Prof. André Alencar INFORMÁTICA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. André Alencar INFORMÁTICA 1"

Transcrição

1 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 1 Sumário I. INTRODUÇÃO LANÇAMENTO VERSÕES CONTEÚDO DO PACOTE OU SUÍTE OFFICE... 4 A. Detalhes Importantes sobre as Versões PREÇOS (maio de 2011) COMPATIBILIDADE COMPARAÇÃO ENTRE OS COMANDOS (MENUS X GUIAS):... 7 II. INSTALAÇÃO VERSÃO DE AVALIAÇÃO REQUISITOS MÍNIMOS... 8 III. AS PRINCIPAIS NOVIDADES DO PACOTE OFFICE NOVAS FERRAMENTAS DE IMAGEM... 9 A. Layouts de imagem de elemento gráfico SmartArt... 9 B. Correções (ajustes) de imagem C. Remover Plano de Fundo D. Correções E. Efeitos Artísticos para imagens F. Melhor compactação e corte de imagens G. Inserindo capturas de tela H. Opções de Clip-art com o Media Gallery TRABALHO COLABORATIVO A. Compartilhamento/Coautoria B. SharePoint WorkSpace C. Web App D. Office Mobile MODO DE EXIBIÇÃO BACKSTAGE A. Recuperar o trabalho não salvo B. Permaneça seguro com o Modo de Exibição Protegido C. Localizar e remover metadados ocultos e informações pessoais em arquivos D. Ajudar a impedir alterações em uma versão final de documento E. Verificador de Acessibilidade... 18

2 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 2 4. PERSONALIZAÇÃO DA FAIXA DE OPÇÕES IV. WORD Efeitos Artísticos para textos Ajustar o texto com recursos OpenType Novos formatos de numeração Controle de conteúdo de caixa de seleção Texto alternativo em tabelas Novo painel de Navegação e Pesquisa no Documento Tinta Definição de preferência de idioma simplificada Pacote de Idiomas Novidades com o recurso de tradução V. EXCEL Minigráficos Tabelas Dinâmicas aprimoradas Segmentação de Dados Formatação condicional aprimorada Precisão de função aprimorada Recursos de filtro aprimorados Gráfico aprimorado Mais temas Colar com visualização dinâmica Recursos de programação aprimorados VI. POWER POINT Apresentações ao Vivo pela Web Incorporação e Edição de Vídeos pelo Powerpoint Organizar os slides em seções lógicas Mesclar e comparar apresentações Trabalhar com arquivos distintos de apresentação do PowerPoint em janelas diferentes Inserir, editar e reproduzir um vídeo na apresentação Vincular a um vídeo a partir de um site Transformar a apresentação em vídeo Usar transições com efeitos gráficos de animação 3D... 35

3 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Copiar e colar efeitos animados de um objeto (texto ou formas) para outro Tornar as apresentações portáteis para compartilhamento Transformar o ponteiro do mouse em um apontador laser VII. OUTLOOK Social Connector Encadeamento de s no Outlook Trabalhar com a faixa de opções Trabalhar com Trabalhar com o calendário Trabalhar com contatos VIII. ONENOTE

4 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 4 OFFICE I. INTRODUÇÃO O Office 2010 é o novo conjunto de aplicativos para ambiente doméstico e de escritórios da empresa Microsoft. 1. LANÇAMENTO A Microsoft lançou o Office 2010 oficial em Junho de VERSÕES 3. CONTEÚDO DO PACOTE OU SUÍTE OFFICE O Office Professional Plus 2010, a versão mais completa contém: Microsoft Word 2010 Microsoft Excel 2010 Microsoft PowerPoint 2010 Microsoft Outlook 2010 com Business Contact Manager Microsoft Access 2010 Microsoft OneNote 2010 (Nova inclusão no pacote) Microsoft SharePoint Workspace 2010 (Nova inclusão no pacote) Microsoft InfoPath 2010 Microsoft Publisher 2010 Microsoft Office Web Apps (Nova inclusão no pacote) 1 Material elaborado com base no site da Microsoft e nos sistemas de Ajudas dos programas do Office 2010.

5 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 5 Microsoft Communicator Recursos de solução integrada como Gerenciamento de Conteúdo Corporativo (ECM), formulários eletrônicos, direitos de informação e recursos de políticas. A. Detalhes Importantes sobre as Versões a. Versão de 64 bits Os produtos do Office 2010 estão disponíveis em versões de 64 bits. Porém, para ter a melhor produtividade e experiência de usuário, a Microsoft recomenda a versão de 32 bits do Office 2010 para sistemas operacionais de 32 e 64 bits. O Office de 64 bits é otimizado para cenários avançados de análise de dados que não são necessários para a maioria dos usuários, e não há suporte para suplementos existentes de 32 bits no Office de 64 bits. b. Office Starter 2010 O Microsoft Office Starter 2010 inclui apenas o Microsoft Word Starter e o Microsoft Excel Starter, que são versões com funcionalidade reduzida do Microsoft Word e do Excel com propaganda. O Office Starter não inclui o PowerPoint, o OneNote ou o Outlook e está disponível somente pré-carregado por alguns fabricantes de PC. c. Microsoft Groove x SharePoint Workspace O Microsoft SharePoint Workspace 2010, o novo nome do Microsoft Office Groove. Permite que se sincronize bibliotecas de documentos do SharePoint Server 2010 com o SharePoint Workspace para poder acessar, exibir e editar arquivos no seu computador praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Também há suporte para Listas de Discussão, Listas de Tarefas e Listas Personalizadas, entre várias outras. Você pode inclusive sincronizar as listas dos Serviços Corporativos de Conectividade para facilitar ainda mais o acesso aos sistemas de back-end. O SharePoint Workspace 2010 introduz um jeito inteiramente novo de trabalhar com sites de equipe do SharePoint. d. Office Web Apps Clientes corporativos licenciados para o Office 2010 através de um programa de licenciamento por volume podem executar os Office Web Apps no local em um servidor que execute o Microsoft SharePoint Foundation 2010 ou o Microsoft SharePoint Server Para consumidores, os Office Web Apps estão disponíveis no Windows Live como um serviço gratuito com suporte publicitário. e. Office Mobile 2010 Microsoft Office Mobile é um complemento de produtividade móvel, repleto de recursos e com segurança aprimorada para o Office O Office Mobile 2010 inclui o Word Mobile 2010, o Excel Mobile 2010, o PowerPoint Mobile 2010, o OneNote Mobile 2010 e o SharePoint Workspace Mobile O Outlook Mobile 2010 está disponível em telefones com Windows que possuem o Office Mobile 2010 pré-instalado e é o cliente de padrão. Permite pequenas edições nos documentos do Office, manter-se conectado com a agenda e os s e fazer anotações dinamicamente usando interfaces elaboradas projetadas para pequenos dispositivos.

6 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 6 f. Office Home and Student 2010 licença não comercial Há restrições de licença para o Office Home and Student O Office Home and Student 2010 está licenciado apenas para uso doméstico e não comercial. Ele não pode ser usado para atividades comerciais, geradoras de receita ou sem fins lucrativos, por escolas ou instituições acadêmicas, nem por organizações governamentais. g. Número de licenças A versão Home and Student permitem a aquisição de um Disco Tradicional ou um Cartão de Chave do Produto que dá direito a instalação em até três computadores. Já as versões Home and Business e Professional permitem com o Disco ou Cartão de Chave do Produto a instalação em um PC e um dispositivo portátil. 4. PREÇOS (maio de 2011) 5. COMPATIBILIDADE Os arquivos do Office 2010 podem ser abertos no Office Já abrir os arquivos do Office 2007 ou 2010 nas versões do Office 2000, XP (2002) ou 2003, é preciso baixar o Pacote de Compatibilidade gratuito (http://office.microsoft.com/ptbr/products/redir/xt aspx?ctt=5&origin=ha ). Porém, novos recursos e recursos de formatação encontrados na nova versão poderão ser perdidos ao salvar ou abrir arquivos nas versões anteriores do software.

7 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 7 6. COMPARAÇÃO ENTRE OS COMANDOS (MENUS X GUIAS): A Microsoft disponibiliza guias interativos comparando os antigos comandos e os novos, para acessar utilize:

8 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 8 II. INSTALAÇÃO A Instalação é demorada (porque é grande). O office 2010 pode ser instalado com outras versões do Office. É possível manter o Office 2003, o 2007 e o 2010 na mesma máquina. 1. VERSÃO DE AVALIAÇÃO A Microsoft fornece uma versão de avaliação (shareware) por 60 dias, disponível gratuitamente em: 2. REQUISITOS MÍNIMOS CPU: Entre 500Mhz e 1GHz Memória de 256MB a 512 MB Disco Rígido: 3,5 GB de espaço em disco; Resolução: 1024x768 ou superior. Sistema Operacional: Windows XP (SP3) ou superior. Não pode ser instalado no Windows 98 ou inferior. Placa Gráfica com aceleração e 64 MB ou mais:

9 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 9 III. AS PRINCIPAIS NOVIDADES DO PACOTE OFFICE 1. NOVAS FERRAMENTAS DE IMAGEM Várias novidades relacionadas à manipulação e inserção de imagens acompanha os programas do Office, vejamos. A. Layouts de imagem de elemento gráfico SmartArt No Office 2010, é possível usar os novos layouts de imagem de elementos gráficos SmartArt para dizer o texto com fotografias ou outras imagens. Basta inserir as imagens nas formas de SmartArt de seu diagrama de layout de imagem, ou seja, você escolhe o diagrama e o ilustra com suas próprias imagens que serão automaticamente adequadas para o diagrama. Cada forma tem uma legenda onde você pode adicionar texto descritivo. Imagens no documento podem ser convertidas para um elemento de gráfico SmartArt, assim como pode com texto. O recurso está na guia Inserir, grupo ilustrações, comando SmartArt.

10 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 10 O elemento SmartArt permite que sejam inseridas imagens (veja os ícones de imagem na figura acima) e também legendas descritivas. B. Correções (ajustes) de imagem Agora você pode transformar as imagens em elementos visuais atraentes e vibrantes através do ajuste da intensidade de cor (saturação) e do tom de cor (temperatura) de uma imagem. Você também pode ajustar o brilho, contraste, nitidez e desfoque ou recolorir a imagem para coincidir melhor com o conteúdo do documento e tornar o trabalho pop. Na guia Formatar (Ferramentas de Imagem) que só aparece quando uma imagem é selecionada, há várias novas ferramentas, vejamos: C. Remover Plano de Fundo Outra opção de edição de imagens no Office 2010 é a capacidade de remover automaticamente partes indesejadas de uma imagem, como o plano de fundo, para realçar o assunto da imagem ou remover detalhes que distraiam. Ao acessar o recurso de remoção do plano de fundo o Word habilita uma guia própria para trabalhar com tal recurso, veja:

11 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 11 D. Correções Permite alterar Nitidez, Brilho e Contraste, pode ser feito por meio da galeria (que já traz uma auto exibição) ou por meio das Opções de Correção de Imagem... que abre a figura à direita. E. Efeitos Artísticos para imagens Permite aplicar vários tipos de efeitos (filtros) que anteriormente só eram possíveis em programas profissionais de edição de imagens. Veja a figura que foi inserida (à esquerda) e os efeitos disponíveis na guia de Formatar (Ferramentas de Imagem, grupo Ajustar e comando Efeitos artísticos). O Word 2010 oferece efeitos artísticos para imagens e texto e, quando aplica os efeitos ao texto, você ainda pode executar a verificação ortográfica. F. Melhor compactação e corte de imagens Use as ferramentas de edição de imagens novas e aprimoradas para cortar imagens e obter exatamente a aparência desejada. Agora você tem um melhor controle das compensações de qualidade e da compactação de imagens para que possa fazer a escolha certa para o meio

12 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 12 (impressão, tela ou ) no qual o documento será usado. Ao se acessar a opção de Compactar Imagens o Office traz as seguintes opções (figura à direita). Na hora de cortar imagens o Office 2010 também deu uma mãozinha, agora ao acessar a ferramenta Cortar, no grupo Tamanho da guia Formatar (Ferramentas de Imagem) o usuário poderá ter maior precisão na área que está sendo cortada, já que aparece sombreada, veja a figura ao lado que representa uma figura segundo cortada. G. Inserindo capturas de tela O Office traz uma nova ferramenta para captura de imagens da tela, chama-se Instantâneo e está no grupo Ilustrações da guia Inserir. Quando você reutilizar as capturas de tela em documentos, aproveite o recurso Visualização de Colagem para ver a aparência das adições antes de soltá-las. H. Opções de Clip-art com o Media Gallery Segundo a Microsoft, agora você pode usar, enviar e encontrar milhares de novas comunidades clip-arts, além das imagens, vídeos e outras mídias que você pode adicionar ao documento. Você pode ver quem enviou comunidades clip-arts e informar se as imagens forem inadequadas ou não forem seguras. Veja uma página da Web com uma pesquisa da imagem.

13 Prof. André Alencar INFORMÁTICA TRABALHO COLABORATIVO A. Compartilhamento/Coautoria A coautoria permite que dois ou mais usuários estejam editando o mesmo arquivo. No Word 2010, PowerPoint 2010, Excel Web App e OneNote Web App e a coautoria dos blocos de anotações compartilhados do OneNote 2010 com outras pessoas que estão fora da sua rede de computadores exigem o SharePoint Foundation 2010 (para empresas) ou um Windows Live ID gratuito (para uso pessoal). Você pode ver quem mais está trabalhando com você e onde está editando. Quando você abre um documento compartilhado, o Office automaticamente o armazena no cache para que você possa alterá-lo offline e, em seguida, o Word automaticamente sincroniza suas alterações quando você fica online novamente. Quando tiver que trabalhar fora do escritório, você não precisará se preocupar em salvar cópias locais ou mesclar manualmente as alterações no documento servidor quando retornar ao escritório. No Office 2010, vários autores podem trabalhar ao mesmo tempo em um documento, e aplicativos Web do Office permitem que você trabalhe em seus documentos. Vários autores podem editar um único documento ao mesmo tempo e permanecer em sincronia com as alterações uns dos outros. Os autores podem bloquear o acesso a áreas do documento enquanto trabalham nelas. B. SharePoint WorkSpace 2010 Microsoft SharePoint Workspace 2010 permite a sincronização de listas e bibliotecas do SharePoint 2010 com o SharePoint Workspace, anteriormente conhecido como Microsoft Office Groove, para poder acessar, exibir e editar arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar do seu computador. Tudo será automaticamente sincronizado com o servidor do SharePoint quando você estiver online novamente.

14 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 14 C. Web App No Office 2010, você tem o poder e a familiaridade da suíte onde precisar. Você pode exibir, navegar e editar documentos no navegador e no celular sem comprometer a riqueza do documento. Mesmo quando estiver longe, você poderá armazenar os documentos em um servidor e usar o aplicativo Web para abrir o documento no navegador. Você poderá exibir e até mesmo fazer alterações no documento. Não importa se você está no escritório, em casa ou na rua, os Microsoft Office Web Apps o ajudam a realizar muito mais tarefas em praticamente qualquer lugar e a qualquer momento. Esses convenientes complementos online do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote oferecem uma maneira fácil de acessar, exibir e editar documentos diretamente pelo navegador da Web. Armazene seus arquivos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote online para acessar, exibir, editar e compartilhar conteúdo de praticamente qualquer lugar. Para uso comercial: será necessário instalar os Office Web Apps em um servidor que execute o SharePoint Foundation 2010 ou o SharePoint Server Após a instalação dos Web Apps, você terá a opção adicional no SharePoint de usar o Word Web App, o Excel Web App, o PowerPoint Web App e o OneNote Web App para exibir e editar arquivos do Word, Excel, PowerPoint ou OneNote diretamente em um navegador com suporte (Windows Internet Explorer 7 ou posterior para Windows, Safari 4 ou posterior para Mac e Firefox 3.5 ou posterior para Windows, Mac ou Linux) no caso de arquivos armazenados no SharePoint. Para uso pessoal: você pode acessar arquivos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote postando seus documentos online em uma pasta do Windows Live SkyDrive. Quando estiver pronto para editar ou exibir esses documentos online, basta fazer logon no Windows Live usando um navegador com suporte, que pode ser o Internet Explorer, o Safari ou o Firefox. Um Windows Live ID é necessário para acessar contas do Windows Live. D. Office Mobile Microsoft Office Mobile. Mantenha-se atualizado e responda rapidamente usando novas versões móveis de aplicativos do Office projetados especificamente para o seu dispositivo Windows Phone 7. É necessário ter um dispositivo apropriado. O Office Mobile não está incluído nos aplicativos e pacotes do Office 2010 ou Web Apps. Existem algumas diferenças entre os recursos dos Office Web Apps, do Office Mobile e dos aplicativos do Office MODO DE EXIBIÇÃO BACKSTAGE O modo de exibição Microsoft Office Backstage substitui o menu Arquivo tradicional para oferecer um espaço centralizado para todas as tarefas de gerenciamento de arquivos, incluindo salvar, compartilhar, imprimir e publicar. No modo de exibição Microsoft Office Backstage, você faz com um arquivo tudo que você não faz no arquivo. As inovações mais recentes na interface de usuário do Microsoft Office Fluent e um recurso complementar para a faixa, o modo de exibição Backstage é onde você gerencia os

15 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 15 arquivos criando, salvando, inspecionando metadados ocultos ou informações pessoais e opções de configuração. Abra um documento e clique na guia Arquivo para ver o modo de exibição Backstage. O modo de exibição Backstage é onde você gerencia seus documentos e os dados relacionados a eles criar, salvar e enviar documentos, inspecionar documentos em busca de metadados ocultos ou informações pessoais, definir opções de ativação ou desativação de sugestões de preenchimento automático, e muito mais. Para retornar rapidamente ao documento no modo de exibição Backstage, clique na guia Página Inicial ou pressione a tecla ESC. A guia Arquivo substitui o Botão Microsoft Office e o menu Arquivo usado nas versões anteriores do Microsoft Office. A. Recuperar o trabalho não salvo Agora é mais fácil recuperar um arquivo se você fechar o arquivo sem salvar ou se desejar revisar ou retornar para uma versão anterior do arquivo em que já esteja trabalhando. Como nas versões anteriores do Office, a habilitação de AutoRecuperação salvará versões enquanto você estiver trabalhando no arquivo, no intervalo que você selecionar, porém, agora se você fechar acidentalmente esse arquivo sem salvar, poderá facilmente restaurá-lo (na versão mais recente) na próxima vez que abrir o arquivo. Além disso, enquanto estiver trabalhando no arquivo, você pode acessar uma lista de arquivos salvos automaticamente no modo de exibição Microsoft Office Backstage.

16 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 16 B. Permaneça seguro com o Modo de Exibição Protegido No Modo de Exibição Protegido, os arquivos são abertos com funções de edição desabilitadas. Arquivos de um local potencialmente não seguro, como a Internet ou um anexo de ou que contenham conteúdo ativo, como macros, conexões de dados ou controles ActiveX, são validados e podem ser abertos no modo protegido. Arquivos de fontes confiáveis podem ser ativados clicando em Habilitar Edição ou dados sobre o arquivo podem ser explorados no modo de exibição Microsoft Office Backstage.

17 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 17 C. Localizar e remover metadados ocultos e informações pessoais em arquivos Antes de compartilhar o documento com outras pessoas, você pode usar o Inspetor de Documento para verificar se há metadados ocultos, informações pessoais ou conteúdo que possa ser armazenado no documento. Basta acessar o Inspetor de Documento na Guia Arquivo (Backstage), Comando Informações e comando Verificando Problemas. O Inspetor de Documento pode localizar e remover informações tais como: Comentários Versões Alterações controladas Anotações à tinta Texto oculto Propriedades de documento Dados XML personalizados Informações nos cabeçalhos e rodapés O Inspetor de Documento pode ajudar a garantir que documentos que você compartilhar com outras pessoas não contenha informações pessoais ocultas ou qualquer conteúdo oculto que

18 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 18 sua organização não deseja ver distribuído. Além disso, sua organização pode personalizar o Inspetor de Documento para adicionar verificações para tipos adicionais de conteúdo oculto. D. Ajudar a impedir alterações em uma versão final de documento Antes de compartilhar uma versão final de um documento, você pode usar o comando Marcar como Final para tornar o documento somente leitura e permitir que outras pessoas saibam que você está compartilhando uma versão final do documento. Quando um documento é marcado como final, a digitação de comandos de edição e marcas de revisão são desativados e as pessoas que exibirem o documento não podem inadvertidamente alterar o documento. O comando Marcar como Final não é um recurso de segurança. Qualquer pessoa pode editar um documento marcado como final desativando o recurso Marcar como Final. O comando está disponível na Guia Arquivo (Backstage), comando Informações e comando Proteger Documento, conforme a figura ao lado. E. Verificador de Acessibilidade O Verificador de Acessibilidade ajuda a identificar e resolver problemas de acessibilidade nos documentos para que você possa corrigir quaisquer problemas que possam impedir alguém com deficiência de acessar seu conteúdo. Se o documento tiver quaisquer problemas de acessibilidade, o modo de exibição Microsoft Office Backstage exibirá um alerta que permite que você revise e repare quaisquer problemas no documento, se necessário. Você pode ver o alerta clicando na guia Arquivo. Em Preparar para Compartilhamento, clique em Verificar Problemas e em Verificar Compatibilidade. Será exibido, à direita da tela, o painel ao lado.

19 Prof. André Alencar INFORMÁTICA PERSONALIZAÇÃO DA FAIXA DE OPÇÕES A Faixa de Opções contém um conjunto de comandos de trabalho em um documento, enquanto o modo de exibição do Microsoft Office Backstage é o conjunto de comandos que você usa para fazer algo para um documento. A Faixa de Opções aprimorada, comum aos aplicativos do Office 2010, permite que você acesse comandos rapidamente e crie ou personalize guias para ajustá-las ao seu estilo de trabalho. Utilizando o menu Opções do modo de exibição Backstage, ou o botão direito do mouse sobre uma a faixa de opções e clicando a opção Personalizar a Faixa de Opções... pode-se: Criar guias personalizadas para adaptar a sua experiência. Personalizadas ou substituir as guias existentes por suas próprias guias personalizadas. Alterar os comandos existentes nas guias atuais para atender às suas necessidades.

20 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 20 IV. WORD 1. Efeitos Artísticos para textos Logo na guia Página Inicial (que substituiu a guia início do Office 2007) percebe-se uma das novidades do Word 2010 que é a possibilidade de fazer texto artístico, o texto artístico adquire formas e cores variadas mas ainda é um texto para fins de copiar, colar, verificar a ortografia... Veja a figura à direita. 2. Ajustar o texto com recursos OpenType O Word 2010 fornece recursos avançados de formatação de texto que incluem uma variedade de configurações de ligadura e sua escolha de conjuntos estilísticas e números de formulários. Veja a figura 1 sem ligadura e a figura 2 com esse novo recurso. Você pode usar esses novos recursos com qualquer fonte OpenType para atingir um nível extra de refinamento tipográfico. O Word dá acesso aos recursos por meio da guia Avançado da caixa de diálogo Fonte figura à direita.

21 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Novos formatos de numeração O Word 2010 inclui novos formatos de numeração de dígito fixo, como 001, 002, e , Para acessar o recurso é necessário ter um texto com numeração automática e acessar o recurso de Definir Novo Formato de Número das opções de numeração. 4. Controle de conteúdo de caixa de seleção Agora você pode adicionar rapidamente caixa de seleção a listas ou formulários. 5. Texto alternativo em tabelas No Word 2010, você pode adicionar um título a uma tabela e também um resumo explicativo para a tabela, para que os leitores tenham acesso a informações adicionais. Para acessar esse recurso é necessário acessar as Propriedades da tabela. 6. Novo painel de Navegação e Pesquisa no Documento Uma das novidades mais marcantes do Word 2010 é o novo painel de Navegação (que substituiu o antigo Estrutura do documento). No Word 2010, você pode localizar-se rapidamente em documentos longos, reorganizar com facilidade seus documentos arrastando e soltando seções em vez de copiar e colar, além de localizar conteúdo usando a pesquisa incremental, para que não seja preciso saber exatamente o que está procurando para localizá-lo.

22 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 22 No Word 2010, por meio do painel de navegação, encontrado na guia Exibição, no grupo Mostrar, comando Painel de Navegação, é possível: Mover-se entre títulos no documento clicando nas partes do mapa do documento. Recolher níveis da estrutura de tópicos para ocultar cabeçalhos aninhados, para que você possa trabalhar facilmente com o mapa mesmo em documentos longos, profundamente estruturados e complicados. Arrastar e soltar títulos no documento para reorganizar a estrutura. Você também pode excluir, recortar ou copiar títulos e seu conteúdo. Facilmente promover ou rebaixar um título específico, ou um título e todos os seus títulos aninhados, para cima ou para baixo dentro da hierarquia. Adicionar novos títulos ao documento para criar uma estrutura de tópicos básica ou inserir novos títulos sem ter que percorrer o documento. Ficar atento ao conteúdo editado por outras pessoas procurando os títulos que contêm um indicador de coautoria. Ver miniaturas de todas as páginas do documento e clicar nelas para me mover pelo documento.

23 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 23 Digitar texto na caixa de pesquisa para encontrar o lugar instantaneamente. 7. Tinta O recurso de escrita à tinta aprimorado no Word 2010 permite fazer anotações à tinta no documento em seu Tablet PC e salvar essas anotações à tinta junto com o documento. 8. Definição de preferência de idioma simplificada Usuários multilíngues podem acessar facilmente uma única caixa de diálogo em que é possível definir os idiomas de edição, exibição, Dica de Tela e da Ajuda. Se não tiver instalado o software ou layout de teclado de que precisa, você será alertado e links serão fornecidos para facilitar a resolução do problema.

24 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 24 Na caixa de diálogo Configurar as Preferências de Idioma do Office (Guia Arquivo e comando Opções), você pode alterar os idiomas de edição, exibição, Dica de Tela e da Ajuda para que sejam diferentes. Os idiomas disponíveis dependem da versão de idioma do Microsoft Office 2010 e de qualquer pacote de idiomas adicional, language interface pack, idiomas de Dica de Tela ou idiomas dos pacotes de revisão de texto instalados no computador. Se o idioma desejado para revisores de texto, exibição ou Ajuda não estiver disponível, você precisará adquirir e instalar um pacote de idiomas. 9. Pacote de Idiomas Pacotes de Idiomas são suplementos que podem mudar toda a experiência do usuário nos programas de desktop do Microsoft Office 2010, habilitando o suporte para vários idiomas. Isso inclui Menus/Exibições, Ajuda, Dicionário, Dicionário de Sinônimos e Verificador Ortográfico.

25 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 25 Além do aperfeiçoamento da experiência do usuário, um usuário pode optar por usar aspectos individuais do pacote, como o Verificador Ortográfico para revisar um documento em um idioma diferente do padrão definido no computador. Estão disponíveis no Word 2010, Excel 2010, PowerPoint 2010, Access 2010, Outlook 2010, OneNote 2010, InfoPath 2010, Publisher 2010, SharePoint Designer 2010, Project 2010, SharePoint Workspace 2010 e Visio 2010, bem como os pacotes do Office que contêm esses produtos. Não há suporte para Pacotes de Idiomas no Word Starter 2010 e no Excel Starter Novidades com o recurso de tradução A ferramenta de tradução disponível no grupo Idioma da guia Revisão permite traduzir o documento, um texto qualquer ou ainda habilitar a nova ferramenta Minitradutor. Às vezes, você pode receber mensagens de ou documentos que contêm palavras em diferentes idiomas cujo significado não é muito claro. Com o Minitradutor do Microsoft Office 2010, você poderá apontar para uma palavra ou frase selecionada, usando o mouse, e a tradução será exibida em uma pequena janela. O Minitradutor também inclui um botão Reproduzir, para que você possa ouvir a pronúncia da palavra ou frase, e um botão Copiar, para que possa colar a tradução em outro documento. Quando você ativar o Minitradutor, aponte para uma palavra ou frase selecionada com o mouse e consulte a tradução em uma pequena janela. O Minitradutor também inclui um botão Executar para que você possa ouvir uma pronúncia em áudio da palavra ou frase e um botão Copiar para que possa colar a tradução em outro documento. Você nem precisa do pacote de idioma, do pacote de interface de idioma ou dos revisores de texto instalados no computador para ver uma tradução nesse idioma.

26 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 26 V. EXCEL Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas) para analisar dados e tomar decisões de negócios mais bem informadas. Especificamente, você pode usar o Excel para acompanhar dados, criar modelos de análise de dados, criar fórmulas para fazer cálculos desses dados, organizar dinamicamente os dados de várias maneiras e apresentá-los em diversos tipos de gráficos profissionais. Cenários comuns de uso do Excel incluem: Contabilidade: Você pode usar os poderosos recursos de cálculo do Excel em vários demonstrativos de contabilidade financeira; por exemplo, de fluxo de caixa, de rendimentos ou de lucros e perdas. Orçamento: Independentemente de as suas necessidades serem pessoais ou relacionadas a negócios, você pode criar qualquer tipo de orçamento no Excel; por exemplo, um plano de orçamento de marketing, um orçamento de evento ou de aposentadoria. Cobrança e vendas: O Excel também é útil para gerenciar dados de cobrança e vendas, e você pode criar facilmente os formulários de que precisa; por exemplo, notas fiscais de vendas, guias de remessa ou pedidos de compra. Relatórios: Você pode criar muitos tipos de relatórios no Excel que reflitam uma análise ou um resumo de dados; por exemplo, relatórios que medem desempenho de projeto, mostram variação entre resultados reais e projetados, ou ainda relatórios que você pode usar para previsão de dados. Planejamento: O Excel é uma ótima ferramenta para criar planos profissionais ou planejadores úteis; por exemplo, um plano de aula semanal, de pesquisa de marketing, de imposto para o final do ano, ou ainda planejadores que ajudam a organizar refeições semanais, festas ou férias. Acompanhamento: Você pode usar o Excel para acompanhamento de dados de uma folha de ponto ou de uma lista; por exemplo, uma folha de ponto para acompanhar o trabalho, ou uma lista de estoque que mantém o controle de equipamentos. Usando calendários: Por causa de seu espaço de trabalho semelhante a grades, o Excel é ideal para criar qualquer tipo de calendário; por exemplo, um calendário acadêmico para controlar atividades durante o ano escolar, um calendário de ano fiscal para acompanhar eventos e etapas comerciais.

27 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 27 O Excel incorpora as várias melhorias gerais do pacote Office 2010, principalmente na hora de lidar com imagens, a nova Guia Arquivo (Backstage) e recursos de idioma. Além dessas o Excel 2010 também traz várias novidades, vejamos. 1. Minigráficos Você pode usar minigráficos gráficos minúsculos que se ajustam a uma célula para resumir visualmente tendências ao longo dos dados. Como os minigráficos mostram tendências em pouco espaço, eles são úteis especialmente em painéis e outros locais onde é necessário apresentar um instantâneo de sua empresa em um formato visual fácil de ser entendido. Por exemplo, a imagem a seguir mostra como um minigráfico permite ver rapidamente o desempenho de cada departamento no mês de maio. 2. Tabelas Dinâmicas aprimoradas Tabelas Dinâmicas agora são mais fáceis de usar e têm melhor capacidade de resposta. Os principais aprimoramentos incluem: Aperfeiçoamentos de desempenho: No Excel 2010, o multithreading ajuda a agilizar a recuperação, a classificação e a filtragem de dados nas Tabelas Dinâmicas. Rótulos de Tabela Dinâmica: Agora é possível preencher rótulos em uma Tabela Dinâmica para poder usá-la mais facilmente. Você também pode repetir rótulos nas Tabelas Dinâmicas para exibir legendas de itens de campos aninhados em todas as linhas e colunas. Melhor filtragem: Você pode usar segmentações para filtrar dados em uma Tabela Dinâmica com o clique de um botão e ver rapidamente quais filtros são aplicados sem precisar abrir menus adicionais. Além disso, uma nova caixa de pesquisa na interface de filtro permite encontrar o que você precisa entre milhares (ou até mesmo milhões) de itens em suas Tabelas Dinâmicas. Recurso Mostrar Valores como: O recurso Mostrar Valores como inclui diversos cálculos novos e automáticos, como % do Total da Linha Pai, % do Total da Coluna Pai, % do Total Pai, % da Soma Acumulada, Classificar do Menor para o Maior e Classificar do Maior para o Menor. Aprimoramentos de Gráfico Dinâmico: Ficou mais fácil filtrar dados diretamente em um relatório de Gráfico Dinâmico e reorganizar o layout do gráfico adicionando e removendo campos. Da mesma forma, com um único clique, você pode ocultar todos os botões de campos no relatório de Gráfico Dinâmico.

28 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Segmentação de Dados Uma novidade do Excel 2010, as segmentações de dados oferecem um modo altamente visual de filtrar dados em Tabelas Dinâmicas. Depois de inserir uma segmentação de dados, use botões para segmentar e filtrar rapidamente os dados para exibir somente o que você precisa. Além disso, ao aplicar mais de um filtro a uma Tabela Dinâmica, não é mais necessário abrir uma lista para ver quais filtros foram aplicados aos dados. Em vez disso, eles são mostrados na tela da segmentação de dados. Você pode fazer com que as segmentações de dados correspondam à formatação da sua pasta de trabalho e reutilizá-las facilmente em outras Tabelas Dinâmicas, Gráficos Dinâmicos e funções de cubo. 4. Formatação condicional aprimorada A formatação condicional facilita destacar células ou intervalos de células de interesse, enfatizar valores não usuais e visualizar dados usando barras, escalas de cores e conjuntos de ícones. O Excel 2010 inclui flexibilidade de formatação ainda maior: Novos conjuntos de ícones Introduzidos pela primeira vez no Office Excel 2007, os conjuntos de ícones são usados para exibir ícones de diferentes categorias de dados, com base no limite determinado. Por exemplo, você pode usar uma seta verde para cima para representar valores mais altos, uma seta lateral amarela para representar valores médios e uma seta vermelha para baixo para representar valores mais baixos. No Excel 2010, você tem acesso a mais conjuntos de ícones, incluindo triângulos, estrelas e caixas. Você também pode misturar e combinar ícones de diferentes conjuntos e ocultar mais facilmente os ícones do modo de exibição - por exemplo, você poderá optar por mostrar ícones somente para valores de grandes lucros e omiti-los para valores médios e pequenos. Mais opções para barras de dados O Excel 2010 vem com novas opções de formatação para barras de dados. Você pode aplicar preenchimentos sólidos ou bordas à barra de dados, ou definir a direção da barra da direita para a esquerda, em vez de da esquerda para a direita. Além disso, as barras de dados para valores negativos aparecem no lado oposto de um eixo de valores positivos, conforme mostrado aqui. Outros aprimoramentos Ao especificar critérios de regras condicionais ou de validação de dados, agora é possível mencionar valores de outras planilhas em sua pasta de trabalho.

29 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Precisão de função aprimorada Em resposta aos comentários das comunidades científica, acadêmica e de engenharia, o Excel 2010 agora inclui um conjunto de funções estatísticas e outras funções mais precisas. Determinadas funções existentes também foram renomeadas para descrever melhor o que elas fazem. Aprimoramentos de exatidão Várias funções foram otimizadas para melhorar a precisão. Por exemplo, o Excel 2010 retorna resultados mais precisos para as distribuições beta e qui-quadrada. Funções mais consistentes Algumas funções estatísticas foram renomeadas para ficarem mais consistentes com as definições de função da comunidade científica e com outros nomes de função do Excel. Os novos nomes de função também descrevem com mais precisão sua funcionalidade. As pastas de trabalho criadas em versões anteriores do Excel continuarão funcionando a despeito dessas alterações de nome, já que as funções originais ainda existem em uma categoria de Compatibilidade. 6. Recursos de filtro aprimorados Encontrar o que você precisa de forma rápida e eficaz é fundamental, especialmente em planilhas grandes, nas quais você talvez esteja pesquisando entre milhares ou mesmo milhões de itens. Novo filtro de pesquisa Ao filtrar dados em tabelas do Excel, Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos, você pode aproveitar as vantagens de uma nova caixa de pesquisa que ajuda a encontrar rapidamente o que você precisa em planilhas grandes. Por exemplo, para encontrar um produto específico em um catálogo com mais de 50 mil itens, comece a digitar o termo de pesquisa, e os itens relacionados aparecerão instantaneamente na lista. Você pode restringir ainda mais os resultados anulando a seleção do conteúdo que não deseja ver. Filtre e classifique independentemente da localização Em uma tabela do Excel, os cabeçalhos da tabela substituem os cabeçalhos comuns da planilha no início das colunas ao rolar para baixo em uma tabela grande. No Excel 2010, os botões Filtro Automático agora permanecem visíveis ao longo dos cabeçalhos da tabela nas colunas, o que permite classificar e filtrar os dados rapidamente sem precisar rolar toda a trajetória até o início da tabela.

30 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Gráfico aprimorado Ficou mais fácil trabalhar com gráficos no Excel Aprimoramentos específicos incluem: Novos limites de gráfico No Microsoft Office Excel 2007, você podia ter até 32 mil pontos em uma série de dados para gráficos 2-D. No Excel 2010, o número de pontos de dados em uma série está limitado somente pela memória disponível. Isso permite que as pessoas particularmente as da comunidade científica visualizem e analisem com mais eficiência grandes conjuntos de dados. Acesso rápido a opções de formatação No Excel 2010, você pode acessar instantaneamente opções de formatação clicando duas vezes em um elemento gráfico. Gravação de macro para elementos gráficos No Office Excel 2007, a gravação de uma macro durante a formatação de um gráfico ou outro objeto não produzia código de macro. No Excel 2010, entretanto, é possível usar a gravação de macro para gravar alterações de formatação em gráficos e outros objetos. 8. Mais temas Você pode usar mais temas e estilos do que antes. Esses elementos ajudam a aplicar designs profissionais consistentemente em suas pastas de trabalho e em outros documentos do Microsoft Office. Depois que você seleciona um tema, o Excel 2010 faz o trabalho de design. Texto, gráficos, elementos gráficos, tabelas e objetos de desenho, todos mudam para refletir o tema selecionado, para que todos os elementos em sua pasta de trabalho se complementem visualmente. 9. Colar com visualização dinâmica O recurso colar com visualização dinâmica permite economizar tempo ao reutilizar conteúdo no Excel 2010 ou em outros programas. Você pode usá-lo para visualizar várias opções de colagem, como Manter Largura da Coluna Original, Sem Bordas ou Manter Formatação Original. A visualização dinâmica permite determinar visualmente como o conteúdo colado ficará antes de realmente colá-lo na planilha. Ao mover o ponteiro sobre Opções de Colagem para visualizar os resultados, você verá um menu contendo itens que mudam contextualmente para ajustar melhor o conteúdo que você está reutilizando. Dicas de Tela fornecem informações adicionais que ajudam você a tomar a decisão certa.

31 Prof. André Alencar INFORMÁTICA Recursos de programação aprimorados Os aprimoramentos para desenvolvedores incluem: Alterações no SDK XLL O SDK (Software Development Kit) XLL agora oferece suporte para a chamada de novas funções de planilha, o desenvolvimento de funções assíncronas definidas pelo usuário e funções definidas pelo usuário seguras para transferência a clusters de computadores, bem como a criação de suplementos XLL de 64 bits. Aprimoramentos do VBA O Excel 2010 tem vários recursos que permitirão migrar qualquer macro restante do Excel 4.0 que você possa ter para o VBA. Os aprimoramentos incluem melhor desempenho para métodos relacionados a impressão e propriedades de gráfico não acessíveis anteriormente com o VBA. Melhor extensibilidade da interface de usuário Se você desenvolve soluções de pasta de trabalho personalizadas, tem mais opções para personalizar programaticamente a faixa de opções e o novo modo de exibição Backstage. Por exemplo, você pode ativar programaticamente as guias da faixa de opções e fazer com que as guias personalizadas se comportem de forma semelhante às guias contextuais internas, nas situações em que as guias aparecem somente quando eventos específicos ocorrem. Além disso, é possível fazer com que grupos de faixa de opções personalizados aumentem ou encolham conforme a faixa de opções é redimensionada, bem como personalizar menus de contexto com controles sofisticados. Você pode também adicionar interface de usuário personalizada e outros elementos ao modo de exibição Backstage. Alterações no Open XML SDK O Open XML SDK 2.0 agora tem suporte para objetos em nível de esquema, além do suporte em nível de componente introduzido no Open XML SDK 1.0. Isso torna mais fácil manipular programaticamente pastas de trabalho e outros documentos fora dos aplicativos da área de trabalho do Office 2010 por exemplo, como parte de uma solução baseada em servidor.

32 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 32 VI. POWER POINT 1. Apresentações ao Vivo pela Web Difunda sua apresentação do PowerPoint para uma audiência remota, mesmo que essas pessoas não tenham o PowerPoint instalado. O novo recurso Transmitir Apresentação de Slides do PowerPoint permite que você faça uma apresentação diretamente da sua mesa de trabalho e que a audiência assista ao vivo em um navegador da Web. O recurso Transmitir Apresentação de Slides do PowerPoint exige o SharePoint Foundation 2010 ou uma conta do Windows Live. Para difundir via SharePoint 2010, os Office Web Apps deverão estar instalados. 2. Incorporação e Edição de Vídeos pelo Powerpoint Corte, adicione esmaecimentos e efeitos ou marque cenas principais. Os vídeos introduzidos a partir de seus arquivos agora são inseridos por padrão, de forma que você pode compartilhar suas apresentações dinâmicas sem precisar gerenciar arquivos de mídia separados. 3. Organizar os slides em seções lógicas Você pode organizar grandes conjuntos de slides para que se tornem mais gerenciáveis e mais fáceis de navegar usando seções. Além disso, você poderá colaborar com outras pessoas para criar uma apresentação rotulando e agrupando os slides em seções. Por exemplo, cada colega pode ser responsável por preparar os slides de uma seção separada. Você pode nomear, imprimir e aplicar efeitos a uma seção inteira.

33 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 33 Seções mostradas no modo de exibição Classificação de Slides. Para adicionar seções pode-se usar o comando Seção, no grupo Slides da guia Página Inicial, veja a figura: 4. Mesclar e comparar apresentações Você pode comprar sua apresentação atual com outra e combiná-las instantaneamente usando o recurso Mesclar e Comparar no PowerPoint Isso será útil caso você trabalhe com outras pessoas em apresentações e use e compartilhamentos de rede para trocar alterações.

34 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 34 Este recurso é útil quando você deseja comparar duas apresentações apenas para ver as diferenças existentes, sem a meta opcional de salvar a apresentação combinada (mesclada). Você pode gerenciar e escolher quais alterações ou edições deseja incorporar na apresentação final. O recurso Mesclar e Comparar minimiza o tempo gasto para sincronizar edições de várias versões da mesma apresentação. 5. Trabalhar com arquivos distintos de apresentação do PowerPoint em janelas diferentes Você pode executar várias apresentações em um único monitor, lado a lado. Suas apresentações não estão mais ligadas por uma janela principal ou pai e, portanto, você agora tem uma ótima forma de fazer referência a uma apresentação enquanto estiver trabalhando em outra. Além disso, você pode usar o novo modo de exibição Leitura para mostrar simultaneamente duas apresentações em uma apresentação de slides em janelas gerenciadas separadamente, com efeitos completos de animação e suporte completo de mídia. 6. Inserir, editar e reproduzir um vídeo na apresentação Com o PowerPoint 2010, quando você insere vídeos em suas apresentações, elas se tornam parte do arquivo da apresentação. Chega de arquivos de vídeo ausentes conforme você move as apresentações. Você pode cortar seus vídeos, adicionar texto de sobreposição sincronizado, quadros do pôster, indicadores e fades para seus vídeos. E, assim como é feito com imagens, você também pode aplicar uma borda, sombra, reflexão, brilho, bordas suaves, rotação 3D, bisels e outros efeitos de designer em seus vídeos. Além disso, quando o vídeo for reproduzido, os efeitos também o serão. 7. Vincular a um vídeo a partir de um site Agora você pode inserir vídeos nos slides a partir de sites de mídia social, como YouTube ou hulu, e muito mais. Cada site online geralmente fornece um código de inserção que permite vincular ao vídeo da apresentação. 8. Transformar a apresentação em vídeo Transformar sua apresentação em um vídeo é uma nova maneira de distribuí-la e fornecê-la. Quando desejar oferecer uma versão de alta fidelidade de sua apresentação para colegas ou clientes (ou como um anexo de , publicação na Web, em um CD ou DVD), salve-a como um arquivo de vídeo.

35 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 35 Além disso, é possível controlar o tamanho do arquivo multimídia e a qualidade do vídeo. 9. Usar transições com efeitos gráficos de animação 3D Com o PowerPoint 2010, você poderá cativar audiências com novas transições entre slides que incluem trajetórias de animação e rotações em um espaço verdadeiramente 3D. 10. Copiar e colar efeitos animados de um objeto (texto ou formas) para outro O Pincel de Animação do PowerPoint 2010 permite que você copie animações, de forma similar a como usaria o Pincel para copiar formatação de texto. Com o Pincel de Animação (grupo Animação Avançada Guia Animações), você pode copiar efeitos de animação de um objeto e colar em outro. 11. Tornar as apresentações portáteis para compartilhamento Inserindo arquivos de áudio e vídeo diretamente em sua apresentação, você a tornará mais portátil para o compartilhamento. Os arquivos inseridos eliminam a necessidade de enviar mais de um arquivo. Agora você pode ter certeza de que a sua apresentação multimídia animada e narrada será executada sem problemas. Você economizará espaço em disco e irá melhorar o desempenho de reprodução ao compactar os arquivos de mídia. Além disso, você poderá salvar sua apresentação de slides em disco e, em seguida, qualquer pessoa que possua um player de disco ou DVD padrão poderá assisti-la e se divertir com ela.

36 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 36 Esses recursos novos só aparecem no comando Informações da Guia Arquivo quando a apresentação possui arquivos de mídia que podem ser otimizados/compactados. 12. Transformar o ponteiro do mouse em um apontador laser Quando desejar enfatizar um ponto em um slide, você poderá transformar o ponteiro do mouse em um ponteiro de laser. No modo de exibição Apresentação de Slides, basta manter a tecla Ctrl pressionada, clicar no botão esquerdo do mouse e começar a apontar.

37 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 37 VII. OUTLOOK 1. Social Connector O Outlook 2010 é o espaço central para colegas, clientes e amigos. Use o Outlook Social Connector para exibir rapidamente o histórico de s, reuniões ou anexos recebidos de outras pessoas. Obtenha informações adicionais sobre contatos para se manter atualizado sobre seus círculos profissionais e sociais por meio do Meu Site do SharePoint, do Windows Live ou de outros sites de terceiros conhecidos. 2. Encadeamento de s no Outlook 2010 Economize um tempo valioso ao simplificar a sua caixa de entrada. O Outlook 2010 permite que você compacte longos encadeamentos de s em algumas conversas que podem ser categorizadas, priorizadas e convenientemente arquivadas. O novo recurso Etapas Rápidas permite que você execute tarefas com vários comandos, como responder e excluir, em um único clique. Etapas Rápidas do Outlook 2010 para criar e salvar tarefas personalizadas de várias etapas que você pode executar com um único clique, entre elas: Excluir e responder, mover para uma pasta específica, criar um novo para sua equipe, e muito mais. 3. Trabalhar com a faixa de opções A interface da faixa de opções aparece através do Outlook 2010 e substitui muitos menus. Para ajudar a facilitar a localização e o uso dos comandos, eles aparecem em grupos dentro da faixa de opções. No Office Outlook 2007, ela estava disponível somente em itens do Outlook abertos, como mensagens de ou itens de calendário. Agora pode ser encontrada em todos os lugares no Outlook, inclusive na janela principal.

38 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 38 Use as guias na parte superior do modo de exibição para selecionar grupos de comandos. Na guia Página Inicial estão os comandos para criar e trabalhar com itens do Outlook como mensagens, itens de calendário ou contatos. Clique na guia Enviar/Receber para comandos relacionados ao envio de itens ou à verificação da existência de novos itens do Outlook no servidor. Na guia Pasta estão os comandos para criar, mover ou compartilhar pastas. Na guia Exibir, é possível alterar e personalizar a exibição das pastas. 4. Trabalhar com Os comandos , que são os mais usados, estão na guia Página Inicial. Eles incluem Novo , Responder, Encaminhar e Excluir. Clique em qualquer mensagem para exibi-la no Painel de Leituraou clique duas vezes na mensagem para abri-la. Se uma mensagem tiver um anexo, clique nele para exibi-lo no Painel de Leitura ou clique duas vezes para abrir o anexo no programa associado. Veja a seguir mais alguns recursos de úteis: Sua lista de mensagens é organizada por conversa. O modo de exibição de conversa agrupa as mensagens relacionadas (incluindo as mensagens enviadas e as que se encontram em outras pastas) para ajudar você a gerenciar facilmente uma grande quantidade de s. É possível ver a conversa inteira e determinar com mais facilidade a mensagem mais importante para você. Geralmente, as conversas são indicadas por um ícone com vários envelopes ou uma seta no cabeçalho da conversa. Clique na seta para expandir a conversa e ver todas as mensagens que ela contém. As Etapas Rápidas facilitam a execução de ações. Na guia Página Inicial, o grupo Etapas Rápidas combina em um único clique os diversos comandos necessários para executar ações comuns. Por exemplo, é possível categorizar, sinalizar e mover uma mensagem com apenas um clique. Você pode personalizar as Etapas Rápidas padrão e criar seus próprios botões combinando suas ações mais frequentes. Transforme sua mensagem de em uma reunião. Às vezes, uma reunião resolve discussões melhor do que enviar mensagens para lá e para cá. Você pode criar uma solicitação

39 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 39 de reunião com apenas uma etapa. Na guia Página Inicial, no grupo Responder, clique em Reunião para organizar uma reunião com todas as pessoas incluídas na conversa. 5. Trabalhar com o calendário A faixa de opções no Outlook 2010 fornece ícones grandes para mostrar as maneiras como o calendário pode ser organizado e exibido. Use os comandos da guia Exibir para personalizar ainda mais as informações que você vê no Calendário. Clique duas vezes em qualquer item de calendário para abri-lo e editar ou ver detalhes. Na guia Página Inicial, use os comandos do grupo Novo para criar itens de calendário. A reunião ou o compromisso aberto tem muitos dos mesmos comandos da faixa de opções do Office Outlook 2007, inclusive as opções de lembrete e recorrência. Estes são outros recursos úteis no Calendário: Veja imediatamente se você pode aceitar um convite para reunião. Você pode decidir se aceita ou não uma reunião sem precisar alternar para o seu calendário. No Outlook 2010, a solicitação de reunião inclui uma visualização do horário solicitado na sua agenda. Localize um bom horário para reunião mais rapidamente. O Modo de Exibição de Agendamento ajuda a organizar reuniões com mais objetividade. Você pode ver as agendas da sua equipe antes de marcar a próxima reunião. 6. Trabalhar com contatos Muito da aparência e da função de Contatos no Outlook 2007 foi mantido no Outlook Na guia Página Inicial, use os comandos do grupo Novo para adicionar um contato. Clique duas vezes em qualquer contato para abri-lo e editá-lo. Para criar uma lista reutilizável de contatos (conhecida anteriormente como lista de distribuição), no grupo Novo, clique em Novo Grupo de Contatos. Na guia Página Inicial, o grupo Modo de Exibição Atual permite alterar a classificação e a exibição dos contatos. Por exemplo, exibir contatos como uma lista de telefones ou na forma de cartão de visitas. No grupo Comunicar estão comandos que conectam você diretamente a um contato (por mensagem de , solicitação de reunião, mensagem instantânea ou telefonema, por exemplo).

40 Prof. André Alencar INFORMÁTICA 40 VIII. ONENOTE 2010 Com o OneNote 2010, você obtém o bloco de anotações digital definitivo para controlar, organizar e compartilhar textos, imagens e arquivos de áudio e vídeo. Novos recursos como controle de versões de página, realce automático e Anotações Vinculadas oferecem a você mais controle sobre suas informações para que esteja sempre a par de seu conteúdo e das alterações feitas por terceiros. Faça do OneNote 2010 um local conveniente para a organização de seus recursos importantes, desde anotações de reunião e informações de clientes até planos de reforma da sua casa. Crie um bloco de anotações do OneNote para coletar uma gama completa de materiais e de mídia: documentos, texto, vídeos, áudio, recortes de páginas da Web e muito mais. Encontre exatamente o que você precisa com funções simples de marcação e de pesquisa. Aumente a eficiência da pesquisa na Internet com o Preenchimento Rápido. Salve as informações da Web e de outros recursos no bloco de anotações com apenas um clique.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno. 3º Caderno Índice Pg. Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... Conceitos, ferramentas, aplicativos

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 2º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 2º Caderno. 2º Caderno Índice Pg. Processador de texto MS-Word 2010... Exercícios pertinentes... Planilhas eletrônicas MS-Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 69 105 165 1 MS WORD 2010 O Office Word 2010 está

Leia mais

2º Caderno. Índice. 02 43 Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes...

2º Caderno. Índice. 02 43 Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... 2º Caderno Índice Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... 02 43 Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... 53 91 Conceitos, ferramentas,

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Processador de texto MS-Word 2010 Exercícios pertinentes Planilhas eletrônicas MS-Excel 2010 Exercícios pertinentes 1 MS WORD 2010 O Office Word 2010 está com

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice 2º Caderno Índice Pg. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para apresentações Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Conceitos de Internet e intranet Conceitos,

Leia mais

Introdução... 1. PowerPoint 2010: em um relance... 2. Ajuste da mídia à mensagem... 2. Crie apresentações extraordinárias... 2

Introdução... 1. PowerPoint 2010: em um relance... 2. Ajuste da mídia à mensagem... 2. Crie apresentações extraordinárias... 2 Microsoft PowerPoint 2010 Sumário Introdução... 1 PowerPoint 2010: em um relance... 2 Ajuste da mídia à mensagem... 2 Crie apresentações extraordinárias... 2 Obtenha acesso mais fácil às ferramentas certas,

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Faça a migração O Office 365 para empresas tem uma aparência diferente do Google Apps, de modo que, ao entrar, você poderá obter esta exibição para começar.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps

Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps Sumário Introdução... 1 Office Web Apps: em um relance... 2 Office Web Apps: em mais detalhes... 4 Nunca fique sem as suas ferramentas... 4 Exibir no navegador...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Access 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterar o tamanho da tela ou fechar

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO Ministério da Educação SETEC Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO 1. MÓDULO DE INICIAÇÃO 20 HORAS/AULA: através do qual o servidor

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Edição 1.0 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos Microsoft oferecem aplicativos corporativos Microsoft para o

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Introdução... 1. Word 2010: Em um relance... 2. Dê ao seu texto a capacidade de saltar de página... 2. Crie documentos visualmente atraentes...

Introdução... 1. Word 2010: Em um relance... 2. Dê ao seu texto a capacidade de saltar de página... 2. Crie documentos visualmente atraentes... Guia de Produto do Microsoft Word 2010 Sumário Introdução... 1 Word 2010: Em um relance... 2 Dê ao seu texto a capacidade de saltar de página... 2 Crie documentos visualmente atraentes... 2 Obtenha acesso

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Microsoft OneNote 2010 Guia do Produto

Microsoft OneNote 2010 Guia do Produto Microsoft OneNote 2010 Guia do Produto Sumário Introdução... 1 Iniciante no OneNote?... 2 OneNote 2010: em um relance... 5 Redefina o trabalho em equipe... 5 Trabalhe quando e onde preferir... 6 Localize

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps

Manual do Usuário Microsoft Apps Manual do Usuário Microsoft Apps Edição 1 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos da Microsoft oferecem aplicativos para negócios para o seu telefone Nokia

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional Visão geral do Microsoft Office Word 2007 Bem vindo ao Microsoft Office Word 2007, incluído na versão 2007 do Microsoft Office system. O Office Word 2007 é um poderoso programa de criação de documentos

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

Documentos básicos do Word

Documentos básicos do Word Parte 1 Documentos básicos do Word 1 Como explorar o Microsoft Word 2013 3 2 Digitação, edição e revisão de textos 51 3 Como modificar a estrutura e a aparência do texto 93 4 Como organizar informações

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services - Windows SharePoint Services... Page 1 of 11 Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Ocultar tudo O Microsoft Windows

Leia mais

Microsoft Office 2010. Guia de Produto

Microsoft Office 2010. Guia de Produto Microsoft Office 2010 Guia de Produto Sumário Introdução... 4 Office 2010 em um relance... 6 Crie um conteúdo incrível que destaque as suas ideias... 6 Economize tempo e simplifique seu trabalho... 7 Aproveite

Leia mais

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico. Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Microsoft Word 2010 Colecção: Software

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Mude O Office 365 para empresas tem um aspeto diferente do Google Apps, por isso, ao iniciar sessão, obterá esta vista para começar. Após as primeiras semanas,

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES CÓDIGO:

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES CÓDIGO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

Microsoft Office Mobile no Windows Phone 7

Microsoft Office Mobile no Windows Phone 7 Microsoft Office Mobile no Windows Phone 7 Guia do Produto Sumário Microsoft Office Mobile: visão geral... 1 Office Mobile: panorama... 2 Office Mobile: mais detalhes... 3 Visualize e atualize seus documentos

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Processador de texto: Microsoft Word Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br 1 Roteiro O Editor de Textos Suites MS Office x BrOffice 2 MS Office x BrOffice MS Office

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET *Plano Instrucional INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET Curso Mercado de Trabalho: Cursos Afins: Total de Horas: Informática básica e avançada com internet Áreas administrativas, escritórios, comércio,

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático PowerPoint 2013 16 horas Objetivo Capacitar o participante a criar apresentações utilizando recursos de comunicação visual aprimorados da versão 2013 do PowerPoint, criar gráficos, smartarts, trabalhar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Publisher 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Conteúdos dos Cursos de Excel

Conteúdos dos Cursos de Excel Conteúdos dos Cursos de Excel Excel 2007 - Nível 1 (Essencial) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que

Leia mais

Roxio Easy CD & DVD Burning

Roxio Easy CD & DVD Burning Roxio Easy CD & DVD Burning Guia de Introdução 2 Começando a usar o Easy CD & DVD Burning Neste guia Bem-vindo ao Roxio Easy CD & DVD Burning 3 Sobre este guia 3 Sobre o conjunto Easy CD & DVD Burning

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para DYMO LABEL V.8. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a DYMO LABEL V.8

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2010 Guia do Produto

Microsoft PowerPoint 2010 Guia do Produto Microsoft PowerPoint 2010 Guia do Produto Sumário Introdução... 1 PowerPoint 2010: em um relance... 2 Ajuste da mídia à mensagem... 2 Crie apresentações extraordinárias... 2 Obtenha acesso mais fácil às

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 20/03/2014 Informática Aplicada à Contabilidade 1 Agenda Introdução Ferramentas aprimoradas na versão

Leia mais

História E v o l u ç ã o d o M i c r o s o f t O f f i c e

História E v o l u ç ã o d o M i c r o s o f t O f f i c e História Apresentando Office 2010 O que é o Office Starter? Starter é um pacote do Office que inclui versões com anúncios e funcionalidades reduzidas do Word e Excel. Office Starter Aplicações Recursos

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Ficha Técnica. Pré-requisitos: não há pré-requisitos. O aluno inicia o curso de Windows 8 com uma introdução à informática.

Ficha Técnica. Pré-requisitos: não há pré-requisitos. O aluno inicia o curso de Windows 8 com uma introdução à informática. Windows 8 O Windows está presente na maior parte dos computadores, seja para uso pessoal ou profissional. Quem vai começar a usar um computador precisa saber trabalhar bem com ele. O Windows 8 é o Sistema

Leia mais

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone 2010 Fichas de Demonstração Demonstrações de Produtos Microsoft Office 2010 Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone Compatibilidade de Ficheiros Novo e melhorado para

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Questões Microsoft PowerPoint 2003

Questões Microsoft PowerPoint 2003 1. 2009.Cespe.MMA.MOF.Por meio de editores de texto e planilhas eletrônicas, é possível criar links para arquivos disponíveis na Internet, a partir da digitação do endereço de destino do arquivo no documento

Leia mais

Informática :: Presencial

Informática :: Presencial MAPA DO PORTAL (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CNI/MAPADOSIT E /) SITES DO SISTEMA INDÚSTRIA (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CANAIS/) CONT AT O (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Microsoft Excel 2010: uma visão geral... 1. Excel 2010: em um relance... 2. Acesso mais fácil às ferramentas certas, no momento certo...

Microsoft Excel 2010: uma visão geral... 1. Excel 2010: em um relance... 2. Acesso mais fácil às ferramentas certas, no momento certo... Guia do produto Microsoft Excel 2010 Sumário Microsoft Excel 2010: uma visão geral... 1 Excel 2010: em um relance... 2 Acesso mais fácil às ferramentas certas, no momento certo.... 2 Analise seus dados

Leia mais

MPRS SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS

MPRS SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS Ola pessoal, PROF MÁRCIO HOLLWEG Segue abaixo os comentários da prova realizada dia 23/02 para o cargo de Secretário de Diligências do Ministério Público do Rio Grande do Sul, uma cobrança boa apresentando

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

ACESSO PARA OS CURSOS DO DIGITAL BASIC INFORMÁTICA POR 6 MESES

ACESSO PARA OS CURSOS DO DIGITAL BASIC INFORMÁTICA POR 6 MESES ACESSO PARA OS CURSOS DO DIGITAL BASIC INFORMÁTICA POR 6 MESES Para ter acesso às aulas interativas do Digital Basic Informática por 6 meses, siga os passos abaixo: A contagem do prazo de acesso de 6 meses

Leia mais

Técnicas de Vendas 2. Administração do Tempo 3. Programa 5S 5. Mapeamento de Processos 6. Sistema de Gestão Ambiental (SGA) 7.

Técnicas de Vendas 2. Administração do Tempo 3. Programa 5S 5. Mapeamento de Processos 6. Sistema de Gestão Ambiental (SGA) 7. Lista de cursos Segue abaixo uma lista completa dos cursos de catálogo da GSI Online. Neste documento você poderá ver o objetivo, a carga horária sugerida, a ementa e algumas imagens que exemplificam cada

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Cisco Unified Personal Communicator Versão 8.5

Cisco Unified Personal Communicator Versão 8.5 Frequently Asked Questions Cisco Unified Personal Communicator Versão 8.5 FAQs 2 Noções básicas 2 Configuração 3 Disponibilidade 5 Contatos 8 Chat 11 Chamadas 19 Chamadas de conferência 26 Mensagem de

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas.

Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas. Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas. Localizar as informações de que necessita é mais fácil e mais rápido no Word 2010. Com a nova e melhorada experiência de Localização, poderá

Leia mais