Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação"

Transcrição

1 Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de março de 2012 JORNAIS De Primeira Diário do Sul Online Atletismo da Unisul busca novos talentos Diário do Sul Online Praça da Maria Fumaça: falta ação Notisul Online De quem é a opinião? Notisul Online Equipe da Unisul busca novos talentos Notisul Online Saudade Notisul Online Evidência Notisul Online ADU volta aos treinos por primeira vitória Notisul Online SITES Novos 345 Policiais Civis iniciam formação na Acadepol Folha de Floripa Asma: médico belga apresentará estudos Press Floripa UFSC recebe seminário de literatura infantil e juvenil Press Floripa UBS recebe ministro para a abertura do semestre Estado de Excelência Aluno vence Nextup, prêmio nacional do YouTube

2 Contato.net Liga Futsal: ADU segue trabalhando visando primeira vitória na Liga Futsal de Primeira ADU/Hipper Freios/Joma e Poker/PEC não saem do empate Futsal do Brasil Asma: médico belga apresentará estudos Via Palhoça UFSC recebe seminário de literatura infantil e juvenil Portal da Ilha

3 Veiculo: Diário do Sul Online Editoria: Coluna Papo de arquibancada Link: ag=colunistas_ Data: 22/02/2012 De Primeira O debate sobre o repasse de dinheiro público para a ADU Futsal prossegue. O Hercílio Luz tem 60 garotos há mais de quatro anos que treinam nas escolinhas do clube e recebem todo material de treino. O clube pediu à prefeitura R$ 10 mil por mês para manter esse projeto e foi negado. Ou seja: a prefeitura não está nem aí para o projeto social. O clube continua bancando esse projeto com ajuda de colaboradores e patrocinadores, opina Guilherme Ubiali Caroso, que defende repasses similares aos clubes de futebol de campo.

4 Veiculo: Diário do Sul Online Editoria: Esporte Link: Data: 22/02/2012 Atletismo da Unisul busca novos talentos TUBARÃO - A equipe de atletismo da Unisul, campus Tubarão, está com vagas abertas para interessados em participar dos Jogos Universitários. Para fazer parte do grupo, basta ir até o Ginásio de Atletismo, onde são feitas as aulas, e fazer a inscrição. As aulas acontecem todos os dias, das 17 às 19 horas, e são gratuitas. A inscrição é aberta a toda comunidade. O treinador da equipe, professor Marcos Paulo Huber, afirma que o objetivo dos treinos vai além da competição. O objetivo do atletismo não é só o rendimento, mas também a participação dos alunos para que conheçam a modalidade, diz. A participação do aluno é livre, ele pode escolher se quer participar todos os dias ou somente alguns dias da semana. O atletismo de Tubarão participa da 4ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses. Nas últimas três edições, a equipe conquistou o vicecampeonato na categoria geral feminino. A aluna do curso de Educação Física Rosane Machado integra a equipe e tem conseguido bons resultados. Ela já conquistou medalhas de ouro na modalidade de 800 metros rasos. Uma prata nos 400 metros com barreira e outra prata nos 400 metros rasos. Os alunos que se inscreverem devem representar a Fundação Municipal de Esportes na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) e nos Jogos Abertos de SC. Os participantes do atletismo são acadêmicos de diversos cursos, alunos do Colégio Dehon e, ainda, adolescentes da comunidade.

5 Veiculo: Notisul Online Editoria: Coluna Contexto Link: Data: 22/02/2012 Praça da Maria Fumaça: falta ação Um alerta ontem, aqui, gerou manifestação da equipe da Ferrovia Tereza Cristina, que mostra real preocupação com a Praça da Maria Fumaça, em Tubarão. Apesar de a responsabilidade não ser sua! O gerente de administração da FTC, Gilberto Machado, reiterou que uma reunião sobre o tema foi feita em maio do ano passado. Com representates da prefeitura, da Unisul, do museu ferroviário e da rede ferroviária. Falta agir para pôr as propostas em prática. Leia mais em De quem é a opinião.

6 Veiculo: Notisul Online Editoria: Coluna Contexto Link: Data: 22/02/2012 De quem é a opinião? Queremos ajudar, mas as ações têm que ser casadas! Para o gerente de administração da FTC, Gilberto Machado, falta reunir novamente gestores da Unisul, da prefeitura e da rede ferroviária para revitalizar a Praça do Centenário. Na reunião de maio do ano passado, foi definido que a prefeitura faria a reativação e manutenção da piscina ao redor da locomotiva, do chafariz, da iluminação; a Unisul manutenção do jardim, canteiros com grama, calçadas, meios-fio dos estacionamentos e vigilância permanente, e a rede ficou de rever o contrato de locação.

7 Veiculo: Notisul Online Editoria: Esporte Link: Data: 22/02/2012 Equipe da Unisul busca novos talentos Grupo treina para as disputas dos Jogos Universitários. A inscrição é gratuita e aberta à comunidade. A equipe de atletismo da Unisul de Tubarão está com vagas abertas para interessados em participar dos Jogos Universitários. Para fazer parte do grupo, basta ir até o Ginásio de Atletismo, onde ocorrem as aulas. Os treinos ocorrem todos os dias, das 17 às 19 horas, e são gratuitos. A inscrição é aberta a toda comunidade. O treinador da equipe, professor Marcos Paulo Huber, afirma que o propósito dos treinos vai além da competição. O objetivo do atletismo não é só o rendimento, mas também a participação dos alunos para que conheçam a modalidade, diz. A participação do aluno é livre, ele pode escolher se quer participar todos os dias ou somente alguns dias da semana. O atletismo de Tubarão participa da quarta edição dos Jogos Universitários Catarinense. Nas últimas três edições, a equipe conquistou o vicecampeonato na categoria geral feminino. A aluna do curso de educação física Rosane Cardoso Machado, do quinto semestre, integra a equipe e tem conseguido bons resultados. Ela já conquistou medalhas de ouro na modalidade de 800 metros rasos. Uma prata nos 400 metros com barreira e outra prata nos 400 metros rasos. Eu fazia uma matéria de atletismo e o professor me convidou para participar. Quero me dedicar aos treinos para chegar aos Jogos Universitários com um bom desempenho e ganhar mais medalhas, afirma a jovem.

8 Veiculo: Notisul Online Editoria: Coluna Jogo Rápido Link: Data: 22/02/2012 Saudade Nas décadas de 70 e 80, o Ginásio Otto Fuerschuette era o palco de competições de futsal, promovidas pela Câmara Júnior de Tubarão e Liga Atlética Tubaronense, propiciando encontros e confraternizações que marcaram a vida de uma geração. E olha que a população era menor, mas a cidade possui estrutura para oferecer aos jovens. De lá para cá, somente a Unisul investiu em quadras poliesportivas, que também não são utilizadas com intensidade. O esporte é o menor investimento na formação do cidadão. Infelizmente, estamos reféns dos Jetuba, que são realizados uma vez por ano, sem que suas edições chamem a atenção da população. A Unisul está em busca de talentos para o atletismo. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no ginásio, das 17 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

9 Veiculo: Notisul Online Editoria: Coluna Evidência Link: Data: 22/02/2012 Evidência Na última sexta-feira, Vanessa Dias, filha de Simone e Daniel Dias, graduou-se em letras pela Unisul campus Tubarão. A mesa preparada pela Doce Fatia realmente estava de encher os olhos! Parabéns e sucesso A cantora Kleidianny Marx veio especialmente de Palmas, em Tocantins, para gravar o programa Canta Viola Sul, transmitido pela Unisul TV. A cantora aproveitou para conhecer vários pontos turísticos de Santa Catarina, principalmente a região sul, onde ficou cinco dias em Tubarão. Kleidianny volta no dia 27 de maio para o show de cinco anos do programa. O apresentador Adriano Marçal e sua equipe têm trazido excelentes cantores e cantoras para se apresentar. Parabéns!

10 Veiculo: Notisul Online Editoria: Esporte Link: Data: 22/02/2012 ADU volta aos treinos por primeira vitória Os próximos dois desafios do time serão fora de casa. Após três empates em três jogos pela Liga Futsal 2012, a equipe da ADU/Hipper Freios/Joma voltou ontem aos treinos. O time reuniu-se no Ginásio Saldadão, ainda de olho na primeira vitória. Vandré comandou um treino técnico/tático, com o objetivo de corrigir as falhas apresentadas nas últimas partidas. Para o treinador, o equilíbrio está evidente na competição. Como eu já havia previsto, os jogos estão muito iguais. As partidas são definidas nos detalhes. Infelizmente, não para o nosso lado. Mas ainda temos muito o que melhorar na parte técnica, avalia. Mesmo assim, o técnico elogia a melhora da equipe nos últimos tempos. A marcação evoluiu. Nosso espírito de luta é muito bom. Mas temos que melhorar a nossa parte ofensiva. Com uma sequência positiva de resultados, eu espero que o time jogue mais solto, analisa Vandré. Para o goleiro Léo Oliveira, destaque da equipe neste início de temporada, falta a primeira vitória para o time engrenar: Estamos nos apresentando bem. Fazemos bons jogos. Só precisamos ganhar mais confiança. A partir do primeiro triunfo, vamos fazer uma sequência melhor, acredita. A ADU treinará em dois períodos hoje, e viaja amanhã para Concórdia. No sábado, o time de Tubarão enfrenta os donos da casa, pela quarta rodada da Liga. Dois dias depois, o desafio é no Rio Grande do Sul, contra o Atlântico de Erechim. Orixas reage, mas não supera o Abapp no Citadino de Imbituba Na segunda noite do Citadino de Futsal de Imbituba, duas grandes partidas marcaram a rodada para o bom público que compareceu ao Ginásio Olivar Francisco. Pela divisão principal, o Abapp/Cancha superou o Orixas por 7 a 5. E, na partida do acesso, Expresso e Mistura empataram em 5 a 5. No jogo principal, a equipe do Abapp saiu atrás no placar, mas logo virou e fechou a primeira etapa em 5 a 2. No início do segundo tempo, fez o sexto e parecia tranquilo, mas o Orixas reagiu e diminuiu para 6 a 5. Só então o Abapp chegou ao sétimo, no fim do jogo, para garantir a vitória. Destaque para Darlan, Heron e Rafael, que marcaram duas vezes cada. No acesso, Expresso e Mistura fizeram um jogo de muita velocidade e dez gols. A equipe do Expresso chegou a fazer 5 a 3 e recuou para segurar o resultado, mas não conseguiu levar a vantagem para casa e viu o Mistura empatar a poucos minutos do fim.

11 Já no sub-17, o Orixas mostrou força e não deu chances para o Abapp. Venceu por 5 a 1 e está na ponta da tabela. Veiculo: Folha de Floripa Editoria: Policia Link: Data: 21/03/2012 Novos 345 Policiais Civis iniciam formação na Acadepol Florianópolis- Os novos 345 policiais civis, já nomeados e matriculados na Acadepol iniciam oficialmente hoje (20), o processo de formação para ingresso na carreira de Policial Civil Catarinense. Entre os matriculados, estão 24 Delegados de Polícia, 27 Psicólogos, 68 Escrivães e 226 Agentes. A aula inaugural da Academia de Formação de Policiais Civis 2012, será ministrada pelo Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, hoje, terça-feira (20), às 19h no Teatro Pedro Ivo Campos, na Capital No fim do ano passado, o governador do Estado João Raimundo Colombo, nomeou 513 policiais civis já aprovados em concurso realizado previamente. O Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D Ávila, afirma que como houve sobra nas vagas, a intenção é, após o prazo legal de 30 dias, convocar o restante dos candidatos, até o limite de vagas na Acadepol, que é de cerca de 500 alunos, disse D`Ávila. Com esse número de acadêmicos, a Polícia Civil Catarinense atingirá a marca de maior Academia para formação de policiais, já realizada de uma só vez. O Delegado Geral também explica que a designação de policiais para as cidades do Estado acontecerá somente no final do curso de formação, mediante a classificação de cada aluno e abertura de vagas pelas Delegacias Regionais. Novidades da Academia 2012 A carga horária necessária para cada carreira vai de 650 a 900 horas/aulas. O curso de formação está previsto para encerrar no mês de agosto deste ano. Entre as novidades na formação destes novos policiais está a modernização da estrutura da Acadepol, com a aquisição de novos computadores, simulacros e armas para treino nas aulas de tiro e de um software, que serve como ferramenta para os docentes e facilita sobremaneira a comunicação entre alunos e professores. De acordo com o Diretor da Acadepol, Delegado Marcos Flavio Ghizoni Junior, outro benefício para os acadêmicos do Curso de Formação de Policiais Civis 2012, é a possibilidade dos alunos serem certificados também por um curso de especialização fornecido pela Unisul- Universidade do Sul de Santa Catarina. A maior vantagem está na redução do tempo de freqüência necessário a certificação. Enquanto um curso de especialização dura cerca de 2 anos, os alunos egressos da Acadepol, serão certificados em menos de um ano, explica Ghizoni.

12 A responsável pelos projetos pedagógicos da Unisul, Geórgia Benetti Ribeiro, afirma que a Universidade desenhou um curso de Gestão Integrada de Segurança Pública, voltado para a realidade dos policiais. O curso de gestão foi moldado com base nos cursos de grandes universidades de renome mundial, como a Universtiy of Harvard, onde a formação acontece não somente através de aulas expositivas, disse. Veiculo: Press Floripa Link: Data: 21/03/2012 Asma: médico belga apresentará estudos Médico Renaud Louis da Unviversidade de Liége fará palestras no dia 27 de março na Unisul O campus universitário Grande Florianópolis da Unisul recebe na próxima terça-feira, 27 de março, no auditório C, das 19h às 21h, o médico belga Renaud Louis, chefe do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Liége e professor da Universidade de Liége. Ele apresenta dois estudos sobre a asma, em inglês com tradução simultânea. A promoção é dos cursos de Mestrado em Saúde, do campus universitário Tubarão, e do curso de Medicina da Grande Florianópolis. Os estudos abordados pelo Dr. Renaud Louis tratam dos Fenótipos da Asma e da Asma para Estudantes de Medicina. A asma é uma doença que vem aumentando a prevalência no Brasil e no mundo. Tem relação com fatores genéticos e ambientais. Ela acaba interferindo na qualidade de vida, explica sobre a importância do tema a professora do curso de Medicina e do Mestrado em Saúde Jane da Silva. O evento foi viabilizado através de edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de cooperação bilateral. Então eu e a Clarissa Hilzendeger, aluna do Mestrado em Saúde, fomos visitar o Laboratório de Pneumologia da Universidade de Liége, na Bélgica, e ele virá com uma acadêmica de pós-doutorado para conhecer a Unisul e ministrar a palestra, finaliza a professora Jane. O evento em inglês contará com equipamentos para tradução simultânea para 100 convidados e será fornecido certificado de participação ao final da palestra. Mais informações pelo telefone (48) ou ppgcs@unisul.br.

13 Veiculo: Press Floripa Link: Data: 21/03/2012 UFSC recebe seminário de literatura infantil e juvenil Entre os dias 11 e 13 de abril acontece no campus da UFSC em Florianópolis o 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (5º SLIJ), com a temática Letramento Literário e Diversidade. O objetivo é congregar pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação do leitor de literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no País. Para apresentar trabalhos no evento, os autores devem enviar até o dia 23 de março o resumo para as organizadoras. Desde suas primeiras edições, o evento tem atraído pesquisadores e profissionais de diversas áreas como Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia, História, entre outras. Integrado à Semana do Livro de Florianópolis, o seminário será aberto pela conferência Letramento e Diversidade, a ser ministrada pela professora Vera Teixeira Aguiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O evento também terá mesas redondas, apresentação de pôsteres, minicursos, atividades culturais, lançamento de livros e sessões de autógrafos. As inscrições são gratuitas para o evento. Depois de inscrito, o participante pode se matricular gratuitamente nos minicursos. Para apresentar trabalhos, a inscrição custa R$30,00. O 5º SLIJ é um projeto dos membros do Núcleo de Pesquisas e Ensino em Língua Portuguesa e Alfabetização (NEPALP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Esta edição do seminário é organizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com o Núcleo de Estudos Negros (NEN), com o Programa de Educação Tutorial Pedagogia (PET/UFSC) e com o Grupo de Pesquisa Escolarização, Práticas Docentes e Conhecimentos Pedagógicos. Serviço: O quê: 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (5º SLIJ) Quando: 11 e 13 de abril de 2012 Local: Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro e Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Campus Trindade UFSC Mais informações: Professora Nilcéa Pelandré: (48 ) Professora Eliane Debus: (48)

14 Professora Nelita Bortolotto: (48) Veiculo: Estado de Excelência Link: Data: 21/03/2012 UBS recebe ministro para a abertura do semestre O Ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi (STJ) abre a Sessão Solene da Unisul Business School (UBS) do semestre letivo das graduações em Administração e Direito, no dia 29 de Março, às 19h, no auditório da Unidade Ilha Centro da Unisul, localizada na Rua Trajano nº 219, em Florianópolis/SC. Na solenidade o Ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi proferirá palestra sobre a Resolução 125/2010 do CNJ Política Nacional do Poder Judiciário. A Unisul Business School (UBS) é uma escola de negócios de elevado nível acadêmico, criada para desenvolver talentos e tornar seus alunos capazes de criar, empreender e liderar.

15 Veiculo: Contato.net Link: Data: 21/03/2012 Aluno vence Nextup, prêmio nacional do YouTube Tubarão Lucas Feuerschutte, 21 anos, estudante do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unisul, foi um dos vencedores do prêmio Nextup, concurso nacional de vídeos promovido pelo YouTube. O estudante venceu com o Rap da Regina, humorístico feito para a promoção. O site recebeu material de todo o país e selecionou 66 vídeos para a votação popular. No final, restaram apenas 10 concorrentes. Como premiação, cada ganhador vai receber o incentivo de R$ 20 mil, que deve ser investido exclusivamente na produção de mais vídeos. A ideia do estudante é comprar equipamentos para qualificar a produção do seu canal, o LubaTV. O estudante concentra todo o trabalho necessário para a produção dos vídeos que publica em seu canal. Escreve o roteiro, atua, filma e edita. Lucas interpreta quatro personagens diferentes, que dividem a cena com ele. O objetivo do Nextup, premiação que acontece por todo o mundo, é descobrir a nova estrela do site de vídeos You Tube. É a primeira vez que o concurso acontece no Brasil. Para se inscrever, era necessário ter um canal que produzisse material com frequência e que tivesse público crescente. O LubaTV existe há dois anos e tem 50 vídeos publicados, já com 34 mil assinantes e aproximadamente 1,5 milhão de visualizações. Ele vai participar de um acampamento em São Paulo para trocar experiências com os outros ganhadores, durante quarto dias. Todas as despesas serão pagas pelo You Tube. Agora, por ter vencido um prêmio nacional, Lucas espera ganhar mais atenção do público e produzir cada vez mais. Para isso, ele diz que o curso de Publicidade e Propaganda tem ajudado bastante. Não posso ficar esperando que a ideia apareça. Preciso forçar a criatividade. As aulas têm me ensinado a ter mais disciplina para criar, observa.

16 Veiculo: Futsal de Primeira Editoria: Esportes Link: Data: 21/03/2012 Liga Futsal: ADU segue trabalhando visando primeira vitória na Liga Após três empates em nos três jogos disputados pela Liga Futsal 2012 a equipe da ADU/Hipper Freios/Joma segue trabalhando forte para ir em busca da primeira vitória na competição nacional. Os trabalhos se alternam entre musculação, treinos técnicos e táticos, onde o treinador Vandré busca corrigir alguns erros constatados após os primeiros confrontos da equipe e aprimorar aquilo que já vem sendo bem feito nos trabalhos. Mesmo sabendo que serão duas partidas muito difíceis nas próximas duas rodadas, a equipe vai a Concórdia e Erechim em busca de bons resultados e com o intuito de trazer pontos de fora de casa.

17 Veiculo: Futsal do Brasil Editoria: Esportes Link: Data: 19/03/2012 ADU/Hipper Freios/Joma e Poker/PEC não saem do empate ADU/Hippper Freios/Joma e Poker/PEC tinham motivos de sobra para vencer o confronto entre si, que aconteceu nesta segunda (19), às 20h15, no Salgadão, em Tubarão. Mas a partida entre as duas equipes terminou em 2 a 2, um resultado que não deixou nenhum dos times satisfeito. As duas equipes ainda não sabem o que é vencer nesta temporada. O time de Petrópolis parecia surpreender o adversário quando conseguiu marcar dois gols no primeiro tempo. Daniel Miranda marcou seu tento aos 6 minutos, e Chico ampliou aos 15. Entretanto, o time catarinense conseguiu o empate no tempo complementar nos pés de Murilo, aos 24 minutos, e Raphael Pernambuco, aos 39. Os árbitros catarinenses Claudionei Laguna e Alysson Rodrigo da Silveira marcaram, ao todo, 14 faltas e distribuiram 4 cartões amarelos. Os números mostram o quanto a partida foi disputada, e o tamanho da garra e da determinação de ambas as equipes. Neste sábado (24), as duas equipes terão mais uma chance de alcançar a primeira vitória na XVII Liga Futsal Masculina. A ADU/Hipper Freios/Joma viaja até Concórdia para enfrentar o Concórdia/Umbro, às 19h, enquanto o Poker/PEC recebe o invicto ADC Intelli/Orlândia, em Petrópolis, às 18h. Veiculo: Via Palhoça Link: Data: 21/03/2012 Asma: médico belga apresentará estudos Médico Renaud Louis da Unviversidade de Liége fará palestras no dia 27 de março na Unisul O campus universitário Grande Florianópolis da Unisul recebe na próxima terça-feira, 27 de março, no auditório C, das 19h às 21h, o médico belga Renaud Louis, chefe do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Liége e professor da Universidade de Liége. Ele apresenta dois estudos sobre a asma, em inglês com tradução simultânea.

18 A promoção é dos cursos de Mestrado em Saúde, do campus universitário Tubarão, e do curso de Medicina da Grande Florianópolis. Os estudos abordados pelo Dr. Renaud Louis tratam dos Fenótipos da Asma e da Asma para Estudantes de Medicina. A asma é uma doença que vem aumentando a prevalência no Brasil e no mundo. Tem relação com fatores genéticos e ambientais. Ela acaba interferindo na qualidade de vida, explica sobre a importância do tema a professora do curso de Medicina e do Mestrado em Saúde Jane da Silva. O evento foi viabilizado através de edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de cooperação bilateral. Então eu e a Clarissa Hilzendeger, aluna do Mestrado em Saúde, fomos visitar o Laboratório de Pneumologia da Universidade de Liége, na Bélgica, e ele virá com uma acadêmica de pós-doutorado para conhecer a Unisul e ministrar a palestra, finaliza a professora Jane. O evento em inglês contará com equipamentos para tradução simultânea para 100 convidados e será fornecido certificado de participação ao final da palestra. Mais informações pelo telefone (48) ou ppgcs@unisul.br Veículo: Portal da Ilha Link: Data: 22/03/2012 UFSC recebe seminário de literatura infantil e juvenil Entre os dias 11 e 13 de abril acontece no campus da UFSC em Florianópolis o 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (5º SLIJ), com a temática Letramento Literário e Diversidade. O objetivo é congregar pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação do leitor de literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no País. Para apresentar trabalhos no evento, os autores devem enviar até o dia 23 de março o resumo para as organizadoras. Desde suas primeiras edições, o evento tem atraído pesquisadores e profissionais de diversas áreas como Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia, História, entre outras. Integrado à Semana do Livro de Florianópolis, o seminário será aberto pela conferência Letramento e Diversidade, a ser ministrada pela professora Vera Teixeira Aguiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O evento também terá mesas redondas, apresentação de pôsteres, minicursos, atividades culturais, lançamento de livros e sessões de autógrafos. As inscrições são gratuitas para o evento. Depois de inscrito, o participante pode se matricular gratuitamente nos minicursos. Para apresentar trabalhos, a inscrição custa R$30,00. O 5º SLIJ é um projeto dos membros do Núcleo de Pesquisas e Ensino em Língua Portuguesa e Alfabetização (NEPALP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Esta edição do seminário é organizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da

19 Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com o Núcleo de Estudos Negros (NEN), com o Programa de Educação Tutorial Pedagogia (PET/UFSC) e com o Grupo de Pesquisa Escolarização, Práticas Docentes e Conhecimentos Pedagógicos. Serviço: O quê: 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (5º SLIJ) Quando: 11 e 13 de abril de 2012 Local: Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro e Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Campus Trindade UFSC

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 21 de outubro de 2011 JORNAIS Ensino Diário Catarinense Medicina, Juliana Wosgraus Diário

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 23 de setembro de 2011 JORNAIS Encontro no almoço. A Critica O sucesso da solidariedade!

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Copa Diarinho tem craques para mostrar

Copa Diarinho tem craques para mostrar DIÁRIO DO VALE 1 Sul-Fluminense, Terça-feira, 4 de agosto de 2015 - Suplemento especial do Diário do Vale - Não pode ser vendido separadamente Copa Diarinho tem craques para mostrar Do goleiro ao atacante,

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Grupo de Tubarão participa do Festival de Dança de Joinville

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Grupo de Tubarão participa do Festival de Dança de Joinville Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 21 de julho de 2011 JORNAIS Ingressos de futsal custarão R$ 10 Diário do Sul

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 28 de Agosto de 2014 Jornais Jornal: Notícias do dia Editoria: Serviço Página: 26 Jornal:

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 13 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 11 e 12/07/15 Editoria: Esportes Página:

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013. (Do Sr. JOSÉ STÉDILE)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013. (Do Sr. JOSÉ STÉDILE) PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. JOSÉ STÉDILE) Determina que empresas de direito público, no âmbito federal, ao patrocinarem clubes de futebol, destinem 5% do valor do patrocínio para ser utilizado em

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 1ª DIVISÃO DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira

Leia mais

www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho

www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho 1 Índice A AEPUM... 3 Candidatura ao mandato... 3 A nossa missão... 3 A alteração dos estatutos...

Leia mais

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO:

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO: FUTEBOL DE CAMPO Todos os atletas deverão apresentar o Documento Original (conforme Art.do Regulamento Geral) É obrigatório (e indispensável) o uso de caneleiras para todos os atletas participantes das

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade

Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade Resumo: Quanto custa um projeto? As possíveis respostas são inúmeras. Os números

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 8 de agosto de 2011 JORNAIS Ciência e Saúde Notisul Online Unisul Tenta Recuperação

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

01, 02 e 03 de junho de 2015 Realização: MúsiCA e Coordenação dos Cursos de Música Rua Cel. Dulcídio 638 Batel Curitiba - PR 80420-170

01, 02 e 03 de junho de 2015 Realização: MúsiCA e Coordenação dos Cursos de Música Rua Cel. Dulcídio 638 Batel Curitiba - PR 80420-170 01, 02 e 03 de junho de 2015 Realização: MúsiCA e Coordenação dos Cursos de Música Rua Cel. Dulcídio 638 Batel Curitiba - PR 80420-170 EDITAL DE CHAMADA PARA A PARTICIPAÇÃO NA 1ª SEMANA ACADÊMICA INTERATIVA

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

clique aqui e conheça o portal

clique aqui e conheça o portal Entre os dias 14 e 24 de julho, a Exsto realizou apresentações técnicas nas instituições: IFSUL campus Poços de Caldas e SENAI campus Lençóis Paulistas. No IFSUL, foi apresentado pelo instrutor Carlos

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 I - DAS FINALIDADES Art.º 1º - A 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR, Competição não-profissional coordenada e organizada pela Decathlon Marketing

Leia mais

As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. REGULAMENTO I- FINALIDADES

As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. REGULAMENTO I- FINALIDADES As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. Após todos os jogos REGULAMENTO I- FINALIDADES ARTIGO 1º - O TORNEIO FUTSAL DA FACULDADE NOVOS HORIZONTES,

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 1Ò&/(2'(('8&$d 2$',67Æ1&,$1($' PROCEDIMENTOS PARA DISCIPLINAS A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA...04 3. PARTICIPAÇÃO NAS DISCIPLINAS EAD...04 4 AVALIAÇÃO

Leia mais

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES O tutor do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Cozinha: um prato cheio para a ciência

Cozinha: um prato cheio para a ciência Cozinha: um prato cheio para a ciência Brincar com a ciência é o único jeito de fazer divulgação científica, defende o biólogo, jornalista e divulgador argentino Diego Golombek. Desde 2003, ele vem brincando

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL JÚNIOR DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira de Futebol Júnior de

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun)

Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun) RELATÓRIO: VIRTUAL TARGET Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun) Este relatório teve como objetivo verificar se os comunicados, avisos e newsletters enviados pela ferramenta virtual target

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

Dúvidas frequentes Processo de Seleção ABT 2015 ÍNDICE

Dúvidas frequentes Processo de Seleção ABT 2015 ÍNDICE ÍNDICE Sobre as Inscrições... págs. 2 e 3 1. Quais são os critérios exigidos para participar do Processo de Seleção da ABT? 2. Gostaria de obter o Edital do Processo de Seleção para o Curso de treinadores

Leia mais

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 I - FINALIDADES ARTIGO 1º - A COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL, na categoria masculino/adulto, tem por finalidade congregar os alunos das unidades do Santo

Leia mais

Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos

Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos PROJETO Talento Jovem Programa de Bolsas de Estudos MANUAL DO CANDIDATO Rotary e Faculdades Integradas Rio Branco em prol da Educação EDIÇÃO JAN/2016 Programa de Bolsa de Estudos Viabilização Fundação

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de Nosso mascote é sinônimo de armazenagem com segurança. Os cangurus fêmeas tem uma bolsa (marsúpio) onde carregam em conforto e segurança seus filhotes. MASCOTE Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Fevereiro de 2013 JORNAIS Sobre a saúde e a doença no Mundo Diário Catarinense

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 22/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Editorial. Um forte abraço e aproveite seu carnaval! Stella Cintra Diretora-Presidente

Editorial. Um forte abraço e aproveite seu carnaval! Stella Cintra Diretora-Presidente Editorial Em fevereiro foram reiniciadas as aulas das turmas I e III do projeto Lutando pela Inclusão. Como alguns alunos tiveram seu turno escolar alterado em função da mudança de série, estas turmas

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04

SUMÁRIO. Identificação do Projeto... 02. Introdução... 02. Justificativa... 03. Objetivo Geral... 03. Objetivos Específicos... 04 SUMÁRIO Identificação do Projeto... 02 Introdução... 02 Justificativa... 03 Objetivo Geral... 03 Objetivos Específicos... 04 Resultados Esperados... 04 Áreas Envolvidas... 04 Metodologia... 05 Formas de

Leia mais

2016 Ano 001 Renda Minha www.jrraffiliates.com. Ebook Renda Minha. Aviso Legal

2016 Ano 001 Renda Minha www.jrraffiliates.com. Ebook Renda Minha. Aviso Legal Ebook Renda Minha Aviso Legal O autor esforçou-se para ser o mais exato e completo possível na criação deste relatório, em todo o caso ele não garante em qualquer altura o conteúdo descrito devido às mudanças

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL CANTO DA TORCIDA - SC

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL CANTO DA TORCIDA - SC REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL CANTO DA TORCIDA - SC 1. Objeto e Prazo 1.1. O Concurso Cultural CANTO DA TORCIDA - SC será promovido, pela RBS PARTICIPAÇÕES S/A (RBS TV DE FLORIANÓPOLIS), inscrita no

Leia mais

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC?

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC? SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

BALI BEACH: RÔGGA LANÇA UM DOS MAIS COMPLETOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DO LITORAL CATARINENSE. Janeiro 2014 3ª Edição

BALI BEACH: RÔGGA LANÇA UM DOS MAIS COMPLETOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DO LITORAL CATARINENSE. Janeiro 2014 3ª Edição www.rogga.com.br Janeiro 2014 3ª Edição BALI BEACH: RÔGGA LANÇA UM DOS MAIS COMPLETOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DO LITORAL CATARINENSE Acompanhe o Status das Obras nas páginas 12 e 13 ESPECIAL Bali

Leia mais

VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE.

VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE. MLG MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO PÚBLICA VIABILIZE SUA PARTICIPAÇÃO NO MLG. DESTAQUE-SE. Bolsas, financiamentos, crowdfundings e patrocínios. Faça a diferença O QUE É O MLG - MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO

Leia mais

Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento

Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento Jovem Aprendiz no Colégio Objetivo Ipiranga SP (23/03/2016) Regulamento 1 - Descrição Da Competição 1.1. Um evento destinado aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, visando à importância da visão empreendedora

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS. 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014

REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS. 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014 REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014 Como parte das atividades, a Univille, em parceria com o Departamento de Educação Física, realizará, na 11ª Gincana do Calouro

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS IDENTIFICAÇÃO O presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe.

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe. Regulamento Desafio FACAMP DESAFIO DA BOLSA DE VALORES BM&F BOVESPA O DESAFIO FACAMP 2016 Desafio da Bolsa de Valores BM&F BOVESPA, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CONTEXTUALIZAÇÃO O Ministério da Saúde e diversos parceiros têm apresentado esforços para envolver toda a população

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN Artigo 1º - Os Jogos Universitários tem como objetivo: * Incentivar a participação dos jovens em atividades saudáveis do ponto de vista social,

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

REGULAMENTO I DOS VALORES

REGULAMENTO I DOS VALORES REGULAMENTO I DOS VALORES Artigo 1º - Valores e princípios que norteiam a 6ª COPA CERTUS 2011. a) Estimular a prática do Esporte como estratégia privilegiada da Educação; b) Valorizar a Cultura Esportiva;

Leia mais

Feira de Negócios Startups & Makers

Feira de Negócios Startups & Makers Feira de Negócios Startups & Makers 1. Objetivo O Startups&Makers (S&M) é o programa da Campus Party direcionado às startups. Em sua terceira edição no Brasil, o projeto terá duração de quatro dias e irá

Leia mais

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Leiria, 30 de Abril de 2013 Tivemos um mês de Abril muito animado! No dia 20 participámos na 3ª Edição do LudoApta, um evento organizado pela Associação OASIS e pela Escola

Leia mais

XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO 1. SOBRE A INSTITUIÇÃO REALIZADORA A Fundação Athos Bulcão foi criada em 1992 e atua na promoção, documentação, pesquisa e difusão da obra

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março

Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 05 FEV 2016 Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março Já decidiu a carreira que quer seguir? Está em busca

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

Palavras chaves: Literatura infanto Juvenil ; autores indígenas, leitura.

Palavras chaves: Literatura infanto Juvenil ; autores indígenas, leitura. RELATO DE EXPERIÊNCIA "NOSSAS RAÍZES INDÍGENAS" Beatriz Sales da Silva - Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas MG beatriz.ss@uol.com.br RESUMO: Esta Comunicação visa apresentar o Relato

Leia mais

Lavras é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes.

Lavras é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes. Cidade de Lavras Lavras é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes. Todos os setores do transporte (Ferroviário, aéreo, rodoviário e urbano) são considerados muito eficientes e de boa qualidade.

Leia mais

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SANTOS, Cláudia Amaral dos. Revistas pedagógicas e identidades de professor/a: quem é o docente de Profissão Mestre e Nova Escola. In: BASTOS, Liliana Cabral; MOITA LOPES,

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários

Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Porto Alegre/RS - Polêmica das Bikes: Prédios públicos terão bicicletários Após repercussão negativa de resposta de servidora da Smic, prefeitura anuncia espaço e até possível locação de bicicletas. Porto

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais