PARTE II TÉCNICAS BÁSICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE II TÉCNICAS BÁSICAS"

Transcrição

1 Manual de EFT Emotional Freedom Tecniques PARTE II TÉCNICAS BÁSICAS Artur Barata

2 Artur J. C. R. Barata EFT Advanced Practitioner Hipnoterapeuta Clínico Terapeuta de Vidas Passadas Telm: Website Facebook Mente/ Maia, 2013 Artur Barata 2013 (2)

3 PARTE II TÉCNICAS BÁSICAS Artur Barata 2013 (3)

4 LEMBRANDO A AFIRMAÇÃO DA DESCOBERTA Todas as emoções negativas são provocadas por uma interrupção / alteração no sistema energético do corpo. A EFT baseia-se no princípio de que muitos dos problemas físicos, doenças e ansiedade das pessoas são originados por questões emocionais negativas não resolvidas e que a causa de todas as emoções negativas é devida a uma interrupção/alteração no sistema energético do corpo. Esse processo CAUSADOR DAS EMOÇÕES NEGATIVAS pode ser melhor compreendido através da representação gráfica seguinte: Em relação a estas correntes de energia estabeleceu-se um princípio básico, aquilo que é considerado o elo perdido no que às emoções diz respeito: 1. sempre que ocorre um pensamento ou uma lembrança stressante, esse processo provoca uma interrupção/alteração das correntes energéticas nos meridianos; 2. a alteração/interrupção da energia nos meridianos faz com que se instalem no corpo as emoções negativas. Artur Barata 2013 (4)

5 Recorrendo à EFT, através de batidas com os dedos das mãos em alguns pontos terminais dos meridianos transportadores de energia existentes à superfície da pele, ao mesmo tempo que a mente se vai sintonizando no problema (emoção, assunto físico ou outro) que incomoda, é possível redireccionar as correntes de energia no sentido correcto resolvendo a interrupção. Artur Barata 2013 (5)

6 A RECEITA BÁSICA Como iniciar a terapia? A resposta é: executando um conjunto de procedimentos a que se dá o nome de Receita Básica. Como acontece em todas as receitas, também aqui podemos enumerar os constituintes pela sua ordem: 1. Identificação do problema ou assunto a tratar; 2. Medição da Intensidade do problema ou assunto (numa escala de 0 a 10); 3. Preparação (Set-Up); 4. Sequência ou Rodada (batidas nos pontos de acupunctura); 5. Revisão da Intensidade do Problema ou Assunto e nova Sequência; 6. Procedimento Gama 9 (quando é atingido o nível de intensidade um); 7. Teste. PASSOS DA RECEITA BÁSICA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA OU ASSUNTO A Identificação do Problema ou Assunto a tratar é claramente uma fase muito importante. Esta afirmação deriva do facto do nosso inconsciente não saber lidar com generalidades para resolver os problemas. Daqui se deduz que quanto mais concreto e específico for o problema ou assunto sobre o qual vamos fazer o tapping melhor e mais rapidamente será solucionado. É por isso que alguns autores também chamam a esta fase Clarificação e aconselham a que se faça uma descrição do evento ou situação tão específica quanto possível do tipo no momento em que ou quando [este problema] aconteceu, atribuindo-lhe, depois, um determinado grau de intensidade na escala de 0 a 10. Clarificar o problema de um modo específico é o primeiro passo para uma experiência de tapping bem sucedida. Artur Barata 2013 (6)

7 Em determinadas situações, como por exemplo nos casos de depressão, que é um transtorno composto por um estado negativo permanente, perda de apetite ou comer demais, dificuldade em dormir, tristeza, perda generalizada de interesse, apatia, etc., não é fácil identificar um aspecto por onde se possa começar a trabalhar. Nestes casos ou em situações do género, quando há muitos problemas em simultâneo, a pessoa poderá escolher aquilo a que poderemos chamar o Assunto Mais Premente (AMP). Por outras palavras, devemos escolher o assunto que mais nos perturba. Todos temos um desses assuntos que predomina no nosso espaço mental e emocional. Se se perguntar, O que é que o(a) perturba mais neste instante preciso?, que resposta me poderia dar? Esse é o seu AMP. Por exemplo, O meu chefe põe-me louco(a)! ou, Estou furioso com minha mulher (marido)!, ou, Ela (ele) mentiu-me!, etc.. Seguem-se exemplos de situações complexas e generalistas que poderão surgir e que deverão ser correctamente clarificadas: o o o o Estou deprimido; Não estou satisfeito com a minha relação; Não gosto do meu emprego; Não consigo acabar nada a tempo; Uma possível solução é a desconstrução deste tipo de afirmação tornando-as específicas, remetendo-as para o que aconteceu, onde e quando aconteceu, quem estava envolvido e como se sentiu em relação ao que aconteceu. Exemplos: A. Estou deprimido: A semana passada vi a minha ex e lá andámos às turras por causa das condições do divórcio. Estou com receio de perder a custódia do filho e de ter de pagar uma pensão altíssima. Artur Barata 2013 (7)

8 B. Não estou satisfeito com a minha relação: Quando ontem à tarde me encontrei com ela(ele), passou o tempo todo à volta do telemóvel e não quis saber de mim. Fiquei desanimado(a) e triste. C. Não gosto do meu emprego: Na reunião mensal de trabalho realizada na sala de reuniões, o meu patrão criticou o meu relatório à frente de toda a gente. Fiquei embaraçado(a) e raivoso(a). D. Nunca consigo acabar nada a tempo: Ontem andei a divagar durante todo o dia e acabei por não fazer o trabalho que era para ser entregue hoje de manhã. Levei um raspanete e senti-me muito em baixo. Muitas vezes é difícil identificar a emoção negativa. Nem sabemos bem o que temos e muito menos conseguimos dar-lhe um nome. Sendo assim, a melhor maneira de abordar a questão é saber que sentimos o que sentimos e dar-lhe um nome: este problema, apenas para haver uma referência concreta. Mais tarde, este problema poderá ser (e deverá ser) correctamente identificado ou será substituído por um aspecto diferente. Numa situação ou noutra, tendo o problema referenciado, o passo seguinte é tentar localizá-lo no corpo. Isso porque as emoções negativas (provocadas pela interrupção da energia nos meridianos - o efeito zzzzt) localizam-se em órgãos e tecidos do corpo. Essa é a razão porque uma dor ou um problema emocional deverá ser entendido não como O que é que está errado comigo?, mas como O que é que o meu corpo me está a tentar dizer? LEMBRE-SE! A dor, a ansiedade, ou outro qualquer sintoma perturbador não aparecem por acaso, vindos de lado nenhum! Por trás há sempre uma causa. Procure identificar a origem! Artur Barata 2013 (8)

9 Associada à dor e ou às emoções negativas, poderemos encontrar imagens (grandes ou pequenas, a cores ou a preto e branco), sons (altos ou baixo, perto ou distantes), sensações e mesmo cheiros. Isso acontece porque é assim - associando coisas - que a mente inconsciente grava em memória aquilo que é por nós considerado importante. Desse modo, será importante (mas não absolutamente necessário), saber se às dores ou emoções negativas que sentimos podermos associar imagens, sons, sensações, etc., de acontecimentos e outras situações. Se alguma vez ficar bloqueado(a) a tentar descobrir uma palavra ou frase que identifique com clareza e precisão o que está a sentir, foque toda a sua atenção nessa sensação, sentimento ou emoção. A seguir tente imaginar ou visualizar uma imagem do que aconteceu ou está a acontecer e tente descreve-la: se é grande ou pequena, se está perto ou longe, se é a cores ou a preto e branco, se há sons, palavras, etc.. Com isso em mente é sobre esse conjunto que vai aplicar o resto dos procedimentos da Receita Básica. Artur Barata 2013 (9)

10 2. MEDIÇÃO DA INTENSIDADE DO PROBLEMA OU ASSUNTO Depois de Identificado o problema, devemos em seguida Medir a Intensidade utilizando para isso uma escala de 0 a 10 - EUSS, Escala de Unidades Subjectivas de Stress (SUD, em inglês). O número 0 representa nenhuma dor ou stress e 10 o valor máximo de intensidade do problema (dor, emoção negativa, mau hábito, crença limitante, etc.). Com este processo podemos avaliar em que posição estamos no processo de redução/eliminação do problema à medida que vamos fazendo as sequências de batidas. Chamo a atenção para este passo da Receita Básica porque muitos não lhe dão a importância devida. Os iniciados, em especial, têm tendência a desvalorizar este procedimento e poderão ficar mais tarde confusos sem saber ao certo se houve ou não melhoria da sua situação. Devido a isso, poderá também haver tendência a não considerar a EFT como a origem do alívio dos sintomas do seu problema. Gary Craig chama a esse fenómeno o Efeito Apex. Este processo de Medição da Intensidade do Problema ou Assunto é totalmente subjectivo. Sendo assim, se não tiver a certeza do valor do seu problema adivinhe-o. É tão simples como isso e não é tão importante assim ser absolutamente rigoroso na classificação da intensidade. Faça como se soubesse. À medida que se vai tornando mais experiente na utilização da técnica este processo tornar-se-á mais fácil ou pelo menos não tão difícil. Artur Barata 2013 (10)

11 3. PREPARAÇÃO OU SET-UP Após a Identificação do Problema ou Assunto e Medição de Intensidade correspondente, a Receita Básica tem uma rotina inicial para preparar o sistema de energia do corpo. Essa rotina, chamada "Preparação (Set-Up), é de vital importância em todo o processo e alinha o sistema energético do corpo de modo a que o restantes procedimentos da Receita Básica possam realizar convenientemente o trabalho. Porque que se deve fazer a Preparação (Set-Up)? Porque é necessário que o nosso sistema de energia esteja correctamente orientado antes de tentarmos remover os bloqueios existentes. A Preparação é, assim, o meio destinado a corrigir a Inversão Psicológica. Todas as pessoas têm em algum grau aquilo a que podemos chamar de Inversão Psicológica (IP), também conhecida como autossabotagem, o reversal dos falantes de língua inglesa. Mas como reconhecer a existência de um processo de autossabotagem a decorrer numa pessoa? Muitas vezes deparamo-nos com aqueles(as) que lutam com determinados sentimentos, emoções negativas, hábitos ou doenças e, apesar de todos os esforços, não conseguem livrar-se deles. Estão a autossabotar-se. Este processo de autossabotagem não é consciente. As pessoas comprometem-se, dizem querer melhorar, mas não conseguem atingir os resultados alcançados de forma permanente. Ou ainda, não têm persistência, desistem com facilidade ou têm muitas recaídas. É essa também a razão porque algumas doenças se tornam crónicas e respondem pobremente aos tratamentos convencionais. Também se diz a este propósito que há uma interferência eléctrica (perturbações nos canais de energia) que pode bloquear a eficácia do tapping. Artur Barata 2013 (11)

12 Esta interferência eléctrica (poderíamos chamar-lhe curto-circuito) é habitualmente designada por Inversão Geral de Polaridade (IGP). A título de exemplo, é como tentar fazer funcionar um aparelho de pilhas com os polos das pilhas ao contrário. Para que o aparelho consiga trabalhar, é necessário que o polo negativo de uma pilha esteja em contacto com o polo positivo de outra. Falar de IGP é sensivelmente o mesmo que falar de IP. Pelo menos em termos práticos os efeitos são os mesmos, ou seja, quer a Inversão Geral de Polaridade quer a Inversão Psicológica produzem o mesmo efeito (interferência no sistema de energia). Esta IGP/IP aparece em todas as pessoas, mesmo as mais positivas, em cerca de 40% das vezes. A IGP/IP é causada fundamentalmente por pensamentos negativos que a maioria das vezes ocorrem a nível inconsciente, baseados em vidas alicerçadas em hábitos, crenças derrotistas e baixa auto-estima. A Inversão Psicológica também pode ser provocada por doenças como a depressão ou hábitos como o fumar, comer em excesso e consumo de drogas e mesmo pela sensibilidade a determinados tipos de alimentos. É importante fazer notar que a maioria das pessoas não está ciente deste espírito de auto sabotagem ou de que a sua energia corre em sentido contrário porque sofreu uma inversão de percurso. Resumindo, para fazer face a esta situação é necessário que a IGP/IP seja corrigida, quer pensemos que isso seja ou não necessário e mesmo que não esteja presente. Normalmente, não sabemos se está ou não. Em algumas situações, a utilização simples da Frase da Preparação poderá não ser suficiente para corrigir a IGP/IP porque poderá acontecer haver uma situação de Síndrome dos Benefícios Secundários (SBS). Artur Barata 2013 (12)

13 Sendo assim, antes de prosseguir, e para aprofundar desde já este assunto, recomendo que passe à leitura das páginas 28 e 29. Como, então, fazer a PREPARAÇÃO? O processo da PREPARAÇÃO ou SET-UP é bastante simples. Basta, durante alguns segundos, fazer a massagem no(s) Ponto(s) Dorido(s) ou, em alternativa, o tapping no(s) Ponto(s) Karate, cuja localização pode identificar nas figuras seguintes. Estes são os Pontos da EFT que devem ser batidos ou massajados durante esta fase. Dito isto, o processo funciona do seguinte modo: Enquanto estimula com os dedos um ou ambos os Pontos Doridos ou o(s) Ponto(s) Karate, pensa no problema que quer tratar e vai fazendo, em simultâneo, a seguinte afirmação, que funciona como frase modelo: Ainda que eu tenha este problema [em lugar da palavra problema vai colocar a situação que deseja tratar] gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Esta Frase de Preparação deve ser dita três vezes. Pode colocar-se a questão de saber em qual dos pontos EFT, o Ponto Karate ou um ou ambos os Pontos Doridos se devem fazer as batidas nesta fase da Preparação. Artur Barata 2013 (13)

14 Gary Craig diz que após anos de experimentação, lhe parece que massajar os Pontos Doridos traz um pouco mais de eficiência ao processo e recomenda que seja feito dessa maneira. Contudo, a grande maioria dos praticantes utiliza somente o Ponto Karate, talvez por ser mais cómodo. Em resumo, a Preparação não é mais do que uma afirmação específica dividida em duas partes: Na primeira parte constata-se a existência de um determinado problema ; Na segunda parte faz-se uma afirmação de aceitação ainda e apesar de se ter esse problema. Segundo Dawson Church, PhD (in The EFT Manual, 2º Edition, 2010/2011), poderá considerar-se este passo da EFT (o relembrar um incidente específico do passado) como uma exposição em termos psicológicos. Com o assunto a tratar assim exposto, faz-se, de seguida, uma afirmação de autoaceitação que é responsável pela introdução da possibilidade de mudança cognitiva. Este conjunto composto pela exposição e pela possibilidade de mudança cognitiva, contraria os condicionamentos da resposta stressante às situações normalmente vividas com o problema. O corpo humano responde sempre de um modo automático e pré-programado a determinados estímulos. Isso foi aprendido no passado como resposta da mente subconsciente na primeira vez em que o problema ocorreu. Quando essa resposta condicionada for devidamente contra-condicionada pela restante parte dos procedimentos da Receita Básica da EFT, a memória não mais despoleta o comportamento stressante habitual. Embora seja possível pensar apenas na Frase da Preparação recomenda-se que esta seja dita em voz alta. Contudo, se tiver pessoas próximas de si pode dize-la em silêncio, para si mesmo(a). Artur Barata 2013 (14)

15 Sobre estas afirmações devo acrescentar que não importa se acredita nelas ou não. Diga-as apenas. Pode dize-las com ênfase e sentimento, mas se o fizer de um modo rotineiro o processo funciona na mesma. Outra coisa importante a reter e que se deve incorporar na frase preparatória, é que esta deve ser tão específica quanto possível. Por exemplo, é preferível, em vez de Mesmo que eu tenha esta dor, dizer, Mesmo que eu tenha esta dor de cabeça. Melhor ainda, deve dizer-se Mesmo que eu tenha esta dor no lado direito da minha cabeça ou ainda melhor, Mesmo que eu tenha esta dor no lado direito da minha cabeça perto dos olhos gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Para terminar, a frase completa será assim: Mesmo que eu tenha esta dor que parece um capacete no lado direito da minha cabeça, perto dos olhos gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Nota: Algumas pessoas poderão ter problemas em dizer a frase gosto de mim e aceitome total, completa e profundamente e isso poderá ser devido a profundos sentimentos de baixa auto-estima. Se for uma dessas pessoas, poderá substituir essa afirmação por outra mais simples: Estou bem. Vou estar bem ou, Sinto-me assim mas vou sentir-me melhor daqui a pouco. Tudo está a melhorar ou alguma semelhante que esteja de acordo com a sua perspectiva da situação. Artur Barata 2013 (15)

16 4. A SEQUÊNCIA A Sequência consiste em realizar uma série de batidas em cada um dos 10 pontos de acupunctura assinalados na figura anterior ao mesmo tempo que se vai dizendo o remanescente da Frase de Preparação em cada um desses pontos. É importante dizer que existe uma versão longa e uma versão curta da Sequência da EFT. A que é aqui apresentada constitui uma versão longa, porque a versão curta cobre apenas 8 pontos de acupunctura. Na sua fase inicial, a terapia incluía, também, alguns pontos de acupunctura existentes nas pontas dos dedos das mãos (assinalados na Parte I deste Manual). A Sequência de batidas é, então, o processo que permite a irradicação do efeito zzzzzt do sistema energético do corpo. Deve preferencialmente procurar bater com firmeza e convicção mas não com tanta força que se magoe. Nesta fase da Receita Básica não se diz a Frase de Preparação completa. Se utilizarmos a frase exemplo anterior poderemos dizer Esta dor ou, melhor ainda, porque mais específica) Esta dor de cabeça desde o Ponto 1 ao Ponto 10. Esta pequena frase recebe o nome de Frase lembrete (ou Frase remanescente). Devem fazer-se as batidas utilizando os dedos indicador e o médio da mão dominante mas também pode utilizar a mão não dominante se o desejar. O número de batidas em cada ponto varia entre 5 e 7; não se preocupe, contudo, em contá-las. Em alguns dos pontos (que se encontram em duplicado, como os 3 iniciais e também o 6º, 7º 8º e 9º), pode utilizar ambas as mãos. No seu modo mais simples essa sequência de pontos é percorrida uma única vez dando-se várias batidas em cada um dos pontos da sequência. Artur Barata 2013 (16)

17 Os 10 Pontos de Acupunctura da Sequência Habitualmente, utilizo 10 pontos, iniciando as batidas no IN (Início da Sobrancelha) e terminando no TC (Topo da Cabeça). 1. Início da Sobrancelha (IN); 2. Lado do Olho (LO); 3. Debaixo do Olho (DO); 4. Debaixo do Nariz (DN); 5. Debaixo do Queixo (DQ); 6. Osso da Clavícula (OC) 7. Debaixo do Braço (DB); 8. Debaixo do mamilo (DM); 9. Pulso (P); 10. Topo da Cabeça (TC) Na versão que aqui apresento, no fim desta sequência (que termina no TC -Topo da Cabeça), com os olhos fechados, inspira-se profundamente e ao expirar lentamente abraçando e massajando suavemente o pulso com o indicador e o polegar diz-se a palavra paz. Este é um procedimento da PNL chamado ancoragem, associando o gesto a uma imagem e a uma sensação agradável. Por isso, deve procurar uma imagem de paz e calma qualquer retirada das suas recordações recentes, ou mais antigas. Artur Barata 2013 (17)

18 5. REVISÃO DA INTENSIDADE DO PROBLEMA E NOVA SEQUÊNCIA À medida que continuarmos a fazer várias rodadas da Sequência, o nível de intensidade do problema ou assunto vai baixando. No final de cada Sequência devemos sempre fazer a avaliação do Nível de Intensidade do Problema ou Assunto. A partir do momento em que o nível de intensidade do problema ou assunto ficar reduzido a um valor abaixo de 5, quer na próxima Preparação quer na Sequência que se lhe segue devemos incluir a expressão este resto de problema / algum deste problema. Utilizando o exemplo anterior, na Fase de Preparação deveríamos utilizar a expressão Ainda que eu tenha alguma dor de cabeça, gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Ao fazer a Sequência, a Frase Lembrete deverá ficar assim ao longo dos pontos de acupunctura: Este resto de dor ou Alguma dor. Outros exemplos: Mesmo que eu ainda tenha algum deste medo de voar ; Ainda que eu tenha alguma desta ansiedade, etc.. Devemos repetir quer a Fase da Preparação (no fim de uma rodada) quer a Sequência até que o nível de intensidade do problema ou assunto vá diminuindo e chegue ao valor 0. Quando o nível de intensidade do problema atingir um valor de intensidade 1, devemos utilizar o Procedimento Gama 9. IMPORTANTE Volto a repetir, entre duas sequências ou rodadas completas deverá ser feita sempre a Avaliação da Intensidade do Problema ou Assunto. Em práticas avançadas (Método de Escolha ou da Ponte Golden Gate) faz-se a avaliação apenas ao fim de uma série de 3 Sequências ou rodadas seguidas. Artur Barata 2013 (18)

19 Como foi dito, essa avaliação é sumamente importante porque é através dela que saberemos se estamos a progredir ou continuamos no mesmo nível inicial de Intensidade do Problema ou Assunto. Caso não haja variação na intensidade do assunto que se está a tratar, ao fim de digamos, três ou quatro rodadas e respectiva Preparação, alguma coisa está a impedir a resolução do problema. Quando isso acontece, temos de suspeitar que o bloqueio poderá ser devido à existência de um SBS (Síndrome dos Benefícios Secundários) ou outro factor limitante. Artur Barata 2013 (19)

20 6. O PROCEDIMENTO GAMA 9 Já se disse que quando o nível de intensidade do problema atingir um valor próximo de 1, devemos utilizar o Procedimento Gama 9. Este Procedimento consiste em bater continuamente com os dedos no Ponto Gama. O Ponto Gama localiza-se entre as bases do dedo mindinho e dedo anelar, a cerca de 2 a 3 cm destas. Enquanto se bate continuamente com os dedos indicador e médio nesse ponto, vá repetindo a Frase lembrete (remanescente) e executa-se o seguinte procedimento: 1. Olhos fechados; 2. Olhos abertos; 3. Olhos abertos olhando para algo em baixo, à esquerda, enquanto se mantém a cabeça direita; 4. Olhos abertos olhando para algo em baixo, à direita, enquanto se mantém a cabeça direita ; 5. Rolar os olhos num grande círculo no sentido dos ponteiros do relógio; 6. Rolar os olhos num grande círculo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio; 7. Cantarolar durante 2 segundos uma canção (normalmente utiliza-se o parabéns a você); 8. Contar de 1 a 5; 9. Cantarolar de novo uma canção durante 2 segundos (utiliza-se outra porção do parabéns a você). Parece que a utilidade deste Procedimento Gama 9 tem a ver com facto de que num evento traumático, os olhos de uma pessoa se alargam (provavelmente para captar o maior número de informações possível), as pupilas estreitam-se (para melhor concentração na situação perigosa), o cérebro congela e o tempo expande-se. Artur Barata 2013 (20)

21 Com este procedimento o cérebro entra em modo de sobrevivência e não processa os eventos do mesmo que o faria em situações normais. Além disso, os investigadores do cérebro crêem que o movimento R.E.M. (Rapid Eyes Movements) dos olhos durante o sono tem por finalidade processar os eventos do dia, que são libertados depois disso. Pensa-se que uma das razões pela qual o sono é perturbado após um evento traumático se deve às substâncias químicas libertadas durante os sonhos perturbadores e isso assusta, levando à interrupção do processamento natural dos acontecimentos. Os olhos são uma parte do cérebro que lhe dá informações do exterior. Sempre que os olhos se abrem e fecham ou se movimentam, estamos a activar uma parte diferente do cérebro. Quando cantarolamos, contamos e voltamos a cantarolar, estamos a activar respectivamente, a parte direita, esquerda, e de novo a direita. Significa dizer, então, que ao utilizarmos este protocolo (Gama 9) estamos a ajudar o cérebro a processar o evento traumático. O Procedimento Gama 9 é muitas vezes descrito como uma técnica destinada a equilibrar o cérebro, equilibrando as várias funções por ele desempenhadas. O criador desta técnica foi o Dr. Roger Callahan, que defende a ideia de que o cérebro precisa de tratar os problemas individualmente. É como se ele precisasse de se ligar à frequência certa de cada evento traumático para que o tratamento possa funcionar correctamente. Artur Barata 2013 (21)

22 7. TESTE No final do Procedimento Gama 9 a intensidade do problema deverá estar situada no número 0. Nessa altura deve fazer-se um teste trazendo à memória o problema inicial, procurando-se sentir a resposta emocional correspondente. Pense seriamente no problema, na situação geradora do sintoma e tente sentir o que sentia inicialmente. Se não conseguir sentir nada estará com o problema a zero (o), ou seja, resolvido. Se voltar a sentir algum tipo de emoção à volta do assunto então ainda não está no zero (o), tendo sobrado qualquer coisa que é conveniente eliminar. Nessa altura terá que fazer de novo a Preparação e executar mais uma ou mais Sequências e /ou mais um Procedimento Gama 9 até atingir o zero. Depois deste último Procedimento Gama 9, deverá realizar novo Teste. Para finalizar, depois de se atingir o zero (0), poderá realizar-se uma outra sequência de batidas, mas desta vez na positiva. Artur Barata 2013 (22)

23 A RAIZ DO(S) PROBLEMA(S) Na sequência do que tem sido dito é lógico pensar que de longe, a maneira mais rápida para se resolver um problema complexo ou clarificar sintomas que resistem ao tratamento é descobrir a questão central do problema, ou seja, a raiz ou âmago do problema. Estes problemas originais são interrupções fundamentais do sistema energético que se podem formar na infância ou mais tarde, em resposta a uma dificuldade ou evento traumático. Em algumas situações, a raiz ou origem do problema poderá ser óbvia. Por exemplo: Desde que me separei não paro de engordar ; desde que o meu negócio faliu que a dor que tenho nas costas não para de aumentar. Contudo, a maior parte das vezes, a raiz do problema (a causa original) está oculta. Por alguma razão a mente subconsciente resolveu afastar da memória do dia a dia as ocorrências dolorosas exactamente por isso mesmo, porque são muito dolorosas. Porque é que tenho dificuldade em falar em público? Porque é que sou tão tímido(a)? Porque é que os meus relacionamentos falham constantemente? Porque é que os meus negócios nunca dão certo? Porque é que me sinto sempre tão triste? Porque é que ando sempre insatisfeito? Porque é que tenho tanto medo de andar de elevador?... Etc., etc., poderão ser alguns dos muitos problemas cujo âmago está oculto no subconsciente. Esta questão de saber qual a causa original de um problema é absolutamente necessária em algumas situações para que as pessoas possam verdadeiramente atingir o nível emocional 0, ou seja, se sintam verdadeiramente libertas da opressão que tão fortemente e durante tanto tempo as condicionou. Por exemplo, o Jorge (nome fictício) tem muita dificuldade de falar em público porque no seu quarto ano do básico, a professora o ridicularizou em frente à turma. Este acontecimento da infância é, de facto, a raiz do problema que tem de ser conhecida e resolvida com a EFT. Enquanto isso não acontecer, servirá sempre como fonte auto-sabotadora de qualquer tentativa de resolução da dificuldade de falar em público do Jorge, por mais esforços conscientes que este faça no sentido de os debelar. Artur Barata 2013 (23)

24 OS ASPECTOS DO PROBLEMA Muitos dos recém-chegados à EFT apresentam os seus problemas emocionais da seguinte maneira: Sinto-me abandonado(a) e estou sempre ansioso(a); Sinto-me mal porque tive muitos problemas na infância. Odeio o meu pai (a minha mãe); Tenho a minha autoestima muito em baixo. Não consigo fazer nada em condições; Sinto-me deprimido(a) e esgotado(a), etc.. Para essas pessoas esse é o problema e é para os resolver que desejam fazer a EFT. Apesar da percepção das pessoas sobre os seus problemas, as situações atrás presentadas ou similares são apenas sintomas dos verdadeiros problemas. O verdadeiro problema são situações anteriores não resolvidas (a maior parte das vezes na infância). Os sentimentos e emoções que sentimos simplesmente não surgem do nada. Têm uma origem (uma raiz) e é sobre esta que se deve sempre procurar fazer o tapping. Podemos considerar, como diz Gary Craig, que estas emoções são os sintomas que correspondem ao tampo de uma mesa, enquanto o ou os verdadeiros causadores dessa situação são eventos ocorridos no passado recente ou mais antigo (muitas vezes na infância) e que têm associadas essas emoções, as pernas da mesa. Resumindo, a maior parte das vezes o que acontece é que se faz a EFT sobre os sintomas e não ao evento causador desses sintomas. Concretamente, é habitual muitos principiantes e mesmo praticantes da EFT, terem a tendência de aplicar as técnicas sobre o tampo da mesa e não sobre as pernas, por exemplo, fazendo uma afirmação do tipo: Embora eu tenha esta sensação de abandono. É claro que uma afirmação de Preparação tão generalista dificilmente poderá produzir bons resultados, embora por vezes isso possa acontecer. Artur Barata 2013 (24)

25 Resultado: em regra obtém-se algum alívio, mas a emoção stressante persiste e continua a minar o bem-estar do praticante. Por outro lado, é importante dizer que uma abordagem tão vaga e generalista como esta pode criar um ambiente propício ao desvio da atenção do(a) paciente. A atenção da pessoa poderá estar desconcentrada e com tendência a pular de evento para evento não só enquanto faz a Fase de Preparação como durante a própria Sequência. Este tipo de abordagem promove a imprecisão fazendo com que o problema a ser tratado volte. O que volta, como é óbvio, é o problema ainda não resolvido (as pernas da mesa.) Por vezes, determinado problema pode trazer um outro associado. Uma fobia a cães, por exemplo, poderá não se centrar somente no medo do cão em si, a que poderemos chamar problema global. É que por baixo desse problema global poderão existir outros aspectos: a fobia será mais forte quando o cão ladra, ou quando corre, ou quando mostra os dentes, ou em relação a cães com determinado tipo de pelo, ou em determinadas situações concretas, etc.. O aspecto é, assim, a parte menor de um evento específico que traz um sentimento negativo ao ser lembrado. Muitas vezes, ao tratar com a EFT um aspecto e conseguir que ele chegue à intensidade 0, poderá surgir um outro menor relacionado com o primeiro e responsável pelo não desaparecimento do problema. Daí ser necessário identificar e tratar cada aspecto do problema para que haja libertação emocional total. A percepção da mudança do aspecto que está a ser tratado é muito importante, para que se perceba o progresso que está a ser conseguido (ou não). O praticante ou terapeuta que não consiga perceber esta mudança, tenderá a achar que o trabalho não está a funcionar, quando na verdade está e muito bem. Artur Barata 2013 (25)

26 Deve ter bem presente que enquanto os diferentes aspectos de um problema não forem resolvidos e levados até zero (0) pela utilização da Receita Básica poderá não notar alívio por aí além. De qualquer maneira, haverá nesse caso, sempre aquela sensação de que alguma coisa não está resolvida. A título de exemplo, se uma situação que o(a) incomoda for acompanhada de dor de cabeça, dor de estômago e dor de dentes, não se sentirá curado(a) enquanto tudo não desaparecer. A dor poderá sofrer alterações mas continuará a ser dor. O mesmo acontece com os problemas emocionais que contenham aspectos diferentes. Poderá não experimentar nenhum alívio enquanto cada um deles não for resolvido. Esta situação poderá ser comparada ao descascar de uma cebola: livra-se de uma camada e surge de imediato uma outra por baixo. TIPOS BÁSICOS DE MUDANÇA DE ASPECTO Existem dois tipos básicos de mudança de aspecto: 1. Mudança de cena ou mudança de memória (o cenário altera-se); 2. Mudança de sentimento ou emoção (o cenário ou memória mantém-se). No primeiro caso muda-se o cenário mas mantém-se o sentimento / emoção. No segundo, mantém-se o cenário mas altera-se o sentimento/emoção. Depois de cada Sequência ou rodada, deve procurar perguntar-se sempre : O nome do sentimento é o mesmo do início ou mudou? Ainda me estou a lembrar do mesmo evento específico, ou a minha mente foi buscar outro evento? Artur Barata 2013 (26)

27 Caso o evento ainda seja o mesmo, é ainda a mesma cena que me incomoda, ou é outra diferente? Se o cenário ou sentimento mudou, identifique o nome do novo sentimento ou nova situação. Nota: Neste caso modifique também a Frase de Preparação bem como a Frase lembrete. Outra pergunta muito importante. Após cada Sequência, se ainda estiver a sentir algo negativo, pergunte-se sempre: Quando penso neste assunto, qual é o motivo porque me sinto assim? O que há atrás disto? Alguns profissionais e praticantes desta modalidade de energia psicológica poderão utilizar questões similares às que já referi para detectar aspectos do problema ou numa situação de SBS, que abordarei um pouco mais adiante. Um desses profissionais é Ângela Vieira, que em propõe as quatro questões apresentadas para descobrir associações mentais inconscientes : 1. O que é que este problema me faz lembrar? 2. O que é que este problema me faz sentir? 3. O que é que eu estou a ganhar com isto (em ter esta doença ou este problema)? 4. O que é que eu estou a perder com isto? Ângela Vieira afirma que quando fazemos estas questões poderemos aceder à informação guardada em memória, muitas vezes a um nível inconsciente. Para apreender a informação do inconsciente não deve nunca esforçar-se, utilizando a mente consciente. Relaxe (o que faz o cérebro entrar em estado alfa), e permita que a informação aflore. Faça uma lista dos motivos que vierem à tona (por mais disparatados que lhe pareçam) e anote-os. Poderão constituir aspectos que devem ser tratados. Procure estar atento(a). Após cada Sequência poderá acontecer que os motivos mudem, aos poucos ou rapidamente. Artur Barata 2013 (27)

28 O QUE FAZER QUANDO OS RESULTADOS NÃO SURGEM Poderá perfeitamente acontecer que depois de algum tempo não se estejam a conseguir progressos na resolução do problema. Isso pode surgir devido aos motivos seguintes: Pode ter uma IP (Inversão Psicológica) ou uma IGP (Inversão Geral de Polaridade). Esta IP ou IGP pode estar associada a uma SBS (Síndrome dos Benefícios Secundários) Ter uma SBS pode significar que o inconsciente percebe que é mais fácil manter a situação actual do que mudar (porque essa situação é conhecida, porque é confortável, mesmo que seja má, porque traz algum tipo de benefício enquanto durar, etc.). A inversão por SBS ocorre geralmente em pessoas com doenças crónicas ou similares, ou que tenham sofrido um trauma, tenham vícios e hábitos antigos, crenças limitantes, etc.. Para estas pessoas, perder a sua condição limitante é como perder a identidade. Reparar uma SBS é fácil! Basta simplesmente fazer o tapping no Ponto Karate enquanto se vão dizendo frases de inversão do procedimento como, por exemplo, as que se seguem: Mesmo que eu não queira realmente ver-me livre deste problema (fobia, raiva, dor crónica, hábito, vício, etc.), gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Mesmo que eu não saiba realmente como agir no futuro se me livrar deste problema (excesso de peso, fumar, etc.), gosto de mim e aceito-me total, completa e profundamente. Mesmo que eu não queira perdoar à minha mãe Ainda que o meu superior seja um parvo e eu não lhe queira perdoar o ter-me dado uma tão má classificação Embora eu esteja cheio(a) de medo porque penso que nunca irei melhorar desta doença e ainda por cima posso ficar inutilizado(a) para sempre Por razões que neste momento desconheço sinto que não quero realmente livrarme deste problema Artur Barata 2013 (28)

29 Repare que ao formular a Frase da Preparação do modo acima referido está a reconhecer ter um problema psicológico que está a boicotar (autossabotar) a sua evolução, mesmo desconhecendo as razões profundas porque o faz, já que se trata de um processo inconsciente. De facto, o inconsciente tem sempre razão e actua sempre em benefício da pessoa. Ao fazer o que faz fá-lo porque um dia (devido a algo que aconteceu no passado) chegou à conclusão que essa foi a via escolhida para a pessoa estar em segurança. A mensagem ficou gravada e a resposta dada pela mente a uma determinada situação segue invariavelmente o mesmo percurso: a um dado estímulo segue-se uma determinada reacção. É uma situação deste tipo que é observável nas fobias e nos ataques de pânico, nas adições (tabaco, álcool e drogas), mas que pode ocorrer em qualquer outra situação aparentemente menos complexa, como adiar a resolução de um problema (procrastinação) ou a execução de um projecto, por exemplo. A solução? Não passa por combater o problema utilizando a força de vontade, mas preparando-o (ao inconsciente) para aceitar uma alteração a esses procedimentos elaborando uma frase que reconheça a existência do problema, ou seja, fazendo a Preparação (Set-Up). Poderá haver outras razões pelas quais não se conseguem obter resultados: por não se fazerem as afirmações de um modo suficientemente específico; devido a desidratação; por sensibilidade a alguma coisa; por haver necessidade de se descobrir a origem/raiz do problema ou situação. Depois de lançadas as perguntas, devemos apanhar os primeiros pensamentos que nos vêm à mente (por muito estranhos ou diferentes do assunto a tratar que possam parecer ) e trabalhá-los com a Receita Básica da EFT. Trabalhar o(s) pensamento(s) que tenha(m) vindo à tona poderá alterar o assunto ou problema que se tenha estado a trabalhar e isso implica reformular quer a Frase de Preparação quer a Frase lembrete. Artur Barata 2013 (29)

30 CONCLUSÃO Como se pode verificar, a EFT/TLE é nos seus princípios e funcionamento uma técnica muito simples e é nessa simplicidade que reside talvez, a sua maior eficácia. Para além de simples, é gratuita, não causa dependência, e pode ser utilizada em qualquer lugar e em qualquer momento. A chave do seu sucesso reside tanto numa aprendizagem correcta dos seus princípios funcionais aqui expostos como numa prática que se deseja muito frequente. Ou seja, deve-se praticar, praticar, praticar e praticar Quantas vezes deve ser utilizada? Há limites para a sua utilização? A resposta é: não há limites, diários ou de outro tipo qualquer. O seu desejo de parar e o cansaço são o seu limite. Que assuntos ou problemas poderão ser tratados com a EFT? A resposta, aparentemente pretensiosa, parece, até agora, uma só: todos! Experimente. Para além da prática, devo dizer que há um outro conceito fundamental da EFT (que já foi referido) e que deve ser considerado, podendo determinar o sucesso ou insucesso da sua aplicação: é ele a persistência. Repito, persistência não é teimosia, pretendendo que o problema desapareça à força de batidelas e afirmações. Persistência é querer, é ter vontade de seguir em frente desejando resolver o problema. Muitas vezes, não nos apetece fazer o trabalho de casa, e essa atitude é muito mais frequente do que se possa imaginar. Também isso é uma SBS, uma forma de autosabotagem. O seu inconsciente quer protegelo(a) da mudança porque é esse o seu papel (manter a homeostasia, o equilíbrio, o status quo), ainda que a situação vivida no presente seja péssima. Por conseguinte, persistir significa não desistir até, como diz Robert Smith (o autor da FasterEFT, uma das variantes da EFT), morrer ou obter resultados. Artur Barata 2013 (30)

31 Lembre-se: as suas limitações são as limitações que poderá impor à técnica. Não existem outras. Experimente tratar o seu problema com a EFT, pratique e seja persistente seguindo as orientações deste Manual. Poderá ficar surpreendido(a) com os resultados! Artur Barata 2013 (31)

32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Craig, Gary, The EFT Manual, 2º Edition, Energy Psychology Press, Santa Rosa, 2010/2011. Kappas, Susie, Advanced EFT, Emotional Freedom Tecnique - Part 2, American Hypnosis Association, Lima, André, Manual de EFT Nível 1, Vieira, Ângela, Artur Barata 2013 (32)

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de Kimberly Willis The Little Book Of Diet Help Tradução de Inês Rodrigues Ilustrações de Liliana Lourenço PARTE 1 > SOBRE ESTE LIVRO 9 PARTE 2 > VAMOS COMEÇAR 19 PARTE 3 > MUDE A FORMA COMO SE SENTE 49

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) O seguinte teste foi concebido para o ajudar a encarar a sua própria vida emocional, o

Leia mais

EFT é uma técnica revolucionária que limpa bloqueios emocionais, desde o corpo energético, eliminando as doenças na base de suo origem.

EFT é uma técnica revolucionária que limpa bloqueios emocionais, desde o corpo energético, eliminando as doenças na base de suo origem. EFT é uma técnica revolucionária que limpa bloqueios emocionais, desde o corpo energético, eliminando as doenças na base de suo origem. A ciência tem demonstrado que na maioria das doenças físicas, elas

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

! " # $ % %& " ' % % $! & %() % ' % " $*" & #+ " +, % # # + " -.%/ # 0 / # 0 " " 1 / # 0 2 % # " + % # ) # # % 2 % "3 ' 4 # * 5 )#+ %

!  # $ % %&  ' % % $! & %() % ' %  $* & #+  +, % # # +  -.%/ # 0 / # 0   1 / # 0 2 % #  + % # ) # # % 2 % 3 ' 4 # * 5 )#+ % ! # $ & ' $! & () ' $* & #+ +, # # + -./ # 0 / # 0 1 / # 0 2 # + # ) # # 2 3 ' 4 # * 5 )#+ 6 77 7 7( 8 9 #! # $&# ' (( ( ) $ *&*+)9, -+ 9 93 $ & ) )! &! #'(!-# $. $'( /#-##! '-!/.# ( 01! + : # 3 + $#-!

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa STEVEN CARTER Sou uma mulher inteligente porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa Introdução Você se considera uma mulher inteligente? Antes de responder, tenha em mente o

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA A razão para publicar este artigo começou por ser a necessidade de desmitificar alguns dos receios manifestados principalmente pelas jogadoras em ficarem grandes quando

Leia mais

Instrumento A. Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida. Número do envelope utilizado SISTEMA DESCRITIVO - EQ-5D

Instrumento A. Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida. Número do envelope utilizado SISTEMA DESCRITIVO - EQ-5D Instrumento A Questionário nº Sistema de valores do instrumento EQ5D de mensuração de qualidade de vida Instituto Nacional de Cardiologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

A Revolução No Seu Negócio

A Revolução No Seu Negócio A Revolução No Seu Negócio Copyright 2009 ATTRACTION MARKETING TRENDS 1 Saiba Como e Quais Os Benefícios... Lista Infinita de Contactos Marketing de Atracção Contactos Pré-Qualificados O Sistema Posiciona-o

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Encontro 7 26 de agosto de 2015

Encontro 7 26 de agosto de 2015 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico SILVANY BRASIL Serviço Socioeducacional DIVANEID ARAÚJO Serviço de Orientação Educacional CINTHYA GUERRA Encontro 7 26 de agosto de

Leia mais

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO Capítulo 15: TÉCNICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO 15.1 Como se Preparar para as Entrevistas É absolutamente essencial treinar-se para as entrevistas. Se você não praticar, poderá cometer todos os tipos

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

José Carlos - Terapeuta de EFT Tel.: (21) 99389-1198 ou (21) 3502-5204 - E-mail: divulgandoaeft@gmail.com

José Carlos - Terapeuta de EFT Tel.: (21) 99389-1198 ou (21) 3502-5204 - E-mail: divulgandoaeft@gmail.com José Carlos - Terapeuta de EFT Tel.: (21) 99389-1198 ou (21) 3502-5204 - E-mail: GRUPO DE TERAPIA ON-LINE COM EFT E TFT Tratando Sua Dores Físicas e Emocionais O que é EFT? A sigla EFT significa Técnicas

Leia mais

Hipnose Tratando a Ansiedade e a Fobia Específica. Alexandra Melo Fernandes Psicóloga - Hipnoterapeuta

Hipnose Tratando a Ansiedade e a Fobia Específica. Alexandra Melo Fernandes Psicóloga - Hipnoterapeuta Hipnose Tratando a Ansiedade e a Fobia Específica Alexandra Melo Fernandes Psicóloga - Hipnoterapeuta Estudo de Caso Paciente M, mulher de 49 anos, casada, do lar, mãe de dois filhos (um adulto e outro

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Fisiologia: É o corpo humano, cada representação interna possui um estado fisiológico correspondente.

Fisiologia: É o corpo humano, cada representação interna possui um estado fisiológico correspondente. A Trilogia da mente é uma metáfora para compreendermos a estrutura do ser humano, sendo esse um sistema cibernético qualquer alteração em um elemento necessariamente produzirá alteração nos demais. Representação

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Entendendo (de verdade) sobre Inteligência Emocional Muito se fala sobre inteligência emocional, mas pouco se entende

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Alternativas falhadas ao CED

Alternativas falhadas ao CED Alternativas falhadas ao CED Uma das principais razões para se advogar a prática do Capturar-Esterilizar-Devolver é que nada mais resulta! Quer pretendamos uma redução na população felina ou a diminuição

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais i dos Pais Aos 4 anos Aos 4 anos de idade várias competencias intelectuais e emocionais surgem mais integradas dando à criança um acréscimo de autonomia e iniciativa no contexto das relações com os adultos

Leia mais

LONDRES Reunião do GAC: Processos Políticos da ICANN

LONDRES Reunião do GAC: Processos Políticos da ICANN LONDRES Reunião do GAC: Processos Políticos da ICANN e Responsabilidades do interesse público em relação aos Direitos Humanos e Valores Democráticos Terça feira, 24 de junho de 2014 09:00 a 09:30 ICANN

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

Afirmação do Perdão Para remover bloqueios energéticos e cordões nos chakras e no corpo energético

Afirmação do Perdão Para remover bloqueios energéticos e cordões nos chakras e no corpo energético 1 Afirmação do Perdão Para remover bloqueios energéticos e cordões nos chakras e no corpo energético Procedimento para a Afirmação do Perdão Os bloqueios energéticos e cordões nos chakras e no corpo energético

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO DEPRESSÃO E SUICÍDIO DEPRESSÃO E SUICÍDIO Há uma conexão direta entre a depressão e o suicídio. O suicídio é o auge do estado de rebeldia que a criatura pode se entregar.

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais