Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas."

Transcrição

1 Descubra uma experiência de navegação e pesquisa melhoradas. Localizar as informações de que necessita é mais fácil e mais rápido no Word Com a nova e melhorada experiência de Localização, poderá agora ver um resumo dos resultados de pesquisa num único painel e clicar para aceder a qualquer resultado individual. O Painel de Navegação melhorado proporciona um destaque visual do documento para poder procurar, ordenar e localizar rapidamente aquilo de que necessita. Trabalhe com outros utilizadores sem ser necessário aguardar a sua vez. O Word 2010 redefine a forma como as pessoas podem trabalhar em conjunto num documento. Com a co-criação, pode editar documentos e partilhar ideias com outras pessoas em simultâneo. 1 Também poderá ver a disponibilidade das outras pessoas com quem está a criar um documento e poderá iniciar facilmente uma conversação sem sair do Word. 2 Aceda e partilhe os seus documentos a partir de praticamente qualquer local.

2 Publique os seus documentos online e aceda, visualize e edite os mesmos a partir de praticamente qualquer computador no telemóvel Windows. 3 Com o Word 2010, pode tirar partido da melhor experiência de utilização de documentos em várias localizações e dispositivos. Microsoft Word Web App. Edite documentos num browser quando estiver fora do escritório, casa ou escola, sem comprometer a qualidade da experiência de visualização. 1 Microsoft Word Mobile. Mantenha-se actualizado e actue de imediato utilizando uma versão móvel melhorada do Word nos dispositivos Windows Phone 7. 4 Adicione efeitos visuais ao texto. Com o Word 2010, pode aplicar efeitos de formatação, tais como sombra, bisel, brilho e reflexo, ao texto do documento com a mesma facilidade com que aplica o negrito e o sublinhado. Pode verificar a ortografia do texto que utiliza efeitos visuais e adicionar efeitos de texto a estilos de parágrafos. Muitos dos mesmos efeitos utilizados para as imagens estão agora disponíveis para texto e formas, permitindo coordenar de forma totalmente integrada todo o seu conteúdo. Transforme o texto em diagramas apelativos. O Word 2010 disponibiliza mais opções para adicionar impacto visual aos seus documentos. Escolha entre dezenas de Gráficos SmartArt adicionais para criar diagramas surpreendentes escrevendo simplesmente uma lista com marcas. Utilize o SmartArt para transformar texto básico com marcas de lista em efeitos visuais apelativos que melhor ilustrem as suas ideias.

3 Adicione impacto visual ao seu documento. As novas ferramentas de edição de imagens no Word 2010 permitem adicionar efeitos de imagem especiais sem necessidade de software de edição de fotografias adicional. Pode ajustar facilmente as imagens com saturação de cor e controlos de temperatura. Também poderá obter ferramentas melhoradas para recortar e corrigir imagens de forma mais fácil e mais exacta, para o ajudar a transformar um simples documento numa obra de arte. Recupere o trabalho que julgava perdido. Depois de trabalhar nesse documento durante algum tempo, fechou-o acidentalmente sem guardar? Não há problema. O Word 2010 permite recuperar versões de rascunho de ficheiros editados recentemente com a mesma facilidade com que abre qualquer ficheiro, mesmo que nunca tenha guardado o documento. Transpor as barreiras de comunicação. O Word 2010 ajuda a trabalhar e comunicar com eficácia em vários idiomas. 5 Traduza uma palavra, expressão ou documento mais facilmente do que nunca. Estabeleça definições de idioma separadas para Descrições, conteúdo da Ajuda e ecrãs. Obtenha assistência adicional para inglês como segundo idioma com a reprodução de conversão de texto em voz em inglês. Insira capturas de ecrã e escrita manual nos seus documentos. Capture e insira as capturas de ecrã directamente a partir do Word 2010 para incorporar de forma rápida e fácil as ilustrações visuais no seu trabalho.

4 Quando utiliza um dispositivo com capacidade para tablet, tal como um Tablet PC ou um tablet Wacom, obtém ferramentas melhoradas para formatar a tinta digital com a mesma facilidade com que formata as formas. Fazer muito mais com uma experiência de utilizador melhorada. O Word 2010 simplifica o modo de acesso às funcionalidades. A nova vista Microsoft Office Backstage substitui o menu Ficheiro tradicional para lhe permitir guardar, partilhar, imprimir e publicar documentos com apenas alguns cliques. Com o Friso melhorado, pode aceder ainda mais depressa aos seus comandos favoritos personalizando separadores ou criando os seus próprios separadores para personalizar a experiência de utilização em função do seu estilo de trabalho. 1 É necessário o Microsoft SharePoint Foundation 2010 ou uma conta Windows Live. 2 Para presença e mensagens instantâneas, é necessário um dos seguintes: Microsoft Office Communications Server 2007 R2 com Microsoft Office Communicator 2007 R2; Windows Live Messenger ou outra aplicação de mensagens instantâneas que suporte o IMessenger. As chamadas de voz necessitam do Office Communications Server 2007 R2 com Office Communicator 2007 R2 ou uma aplicação de mensagens instantâneas que suporte o IMessengerAdvanced. 3 Para acesso Web e por smartphone, é necessário um dispositivo apropriado, sendo que algumas funcionalidades necessitam de ligação à Internet. As funcionalidades Web utilizam o Office Web Apps, para o qual é necessário um browser Internet Explorer, Firefox ou Safari suportado e o SharePoint Foundation 2010 ou um Windows Live ID. Algumas funcionalidades móveis necessitam do Office Mobile, que não está incluído nas aplicações, conjuntos de aplicações ou Office Web Apps do Office Existem algumas diferenças entre as funcionalidades das aplicações do Office Web Apps, Office Mobile e Office 2010.

5 4 O Word Mobile não está incluído nas aplicações ou conjuntos de aplicações do Office As funcionalidades de tradução são gratuitas e não necessitam de quaisquer suplementos. O dicionário bilíngue é fornecido por predefinição na caixa (sem transferência) e o idioma e a disponibilidade dependem da versão do SKU da aplicação do Office É necessário um serviço de Internet para a tradução automática e os idiomas variam consoante o fornecedor; isto será determinado automaticamente consoante a selecção que efectuar.

6 O Microsoft Word 2010 oferece o melhor de todos os mundos: funcionalidades melhoradas para criar documentos com qualidade profissional, formas mais fáceis de trabalhar em conjunto com outras pessoas e acesso aos ficheiros a partir de praticamente qualquer local. Concebido para lhe fornecer as melhores ferramentas de formatação de documentos, o Word 2010 também o ajuda a organizar facilmente os documentos, escrevê-los de forma mais eficaz e mantê-los ao seu alcance para que possa capturar as suas melhores ideias quando e onde quer que ocorram. Criar documentos visualmente apelativos mais facilmente do que nunca O Word 2010 fornece uma ampla gama de ferramentas novas e melhoradas que o ajudam a parecer um profissional de desenho e a dar destaque ao conteúdo importante. Adicione efeitos de formatação surpreendentes, tais como preenchimentos com gradação e reflexões, directamente ao texto no documento. É agora possível aplicar ao texto e às formas muitos dos mesmos efeitos que podem ser utilizados para imagens, gráficos e gráficos SmartArt. Utilize as novas e melhoradas ferramentas de edição de imagem, incluindo efeitos artísticos versáteis e ferramentas avançadas de correcção, cor e recorte, para optimizar todas as imagens do documento, de forma a tornarem-se o mais apelativas possível.

7 Escolha entre mais temas do Office personalizáveis para coordenar cores, tipos de letra e efeitos de formatação de gráficos nos seus documentos. Personalize temas para utilizar a sua própria marca pessoal ou da empresa. Os mesmos temas do Office estão disponíveis no Microsoft PowerPoint e no Excel 2010, pelo que é fácil conferir a todos os seus documentos um aspecto profissional e consistente. Deixe uma marca com uma ampla selecção de gráficos SmartArt, incluindo vários novos esquemas para organogramas e diagramas de imagens, para criar gráficos surpreendentes com a mesma facilidade com que escreve uma lista com marcas. Os gráficos SmartArt são coordenados automaticamente com o tema do documento escolhido, pelo que uma formatação com excelente aspecto para todo o conteúdo do documento está a apenas a alguns cliques de distância. Poupar tempo e simplificar o trabalho O Word 2010 fornece ferramentas que poupar tempo e simplificam o seu trabalho. Oriente-se com as ferramentas Painel de Navegação e Localização melhoradas. Estes novos melhoramentos facilitam a navegação, pesquisa e inclusivamente reorganizar o conteúdo dos documentos directamente a partir de um único painel de utilização simples. Recupere versões de rascunho dos ficheiros fechados sem guardar. É isso mesmo. A funcionalidade de recuperação de versões é apenas

8 uma das muitas funcionalidades disponíveis na nova vista Microsoft Office Backstage. A vista Backstage substitui o tradicional menu Ficheiro em todas as aplicações do Office 2010 para fornecer um espaço centralizado e organizado para todas as tarefas de gestão do documento. Personalize facilmente o Friso melhorado, de modo a tornar acessíveis os comandos que mais necessita. Crie separadores personalizados ou personalize os separadores incorporados. Trabalhar em conjunto com maior êxito Se trabalhar com outras pessoas nos documentos e projectos, o Word 2010 tem as ferramentas de que necessita. Utilize as novas capacidade de co-criação para editar o mesmo documento ao mesmo tempo que os outros membros da equipa noutras localizações. Pode inclusivamente comunicar instantaneamente enquanto trabalha, directamente a partir do Word. 1, 2 Se trabalhar numa empresa que utilize o SharePoint Foundation 2010, esta funcionalidade poderá ser utilizada dentro da firewall. Com o Office Communicator agora integrado em vários programas Office 2010, poderá ver as informações de presença que mostram a disponibilidade de outros autores e iniciar mensagens instantâneas ou chamadas de voz directamente a partir do Word. Se trabalhar numa pequena empresa ou utilizar o Word 2010 para trabalhos de casa ou escolares, poderá tirar partido das funcionalidades de co-criação através do Windows Live. Basta um Windows Live ID gratuito para editar documentos em simultâneo com outras pessoas. É necessária uma conta do Instant Messenger (tal como o Windows Live Messenger gratuito) para ver a presença dos autores e iniciar uma conversação de mensagens instantâneas. Aceder às informações a partir de mais locais As ideias, os prazos, os projectos e as emergências de trabalho nem sempre ocorrem oportunamente quando está na sua secretária. Felizmente, agora tem a

9 possibilidade de trabalhar quando e onde quiser, a partir da Web ou até do seu smartphone. 3 O Microsoft Word Web App é um complemento online do Microsoft Word que permite alargar a sua experiência do Word para o browser. Veja uma versão de alta fidelidade dos seus documentos e efectue também pequenas edições. Aceda a algumas das mesmas ferramentas de formatação e edição existentes no Word 2010 e trabalhe num ambiente de edição familiar a partir de praticamente qualquer computador com um browser. 2 O Microsoft Word Mobile oferece a capacidade de rever, editar ou comentar nos documentos do Word e fornece ferramentas de navegação para saltar rapidamente sempre para o sítio certo. 4 Quer esteja a escrever o relatório mais importante da sua carreira, a trabalhar com uma equipa na próxima grande apresentação, a escrever o seu currículo ou a trabalhar enquanto está deslocado, o Word 2010 ajuda na obtenção do que necessita mais rapidamente, com maior flexibilidade e com melhores resultados. 1 Para presença e mensagens instantâneas é necessário um dos seguintes: Microsoft Office Communications Server 2007 R2 com Microsoft Office Communicator 2007 R2; Windows Live Messenger ou outra aplicação de mensagens instantâneas que suporte o IMessenger. As chamadas de voz necessitam do Office Communications Server 2007 R2 com Office Communicator 2007 R2 ou uma aplicação de mensagens instantâneas que suporte o IMessengerAdvanced. 2 É necessário o Microsoft SharePoint Foundation 2010 ou um Windows Live ID. 3 Para acesso Web e por smartphone, é necessário um dispositivo apropriado,

10 sendo que algumas funcionalidades necessitam de ligação à Internet. As funcionalidades Web utilizam o Office Web Apps, para o qual é necessário um browser Internet Explorer, Firefox ou Safari suportado e o SharePoint Foundation 2010 ou um Windows Live ID. Algumas funcionalidades móveis necessitam do Office Mobile, que não está incluído nas aplicações, conjuntos de aplicações ou Office Web Apps do Office Existem algumas diferenças entre as funcionalidades das aplicações do Office Web Apps, Office Mobile e Office O Word Mobile não está incluído nas aplicações ou conjuntos de aplicações do Office 2010.

11 O Microsoft Word 2010 facilita a colaboração e a navegação em documentos longos. Para um maior impacto, as novas funcionalidades concentram-se no aperfeiçoamento do documento concluído. Com esta nova versão, pode aceder à grandiosidade e conhecimento do Word no browser e no telemóvel. Neste artigo Dar vida às suas melhores ideias Trabalhar mais facilmente Trabalhar melhor em conjunto Trabalhar no Word em qualquer lugar Dar vida às suas melhores ideias O Word 2010 associa as suas funcionalidades - tais como tabelas, cabeçalhos e rodapés e conjuntos de estilos - a efeitos apelativos, novas funcionalidades de texto e uma navegação mais fácil. FORMATAR TEXTO E IMAGENS EM CONJUNTO PARA UM ASPECTO TOTALMENTE INTEGRADO O Word 2010 fornece efeitos artísticos para imagens e texto. Além disso, quando aplicar os efeitos ao texto, ainda pode executar a verificação ortográfica.

12 Formatação de imagem e texto simples Formatação de imagem e texto com sombra OPTIMIZAR O TEXTO COM FUNCIONALIDADES OPENTYPE O Word 2010 fornece suporte para funcionalidades avançadas de formatação de texto que incluem uma vasta gama de definições de ligadura e opções de conjuntos estilísticos e formatos de números. Pode utilizar estas novas funcionalidades com vários tipos de letra OpenType para alcançar o tal nível extra de aperfeiçoamento tipográfico. Texto simples Texto com ligaduras aplicadas Para mais informações, consulte o tópico sobre as opções OpenType na caixa de diálogo Tipo de Letra. OUTRAS NOVAS FUNCIONALIDADES DE CONTEÚDO O Word 2010 oferece vários outros melhoramentos para ajudá-lo na criação de documentos. Novos formatos de numeração

13 O Word 2010 inclui novos formatos de numeração de dígitos fixos, tais como 001, 002, e 0001, 0002, Controlo de conteúdo da caixa de verificação Agora pode adicionar rapidamente uma caixa de verificação a formulários ou listas. Texto alternativo nas tabelas No Word 2010, pode adicionar um título a uma tabela e a um resumo, de modo a que os leitores tenham acesso a informações adicionais. ORIENTAR-SE EM DOCUMENTOS LONGOS COM OS NOVOS PAINEL NAVEGAÇÃO NO DOCUMENTO E PESQUISA No Word 2010, pode orientar-se rapidamente em documentos longos. Pode reorganizar facilmente os documentos, arrastando e largando cabeçalhos em vez de copiar e colar. Além disso, pode localizar conteúdo utilizando a pesquisa incremental, pelo que não necessita de saber exactamente o que está a procurar para localizá-lo. No Word 2010, pode efectuar o seguinte procedimento: Deslocar-se entre os cabeçalhos do documento clicando nas partes do mapa do documento. Fechar níveis do destaque para ocultar cabeçalhos aninhados, de modo a poder trabalhar facilmente com o mapa, mesmo em documentos longos profundamente estruturados e complicados. Escrever texto na caixa de pesquisa para saber imediatamente onde se

14 encontra. Arrastar e largar cabeçalhos no documento para reorganizar a estrutura. Também pode eliminar, cortar ou copiar cabeçalhos e o respectivo conteúdo. Promover ou despromover facilmente um determinado cabeçalho, ou um cabeçalho e todos os seus cabeçalhos aninhados, na hierarquia. Adicionar novos cabeçalhos ao documento para criar um destaque básico ou inserir novos cabeçalhos sem ter de se deslocar no documento. Ter conhecimento do conteúdo que está a ser editado por outros, navegando nos cabeçalhos que contêm um indicador de co-criação. Ver miniaturas de todas as páginas no documento e clicar nas mesmas para se mover no documento. ILUSTRAR AS SUAS IDEIAS O Word 2010 disponibiliza inúmeros melhoramentos gráficos para o seu trabalho, de modo a poder causar facilmente o impacto pretendido. Novos esquemas de imagens de gráfico SmartArt No Word 2010, pode utilizar os novos esquemas de imagem de gráficos SmartArt para contar a sua história com fotografias ou outras imagens. Basta inserir as imagens nas formas SmartArt do diagrama de esquema de imagens. Cada forma também tem uma legenda onde pode adicionar texto descritivo. Ainda melhor, se já tiver imagens no documento, pode convertê-las rapidamente num gráfico SmartArt, tal como acontece com o texto. A utilização deste esquema para criar um gráfico SmartArt é simples: Insira o esquema de imagens de gráfico SmartArt. Adicione as fotografias. Escreva texto descritivo

15 3. Escreva texto descritivo. O Word inclui vários esquemas de imagens diferentes à escolha. Novos efeitos artísticos Com o Word 2010, pode agora aplicar efeitos "artísticos" sofisticados à sua imagem, para a fazer parecer um esboço, um desenho ou uma pintura. É uma forma fácil de melhorar as suas imagens sem utilizar programas de edição de fotografias adicionais. Alguns dos 20 novos efeitos artísticos incluem Desenho a Lápis, Desenho de Linha, Esponja a Aguarela, Bolhas em Mosaico, Vidro, Pastel Suave, Película Aderente, Fotocópia e Traços de Tinta. Correcções de imagens Agora, pode transformar as suas imagens em apresentações apelativas e vibrantes optimizando a intensidade da cor (saturação) e o tom da cor (temperatura) de uma imagem. Também pode ajustar o brilho, o contraste, a nitidez e a desfocagem ou colorir a imagem de forma a corresponder melhor ao conteúdo do documento e fazer sobressair o seu trabalho. Remoção automática do fundo das imagens Outra opção de edição de imagens avançada incluída no Word 2010 é a capacidade de remover automaticamente partes indesejadas de uma imagem, tal como o fundo, para realçar o assunto da imagem ou remover detalhes que possam causar distracção. Melhor compressão e recorte da imagem Utilize as novas e melhoradas ferramentas de edição de fotografias para cortar imagens e obter o aspecto pretendido. Agora já dispõe de um melhor controlo sobre o compromisso entre a compressão e a qualidade da imagem, de modo a poder fazer a escolha adequada quanto ao suporte de dados (impressão, ecrã ou correio electrónico) no qual o seu documento será utilizado.

16 Inserir capturas de ecrã Adicione rapidamente capturas de ecrã para capturar e incorporar ilustrações visuais no seu trabalho no Word Depois de adicionar a captura de ecrã, pode utilizar as ferramentas no separador Ferramentas de Imagem para editar e melhorar a captura de ecrã. Quando reutilizar as capturas de ecrã nos documentos, tire partido da funcionalidade Opções de Colagem para ver qual o aspecto das adições antes de as introduzir. OPÇÕES DE CLIPART COM CLIP ORGANIZER Agora, pode utilizar, submeter e localizar milhares de novas peças de ClipArt da comunidade, além das imagens, vídeos e multimédia que pode adicionar ao documento. Pode ver quem submeteu as peças de ClipArt submetidas pela comunidade e reportar se as imagens são inadequadas ou não seguras. UTILIZAR TINTA DIGITAL A funcionalidade de utilização de tinta digital melhorada no Word 2010 permite-lhe efectuar anotações a tinta no documento no Tablet PC e guardar essas anotações a tinta juntamente com o documento. Trabalhar mais facilmente No Word 2010, pode personalizar a área de trabalho para que os comandos que utiliza frequentemente estejam juntos. Também pode aceder a versões anteriores do documento e trabalhar mais facilmente com texto que esteja noutros idiomas. PERSONALIZAR O FRISO Pode utilizar personalizações para personalizar o Friso, que faz parte da interface de utilizador Microsoft Office Fluent, conforme o pretendido. Pode criar separadores e grupos personalizados com os comandos que utiliza mais frequentemente.

17 A VISTA MICROSOFT OFFICE BACKSTAGE Na vista Microsoft Office Backstage, pode fazer tudo a um ficheiro que não pode fazer no ficheiro. A inovação mais recente na interface de utilizador Microsoft Office Fluent e uma funcionalidade suplementar do Friso, a vista Backstage é onde gere os ficheiros - criando, guardando e inspeccionando metadados ocultos ou informações pessoais e opções de definição. Para mais informações, consulte o tópico sobre a introdução ao Backstage. RECUPERAR TRABALHO NÃO GUARDADO Agora, é mais fácil recuperar um documento do Word se fechar o ficheiro sem guardar ou se pretender rever ou voltar a uma versão anterior do ficheiro no qual já trabalhou. Tal como com as versões anteriores do Word, a activação da Recuperação Automática irá guardar as versões enquanto estiver a trabalhar no ficheiro no intervalo seleccionado. Agora, pode manter a última versão guardada automaticamente de um ficheiro caso o feche acidentalmente sem guardar, para que possa restaurá-lo facilmente da próxima vez que o abrir. Além disso, enquanto estiver a trabalhar no ficheiro, pode aceder a uma lista de ficheiros guardados automaticamente a partir da vista Microsoft Office Backstage. APONTAR PARA TEXTO PARA VER UMA TRADUÇÃO Quando activa o Minitradutor, pode apontar com o rato para uma palavra ou expressão seleccionada e ver uma tradução numa janela pequena. O Minitradutor também inclui um botão Reproduzir para que possa ouvir uma pronunciação áudio da palavra ou expressão e um botão Copiar para poder colar a tradução noutro documento. Não necessita sequer do pacote de idiomas, do language interface pack ou das ferramentas de verificação linguística instaladas no computador para ver uma tradução nesse idioma. Para mais informações, consulte o tópico sobre como ver traduções com o Minitradutor. DEFINIÇÕES DE PREFERÊNCIA DE IDIOMA SIMPLIFICADAS Os utilizadores multilingues podem aceder facilmente a uma única caixa de diálogo,

18 onde é possível definir os idiomas de edição, apresentação, Descrição e Ajuda. Se não tiver o software ou o esquema de teclado necessário instalado, será notificado e ser-lhe-ão apresentadas hiperligações para facilitar a resolução do problema. Para mais informações, consulte o tópico sobre como definir as preferências de idioma de edição, apresentação ou Ajuda. Trabalhar melhor em conjunto O Word 2010 ajuda-o a trabalhar com os seus colegas de forma mais eficiente. O Word 2010 também inclui funcionalidades para manter as informações mais seguras quando partilha o seu trabalho e manter o computador mais seguro em relação a ficheiros que podem não ser seguros. TRABALHAR NO MESMO DOCUMENTO EM SIMULTÂNEO No Word 2010, pode trabalhar em conjunto directamente no Word. Não tem de enviar anexos de correio electrónico ou guardar documentos de rascunho com nomes, tais como TSP_final_2_FINAL.docx. Em vez disso, basta abrir o documento e começar a trabalhar. Pode ver quem mais está a trabalhar consigo, e onde está a editar. Quando abre um documento partilhado, o Word coloca-o automaticamente em cache, de modo a poder efectuar alterações no mesmo offline e, em seguida, o Word sincroniza automaticamente as alterações quando entrar novamente online. Quando tiver de trabalhar longe do escritório, já não terá de preocupar-se em guardar cópias locais ou intercalar manualmente as alterações no documento do servidor quando regressar ao escritório. Vários autores podem editar um único documento ao mesmo tempo e manter-se em sincronização com as alterações de cada um. Os autores podem bloquear o acesso a partes do documento enquanto estiverem a trabalhar no mesmo.

19 MANTER-SE MAIS SEGURO COM A VISTA PROTEGIDA Na Vista Protegida, os ficheiros são abertos com as funções de edição desactivadas. Os ficheiros de uma localização potencialmente não segura, como a Internet ou um anexo de correio electrónico, ou que tenham conteúdo activo, como macros, ligações de dados ou controlos ActiveX, são validados e podem ser abertos na Vista Protegida. Os ficheiros de origens fidedignas podem ser activados clicando em Activar Edição e os dados sobre o ficheiro podem ser explorados na vista Microsoft Office Backstage. LOCALIZAR E REMOVER METADADOS OCULTOS E INFORMAÇÕES PESSOAIS NOS FICHEIROS Antes de partilhar o documento com outras pessoas, pode utilizar o Inspector de Documentos para verificar se o documento tem metadados ocultos, informações pessoais ou conteúdo que possa estar armazenado no mesmo. O Inspector de Documentos pode localizar e remover informações como as seguintes: Comentários Versões Alterações registadas Anotações a tinta Texto oculto Propriedades do documento Dados XML personalizados Informações em cabeçalhos e rodapés O Inspector de Documentos pode ajudá-lo a assegurar que os documentos que partilha com outras pessoas não contêm informações pessoais ocultas ou qualquer conteúdo oculto que a organização não pretenda distribuir. Além disso, a organização pode personalizar o Inspector de Documentos para adicionar verificações de tipos adicionais de conteúdo oculto. AJUDAR A IMPEDIR ALTERAÇÕES NA VERSÃO FINAL DE UM DOCUMENTO Antes de partilhar a versão final de um documento, pode utilizar o comando Marcar Como Final para tornar o documento só de leitura e permitir que as outras pessoas saibam quando está a partilhar uma versão final do documento. Quando um documento está marcado como final, os comandos de escrita e edição e as marcas de verificação linguística estão desactivados, pelo que as pessoas que virem o documento não podem alterá-lo inadvertidamente. O comando Marcar Como Final não é uma funcionalidade de segurança. Qualquer pessoa pode editar um documento que esteja marcado como final desactivando a funcionalidade Marcar Como Final.

20 VERIFICADOR DE ACESSIBILIDADE O Verificador de Acessibilidade ajuda a identificar e a resolver problemas de acessibilidade nos documentos, de forma a poder corrigir quaisquer potenciais problemas que poderão impedir alguém com uma incapacidade de aceder ao conteúdo. Se o documento tiver problemas de acessibilidade, a vista Microsoft Office Backstage apresenta um alerta que permite rever e reparar quaisquer problemas existentes no documento, se necessário. Pode ver o alerta clicando no separador Ficheiro. Em Preparar para Partilhar, clique em Verificar Existência de Problemas e, em seguida, clique em Verificar Acessibilidade. Trabalhar no Word em qualquer lugar No Word 2010, tem o domínio e o conhecimento do Word em qualquer lugar onde seja necessário. Pode ver, navegar e editar os documentos do Word a partir do browser e do telemóvel sem comprometer a grandiosidade do documento. APLICAÇÃO WEB DO WORD Mesmo quando não puder utilizar o Word, pode armazenar os documentos num servidor Web e utilizar a aplicação Web do Word para abrir o documento no browser. Poderá ver o documento e até efectuar alterações. Para mais informações, consulte o tópico sobre a introdução ao Word Web App. WORD MOBILE 2010 Se tiver um telemóvel Windows Mobile 6.5, pode utilizar o Office Mobile 2010 para trabalhar com os seus ficheiros em qualquer local - quer esteja no trabalho, em casa ou em viagem. Se tiver um dispositivo de ecrã táctil, pode utilizar gestos naturais para se deslocar rápida e intuitivamente pelos menus e navegar nos documentos. Pode utilizar o Word Mobile 2010 para ver e editar documentos armazenados no telemóvel, enviados para si como anexos de correio electrónico ou alojados num site SharePoint 2010 através do SharePoint Workspace Mobile Quando edita um documento através do SharePoint Workspace Mobile, pode guardar as alterações novamente no SharePoint quando estiver online. Crie ou actualize os documentos utilizando muitas das mesmas ferramentas de formatação que já conhece e utiliza na versão de estação de trabalho do Word: Utilize a Correcção Automática para corrigir erros de digitação e palavras mal escritas. Conte o número de palavras e caracteres de um documento. Formate listas com marcas de lista ou números. Utilize o modo de selecção melhorado para seleccionar conteúdo de forma mais precisa. Formate texto utilizando estilos de tipo de letra.

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados.

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados. Guia de Introdução O Microsoft Project 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Potencialidades Pedagógicas do Windows Live

Potencialidades Pedagógicas do Windows Live Potencialidades Pedagógicas do Windows Live Novembro, 2010 1 O que é o Windows Live 2 Como aceder ao Windows Live 2.1 Criar uma Windows Live ID 2.2 Aceder ao Windows Live 3 Serviços online do Windows Live

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone 2010 Fichas de Demonstração Demonstrações de Produtos Microsoft Office 2010 Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone Compatibilidade de Ficheiros Novo e melhorado para

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice 2º Caderno Índice Pg. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para apresentações Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Conceitos de Internet e intranet Conceitos,

Leia mais

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011

Domine o Word 2007. Professor: Rafael Henriques. Ano Lectivo 2010/2011 Domine o Word 2007 1 Professor: Rafael Henriques Ano Lectivo 2010/2011 Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2007 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2007; Realização

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Mude O Office 365 para empresas tem um aspeto diferente do Google Apps, por isso, ao iniciar sessão, obterá esta vista para começar. Após as primeiras semanas,

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico. Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Microsoft Word 2010 Colecção: Software

Leia mais

Guia de Introdução. Obtenha ajuda Clique no ponto de interrogação para encontrar conteúdos de ajuda.

Guia de Introdução. Obtenha ajuda Clique no ponto de interrogação para encontrar conteúdos de ajuda. Guia de Introdução O Microsoft Access 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o orientar na aprendizagem. Altere o tamanho do ecrã ou feche uma base de

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz

Manual do Utilizador. PowerPoint 2013. Carlos Diniz Manual do Utilizador PowerPoint 2013 Carlos Diniz Índice 1. Acerca do PowerPoint 2013... 3 1.1. Principais caraterísticas do PowerPoint 2013... 3 2. Trabalhar no interface do PowerPoint 2013... 3 2.1.

Leia mais

Microsoft Office 2010

Microsoft Office 2010 Microsoft Office 2010 Passo-a-passo para Professores Criar uma Apresentação com o PowerPoint 2010 Defina um tema Abra o PowerPoint. No separador Estrutura, no grupo Temas, clique em Mais para ver a galeria

Leia mais

Migrar para o Excel 2010

Migrar para o Excel 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Excel 2010 é muito diferente do Excel 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico. Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Microsoft PowerPoint 2010 Colecção: Software

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 2º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 2º Caderno. 2º Caderno Índice Pg. Processador de texto MS-Word 2010... Exercícios pertinentes... Planilhas eletrônicas MS-Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 69 105 165 1 MS WORD 2010 O Office Word 2010 está

Leia mais

Folha de Cálculo (Excel)

Folha de Cálculo (Excel) Tecnologias de Informação e Comunicação Folha de Cálculo (Excel) Professor: Rafael Vieira. 1. Introdução à folha de cálculo o nome folha de cálculo atribuído a este tipo de programas, deve-se, principalmente,

Leia mais

Office Web Apps para Professores Passo-a-passo

Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Usar o Office Web Apps no Windows Live Para usar o Office Web Apps no Windows Live precisa de ter uma conta Microsoft, Windows Live ou Office 365 um endereço

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO

Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Planificação Anual da disciplina de TIC 9ºANO Conteúdos/Temas Competências Avaliação 1.1. Conceitos Introdutórios - Conhecer os conceitos básicos: Informação Informática Tecnologias da Informação e - Conhecer

Leia mais

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage.

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage. Objectivos: Identificar os elementos do Ambiente de trabalho do Microsoft FrontPage Criar um website Fechar um website Abrir um website Modos de visualização de um website Criar, eliminar, abrir e fechar

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno. 3º Caderno Índice Pg. Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... Conceitos, ferramentas, aplicativos

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1 DOMINE O EXCEL 2007 16-09-2008 Introdução ao Microsoft Excel 2007 O ambiente de trabalho O Friso e os Tabuladores do Excel 2007 O Excel possui várias versões sendo que, para a plataforma Windows, a mais

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO MICROSOFT OFFICE 365 FACILIDADES DE COLABORAÇÃO Março 2012 A CLOUD365 estabeleceu acordos estratégicos com os principais fornecedores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre os quais destacamos

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador,

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador, A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar o 20 Manual... 4 2. Criar uma conta no 20

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Workshop (mínimo de 5 inscrições)

Workshop (mínimo de 5 inscrições) Workshop (mínimo de 5 inscrições) 6 horas (2 x 3 horas) Operar, em segurança, equipamento tecnológico, usado no quotidiano. Realizar operações básicas no computador Sistema operativo gráfico Conceitos

Leia mais

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e forma

Leia mais

indispensáveis para professores Ferramentas

indispensáveis para professores Ferramentas Ferramentas indispensáveis para professores O Microsoft Office oferece aos professores múltiplas formas de tornarem o seu trabalho mais produtivo e colaborativo, através da utilização de versáteis aplicações

Leia mais

internet http://www.uarte.mct.pt internet... abrir o programa... pag.. 6 ecrã do internet explorer... ligações... escrever um endereço de internet...

internet http://www.uarte.mct.pt internet... abrir o programa... pag.. 6 ecrã do internet explorer... ligações... escrever um endereço de internet... internet 1 http://www.uarte.mct. internet...... pag.. 2 abrir o programa...... pag.. 3 ecrã do internet explorer... pag.. 4 ligações...... pag.. 5 escrever um endereço de internet... pag.. 6 voltar à página

Leia mais

FICHEIROS COM EXEMPLOS

FICHEIROS COM EXEMPLOS FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para software@centroatlantico.pt para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos fichei Reservados todos os direitos por Centro Atlântico,

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

FICHEIROS COM EXEMPLOS

FICHEIROS COM EXEMPLOS FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para software@centroatlantico.pt para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos ficheiros com os exemplos deste livro. Reservados todos

Leia mais

Criar gráficos de dados numa única célula.

Criar gráficos de dados numa única célula. Criar gráficos de dados numa única célula. Com os Gráficos Sparkline, uma nova funcionalidade do Excel 2010, pode criar pequenos gráficos numa única célula para detectar rapidamente padrões nos seus dados.

Leia mais

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional Visão geral do Microsoft Office Word 2007 Bem vindo ao Microsoft Office Word 2007, incluído na versão 2007 do Microsoft Office system. O Office Word 2007 é um poderoso programa de criação de documentos

Leia mais

Explorar os comandos no friso Todos os separadores do friso têm grupos e todos os grupos têm um conjunto de comandos relacionados.

Explorar os comandos no friso Todos os separadores do friso têm grupos e todos os grupos têm um conjunto de comandos relacionados. Guia de Introdução O Microsoft Excel 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Colocar em prática. Tópicos para aprender. Colocar em prática. Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board

Colocar em prática. Tópicos para aprender. Colocar em prática. Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board Quando se encontra a trabalhar em contexto grupal, a utilização do quadro interactivo SMART Board poderá ajudá-lo a poupar

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Trabalhe e

partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Trabalhe e Trabalhe e partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Os processos de ensino e aprendizagem estão para além das quatro paredes da sala de aula. As Microsoft Office Web App dão aos professores e alunos

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8 20 Manual Manual do utilizador Windows 8 Índice A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Processador de texto MS-Word 2010 Exercícios pertinentes Planilhas eletrônicas MS-Excel 2010 Exercícios pertinentes 1 MS WORD 2010 O Office Word 2010 está com

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Publisher 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Instruções para aceder ao correio electrónico via web

Instruções para aceder ao correio electrónico via web Caro utilizador(a) Tendo por objectivo a melhoria constante das soluções disponibilizadas a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Santarém, tanto ao nível de serviços de rede como sistema de informação.

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt * O leitor consente, de forma expressa, a incorporação e o tratamento dos seus dados nos ficheiros automatizados da responsabilidade do Centro Atlântico, para os fins comerciais e operativos do mesmo.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso de Educação e Formação Tipo 3 Nível 2 Itinerário de Formação: 34101.Práticas Técnico-Comerciais Saída Profissional: Empregado/a Comercial Componente de

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Configuração do computador com o sistema operativo de interface gráfico O Windows permite configurar o computador de várias maneiras, quer através do Painel de controlo

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2003

Microsoft Office PowerPoint 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Microsoft Superior de Gestão Office PowerPoint 00 Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office PowerPoint 00 Introdução ao PowerPoint

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso CEF Tipo 2

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso CEF Tipo 2 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO LETIVO DE 2013/2014 Curso CEF Tipo 2 Domínios de referência Competências Conteúdos Calendarização Conceitos Essenciais e

Leia mais

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas

PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas PowerPoint 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft PowerPoint 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

simplificada A vida do professor Click to edit Master text styles

simplificada A vida do professor Click to edit Master text styles A vida do professor simplificada O Windows 7 torna a experiência tecnológica de um professor mais fácil. A utilização do seu computador é mais visual e intuitiva, para que as suas tarefas diárias sejam

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas

ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO BÁSICO CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Praticas Administrativas ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA:TIC ANO: 1 ANO 2013/2014 CONTEÚDOS Conceitos básicos Informática

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Versão deste documento: 1 1 Data de edição deste documento: 20 de Julho de 2011 1. Vá ao Iniciar -> Todos os Programas -> Movie Maker 2..Este é o aspecto do Movie

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais