1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Transcrição

1 O presente regulamento institui as regras e os procedimentos para a instituição do 1 ciclo do Programa de Certificação Profissional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias AVALIADOR, INSTRUTOR e ESPECIALISTA. 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Definição e objetivos O Programa de Certificação da FNQ é a formalização do nível de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), em quatro categorias de profissionais: avaliador, instrutor e especialista. Cada uma dessas quatro categorias pode ser definida conforme abaixo: avaliador - pessoa que trabalha como voluntária e que atua anualmente no processo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e/ou premiações regionais/setoriais que utilizem o MEG (Rede QPC); instrutor - multiplicador de conhecimentos do MEG e de temas associados; especialista - pessoa com experiência comprovada e validada pela FNQ na aplicação do MEG, como referência, em projetos de organizações diversas. Os principais objetivos do Programa de Certificação da FNQ são: certificar profissionais com conhecimento e entendimento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG); facilitar o processo de designação para as atividades junto à FNQ. 1.2 Benefícios Os profissionais certificados passam a ter os seguintes benefícios: valorização do profissional e reconhecimento público sobre o grau de conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG); credencial que o possibilita atuar com o MEG dentro e fora de sua empresa (de acordo com o nível certificado). Para as empresas, podem ser listados os seguintes benefícios: garantir o nível de conhecimento no MEG dos profissionais contratados; aumentar o conhecimento e aprofundamento do MEG entre seus colaboradores; profissionais certificados fortalecem as estruturas das organizações, agregando valor a elas e, consequentemente, gerando melhores resultados.

2 2. REQUISITOS Os requisitos para a certificação incluem comprovação de horas dedicadas (experiência) e teste de conhecimento. Para cada categoria (avaliador, instrutor e especialista), existe ainda, uma segmentação em níveis (I, II e III), com diferentes requisitos e evidências a serem comprovados, de complexidade crescente, o que evidencia uma trajetória coerente de desenvolvimento individual. Podem se certificar pessoas com experiência no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), bem como em demais prêmios de gestão que utilizam o MEG como referência, como os prêmios regionais e/ou setoriais da Rede de Qualidade, Produtividade e Competitividade (Rede QPC), incluem-se nesta categoria as premiações regionais/setoriais que utilizam os instrumentos Compromisso para a Excelência pontos e Rumo à Excelência pontos. 2.1 Requisitos AVALIADOR Para os profissionais com experiência no PNQ ou nos prêmios regionais e/ou setoriais da Rede QPC, os requisitos são diferenciados (vide na tabela abaixo): Avaliador nível I 1. Certificado de conclusão do curso CEG na edição vigente dos Critérios de Excelência (CE). 2. Certificado de conclusão do curso ASG na edição vigente dos Critérios de Excelência (CE). 3. Conclusão do Vídeo Módulo Avaliador PNQ. 4. Obtenção de desempenho >= 7 em habilidade técnica no curso ASG. 5. Certificado de atuação em um ciclo do PNQ ou comprovação da candidatura para avaliador. 1. Certificado de conclusão do curso on-line Modelo de Excelência da Gestão (MEG). 2. Conclusão do Vídeo Módulo Avaliador PNQ. 3. Certificado de atuação em um ciclo da Rede QPC ou declaração do programa garantindo a atuação por um ciclo completo do prêmio. *Observação: para o avaliador nível I, não haverá teste de conhecimento. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas).

3 Avaliador nível II 1. Certificado de conclusão do curso ACEG na edição vigente dos Critérios de Excelência (CE). 2. Certificado de conclusão do curso ASG na edição vigente dos Critérios de Excelência (CE). 3. Conclusão do Vídeo Módulo Avaliador PNQ 4. Certificado de atuação em um ciclo do PNQ ou comprovação da candidatura para avaliador. 5. Desempenho correspondente a 70% de acerto (14 questões) no teste de conhecimento Avaliador nível II. 6. Declaração da faculdade com especificação da etapa do curso de graduação (mínimo 2º ano) ou certificado de conclusão do curso. 1. Certificado de conclusão do curso on-line Modelo de Excelência da Gestão (MEG). 2. Conclusão do Vídeo Módulo Avaliador PNQ 3. Certificado de atuação em um ciclo da Rede QPC ou declaração do programa garantindo a atuação por um ciclo completo do prêmio. 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (14 questões) no teste de conhecimento Avaliador nível II. 5. Declaração da faculdade com especificação da etapa do curso de graduação (mínimo 2º ano) ou certificado de conclusão do curso. * ACEG = Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 8 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas). Avaliador nível III 1. Certificado de atuação em dois ciclos do PNQ. 2. Desempenho correspondente a 70% de acerto (14 questões) no teste de conhecimento Avaliador nível III. 3. Declaração do empregador atestando experiência profissional de, no mínimo, dois anos. 4. Certificado de conclusão de curso de graduação. 1. Certificado de conclusão do curso on-line Modelo de Excelência da Gestão (MEG). 2. Conclusão do Vídeo Módulo Avaliador PNQ. 3. Certificado de atuação em dois ciclos da Rede QPC ou declaração do programa garantindo a atuação por dois ciclos completos do prêmio. 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (14 questões) no teste de conhecimento Avaliador nível III. 5. Declaração do empregador atestando experiência profissional de, no mínimo, dois anos. 6. Certificado de conclusão de curso de graduação.

4 2.2 Requisitos INSTRUTOR A certificação nesta categoria será necessária para as designações de instrutoria nos cursos da FNQ. Para os profissionais com experiência no PNQ ou nos prêmios regionais e/ou setoriais da Rede QPC, os requisitos são diferenciados (vide na tabela abaixo): Instrutor nível I 1. Comprovação de requisitos Avaliador nível III. 2. Certificado de conclusão do curso de líderes do PNQ. 3. Certificado de conclusão do curso de Instrutores do PNQ. Aptidão: Curso Critérios de Excelência da Gestão e da Rede QPC. 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (21 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível I. 1. Comprovação de requisitos Avaliador nível III. 2. Certificado de atuação como orientador/sênior/relator da Rede QPC em um ciclo ou declaração do programa garantindo a atuação por um ciclo completo do prêmio. 3. Certificado de conclusão do curso de Instrutores da Rede QPC. 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (21 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível I. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). Instrutor nível II 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível I. Aptidão: Cursos para a trilha da banca (Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão, Critérios de Excelência da Gestão e Avaliação dos Sistemas de Gestão) e da Rede QPC. 2. Certificado de conclusão do curso ASG na edição vigente dos Critérios de Excelência (CE). 3. Desempenho correspondente a 70% de acerto (25 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível II. 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível I. (DESCREVER NO SISTEMA) 2. Certificado de conclusão do curso ASG da Rede QPC na edição vigente dos Critérios Rumo à Excelência. 3. Desempenho correspondente a 70% de acerto (25 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível II. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas). *** ACEG = Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 8 horas).

5 Aptidão: Instrutor nível III Cursos para a trilha da banca (Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão, Critérios de Excelência da Gestão e Avaliação dos Sistemas de Gestão), Cursos temáticos e da Rede QPC. 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível II. 2. Comprovação de experiência em cursos e/ou projetos associados ao tema (declarações, certificados etc.). 3. Certificado de conclusão de curso temático da FNQ (referente ao tema de experiência). 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (28 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível III. 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível II. 2. Comprovação de experiência em cursos e/ou projetos associados ao tema (declarações, certificados etc.). 3. Certificado de conclusão de curso temático da FNQ (referente ao tema de experiência). 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (28 questões) no teste de conhecimento Instrutor nível III. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas). *** ACEG = Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 8 horas). 2.3 Requisitos ESPECIALISTA A certificação como Especialista será necessária para as designações para atuar em projetos e em Autoavaliações Assistidas da FNQ. Nesta categoria de certificação, os profissionais com experiência no PNQ ou nos prêmios regionais e/ou setoriais da Rede QPC, devem cumprir com os mesmos requisitos. Especialista nível I Aptidão: Cursos para a trilha da banca (Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão, Critérios de Excelência da Gestão e Avaliação dos Sistemas de Gestão), Cursos temáticos e Autoavaliação Assistida. 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível II. 2. Comprovação de experiência em cursos e/ou projetos associados ao tema (declarações, certificados etc.). 3. Certificado de atuação como coordenador/apoio/tutor do PNQ em um ciclo. 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (28 questões) no teste de conhecimento Especialista nível I. 5. Comprovação de experiência profissional em gestão de, no mínimo, sete anos. 1. Comprovação de requisitos Instrutor nível II. 2. Comprovação de experiência em cursos e/ou projetos associados ao tema (declarações, certificados etc.). 3. Certificado de atuação como avaliador da Rede QPC (quatro ciclos, dos quais dois como orientador/sênior/relator). 4. Desempenho correspondente a 70% de acerto (28 questões) no teste de conhecimento Especialista nível I. 5. Comprovação de experiência profissional em gestão de, no mínimo, sete anos. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas). *** ACEG = Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 8 horas).

6 Especialista nível II e Rede QPC Aptidão: Cursos para a trilha da banca (Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão, Critérios de Excelência da Gestão e Avaliação dos Sistemas de Gestão), Cursos Temáticos, Autoavaliação Assistida e projetos (customização). 1. Comprovação de requisitos Especialista nível I. 2. Desempenho correspondente a 70% de acerto (32 questões) no teste de conhecimento Especialista nível II. 3. Comprovação de experiência profissional em gestão de, no mínimo, dez anos. Especialista nível III e Rede QPC Aptidão: Cursos para a trilha da banca (Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão, Critérios de Excelência da Gestão e Avaliação dos Sistemas de Gestão), Cursos Temáticos, Autoavaliação Assistida, projetos e cursos (desenvolvimento e customização). 1. Comprovação de requisitos Especialista nível II. 2. Desempenho correspondente a 70% de acerto (35 questões) no teste de conhecimento Especialista nível III. 3. Comprovação de experiência profissional em gestão de, no mínimo, doze anos. * CEG = Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 16 horas). ** ASG = Avaliação dos Sistemas de Gestão (carga-horária: 13 horas). *** ACEG = Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão (carga-horária: 8 horas).

7 3. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 3.1 Condições gerais de inscrição As inscrições deverão ser realizadas unicamente por meio do portal da FNQ ( O Regulamento do Programa de Certificação da FNQ está disponível para download em formato PDF. Recomenda-se, aos candidatos, leitura atenta antes de formalizar a inscrição. A FNQ não se responsabilizará pelas inscrições que não tenham sido completadas, seja por falta de documentação solicitada (evidências) ou por falhas técnicas do sistema de transmissão via computadores. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito somente após enviado pela FNQ, confirmando que as evidências apresentadas pelo(a) candidato(a) para determinado grupo/nível atendem aos requisitos mínimos necessários para obter-se a certificação. A FNQ poderá, com base nas regras estabelecidas neste regulamento, recusar pedidos de inscrição para o exame de certificação. É fundamental que o endereço eletrônico do(a) candidato(a) cadastrado(a) no momento da inscrição esteja correto. Caso contrário, o candidato inscrito não receberá os comunicados realizados por meio eletrônico. Não haverá isenção da taxa de pagamento da inscrição ou restituição do valor pago, seja qual for o motivo alegado. 3.2 Cadastramento do usuário O atendimento aos requisitos descritos no item 2 - REQUISITOS, deste Regulamento, habilita o candidato a realizar sua inscrição no Programa de Certificação da FNQ. A primeira etapa é o preenchimento do cadastro. Para isso, o candidato deve acessar o portal da FNQ, pelo link: Após o preenchimento ou a atualização do cadastro, preencher as informações solicitadas, indicando no formulário on-line uma das três alternativas de vínculo à FNQ: avaliador, instrutor ou especialista. Para cada tipo de vínculo, selecionar o nível correspondente (I, II ou III) e, como resultado, serão exibidas as evidências a serem comprovadas para o respectivo nível. Quando aplicáveis, as evidências serão anexadas pelo(a) candidato(a), via upload no sistema, com arquivos em formato PDF (tamanho máximo permitido de 4 MB - Megabyte.) 3.3 Confirmação da inscrição Após o cadastro do usuário e a anexação das evidências (item 3.2), o(a) candidato(a) receberá um aviso automático do sistema com um link para a confirmação de inscrição, informando que as evidências serão analisadas pela FNQ e que ele receberá um com o resultado da análise. A data da inscrição registrada pelo sistema no do envio das informações/documentações será utilizada como referência para os prazos-limite estabelecidos neste Regulamento. A FNQ terá o prazo de 7 (sete) dias úteis após o recebimento da referida documentação para aprovação ou não do candidato à continuidade do processo de certificação. Caso a inscrição seja aprovada, o(a) usuário(a) receberá um disparado pela FNQ com informações sobre o pagamento da taxa de inscrição, necessário para a liberação de acesso ao teste de conhecimento (vide itens 4 e 5). Caso a inscrição seja rejeitada, a comunicação segue via para o usuário, informando os motivos da recusa.

8 4. VALORES Após realizada e aprovada a inscrição para o Programa de Certificação FNQ, o candidato receberá um com um link para pagamento e sua validação ocorrerá pelo departamento financeiro da FNQ. Os pagamentos deverão ser realizados, preferencialmente, por meio do PagSeguro. Para casos específicos, recomenda-se que a organização requerente envie um para para negociações com a Fundação. O valor da taxa de inscrição estabelecido para as respectivas categorias/níveis é: Avaliador el III Avaliador * Instrutor Especialista Nível I - preço R$ 0 R$ 400 R$ 500 Nível II - preço R$ 350 R$ 450 R$ 550 Nível III - preço R$ 400 R$ 500 R$ 600 Depois de efetuado o pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá, por , as instruções e informações de acesso ao teste de conhecimento*. * Observação: para a categoria Avaliador nível I, não haverá aplicação de teste de conhecimento nem taxa de inscrição. Apenas a inscrição no processo de certificação será necessária. 5. TESTE DE CONHECIMENTO 5.1 Condições gerais O teste de conhecimento será liberado somente após a efetiva comprovação da taxa de inscrição. Quaisquer materiais/publicações/cursos PAGOS necessários, que compõe o corpo de conhecimento (vide item 5.2 abaixo), não estão incluídos na taxa de inscrição e deverão ser adquiridos separadamente pelos candidatos interessados por meio do site da FNQ ( O número de questões a serem respondidas por categoria/nível bem como os respectivos critérios de aprovação (score) e tempo de prova encontram-se na tabela abaixo: Categoria/nível Nº questões Mínimo de acerto Tempo máximo de prova Avaliador Nível II h10 Avaliador Nível III h10 Observação: para o Avalidor nível I, não haverá teste de conhecimento. Categoria/nível Nº questões Mínimo de acerto Tempo máximo de prova Instrutor Nível I h45 Instrutor Nível II h Instrutor Nível III h20 Categoria/nível Nº questões Mínimo de acerto Tempo máximo de prova Especialista Nível I h20 Especialista Nível II h40 Especialista Nível III h Observação: Sua nota é igual ao número de questões que você acerta.

9 O teste de conhecimento é formado por questões de escolha única e será realizado em ambiente informatizado propício - LMS (Learning Management System Micropower). O(a) candidato(a) receberá da FNQ um link com instruções de acesso. Cada candidato(a) terá uma única oportunidade de realizar o teste de conhecimento, com duração máxima prevista conforme tabela acima. O teste pode ser feito a qualquer hora do dia, em horário que melhor for conveniente ao candidato. Porém, uma vez começado, o teste deve ser finalizado de uma só vez. Em caso de interrupção ou queda do sistema por motivos diversos, o candidato poderá retornar ao ponto que parou, desde que isso ocorra no mesmo dia. Em caso de reprovação, se o(a) candidato(a) optar por fazer o teste novamente, será necessário o pagamento de uma nova taxa de inscrição. A configuração das questões via LMS visa impedir possíveis fraudes, colas etc. e permite identificar eventuais infratores. Caso a FNQ identifique tais ocorrências, o(a) candidato(a) não poderá mais participar de atividades da FNQ por período indeterminado. 5.2 Programa (Corpo de Conhecimento) O Corpo de Conhecimento é o conjunto de conteúdos-base para estudo e fontes para as questões elaboradas no teste de conhecimento. Os assuntos abordados no teste de conhecimento por categoria/nível, bem como as respectivas fontes de conteúdo-base para estudo, formados por materiais exclusivos da FNQ, estão descritos a seguir Programa teste de conhecimento - AVALIADOR Fontes - materiais FNQ Avaliador el III Nível I Nível II Nível III Apostilas cursos Não se aplica ACEG/ASG Curso e-learning Publicações Não se aplica Não se aplica MEG 20ª edição (portal FNQ) ACEG/ASG/Instrutores e Líderes MEG 20ª edição (portal FNQ) E-books Não se aplica Todos (portal FNQ) Todos (portal FNQ) Vídeos Não se aplica Avaliador PNQ 2015 Avaliador PNQ 2015 Legenda: CEG Critérios de Excelência da Gestão ACEG Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão ASG Avaliação dos Sistemas de Gestão Links: E-books Publicações Curso MEG e-learning 20ª edição Vídeo Avaliador do PNQ

10 5.2.1 Programa teste de conhecimento - INSTRUTOR Fontes - materiais FNQ Avaliador el III Nível I Nível II Nível III Apostilas cursos CEG/ACEG/ASG/ Instrutores e Líderes CEG/ACEG/ASG/ Instrutores e Líderes CEG/ACEG/ASG/ Instrutores e Líderes/ Processos/Indicadores Curso e-learning MEG 20ª edição (portal FNQ) MEG 20ª edição (portal FNQ) MEG 20ª edição (portal FNQ) Publicações Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Livros Indicadores, Ética e Inovação E-books Todos (portal FNQ) Não se aplica Não se aplica Vídeos Avaliador PNQ 2015 Avaliador PNQ 2015 Avaliador PNQ 2015 Legenda: CEG Critérios de Excelência da Gestão ACEG Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão ASG Avaliação dos Sistemas de Gestão Links: E-books Publicações Curso MEG e-learning 20ª edição Vídeo Avaliador do PNQ

11 5.2.3 Programa teste de conhecimento - ESPECIALISTA Fontes - materiais FNQ Avaliador el III Nível I Nível II Nível III Apostilas cursos CEG/ACEG/ASG/Instrutores e Líderes/Processos/ Indicadores/AAA CEG/ACEG/ASG/Instrutores e Líderes/Processos/ Indicadores/AAA/Gestão de Risco CEG/ACEG/ASG/Instrutores e Líderes/Processos/ Indicadores/AAA/Gestão de Risco Curso e-learning MEG 20ª edição (portal FNQ) Não se aplica Não se aplica Publicações Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Cadernos de Excelência Manual da Banca Coordenador/Tutor Livros Indicadores, Ética e Inovação Livros Indicadores, Ética e Inovação Livros Indicadores, Ética e Inovação E-books Não se aplica Não se aplica Não se aplica Vídeos Avaliador PNQ 2015 Avaliador PNQ 2015 Avaliador PNQ 2015 Legenda: CEG Critérios de Excelência da Gestão ACEG Atualização dos Critérios de Excelência da Gestão ASG Avaliação dos Sistemas de Gestão Links: E-books Publicações Curso MEG e-learning 20ª edição Vídeo Avaliador do PNQ Divulgação do resultado O candidato aprovado será comunicado por , imediatamente após o término do teste de conhecimento e receberá um link da área exclusiva (dashboard), na qual será possível fazer o upload da foto para a carteirinha, realizar confirmação do cadastro e emitir o certificado. O candidato reprovado será comunicado automaticamente por . Para refazer o exame, será cobrada a taxa integral para inscrição no respectivo nível. Para obter mais informações, contatar:

12 6. CARTEIRINHA Ao solicitar a emissão da primeira via da carteirinha, será exibida uma imagem da carteirinha com a foto escolhida via upload, sendo que o usuário deverá fazer uma aprovação prévia, antes da emissão em via física pela FNQ. Em caso de perda da carteirinha, será cobrada uma taxa adicional de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para solicitação de segunda via. Somente após a efetiva comprovação do pagamento, o processamento de uma nova carteirinha será autorizado. 7. RENOVAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO O programa de certificação da FNQ tem validade na vigência da edição dos Critérios de Excelência. O candidato será avisado, automaticamente, por ao término desta vigência, com um link de acesso ao dashboard, no qual haverá opção para inscrever-se para a recertificação. Caso o candidato não solicite a recertificação em um período de até seis meses do término da validade, seu nome deixará de constar na listagem do portal da FNQ como certificado. Ao se inscrever para a recertificação, o candidato deverá atender aos requisitos e às evidências vigentes na data de solicitação da renovação, visto que podem ocorrer alterações nos mesmos. 8. CASOS OMISSOS As dúvidas decorrentes da interpretação e aplicação deste Regulamento, bem como eventuais casos omissos, serão analisados e deliberados pela gerência de Capacitação e Premiação da FNQ. 9. DISPOSIÇÕES GERAIS Para todos os grupos e respectivos níveis, deverá ser observado o cumprimento ao código de ética disponível no portal da FNQ. As informações prestadas pelo candidato terão caráter confidencial e serão mantidas em absoluto sigilo. Em nenhuma hipótese será restituída a taxa de inscrição. As vias originais dos documentos digitalizados e enviados à FNQ, assim como todos os comprovantes destinados a dar suporte às informações prestadas, deverão ser mantidos pelo candidato, à disposição da FNQ, pelo prazo de três anos, a contar da data da certificação, para fins de auditoria. São Paulo, 01 de fevereiro de Gerência de Capacitação e Premiação FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente regulamento institui as regras e os procedimentos para a instituição do 1 ciclo do Programa de Certificação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias AVALIADOR, INSTRUTOR, ESPECIALISTA

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente regulamento institui as regras e os procedimentos para a instituição do 1 ciclo do Programa de Certificação Profissional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias AVALIADOR, INSTRUTOR

Leia mais

Certificação Profissional FEBRABAN REGULAMENTO

Certificação Profissional FEBRABAN REGULAMENTO Certificação Profissional FEBRABAN REGULAMENTO Janeiro de 2014 Versão 1.3 1. INTRODUÇÃO O presente Regulamento é fundamental para reger as operações-chave do programa de Certificação Profissional FEBRABAN.

Leia mais

EDITAL 07/2016 1 DENOMINAÇÃO: Curso: Formação de Agentes de Trânsito. 2 MATRÍCULA: 2.1 REQUISITOS: 2.1.1 Formação em Agentes de Trânsito:

EDITAL 07/2016 1 DENOMINAÇÃO: Curso: Formação de Agentes de Trânsito. 2 MATRÍCULA: 2.1 REQUISITOS: 2.1.1 Formação em Agentes de Trânsito: EDITAL 07/2016 O Diretor do Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia - DETRAN/RO, usando de suas atribuições, vêm estabelecer os critérios para a realização do Curso de Formação de Agentes de Trânsito,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Fluxo e Detalhamento ICSS 2013 1 2 Índice 1 FLUXO DO PROCESO DE CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA... 4 2 DETALHAMENTO DO

Leia mais

THE DEVELOPER'S CONFERENCE - TDC. Termos e Condições de Venda

THE DEVELOPER'S CONFERENCE - TDC. Termos e Condições de Venda THE DEVELOPER'S CONFERENCE - TDC Termos e Condições de Venda A Globalcode Treinamentos, organizadora e mentora do TDC, regula a realização de inscrição e pagamento online, para as edições dos eventos The

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 Estabelece normas do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO. Versão resumida. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção;

REGULAMENTO NÚCLEO. Versão resumida. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção; REGULAMENTO NÚCLEO Versão resumida ETAPAS I. Cadastro de dados específicos do programa; II. Pagamento da taxa de participação ou preenchimento da ficha de isenção; O Núcleo é uma rede com atividades contínuas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DE RONDÔNIA-DETRAN/RO

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DE RONDÔNIA-DETRAN/RO 1 EDITAL Nº 010/2016 O Diretor do Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia - DETRAN/RO, usando de suas atribuições e tendo em vista o cumprimento à Resolução nº 358 de 13 de Agosto de 2010/CONTRAN,

Leia mais

CRONOGRAMA CURSO EJA- ENSINO MÉDIO* EVENTO 2016/02. Prazo para (Entrega dos 22/02/2016

CRONOGRAMA CURSO EJA- ENSINO MÉDIO* EVENTO 2016/02. Prazo para (Entrega dos 22/02/2016 INFORMATIVO PARA AS INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS CURSO EJA- ENSINO MÉDIO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS UNINTER- Ensino Fundamental e Médio Período de Inscrições 05/11/2015 a 20/02/2016

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo

Leia mais

http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticia/9-destaque/109-edital-2015-2

http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticia/9-destaque/109-edital-2015-2 Link para acessar o ambiente e fazer a pré-inscrição: http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/index.php/noticia/9-destaque/109-edital-2015-2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA

Leia mais

MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO

MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO Rua Dr. Alberto Ferreira, 179 - Centro - 13480-074 - Limeira/SP - (19) 3404.9634 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO:... 4 2. PERGUNTAS E RESPOSTAS:... 4 1. O que é estágio?... 4

Leia mais

8º CONCURSO ESTADUAL DE PLANOS DE NEGÓCIO PARA UNIVERSITÁRIOS 2015 REALIZAÇÃO: SEBRAE/SC REGULAMENTO

8º CONCURSO ESTADUAL DE PLANOS DE NEGÓCIO PARA UNIVERSITÁRIOS 2015 REALIZAÇÃO: SEBRAE/SC REGULAMENTO 8º CONCURSO ESTADUAL DE PLANOS DE NEGÓCIO PARA UNIVERSITÁRIOS 2015 REALIZAÇÃO: SEBRAE/SC REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma

Leia mais

Edital. Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância

Edital. Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância Edital Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância 1. OBJETIVO 1.1. Este edital tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de extensão universitária voltados a ações para o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL A Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do

Leia mais

DEAMB DIVISÃO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS

DEAMB DIVISÃO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DEAMB DIVISÃO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS MANUAL DO LICENCIAMENTO ON-LINE DE FONTES MÓVEIS DE POLUIÇÃO TRANSPORTE DE PRODUTOS E/OU RESÍDUOS PERIGOSOS VERSÃO 2015 INTRODUÇÃO

Leia mais

REQUISITOS PARA O CARGO

REQUISITOS PARA O CARGO COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 000146-2015-A INSTRUTOR TÉCNICO PROFISSIONAL CURSO TÉCNICO EM MULTIMÍDIA DESIGNER GRÁFICO CAMPINAS I FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE INGLÊS 2016.1 DO PORTO DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE INGLÊS 2016.1 DO PORTO DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE INGLÊS 2016.1 DO PORTO DIGITAL Parque Tecnológico 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto

Leia mais

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 -

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - A Diretoria da PRACATUM Escola de Música e Tecnologias, no uso de suas atribuições e demais disposições

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA CONVÊNIO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO CAU/SP

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...03 2 BASE LEGAL...03 3 OBJETIVOS...03 4 CAMPO DO ESTÁGIO...04 5 ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS REFERENTES AO

Leia mais

EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/1 PARA INGRESSO EM CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/1 PARA INGRESSO EM CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÕNIA CAMPUS VILHENA DEPARTAMENTO DE ENSINO EDITAL Nº 41/IFRO/VILHENA, DE 15 DE JULHO DE 2014 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL

Leia mais

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as etapas abaixo, a serem aplicadas a

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO CEMIG 2015 REGULAMENTO

PROGRAMA DE ESTÁGIO CEMIG 2015 REGULAMENTO PROGRAMA DE ESTÁGIO CEMIG 2015 REGULAMENTO PROGRAMA DE ESTÁGIO CEMIG 2015 1- Introdução Regulamento O Programa de Estágio Cemig 2015 é uma iniciativa da Empresa e tem como objetivo preparar estudantes

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.0

Manual SAGe Versão 1.0 Manual SAGe Versão 1.0 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 4 3.1

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400 Abril de 2014 Versão 1.3 MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN em Ouvidoria - CERT.FBB-400 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Candidato deve ler com atenção todas as partes que compõem

Leia mais

Referencial GBC Brasil Casa MANUAL DO CANDIDATO: PROVA CONSULTOR GBC BRASIL CASA

Referencial GBC Brasil Casa MANUAL DO CANDIDATO: PROVA CONSULTOR GBC BRASIL CASA Referencial GBC Brasil Casa MANUAL DO CANDIDATO: PROVA CONSULTOR GBC BRASIL CASA Agosto de 2014 1 Green Building Council Brasil SUMÁRIO Inscrição para o exame... 3 Requisitos de qualificação... 3 Agendamento

Leia mais

Professor de Ensino Fundamental II

Professor de Ensino Fundamental II PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR/GEOGRAFIA Comunicado de Processo Seletivo Externo Nº 009/2016 para Provimento de Vaga para Contrato por Prazo Indeterminado O SESI Piauí, assessorado pelo IEL,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS COMISSÃO ORGANIZADORA DO 40º ENEAD ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO Edital Nº 01/2015 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS Leia atentamente as instruções antes de enviar o seu resumo O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL Nº 238 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL Nº 238 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL Nº 238 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2016 A Diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ, no uso de suas

Leia mais

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

FACULDADE 7 DE SETEMBRO FACULDADE 7 DE SETEMBRO SEDE IMPERADOR PROCESSO SELETIVO 2015.2 EDITAL Nº 11/2015 A Faculdade 7 de Setembro (FA7), com base no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna pública,

Leia mais

Realizando o exame via EXIN

Realizando o exame via EXIN Realizando o exame via EXIN *** Se você quer agendar o exame via PEOPLECERT, consulte o tutorial no final deste documento. *** Neste tutorial ensinaremos como agendar o exame ONLINE via EXIN ANYWHERE.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL SECRETARIA DE NAVEGAÇÃO AÉREA CIVIL Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR EDITAL Nº 04/2016 SENAV/SAC-PR A Secretaria de Navegação

Leia mais

REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016

REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016 REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016 1. OBJETIVO Este instrumento (o Regulamento ) tem por objetivo regular a participação do CANDIDATO no processo de inscrição para os programas i) Catálise, ii) Imersão, iii)

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR ODONTOLÓGICO

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR ODONTOLÓGICO DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR ODONTOLÓGICO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo.

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO UNITY 3D AVANÇADO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL. Termos e Condições de Venda

DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL. Termos e Condições de Venda DEVOXX4KIDS SÃO PAULO - BRASIL Termos e Condições de Venda A Globalcode Treinamentos, organizadora do Devoxx4Kids São Paulo Brasil, regula a realização de inscrição e pagamento online, para as edições

Leia mais

EDITAL. ANEXO I Cronograma ANEXO II Quadro de Vagas ANEXO III Endereço das Unidades Escolares

EDITAL. ANEXO I Cronograma ANEXO II Quadro de Vagas ANEXO III Endereço das Unidades Escolares EDITAL DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO VIA SORTEIO PÚBLICO DESTINADO AO PREENCHIMENTO DE VAGAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE REFERÊNCIA EM HORÁRIO INTEGRAL NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO O presente Regulamento institui a normatização adotada pelo Conselho

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

EDITAL Nº 157, DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 PROCESSO SELETIVO 2013/1 PARA INGRESSO DE ALUNOS NO IF FARROUPILHA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

EDITAL Nº 157, DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 PROCESSO SELETIVO 2013/1 PARA INGRESSO DE ALUNOS NO IF FARROUPILHA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi - 97110-767 Santa

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESML (este link está posicionado na área do Concurso local de acesso, mas existirá o mesmo noutro

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro

Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro Manual do Fornecedor/cedente (MPE) Balcão Financeiro Painel de recebíveis e Painel de linhas de crédito Versão 1.0 1 As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 Março de 2013 Versão 1.2 MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Candidato deve ler com atenção todas as

Leia mais

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE DA CERTIFICAÇÃO

MANUAL DE ACESSO AO SITE DA CERTIFICAÇÃO MANUAL DE ACESSO AO SITE DA CERTIFICAÇÃO Para acesso das instituições participantes ao site da certificação Data da Elaboração: 01/11/2009 Última atualização: 29/01/2014 D.04.34.00 APROVADOR: Gerência

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016. 1º ano do Ensino Fundamental

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016. 1º ano do Ensino Fundamental EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 1º ano do Ensino Fundamental O Diretor Geral do Colégio Santo Inácio, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor,

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA Edital de seleção de Mestrado Edital 01/2010 Ingresso: 2011 Este edital estabelece as regras para

Leia mais

EDITAL 2016.1 1. SOBRE OS CURSOS

EDITAL 2016.1 1. SOBRE OS CURSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES INSTITUTO ÁGORA CCHLA Azulão Sala 12 Campus Universitário CEP: 59078-970 Natal-RN Fone: (84) 3342-2336 (opção 2 ou

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital

Leia mais

Edital n.º 039/2015 - Gestão Cultural Boa Vista/RR, 27 de abril de 2015.

Edital n.º 039/2015 - Gestão Cultural Boa Vista/RR, 27 de abril de 2015. Edital n.º 039/2015 - Gestão Cultural Boa Vista/RR, 27 de abril de 2015. EDITAL DA SEGUNDA CHAMANDA DAS VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO CULTURAL. O Diretor Executivo

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016. Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo

REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016. Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016 Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo CANDIDATURAS 1. O pagamento da taxa de candidatura (quando aplicável) só se efetua uma única vez, desde que

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL Nº 184 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL Nº 184 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL Nº 184 - ADMISSÃO DE ALUNOS AO CAp 2015 A Diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ, no uso de suas

Leia mais

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA,

Leia mais

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

FACULDADE 7 DE SETEMBRO FACULDADE 7 DE SETEMBRO EDITAL Nº 18/2015 A Faculdade 7 de Setembro (FA7), com base no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna pública, a abertura das inscrições do seu Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

DESCRITIVO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE SUPERVISOR DE DIVULGAÇÃO/ATENDIMENTO FUNÇÃO DE EDITOR WEB PARA VAGAS NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO

DESCRITIVO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE SUPERVISOR DE DIVULGAÇÃO/ATENDIMENTO FUNÇÃO DE EDITOR WEB PARA VAGAS NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO DESCRITIVO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE SUPERVISOR DE DIVULGAÇÃO/ATENDIMENTO FUNÇÃO DE EDITOR WEB PARA VAGAS NAS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO O presente documento é uma divulgação oficial de todos

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição

PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição PRÊMIO GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2015, da Revista EmbalagemMarca 9ª Edição Iniciativa: Revista EmbalagemMarca Realização: Ciclo de Conhecimento Organização de Eventos Apoio operacional: Centro Universitário

Leia mais

MÉDICO (ORTOPEDIA, FISIATRIA, CLÍNICA GERAL)

MÉDICO (ORTOPEDIA, FISIATRIA, CLÍNICA GERAL) 5 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 000003-2014-A MÉDICO (ORTOPEDIA, FISIATRIA, CLÍNICA GERAL) ABCD A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre inscrições para candidatos interessados em participar

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ / SESC BERTIOGA

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ / SESC BERTIOGA DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZ / SESC BERTIOGA O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo. É

Leia mais

c) INSCRIÇÃO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Dirigir-se ao POLO de opção, conforme locais disponíveis no site www.poseaduninter.com.br

c) INSCRIÇÃO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Dirigir-se ao POLO de opção, conforme locais disponíveis no site www.poseaduninter.com.br EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA Nº 20/2014 CPSI REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU, DA METODOLOGIA E-LEARNING A DISTÂNCIA, NO MÓDULO LETIVO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 001/2015. A Secretária Municipal de Educação de Sete Lagoas, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e IV, do art. 111 da Lei Orgânica do Município de Sete

Leia mais

PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO - 2013 REGULAMENTO

PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO - 2013 REGULAMENTO PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO - 2013 REGULAMENTO 1 Disposições gerais: 1.1 O PRÊMIO NACIONAL DE JORNALISMO SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO é a primeira pauta da Campanha Jornalistas

Leia mais

COMISSÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA

COMISSÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 Institui normas para as Atividades Complementares do Curso de Histórias - Licenciatura e Bacharelado - submetidas a partir do 1º semestre de 2014 Partindo-se

Leia mais

Edital Nº 004/PPGEGC/2014

Edital Nº 004/PPGEGC/2014 Edital Nº 004/PPGEGC/2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) torna pública a abertura das inscrições, para o preenchimento de vagas, considerando

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012

EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012 EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias torna público para conhecimento

Leia mais

ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ

ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ DECRETO Nº DE DE DE 2015 Dispõe sobre regulamentação da Lei Complementar nº. 3.766, de 4 de dezembro de 2014, que criou o Passe Livre Estudantil, gratuidade no sistema de transporte coletivo aos estudantes

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

REGULAMENTO PARA ADESÃO A CARTEIRINHA DE SÓCIO DA MOCIDADE ALEGRE

REGULAMENTO PARA ADESÃO A CARTEIRINHA DE SÓCIO DA MOCIDADE ALEGRE REGULAMENTO PARA ADESÃO A CARTEIRINHA DE SÓCIO DA MOCIDADE ALEGRE O objeto do presente Regulamento é disciplinar as condições para adesão ao programa de relacionamento da escola de samba Mocidade Alegre.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO/SC SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL EM CARÁTER TEMPORÁRIO PARA AS SECRETARIAS MUNICIPAL DE OBRAS E AGRICULTURA.

Leia mais

SELEÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS

SELEÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS EDITAL Nº 010/CCEI, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. SELEÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS DA ABERTURA O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS CEILÂNDIA DO INSTITUTO

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015

Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas registradas

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Sugerimos ler atentamente as regras para submissão de trabalhos científicos.

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Sugerimos ler atentamente as regras para submissão de trabalhos científicos. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Sugerimos ler atentamente as regras para submissão de trabalhos científicos. APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, realizado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e revoga as Resoluções CONSEPE nº 09/2013; 10/2014

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EDITAL GABINETE/DEPEN BRA/14/011 Contratação de Consultoria Nacional Especializada para Formulação de Modelo de Gestão de Inteligência Penitenciária BRASÍLIA, AGOSTO DE 2015 TERMO

Leia mais

ANEXO 1 DA PORTARIA Nº 252, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015. I- Caberá ao órgão ou entidade detentor(a) do acervo:

ANEXO 1 DA PORTARIA Nº 252, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015. I- Caberá ao órgão ou entidade detentor(a) do acervo: ANEXO 1 DA PORTARIA Nº 252, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015. Procedimentos para transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos, em qualquer suporte, pelos órgãos e entidades do Poder Executivo

Leia mais

EDITAL N 022 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

EDITAL N 022 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ENSINO. EDITAL N 022 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

Leia mais

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a:

REGULAMENTO. Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o CANDIDATO se compromete a: REGULAMENTO 1. OBJETIVO Este instrumento tem por objetivo regular a participação do CANDIDATO no processo de seleção da Fundação Estudar para o Imersão, de acordo com os termos e condições adiante expostos.

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0337-2012-01 BIBLIOTECÁRIO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ARARAQUARA E MATÃO SESI-SP A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre inscrições para candidatos interessados em participar

Leia mais

EDITAL 002/2015 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS JUNTO AO MUNICÍPIO DE PALMAS ESTADO DO PARANÁ

EDITAL 002/2015 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS JUNTO AO MUNICÍPIO DE PALMAS ESTADO DO PARANÁ EDITAL 002/2015 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS JUNTO AO MUNICÍPIO DE PALMAS ESTADO DO PARANÁ O CENTRO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DE ESTÁGIOS PARA ESTUDANTES CEINEE torna

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO DO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 2011/2

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 2011/2 1 FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 11/2 EDITAL Nº 5/11 1.0 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Processo Seletivo 11/2 dos cursos de Administração e de Direito da Faculdade Católica Dom Orione

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES CEPED/RS CAPACITAÇÃO

Leia mais

Sistema de Rematrícula

Sistema de Rematrícula Sistema de Rematrícula 1º PASSO Acessando Aluno on-line - Acesse a pagina do portal pelo link www.scelisul.com.br ou. - Insira seu RA e sua senha e click em Entrar. 2º PASSO INICIANDO A REMATRICULA - No

Leia mais