Análise Crítica da Usucapião Especial Urbana por Abandono

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise Crítica da Usucapião Especial Urbana por Abandono"

Transcrição

1 Doutrina Análise Crítica da Usucapião Especial Urbana por Abandono HELENA DE AZEREDO ORSELLI Doutoranda e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Professora de Direito Civil dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau - FURB (da qual recebe apoio financeiro para formação docente). RESUMO: A usucapião especial urbana por abandono prevista no art A foi introduzida no Código Civil pela Lei nº /2011, a qual decorre de uma medida provisória. Por se tratar da criação de uma nova modalidade de usucapião, é de se questionar a urgência e a relevância que justifiquem a adoção desse procedimento, e não do procedimento legislativo ordinário. Um dos elementos essenciais da usucapião é a posse prolongada no tempo que justificaria a aquisição da propriedade; contudo, para a nova modalidade de usucapião especial urbana, o prazo é de apenas dois anos, não tornando evidente uma posse prolongada. O dispositivo citado também peca pela imprecisão quanto à utilização da expressão abandono do lar, já que o que permitiria a usucapião por parte do ex-cônjuge ou ex-companheiro, coproprietário do imóvel com as características descritas, não é a culpa pelo fim do casamento nem o fato de ter saído do lar conjugal, mas é o abandono do imóvel, ou seja, o abdicar da posse do mesmo, o desinteressar-se por ele, deixando que o outro ex-consorte dele se torne proprietário com exclusividade. Só assim é possível que o dispositivo em questão não traga mais disputa para o conflito familiar. PALAVRAS-CHAVES: Usucapião; cônjuge; companheiro; abandono do lar; abandono de imóvel. SUMÁRIO: Introdução; 1 A usucapião especial urbana por abandono e o procedimento de criação de leis; 2 A nomenclatura da nova modalidade de usucapião especial urbana; 3 As objeções quanto à usucapião especial urbana por abandono; 4 O que caracteriza a usucapião especial urbana por abandono é o abandono do "imóvel" e não do "lar conjugal"; Considerações finais; Referências. INTRODUÇÃO Pretende-se, com este artigo, analisar a usucapião especial urbana por abandono que foi introduzida no Código Civil brasileiro pela Lei nº , de 16 de junho de 2011.

2 A nova modalidade de usucapião entre ex-cônjuges e ex-companheiros tem sido alvo de severas críticas por parte da doutrina, seja pela forma como foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro, seja pelos requisitos estabelecidos para a sua concessão. No primeiro tópico verificar-se-á a legitimidade do processo pelo qual o dispositivo foi acrescentado ao Código Civil brasileiro. No segundo tópico, far-se-á uma análise da nomenclatura que está sendo adotada para essa nova modalidade de usucapião. No terceiro tópico, tentar-se-á a integração do dispositivo ao sistema jurídico brasileiro, apesar das suas falhas, evitando o conflito com outras normas legais.

3 130 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA O método de investigação e de relato utilizado nesta pesquisa é o indutivo, e as técnicas utilizadas são o referente, o fichamento e a pesquisa doutrinária e jurisprudencial 1(1). 1 A USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA POR ABANDONO E O PROCEDIMENTO DE CRIAÇÃO DE LEIS A Lei nº , de 16 de junho de 2011, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e outras normas legais, e tem a sua origem na Medida Provisória nº 514/2010, cujo objetivo principal é o incentivo à construção e aquisição de imóveis. Referida lei introduziu o art A ao texto do Código Civil brasileiro, Lei nº , de 10 de janeiro de 2002, criando uma nova modalidade de usucapião especial urbana, que tem sido denominada de usucapião pró-família, usucapião familiar ou usucapião especial urbana por abandono do lar 2(2). O art A do Código Civil estabelece que: Art A. Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 1º O direito previsto no caput não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 2º (Vetado). A criação dessa nova modalidade de usucapião merece muitas críticas e atenção por parte dos operadores do Direito. Em primeiro lugar, porque estabelecida a partir de uma medida provisória que não é o meio adequado para a instituição de nova modalidade de usucapião.

4 A medida provisória é de autoria do Poder Executivo, especificamente o Presidente da República e, conforme o art. 62 da Constituição Federal, visa à regulamentação de situação urgente e relevante, que não possa aguardar o regular processo legislativo, ao passo que a criação das normas jurídicas em geral de competência da União cabe ao Poder Legislativo, que tem procedimento próprio para a propositura, discussão e votação dos projetos de lei.

5 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA 131 Não era urgente, nem relevante a criação da usucapião especial urbana por abandono, portanto se questiona se não deveria tal instituto ter sido submetido ao Congresso Nacional pelo procedimento legislativo ordinário. Em segundo lugar, critica-se o fato de uma lei, que regulamenta um programa de incentivo à construção e aquisição de imóvel habitacional por pessoas de determinada faixa de renda mensal, ser o instrumento para o estabelecimento de uma nova modalidade de usucapião, escondida em meio a muitos artigos de leis que tratam da regulamentação fundiária e de referido programa habitacional. Isso porque, como se sabe, as medidas provisórias trancam a pauta das Casas Legislativas que compõem o Congresso Nacional, de modo que a sua conversão em lei ocorre usualmente sob muita pressão e sem muita discussão. Será que houve a atenção devida por parte dos legisladores para o fato de que ali se criava uma nova forma de usucapir? Pela forma como foi estabelecida, tem o art A do Código Civil a legitimidade necessária para vigência no ordenamento jurídico brasileiro? Essas são as reflexões que gostaria de estimular em relação ao procedimento pelo qual a usucapião especial urbana por abandono foi estabelecida. Quanto ao conteúdo, o dispositivo legal também não merece elogios como se demonstrará nos próximos tópicos. 2 A NOMENCLATURA DA NOVA MODALIDADE DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA A primeira consideração que se faz é em relação à denominação que se tem dado ao instituto. As expressões "usucapião pró-família" e "usucapião familiar" sugerem que são beneficiários da usucapião os membros da família, o que não é verdade. O ex-cônjuge ou ex-companheiro que permaneceu na posse direta do imóvel residencial é quem tem direito a adquirir a propriedade do imóvel, e

6 não os membros da família desfeita pelo fim da sociedade conjugal ou da união estável. Nem se poderia alegar que o art A do Código Civil presta-se a proteger a família porque atribui a propriedade àquele cônjuge ou companheiro que permaneceu residindo no imóvel com os eventuais filhos do casal, haja vista que o direito à usucapião nele previsto independe da permanência dos filhos ou demais membros da família no imóvel. Essa modalidade de usucapião efetivamente beneficia o ex-cônjuge ou ex-companheiro que fica com a totalidade do imóvel que antes dividia com o ex-cônjuge ou ex-companheiro, de maneira que não deve ser denominada usucapião pró-família, sequer usucapião familiar. A expressão "usucapião especial urbana por abandono do lar" também não parece a melhor, pois poderia dar a equivocada impressão de retomar a noção de "abandono voluntário do lar conjugal", uma das causas ensejadoras do pedido da extinta separação judicial litigiosa, que gerava infindáveis batalhas judiciais para se saber se o cônjuge que abandonou o lar era o culpado pelo fim do casamento ou se saía do lar por justo motivo, não sendo, então, o abandono voluntário, mas forçado.

7 132 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA A discussão acerca da culpa pela dissolução da sociedade conjugal já perdera força no momento em que os costumes sociais mudaram e se percebeu que a ninguém aproveitava essa discussão, e as normas jurídicas foram se adaptando à nova realidade. A culpabilidade pelo fim do casamento perdeu completamente o sentido após a Emenda Constitucional nº 66, de 7 de julho de 2010, face às facilidades para a decretação do divórcio direto no Brasil, sem ter de verificar se decorreu o prazo para sua concessão ou se o caso enquadra-se em um das hipóteses motivadoras do pedido. Ademais, não é aquele que "abandona o lar" que pode perder o direito à propriedade sobre o imóvel que possuía em comunhão com o outro consorte. O emprego da expressão "abandono do lar" foi infeliz porque remete àqueles termos do art , IV, do Código Civil. Poderá perder a propriedade o cônjuge ou companheiro que tiver "abandonado o imóvel de sua propriedade", como se verá adiante. 3 AS OBJEÇÕES QUANTO À USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA POR ABANDONO O art A do Código Civil estabelece que o ex-cônjuge ou ex-companheiro que mantiver a posse direta de imóvel urbano de até duzentos e cinquenta metros quadrados de propriedade comum dos ex-consortes, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á a propriedade integral. a) se a posse direta for sem oposição e ininterrupta; b) se o outro cônjuge ou companheiro tiver abandonado o lar; c) desde que aquele não for proprietário de outro imóvel urbano ou rural O 1º do mesmo artigo dispõe que esse direito só poderá ser concedido à mesma pessoa uma vez.

8 A usucapião é uma das formas de aquisição da propriedade móvel ou imóvel, fundada principalmente na posse inconteste e no tempo 3(3). Há vários fundamentos apontados como justificadores da usucapião por parte daquele que possui, com animus domini, determinado bem pelo prazo previsto na lei. O principal fundamento da usucapião é a função social da propriedade, favorecendo aquele que trabalha no bem usucapido, valorizando aquele que dá destinação ao bem 4(4). Outro argumento a favor da usucapião, embora não seja o mais importante, é a desídia ou a negligência do proprietário do bem que deixa o bem ao abandono 5(5).

9 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA 133 Para obter a propriedade do imóvel comum, urbano e com área inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados, o ex-cônjuge ou ex-companheiro terá de provar que o seu ex-consorte abandonou o lar, e que está exercendo, com exclusividade e sem oposição, há dois anos, a posse sobre o bem, e que não é proprietário de outro bem imóvel, nem foi beneficiado ainda por essa modalidade de usucapião. A primeira objeção em relação à caracterização do novo instituto propriamente dito é quanto ao tempo, pois a usucapião tem como escopo transformar uma situação de fato que se prolongara no tempo em jurídica 6(6). A posse deve ser duradoura para que se converta em propriedade 7(7). Para Rizzardo 8(8), "desde os mais remotos tempos da civilização sempre foi reconhecido o direito à titularidade da posse por força da ocupação prolongada". Em síntese, pela usucapião, confere-se a propriedade àquele que, há tempos, está na posse do imóvel, no sentido de detenção material do bem. O prazo previsto no art A do Código Civil, de dois anos de posse exclusiva e ininterrupta, é extremamente curto e não se presta a caracterizar "uma situação que se prolonga no tempo", a "posse duradoura" ou a "ocupação prolongada", elemento caracterizador da usucapião. É sabido que o legislador moderno tem reduzido os prazos legais em geral, não apenas os relacionados à usucapião, a fim de dar segurança jurídica e consolidar as posições jurídicas das pessoas. Por isso os prazos de usucapião, que já foram de trinta e vinte anos 9(9), hoje são de quinze, dez e até cinco anos. Contudo, o legislador, para essa modalidade de usucapião, estabeleceu a posse inconteste e exclusiva por apenas dois anos ininterruptos. Reduzir o prazo para dois anos é ainda mais grave se se considera que essa usucapião ocorrerá entre pessoas que são não apenas comunheiros, em razão do regime de bens do casamento ou da união estável, mas também ex-cônjuges ou ex-companheiros, entre os quais pode existir vínculos sentimentais muito fortes, quer

10 negativos, quer positivos. Isso é relevante, uma vez que pode haver por parte de um deles uma má interpretação das intenções do outro, nos casos em que a saída de um dos consortes do lar conjugal não marca efetivamente o fim do casamento ou da união estável, quer dizer, naqueles casos em que a decisão pela falência da união demora a ser tomada. Dois anos não são suficientes para caracterizar uma posse duradoura, uma ocupação prolongada, uma situação que se consolida pelo decurso do tempo, de modo que o disposto no art A do Código Civil não respeita os requisitos ensejadores da aquisição da propriedade por usucapião.

11 134 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA O dispositivo em questão é omisso quanto à necessidade de dissolução da sociedade conjugal para que ocorra a usucapião entre os ex-cônjuges, o que, a princípio, parece conflitar com o estabelecido no art. 197, I, do Código Civil, que estatui que não corre a prescrição entre os cônjuges na constância da sociedade conjugal. É de se questionar se a separação de fato, sem a decretação do término da sociedade conjugal, permitiria que o prazo corresse em favor do cônjuge ou companheiro que permaneceu no imóvel pertencente ao casal 10(10). Dito de outra forma, o fim da vida em comum, ou seja, o abandono do lar, que caracteriza a separação de fato, pode ser considerado hipótese de término da sociedade conjugal, mesmo que não prevista no art do Código Civil? O questionamento é relevante, porque há doutrina e decisões judiciais atribuindo efeitos à separação de fato entre cônjuges para a cessação do regime de bens do casamento, independentemente do fim da sociedade conjugal 11(11), com o intuito de evitar o enriquecimento ilícito por parte de um dos cônjuges. Ademais, recorda-se que a usucapião de bem em condomínio indiviso, que não é igual, mas se assemelha ao regime de comunhão de bens, pela indivisibilidade da propriedade, por parte de condômino que exerça a posse exclusiva e excludente dos demais condôminos, tem sido aceita 12(12).

12 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA 135 O art. 197 do Código Civil é uma norma geral acerca da impossibilidade da fluência de prazos entre cônjuges; diversamente, o art A do mesmo Código é uma norma que trata do tempo específico para que um ex-cônjuge ou ex-companheiro adquira, por usucapião, imóvel urbano pertencente ao patrimônio comum do ex-casal. De modo que se pode entender que essa norma legal estabelece uma exceção à norma geral que impede a prescrição entre cônjuges na constância do matrimônio. Essa interpretação torna possível a contagem de tempo para a aquisição da propriedade pela usucapião especial urbana por abandono. A posse ininterrupta e sem oposição por um dos ex-cônjuges ou ex-companheiros sobre imóvel comum, desde que caracterizada a separação de fato, possibilita a usucapião, porque o elemento fundamental é o abandono do imóvel por parte do outro cônjuge ou companheiro. 4 O QUE CARACTERIZA A USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA POR ABANDONO É O ABANDONO DO "IMÓVEL" E NÃO DO "LAR CONJUGAL" A infeliz redação dada ao art A do Código Civil aponta "o abandono do lar" como um dos requisitos dessa usucapião. Todavia, o artigo em questão é norma de direito real e não norma de Direito de Família. Em conformidade com o já exposto, a expressão abandono do lar sugere a antiga discussão que se travava, nas separações judiciais litigiosas, para saber qual dos cônjuges era o culpado pelo fim do casamento. A caracterização da usucapião nada tem a ver com a culpabilidade ou não pelo fim do casamento, com o abandono do lar ter sido voluntário ou necessário; enfim, a usucapião, como instituto de direito real, tem como um de seus requisitos o "abandono do bem a ser usucapido", e não o abandono do lar conjugal ou da família. Entre os requisitos para a caracterização da usucapião está a posse animus domini, que se prolonga no tempo, sem oposição e exclusivamente por parte da pessoa que pretende usucapir. A posse prolongada e exclusiva, como se fosse o único dono, o possuidor dar

13 o destino compatível com sua função social ao bem, o pagamento dos tributos relativos a ele e a prática de atos de conservação apontam aquele que merece o domínio do bem. Entretanto, não se pode esquecer-se do outro elemento essencial, qual seja, a não oposição, a não resistência, a não contestação da posse exercida pelo usucapiente por parte do proprietário, no caso em análise, do coproprietário. Segundo Rodrigues 13(13), "requer-se, de um lado, a atitude ativa do possuidor que exerce os poderes inerentes à propriedade; e, de outro, atitude passiva do proprietário, que, com sua omissão, colabora para que determinada situação se alongue no tempo". A inércia do proprietário caracteriza-se por "não cuidar do que é seu". A propriedade traz também deveres, como a vigilância 14(14) e a conservação. A negligência não é o mero não usar o bem, é mais do que isso, é não tomar nenhuma atitude para conservar de seu bem e preservar sua posse.

14 136 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA A aquisição do direito à propriedade por usucapião só ocorrerá se o proprietário não zelar por seu bem, não o conservar, não o vigiar, não tomar as medidas cabíveis quando turbado ou esbulhado. Não tomando nenhuma dessas atitudes, o proprietário demonstrará desinteresse por aquele bem, abandonando-o. Entre os modos previstos no art do Código Civil para a perda da propriedade está o abandono. No abandono, o proprietário deixa de exercer qualquer poder em relação ao bem com a intenção de não mais tê-lo para si. O abandono é mais do que a negligência, porque não é um mero não uso, nem a falta de zelo com o que é seu, mas consiste em abrir mão de bem de sua propriedade intencionalmente. Difere da renúncia, porque a renúncia à propriedade é a manifestação expressa da vontade de não ter mais o bem, enquanto que, no abandono, o proprietário larga o que é seu com a intenção de se desfazer dele 15(15), sem expressa manifestação de vontade. Pereira 16(16) salienta que o abandono de bem imóvel é de difícil caracterização. A não utilização não é abandono;, para que esse se configure, é imprescindível a verificação da intenção abdicativa, ou seja, da vontade de abrir mão do bem. O abandono deve ser evidente e devidamente provado, já que não se presume 17(17). Interessante notar, consoante a prescrição do 2º do art do Código Civil, que se presume, de modo absoluto, a intenção de abandonar o bem imóvel quando, cessada a posse, deixar o proprietário de satisfazer os ônus fiscais. A ocorrência da usucapião especial urbana por abandono, prevista no art A do mencionado Código, depende da caracterização do abandono não como mera saída do lar, mas no sentido anteriormente exposto, isto é, de não querer mais o bem para si. Se não houver o abandono do imóvel nesse sentido, não se dará a usucapião por parte do outro cônjuge ou companheiro.

15 Não se caracterizará o abandono se o ex-cônjuge ou ex-companheiro proprietário demonstrar interesse pelo imóvel e por sua conservação; contribuir para o recolhimento dos tributos relacionados àquele; tomar as medidas necessárias para a partilha do bem, ou para a regularização da posse do imóvel, ainda que seja a constituição do direito de habitação em prol do outro cônjuge ou companheiro. Enfim, demonstrar o interesse pelo bem imóvel. Essa é uma exegese possível para que a aplicação do dispositivo não gere injustiça, devendo-se atentar para os elementos caracterizados do instituto de direito real, sem descuidar das peculiaridades inerentes aos casos de Direito de Família.

16 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA 137 CONSIDERAÇÕES FINAIS A aquisição da propriedade por meio da usucapião tem por finalidade premiar aquele que faz bom uso do imóvel, seja residindo, seja tornando-o produtivo, no caso de imóvel rural. Os requisitos principais da usucapião são o tempo, a posse com intenção de dono, e a não oposição por parte do proprietário. A introdução do art A do Código Civil pela Lei nº , 16 de junho de 2011 é questionável pela forma como foi feita, por meio de conversão de medida provisória em lei. Referido dispositivo permite que o ex-cônjuge ou ex-companheiro possa adquirir a integralidade da propriedade de imóvel urbano com área de até duzentos e cinquenta metros quadrados, que possuía em comunhão com o outro cônjuge ou companheiro, desde que exerça a posse exclusiva e ininterrupta, por dois anos, sobre esse, residindo nele sozinho ou com sua família, e tendo o outro cônjuge ou companheiro abandonado o lar. A previsão da usucapião especial urbana por abandono, como se denominou, nos termos estabelecidos, é criticável, por possuir algumas imprecisões e falhas que mereciam mais atenção do legislador. O lapso temporal estabelecido nesse artigo para a usucapião por parte do ex-cônjuge ou ex-companheiro é exíguo e não se presta a caracterizar a posse prolongada, situação de fato consolidada que se converte em usucapião. A menção ao "abandono do lar" não deve ser entendida como retomada da discussão da culpa pelo fim da sociedade conjugal, há pouco tempo abolida do Direito de Família nacional. O abandono do bem imóvel deve ser configurado pela abdicação intencional por parte do coproprietário, por meio de atos que revelem a intenção de não o ter mais para si.

17 O disposto no art A do Código Civil é inadequado, porém é pouco provável que seja revogado ou alterado. Além disso, muitos problemas podem surgir de sua aplicação, especialmente nas disputas conjugais e familiares; portanto, é imprescindível que se atente às peculiaridades do caso concreto, a fim de evitar injustiças. REFERÊNCIAS BRASIL. Superior Tribunal de Justiça, AgRg-AI , (2005/ ), 3ª Turma, Rel. Min. Sidnei Beneti, DJe SÍNTESE Net Jurídico. Disponível em: < Acesso em: 1º dez Superior Tribunal de Justiça, REsp , (2004/ ), 4ª Turma, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, DJe SÍNTESE Net Jurídico. Disponível em: < Acesso em: 1º dez GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. Direito das coisas. São Paulo: Saraiva, v. V, Direito civil brasileiro. Direito de família. São Paulo: Saraiva, v. VI, MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. Direito das coisas. Atual. Carlos Alberto Dabus Maluf. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2003.

18 138 RDF Nº 69 - Dez-Jan/ PARTE GERAL - DOUTRINA PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 11. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, Millennium, PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. Direitos reais. Revisada e atualizada por Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho. Rio de Janeiro: Forense, v. IV, RIZZARDO, Arnaldo. Direito das coisas. Rio de Janeiro: Aide, v. I, RODRIGUES, Silvio. Direito civil. Direito das coisas. São Paulo: Saraiva, v. V, SILVA, Luciana Santos. Uma nova afronta à carta constitucional: usucapião pró-família. IBDFam. Disponível em Acesso em: 1º dez TARTUCE, Flávio. A usucapião especial urbana por abandono do lar conjugal. Atualidades do direito. Disponível em: < Acesso em: 1º dez VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil. Direitos reais. São Paulo: Atlas, v. V, 2009.

19 1 (Janela-flutuante - Popup) Notas de Fim Cf. PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 11. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, Millennium, (Janela-flutuante - Popup) SILVA, Luciana Santos. Uma nova afronta à carta constitucional: usucapião pró-família. IBDFam. Disponível em Acesso em: 1º dez. 2011; TARTUCE, Flávio. A usucapião especial urbana por abandono do lar conjugal. Atualidades do direito. Disponível em: < Acesso em: 1º dez (Janela-flutuante - Popup) PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. Direitos reais. Revisada e atualizada por Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho. Rio de Janeiro: Forense, v. IV, p (Janela-flutuante - Popup) PEREIRA, Caio Mário da Silva. Op. cit., p. 119; GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. Direito das coisas. São Paulo: Saraiva, v. V, p (Janela-flutuante - Popup) RODRIGUES, Silvio. Direito civil. Direito das coisas. São Paulo: Saraiva, v. V, p. 109; MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. Direito das coisas. Atual. Carlos Alberto Dabus Maluf. São Paulo: Saraiva, v. 3, p (Janela-flutuante - Popup) RODRIGUES, Silvio. Op. cit., p (Janela-flutuante - Popup) PEREIRA, Caio Mário da Silva. Op. cit., p (Janela-flutuante - Popup) RIZZARDO, Arnaldo. Direito das coisas. Rio de Janeiro: Aide, v. I, p Idem, p (Janela-flutuante - Popup) 10 (Janela-flutuante - Popup) De acordo com o art , apenas a separação judicial, ou seja, a judicialização do fim do casamento, hoje por meio do divórcio direto, põe fim ao regime de bens. 11 (Janela-flutuante - Popup) GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. Direito de família. São Paulo: Saraiva, v. VI, p (Janela-flutuante - Popup) "AÇÃO DE USUCAPIÃO - HERDEIRA - POSSIBILIDADE - LEGITIMIDADE - AUSÊNCIA DE PRONUNCIAMENTO PELO TRIBUNAL ACERCA DO CARÁTER PÚBLICO DO IMÓVEL OBJETO DE USUCAPIÃO QUE ENCONTRA-SE COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - PROVIMENTO DO RECURSO ESPECIAL - 1. O condômino tem legitimidade para usucapir em nome próprio, desde que exerça a posse por si mesmo, ou seja, desde que comprovados os requisitos legais atinentes à usucapião, bem como tenha sido exercida posse exclusiva com efetivo animus domini pelo prazo determinado em lei, sem qualquer oposição dos demais proprietários. 2. Há negativa de prestação jurisdicional em decorrência de não ter o Tribunal de origem emitido juízo de valor acerca da natureza do bem imóvel que se pretende usucapir, mesmo tendo os recorrentes levantado a questão em sede de recurso de apelação e em embargos de declaração opostos ao

20 acórdão. 3. Recurso especial a que se dá provimento para: a) Reconhecer a legitimidade dos recorrentes para proporem ação de usucapião relativamente ao imóvel descrito nos presentes autos, e b) Anular parcialmente o acórdão recorrido, por violação ao art. 535 do CPC, determinando o retorno dos autos para que aquela ilustre Corte aprecie a questão atinente ao caráter público do imóvel." (STJ, REsp , (2004/ ), 4ª T., Rel. Min. Luis Felipe Salomão, DJe , p. 273) "AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO - USUCAPIÃO - CONDOMÍNIO - SÚMULA Nº 7/STJ - MANUTENÇÃO DA DECISÃO HOSTILIZADA PELAS SUAS RAZÕES E FUNDAMENTOS - AGRAVO IMPROVIDO - I - Esta Corte firmou entendimento no sentido de ser possível ao condômino usucapir se exercer posse exclusiva sobre o imóvel. Precedentes. II - Não houve qualquer argumento capaz de modificar a conclusão alvitrada, que está em consonância com a jurisprudência consolidada desta Corte, devendo a decisão ser mantida por seus próprios fundamentos. Agravo improvido." (STJ, AgRg-AI , (2005/ ), 3ª T., Rel. Min. Sidnei Beneti, DJe , p. 423) (Síntese Net Jurídico. Disponível em: < Acesso em: 1º dez. 2011) 13 (Janela-flutuante - Popup) RODRIGUES, Silvio. Direito civil. Direito das coisas, p (Janela-flutuante - Popup) VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil. Direitos reais. São Paulo: Atlas, v. V, p (Janela-flutuante - Popup) MONTEIRO, Washington de Barros. Op. cit., p (Janela-flutuante - Popup) PEREIRA, Caio Mário da Silva. Op. cit., p (Janela-flutuante - Popup) MONTEIRO, Washington de Barros. Op. cit., p. 170; VENOSA, Sílvio de Salvo. Op. cit., p. 254; GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. Direito das coisas, p. 307.

USUCAPIÃO FAMILIAR E A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE Amanda Nunes Stefaniak amanda-stefaniak@bol.com.br; Orientadora: Doutora Jeaneth Nunes Stefaniak

USUCAPIÃO FAMILIAR E A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE Amanda Nunes Stefaniak amanda-stefaniak@bol.com.br; Orientadora: Doutora Jeaneth Nunes Stefaniak USUCAPIÃO FAMILIAR E A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE Amanda Nunes Stefaniak amanda-stefaniak@bol.com.br; Orientadora: Doutora Jeaneth Nunes Stefaniak Universidade Estadual de Ponta Grossa Resumo: O objetivo

Leia mais

A Usucapião Especial Urbana por Abandono do Lar Conjugal

A Usucapião Especial Urbana por Abandono do Lar Conjugal Assunto Especial - Doutrina Usucapião no Direito de Família A Usucapião Especial Urbana por Abandono do Lar Conjugal FLÁVIO TARTUCE Doutor em Direito Civil pela USP, Mestre em Direito Civil Comparado pela

Leia mais

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade Usucapião É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada Tem como fundamento a função social da propriedade!1 Requisitos da posse ad usucapionem Posse com intenção de dono (animus

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO Esp. Andrea M. L. Pasold O (ou A, como preferem muitos doutrinadores a também o novo código civil) usucapião é também chamado de prescrição aquisitiva, por ser um direito

Leia mais

a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso.

a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso. 1 a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso. é modo de aquisição da propriedade pela posse prolongada sob determinadas condições. OUTRO CONCEITO:

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse; Detenção. - DIREITO DAS COISAS

Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse; Detenção. - DIREITO DAS COISAS Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 16 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse;

Leia mais

Posse e Usucapião Extraordinária

Posse e Usucapião Extraordinária Posse e Usucapião Extraordinária 11 Maria Daniella Binato de Castro 1 INTRODUÇÃO Este trabalho objetiva um breve estudo sobre o instituto da posse e sua relação com a figura da prescrição aquisitiva em

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (III) Propriedade

Leia mais

Dados Básicos. Ementa. Íntegra

Dados Básicos. Ementa. Íntegra Dados Básicos Fonte: 70043903145 Tipo: Acórdão TJRS Data de Julgamento: 15/09/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:22/09/2011 Estado: Rio Grande do Sul Cidade: Santana do Livramento

Leia mais

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA REFERENTE AO VALOR DA TERRA NUA PARA FINS DE RECOLHIMENTO DO ITR A Confederação Nacional de Municípios esclarece que, em razão das situações

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO TRIBUTÁRIO I. Sistema Tributário Nacional e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar... 02 II. Tributos... 04 III. O Estado e o Poder de Tributar. Competência Tributária... 08 IV. Fontes

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8ºDIN-1 e 8º DIN-2 Data: 21/08/12 AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823,

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 2015 (Da Sra. Soraya Santos) Altera a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, para definir o local da incidência do Imposto sobre Serviços (ISS) nas operações

Leia mais

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Anne Karoline ÁVILA 1 RESUMO: A autora visa no presente trabalho analisar o instituto da consignação em pagamento e sua eficácia. Desta

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

A Nova Usucapião MARIA CELESTE PINTO DE CASTRO JATAHY 1 INTRODUÇÃO DA LEGISLAÇÃO

A Nova Usucapião MARIA CELESTE PINTO DE CASTRO JATAHY 1 INTRODUÇÃO DA LEGISLAÇÃO 87 A Nova Usucapião MARIA CELESTE PINTO DE CASTRO JATAHY 1 INTRODUÇÃO A Lei 12.424, de 16 de junho de 2011, ao introduzir o art. 1240-A no Código Civil, instituiu uma nova modalidade de usucapião no direito

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 728.071 GOIÁS RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :BANCO ITAÚ S/A : WANDERLI FERNANDES DE SOUSA E OUTRO(A/S) :REAL DISTRIBUIÇÃO LTDA

Leia mais

SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC

SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC SENTENÇA ESTRANGEIRA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL NÃO MAIS NECESSITA SER HOMOLOGADA PELO STJ APÓS NOVO CPC INTRODUÇÃO *Letícia Franco Maculan Assumpção **Isabela Franco Maculan Assumpção O Novo Código de Processo

Leia mais

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT P.º R. P. 301/04 DSJ-CT - Registo de hipoteca legal por dívidas à Segurança Social sobre bens dos gerentes da sociedade devedora. Documentos instrutórios : certidão comprovativa da dívida e cópia autenticada

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 730.228 MATO GROSSO DO SUL RELATORA ADV.(A/S) RECTE.(S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :RENATA GONÇALVES PIMENTEL :ITAMAR JOSÉ POTYGUARA PRATA DE PINHO E OUTRO(A/S)

Leia mais

ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ

ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ 1 ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ Sandro Murilo Martins Simão 1 smmsimao@hotmail.com Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda - Faculdade Santa

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 Acrescenta inciso ao art. 52 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

Projeto de Lei nº 7.093, de 2014

Projeto de Lei nº 7.093, de 2014 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO Projeto de Lei nº 7.093, de 2014 Acresce dispositivo à Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Autor: Deputado Irajá Abreu Relator: Deputado Paulo Foletto I - Relatório

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 26/4/2002

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 26/4/2002 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 26/4/2002 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Federal de Psicologia ASSUNTO:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000103794 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0040665-69.2011.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante LENITA LEITE DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado

Leia mais

A Guarda Compartilhada

A Guarda Compartilhada A Guarda Compartilhada Maria Carolina Santos Massafera Aluna do curso de pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil na Fundação Aprender Varginha, em convênio com o Centro Universitário Newton Paiva.

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR » Cacildo Baptista Palhares Júnior Advogado em Araçatuba (SP) Questões comentadas de direito previdenciário da prova objetiva do concurso de 2010 para Defensor da União Com base no direito previdenciário,

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

Desapropriação. Não se confunde com competência para desapropriar (declarar a utilidade pública ou interesse social): U, E, DF, M e Territórios.

Desapropriação. Não se confunde com competência para desapropriar (declarar a utilidade pública ou interesse social): U, E, DF, M e Territórios. Desapropriação É a mais drástica forma de intervenção do Estado na propriedade privada. É sinônimo de expropriação. Competência para legislar: privativa da União (art. 22, II, da CF). Não se confunde com

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

ACÓRDÃO. ACORDAM os Desembargadores que integram a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de

ACÓRDÃO. ACORDAM os Desembargadores que integram a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL Apelação Cível nº. 0208784-57.2012.8.19.0001 Apelante: SERGIO LUIZ DE LUCAS Apelado: SULAMERICA SEGUROS DE PESSOAS E PREVIDENCIA S.A. Relatora: DES. ELISABETE FILIZZOLA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 684.952 SANTA CATARINA RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ADMINISTRADORA DE BENS PORTOGALLO LTDA E OUTRO(A/S) : DANIELA GUEDES DE BASSI E OUTRO(A/S)

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A ação de Usucapião Publicado desde 14/4/2005 José Cafezeiro Neto 1. Dos Procedimentos Especiais 2. Do Usucapião 2.1. Espécies de usucapião de imóveis 2.2. Requisitos Gerais e Específicos

Leia mais

Tanto bens móveis como imóveis podem ser usucapidos. Como nossa disciplina é direito imobiliário, dos imóveis é que estudaremos este instituto.

Tanto bens móveis como imóveis podem ser usucapidos. Como nossa disciplina é direito imobiliário, dos imóveis é que estudaremos este instituto. 1) Para o prof. Daniel Áureo: a usucapião é conceituada como modo de aquisição da propriedade pela posse continuada durante certo lapso de tempo somada aos requisitos estabelecidos em lei. É também chamada

Leia mais

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO Elaborado em 02.2008. José Hable Auditor tributário da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, graduado em Agronomia pela UFPR, Administração de Empresas pela

Leia mais

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE CAPÍTULO I - PRINCÍPIO GERAIS Artigo 1º - Objeto 1. O presente documento tem por objetivo definir o estatuto do Provedor do Cliente da Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A. e estabelecer um conjunto

Leia mais

Usucapião. Usucapião de Móveis. Usucapião de outros direitos reais Processo. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Usucapião. Usucapião de Móveis. Usucapião de outros direitos reais Processo. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Usucapião Usucapião de Imóveis Usucapião de Móveis M Usucapião de outros direitos reais Processo Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO A TERMO.

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO A TERMO. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO A TERMO. Francisco José Monteiro Júnior 1. Resumo: No trabalho a seguir foram delineadas linhas gerais a respeito do contrato a termo, abordando-se prazo, forma de contratação,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONFORME LEI 12.470 DE 31/08/2011

ATUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONFORME LEI 12.470 DE 31/08/2011 ATUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONFORME LEI 12.470 DE 31/08/2011 8. DEPENDENTES Na ausência do arrimo de família, a sociedade houve por bem dar proteção social aos que dele (a) dependiam.

Leia mais

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA

ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA ARPEN - SP ASSOCIAÇÃO DOS REGISTRADORES DE PESSOAS NATURAIS DE SÃO PAULO RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE REGINA BEATRIZ TAVARES DA SILVA Espécies de parentesco e contagem de graus Parentesco CÓDIGO CIVIL/2002,

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR: LEI Nº 12.424 DE 16 DE JUNHO DE 2011

USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR: LEI Nº 12.424 DE 16 DE JUNHO DE 2011 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca 113 USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR: LEI Nº 12.424 DE 16 DE JUNHO DE 2011 Edwirges Elaine Rodrigues Maria Amália de Figueiredo Pereira Alvarenga ISSUE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto contra acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo assim ementado: "Exceção

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.434.491 - MG (2012/0121695-4) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : LAPA INCORPORAÇÕES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E SERVIÇOS S/A ADVOGADO : RAIMUNDO FREITAS

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 6º; 14º; Decreto-Lei n.º 347/85, de 23/08; Localização de operações - Transportes terrestres, operações de armazenagem e distribuição Continente RA s -

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

Palavras-chave: usucapião, especial, abandono de lar.

Palavras-chave: usucapião, especial, abandono de lar. USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEN-Marília Especialista em Processual Civil, Penal e Trabalhista pela UNILAGO Docente e Coordenadora

Leia mais

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 http://www.direitonet.com.br/artigos/x/51/44/514/ O Estatuto da Cidade visa estabelecer diretrizes gerais da Política Urbana e especialmente regulamentar o artigo 182

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

USUCAPIÃO. forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade

USUCAPIÃO. forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade Requisitos pessoais da usucapião - art. 1244 - art. 197 a 201 - prescrição aquisitiva não pode correr contra os cônjuges, companheiros,

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões.

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Para o autor do nosso livro-texto, o Direito de família consiste num complexo de normas que regulam a celebração do casamento e o reconhecimento

Leia mais

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO Fábio Tadeu Ramos Fernandes ftramos@almeidalaw.com.br Ana Cândida Piccino Sgavioli acsgavioli@almeidalaw.com.br I INTRODUÇÃO Desde a década de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO VÁLIDO E REGULAR DO PROCESSO - QUESTÃO DE ORDEM PÚBLICA - EXTINÇÃO DO FEITO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO - ART. 557, DO CPC.

DESENVOLVIMENTO VÁLIDO E REGULAR DO PROCESSO - QUESTÃO DE ORDEM PÚBLICA - EXTINÇÃO DO FEITO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO - ART. 557, DO CPC. AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 929977-6, DO FORO REGIONAL DE FAZENDA RIO GRANDE DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - VARA CÍVEL E ANEXOS AGRAVANTE : ROBERTO GOMES DA SILVA AGRAVADO : BANCO SANTANDER

Leia mais

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA.

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. PALESTRA TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. Professor: Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Professor Universitário

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Espera-se que o(a) examinando(a) elabore ação revocatória, com fulcro no art. 130 e ss. da Lei n. o 11.101/2005: São revogáveis os atos praticados com a intenção de prejudicar credores,

Leia mais

PROVA ORAL MALOTE 3 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1

PROVA ORAL MALOTE 3 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 O governador do DF ajuizou ADI perante o STF contra lei distrital oriunda de projeto de lei de iniciativa parlamentar, por meio da qual foi concedido benefício

Leia mais

DECISÃO. Relatório. 2. A decisão impugnada tem o teor seguinte:

DECISÃO. Relatório. 2. A decisão impugnada tem o teor seguinte: DECISÃO RECLAMAÇÃO. CONSTITUCIONAL. ALEGADO DESCUMPRIMENTO DA SÚMULA VINCULANTE N. 10 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RECLAMAÇÃO PROCEDENTE. Relatório 1. Reclamação, com pedido de antecipação de tutela, ajuizada

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC RELATOR : CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA MACHADO PACHECO AGRAVADO : UNIÃO - ADVOCACIA

Leia mais

Nisnmgro' Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de

Nisnmgro' Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de AC no 046.2009.000.705-8/001 Nisnmgro' Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça Gabinete da Desembargadora Maria das Neves do Egito de eira ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL No 046.2009.000.705-8/001

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador GIM ARGELLO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador GIM ARGELLO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 641, de 2007, que "acrescenta artigo à Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a autorização

Leia mais

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 16 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 10 Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais Ação Monitória Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 A ação monitória foi introduzida no CPC no final do título

Leia mais

Processos de Regularização de Imóveis

Processos de Regularização de Imóveis Processos de Regularização de Imóveis Prof. Weliton Martins Rodrigues ensinar@me.com www.vivadireito.net.1. Copyright 2013. Todos os direitos reservados. 1 2 1 2 A aquisição da propriedade é forma pela

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 673.231 - SP (2004/0111102-8) RELATOR : MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO RECORRENTE : OCTET BRASIL LTDA ADVOGADO : CARLOS HENRIQUE SPESSOTO PERSOLI E OUTROS RECORRIDO : JONH GEORGE DE CARLE

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos. RELATOR: Deputado João Dado

PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos. RELATOR: Deputado João Dado COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, Acrescenta incisos I e II, ao art. 3º, da Lei Federal nº 10.754, de 31 de outubro de 2003. AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos RELATOR:

Leia mais

Proposta de reestruturação da carreira e PEC/FNDE

Proposta de reestruturação da carreira e PEC/FNDE Proposta de reestruturação da carreira e PEC/FNDE A presente proposta tem como objetivo consagrar uma carreira positiva e atraente para os servidores do FNDE, tendo como base a estrutura organizacional/institucional

Leia mais

Novo Código de Processo Civil e a antiga Medida Cautelar de Antecipação de Garantia

Novo Código de Processo Civil e a antiga Medida Cautelar de Antecipação de Garantia Novo Código de Processo Civil e a antiga Medida Cautelar de Antecipação de Garantia Por Vinicius Jucá Alves e Christiane Alves Alvarenga, respectivamente, sócio e associada de TozziniFreire Advogados Em

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 4. Forma de Aquisição Imobiliária Derivada, Usucapião na Constituição Federal, Usucapião na Legislação Ordinária.

DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 4. Forma de Aquisição Imobiliária Derivada, Usucapião na Constituição Federal, Usucapião na Legislação Ordinária. Material Teórico DIREITO IMOBILIÁRIO Aula 4 Forma de Aquisição Imobiliária Derivada, Usucapião na Constituição Federal, Usucapião na Legislação Ordinária. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2014.0000726618 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1007380-59.2014.8.26.0554, da Comarca de Santo André, em que é apelante JOSÉ RIBEIRO, é apelado KOPLENO PRODUTOS

Leia mais

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS:

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: Mudança no modo de contagem dos prazos: A partir do novo CPC, os prazos processuais

Leia mais

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies.

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 12 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Litisconsórcio (cont.) Litisconsortes

Leia mais

PROJETO DE LEI N 4.596/09

PROJETO DE LEI N 4.596/09 1 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N 4.596/09 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera os artigos 3 e 41 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que "Define mecanismos para a

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 202.733 - PR (2012/0144391-7) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO AGRAVADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO BRADESCO S/A : MATILDE DUARTE GONÇALVES DANIEL

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13.146/2015) Sumário: I Direitos previstos na Constituição Federal II Direitos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.371.922 - SP (2013/0060257-8) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : DENISE FERREIRA DE OLIVEIRA CHEID E OUTRO(S) AGRAVADO

Leia mais

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal TRIBUTÁRIO 06/03/2015 Devolução da Medida Provisória nº 669 de 2015 pela Presidência do Senado Federal Na última sexta-feira, foi publicada a Medida Provisória nº 669 de 26 de fevereiro de 2015 ( MP nº

Leia mais

Orientação Técnica Geral 04. OTG/GTCON ESTATAIS N 04 Cessão de Bens

Orientação Técnica Geral 04. OTG/GTCON ESTATAIS N 04 Cessão de Bens Orientação Técnica Geral 04 OTG/GTCON ESTATAIS N 04 Cessão de Bens TERMO DE APROVAÇÃO ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG/GTCON ESTATAIS Nº 04 Cessão de Bens O Grupo de Trabalho de Procedimentos Contábeis de

Leia mais

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS AGENTES PÚBLICOS José Carlos de Oliveira Professor de Direito Administrativo na graduação e no Programa de Pós-Graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/Franca No

Leia mais

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: PROJETO DE LEI N o, DE 2010 (Do Sr. Pedro Chaves) Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para regulamentar a EC nº 63/10, instituir o piso salarial profissional nacional, as Diretrizes do Plano

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Sentença e Coisa Julgada 2011 Provas em Espécie O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da Sentença e da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro. Utilizado como material de apoio

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.279.941 - MT (2011/0167277-9) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES RECORRENTE : ESTADO DE MATO GROSSO PROCURADOR : PATRYCK DE ARAUJO AYALA E OUTRO(S) RECORRIDO : VALDECIR AUGUSTO

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN

IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN IMPOSTO DE RENDA E O ARTIGO 43 DO CTN IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho de Estudos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Daniel Vilela) Acrescenta o 3º ao art. 19 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000409110 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2010491-47.2014.8.26.0000, da Comarca de Guarulhos, em que é agravante BANCO SANTANDER BRASIL S/A,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA fls.1 A C Ó R D Ã O (CSJT) CARP/cgr/ps 1 - CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO. LICENÇA-ADOTANTE A SERVIDOR NA CONDIÇÃO DE PAI SOLTEIRO. INTERPRETAÇÃO DO ARTIGO 210 DA LEI Nº

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13 LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13 Consolidada, alterada pela Lei nº: 3250, de 19.11.13 DOE n. 2343, de 19.11.13 Autoriza o Poder Executivo a realizar a compensação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2013.0000251389 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0128060-36.2010.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante AGÊNCIA ESTADO LTDA, é apelado IGB ELETRÔNICA

Leia mais

O ISS E A PESSOALIDADE DO TRABALHO DOS SÓCIOS NAS SOCIEDADES UNIPROFISSIONAIS

O ISS E A PESSOALIDADE DO TRABALHO DOS SÓCIOS NAS SOCIEDADES UNIPROFISSIONAIS O ISS E A PESSOALIDADE DO TRABALHO DOS SÓCIOS NAS SOCIEDADES UNIPROFISSIONAIS Flavio Castellano Alguns municípios introduziram discriminações no que se refere ao tratamento tributário das chamadas sociedades

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE Do Sr. Deputado Vanderlei Macris Institui o monitoramento do uso de trabalho forçado e de trabalho infantil em Estados estrangeiros. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica instituído

Leia mais

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS ANEXO À DELIBERAÇÃO Nº 125, DE 06 DE JULHO DE 2006. NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais