OS CONDOMINIOS RESIDENCIAIS HORIZONTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO MORRO DO IMPERADOR EM JUIZ DE FORA/MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS CONDOMINIOS RESIDENCIAIS HORIZONTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO MORRO DO IMPERADOR EM JUIZ DE FORA/MG"

Transcrição

1 OS CONDOMINIOS RESIDENCIAIS HORIZONTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO MORRO DO IMPERADOR EM JUIZ DE FORA/MG Nelson Paes Leme Domingues de Araújo Geógrafo, especialista em Gestão Ambiental e mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Resumo O presente trabalho mostra como os agentes sociais de uma cidade podem organizar e transformar o espaço urbano e suas paisagens de acordo com seus interesses. Essas transformações criam novos valores para os imóveis de determinado setor e podem trazer inúmeros impactos ambientais, quando não é respeitada a legislação ambiental em cada área em que estão inseridas. O estudo de caso escolhido mostra as transformações na paisagem do Morro do Imperador, em Juiz de Fora e os impactos ambientais causados pela proliferação dos condomínios residenciais horizontais na região. Palavras chaves: Paisagem, Impactos Ambientais e Condomínios Residenciais.

2 Introdução Ao longo da história da humanidade o homem vem transformando a paisagem do espaço terrestre com a finalidade de organizá-lo. Com a evolução das tecnologias, o meio natural passou a ser modelado pelo homem. Milton Santos (2002) já afirmava que o meio natural está ficando cada vez mais técnico. As transformações da paisagem da superfície da Terra podem ser observadas na maior parte do mundo e nos mais diversos tipos de organizações sociais. Ocorre tanto em áreas rurais como em áreas urbanas. Porém, é no espaço das cidades onde são observadas as maiores modificações, pois sobre este é que acontece a maior concentração das atividades humanas. Para o geógrafo Roberto Lobato Corrêa (1989), o espaço urbano capitalista é fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, cheio de símbolos e campos de luta, ou seja, é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço. Ao considerar o espaço urbano e, por conseguinte, a transformação de sua paisagem como fruto de um produto social, é importante considerar as ações dos agentes sociais nesse processo de transformação. O arquiteto e urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos (1988) destaca a importância dos agentes na produção do espaço urbano, comparando a cidade como resultante de um jogo de cartas. Ele defende a idéia de que o ideal seria fazer com que toda a população dominasse as regras básicas de conformação da sua cidade. Portanto, as modificações na paisagem estão relacionadas à maneira com que os agentes sociais organizam o espaço. Sendo assim, à mudança desses agentes segundo as intervenções antrópicas, pode corresponder também uma mudança na forma de organização do espaço. No sistema capitalista os agentes transformam o espaço e a paisagem em função da lógica do mercado, bastante empreendida pelos agentes imobiliários, valorizando e desvalorizando lugares e terrenos de acordo com os interesses dos agentes dominantes. O crescimento dos centros urbanos também traz relevantes conseqüências para a transformação e organização de seus espaços, além de alterar a maneira de como a população se apropria desse espaço. Nos países em desenvolvimento como o Brasil o processo de aglomeração urbana e crescimento das cidades vem acompanhado de problemas, como violência e poluição; percebe-se, em contrapartida, o aumento pela busca da qualidade de vida em diferentes escalas desses aglomerados.

3 Para fugir dos problemas causados pelo desenvolvimento insustentável das cidades, muitas pessoas, principalmente aquelas com renda mais elevada, procuram por moradias mais afastadas desses centros, com o desejo de contar com mais segurança e conviver mais próximos às áreas verdes. Surgem assim os condomínios residenciais, uma nova proposta de se morar; vende-se agora um novo estilo de vida, mais saudável, em contato com a natureza, com conforto e a segurança pretendida. Tal fato pode ser observado em várias cidades brasileiras. Mas esses condomínios, como toda construção, transformam a paisagem local e, muitas vezes, geram grandes impactos ambientais, pelo fato de muitos não respeitaram as leis de proteção ambiental e de uso e ocupação do solo, e devido à falta de planejamento paisagístico e urbanístico, virando, por vezes, uma espécie de favelas de luxo. O termo se dá uma vez que encontramos um aglomerado de casas luxuosas que descaracteriza a paisagem local, impermeabiliza o solo, modifica o relevo e destrói quase toda a cobertura vegetal da área, afastando, assim, a possibilidade de resposta adequada, sustentável, na busca pela qualidade de vida, tanto procurada por seus moradores. Este trabalho procura contribuir para o entendimento sobre a transformação da paisagem, quando da criação e proliferação de condomínios residenciais, destacando as alterações ocorridas no Morro do Imperador, em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde as construções desses condomínios causam sérios impactos ambientais, pois a maioria de suas localizações se situa em topos de morros, em outras áreas de preservação permanente e em áreas de preservação ambiental ou próxima a elas. Condomínios no Brasil Os processos sociais acontecem com clareza nas cidades capitalistas, devido ao acúmulo de capital e da reprodução social no espaço. CORRÊA (1989) acredita que esses processos propiciam a criação de funções e formas espaciais, constituindo, assim, a distribuição e a organização espacial urbana. São esses processos sociais, como o da urbanização, que transformam a paisagem de um determinado local, de acordo com o interesse dos atores sociais envolvidos. Podemos observar uma mudança no processo de urbanização brasileira que começou a partir da década de 1970, primeiramente nas áreas metropolitanas e, posteriormente, nas cidades de médio porte. É relevante a observação que essas

4 transformações advêm, principalmente, de processos sociais que impulsionam as transformações físicas. Segundo Nestor Goulart Reis (2006), essas mudanças se dão, entre outros, devido, aos seguintes fenômenos: - a formação de áreas de urbanização dispersa, que se entende por esse vasto território, separada no espaço, mas mantendo estreitos vínculos entre si, como partes de um único sistema (urbano); - a adoção de novos modos de vida pela população, que adquire maior mobilidade; - a adoção de novas mobilidades de gestão do espaço urbano, com formas condominiais diversificadas, com loteamentos fechados, nos condomínios horizontais para residências ou fábricas e nos projetos de desenvolvimento urbano de maior porte, como de Alphaville ou Riveira de São Lourenço (SP); - novas formas de organização do mercado imobiliário, com o surgimento de empreendimento de usos múltiplos, que reúne residências, comércio, lazer, ensino, indústria e escritórios. (2006, p.12) Com essas mudanças surgiram novas formas de uso do espaço, em áreas de expansão e de renovação do tecido urbano. Nestor Goulart Reis identifica essas áreas com a apresentação de características antes inexistentes, tais como: - Área com freqüência isolada do tecido urbano tradicional; - Empreendimentos que não incluem apenas loteamentos, mas também espaços coletivos, infra-estrutura, serviços e edificações; - Empreendimentos complexos com tratamento urbanístico, em boa parte, dos padrões do urbanismo moderno; - Ocorrência, muitas vezes, na periferia das cidades; - Atendimento na maior parte dos empreendimentos a múltiplas finalidades, incluindo residências, escritórios, indústrias, lazer, comércio e serviços diversos; - Substituição da gestão pública pela privada. Com esse novo processo de urbanização temos destaque para os condomínios residenciais que começaram a proliferar de forma mais significativa a partir dos anos 1990.

5 O sucesso dos condomínios residenciais se deve ao crescimento dos centros urbanos e de seus problemas, como, entre tantos, o aumento da poluição e o crescimento econômico desigual, que têm como conseqüência o crescimento do desemprego, da violência e da marginalização nesses centros urbanos. Com o quadro presente na maioria das cidades grandes e de porte médio no Brasil, pessoas com maiores poderes aquisitivos procuraram formas de morar em locais onde a qualidade de vida e a segurança fosse o principal requisito. Aproveitando esses anseios, os empreendedores imobiliários passaram a vender não somente lotes, casa e apartamentos, mas sim um estilo de vida que tem como base o contato com a natureza e o conceito de comunidade e unidade de vizinhança, que segundo Nestor Goulart Reis, são as base desses grandes projetos urbanísticos. Segundo LEITÃO (1999): Esses empreendimentos, de acordo com informes publicitários se propunham a resgatar a qualidade de vida comprometida pelo crescimento urbano desordenado, criando um novo modo de viver. (1999, p.83) Como exemplos desses empreendimentos no Brasil, podemos destacar, além dos exemplos citados - o Alphaville na periferia de São Paulo e o Riviera de São Lourenço em Bertioga - os conjuntos da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Com o crescimento desse tipo de empreendimentos, surge uma preocupação com a transformação da paisagem e, conseqüentemente, com a degradação ambiental dos locais onde estão inseridos, pois os espaços são de uso coletivo, mas de propriedade privada. Ainda segundo Nestor Goulart Reis (2006): As normas de preservação não podem ser alteradas pelos proprietários isoladamente, pelas câmaras de vereadores ou por omissão de funcionários das prefeituras, uma vez que são objeto de contratos de direito privado, no momento da compra do imóvel. A conclusão possível é que as normas prevalecem quando há interesse dos próprios moradores (condôminos). (2006, p.151)

6 Assim, mesmo os empreendimentos oferecendo normas para o direito de construir e para a preservação ambiental, sua preservação fica atrelada à vontade dos proprietários. Condomínios em Juiz de Fora/MG O município de Juiz de Fora está localizado na Zona da Mata Mineira, na Bacia do rio Paraíba do Sul. Com a população estimada em mais de 513 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000), ele possui uma área de 1437 km², sendo aproximadamente 400 km² de área urbana. Pertencente à Região Mantiqueira Setentrional, Juiz de Fora se insere na Unidade Serrana da mencionada Zona da Mata Mineira, tendo como característica o relevo ondulado, apresentando grandes variações de altitude, próximas a m nos pontos mais elevados, 670 a 750 m no fundo do vale do rio Paraibuna e níveis médios em torno de 800 m, de acordo com o Plano Diretor (1996). O clima da cidade é classificado como o tropical de altitude, que apresenta duas estações bem definidas: o período de verão brando ou moderadamente quente, destacado pela concentração de chuvas, com temperaturas médias em torno de 22ºC e o período de inverno frio e com estiagem, com temperaturas médias em torno de 16ºC. Favorece, assim, a formação da Floresta Estacional Semidecidual Montona, como vegetação original. Quanto à hidrografia, de acordo com o Plano Diretor (1996), a cidade está contida na bacia do Médio Paraibuna, tendo como afluentes principais os rios do Peixe e Cágado e pertencente à bacia do rio Paraíba do Sul. O Perímetro Urbano é drenado por 156 sub-bacias de diversas dimensões. O município de Juiz de Fora mantém seu destaque econômico no setor terciário. Com destaque para os serviços ligados à área de educação, segundo CREMONESE (2007) contamos com um universo composto por treze instituições de ensino superior, sendo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a única instituição pública nesse nível. Devido aos processos históricos e de localização geográfica, somada ao destaque do setor terciário na região, principalmente em relação ao comércio local e aos serviços nas áreas de educação e saúde, Juiz de Fora continua na posição de cidade pólo da Zona da Mata Mineira, influenciando também as cidades fluminenses mais próximas à divisa estadual.

7 Como a maioria das cidades de porte médio brasileiras, Juiz de Fora também sofreu as conseqüências do crescimento urbano e econômico. E, por conseguinte, os condomínios residenciais foram às soluções encontradas por muitas famílias de classe alta e média, para melhorarem sua qualidade de vida e segurança. Os primeiros condomínios em Juiz de Fora surgiram nos anos 1970, mas somente na década de 1990 os lotes vazios começaram a dar lugar às primeiras residências. Pela proximidade da capital fluminense e pelo histórico da cidade, sempre houve uma grande influência do Rio de Janeiro sobre Juiz de Fora. Isso explica o fato dos condomínios residenciais começarem a aparecer com freqüência a partir dos anos 1990 na cidade, uma vez que neste período ocorreu o boom dos condomínios na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Assim como os empreendedores da Barra da Tijuca, os empreendedores de Juiz de Fora também vendiam um novo estilo de vida, em contato com a natureza e com segurança para os juizforanos de classe alta e média, uma vez que os condomínios se localizam, conforme foi mencionado, mais afastado do centro da cidade e próximo à áreas de preservação ambiental. Mas os condomínios de Juiz de Fora possuem uma característica que os diferem dos condomínios da Barra da Tijuca. Na cidade mineira esses empreendimentos são horizontais e não possuem serviços de comércio, clubes, escolas etc. Estes empreendimentos estão instalados entre 1 e 8 kms de raio do centro urbano de Juiz de Fora. Normalmente, um loteamento-padrão tem acima de dez casas com área construída de 100 m² em média. A parte residencial é fechada por muros ou grades de 3 a 5 metros de altura. Sobre muros e cercas há cacos de vidro ou fios elétricos. Câmeras e guardas vigiam os limites da propriedade. Existe pelo menos uma portaria munida de guarita, cancela ou portão. Os seguranças ficam em contato por interfone com cada uma das casas, como nos edifícios residenciais. Nos condomínios fechados, é possível de se encontrar toda uma infra-estrutura de lazer: são quadras esportivas, salão de festas, piscinas, churrasqueira, pista de corrida e sauna. Existem também jardineiros e outros funcionários que cuidam da manutenção e seguranças motorizados. Em alguns casos, os próprios moradores se organizam para criar mais serviços. (Souza, 2003 p. 61)

8 Figura 1: Condomínio em Juiz de Fora Foto: Do autor (2007) Até o final da década de 1990 a maioria dos condomínios de Juiz de Fora se localizava na Zona Oeste da cidade que, de acordo com o Plano Diretor de 1996, é a área de expansão urbana do município. Segundo o Plano Diretor de Juiz de Fora, 1996: O Setor Urbano Oeste da cidade apresenta-se como área de expansão urbana, ou seja, representa uma área urbana que compreende espaços predominantemente vazios e pouco adensados. Este setor é fruto de uma orientação que encontra seu principal marco na implantação da Av. Independência, na década de O acentuado desnível do relevo em relação ao centro da cidade lhe conferiu a determinação de Cidade Alta. O setor caracteriza-se por uma ocupação horizontalizada, alastrada pela totalidade do território, com predominância de residências unifamiliares de, no máximo, dois andares. O caráter dos bairros contido neste setor é predominantemente residencial.

9 Figura 2: Setor Oeste de Juiz de Fora. Fonte: SOUZA, A ocupação do Setor Oeste da cidade é facilitada pela disponibilidade de água, devido à represa de São Pedro que abastece a região e a disponibilidade de área plana, mesmo se tratando de uma área topograficamente mais alta em relação ao centro de Juiz de Fora; daí a denominação Cidade Alta. O interesse da população de renda mais elevada pelo Setor Oeste da cidade é impulsionado pelos equipamentos de lazer que a região oferece para a cidade, além das áreas verdes e do Campos da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Setor Oeste ainda se encontram alguns clubes campestres, o aeroporto, o marco paisagístico constituído pelo próprio Morro do Imperador e seu Mirante e as cachoeiras do Córrego São Pedro. Os condomínios em Juiz de Fora e as transformações na paisagem do Morro do Imperador Criada pela Lei Federal 9985/2000, as Unidades de Conservação de Juiz de Fora, que são classificadas de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC são: Reserva Biológica Municipal do Poço D'Anta, Parque Municipal da Lajinha, Área de Proteção Ambiental Mata do Krambeck, Particular do Patrimônio Natural Vale de Salvaterra, Florestas Municipais que atualmente são 11 (onze).

10 Juiz de Fora também possui algumas áreas tombadas: O Morro do Cristo, o Parque Halfeld e o Parque do Museu Mariano Procópio, que segundo a AGENDA JF, órgão responsável por atuar na proteção, conservação e promoção do meio ambiente no município são áreas protegidas por lei, mas que não possuem uma categoria de manejo específica, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), mas foram tombadas devido ao seu aspecto cênico e paisagístico. Muitos dos condomínios residenciais que surgiram em Juiz de Fora na década de 1990 localizam-se no Morro do Cristo também conhecido como Morro do Imperador. Tombado pelo Poder Público nos decretos municipais 4312/90 e 4355/93, por exercer importante função paisagística, representativa do padrão e relevo do Município, o Morro do Cristo, com uma área aproximadamente 78 há, foi e ainda é alvo das ações de empreendedores imobiliários. Figura 3: Condomínios no Morro do Imperador Fonte: Google Earth (2007) A importância paisagística do Morro do Imperador para Juiz de Fora é de tal grandeza que em 1998 foi criada por lei uma Zona especial no seu entorno. A lei diz o seguinte: LEI Nº de 15 de janeiro de 1998: Cria Zona Especial na área resultante do entorno do "Morro do Imperador", acrescida da área compreendida entre o Parque Halfeld e o Morro do Imperador. A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova e eu sanciono a seguinte Lei:

11 Art.1º - Fica definida como Zona Especial, de acordo com o art. 11 da Lei nº6910, de 31 de maio de 1986, a área de vizinhança do "Morro do Imperador", tombado nos termos do Decreto nº4312, de 24 de maio de 1990, alterado pelo Decreto nº 4355, de 17 de agosto de 1990, e a respectiva visibilidade, referida no Decreto nº4223 de 10 de novembro de 1989, que "Dispõe Sobre o Tombamento do Parque Halfeld". Art.2º - A Zona Especial fica subdividida nos Setores 1,2,3,4 e 5, este último subdividido em Sub-setores "A" e "B", delimitados em planta conforme anexo I e memorial descrito de acordo com o anexo II. Art.3º - O Setor 1 passa a ser considerado área "non aedificandi", sendo vedado o seu parcelamento. Parágrafo Único - A área abrangida pelo Setor 1 será objeto de projeto para correção do processo de erosão existente e de estudo paisagístico, visando a integração com área tombada. Art.4º - No setor 2 só será permitida a construção de edificações de até 02 (dois) pavimentos e altura igual a 8,00 (oito metros), altura esta medida a partir do ponto mais alto do meio-fio, na linha de testada do terreno até o plano transversal correspondente a última laje (forro) ou cobertura de edificação, não se considerando telhados sobre lajes de forro, caixas d'àgua, casa de máquinas e assemelhados, com faixa "non aedificandi" de 25% da propriedade total do terreno, permeável, vedado o corte de árvores. Art.5º - No Setor 3, a altura das edificações não poderá ultrapassar a 9,00 m (nove metros), altura esta medida a partir do ponto mais alto do meio-fio, na linha de testada do terreno até o plano transversal correspondente ao último elemento construtivo. Parágrafo Único - Os projetos serão previamente apreciados e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento - IPPLAN, através de seus diversos órgãos e/ou comissões, no âmbito das respectivas atribuições. Art.6º - Vetado. Art.7º - O Setor 5, que corresponde à área de vizinhança pertencente à UTI, será subdividido nos Sub-setores "A"e "B". 1º - As edificações a serem construídas no Subsetor "A", terão até 04 (quatro) pavimentos e altura máxima igual a 11,70 (onze metros e setenta centímetros), altura esta medida a partir do ponto

12 mais alto do meio-fio, na linha de testada do terreno até o plano transversal que contém o ponto mais alto da edificação. 2º - As edificações a serem construídas no Subsetor "B" terão até 06 (seis) pavimentos e altura máxima igual a 17,10 (dezessete metros e dez centímetros), altura esta medida a partir do ponto mais alto do meio-fio, na linha de testada do terreno até o plano transversal que contém o ponto mais alto da edificação. 3º - Não poderá ser utilizado o espaço sobre a laje do 4º (quarto) pavimento, conforme estabelece o 1º deste artigo, e nem, a do 6º (sexto) pavimento, de acordo com o previsto no 2º do mesmo artigo. Art.8º - Será exigido projeto paisagístico relativo às áreas abrangidas pelos setores de 1 a 4, incluindo, no mínimo, soluções para correção do processo de erosão, se verificado, assim, como reflorestamento destas áreas com espécies existentes ou de garantida adaptação ao local. Art.9º - Será observada, também no que couber, ou no que esta Lei se omitir, a legislação de Uso e Ocupação do Solo vigente. Art.10º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Paço da Prefeitura de Juiz de Fora, 15 de janeiro de a) TARCÍSIO DELGADO - Prefeito de Juiz de Fora a) GERALDO MAJELA GUEDES - Secretário Municipal de Administração. Sabemos que o consumo do espaço está relacionado com a lógica do mercado. Assim, o Morro do Cristo, por possuir beleza cênica e paisagística e sendo envolvido pela Mata Atlântica, virou objeto de especulação imobiliária em Juiz de Fora. Com a necessidade de explorar o Morro do Cristo, percebe-se o desrespeito ao Código Florestal (Lei Federal nº 4771/65) que estabelece proibições de corte de vegetação nos topos dos morros (terço superior), nas declividades muito acentuadas (superiores a 45 graus). O não cumprimento do Código Florestal traz danos ambientais para o município, como alerta o Plano Diretor (1996):

13 Os desmatamentos e movimentos de terra são responsáveis pela reativação dos processos morfodinâmicos naturais. Já os deslizamentos e escorregamentos, agravados nos períodos de chuvas intensas e a forte erosão contribui para acelerar a instabilidade do relevo, sendo mais intensa a atuação da erosão laminar, presente extensivamente nas áreas não urbanizadas. Com a criação dos condomínios residenciais, vem ocorrendo transformações na paisagem da área. Com isso, a vegetação original do topo dos morros vem aos poucos sendo substituída por loteamentos com infra-estrutura urbana e por casas luxuosas, que descaracterizam a paisagem local. Figura 4: Construção de condomínio Foto: Do autor (2007) Em muitos casos, principalmente em locais onde se encontra o relevo mais ondulado, esses novos empreendimentos necessitam de movimentação de terra para implantar sua ocupação ou para aumentar o número de lotes, fato que gera grande impacto ambiental, pois o material solto é arrastado pelas chuvas para o leito dos córregos gerando assoreamento. Essa amontoação de areias ou terras nos córregos diminui a sua capacidade de receber águas pluviais e diminuem sua velocidade de escoamento, podendo causar inundações nas localidades próximas aos córregos.

14 Assim, além de transformar a paisagem do Morro do Imperador, os condomínios residenciais horizontais também causam diversos impactos ambientais no Setor Oeste de Juiz de Fora, principalmente no córrego de São Pedro e na Represa de São Pedro, responsável por abastecer parte da cidade, devido à falta de tratamento de efluentes e a degradação da mata ciliar, pode ser observado o assoreamento da represa e do córrego e a poluição de suas águas. De acordo com o Plano Diretor (1996): O desequilíbrio das vertentes pode ser visualizado pelos elevados índices de movimentos de massa, principalmente em solos, além de processos erosivos tanto laminares como de escoamento concentrado. Figura 5: Córrego de São Pedro Fonte: Do autor (2007) Além dos impactos já citados, a existência de um relevo cujos desníveis topográficos alcançam mais de 200 metros, associadas aos fatores antrópicos causados pela intensa urbanização, produz microclimas diferenciados dentro do próprio perímetro urbano. Segundo o departamento de climatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já foi registrado diferenças de temperatura de até 11º C em diferentes pontos da cidade. Considerações Finais Foi comprovado ao longo do trabalho que no sistema capitalista os agentes transformam o espaço e a paisagem de acordo com a lógica do mercado. Assim,

15 essas transformações se relacionam com a maneira através da qual o espaço urbano é organizado pelos seus agentes sociais. A criação dos condomínios residenciais no Morro do Imperador em Juiz de Fora é um exemplo de como os atores sociais atuam, transformando e dando valor de mercado para determinado espaço. Mesmo com as transformações na paisagem natural, essas ações sobre o espaço podem valorizar a área no ponto de vista mercadológico, criando assim uma especulação imobiliária no local e atraindo consumidores desse espaço. Muitas vezes, essas ações são prejudiciais para a localidade se transformar em um habitat sadio e garantir sua vitalidade (uma das cinco dimensões básicas para a boa forma da cidade, segundo Lynch), trazendo para a população sustentação. A degradação ambiental causada pelos condomínios residenciais em Juiz de Fora traz para a população perda na qualidade de vida e no conforto ambiental nos próprios condomínios e em sua proximidade, uma vez que a impermeabilização do solo, a poluição, o desmatamento e modificações no relevo modificam o micro-clima local, prejudicando a qualidade ambiental da região. É preciso, portanto, uma melhor estruturação dos anseios de conceber um modelo de ocupação que atenda às necessidades (ou luxos) das populações de alta renda, de maneira a criar novas possibilidades para o modelo, tendo como referência as formas de como esses condomínios têm sido construídos em Juiz de Fora, em muitos momentos, não respeitando a declividade correta, o comprimento de rampa, a topografia, a vegetação etc. Segundo Carlos Nelson Ferreira dos Santos (1988), o perímetro urbano não deve seguir modelos, dependerá de cada caso. Os condicionantes naturais devem ser observados com cuidado, pois apontam as direções lógicas por meio das quais podem ou não prosseguir o processo de urbanização. Assim, na construção dos condomínios, as áreas protegidas por leis deveriam ser de fato respeitadas, e determinado o potencial de desenvolvimento de cada lugar. Para minimizar esses problemas, muitas vezes gerado pelo interesse de algum grupo econômico, é necessário consonância das leis ambientais e de uso e ocupação do solo, respeitando, assim os limites das áreas de proteção ambiental. Tal como, maior fiscalização e seriedade dos órgãos responsáveis por liberar certos empreendimentos.

16 Referências Bibliográficas Lei Federal nº 4771/65. Código Florestal CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, CREMONESE, Matheus Machado. A Segragação Sócio-Espacial em Juiz de Fora MG: Estudo de Caso do Loteamento Popular Jardim Cachoeira. Juiz de Fora. UFJF, Lei Municipal de Juiz de Fora Nº de 15 de janeiro de LEITÃO, Gerônimo. A Construção do Eldorado Urbano: O Plano Piloto da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá 1970/1988. Niterói: EDUFF, LYNCH, Kevin. La Buena Forma de La Ciudad. Barcelona. Gustavo Gilli, Coleccion Arquitetura Perspectiva, MARX, Roberto Burle. Arte e paisagem: conferências escolhidas. Rio de Janeiro: Nobel, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Plano Diretor de Juiz De Fora: Diagnóstico. Juiz de Fora: CONCORDE, , Plano Diretor De Juiz de Fora: Prognósticos. Juiz de Fora: CONCORDE, , Relatório de Visita aos Loteamentos Fechados. Juiz de Fora: REIS, Nestor Goulart. Notas sobre urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes, REZENDE, Vera; LEITÃO Gerônimo. O Plano Piloto para a Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá: Intenções e Realizações Após três Décadas. Niterói: UFF, SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. A Cidade Como um Jogo de Cartas. Niterói: EDUFF, SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, SECRETARIA MUNICIAPAL DE ATIVIDADES URBANAS. ANUÁRIO ESTATÍSTICO. UFJF, 2001.

17 SOUZA, Renata Schetino. Expansão Urbana e Degradação Ambiental O Caso do Setor Urbano Oeste do Município de Juiz De Fora MG. Juiz de Fora; UFJF

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos Introdução Parcelamento do Solo Projeto de Loteamentos Prof. Mário Barreiros O parcelamento e a estruturação da cidade O parcelamento do solo é o principal instrumento de estruturação do espaço urbano

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 Altera a Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, para alargar a faixa não

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico 1) O ICMS ecológico é um imposto adicional? O consumidor paga a mais por isso? R. Não. O ICMS Ecológico não é um imposto a mais, sendo apenas um critério de

Leia mais

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN)

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN) Logradouro: Rua Francisco Manoel, 10 1ª Categoria Terreno: 1400m² Observações: PMP: SIP3 INEPAC: Conjunto XI / 3 IPHAN: 1ª categoria, tipo V Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo Taxa de ocupação 30% - 30% 30%

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 4.095, DE 2012 Altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

LEI Nº 1.931, DE 12 DE JUNHO 2.001.

LEI Nº 1.931, DE 12 DE JUNHO 2.001. LEI Nº 1.931, DE 12 DE JUNHO 2.001. Cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra Gaforina e define o seu Zoneamento Ambiental (Ecológico-Econômico), no Município de GUANHÃES-MG. Faço saber que a Câmara

Leia mais

OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA

OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA Wellington Nunes de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Tecnólogo em Geoprocessamento, Especialista em Perícia Ambiental,

Leia mais

LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011.

LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011. LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011. Dispõe sobre o uso e ocupação do solo, limites e prescrições urbanísticas da Área Especial de Interesse Social AEIS Padre João Maria e As Dez, localizado no Loteamento

Leia mais

Laudo Técnico Ambiental

Laudo Técnico Ambiental E-MAIL: tnm_1984@hotmail.com Laudo Técnico Ambiental Atendimento a Notificação Nº 104/2013 Laudo Anual para Atender as exigências da Lei nº 4.123 de 04 de maio de 2007. Ano de referência: 2012 Valinhos

Leia mais

ambientes de topografia mais irregular são mais vulneráveis a qualquer tipo de interferência. Nestes, de acordo com Bastos e Freitas (2002), a

ambientes de topografia mais irregular são mais vulneráveis a qualquer tipo de interferência. Nestes, de acordo com Bastos e Freitas (2002), a 1. INTRODUÇÃO Muitas e intensas transformações ambientais são resultantes das relações entre o homem e o meio em que ele vive, as quais se desenvolvem num processo histórico. Como reflexos dos desequilíbrios

Leia mais

Urbanização no Brasil

Urbanização no Brasil Urbanização no Brasil Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior

Leia mais

ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E SOLO USOS PERMITI PERMISSÍVEL PROIBI Habitação unifamiliar uma por lote Comércio e serviço vicinal de pequeno porte 1 e 2 Comércio e serviço de bairro Comunitário

Leia mais

Biodiversidade em Minas Gerais

Biodiversidade em Minas Gerais Biodiversidade em Minas Gerais SEGUNDA EDIÇÃO ORGANIZADORES Gláucia Moreira Drummond Cássio Soares Martins Angelo Barbosa Monteiro Machado Fabiane Almeida Sebaio Yasmine Antonini Fundação Biodiversitas

Leia mais

24/03/2011. E. Topografia Evidenciar as características físicas do terreno, tal como inclinação e desenho.

24/03/2011. E. Topografia Evidenciar as características físicas do terreno, tal como inclinação e desenho. 1 2 Recursos de desenho para a análise urbana A. Mapa de Zoneamento Macroestudo do entorno, características do lote em relação a uma determinada região, características do ponto de vista do zoneamento

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012 PROJETO DE LEI Nº 051/2012 Torna obrigatória a adoção de pavimentação ecológica nas áreas que menciona e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: Artigo 1º

Leia mais

BACIA DO RIO DAS VELHAS

BACIA DO RIO DAS VELHAS BACIA DO RIO DAS VELHAS A bacia hidrográfica do rio das Velhas está localizada na região central do estado de Minas Gerais, entre as coordenadas 17 o 15 e 20 o 25 S - 43 o 25 e 44 o 50 W, apresentando

Leia mais

DECRETO Nº 7.643 de 10 de junho de 2005.

DECRETO Nº 7.643 de 10 de junho de 2005. DECRETO Nº 7.643 de 10 de junho de 2005. Dispõe sobre as competências, a estrutura básica e o Quadro de Lotação de Cargos Comissionados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB, e

Leia mais

30/11/2012. do adensamento populacional. crescimento desordenado. ocupação de áreas naturais e frágeis

30/11/2012. do adensamento populacional. crescimento desordenado. ocupação de áreas naturais e frágeis Universidade Metodista Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas Impactos gerados pelo uso e ocupação do solo no meio urbano Final século XVIII Revolução Industrial Migração do homem do campo objetivo

Leia mais

As Questões Ambientais do Brasil

As Questões Ambientais do Brasil As Questões Ambientais do Brasil Unidades de conservação de proteção integral Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As unidades de proteção integral não podem ser habitadas

Leia mais

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I Resolução Normativa SÚMULA: Dispõe sobre os parâmetros de ocupação do solo para a Zona Especial de Controle de Gabarito no Município de Guarapuava. O CONCIDADE, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos

Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos Baixada Santista: imóveis de 2 e 3 dormitórios lideram lançamentos A Região Metropolitana da Baixada Santista tem uma extensão territorial de 2.422 km² e é a terceira maior do Estado em termos populacionais,

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR

LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR Leticia Polesel Weiss (leticia_w@hotmail.com) Rosana Pinheiro Maria Aparecida Oliveira Hinsching

Leia mais

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares Lei 1620/1997 - Secretaria de Urbanismo e Controle Urbano - www.urbanismo.niteroi.rj.gov.br 0 Lei

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 12 DE 11 DE NOVEMBRO DE 1992

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 12 DE 11 DE NOVEMBRO DE 1992 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 12 DE 11 DE NOVEMBRO DE 1992 O Conselho Municipal do Meio Ambiente COMAM, no uso das atribuições

Leia mais

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse. 1- O que é? O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio. 2- Qual é

Leia mais

Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM

Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM Conselho Gestor APA DA VÁRZEA RIO TIETÊ GTPM I.UNIDADE DE CONSERVAÇÃO Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 368, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 368, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 368, DE 2012 Altera a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, para dispor sobre as Áreas de Preservação Permanentes em áreas urbanas. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa CEP 33400-000 - ESTADO DE MINAS GERAIS LEI Nº 3.318, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a implantação do Programa "Minha Casa, Minha Vida" - para famílias com renda entre 3 (três)e 6 (seis) salários

Leia mais

LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015

LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015 LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015 Regulariza áreas públicas municipais ocupadas para fins de moradia e estabelece diretrizes para concessão de outorga para uso especial e dá outras providências.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 10 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 10 DE ABRIL DE RESOLUÇÃO Nº 5, DE 10 DE ABRIL DE 2000 (Publicada no D.O.U de 11 de abril de 2000) (Modificada pela Resolução nº18, de 20 de dezembro de 2001, e pela Resolução nº 24, de 24 de maio de 2002) O Conselho

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS LEI COMPLEMENTAR Nº 292, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2014. Dispõe sobre a criação da Zona Especial de Interesse Social ZEIS Palmas Sul, estabelece normas para a implantação de Empreendimento Habitacional de Interesse

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

FLUXO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS À LUZ DAS LEIS 13.885/04 E 16.050/14

FLUXO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS À LUZ DAS LEIS 13.885/04 E 16.050/14 PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE LICENCIAMENTO I SEL SECRETARIA EXECUTIVA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS I SEC MANUAL DE EMPREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE nr1 nr2 nr3 SÃO PAULO 2014 EMPREENDIMENTOS

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO Como pode cair no enem? Com base no mapa e na literatura sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, é correto afirmar: a) A cidade do Rio de

Leia mais

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro.

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Data: dia 29 de junho de 2009 Local: IAB Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM LEI COMPLEMENTAR N. º 120/2014 JARDIM, 14 DE FEVEREIRO DE 2014. DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DE ARTIGOS NA LEI 1310/2007 - PRODECO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO DE JARDIM - MS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG BRENO FURTADO LIMA 1, EDUARDO OLIVEIRA JORGE 2, FÁBIO CHAVES CLEMENTE 3, GUSTAVO ANDRADE GODOY 4, RAFAEL VILELA PEREIRA 5, ALENCAR SANTOS 6 E RÚBIA GOMES

Leia mais

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão.

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Lei 4.052, de 13 de março de 2002 Define condições para a instalação de pólos geradores de tráfego, estabelecendo-lhes exigências; critérios para quantidade de vagas de carga e descarga, embarque e desembarque,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 399- TRABALHO DE CURSO -2011/2 BELLE MARE ALUNA: ORIENTADORA: TERESA FARIA NOVEMBRO 2011 AGRADECIMENTOS AGRADEÇO A TODOS QUE ACREDITARAM,

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE A ZONAS DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL DE VILA VELHA DECORRENTES DAS ALTERAÇÕES NO PDM

IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE A ZONAS DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL DE VILA VELHA DECORRENTES DAS ALTERAÇÕES NO PDM IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE A ZONAS DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL DE VILA VELHA DECORRENTES DAS ALTERAÇÕES NO PDM YGO SILVESTRE DE DEUS Biólogo/Mestrando em Ecologia ygo.deus@gmail.com Condicionantes da

Leia mais

6 - Áreas de Influência... 1. 6.1 - Delimitação das Áreas de Influência... 2. 6.1.1 - Área de Influência Direta (AID)... 2

6 - Áreas de Influência... 1. 6.1 - Delimitação das Áreas de Influência... 2. 6.1.1 - Área de Influência Direta (AID)... 2 Índice 6 -... 1 6.1 - Delimitação das... 2 6.1.1 - Área de Influência Direta (AID)... 2 6.1.2 - Área de Influência Indireta (AII)... 2 Índice de Quadros Quadro 1 - Lista dos Municípios da Área de Influência

Leia mais

O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos

O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos O Código Florestal, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais em Ambientes Urbanos Carlos A. Nobre Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento - SEPED Ministério de Ciência, Tecnologia

Leia mais

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal. Capítulo Controle de Enchentes e Inundações 10 1. DEFINIÇÃO Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Leia mais

Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA

Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA Instruções Técnicas Licenciamento Prévio para Destinação Final de RESIDUOS DE FOSSA SÉPTICA DISA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para o preenchimento da folha de rosto deste formulário,

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de 86 12 - HABITAÇÃO Bela Vista de Goiás 12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de Na região central da Zona Urbana a heterogeneidade está evidente em suas edificações. Existem alguns

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Geraldo Resende) Estabelece a Política Nacional de Captação, Armazenamento e Aproveitamento de Águas Pluviais e define normas gerais para sua promoção. O Congresso Nacional

Leia mais

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL 4 GESTÃO AMBIENTAL 4.1 INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL As informações da publicação do IBGE Perfil dos Municípios Brasileiros, de 2008, contribuíram para a construção dos indicadores Estrutura da Gestão

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO Trabalho de pesquisa em andamento Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins pissarra1@yahoo.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG.

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. Resumo Cristina Silva de Oliveira¹ (UFJF³, chrisoliveira.jf@gmail.com) Daiane Evangelista

Leia mais

LEI DOS INSTRUMENTOS

LEI DOS INSTRUMENTOS LEI DOS INSTRUMENTOS LEI Nº 2.333 DE 06 DE OUTUBRO DE 2006 Dispõe sobre os Instrumentos de Política Urbana no Município de Itápolis. MAJOR AVIADOR MOACYR ZITELLI, Prefeito do Município de Itápolis, Estado

Leia mais

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14%

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 44 Sim... 86% 7 Não... 14% O CASO DE SERGIPE O Estado de Sergipe tem uma área territorial de pouco mais de 21 mil de km² e é o menor estado brasileiro em dimensões territoriais, correspondente a 0,26% do tamanho do Brasil, e 1,42%

Leia mais

Título do trabalho: Pesquisa para Elaboração do Diagnóstico do Recreio da Borda do Campo, Município de Santo André

Título do trabalho: Pesquisa para Elaboração do Diagnóstico do Recreio da Borda do Campo, Município de Santo André Título do trabalho: Pesquisa para Elaboração do Diagnóstico do Recreio da Borda do Campo, Município de Santo André Autores: Departamento de Gestão Ambiental SEMASA Serviço Municipal de Saneamento Ambiental

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II UFJF Faculdade de Engenharia - Dep. de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Projeto VIII Prof: Luciane Tasca Grupo: Jeanny Vieira, Livia Cosentino, Marília

Leia mais

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS 1 Industrialização e urbanização A industrialização dá o tom da urbanização contemporânea; Teve seu início próxima as áreas de matériasprimas e água; Ela

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

Loteamentos Fechados & Segurança

Loteamentos Fechados & Segurança Mesa redonda 7: Espaço, território e conflitos urbanos Loteamentos Fechados & Segurança Thyana Farias Galvão de Barros Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Expressão Gráfica Universidade

Leia mais

GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA José Fernando (Zéca) Bianca 1. Objetivo Informar agentes de transformação social: instituições representantes do poder público; da sociedade

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL Ivo Szterling, Arquiteto Urbanista Diretor de Urbanismo da Cipasa Desenvolvimento

Leia mais

Instrução n. 22/2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas. Considerando o Princípio do Desenvolvimento Sustentável;

Instrução n. 22/2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas. Considerando o Princípio do Desenvolvimento Sustentável; Instrução n. 22/2007 Visa garantir nos imóveis, Área Livre de qualquer intervenção, permeável, passível de arborização e dá outras providências. atribuições legais, O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba)

PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba) PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba) Altera a Lei n o 6.015, de 31 de dezembro de 1973, a fim de prever o registro de legitimação de posse e de ocupação urbanas no Registro de Títulos e

Leia mais

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial)

Ação 14- Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos de cursos de água com Classe Especial) 180 SUB-PROGRAMA 7 USO DO SOLO Áreas Protegidas Este Sub-Programa contempla uma única ação, que trata da Indicação de Áreas Protegidas para Criação de Unidades de Conservação (incluindo nascentes e trechos

Leia mais

Metodologia. Resultados

Metodologia. Resultados ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: APROXIMANDO AGENDAS E AGENTES UNESP SP 23 a 25 de abril de 2013, UNESP, Araraquara (SP) AGENTES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Planejamento Urbano Governança Fundiária

Planejamento Urbano Governança Fundiária Planejamento Urbano Governança Fundiária Instrumentos de Gestão, Conflitos Possibilidades de Inclusão Socioespacial Alexandre Pedrozo agosto. 2014 mobiliza Curitiba...... de antes de ontem...... de ontem......

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC - SNUC PREVISÃO LEGAL Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e àcoletividade

Leia mais

PURP 36 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP7 UP7 SETOR DE HOTÉIS DE TURISMO - SHT ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA

PURP 36 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP7 UP7 SETOR DE HOTÉIS DE TURISMO - SHT ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA AP7 UP7 Folha 1 / 7 AP7 UP7 Folha 2 / 7 VALOR PATRIMONIAL A ATRIBUTOS DE CONFIGURAÇÃO URBANA: TECIDO (MALHA / PARCELAMENTO DO SOLO / CHEIOS E VAZIOS) A orla foi idealizada por Lucio Costa, em consonância

Leia mais

XIX Workshop Anprotec

XIX Workshop Anprotec XIX Workshop Anprotec $ustentabilidade dos Parques Tecnológicos: Sustentabilidade financeira e competitividade do território 24 e 25 de outubro de 2011 Porto Alegre/RS Parque Tecnológico São José dos Campos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) Dispõe sobre a recuperação e conservação de mananciais por empresas nacionais ou estrangeiras especializadas em recursos hídricos ou que oferecem serviços

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SUMÁRIO 1 Introdução...5 2 Sistema de monitoramento climático Ressonare...7 2.1 A rede de monitoramento...8 2.2 A coleta, o armazenamento e o acesso aos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

LEGISLAÇÃO DE ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO LEGISLAÇÃO DE ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ANEXO IX TEXTO ATUALIZADO DA LEI MUNICIPAL N o 2.683/82 ATÉ 24/02/14 (NÃO SUBSTITUI O TEXTO ORIGINAL) ANEXO IX - RESTRIÇÕES APLICÁVEIS ÀS ÁREAS SUJEITAS

Leia mais

Dinamização imobiliária no entorno da unidade de conservação Mata de Santa Genebra, Campinas (SP)

Dinamização imobiliária no entorno da unidade de conservação Mata de Santa Genebra, Campinas (SP) Dinamização imobiliária no entorno da unidade de conservação Mata de Santa Genebra, Campinas (SP) Mariana Ferreira Cisotto maricisotto@yahoo.com.br IG/UNICAMP Antonio Carlos Vitte IG/UNICAMP Palavras-chave:

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

Bairros Cota na Serra do

Bairros Cota na Serra do Geotecnia Ambiental Bairros Cota na Serra do Mar em Cubatão riscos em ebulição e planos de ação em andamento Os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar, na cidade de Cubatão, passam por um processo

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos 1 Fatores geradores dos conflitos fundiários urbanos Reintegração de posse de imóveis públicos e privados, em que o processo tenha ocorrido em desconformidade

Leia mais

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3

Sumário. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2. 1.2 Hidrografia 2. 1.3 Topografia 2. 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 Sumário Pág. 1 Características da propriedade 2 1.1 - Cobertura vegetal 2 1.2 Hidrografia 2 1.3 Topografia 2 1.4 - Área de reserva florestal legal 3 1.5 Acesso 3 2 Objetivo Geral 4 3 Metodologia 5 3.1

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEJARA SECRETARIA DE AGRICULATURA E MEIO AMBIENTE AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS TÉCNICOS MACRODRENAGEM E APP S EM ÁREAS URBANA CONSOLIDADA PROPOSTA DE CONDICIONANTES E RESTRIÇÕES

Leia mais

Praias em Processo de Urbanização

Praias em Processo de Urbanização Praias em Processo de Urbanização Conforme citado anteriormente, os perfis 3, 4, 6, (Passo de Torres), 11, 12, 15, 16, 18, 43 (Balneário Gaivota), 20, 22, 23, 26,44, 45 (Arroio do Silva), 28, 29, 30, 32,

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares. Condomínios horizontais: das vilas aos condomínios suburbanos

A Criação de Espaços Particulares. Condomínios horizontais: das vilas aos condomínios suburbanos A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Condomínios horizontais: das vilas aos condomínios suburbanos Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo.

RESOLUÇÃO. Artigo 3º - O Plano de Implantação, Conteúdo Programático e demais características do referido Curso constam do respectivo Processo. RESOLUÇÃO CONSEPE 59/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa Grupo Temático: Áreas de Proteção Coordenador: Walter Koch Facilitador: Karla Ass.: Ass.: Ass.: Relator:Eloísa Porto Alegre, 06 e 07 de maio de 2006. No. Grupo Temático 58 Áreas de Proteção Rejeitado Proposta

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N 0 5.618, DE 2005 (Apensados os Projetos de Lei nº 7.456, de 2006 e nº 7.741, de 2010) Dispõe sobre a regulamentação da profissão

Leia mais