passou a ser explorada comercialmente no EUA e outros países. 1994: A Internet passou, também a ser explorado comercialmente no Brasil. A Embratel iniciou um projeto piloto que veio a se tornar uma das espinhas dorsais (backbones) da Internet no Brasil, paralelamente ao backbone da RNP.

6 SURGIMENTO E CRESCIMENTO Navegador: Em 1993 a Internet teve seu sucesso fora do mundo acadêmico graça a distribuição do Mosaic, o primeiro Navegador para a Web e em 1994 sai a primeira versão do Netscape Navegator. Marc Andreessen Desenvolveu o Mosaic. Levou ao Netscape Navigator

7 SURGIMENTO E CRESCIMENTO 2001: Unicamp inicia sua preparação para acessar a Internet 2, rede mundial de alto desempenho que estava sendo montada para superar as deficiências da Internet atual. Utilizando links de velocidade mínima de 155 Utilizando links de velocidade mínima de 155 Mbps (megabits por segundo) e podendo chegar a 2,5 Gbps (bilhões de bits por segundo).

8 SURGIMENTO E CRESCIMENTO 2003: foi assinado um acordo de colaboração entre os projetos de rede avançada da América Latina e dos Estados Unidos, Clara e Internet2, respectivamente. O acordo possibilitará a conexão e troca de tráfego entre as duas redes, beneficiando milhares de pesquisadores em centenas de instituições....

9 Tim Berners-Lee Imaginou que seu trabalho seria mais fácil se pudesse ligar-se aos computadores dos colegas. Idealizou uma rede de computadores muito similar a uma teia de aranha. Usava links para transferir dados de um site para outro local. Trabalhava no laboratório CERN, em Genebra. O CERN é considerado o berço da World Wide Web.

10 O QUE É PRECISO PARA SE CONECTAR? Computador Linha telefônica (ou outra tecnologia) Modem Provedor de Acesso

11 COMO SE CONECTAR AO PROVEDOR? Linha Telefônica (Dial-Up / Banda Básica); ISDN Linha Telefônica Digital; Banda Larga - Dedicado ADSL Linha Telefônica (Velox, Speedy...); Cabo (Tv a cabo Cabo); LAN (Rede Local Empresas e Condomínios); Rádio Rádio Freqüência. PLC Rede elétrica PLC-Power Line Comunication Os sinais são transmitidos através da linha da rede elétrica (fios), mas em outra freqüência.

12 Navegador (Browser) Software de interface usado para explorar a Internet. Além do Internet Explore da Microsoft que é o mais usado, temos o Firefox e o Opera entre outros. Os navegadores gráficos combinam a facilidade dos links com uma interface gráfica atraente.

13 A Tecnologia de Rede Uma mensagem enviada por meio da Internet é dividida em pacotes de tamanho uniforme. Cada pacote é rotulado com seu endereço de destino. Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP). O TCP cria e remonta pacotes. O IP cuida do endereçamento: assegura que os pacotes sejam encaminhados ao seu destino final.

14 UNIFORM RESOURCE LOCATOR (URL) O endereço completo, exclusivo, de uma página Web. Nome de domínio endereço do computador host do site. http: protocolo (HyperText Transfer Protocol) utilizado para acessar uma informação www Servidores da World Wide Web Folhadirigida Domínio ou nome da empresa com Indica o tipo de domínio (comercial) br domínio situado no Brasil Script diretório atual Index.asp documento ou arquivo sendo exibido

15 DOMÍNIOS É uma parte da hierarquia de nomes de grupos que permite identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede. Domínios Institucionais com: organizações comerciais Edu: instituições educacionais gov: agências governamentais mil: organizações militares Jus: tribunais de justiça Adv: advogados Ind: Indústrias Int: organizações internacionais net: administração da rede org: sem fins lucrativos Domínios Geográficos br: Brasil de: Alemanha se: Suécia ar: Argentina fr: França jp: Japão ca: Canadá uk: Reino Unido au: Austrália instituições na rede.

16 CONCEITOS DE INTERNET Cookies São informações (arquivos de textos) que os sites (páginas) da Internet guardam em nossos computadores (cliente) para nos identificar nos próximos acessos àquelas páginas. Esses arquivos guardam informações que permitem à página nos reconhecer e apresentar conteúdo específico para a nossa preferência. Não são vírus, nem podem trazer vírus (são arquivos de texto). A maioria dos browsers podem ser configurada para recusar cookies ou informar quando eles estão sendo gravados. Cache de Internet Armazenamento, em disco, das páginas e arquivos que foram acessados mais recentemente pela rede. Cada micro tem sua própria Cache da Internet: a pasta Temporary Internet Files (Arquivos Temporários da Internet). Tem como objetivo acelerar o download das páginas.

17 CONCEITOS DE INTERNET Conceitos de Internet Plug-ins Plug-in é um programa auxiliar ou um acessório que roda dentro do navegador web. Há tipos de arquivos, novas tecnologias, recursos diferentes que seu programa de navegação não consegue exibir. Nestes casos você precisa instalar esses programas auxiliares. Uma página que tenha áudio, vídeo, animação ou outro recurso requer plug-ins. Os mais comuns são: Real Player Shockwave Director Flash Quick Time Acrobat Reader.

18 CONCEITOS DE INTERNET Intranets Uma rede privada similar à Internet. Fácil de criar e oferecem muitos usos potenciais. Podem ser ligadas à Internet. É chamada de Extranets quando permitem a clientes e fornecedores terem acesso à intranet da companhia.

19 CONCEITOS DE INTERNET Programas de Páginas Web Pequenos programas podem ser baixados para rodar em seu navegador: Permitem que páginas Web executem muitas tarefas e Permitem, também, interação dinâmica. Eles vêm em diversas formas: Linguagens de scripting (Produzem instruções para ser interpretadas e executadas por seu navegador). JavaScript é a mais comum. Programas incorporados a páginas Web: Applets Java e controles ActiveX são os mais comuns.

20 SERVIÇOS DA INTERNET (correio eletrônico) Web (WWW) acesso à páginas de hipertextos. Pesquisas na Internet Comércio Eletrônico Portais na Internet Propaganda na Internet RSS VPN (Rede virtual privada) VoIP (Telefonia através do protocolo IP) Sites de serviços

21 CORREIO ELETRÔNICO ( ) Correio eletrônico é um dos serviços mais elementares e mais importantes da Internet. Possibilita a troca de mensagens entre usuários de forma assíncrona. O usuário possui um endereço e uma caixa postal para onde são enviadas e armazenadas as mensagens Endereço de correio eletrônico: nome-do-usuário@nome-do-servidor-de-correio wagner.oliveira@cefetrn.br (arroba) significa está em <<servidor>> Os protocolos envolvidos no processo de envio são: POP3, SMTP, IMAP

22 WEB (WWW) Serviço que permite a apresentação de informações em documentos de hipertexto chamados de páginas; É um grande sistema de informações interligadas por meio de hipertexto (documento com links); A Web é formada por milhões de computadores e aplicações que fornecem as páginas (servidores WEB ou servidores de páginas) As páginas são criadas através da linguagem HTML e podem conter textos, figuras, sons e vídeo (multimídia). O navegador WWW (browser) é a ferramenta utilizada para acessar as páginas. Hiperlinks são vínculos (ligações existentes nas páginas mãozinha ).

23 SITE OU HOME PAGE? Site, Web site ou sítio da Web é nome dado à uma pasta localizado em um servidor de página; Dentro das pastas estão os arquivos que compõe as páginas, ou seja, as páginas estão dentro dos sites. Então, site são todas as páginas referentes a um endereço WWW. Home page é a página Inicial (abertura) de um site.

24 SERVIDOR / CLIENTE WEB Servidor Web ou Servidor de Páginas é o programa, instalado no computador servidor, que fornecerá as páginas aos usuários que as solicitarem. Ex. IIS (Ms), Apache(Linux). Cliente Web ou Navegador (Browser) é o programa, instalado nos computadores dos usuários, que vai ler e interpretar as mensagens (páginas) enviadas pelo servidores. O Browser é quem lê e interpreta o código HTML (as páginas são feitas com essa linguagem).

25 Pesquisa na Internet Mecanismo de busca permite ao usuário especificar termos de busca. Ex.: Google. 1) O mecanismo de busca constrói um banco de dados de sites que coincidem com esses termos. 2) Usa um software para construir bancos de dados. 3) Metabusca pesquisa mecanismos de busca e constrói uma lista abrangente

26 Comércio Eletrônico Comércio eletrônico comprar e vender por meio da Internet. Business-to-consumer (B2C) Empresas para consumidores. Business-to-business (B2B) Empresas para Empresas. Consumer-to-consumer (C2C) Consumidores para consumidores.

27 Comércio Eletrônico Pagamento no Comércio Eletrônico O protocolo Secure Sockets Layer (SSL) provê uma maneira segura de se efetuar pagamentos on-line. Taxas no Comércio Eletrônico: Há estudos sobre como cobrar impostos Internos e Internacionais. Maior gargalo para a globalização do comércio eletrônico.

28 Portais na Internet Exemplo de fidelização do usuário.

29 Propaganda na Internet Muitos anúncios em sites Web são banners de propaganda. AdWords do Google: Consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos sites de busca relacionados às palavras-chave que o internauta está procurando no motor de busca da página. AdSense do Google Os donos de websites podem se inscrever no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.

30 RSS (FEED) Conceito relacionado ao acesso a informações jornalísticas em tempo real através da Internet

31 Rede Privada Virtual Tecnologia que usa a Internet como um canal para comunicação privada de dados. Usa a tecnologia de encapsulamento [Os pacotes de dados seguem o Protocolo de Tunelamento Ponto a Ponto Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP)]. Muito mais barata do que as linhas dedicadas. Os dados estão seguros. Transfere a administração remota de rede a um provedor de Internet.

32 Rede Privada Virtual

33 VOZ SOBRE IP O crescimento da popularização do acesso em banda larga deve também abrir caminho para novos serviços e aplicações à disposição dos usuários. A tecnologia VoIP, que permite a realização de ligações telefônicas pela Internet, é uma dessas aplicações promissoras. O programa gratuito Skype ( permite que o internauta converse com seus amigos de qualquer lugar do mundo, via Web, sem custos de ligações. Já há vários telefones no mercado que não usam linhas, mas se comunicam com a Internet para usar VoIP como meio de comunicação.

34 SITES DE SERVIÇOS Enciclopédia livre alimentada e atualizada pelos usuários. Acesso gratuito. Google Docs Google Maps Bookmarks Redes de relacionamento...

35 ESTATÍSTICAS POSIÇÃO DOS PAÍSES POR NÚMERO DE HOSTS Fonte: Network Wizards 2008 País Julho 08 Janeiro 08 Class. Jan 08 1º Estados Unidos* º 2º Japão (.jp) º 3º Alemanha (.de) º 4º Itália (.it) º 5º China (.cn) º 6º França (.fr) º 7º Austrália (.au) º 8º Holanda (.nl) º 9º México (.mx) º 10º Brasil (.br) º * (.edu,.us,.mil,.org,.gov,.com,.net e.info)

36 ESTATÍSTICAS POSIÇÃO DOS PAÍSES POR NÚMERO DE HOSTS Fonte: Network Wizards 2009 País Julho 09 Janeiro 09 Class. Jan 09 1º Estados Unidos* º 2º Japão (.jp) º 3º Alemanha (.de) º 4º Itália (.it) º 5º Brasil (.br) º 6º França (.fr) º 7º China (.cn) º 8º México (.mx) º 9º Holanda (.nl) º 10º Austrália (.au) º * (.edu,.us,.mil,.org,.gov,.com,.net e.info)

37 ESTATÍSTICAS HOSTS NAS AMÉRICAS Fonte: Network Wizards 2008 País Julho 08 Janeiro 08 Class. Jan 08 1º Estados Unidos* º 2º México (.mx) º 3º Brasil (.br) º 4º Canadá (.ca) º 5º Argentina (.ar) º 7º Colômbia (.co) º 6º Chile (.cl) º 8º Uruguai (.uy) º 9º Peru (.pe) º 10º Trinidad e Tobago (.tt) * (.edu,.us,.mil,.org,.gov,.com,.net e.info) º

38 ESTATÍSTICAS HOSTS NAS AMÉRICAS Fonte: Network Wizards 2009 País Julho 09 Janeiro 09 Class. Jan 09 1º Estados Unidos* º 2º Brasil (.br) º 3º México (.mx) º 4º Canadá (.ca) º 5º Argentina (.ar) º 7º Colômbia (.co) º 6º Chile (.cl) º 8º Uruguai (.uy) º 9º República Dominicana (.do) º 10º Peru (.pe) º * (.edu,.us,.mil,.org,.gov,.com,.net e.info)

39 ESTATÍSTICAS HOSTS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: Network Wizards 2008 País Julho 08 Janeiro 08 Class. Jan 08 1º Brasil (.br) º 2º Argentina (.ar) º 3º Colômbia (.co) º 4º Chile (.cl) º 5º Uruguai (.uy) º 6º Peru (.pe) º 7º Venezuela (.ve) º 8º Bolivia (.bo) º 9º Equador (.ec) º 10º Paraguai (.py) º

40 ESTATÍSTICAS HOSTS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: Network Wizards 2009 País Julho 09 Janeiro 09 Class. Jan 09 1º Brasil (.br) º 2º Argentina (.ar) º 3º Colômbia (.co) º 4º Chile (.cl) º 5º Uruguai (.uy) º 6º Peru (.pe) º 7º Venezuela (.ve) º 8º Bolivia (.bo) º 9º Paraguai (.py) º 10º Equador (.ec) º

41 DOMÍNIOS

42 USUÁRIO DE INTERNET

43 BRASIL - REDES Linhas telefônicas ,43 a cada 100 habitantes Assinantes de telefonia celular ,47 a cada 100 habitantes Número de computadores pessoais ,09 a cada 100 habitantes Usuários com acesso a internet ,51 a cada 100 habitantes

SURGIMENTOE CRESCIMENTO

SURGIMENTOE CRESCIMENTO INTERNET Wagner de Oliveira SURGIMENTOE CRESCIMENTO Grande teia que integra máquinas/redes de todosostiposetamanhos; Interliga redes distintas ligadas por roteadores através doprotocolotcp/ippara compartilhar

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN. A Internet e suas aplicações

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN. A Internet e suas aplicações Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN A Internet e suas aplicações Histórico da rede Iniciativa dos militares norte-americanos Sobrevivência de redes de comunicação e segurança em caso

Leia mais

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Internet A Grande Rede Mundial Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha O que é a Internet? InterNet International Network A Internet é uma rede mundial de

Leia mais

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet CAPÍTULO 2 Entendendo a Internet 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet Noções de Internet: O que é Internet; História da Internet; Recursos da Internet; Serviços não-web.

Leia mais

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Surgimento da internet Expansão x Popularização da internet A World Wide Web e a Internet Funcionamento e personagens da

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web

Desenvolvimento de Aplicações Web Desenvolvimento de Aplicações Web André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação Serão realizadas duas provas teóricas e dois trabalhos práticos. MF = 0,1*E + 0,2*P 1 + 0,2*T 1 + 0,2*P

Leia mais

INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE COLÉGIO PRESBITERIANO MACKENZIE SP Informática Educacional

INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE COLÉGIO PRESBITERIANO MACKENZIE SP Informática Educacional História da Internet...3 O que é Internet?...3 Quem é o dono da Internet?...3 Como se conectar?...4 A estrutura dos endereços utilizados na Internet...4 SITES DE BUSCA...7 Sites de Busca...8 Pesquisa...8

Leia mais

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01 APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET O processo de Navegação na Internet Aula 01 O processo de Navegação na Internet. USUÁRIO A CONEXÃO PROVEDOR On-Line EMPRESA

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Crescimento da Internet. Introdução a Computação. Linha do Tempo. Pessoas-chave. Marc Andreessen. Tim Berners-Lee. Crescimento dos computadores host:

Crescimento da Internet. Introdução a Computação. Linha do Tempo. Pessoas-chave. Marc Andreessen. Tim Berners-Lee. Crescimento dos computadores host: Crescimento da Internet Introdução a Computação Internet Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 Crescimento dos usuários, mundialmente: 567 milhões em 2002 780 milhões

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Internet Aula 4 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas

Leia mais

Processo Judicial Eletrônico

Processo Judicial Eletrônico Processo Judicial Eletrônico Internet: origem, desenvolvimento e funcionamento Conceitos básicos das novas tecnologias Documento eletrônico Criptografia e métodos de assinatura digital Processo eletrônico

Leia mais

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet Conceitos básicos Formas de conexão Correio Eletrônico WWW Principais navegadores para Internet Para compreender a Internet faz-se necessário o conhecimento de conceitos simples e que muitas vezes causam

Leia mais

Aula 1 Cleverton Hentz

Aula 1 Cleverton Hentz Aula 1 Cleverton Hentz Sumário da Aula Introdução História da Internet Protocolos Hypertext Transfer Protocol 2 A Internet é um conjunto de redes de alcance mundial: Comunicação é transparente para o usuário;

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

Introdução à Internet

Introdução à Internet Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução Internet? Introdução 11-03-2007 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 Internet Introdução É uma rede global de computadores interligados que comunicam

Leia mais

Valor Comercial das Telecomunicações

Valor Comercial das Telecomunicações Valor Comercial das Telecomunicações Superar barreiras geográficas Atendimento ao cliente/preenchimento de pedidos Superar barreiras do tempo Consultas de crédito (POS) Superar barreiras de custo Videoconferência

Leia mais

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET INTERNET O QUE É A INTERNET? O QUE É NECESSÁRIO PARA ACEDER À INTERNET? QUAL A DIFERENÇA ENTRE WEB E INTERNET? HISTÓRIA DA INTERNET SERVIÇOS BÁSICOS DA INTERNET 2 1 INTERCONNECTED NETWORK INTERNET A Internet

Leia mais

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor Rede de Computadores Arquitetura ClienteServidor Coleção de dispositivos de computação interconectados que permitem a um grupo de pessoas compartilhar informações e recursos É a conexão de dois ou mais

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Mercados em potencial de serviços Serviços da Web ftp,http,email,news,icq! Mercados em potencial de serviços FTP IRC Telnet E-mail WWW Videoconferência

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 23 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 23-07/12/2007 1 Histórico da Internet Início dos anos 60 Um professor do MIT (J.C.R. Licklider) propõe a idéia de uma Rede

Leia mais

INTERNET EXPLORER 8 EXPLORER EXPL 8 ORER 8

INTERNET EXPLORER 8 EXPLORER EXPL 8 ORER 8 INTERNET EXPLORER 8 ÍNDICE CAPÍTULO 1 REDES DE COMPUTADORES...7 O QUE SÃO REDES DE COMPUTADORES...8 INTERLIGANDO COMPUTADORES...10 CAPÍTULO 2 O QUE É INTERNET...12 COMO FUNCIONA A INTERNET...12 CAPÍTULO

Leia mais

Internet PROF. LEONARDO BARRETO CAMPOS LEONARDOBCAMPOS@GMAIL.COM LEONARDOBCAMPOS.BLOGSPOT.COM

Internet PROF. LEONARDO BARRETO CAMPOS LEONARDOBCAMPOS@GMAIL.COM LEONARDOBCAMPOS.BLOGSPOT.COM Internet PROF. LEONARDO BARRETO CAMPOS LEONARDOBCAMPOS@GMAIL.COM LEONARDOBCAMPOS.BLOGSPOT.COM Sumário Introdução; Internet; E-mail; Grupos de Discussão; Onde encontrar conteúdos; Baixandovídeos; Introdução

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Programação para Web Introdução Professor: Harlley Lima E-mail:harlley@decom.cefetmg.br Departamento de Computação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 17 de Fevereiro

Leia mais

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã

Internet Visão Geral. O que é a Internet? Ong Ação Cidadã Internet Visão Geral Ong Ação Cidadã O que é a Internet? INTERNET é o conjunto de computadores conectados em escala mundial, utilizando o protocolo TCP/IP para comunicar entre si. Nasceu em 1969 com a

Leia mais

Rede de Computadores (REC)

Rede de Computadores (REC) Rede de Computadores (REC) Aula 04 Camada de Aplicação Prof. Jackson Mallmann dcc2jm@joinville.udesc.br Exemplos de requisição via telnet. iniciar / executar / cmd (Windows) telnet endereço telnet 192.168.1.3

Leia mais

O Que é Internet? Internet - é a maior interconexão de redes de computadores que permite a estes conexão e comunicação direta;

O Que é Internet? Internet - é a maior interconexão de redes de computadores que permite a estes conexão e comunicação direta; Internet O Que é Internet? Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc; Internet - é a maior interconexão

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Fundamentos Web I E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação. Hardware

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) CONCURSO: TRE AMAZONAS DATA: 31/01/2010 QUESTÃO 01 - O transporte de páginas Web entre um servidor e um cliente da Internet é realizado pelo protocolo (A) TCP.

Leia mais

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System Redes - Internet 9º C 2008 09 24 Sumário } Estrutura baseada em camadas } Endereços IP } DNS -Domain Name System } Serviços, os Servidores e os Clientes } Informação Distribuída } Principais Serviços da

Leia mais

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007 Internet Sumário A Internet. Questões de segurança. 2 A Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

Leia mais

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site:

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: https://sites.google.com/site/professorcristianovieira Esta frase

Leia mais

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET DEFINIÇÕES BÁSICAS A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, ue têm em comum um conjunto de protocolos e serviços. O ue permite a

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Aula 03 Internet. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 03 Internet. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 03 Internet Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Internet O que é a Internet? A Internet é: Rede mundial de computadores interconectados; Serve

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

Redes de Computadores Camada de Aplicação. Prof. MSc. Hugo Souza

Redes de Computadores Camada de Aplicação. Prof. MSc. Hugo Souza Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. MSc. Hugo Souza É a camada que dispõe a programação para as aplicações de rede através dos protocolos de aplicação; Provém a implantação da arquitetura de

Leia mais

Era da Informação exige troca de informações entre pessoas para aperfeiçoar conhecimentos dos mais variados

Era da Informação exige troca de informações entre pessoas para aperfeiçoar conhecimentos dos mais variados O Uso da Internet e seus Recursos Ana Paula Terra Bacelo anapaula@cglobal.pucrs.br Faculdade de Informática /PUCRS Sumário Introdução Internet: conceitos básicos Serviços da Internet Trabalhos Cooperativos

Leia mais

CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET Pág.: 1 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE

CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET Pág.: 1 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE INTERNET Oriunda de um projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced Research Projects Agency), iniciou o desenvolvimento de uma

Leia mais

Camada de Aplicação. Prof. Eduardo

Camada de Aplicação. Prof. Eduardo Camada de Aplicação RC Prof. Eduardo Introdução Você sabe que existem vários tipos de programas na Internet? - Talvez você já tenha notado que existem vários programas diferentes para cada um desses tipos.

Leia mais

Conteúdo. Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet. Cuidados que se deve ter ao usar a internet

Conteúdo. Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet. Cuidados que se deve ter ao usar a internet INTERNET Conteúdo Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet E-mail Chat Transferência de arquivos Navegação Cuidados que se deve ter ao usar a internet Internet Como tudo

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Um analista de sistemas deseja enviar para seu cliente um arquivo de 300 Mb referente a uma atualização do software. Para transferir esse

Leia mais

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET Objectivos História da Internet Definição de Internet Definição dos protocolos de comunicação Entender o que é o ISP (Internet Service Providers) Enumerar os equipamentos

Leia mais

Valor Comercial das Telecomunicações. Telecomunicações nas Empresas. Superar barreiras geográficas. Superar barreiras do tempo

Valor Comercial das Telecomunicações. Telecomunicações nas Empresas. Superar barreiras geográficas. Superar barreiras do tempo Valor Comercial das Telecomunicações Superar barreiras geográficas Atendimento ao cliente/preenchimento de pedidos Superar barreiras do tempo Consultas de crédito (POS) Superar barreiras de custo Videoconferência

Leia mais

Grande conjunto de informação que existe em todo o Mundo alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web.

Grande conjunto de informação que existe em todo o Mundo alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web. 1. Complete a tabela. Designação Descrição Rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES

GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES Introdução Seja você um indivíduo ou uma empresa, sua abordagem de segurança online deve ser idêntica

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 3 Internet, Browser e E-mail Professora: Cintia Caetano SURGIMENTO DA INTERNET A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria, no final da década de

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará :

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará : 1ª PARTE CAPÍTULO 2 Este capítulo tratará : 1. O que é necessário para se criar páginas para a Web. 2. A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web 3. Navegadores 4. O que é site, Host,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede

Leia mais

HTML Página 1. Índice

HTML Página 1. Índice PARTE - 1 HTML Página 1 Índice HTML A HISTÓRIA... 2 O COMEÇO E A INTEROPERABILIADE... 3 Primeira Página... 4 Entendendo seu código... 5 Abrindo o código fonte da sua página... 6 Comentários na página...

Leia mais

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; )

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) 11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) Algumas Regras Gerais de Uso do Computador I. Sempre feche todas as aplicações abertas

Leia mais

Desenvolvimento Web Histórico da Internet e Protocolos

Desenvolvimento Web Histórico da Internet e Protocolos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Web Histórico da Internet e Protocolos Professor: Bruno E. G. Gomes 2014 Introdução Histórico da Internet Cliente e servidor Introdução

Leia mais

Manual do Usuário Janeiro de 2016

Manual do Usuário Janeiro de 2016 Manual do Usuário Janeiro de 2016 SOBRE CMX CMX é uma interface que dá acesso aos estudantes a milhares de atividades, exercícios e recursos todos posicionados com os padrões e conceitos curriculares.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 2 // Ferramentas Básicas de Internet e Web 2.0 1. Sobre a internet, marque a opção correta: A) A internet poder ser definida como uma rede mundial, composta por mihões e milhões

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

Ferramentas para Desenvolvimento Web

Ferramentas para Desenvolvimento Web Ferramentas para Desenvolvimento Web Profa. Dra. Joyce Martins Mendes Battaglia Mini Currículo Bel. em Ciência da Computação - Unib Mestre e doutora em Eng. Elétrica USP Professora /Coordenadora Pesquisadora

Leia mais

Introdução à Camada de Aplicação. Prof. Eduardo

Introdução à Camada de Aplicação. Prof. Eduardo Introdução à Camada de Aplicação RC Prof. Eduardo Introdução Você sabe que existem vários tipos de programas na Internet? - Talvez você já tenha notado que existem vários programas diferentes para cada

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

Como surgiu a Internet?

Como surgiu a Internet? Como surgiu a Internet? A internet nada mais é do que a conexão de várias redes de computadores interligadas entre si. O surgimento das primeiras redes de computadores datam a época em que o planeta estava

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br INTERNET Tópicos desta aula Internet sob a perspectiva do desenvolvedor web Funcionamento geral Protocolos e portas

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

INTERNET -- NAVEGAÇÃO

INTERNET -- NAVEGAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Parte 1 O que é a Internet? A Internet é uma rede mundial de computadores, englobando redes menores distribuídas por vários países, estados e cidades. Ao contrário do que muitos pensam,

Leia mais

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar Primeiro Técnico Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Prof. Cesar 1 TCP - Transmission Control Protocol Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois

Leia mais

Programação e Designer para WEB

Programação e Designer para WEB Programação e Designer para WEB Introdução Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Apresentação Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Ementa Introdução a hipertexto. A linguagem HTML.

Leia mais

Programação para a Web - I. José Humberto da Silva Soares

Programação para a Web - I. José Humberto da Silva Soares Programação para a Web - I José Humberto da Silva Soares Fundamentos de Internet Rede Mundial de Computadores; Fornece serviços, arquivos e informações; Os computadores que têm os recursos são chamados

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet. Compreender os conceitos básicos de protocolo. Conhecer mais a respeito

Leia mais

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Por Ericson Benjamim Secretaria de Tecnologia da

Leia mais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais RNP/DIV/0085 SDP 01/2002 Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Leia mais

Silvana Lopes Profª de Informática ETEC São Paulo

Silvana Lopes Profª de Informática ETEC São Paulo Profª de Informática ETEC São Paulo Navegador = Browser Navegador Mozilla Firefox Navegador = Browser Navegador Internet Explorer Navegador = Browser Navegador Chrome Rede local LAN Definição de Rede Local

Leia mais

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Critério de Correção do Trabalho 1 Organização: 2,0 O trabalho está bem organizado e tem uma coerência lógica. Termos

Leia mais

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET INTERNET => CONJUNTO DE REDES LIGANDO COMPUTADORES MUNDO A FORA. INTRANET => REDE

Leia mais

Guia de Estudo. Redes e Internet

Guia de Estudo. Redes e Internet Tecnologias da Informação e Comunicação Guia de Estudo Redes e Internet Aspectos Genéricos Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO Série Ponto POR QUE NOVO CONCEITO? O que é um WEBPLC? Um CP na WEB Por que usar INTERNET? Controle do processo de qualquer lugar WEBGATE = conexão INTERNET/ALNETII WEBPLC

Leia mais

FACULDADE DOS GUARARAPES. A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

FACULDADE DOS GUARARAPES. A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br FACULDADE DOS GUARARAPES A Internet... Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br O que é a Internet Rede de Computadores: Consiste de dois ou mais computadores ligados entre si

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo

Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo Transparência e Internet, as Telecomunicações apoiando a Administração Pública Case Prefeitura de São Paulo Data:17 de Julho de 2009 Índice 01 Evolução da Internet - História (comercialização dos Backbones)

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Aula 09

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Aula 09 FACULDADE CAMÕES PORTARIA 4.059 PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO DE DISCIPLINAS AO AMBIENTE ON-LINE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL DOCENTE: ANTONIO SIEMSEN MUNHOZ, MSC. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: FEVEREIRO DE 2007. Internet,

Leia mais

Introdução. Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com

Introdução. Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB Introdução Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com INTERNET Criada a ARPANET em 1970 com a finalidade de conectar departamentos

Leia mais

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 INTERNET INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 OBJETIVOS Apresentar definições e aspectos envolvidos Diferenciar por abrangência Apresentar tecnologias de segurança Apresentar usos e métodos de busca

Leia mais

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia)

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel n.º 574/2011 Página

Leia mais

efagundes com Como funciona a Internet

efagundes com Como funciona a Internet Como funciona a Internet Eduardo Mayer Fagundes 1 Introdução à Internet A Internet é uma rede de computadores mundial que adota um padrão aberto de comunicação, com acesso ilimitado de pessoas, empresas

Leia mais

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET INTERNET Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br Surgimento da Internet Projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced

Leia mais