POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2"

Transcrição

1 Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas Salvador - 10 e 11 de outubro de 2013 POLÍTICA NA REDE: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR 1 Fernanda Gama 2 Resumo: O presente trabalho pretende abordar a relação entre internet e política, as possibilidades que o meio virtual pode oferecer ao campo da política, sobretudo no debate com a campanha eleitoral municipal de 2012 em Salvador. Ele pretende evidenciar a interação entre as mídias sociais e a política, analisando o uso das redes sociais pelas assessorias dos candidatos à prefeitura de Salvador como ferramenta de campanha na busca pelo engajamento e participação dos eleitores durante as eleições. Palavras-chave: eleições, redes sociais, campanha, engajamento. Abstract: This study addresses the relationship between the Internet and politics, the possibilities that the virtual environment can offer to the field of politics, especially in discussion with the municipal election campaign of 2012 in Salvador. It aims to highlight the interaction between social media and politics, analyzing the use of social networks by advisory the candidates for mayor of Salvador as a campaign tool in the search for the engagement and participation of voters during elections. Keywords: elections, social networking, campaign engagement. 1 INTRODUÇÃO A internet desenhou um novo cenário para a comunicação, tornando as mídias sociais em um fenômeno comum em diversos países culturalmente distintos. Elas expressam-se por uma apropriação da web a algo intrinsecamente natural entre as pessoas, se relacionando por afinidades ou em grupos por interesses comuns. As redes sociais estão presentes no dia a dia da maior parte da sociedade com um potencial transformador na atualidade. As informações se tornaram muito mais acessíveis e ágeis através delas, permitindo uma nova maneira de participação da sociedade na política e proporcionando uma aproximação dos políticos com o eleitorado e do eleitorado com os políticos. O público se tornou mais exigente, com desejos e 1 Artigo submetido ao NT (Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo) do SIMSOCIAL Assessora de Comunicação da Faculdade Regional da Bahia UNIRB. Jornalista, Especialista em Comunicação Organizacional.

2 necessidades, que vão de acordo com a evolução dos novos tempos. Um tempo moderno, ágil e cada vez mais interativo. A rede mundial de computadores conseguiu romper barreiras geográficas e temporais. Para Recuero (2009, p.17), essas redes conectam não apenas computadores, mas pessoas.

3 2 POLÍTICA NAS REDES A internet proporcionou novos panoramas para a política. Além do acesso quase que irrestrito a todo e qualquer tipo de informação e a formação de grupos de interesses por afinidades, cria para os políticos a possibilidade de atingir vários públicos, ouvir os eleitores e levar suas propostas e criticas aos adversários, utilizando-a como uma excelente ferramenta de marketing pessoal. Acredita-se que o potencial do ciberespaço em instaurar uma comunicação ágil, livre e social pode ajudar a criar uma democratização dos meios de comunicação, assim como dos espaços tradicionais das cidades. Neste sentido, os cidadãos poderiam colocar seus problemas de forma coletiva, incentivando o debate, a tomada de posição política, cultural e social. Não se trata aqui de uma utopia, mas de uma constatação do potencial do ciberespaço e de forçar os poderes públicos à instaurarem práticas neste novo espaço de fluxo (LEMOS, 2000, p.14). A necessidade de se reestruturar, com a intenção de se manter e atrair novos eleitores, principalmente jovens, sedentos por informações através de uma leitura mais rápida e dinâmica, tal como a da internet e buscando também melhor atração para os eleitores transformou as campanhas políticas atuais. Primeiro, o comunicador tem pleno controle sobre a mensagem. Normalmente ele não é censurado ou filtrado por outros, isto é, a mensagem que é enviada ao destinatário supera o processo de edição jornalística. Segundo, a Internet é potencialmente interativa, isto é, torna-se possível um diálogo de mão dupla entre quem envia e quem recebe. Terceiro, o novo meio provê àquele que envia um recurso relativamente barato para transmitir grandes volumes de informação. Finalmente, a técnica sofisticada da comunicação via Web dá ao comunicador uma ampla gama de possibilidades donde escolher a forma da comunicação (texto, imagens, som e vídeo) considerada mais apropriada para uma mensagem particular. Em conclusão, a Web provê os agentes políticos com a oportunidade pela qual ansiava, isto é, a de ter controle total sobre a produção da mensagem e comunicar diretamente com os potenciais eleitores sem ter os meios de massa filtrando-lhe a informação (CARLSON; DJUPSUND, 2001, p. 69 apud Gomes, 2005, p.13). Todas essas ferramentas podem ser utilizadas como fonte de informações, tanto para os políticos quanto para os seus eleitores, porém de maneiras distintas, como mostra Recuero:

4 As redes podem reduzir a necessidade de mediações na democracia. Penso que talvez um dia, possamos acompanhar bem mais de perto o que fazem os candidatos e os políticos e atuar diretamente em muitas decisões tomadas, de forma democrática, pelo voto. Além disso, as redes sociais serão também espaços de discussão de ampliação da esfera pública, o que, em minha opinião, é bastante democrático. [...] as campanhas terão que atuar de forma mais próxima aos leitores, com a participação direta dos candidatos nessa construção de relacionamento (RECUERO, 2009, s/p,). As campanhas políticas, aos poucos, aderiram à tecnologia da informação e a toda inovação permitida por ela. Para o especialista em marketing político, Gaudêncio Torquato (2010), as redes sociais podem modificar a participação dos brasileiros durante as campanhas políticas. Nunca se viu tanta propagação de mensagens de interesse político na internet: se acontece um escândalo, uma votação polêmica em Brasília, imediatamente as pessoas começam a se manifestar nos blog e Twitters, declarou Torquato, que tem a opinião reforçada por Brandão. A Internet oferece a possibilidade de se tornar um espaço midiático mais amplo e democrático para a participação política. Mais do que uma nova tecnologia, trata-se de um meio de comunicação, de interação e de organização social (BRANDÃO JR, 2005, p.3). Para Macedo (2007, p.2), a ciberdemocratização é algo que deve ser mais aproveitada e utilizada entre parlamentares, partidos políticos e o seu público. "É no ciberespaço, enquanto meio inter-social, global e sem autoridades supremas e hierarquias, que os usuários podem ampliar as discussões políticas sem censura ou medo. Algo pouco aproveitado em termos políticos". O autor acredita que o Brasil ainda não entendeu o valor da internet para a política e a democratização da comunidade política. O marco dos candidatos nas redes sociais foi a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos da América em Após a vitória de Obama, outros políticos passaram a usar esses espaços que permitem a comunicação instantânea entre emissor e receptor. De acordo com pesquisa realizada pelo Politweets 3, 60 senadores brasileiros estão no 3 Ferramentas de análise e monitoramento especializadas em Política e no Twitter.

5 Twitter. Minas Gerais é o único estado brasileiro que não possui senador no microblog. Os partidos que possuem mais senadores no Twitter são: PT, PMDB e PSDB. Na Bahia, muitos candidatos utilizaram o Twitter nas eleições de 2010, entretanto, passado o período eleitoral, muitos deles abandonaram o microblog. Para o especialista em marketing digital, André Telles (2010), na ocasião os políticos baianos ainda não estavam totalmente familiarizados com as mídias sociais, confundindo-as com as mídias tradicionais, como TV e rádio e o seu abandono foi um sinal de despreparo. Como foi a primeira eleição com participação da Internet, acredito que faltou planejamento estratégico e profissionais que soubessem utilizar corretamente essas mídias. Muitos políticos entraram no Twitter, porque o concorrente também entrou, mas usar o microblog não é como fazer um santinho, não é um canal de propaganda. Não se cria uma rede para depois abandoná-la (TELLES, 2010, s/p). A colocação de Telles é reforçada por Lemos ao ressaltar que a internet não deve ser confundida com uma mídia de massa, A internet é um ambiente, uma incubadora de instrumentos de comunicação e não uma mídia de massa, no sentido corrente do termo (2003, p.15). Já Castells (2006) define a internet como mídia de massa individual, pois a forma de acesso é diferenciada. O autor acredita que, se utilizada corretamente, a internet pode ser uma importante ferramenta política nas mãos da sociedade, podendo tornar o desenvolvimento econômico e social mais justo, desenvolver a nossa responsabilidade individual, como seres humanos informados e conscientes dos nossos deveres e direitos, com confiança nos nossos projetos (2004, p.324). Se devidamente rastreadas, as redes sociais podem se tornar uma importante fonte de informação para os candidatos utilizarem em suas campanhas políticas. [...] é possível que os movimentos de opinião observáveis nas redes sociais antecipem tendências que somente serão captadas posteriormente (e com um custo muito mais elevado) através das pesquisas tradicionais de intenção de voto e temas de campanha. Se e como os partidos estarão atentos a isso é outra história, mas sem dúvida o surgimento de fontes alternativas de informação sobre intenção de voto e desempenho de candidaturas vai tornar mais difícil a vida dos institutos, e mais complexa a discussão sobre a estruturação da Esfera Pública no século XXI (COUTINHO, 2010, p.18).

6 Espera-se que internet possibilite a participação democrática entre a política, seus representantes e os cidadãos, podendo proporcionar à sociedade uma maior interação na política do seu país, estado e cidade.

7 3 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SALVADOR NAS REDES SOCIAIS Na Bahia, o uso das redes sociais na política ganhou força nas eleições municipais de Após terem o uso regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 5 de julho, os microblogs e perfis sociais estiveram presentes no dia a dia dos candidatos, que utilizaram as redes para informar sobre a agenda e divulgação de fotos. Apesar disso, para o mestre em marketing político, Lucas Reis, os candidatos baianos poderiam ter aproveitado melhor o uso das redes sociais. "Falta estratégia digital, foco em ações que contribuam para os objetivos de campanha. Além disso, faltam ações criativas e de impacto, como o uso de virais". O pesquisador especialista em campanhas on-line, Camilo Aggio, corrobora com a opinião de Reis, Até o momento, as campanhas não usaram o total controle de espaço, tempo e formas de apresentação de conteúdo que a internet oferece. O especialista André Telles também chama a atenção para o pouco uso do Youtube e dos perfis dos candidatos no Facebook, que permitem apenas o agrupamento de cinco mil amigos. O perfil é um recurso limitado. O ideal, em se tratando de pessoa pública ou instituição, é que se crie uma fanpage. Apesar das críticas, os estudiosos esclarecem que não existe uma fórmula correta para acertar no uso da web, porém alguns aspectos podem ser considerados. Os candidatos devem estar atentos para a quantidade, frequência e qualidade das atualizações. E principalmente, quão influentes são os sujeitos que o seguem, destaca Aggio (2012, s/p). Para o autor, a influência dos seguidores pode determinar o nível de circulação de ideias e manifestações em diversas redes. Os seis candidatos à prefeitura de Salvador possuíam contas no Twitter, Facebook ou fanpage, além de sites ou hotsites para estreitar ainda mais o contato com os eleitores. Porém, nem todos utilizam-nas da maneira que os especialistas aconselham, muitas vezes deixando até mesmo de atualizar os seus perfis, mostrando o despreparo para uma campanha on-line. A maioria dos candidatos contou com uma assessoria específica para dar suporte à campanha na internet. Isso é perceptível na visualização dos perfis dos principais candidatos à prefeitura de Salvador, como Nelson Pelegrino, Mário Kertsz e ACM Neto. A comunicação organizacional desses candidatos mostrou-se estruturada e conhecedora das ferramentas on-line.

8 Como o Brasil possui um grande número de usuários no Facebook e no Twitter, perdendo apenas para os Estados Unidos, a campanha virtual se tornou um mecanismo interessante para aqueles que possuem pouco recurso para campanhas televisivas ou ainda são pouco conhecidos entre o eleitorado. A possibilidade de atingir parte desse contingente do eleitorado conectado é uma via alternativa, como acredita o candidato do PSOL, Hamilton Assis, A mídia tradicional acaba dando foco maior a quem tem referência pública mais solidificada. Então, o espaço virtual surge como uma forma de divulgarmos nossas propostas (2012, s/p). O professor de ciências políticas da Universidade Federal da Bahia, Cloves Oliveira, destaca o uso da internet nas campanhas que, cada vez mais, vêm funcionando como uma espécie de comitê virtual e assumindo funções de materializar as ações. Antes, toda carga de recurso era destinada para a TV. Agora, a internet é vista como um instrumento complementar e muito importante (2012, s/p). Para o especialista em marketing político, Fernando Barros, O pêndulo da vitória nas eleições municipais de 2012 será a tribo da Geração Y. Porém, Barros faz uma ressalva: Engana-se quem acha que pode conquistar a Geração Y apenas com uma boa campanha de Internet. Essa é uma plataforma, que deve estar integrada às demais mídias. Quem ganha eleição é um bom candidato com pensamento eleitoral estratégico. Isso não mudou (BARROS, 2012, s/p). Essa opinião pode ser confirmada através do estudo divulgado pela agência Nuvem Digital, que disponibilizou um infográfico sobre a movimentação nas redes sociais durante um debate realizado na TV Aratu no dia 14 de agosto de O infográfico mostra as crescentes menções aos candidatos durante o debate na TV.

9 Ilustração 01(Parte I) Infográfico sobre a movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais Fonte: Site Nuvem Digital - Movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais: em 05 de setembro de 2012.

10 Ilustração 01(Parte II) - Infográfico sobre a movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais Fonte: Site Nuvem Digital - Movimentação das eleições de Salvador nas redes sociais: em 05 de setembro de 2012.

11 Mas, apesar de toda eficácia das redes sociais nas campanhas políticas é preciso estar atento, pois também existem desvantagens, como mostra uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia 4, nos Estados Unidos, onde 86% dos entrevistados declararam não gostar de receber mensagens políticas nas redes sociais. E 70% disseram que isso poderia inclusive diminuir a chance de votar no candidato, mesmo se já estivesse inclinado a apoiá-lo. Entretanto, no Brasil, uma pesquisa realizada pela empresa ecrm123 5 no mês de agosto de 2012 mostrou que os brasileiros pensam diferente dos americanos. Dos entrevistados, 85% dos internautas disseram que as redes sociais são meios de comunicação adequados para discutir política. Dentre eles, 73% também afirmaram que a campanha funciona melhor nas redes sociais, por serem mais interativas e abertas, do que na TV. A ferramenta preferida de 40% dos entrevistados é o Facebook, enquanto 11% preferem o Twitter e 37% aprovam todas as mídias sociais. Outro aspecto relevante, levantado na pesquisa, é que 86% dos eleitores gostariam de continuar interagindo com seus candidatos nas redes sociais mesmo após as eleições. 3.1 OS CANDIDATOS E AS ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA ON-LINE As assessorias dos candidatos à prefeitura de Salvador defendem as estratégias que utilizaram nas redes sociais. A equipe responsável pela campanha de ACM Neto garante que o uso das redes sociais surtiu o efeito esperado. Chegamos a ter conteúdos com alcance de mais de 20 mil pessoas, semanalmente mais de 315 mil são impactadas pelas nossas publicações, é um resultado muito expressivo e orgânico. Procurando responder aos questionamentos dos eleitores nas redes sociais, os assessores do democrata acreditam que o engajamento e a mobilização on-line funcionou a favor do candidato. Não estamos falando de propaganda aqui, mas de engajamento. As pessoas passam adiante aquilo que elas se identificam e é bom saber que se identificam com as nossas propostas. 4 Notícia divulgada no Jornal da Globo no dia 10/10/ Empresa especializada em redes sociais

12 [...] conta no Twitter não elege ninguém, o que elege é uma ação planejada e estreitamente relacionada com as outras frentes de campanha. O marketing político na Internet exige participação ativa do candidato e sua equipe. Criar um perfil nas redes sociais não significa ter uma participação nessa rede, pois a participação em mídias sociais se dá através da interação e engajamento (VALLE, 2012, s/p). O democrata só entrou no Facebook em 13 de junho de A assessoria do candidato passou a atualizar o seu perfil a partir de julho do mesmo ano, assinando as atualizações como Equipe ACM Neto. Além da agenda do candidato, sua assessoria divulgava opiniões de supostos eleitores no Facebook. Neto criou sua página pessoal e outra exclusiva para sua campanha Comitê ACM Neto. Já o Twitter, onde o democrata está presente desde junho de 2009, continuou sendo atualizado pelo próprio candidato. No microblog, além de divulgar sua agenda e ações, o deputado respondia aos eleitores que o questionavam sobre algum assunto ou que davam alguma sugestão para caso fosse eleito. Até outubro de 2012, Neto possuía mais de 34 mil seguidores no Twitter e seguia mais de 15 mil perfis, tendo publicado mais de 16 mil twites. As atualizações do democrata nas redes sociais continuaram até mesmo no dia da eleição, publicando no Twitter 32 posts, sendo sete retweets de eleitores, 20 interações e cinco postagens sobre a campanha com a hastag #DefenderSalvador, todas feitas pelo próprio candidato. Um dia antes das votações, Neto publicou 21 tweets e um dia depois houve 51 publicações, sendo 44 interações para agradecimentos, 4 retweets de eleitores e 3 postagens para agradecer e divulgar a agenda do segundo turno. No Facebook, as atualizações do democrata também continuaram no dia da votação, com propaganda das suas propostas, publicação de fotos do momento da votação do candidato e da sua vice, além de pedidos de votos.

13 Ilustração 2 - Postagens no Facebook do candidato ACM Neto no dia das votações. Fonte: Facebook - 07 de outubro de em 12 de outubro de 2012.

14 Ilustração 3 - Postagens no Twitter do candidato ACM Neto no dia das votações. Fonte: Twitter - 07 de outubro de em 12 de outubro de Investindo pesado na campanha on-line a equipe do democrata criou um aplicativo para personalizar a foto do eleitor com a marca da campanha SOU 25 e Eu voto ACM Neto. Além disso, o candidato utilizava as redes sociais a seu favor durante os debates, solicitando ao vivo para sua assessoria publicar fotos e vídeos em sua página no Facebook na tentativa de desmentir o seu oponente e comprovar o que ele estava falando. Os responsáveis pela campanha on-line do candidato Nelson Pelegrino declaram que

15 buscaram a interação com os eleitores passando o conteúdo de forma criativa e que se adequasse às linguagens das redes. O petista, Nelson Pelegrino, entrou no Facebook em 7 de abril de 2011 e até outubro de 2012 já contava com mais de 4 mil assinantes. No Twitter, Pelegrino criou a conta em julho de 2010 e até outubro de 2012 possuía mais de seguidores, seguia contas e havia publicado mais de twittes. A princípio, o candidato parecia atualizar suas redes sociais pessoalmente, utilizando para comentar situações políticas do país e informar suas atividades, como reuniões e viagens pelo interior da Bahia. Aparentemente, o deputado passou a dividir as atualizações do seu perfil no Facebook com a sua assessoria a partir do dia 14 de julho, deixando de referir-se na primeira pessoa e passando a ser citado na terceira pessoa. Pelegrino conversa com a presidenta Dilma sobre eleições em Salvador. Ele garantiu que, se eleito, vai buscar os recursos para construir 135 creches que ela já disponibilizou para a cidade e não foram feitas (Facebook, 14 de julho 2012). Durante a campanha, as atualizações realizadas pela assessoria do candidato do PT eram, na maioria das vezes, assinadas como Equipe13. Já o microblog de Nelson Pelegrino continuou sendo atualizado pelo candidato, divulgando sua agenda e suas ações, além de responder alguns seguidores. Diferente do candidato democrata, no dia das votações, apenas o Facebook de Nelson Pelegrino foi atualizado com a publicação da letra e do vídeo de uma música de Nelson Cavaquinho. No entanto, um dia antes, a equipe do candidato postou três tweets sobre a campanha utilizando a hastag #PelegrinoPrefeito. E um dia após as eleições a equipe postou cinco tweets divulgando a agenda do segundo turno. Apenas no dia 9 de outubro o candidato entrou no microblog para agradecer os votos.

16 Ilustração 4 - Postagem no Facebook do candidato Nelson Pelegrino no dia das votações. Fonte: Facebook - 7 de outubro de em 12 de outubro de 2012.

17 Ilustração 5 - Postagens no Twitter do candidato Nelson Pelegrino durante período eleitoral. Fonte: Twitter - 5, 6 e 8 de outubro de em 12 de outubro de Já a equipe do candidato do PMDB, Mario Kertsz, declarou que a sua campanha online foi personalista. Mario Kertesz entrou no Facebook em 10 de junho de 2010, desde então o mesmo vinha atualizando o seu perfil como a maioria dos usuários, postando fotos familiares e comentando situações do cotidiano e notícias divulgadas na rádio em que

18 trabalhava. A partir do mês de agosto a assessoria de MK passou a dividir a atualização do perfil com o candidato. No Twitter, Mario está presente desde 24 de abril de 2008, também passando a ter sua atualização dividida com a sua assessoria no período da campanha eleitoral, assinando como Equipe MK. Tanto o Facebook, quanto o Twitter do candidato Pmdebista foram utilizados para divulgação da agenda, publicação de fotos e vídeos, além de responder alguns comentários dos seguidores. Até outubro de 2012, o microblog de Mario Kertez possuía mais de 20 mil seguidores, seguindo apenas 129 perfis e contendo pouco mais de tweets. No dia das votações, Mario Kertesz fez apenas uma publicação no Twitter e duas no Facebook. Em ambos ele desejou uma boa votação aos eleitores e ainda publicou um trailer de um filme no Facebook. Já no dia que antecedeu as votações o microblog de MK se manteve atualizado por sua equipe e pelo próprio candidato com 42 tweets, sendo 12 assinados pela equipe com divulgação da agenda, 27 interações e três tweets, postados por Mario Kertész. Todas as postagens realizadas pela assessoria utilizava a hastag #SalvadorTemJeito. Um dia após o resultado, o candidato postou apenas um tweet e não tocou no assunto das eleições.

19 Ilustração 6 - Postagem no Facebook do candidato Mario Kertsz no dia das votações. Fonte: Facebook - 7 de outubro de em 12 de outubro de 2012.

20 Ilustração 7 - Postagens no Twitter do candidato Mario Kertsz durante período eleitoral. Fonte: Twitter - 6, 7 e 8 de outubro de em 12 de outubro de Um fator em comum entre as equipes dos candidatos ACM Neto, Mario Kertesz e Nelson Pelegrino é que elas assinavam suas postagens. Algo simples, porém relevante e que deve ser considerado em uma campanha on-line. Faça questão de informar aos usuários quando não é o candidato que está falando, para que não gere nenhuma polêmica (TELLES, 2010, p.175).

21 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A comunicação política tem se transformado, nos últimos anos, e a internet influenciou significativamente essa transformação. Portanto, é preciso acompanhar essas mudanças estudando as possibilidades que o ciberespaço proporciona para as política e para a sociedade. Nas eleições municipais de Salvador, em 2012, as equipes dos candidatos à prefeitura da cidade tentaram obter êxito, contudo, ainda mostraram pouco conhecimento das ferramentas digitais para uma campanha on-line. Os três candidatos mais fortes à prefeitura de Salvador utilizaram as redes sociais durante a campanha, uns mais e outros menos. Entre erros e acertos, o fato é que os profissionais ainda estão se familiarizando com as redes sociais como instrumento de trabalho. Isso ficou nítido na diferença de atualizações entre eles, enquanto o candidato democrata, ACM Neto, utilizava as mídias digitais a todo o momento, inclusive nos debates e no dia da votação, outros candidatos utilizavam apenas para divulgar agendas. A interação, que é uma das melhores maneiras de alcançar o engajamento político, foi o ponto fraco de alguns candidatos. O eleitor que interage quer uma resposta e através da pesquisa realizada para esse trabalho podemos constatar que as interações ficaram muito aquém do que os especialistas orientam e do que os eleitores esperavam. É preciso entender que o neoleitor é mais que um mero expectador, é um agente ativo capaz de propagar uma informação. Se comparado com as eleições de 2010 é possível notar um avanço, mas ainda está distante do que seria ideal para os especialistas. O ciberespaço tem muito mais a oferecer do que vem sendo explorado. O potencial da internet é imensurável, são inúmeras ferramentas que se utilizadas da maneira correta, podem proporcionar uma incrível transformação na maneira de fazer comunicação e fazer política. É uma oportunidade para o profissional desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Analisar e compreender esse cenário comunicacional é um desafio para empresas, políticos e profissionais de comunicação que desejam estar presentes nas mídias sociais.

22 Vale a pena ressaltar que, apesar do impacto que as redes sociais podem ter causado nessas eleições de 2012, certamente esse é apenas o começo de grandes mudanças na comunicação política e organizacional. E neste sentido é importante que o profissional tente acompanhar essa mudança, procurando qualificação e que as organizações procurem vislumbrar a importância do investimento em mídias digitais. Em um mundo globalizado pela tecnologia e comunicação instantânea uma nova percepção do valor da informação foi formado, passando a ser uma propriedade, sobretudo, intelectual. E para não ficar para trás é necessário acompanhar essas mudanças.

23 REFERÊNCIAS AGÊNCIA BRASIL. Número de brasileiros com acesso à internet cresce 14,7% em dois anos Disponível em: < Acesso 30/09/2012. AGGIO, Camilo. Atuação de prefeituráveis nas redes sociais é inadequada. A Tarde Online, 11/08/2012. Disponível em: < Acesso em: 15/08/2012. BAST, Elaine. Barack Obama e MittRomney usam redes sociais para campanha eleitoral. Jornal da Globo. 11/10/2012. Disponível em: < Acesso em: 11/10/2012. CASTELLS, Manuel. A era da intercomunicação. Le Monde, 24 Junho, A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, Sociedade em Rede. 6ª edição. São Paulo: Paz e Terra, CAVALLINI, Ricardo. O marketing depois de amanhã: explorando novas tecnologias para revolucionar a comunicação. 2 edição. São Paulo: Edição do Autor, CIRILO, Reinaldo. O que é esse tal de Engajamento nas Redes Sociais? Disponível em:< Acesso em: 10/12/12 CHEIDA, Marcel. Comunicação Governamental e Assessoria de Imprensa.Revista de Estudos de Jornalismo. Campinas, ano 6, n.1, p , jun COSTA, Caio Túlio. O papel da internet na conquista dos votos de Marina Silva. Revista Interesse Nacional. Ano 4, Número 13, abril-junho de 2011, p. 59 a 75. COSTA, Ricardo; PINHEIRO, Wesley Moreira. Eleições 2012: redes sociais enquanto colégio eleitoral na Internet. In: Congresso Brasileiro de Marketing Político, 2011, São Paulo. COMSCORE, Inc. A Ascensão das Redes Sociais na América Latina. ComScoreWhitepaper Disponível em: < Social_Networking_in_Latin_America> Acesso em: 20/11/2011. ECRM. Rede social é lugar para política? Disponível em:

24 < Acesso em: 05/09/2012 COUTINHO, Marcelo. Opinião pública, pesquisas eleitorais e a internet em 2010: possíveis cenários. In: Em Debate. V.2, n.5: Belo Horizonte, GOMES, Wilson. Internet e Participação Política em Sociedades Democráticas. V ENLEPICC - Encontro Latino Americano de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Salvador, HI-MÍDIA. Usuários se comportam de maneira diferente no Facebook e no Twitter Disponível em: < Acesso em: 20/05/2012 IBOPE Nielsen on-line. Internet chega a 73,9 milhões de pessoas no Brasil. IBOPE Mídia Disponível em: < >Acesso em: 18/09/2012. IBRAMERC, 65% das empresas estão presentes nas redes sociais Disponível em: < Acesso em: 10/06/2012. KOSCKY, Breno. Empresas nas redes sociais. Blog RTFedd, 22/09/2012. Disponível em: < redes+sociais-mercado+web+minas> Acesso em: 30/09/2012 LEAL, Lucas. Atuação de prefeituráveis nas redes sociais é inadequada. A Tarde Online Disponível em: < Acesso em 15/08/2012. LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, LEMOS, André; CUNHA, Paulo. Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, LOPES, Flavia V.; ALVES, Wedencley. Discurso e redes sociais: O caso Voz da Comunidade.Ciberlegenda. (UFF. Online), v. 2, p , MACEDO, Ari; BURGOS, Marcelo; CHAIA, Vera. Os sites dos partidos políticos nas eleições de São Paulo. MARYLLAC, Luciana. Não há como prever o ROI em redes sociais.e-commerce News, 24/04/2012. Disponível em: < Acesso em: 10/05/2012. OLIVEIRA, Cloves. Uso massivo das redes sociais deve marcar eleição em A Tarde

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA

7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA 7º PASSO CAMPANHA ELETRÔNICA O que é uma campanha eletrônica? EM MARKETING POLÍTICO... CAMPANHA ELETRÔNICA Refere-se ao uso das ferramentas de e-marketing e das possibilidades disponíveis na web 2.0 para

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Índice Apresentação...2 Público-alvo...2 Plataformas utilizadas: Ning...3 Twitter...4 Facebook...5

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político As oportunidades de utilização do SMS no marketing político "Dicas e oportunidades para mobilização de massas através de mensagens curtas de texto via SMS e marketing de permissão." por Rubem Didini e

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito!

Esperamos que sua empresa faça bom aproveito! À medida que mais e mais empresas aderem ao marketing de conteúdo, notamos que as expectativas são por vezes incompatíveis com a realidade quando se trata de um Blog Corporativo B2B. A maioria dos profissionais

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros

A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS. Carlos Jerônimo da Silva Gueiros A BRASIL ROTÁRIO FRENTE ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS Carlos Jerônimo da Silva Gueiros Um mundo em transformação 1998 / 1999 Mutirão Digital apoiar as escolas públicas no acesso à Internet 2010-12 anos depois...

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com.

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com. observadorpolitico.org.br www.medialogue.com.br MÍDIAS SOCIAIS E POLÍTICA 15 razões por trás do sucesso de UMA PLATAFORMA COLABORATIvA que está ajudando a promover e reinventar O DEBATE POLÍTICO NO BRASIL

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter?

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 737 mulheres com idade entre

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 6.2 Conteúdo: Suportes de gêneros contemporâneos / Redes Sociais Habilidades: Distinguir os gêneros de linguagem cibernética e apropriar-se dessas ferramentas de mídias sociais. REVISÃO O Internetês Grafolinguística:

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B

Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B O segmento das empresas que responderam a pesquisa O cenário das empresas entrevistadas nos dois anos consecutivos foram similares. As companhias

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013

Oficina: comunicação interna. 07 de novembro de 2013 Oficina: comunicação interna 07 de novembro de 2013 A Comunicação Interna é o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento,

Leia mais

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion,

Produtos de Comunicação por vídeo da Talk Fusion, Marketing na Internet as vezes pode parecer uma tarefa impossível. E-mail Marketing é relativamente simples e um canal incrivelmente eficaz, de acordo com a Associação de Marketing Direto. Para cada dólar

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios.

Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios. Como gerar acesso, demanda e transformar isto em leads e negócios. PROBLEMAS: Onde está meu público alvo? Como atrair a atenção em meio ao grande número de concorrentes? Como se diferenciar do lugar comum

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda.

Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo. Copyright 2015. Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Plano de Ação para Mídias Sociais: ebook para agências de turismo Copyright 2015 Agente no Turismo Strategia Consultoria Turística Ltda. Todos os direitos reservados. Pode ser compartilhado com conteúdo,

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais RESUMO EXECUTIVO Muito tem se falado em era da informação, informação é poder, etc. Mas o que realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais que

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK

F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK Com o crescimento das mídias sociais, uma modalidade de vendas online que vem ganhando força é o F-commerce, termo usado para definir o comércio eletrônico

Leia mais

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO.

a marca A SEGUIR, VOCÊ DESCOBRE COMO FAZER PARTE DE TUDO ISSO. a marca A Cabelos&cia é referência em conteúdo sobre beleza profissional há 19 anos. E agora toda sua excelência está atualizada, repaginada e muito mais acessível com o portal Cabelos&cia. Direcionado

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.

SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL. Expositor. Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com. SEMINÁRIO ABMES BASES DO MARKETING DIGITAL Expositor Júlio César de Castro Ferreira julio.ferreira@produtoranebadon.com.br (61) 9613-6635 5 PILARES DO MARKETING DIGITAL 1 2 3 4 5 Presença digital: Ações

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS THALLES HENRIQUE RIBEIRO DE CASTRO RECRUTAMENTO DE PESSOAS COMO O RH PODE USAR A

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Disciplina: Comunicação Pública Professores: Ellis e Asdrubal Aluno: João Paulo Apolinário Passos Universidade de Brasília Assessoria de Imprensa em Comunicação Pública e Governamental Prefeitura de Curitiba

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

PERCEPÇÃO DE REDES SOCIAIS. Folha de S.Paulo

PERCEPÇÃO DE REDES SOCIAIS. Folha de S.Paulo PERCEPÇÃO DE REDES SOCIAIS Folha de S.Paulo AS RESPOSTAS DE @DILMA E JOSESERRA_ APRESENTAÇÃO Entre os dias 05 de maio e 05 de junho de 2010, a consultoria BITES, a pedido Folha de S.Paulo, analisou o nível

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti

Mídias Sociais em Negócios B2B. Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Mídias Sociais em Negócios B2B Marcelo Minutti Twitter: @mminutti Seu setor está atento as oportunidades das mídias sociais? Alguns estão! Existem muitas oportunidades para setores atentos as mídias sociais

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

Introdução ao Recrutamento Online

Introdução ao Recrutamento Online Introdução ao Recrutamento Online Introdução Recrutamento Online oferece aos recrutadores e profissionais de recursos humanos uma das mais poderosas e baratas soluções para captar talentos para uma organização.

Leia mais