Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR): discussão de uma queixa de depressão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR): discussão de uma queixa de depressão"

Transcrição

1 1 Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR): discussão de uma queixa de depressão Helio José Guilhardi Instituto de Análise de Comportamento Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento Campinas SP Marcelo Balthar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador - Bahia Nome da paciente: Lu Caso Clínico I. Informação de identificação: Lu está com 25 anos, sexo feminino, possui nível superior incompleto, dois irmãos do sexo masculino, é órfã de seu pai e mora com tias e primos. II. Diagnósticos (DSM-IV) Eixo I: Depressão Maior (segundo episódio) e transtorno de ansiedade. Eixo II: Transtorno de personalidade dependente. Eixo III: Apresenta peso abaixo do normal. Eixo IV: Severidade de estressores psicossociais: moderado (fim de relacionamento com o namorado, mau relacionamento familiar). III. Escores objetivos BDI 44 BAI 26 BHS 21 IV. Problemas atuais e funcionamento atual Reclamações de depressão, ansiedade, retração social, agressividade, apatia geral. Teve pelo menos uma crise de pânico desde o início do tratamento. * O relato do caso foi preparado pelo segundo autor com o objetivo de fornecer dados básicos para a atividade discussão de caso clínico, apresentada pelo primeiro autor na I Jornada de Análise de Comportamento de Salvador, Bahia, em 19 e 20 de novembro de 2004.

2 2 V. Perfil de desenvolvimento: A- História Segunda filha de três que seus pais tiveram, sendo os outros dois do sexo masculino (24, 25 e 26 anos). Não tem um bom ciclo social. Apresenta baixo nível de assertividade, alta agressividade e baixa tolerância a frustrações. Pouca persistência na emissão de seus comportamentos quando quer conseguir algum objetivo. Não estuda no momento. Relata ter abandonado a faculdade de Administração. Gostaria de ter um emprego, mas apresenta poucos comportamentos de iniciativa para consegui-lo. A paciente está fazendo exames cardiovasculares para se certificar de que o que foi inicialmente diagnosticado como uma crise de pânico não teve causas orgânicas. História prévia de depressão maior. B- Relacionamentos História passada e presente de relacionamento familiar conturbado. O pai de Lu faleceu há aproximadamente 12 anos. Ele realizava a maioria das vontades da paciente enquanto conviveram, sem exigir dela nenhum critério de desempenho (sic). Lu afirma sentir falta dele até o presente e culpa a mãe por sua morte, pois ele passou a beber com muita freqüência quando ela se separou de seu pai, que faleceu de cirrose hepática pouco tempo depois. Amiúde, a paciente se utiliza desse argumento para manipular sua mãe ( a chantageia emocionalmente ) a favor de suas vontades.após o falecimento do pai, a paciente foi morar com as tias e primos, com quem convive até o presente. Lu afirma que nunca foi tratada da mesma maneira que os primos pelas tias, que sempre exigiram dela mais obrigações do que de seus filhos e, concomitantemente, lhe concedem menos direitos do que aos primos. A mãe de Lu mora próxima da sua residência e, quase diariamente, passa algumas horas nessa casa. Porém, desde a morte de seu pai, Lu, por opção própria (sic), não mais morou com sua mãe, alegando brigas (discussões ríspidas) constantes. Em diversos relatos de Lu, percebe-se que ela teve muitos comportamentos agressivos conseqüenciados por reforço (tanto positivo quanto negativo) pela mãe, e até bem recentemente ainda era a forma de agir mais freqüentemente utilizada pela paciente para obter da mãe o que quer. Lu, com freqüência, também emite padrão de respostas agressivas em relação a outras pessoas, não sendo, porém, conseqüênciada por estas da mesma maneira (ou, pelo menos, não na maioria das vezes) que sua mãe o fez ao longo de sua história de desenvolvimento. Recentemente a mãe de Lu não tem mais conseqüenciado suas respostas agressivas com reforçadores. Lu tem interpretado como causa dessa atitude da mãe a falta de afeto desta por ela. Tem sentido muita raiva da mãe (sic) e se afastado cada vez mais dela.

3 3 Há pouco tempo uma tia de Lu levantou a hipótese dela não ser filha de sua suposta mãe, por consentir que esta trata Lu diferentemente de como trata seus irmãos e pela diferença de idade entre eles ser muito pequena. Há cerca de seis meses terminou o último relacionamento amoroso de Lu (segundo relacionamento duradouro de sua vida), que durou aproximadamente dois anos. Segundo Lu, seu parceiro repentinamente perdeu o interesse por ela e parou de lhe procurar. Quando questionado por Lu sobre os motivos que o levaram a afastar-se dela ele não lhe dava uma resposta satisfatória (sic). Ela desconfia que ele tenha se envolvido com outra pessoa durante o relacionamento deles, pois, pouco tempo após o desinteresse do parceiro por Lu, ela descobriu que ele estava envolvido com outra mulher. Lu conta que sente muita mágoa e raiva de seu ex-companheiro atualmente, e, recentemente, ao encontrá-lo num restaurante começou a bradar com ele em público. A partir dos relatos de Lu é possível constatar com pouca hesitação que seu exnamorado se constituía na sua principal fonte de reforço social (talvez a única relevante). Portanto, Lu queria passar a maior parte do seu dia com ele, mas esse desejo não parecia ser recíproco (freqüentemente ele dava desculpas a Lu para não ficar com ela. Segundo Lu, ele tinha uma vida profissional e social ativa) (sic). No primeiro relacionamento amoroso duradouro de Lu, seu companheiro também ficava com ela menos tempo do que ela gostaria (sic). Ela afirma ter gostado muito desse companheiro mas se separou dele depois que descobriu que ele teve uma filha com outra mulher (nessa época a paciente foi diagnosticada pela primeira vez com depressão maior). Na verdade, Lu relata que desconfiava que já havia sido traída pelo companheiro diversas vezes. Passou a odiá-lo (sic) e afirma ainda sentir desejo de vingança às vezes. Ultimamente a paciente tem passado a maioria de seus dias na casa de um primo do qual gosta muito, e sobre quem afirma ser a pessoa mais importante de sua vida atual. O primo tem lhe incentivado a tratar-se com profissionais e dedica boa parte de seu tempo para dar atenção a ela. C- Eventos significativos e traumas - A separação dos pais - Morte do pai. - Afirma ter sido criada sob um regime machista, sobretudo por parte de sua mãe, dando mais direitos a seus irmãos (ambos do sexo masculino). - A traição do ex-namorado (há cerca de 5 anos) que teve um filho com outra mulher enquanto mantinham relacionamento, que resultou no fim do mesmo. - O afastamento do seu último namorado sem lhe dizer nenhum porquê incomoda (revolta) a paciente até o presente momento. VI- Perfil cognitivo A- O modelo cognitivo conforme aplicado à paciente 1. Problemas/situações problemáticas atuais típicas: Relacionamentos pessoais Falta de assertividade com a família e colegas Desemprego Inércia geral

4 4 2. Pensamentos automáticos, afeto e comportamentos típicos nessas situações: a- Eu sou uma pessoa ruim; Eu sou egoísta; Eu sou vingativa; (culpada) Eu não sou uma pessoa como as outras (baixa auto-estima) B- Crenças centrais Eu sou carente; Eu sou triste; (tristeza) C- Crenças condicionais Se uma pessoa não me respeita e eu não a revido, é porque sou medrosa e fraca; Eu devo me vingar sempre que me tratarem mal; Se eu peço alguma coisa a alguém e ela não o faz não devo pedir-lhe novamente, pois se quisesse tê-lo feito, o faria na primeira vez em que eu pedisse. D- Regras Eu não fico com ninguém se não estiver gostando muito dele; Os homens não prestam; Meu espaço não deve ser invadido; VII. Integração e conceituação de perfis cognitivos e desenvolvimentais a. Formulação de autoconceito e conceito dos outros Lu se auto-observa como uma pessoa de personalidade forte que deve lutar por seus direitos sempre, mas agora entende que freqüentemente transpõe a barreira do assertivo e se torna agressiva. b. Ela sente orgulho de reivindicar seus direitos mais do que a maioria das pessoas, sobretudo do que sua mãe (que afirma ser uma pessoa passiva), mas se considera uma pessoa um pouco anormal (diz que não gosta de fazer as coisas que todo mundo gosta de fazer: sair, ter amigos, conversar, se considera muito impaciente, etc), diferente dos outros, e se acha menos habilidosa socialmente do que a maioria das pessoas. c. Estratégias compensatórias de enfrentamento Sente-se orgulhosa por reivindicar seus direitos; Culpa os outros pela maioria de seus fracassos; Evita buscar ajuda da família e dos colegas. d. Desenvolvimento e manutenção do transtorno atual O transtorno depressivo parece ter sido precipitado pelo fim do relacionamento com seu ex-namorado e por seu baixo repertório de habilidades sociais, que a impede de ter um círculo social mais estável (bem como se pressupõe ter contribuído com o término do relacionamento com o ex-namorado), que funcionaria como um ótimo fator protetor diante de fatalidades da vida. O seu humor deprimido agrava o seu baixo repertório em habilidades sociais e a desestimula a buscar contato social, assim como a leva a um estado de apatia geral (falta de interesse em relação a quase todas as atividades). Dessa forma, a paciente vive atualmente num ambiente muito ocioso e com muitos poucos reforçadores, o que reflete num quadro moderado/grave de depressão e ansiedade.

5 5 Discussão do Caso Clínico Pressupostos Conceituais Vou iniciar apontando alguns aspectos fundamentais que orientarão a discussão do caso. Assim: 1. A cliente não sofre de depressão no sentido de que o que se passa com ela vem sendo causado pela depressão. Estou diferenciando o modelo comportamental do modelo médico. Assim, quando na Medicina se afirma que uma pessoa tem uma infecção ( está sofrendo por causa de uma infecção), supõe-se que todos os sintomas que ela relata (dor, desconforto, mal-estar etc.), os sinais que apresenta (febre, inflamação etc.) e os dados laboratoriais (presença de determinada bactéria, aumento no número de leucócitos etc.) são causados pela infecção diagnosticada, pela doença, enfim. Neste sentido, a infecção bacteriana é a causa de todas as alterações orgânicas detectadas e os procedimentos terapêuticos visam a lidar com tal causa, dos quais resultará a cura. (A relação causa-efeito, bactéria-doença é mecanicista, de tal forma que é necessário e suficiente alterar a causa para modificar o efeito). O modelo comportamental, afasta-se do determinismo mecanicista (característico da Física newtoniana) e adota um modelo determinista probabilístico, baseado especificamente na seleção do comportamento pelas conseqüências (proposto por Skinner e fundamentado no modelo darwiniano da seleção das espécies) e que tem, como característica fundamental adicional, a interação recíproca entre organismo e ambiente. 2. Portanto, dentro do modelo comportamental, deve-se dizer que a cliente sofre de contingências ineptas, incapacitantes e adversas atuais, bem como daquelas de sua história de vida, isto é, da história de contingências a que foi exposta durante seu desenvolvimento. Foram elas que deram origem às funções dos eventoscomportamento e dos eventos-ambiente, as quais se mantêm até hoje. 3. O tratamento, portanto, não deve se basear (embora possa incluir) no uso de remédios. Remédios não produzem contingências; na melhor das hipóteses tornam o organismo mais apto para responder mais adequadamente às contingências. Os procedimentos terapêuticos devem se deve basear nas mudanças das contingências de reforçamento às quais a cliente responde atualmente; 4. A história de contingências da cliente deve ser cuidadosamente vasculhada a partir de tactos verbais e não a partir de intra-verbais de modo que, tanto o terapeuta como a cliente, possam chegar à compreensão da função que os eventos adquiriram na vida dela. É exatamente a história de contingências que fornece dados sobre as funções comportamentais em operação hoje. Quando algum cliente diz, por ex., Não compreendo porque sou assim ; Sei que não deveria tolerar a maneira como meu companheiro me trata ; Não consigo me controlar etc., ele está nos informando sobre a função que os fatos tem para ele, mas não conhece a origem de tais funções. Em suma, os comportamentos e sentimentos que emite e sente são produtos da operação de contingências; no entanto, o processo comportamental até atingir tais produtos lhe são estranhos; e, finalmente, desconhece também as contingências de reforçamento responsáveis pelo processo e pelo produto comportamental. A história de contingências continua presente enquanto a função dos estímulos não mudar. Nesse sentido, o passado está presente. Mude-se, a partir

6 6 de novas contingências, a função dos estímulos e, aí sim, se terá construído uma nova história de contingências que complementa não destrói a passada. Desta forma, o passado deixará de estar presente funcionalmente. Ele tornou-se apenas memória. Assim, posso concluir que não existe passado funcional; o passado é sempre temporal. Só existe presente funcional. Discussão do Caso A primeira imagem que me ocorre ao ler o relato é a da história da Gata Borralheira. No caso da cliente a história adquire características próprias. Assim: 1. A nossa Gata Borralheira tem duas madrastas: a própria mãe que ela considera como madrasta; a tia - que ela escolhe como madrasta 2. Ela está em busca de uma fada madrinha que a transforme, sem nenhum esforço dela, em princesa. Princesa neste caso simboliza aquela que tem tudo: poder, riqueza, status, admiração, amor (do príncipe) pelo que ela é; não pelo que ela faz. 3. Queria lembrar aqui a frase de Fernando Pessoa: navegar é preciso; viver não é preciso e parafraseá-la: comportar-se é preciso. - A palavra preciso em Pessoa tem dois sentidos: a. exato b. necessário - A palavra preciso no nosso caso abrange e inclui os dois sentidos simultaneamente: a. comportar-se é exato, isto é, comportar-se é sujeito a leis demonstradas experimentalmente, que tornam o comportamento passível de previsão e controle; b. comportar-se é necessário, isto é, nosso poder em construir um mundo melhor para nós e para os outros repousa em comportar-se. O conceito fundamental do comportamento operante é que ele produz conseqüências e as conseqüências que ele produziu (ele é sujeito ativo de sua história pessoal) selecionam o comportamento emitido e, de certa forma, o determinam (ele é objeto das conseqüências que ele próprio produziu). O homem determina e é determinado; sujeito e objeto da própria história; c. para ilustrar pode-se partir de um exemplo comum. Se o cliente diz Estou infeliz, cabem os seguintes comentários: - Comportar-se é preciso, exato, previsível, controlável, sujeito a leis: comporte-se e produza conseqüências reforçadoras positivas. Tais conseqüências produzirão no corpo o estado sentido. Será, então possível emitir um novo tacto sob controle do que você sente: Sinto-me feliz. Os novos sentimentos foram produzidos pelas novas contingências às quais você responde. Pode-se afirmar neste sentido comportar-se é preciso que contingências reforçadoras positivas produzem estados corporais denominados de prazer, satisfação, bem-estar, felicidade etc. - Comportar-se é necessário: comportar-se é condição necessária e suficiente para alterar as contingências adversas e substituí-las por contingências mais apropriadas. Não há outra fonte de poder disponível para a pessoa; apenas comportar-se.

7 4. A cliente está em busca de uma fada madrinha: a. a primeira foi o pai. Será um tacto verbal, ou seja, ela verbaliza sob controle de comportamentos que realmente o pai emitiu? Ele de fato foi fonte de reforços positivos sociais generalizados? Ou será um intraverbal, ela repete o que lhe disseram, não exatamente relata o que ele fez? No primeiro caso - tacto - ela está sob controle de conseqüências dadas por ele; no segundo - intraverbal - ela está sob controle de relatos verbais, não necessariamente confiáveis, nem fidedignos (pode-se dizer que ela fantasia a figura ou a função do pai). O que é fato: ela não possui repertório comportamental apropriado para produzir reforços positivos. Ela não é segura, falta-lhe autoconfiança: sentimentos produzidos por contato com contingências reforçadoras. O que não significa que ela tenha sido privada de acesso a eventos de natureza reforçadora positiva. No entanto, o acesso a Sr+ não se deu sob a lei de contingências de reforçamento. Assim, meu comportamento produz conseqüências reforçadoras positivas descreve uma contingência e produz estados sentidos bem específicos. Sou seguro (eu sei como me comportar para produzir Sr+); sinto-me bem, feliz (reconheço os sentimentos que as conseqüências Sr+ produzem). O acesso a Sr+, provavelmente, deu-se de modo completamente diferente do enunciado nas relações de contingências. Assim, meu pai produz conseqüências reforçadoras positivas para mim; não meu comportamento. Isso gera dependência, insegurança, baixa autoconfiança. Acrescente-se que ela aprendeu a discriminar a presença de Sr+ da ausência de Sr+. Tal discriminação dá origem à consciência de privação de Sr+ (o que é aversivo) e de disponibilidade de Sr+ (o que é gratificante). Porém, não existe consciência, (no sentido que lhe falta conhecimento) sobre como produzir as conseqüências Sr+ por conta própria; só consegue Sr+ provindos do outro, porém sem conhecer que comportamentos deve emitir em relação ao outro para que este lhe forneça os Sr+; ou sem ter controle sistemático sobre o comportamento do outro. A liberação de reforço livre, isto é, aquele apresentado independente do comportamento emitido, produz sentimentos análogos aos produzidos por reforço contingente, no entanto, também produz sentimentos de insegurança e comportamentos supersticiosos: Sou consciente do que desejo; não sou consciente de como produzir o que desejo. É possível que a cliente tenha sido modelada para emitir comportamentos que levavam o pai a dar-lhe reforços positivos. Nesta alternativa, em que a conseqüência reforçadora é mediada pelo outro aparecem sentimentos de dependência (do outro), de insegurança etc. e comportamentos sob controle do comportamento do outro e não sob controle da conseqüência reforçadora propriamente dita. De qualquer forma, a cliente, através da história de contingências a que se expôs, aprendeu que os Sr+ vem através do outro da fada madrinha - do pai; b. sabe que sua mãe não é fada madrinha. A mãe a coloca sob extinção ou punição. c. tenta fazer, sem sucesso, com que a tia seja a fada madrinha. d. tenta fazer, sem sucesso, com que os remédios sejam a fada madrinha. 7

8 8 e.. tenta fazer com que um primo seja a fada madrinha. Tem conseguido, mas ela apenas repete a relação com o pai. Deve ser interrompida pelas razões apontadas. f. tenta fazer com que o terapeuta seja a fada madrinha. Ele pode ser, num sentido bem especial. O condão mágico, que transforma abóboras em carruagem; ratos em exuberantes corcéis; e que a coloca em contato com bailes, palácio e príncipe (símbolos de reforços positivos) o terapeuta tem. O instrumento mágico é a Análise do Comportamento que a ensina as leis do comportamento e a instrumenta com procedimentos que animam, dão vida e existência concreta para tais leis. A solução mágica se resume na frase Comportar-se é preciso nos dois sentidos: exato e necessário. 5. Diferentemente da história da Gata Borralheira, porém, a fada madrinha o terapeuta não vai brandir o condão mágico e produzir felicidade para ela e por ela. Ele vai dar-lhe o condão mágico ensiná-la um pouco sobre a Análise do Comportamento, ensiná-la como produzir conseqüências que a determinarão, a tornarão sujeito e objeto de sua história pessoal, porém começando por ser sujeito. Vai ensiná-la, enfim, a produzir melhores contingências de reforçamento. 6. A cliente só melhorará quando for ela própria sua fada madrinha, capaz de manejar com desenvoltura seu condão mágico. 7. A história de contingências (de vida) continua presente enquanto os eventos atuais, mantêm as mesmas funções que tiveram no passado; quando as contingências atuais assumirem um novo papel, os eventos terão uma nova e mais promissora função. O passado, então, passará a ser apenas memória. 8. A partir da análise apresentada deverão emergir os procedimentos do terapeuta, que deverá instrumentar a cliente com procedimentos que alterarão a vida dela. 11/12/2004

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano. Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas. Cristina Belotto da Silva

ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano. Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas. Cristina Belotto da Silva ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas Cristina Belotto da Silva Tainara Claudio Maciel O abuso e a dependência de álcool e

Leia mais

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PEFF/A 1ªSESSÃO 28 DE NOVEMBRO - 21 HORAS RECONHECER AS SUAS EMOÇÕES 1-TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO Indique até que ponto cada uma das seguintes afirmações o descreve. Seja franco e 1

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Encontro 7 26 de agosto de 2015

Encontro 7 26 de agosto de 2015 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico SILVANY BRASIL Serviço Socioeducacional DIVANEID ARAÚJO Serviço de Orientação Educacional CINTHYA GUERRA Encontro 7 26 de agosto de

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É INFLUÊNCIA Habilidade de inspirar as pessoas a agir, conquistá-las por inteiro A diferença entre poder e autoridade: Fazer a sua vontade mesmo que não desejem. Fazer a sua vontade, por causa

Leia mais

O Pequeno Livro da Sabedoria

O Pequeno Livro da Sabedoria Lauro Henriques Jr. (org.) O Pequeno Livro da Sabedoria Ensinamentos de grandes mestres para você ter uma vida mais feliz Baseado em Palavras de Poder Prefácio PARA UMA VIDA MAIS FELIZ Todos nós já passamos

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos.

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m CASO CLINICO Cliente : A. G - 21 anos - Empresa familiar - Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m Motivo da avaliação: Baixa auto estima, dificuldade em dormir, acorda várias vezes a noite. Relatou

Leia mais

TERAPIA DE CASAIS. A Terapia Comportamental de Casais (TCC) é uma prática clínica

TERAPIA DE CASAIS. A Terapia Comportamental de Casais (TCC) é uma prática clínica CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 5PAC016 PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Prof.ª Dra. Maria Luiza Marinho Casanova 1 TERAPIA DE CASAIS

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Objetivos Gerais. Psicólogo. Paciente. tratamento

Objetivos Gerais. Psicólogo. Paciente. tratamento Terapia Cognitivo-Comportamental Avaliação Inicial 1ª. Sessão Eliana Melcher Martins Doutoranda em Ciências pelo depto.psiquiatria da UNIFESP Mestre em Ciências pelo depto de Psicobiologia da UNIFESP Especialista

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Introdução à Terapia ABA. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Introdução à Terapia ABA. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Introdução à Terapia ABA Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva ABA Análise do Comportamento Aplicada O objetivo principal da Terapia ABA para as crianças diagnosticadas

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Psicologia Social. É a área da Psicologia que procura estudar a interação social.

Psicologia Social. É a área da Psicologia que procura estudar a interação social. Psicologia Social Psicologia Social É a área da Psicologia que procura estudar a interação social. Aroldo Rodrigues, afirma que a psicologia social é uma das manifestações comportamentais suscitada pela

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Meditações para os 30 dias de Elul

Meditações para os 30 dias de Elul 1 Meditações para os 30 dias de Elul O Zohar explica que quanto mais preparamos a alma durante o mês que precede Rosh Hashaná, melhor será o nosso ano. De acordo com a Kabbalah, o Recipiente para receber

Leia mais

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

LEITURA CORPORAL DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

LEITURA CORPORAL DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO E SUAS CONSEQUÊNCIAS LEITURA CORPORAL DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO E SUAS CONSEQUÊNCIAS Resumo Márcia Maria Rovani A proposta deste trabalho é entender o comportamento agressivo através de estudos na abordagem da psicologia

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Ganhar, nem sempre. Amadurecer, sempre. Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br www.justocantins.com.br Introdução É impossível imaginar uma empresa onde não

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

A AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR:

A AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR: A AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR: A primeira coisa que devemos lembrar, como bem nos coloca Souza (2010) é que a auto-estima de uma criança está muito relacionada

Leia mais

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEPENDENTE características Necessidade global e excessiva de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso e aderente e ao medo da separação. características Grande dificuldade

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

MOTIVAÇÃO E MUDANÇA DE PARADIGMAS

MOTIVAÇÃO E MUDANÇA DE PARADIGMAS MOTIVAÇÃO E MUDANÇA DE PARADIGMAS Márcia Souto de Araújo 2008 Desenvolvimento do Potencial Humano Priorizamos a educação na descoberta de talentos, desenvolvimento das competências, Globalização: atendimentos

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

Conversando com a Família Práticas Narrativas

Conversando com a Família Práticas Narrativas Conversando com a Família Práticas Narrativas Projeto Reciclando Mentes Conversando sobre o trauma A abordagem narrativa no trabalho com trauma Considerações importantes no trabalho com trauma A terapia

Leia mais

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA?

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? Autores: ANA BÁRBARA DA CONCEIÇÃO SANTOS, AYSLAN MELO DE OLIVEIRA, SUSANA DE CARVALHO, INTRODUÇÃO No decorrer do desenvolvimento infantil,

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Semeadores de Esperança

Semeadores de Esperança Yvonne T Semeadores de Esperança Crônicas de um Convite à Vida Volume 11 Crônicas de um Convite à Vida Livre d IVI Convidados a Viver PREFÁCIO Estou comovida por escrever este prefácio : tudo o que se

Leia mais

Um caminho para cuidar daqueles que colaboram no cuidado de outros, com mais serenidade.

Um caminho para cuidar daqueles que colaboram no cuidado de outros, com mais serenidade. APHILAV 10 ENCONTRO DE HIGIENIZAÇÃO E LAVANDERIA HOSPITALAR DA REGIÃO SUL Um caminho para cuidar daqueles que colaboram no cuidado de outros, com mais serenidade. Rejania Guido Dias rejania@terra.com.br

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes Imagens de professores e alunos Andréa Becker Narvaes Inicio este texto sem certeza de poder concluí-lo de imediato e no intuito de, ao apresentá-lo no evento, poder ouvir coisas que contribuam para continuidade

Leia mais

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO 39 Sexta Lição PAPAI E MAMÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS O relacionamento do papai e da mamãe como casal é de fundamental importância para uma formação adequada dos filhos. Esse relacionamento influenciará decisivamente

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará O Problema Alcoolismo - um dos mais graves problemas de saúde pública na atualidade. Abuso

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

#CRIESEUCAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO MEDO DE MUDAR VONTADE DE MUDAR

#CRIESEUCAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO MEDO DE MUDAR VONTADE DE MUDAR CRIE SEU CAMINHO AULA 1 - EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO Na primeira aula do curso introdutório do Programa Crie seu Caminho, você pôde compreender a origem da dor que se manifesta em todas as pessoas que desejam

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai A Desautorização da Mãe pelo Pai - Quais as consequências de haver um conflito entre pai e mãe em relação à autoridade perante os filhos ou quando divergirem em relação à determinado tema na frente das

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Psicose pós-parto. A psicose pós-parto é um quadro de depressão pós-parto mais grave e mais acentuado, pois na psicose pós-parto existe o

Psicose pós-parto. A psicose pós-parto é um quadro de depressão pós-parto mais grave e mais acentuado, pois na psicose pós-parto existe o Psicose pós-parto Pode ir desde uma leve tristeza que desaparece com o passar dos dias até um grau mais grave de depressão onde é necessária uma rápida intervenção médica. Este estágio é chamado de psicose

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio TERAPIA DO LUTO Profa. Dra. Angela Maria Alves e Souza Enfermeira-Docente-UFC o suicídio desencadeia o luto mais difícil de ser enfrentado e resolvido

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Rui Grilo Tristeza VS Depressão A tristeza é a reacção que temos perante as perdas afectivas na nossa vida; A perda de alguém por morte é tristeza e

Leia mais