PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 3. 1. Introdução"

Transcrição

1 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 3 1. Introdução Este relatório intitulado Paisagem e contributo para a classificação do Solo Rural traduz o trabalho desenvolvido pela equipa do ICETA no âmbito do trabalho de elaboração do PDM da Póvoa de Varzim e trata, em articulação com o relatório dedicado à agricultura, a proposta de uma estrutura ecológica e a qualificação do Solo Rural. Apresenta-se: a caracterização da paisagem, a proposta de estrutura ecológica municipal, a contributo para a qualificação do solo rural e a articulação com outros instrumentos (a Reserva Ecológica Nacional, a Reserva Agrícola Nacional, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira e a Zona Vulnerável). A transposição destes conteúdos para o Plano será feita em articulação com a equipa assim como a matéria de carácter regulamentar.

2 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Caracterização da paisagem 2.1. Clima O estudo dos elementos climáticos do concelho tem como objectivo fundamental a delimitação e caracterização de zonas homogéneas que possam ser condicionadoras da actividade agrária e uso do solo. A escassa resolução da rede meteorológica no interior da área em estudo dificulta uma delimitação rigorosa de áreas com diferentes potencialidades agrícolas, circunstância que originou a necessidade de recorrer a estações climáticas e postos udométricos nas proximidades do concelho e cujas coordenadas e localização podem ser consultadas no quadro 2.1. e na figura 2.1. Para determinar a área de influência de cada local de recolha dos elementos do clima recorreuse à marcação de polígonos de Thiessen. Este método baseia-se no pressuposto de atribuir o mesmo valor ao elemento climático registado num determinado local a todos os pontos cuja distância aquele ponto é menor que a qualquer outro local da rede de registos utilizada. O clima do concelho da Póvoa de Varzim está condicionado por dois aspectos fundamentais: a proximidade do Atlântico e a disposição paralela ao oceano do cordão de afloramentos de quartzitos com cristas aceradas e declives acentuados que retiram influência atlântica às freguesias mais interiores do concelho - Rates e Balazar. A influência atlântica, enquanto moderadora do clima, é bem evidente nas temperaturas amenas, na existência de uma humidade relativa elevada e chuvas abundantes. As elevações do terreno comportam-se como uma barreira de condensação face aos ventos oceânicos húmidos que são determinantes no contraste do clima no concelho. Contudo a componente mediterrânea do clima ainda se faz sentir por uma diminuição acentuada e mesmo interrupção em alguns anos das precipitações nos meses de Verão. Estes condicionalismos determinam uma seriação climática desde a orla marítima e zonas de aplanação litorânea até aos topos culminantes da vertente montanhosa e às freguesias mais interiores do concelho - Rates e Balazar em que começam a esboçar-se características crescentes de continentalidade.

3 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 35 Parâmetros climáticos Viana do Castelo Esposende Póvoa de Varzim Quadro 2.1 Elementos climáticos e classificação climática Vila do Conde Pedras Rubras Barcelos St. Tirso V. Nova de Famalicão Coordenadas 41º42 ; 8º48 41º23; 8º45 41º14; 8º41' 41º31'; 8º37' 41º21'; 8º28' Temperatura média anual (ºC) 14,6 13,5 13,4 14,6 13,8 15,2 14,5 15 Temperatura (Maio Set.) (ºC) 17,7 16,4 16,2 17,6 17,0 18,8 18,4 18,4 Amplitude térmica (ºC) 10,5 8,3 9,0 9,7 9,1 12,0 11,8 11,6 Precipitação anual (mm) Precipitação (Maio Set.) (mm) 71,2 58,2 45,5 56,1 56,1 67,1 65,3 82,7 Índice de humidade 115,1 99,9 72,3 82,1 85,6 133,5 107,7 136,8 Índice de aridez 15 16,6 12,1 19,2 17,8 15,7 18,8 12,6 Índice de hídrico 106,1 89, ,5 74,9 124,1 96,6 129,3 Concentração térmica 42,6 39,5 39,3 41,1 40,1 44,0 44,1 43,5 Fórmula climática AB 2 r s2 a B3 B 1 r s2 a B3 B 2 r s2 a B3 B 2 s s2 a B3 B 2 s s2 a AB 2 r s2 a AB 2 s s2 a AB 2 r s2 a Super húmido, Húmido, Húmido, Húmido, Muito húmido, Muito húmido, Muito húmido, Descrição da classificação mesotérmico, mesotérmico, mesotérmico, Húmido, mesotérmico, mesotérmico, mesotérmico, mesotérmico, climática nula ou pequena nula ou pequena nula ou pequena mesotérmico, moderada nula ou pequena moderada nula ou de Thornthwaite deficiência de deficiência de deficiência de moderada deficiência de deficiência de deficiência de pequena água no Verão, água no Verão, água no Verão, deficiência de água no Verão, água no Verão, água no Verão, deficiência de grande excesso grande excesso grande excesso água no Verão, grande excesso grande excesso grande excesso água no Verão, de água no de água no de água no grande excesso de água no de água no de água no grande Inverno e nula ou Inverno e nula ou Inverno e nula ou de água no Inverno e nula ou Inverno e nula ou Inverno e nula ou excesso de pequena pequena pequena Inverno e nula ou pequena pequena pequena água no concentração da concentração da concentração da pequena concentração da concentração da concentração da Inverno e nula concentração da eficiência térmica. eficiência eficiência eficiência eficiência eficiência ou pequena térmica. térmica. eficiência térmica. térmica. térmica. concentração térmica. da eficiência térmica.

4 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 36 Figura 2.1 Temperaturas médias anuais nas estações climáticas seleccionadas para a caracterização climática Com base na classificação climática de Thornthwaite e outros elementos do clima, é possível distinguir no concelho da Póvoa de Varzim três zonas climáticas (figura 2. 2): Zona A: que abrange as zonas de aplanação litorânea do concelho da Póvoa de Varzim até à cota de 70 metros. As precipitações médias anuais variam de 1000 a 1250 mm sendo as precipitações no período de Maio a Setembro de 200 a 240 mm. A temperatura média anual varia entre 13,4 a 15,0 ºC. A amplitude térmica anual varia entre 8,3 e 10,0ºC. O Inverno é temperado, com um período livre de geadas superior a 7 meses.

5 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 37 Considerando as estações de Pedras Rubras e Viana do Castelo, no mês de Abril, ocorre respectivamente uma ou duas geadas em cada 10 anos, seguindo-se um período sem geadas até finais de Outubro. Na estação de Pedras Rubras registam-se apenas 4,1 dias de geada por ano. Figura 2.2 Zonas climáticas homogéneas Nesta zona predomina o vento norte com uma velocidade média de 12,4 km.h -1. Os ventos de nortada, por serem frequentes no Verão, coincidindo com o período de plena produção de algumas hortícolas, podem originar problemas para as culturas e manutenção de estruturas relacionadas. De acordo com a classificação racional de Thornthwaite nesta zona, o clima é húmido, mesotérmico com nula ou pequena deficiência de água no Verão, grande excesso de água no Inverno e nula ou pequena concentração da eficiência térmica. As freguesias mais a Sul do concelho podem estar sujeitas a moderada falta de água no Verão.

6 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 38 Zona B: Representada pelas freguesias do concelho a Leste do monte de S. Félix e com cotas inferiores a 70 metros. Relativamente à zona A verifica-se um regime hídrico mais favorável associado à ocorrência de precipitações orográficas referidas anteriormente. As precipitações médias anuais variam de 1374 a 1650 mm, mas irregularmente distribuídas ao longo do ano. No período de Maio a Setembro apenas ocorrem cerca de 20 % das precipitações anuais. A temperatura média anual varia entre 14,5ºC a 15,2 ºC e a amplitude térmica anual varia entre 11,6 e 12ºC com um período livre de geadas de Maio a Setembro. Esta zona, quando comparada com a zona A, apresenta uma maior frequência de ocorrência de geadas. Em Abril, em Barcelos e Sto Tirso, em 10 anos, ocorrem 6 e 4 geadas respectivamente. O período livre de geadas mantêm-se até Outubro (Sto Tirso 1geada/10 anos) ou Novembro (Barcelos 3,3 geadas/10 anos). Nesta zona ocorrem entre 26,2 (Barcelos) e 25,5 (Sto Tirso) dias de geadas por ano. De acordo com a classificação racional de Thornthwaite o clima da zona B é muito húmido, mesotérmico, com nula a moderada deficiência de água no Verão, grande excesso de água no Inverno e nula ou pequena concentração da eficiência térmica. Zona C: representada pelas áreas do concelho com cotas superiores a 70 metros, para as quais a ausência de elementos climáticos não permitiu fazer a sua caracterização: parte Este das freguesias de Laúndos e Terroso e parte mais Ocidental da freguesia de Rates; parte mais Ocidental da freguesia de Balazar Relevo e hidrografia A variação altimétrica no concelho da Póvoa do Varzim situa-se entre os 0 e os 190 metros. As zonas mais altas correspondem ao monte de S. Félix, em Laúndos, e Monte da Cividade, em Terroso. Os relevos são suaves, sendo o território predominantemente caracterizado por planícies e pequenos montes (figura 2.3)

7 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 39 Figura 2.3 Modelo digital de terreno De um modo geral o declive é suave, prevalecendo as inclinações inferiores a 12%, sendo que em termos gerais apenas nas freguesias de Terroso, Laúndos, Rates e Balazar se pode encontrar declives superiores a 12% (figura 2.4).

8 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 310 Figura 2.4 Declives superiores e inferiores a 12% A rede hidrográfica do concelho da Póvoa de Varzim apresenta-se, de um modo geral, pouco densa. O território litoral do concelho é drenado directamente para o Oceano Atlântico. O território do interior do concelho integra a bacia hidrográfica do Rio Ave, sendo drenado pelo Rio Este, estabelecendo assim duas realidades fisiográficas de características bem distintas, separadas pelas formações quartzíticas do Monte de São Félix. (figuras 2.5).

9 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 311 Figura 2.5 Bacias hidrográficas Figura 2.6 Zonas inundáveis (CMPV, 2004)

10 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Geologia e solos A análise das características geológicas foi elaborada com base na Carta Geológica n.º 9-A de 1965, na escala 1/50.000, dos Serviços Geológicos e Mineiros de Portugal. Geologicamente o concelho apresenta um cordão litoral caracterizado pela presença de areias dunares e alguns depósitos de praias antigas e de terraços fluviais. As freguesias de A-Ver-o-Mar, Amorim, Beiriz, Póvoa de Varzim e Argivai caracterizam-se por formações geológicas graníticas enquanto que nas freguesias de Laundos, Rates e Balazar predominam as formações xistentas. Desta forma, o concelho da Póvoa de Varzim apresenta predominantemente xistos e granitos, sendo estas formações interrompidas por uma formação de quartzitos que atravessa as freguesias de Rates, Laúndos e Estela, no sentido NW (figura 2.7). Figura 2.7 Carta geológica (IGM, 1965)

11 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 313 A carta de solos foi elaborada com base na folha n.º 9 da Carta de Solos da Região entre Douro e Minho de 1996, na escala 1/ , da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, segundo a terminologia usada pela Food and Agriculture Organisation. No concelho da Povoa de Varzim encontram-se seis tipos distintos de solos, sendo que prevalecem os cambissolos (figura 2.8): Cambissolos dístricos 44 % Cambissolos húmicos 24 % Leptossolos úmbricos 17 % Arenossolos háplicos 9 % Antrossolos cumúlicos 3 % Fluvissolos dístricos 2 % Figura 2.8 Carta de solos (DRAEDM, 1996) No quadro 2.2 apresenta-se a representatividade de cada uma das classes de solos por freguesias do concelho:

12 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 314 Quadro 2.2 Representatividade dos tipos de solo nas freguesias do concelho da Póvoa de Varzim FREGUESIA Antrossol os cumúlicos Arenossol os háplicos Cambisso los dístricos Solos (% e ha) Cambisso los húmicos Leptossol os úmbricos Leptossol os dístricos a Freg. b Conc. a Freg. b Conc. a Freg. b Conc. a Freg. b Conc. a Freg. b Conc. a Freg. b Conc. TOTAL AGUÇADOURA AMO RIM ARGIVAI AVER-O-MAR BALAZAR BEIRIZ ESTELA LAUNDOS NAVAIS PÓVOA DE VARZIM RATES TERROSO Concelho (ha) Concelho (%) a) área de um tipo de solo na freguesia sobre a área total da freguesia sem área social e prais b) área de um tipo de solo na freguesia sobre a área do mesmo tipo de solo no concelho. De forma genérica os cambissolos apresentam um horizonte B câmbico e sem horizonte de diagnóstico que não seja um horizonte A ócrico, ou um horizonte A mólicos sobrejacente a um horizonte B câmbrico com grau de saturação em bases inferior a 50%. Os cambissolos representam cerca de 70% dos solos do concelho. (ha) Os cambissolos dístricos têm um horizonte A ócrico e grau de saturação em bases superior a 50 %, sem propriedades vérticas, sem propriedades ferrálicas no horizonte B câmbrico; sem propriedades gleicas até 100 cm a partir da superfície. Os cambissolos dístricos ocorrem em 9 freguesias do concelho em diferentes formações geológicas e representam cerca de 50% dos solos do concelho.

13 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 315 Os cambissolos húmicos são caracterizados por não apresentarem aspectos crómicos e possuírem horizonte A úmbrico, sem propriedades vérticas, sem propriedades ferrálicas no horizonte B câmbico; sem propriedades gleicas até 100 cm da superfície. Os cambissolos húmicos derivados de rochas eruptivas possuem elevada permeabilidade, sendo pobres em calcário e duma maneira geral em bases de troca. São deficientes em ácido fosfórico e por vezes também em potássio assimilável não obstante o granito possuir minerais em cuja constituição entra o potássio, como sejam os felspatos potássicos e as micas. Devido à sua textura ligeira estes solos são fáceis e trabalhar. Este tipo de solo representa cerca de 24 % dos solos do concelho e apresentam-se distribuídos por 8 freguesias. Nas freguesias de Amorim, Argivai, A-Ver-o-Mar, Beiriz e Póvoa de Varzim os cambissolos representam entre 84 a 100 % dos solos da freguesia. Os leptossolos são limitados a uma profundidade inferior a 30 cm, por rocha contínua e dura ou camada cimentada contínua ou com menos de 20 % de terra fina até 75 cm de profundidade. Os leptossolos úmbricos não possuem horizontes de diagnóstico além do um A úmbrico, com ou sem horizonte B câmbico. Os leptossolos umbricos no concelho da Póvoa de Varzim aparecem em rochas quartzíticas numa pequena mancha das freguesias de Laundos, Rates e Terroso. Os leptossolos em xistos aparecem sobretudo nas freguesias de Balazar. Os arenossolos háplicos apresentam textura mais grosseira que franco-arenosas até profundidade de pelo menos 100 cm. Apenas apresentam o horizonte de diagnóstico A ócrico, sem propriedades ferralíticas nem gleicas. Estes solos caracterizam-se por apresentarem a toalha freática muito próxima da superfície e são beneficiados pela incorporação maciça de matéria orgânica (argaços e/ou estrumes). A boa drenagem destes solos permite um precoce e longo período de sazão, o que aliado ao rápido aquecimento do solo (baixa capacidade calorífica e condutividade térmica) no inicio da Primavera, tornam estes solos bastante favoráveis à cultura generalizada de primores. A baixa capacidade de retenção de água e nutrientes, originam a necessidade de regas e fertilizações frequentes e de pequena dotações.

14 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 316 Os arenossolos háplicos estão concentrados na freguesia de Estela (83%) e ocupam uma área inferior a 10% dos solos do concelho da Póvoa de Varzim. Estes solos podem ainda ser encontrados nas freguesias de Aguçadoura e A-Ver-o-Mar. Como o próprio nome sugere, os antrossolos são solos com forte influência antropogénica na sua formação. Estes solos sofreram uma modificação profunda por soterramento dos horizontes originais pela actividade humana ou perturbação dos horizontes superficiais por cortes, escavações, adições seculares de materiais orgânicos, rega contínua e duradoura. Os antrossolos cumúlicos correspondem à generalidade dos solos dos terraços ou socalcos, embora se encontrem também em áreas não terraceadas. Apresentam grau de saturação de bases inferior a 50% pelo menos entre 20 e 50 cm de profundidade e acumulação de sedimentos com textura franco-arenosa ou mais fina, em espessura superior a 50 cm. Embora com pouca expressão no concelho (2 %) representam uma fracção importante dos solos da freguesia de Laúndos (12 %) e Navais (12 %), estando ainda representados por uma percentagem inferior a 3 % em Rates e Balazar. Manchas de aluviões recentes marginando os cursos de água atravessam a freguesia de Balazar, sendo os fluvissolos os solos mais frequentes destas formações geológicas. Os fluvissolos representam cerca de 14% dos solos de Balazar, mas apenas 2% dos solos do concelho. Estes solos têm apenas um horizonte de diagnóstico A úmbrico sobre um horizonte C arenoso ou arenoso franco até mais de 50 a 150 cm de profundidade. Estes solos derivados de xistos e demais rochas metamorfizadas são muito evoluídos, detendo um nível de fertilidade química elevado. Devido ao deficiente arejamento associado a processos de redução estes solos podem apresentar características gleicas abaixo de 100 cm. Têm por vezes alguma dificuldade na drenagem interna, diminuindo assim o tempo de sazão para a realização dos trabalhos de mobilização do solo. A mobilização destes solos fora do período de sazão e o sistema de mobilização baseado geralmente na charrua de aivecas e grades de discos, originam o aparecimento de camadas de impedância mecânica a cerca de 20 a 30 cm desfavoráveis para a drenagem interna do sol e crescimento radicular.

15 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Fauna e flora O estudo e identificação das áreas com interesse ecológico, do ponto de vista da flora e da fauna, foram realizados no âmbito de um estudo de iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, denominado Estrutura Ecológica Fundamental da AMP, ainda em fase de conclusão, e igualmente da responsabilidade do ICETA. Relativamente aos valores faunísticos, foram considerados diversos tipos de biótopos no concelho da Póvoa de Varzim: campos agrícolas, masseiras, sebes, bosques de caducifólias, pinhais, cursos de água e linha de costa. Foi considerado uma área de interesse faunístico, conforme representado na figura 2.9, e que entre as espécies presentes destacam-se a Doninha (Mustela nivalis), a Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), a Lagartixa de Bocage (Podarcis bocagei), o Fura-pastos-comum (Chalcides striatus), o Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes) e o Sapo-corredor (Bufo calamita). Quanto ao reconhecimento da vegetação natural foi identificado um conjunto de áreas igualmente representadas na figura 2.9, onde se destaca a vegetação ripícola e palustre, assim como a vegetação específica das formações dunares. De acordo com o Anexo I da Directiva 92/43/CEE (Directiva Habitats) considera-se existirem os habitats indicados no quadro

16 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 318 Figura 2.9 Área de interesse faunístico e vegetação natural (ICETA, 2004) Quadro 2.3 Habitats naturais (Anexo I da Directiva 92/43/CEE) com relevância cartográfica Designação Habitat Descrição Depressão dunar 2190 Depressão dunar encharcadiça Duna embrionária Duna embrionária com duna primária Duna primária 2120 Vegetação de duna primária, sem vegetação de duna embrionária. Em regressão Duna secundária 2130x Duna secundária, habitat prioritário Folhosas 9230 Carvalhais, incluindo orlas, não ripícolas nem palustres Matos climatófilos 4030 Matos climatófilos de tojos e urze Matos higrófilos 4020x e 4030 Mosaico de matos climatófilos e matos higrófilos (habitat prioritário) Outra vegetação dunar Outra vegetação dunar, indefinida, em recuperação, em regressão e vegetação dunar ruderalizada Pinhal com mato higrófilo Inclui o 4020x Zonas de pinhal aberto com sub-coberto de mato higrófilo, habitat prioritário Vegetação halocasmofítica 1230 Vegetação casmofítica de zonas litorais Vegetação helofítica 6430 Vegetação helofítica dulceaquícola, como caniçais,... Vegetação ripícola e palustre 91E0x Formações ripícolas e palustres, habitat prioritário

17 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Uso do solo A carta de uso do solo foi produzida com base em ortofotomapa do ano de 2000 (INGA), na escala 1/ Para efeitos de elaboração da referida carta foram definidas as seguintes classes de uso do solo: uso agrícola (culturas hortícolas e culturas forrageiras), uso florestal, praias, áreas de vegetação rasteira e arbustiva e rochedos, outros usos (áreas não impermeabilizadas) e outros usos (áreas dominantemente impermeabilizadas). A distribuição das áreas é apresentada no quadro 2.4. A carta de uso do solo (figura 2.10) mostra claramente o domínio do uso agrícola sobre qualquer outro, representando 46% da área. O uso agrícola é constituído principalmente por culturas hortícolas (45 %) e forrageiras (55%) (figura 2.11). Quanto ao uso florestal constata-se que prevalecem o pinheiro e o eucalipto, sendo que existe uma forte predominância da presença florestal nas zonas mais declivosas, exceptuando a mancha contínua de pinhais e eucaliptais em Laúndos, Terroso e Estela. Quadro 2.4 Distribuição dos usos do solo em 2000 Uso Área (ha) % Uso agrícola % Uso florestal % Praias, áreas de vegetação rasteira e arbustiva e % rochedos Outros usos (áreas não impermeabilizadas) % Outros usos (áreas dominantemente impermeabilizadas) %

18 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 320 Figura 2.10 Uso do solo em 2000 (ICETA, 2004) Figura 2.11 Uso agrícola em 2000 (ICETA, 2004)

19 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Património construído Figura 2.12 Uso florestal em 2000 (ICETA, 2004) Figura 2.13 Património construído (CMPV, 2004)

20 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 322 Figura 2.14 Património construído: muros e caminho de Santiago (ICETA, 2004)

21 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Estrutura ecológica municipal (em solo rural) O DL nº 380/99 (artigo 10º) diz que os instrumentos de gestão territorial identificam a estrutura ecológica. Esta é definida como o conjunto de áreas, valores e sistemas fundamentais para a protecção e valorização ambiental dos espaços rurais e urbanos, designadamente as áreas de reserva ecológica (artigo 14º). O mesmo diploma determina que os objectivos dos planos municipais de ordenamento de território visam estabelecer a definição da estrutura ecológica municipal (artigo 70º). Esta estrutura ecológica municipal deve ser parte fundamental do modelo de organização municipal do território sendo constituída pelo conjunto dos sistemas de protecção dos valores e recursos naturais, culturais, agrícolas e florestais (artigo 85º). Para a definição da estrutura ecológica foi definida a metodologia apresentada na Figura 3.1 onde também se toma em consideração a qualificação do solo rural apresentada no capítulo seguinte. A metodologia compreende os seguintes passos: definição do carácter da paisagem; análise das componentes biofísicas e do uso do solo; síntese tendo em vista a identificação das zonas de risco, leitos e cursos de água, protecção de áreas de recarga de aquíferos e valores únicos e proposta de delimitação da estrutura ecológica em solo rural. A delimitação das áreas a considerar para efeitos de integração na estrutura ecológica municipal da Póvoa de Varzim tomou em consideração a análise das seguintes variáveis: relevo, hidrografia e leitos de cheia, geologia, solos, fauna, flora tendo em vista a identificação das zonas de risco com destaque par a erosão do litoral, os leitos e cursos de água, a protecção das áreas de recarga de aquíferos e os valores únicos quer naturais quer culturais. A variável relevo valorizou as áreas com um declive superior a 12% sendo este um factor importante sobretudo para a identificação das áreas de protecção de recarga de aquíferos, na parte interior do concelho. A rede hidrográfica é bastante densa mas com comportamentos bem distintos, ou seja, um conjunto de linhas de água que corre perpendicularmente ao mar e, por outro lado, nas freguesias interiores, ela está associada a afluentes na margem esquerda e direita do rio Este definindo vales de características mais encaixadas. Os leitos de cheia correspondem a uma informação cedida pela CMPV que fez esse levantamento e agora integra-se a respectiva informação então colhida, que é igualmente relevante sob o ponto de vista das zonas de risco. Sob o ponto de vista das formações geológicas, no concelho prevalece um conjunto de formações recentes associadas sobretudo ao litoral assim como ao

22 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 324 vale aluvionar ao longo do rio Este. Por outro lado, a presença de quartzitos determinam uma marca importante e de distinção na paisagem do concelho. Sob o ponto de vista dos solos, destacam-se os fluviossolos que por sua vez são uma forma de clarificar e complementar a delimitação dos leitos de cheia e apresentam características próprias sob o ponto de vista de uma utilização agrícola. Por outro lado, os leptossolos e os arenossolos são os solos de menor interesse sob o ponto de vista agrícola. Quanto à fauna e flora destacam-se as áreas com valores de maior interesse conservacionista.

23 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 325 CARÁCTER DA PAISAGEM Os sistemas agrícolas. As bouças e os campos. As culturas forrageiras e as culturas hortícolas. As masseiras. O litoral. O património natural e cultural. Os aglomerados populacionais. ANÁLISE Clima Relevo Hidrografia e Leitos de cheia Geologia Solos Fauna e flora Uso do solo SÍNTESE Zonas de risco Leitos e cursos de água Áreas de protecção de recarga de aquíferos Valores únicos PROPOSTA ESTRUTURA ECOLÓGICA EM SOLO URBANO DELIMITAÇÃO DA ESTRUTURA ECOLÓGICA EM SOLO RURAL QUALIFICAÇÃO DO SOLO RURAL POOC Caminha-Espinho Transposição para a Carta de Ordenamento e Regulamento da proposta de PDM Figura 3.1 Metodologia de trabalho

24 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 326 Para a delimitação das zonas de risco entrou-se em consideração com as formações geológicas mais recentes ao longo do litoral: Areias e cascalheiras de praia e as areias de dunas podendo também ser consideradas as áreas em que ocorrem Fluvissolos, de acordo com as Cartas de Solos e integrando a informação proveniente da carta de áreas de leitos de cheia. As fontes de informação são a Carta Geológica de Portugal na escala 1/ (IGM, 1965), a Carta de Solos na escala 1/ (DRAEDM) e a carta de áreas de leitos de cheias da CMPV. A delimitação dos leitos e cursos de água tem apenas como fonte de informação as Cartas Militares na escala 1/ Sendo algumas das linhas de água identificadas, linhas de drenagem natural, sem presença física no território (constituem ligeiras depressões por onde se processa a drenagem natural das áreas num território onde predominam os declives suaves), optou-se por cartografar apenas o rio Este, as linhas de água que se encontram associadas a zonas ameaçadas pelas cheias. No entanto torna-se importante referir que todas as linhas de água são fundamentais para a estrutura ecológica. A identificação das áreas de protecção de áreas de recarga de aquíferos é particularmente pertinente, conforme já referido, para as freguesias interiores de Rates e Balazar que constituem pequenas bacias hidrográficas com os vales intensamente agricultados. A carta de declives foi particularmente relevante para este efeito, sendo que uma parte significativa das áreas declivosas que se pretendiam identificar estão maioritariamente ocupadas por floresta. Sob o ponto de vista dos valores únicos, procurou-se integrar nesta delimitação de estrutura ecológica aqueles mais relevantes sob o ponto de vista da conservação da natureza resultantes do levantamento recentemente levado a cabo. Da integração da análise das variáveis resultou uma primeira proposta de estrutura ecológica a que se seguiu uma verificação em consonância com o decorrer de outros trabalhos em curso no âmbito da revisão do PDM, nomeadamente o confronto com os perímetros urbanos, a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva Agrícola Nacional. Em síntese, a estrutura ecológica apresentada procura criar um sistema que considera o risco, a gestão da água, factores de distinção e que privilegia a aptidão em detrimento do uso do solo, privilegiado a identificação dos solos de menor aptidão para a construção e para a agricultura. A

25 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 327 estrutura ecológica proposta para a Póvoa de Varzim (figura 3.2) representa cerca de 30% do total do território municipal (2.382 ha). Figura 3.2 Estrutura ecológica em Solo Rural Esta estrutura deve articular-se com os espaços agrícolas e florestais, assumindo-os de forma multifuncional, ou seja, enquanto espaços de suporte de actividades produtivas, conservacionistas (natural e patrimonial) e recreativas. A proposta de estrutura ecológica para o solo rural pretende constituir um contributo para a viabilização da actividade económica agrícola, uma importante fonte de rendimento e emprego no concelho, sendo que estas actividades desempenham também um papel fundamental ao nível do funcionamento dos sistemas naturais e na definição do carácter e da qualidade da paisagem. Desta forma, e no âmbito do reforço da estrutura, importa referir que as categorias de espaço agrícola e florestal constituem um importante complemento da estrutura ecológica proposta pelo que se apresenta de seguir os princípios orientadores da proposta de qualificação do solo rural.

26 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Contributo para a qualificação do solo rural De acordo com o art. 72º do D.L. 380/99, a classificação do solo determina o destino básico dos terrenos, assentando na distinção fundamental entre solo rural e solo urbano. De acordo com o diploma referido, entende-se por: Solo Rural, aquele para o qual é reconhecida vocação para as actividades agrícolas, pecuárias, florestais ou minerais, assim como o que integra os espaços naturais de protecção ou de lazer, ou que seja ocupado por infra-estruturas que não lhe confiram o estatuto de solo urbano ; e Solo Urbano, aquele para o qual é reconhecida vocação para o processo de urbanização e de edificação, nele se compreendendo os terrenos urbanizados ou cuja urbanização seja programada, constituindo o seu todo o perímetro urbano. No que se refere à qualificação do solo (art. 73º), esta atenta a sua classificação básica, regula o aproveitamento do mesmo em função da utilização dominante que nele pode ser instalada ou desenvolvida, fixando os respectivos uso e, quando admissível, edificabilidade. Assim, a qualificação do solo rural processa-se através da integração nas seguintes categorias: a) Espaços agrícolas ou florestais afectos à produção ou à conservação; b) Espaços de exploração mineira; c) Espaços afectos a actividades industriais directamente ligadas às utilizações referidas nas alíneas anteriores; d) Espaços naturais; e) Espaços destinados a infra-estruturas ou a outros tipos de ocupação humana que não impliquem a classificação como solo urbano, designadamente permitindo usos múltiplos em actividades compatíveis com espaços agrícolas, florestais ou naturais. A proposta de distribuição do solo urbano e do solo rural no concelho da Póvoa de Varzim é apresentada na figura 4.1.

27 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 329 Figura 4.1 Solo Rural e Solo Urbano No concelho de Póvoa de Varzim foram consideradas as seguintes categorias em Solo Rural: Espaço agrícola (68% do total de solo rural); Espaço florestal (29% do total de solo rural) e a área remanescente corresponde ao Espaço Natural. Desde já se refere que no Espaço Natural estão incorporadas as áreas das categorias do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho, ou seja praias em APC (Área de Protecção Costeira), áreas de vegetação rasteira em APC e rochedos em APC.

28 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 30 Figura 4.2 Qualificação do Solo Rural Considerando o carácter da paisagem da Póvoa de Varzim, deve-se entender por espaço agrícola aquele com particular vocação para uma prática agrícola que simultaneamente está enraizada em práticas do passado mas que também atende às especificidades presentes da actividade agrícola e que atende ainda às perspectivas para o futuro dessa actividade, nomeadamente no âmbito do que está determinado para o próximo Quadro Comunitário no que diz respeito ao sector. Quanto às práticas do passado que conferiram uma identidade própria ao concelho - e també m naturalmente à região do Entre Douro e Minho em que a Póvoa de Varzim se insere considera-se de extrema importância a sua preservação quer por razões de ordem agrícola, quer conservacionista, quer ecológica. Referimo-nos concretamente ao sistema agrícola da bouça e do campo associado a uma agropecuária de características próprias e que hoje está na origem de uma intensa actividade agro-industrial. Quanto à presença das culturas hortícolas, ela é suficientemente expressiva quer em termos de ocupação territorial quer enquanto actividade económica e por isso merece ser igualmente preservada havendo sempre que

29 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 31 atender às especificidades conferidas pelo sistema de masseiras embora já hoje a cultura em estufa tenha uma forte predominância. Ou seja, em termos concretos, na distinção entre Espaço agrícola e Espaço florestal respeitouse prioritariamente o sistema agrícola o que significa que no Espaço agrícola estão incluídos espaços actualmente ocupados por bouças para além dos campos agricultados. Por sua vez, no Espaço florestal incluíram-se as zonas declivosas, sem ou com baixa aptidão agrícola, podendo no entanto incluir espaços actualmente agricultados se bem que com uma expressão reduzida.

30 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Outros instrumentos 5.1. Reserva Ecológica Nacional Figura 5.1 Reserva Ecológica Nacional (CMPV, 2004) A figura 5.1 apresenta a distribuição da REN no concelho e que corresponde a cerca de 17% da área total (1.415 ha). A figura 5.2 apresenta a estrutura ecológica em solo rural e que representa cerca de 30% da área total do concelho (2.382 ha) sendo que a quase totalidade da REN se encontra na proposta de estrutura ecológica em solo rural.

31 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 33 Figura 5.2 Reserva Ecológica Nacional e Estrutura Ecológica em Solo Rural 5.2. Reserva Agrícola Nacional Figura 5.3 Reserva Agrícola Nacional (CMPV, 2004) A figura 5.3 apresenta a distribuição da RAN que representa cerca de 41% da área total do concelho (3.323,15 ha) e a figura 5.4 apresenta a sobreposição da proposta de estrutura ecológica com a RAN.

32 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 34 Figura 5.4 Reserva Agrícola Nacional e Estrutura Ecológica em Solo Rural 5.3. Plano de Orla Costeira Caminha-Espinho O Plano de Orla Costeira Caminha-Espinho (POOC), publicado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 25/99, de 7 de Abril tem natureza de regulamento administrativo e como tal, com ele se devem conformar os planos municipais de ordenamento do território, nomeadamente o PDM. O âmbito territorial do POOC corresponde à Zona Terrestre de Protecção (faixas de protecção, com uma largura de 500 metros, contados da linha que limita a margem das águas do mar) e à Faixa Marítima de Protecção (faixa de protecção que tem como limite máximo a batimétrica - 30,constante das cartas do Instituto Hidrográfico). Constituem objectivos do POOC Caminha-Espinho (art.º2): a) O ordenamento dos diferentes usos e actividades específicos da orla costeira; b) A classificação das praias e a regulamentação do seu uso balnear; c) A valorização e qualificação das praias consideradas estratégicas por motivos ambientais ou turísticos; d) A orientação do desenvolvimento de actividades específicas da orla costeira; e e) A defesa e conservação da natureza.

33 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 35 Constituem elementos fundamentais do POOC o regulamento, a planta de síntese e a planta de condicionantes. A planta de síntese, na escala 1:25.000, delimita as classes e categorias de espaços, em função do uso dominante, e estabelece unidades operativas de planeamento e gestão. São consideradas no POOC as seguintes classes e categorias de espaços (art.6º), identificadas na planta de síntese: Classe 1 área de protecção costeira (APC), que compreende as seguintes categorias: 1) Categoria 1.1 praias em APC; 2) Categoria 1.2 áreas de vegetação rasteira e arbustiva em APC; 3) Categoria 1.3 áreas florestais em APC; 4) Categoria 1.4 áreas agrícolas em APC; 5) Categoria 1.5 rochedos em APC; 6) Categoria 1.6 zonas húmidas em APC; 7) Categoria 1.7 estuários em APC; 8) Categoria 1.8 equipamentos em APC; Classe 2 área de aplicação regulamentar dos PMOT São ainda consideradas áreas a sujeitar a planos específicos, que constituem unidades operativas de planeamento e gestão (UOPG). Independentemente das classes de espaços referidas nos números anteriores, são ainda delimitadas na planta de síntese faixas de restrição específica, que traduzem a influência da erosão costeira na faixa litoral e que se designam por: a) Barreira de protecção; e b) Zona de risco. A planta de condicionantes, na escala 1:10.000, assinala as servidões administrativas e restrições de utilidade pública, nomeadamente a Reserva Ecológica Nacional, a Reserva Agrícola Nacional, o Domínio Público Hídrico e as servidões aeronáuticas, de sinalização marítima e as relativas a instalações afectas às Forças Armadas e a forças e serviços de segurança. A articulação das determinações do POOC, respeitantes ao concelho da Póvoa de Varzim, foram já articuladas no âmbito da proposta de qualificação do solo rural (ver figura 4.2)

34 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Zona vulnerável O concelho da Póvoa de Varzim é atravessado pela zona vulnerável n. l (figura 5.5), constituída pela área de protecção do aquífero livre entre Esposende e Vila do Conde, definida pela Portaria nº 1037/97, de l de Outubro. Figura 5.5 Zona vulnerável n.º 1: área de protecção do aquífero livre entre Esposende e Vila do Conde Esta zona, ocupando uma superfície total de 55,2 km 2, é delimitada pelo rio Cávado, o IC1, o rio Ave e a orla costeira. As condições de drenagem tornam esta zona particularmente sensível (vulnerável) à poluição azotada, com consequências nefastas para o meio hídrico superficial e subterrâneo, exigindo, por esse facto, a adopção de medidas especiais de protecção.

35 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Conclusões Por último, apresenta-se a Figura 6.1 com a proposta de estrutura ecológica em Solo Rural e a sua articulação com a qualificação do Solo Rural. Na figura 6-1 são consideradas as categorias: Espaço agrícola; Espaço florestal e Espaço natural estando simultaneamente considerada a sobreposição da estrutura ecológica sobre estas categorias. Por sua vez, constata-se que a distribuição destes espaços na estrutura ecológica em Solo Rural é a seguinte: Estrutura Ecológica em Solo Rural Espaço Florestal 34% Espaço Natural 6% Espaço Agrícola 60% A Figura 6.2 traduz a transposição do POOC para o Solo Rural em que se salienta a Estrutura ecológica em Espaço natural integrando as designações de praias, áreas de vegetação rasteira e arbustiva e rochedos em APC.

36 P L A N O D I R E C T O R M U N I C I P A L D A P Ó V O A D E V A R ZI M ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL Figura 6.1 Proposta de estrutura ecológica em Solo Rural em articulação com a qualificação em Solo Rural 38 3

37 PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA PÓVOA DE VARZIM ESTRUTURA ECOLÓGICA MUNICIPAL 39 Figura 6.2 O POOC em articulação com a qualificação do Solo Rural

38

Herdade da Apostiça - Sesimbra

Herdade da Apostiça - Sesimbra Herdade da Apostiça - Sesimbra A Herdade da Apostiça abrange a parte Norte da Mata de Sesimbra. É limitada a Poente pelo mar. Trata-se de uma paisagem litoral quase exclusivamente natural atendendo a que

Leia mais

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria I Revisão do Plano Director Municipal de Caracterização biofísica Leiria Volume II 2004 1. ECOZONAS Ao percorrer o concelho de Leiria de Norte para Sul e de Este para Oeste a paisagem varia. Uma imagem

Leia mais

Florestar Sustentabilidade da Floresta

Florestar Sustentabilidade da Floresta 1. ENQUADRAMENTO 1.1 INTRODUÇÃO O Projecto Florestar Sustentabilidade da Floresta com intervenção na região Norte (distritos de Bragança, Vila Real, Braga e área de intervenção do Parque Nacional da Peneda-Gerês)

Leia mais

As áreas temáticas visadas na construção da síntese de diagnóstico apresentam-se no Quadro 2.77

As áreas temáticas visadas na construção da síntese de diagnóstico apresentam-se no Quadro 2.77 2.7 síntese de diagnóstico A síntese de diagnóstico perspectiva desenhar a realidade insular de Santa Maria materializada em indicadores-chave, permitindo estabelecer a situação de referência no que concerne

Leia mais

Morfologia do Terreno

Morfologia do Terreno Conferência Internacional ESTRUTURA ECOLÓGICA NACIONAL CONCEITOS E DELIMITAÇÃO Auditório da Torre do Tombo, 22 de Novembro de 2013 Morfologia do Terreno Natália Cunha Manuela Raposo Magalhães Maria Manuela

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DO PARQUE EMPRESARIAL DE PAÇÔ (3ª revisão)

PLANO DE PORMENOR DO PARQUE EMPRESARIAL DE PAÇÔ (3ª revisão) 1ª Alteração PLANO DE PORMENOR DO PARQUE EMPRESARIAL DE PAÇÔ (3ª revisão) M U N I C Í P I O D E A R C O S D E V A L D E V E Z D I V I S Ã O D E D E S E N V O L V I MENTO E C O N Ó M I C O E U R B A N I

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO Ana Maria ALENCOÃO 1 ; Martim R. PORTUGAL FERREIRA 2 RESUMO Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (NE de Portugal)

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na 1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado

Leia mais

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 25/03 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA

SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA SANEAMENTO AMBIENTAL I CAPTAÇÕES DE ÁGUA EDUARDO RIBEIRO DE SOUSA LISBOA, SETEMBRO DE 2001 ÍNDICE DO TEXTO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS... 1 3. CAPTAÇÕES DE ÁGUAS SUPERFICIAIS...

Leia mais

ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE INTERNA

ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE INTERNA 3. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Neste último sub-capítulo do diagnóstico procurar-se-ão cruzar as diversas componentes analisadas nos pontos anteriores, numa dupla perspectiva: Análise externa - a avaliação

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

Page 1 of 6. Regulamentos da CMVM - 2003. Regulamento da CMVM n.º 11/2003

Page 1 of 6. Regulamentos da CMVM - 2003. Regulamento da CMVM n.º 11/2003 A CMVM Comunicados Sistema de Difusão de Informação Recomendações Estudos e Documentos Legislação e Publicações Apoio ao Investidor / Mediação de Conflitos Sistema de Indemnização aos Investidores Consultas

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

HIDRÁULICA APLICADA II

HIDRÁULICA APLICADA II HIDRÁULICA APLICADA II PARTE I 1 SUMÁRIO 1. GENERALIDADES 2. CICLO HIDROLÓGICO 3. BACIA HIDROGRÁFICA 5. INTERCEPÇÃO, EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO 6. ESCOAMENTO DE SUPERFÍCIE 2 1 Originada na camada inferior

Leia mais

Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas. Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt

Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas. Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt Determinação da Aptidão para a Prática de Desportos de Natureza em Áreas Protegidas Luís Quinta-Nova lnova@ipcb.pt Enquadramento Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio - Enquadramento legal das atividades

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

GAPTEC. Estudos de Orientação Para o Planeamento do Concelho de Odivelas. Relatório Final Volume II. Maio 2003

GAPTEC. Estudos de Orientação Para o Planeamento do Concelho de Odivelas. Relatório Final Volume II. Maio 2003 GAPTEC Departamento de Planeamento Estratégico Divisão do Plano Director Municipal Estudos de Orientação Para o Planeamento do Concelho de Odivelas Maio 2003 Relatório Final Volume II EQUIPA Coordenadores

Leia mais

BRISA AUTO-ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A.

BRISA AUTO-ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. BRISA AUTO-ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. A12 AUTO-ESTRADA SETÚBAL / MONTIJO SUBLANÇOS MONTIJO / PINHAL NOVO / / NÓ A2-A12 / SETÚBAL MAPA ESTRATÉGICO DE RUÍDO RESUMO NÃO TÉCNICO BRISA AUTO-ESTRADAS DE PORTUGAL,

Leia mais

7. Condicionantes. : Reserva Ecológica Nacional; : Reserva Agrícola Nacional; : Domínio Público Hídrico; : Património Classificado;

7. Condicionantes. : Reserva Ecológica Nacional; : Reserva Agrícola Nacional; : Domínio Público Hídrico; : Património Classificado; 7. Condicionantes De acordo com a legislação em vigor existe um conjunto de figuras legais que de algum modo, condicionam o território ou constituem servidões administrativas e outras restrições de utilidade

Leia mais

CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG

CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG CAPÍTULO 1 Introduzindo SIG Por muito tempo, estudou-se o mundo usando modelos como mapas e globos. Aproximadamente nos últimos trinta anos, tornou-se possível colocar estes modelos dentro de computadores

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Medida 2 CONHECIMENTO Ação 2.2 ACONSELHAMENTO Enquadramento Regulamentar Artigos do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Conselho e do Parlamento

Leia mais

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE JUNHO DE 2014 (Valores Acumulados) Página 1 de 33 ÍNDICE Factos mais relevantes do movimento portuário no 1º semestre de 2014 0. Movimento por Tipo

Leia mais

O Princípio da hierarquia dos planos e efeitos da aprovação de um Plano Regional Num Plano Municipal (1)

O Princípio da hierarquia dos planos e efeitos da aprovação de um Plano Regional Num Plano Municipal (1) 1/9 O Princípio da hierarquia dos planos e efeitos da aprovação de um Plano Regional Num Plano Municipal (1) Susana Alcina Ribeiro Pinto Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras

Leia mais

Plantas constituintes da Proposta de Revisão do PDM

Plantas constituintes da Proposta de Revisão do PDM FICHA DE N.º 36 Nome: Manuel de Araújo Gonçalves Assunto: Reapreciação da classificação de terreno classificado como espaço de uso múltiplo agrícola e florestal e integração em solo urbano N.º e data de

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL A FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE E O PAPEL SOCIAL DA PROPRIEDADE Autor(es): Pascoal Mário Costa Guglielmi e Pedro Ribeiro Guglielmi Condicionada pela sua complexa topografia, a ocupação inicial do Rio de Janeiro

Leia mais

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 Cláusula 4.ª Competências reconhecidas à escola Com o presente contrato, o Ministério da Educação e Ciência reconhece à escola as seguintes

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃODE RUÍDO DA PÓVOA DE VARZIM

PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃODE RUÍDO DA PÓVOA DE VARZIM PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃODE RUÍDO DA PÓVOA DE VARZIM Equipa Técnica: Luís Conde Santos, Director Técnico Márcia Melro, Técnica Superior RUA ENG. FREDERICO ULRICH, 1583, 1º ESQ., 4475-130 MAIA * TEL: 22

Leia mais

X Ambiente e Salubridade

X Ambiente e Salubridade X Ambiente e Salubridade 1. Abastecimento de Água A taxa de Cobertura de Abastecimento de água no Concelho de Pombal é de aproximadamente 99%, podendo deste modo considerar-se que cobre todas as freguesias

Leia mais

Cartografia e Prospeção

Cartografia e Prospeção Cartografia e Prospeção Prospeção Consiste na atividade de pesquisa de entradas de cavidades no terreno. Antes de se abordar o terreno deve efetuar-se um trabalho de casa que nos forneça o máximo de informação

Leia mais

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS 4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A abordagem estratégica que se pretende implementar com o Plano Regional da Água deverá ser baseada num conjunto de princípios nucleares que, sendo unanimemente

Leia mais

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O

M V O I V M I E M N E T N O T O D E D E C A C R A G R A G A E E D E D E N A N V A I V O I S O MOVIMENTO DE CARGA E DE NAVIOS NOS PORTOS DO CONTINENTE 1º TRIMESTRE DE 2014 Página 1 de 34 ÍNDICE Factos mais relevantes do movimento portuário do 1º trimestre de 2014 0. Movimento por Tipo de Carga e

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DA CASA PIDWELL REGULAMENTO

PLANO DE PORMENOR DA CASA PIDWELL REGULAMENTO PLANO DE PORMENOR DA CASA PIDWELL REGULAMENTO Novembro 2011 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1.º Objectivo e Âmbito Territorial... 3 Artigo 2.º Relação com Outros Instrumentos de Gestão

Leia mais

01. Missão, Visão e Valores

01. Missão, Visão e Valores 01. Missão, Visão e Valores 01. Missão, Visão e Valores 06 Missão, Visão e Valores Missão A missão do ICP-ANACOM reflecte a sua razão de ser, concretizada nas actividades que oferece à sociedade para satisfazer

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 8. Ribeira Brava MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) A vila de Ribeira Brava, situada no

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE ALUGUER EM VEÍCULOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS Nota Justificativa A Lei n.º 18/97, de 11 de Junho, concedeu ao Governo autorização para legislar no

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL LEI N. 4 /2005 de 7 de Julho Lei do Investimento Nacional Cabe ao Estado estabelecer as políticas necessárias para melhorar o desenvolvimento económico

Leia mais

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO Julho 2013 PREÂMBULO A Barragem de Vascoveiro foi construída com o objetivo de fornecer água à cidade de Pinhel e a algumas freguesias do Concelho.

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA Regulamento de Estágio para Ingresso nas Carreiras do Grupo de Pessoal Técnico Superior, Técnico e de Informática do Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de Moura PREÂMBULO Publicado

Leia mais

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo As associações são a expressão do dinamismo e interesse das populações que entusiasticamente se dedicam e disponibilizam em prol da causa pública. As associações

Leia mais

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves 1. Introdução A energia eólica é a fonte de energia que regista maior crescimento em todo o mundo. A percentagem

Leia mais

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O 1 MONÇÃO & MELGAÇO Monção e Melgaço pertence à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma das regiões vitícolas mais antigas de Portugal. Esta região centenária situa-se no noroeste de Portugal e o facto

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril Estatuto Orgânico da Direcção de Eficácia da Assistência Externa O Estatuto

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6 NOTA INTRODUTÓRIA A Ordem dos Enfermeiros (OE) foi convidada a pronunciar-se, durante o período de discussão pública, sobre a Proposta de Rede de Serviços de Urgência elaborada pela Comissão Técnica de

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

PLANO REGIONAL ORDENAMENTO FLORESTAL DO TÂMEGA

PLANO REGIONAL ORDENAMENTO FLORESTAL DO TÂMEGA PLANO GIONAL ORDENAMENTO FLOSTAL DO TÂMEGA Objectivos específicos comuns a) Diminuir o número de ignições de incêndios florestais; b) Diminuir a área queimada; c) Reabilitação de ecossistemas florestais:

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I.

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I. Regulamentos REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Aprovado pelo Conselho de Gestão na sua reunião de 2011.01.20

Leia mais

DECLARAÇÃO AMBIENTAL

DECLARAÇÃO AMBIENTAL C Â M A R A M U N I C I P A L D E S I N E S DECLARAÇÃO AMBIENTAL Atento ao parecer das entidades consultadas e às conclusões da Consulta Pública, relativos ao procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica

Leia mais

REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA. APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica

REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA. APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica SEMINÁRIO ERSE, 5 de Fevereiro de 2009 REGRAS DE FACTURAÇÃO DE ENERGIA REACTIVA APIGCEE Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Baptista Pereira 1 A APIGCEE, abrange sectores-chave da indústria portuguesa

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Solo Nuno Cortez Manuel Leitão Selma Pena

Solo Nuno Cortez Manuel Leitão Selma Pena Conferência Internacional ESTRUTURA ECOLÓGICA NACIONAL CONCEITOS E DELIMITAÇÃO Auditório da Torre do Tombo, 22 de Novembro de 2013 Solo Nuno Cortez Manuel Leitão Selma Pena Instituição Proponente Instituições

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

Palavras-chave: Zona costeira, risco, minimização, participação

Palavras-chave: Zona costeira, risco, minimização, participação TIPIFICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE RISCO NA ORLA COSTEIRA NAS ILHAS DOS AÇORES Planeamento e Ordenamento nas Zonas Costeiras Ana Maria Morais BARROCO Arqt.ª Paisagista, Quaternaire Portugal; +351213513200, abarroco@quaternaire.pt

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL Gabinete do Ministro

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL Gabinete do Ministro Parecer do Governo Português relativo ao Livro Verde Modernizar o direito do trabalho para enfrentar os desafios do sec. XXI Introdução O presente documento consubstancia o parecer do Governo Português

Leia mais

TROÇO IC2 BATALHA SUL / PORTO (IC1) PLANO DE ACÇÃO RESUMO NÃO TÉCNICO

TROÇO IC2 BATALHA SUL / PORTO (IC1) PLANO DE ACÇÃO RESUMO NÃO TÉCNICO ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. TROÇO IC2 BATALHA SUL / PORTO (IC1) PLANO DE ACÇÃO RESUMO NÃO TÉCNICO Lisboa, Abril de 2015 Esta página foi deixada propositadamente em branco 2 ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. TROÇO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação

Certificado Energético Edifício de Habitação Válido até 22/07/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada TRAVESSA DOS GALINHEIROS, 17, 2ºDIR Localidade GANDRA PRD Freguesia GANDRA Concelho PAREDES GPS 41.186242, -8.449825 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Avaliação do Pessoal docente

Avaliação do Pessoal docente Avaliação do Pessoal docente Decreto Regulamentar nº 10/2000 de 4 de Setembro BO nº 27, I série Página 1 de 9 Decreto Regulamentar nº 10/2000 de 4 de Setembro BO nº 27, I série A revisão do sistema de

Leia mais

Resposta da Sonaecom Serviços de Comunicações, SA (Sonaecom) à consulta pública sobre o Quadro Nacional de Atribuição de Frequências 2010 (QNAF 2010)

Resposta da Sonaecom Serviços de Comunicações, SA (Sonaecom) à consulta pública sobre o Quadro Nacional de Atribuição de Frequências 2010 (QNAF 2010) Resposta da Sonaecom Serviços de Comunicações, SA (Sonaecom) à consulta pública sobre o Quadro Nacional de Atribuição de Frequências 2010 (QNAF 2010) I. Introdução O espectro radioeléctrico é um recurso

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS

CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS CLASSIFICAÇÃO DOS AMBIENTES MARINHOS Introdução Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície da Terra As partes mais profundas atingem quase 11000 metros Profundidade média dos oceanos é 3800 m. Volume

Leia mais

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro

Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE -NOVO CÓDIGO FLORESTAL MINEIRO LEI 20922/13 Prof. Charles Alessandro Mendes de Castro ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE(APPs) ART. 8º - São aquelas cobertas ou não por vegetação

Leia mais

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Better regulation do sector financeiro

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Better regulation do sector financeiro Conselho Nacional de Supervisores Financeiros Better regulation do sector financeiro Relatório da Consulta Pública do CNSF n.º 1/2007 1 CONSELHO NACIONAL DE SUPERVISORES FINANCEIROS RELATÓRIO DA CONSULTA

Leia mais

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP INTERVENÇÃO DO SENHOR EMBAIXADOR DOMINGOS DIAS PEREIRA MASCARENHAS, CHEFE DA DELEGAÇÃO, SOBRE O TEMA CENTRAL OS DESAFIOS

Leia mais

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Restinga é um termo bastante discutido, tanto por sua origem, se portuguesa, espanhola ou inglesa, quanto por seus conceitos. Várias definições

Leia mais

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 O presente Regulamento Geral (RG) aplica-se

Leia mais

5.7 Murtosa. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário da água da rede de abastecimento público no concelho de Mira.

5.7 Murtosa. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário da água da rede de abastecimento público no concelho de Mira. 5.6.4.3 Tratamento de água para consumo humano A água captada pela Câmara (captação da Lagoa) é sujeita a tratamento de filtragem e cloragem. 5.6.4.4 Tarifário de água O Quadro 5.66 apresenta o tarifário

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo:

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: CIVA Artigo: 6º Assunto: Transportes intracomunitários de bens F055 2005163 despacho do SDG dos Impostos, em substituição do Director- Geral, em 15-05-06 Conteúdo: 1. A questão

Leia mais

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Actualmente em Macau, designa-se geralmente por compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Leia mais

Polis Litoral Norte CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE RIBEIRINHA DE VIANA DO CASTELO - NÚCLEO DO CABEDELO

Polis Litoral Norte CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE RIBEIRINHA DE VIANA DO CASTELO - NÚCLEO DO CABEDELO Polis Litoral Norte CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE RIBEIRINHA DE VIANA DO CASTELO - NÚCLEO DO CABEDELO SÍNTESE METODOLÓGICA Polis Litoral Norte CONCURSO PARA A ELABORAÇÃO

Leia mais

ELEMENTOS NECESSÁRIOS À INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENÇA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DESCARGA DE ÁGUAS RESIDUAIS

ELEMENTOS NECESSÁRIOS À INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENÇA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DESCARGA DE ÁGUAS RESIDUAIS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENÇA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DESCARGA DE ÁGUAS RESIDUAIS I IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE Nome/Denominação social, identificação fiscal n.º, bilhete

Leia mais

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Janeiro/2004 Í N D I C E INTRODUÇÃO Págs. 1. Conceito 2. Objectivos. Destinatários 4. Serviços prestados 5. Capacidade 6. Recursos Humanos 7. Organização

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO N o 417, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre parâmetros básicos para definição de vegetação primária e dos estágios sucessionais

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO MUNICÍPIO DE S. PEDRO DO SUL GABINETE DE DESPORTO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6)

SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6) SISTEMA AQUÍFERO: VIANA DO ALENTEJO ALVITO (A6) Figura A6.1 Enquadramento litoestratigráfico do sistema aquífero Sistema Aquífero: Viana do Alentejo-Alvito (A6) 92 Identificação Unidade Hidrogeológica:

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal Divisão Jurídica e Administrativa (DIJA) DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015 Serviço responsável pela execução da deliberação Departamento de Planeamento de Gestão Urbanística

Leia mais

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Fonte: ADENE O QUE É UM CERTIFICADO ENERGÉTICO? Um Certificado Energético (CE) de um edifício ou fracção autónoma é o documento emitido no âmbito do

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável de São Jorge

Desenvolvimento Sustentável de São Jorge Desenvolvimento Sustentável de São Jorge Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Sras. e Srs. Deputados, Exma. e Exmos. Sra. e Srs. Membros do Governo Regional,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 320/XII/2.ª. Reorganização Administrativa do Território das Freguesias. Exposição de Motivos

PROJETO DE LEI N.º 320/XII/2.ª. Reorganização Administrativa do Território das Freguesias. Exposição de Motivos PROJETO DE LEI N.º 320/XII/2.ª Reorganização Administrativa do Território das Freguesias Exposição de Motivos A necessidade de reformar um mapa de freguesias que não conheceu alterações significativas

Leia mais

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO COOPERATIVA DE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BAIXO TÂMEGA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO AS PAISAGENS MILENARES COMO FACTOR IDENTITÁRIO DO TERRITÓRIO "DOURO-VERDE" "PROMOVER O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

NOTA DE APRESENTAÇÃO

NOTA DE APRESENTAÇÃO NOTA DE APRESENTAÇÃO 1. O presente estudo dá continuidade ao trabalho de natureza estatística relativo às liquidações das declarações do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares iniciado e divulgado

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT 2014

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT 2014 AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT Março 2015 AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES CANAL INERNET AT AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DO CANAL INTERNET AT Autoridade

Leia mais

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos

Consulta pública. Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Consulta pública Sistema de Cobertura do Risco de Fenómenos Sísmicos - Fundo Sísmico - Fundo de Solidariedade Outubro de 2010 1 ÍNDICE 1. Enquadramento

Leia mais

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016 pra quem faz questão das melhores faculdades Resolvida 12/Janeiro/2016 2 a Fase - 3 o Dia - Geografia Observe o mapa a seguir. Considere o trabalho análogo à escravidão no meio rural brasileiro. a) Indique

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA Aviso n.º 28/2013 de 20 de Março de 2013

MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA Aviso n.º 28/2013 de 20 de Março de 2013 28 de fevereiro de 2013. - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Nuno da Ponte Neto de Viveiros. - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Manuel Ângelo de Fraga. MUNICÍPIO DE

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

Programação de equipamentos colectivos

Programação de equipamentos colectivos Programação de equipamentos colectivos Definição e tipologia Conceitos associados à programação de equipamentos Critérios de programação, dimensionamento e localização; exemplos Instituto Superior Técnico/Departamento

Leia mais

CFLinfo 180 Janeiro de 2010. Organizações de Produtores de F&H na UE Situação actual e perspectivas

CFLinfo 180 Janeiro de 2010. Organizações de Produtores de F&H na UE Situação actual e perspectivas CFL info Informação do Sector de Frutos e Produtos Hortícolas www.cap.pt Nº180 - Janeiro de 2010 Organizações de Produtores de F&H na UE Situação actual e perspectivas O secretariado do COPA-COGECA elaborou

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Geografia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 719/2.ª Fase 16 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais