Introdução. Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. Apresentação"

Transcrição

1 Introdução É grande a parcela da população das nações mais desenvolvidas do mundo que esta se organizando em sociedades e associações civis que defendem interesses comuns. Essas pessoas já perceberam que não basta esperar o Governo assumir o papel de agente transformador da sociedade. Por isso se unem para melhorar os rumos de suas histórias pessoais e coletivas. Na sociedade moderna o grande patrimônio tem sido o conhecimento. As Empresas mais bem sucedidas já concluíram que sua maior riqueza está nos seus colaboradores, por isso, investem no seu desenvolvimento e na sua atualização técnica e profissional. Apresentação A SUCESU foi criada no Estado do Rio de Janeiro, em 1965, por um grupo de usuários que se reunia para debater e buscar soluções para os problemas comuns gerados na relação dos usuários de informática com fornecedores de equipamentos serviços. Originalmente a SUCESU foi denominada Sociedade de Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiários. Ao se transformar na Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações, a SUCESU torna-se ainda mais presente e ativa na missão de representar e defender os interesses dos usuários de Informática e Telecomunicações, por intermédio de ações políticas, institucionais e técnicas, fomentando e disseminando o uso das tecnologias da informação. A SUCESU é uma sociedade civil sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, de representação política dos seus associados e de coordenação, promoção, execução e indução de atividades do setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações e representa as categorias dos profissionais da área com a finalidade de atender os seguintes objetivos: Defender os interesses dos associados; Representar empresas e profissionais do setor de Informática e Telecomunicações; Promover e colaborar no desenvolvimento do setor de Informática e Telecomunicações; Realizar e estimular debates técnicos e políticos; Promover a divulgação e a absorção das diversas tecnologias relacionadas à Informática e as Telecomunicações;

2 Interagir com entidades especializadas objetivando a definição de padrões técnicos de normalização e de controle de qualidade. Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar: Implantação da Lei de Software; Acompanhamento do II PLANIN (Plano Nacional de Informática); Fim da reserva de mercado; Redução da carga tributária setorial; Definição de política de capacitação de recursos humanos; Estabelecimento de diretrizes e políticas de desenvolvimento do setor; Mediação de conflitos de interesse entre usuários e fornecedores; Indução a criação de polos de informática e telecomunicações; Criação de incubadoras tecnológicas; Interiorização do desenvolvimento da informática e das telecomunicações. Em Mato Grosso do Sul, nossa entidade, vinculada a SUCESU NACIONAL criada em 1986, tem executado diversas ações que movimentam este setor realizando congressos, palestras fóruns de debate e seminários com desenvolvimento de temas específicos, tais como: Cidade Digital, Governança em TI, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Redes Sociais Coorporativas, Gestão de Negócios, Encontros de Usuários de Software Livre, Encontros de CIO s, dentre outros. Tendo como foco a capacitação técnica e gerencial dos colaboradores das empresas do Estado, a SUCESU-MS também desenvolve regularmente programas de treinamento que atendem diferentes capacitações voltadas para o mercado de TI e das Telecomunicações, conforme o calendário proposto pelas empresas que expressam suas necessidades nos GU s (Grupos de Usuários) ao debaterem assuntos de interesses comuns. Para realizar esses programas a SUCESU-MS utiliza salas equipadas com o que há de mais moderno no meio tecnológico, garantindo desta forma a qualidade dos treinamentos oferecidos. Panorama do Setor O mercado das TI s no Brasil tem taxas de crescimento que variam entre 10% e 13% ao ano, devendo ter um incremento ainda maior até 2016 em virtude dos investimentos que o país fará nos eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

3 Hoje podemos dizer que o setor de TI em Mato Grosso do Sul segue avançando com vigor em busca de sua afirmação como segmento estratégico para economia sul-matogrossense. Prova disso são as premiações nacionais concedidas às empresas locais, tais como: Prêmio E-GOV, outorgado pela ABEP Associação das Empresas Públicas de TI, Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, Software desenvolvido por empresa local eleito o melhor da sua categoria pela revista InfoExame. Citamos ainda o Portal Educação e o site Reclame Aqui que são considerados uma referência nacional. A indústria de Tablets, o início da operação do Call Center da UNISYS e a inauguração da Incubadora Tecnológica Municipal de Campo Grande, por certo, contribuirão para fixar tais referências. Em função destas reais perspectivas, a SUCESU-MS pretende unir forças com os empresários, empreendedores, organizações da sociedade civil e órgãos públicos para conduzir o nosso Estado para um patamar de desenvolvimento pleno na nossa área de atuação e a sua inserção no programa de Governo MSFORTE se tornará imprescindível, já que o setor de TI tem forte potencial de crescimento, mas necessita ainda de incentivos e grandes investimentos. Para obter sucesso nesta empreitada é preciso estabelecer parcerias entre o governo, iniciativa privada e o terceiro setor. O empreendedorismo deve ser estimulado, procedimentos governamentais devem ser mais ágeis e novos investimentos devem ser direcionados ao setor. A SUCESU-MS acredita que a melhoria destes processos tornará o Estado de Mato Grosso do Sul mais competitivo frente ao mercado nacional e mundial destas tecnologias. SUCESU-MS 2013 O sucesso da nossa presença é fruto da cooperação entre os profissionais e as empresas, que compartilham o desenvolvimento de vanguarda deste setor em Mato Grosso do Sul. O trabalho contínuo realizado desde 1986 nos credenciou ocupar no biênio 1999 e 2000 a presidência da Sucesu Nacional. Naquele momento a nossa regional mostrou a influência do Estado nas decisões da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicação no cenário brasileiro. Retornamos agora, como presidente da nova Diretoria Executiva, para executar o plano de metas que prevê um conjunto de ações que culminará com a realização do INFO-MS envolvendo os usuários com a comunidade acadêmica, as empresas desenvolvedoras de software, as prestadoras de serviços e aquelas que comercializam e/ou desenvolvem produtos.

4 Descrição das Ações Congresso: O Congresso INFO-MS de tecnologia da informação tem como objetivos atualizar profissionais da área de TI, proporcionar maior orientação entre as novas tecnologias e seus usuários e facilitar o fechamento de negócios entre empresa clientes/consumidores. Seminários: Os seminários são eventos verticais, focados em temas específicos, sendo desenvolvidos em parceria com as empresas de TI para atender aos interesses desse mercado. Cursos e Palestras: Durante a maior parte do ano realizaremos palestras e cursos, promovendo uma base permanente de atualização tecnológica de nossos associados. Estes eventos irão oferecer orientações teóricas, práticas empresariais, visão atualizada da tecnologia de informação e telecomunicações num ambiente enriquecido por debates e trocas de experiências. Encontro de Colaboradores: O objetivo deste evento é promover um canal de relacionamento dos usuários com as empresas de TI associado, possibilitando a troca de experiência profissional destes usuários, visto que os assuntos a serem apresentados por aqueles são relevantes e de interesse comum. Grupo de Usuários GU s: Os objetivos destes grupos é a realização de fóruns informais de discussão temática, abertos a profissionais interessados na pesquisa, aplicação de tecnologias e de práticas empresariais, bem como na solução de problemas e dúvidas por intermédio da discussão e troca de informações com outros profissionais. Tais como: Grupo de Usuários de Governança; Grupo de Usuário de Segurança da Informação; Grupo JAVA; Grupo de Novos Profissionais de TI; Grupo de Startups. Reuniões de CIO S: São eventos com calendário específico para tratar de questões relativas ao cargo de CIO s das empresas. O evento estimula a troca de ideias, experiências e conhecimentos. Network Sucesu: Este evento reunirá empresários, usuários, fornecedores de serviços, suprimentos e equipamentos para se conhecerem, conquistar novos parceiros, trocarem ideias e se posicionar neste mercado.

5 Criação do Canal de Serviços e Compras: Será o canal de divulgação dos serviços e produtos comercializados pelos nossos associados por meio de um guia de compras com garantia de qualidade. Esta garantia será evidenciada pela distribuição de selos e certificados associativos. Outros Serviços: Utilizando parcerias ofertaremos consultorias nas seguintes áreas de atuação: Jurídica de Direto Empresarial, Digital e Trabalhista; Imprensa, Comunicação e Marketing; Organização de Eventos; Certificação de Tecnologias Aplicadas; Banco de Talentos e Oportunidades; Descontos no Comércio e Instituições de Ensino; Service Desk. Formas de Contribuição Associativa (1) Associado Individual Pessoa Física ASSOCIADO INDIVIDUAL (PESSOA FÍSICA) PERIODICIDADE VALOR MENSAL R$ 20,00 Benefícios Oferecidos: Obter desconto de 5% nas palestras e cursos; Ter acesso irrestrito a sede da SUCESU-MS; Receber mensalmente uma cortesia para participar de uma palestra realizada pela SUCESU-MS; Ficar atualizado com as principais informações da área de informática e telecomunicação por meio de boletins eletrônicos e no site da entidade.

6 (2) Associado Empreendedor Individual ASSOCIADO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL PERIODICIDADE VALOR MENSAL R$ 30,00 Benefícios Oferecidos Obter desconto de 10% nas palestras e cursos; Receber uma credencial para os parceiros e clientes nos seminários e congressos. Caso exceda o número de credenciais, o associado terá desconto de 10% nas adicionais; Receber mensalmente uma cortesia para participar de uma palestra realizada pela SUCESU-MS; Ter acesso ao Informativo Mensal que é o veículo institucional de divulgação da SUCESU-MS. O associado tem a possibilidade de participar do informativo enviando Cases de Sucesso da empresa para ser publicado e outras notícias, como também dar sugestões de pauta e elaborar críticas construtivas; Divulgar empresas associadas no site da SUCESU-MS, com link para os seus respectivos sites. (3) Associado Corporativo Pessoa Jurídica ASSOCIADO CORPORATIVO (PESSOA JURÍDICA) PERIODICIDADE Titular (Colaborador I) 01 a 10 Funcionários Titular (Colaborador II) 10 a 50 Funcionários Titular (Colaborador III) Acima de 50 Funcionários MENSAL R$ 50,00 R$ 100,00 R$ 150,00 Benefícios Oferecidos Obter desconto de 10% nas palestras e cursos;

7 Receber 2 (duas) credenciais para os parceiros e clientes nos seminários e congressos. Caso exceda o número de credenciais, o associado terá desconto de 10% nas adicionais; Ter acesso ao Informativo Mensal que é o veículo institucional de divulgação da SUCESU-MS. O associado tem a possibilidade de participar do informativo enviando Cases de Sucesso da empresa para ser publicado e outras notícias, como também dar sugestões de pauta e elaborar críticas construtivas; Divulgar empresas associadas no site da SUCESU-MS, com link para os seus respectivos endereços. Além de associado a sua empresa/instituição, poderá também contribuir com a manutenção ou patrocínio das atividades da SUCESU-MS como forma de divulgação da sua marca. (4) Mantenedor: O associado Mantenedor contribui financeiramente por meio do pagamento mensal ou anual e apoio tecnológico e de gestão. MANTENEDOR PERIODICIDADE VALOR MENSAL R$ 1.000,00 Benefícios Oferecidos: Inserir a logo da sua empresa em toda a campanha de divulgação da entidade, incluindo folders, mailing e anúncios em jornais; Introduzir a logomarca da empresa nos banners integrados em salas de eventos e na área de circulação; Adicionar material promocional ou institucional nas pastas e malas dos participantes dos eventos; Incluir a logomarca da sua empresa no site da entidade; Colocar um link na página da internet da SUCESU-MS, direcionada para o site da empresa; Mencionar a sua empresa nos press-releases ; Participar na diretoria da entidade, caso seja de seu interesse;

8 Fazer sorteios de brindes promocionais durante os eventos, quando aprovados pela diretoria; Obter desconto de 50% nas palestras e cursos; Receber 20 credenciais para os parceiros e clientes nos seminários e congressos. Caso exceda o número de credenciais, o mantenedor terá desconto de 50% nas adicionais; Ter direito ao uso de mailing dos participantes nos eventos não conflitantes com outro patrocinador específico. (5) Patrocinador: assim como o Mantenedor, o associado patrocinador também contribui financeiramente, por meio do pagamento mensal ou anual além do apoio tecnológico e de gestão. PATROCINADOR PERIODICIDADE VALOR MENSAL R$ 500,00 Benefícios Oferecidos: Inserir a logo da sua empresa em toda a campanha de divulgação da entidade, incluindo folders, mailing e anúncios em jornais; Incluir a logomarca da sua empresa no site da entidade; Colocar um link na página da internet da SUCESU-MS, direcionada para o site da sua empresa; Adicionar material promocional ou institucional nas pastas dos participantes dos eventos; Ter direito ao uso de mailing dos participantes nos eventos; Obter desconto de 25% nas palestras e cursos; Receber 10 credenciais para os parceiros e clientes nos seminários e congressos. Caso exceda o número de credenciais, o patrocinador terá desconto de 25% nas adicionais.

9 (6) Apoio: contribui com disponibilização de recursos materiais, humanos e ou conhecimento para fortalecer as ações de SUCESU-MS. Benefícios Oferecidos: Inserir a logo da sua empresa em toda a campanha de divulgação da entidade, incluindo folders, mailing e anúncios em jornais; Incluir a logomarca da sua empresa no site da entidade; Colocar um link na página da internet da SUCESU-MS, direcionada para o site da sua empresa; Adicionar material promocional ou institucional nas pastas e malas dos participantes dos eventos; Obter desconto de 10% nas palestras e cursos; Receber 5 (cinco) credenciais para os parceiros e clientes nos seminários e congressos. Caso o número de credenciais excederem o mantenedor terá desconto de 20%. (7) Patrocinador de Grupo de Usuários: a empresa patrocinadora contribui financeiramente por meio de pagamento mensal para o grupo. PATROCINADOR DE GRUPOS DE USUÁRIOS PERIODICIDADE VALOR MENSAL R$ 200,00 Benefícios Oferecidos: Inserir a logo da sua empresa em toda a campanha de divulgação do grupo, incluindo folders, mailing e anúncios em jornais; Obter gratuidade nos eventos relativos ao grupo; Obter desconto de 10% nas palestras e cursos promovidos pela SUCESU.

10 SEJA UMA EMPRESA ASSOCIADA As organizações de todos os segmentos estão cada vez mais preocupadas em direcionar seus investimentos em ações que gerem mais benefícios e ainda agreguem valor aos seus negócios e para a comunidade em geral. A reciclagem de seus profissionais também é fator para o seu crescimento e desenvolvimento. A SUCESU-MS depende da contribuição dos seus associados, das empresas mantenedoras, patrocinadores e todos os apoiadores para realizar suas atividades. Contando com a sua participação é que nos tornaremos uma entidade forte, capaz de promover e colaborar com o desenvolvimento do setor de informática e telecomunicação em Mato Grosso do Sul. Preencha as informações contidas no Termo de Adesão anexo e nos encaminhe via , fax ou solicite a visita de um dos nossos colaboradores. Após enquadra-lo adequadamente a Diretoria Executiva da Sucesu-MS enviará o Termo de Compromisso devidamente preenchidos com seus dados, para sua ciência e assinatura. Anexo segue minuta do Termo de Compromisso e modelo do formulário a ser preenchido com as informações dos seus colaboradores. Ficamos a sua disposição para qualquer informação adicional. Cordialmente, Abelardo Teixeira Fraga Presidente da Sucesu-MS

11 Termo de Adesão ASSOCIADO Razão Social: Nome Fantasia: Endereço: Bairro: Cidade: UF: CEP: Telefones: Fax: Site: CNPJ: Inscrição Estadual: Ramo de Atividade: Número de Funcionários em TI: Funcionários Administrativos Representante da Empresa na SUCESU-MS: Titular: Suplente: Cargo: Fone: Cargo: Fone: Categoria do Associado: Valor da Contribuição: R$ ( reais ) Periodicidade da Contribuição: Mensal ( ) Semestral ( ) Anual ( ) Campo Grande, de de Representante Titular da Proponente

12 Termo de Compromisso A empresa/instituição, representada pelo(a) Sr.(a) nome, cargo, vem por este instrumento aderir a Associação de Usuário de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso do Sul SUCESU-MS na condição de Categoria de Associado e assim se comprometem: 1. A Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso do Sul, SUCESU-MS, entidade de direito civil, sem fins lucrativos, se propõe a realizar atividades pertinentes às áreas de Informática e Telecomunicações, propiciando aos associados, nestas ocasiões, vantagens diferenciadas de custeio. 2. As atividades da SUCESU-MS, atinentes a Informática e Telecomunicações, abrangem: 2.1. Cursos e Treinamentos Feiras e Congressos Apoio e orientação técnica em software e hardware Serviços diversificados, disponíveis em redes de comunicação de dados Palestras, fóruns, simpósios, seminários e similares Divulgação de notícias sobre eventos que venham a transcorrer em outras praças, em níveis nacional e internacional. 3. Os direitos do associado pessoa jurídica não se estenderão de uma filial a outra ou de uma unidade a outra, pertencentes a um mesmo grupo empresarial, administração pública ou autarquias. 4. A empresa/instituição, inscrita no CNPJ N pagará a taxa de adesão e a mensalidade no valor de R$ ( reais), estipulada pela diretoria conforme informações contidas no Termo de Adesão preenchido pela proponente. 5. O pagamento da taxa de inscrição será realizado em dinheiro ou na rede bancária, através de boletos emitidos pela SUCESU-MS, cheque ou depósito bancário correspondente ao valor da primeira mensalidade. 6. O pagamento da mensalidade ocorrerá no dia 10 (dez) do mês subsequente durante a vigência da adesão do associado e será realizado na rede bancária, através de boletos emitidos pela SUCESU-MS. 7. Caso os pagamentos não ocorram nas datas de vigência, a SUCESU-MS se considera no direito de cobrar multa de 2% do valor da dívida e mais 0,2% por dia de atraso, atualizados monetariamente até a data do efetivo pagamento. 8. Caso os atrasos nos pagamentos ultrapassem a 90 (noventa) dias, a SUCESU-MS poderá, a seu critério e unilateralmente, rescindir o presente Termo de Adesão, permanecendo as obrigações previamente compromissadas pelo associado.

13 9. Mantendo-se em dia com as obrigações de pagamento, descritas no item 6 acima, o associado automaticamente se habilita a usufruir dos direitos estabelecidos no Estatuto da SUCESU-MS, dentre outros, participar: 9.1. De todas as promoções realizadas pela SUCESU-MS Das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias Da gestão da entidade, sendo este direito não aplicável aos associados individuais e colaboradores. 10. O prazo deste termo de compromisso, ora celebrado é indeterminado, podendo por interesse de qualquer das partes, ser rescindido 30 (trinta) dias após comunicado formal de uma parte à outra. 11. É parte integrante deste documento o Termo de Adesão devidamente assinado pelo representante do associado. 12. De comum acordo entre a SUCESU-MS e os associados, fica eleito o Fórum da Cidade de Campo Grande/MS, renunciando as partes a qualquer outro Fórum, por mais privilegiado que seja para dirimir quaisquer questões relativas a este Termo de compromisso. Concordo com os termos e as condições acima. Campo Grande, MS, de de Assinatura do Associado SUCESU-MS

14 RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS - Associado NOME TELEFONE

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar:

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar: Introdução É grande a parcela da população das nações mais desenvolvidas do mundo que está se organizando em sociedades e associações civis que defendem interesses comuns. Essas pessoas já perceberam que

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO LIDER INTERIORES CLUBE LIDER

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO LIDER INTERIORES CLUBE LIDER PROGRAMA DE RELACIONAMENTO LIDER INTERIORES CLUBE LIDER Público-alvo: Profissionais de arquitetura, design de interiores e decoração. Objetivo: Regulamentar a participação dos clientes no programa pela

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC 1. CONTEXTO A Catho Educação Executiva é focada no desenvolvimento de talentos, na melhora do desempenho das organizações e na criação de processos

Leia mais

EDITAL Nº 135 /2010 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2010 SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET- MG NASCENTE ARAXÁ

EDITAL Nº 135 /2010 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2010 SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET- MG NASCENTE ARAXÁ EDITAL Nº 135 /2010 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2010 SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET- MG NASCENTE ARAXÁ O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA.

EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA. EDITAL Nº29-22/03/2013 DEDC SELEÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS E PROJETOS PARA INSTALAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DO CEFET-MG NASCENTE EM LEOPOLDINA. O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Institucional Invest Oral

Institucional Invest Oral Institucional Invest Oral A INVEST ORAL Fundada em 2003, por nosso sócio fundado Dr. Fabio Loriato Calmon ; possui grande expertise conquistada ao longo de seus 11 anos de existência; Uma empresa operadora

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

A FUNDAEPE é detentora exclusiva do uso de sua marca e só ela tem o direito de autorizar a sua utilização.

A FUNDAEPE é detentora exclusiva do uso de sua marca e só ela tem o direito de autorizar a sua utilização. MANUAL DE USO DA LOGOMARCA P á g i n a 1 1. APRESENTAÇÃO A Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão FUNDAEPE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja finalidade precípua

Leia mais

EDITAL / REGULAMENTO TREZE: O PALCO DA CULTURA 10ª EDIÇÃO

EDITAL / REGULAMENTO TREZE: O PALCO DA CULTURA 10ª EDIÇÃO EDITAL / REGULAMENTO TREZE: O PALCO DA CULTURA 10ª EDIÇÃO I. DO OBJETO 1.1. Através de processo de seleção, irá proporcionar a apresentação de 25 trabalhos produzidos por artistas, grupos ou companhias

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA FICHA DE INSCRIÇÃO 8 ª EDIÇÃO Prefeitura Municipal de Nome do(a) Prefeito(a) Endereço CEP UF Telefone Fax E-mail Responsável pelas informações (nome e

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento de

Leia mais

Encontro Nacional de Gestão de Riscos 2007

Encontro Nacional de Gestão de Riscos 2007 Proposta de Patrocínio Encontro Nacional de Gestão de Riscos 2007 São Paulo, 16 e 17 de maio de 2007 Hotel Renaissance www.fce.com.br/engr2007 1 O que é o Encontro Nacional de Gestão de Riscos? >> Dois

Leia mais

Política de investimento esportivo 3M

Política de investimento esportivo 3M 1. Objetivo Política de investimento esportivo 3M A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas esportivos e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

Política de investimento cultural 3M

Política de investimento cultural 3M Política de investimento cultural 3M 1. Objetivo A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas culturais e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos sociais. O edital destina-se às organizações

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CENTEV/UFV Av. Oraida Mendes de Castro, 6000, Novo Silvestre CEP 36570-000 Viçosa/MG Tel/fax: 31 3899 2602

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CENTEV/UFV Av. Oraida Mendes de Castro, 6000, Novo Silvestre CEP 36570-000 Viçosa/MG Tel/fax: 31 3899 2602 EDITAL 03.2014 - SELEÇÃO DE NOVAS EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE PRÉ - INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA CENTEV/UFV. O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

www.sindileqce.org.br

www.sindileqce.org.br Prezado empresário, O Nordeste, nos últimos anos, tem apresentado um desempenho satisfatório em seus indicadores econômicos, fomentando, consequentemente, a atração de investimentos externos e a formação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE CONVÊNIOS Nº 01/2015

CHAMADA PÚBLICA DE CONVÊNIOS Nº 01/2015 CHAMADA PÚBLICA DE CONVÊNIOS Nº 01/2015 OBJETO: Este Edital de Chamada Pública visa à seleção de propostas de convênio a serem celebradas com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico Notas Capes 5 e 6

Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico Notas Capes 5 e 6 Chamada Pública 17/2014 Programa de Auxílio à Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico Notas Capes 5 e 6 Acordo Capes/Fundação Araucária A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO RAIAR Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS TECNOPUC Parque Científico e Tecnológico da PUCRS Porto Alegre, dezembro

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA PARCEIROS EM AÇÃO

REGULAMENTO PROGRAMA PARCEIROS EM AÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA PARCEIROS EM AÇÃO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. As presentes disposições visam regulamentar o Programa Parceiros em Ação, instituído pela Área de Responsabilidade Social do BANCO

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Chegou a hora de impulsionar a inovação tecnológica em sua empresa

Chegou a hora de impulsionar a inovação tecnológica em sua empresa Chegou a hora de impulsionar a inovação tecnológica em sua empresa 10 Motivos para você ser um associado Anpei Inovação tecnológica como estratégia competitiva A missão da Anpei é: Estimular a Inovação

Leia mais

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento.

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento. EDITAL Nº 027/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO 2º SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO [SInTE] O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo LEI N 980, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), no Município

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011 5ª edição / 2011 EDITAL DO Programa Liz de Doação e Patrocínio Sonhar, planejar, executar e crescer, esses são os ingredientes necessários para que um projeto se torne realidade e a Empresa de Cimentos

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS - LHCMA Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LIGA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS é uma entidade sem fins lucrativos, com duração

Leia mais

14 de maio de 2013 Hotel Matiz Salvador BA

14 de maio de 2013 Hotel Matiz Salvador BA 14 de maio de 2013 Hotel Matiz Salvador BA DIRETORIA EXECUTIVA Ana Claudia Athayde Presidente Emydio Andrade Palmeira Vice-Presidente Patrícia Otero Nogueira Diretora Financeiro COORDENAÇÃO DO EVENTO Iuri

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA Este documento descreve as práticas gerais de uso do PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA do Grupo Paranaense de Comunicação, administrado pelo Instituto GRPCOM. O PROJETO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

PROPOSTA GERAL DE ASSOCIAÇÃO (PE/PB)

PROPOSTA GERAL DE ASSOCIAÇÃO (PE/PB) PROPOSTA GERAL DE ASSOCIAÇÃO (PE/PB) A Delegação Pernambuco e Paraíba, representada pela Carbone & Vicenzi Consulting, é um ponto de assistência oficia da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria

Leia mais

Termos de Serviços. 1.2 - O termo de serviços estará disponível no website da Focal para eventuais consultas.

Termos de Serviços. 1.2 - O termo de serviços estará disponível no website da Focal para eventuais consultas. Termos de Serviços 1. O Aceite dos termos 1.1 - A FOCALWEB INTERNET DO BRASIL denominada CONTRATADA no presente objeto e CLIENTE o responsável pelo envio do formulário de contratação de serviço no site

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Relação de Documentos para Análise. Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO

Relação de Documentos para Análise. Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO Nome da Empesa: CNPJ: Contato: Telefone: Relação de Documentos para Análise Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO 1 Ficha cadastral e Autorização de Consulta de Restritivos assinada (Anexo); 2

Leia mais

PROJETO INCUBADORA DE EMPRESAS DE JUNDIAÍ NORMAS E PROCEDIMENTOS

PROJETO INCUBADORA DE EMPRESAS DE JUNDIAÍ NORMAS E PROCEDIMENTOS PROJETO INCUBADORA DE EMPRESAS DE JUNDIAÍ NORMAS E PROCEDIMENTOS I INTRODUÇÃO A Incubadora de Empresas de Jundiaí, de base tecnológica, está sendo reformulada e terá como objetivo a implantação de uma

Leia mais

1. DA FORMA DE ASSOCIAÇÃO

1. DA FORMA DE ASSOCIAÇÃO Por este Termo de Associação, o(a) PROPONENTE qualificado(a) através do site: , manifesta sua vontade de adesão ao quadro social, ou de benefícios, do ESPORTE CLUBE ARACRUZ,

Leia mais

Projeto de Patrocínio 8 Fórum de Tecnologia em Software Livre

Projeto de Patrocínio 8 Fórum de Tecnologia em Software Livre Projeto de Patrocínio 31 de Agosto a 2 de de setembro de 2016 Curitiba PR Brasil Sumário 1 Apresentação... 1 2 Local, data e site... 1 3 Público alvo... 1 4 Justificativa... 2 4.1 Fórum de Tecnologia em

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

I CONFERÊNCIA PARAENSE DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA REGULAMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS Tema: A CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA Belém 2014-1 - REGULAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO, LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO, DOS OBJETIVOS E

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR

REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR Edição: 1.1. Data de aprovação: 19 de Janeiro de 2011, Revogam-se todos os regulamentos ou resoluções do PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR anteriores a esta edição e data. Nota:

Leia mais

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.)

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Faça Mais Negócios Aliando-se a Maior Associação de Profissionais de Gerenciamento de Projeto do Mundo O QUE SÃO OS R.E.P.S DO PMI? Os Provedores

Leia mais

EDITAL UNEB N o 017/2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o

EDITAL UNEB N o 017/2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o EDITAL UNEB N o 017/2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital que visa apoiar financeiramente a realização

Leia mais

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores.

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores. Liquida Net Rogério Richard - ME. Atua na área de Assinaturas de Lojas, e utiliza um plano de marketing que incentiva e apoia o uso e a divulgação de seus serviços através de uma Rede de Promotores autônomos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

EVENTOS E CONGRESSOS

EVENTOS E CONGRESSOS EVENTOS E CONGRESSOS O financiamento de eventos de caráter científico-tecnológico obedece à seguinte priorização: a) organização; b) participação coletiva; c) participação individual no país; d) participação

Leia mais

CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC

CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC CONTRATO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ANIMAL PLANO PETMEDIC QUALIFICAÇÃO Nome: DO(A) CONTRATANTE: Filiação: / Data de nascimento: / / CPF: RG: Órgão emissor: Endereço: Nº Complemento: Bairro: CEP Cidade: UF:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE BANCO DE DADOS Contatos Luiz Augusto Gonçalves

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Edital de Chamada Pública nº 08/2016 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO São Mateus/ ES 2016 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA IFES CIDADANIA Nº 8/ 2016 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO O Instituto Federal

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I Prestação de Serviço de Assessoria de Comunicação

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I Prestação de Serviço de Assessoria de Comunicação ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I Prestação de Serviço de Assessoria de Comunicação 1. DA JUSTIFICATIVA O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina CAU/SC, por sua criação recente e característica

Leia mais

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS ANEXO À DELIBERAÇÃO Nº 125, DE 06 DE JULHO DE 2006. NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Associe-se ao SINDINFOR!

Associe-se ao SINDINFOR! Caro empresário, Écom muita satisfação que apresentamos, por meio desta, o SINDINFOR. Objetivamos aqui descrever brevemente quais os principais benefícios da associação da sua empresa ao sindicato. Nossa

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 1 ÍNDICE CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------------------- 3 CATEGORIAS -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL

14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL 14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL Ficha Técnica Evento: XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia Cidade: Goiânia- Goiás Data: 14 a 17 junho de 2017 Expectativa de Público:

Leia mais

EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

Parágrafo Primeiro - O suporte técnico organizacional e gerencial consistirá em: 1. Oferecer apoio operacional ao funcionamento da EMPRESA;

Parágrafo Primeiro - O suporte técnico organizacional e gerencial consistirá em: 1. Oferecer apoio operacional ao funcionamento da EMPRESA; CONVÊNIO DE ASSOCIAÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DE ACORDO COM A SELEÇAO PÚBLICA REALIZADA ATRAVÉS DO EDITAL 01/2011 DA INCUBADORA

Leia mais

EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014

EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014 EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014 EDITAL PARA TRANSMISSÃO DE METODOLOGIA DE APOIO A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS A Aliança Empreendedora é uma organização

Leia mais

Solicitação para Chamada de Propostas

Solicitação para Chamada de Propostas Solicitação para Chamada de Propostas Melhores Capacidades e Avaliações dos Estoques de Carbono Segunda Parcela Histórico Dezembro 2014 O Fundo GCF: O Fundo dos Governadores para o Clima e Florestas (Fundo

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO.

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. São sujeitos deste contrato: A empresa PEOPLE CLUB. PEOPLECLUB LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o n. 19.308.938/0001-00, com sede à Av. Perimetral esq.

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

EDITAL 10/2014. PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG

EDITAL 10/2014. PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG EDITAL 10/2014 PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, atendendo à orientação programática da Secretaria de Estado

Leia mais

DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014

DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Institui a Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups na Cidade

Leia mais

MANUAL CONSTRUCTION CONGRESSO 2016

MANUAL CONSTRUCTION CONGRESSO 2016 MANUAL CONSTRUCTION CONGRESSO 2016 Órgãos Governamentais Data: 16 e 17 de Junho de 2016 Horário: 10h00 às 20h00 Local: Realização: Sobratema Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO FACIAL E SUPRA- ESPECIALIDADE (RAZAO SOCIAL)

TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO FACIAL E SUPRA- ESPECIALIDADE (RAZAO SOCIAL) TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO FACIAL E SUPRA- ESPECIALIDADE (RAZAO SOCIAL) A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA

Leia mais