POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2"

Transcrição

1 Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas Salvador - 10 e 11 de outubro de 2013 POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2 Resumo: O presente trabalho pretende abordar a relação entre internet e política, as possibilidades que o meio virtual pode oferecer ao campo da política, sobretudo no debate com a campanha eleitoral municipal de 2012 em Salvador. Ele pretende evidenciar a interação entre as mídias sociais e a política, analisando o uso das redes sociais pelas assessorias dos candidatos à prefeitura de Salvador como ferramenta de campanha na busca pelo engajamento e participação dos eleitores durante as eleições. Palavras-chave: eleições, redes sociais, campanha, engajamento. Abstract: This study addresses the relationship between the Internet and politics, the possibilities that the virtual environment can offer to the field of politics, especially in discussion with the municipal election campaign of 2012 in Salvador. It aims to highlight the interaction between social media and politics, analyzing the use of social networks by advisory the candidates for mayor of Salvador as a campaign tool in the search for the engagement and participation of voters during elections. Keywords: elections, social networking, campaign engagement. 1 INTRODUÇÃO A internet desenhou um novo cenário para a comunicação, tornando as mídias sociais em um fenômeno comum em diversos países culturalmente distintos. Elas expressam-se por uma apropriação da web a algo intrinsecamente natural entre as pessoas, se relacionando por afinidades ou em grupos por interesses comuns. As redes sociais estão presentes no dia a dia da maior parte da sociedade com um potencial transformador na atualidade. As informações se tornaram muito mais acessíveis e ágeis através delas, permitindo uma nova maneira de participação da sociedade na política e proporcionando uma aproximação dos políticos com o eleitorado e do eleitorado com os políticos. O público se tornou mais exigente, com desejos e 1 Artigo submetido ao NT (Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo) do SIMSOCIAL Assessora de Comunicação da Faculdade Regional da Bahia UNIRB. Jornalista, Especialista em Comunicação Organizacional.

2 necessidades, que vão de acordo com a evolução dos novos tempos. Um tempo moderno, ágil e cada vez mais interativo. A rede mundial de computadores conseguiu romper barreiras geográficas e temporais. Para Recuero (2009, p.17), essas redes conectam não apenas computadores, mas pessoas.

3 2 POLÍTICA NAS REDES A internet proporcionou novos panoramas para a política. Além do acesso quase que irrestrito a todo e qualquer tipo de informação e a formação de grupos de interesses por afinidades, cria para os políticos a possibilidade de atingir vários públicos, ouvir os eleitores e levar suas propostas e criticas aos adversários, utilizando-a como uma excelente ferramenta de marketing pessoal. Acredita-se que o potencial do ciberespaço em instaurar uma comunicação ágil, livre e social pode ajudar a criar uma democratização dos meios de comunicação, assim como dos espaços tradicionais das cidades. Neste sentido, os cidadãos poderiam colocar seus problemas de forma coletiva, incentivando o debate, a tomada de posição política, cultural e social. Não se trata aqui de uma utopia, mas de uma constatação do potencial do ciberespaço e de forçar os poderes públicos à instaurarem práticas neste novo espaço de fluxo (LEMOS, 2000, p.14). A necessidade de se reestruturar, com a intenção de se manter e atrair novos eleitores, principalmente jovens, sedentos por informações através de uma leitura mais rápida e dinâmica, tal como a da internet e buscando também melhor atração para os eleitores transformou as campanhas políticas atuais. Primeiro, o comunicador tem pleno controle sobre a mensagem. Normalmente ele não é censurado ou filtrado por outros, isto é, a mensagem que é enviada ao destinatário supera o processo de edição jornalística. Segundo, a Internet é potencialmente interativa, isto é, torna-se possível um diálogo de mão dupla entre quem envia e quem recebe. Terceiro, o novo meio provê àquele que envia um recurso relativamente barato para transmitir grandes volumes de informação. Finalmente, a técnica sofisticada da comunicação via Web dá ao comunicador uma ampla gama de possibilidades donde escolher a forma da comunicação (texto, imagens, som e vídeo) considerada mais apropriada para uma mensagem particular. Em conclusão, a Web provê os agentes políticos com a oportunidade pela qual ansiava, isto é, a de ter controle total sobre a produção da mensagem e comunicar diretamente com os potenciais eleitores sem ter os meios de massa filtrando-lhe a informação (CARLSON; DJUPSUND, 2001, p. 69 apud Gomes, 2005, p.13). Todas essas ferramentas podem ser utilizadas como fonte de informações, tanto para os políticos quanto para os seus eleitores, porém de maneiras distintas, como mostra Recuero:

4 As redes podem reduzir a necessidade de mediações na democracia. Penso que talvez um dia, possamos acompanhar bem mais de perto o que fazem os candidatos e os políticos e atuar diretamente em muitas decisões tomadas, de forma democrática, pelo voto. Além disso, as redes sociais serão também espaços de discussão de ampliação da esfera pública, o que, em minha opinião, é bastante democrático. [...] as campanhas terão que atuar de forma mais próxima aos leitores, com a participação direta dos candidatos nessa construção de relacionamento (RECUERO, 2009, s/p,). As campanhas políticas, aos poucos, aderiram à tecnologia da informação e a toda inovação permitida por ela. Para o especialista em marketing político, Gaudêncio Torquato (2010), as redes sociais podem modificar a participação dos brasileiros durante as campanhas políticas. Nunca se viu tanta propagação de mensagens de interesse político na internet: se acontece um escândalo, uma votação polêmica em Brasília, imediatamente as pessoas começam a se manifestar nos blog e Twitters, declarou Torquato, que tem a opinião reforçada por Brandão. A Internet oferece a possibilidade de se tornar um espaço midiático mais amplo e democrático para a participação política. Mais do que uma nova tecnologia, trata-se de um meio de comunicação, de interação e de organização social (BRANDÃO JR, 2005, p.3). Para Macedo (2007, p.2), a ciberdemocratização é algo que deve ser mais aproveitada e utilizada entre parlamentares, partidos políticos e o seu público. "É no ciberespaço, enquanto meio inter-social, global e sem autoridades supremas e hierarquias, que os usuários podem ampliar as discussões políticas sem censura ou medo. Algo pouco aproveitado em termos políticos". O autor acredita que o Brasil ainda não entendeu o valor da internet para a política e a democratização da comunidade política. O marco dos candidatos nas redes sociais foi a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos da América em Após a vitória de Obama, outros políticos passaram a usar esses espaços que permitem a comunicação instantânea entre emissor e receptor. De acordo com pesquisa realizada pelo Politweets 3, 60 senadores brasileiros estão no 3 Ferramentas de análise e monitoramento especializadas em Política e no Twitter.

5 Twitter. Minas Gerais é o único estado brasileiro que não possui senador no microblog. Os partidos que possuem mais senadores no Twitter são: PT, PMDB e PSDB. Na Bahia, muitos candidatos utilizaram o Twitter nas eleições de 2010, entretanto, passado o período eleitoral, muitos deles abandonaram o microblog. Para o especialista em marketing digital, André Telles (2010), na ocasião os políticos baianos ainda não estavam totalmente familiarizados com as mídias sociais, confundindo-as com as mídias tradicionais, como TV e rádio e o seu abandono foi um sinal de despreparo. Como foi a primeira eleição com participação da Internet, acredito que faltou planejamento estratégico e profissionais que soubessem utilizar corretamente essas mídias. Muitos políticos entraram no Twitter, porque o concorrente também entrou, mas usar o microblog não é como fazer um santinho, não é um canal de propaganda. Não se cria uma rede para depois abandoná-la (TELLES, 2010, s/p). A colocação de Telles é reforçada por Lemos ao ressaltar que a internet não deve ser confundida com uma mídia de massa, A internet é um ambiente, uma incubadora de instrumentos de comunicação e não uma mídia de massa, no sentido corrente do termo (2003, p.15). Já Castells (2006) define a internet como mídia de massa individual, pois a forma de acesso é diferenciada. O autor acredita que, se utilizada corretamente, a internet pode ser uma importante ferramenta política nas mãos da sociedade, podendo tornar o desenvolvimento econômico e social mais justo, desenvolver a nossa responsabilidade individual, como seres humanos informados e conscientes dos nossos deveres e direitos, com confiança nos nossos projetos (2004, p.324). Se devidamente rastreadas, as redes sociais podem se tornar uma importante fonte de informação para os candidatos utilizarem em suas campanhas políticas. [...] é possível que os movimentos de opinião observáveis nas redes sociais antecipem tendências que somente serão captadas posteriormente (e com um custo muito mais elevado) através das pesquisas tradicionais de intenção de voto e temas de campanha. Se e como os partidos estarão atentos a isso é outra história, mas sem dúvida o surgimento de fontes alternativas de informação sobre intenção de voto e desempenho de candidaturas vai tornar mais difícil a vida dos institutos, e mais complexa a discussão sobre a estruturação da Esfera Pública no século XXI (COUTINHO, 2010, p.18).

6 Espera-se que internet possibilite a participação democrática entre a política, seus representantes e os cidadãos, podendo proporcionar à sociedade uma maior interação na política do seu país, estado e cidade.

7 3 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR NAS REDES SOCIAIS Na Bahia, o uso das redes sociais na política ganhou força nas eleições municipais de Após terem o uso regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 5 de julho, os microblogs e perfis sociais estiveram presentes no dia a dia dos candidatos, que utilizaram as redes para informar sobre a agenda e divulgação de fotos. Apesar disso, para o mestre em marketing político, Lucas Reis, os candidatos baianos poderiam ter aproveitado melhor o uso das redes sociais. "Falta estratégia digital, foco em ações que contribuam para os objetivos de campanha. Além disso, faltam ações criativas e de impacto, como o uso de virais". O pesquisador especialista em campanhas on-line, Camilo Aggio, corrobora com a opinião de Reis, Até o momento, as campanhas não usaram o total controle de espaço, tempo e formas de apresentação de conteúdo que a internet oferece. O especialista André Telles também chama a atenção para o pouco uso do Youtube e dos perfis dos candidatos no Facebook, que permitem apenas o agrupamento de cinco mil amigos. O perfil é um recurso limitado. O ideal, em se tratando de pessoa pública ou instituição, é que se crie uma fanpage. Apesar das críticas, os estudiosos esclarecem que não existe uma fórmula correta para acertar no uso da web, porém alguns aspectos podem ser considerados. Os candidatos devem estar atentos para a quantidade, frequência e qualidade das atualizações. E principalmente, quão influentes são os sujeitos que o seguem, destaca Aggio (2012, s/p). Para o autor, a influência dos seguidores pode determinar o nível de circulação de ideias e manifestações em diversas redes. Os seis candidatos à prefeitura de Salvador possuíam contas no Twitter, Facebook ou fanpage, além de sites ou hotsites para estreitar ainda mais o contato com os eleitores. Porém, nem todos utilizam-nas da maneira que os especialistas aconselham, muitas vezes deixando até mesmo de atualizar os seus perfis, mostrando o despreparo para uma campanha on-line. A maioria dos candidatos contou com uma assessoria específica para dar suporte à campanha na internet. Isso é perceptível na visualização dos perfis dos principais candidatos à prefeitura de Salvador, como Nelson Pelegrino, Mário Kertsz e ACM Neto. A comunicação organizacional desses candidatos mostrou-se estruturada e conhecedora das ferramentas on-line.

8 Como o Brasil possui um grande número de usuários no Facebook e no Twitter, perdendo apenas para os Estados Unidos, a campanha virtual se tornou um mecanismo interessante para aqueles que possuem pouco recurso para campanhas televisivas ou ainda são pouco conhecidos entre o eleitorado. A possibilidade de atingir parte desse contingente do eleitorado conectado é uma via alternativa, como acredita o candidato do PSOL, Hamilton Assis, A mídia tradicional acaba dando foco maior a quem tem referência pública mais solidificada. Então, o espaço virtual surge como uma forma de divulgarmos nossas propostas (2012, s/p). O professor de ciências políticas da Universidade Federal da Bahia, Cloves Oliveira, destaca o uso da internet nas campanhas que, cada vez mais, vêm funcionando como uma espécie de comitê virtual e assumindo funções de materializar as ações. Antes, toda carga de recurso era destinada para a TV. Agora, a internet é vista como um instrumento complementar e muito importante (2012, s/p). Para o especialista em marketing político, Fernando Barros, O pêndulo da vitória nas eleições municipais de 2012 será a tribo da Geração Y. Porém, Barros faz uma ressalva: Engana-se quem acha que pode conquistar a Geração Y apenas com uma boa campanha de Internet. Essa é uma plataforma, que deve estar integrada às demais mídias. Quem ganha eleição é um bom candidato com pensamento eleitoral estratégico. Isso não mudou (BARROS, 2012, s/p). Essa opinião pode ser confirmada através do estudo divulgado pela agência Nuvem Digital, que disponibilizou um infográfico sobre a movimentação nas redes sociais durante um debate realizado na TV Aratu no dia 14 de agosto de O infográfico mostra as crescentes menções aos candidatos durante o debate na TV.

9 Ilustração 01(Parte I) Infográfico sobre a movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais Fonte: Site Nuvem Digital - Movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais: em 05 de setembro de 2012.

10 Ilustração 01(Parte II) - Infográfico sobre a movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais Fonte: Site Nuvem Digital - Movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais: em 05 de setembro de 2012.

11 Mas, apesar de toda eficácia das redes sociais nas campanhas políticas é preciso estar atento, pois também existem desvantagens, como mostra uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia 4, nos Estados Unidos, onde 86% dos entrevistados declararam não gostar de receber mensagens políticas nas redes sociais. E 70% disseram que isso poderia inclusive diminuir a chance de votar no candidato, mesmo se já estivesse inclinado a apoiá-lo. Entretanto, no Brasil, uma pesquisa realizada pela empresa ecrm123 5 no mês de agosto de 2012 mostrou que os brasileiros pensam diferente dos americanos. Dos entrevistados, 85% dos internautas disseram que as redes sociais são meios de comunicação adequados para discutir política. Dentre eles, 73% também afirmaram que a campanha funciona melhor nas redes sociais, por serem mais interativas e abertas, do que na TV. A ferramenta preferida de 40% dos entrevistados é o Facebook, enquanto 11% preferem o Twitter e 37% aprovam todas as mídias sociais. Outro aspecto relevante, levantado na pesquisa, é que 86% dos eleitores gostariam de continuar interagindo com seus candidatos nas redes sociais mesmo após as eleições. 3.1 OS CANDIDATOS E AS ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA ON-LINE As assessorias dos candidatos à prefeitura de Salvador defendem as estratégias que utilizaram nas redes sociais. A equipe responsável pela campanha de ACM Neto garante que o uso das redes sociais surtiu o efeito esperado. Chegamos a ter conteúdos com alcance de mais de 20 mil pessoas, semanalmente mais de 315 mil são impactadas pelas nossas publicações, é um resultado muito expressivo e orgânico. Procurando responder aos questionamentos dos eleitores nas redes sociais, os assessores do democrata acreditam que o engajamento e a mobilização on-line funcionou a favor do candidato. Não estamos falando de propaganda aqui, mas de engajamento. As pessoas passam adiante aquilo que elas se identificam e é bom saber que se identificam com as nossas propostas. 4 Notícia divulgada no Jornal da Globo no dia 10/10/ Empresa especializada em redes sociais

12 [...] conta no Twitter não elege ninguém, o que elege é uma ação planejada e estreitamente relacionada com as outras frentes de campanha. O marketing político na Internet exige participação ativa do candidato e sua equipe. Criar um perfil nas redes sociais não significa ter uma participação nessa rede, pois a participação em mídias sociais se dá através da interação e engajamento (VALLE, 2012, s/p). O democrata só entrou no Facebook em 13 de junho de A assessoria do candidato passou a atualizar o seu perfil a partir de julho do mesmo ano, assinando as atualizações como Equipe ACM Neto. Além da agenda do candidato, sua assessoria divulgava opiniões de supostos eleitores no Facebook. Neto criou sua página pessoal e outra exclusiva para sua campanha Comitê ACM Neto. Já o Twitter, onde o democrata está presente desde junho de 2009, continuou sendo atualizado pelo próprio candidato. No microblog, além de divulgar sua agenda e ações, o deputado respondia aos eleitores que o questionavam sobre algum assunto ou que davam alguma sugestão para caso fosse eleito. Até outubro de 2012, Neto possuía mais de 34 mil seguidores no Twitter e seguia mais de 15 mil perfis, tendo publicado mais de 16 mil twites. As atualizações do democrata nas redes sociais continuaram até mesmo no dia da eleição, publicando no Twitter 32 posts, sendo sete retweets de eleitores, 20 interações e cinco postagens sobre a campanha com a hastag #DefenderSalvador, todas feitas pelo próprio candidato. Um dia antes das votações, Neto publicou 21 tweets e um dia depois houve 51 publicações, sendo 44 interações para agradecimentos, 4 retweets de eleitores e 3 postagens para agradecer e divulgar a agenda do segundo turno. No Facebook, as atualizações do democrata também continuaram no dia da votação, com propaganda das suas propostas, publicação de fotos do momento da votação do candidato e da sua vice, além de pedidos de votos.

13 Ilustração 2 - Postagens no Facebook do candidato ACM Neto no dia das votações. Fonte: Facebook - 07 de outubro de https://www.facebook.com/acmnetooficial?ref=ts&fref=ts/acesso em 12 de outubro de 2012.

14 Ilustração 3 - Postagens no Twitter do candidato ACM Neto no dia das votações. Fonte: Twitter - 07 de outubro de https://twitter.com/acmneto/acesso em 12 de outubro de Investindo pesado na campanha on-line a equipe do democrata criou um aplicativo para personalizar a foto do eleitor com a marca da campanha SOU 25 e Eu voto ACM Neto. Além disso, o candidato utilizava as redes sociais a seu favor durante os debates, solicitando ao vivo para sua assessoria publicar fotos e vídeos em sua página no Facebook na tentativa de desmentir o seu oponente e comprovar o que ele estava falando. Os responsáveis pela campanha on-line do candidato Nelson Pelegrino declaram que

15 buscaram a interação com os eleitores passando o conteúdo de forma criativa e que se adequasse às linguagens das redes. O petista, Nelson Pelegrino, entrou no Facebook em 7 de abril de 2011 e até outubro de 2012 já contava com mais de 4 mil assinantes. No Twitter, Pelegrino criou a conta em julho de 2010 e até outubro de 2012 possuía mais de seguidores, seguia contas e havia publicado mais de twittes. A princípio, o candidato parecia atualizar suas redes sociais pessoalmente, utilizando para comentar situações políticas do país e informar suas atividades, como reuniões e viagens pelo interior da Bahia. Aparentemente, o deputado passou a dividir as atualizações do seu perfil no Facebook com a sua assessoria a partir do dia 14 de julho, deixando de referir-se na primeira pessoa e passando a ser citado na terceira pessoa. Pelegrino conversa com a presidenta Dilma sobre eleições em Salvador. Ele garantiu que, se eleito, vai buscar os recursos para construir 135 creches que ela já disponibilizou para a cidade e não foram feitas (Facebook, 14 de julho 2012). Durante a campanha, as atualizações realizadas pela assessoria do candidato do PT eram, na maioria das vezes, assinadas como Equipe13. Já o microblog de Nelson Pelegrino continuou sendo atualizado pelo candidato, divulgando sua agenda e suas ações, além de responder alguns seguidores. Diferente do candidato democrata, no dia das votações, apenas o Facebook de Nelson Pelegrino foi atualizado com a publicação da letra e do vídeo de uma música de Nelson Cavaquinho. No entanto, um dia antes, a equipe do candidato postou três tweets sobre a campanha utilizando a hastag #PelegrinoPrefeito. E um dia após as eleições a equipe postou cinco tweets divulgando a agenda do segundo turno. Apenas no dia 9 de outubro o candidato entrou no microblog para agradecer os votos.

16 Ilustração 4 - Postagem no Facebook do candidato Nelson Pelegrino no dia das votações. Fonte: Facebook - 7 de outubro de https://www.facebook.com/nelsonpelegrino?ref=ts&fref=ts/acesso em 12 de outubro de 2012.

17 Ilustração 5 - Postagens no Twitter do candidato Nelson Pelegrino durante período eleitoral. Fonte: Twitter - 5, 6 e 8 de outubro de 2012.https://twitter.com/nelsonpelegrino/Acesso em 12 de outubro de Já a equipe do candidato do PMDB, Mario Kertsz, declarou que a sua campanha online foi personalista. Mario Kertesz entrou no Facebook em 10 de junho de 2010, desde então o mesmo vinha atualizando o seu perfil como a maioria dos usuários, postando fotos familiares e comentando situações do cotidiano e notícias divulgadas na rádio em que

18 trabalhava. A partir do mês de agosto a assessoria de MK passou a dividir a atualização do perfil com o candidato. No Twitter, Mario está presente desde 24 de abril de 2008, também passando a ter sua atualização dividida com a sua assessoria no período da campanha eleitoral, assinando como Equipe MK. Tanto o Facebook, quanto o Twitter do candidato Pmdebista foram utilizados para divulgação da agenda, publicação de fotos e vídeos, além de responder alguns comentários dos seguidores. Até outubro de 2012, o microblog de Mario Kertez possuía mais de 20 mil seguidores, seguindo apenas 129 perfis e contendo pouco mais de tweets. No dia das votações, Mario Kertesz fez apenas uma publicação no Twitter e duas no Facebook. Em ambos ele desejou uma boa votação aos eleitores e ainda publicou um trailer de um filme no Facebook. Já no dia que antecedeu as votações o microblog de MK se manteve atualizado por sua equipe e pelo próprio candidato com 42 tweets, sendo 12 assinados pela equipe com divulgação da agenda, 27 interações e três tweets, postados por Mario Kertész. Todas as postagens realizadas pela assessoria utilizava a hastag #SalvadorTemJeito. Um dia após o resultado, o candidato postou apenas um tweet e não tocou no assunto das eleições.

19 Ilustração 6 - Postagem no Facebook do candidato Mario Kertsz no dia das votações. Fonte: Facebook - 7 de outubro de https://www.facebook.com/mario.kertesz?ref=ts&fref=ts/acesso em 12 de outubro de 2012.

20 Ilustração 7 - Postagens no Twitter do candidato Mario Kertsz durante período eleitoral. Fonte: Twitter - 6, 7 e 8 de outubro de 2012.https://twitter.com/marioksz/Acesso em 12 de outubro de Um fator em comum entre as equipes dos candidatos ACM Neto, Mario Kertesz e Nelson Pelegrino é que elas assinavam suas postagens. Algo simples, porém relevante e que deve ser considerado em uma campanha on-line. Faça questão de informar aos usuários quando não é o candidato que está falando, para que não gere nenhuma polêmica (TELLES, 2010, p.175).

21 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A comunicação política tem se transformado, nos últimos anos, e a internet influenciou significativamente essa transformação. Portanto, é preciso acompanhar essas mudanças estudando as possibilidades que o ciberespaço proporciona para as política e para a sociedade. Nas eleições municipais de Salvador, em 2012, as equipes dos candidatos à prefeitura da cidade tentaram obter êxito, contudo, ainda mostraram pouco conhecimento das ferramentas digitais para uma campanha on-line. Os três candidatos mais fortes à prefeitura de Salvador utilizaram as redes sociais durante a campanha, uns mais e outros menos. Entre erros e acertos, o fato é que os profissionais ainda estão se familiarizando com as redes sociais como instrumento de trabalho. Isso ficou nítido na diferença de atualizações entre eles, enquanto o candidato democrata, ACM Neto, utilizava as mídias digitais a todo o momento, inclusive nos debates e no dia da votação, outros candidatos utilizavam apenas para divulgar agendas. A interação, que é uma das melhores maneiras de alcançar o engajamento político, foi o ponto fraco de alguns candidatos. O eleitor que interage quer uma resposta e através da pesquisa realizada para esse trabalho podemos constatar que as interações ficaram muito aquém do que os especialistas orientam e do que os eleitores esperavam. É preciso entender que o neoleitor é mais que um mero expectador, é um agente ativo capaz de propagar uma informação. Se comparado com as eleições de 2010 é possível notar um avanço, mas ainda está distante do que seria ideal para os especialistas. O ciberespaço tem muito mais a oferecer do que vem sendo explorado. O potencial da internet é imensurável, são inúmeras ferramentas que se utilizadas da maneira correta, podem proporcionar uma incrível transformação na maneira de fazer comunicação e fazer política. É uma oportunidade para o profissional desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Analisar e compreender esse cenário comunicacional é um desafio para empresas, políticos e profissionais de comunicação que desejam estar presentes nas mídias sociais.

22 Vale a pena ressaltar que, apesar do impacto que as redes sociais podem ter causado nessas eleições de 2012, certamente esse é apenas o começo de grandes mudanças na comunicação política e organizacional. E neste sentido é importante que o profissional tente acompanhar essa mudança, procurando qualificação e que as organizações procurem vislumbrar a importância do investimento em mídias digitais. Em um mundo globalizado pela tecnologia e comunicação instantânea uma nova percepção do valor da informação foi formado, passando a ser uma propriedade, sobretudo, intelectual. E para não ficar para trás é necessário acompanhar essas mudanças.

23 REFERÊNCIAS AGÊNCIA BRASIL. Número de brasileiros com acesso à internet cresce 14,7% em dois anos Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/ /numero-debrasileiros-com-acesso-internet-cresce-147-em-dois-anos> Acesso 30/09/2012. AGGIO, Camilo. Atuação de prefeituráveis nas redes sociais é inadequada. A Tarde Online, 11/08/2012. Disponível em: <http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/materias/ atuacao-de-prefeituraveis-nasredes-sociais-e-inadequada> Acesso em: 15/08/2012. BAST, Elaine. Barack Obama e MittRomney usam redes sociais para campanha eleitoral. Jornal da Globo. 11/10/2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-daglobo/noticia/2012/10/barack-obama-e-mitt-romney-usam-redes-sociais-para-campanhaeleitoral.html> Acesso em: 11/10/2012. CASTELLS, Manuel. A era da intercomunicação. Le Monde, 24 Junho, A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, Sociedade em Rede. 6ª edição. São Paulo: Paz e Terra, CAVALLINI, Ricardo. O marketing depois de amanhã: explorando novas tecnologias para revolucionar a comunicação. 2 edição. São Paulo: Edição do Autor, CIRILO, Reinaldo. O que é esse tal de Engajamento nas Redes Sociais? Disponível em:< Acesso em: 10/12/12 CHEIDA, Marcel. Comunicação Governamental e Assessoria de Imprensa.Revista de Estudos de Jornalismo. Campinas, ano 6, n.1, p , jun COSTA, Caio Túlio. O papel da internet na conquista dos votos de Marina Silva. Revista Interesse Nacional. Ano 4, Número 13, abril-junho de 2011, p. 59 a 75. COSTA, Ricardo; PINHEIRO, Wesley Moreira. Eleições 2012: redes sociais enquanto colégio eleitoral na Internet. In: Congresso Brasileiro de Marketing Político, 2011, São Paulo. COMSCORE, Inc. A Ascensão das Redes Sociais na América Latina. ComScoreWhitepaper Disponível em: <http://www.comscore.com/por/press_events/presentations_whitepapers/2011/the_rise_of_ Social_Networking_in_Latin_America> Acesso em: 20/11/2011. ECRM. Rede social é lugar para política? Disponível em:

24 <http://blog.ecrm123.com.br/infografico-rede-social-e-lugar-para-politica/> Acesso em: 05/09/2012 COUTINHO, Marcelo. Opinião pública, pesquisas eleitorais e a internet em 2010: possíveis cenários. In: Em Debate. V.2, n.5: Belo Horizonte, GOMES, Wilson. Internet e Participação Política em Sociedades Democráticas. V ENLEPICC - Encontro Latino Americano de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Salvador, HI-MÍDIA. Usuários se comportam de maneira diferente no Facebook e no Twitter Disponível em: <http://www.hi-midia.com/pesquisa/> Acesso em: 20/05/2012 IBOPE Nielsen on-line. Internet chega a 73,9 milhões de pessoas no Brasil. IBOPE Mídia Disponível em: <http://www.ibope.com.br/ >Acesso em: 18/09/2012. IBRAMERC, 65% das empresas estão presentes nas redes sociais Disponível em: <http://iabbrasil.ning.com/profiles/blogs/65-das-empresas-estao> Acesso em: 10/06/2012. KOSCKY, Breno. Empresas nas redes sociais. Blog RTFedd, 22/09/2012. Disponível em: <http://rtfeed.com.br/mentecapto/feed/rss/14/iditem/115213/title/22_09%3a+empresas+nas+ redes+sociais-mercado+web+minas> Acesso em: 30/09/2012 LEAL, Lucas. Atuação de prefeituráveis nas redes sociais é inadequada. A Tarde Online Disponível em: <http://atarde.uol.com.br/materias/ /> Acesso em 15/08/2012. LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, LEMOS, André; CUNHA, Paulo. Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, LOPES, Flavia V.; ALVES, Wedencley. Discurso e redes sociais: O caso Voz da Comunidade.Ciberlegenda. (UFF. Online), v. 2, p , MACEDO, Ari; BURGOS, Marcelo; CHAIA, Vera. Os sites dos partidos políticos nas eleições de São Paulo. MARYLLAC, Luciana. Não há como prever o ROI em redes sociais.e-commerce News, 24/04/2012. Disponível em: <http://ecommercenews.com.br/noticias/balancos/nao-ha-comoprever-o-roi-em-redes-sociais-diz-executiva> Acesso em: 10/05/2012. OLIVEIRA, Cloves. Uso massivo das redes sociais deve marcar eleição em A Tarde

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace.

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace. O Twitter Como Ferramenta de Divulgação Para As Empresas: Um Estudo De Caso do GREENPEACE 1 Jonathan Emerson SANTANA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS

Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS Como gerar Relacionamentos MÍDIAS SOCIAIS REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 50 milhões de usuários IDADE MÍDIA 90 milhões de brasileiros na WEB, 70 milhões na rede social Facebook e mais de 30 milhões no Twitter ADEUS

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital

1 Introdução. 1.1 A Nova Era Digital 11 1 Introdução Com o advento da nova era da internet, conhecida com web 2.0, e o avanço das tecnologias digitais, o consumidor passa a ter maior acesso à informação bem como à facilidade de expressar

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA 7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA O que é uma campanha eletrônica? EM MARKETING POLÍTICO... CAMPANHA ELETRÔNICA Refere-se ao uso das ferramentas de e-marketing e das possibilidades disponíveis na web 2.0 para

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS Carlos Jerônimo da Silva Gueiros Um mundo em transformação 1998 / 1999 Mutirão Digital apoiar as escolas públicas no acesso à Internet 2010-12 anos depois...

Leia mais

Cinco pontos sobre redes sociais na Internet

Cinco pontos sobre redes sociais na Internet Cinco pontos sobre redes sociais na Internet Por Raquel Recuero (*) Nos últimos anos, assistimos a um crescimento espantoso das chamadas tecnologias de comunicação. Essas tecnologias tornaram-se mais rápidas,

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA NA RÁDIO SÃO FRANCISCO FM

ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA NA RÁDIO SÃO FRANCISCO FM ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA NA RÁDIO SÃO FRANCISCO FM INTRODUÇÃO/DESENVOLVIMENTO Bruna Vieira de Oliveira Ricardo Rigaud Salmito 1 Esta pesquisa pretende analisar se a criação do site da rádio São Francisco

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

Participação política na internet: o caso do website Vote na web

Participação política na internet: o caso do website Vote na web Participação política na internet: o caso do website Vote na web Lívia Cadete da Silva 1 Lucas Arantes Zanetti 2 Orientadora: Caroline Kraus Luvizotto 3 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP RESUMO

Leia mais

CURSO MARKETING POLÍTICO DIGITAL

CURSO MARKETING POLÍTICO DIGITAL CURSO MARKETING POLÍTICO DIGITAL Por: Leandro Rehem Módulo 1: Conhecendo o Marketing Político Digital O político e as Novas Comunicações Qual o cenário no Brasil e no Mundo Comportamento dos eleitores

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

Datafolha, propaganda e eleitores nos estados

Datafolha, propaganda e eleitores nos estados Datafolha, propaganda e eleitores nos estados 23 de agosto de 2010 1. Vitória de Dilma no 1º turno Bastou uma semana de horário eleitoral gratuito em rádio e televisão ao lado do presidente Lula para Dilma

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Marketing no Facebook Marketing de conteúdo e engajamento na rede Marketing de conteúdo no Facebook Tipos de conteúdo Edge Rank e os fatores de engajamento Facebook Ads

Leia mais

ANEXO V À RESOLUÇÃO Nº XX/2015, DE XX DE XXXX DE 2015.

ANEXO V À RESOLUÇÃO Nº XX/2015, DE XX DE XXXX DE 2015. ANEXO V À RESOLUÇÃO Nº XX/2015, DE XX DE XXXX DE 2015. 1 OBJETIVO O objetivo deste documento é estipular um plano de ação para criar e gerenciar perfis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter?

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 737 mulheres com idade entre

Leia mais

REDES SOCIAIS: ferramenta de recrutamento

REDES SOCIAIS: ferramenta de recrutamento REDES SOCIAIS: ferramenta de recrutamento Daniela Partzsch Köpp 1 Adair Mendes De Paula 2 Juliano Regiani Olbrzymek 3 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Graduação Tecnológica em Gestão de

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político As oportunidades de utilização do SMS no marketing político "Dicas e oportunidades para mobilização de massas através de mensagens curtas de texto via SMS e marketing de permissão." por Rubem Didini e

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

Ações de Interatividade

Ações de Interatividade Ações de Interatividade Fundação Padre Anchieta TV Cultura Julho de 2007 Diário de Bárbara Em agosto de 2007, 14 adolescentes de várias partes do mundo foram convidados a conhecer o Pólo Norte para ver

Leia mais

Jornalismo cultural na internet e a proposta do site Movamente 1

Jornalismo cultural na internet e a proposta do site Movamente 1 Jornalismo cultural na internet e a proposta do site Movamente 1 Letícia BARROSO 2 Thaís PEIXOTO 3 Centro Universitário Fluminense Campus II- Campos/RJ RESUMO: A falta de espaço nos veículos convencionais

Leia mais

CAPIÍTULO 1 O Comportamento do Consumidor Mudou... Seu Marketing também?

CAPIÍTULO 1 O Comportamento do Consumidor Mudou... Seu Marketing também? CAPIÍTULO 1 O Comportamento do Consumidor Mudou... Seu Marketing também? A principal tarefa dos profissionais de marketing é divulgar seus produtos e serviços para fazer com que as pessoas comprem. Para

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios.

Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios. Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios. PROBLEMAS: Onde está meu público alvo? Como atrair a atenção em meio ao grande número de concorrentes? Como se diferenciar do lugar comum

Leia mais

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing 26 3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing O surgimento das mídias sociais está intimamente ligado ao fenômeno da geração de conteúdo pelo usuário e ao crescimento das redes sociais virtuais

Leia mais

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131

Curso Gestão em Marketing Digital. Rua Helena, 170, Cj. 64 Vila Olímpia CEP 04552-050 São Paulo/SP Tel: (11) 3031-1131 Curso Gestão em Marketing Digital 04552050 30311131 Sobre a Escola Somos a primeira escola especializada em cursos para Comércio Eletrônico e Marketing Digital. Estamos há mais de seis anos no mercado

Leia mais

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook.

Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. 1 Mídias Sociais: Conhecendo, aplicando e monitorando. Entenda como você pode trabalhar e monitorar mídias sociais, com foco no Twitter e Facebook. O que você vai encontrar neste ebook: Por que eu preciso

Leia mais

19 Congresso de Iniciação Científica DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO EFICIENTE DE CAPTURA E ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NA WEB

19 Congresso de Iniciação Científica DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO EFICIENTE DE CAPTURA E ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NA WEB 19 Congresso de Iniciação Científica DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO EFICIENTE DE CAPTURA E ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NA WEB Autor(es) JEFFERSON DIAS DOS SANTOS Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA

Leia mais

Imagem corporativa e as novas mídias

Imagem corporativa e as novas mídias Imagem corporativa e as novas mídias Ellen Silva de Souza 1 Resumo: Este artigo irá analisar a imagem corporativa, mediante as novas e variadas formas de tecnologias, visando entender e estudar a melhor

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto Cases Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto ContaAzul O ContaAzul é um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. O objetivo é ajudá-las a crescer de forma

Leia mais

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst.

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst. Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador Introdução A web contemporânea nos revela aspectos importantes no comportamento de seus usuários: produção e compartilhamento

Leia mais

KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais

KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais KIT ONLINE PARA SEU SALÃO DE BELEZA Como criar um blog de sucesso para seu salão de beleza e triunfar nas redes sociais INTRODUÇÃO Em plena era 2.0 é imprescindível que as empresas estejam presentes na

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Projeto Canal Luxo e Sofisticação

Projeto Canal Luxo e Sofisticação Projeto Canal Luxo e Sofisticação Sexo O internauta ibahia Perfil da Audiência 50% 50% Idade Masculino Feminino 10% 4% 18% 22% 46% 10-19 20-29 30-39 40-49 Classe 50+ 6% 44% 50% AB C DE Fonte: Ipsos: Estudos

Leia mais

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito!

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito! À medida que mais e mais empresas aderem ao marketing de conteúdo, notamos que as expectativas são por vezes incompatíveis com a realidade quando se trata de um Blog Corporativo B2B. A maioria dos profissionais

Leia mais

Resenha Internet e Participação Política no Brasil

Resenha Internet e Participação Política no Brasil Resenha Internet e Participação Política no Brasil (Orgs. MAIA, Rousiley Celi Moreira; GOMES, Wilson; MARQUES, Paulo Jamil Almeida. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2011.) Átila Andrade de CARVALHO 1 A democracia

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST:

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST: O MUNDO ONLINE Uma das marcas dessa nova era são as redes sociais. Comunidades online como o Facebook, Twitter, Fousquare, Youtube e outras, possibilitam a comunicação entre as pessoas, ao mesmo tempo,

Leia mais

Đ ŕňĉòă. g esſ tã o d e r e d esſ sſo ciaisſ

Đ ŕňĉòă. g esſ tã o d e r e d esſ sſo ciaisſ Đ ŕňĉòă g esſ tã o d e r e d esſ sſo ciaisſ Em todas as empresas há um segredo Na nossa o segredo passa a ser você quem somos? Quando acabarem a licenciatura, o desemprego espera-vos. Enganaram se! Se

Leia mais

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL POR QUE ANUNCIAR NO EMPRESTIMO.ORG? Emprestimo.org é um guia de finanças cujo objetivo principal é

Leia mais

Redes Sociais Em Apoio À Tomada De Decisão

Redes Sociais Em Apoio À Tomada De Decisão Redes Sociais Em Apoio À Tomada De Decisão Este assunto normalmente é tratado quando se aborda a coleta de dados no ciclo de Inteligência. No entanto, o fenômeno das redes sociais, atualmente, cresceu

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais Habilidades: Distinguir os gêneros de linguagem cibernética e apropriar-se dessas ferramentas de mídias sociais. REVISÃO O Internetês Grafolinguística:

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA JUNHO DE 2007 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Eleitores e potenciais eleitores brasileiros que

Leia mais

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa?

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Você já pensou em posicionar sua marca na internet? Construir um relacionamento com seu cliente é uma das formas mais eficazes de

Leia mais

O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida

O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida 1 Passado vs. Presente Fato Veículos Veículos Notícia 2 Se você é grande, você é mau A relação do usuário com marcas é pautada pelo maniqueísmo:

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

MÍDIAS SOCIAIS. Manual de Conduta

MÍDIAS SOCIAIS. Manual de Conduta MÍDIAS SOCIAIS Manual de Conduta Apresentação O Sistema Ocemg, atento às mudanças de mercado e preocupado em estar sempre próximo de seus públicos de interesse, assume o desafio de se posicionar também

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO Instituto FA7 IBMEC MBA em Marketing Disciplina: Professor: Turma: Equipe: Marketing Eletrônico Renan Barroso Marketing II - Fortaleza Ana Hilda Sidrim, Ana Carolina Danziger PLANEJAMENTO DE MARKETING

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

O Uso do Facebook em Campanha eleitoral: Estudo de Caso do candidato a deputado estadual da Bahia Herzem Gusmão 1

O Uso do Facebook em Campanha eleitoral: Estudo de Caso do candidato a deputado estadual da Bahia Herzem Gusmão 1 O Uso do Facebook em Campanha eleitoral: Estudo de Caso do candidato a deputado estadual da Bahia Herzem Gusmão 1 Diêgo Gomes Rocha 2 Juliana Pinto da Silva 3 Resumo Este trabalho tem como objetivo entender

Leia mais

Quem é Ana Luiza Cunha?

Quem é Ana Luiza Cunha? Apresentação WSI Quem é a WSI? Fundada em 1995 Nascimento da Internet 1.100 Consultores de Marketing Digital 81 países 12 grandes Centros de Produção Receita estimada da rede: acima de US$160 milhões Parceiros:

Leia mais

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa www.talk2.com.br 04 Introdução 4 05 08 10 16 Por que as pessoas seguem uma conta 5 O que você precisa ter e saber antes de criar

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Ana Luiza Collares Xavier JULIA FERRAZ DUAYER Thalita Gaspar Telles Light Serviços de

Leia mais

As Comunidades Virtuais e a Produção do Capital Social: 1 Uma análise sob a comunidade Lollapalooza Brasil

As Comunidades Virtuais e a Produção do Capital Social: 1 Uma análise sob a comunidade Lollapalooza Brasil As Comunidades Virtuais e a Produção do Capital Social: 1 Uma análise sob a comunidade Lollapalooza Brasil Samira NOGUEIRA 2 Márcio Carneiro dos SANTOS 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Leia mais

O uso de blogs no ensino de Matemática 2

O uso de blogs no ensino de Matemática 2 Claudinei Flavia Batista Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Brasil bs_flavia@hotmail.com Sirlândia Souza Santana sirlandiasantana@hotmail.com Resumo Este trabalho tem como principal objetivo

Leia mais

C O N S U L T O R I A E G E S T Ã O P A R A E S T R A T É G I A D E R E D E S S O C I A I S

C O N S U L T O R I A E G E S T Ã O P A R A E S T R A T É G I A D E R E D E S S O C I A I S C O N S U L T O R I A E G E S T Ã O P A R A E S T R A T É G I A D E R E D E S S O C I A I S A MELHOR OPORTUNIDADE PARA O SEU NEGÓCIO ESTÁ AO SEU ALCANCE NAS REDES SOCIAIS... O MUNDO É FEITO DE REDES SOCIAIS

Leia mais

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO.

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO. a marca A Cabelos&cia é referência em conteúdo sobre beleza profissional há 19 anos. E agora toda sua excelência está atualizada, repaginada e muito mais acessível com o portal Cabelos&cia. Direcionado

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Redes Sociais como ferramenta fundamental para a comunicação institucional atual 1

Redes Sociais como ferramenta fundamental para a comunicação institucional atual 1 Redes Sociais como ferramenta fundamental para a comunicação institucional atual 1 Jaqueline ECLISSI 2 Jesse James dos SANTOS 3 Sergio RODRIGUES 4 Daniele DOMINGOS 5 Drielle Ferreira de LIMA 6 Adriana

Leia mais

Planejamento estratégico, Portal e Redes Sociais. A experiência da Assembleia de Minas

Planejamento estratégico, Portal e Redes Sociais. A experiência da Assembleia de Minas Planejamento estratégico, Portal e Redes Sociais A experiência da Assembleia de Minas Um pouco de história 1979: início da informatização 1995: lançamento do Portal da Assembleia de Minas segunda casa

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1

As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1 As Redes Sociais Digitais como Ferramenta de Campanha Eleitoral: a Candidatura a Deputado Estadual de Arquimedes Ciloni na Internet 1 Elisa Nascimento CHUEIRI 2 Mirna TONUS 3 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Marketing Político na Internet - Eleições 2016

Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Marketing Político na Internet - Eleições 2016 Implementar e administrar um Plano de Marketing Digital para as campanhas eleitorais de 2016 CEO da Agência AC7, Elcio Castilho, com 24 anos de experiência

Leia mais

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer

ESTRATÉGIA DIGITAL. Prof. Luli Radfahrer ESTRATÉGIA DIGITAL Prof. Luli Radfahrer - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Aparecido Marden Reis 2 Marli Barboza da Silva 3 Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat - MT RESUMO O projeto experimental

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com.

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com. observadorpolitico.org.br www.medialogue.com.br MÍDIAS SOCIAIS E POLÍTICA 15 razões por trás do sucesso de UMA PLATAFORMA COLABORATIvA que está ajudando a promover e reinventar O DEBATE POLÍTICO NO BRASIL

Leia mais

Mídias sociais: apoio a qualidade de vida e a mobilidade humana

Mídias sociais: apoio a qualidade de vida e a mobilidade humana Mídias sociais: apoio a qualidade de vida e a mobilidade humana Nuria Sampietro (01); Roberto Sganzerla (02); Sara Benenkanp (03). SBCTrans Endereço: Rua Monteiro Lobato, 151 Jd. Montanhão São Bernardo

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

Lucas Arantes Zanetti 1 Lívia Cadete da Silva 2 Orientadora: Caroline Kraus Luvizotto 3 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Lucas Arantes Zanetti 1 Lívia Cadete da Silva 2 Orientadora: Caroline Kraus Luvizotto 3 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP Movimentos sociais e internet: uma análise sobre as manifestações de 2013 no Brasil Lucas Arantes Zanetti 1 Lívia Cadete da Silva 2 Orientadora: Caroline Kraus Luvizotto 3 Universidade Estadual Paulista,

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais