E-COMMERCE: O PERFIL DO E-CONSUMER - Região de Piracicaba SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E-COMMERCE: O PERFIL DO E-CONSUMER - Região de Piracicaba SP"

Transcrição

1 E-COMMERCE: O PERFIL DO E-CONSUMER - Região de Piracicaba SP Alberto Martins Júnior Prof. Escola de Engenharia de Piracicaba Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba amartins@eep.br Aline de Fátima Tietz Graduando em Administração de Empresas Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba- FUMEP alinetietz@hotmail.com Thays Alves de Oliveira Graduando em Administração de Empresas Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba- FUMEP thays_alvesoliveira@hotmail.com RESUMO Diante dos avanços tecnológicos da sociedade, a concorrência no mercado se torna cada vez mais acirrada. Uma das formas que as empresas estão buscando para ampliar sua área de atuação e sua abrangência de clientes é entrar no mundo virtual, e neste contexto, o E- commerce está se tornando cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. No entando, surge um novo tipo de consumidor o E-consumer, que tem um perfil diferenciado e características particulares. Sendo assim, o ponto chave deste artigo é definir, através de pesquisas de campo, o perfil, comportamento e as percepções do e-consumer, no interior de São Paulo, em relação a essa nova era de virtualização dos processos comerciais e de negócios. PALAVRAS CHAVE: E-commerce, e-consumer, perfil, características. Abstract Market competition is becoming increasingly fierce with society's technological advances. One way companies try to expand and reach new customers is to enter the virtual world, and in this context, E-commerce is becoming increasingly present in everyday society. However, a new kind of consumer is on the rise: the e-consumer, with a different profile and special characteristics. This article defines, through field research, the profile, behavior and perceptions of e-consumers in the interior of the state of São Paulo, in this new era of virtual business. KEY WORDS: E-commerce, e-consumer, profile characteristics.

2 OBJETIVO Este artigo tem a finalidade de identificar o perfil, o comportamento e as perspectivas do e- consumer no interior paulista. Pois atualmente, cada vez mais, os processos vêm sendo virtualizados, e como o consumidor desempenha o papel principal para o sucesso de uma empresa, o mesmo deve ser estudado e compreendido para que as empresas consigam conquistá-los. JUSTIFICATIVA Segundo Giuliane (2010), a tecnologia altera a maneira de relacionamento entre pessoas e isso impacta no varejo, o qual passa a ter que rever suas formas de oferta de produtos e serviços. A tecnologia acabou tornando o consumidor mais bem informado e atualizado, o que consequentemente, o deixa mais seletivo e discriminante. METODOLOGIA Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas de obras literárias, de consulta de periódicos, de pesquisas online. Também foi realizada uma pesquisa de campo a qual foi aplicada em diferentes cidades do interior se São Paulo. A pesquisa foi realizada no período de 07/05/2011 à20/05 /2011 e abrangeu pessoas de cidades como Piracicaba e Charqueada, e contou com a participação de 258 entrevistados. INTRODUÇÃO Este artigo tem a finalidade de demonstrar qual é o perfil do e-consumer no interior de São Paulo e qual o seu perfil, qual a sua percepção e comportamento em relação ao comércio eletrônico. O que é e-commerce (comércio eletrônico- CE). Apesar de ser relacionado somente à compra de produtos e serviços pela internet, o comercio eletrônico abrange muito mais atividades do que estas. Segundo Kennet C. Laundon (2008), quem já comprou musicas pela internet e/ou já buscou informações sobre algum produto antes de compra-lo, já participou do comércio eletrônico. E-commerce é a parte do e-business que lida com a compra e venda de mercadorias e serviços pela internet. Tal conceito abrange as atividades que apoiam essas transações, tais como propaganda, marketing, suporte ao cliente, segurança, entrega e pagamento. (LAUNDON,2008,p.58). Comércio eletrônico (CE) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio de aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo

3 aos objetivos do negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, numa infraestrutura predominantemente publica de fácil e livre acesso e baixo custo. (ALBERTIN, 2004, p.15). O conceito de CE engloba a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, não se restringindo simplesmente à realização de transações comerciais de compra e venda de produtos e serviços. Algumas vezes, esta abrangência não é reconhecida e acaba-se tendo uma visão errônea e restrita de todo o potencial deste novo ambiente. (ALBERTIN, 2004, p.74). Apesar de estar se popularizando atualmente, o comércio eletrônico já existe há um bom tempo, porém era tido como serviço eletrônico. Os serviços eletrônicos se tornaram possíveis, após o surgimento da internet em 1969 que, de acordo com Giuliane et al (2004) foi criada com objetivos estratégicos militares, pelo Departamento Defesa dos Estados Unidos para tornar possível troca de informações entre professores universitários e cientistas. Posteriormente, em 1997, com a implantação da Internet Comercial, os serviços eletrônicos passaram a ser cada vez mais utilizados. Os serviços eletrônicos não surgiram, como se pode imaginar, com a Internet Comercial, lançada em Na verdade, este fenômeno surgiu muito antes dela, no final dos anos 80, quando os bancos e operadoras de cartões de crédito começaram a utilizar os recursos da rede telefônica ou da rede de dados, como a RENPAC no Brasil, para implementarem serviços eletrônicos, na busca da projeção empresarial em nível nacional e até mesmo internacional. (MARTINS, 2003) Como pudemos notar, não é de hoje que os processos estão sendo virtualizados, porém, devido a inúmeros fatores, sociais e tecnológicos, eles estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. A popularização do comercio eletrônico Com a globalização o mercado está se tornando cada vez mais competitivo, as empresas buscam incessantemente atrair e fidelizar novos clientes, que têm cada vez mais opções. Para isso, muitas empresas estão ampliando seus horizontes através da implantação do comércio eletrônico, pois este oferece muitos diferenciais, tais como estar disponível em todos os lugares (por ter padrões universais) e 24 horas por dia, permite redução de custos, customizações, informações, interatividade, propaganda, marketing etc.

4 Outro fator notável é que atualmente, com a modernização, a sociedade está com sua vida mais agitada e têm cada vez menos tempo para lazer, família, compras, etc. Com isso, as pessoas procuram otimizar seu tempo no dia a dia e o comércio eletrônico preenche estes e muitos outros quesitos que facilitam o cotidiano da sociedade. Fatores como comodidade, praticidade, promoções, comparações, preços, atendimento 24 horas, expansão do crédito, entre outros, vêm fazendo com que cada vez mais, o comércio eletrônico tenha novos adeptos. Outro fator, não menos importante para a disseminação do CE, é o aumento do número de pessoas que tem acesso à internet. Tendências do E-commerce X E-consumer Essa popularização do comércio eletrônico faz com que as pessoas sintam-se mais confiantes para realizarem suas compras e exige cada vez mais das empresas um excelente atendimento, pois o comércio eletrônico, pelo fato de disponibilizar cada vez mais opções, facilita comparações e torna o e-consumer cada vez mais exigente. Esse modelo de Mercado Aberto tende a levar a um mercado perfeito, uma vez que todas as suas informações estão disponíveis a todos, a concorrência é livre e ampla, as estratégias de negócio por restrição tendem a diminuir, o poder de negociação é aumentado, assim como a competitividade, a globalização é viabilizada para os vários níveis de empresas, os custos e preços tendem a ser reduzidos etc.(albertin,2004,p.75) Para apoiar o CE, as empresas se utilizam de muitas outras ferramentas como, por exemplo, a resposta eficiente ao consumidor (Efficient Consumer Response-ECR), que oferece muitos benefícios aos clientes, e vem se tornando cada vez mais importante. No CE, o ECR passa a ter uma importância ainda maior,uma vez que os processos mercantis tendem a ter um fluxo mais rápido, e o consumidor realiza a compra de qualquer lugar a qualquer hora,com correspondente impacto nos distribuidores e estoques, sendo que as variações nas vendas podem ocorrer de forma intensa e abrupta.(albertin,2004,p.93) Como outro exemplo, as empresas também fazem o uso de sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e com isso, conseguem coletar e armazenar dados identificando o perfil do cliente e posteriormente gerar informações sobre o cliente em diferentes perspectivas. Por isso é tão comum você entrar num site para pesquisar sobre algum produto, e posteriormente, receber um de promoções que coincidentemente inclui o produto que você havia pesquisado.

5 As empresas estão cada vez mais, melhorando e inovando seu atendimento para atender da maneira mais exata as expectativas de seus clientes. A lucratividade de uma empresa depende, em grande medida, de sua habilidade em atrair e reter clientes (mantendo-os, assim, distantes da concorrência) e cobrar preços altos. O poder dos clientes cresce quando eles podem mudar facilmente para os produtos e serviços de um concorrente, ou quando podem forçar uma empresa e seus concorrentes a uma guerra de preços o que só pode ser feito num mercado transparente, em que exista pouca diferenciação de produtos e todos os preços sejam conhecidos instantaneamente (como na Internet). (LAUDON, 2008.p.73) Análise da pesquisa: Perfil, comportamento e perspectivas do E- consumer A amostra é de 258 questionários, respondidos no período de 07/05/2011 a 20/05/2011 abrangendo pessoas das cidades de Piracicaba e Charqueada. Houve segmentação por sexo, faixa etária e escolaridade. Dados gerais da pesquisa Sexo Sexo (258 entrevistados) Feminino % Masculino % Totais %

6 Faixa etária Faixa etária (258 entrevistados) Até % 21 A % 31 A % 41 A % 51 A % Acima % Totais % Escolaridade Escolaridade (258 entrevistados) Ensino fundamental % Ensino médio % Ensino superior completo % Ensino superior incompleto % Pós Graduação % Totais %

7 Formas de pagamento Formas de pagamento (258 entrevistados e 288 respostas) Cartão de crédito % Cartão de débito % Boleto bancário % Depósito em conta corrente % Outro % Totais % Já fez compras pela internet Já comprou pela internet? (258 entrevistados) Sim, produtos % Sim, produtos e serviços % Sim, serviços % Não, apenas pesquiso preços e produtos %

8 Nunca comprei % Totais % Frequência de compra pela internet Frequência (258 entrevistados) Eventualmente % Frequentemente % Comprei apenas uma vez % Nunca comprei % Totais % Compras e sites de compra coletiva Compras em sites de compra coletiva (258 entrevistados) Sim, produtos % Sim, produtos e serviços % Sim, serviços % Não comprei % Totais % Vantagens

9 Vantagens (258 entrevistados e 325 respostas) Facilidade de comparações % Facilidade, praticidade e comodidade % Preços e promoções % Não vejo vantagens % Outro % Totais % Desvantagens Desvantagens (258 entrevistados e 336 respostas) Desconfiança em relação à segurança de dados pessoais e senhas % Insegurança em relação ao produto % Problemas relacionados aos processos de entregas % Problemas com devoluções e trocas % Não vejo desvantagens % Outro % Totais %

10 Cruzamento dos dados: confrontando características das populações que compram X que não compram pela internet. Sexo Com o cruzamento dos dados coletados, conseguimos constatar que 31,36% dos homens não fazem compras pela internet, 6,78% apenas pesquisam preços e promoções e que 61,86% já compraram produtos e/ou serviços pela internet. No caso das mulheres apenas 21,98% ainda não compraram pela internet, 6,38% apenas realizam pesquisas e 71,63% já compraram algum produto ou serviço pela internet. Formas de pagamento Obtivemos dos 258 entrevistados 288 respostas (por serem de múltipla escolha) sendo que 202 são de pessoas que compram pela internet e 85 são de pessoas que não compram. Das pessoas quem compram pela internet, 57% preferem pagar com cartão de crédito, 31% com boleto bancário, 8% com cartão de débito e 4% com depósito em conta corrente. Já para quem não compra, os números foram bem diferentes sendo 21% cartão de crédito, 26% boleto bancário, 10% depósito em conta corrente e 5% cartão de débito e 38% das respostas foi a opção outros que revela o desinteresse desta porcentagem em realizar pagamentos e/ou compras pela internet. Escolaridade Entrevistados: 258 sendo 173 que compram e 85 que não compram. Das pessoas que compram 5% tem ensino fundamental, 31% ensino médio, 27% ensino superior completo, 29% ensino superior incompleto e 8% tem pós-graduação. Em relação à escolaridade das pessoas que não compram 25% possuem ensino fundamental, 61% tem ensino médio, 6% ensino superior completo, 7% ensino superior incompleto e apenas 1% possui pós-graduação. Faixa etária Dos 258 entrevistados, 173 compram e 85 não compram. Dos que compram, 21% tem até 20 anos, 40% tem entre 21 a 30 anos, 23% tem entre 31 e 40 anos, 11% entre 41 e 50, 4% entre 51 e 60 e 1% tem acima de 60 anos. Em relação à faixa etária dos que não compram 25% tem até 20 anos, 21% tem entre 21 e 30 anos, 20% entre 31 e 40, 15% entre 41 e 50, 14% entre 51 e 60 e 5% tem acima de 60 anos. Vantagens

11 Foram 325 repostas dos 258 entrevistados sendo que 236 foram de pessoas que compram e 89 de pessoas que não compram. Das pessoas que compram 14% consideram uma vantagem do comércio eletrônico a facilidade de comparações, 48% facilidade, praticidade e comodidade, 38% preços e promoções e menos de 1% não vêem vantagens na compra pela internet. Das pessoas que não compram 17% consideram uma vantagem do CE a facilidade de comparações, 20% facilidade, praticidade comodidade, 16% preços e promoções, 44% não vêem vantagens e 3% responderam outros. Desvantagens Dos 258 entrevistados, foram obtidas 336 respostas sobre desvantagens, sendo que 105 vieram de pessoas que não compram e 231 de pessoas que compram pela internet. Das pessoas que compram 41% consideram uma desvantagem do comércio eletrônico a desconfiança em relação à segurança de dados pessoais e senhas, 28% insegurança em relação ao produto (por não ter contato com o mesmo), 13% problemas relacionados a processos de entregas,11% problemas com devolução e trocas e 7% não veem desvantagens em se comprar pela internet. Com relação às pessoas que não compram 43% consideram uma desvantagem do comercio eletrônico a desconfiança em relação à segurança de dados pessoais e senhas, 17% insegurança em relação ao produto (por não ter contato com o mesmo), 6% problemas relacionados a processos de entregas,6% problemas com devolução e trocas, 25% não veem desvantagens em se comprar pela internet e 3% optaram pela alternativa outros, porém não colocaram o motivo, demonstrando a falta de interesse em comprar pela internet. CONCLUSÃO OBTIDA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA PESQUISA Com essa pesquisa, conseguimos identificar as características e a visão das pessoas no interior paulista sobre o e-commerce. Com estes dados pudemos identificar que as mulheres já usam mais o comercio eletrônico do que os homens, e esta diferença já está em torno de 10%. Como podemos ver no que se diz respeito à forma de pagamento, a opinião geral revela que a preferência é pelo cartão de crédito 47%, seguido pelo pagamento com boleto bancário 29%. Porém, quando analisamos separadamente a opinião de quem compra das de quem não compra, temos que 57% das pessoas que compram preferem pagar com cartão de crédito e 31% por boleto bancário contra 21% para pagamentos com cartão de crédito e 26% boleto bancário na opinião de quem não compra. Sobre a escolaridade, notamos que a maior parte das pessoas que não compram, estão situadas nas faixas de ensino médio 61% e fundamental 25% enquanto para as pessoas que compram

12 apenas 5% possuem ensino fundamental, os valores mais representativos são 31% ensino médio, 27% ensino superior completo e 29% ensino superior incompleto, ou seja, 56% das pessoas que compram estão na faixa de nível superior. Analisando a faixa etária, identificamos que as pessoas que mais compram são as de idade entre 21 e 30 anos- 40% seguido pela faixa de 31 a 40 anos -23% e que a partir da faixa etária entre 41 e 50 anos a quantidade de pessoas que compram começa a diminuir significativamente. Também, podemos observar que na visão geral, a opção facilidade, praticidade e comodidade aparece como a maior vantagem do CE com 40%, seguida de perto pelo item preços e promoções que aparece com 32%. Estas informações se confirmam com ainda mais expressividade quando analisamos isoladamente a opinião de quem faz compras pela internet. Mas quando analisamos a visão das vantagens para quem não compra, os resultados são bem diferentes. Notamos que as porcentagens caem significativamente e que 44% responderam a opção não vejo vantagens, isso demonstra que ainda existe resistência para o CE. Em relação à visão das pessoas sobre as desvantagens do e-commerce, notamos em sua totalidade, 42% acham a desconfiança em relação à segurança de dados pessoais e senhas a maior desvantagem e logo em seguida com 25%, vem o item insegurança em relação ao produto. Notamos que tanto para as pessoas que compram quanto para as que não compram, a desconfiança em relação a dados pessoais e senhas é a maior desvantagem, isso demonstra que ainda há muita insegurança pra se usar o CE. Porém devemos nos atentar para o fato de que das pessoas que compram apenas 7% responderam que não veem desvantagens contra 25% das pessoas que não compram. Isso demonstra por um lado (pessoas que compram) que o e-commerce tem muito a melhorar, pois 93% dos e-consumers veem uma ou mais desvantagens no CE, seja no quesito segurança, produto, processo de entrega, troca, etc. Por outro lado (pessoas que não compram) há uma significativa parcela de pessoas - 25% que não vem desvantagens em comprar pela internet, ou seja, pessoas que não possuem nenhuma resistência ao CE. Contudo, deve- se atentar para o fato de que mesmo tendo 93% dos adeptos do CE percebido e/ou passado por algum problema (desvantagem) estes continuam comprando, isto significa que o CE pode crescer muito mais se conseguir superar estas barreiras como segurança, produto, processos de entrega e trocas e com isso, conquistar de vez os seus clientes, ainda há muito que melhorar na imagem que o CE passa. Pois na realidade existem muito sites seguros, que exibem várias informações inclusive técnicas e imagens sobre os produtos, que cumprem prazos de entregas. O CE tem que trabalhar com mais intensidade para melhorar sua imagem e assim ganhar a confiança dos consumidores. Hoje em dia, os clientes estão se tornando mais seletivos, pois têm com apenas um click, muitas opções disponíveis e não estão em busca apenas de preços e sim de qualidade total no processo. Tudo é refletido na visão do cliente, desde as atribuições dos sites, sua eficiência de navegação, apresentação do

13 produto e seus atributos (cores, tamanhos, voltagem), opções disponíveis de pagamento e parcelamento, valor de frete, tempo e qualidade da entrega e troca de produtos. Isso deixa claro que se houver uma falha em um destes processos, a imagem da empresa que usa o CE será comprometida. O CE é uma realidade que em pouco tempo se tornará um novo paradigma para transações comerciais. No entanto, para que esse tipo de comércio tenha sucesso, é preciso que as empresas fiquem atentas ao principal protagonista desse cenário, o cliente. Ou seja, elas devem se preocupar em atender às expectativas, às necessidades e aos desejos dele, bem como descobrir os fatores que o desestimula a realizar compras. Cabe ressaltar que, uma vez que reconhecer as características do cliente deixou de ser um diferencial, esta condição tornou-se uma necessidade. (GIULIANE, p. 99) Com tantas opções e facilidades o cliente está muito mais exigente e as empresas que usam o CE estão a caminho da excelência, pois com o aumento do uso da internet, com a elevação do crédito e com a popularização dos computadores, hoje quase já não existem mais barreiras para se comprar um produto e muito menos para se pesquisar a melhor opção. Portanto, as empresas devem estar sempre inovando e acompanhando a movimentação do mercado e principalmente estarem atentas ao que desejam seus clientes. ALGUNS DADOS INTERESSANTES Pra ilustrar a importância do que se relata neste texto, segue abaixo alguns relatos recentes sobre o e-commerce e o e-consumer no Brasil: O Brasil é o 13º país com o maior volume transacionado pela internet. Em 2009, o país movimentou US$ 8,7 bilhões, um aumento de 10,3% em relação a Se comparado a 2005, esse volume teve um crescimento de 254%, um dos maiores dentre os países pesquisados. Fonte: (03/05/ :39 am): BRASIL+E+COLOCADO+EM+RANKING+MUNDIAL+DE+ECOMMERCE.html Estamos em um momento de transição entre a era industrial e a era de prestação de serviços. Isso vem exigindo uma reformulação das empresas para atender a um novo perfil de consumidor. E este consumidor percebe que tem em suas mãos cada vez mais poder sobre o mercado varejista. O que embasa essa realidade é que, hoje, a internet provê um espaço de relacionamento tão rico de informações que coloca em ação um consumidor mais exigente e consciente. E o que ele busca? Empresas autênticas, produtos de qualidade, serviços rápidos e atendimento impecável. Tais exigências justificam a preocupação das empresas de internet em aprimorar seus serviços para que possam sobreviver nesse ambiente de concorrência virtual. E vamos além: acreditamos que a internet fortalecerá cada vez mais o papel do consumidor em ditar as regras do mercado.

14 Fonte: (03/05/ :30 am): ECOMMERCE+A+HORA+DO+SERVICO.html No segundo semestre de 2010, que representa cerca de 55% das vendas anuais do e- commerce, o faturamento deve alcançar R$ 7,6 bilhões. O número de pessoas que devem realizar ao menos uma compra na internet vai encerrar 2010 em aproximadamente 23 milhões, enquanto no ano passado foram 17,6 milhões de consumidores. Há quatro anos, o número de consumidores na internet era de 6 milhões. Fonte:(03/05/201109:41am): Governo lança cartilha para o comércio eletrônico Medida foi tomada por causa do crescimento do varejo online e das reclamações sobre os serviços Fonte: (03/05/ :43am): GOVERNO+LANCA+CARTILHA+PARA+O+COMERCIO+ELETRONICO.html Comércio O faturamento eletrônico do setor cresceu chegou 170% a US$ no 13,23 Brasil bilhões entre 2007 no ano e 2009, passado, diz estudo de acordo com a Visa. O levantamento apontou também um aumento de 106% nos gastos online em toda a América Latina entre 2007 e O Brasil foi o condutor desse crescimento, seguido por México, Argentina e Chile. O Brasil também é o mercado mais representativo dentro do comércio eletrônico da América Latina. O país responde por 61% do consumo total online na região, seguido por México e Chile. Fonte: (03/05/ :43 am): COMERCIO+ELETRONICO+CRESCEU+NO+BRASIL+ENTRE+E+DIZ+ESTUDO.html Com 87,29%, confiança do e-consumidor atinge o melhor índice desde início da série O faturamento do comércio eletrônico deve fechar 2010 com R$ 15 bilhões Fonte: (03/05/ :49): COM+CONFIANCA+DO+ECONSUMIDOR+ATINGE+O+MELHOR+INDICE+DESDE+I NICIO+DA+SERIE.html Vendas na internet cresceram 40% em 2010 Comércio eletrônico faturou R$ 14,8 bilhões no ano passado Fonte:(03/05/ :50 am): VENDAS+NA+INTERNET+CRESCERAM+EM.html

15 Compras coletivas, franquias e sustentabilidade Se por um lado temos estimulado o consumidor a essa forma de compra por impulso, temos que lembrar que o nível de exigência dos clientes também tem aumentado Fonte:(03/05/ :54): ANEXOS E REFERNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MARTINS JÚNIOR, Alberto, FARAH, Osvaldo Elias, CORREA, Angela M Cassavia Jorge Empreendedorismo na Era Virtual In: V Encontro Nacional de Empreendedorismo - ENEMPRE, 2003, Florianópolis. Anais do V Encontro Nacional de Empreendedorismo - ENEMPRE. Florianópolis: Escola de Novos Empreendedores - SENAI, p.1 14 ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004 GIULIANE, Antonio Carlos; SPERS, Valéria Rueda Elias. Varejo e Serviços: Responsabilidade Social Sustentabilidade 1ª Ed. Itu: Ottoni Editora, GIULIANE, Antonio Carlos (Org.). Conversando Sobre Marketing 1ª Ed. Itu: Ottoni, GIULIANE, Antonio Carlos (Org.). Marketing: Varejo e Serviços 1ª Ed. Itu: Ottoni, LAUNDON, Kenneth C.; LAUNDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais 7ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Você sabia que... Hoje, 77% dos brasileiros já utilizam cartão de crédito, aponta estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu Desembaraço Informações da indústria como você nunca viu Introdução É uma ferramenta dominada pela geração Y, mas que foi criada pela geração X. Ela aproxima quem está longe e tem distanciado quem está

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

Comércio na internet: muito mais que e-commerce

Comércio na internet: muito mais que e-commerce Comércio na internet: muito mais que e-commerce Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Definição Toda atividade de compra e venda realizada com recursos eletrônicos; Uso de mecanismos eletrônicos para a

Leia mais

Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2015 Mauricio Salvador Presidente

Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2015 Mauricio Salvador Presidente Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2015 Mauricio Salvador Presidente AGRADECIMENTOS! A ABComm agradece o apoio dos mantenedores 2015 METODOLOGIA Foram coletados 451 questionários válidos no campo

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores. Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin

Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores. Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin BATE-PAPO Números do E-commerce Brasileiro Sobre o faturamento: R$ 49,8 bilhões em 2015 (crescimento

Leia mais

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da:

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: INTRODUÇÃO: #BLACKFRIDAY Origem: Nos Estados Unidos, na década de 60, como a sexta após o Feriado de Ação de Graças,

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

www.fgvsp.br/cia/ned 5 ª EDIÇÃO MARÇO DE 2003 RESUMO *

www.fgvsp.br/cia/ned 5 ª EDIÇÃO MARÇO DE 2003 RESUMO * CENTRO DE INFORMÁTICA APLICADA PROGRAMA DE EXCELÊNCIA DE NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL PESQUISA FGV COMÉRCIO ELETRÔNICO NO MERCADO BRASILEIRO www.fgvsp.br/cia/ned 5 ª EDIÇÃO MARÇO DE 2003 RESUMO * COORDENADOR:

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Bloco Comercial Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões, que se encontram no Bloco

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes outubro/2012 Índice O Mercado de Assinaturas... 03 O Moip Assinaturas... 04 Fluxo básico... 04 APIs... 05 Versão 1.0... 06 Participe do Beta...

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 PE MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 1 MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 PE MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia das Crianças 2014 Rua Venâncio Borges do

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC sua empresa na Internet A criação de um site é uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e um mundo globalizado,

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O guia online Vitrine de Guarulhos é um dos produtos do Grupo Vitrine X3, lançado no dia 11/11/11 com o objetivo de promover

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Algumas pesquisa realizada recentemente, revelaram resultados surpreendentes sobre o uso da Internet nas empresas no Brasil. Neste artigo interpreta alguns dados e lhe revela as soluções que podem ajudar

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas As empresas Sampling Pesquisa de Mercado e Limite Pesquisa de Marketing saíram às ruas em Junho e Julho de 2005 para saber qual o sonho de consumo dos Paulistas.

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Tecnologias da Informação e da. e Organizacionais

Tecnologias da Informação e da. e Organizacionais Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Cenários Econômicos e Organizacionais A evolução tecnológica acompanhando a mudança organizacional Os negócios na era eletrônica O comércio eletrônico Cadeias

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011 Comunicação: segmentação e foco Luiz Lara Agosto/2011 A comunicação é o exercício da identidade de marca A marca é um jeito de ser e de fazer. Tudo é importante. Tudo comunica. Há a necessidade de gerenciar

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

emarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implantação, gestão e operação de lojas virtuais.

emarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implantação, gestão e operação de lojas virtuais. Nós amamos e-commerce! f emarket Digital Sales é uma empresa de varejo online, especializada na análise, implantação, gestão e operação de lojas virtuais. Além do e-commerce full service, na emarket você

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Sua loja na internet, um mercado com mais de. milhões. de pessoas. em todo o território nacional. www.sec-ecommerce.com.br

Sua loja na internet, um mercado com mais de. milhões. de pessoas. em todo o território nacional. www.sec-ecommerce.com.br Sua loja na internet, um mercado com mais de 80 milhões de pessoas em todo o território nacional www.sec-ecommerce.com.br E-Commerce no Brasil Crescimento consistente Potência mundial em e-commerce. Enquanto

Leia mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Perguntas frequentes 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra podem ser adquiridas a qualquer momento

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

E-commerce: a transformação do internauta em consumidor

E-commerce: a transformação do internauta em consumidor E-commerce: a transformação do internauta em consumidor Keyti Tamyris Simões Leite (FATEB) keyti.tamyris@gmail.com Camila Lopes Ferreira (FATEB/UTFPR) cmilalf@bol.com.br Resumo: Muitas empresas estão optando

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/ Mobile Marketing Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas.

Prévia Apresentação. A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Prévia Apresentação Um pouco mais sobre a E-Assis A E-Assis atua no mercado há mais de 10 anos e conta com mais de 1.000 clientes satisfeitos com as soluções web desenvolvidas. Nosso objetivo é fazer com

Leia mais

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013.

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013. Geral Como posso pedir produtos em outros países? Como eu coloco Pedidos através do myherbalife.com.br? Como eu pago a Taxa de Processamento Anual? Esse mês tem fechamento duplo. Eu terei a possibilidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04)

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (AULA 04) 1 CRM Sistema de Relacionamento com clientes, também

Leia mais

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia.

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO O presente mini-ensaio, apresenta os desvios que envolvem o conceito de micro e pequena empresa

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados DIFERENCIAIS Acredito que o desenvolvimento de soluções para Internet não é um trabalho qualquer, deve-se ter certa experiência e conhecimento na área para projetar sistemas que diferenciem você de seu

Leia mais

Cobre Bem Tecnologia

Cobre Bem Tecnologia Cobre Bem Tecnologia A Empresa Fundada em 1995, a Cobre Bem Tecnologia, sempre visou produzir softwares que automatizassem cada vez mais as cobranças utilizando para isso uma tecnologia de ponta. Com a

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the

Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the ESTRATÉGIAS DE MARKETING E AS NOVAS MÍDIAS APRESENTAÇÃO: Com a evolução do mercado digital, o e-commerce, que cresce a taxas muito superiores se comparado ao comércio tradicional, faz-se cada vez mais

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 1 Dicas Logycware Utilizando o E-commerce vinculado ao Gestor Comercial Copyright Logycware Sistemas de Informática 2011 Todos os Direitos Reservados 2 Sumário Tutorial de Utilização do Gestor e-commerce...

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais