DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG"

Transcrição

1 DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA/MG Porteirinha Minas Gerais Março de 2005

2 INTRODUÇÃO Este dossiê contém um conjunto de informações sobre a Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Mocambinho do Município de Porteirinha, localizado no Norte do Estado de Minas Gerais. Em primeiro lugar, este instrumento visa apresentar a importância do referido patrimônio arquitetônico para a preservação da memória local por meio da sua diversidade cultural e das características peculiares que revela. Para elaboração deste dossiê foram realizadas pesquisas através de fontes primárias, bibliográficas e orais. Contém também uma descrição e análise das características arquitetônicas da edificação. Este trabalho faz parte do esforço da Prefeitura Municipal de Porteirinha, através do órgão competente para esse fim, e principalmente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural com o objetivo de estabelecer uma política de proteção do patrimônio cultural e da memória local da Cidade. Nesse sentido, o dossiê foi elaborado com a finalidade de fazer cumprir deliberação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Porteirinha, que em reunião decidiu pelo início do processo de tombamento da Igreja de Mocambinho, passando a seguir os passos que culminaram com o seu efetivo tombamento. Sendo assim, o tombamento é uma das medidas propostas para que se garanta a preservação deste registro arquitetônico do Município de Porteirinha MG.

3 HISTÓRICO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO DISTRITO DE MOCAMBINHO - PORTEIRINHA / MG A Igreja de Nossa Senhora da Saúde do Distrito de Mocambinho do Município de Porteirinha 1, localizado no norte do Estado de Minas Gerais foi fundada em 1905 por Antônio Mendes Lourenço. Passados os anos a população sentiu a necessidade de aumentar o espaço físico da referida Igreja visando instalar um maior número de pessoas, justamente por ter crescido o número da população da comunidade. Naquela época, e ainda hoje, a Igreja era o centro religioso da Comunidade de Mocambinho e vizinhanças e abrigava um grande número de fiéis nas celebrações, solenidade dos santos e realização dos sacramentos como batizados e casamentos. Percebendo essa realidade, Galdino Mendes Santos, impulsiona o empreendimento de crescer o espaço físico da Igreja. Galdino Mendes Santos era filho de Artur Mendes e de Miguelina Mendes, e casado com Jacinta Mendes Batista. Jacinta Mendes Batista era irmã de Antônio Mendes Lourenço, fundador da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Esse parentesco despertava a sensibilidade para a manutenção e conservação da Igreja. Galdino Mendes Santos residia no local denominado Passagem que ficava na região próxima a Mocambinho. Ele teve nove (09) filhos, sendo oito (08) homens e uma (01) mulher. Sua aparência física e descendência constituíam da raça negra, porém apresentava o cabelo liso. Por causa da aparência dele e de sua família eram apelidados de família dos comprados. A denominação comprado explica-se devido o 1 As informações que se encontram nesse histórico foram cedidas por José Maria Conceição, Alziro Xavier Moraes, Oliveira Rodrigues Edilon, Izabel Clemência Mendes, Julita Rosa da Conceição, Manoel Mendes dos Santos, Joana Clemência Mendes e outros.

4 estabelecimento do comércio entre brasileiros na compra e venda de escravos no Brasil e na região. Galdino Mendes era um homem livre, bem como a sua família por causa do período histórico, ou seja, a escravidão não existia mais no Brasil. Galdino Mendes era um homem extremamente bondoso e atencioso com as pessoas da Comunidade aconselhando-as sempre com sabedoria. Por causa disso, a casa de Galdino Mendes era denominada de Casa dos Conselhos. Ele possuía uma habilidade enorme para resolver os conflitos da localidade. Na casa de Galdino Mendes havia uma capela dedicada aos santos: Santa Luzia, São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde. Todos os seus filhos se casaram na capela da referida casa, cujas celebrações foram realizadas pelo Padre Ricardo, amigo da família. Galdino Mendes criava em sua propriedade o gado doado a São Sebastião. Este gado era todo branco da raça indu-brasil, cujo recurso financeiro arrecadado com sua venda seria destinado para a ampliação da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A ampliação da Igreja foi uma empreitada dada a Onofre Pavão e João, apelidado de pintor, cujo pagamento consistiu no recebimento do gado. Porém, de acordo com os moradores locais da época, tanto Onofre como João não investiram na ampliação da Igreja o equivalente ao valor do gado. As novas paredes da Igreja se ergueram e a cobertura do telhado havia terminado, entretanto, Galdino Mendes acabou morrendo de infecção estomacal em 13 de dezembro de 1909 sem ver o final dessa ampliação. Essa infecção estomacal adquirida por Galdino Mendes ocorreu por ter bebido água no brejo de arroz na localidade de Riachão onde cultivava sua roça. No dia da sua morte comemorava-se a festa de Santa Luzia na Comunidade de Mocambinho. Os fiéis estavam na festa e retornando

5 encontraram Galdino Mendes morto, que não havia comparecido à mesma por causa da doença. Após a morte de Galdino Mendes faltava ainda o acabamento da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Os continuadores da obra da Igreja foram os filhos de Galdino Mendes e Antônio Mendes Lourenço. Eles rebocaram e colocaram o ladrilho da Igreja. É perceptível a ampliação da Igreja por meio da sua estrutura. Essa ampliação ficou pronta em O terreno que ocupa a Igreja e envolve a parte habitada da Vila Riachuelo foi doada por Antônio Mendes Lourenço. Por serem os construtores e ampliadores da Igreja, os corpos de Galdino Mendes e Maria Florença da Conceição foram enterrados na Igreja. Porém, os corpos de Antônio Mendes Lourenço e Jacinta Mendes Batista não puderam ser enterrados na Igreja, porque a lei não permitia mais esse procedimento. O telhado da Igreja, com o decorrer do tempo, começou a gotejar e foi necessária uma nova intervenção trocando, inclusive os caibros. Essa reforma foi realizada por intermédio de Manoel Mendes Conceição, Sebastião Galdino, José Barbosa Conceição. Na execução dessa obra contou com a participação de José Maria (Léo), João Rodrigues (Lão), Sebastião Galdino e Manoel Mendes. A Igreja tinha um sino que era tocado por José Maria. Para tocar esse sino era necessário subir uma escada improvisada. Por causa disso, Pedro casado com Tida e pai de Alonso Reis mandou construir um coro na Igreja agilizando e facilitando o tocar do sino. A tesouraria da Igreja sempre foi exercida por José Barbosa. Os zeladores da Igreja foram Antônio Mendes, Manoel Mendes, Nenzinha, Lilé, Eva, Biri Maria Madalena Conceição. Atualmente seu zelador é José Maria (Léo).

6 As calçadas da Igreja foram feitas na época em que José Barbosa era tesoureiro da Igreja. Por muito tempo, José Barbosa foi o coordenador das reformas da Igreja de Nossa da Saúde. Quando Biri era responsável pela tesouraria da Igreja, as reformas do piso e outros serviços foram realizados por Manoel Rodrigues e Adão Rodrigo. A última reforma no telhado e nas paredes foram realizadas sob a coordenação financeira da Igreja de Alziro Xavier Moraes (Ziu), Clóvis Jandir dos Santos com a colaboração de Alonso Reis e prefeituras de Riacho dos Machados e de Porteirinha. O serviço relativo ao culto religioso era realizado por Julita, Té, Lia e Joaquim. Depois a liturgia da Igreja passou para a responsabilidade de Joaquim e o Grupo JUPAC, coordenado por Ziu e Adagis. Os padres que celebraram na Igreja de Nossa Senhora da Saúde foram Capuchinho, Chico, Evaristo, Manoel, Ricardo, Julião, Rocha e atualmente Ernesto. Depois de Léo, o último zelador da Igreja, as reformas continuaram. Foram rebocadas todas as paredes da Igreja que encontravam com problemas por meio da colaboração do Prefeito Antônio Lourenço. As festas religiosas Principais realizadas na Igreja são: São Sebastião, patrono dos militares e agricultores realizada no dia 20 de janeiro; Nossa Senhora da Saúde, ou seja, a festa do nascimento de Maria, a mãe de Jesus, filha de São Joaquim e Senhora Santana realizada no dia 08 de setembro; Santa Luzia, patrona da visão, realizada no dia 13 de dezembro. Essas festas são celebradas até os dias de hoje, porém não apresentam tanto vigor como antigamente. Reza-se sempre o culto com fiéis da comunidade.

7 A Igreja abrigava grandes festas religiosas. Nessas festas realizavam-se batizados, crismas, casamentos e demais cerimônias. Essas festas religiosas também eram revestidas de espírito pagão, ou seja, ocorriam muitas brigas, sobretudo por causa da venda de bebidas alcoólicas que deixavam embriagados os homens que compareciam às festas. Durante a realização das festas, o padre e sua comitiva ficavam hospedados em uma casa construída para esse fim. A casa era construída de pau-a pique, próximo a Igreja, onde realizava um grande banquete de recepção ao padre e a comunidade. Essa casa ficou em péssimo estado de conservação e no seu lugar foi construída uma outra visando dar melhores condições de abrigo às pessoas, chamada de Casa Nova, porém tendo um morador fixo e cuja finalidade não era mais a mesma. Atualmente a Igreja de Nossa Senhora da Saúde está sob a coordenação de Alziro Xavier Moraes (Ziu). Em 2005, a Comunidade de Mocambinho está se preparando para realizar a festa do centenário da fundação da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Sendo assim, o tombamento do referido bem cultural é fundamental para a preservação da memória e da historia local e regional.

8 DESCRICÃO DA IGREJA DE MOCAMBINHO A edificação da Igreja de nossa Senhora da Saúde de Mocambinho, é local obrigatório de passagem para todos os transeuntes que circulam pelo lugar. É uma construção simples, porém de grande significado para a população do Distrito de Mocambinho do Município de Porteirinha. Essa Igreja vem cumprindo com a finalidade de acolher seus fiéis para as orações, meditações e reuniões comunitárias confirmando e afirmando por meio do grande número de presenças a devoção da população local. O prédio constitui 118 metros quadrados de construção sendo composto por três divisões internas: o altar, uma primeira ala e o local destinado aos fiéis. Foi num esforço conjunto, que os fiéis, sem projeto arquitetônico, foi traçando com grande singeleza, porém com proporções e equilíbrio e deixando à mostra a forma colonial rústica da edificação. As paredes são todas de adobe e rebocadas com areia. A pintura do prédio foi-se delineando no decorrer do tempo de acordo com os seus responsáveis. Atualmente a pintura é amarela, apresentando tonalidade mais forte de azul no barrado e portas. As portas e janelas são de cedro. A cobertura do telhado é feita de duas águas de telhas cerâmicas. As telhas de bica e pilares de madeira de aroeira compõem um conjunto singelo, mas agradável aos olhos. Apresenta características bastante comuns das pequenas comunidades. O solo onde foi construída constitui-se de solo rochoso (toá) ficando numa parte mais alta possibilitando uma visão parcial da Comunidade. Em todos os seus lados existe um passeio/calçada feito em cimento com 1metro e 50 centímetros, cujos lado apresentam

9 alturas diversificadas devido a irregularidade do terreno. As ruas da comunidade são de terra batida. Nos arredores existem casas de alvenaria e adobe que compõem o conjunto da comunidade de Mocambinho, deixando entrever um pequeno largo para rituais celebrados fora da Igreja. Também no seu arredor existe um cruzeiro de madeira, trocado algumas vezes por causa da qualidade da madeira, porém permanecendo no mesmo local, onde os fiéis celebram seus rituais, entre eles, orações para chover; velas para almas benditas; procissões e orações diversas. Internamente, na nave principal, encontra-se o altar que contém detalhes em madeira feita por artistas anônimos. O altar principal com pintura verde possui a imagem sem valor histórico de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Comunidade. Ao lado desse altar, tanto à direita como a esquerda há outros dois no estilo de oratório. Todos esses altares também estão na cor verde escuro. O piso traz o estilo da época, ou seja, é de tijolos feitos nas olarias locais. O piso do altar é de madeira (assoalho). O piso do prédio é diferenciado de acordo com os ambientes. Porém, essa diferença foi-se delineando no decorrer do tempo, quando parte dele foi coberto por outro piso natado da cor natural aproximando mais para o verde e se encontra desgastado pelo tempo e uso indevido. Os bancos de assento são confortáveis e conservados. Uma escada de cimento, bastante íngreme e estreita, dá acesso ao local destinado ao coral que contém detalhes em madeira trabalhada nas cores verde. Encontra-se nesse espaço, próximo a torre um sino de bronze. A lateral esquerda enquadra-se por cunhais de madeira recebendo dois vãos, ou seja, apresenta duas entradas para o interior constituído de duas portas de madeira. Uma das portas caracteriza-se com uma abertura integral e a outra dividida pelo meio, constituindo duas metades.

10 A lateral direita enquadra-se por cunhais de madeira recebendo um vão, ou seja, uma entrada (porta) para o interior da edificação. A entrada consiste em uma abertura dividida pelo meio, constituindo duas metades. A fachada principal enquadra-se por cunhais de madeira recebendo dois vãos que constituem em uma porta principal dividida ao meio. O outro vão é abertura para o sino. A fachada do fundo da edificação não consta nenhum vão. O prédio sofreu algumas intervenções, porém conservando seu formato original até os dias de hoje. Essas intervenções foram executadas visando aumentar o tamanho original para poder abrigar no seu interior os fiéis. Em um primeiro momento, a referida Igreja constituía de uma sacristia e um pequeno espaço destinado aos fiéis. Como a população de Mocambinho cresceu fez-se necessário à construção de um espaço maior. Daí, a construção dentro e integrado ao mesmo espaço de uma área maior. Atualmente, encontra-se necessitando de algumas intervenções por causa do desgaste pelo tempo e chuvas, apesar da Igreja ser cuidada pela Comunidade. Há uma zeladora e uma equipe responsável pela limpeza semanal da Igreja. A Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Mocambinho tem grande importância histórica para o Distrito de Mocambinho e o Município de Porteirinha e sua representatividade é Inquestionável. A edificação em si também tem sua importância por manter traços rústicos coloniais e ainda por sua localização que harmoniza o conjunto da comunidade. Por tudo isso, justifica-se o tombamento da referida Igreja e conseqüentemente garantir a sua preservação e conservação.

11 JUSTIFICATIVA DA DEFINIÇÃO DO PERÍMETRO DE TOMBAMENTO O perímetro de tombamento foi definido a partir dos eixos das vias públicas que circundam a edificação, uma vez que a extensão do perímetro para além desses limites poderia vir a causar resistências por parte da administração municipal bem como da população em geral.

12 DELIMITAÇÃO DO PERÍMETRO DE ENTORNO públicas, a saber: A área de entorno do bem tombado constitui-se a partir dos eixos de vias P1 = Eixo da Avenida Dário Castor com rodovia MGT-120 P2 = Eixo da Rodovia MGT-120 com Rua Projetada P3 = Eixo da Rua projetada com Praça da Matriz P4 = Eixo da Praça da Matriz P5 = P1. Praça da Matriz com Rodovia MGT-120.

13 JUSTIFICATIVA DA DEFINIÇÃO DO PERÍMETRO DE ENTORNO O perímetro de entorno definido buscou incluir dentro de seus limites todo o espaço onde se originou o Distrito, sendo que a Igreja de Nossa Senhora da Saúde localiza-se no centro deste. Dessa forma busca-se estabelecer uma proteção mínima a edificação que aqui é tombada e, ao mesmo tempo, àquelas outras edificações que se encontram nesse espaço e que testemunham o surgimento e desenvolvimento do Distrito.

14 DIRETRIZES DE INTERVENÇÃO A Igreja de Nossa Senhora da Saúde do Distrito de Mocambinho encontrase em bom estado de conservação. É uma Igreja cuidada pela Comunidade local, cuja manutenção é realizada todo final de semana possibilitando a conservação do bem cultural. Sendo assim, a Igreja necessitará de pequenas intervenções visando reformar o piso, parte das paredes trincadas e pintura das paredes e portas dando um novo visual, porém conservando a sua originalidade. Essas intervenções serão realizadas paulatinamente e com a colaboração da Comunidade Local.

15 DEPOIMENTOS DE MORADORES Foram selecionados alguns depoimentos de moradores relativos a importância do tombamento da Igreja de Nossa Senhora da Saúde do Distrito de mocambinho: Essa Igreja é o início do nosso Povoado. Foi tendo-a no centro da Comunidade que despertamos e alimentamos nossa fé. Ela é um testemunho da nossa história. 2 A Igreja de Nossa Senhora da Saúde é o local da nossa padroeira. Nela celebramos a nossa fé e o nosso Deus. Ela tornar-se um patrimônio histórico de Mocambinho é um presente para nós. 3 A Igreja conta a história do nosso Povoado. Olhando essa Igreja enxergamos os nossos antepassados, meus avós, meus pais... e ficará para nossos filhos. 4 Igreja e sua história. Enfim, os moradores do Distrito de Mocambinho se identificam com a 2 CONCEIÇÃO, José Maria. Entrevista concedida a Filomena Luciene Cordeiro e Maria Ladeia Pereira no dia 06 março SANTOS, Manoel Mendes dos. Entrevista concedida a Filomena Luciene Cordeiro e Maria Ladeia Pereira no dia 06 março OLIVEIRA, Odilon Rodrigues. Entrevista concedida a Filomena Luciene Cordeiro e Maria Ladeia Pereira no dia 06 março 2005.

16 FICHA TÉCNICA ELABORAÇÃO DO DOSSIÊ Filomena Luciene Cordeiro Consultor para Projetos Culturais, historiadora e documentalista. Maria Ladeia Pereira Historiadora Fábio Maurício Santos Engenheiro civil FOTOGRAFIAS Filomena Luciene Cordeiro Maria Ladeia Pereira Fotógrafo.

17 PARECER PARA TOMBAMENTO PARECER TÉCNICO PROFISSIONAL Edificação religiosa, pequena e simples, mas que possui relevância arquitetônica e artística. Sua construção obedeceu aos métodos de construção da época. Tudo indica que foi uma das primeiras construções, além das casas dos moradores do referido Distrito, constituindo o espaço sagrado da população. Contudo, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Mocambinho traz a memória do povoado às suas origens, uma vez que foi nas suas proximidades o local privilegiado para formação das primeiras moradias. Daí, a importância do tombamento da edificação da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, o seu valor, enquanto testemunha histórica do surgimento e desenvolvimento do Povoado, garantindo a preservação da memória religiosa, social e política do povo que aqui nasceu ou reside. Fábio Maurício Santos Engenheiro civil Filomena Luciene Cordeiro Historiadora e Documentalista

18 PARECER DE INTEGRANTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL DE PORTEIRINHA/MG A Igreja de Nossa Senhora da Saúde foi o marco inicial que deu origem ao atual Distrito de Mocambinho. Por muito tempo, a referida Igreja foi o centro das atenções de Mocambinho. Além de ser um cartão postal de Mocambinho e Porteirinha, o prédio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde representa a memória das famílias deste Distrito e por isso deve ser preservado através de Tombamento para servir de legado às futuras gerações que essa terra habitarão. Flávio Alexandre Mendes Santos Membro efetivo do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Porteirinha

19 REFERÊNCIAS DE PESQUISA Entrevistas concedidas a Filomena Luciene Cordeiro e Maria Ladeia Pereira em 06 de março de 2005 no Distrito de Mocambinho Município de Porteirinha/MG: CONCEIÇÃO, José Maria; MORAES, Alziro Xavier; ODILON, OliveiraRodrigues; MENDES, Izabel Clemência; CONCEIÇÃO, Julita Rosa da; SANTOS, Manoel Mendes dos; MENDES, Joana Clemência e outros. ODILON, OLiveira R. et all. História da Igreja de Nossa da Saúde em Mocambinho. Distrito de Mocambinho, 06 março (texto manuscrito)

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DA CASA DA FESTA DE JUCA SURDO Porteirinha MG Março de 2002 INTRODUÇÃO O dossiê aqui apresentado quer ser, em primeiro lugar, um registro documental da história e das características

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS Nº BI/02 1. Município: Capinópolis - MG 2. Distrito: Sede 3. Designação: Escola Municipal Aurelisa Alcântara

Leia mais

PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1

PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1 PRECIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO VALE DO RIO DAS MORTES 1 José Antônio de Ávila Sacramento (membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei - MG) No ano de 1810,

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

IBAPE - XII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS, BELO HORIZONTE/MG

IBAPE - XII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS, BELO HORIZONTE/MG IBAPE - XII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS, BELO HORIZONTE/MG AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS EM CONJUNTO HABITACIONAL, HORIZONTAL, DESCARACTERIZADO DEVIDO AS INTERVENÇÕES SOFRIDAS

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Mesmo caro, documento em dia é uma tranquilidade para o Síndico. Em 2013 a maior tragédia envolvendo fogo no Brasil aconteceu. Na boate Kiss, no Rio Grande

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul

situação e ambiência denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul Parceria: denominação Fazenda São Geraldo códice AIV - F07 - PS localização Antiga estrada para Rio das Flores município Paraíba do Sul época de construção séc. XIX detalhamento do estado de conservação

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Sou apenas uma rua na cidadezinha de Minas. Cruz da Igreja de N. Sra do Carmo Ouro Preto Minas há muitas. Provavelmente a Minas que mais nos fascina

Leia mais

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA ARQUITETURA Obra racionalizada A alvenaria estrutural reduziu os custos da construção deste sobrado, que, apesar do método construtivo, tem cômodos integrados, no maior estilo contemporâneo POR CÍNTIA

Leia mais

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA:

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA: PREFEITURA FAZ INFORMATIVO DA PREFEITURA DE CONTAGEM Nº 2 - Janeiro de 2008 ESPECIAL REGIÃO RESSACA Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado A Prefeitura iniciou a obra que vai retirar a

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ)

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Obras começaram em junho e ainda não têm previsão de término. Museu vai ficar às margens da RJ-106. Obras do Museu do Sal continuam em

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS

DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS DOSSIÊ DE TOMBAMENTO DAS IMAGENS DOS TRÊS REIS MAGOS PORTEIRINHA - MG MARÇO DE 2002 INTRODUÇÃO Este dossiê contém as informações sobre as três imagens dos Santos Reis, que pertencem a Igreja de Santos

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Marlene Flauzina OLIVEIRA Mestranda em Geografia - Programa de Pós-Graduação Campus Jataí/UFG mflauzina@hotmail.com Eguimar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Catanduva (SP), 29 de setembro de

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

BENS IMÓVEIS. DISTRITO: Sede. USO ATUAL: Institucional

BENS IMÓVEIS. DISTRITO: Sede. USO ATUAL: Institucional Página 1 de 6 IPAC N º08/2012 BENS IMÓVEIS MUNICÍPIO: DISTRITO: Sede DESIGNAÇÃO: Asilo São Vicente de Paulo ENDEREÇO: Rua Coronel Severiano, 131 - Fundinho USO ATUAL: Institucional PROPRIEDADE/ SITUAÇÃO

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

5.11. Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013

5.11. Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013 PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.11 Programa de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 4 3. Objetivos... 5 4.

Leia mais

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh . Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh. 1- Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUTORA TARJAB NA ADOÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO OUTUBRO 2014

A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUTORA TARJAB NA ADOÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO OUTUBRO 2014 A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUTORA TARJAB NA ADOÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO OUTUBRO Apresentação dos trabalhos Porque devemos atender à Norma de Desempenho? O Contexto da normalização no Brasil A experiência

Leia mais

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento Página 81 de 112 basculante, com vedações em vidro. A decoração externa é composta de pequenas colunas torsas e frontões arqueados coroados com telhas tipo capa e canal e cimalha. 13. Proteção Legal Existente:

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

REGISTRO VISITA TÉCNICA COMISSÃO TEMÁTICA DE ATIVIDADES PRODUTIVAS PROJETO DA COOPERATIVA DE CORTE, COSTURA E ARTESANATO

REGISTRO VISITA TÉCNICA COMISSÃO TEMÁTICA DE ATIVIDADES PRODUTIVAS PROJETO DA COOPERATIVA DE CORTE, COSTURA E ARTESANATO REGISTRO VISITA TÉCNICA COMISSÃO TEMÁTICA DE ATIVIDADES PRODUTIVAS 1 PROJETO DA COOPERATIVA DE CORTE, COSTURA E ARTESANATO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL Perolândia - GO Data: 22/08/2012

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL)

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) Edifício na Estrada do Cemitério, n.º 6 (Casa Azul) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina Residência Rua Vicente Racioppi Arquiteto Joel Campolina Depoimento do Arquiteto Primeiros croquis e estudos Evolução até o anteprojeto aprovado Interfaces com os projetos complementares A evolução até

Leia mais

OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO

OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO Ten AdMil Horácio José Portela Ferreira 1Sarg PesSec Jorge Filipe Santos Pereira 1. Introdução Os arquivos são uma inesgotável e insubstituível fonte

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

O PERFIL DO FIÉL NO CULTO AO SANTO POPULAR: O CASO CLODIMAR PEDROSA LÔ EM MARINGÁ.

O PERFIL DO FIÉL NO CULTO AO SANTO POPULAR: O CASO CLODIMAR PEDROSA LÔ EM MARINGÁ. O PERFIL DO FIÉL NO CULTO AO SANTO POPULAR: O CASO CLODIMAR PEDROSA LÔ EM MARINGÁ. VIANA, Roberto dos Santos(LERR/UEM). ANDRADE, Solange Ramos Os estudos das diferentes praticas e manifestações do catolicismo,

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

A TORRE DE BABEL Lição 06

A TORRE DE BABEL Lição 06 A TORRE DE BABEL Lição 06 1 1. Objetivos: Mostrar a tolice do orgulho e dos planos meramente humanos Quando começamos a nos orgulhar e tentamos ser importantíssimos aos próprios olhos, Deus não nos abençoa

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

As fases da Lua. Depois do Sol, o astro que sempre despertou. Desenhe as fases da Lua que você conhece.

As fases da Lua. Depois do Sol, o astro que sempre despertou. Desenhe as fases da Lua que você conhece. A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ As fases da Lua Atenção Depois do Sol, o astro que sempre despertou mais o interesse das pessoas foi a Lua. Percorrendo a escuridão celeste, a Lua vem iluminando

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Bairros Cota na Serra do

Bairros Cota na Serra do Geotecnia Ambiental Bairros Cota na Serra do Mar em Cubatão riscos em ebulição e planos de ação em andamento Os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar, na cidade de Cubatão, passam por um processo

Leia mais

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA ESCRAVIDÃO ANTIGA A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Na Antiguidade, o código

Leia mais

CARTA PARA A CONSERVAÇÃO DOS SÍTIOS COM VALOR PATRIMONIAL CULTURAL

CARTA PARA A CONSERVAÇÃO DOS SÍTIOS COM VALOR PATRIMONIAL CULTURAL Pág. 1 de 7 ICOMOS NEW ZEALAND CARTA PARA A CONSERVAÇÃO DOS SÍTIOS COM VALOR PATRIMONIAL CULTURAL Tradução por António de Borja Araújo, Engenheiro Civil IST Março de 2007 Pág. 2 de 7 Preâmbulo A Nova Zelândia

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

Praça da Alfândega vai voltar no tempo

Praça da Alfândega vai voltar no tempo Praça da Alfândega vai voltar no tempo Obra, com remoção de palmeiras, devolverá ao local característica de 1924. A partir do final do ano, a Praça da Alfândega, no centro da Capital, será cercada por

Leia mais

Ensino Religioso no Brasil

Ensino Religioso no Brasil Ensino Religioso no Brasil Frederico Monteiro BRANDÃO 1 Cláudio José Palma SANCHEZ 2 José Artur Teixeira GONÇALVES³ RESUMO: Esse artigo tem como objetivo expor uma parte da história do ensino religioso

Leia mais

Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo Universidade Metodista de São Paulo Ciências Sociais Pólo Brasília Mulher e Sociedade Ane Cruz Mulher e Sociedade A sociedade primitiva Estudos já comprovaram que nem sempre a organização da humanidade

Leia mais

Segurança Física. Trabalho em Grupo

Segurança Física. Trabalho em Grupo 1 Segurança Física Trabalho em Grupo 1) Exposição A FARMABOM Ltda é uma indústria química que manipula substâncias tóxicas de grande perigo e de alto valor econômico, tendo se tornado alvo constante de

Leia mais

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS DISCURSO DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS ABERTURA DO 79º ENCONTRO NACIONAL DO COLÉGIO PERMANENTE DE PRESIDENTES DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL

Leia mais

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 1º dia, Santarém - Anã café da manhã no barco saída de Santarém as 06:30, em direção a comunidade de Anã (de 3 a 4 horas de navegação) chegada

Leia mais

CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS

CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS José Afonso Bezerra Matias, Técnico de Campo do Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades PATAC., José Dias Campos, Centro de Educação Popular e Formação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Filosofia O que é? Para que serve?

Filosofia O que é? Para que serve? Filosofia O que é? Para que serve? Prof. Wagner Amarildo Definição de Filosofia A Filosofia é um ramo do conhecimento. Caracteriza-se de três modos: pelos conteúdos ou temas tratados pela função que exerce

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais