KRAFTWERK, O GRUPO DE MÚSICA ELETRÔNICA POP MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA, GANHA BIOGRAFIA INÉDITA EM PORTUGUÊS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "KRAFTWERK, O GRUPO DE MÚSICA ELETRÔNICA POP MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA, GANHA BIOGRAFIA INÉDITA EM PORTUGUÊS."

Transcrição

1 KRAFTWERK, O GRUPO DE MÚSICA ELETRÔNICA POP MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA, GANHA BIOGRAFIA INÉDITA EM PORTUGUÊS. Considerada tão ou mais influente que os Beatles no cenário musical do século XX, a banda alemã que reinventou o pop com sua batida eletrônica tem aguardada biografia lançada pela Editora Seoman. Kraftwerk Publikation Autor: David Buckley e Nigel Forrest Preço: R$ 52,00 Páginas: 368 Editora: Seoman Para muitos, a música pop moderna se divide em antes e depois do Kraftwerk, uma banda que, à frente de seu tempo, quebrou paradigmas e criou uma sonoridade revolucionária, com um padrão musical totalmente sintético e eletrônico. Ao deixar de lado os instrumentos convencionais e optar por instrumentos eletrônicos, os quatro rapazes de Düsseldorf pavimentaram o caminho da música eletrônica e tornaram-na mais acessível ao grande público. Firmado não apenas na trajetória, mas na história sociocultural da banda, Kraftwerk Publikation é a pesquisa mais rica e séria já realizada sobre um dos grupos que, embora seja dos mais reservados, é também dos mais adorados por muitas gerações, que este ano, comemora 45 anos de carreira. ROBÓTICOS, SEM ALMA E SEM SANGUE A fundação e o início da produção criativa do Kraftwerk estão intimamente ligados ao contexto do pós-guerra, a uma Alemanha Ocidental que, mesmo no fim dos anos 1960, continuava tentando se redimir, se reerguer e se reinventar como nação; ainda precisava preencher alguns vazios deixados pelo conflito mundial. Estigmatizados e quase sem referências de cultura pop, os jovens alemães buscavam uma maneira própria de expressar suas ideias artísticas, e parte deles encontrou a inspiração nas engrenagens e na sonoridade mecânica da renascida paisagem industrial de Düsseldorf. Foi lá que, em 1970, Ralf Hütter e Florian Schneider gravaram seus primeiros trabalhos como Kraftwerk, montaram seu legendário estúdio Kling Klang e basicamente inauguraram o technopop, ou synthpop, como é hoje conhecido. A funcionalidade, a temática urbana, o encanto pelas máquinas e pela técnica deram o tom conceitual e estético de uma obra musical que, desde então, evoluiu em paralelo ao avanço da tecnologia.

2 Os rapazes de Düsseldorf iam, assim, na contramão da história. Em uma época marcada por excessos e pela contracultura, em que a tecnologia era vista com muita desconfiança, nada pior do que fazer arte sintética e artificial utilizando sintetizadores eletrônicos. Música de verdade requeria baixo, guitarra, bateria, alma, emoção, carne e osso. Ao adotar um visual asséptico, guarda-roupa sóbrio, ausência de instrumentos convencionais e presença quase imóvel no palco, o Kraftwerk era o avesso do que deveria ser uma banda tradicional de música pop. Resistências à parte, o grupo se superou com o lançamento de Autobahn, seu quarto álbum, em Com essa verdadeira obraprima, o Kraftwerk que já contava com a presença de Wolfgang Flür entre os integrantes conseguiu antecipar em vinte anos muito do que viria a ser a música eletrônica para as massas, - Este trabalho alcançou uma vendagem significativa e chamou a atenção tanto dos apreciadores mais exigentes do rock progressivo e da música de vanguarda quanto dos frequentadores das pistas de dança. O trabalho seguinte, Radio-Activity (1975), inovou ao dispensar formalmente o uso da guitarra, tornando-se o primeiro LP totalmente eletrônico dos quatro rapazes de Düsseldorf; marcou também a chegada de Karl Bartos à banda, compondo a formação mais icônica do Kraftwerk: Schneider/Hütter/Bartos/Flür. Álbuns como Trans-Europe Express (1977), The Man-Machine (1978) e Computer World (1981) foram, também, invenções brilhantes que romperam completamente com as tendências musicais que predominavam na época. The Catalogue um box com os trabalhos clássicos remasterizados por eles próprios foi o último lançamento do grupo, em Hoje, mesmo com apenas um integrante original, Ralf Hütter, o Kraftwerk está em turnê e continua a lotar suas apresentações. Sua importância pode ser medida pelos artistas que o grupo influenciou: de David Bowie e Iggy Pop, passando por John Lydon (Sex Pistols) e Ian Curtis (Joy Division) até Depeche Mode e Soft Cell. De acordo com a revista especializada NME, o estilo robot pop do Kraftwerk foi, ainda, o ponto de partida de bandas como Prodigy e Daft Punk. Muitos desses músicos prestaram tributo ao Kraftwerk em seus trabalhos, caso da faixa V-2 Schneider, do álbum Heroes, de David Bowie, uma homenagem a Florian; bandas como U2, Siouxsie & the Banshees e Simple Minds gravaram covers das músicas do Kraftwerk entre dezenas de outros artistas; e entre outros grupos que reconhecem a admiração pela banda de Düsseldorf estão Blondie, Franz Ferdinand, LCD Soundsystem e Ladytron.

3 O PRIMEIRO LIVRO SÉRIO SOBRE O KRAFTWERK Kraftwerk Publikation não é apenas uma narrativa da vida e da carreira da banda alemã, mas um zoom de todo o contexto que levou Ralf Hütter e Florian Schneider no fim dos anos 1960 a se tornar o grupo de música eletrônica mais importante da história. Para realizar essa grande proeza, e a despeito da relutância dos biografados, o escritor e jornalista inglês David Buckley conseguiu entrevistar ex-membros da banda, especialmente o percussionista Karl Bartos, embora não tenha tido acesso a seus fundadores, Ralf Hütter e Florian Schneider, carinhosamente chamados de Lennon e McCartney da música sintética. E o resultado é excepcional, considerando o escasso material bibliográfico existente e a verdadeira aversão da banda à exposição midiática. O próprio Bartos, no prefácio que escreveu para o livro, afirma tratar-se do primeiro trabalho sério, escrito por alguém de fora, sobre a banda da qual foi integrante por quinze anos. O livro resgata pormenores históricos e revela os bastidores do Kraftwerk; explora o começo de carreira, o amadurecimento criativo e a paixão da banda por tecnologia. Tudo isso sem perder de vista o cenário social e cultural em que o grupo surgiu e se desenvolveu, contextualizando sua trajetória e sua música para demonstrar quão radical e visionária era sua proposta. De fato, o Kraftwerk não inventou a música eletrônica pop. Hütter e Schneider propuseram-se a utilizar a tecnologia eletrônica na música como meio de criar um estilo inspirado no funcional e no utilitário. E foi essa ideia que se tornou um dos alicerces da música sintética pop (ou synthpop)e, posteriormente, da música eletrônica feita para dançar. Assim, mesmo não tendo inventado a música eletrônica popular, o Kraftwerk abriu as portas de forma precursora para essa inovadora expressão musical que perdura e se reinventa até hoje. * Em setembro de 2013 a BBC lançou o documentário Kraftwerk - Pop Art, que inclui filmagens exclusivas da série de oito shows realizados em fevereiro desse mesmo ano na Tate Modern, em Londres, além de depoimentos sobre a banda e imagens de arquivo. * O grupo nunca lançou um disco the best of e seus membros jamais se comportaram como celebridades. O Kraftwerk é, provavelmente, a banda mais midiafóbica da história da música. * Ao longo da carreira, o Kraftwerk se recusou a colaborar com nomes importantes da música pop, como David Bowie e Michael Jackson.

4 * Seu próprio site oficial ( não tem quase nenhum conteúdo, quase nada da história da banda, sessão de notícias nem links para blog ou contas no Facebook e no Twitter. Seu aspecto mais desenvolvido é a loja on-line. * Em 2011, o Kraftwerk lançou o aplicativo Kling Klang Machine Nº 1, por meio do qual o usuário pode acessar virtualmente o estúdio da banda, mexer nos sintetizadores e criar suas próprias músicas. * Kling Klang é o estúdio privado de gravação do Kraftwerk, cujo site oficial é * Em meados da década de 1980, a música Boing Boom Tschak, do álbum Electric Café, era sucesso em bailes funk e black do Brasil, sendo conhecida como Melô do Porco. * O Kraftwerk esteve três vezes no Brasil: em 1998, no Free Jazz Festival, em 2004, no Tim Festival, e em 2009, no Just a Fest. * A edição brasileira de Kraftwerk Publikation conta com apresentação de Camilo Rocha (DJ, produtor e jornalista especializado em cultura eletrônica) e prefácio do músico, compositor e produtor Paulo Beto, um dos maiores conhecedores da história da música eletrônica no Brasil. * O livro traz ainda uma discografia selecionada da banda e um guia para suas vinte músicas essenciais. * Articulistas e convidados do jornal Financial Times elegeram Kraftwerk Publikation um dos melhores livros de 2012 na categoria pop. * O autor David Buckley também escreveu biografias de Elton John, David Bowie, Roxy Music e R.E.M. ( INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA (11) ramal: 231 Gisele Vila Nova imprensa@grupopensamento.com.br A EDITORA Adquirida em 2009 pelo Grupo Editorial Pensamento, a Editora Seoman publica livros nas áreas de biografia, moda e cultura pop. Integra os selos do Grupo Editorial Pensamento, reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação.

5

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY,

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY, À Procura de Mozart Resumo O vídeo nos oferece um relato sobre a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele nos é apresentado como único e inigualável devido à sua genialidade na música clássica do século

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

EDITAL NOVOS TALENTOS DO JAZZ CONCURSO DE BANDAS DE JAZZ E DE MÚSICA INSTRUMENTAL DO SAVASSI FESTIVAL 2014

EDITAL NOVOS TALENTOS DO JAZZ CONCURSO DE BANDAS DE JAZZ E DE MÚSICA INSTRUMENTAL DO SAVASSI FESTIVAL 2014 NOVOS TALENTOS DO JAZZ CONCURSO DE BANDAS DE JAZZ E DE MÚSICA INSTRUMENTAL DO SAVASSI FESTIVAL 2014 EDITAL APRESENTAÇÃO O Savassi Festival é um festival de jazz e música instrumental criado em 2003, em

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC

REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC O 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC têm como foco promover o intercâmbio cultural das mais variadas modalidades e linguagens artísticas

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Análise spot publicitário

Análise spot publicitário Análise spot publicitário Trabalho Realizado por: Carlos Nunes carlosmmnunes@gmail.com Nº 20240 Para a disciplina: Multimédia Scriptwriting Leccionada por: Profª Joana Carvalho Porto, 13 de Abril de 2011

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO APRESENTAÇÃO A aparência é um manifesto de nossa personalidade. Através das roupas, penteados, acessórios, tatuagens etc. comunicamos ao resto do mundo uma infinidade de informações: do lugar social até

Leia mais

História da Mídia Impressa na Educação

História da Mídia Impressa na Educação História da Mídia Impressa na Educação LUSTOSA, Elem Acadêmica do Curso de Pedagogia Iniciação Científica MACIEL, Margareth de Fátima Doutorado em Educação UNICENTRO - PARANÁ RESUMO Esse texto aborda a

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre. Apresentação Março de de 2011

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre. Apresentação Março de de 2011 Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação Março de de 2011 Sobre o Tekimobile... O Tekimobile é um blog que fala sobre tecnologia e teve sua origem em Abril de 2009. Embora falamos sobre

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Por que foca?

APRESENTAÇÃO. Por que foca? APRESENTAÇÃO Por que foca? O foca, jornalista iniciante, tem grande dificuldade de encontrar um guia entre os textos técnicos publicados no Brasil. Com a pauta lhe queimando as mãos, ele se inquieta: por

Leia mais

BIG CARTA. On the road vai proporcionar o retorno em marketing, divulgação

BIG CARTA. On the road vai proporcionar o retorno em marketing, divulgação BIG CARTA À Claro (departamento de marketing) Ref. Apoio / Patrocínio Desejamos pelo presente expor e solicitar a Vossa Senhoria apoio para o (Big Time on the road) a ser realizado no ano de 2016, pelo

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda.

NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. 2 NÖOS RESFEST é o festival da cultura pop de vanguarda em suas várias formas: cinema digital, música, design gráfico, arte e moda. Na sua 5ª edição no Brasil o NÖOS RESFEST tem duração de 3 dias e será

Leia mais

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL Os Centros Culturais Banco do Brasil estão localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Qualquer pessoa física

Leia mais

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente?

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Gisele Bischoff Scherer 1 Resumo O texto a seguir defende um trabalho diferenciado em sala de aula a partir de um planejamento conjunto entre

Leia mais

Uma história de confiança.

Uma história de confiança. Uma história de confiança. Tudo começou em março de 1969. Já na década de 70, impulsionada pelo chamado milagre econômico brasileiro, decorrente de maciços investimentos governamentais em infraestrutura

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

7. As Entrevistas. A seguir pode ser verificado o resumo das respostas dessas entrevistas:

7. As Entrevistas. A seguir pode ser verificado o resumo das respostas dessas entrevistas: 102 7. As Entrevistas Nesse item foram entrevistados 6 diretores da empresa, que, de alguma forma, estiveram envolvidos no processo de lançamento e consolidação da Oi no mercado. Como pode ser visto no

Leia mais

O livro errado. Texto e ilustrações de Nick Bland. Tradução: Gilda de Aquino. Projeto: leitura e produção de texto. Indicação: Fundamental 1

O livro errado. Texto e ilustrações de Nick Bland. Tradução: Gilda de Aquino. Projeto: leitura e produção de texto. Indicação: Fundamental 1 O livro errado Texto e ilustrações de Nick Bland Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas: Seres fantásticos, criatividade,

Leia mais

FESTIVAL BRASIL SERTANEJO APRESENTA GRANDES NOMES DA MÚSICA NA ESPLANADA DO MINEIRÃO

FESTIVAL BRASIL SERTANEJO APRESENTA GRANDES NOMES DA MÚSICA NA ESPLANADA DO MINEIRÃO FESTIVAL BRASIL SERTANEJO APRESENTA GRANDES NOMES DA MÚSICA NA ESPLANADA DO MINEIRÃO Enviado por GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO 08-Abr-2015 PQN - O Portal da Comunicação GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 08/04/2015

Leia mais

(PI): 01 - O 01 (A1):

(PI): 01 - O 01 (A1): Tema do Projeto: Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir de sequências harmónicas

Leia mais

HELENA BORDON. A maior it girl brasileira em primeira pessoa.

HELENA BORDON. A maior it girl brasileira em primeira pessoa. Mídia kit HELENA BORDON A maior it girl brasileira em primeira pessoa. Escrever sobre mim, não foi tarefa fácil. Na verdade, em primeira pessoa, costumamos agir e não falar. Mas com um pequeno esforço,

Leia mais

27.01.2011 Correio do Povo Ensino Página 13

27.01.2011 Correio do Povo Ensino Página 13 Correio do Povo Ensino Página 13 O Sul Caderno Colunistas Página 03 (Clésio Boeira) 27.01..2011 Zero Hora Informe Especial Página 03 Zero Hora Informe Econômico Página 26 Publish News http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=61855

Leia mais

EDITAL DO I FESTECO - FESTIVAL ECOLÓGICO DE PIRACICABA A MÚSICA COMO CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA

EDITAL DO I FESTECO - FESTIVAL ECOLÓGICO DE PIRACICABA A MÚSICA COMO CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA EDITAL DO I FESTECO - FESTIVAL ECOLÓGICO DE PIRACICABA A MÚSICA COMO CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA A Prefeitura Municipal de Piracicaba, Estado de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Ação Cultural

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL MARATONAS DE NEGOCIOS CAMPUS PARTY 2015

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL MARATONAS DE NEGOCIOS CAMPUS PARTY 2015 REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL MARATONAS DE NEGOCIOS CAMPUS PARTY 2015 DO CONCURSO CULTURAL 1. O Concurso Cultural denominado MARATONAS DE NEGOCIOS CAMPUS PARTY 2015 é promovido pela FUTURA NETWORKS

Leia mais

Comunicação e Gestão nas Instituições Maristas

Comunicação e Gestão nas Instituições Maristas Comunicação e Gestão nas Instituições Maristas Comunicação Social Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas Ciências da Comunicação trabalham com diferentes perspectivas voltadas à Comunicação

Leia mais

20º Cultura Inglesa Festival apresenta exposição gratuita British Invasion Experience - um Passeio Histórico pela Música Britânica

20º Cultura Inglesa Festival apresenta exposição gratuita British Invasion Experience - um Passeio Histórico pela Música Britânica 20º Cultura Inglesa Festival apresenta exposição gratuita British Invasion Experience - um Passeio Histórico pela Música Britânica Exposição fica em cartaz de 26 de maio a 12 de junho no Centro Cultural

Leia mais

Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira

Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira Seja um incentivador da arte e da cultura brasileira Um de Bananal, outra de Piracicaba, um nasceu há 100 anos, outra há 29, um aos nove anos foi pro Rio de Janeiro e apesar do pouco reconhecimento se

Leia mais

MAIS QUE UM BLOG um estilo de vida. Um ESTILO que só as BURGUESINHAS tem!

MAIS QUE UM BLOG um estilo de vida. Um ESTILO que só as BURGUESINHAS tem! Mídia Kit 2015 MAIS QUE UM BLOG um estilo de vida. Um ESTILO que só as BURGUESINHAS tem! BURGUESINHAS Com cinco anos de existência (surgiu no dia 14 de fevereiro de 2010), o Burguesinhas é um blog de entretenimento

Leia mais

Diplomacia pública. Conselheiro Marco Antonio Nakata

Diplomacia pública. Conselheiro Marco Antonio Nakata Diplomacia pública Conselheiro Marco Antonio Nakata Diplomacia pública mais de oitenta por cento de todas as descobertas científicas, invenções e avanços técnicos realizados pelo homem, aconteceram no

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

YURI CORBAL (guitarra e voz) IRLAN GUIMARÃES (baixo) RAFAEL MARCOLINO (bateria) EDUARDO MATOS (guitarra)

YURI CORBAL (guitarra e voz) IRLAN GUIMARÃES (baixo) RAFAEL MARCOLINO (bateria) EDUARDO MATOS (guitarra) De início veio a inquietude. Deixando de lado o bate-boca se a cena rocker é boa, péssima ou já deu pro gasto, pra eles o que se via não era suficiente. Trazendo referências diversas do Rock, Blues, R'n'B,

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Internet

O Segredo do Sucesso na Internet O Segredo do Sucesso na Internet Um guia fácil para ganhar dinheiro com a venda de produtos digitais - 1 - Índice 1 - O Cliente 2 - O Produto 3 - A Página de Vendas 4 - A Divulgação 5 - O Segredo - 2 -

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015 XX Ciência Viva Tema: Luz, ciência e vida 12 e 13 de Novembro de 2015 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica das instituições de ensino

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 7º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS

LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS Tenho observado e tentado entender do porquê de tanta venda destes livros considerados de Autoajuda e ao mesmo

Leia mais

XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS

XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS Douglas Silva Fonseca Universidade federal do Tocantins douglasfonseca@uft.edu.br Resumo: O presente trabalho descreve a divulgação do Xadrez Escolar no Estado do Tocantins,

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SELEÇÃO DE MÚSICAS

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SELEÇÃO DE MÚSICAS EDITAL DE CREDENCIAMENTO SELEÇÃO DE MÚSICAS OBJETO: SELEÇÃO E CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS DE MÚSICAS PARA O PROJETO FEMUCIC ANO 36 MOSTRA DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO- DO SESC MARINGÁ O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

Leia mais

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo apresentam Guia Completo do Vocêsabia que jáfaz parte da Economia Criativa Brasileira há muito tempo? 1 Economia o quê? Criativa! Sim! A criatividade, ao contrário da matéria prima em outros setores da

Leia mais

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Andreza Ferreira Félix Bibliotecária do Colégio Bernoulli andreza.felix@colegiobernoulli.com.br Descreve a criação da Biblioteca

Leia mais

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio Residência para coletivos na Casa do Povo Inscrições até 15 de maio Sobre a Casa do Povo A Casa do Povo começou a ser construída logo após a Segunda Guerra Mundial por meio de um esforço coletivo da comunidade

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

2. O Comitê adotou o projeto de ordem do dia que figura no documento PM 6/11 Rev. 1.

2. O Comitê adotou o projeto de ordem do dia que figura no documento PM 6/11 Rev. 1. PM 10/11 13 outubro 2011 Original: inglês P Relatório do Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado sobre a reunião de 30 de setembro de 2011 1. O Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado,

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

O ciclo dos produtos de moda

O ciclo dos produtos de moda O ciclo dos produtos de moda Documentário Thaísa Fortuni Edição Brasileira 2016 1.Apresentação 2. Objetivo 3. Justificativa 4. Público-alvo 5. Metodologia 6. Panorama geral 7. Direção de projeto 8. Elenco

Leia mais

Programa de Voluntariado FLL

Programa de Voluntariado FLL Programa de Voluntariado FLL VENHA VIVER UMA EXPERIÊNCIA PARA TODA VIDA O Instituto Aprender Fazendo oferece diversas possibilidades para que estudantes, pais, professores, profissionais e demais interessados

Leia mais

Direito de Autor e Internet

Direito de Autor e Internet Direito de Autor e Internet Sabes o que estás a fazer? P2P Peer-to-peer (P2P) partilha de ficheiros em que dois computadores são ao mesmo tempo cliente e servidor, conseguindo assim, por exemplo, com recurso

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Volvo do Brasil Divisão Caminhões

Volvo do Brasil Divisão Caminhões Volvo do Brasil Divisão Caminhões PRIMEIRA MONTADORA VENCEDORA DO PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE PNQ por Paulo Sergio Orti Mestrando em Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia - UNESP - Bauru; Graduação

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço

DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço Entenda como aconteceu a queda dos servidores dos sites do governo brasileiro Por Fabio Jordão em 24 de Junho de 2011 Está repercutindo

Leia mais

M Í D I A K I T - 2 0 1 5

M Í D I A K I T - 2 0 1 5 MÍDIA KIT - 2015 O QUE É O BIBOTALK, QUEM O FAZ E POR QUE FALAR DE TEOLOGIA O Bibotalk é um blog com a missão de ensinar teologia cristã para jovens e adultos. Para isso, utiliza-se de textos, vídeos,

Leia mais

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba Lojista fala da variedade do mix que traz o ícone jeans 501 de 140 anos de idade Por Denise Mello - junho-2013 1 / 8 Imagine uma peça de roupa que está na

Leia mais

Você tem um sonho...

Você tem um sonho... Você tem um sonho... Divulgar mais sua empresa. Ter mais clientes? Vender mais? Um site pode ajudar... O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE TER UM SITE? 1. É preciso ter a noção exata de qual produto/serviço

Leia mais

o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje. Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz.

o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje. Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz. o curso Um curso sobre fazer e pensar literatura hoje.! Sobre não querer um caminho, mas encontrar o seu caminho e a sua voz. O curso mescla pensamento e exercício sobre as mais variadas técnicas narrativas,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

COMO GERAR IDEIAS TUTORIAL DE APOIO

COMO GERAR IDEIAS TUTORIAL DE APOIO COMO GERAR IDEIAS TUTORIAL DE APOIO COMO GERAR IDEIAS? AS BOAS IDEIAS PODEM VIR DE TODA A GENTE. PODEM MUITO BEM COMEÇAR POR TI. Muita gente pensa que as boas ideias são apenas para os outros, para pessoas

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Embraport: novos e maiores desafios a cada dia

Embraport: novos e maiores desafios a cada dia nº 340 setembro 2014 Embraport: novos e maiores desafios a cada dia Odebrecht 70 anos: em Salvador, exposição apresenta marcos do conhecimento produzidos e reutilizados pela Organização em sua trajetória

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

UMA EQUIPE DIFERENTE. A história de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Cultivando o orgulho de pertencer à família

UMA EQUIPE DIFERENTE. A história de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Cultivando o orgulho de pertencer à família UMA EQUIPE DIFERENTE A história de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil Cultivando o orgulho de pertencer à família Brasil Salomão e Matthes Advocacia BRASIL SALOMÃO E MATTHES ADVOCACIA

Leia mais

Press Release 15 de fevereiro de 2013

Press Release 15 de fevereiro de 2013 Press Release 15 de fevereiro de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, A Universidade Federal de

Leia mais

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13 APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre Aula 13 Identidade Visual Embora você possa nunca ter ouvido falar em identidade visual, todos nós estamos sempre sendo bombardeados pelas identidades

Leia mais

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso!

Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Ame Aquilo Que Faz! Mude a Sua Vida. Transforme a sua paixão pela beleza numa história de sucesso! Tanto para Desfrutar Este é o seu momento para explorar o que é importante para si. Tem tudo a ver com

Leia mais

Todos os microprocessadores hoje disponíveis em micros compatíveis com PC utilizam o funcionamento do 80386 como ponto de partida.

Todos os microprocessadores hoje disponíveis em micros compatíveis com PC utilizam o funcionamento do 80386 como ponto de partida. 8 0 Introdução Todos os microprocessadores hoje disponíveis em micros compatíveis com PC utilizam o funcionamento do 80386 como ponto de partida. Isso acontece por pelo menos três motivos técnicos: 0 80386

Leia mais

MODA EM BRASÍLIA PKS FASHION TRENDS

MODA EM BRASÍLIA PKS FASHION TRENDS 0 Cliente: IESB Veículo: Fashion and Management Editoria: Dariane Vale Data: 23.09.14 MODA EM BRASÍLIA PKS FASHION TRENDS O ParkShopping apresenta no hoje, dia 23, a segunda edição do PKS Fashion Trends,

Leia mais

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67.

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67. SOBRE A AUTORA Leticia Pietras tem 17 anos, é Empreendedora digital, fundadora do blog www.empreendedora-digital.com. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro

Leia mais

Contos de ensinamento da tradição oral

Contos de ensinamento da tradição oral Contos de ensinamento da tradição oral Os chamados contos de ensinamento, fazem parte da grande herança cultural formada pelos contos transmitidos oralmente, de geração para geração, ao longo de milênios.

Leia mais

centro atlântico Portugal/2003

centro atlântico Portugal/2003 centro atlântico Portugal/2003 Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Blogs Colecção:

Leia mais

AUTOR(ES): GABRIELA RUIZ CANDOLO VILAS BOAS DE OLIVEIRA, CRISLAINE MARA MESSIAS

AUTOR(ES): GABRIELA RUIZ CANDOLO VILAS BOAS DE OLIVEIRA, CRISLAINE MARA MESSIAS TÍTULO: PORTAL USP RIBEIRÃO: DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): GABRIELA RUIZ

Leia mais

A Importância da Família na Educação

A Importância da Família na Educação A Importância da Família na Educação Não caminhes à minha frente Posso não saber seguir-te. Não caminhes atrás de mim Posso não saber guiar-te. Educadora Social Dra. Joana Valente Caminha antes a meu lado

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros.

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros. Início: A gaúcha Flávia Machado é especialista em tingir cabelos de loiro. Depois de se mudar para Campinas, abriu um pequeno salão em casa, com ajuda do marido, Fábio Mariuzzo. Objetivo: aumentar a clientela.

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

Projeto final do curso. Ana Carla Bortoloni

Projeto final do curso. Ana Carla Bortoloni Projeto final do curso ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO ONG ESCOLHIDA: Ana Carla Bortoloni Elina Hirano CURITIBA-PR 2012 1. Levantamento de informações 1.1 - Briefing O que é a Acridas Principal atividade Apoio

Leia mais

Guia Completo. Modelos de Posts para seu Blog

Guia Completo. Modelos de Posts para seu Blog 45 Guia Completo Modelos de Posts para seu Blog O que tem neste Guia? Nesse ebook Exclusivo, você vai conhecer 45 Modelos diferentes com ideias geniais para você criar os seus posts! 1. Lista Top 10 2.

Leia mais

Guia para líderes em educação

Guia para líderes em educação Guia para líderes em educação Índice O que é o Duolingo?...3 Como funciona o Duolingo?...4 Mantendo a motivação dos alunos...5 Aprender e ensinar...6 Ideias fáceis para a sala de aula...7 Aproveitando

Leia mais

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS APRESENTAÇÃO LUIZ MELODIA EM Se por um lado a música cria uma

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES NÍVEL: FUNDAMENTAL TURNO: MANHÃ GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES SUPLETIVO 2013 QUADRO DE PROVAS PORTUGUÊS PRÉDIO: SALA: NOME COMPLETO: RG: Nº DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine. publicação impressa

A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine. publicação impressa Capas de revista A importância do planejamento gráfico e editorial na vitrine principal de uma publicação impressa Capa: Uma definição CAPA: reunião das notícias mais importantes da edição, com destaque

Leia mais

EDITORIAL LÍDER DO FUTURO

EDITORIAL LÍDER DO FUTURO InformEstrela Informativo da Cerâmica Estrela. Caderno Fevereiro2012 Ano V EDITORIAL LÍDER DO FUTURO A liderança tem assumido ao longo dos tempos diversas características, ou seja, se estampado em vários

Leia mais

Exposição A obesidade pelo olhar da infografia da Abril REALIZAÇÃO PATROCÍNIO

Exposição A obesidade pelo olhar da infografia da Abril REALIZAÇÃO PATROCÍNIO Exposição A obesidade pelo olhar da infografia da Abril REALIZAÇÃO PATROCÍNIO APOIO PARCERIA Segundo o IBGE, em todas as regiões brasileiras, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda há

Leia mais