Capítulo. Sistemas de comércio electrónico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo. Sistemas de comércio electrónico"

Transcrição

1 Capítulo 9 Sistemas de comércio electrónico 1

2 2 Objectivos de aprendizagem Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de comércio electrónico (e-commerce). Identificar os processos essenciais de um sistema de e-commerce, dando exemplos de como são implementados nas aplicações de e-commerce.

3 3 Objectivos de aprendizagem (continuação) Identificar vários factores-chave e requisitos para lojas na Web, necessários ao êxito no comércio electrónico. Identificar o valor para o negócio dos vários tipos de pontos de venda por e-commerce.

4 4 Objectivos de aprendizagem (continuação) Debater os benefícios e compromissos nas várias alternativas reais e virtuais de e-commerce.

5 5 Secção I Fundamentos do comércio electrónico

6 6 Fundamentos do comércio electrónico (continuação) O e-commerce está a alterar o formato da concorrência, a velocidade de actuação e a simplicidade do processo de interacção, dos produtos e dos processos de pagamento, entre clientes e as empresas, e entre as empresas e os fornecedores. Drew Robb, Rediscovering Efficiency, Computerworld, 16 de Junho de 2001

7 7 Fundamentos do comércio electrónico (continuação) Comércio electrónico (e-commerce): Processo on-line de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, assistência e pagamento de produtos e serviços, transaccionados em pontos de venda interligados, globais, com o apoio de uma rede mundial de parceiros de negócio.

8 8 O âmbito do e-commerce Três categorias básicas Business-to-Consumer (B2C) (das empresas para os consumidores) Business-to-Business (B2B) (entre empresas) Consumer-to-Consumer (entre consumidores) (C2C)

9 9 O âmbito do e-commerce: B2C

10 10 O âmbito do e-commerce: B2B

11 11 O âmbito do e-commerce: B2B

12 12 O âmbito do e-commerce: B2B

13 13 O âmbito do e-commerce: B2B

14 14 O âmbito do e-commerce: C2C

15 15 Processos essenciais de e-commerce Nove componentes-chave de uma arquitectura de processos de e-commerce: Controlo de acessos Gestão de workflow e segurança (fluxo de trabalho) Personalização e perfis Notificação de acontecimentos Gestão de procuras Colaboração e Gestão de conteúdo negociação Gestão de catálogo Pagamentos

16 16 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Controlo de acessos e segurança Os processos TÊM de estabelecer confiança mútua e acesso com segurança: Autenticar os utilizadores Autorizar o acesso Fazer cumprir as funcionalidades de segurança. É necessário proteger contra ameaças os recursos dos sítios de e-commerce: Hackers Roubo de palavras-passe ou de números dos cartões de crédito Falhas do sistema

17 17 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Personalização e perfis Estratégia de marketing caso-a-caso Visão personalizada do sítio web a partir de Dados pessoais Comportamento no sítio web e opções aí tomadas. Utiliza-se para ajudar a autenticar a identidade, para efeitos de gestão de contas e de pagamentos.

18 18 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Gestão de procuras Ajuda os clientes a encontrar o produto ou serviço específico que desejam. O software pode incluir uma componente de motor de busca ; ou então, a empresa pode adquirir um motor de busca personalizado para e-commerce.

19 19 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

20 20 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

21 21 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

22 22 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

23 23 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

24 24 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Gestão de conteúdo e de catálogo O software de gestão de conteúdo ajuda as empresas a desenvolver, gerar, fornecer, actualizar e arquivar dados textuais e informações multimédia. Assume frequentemente a forma de catálogos multimédia, com informações sobre os produtos. Trabalha em conjunto com as ferramentas de perfis, para personalizar o conteúdo do sítio web.

25 25 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

26 26 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

27 27 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

28 28 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

29 29 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Gestão de conteúdo e de catálogo (continuação) Pode-se expandir, para incluir processos de configuração de produtos, para apoio à personalização em grande escala dos produtos da empresa.

30 30 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Gestão de workflow Motor de software de workflow Conjuntos predefinidos de regras de negócio Papéis dos actores envolvidos Requisitos de autorização Alternativas de encaminhamento Bases de dados utilizadas Sequência de tarefas.

31 31 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Gestão de workflow (continuação) Os sistemas de workflow asseguram que: são efectuadas as transacções, decisões e trabalhos adequados; os dados e os documentos correctos são encaminhados para o local devido: funcionários, clientes, fornecedores e outros actores envolvidos.

32 32 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Notificação de acontecimentos A maior parte das aplicações funcionam com base em acontecimentos: a primeira visita de um cliente novo; processos de pagamento e entrega; actividades de relacionamento com os clientes e de gestão da cadeia de abastecimento. Notifica as partes envolvidas, quando algo acontece, que possa afectar o estado respectivo numa transacção.

33 33 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

34 34 Processos essenciais de e-commerce (continuação) Colaboração e negociação Apoio aos acordos de colaboração e os serviços comerciais necessários aos clientes, fornecedores e outros actores envolvidos. Podem ser fornecidas por serviços comerciais, via Internet.

35 35 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

36 36 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

37 37 Processos essenciais de e-commerce (continuação)

38 38 Processos de pagamentos electrónicos São processos complexos Natureza quase anónima das transacções Questões de segurança Grande variedade de alternativas de crédito e de débito Grande variedade de instituições financeiras e de intermediários

39 39 Processos de pagamentos electrónicos (continuação) Processos de pagamentos via Web Cartões de crédito Ordens de compra Carrinho de compras electrónico

40 40 Processos de pagamentos electrónicos (continuação)

41 41 Processos de pagamentos electrónicos (continuação) Transferências electrónicas (EFT, Electronic Fund Transfer) Utiliza várias TI para capturar e processar dinheiro e transferências de crédito entre os bancos, as empresas e os clientes destas. Multibanco e outros balcões electrónicos Pagamentos por telefone Via Web PayPal (transferências de dinheiro) CheckFree e PayTrust (serviços automáticos de pagamento de contas)

42 42 Processos de pagamentos electrónicos (continuação) Transferências Pagamento electrónicas (continuação) electrónico de contas Terminais POS (point-of-sale) ligados a sistemas EFT/Multibanco.

43 43 Processos de pagamentos electrónicos (continuação) Pagamentos electrónicos seguros Necessários por existirem sniffers na rede Cifram os dados que transitam entre os cliente e o vendedor Cifram os dados que transitam entre o cliente e a empresa que autoriza a transacção com o cartão de crédito Secure Sockets Layer (SSL) carteira digital Norma SET (Secure Electronic Transaction)

44 44 Secção II Aplicações e questões de comércio electrónico

45 45 Tendências nas aplicações de comércio electrónico O e-commerce veio para ficar. A Web e o comércio electrónico são motores-chave da economia. Mudaram a forma de negociar de muitas empresas. Criaram novos canais para os clientes. As empresas estão numa encruzilhada, quando encaram o e-commerce, havendo muitas formas de avançar.

46 46 Tendências nas aplicações de comércio electrónico (continuação)

47 47 Business-to-Consumer O A local físico não é um factor a ter em conta. maioria desenvolve com os clientes a satisfação, a lealdade e as relações.

48 48 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso Escolha e valor Oferecer uma boa selecção de serviços e produtos atraentes. Desenvolver uma reputação de elevada qualidade, satisfação garantida e óptimo apoio aos clientes.

49 49 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Desempenho e assistência O sítio deve ter um desenho eficiente, que facilite o acesso, a navegação e a compra. A assistência deve ser amigável e prestável. Os produtos devem estar disponíveis no inventário.

50 50 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Aspecto e sensação Loja atraente, áreas de compra e catálogos multimédia com os produtos.

51 51 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Publicidade e incentivos Anúncios dirigidos e personalizados. Incentivos (entre outros): Cupões Descontos Ofertas especiais Vales para outros serviços na Web.

52 52 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Atenção pessoal Encoraja os clientes a comprar e a voltar Dar boas-vindas com o nome do cliente Receber com ofertas especiais Guiar o cliente às partes do sítio Web em que tem mais interesse Desenvolvimento de relações

53 53 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Relações comunitárias Dar aos clientes que têm interesses especiais a sensação de pertencer a uma comunidade única Comunidades virtuais Fóruns Grupos de news Salas de chat Quadros de mensagens Ligações de e para outras comunidades semelhantes na Web.

54 54 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Segurança e fiabilidade Os clientes devem sentir confiança relativamente a: Cartões de crédito Informações pessoais Pormenores das transacções

55 55 Business-to-Consumer (continuação) Factores de sucesso (continuação) Devem sentir que estão a lidar com uma empresa de confiança. Fiabilidade As encomendas são satisfeitas e enviadas tal como foi pedido. As encomendas são enviadas no prazo anunciado. Bom apoio aos clientes.

56 56 Requisitos para lojas na Web Desenvolvimento de uma loja na Web Construir Ferramentas para criar sítios Web. Modelos de sítios, com design. Serviços personalizados de criação de sítios. Hospedagem de sítios Web.

57 57 Requisitos para lojas na Web (continuação) Desenvolvimento de uma loja na Web (continuação) Publicidade Publicidade em páginas Web. Promoções por correio electrónico. Intercâmbios de publicidade na Web, com sítios associados. Registos nos motores de busca.

58 58 Requisitos para lojas na Web (continuação) Atender os clientes Servir Páginas Web personalizadas Catálogo multimédia dinâmico Motor de busca do catálogo Carrinho de compras integrado

59 59 Requisitos para lojas na Web (continuação) Atender os clientes (continuação) Vender Processo de encomenda flexível Processamento de cartões de crédito Cálculo de impostos e de custos de envio Notificações das encomendas por correio electrónico.

60 60 Requisitos para lojas na Web (continuação) Atender os clientes (continuação) Assistência Ajuda on-line no sítio Web Correio electrónico de assistência a clientes Grupos de debate e salas de conversação Ligações a sítios relacionados

61 61 Requisitos para lojas na Web (continuação) Gerir uma loja na Web Gerir Estatísticas de utilização do sítio Web Relatórios de vendas e de inventário Gestão de contas dos clientes Ligações ao sistema da contabilidade

62 62 Requisitos para lojas na Web (continuação) Gerir uma loja na Web (continuação) Abrir Hospedagem do sítio Web 24/7 Assistência técnica on-line Capacidade escalável da rede Servidores e potência redundantes

63 63 Requisitos para lojas na Web (continuação) Gerir uma loja na Web (continuação) Proteger Protecção das senhas dos utilizadores Processamento cifrados das encomendas Administração cifrada do sítio Web Firewalls na rede e monitores de segurança.

64 64 Business-to-Business O aspecto grossista e de abastecimento do processo comercial. As empresas compram, vendem e negoceiam umas com as outras. Exemplos: Sistemas de catálogos electrónicos Sistemas de negociação electrónica Intercâmbio electrónico de dados (EDI) Transferências electrónicas

65 65 Pontos de venda no e-commerce Um-para-muitos Orientado para as vendas. Hospeda um grande fornecedor, que dita as ofertas de produtos e os preços. Muitos-para-1 Orientado para as compras. Atrai muitos fornecedores, que acedem a estes entrepostos, para licitarem relativamente a um grande comprador.

66 66 Pontos de venda no e-commerce (continuação)

67 67 Pontos de venda no e-commerce (continuação) Alguns-para-muitos Mercados distribuidores. Unem grandes fornecedores, que combinam catálogos, para atraírem um grande público comprador. Muitos-para-alguns Mercados de compras. Unem grandes fornecedores, que combinam os catálogos para atrair mais fornecedores. Mais competição, preços mais baixos.

68 68 Pontos de venda no e-commerce (continuação) Muitos-para-muitos Leilões on-line. Utilizados por muitos compradores e vendedores, para criar vários leilões de compra ou de venda, optimizando os preços dinamicamente.

69 69 Clicks-and-Bricks (virtual+real) Alternativas Integração do e-commerce O e-commerce é integrado no funcionamento tradicional de uma empresa. Valor de negócio da integração Capitalizar as características estratégias únicas que existem no funcionamento tradicional de uma empresa.

70 70 Clicks-and-Bricks, virtual+real (continuação) Alternativas (continuação) Obter benefícios estratégicos: Partilha de marcas estabelecidas Partilha de informações de negócio Poder combinado de aquisição Eficiências de distribuição

71 71 Clicks-and-Bricks, virtual+real (continuação) Alternativas (continuação) Integração parcial do e-commerce, através de joint ventures e parcerias estratégicas Separação completa, através do spin-off de uma empresa independente de e-commerce.

72 72 Clicks-and-Bricks, virtual+real (continuação) Opções de canais para e-commerce Um canal de e-commerce é o canal de marketing ou de vendas criado por uma empresa, para conduzir e gerir as actividades de e-commerce.

73 73 Perguntas de debate Acha que a maior parte das empresas deve efectivamente envolver-se no comércio electrónico, na Internet? Explique a sua opinião. Está interessado(a) em investir, possuir, gerir ou trabalhar numa empresa que esteja envolvida, fundamentalmente, no comércio electrónico na Internet? Explique a sua posição.

74 74 Perguntas de debate (continuação) Relativamente ao caso real sobre a ebay, quais são os benefícios e as limitações de ser um Power Seller ou um Trading Assistant? Porque é que acha que tem havido tantos fracassos, nas empresas.com que se dedicavam exclusivamente ao comércio electrónico de retalho? Os factores de sucesso para e-commerce, debatidos neste capítulo, garantem o êxito de uma iniciativa de negócios de e-commerce? Que outras coisas podem correr mal? De que maneira enfrentaria esses desafios?

75 75 Perguntas de debate (continuação) Se a personalização da experiência de visita dos clientes aos sítios Web é um factor de sucesso, então são necessários processos electrónicos para gestão de perfis, destinados a seguir o comportamento dos visitantes dos sítios Web. Concorda? Explique a sua opinião. Todas as aquisições devem ser efectuadas pelas empresas a partir de mercados de leilões on-line, em vez de utilizar os sítios Web B2B com catálogos, sejam estes de de preço fixo ou negociável. Concorda? Explique a sua opinião.

76 76 Perguntas de debate (continuação) Consulte o caso real deste capítulo, relativo à Keihin Aircon. Indique alguns dos desafios empresariais e de TI enfrentados pelas empresas que pretendem ter processos fabris simplificados, por integração dos sistemas de aprovisionamento, clientes e fornecedores. Que tipos de soluções poderia propor para ultrapassar esses desafios?

77 77 Perguntas de debate (continuação) Se estivesse a arrancar com uma loja na Web: de entre os requisitos de negócio indicados neste capítulo, quais seriam abordados directamente por si, quais seriam entregues a uma empresa exterior de desenvolvimento ou hospedagem Web? Porquê? Quais das alternativas mistas (virtual+real) de e-commerce, de entre as debatidas neste capítulo, recomendaria à Barnes&Noble? E à Amazon.com? À Wal-Mart? A qq. Empresa? Explique a sua posição.

78 78 Caso real 1 ebay, Inc. Gerir o êxito num mercado on-line dinâmico 1.Porque é que a ebay se tornou um mercado on-line bem-sucedido e diversificado? Visite o sítio Web da ebay como apoio à sua resposta, explorando as categorias de vendas, os sítios especializados, os sítios internacionais, etc. 2.Por que acha que a ebay se tornou a maior loja (on-line e off-line) de carros usados, além de maior loja on-line de muitos outros produtos, como computadores e equipamento fotográfico?

79 79 Caso real 1 (continuação) 3.Será boa estratégia a longo prazo, a recente mudança da ebay, deixando de ser um mercado puramente entre consumidores, convidando PME a vender aos consumidores e a outras empresas, por vezes com preços fixos? Porquê?

80 80 Caso real 2 Keihin Aircon NA, Inc.: Chegou a hora do fabrico magro 1.Quais são as principais vantagens de negócio que advêm do fabrico magro? Forneça alguns exemplos. 2.O tamanho de uma empresa tem algum impacte nas vantagens obtidas com o fabrico magro e com a integração dos vários sistemas de aprovisionamento? 3.Será que todas as empresas fabris deviam iniciar um processo integração, orientando-se para o fabrico magro? Explique.

81 81 Caso real 3 E-Trade e Wells Fargo: O interesse empresarial do e-commerce misto 1.Que lições de estratégia empresarial podem ser aplicadas ao desenvolvimento de canais de e-commerce noutras empresas, a partir da experiência da E-Trade? 2.Qual é o valor de negócio para a Wells Fargo que traz o portal bancário C.E.O.? 3.O que podem outras empresas aprender com os êxitos e erros do sistema de e-commerce da Wells Fargo?

82 82 Caso real 4 Microsoft e Dell: A WWW é tudo menos o negócio do costume 1.Qual é a principal força motriz por trás das actividades de melhoria dos sítios Web da Microsoft e da Dell? 2.Qual é o valor para os negócios do programa de comentários em directo, via Web, da Microsoft? 3.Que lições acerca do desenvolvimento bem-sucedido de projectos de e-commerce se podem tirar das informações apresentadas neste caso real?

Objectivos de aprendizagem

Objectivos de aprendizagem Capítulo 6 1 Telecomunicações e redes 2 Objectivos de aprendizagem ƒ Identificar as principais tendências e os grandes desenvolvimentos nas empresas, nas tecnologias e nas aplicações de negócio, das telecomunicações

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 13 E-commerce Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons 15 de Outubro

Leia mais

Gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento 1 Gestão do conhecimento Inteligência empresarial Aproveitar o saber-fazer organizacional Apoio ao desempenho Interacção com as bases de dados operacionais Construção de redes periciais Criação, partilha

Leia mais

Secção III. Supply Chain Management (SCM): A rede de negócio

Secção III. Supply Chain Management (SCM): A rede de negócio 1 Secção III Supply Chain Management (SCM): A rede de negócio 2 Funções da gestão da cadeia de abastecimento Ajudar as empresas a ter os produtos certos, no local preciso, na altura exacta, na quantidade

Leia mais

Capítulo 3 Sistemas de E-Commerce

Capítulo 3 Sistemas de E-Commerce Capítulo 3 Sistemas de E-Commerce 3.1 Fundamentos do Comércio Eletrônico Introdução O comércio eletrônico é mais do que a mera compra e venda de produtos online. Em lugar disso, ele engloba o processo

Leia mais

VISÃO GERAL DO CAPÍTULO

VISÃO GERAL DO CAPÍTULO CAPÍTULO 8.I Sistemas de e-commerce VISÃO GERAL DO CAPÍTULO O propósito deste capítulo é descrever e apresentar os componentes básicos do processo de sistemas de e-commerce, e explicar importantes tendências,

Leia mais

Fundamentos do Comércio Eletrônico

Fundamentos do Comércio Eletrônico Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Comércio (e-commerce) Prof. Amorim Fundamentos do Comércio Comércio Mais do que a mera compra e venda de produtos on-line. Engloba o processo on-line inteiro:

Leia mais

Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636

Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636 Alexandre Pontes Nº 27340 Wilson Roque Nº 27636 As últimas décadas permitiram ligar o mundo e dinamizar os mercados, intensificando a competitividade existente. A Internet tornou o mundo mais pequeno e

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF

GESTÃO. Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) CLF GESTÃO Gestão dos Processos e Operações Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (dentro do capítulo 6) Informação e Decisões Gerir envolve tomar muitas e frequentes decisões Para decidir com eficácia

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet

Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet Modelos de Negócio e Internet internet, intranet e extranet Luis Manuel Borges Gouveia lmbg@ufp.pt Abril de 2001 Modelos de negócio e internet valor oferecido aos consumidores segmentação dos consumidores

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital

Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações Empresa Digital Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 7 Desafios para a Administração Comercio eletrônico e negócios eletrônicos

Leia mais

O aumento da força de vendas da empresa

O aumento da força de vendas da empresa PHC dcrm O aumento da força de vendas da empresa O enfoque total na actividade do cliente, através do acesso remoto à informação comercial, aumentando assim a capacidade de resposta aos potenciais negócios

Leia mais

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 A Manutenção do Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA consiste numa infra-estrutura de disponibilidade

Leia mais

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 1 OBJETIVOS 1. Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios? 2. O que é comércio eletrônico?? Como esse tipo de comércio

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Bloco Comercial Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões, que se encontram no Bloco

Leia mais

Marketing. Objectivos. Alterações ocorridas no mercado. O Marketing na Nova Economia

Marketing. Objectivos. Alterações ocorridas no mercado. O Marketing na Nova Economia Marketing O Marketing na Nova Economia Prof. José M. Veríssimo 1 Objectivos Explorar a forma como a internet mudou a a utilização de bases de dados de clientes. Compreender como os marketers exercem a

Leia mais

Secção I. ƒ Sistemas empresariais cruzados

Secção I. ƒ Sistemas empresariais cruzados 1 Secção I ƒ Sistemas empresariais cruzados Aplicações empresariais cruzadas 2 ƒ Combinações integradas de subsistemas de informação, que partilham recursos informativos e apoiam processos de negócio de

Leia mais

... ... Exemplos de inovações de produto...3 Bens...3 Serviços...4

... ... Exemplos de inovações de produto...3 Bens...3 Serviços...4 E X E M P L O S D E I N O V A Ç Ã O 2 0 0 8 2 Exemplos de Inovação Apresentação de alguns exemplos relacionados com os vários tipos de inovação para ajuda no preenchimento das questões relacionadas com

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

Capítulo. Sistemas empresariais

Capítulo. Sistemas empresariais Capítulo 8 1 Sistemas empresariais 2 Objectivos de aprendizagem Identificar e exemplificar os seguintes aspectos da gestão do relacionamento com os clientes, da gestão de recursos empresariais e dos sistemas

Leia mais

Introdução. Confiabilidade. Conformidade. Segurança. Optimização e Disponibilidade

Introdução. Confiabilidade. Conformidade. Segurança. Optimização e Disponibilidade Introdução Desenvolvido segundo um modelo de bases de dados relacionais, podem ser realizadas personalizações à medida de cada empresa, em conformidade com o Sistema de Informação existente e diversas

Leia mais

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Definição Toda atividade de compra e venda realizada com recursos eletrônicos; Uso de mecanismos eletrônicos para a

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

NORMALIZAÇÃO Comércio Electrónico e a sua Importância na Cadeia de Distribuição 14 de Dezembro 2010 Nuno Miranda

NORMALIZAÇÃO Comércio Electrónico e a sua Importância na Cadeia de Distribuição 14 de Dezembro 2010 Nuno Miranda NORMALIZAÇÃO Comércio Electrónico e a sua Importância na Cadeia de Distribuição 14 de Dezembro 2010 Nuno Miranda The global language of business O que é ecommerce? Da perspectiva de processo de negócio,

Leia mais

PHC dcrm. Aumente o potencial da força de vendas da sua empresa, ao aceder remotamente à informação comercial necessária à sua actividade

PHC dcrm. Aumente o potencial da força de vendas da sua empresa, ao aceder remotamente à informação comercial necessária à sua actividade O módulo PHC dcrm permite aos comerciais da sua empresa focalizar toda a actividade no cliente, aumentando a capacidade de resposta aos potenciais negócios da empresa. PHC dcrm Aumente o potencial da força

Leia mais

Objectivos de aprendizagem

Objectivos de aprendizagem 2 Objectivos de aprendizagem ƒ Dar exemplos de como a Internet e outras tecnologias da informação apoiam os processos de negócio nas seguintes funções empresariais: ƒ contabilidade; ƒ gestão financeira;

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE NEGÓCIO

NOTIFICAÇÃO DE NEGÓCIO NOTIFICAÇÃO DE NEGÓCIO O Microsoft Business Solutions for Supply Chain Management Navision Business Notification ajudao a gerir a sua empresa mais facilmente e eficazmente. Pode identificar qualquer problema

Leia mais

O aumento da força de vendas da empresa

O aumento da força de vendas da empresa PHC dcrm O aumento da força de vendas da empresa O enfoque total na atividade do cliente, através do acesso remoto à informação comercial, aumentando assim a capacidade de resposta aos potenciais negócios

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 4 OBJETIVOS OBJETIVOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios

Leia mais

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis:

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Canais de marketing Prof. Ricardo Basílio ricardobmv@gmail.com Trade Marketing Trade Marketing Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Distribuidores; Clientes; Ponto de venda.

Leia mais

B2C. Pedro Sousa. Pedro Sousa

B2C. Pedro Sousa. Pedro Sousa B2C Posicionamento dos Sistemas B2C Primary Activities Inbound Logistics Operations Outbound Logistics Marketing & Sales Services Support Activities Procurement Human Resource Management Infrastructure

Leia mais

Informática. Estrutura e Funcionamento de Computadores Software. Aula 8. Tipos de Software. Aplicação Genérica. Aplicação Específica

Informática. Estrutura e Funcionamento de Computadores Software. Aula 8. Tipos de Software. Aplicação Genérica. Aplicação Específica Informática Aula 8 Estrutura e Funcionamento de Computadores Software Comunicação Empresarial 2º Ano Ano lectivo 2003-2004 Tipos de Software Software de Sistema Software Aplicacional Gestão do Sistema

Leia mais

Processadores de telecomunicações

Processadores de telecomunicações 1 Processadores de telecomunicações ƒ Modems (modulação/desmodulação) ƒ Converte sinais entre os formatos analógico e digital. ƒ Multiplexadores ƒ Permitem que um canal de comunicação transporte simultaneamente

Leia mais

PHC dteamcontrol Externo

PHC dteamcontrol Externo PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projetos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projetos em que estão envolvidos, interagindo na otimização dos

Leia mais

Estratégia Empresarial. Capítulo 6 Integração Vertical. João Pedro Couto

Estratégia Empresarial. Capítulo 6 Integração Vertical. João Pedro Couto Estratégia Empresarial Capítulo 6 Integração Vertical João Pedro Couto Natureza da integração vertical A integração vertical consiste na execução de várias funções da cadeia operacional sob a égide de

Leia mais

Secção II. Fundamentos técnicos da gestão de bases de dados (continuação)

Secção II. Fundamentos técnicos da gestão de bases de dados (continuação) 1 Secção II Fundamentos técnicos da gestão de bases de dados (continuação) 2 Estruturas de bases de dados ƒ Relacionais ƒ Os elementos de dados são armazenados em tabelas simples. ƒ Pode ligar-se elementos

Leia mais

2ª Conferência. Internet, Negócio e Redes Sociais Financiar, Inovar e Empreender. 21 de novembro de 2013 Auditório do ISEGI

2ª Conferência. Internet, Negócio e Redes Sociais Financiar, Inovar e Empreender. 21 de novembro de 2013 Auditório do ISEGI 2ª Conferência Internet, Negócio e Redes Sociais Financiar, Inovar e Empreender 21 de novembro de 2013 Auditório do ISEGI Patrocinador Principal Patrocinadores Globais APDSI Internet, Negócio e Redes Sociais

Leia mais

Exemplos de Inovação. Inovações de produto: Exemplos de inovações de produto:

Exemplos de Inovação. Inovações de produto: Exemplos de inovações de produto: Exemplos de Inovação Neste documento apresenta-se uma descrição dos vários tipos de inovação e respectivos exemplos para ajuda no preenchimento das questões relacionadas com a introdução de inovações.

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Será a Internet/Intranet uma plataforma viável em sala de aula? Luís Manuel Borges Gouveia. www.ufp.pt/staf/lmbg/ lmbg@ufp.pt

Será a Internet/Intranet uma plataforma viável em sala de aula? Luís Manuel Borges Gouveia. www.ufp.pt/staf/lmbg/ lmbg@ufp.pt Será a Internet/Intranet uma plataforma viável em sala de aula? Luís Manuel Borges Gouveia www.ufp.pt/staf/lmbg/ lmbg@ufp.pt Questões Será a Internet/Intranet uma plataforma viável em sala de aula? Lições

Leia mais

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio!

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio! Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP Otimize a Gestão do Seu Negócio! Universo da Solução de Gestão SENDYS ERP SENDYS - Copyright 2007 SENDYS é uma marca proprietária da Readsystem, Lda. 2 Universo

Leia mais

PHC dfront. A solução Business-to-Business que permite aumentar a qualidade e eficiência das suas vendas bem como a satisfação dos seus clientes

PHC dfront. A solução Business-to-Business que permite aumentar a qualidade e eficiência das suas vendas bem como a satisfação dos seus clientes PHC dfront DESCRITIVO O módulo PHC dfront permite, não só a introdução das encomendas directamente no próprio sistema, bem como a consulta, pelo cliente, de toda a informação financeira que lhe diz respeito.

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

Seminário de apresentação da Rede Gestus

Seminário de apresentação da Rede Gestus Seminário de apresentação da Rede Gestus Rede Gestus O LOGOTIPO Rede Gestus Internacionalização Zona 4 Gestus Compras Cartão ECOTUR Portal Gestus Cartão Gestus Contact Center CRM Zona 4 O LOGOTIPO Características:

Leia mais

Capítulo. Sistemas de apoio à decisão

Capítulo. Sistemas de apoio à decisão Capítulo 10 1 Sistemas de apoio à decisão 2 Objectivos de aprendizagem Identificar as alterações que estão a ter lugar na forma e função do apoio à decisão nas empresas de e-business. Identificar os papéis

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 www.brazilpanels.com.br www.abeme.com.br www.abcomm.com.br INTRODUÇÃO A pesquisa sobre o Mercado Erótico e Sensual Brasileiro 2014 teve uma iniciativa

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

A solução Business-to-Business que permite aumentar a qualidade e eficiência das suas vendas bem como a satisfação dos seus clientes.

A solução Business-to-Business que permite aumentar a qualidade e eficiência das suas vendas bem como a satisfação dos seus clientes. Descritivo completo PHC dfront A solução Business-to-Business que permite aumentar a qualidade e eficiência das suas vendas bem como a satisfação dos seus clientes. Benefícios Aumento da qualidade e eficiência

Leia mais

Daciane de Oliveira Silva www.daciane.wordpress.com

Daciane de Oliveira Silva www.daciane.wordpress.com Daciane de Oliveira Silva www.daciane.wordpress.com Marketing direto e mediação eletrônica Como a internet criou novos meios de intermediação entre as pessoas e as organizações? O que é marketing direto?

Leia mais

O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma.

O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma. O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma. Universidade de Aveiro Mestrado em Gestão da Informação Christelle Soigné Palavras-chave Ensino superior. e-learning.

Leia mais

PHC dcrm. Aumente o potencial da força de vendas da sua empresa ao aceder remotamente à informação comercial necessária à sua actividade

PHC dcrm. Aumente o potencial da força de vendas da sua empresa ao aceder remotamente à informação comercial necessária à sua actividade PHC dcrm DESCRITIVO O módulo PHC dcrm permite aos comerciais da sua empresa focalizar toda a actividade no cliente, aumentando a capacidade de resposta aos potenciais negócios da empresa. PHC dcrm Aumente

Leia mais

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005.

Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. Cooperação empresarial, uma estratégia para o sucesso Nota: texto da autoria do IAPMEI - UR PME, publicado na revista Ideias & Mercados, da NERSANT edição Setembro/Outubro 2005. É reconhecida a fraca predisposição

Leia mais

A solução ideal para criar um site público e dinâmico â com um visual profissional, sem necessidade de conhecimentos em HTML.

A solução ideal para criar um site público e dinâmico â com um visual profissional, sem necessidade de conhecimentos em HTML. Descritivo completo PHC dportal A solução ideal para criar um site público e dinâmico â com um visual profissional, sem necessidade de conhecimentos em HTML. Benefícios Actualização e manutenção simples

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): E-mail: vmnf@yahoo.com Web: http://www.vmnf.net/ipam Aula 13 Sumário A Internet: Modelos de Negócio, Publicidade e Meios

Leia mais

Comércio Eletrônico. Comércio Eletrônico. Grau de digitalização. Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização:

Comércio Eletrônico. Comércio Eletrônico. Grau de digitalização. Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização: Comércio Eletrônico FTS Faculdade Taboão da Serra Curso de Administração de Sistemas de Informações Disciplina: Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização:

Leia mais

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 Biblioteca Virtual BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 A. Introdução A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP) continuará no ano de 2007 com a sua missão

Leia mais

Introdução ao projecto Gaia Global

Introdução ao projecto Gaia Global Introdução ao projecto Gaia Global Autarquia de Vila Nova de Gaia Luís BorgesGouveia A sociedade da informação A Sociedade da Informação é uma sociedade que predominantemente utiliza o recurso às tecnologias

Leia mais

PHC dteamcontrol Externo

PHC dteamcontrol Externo PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projectos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projectos em que estão envolvidos, interagindo na optimização

Leia mais

O aumento da qualidade e eficiência das vendas

O aumento da qualidade e eficiência das vendas PHC dfront O aumento da qualidade e eficiência das vendas A solução Business-to-Business que permite a introdução das encomendas directamente no próprio sistema, bem como a consulta, pelo cliente, de toda

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 05. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 05. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 05 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 Estudo de Caso Apresentação 2 Cases - Mercado de Chocolate 2 ESTUDO DE CASO Ler o CASE A HAWORTH REVISA O GERENCIAMENTO

Leia mais

Benefícios Aumento de produtividade; Sincronização directa e sem problemas; Muito fácil de utilizar.

Benefícios Aumento de produtividade; Sincronização directa e sem problemas; Muito fácil de utilizar. Pocket Encomendas Descritivo completo A solução ideal para os vendedores que precisam de enviar as encomendas por telefone. Evita perdas de tempo e erros, com o PDA acede à informação dos clientes, introduz

Leia mais

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos PHC Workflow CS O controlo e a automatização de processos internos A solução que permite que um conjunto de ações a executar siga uma ordem pré-definida, de acordo com as normas da empresa, aumentando

Leia mais

E- Marketing - Estratégia e Plano

E- Marketing - Estratégia e Plano E- Marketing - Estratégia e Plano dossier 2 http://negocios.maiadigital.pt Indíce 1 E-MARKETING ESTRATÉGIA E PLANO 2 VANTAGENS DE UM PLANO DE MARKETING 3 FASES DO PLANO DE E-MARKETING 4 ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

WHITE PAPER CERTIFICADOS SSL

WHITE PAPER CERTIFICADOS SSL WHITE PAPER CERTIFICADOS SSL Importância da Autoridade Certificadora, instalação e gerenciamento automatizados Certificados SSL são vitais para proteger comunicações. Desde que foi desenvolvida, essa tecnologia

Leia mais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais

Módulo 2. As Empresas e as Redes Sociais Módulo 2 As Empresas e as Redes Sociais Introdução Eco sistemas de negócio Aplicações de negócio Construir uma empresa Tácticas/ Estratégias Segmentação Gestão - Profissionais Custo Gestão de tempo ROI

Leia mais

Apresentação. Sistema de E-Commerce

Apresentação. Sistema de E-Commerce Apresentação de Sistema de E-Commerce vtec Shopping Engine v2.0 Novembro 2009-1 - Apresentação da vtec Com mais de 12 anos de experiência de desenvolvimento de tecnologias para websites, softwares de gestão,

Leia mais

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio!

Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP. Otimize a Gestão do Seu Negócio! Soluções de Gestão Integradas SENDYS ERP Otimize a Gestão do Seu Negócio! Universo da Solução de Gestão SENDYS ERP Financeira Recursos Humanos Operações & Logística Comercial & CRM Analytics & Reporting

Leia mais

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros

PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Introdução A Chevron, e as demais subsidiárias do grupo, comprometem-se em proteger a sua privacidade. Esta política explica em detalhe as medidas tomadas para proteger os seus

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados

Leia mais

GestoFinal Travessa da Barrosa Nº 225 11C 4400-042 Vila Nova de Gaia Tel.. 93 256 45 85 96 264 07 38 www.gestofinal.com info@gestofinal.

GestoFinal Travessa da Barrosa Nº 225 11C 4400-042 Vila Nova de Gaia Tel.. 93 256 45 85 96 264 07 38 www.gestofinal.com info@gestofinal. Projeto de Informatização Gas GestoFinal Travessa da Barrosa Nº 225 11C 4400-042 Vila Nova de Gaia Tel.. 93 256 45 85 96 264 07 38 www.gestofinal.com info@gestofinal.com Versão 4.11 A empresa Criada em

Leia mais

Modelos de e-commerce

Modelos de e-commerce Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

GUIA PARA COMPRA ONLINE

GUIA PARA COMPRA ONLINE GUIA PARA COMPRA ONLINE www.tipsal.pt QUEM SOMOS A TIPSAL - Técnicas Industriais de Protecção e Segurança, Lda foi fundada em 1980. Somos uma empresa de capitais exclusivamente nacionais com sede social

Leia mais

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas. O Varejo 16 Aula 16/5/2008 Objetivos da aula Explicar como os varejistas podem contribuir para o processo de criar valor. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

Leia mais

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL O SIAC é a solução integrada de automação comercial da Itautec para frente de loja. Um sistema que integra toda a área de vendas, fazendo com que a loja trabalhe

Leia mais

Aumente o potencial da força de vendas da empresa ao fornecer-lhe o acesso em local remoto à informação comercial necessária á à sua actividade.

Aumente o potencial da força de vendas da empresa ao fornecer-lhe o acesso em local remoto à informação comercial necessária á à sua actividade. Descritivo completo PHC dcrm Aumente o potencial da força de vendas da empresa ao fornecer-lhe o acesso em local remoto à informação comercial necessária á à sua actividade. Benefícios Acesso aos contactos

Leia mais

A criação de um site público e dinâmico

A criação de um site público e dinâmico PHC dportal A criação de um site público e dinâmico A solução ideal para criar um site público e dinâmico com um visual profissional, e facilmente utilizável por colaboradores sem conhecimentos de HTML.

Leia mais

Soluções de Mobilidade Empresarial

Soluções de Mobilidade Empresarial Soluções de Mobilidade Empresarial DC13001.01 - Janeiro 2013 Pontual software solutions Solução Integrada de Mobilidade O MobileCrm é uma solução integrada de mobilidade a qual está desenhada para a plataforma

Leia mais

Gestão em Farmácia. Marketing 3. Manuel João Oliveira. Identificação e Selecção da Estratégia

Gestão em Farmácia. Marketing 3. Manuel João Oliveira. Identificação e Selecção da Estratégia Gestão em Farmácia Marketing 3 Manuel João Oliveira Análise Externa Análise do Cliente Segmentação, comportamento do cliente, necessidades não-correspondidas Análise dos Concorrentes Grupos estratégicos,

Leia mais

E-BUSINESS AGENDA. Profª. Kelly Hannel

E-BUSINESS AGENDA. Profª. Kelly Hannel E-BUSINESS Profª. Kelly Hannel AGENDA Evolução da internet nos negócios Conceitos de E-BUSINESS e COMÉRCIO ELETRÔNICO Identificando tendências do E-BUSINESS Quadro das interações possíveis no meio eletrônico

Leia mais

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores Gestão e Organização de Conferências e Reuniões Organização de conferências e reuniões, nos mais variados formatos, tais como reuniões educativas, encontros de negócios, convenções, recepções, eventos

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

Planificações 2012/2013. Tecnologias da Informação e Comunicação. 2ºAno. Escola Básica Integrada de Pedome. C E F Apoio à Família e à Comunidade

Planificações 2012/2013. Tecnologias da Informação e Comunicação. 2ºAno. Escola Básica Integrada de Pedome. C E F Apoio à Família e à Comunidade Planificações 2012/2013 Tecnologias da Informação e Comunicação C E F Apoio à Família e à Comunidade 2ºAno Escola Básica Integrada de Pedome Grupo Disciplinar de Informática Planificação a Longo Prazo

Leia mais

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet jairolm@sebraesp.com.br O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem

Leia mais

Nós fazemos fácil o difícil

Nós fazemos fácil o difícil O serviço TrustThisProduct é baseado na ideia de que informação detalhada e de confiança sobre um produto é a forma de chegar às mãos do consumidor. Como resultado, a pessoa ficará mais satisfeita com

Leia mais

E-commerce. Uma Loja Online em 3 Horas! Miguel Novais

E-commerce. Uma Loja Online em 3 Horas! Miguel Novais E-commerce Uma Loja Online em 3 Horas! Miguel Novais MIGUEL NOVAIS Empreendedor por natureza Consultor em marketing e comunicação Consumidor de inovação ao pequeno almoço QUERES VENDER ONLINE? ENTÃO PORQUE

Leia mais